Sie sind auf Seite 1von 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO SUL DO ONTRIO

Segunda -Feira, 13 de Fevereiro 2012 | Ano II N.87 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


Be a Smart Consumer...

O Amor anda no ar
21

Ministra 6 aconselha

A nota encontrmo-la ns na Casa dos Aores

gata 4 cantou e... encanta!

Profisses ...em extino?


*Fazer a barba s se for em casa!
uma histria como outra qualquer! Chega a parecer, no entanto, que ser assim...

DISTRIBUIO GRATUITA

Sua Excelncia a concertina...

Pg 8

Stepen Harper est na China. Trata-se, de facto, de descobrir novos caminhos de e para a China. Novos caminhos que vo ajudar a nossa Economia.

Mais 65 000 dlares para uma boa causa

Na Wilson, no salo da Local 183... houve Festival de Concertinas pela mo do Arsenal do Minho. Um espectculo interessante, que juntou muitas centenas de pessoas. Sua Excelncia a Concertina... est a dar que falar.

Descobrir novos caminhos 5 para a China

7
Assistimos, no Princess Margareth Hospital entrega de um cheque de 65.000 dlares. As Amigas de Toronto Circle of Friends j angariaram muito perto do meio milho de dlares. Que muito teis vo ser, certamente.

2 . Nossa Gente Uma semana dificil


Pedro Jorge Costa Baptista pedrojorgeri@gmail.com Nesta semana que passou... devemos pensar. Ser que as coisas vo sempre ficar piores, ou ser possvel melhorar? A semana que passou foi difcil, muito difcil; violncia na Sria, no Egipto, ameaa de Guerra entre o Iro e Israel, problemas nas ruas de uma grande metrpole no Brasil. S isto deveria chegar, mas ainda h mais. Problemas nas ruas da Grcia como reaco as medidas de austeridade, frio que casou um elevado numero de mortos na Europa. Muitos problemas mais devem ter ocorrido, sem que nem sequer se soube ou foram notcia. Apesar de isto tudo, no devemos desesperar ou atirar a toalha ao cho. Devemos sim ter esperana e continuar a trabalhar por um mundo melhor. Devemos ter o cuidado de no reagir com o desespero. Os problemas vo ter soluo. Apesar de antes de ficarem bem as coisas normalmente fiquem sempre piores. ATE PARA A SEMANA.

13 Fevereiro 2012

Famlia CIRV foi a Cuba... mas j veio


que s poderemos publicar para a semana. Hoje apenas uma... Foi na estncia de frias Cayo Guillermo que tudo se passou. E a avaliar pelas fotos que j vimos houve mesmo animao. A animao das grandes ocasies.

A Rdio de hoje, aqui como em qualquer parte do mundo, isto. Tem de viver com os seus ouvintes. Entender-lhes os anseios e a maneira de sentir. Dar a todos a dimenso A verdade que j se tornou em tradio. Quando o frio aperta por c... CIRV Radio faz Winterfest para levar muitos dos seus ouvintes at terras mais quentes. No dia 28 de Janeiro... foi o primeiro grupo de veraneantes. Uma semana depois... foi outro. Ontem, quando o nosso Jornal, j estava a encerrar esta edio... voltaram a Toronto. Ricardo Micael, nosso coleborador desde a primeira hora, esteve l. E deixou-nos reportagem interessante. Em fotografias interessantes

de famlia que todos somos (a despeito, s vezes, de pensarmos que no). E quando uma Rdio faz isto, e consegue mesmo assim fazer tantas outras coisas... no restam dvidas de que o cumprimento do nosso dever est em plena execuo. Saudamos quantos foram ao Winterfest, em Cuba. E saudamo-los na hora do regresso. CIRV Radio e Happy Travellers parecem estar de parabns.

Cambio

Clubes e Associaes
Envie-nos a sua lista de eventos semanais
ASSOCIAO CULTURAL DO MINHO - Sbado, 18 de Fevereiro, Festa do Carnaval, no Lithuanian Hall. Jantar s 19h00. Animao pela banda Tropical 2000. Informaes: 647-404-9501, 647-929-8554 ou 416-670-9204. CASA DO ALENTEJO - Sbado, 18 de Fevereiro: Tradicionais Marchas Carnavalescas dos Aores, apresentadas pela Irmandade do Esprito Santo, s 18h30. Informaes: 416676-3222 ou 416-889-3334. Sexta-feira, 24 de Fevereiro: Celebrao do 29. Aniversrio da Casa do Alentejo Alentejo de Honra. Jantar e actuao dos grupos Coral da Casa do Alentejo e Melodias de Sempre, com incio s 18h30. Sbado, 25 de Fevereiro: Jantar e espectculo do 29. Aniversrio da Casa do Alentejo com a presena do Grupo Coral da CAT, Rancho Folclrico Infantil e Etnogrfico da CAT, Sarah Pacheco e da canonetista Iza, s 19h30. CASA DOS POVEIROS Sbado, 18 de Fevereiro, Festa de Carnaval. Animao com DJ. Venham mascarados. Reservas, 905-264-8883. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Domingo, dia 19, tradicionais Danas Carnavalescas, com almoo pelas 12:30. Este ano, a presena de Joo Mendona, vindo da Terceira. Dias 14 e 15 de abril, cantorias ao desafio com os cantadores, Jos Eliseu, Bruno Oliveira, Antnio Isidro, Vasco Aguiar e Jos Plcido. Faa a sua reserva com antecedncia. 905-286-1311.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0
Sporting FC ACADEMY - TORONTO presents:

ms r doo Progra U14 + U16 Out er 12 + cc 8 + U9 + U11 + U Boys and Girls So eams U r y fo old
2012

Sporting School AcADEmy

REP

dem years 5 Aca s at cer 5 to 1 ame Soc rom nd g dium f es a Sta ctic Pra ockton Br

REGISTE R NOW
AT OUR OFFICE, AT BROCKTON STADIUM

Registration is limited, we will be taking children on a first come first served basis. Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com

Interested participants of this Academy program should contact our Youth Technical Director,

Contact us today!

13 Fevereiro 2012 EDITORIAL

Material editorial . 3
S que o Povo continua na rua, em lutas e mais lutas por enquanto s de palavras a dizer no imposio de leis que vm de fora. No a uma crise que ningum lhes explicou e teria sido fabricada pelos Bancos e pelos Governos. O Povo, esse ainda no assinou o tal acordo Grcia-Troika. Nem sabemos se o vai assinar. assim na Grcia. Poder ser assim, tambm, em Portugal onde a crise est a fazer vir ao de cima pecadilhos velhos da nossa gente. Sucedem-se as greves e so anunciadas mais paralizaes de trabalho, mesmo a despeito de um boicote mnimo ponte do Carnaval. Quando os Governos cozinham as coisas longe do Povo, h sempre recalcitrantes. E esses, s vezes, que acabam por vencer. De resto, em Portugal, at as Foras Armadas, atravs das suas associaes de classe, se dizem j desconfortveis para no aplicar outro termo. Brincar com o Povo nunca deu dividendos efectivos e duradouros. E, na Grcia e em Portugal h quem esteja, h tempo a mais, a brincar com o Povo. H exemplos, e at recentes, de que assim ... ou, pelo menos, de que assim poder ser. E enquanto isto, a economia dos Estados Unidos vai-se recompondo. E a da China (onde est agora, para negociar melhores relaes Canad-China o nosso Primeiro-Ministro) vai avanando em toda a linha. Mesmo sem sabermos onde tudo isto vai parar... acreditamos que o Povo quem mais ordena...

Um sorriso triste...
Ao vermos as ltimas notcias que as agncias noticiosas nos despejam por sobre a Redaco... no podemos deixar de sorrir. Um sorriso triste, se quiserem, mas... um sorriso. Parece que a Grcia aceitou as imposies da chamada Troika e est disposta a sacrificar algumas das suas liberdades, para receber mais uns quantos milhes de Euros. E mesmo que tenha sido um Governo grego interino, mas j desgastado a negociar tudo... h quem acredite que agora que vai ser...

Fernando Cruz Gomes fgomes@rogers.com

Carnaval e ningum leva a mal


Helder Freire Jornalista(Lisboa) Se dvidas ainda tivssemos, a Unio Europeia, foi-se, deu o berro, ou melhor dizendo, Kaputt, finou-se de vez. Nos ltimos dias, assistimos a um espetculo indecoroso, com um punhado de entidades alems, a mandar na Europa, como se fosse o seu quintal privado. Foram as crticas s autoestradas e aos tneis da Madeira, por parte da senhora Merkel, mesmo sem nunca ter posto o p no Funchal, foi o Ministro das Finanas alemo a dizer que depois de resolverem o problema da Grcia, os alemes estavam disponveis para ajudar Portugal a aliviar este garrote que nos aperta o cinto, foi depois o presidente da Repblica alem, a dizer que a presso sobre Portugal no pode abrandar. Eles j nem disfaram, mandam na Unio Europeia a seu belo prazer no dando cavaco a ningum, ameaando uns e outros, perante a passividade de todos. Ora isto, j no a Unio Europeia, mas mais parecido com os despojos de guerra, a serem reclamados por uma potncia vencedora, desta vez sem disparar um tiro. Na verdade, longe vo os tempos da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (abreviada pelas iniciais CECA) que foi criada em 1951 pelo Tratado de Paris. Este foi o primeiro passo concreto com vista integrao econmica e tambm para evitar uma 3 Guerra Mundial. Os seus inspiradores foram Robert Schuman, ministro francs dos Negcios Estrangeiros, e Jean Monnet, o seu primeiro presidente. Foram seis os pases fundadores: Frana, Itlia, Alemanha Ocidental, Blgica, Pases Baixos e Luxemburgo. Hoje, este tratado j foi deitado para trs das costas e a Alemanha, que entretanto j provocara duas guerras na Europa, tomou conta do pedao sem arriscar um homem. Diga-se que obra. Est, portanto, desvirtuada a Unio Europeia, no seu velho e novo conceito e o que resta um diretrio alemo, que se prope fazer girar todos os pases da moeda nica, em seu redor como satlites. Hoje mesmo, quando escrevo estas linhas, estamos a duas ou trs horas da capitulao grega, se o parlamento helnico aprovar mais um pacote de medidas gravosas que iro tornar a Grcia irrespirvel. Enquanto isso, nas ruas de Atenas, milhares de populares enfrentam a polcia e semeiam o caos, numa cidade onde pouco mais h para destruir e paralisar, deitando a democracia rua como se de lixo se tratasse. Em Espanha, milhares de jovens saram rua enfrentando a polcia, quando souberam do plano de austeridade que o Governo aprovou. Em Lisboa, a CGTP juntou no Terreiro do Pao, mais de 300 mil manifestantes contra as polticas de austeridade e o desemprego. Ou seja, a Europa est um caos e tende a evoluir negativamente. A Unio Europeia j no existe como tal, e no andar longe o dia em que sero os pases da moeda nica que seguiro em frente, mas sem a Alemanha. Com efeito estamos a chegar a uma situao em que a dignidade humana, o interesse nacional e o orgulho patritico dos povos, est a renascer. E se for necessrio ir em frente sem Alemanha, pois que seja. Os nossos governantes tambm tm de ter a noo que, depois de cortarem quatro feriados, impedirem que as pessoas tenham um dia por ano para manifestarem a sua alegria, a sua descontraco, disparatado. Sinceramente, acho disparatado. A opinio, desassombrada e peremptria, no pertence a nenhum dirigente sindical nem sequer a qualquer poltico da oposio. No, quem considera um erro crasso o Governo no conceder tolerncia de ponto na tera-feira de Carnaval o social-democrata e antigo conselheiro de Estado, Antnio Capucho. O tambm anterior presidente da Cmara Municipal de Cascais considera que esta deciso do Executivo acarretar graves prejuzos para as economias locais pois, conforme relevou, quer o comrcio, quer a restaurao, quer outro tipo de actividade econmica beneficiam destes eventos. Pelos vistos, este gnero de prejuzos parece no preocupar sobremaneira o Primeiro-ministro que aparentemente se mostra mais apoquentado com a imagem de bem comportado que o seu Governo pretende transmitir para o exterior do que propriamente com a realidade no interior do seu prprio pas. Ningum perceberia a tolerncia no Carnaval quando, por outro lado, se pretende acabar com feriados, explicou na ocasio Passos Coelho. No contesto o raciocnio do Primeiro-ministro. Estritamente sob esse ponto de vista, parece-me inatacvel. O problema que a questo no ser assim to simples e linear. De facto, o Governo no pode ignorar o que os festejos de Carnaval representam para as economias de inmeros concelhos, em particular para aqueles que ano aps ano fazem elevados investimentos para poderem apresentar programas atractivos e, em consequncia, geradores de importantes receitas. Mesmo sendo completamente insensvel aos rombos que a sua deliberao provoca na actividade econmica em diversos municpios, Passos Coelho e o seu Executivo no podem desconhecer que o tempo e o modo escolhidos no foram os mais acertados. Sobra muito de irresponsabilidade quando se toma uma deciso

Cristina Alves jornalista (Lisboa)


deste alcance em vsperas do incio dos festejos, numa altura em que para os diversos organizadores j no vivel qualquer recuo. Num momento em que os compromissos esto assumidos, quando os investimentos j foram feitos e os programas lanados. A to curta distncia no humanamente possvel fazer parar uma mquina perfeitamente oleada, acostumada a funcionar em pleno, tantas vezes com a colaborao graciosa de voluntrios que apenas querem ajudar afirmao bairrista das suas terras. Faltou, portanto, o bom senso, sobejando arrogncia e total desprezo pelo trabalho esforado de muitas populaes. Mesmo persistindo nas manifestaes de insensibilidade de vria ordem, como est a acontecer com a eliminao dos feriados, o Governo poderia e deveria , no caso da tolerncia de Carnaval, ter anunciado o seu fim para o prximo ano. Seria a forma francamente mais decente de tratar uma questo controversa que, alis, j tinha levantado polmica em 1993, quando outro Primeiro-ministro do PSD, precisamente o actual Presidente da Repblica, Cavaco Silva, teve um arrufo e decidiu ficar na histria como o primeiro a acabar com a tolerncia de ponto no Carnaval. Ou seja, no aprenderam nada, nem mesmo com as asneiras dos outros. E a verdade que actuando desta forma Passos Coelho compra uma guerra perfeitamente desnecessria, sem quaisquer vantagens visveis para a economia, e que em nada contribui para resolver os problemas do pas. O Governo pensou bem, mas executou mal e agora o resultado que vrias cmaras municipais, passando por cima da deciso do Governo, j decidiram conceder tolerncia de ponto no Carnaval.

Kaputt

A malta est cansada...


A malta j est cansada... de levar tanta porrada. Algum canta o estribilho. Algum toma nos seus braos neste caso, na sua voz a raiva que se nota em cada canto. Comeamos todos a estar cansados de tanta insensibilidade. E mesmo atendendo a que, durante tantos anos, andmos numa boa... a verdade que a factura est a chegar. E este Governo, pelos vistos, no quer fazer do exerccio governativo uma passeata de poltica eleioeira. E em nosso redor, vemos, de facto, fortunas escandalosas nas mos de alguns que, sem condies mnimas, foram chegando ao topo. Mesmo arvorando-se em detentores de formaturas que nunca tiveram. Frente a um pblico ablico... que finge que no v. No meio de tudo isto, h a Imprensa, que muitos consideram o fiel de uma balana muito virada para um lado (esse mesmo que est a pensar...) A Imprensa, sobretudo aquela que no est nas mos dos donos do Poder e ainda h alguma vai atirando ao ar com o que todos conhecem... mas que a Justia ignora. E os Jornalistas que o sabem ser... tentam furar procura de factos e de casos. Alguns so capazes de preferir silenciar o que sabem e abancar mesa lauta do Poder (o Poder do dinheiro exerce fascnio...). Junto aos corruptos e aos vendilhes de uma Ptria que anda pelas ruas da amargura. Dizia, h dias, cronista que muito prezamos, num Jornal que ainda decente, que a justia portuguesa j no s cega. surda, muda, coxa e marreca. Deixa andar tudo como se tudo... estivesse bem. H compadrios a mais. H jogos de bastidores que as faces ocultas deste Reino deixam na impunidade. Como aconteceu com o (j) eterno mistrio da morte de S Carneiro ou o caso do... Caso Casa Pia. Da operao Furaco ou das escutas aos desmandos de um

Paulo Fernando

primeiro-ministro que, felizmente, j no temos. Dos muitos casos que se assacam ao Futebol, quer no Porto, quer em Lisboa. De vez em quando vem uma pontinha do vu que ningum teima em puxar. E mesmo quando um caso parece ter chegado ao fim... ficamos, desde logo, com a impresso de que se tratou de um bode expiatrio. Que fica para exemplo do que se no deve fazer. So pedaos de notcias... para que no digam que a Imprensa no avana. A jeito de gotas... a conta-gotas, que mais no merecemos. No meio de tudo isto, h ainda, de vez em quando, quem se lembre de casos que foram notcia e que passaram ao esquecimento... face a uma Justia que faz que anda sem andar. O caso da Casa Pia, com as famosas fotografias que Teresa Costa Macedo diz ter visto, por exemplo, com muita gente importante, incluindo polticos e milionrios... nunca mais se soube e at h quem diga que foram destruidas. Como teriam sido destrudas sabe-se l as eventuais provas dos negcios pouco claros de um senhor Carlucci, que at tem em Portugal a trabalhar para si um senhor que foi ministro. Os Jornalistas conscientes e ainda temos alguns esbarram sempre com os muros que cercam os casos mais agarrados a famlias que tm poder e dinheiro os termos s vezes equivalem-se para mandar calar. Se no aos Jornais... pelo menos aos que executam a Justia em Portugal. Estamos, de facto, bem entregues. Ainda que consigamos cantar que a malta j est cansada de levar tanta porrada... Cantar coisas assim ainda permitido...

Se no vejamos

4 . Comunidades Cantou e... encantou

13 Fevereiro 2012 A 17 de Maro

* Srgio Rossi, um verdadeiro senhor da Arte de cantar


Maria Fernanda de Sousa. Conhece? Decerto que no. Se lhe falarmos em gata... a conhece logo. gata nome artstico de Maria Fernanda de Sousa. Esteve em Toronto. Actuou em Toronto. Em boa verdade, cantou em Mississauga, no Centro Cultural Portugus de Mississauga. Cantou l e... encantou por toda a parte por onde passou. Ela e Sergio Rossi, artista bem conhecido, para mais sobrinho e afilhado da consagrada gata, que, desta vez, at trouxe o filho, o Marco, extremamente simptico e a saber ser como que public relations de ambos os artistas. Cantou e encantou no Centro Cultural Portugus de Mississauga e, na visita a vrios pontos da cidade, gata, quando reconhecida e ela era sempre reconhecida encantou com a sua simplicidade e a sua lhaneza de trato. No CIRV Radio, entrevistada por Srgio Mourato viva, colega, os seus primeiros dias nesta parte do mundo esto a ser interessantes?! a conhecida artista deu asas a toda uma srie de conhecimentos do mundo da Cano.

gata ficou ainda mais querida da dispora

Convvio Nordestense
As indicaes que fizeram chegar nossa Redaco dizem que, no dia 17 de Maro, no Oasis Convention Centre, no 1036 Lakeshore Road East, em Mississauga, vai realizar-se um convvio com a Comunidade Nordestense radicada nesta parte do mundo. As portas abrem s 5:30pm e o jantar ser servido s 7pm. Tanto quanto nos dizem, os fundos deste convvio revertem a favor da compra de camas articuladas para a Santa Casa da Misericrdia da Vila do Nordeste, So Miguel, Aores. Haver a actuao musical da cantora Jessica Amaro e dana ao som da msica do Conjunto Mexe-Mexe. Sabe-se que estar presente no convvio o presidente da Cmara Municipal do Nordeste, Jos Carlos Carreiro, esperando-se ainda outras entidades camarrias.

Conversa que, depois, fomos ainda prosseguindo, quando nos juntamos ao grupo onde o Marco Caneira o filho de gata, sim nem era o menos animado. Meia dzia de palavras para manter, de facto, o ttulo. que gata cantou e... encantou! Como aconteceu, de resto, com Sergio Rossi.

Para reservas, podem os interessados chamar: e Toronto, Ftima Bento (416) 953-5960: em Kitchener, Ablio Couto (519) 5760966; e Hamilton, Otilia Prazeres (905) 549-8072; e em Brampton, Manuel Furtado (905) 495-5655.

Srgio Rossi j gravou com gente nossa


Sergio Rossi, tambm, como evidente. Lembrou ele que gravou, recentemente, com o duo Lucy e Belo, com a Sara Pacheco, com a Jessica Amaro, j h alguns anos, e acha que assim que se tem de fazer, uma vez que o facto de nascermos no Canad ou nascermos em Piortugal, se conseguirmos uns agarrar na msica dos outros e conseguirmos transportar-nos uns aos outros alm fronteiras... ptimo. E gata, a pegar-lhe na palavra: isso ptimo. bom saber que o meu sobrinho d, tambm, oportunidade a outras vozes... at porque h muita falta de camaradagem entre os artistas e entre colegas, uns com os outros. E eu falo por mim, porque j convidei dois ou trs colegas para gravar comigo e a resposta foi um ah... ah... ah... nunca um no, mas sempre uma espcie de seno... Talvez magoada, mas... a levar tudo muito ao de leve. Para o Srgio, h muitos estereotipos, h muitos preconceitos. E eu acho que, sendo como sou msico desde criana acho que nasci com msica... talvez ainda no ventre, digamos assim temos de encarar a msica, no s como um negcio, mas sim como uma alma, como uma essncia. Com respeito, com dignidade, na certeza de que h espao para todos... Sergio Rossi lembra que est prestes a acabar mais um lbum. Um lbum que seria, na sua ptica, mais actual, mais moderno. A minha linha de romantismo, talvez vai-se manter, por j haver at muitas pessoas que me seguem, por este mundo fora, e eu tenho de respeitar quem j segue a minha carreira e quem abraa os meus discos e os meus trabalhos e a linha vai-se mantendo, talvez com surpresas, com modernizaes, mas acima de tudo com a mesma toada e a mesma verdade...

Muito mais gata


Enquanto que eu era gata a pegar no fio da meada lancei o Promessas em 2009, um lbum mais acstico, com muitas cordas, com msica romntica, muito mais intensa... para mim muito mais gata, mas no ano que passou, no Vero, lancei o Ainda te amo, que um disco mais verstil, mais alegre, mais divertido, muito mais fresco, com outra sonoridade... E este gnero que gata mais usou no Centro Cultural Portugus de Mississauga, at porque o estilo de romantismo d mais para outros sales, para salas mais fechadas, festas particulares e, enfim, aquilo que nos d mais prazer aquilo que no acontece tantas vezes, porque ns trabalhamos mais essencialmente no Vero, nas festas das romarias. E por isso que vir ao Canad e ter a possibilidade de apanhar um pblico atento, sentado, e que est ali para nos ouvir... extremamente bom porque podemos cantar algumas canes de amor...

A acompanhar o dia-a-dia das comunidades

Canad e China reforam parceria estratgica


*Stephen Harper na China para cimentar relaes
Promoo do investimento
O primeiro-ministro Stephen Harper e o Premier chins Wen Jiabao assinaram, na quarta-feira, novas iniciativas conjuntas. Renovaram, ainda, iniciativas bilaterais existentes entre os dois pases nas reas de energia, recursos naturais, educao, cincia e tecnologia e agricultura. gesto dos parques nacionais e a natureza da reserva. O primeiro-ministro anunciou tambm a concluso das negociaes em direo a uma promoo do investimento estrangeiro e proteo do acordo (FIPA). Stephen Harper visitou, entretanto, na quarta-feira o Green Building Design Center (Canada-China) uma das maiores construes de moldura de madeira da China para destacar a realizao do Canad como maior fornecedor da China de madeira serrada. O nosso governo est empenhado em ajudar a indstria florestal canadiana para diversificar e ter sucesso em mercados prioritrios em todo o mundo. Com exportaes de madeira serradas canadianas para a China em nvel recorde, os nossos esforos esto a criar empregos e oportunidades econmicas para os canadianos, disse o primeiro-ministro Harper.

13 Fevereiro 2012

Comunidades . 5

Os laos comerciais e culturais, rapidamente crescentes entre os nossos dois pases esto a criar novos empregos e nota-se j o crescimento econmico que est a beneficiar famlias canadianas, empresas e comunidades, disse o primeiro-ministro Harper. Os dois dirigentes testemunharam a assinatura de: Um memorando de entendimento sobre desenvolvimento sustentvel dos recursos naturais que ir fornecer a plataforma para promover a experincia canadiana, tecnologias e servios nessa rea; A renovao do memorando de entendimento sobre a cooperao energtica que ir atrair investimento de capital e melhorar o acesso aos mercados chineses do Canad, em recursos energticos, tecnologia e servios correlativos; Iniciativas sobre a agricultura, por forma a conseguir o acesso imediato para a carne de bovino chins e para as sementes de canola canadiana; Uma declarao de intenes para lanar dois novos convites apresentao de propostas de actividades comuns de investigao e projectos de desenvolvimento no mbito do acordo-quadro Canad-China para cooperao em cincia, tecnologia e inovao, bem como o anncio dos resultados de uma chamada anterior para propostas de projetos; Uma renovao de trs anos do memorando de entendimento relacionados com o programa de intercmbio dos acadmicos Canad-China que aumentaro os critrios de elegibilidade para os canadianos estudarem na China; Um memorando de entendimento sobre reas protegidas e parques que fornecero um quadro para o Canad e a China para colaborar e partilhar os seus conhecimentos profissionais e cientficos e experincias na

A China-Canad Green Building Design Center apenas uma das maneiras que o Canad est a promover no mundo a moldura de madeira, ecologicamente tratadas e materiais neste crescente mercado.

Graas sua versatilidade e benefcios ambientais, a construo de moldura de madeira, tal como a usada no Green Building Design Center, tornou-se mais proeminente e levou a um grande impulso na demanda chinesa por tecnologia de moldura de madeira e madeira canadiana. Como resultado, 18 moinhos canadianos reabriram e esto a dedicar parte da sua produo para atender o mercado chins. As exportaes canadianas de madeira para a China cresceram para 835 milhes em 2010, 119 por cento a partir de 2009. Durante os primeiros onze meses de 2011, produtos de madeira foram a terceira maior exportao do Canada para a China, num total de 1,36 bilies e devero ultrapassar 1,5 bilies em 2011. O potencial para um maior investimento canadiano na China significativo tendo em conta que aquele pas dever tornar-se a maior economia do mundo at 2020.

Parceria com a BC

Harper anuncia a chegada de pandas gigantes

O Primeiro-Ministro anunciou, sbado, que duas pandas gigantes vo passer 10 anos no Canad, passando o seu tempo entre os zoos de Toronto e Calgary. uma grande honra para o Canad receber dois dos tesouros nacionais da China, as pandas gigantes, disse Stephen Harper. As pandas, que vo deliciar as crianas e os adultos canadianos, vo representar uma mais valia para o turismo de Toronto e Calgary, ao mesmo tempo que referem a profunda amizade e boa f entre os nossos pases. O acordo entre os zoos de Toronto e Calgary foi facuilitado pelo Governo do Canad.

O governo do Canad e a provncia da Colmbia Britnica, em parceria com fornecedores de madeira canadianos, esto a trabalhar com vrios pases para promover ainda mais a tecnologia de moldura de madeira canadiana, desenvolvendo cdigos de construo, formao e construtores para usar madeira e educar as instituies sobre os benefcios da construo com madeira.

6 6 .Comunidades . Comunidades Be a Smart Consumer... We Can Help

20 de Junho 2011 13 Fevereiro 2012

Apoio ao consumidor que mais do que isso...


Chamaram-lhe simplesmente Meet and Greet mas a reunio de quinta-feira, a que assistimos, foi muito mais do que isso. O Ministrio dos Servios ao Consumidor que ns chamamos mais... Ministrio de Apoio ao Consumidor abriu as suas portas aos orgos de Informao de incidncia tnica. A falar e a escrever Portugus s nos vimos l a ns. E quando era lcito esperar assistirmos a uma jogada de chamada de ateno para o Ministrio em si talvez at de propaganda quase balofa - assistimos, isso sim, a toda uma srie de conselhos, de sugestes, de avisos at. Chamadas de ateno, se quiserem. A responsvel pelo Ministrio, Margareth Best, deixou toda uma srie de sugestes, a jeito de abrir de olhos para muitos aspectos do nosso dia-a-dia. Coisas como viagens e compras de viagens, servios de cobranas, aquisio de uma viatura, lares da terceira idade... foram atiradas para a discusso. Na certeza de que podem ter muito a ver com todos ns. At... uma vida mais poupada A ministra Margareth Best de resto, h pouco tempo na pasta ministerial abordou muitos e muitos temas importantes para todos quantos querem ter uma vida mais calma e mais de acordo com as leis. Uma vida mais poupada, que at para isso serviu a reunio em causa. Com pormenores que nem sempre so conhecidos do grande pblico. Uma sesso interessante. Para os consumidores a certeza de que a ministra Best parece entender as dificuldades do dia-a-dia. que at no calendrio para 2012, oferecido aos presentes, havia citaes e lembranas, a recordar os mesmos temas de uma melhor vivncia em terras do Canad. Desde proteger os residentes em lares da terceira idade at entender a linguagem das empresas de cobrana, passando por temas como a fraude nos cuidados de sade ou pequenos arranjos elctricos em segurana, tudo foi abordado. E mesmo no que toca compra ou venda de uma casa ou ter em ateno os custos da energia e at os servios funerrios... tudo foi abordado quase em geito de ensinar, no melhor servio do termo. O que que preciso saber no que toca aos condomnios? E sobre os pequenos emprstimos (os chamados payday loans!)? Perguntas que foram sendo respondidas. Perguntas que serviram, afinal, de chamada de ateno. Chamada de ateno foi tambm algumas das manigncias relacionadas com a fraude nos servios de seguros automveis, que tambm h. As idas aos ginsios ou at o aviso para fugir de certos perigos, como da gua quente. No fundo, chegmos concluso de que aquele membro do Governo Provincial parece interessado e disposto a avanar com toda uma srie de medidas que podem, de facto, proporcionar uma melhor forma de viver. O que nos surpreendeu, at, pela positiva, j que no estamos habituados a que os membros do Governo venham at ns... dizer-nos o que esto a fazer em prol da defesa do consumidor. Uma sesso interessante. Para os consumidores a certeza de que a responsvel do Ministrio parece entender as dificuldades do nosso dia-a-dia. Enfim... a ministra e o Ministrio parecem dispostos a avanar com toda uma srie de medidas que podem, de facto, proporcionar uma melhor forma de viver. Uma das funcionrias do Ministrio, Sandra Bento, manifestou-se, desde logo, disposta a dar mais explicaes. E foi-nos dizendo muito do que, segundo ela, os consumidores precisam de saber.

Onze pessoas morreram em trgica coliso no sudoeste de Ontrio


Onze pessoas foram mortas, segunda-feira, numa terrvel coliso no sudoeste do Ontrio. Um camio desgovernado foi de encontro a uma van de passageiros, que foi atirada para fora da estrada, tendo ido esmagar-se numa casa. A rea estava repleta de detritos, do cruzamento onde a coliso ocorreu, at estrada circundante, a cerca de 100 metros em todo o terreno onde os destroos dos dois veculos se estatelaram na noite de segunda-feira. Uma van branca, grande, carregado com pessoas trabalhadores migrantes viajava para oeste quando foi abalroada, disse o inspector da OPP, Steve Porter. Dez dos passageiros da van foram pronunciados mortos na cena do acidente, disse, acrescentando que o motorista do camio tambm foi morto. A polcia disse que um dos sobreviventes foi levado para o hospital em Hamilton com ferimentos fatais, enquanto dois outros estavam sendo tratados de leses graves na vizinha Stratford, ont. O acidente ocorreu s 4:45, na esquina da linha 47 e Perth Road 107. A polcia disse que o tempo estava bom no momento. A gerncia dos transportes Speedy divulgou um comunicado dizendo que um dos seus motoristas morreu no acidente. Jared Martin acrescentou que lhe foi dito pela polcia provincial que a van no conseguiu parar no sinal de stop e foi atingida pelo outro. O motorista ainda tentou desviar, mas no conseguiu evitar a van, disse Martin. Para chegar concluso de que se tratariam de trabalhadores migrantes, a Polcia disse que muitos dos sinistrados falavam espanhol. Os bombeiros tiveram que cortar vrios cintos de segurana para libertar as vtimas. Por causa da gravidade do acidente, a policia pediu a presena de peritos neste gnero de desastres, para dar apoio aos investigadores e membros da Comunidade. McGuinty envia condolncias O Premier Dalton McGuinty divulgou, desde logo, uma mensagem de condolncias. O Presidente do sindicato UFCW, Wayne Hanley, disse que a segurana do transporte dos trabalhadores da agricultura sempre foi uma questo crtica, e devemos esperar uma investigao implacvel sobre como e por que ocorreu a tragdia, disse. Note-se que a UFCW tem mais de 20.000 imigrantes inscritos, que trabalham no sector da agricultura do Ontrio em cada temporada. Comeam, agora, a surgir vozes doridas. Mensagens... choradas. So vozes de familiares de trabalhadores migrantes sazonais que morreram num dos mais horrveis acidentes de viao no Ontario. As famlias dos 10 trabalhadores que perderam a vida, segundafeira, numa coliso entre dois veculos e que tambm ceifou a vida ao motorista do camio envolvido esto agora, aos poucos, a saber pormenores do acidente. E a confirmarem, afinal, que alguns dos seus entes queridos, ficaram por ali, na terra distante para onde vinham com o objectivo de ganhar a vida em trabalho temporrio.

Stan Raper, coordenador nacional da Aliana de Trabalhadores da Agricultura, disse CBC que muitos dos trabalhadores eram pessoas com famlias que vinham ao Canad para conseguir suportar encargos familiares nos seus respectivos pases. Milhares de trabalhadores vm ao Canad do Mxico, Carabas e Amrica do Sul e Amrica Central para trabalho sazonal, geralmente nos sectores agrcolas do Ontario e da British Columbia. Muitos chegam debaixo do programa federal Season Agriculture Worker, tendo poucos contactos com as comunidades, aqui ficando sete ou oito meses como trabalhadores temporrios, para ganhar dinheiro para mandar para casa, onde h poucas oportunidades de empregos. A companhia que empregava os trabalhadores - Brians Poultry Services sabia da sua existncia, mas mal poderia dizer os nomes dos que morreram. Muitos deles como algum disse eram como que invisveis. Alguns nem sequer falam em eventuais acidentes de trabalho com receio de no serem chamados no prximo ano, como contam, agora, alguns dos entrevistados pela CBC. E um portavoz de uma associao de proteco queles emigrantes disse simplesmente: Ns comemos as mas e os vegetais, cheiramos as flores... mas nem sequer nos lembramos de quem processa tudo isto e os traz at ns. E eles so... seres humanos como ns. Histrias da vida dura destes trabalhadores que apenas queriam ter uma vida melhor do que tinham no seu pas de origem. Uma histria igual a muitas outras dos que vieram para c, quase a salto, para melhorarem a sua situao. E todos ns conhecemos alguns...

No calendrio, tambm entregue aos jornalistas presentes, o tema central de uma campanha vlida. o calendrio do Smart Consumer. A lembrar temas e mais temas.

Amigas foram ao Hospital mas no foram de mos a abanar


*Na festa deste ano... angariaram 65.000 dlares
Na maior parte dos casos, as amigas... juntam-se para apoio a boas causas. Sexta-feira de manh, estivemos no Princess Margareth Hospital, para assistir entrega de mais um cheque para a luta contra o cancro da mama. As Amigas foram ao Princess Margareth Hospital... mas no foram de mos a abanar... Bem ao contrrio, levaram um cheque gordo. que o cancro da mama, de facto, ainda ceifa a vida a muita e muita gente. Talvez por isso as AMIGAS do Circle of Friends organizaram, este ano, mais uma recolha de fundos para o combate terrvel doena. Foi um espectculo interessante de seguir a que ABC se referiu com destaque. Neste caso, foi uma recolha de fundos que deu bons resultados. Este ano ultrapassou-se, afinal, o montante do ano passado. 65.000 dlares. ngela Machado, a responsvel principal da organizao, tinha-nos dito, anteriormente, que tentaria ultrapassar o montante (60.000 dlares) angariado no ano passado. Conseguiu.

13 Fevereiro 2012

Comunidades . 7

Misso cumprida
Para a responsvel pelo Circle of Friends, foi uma misso cumprida. Terminmos agora e olhe que j estamos a trabalhar para o ano. ngela Machado estava feliz, dizendo-nos que com este dinheiro fizemos para a uns 400 mil dlares. O que que far andar este grupo de Amigas? Deixmos a pergunta. Uma

De facto, so muitas as Festas das AMIGAS, que se realizam entre ns. uma tradio que veio de longes terras, mas que est filhar razes entre ns.

Lembrando Jos Saramago

Cinema e Poesia em noite de cariz cultural na Casa do Alentejo


de tocar instrumentos de corda. Milai de Sousa disse, na oportunidade, poemas de Jos Saramago, que mesmo sendo muito conhecido como escritor de prosa, no o tanto assim como Poeta, com os poemas que nos deixou. Milai de Sousa apresentou uns quatro poemas de Jos Saramago. O Grupo Coral actuou tambm, at porque como nos diz Armando Viegas estas festas de cariz cultural tm sempre a presena do carto de visita da Casa do Alentejo, que o Grupo Coral.

misso que tem um duplo objectivo, que termos uma festa de convvio interessante e uma angariao de fundos, que , afinal, o nosso outro objectivo. Achou, entretanto, que deveria agradecer a todos os patrocinadores, aos orgos de informao e s minhas amigas todas que nos suportaram durante todos estes anos onze, ao todo e que, sem elas, no tnhamos a festa. Se juntarmos os montantes angariados por este grupo de Amigas... temos a bonita soma de 450.000 dlares. E as Amigas vo continuar. De resto, na entrega do cheque ao Princess Margareth Hospital estavam presentes, designadamente, Ftima Bento, Clara Abreu e Goretti Correia, esta, para alm do mais, sobrevivente do cancro da mama j h cinco anos. O Princess Margareth Hospital tem, assim, tambm, a colaborao da nossa gente. E vai decerto continuar a trabalhar para erradicar as doenas mais em foco. O cancro da mama uma delas.

A Casa do Alentejo fez sesso de Arte, no sbado. Arte na sua verdadeira essncia. Na base de tudo, era a apresentao do filme Jos e Pilar. Era, naturalmente, tambm, o Jantar j habitual. E a actuao do Grupo Coral da Casa do Alentejo. Houve ainda Poesia pelo Ncleo de Leitura e msica de instrumentos de cordas pelo professor Nuno Cristo. Um sero cultural que teve a assistncia de muita gente. Jos e Pilar. Trata-se, afinal, de um filme que retrata algo da vida de Jos Saramago e Pilar, que viria a ser a esposa do laureado escritor nos ltimos anos da sua vida. Porqu na Casa do Alentejo? Sim, porque tanto quanto sabemos, o filme nunca foi exibido por c. A comunidade deve estar lembrada disse Armando Viegas que Jos Saramago, antes de receber o Prmio Nobel da Literatura, foi um dos convidados de uma das Semanas Culturais da Casa do Alentejo, esteve connosco, fez aqui uma das apresentaes ao pblico dos seus trabalhos e da sua tendncia literria... e tudo isto , portanto, como que uma homenagem a Jos Saramago.

Asas do Atlntico - 39 anos de boa sade

O filme quase premire entre ns


No fundo, continua o presidente da Casa do Alentejo, um filme que tem sido apresentado em Portugal e que recebeu grande parte dos prmios em Portugal. Ns conseguimos trazer at aqui um original, sendo a primeira vez que o filme est a ser apresentado fora do Pas e, para ns, como que uma homenagem a Jos Saramago. A noite comeou, de resto, com um jantar Alentejana, com pezinhos de coentrada e iguarias tpicas. Nuno Cristo haveria

39 anos de bons servios comunidade e tradio. O Asas do Atlntico esteve, sbado, em festa. E quer o presidente da Direco, Jos Santos, quer o

presidente da Assembleia, Joo Goulart, foram unnimes em nos dizer que o clube est mesmo de boa sade. Voltaremos ao tema na prxima edio. Para j apenas o nosso abrao com votos de muitos sucessos.

8 . Comunidades Arsenal do Minho em grande

13 Fevereiro 2012
Maria Gil/F.Gomes

Minho em peso... no 15 Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio


Literalmente. Mais do que uma regio, todo um povo. Na sua maioria, gente do grande Minho, briosa e sem medo do tmido Inverno que resolveu trazer as baixas temperaturas e alguma neve. Nada que assustasse as mais de 1200 pessoas que encheram por completo o salo da Local 183 para participar no 15 Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio. Uma tradio cada vez maior e que ano aps ano, vai trazendo grandes nomes e revelando grandes promessas. Desta vez, o desafio coube ao Manuel Silva, Rosa Maria, ao Henrique do Lindoso, abrilhantado ainda pela presena do jovem talento vindo de Felgueiras, Portugal, de seu nome Ricardo Ferreira e que j toca a concertina h mais de 12 anos.

precisamente de Lindoso, Ponte da Barca. Rosa Maria, Manuel Silva e Henrique de Lindoso ( este veio de Franca), encheram o salo de cantares ao desafio,espirituosos e picantes, aplaudidos por uma assistncia s gargalhadas. Concertinas,muitas concertinas, porque este seria afinal o objectivo do evento. Vieram de Windsor, de Oshawa....entre eles, os Grupos locais, Amigos do Minho, Estrelas do Norte, Associao Cultural do Minho, Arsenal do Minho,tocadores locais... Onde a cream de la cream... se reuniu debaixo de um s tecto. Destaque para Victor Barros,um jovem com muito talento.

O ministro Charles Sousa e Carla Pavo subiram ao palco para felicitar o Arsenal do Minho assim como Bernardino Ferreira. O jantar foi confeccionado e servido por Europa Catering. Manuel Marques, como sempre foi o mestre de cerimnias. O baile... esse prolongou-se at altas horas da madrugada e o som esteve a cargo do DJ 5 Star Productions . de salientar o sorteiro que se realizou. Entre os valiosos prmios uma viagem a Portugal para duas pessoas com carro e hotel incluido,o feliz contemplado chama-se Steve Vilaa e mora em Toronto. Resumindo, o Arsenal do Minho de Toronto continua na vanguarda dos acontecimentos e ao que tudo indica tem o futuro garantido.

Mas houve muito mais. Uma festa total bem ao jeito dos responsveis do clube Arsenal do Minho de Toronto, no totalmente surpreendidos pelo mar de gente, e uma resposta forte da prpria populao ao apelo do clube. Porque, no fundo, disto que o povo gosta. A sua tradio, os seus costumes, as suas raizes, vivas e soltas. A alegria de danar e sentir os sons e os acordes das

Fazer a barba? S se for em casa...


O Barbeiro! Teve a sua poca. E mesmo que continui por a, mesmo em Toronto, a verdade que chega a parecer que j no est no seu auge. Mais do que isso... est a perder aderentes. H mesmo quem diga que... foram tempos! ter que mudar seus hbitos, pois os barbeiros esto em extino. H ainda cabeleireiros, como evidente, mas so poucos os que continuam com a senha de barba e cabelo... Os barbeiros estariam, assim, com os dias contados... Pelos vistos, a tecnologia e a modernizao dos aparelhos de barbear tambm contriburam para o afastamento dos homens. Hoje, h quem prefira fazer a barba em casa. mais barato... A verdade que as barbearias tornaram-se fora de moda para muitos, mas a perfeio e o capricho dos antigos barbeiros parece ser incomparvel. A habilidade com as lminas e a rapidez fazem do barbeiro uma profisso nica. E isto sem falar nos tempos em que o barbeiro... era importante. Tratava de tudo, at da sade... com as famosas sangrias... As mesmas respostas s mesmas perguntas E hoje?! Demos uma volta por duas das nossas barbearias. Uma na College. Outra na Dundas. Num lado e no outro, ouvimos, de resto, as mesmas respostas s mesmas perguntas. Artur Batista, na Dundas, acha que a profisso de barbeiro vai mesmo continuar, seno tem que haver pessoas para fazer

Barbeiro profisso em declnio?


este trabalho. Diz, no entanto, que na classe dos homens esto poucos a seguir e a aprender o ofcio. H, de facto, pouco seguimento. Quando os velhos terminarem... da gerao de 50, vai haver muito menos. J se nota, de resto, as dificuldades em arranjar pessoas para trabalhar... Os jovens sobretudo os que eram filhos daqueles que j eram barbeiros... no se metem na profisso. Neste caso Artur quem o diz talvez seja a saturao da famlia. Tem que se trabalhar muitas horas. Tem que se esperar pelos clientes. Tem que ser um bom relaes pblicas, o que muitas vezes difcil... No fundo preciso ter sucesso... mas se no for um bom profissional no tem sucesso.

concertinas e escutar a fina ironia dos cantares ao desafio. Uma ironia que pode apanhar qualquer um. O importante que este no leve a mal. E ns que j estamos to perto do Carnaval ; que o diga o Charles Sousa, o ministro da Imigrao e Cidadania do Governo do Ontrio que soube rir-se com as piadas em volta da pasta que gere. Ou um ou outro rosto directivo que no escapou ileso, em espaadas tiras de humor que no esqueceram tambm, ainda que ao de leve, a situao de Portugal. A tudo isto, o povo de c, respondeu com aplausos e muitos sorrisos. Mais no seria de esperar, quando a malta gosta e vive a tradio de forma fervorosa e apaixonada. Uma saudade da Ptria? Talvez sim. Mas fica a certeza que, deste lado do Atlntico, h grandes talentos e pessoas dispostas a no deixar cair no esquecimento toda uma cultura lusitana. Por tudo isso, mais do que garantido que este engrossar de gente um sinal de que muitos mais festivais de concertinas e cantigas ao desafio tero lugar em Toronto e, mais importante, no corao da grande comunidade portuguesa.

No faltou a Juventude
No fundo, o 15 Festival de Concertinas e Cantares ao desafio, no Salo Nobre da Local 183, esteve em grande. Interessante foi a aderncia da juventude. Chantal Carneiro, vencedora do ultimo Concurso de Cantores Amadores, abriu o espectculo musical e... cantou e encantou! Depois da brilhante exibio do minhoto Ricardo Ferreira, que dedilha os botes da concertina como ningum, foi a vez dos cantadores ao desafio. Vieram do Norte de Portugal, mais

E, no entanto, foi considerada como uma das profisses mais tradicionais do mundo. que, apesar da tradio, o barbeiro vem perdendo seu espao para os grandes e modernos sales de beleza. Mesmo entre ns, so poucos os estabelecimentos que mantm esse servio. E h j quem diga que quem tem o costume ir barbearia fazer a barba a barba e o cabelo, no ? - pode

A sociedade ainda aceita, mas...

Na College, Joaquim Correia tem as mesmas razes e sem razes. Diz que a sociedade actual ainda aceita o barbeiro. Entende at que nem vai acabar, mas quando lhe perguntamos se os jovens aderem a esta profisso, a, sim, diz que possvel que tenha

tendncia em acabar. Quando os mais velhos acabarem... a, sim, porque ningum sabe trabalhar de navalha... Joaquim Correia diz estar confiante em que todo o sistema vai continuar, menos talvez, fazer a barba navalha porque as pessoas no aprendem... Tambm entende que os jovens j no querem meter-se nisto. No fundo, no querem por ser um trabalho incerto. Numa hora tm tudo e noutra hora... esto parados espera do cliente. Querem trabalho mais certo, talvez trabalhos com Unio, onde tenham um futuro melhor sua frente... Assim sendo... vamos todos aprender a fazer a barba... mas em casa.

13 Fevereiro 2012

Mensagem. 9

Goze a vida... Enjoy Life

Carla Tavares
Mortgage Agent Cell 647-283-6737 Phone 905-363-5100 Fax 905-363-7771
Sherwood Mortgage Group
License # 12176

Enquanto a ns tomamos conta da sua hipoteca...

While we take care of your mortgage

14 Queen Street South Mississauga, ON L5M 1K1


Email: ctavares@sherwoodmortgagegroup.com Website: sherwoodmortgagegroup.com

10 . Comunidades

13 Fevereiro 2012

Uma palestra e exposio sobre o Padre Antnio Vieira


Dois Pioneiros no Novo Mundo: os jesutas padre Jacques Marquette, no Mississipi, e o Padre Antnio Vieira, no Maranho, vo ser lembrados entre ns. A Coordenao do Ensino Portugus no Canad est a convidar todos os interessados a assistirem a uma palestra sobre Padre Antnio Vieira, pelo Dr. Antnio Abreu Freire. A palestra vai decorrer no Centro de Lngua Portuguesa do Instituto Cames, no dia 16 de fevereiro, entre as 18:00 e as 19:30. A entrada livre.

Na Casa das Beiras o amor falou mais alto...

Lara Ingrid/Srgio Alexandre

Amor ao dinheiro
Rev. Joo Duarte
O Toronto Star tem revelado nestas ltimas semanas acerca da corrupo e dos abusos feitos por Chris Mazza, o presidente, e os vice-presidentes, Maria Renzella e Rhoda Beecher, os quais, pertenciam organizao ORNGE. Esta organizao do governo, fundada por Chris Mazza, com o propsito de ser uma organizao sem fins lucrativos, afinal tornou-se uma mina de ouro para Cris Mazza e os seus colegas. O dinheiro desta organizao vinha das algibeiras do pblico que pagam as suas taxas ao governo para suportar os salrios dos operrios e das vrias funes da organizao de ORNGE. O presidente da ORNGE, Cris Mazza, tinha um salrio de um milho e quatrocentos milhares de dlares por ano. Os salrios dos vice-presidentes ficavam pouco atrs. Alm destes salrios avultados tinham benefcios monetrios e aproveitavam-se das suas posies para irem a restaurantes e passeios custa do nosso dinheiro. Depois das revelaes que os jornalistas do Toronto Star fizeram desta corrupo, Chris Mazza e os vicepresidentes j foram despedidos. Todavia, o desperdio de milhes de dlares que estas pessoas causaram nunca mais ser recuperado. A revelao dos salrios exagerados e da corrupo dos operrios da ORNGE, fora-nos a suspeitar que provavelmente noutras organizaes do governo haver outros funcionrios que esto vivendo larga, custa dos cidados pobres do Canada que pagam as suas taxas. Tudo isto nos faz revoltar porque os governos, municipal, provincial e federal lamentam que esto em dvida e que precisam de fazer cortes para reduzir a dvida. Estes cortes vo afectar os servios de sade, educao e penses dos idosos. Noutras palavras, quem vai ficar afectado no so os ricos mas os pobres do Canada. Isto , os pobres que pagam as taxas para sustentar os salrios altos, a corrupo, desperdcios e abusos de muitos funcionrios do governo. Se realmente o governo deseja endireitar as finanas devia comear primeiramente em sua prpria casa. Isto , reduzir os salrios dos polticos e dos funcionrios do governo. Em vez de pagarem salrios de milhes de dolres por ano a certos funcionrios do governo, deviam reduzir para um salrio mais razovel de cem mil dllares por ano que j muito bom. Ora, s depois de limparem a gannia, a corrupo, os abusos e desperdcios que esto sendo cometidos pelos empregados do governo que ento deviam de pensar em pedir aos pobres para apertarem os seus cintos. Tudo isto que est acontecendo o resultado de duas coisas. Primeiramente existe a falta de temor a Deus(Provrbios 9:10). Se realmente as pessoas, (nem todas), que trabalham para as organizaes e departamentos do governo temessem a Deus, elas seriam honestas e praticariam a justia. Em segundo lugar, alm da falta do temor a Deus existe a ganncia pelo dinheiro. A Bblia diz: Porque o amor ao dinheiro a raz de toda a espcie de males; (I Timteo 6:10). Aquilo que Chris Mazza, e outros como ele fizeram e fazem, o resultado da cobia e amor ao dinheiro. O ganncioso escravo do seu pecado, especialmente, quando ele ou ela est numa situao aonde facilmente pode satisfazer o apetite pelo dinheiro. Consequentemente no se pode esperar coisas boas dum corao ganancioso. Jesus disse: Pelos seus frutos os conhecereis (Mateus 7:20). Portanto, enquanto houver pessoas no governo que no tm o temor de Deus nos seus coraes, sempre haver ganncia, corrupo e abusos.

Religio e F

No sbado, a Casa das Beiras levou a efeito o seu Jantar anual de Dia de Sao Valentim ou Dia dos Namorados. Apesar do frio, a sala estava repleta de gente. Casais e no s...familiares, crianas, todos em conjunto, a celebrar o famoso dia de Amor. As mesas estavam decoradas com bales com feitios de coraes e a sala estava de vermelho. Para aqueles que no conhecem a histria do famoso Valentim... ele foi um bispo e sempre lutou contra as ordens do Imperador Claudio II que proibia a cerimnia dos casamentos durante a guerra. Pois o Imperador acreditava que homens solteiros faziam melhor trabalho do que homens

Antes de morrer, escreveu-lhe um bilhete dizendo adeus e assinou Do Seu Valentim, no Dia 14 de Fevereiro, data da sua morte.

Bilhetes e provas de amor


E na Casa das Beiras, decerto, haver muitos bilhetes a serem dados aos seus amados amanh. A ementa foi constituida de um Caldinho Verde, acompanhado com um lombinho de porco com arroz, vegetais e batatinhas... Para adoar a boca, um geladinho.

casados durante o combate. Valentim acreditava muito no AMOR e fazia as cerimnias sem o Imperador saber. Quando foi descoberto foi logo e preso e condenado morte. Valentim foi visitado por varios jovens que vieram felicitalo pela coragem. Ofereceram-lhe flores e palavras calorosas. Valentim acabou por se apaixonar pela filha do carcereiro que era cega, e mais tarde recuperou a sua viso.

O entretenimento veio ate ns com o Grupo os Panteras que fizeram uma boa actuao, enchendo sempre a pista de dana...Cantaram desde canes, do Emanuel, Ze Malhoa a Pedro Abrunhosa. Msica mais mexida at msica romntica... e as valsas tambm no foram esquecidas. Em todas as ocasies, a pista estava sempre cheia. Houve quem nunca se sentou por gostar sempre de todas as canes. Tambem houve quem danasse com bebezitos... Foi uma noite bem passada e calorosa...com bastante sorrisos e Amor...!

Graciosa tem novos Corpos Gerentes


ASSEMBLEIA-GERAL Presidente, Deodato Medeiros; vicepresidente, Aldevino Ivo; e secretrio, Barry Ivo. CONSELHO FISCAL Presidente, Manuel da Silva Jr., vicepresidente, Danny Alcaidinho; e secretrio, Raimundo Espinola. DIRECO ADMINISTRATIVA Presidente Jorge e Maria Cardoso; vice-presidente, Anselmo e Nlia Dinis; 2. vicepresidente, Salvador e Natlia Cabral; Tesoureiro, Emanuel e Isabel Aguiar; secretria, Patrcia Cardoso; 2. tesoureiro, Filipe Cardoso; 2. secretrio, William Lima; Relaes Pblicas, Manuel e Maria Lima; Vogais, Tiago e Maria Bernardo, Elizrio e Maria Bettencourt, Mathew Aguiar, Jorge e Serafina Bettencourt, Kennedy Bettencourt, Joo e Maria Lima, Manuel Joo e Alice Cunha e Jessica Lima. As nossas saudaes e votos de muyitos sucessos.

ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

Dra. Ema Secca

Martimo trava Sporting


O Martimo venceu o Sporting por 2-0 com golos de Benachour e Danilo Dias, um em cada parte. Em igualdade pontual com os madeirenses na classificao, o Sporting s no perde o quarto lugar devido ao regulamento da Liga. Poucos dias depois de ter garantido na Madeira a qualificao para a final da Taa de Portugal, diante do Nacional, o Sporting viu-se perdido na chamada prola do Atlntico, mostrandose mesmo sem argumentos para travar a ascenso do Martimo ao quarto lugar. Vincando a estratgica nas rpidas trocas entre os trs jogadores da frente (Sami, Danilo Dias e Hldon), a equipa verde-rubra deu gua pela barba defesa contrria e chegou ao golo aos 21 minutos, j depois de ter ameaado. Rui Patrcio - que at tinha estado pouco antes em evidncia - contribuiu sobremaneira para o golo inaugural da partida, deixando escapar um forte remate de Benachour entrada da rea.

13 Fevereiro 2012

Desporto . 11 Comitiva leonina insultada na chegada ao aeroporto

Nem o golo acordou o Sporting. Domingos Pacincia deu de imediato ordens para o banco iniciar exerccios de aquecimento, mostrando que estava longe de estar satisfeito com a prestao da equipa. Porm s no incio da segunda parte iria lanar Schaars e Izmailov, retirando Pereirinha e Carrillo. As coisas pareceram mais equilibradas, pois o

Martimo tinha reentrado menos afoito. Porm, primeira oportunidade no falhou, desta feita por Danilo Dias, dando autntico KO na partida. Domingos ainda colocou Ribas, juntando o avanado uruguaio a Van Wolfswinkel. No houve melhoria, o Sporting esteve sempre longe de criar perigo baliza guarda de Peanha e foi mesmo o Martimo a

desperdiar a mais flagrante oportunidade de golo, bem perto do final, por intermdio de Rafael Miranda. Com todo o mrito, o Martimo repetia a vitria sobre o Sporting em Alvalade na primeira volta do campeonato, agora roubando ao leo o quarto lugar na tabela classificativa.

Segundo conta o jornal A Bola, cerca de 50 adeptos insultaram a comitiva do Sporting, no aeroporto da Portela, aps a viagem do Funchal at Lisboa. Entre 40 a 50 adeptos marcaram presena no aeroporto e insularam jogadores, presidente e treinador. A presena policial (PSP) presente no local foi obrigada a intervir e pelo menos um adepto foi detido. Os adeptos gritavam isto uma vergonha, isto o Sporting, joguem bola. O presidente Godinho Lopes apenas disse que amanh vamos ter uma reunio com os scios. O Sporting perdeu frente ao Martimo, por 2-0, desceu para o quinto lugar e ficou a 16 pontos do lder, o Benfica.

Benfica goleia Nacional (4-1)


golo, deixou de atacar como vinha fazendo e o Nacional chegou a assustar at ao momento em que Rodrigo voltou a tranquilizar companheiros e adeptos com o terceiro golo (37). A segunda parte no teve a mesma qualidade que a primeira. O jogo foi mais lento e pior jogado. O Nacional, com duas substituies ao intervalo, ainda tentou fazer alguma coisa mas seria o Benfica a marcar mais um, novamente por Rodrigo. A partir da e com o resultado em 4-1 os encarnados resguardaram-se pensando j na partida de quartafeira na Rssia frente ao Zenit. Ainda assim podia ter feito o quinto golo mas Cardozo desperdiou uma grande penalidade.

O Benfica recebeu e goleou o Nacional por 4-1 em partida da 18. jornada do campeonato. Os primeiros 20 minutos do Benfica foram muito bons. Rodrigo e Cardozo marcaram (9 e 20) e o

avanado paraguaio ainda enviou uma bola ao poste. Com o Benfica a dominar e a imprimir um ritmo muito rpido, o Nacional viu serlhe assinalado um penalty a favor que foi convertido com sucesso por Claudemir (27). O Benfica sentiu o

Sporting o grande derrotado


O Sporting foi o grande derrotado da 18. jornada da Liga portuguesa de futebol, ao ser o nico dos seis primeiros que falhou o triunfo, isto enquanto o Benfica manteve o FC Porto a cinco pontos. Dias aps conquistar na Choupana um lugar na final da Taa de Portugal (3-1 ao Nacional), o conjunto de Domingos Pacincia perdeu por 2-0 ali ao lado, nos Barreiros (2-0 com o Martimo), e j est a oito pontos da Champions. Benachour e Danilo Dias sentenciaram sbado os lees, que, no regresso a Lisboa, foram recebidos com insultos, de uns adeptos inconformados com mais uma jornada dececionante. O Sporting foi apanhado pelo Martimo, somando ambos 32 pontos, apenas mais seis do que o Vitria de Guimares, que hoje venceu por 1-0 em Aveiro, o Beira-Mar, graas a um tento do brasileiro Toscano, logo aos 17 minutos. Na frente, o lder invicto Benfica encantou sbado na receo ao Nacional, vencendo por 4-1, com tentos do argentino Garay, do paraguaio Cardozo e um bis do internacional sub-21 espanhol Rodrigo. Os encarnados, que somam 15 vitrias e trs empates (Barcelos, Drago e Braga), somam mais cinco pontos do que o campeo FC Porto, que goleou ontem em casa a Unio de Leiria por 4-0, mas sofreu enquanto o adversrio teve 11 jogadores. A expulso de Shaffer, que viu o vermelho direto aos 48 minutos, facilitou a vida aos drages, que marcaram, em seguida, quatro golos, pelo austraco Janko, reforo de inverno, e ainda James Rodriguez, decisivo vindo do banco, lvaro Pereira e Maicon. Os azuis e brancos mantiveram-se a cinco pontos do onze de Jorge Jesus e com mais trs do que o Sporting de Braga, que sextafeira recebeu e bateu o Vitria de Setbal por 3-0 (marcaram Lima, por duas vezes, e Alan). Nos outros jogos, destaque para o primeiro triunfo fora do Rio Ave (2-0 ao Olhanense, com mais um do eterno Joo Toms) e para a vitria caseira por 3-1 do Paos de Ferreira sobre o Feirense, que permite aos castores afastarem-se da linha de gua. A ronda fecha hoje, segunda-feira, com a receo da Acadmica, no primeiro jogo aps a conquista de um lugar na final da Taa de Portugal, ao Gil Vicente, recente carrasco de FC Porto (Liga) e Sporting (Taa da Liga).

12 . Desporto

13 Fevereiro 2012

FABRICANTES DE ENCHIDOS
- Sexta-feira, 10 fev: Sporting de Braga Vitria de Setbal, 3-0 - Sbado, 11 fev: Martimo Sporting, 2-0 Benfica Nacional, 4-1 - Domingo, 12 fev: Paos de Ferreira Feirense, 3-1 Olhanense Rio Ave, 0-2 Beira-Mar Vitria de Guimares, 0-1 FC Porto Unio de Leiria, 4-0 - Segunda-feira, 13 fev: Acadmica Gil Vicente, 3:15 (Sport TV1) - Sexta-feira, 17 fev: Rio Ave Martimo, 3:15 (Sport TV1) - Sbado, 18 fev: Gil Vicente - Sporting de Braga, 3:15 (Sport TV1) - Domingo, 19 fev: Unio de Leiria - Beira-Mar, 11:00 Nacional Acadmica, 11:00 Feirense Olhanense, 11:00 Vitria de Setbal - FC Porto, 1:15 (TVI) Sporting - Paos de Ferreira, 3:15 (Sport TV1) - Segunda-feira, 20 fev: Vitria de Guimares Benfica, 3:15 (Sport TV1)

Resultados

FC Porto goleia UD Leiria

Programa da 19 jornada:

Numa primeira parte muito morna o FC Porto dominou mas no encantou. Oblak conseguiu sempre parar as tentativas de golo dos drages mas elas no aconteceram em grande abundncia pelo que a equipa chegou a ouvir assobios sada para intervalo. Na segunda parte a expulso de Shaffer logo aos 48 minutos foi decisiva no desenrolar da partida. O FC Porto encontrou mais espaos mas s viria a marcar aos 66 minutos por Janko num lance fabricado por Joo Moutinho e James Rodrguez. Apostado em garantir o empate o UD Leiria foi-se muito abaixo e viu os drages marcarem mais trs golos, por James, Alvaro Pereira e Maicon numa fase em que o UD Leiria j no estava com cabea para marcar corretamente os jogadores portistas. A vitria do FC Porto volta a colocar os drages a cinco pontos do Benfica e com uma vantagem de trs sobre o SC Braga.

O FC Porto venceu o Unio de Leiria por 2-0 num jogo que esteve difcil at ao minuto 66, altura em que o reforo Janko voltou a marcar. Trata-se de um resultado demasiado pesado para aquilo que foi o jogo.

Na Taa de Portugal Sporting e Acadmica vo medir foras


at foi a primeira equipa a criar perigo j que Joo Pereira quase fazia auto-golo com uma bola na barra mas foram os lees a chegar ao golo por Rinaudo, um grande golo no regresso do jogador aps leso prolongada. Na segunda parte a primeira nota de destaque foi a expulso de Rondn, aos 56 minutos. No entanto, a jogar com 10, o Nacional chegou ao empate por Diego Barcellos aproveitando a passividade da defesa do Sporting. O empate dava a passagem final ao Nacional pelo que o Sporting voltou a lanar-se na procura do golo, com Domingos a arriscar tirando um mdio defensivo (Rinaudo) para colocar um avanado (Ribas). Aos 73 minutos o rbitro considerou penalty num lance entre Claudemir e Insa. Chamado a marcar Wolfswinkel no tremeu e voltou a dar vantagem aos lees na eliminatria. Depois do golo Domingos colocou Carrio para defender, Pedro Caixinha colocou Keita para atacar. O Nacional podia ter voltado a empatar o jogo mas o grande golo de Joo Pereira, j em perodo de compensao, acabou com todas as dvidas quanto a quem seguia em frente.

FABRICANTES DE ENCHIDOS PARA TODO O CANAD 1831 Mattawa Ave., Mississauga www.borgesfoods.com 905 277 0677 SEMPRE SUA MESA

BORGES

A Acadmica est na final da Taa de Portugal depois de ter empatado (2-2) frente Oliveirense no jogo da segunda mo das meias-finais (ganhou 1-0 em Coimbra). Os estudantes vo marcar presena na final da competio pela quinta vez na sua histria. A primeira parte foi movimentada e entre os 18 e os 27 minutos chegou mesmo a ser eletrizante j que nesse perodo se marcaram trs dos quatro golos do jogo. Primeiro Clemente colocou a Oliveirense em vantagem mas logo de seguida Marinho empatou. Aos 27 minutos, o rbitro Marco Ferreira entendeu que Hlder Cabral fez falta dentro da rea sobre Oliveira e Adriano, na converso de uma grande penalidade, voltou a dar esperana equipa da casa. Na segunda parte, e com a Oliveirense a precisar apenas de um golo para passar final, esperava-se uma grande presso da equipa da casa sobre a Acadmica mas foram os estudantes a matar o jogo. Aos 55 minutos e com a colaborao do guarda-redes Bruno, Marinho como que sentenciou a partida j que a Oliveirense sentiu muito o golo perdendo o nimo com que encarou toda a primeira parte.

Real Madrid vence com 3 golos de Ronaldo


O Real Madrid recebeu e venceu ontem o Levante por 4-2, em encontro da 23 jornada da Liga espanhola de futebol, com um hat-trick de Cristiano Ronaldo, ampliando para 10 pontos a vantagem sobre o FC Barcelona. Os trs golos de Cristiano Ronaldo permitem-lhe solidificar a liderana dos melhores marcadores, somando agora 27, mais quatro do que o rival argentino Lionel Messi, autor de 23. Alm disso, o terceiro golo do jogador portugus, um golo de levantar o estdio, na sequncia de um remate de fora da rea em que a bola descreveu uma trajetria invulgar, subindo muito e descendo abruptamente antes de entrar na baliza, constituiu o golo nmero 4.000 do Real Madrid, no Santiago Bernabu, em competies oficiais. A equipa merengue aproveitou o deslize do rival da Catalunha, que perdeu por 3-2 na deslocao a Pamplona, frente ao Osasuna, para aumentar a vantagem pontual e dar mais um passo rumo conquista do ttulo. No entanto, no foi um triunfo fcil para o Real Madrid, que comeou o jogo praticamente a perder, depois do defesa argentino Gustavo Cabral ter inaugurado o marcador, logo aos cinco minutos, de cabea, na sequncia de um livre.

Sporting vence Nacional (3-1) e est na final


O Sporting juntou-se Acadmica na final da Taa de Portugal depois de ter ganho na Madeira ao Nacional por 3-1. O Nacional

13 Fevereiro 2012

Empresarial, Perspicaz e Resoluto


TORNE AS SUAS ECONOMIAS PARA A REFORMA MENOS VULNERVEIS AO FISCO!
Voc ainda pode juntar as poupanas necessrias para uma reforma desafogada. Eis algumas dicas: ? necessita, pelo menos, de 70% do que agora ganha para se manter desafogadamente na Voc reforma. ? taxa mdia de inflao a 4%*, far decrescer o valor das suas poupanas em cerca de 50% Uma em 18 anos. ? $1,000 investidos mensalmente a 8% por 10 anos, acumularo quase $20,000 mais do que o mesmo investimento a 6%. Com um investimento RRSP connosco, voc beneficia de: ? Servio personalizado ? Companhias financeiramente srias e seguras ? opes para investir Vastas ? Especialistas em planeamento para a reforma

Mensagem . 13

RRSP j!

Ns tornamos fcil o investimento. Contacte-nos, hoje mesmo, para tornar as suas economias para a reforma menos vulnerveis ao fisco!
EPC, RFC

Victor Macedo Ferreira


Consultor Financeiro Corretor de Seguros Corretor de Investimentos
Mltiplo vencedor do "Top Choice Award" Melhor corretor de seguros Classificado entre o primeiro 1% dos consultores financeiros a nvel mundial

Servindo a Comunidade Portuguesa no sul do Ontario desde 1994

Ferreira Insurance & Investment Concepts Inc.


...insuring & investing in your tomorrow, today!
* Inflao mdia de 4,4% desde 1950.

www.lifehealthandwealth.ca

(416) 709-2716

Oua os conselhos teis de Victor Ferreira s segundas-feiras s 18h 10 na CIRV Radio, a partir do dia 6 de Fevereiro

14 . Mensagem

13 Fevereiro 2012

13 Fevereiro 2012

Ainda a Tempo . 15

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE

PAULO

Sutton Group Innovative Realty Inc.


ON L8W 3J6 escritrio

Paulo Antunes
109 Elgin St- $149,900 Charme e beleza, tetos bem altos, 3 quartos de dormir, 2 quartos de banho. Perto do centro da cidade. Um prazer ver.

1423 Upper Ottawa St.

20-1750 King st. - $39,900 Sim, o preo verdade. Alm disso os custos mensais so de apenas $195.00 por ms, incluindo praticamente tudo.

101 Steven St-$129,900 Perfeito lar para se aposentar. Cave completamente acabada, jardim enorme, Furnace e AC praticamente novos. Um mimo

HAMILTON

905 575 7070

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

10 St. Matthews $ 165,000

Lar em excelente estado. bem no meio da zona Portuguesa. Sala de jantar e sala de estar enormes. Estacionamento para 2 carros. Um mimo

337 James St N.- $99,900. Seja proprierrio de um dos cafs mais ocupados da comunidade portuguesa. Licensas de liquor e de alimento em bom estado. Clientela estabelecida. Paz e segurana...

3 Janet Crt- $ 289,900 Ideal para duas famlias. 4 quartos de dormir, 2 casas de banho. Impecvel de cima a baixo. Veja para crer.

61 Barton St E $129,900 Bar com respectivas licensas. Estacionamento para 6 carros. Dono est pronto a ajudar com o financiamento.

Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 6 a 10 de fevereiro

Dois bancos centrais, duas posturas distintas

Na passada semana tiveram lugar as reunies mensais dos principais bancos centrais da Europa, com os resultados da reunio a sarem em linha com as expetativas, mas demonstrando abordagens da conduo da poltica monetria bastante dspares, com o Banco de Inglaterra (BoE) a no ter receios de imprimir mais moeda, enquanto o Banco Central Europeu (BCE), apertado pelas malhas dos tratados, vai fazendo o que pode, fornecendo liquidez ilimitada aos bancos, mas no aos Estados-Membros, pelo menos de uma forma direta. Como esperado, o BCE decidiu manter inalterada em 1.00% a taxa de juro aplicvel s operaes principais de refinanciamento da Zona Euro, a refi rate, depois de j assim ter procedido em janeiro e aps ter descido esta taxa nas duas ltimas reunies mensais de 2011, em 0.25 p.p. cada, revertendo em apenas dois meses as subidas que havia efetuado nos passados meses de julho e abril e voltando a colocar esta taxa em nveis mnimos histricos. Em termos prospetivos e ao nvel das medidas de carter convencional, consideramos que a autoridade monetria ir manter a refi rate no atual mnimo histrico durante os prximos meses.

esperado um gradual robustecimento do crescimento econmico no decurso do ano, suportado por uma ligeira melhoria dos rendimentos reais das famlias, medida que a inflao for abrandando, e pelos contnuos estmulos da poltica monetria. Mas sobre este cenrio pairam incertezas, materializadas na restritividade dos critrios de concesso de crdito e nas medidas de consolidao oramental em curso.

Parceria ABC/Montepio

No que se refere s medidas de carter no-convencional de poltica monetria, o BCE continuou a realar a importncia que as medidas adotadas na ltima reunio de 2011 esto a ter no suporte ao setor financeiro na Zona Euro, tendo neste mbito anunciado que ir novamente diminuir as exigncias quanto ao tipo de colaterais aceites nos seus emprstimos, de forma a permitir que um conjunto mais alargado de bancos aceda ao seu financiamento, com Draghi a reforar na conferncia de imprensa que, no obstante os maiores riscos incorridos, estes sero muito bem geridos por parte da autoridade, tendo como principal propsito desta deciso ajudar a banca a financiar a economia real.

Ao nvel da crise da dvida soberana e, em concreto, quanto ao muito que se tem dito sobre a possibilidade de o BCE poder intervir de forma mais ativa no apoio aos pases em dificuldades, a autoridade voltou a demarcar-se. Destaque ainda para os sinais de estabilizao da atividade que a autoridade continuou a vislumbrar nos mais recentes dados qualitativos, embora essa estabilizao ocorra em nveis baixos, continuando a referir que existem riscos descendentes, mas deixando cair a expresso substanciais. Algo que o BCE poder estar a associar recente diminuio das tenses nos mercados financeiros, que, segundo a autoridade monetria, se ficou a dever no apenas s medidas que tm vindo a ser tomadas pelo BCE, mas tambm aos importantes passos dados pelos Estados-Membros no sentido da criao de uma necessria unio oramental na regio. J no Reino Unido, como esperado, o Comit de Poltica Monetria do BoE aumentou a dimenso do atual programa de compra de dvida pblica e privada em 50 mil milhes, para 325 mil milhes de libras, e manteve inalterada a taxa de juro de referncia, a bank rate, no mnimo histrico de 0.50%. A deciso de aumentar o programa de compra de dvida no constituiu surpresa, uma vez que era amplamente esperada pelo mercado, devido ao cenrio traado pelos mais recentes indicadores de atividade econmica e, em particular, aos indcios deixados pelo BoE nas minutas das reunies anteriores. Neste sentido, o BoE justificou esta deciso de alargar o programa de quantitative easing devido ao facto das perspetivas de um fraco crescimento econmico se consubstanciarem na continuao do nvel da atividade econmica aqum do seu potencial, o que sem mais estmulos monetrios aumentaria a probabilidade da inflao situar-se bastante abaixo do target de 2.0% no mdio prazo. De facto, na avaliao feita atividade econmica, o BoE refere que o ritmo subjacente da recuperao abrandou durante 2011, com a atividade a cair ligeiramente no ltimo trimestre do ano, mas que a confiana tem melhorado em alguns setores de atividade e os preos dos ativos financeiros tm subido. No obstante, o ritmo de expanso dos principais mercados de exportao do Reino Unido tambm abrandou, persistindo receios quanto ao endividamento e competitividade de alguns Estados-Membros da Zona Euro.

Perante isto, no podemos excluir que esta seja a ltima impresso de notas por parte do BoE, algo que tambm tem sido realizado pela Reserva Federal nos EUA e pelo Banco do Japo. Ou seja, s mesmo o BCE permanece de fora da criao de moeda como combate crise, algo que, como referido, proibido pelos tratados, j que o BCE herdou esta prorrogativa da tradio do banco central da Alemanha (Bundesbank) e que est intimamente ligada ao fenmeno da hiperinflao da Alemanha dos anos 20, que acabou por conduzir ascenso do nazismo ao poder. A criao monetria desmedida, sabemo-lo da teoria econmica, conduz a hiperinflao, mas os riscos de inflao para o mdio prazo esto significativamente contidos atendendo ao elevado desemprego nas economias desenvolvidas e aos processos de desalavancagem do sistema financeiro internacional desde a Grande Depresso, que conduziram a critrios de concesso de crdito mais restritivos. neste contexto que se percebe que os bancos centrais dos EUA, do Japo e do Reino Unido no receiem que a sua impresso de notas provoque uma inflao descontrolada. Na Zona Euro, temos os tratados a impedir, mas que bem poderiam ser alterados j que: para situaes excecionais medidas excecionais. Rui Bernardes Serra (RBSerra@Montepio.pt)

16 . Automobilismo

13 Fevereiro 2012
Paulo Alves Carlos Moreira

Canadian International AutoShow 2012 17 a 26 de Fevereiro 2012


PREMIO DO CANADIAN CAR OF THE YEAR
BEST NEW SMALL CAR (under $21k) - Hyundai Accent BEST NEW SMALL CAR (over $21k) - Hyundai Elantra BEST NEW FAMILY CAR (under $30k) - Kia Optima BEST NEW FAMILY CAR (over $30k) - Kia Optima Hybrid BEST NEW LUXURY CAR - Mercedes-Benz C-Class C350 4MATIC Sedan BEST NEW PRESTIGE CAR (over $75k) BEST NEW SPORTS/PERFORMANCE CAR (under $50k): - Hyundai Veloster
Este ano, o AutoShow de Toronto, celebra o seu 39 aniversario ,e se em 1974,conseguiu chamar a atencao de 85.000 visitantes, foi em 2011, com o gradual crescimento,que atingiu os 303,178 visitantes. Esta amostra da industria automovel de nivel mundial, esta estimada em cerca de $90 milhoes, nao inclui os carros classicos, distribuidos num espaco de cerca de 500,000 sq.ft. no Metro Toronto Convention Centre (edificios Norte e Sul ). Sao no total cerca de 125 expositores, e mais de 1000 carros novos.

Como e habito, a AJAC, leva a efeito todos os anos, o chamado TestFest, uma avaliacao, aos novos modelos, muitos que ja entraram nos mercados de vendas do sector, e apos testes intensivos, aqui ficam os vencedores das diferentes categorias:

- Mercedes-Benz S-Class S350 BlueTEC 4MATIC

BEST NEW SPORTS/PERFORMANCE CAR (over $50k): - BMW 1 Series M Coup BEST NEW SUV/CUV (under $35k) - Dodge Journey BEST NEW SUV/CUV ($35k-$60k) - Volkswagen Touareg TDI Clean Diesel BEST NEW SUV/CUV (over $60k) - BMW X3

Sera que a Hyundai, ( com 3 finalistas ) vai tambem receber o Oscar da industria automovel, no Canada, a semelhanca do que aconteceu nos E.U.A., com o modelo Elantra?

Hyundai Accent

Hyundai Elantra

Hyundai Veloster

FINALISTAS PARA O CARRO DO ANO


2012 Canadian Car of the Year: Hyundai Accent Hyundai Elantra Kia Optima 2012 Best New Design: Hyundai Veloster Jaguar XKR-S Range Rover Evoque 2012 Canadian Utility Vehicle of the Year: BMW X3 Dodge Journey Volkswagen Touareg TDI Clean Diesel Os resultados seram anunciados aos Media, na Quinta feira dia 16 de Fevereiro. O MotorSports PhotoNews estara presente em mais este evento, portanto nao perca toda a informacao sobre os resultados e as novidades, na proxima edicao do Jornal ABC

13 Fevereiro 2012

CARROS DE HOJE E DO FUTURO

Automobilismo . 17

Cadillac Urban Luxury Concept

Subaru XV Concept

BMW Vision ConnectedDrive

Ford Fiesta ST Concept

Kia GT Concept

Jaguar JAG CX-16 Concept

Mazda SHINARI Concept

Acura NSX Concept

Volkswagen Bulli Concept Car

Nova temporada novos regulamentos de equivalncia diesel/gasoline


Nova temporada, novos... regulamentos! Apesar de, ano aps ano, se falar na necessidade de criar um conjunto de regras estvel e durvel, o ACO apresenta no incio de cada poca novas alteraes aos regulamentos das provas sob a sua alada. A grande diferena, este ano, que as equipas foram avisadas com alguma antecedncia de forma a poderem testar convenientemente essas alteraes. As mais visveis so as que o ACO e FIA estabeleceram ao nvel da segurana. Introduzidas j em 2011 para todos os LMP 1 e LMP2 homologados nesse ano, as shark fin, ou barbatana de tubaro - o apndice aerodinmico vertical situado no dorso dos prottipos - passaro a ser obrigatrias para todos, independentemente do ano de homologao dos chassis. Outras das alteraes por questes aerodinmicas so a colocao de ACO e a FIA, sero suficientes para evitar que os LMP2 levantem voo. Em termos estritamente estticos, so... uma aberrao na nossa opinio. Nos GTs, passar agora a ser obrigatria a instalao de uma cmara traseira, equipada com um modo nocturno, para auxiliar os pilotos na percepo do que se passa atrs de si. As alteraes menos visveis encontram-se ao nvel das equivalncias diesel/ gasolina, e neste campo, com o aparecimento de uma equipa de fbrica, de grande construtor, equipada com um motor a gasolina a Toyota , aumentam as expectativas sobre se ser desta que teremos um regulamento (finalmente) justo. As primeiras medidas anunciadas (e esperemos que no sejam necessrios novos ajustes ao longo da temporada), passam pela reduo em 7% da performance dos motores diesel, atravs da reduo do restritor de ar - que passa de 47,4 mm para 45,8mm, ou de 33,5 mm para 32,4 mm nos LMP1 com duas entradas de ar. A presso dos turbos ser ainda reduzida de 3000 milibares para 2800 milibares e a capacidade do depsito de gasolina ser reduzido em 5 litros, passando ter agora a capacidade mxima de 60 litros. A respeito das motorizaes hbridas, foi ainda esclarecido que, nos sistemas montados nas rodas dianteiras, a energia s poder ser disponibilizada acima dos 120km/h, no havendo qualquer restrio nos sistemas montados nas rodas traseiras. Um rascunho preliminar do regulamento tcnico das 24 Horas de Le Mans e do WEC havia sido divulgado em meados de Dezembro, mas os esclarecimentos dados pelo ACO na passada quinta-feira indicam novas alteraes, pelo que uma verso final dever ser tornada pblico antes da prova de Sebring sendo no entanto j do conhecimento das equipas.

lvaro Parente no Mundial FIA GT1 com a McLaren e a Hexis Racing


lvaro Parente representar as cores da McLaren no Campeonato do Mundo FIA GT1 esta temporada, tendo sido colocado pela estrutura de Woking na Hexis Racing, equipa que em 2011 se sagrou Campe do Mundo de Equipas de GT1. Depois de ter sido preponderante no desenvolvimento do MP4-12C GT3, o jovem portugus uma das pedras basilares da McLaren GT no ataque s mais importantes competies de Grand Turismo mundiais, tendo sido colocado na United Autosports no ataque ao Blancpain Endurance Series e escalado para a ofensiva da Hexis Racing no Campeonato do Mundo FIA GT1. A equipa Campe em ttulo ter este ano ao seu dispor dois McLaren MP4-12C GT3, sendo um deles confiado a lvaro Parente e a Grgoire Demoustier, um jovem promissor, ao longo da temporada deste ano do Campeonato do Mundo de GT1, que ter o seu incio em Nogaro no prximo dia 8 de Abril e que passar pelo Autdromo Internacional do Algarve a 8 de Julho. extremamente motivante tomar parte num campeonato do mundo, sobretudo nestas condies com uma equipa forte e competitiva como a Hexis Racing e com o McLaren MP4-12C GT3, um carro que eu ajudei a desenvolver e que me agrada bastante. Estou empolgado com este desafio

aberturas mais largas onde antes se situavam os louvres, as pequenas grelhas situadas por cima das rodas dianteiras. Estas aberturas, que passaro a ser obrigatrias sobre todas as rodas, no podero ter nenhum apndice aerodinmico associado, tero de ocupar uma rea entre 750 e 950 cm2 (frente) e 1000 e 1200 cm2 (traseira) e o seu formato dever permitir a passagem de uma placa com 20x25 cm. Estas duas medidas, segundo o

e por ter sido colocado na equipa que venceu em 2011 o Campeonato de Equipas do Campeonato do Mundo FIA GT1, afirmou entusiasmado o piloto do Porto. lvaro Parente est consciente de que ter uma temporada bastante exigente, uma vez que as melhores equipas e os melhores pilotos da categoria estaro presentes na mais importante competio mundial de corridas de carros de Grand Turismo. Contudo, acredita nas armas colocadas sua disposio para se impor. Quanto entro numa competio, tenho sempre como objectivo lutar pelo degrau mais alto do pdio, essa a minha natureza. No entanto, sei que o Campeonato do Mundo FIA GT1 extremamente competitivo, com equipas e pilotos muito fortes, mas tenho confiana na Hexis Racing e na McLaren GT e, com trabalho e aplicao, considero que podemos lutar pelas posies cimeiras em cada corrida, concluiu o jovem portugus que est ao servio da McLaren GT. Desta forma, lvaro Parente prepara-se para um temporada extremamente atarefada, estando escalado para vinte e seis corridas vinte no Campeonato do Mundo FIA GT1 e seis no Blancpain Endurance Series para alm de continuar responsvel pelo desenvolvimento do MP4-12C GT3 e de estar disposio da McLaren para qualquer evento.

18 . Ler e contar

Amor sem barreiras


Por - Lara Ingrid
Nesta altura do campeonato s se ir ver a cor viva do vermelho. Velas com cheiro de insenso. Chocolates com feitios de coraes. Rebuados do mesmo feitio com palavras amorosas. Casais de mos dadas passeando pela rua. Solteires espera que o tal famoso menino loirinho chamado cupido lance a sua flecha para a pessoa amada. Cartes com os diversos poemas de amor. Bilhetinhos de amor. Perfumes inesquecveis, pois o odor de quem ns amamos parece que nos enfeitia a pele e nos marca profundamente desde o primeiro dia em que os olhares se cruzem. Olhares penetrantes, cheios de brilho quase a fazer concorrncia s estrelas. Sonhar com a pessoa que amamos. Acordar com ela no pensamento. , afinal... passear pelas vrias montras e ver algo que se possa oferecer a quem amamos, com a certeza de que se houvesse um carro cheio de dinheiro se comprava a loja toda. rir sem motivo. ler os pensamentos de cada um na expectativa de desencantar um restinho que haja escondido. Pois, dois em um, segredos no haver. Rosas vermelhas ou at brancas para quem goste. andar distrada pela rua fora com os seus pensamentos na tal pessoa escolhida. abraarem-se em pblico. ir a todos os stios com quem amamos, com o orgulho de estar ao lado da pessoa certa. estar numa sala repleta de gente e sentir-se s entre a multido por l no estar quem desejamos. ser amigos. ajudar um ao outro sem querer nada em troca. levar a pessoa que amamos a toda a parte mesmo que no esteja fsicamente ao nosso lado. fazer bolos de chocolate sabendo que esse o preferido. andar de bem sempre, e com isso no haver razes para choros. Quem para ns mesmos, no nos far chorar. Viver por ns. No ir aparecer em casa com cara de pau. Vir sempre com um sorriso. De estar contente por nos ver. Pode at ter um dia para esquecer no trabalho, mas s vendo algum que ama, j mostra o contrrio. Ter algum com quem podemos falar sobre os aborrecimentos da vida. Estar com algum que queira mesmo estar connosco. Que agradece a Deus por nos ter posto no seu caminho. Um par para danar. Algum que nos vai ouvir falar sobre os nossos medos. Os nossos sonhos. Algum para partilhar os nossos triunfos. Festejar os bons momentos. Algum de quem a nossa famlia goste mesmo. Pois, no fundo, so eles que tm razo. Muitas vezes so eles que vem o que ns fingimos no ver. Algum que no nos probe fazer algo que gostamos. Que at est l com o seu apoio. Pois, no amor no se perde... s se ganha. No existem limites nem barreiras. Vai-se at ao fundo do mundo. bom sempre ter algum com o corao do mundo... onde cabe l toda a gente independentemente da sua cor ou sexo. bom ter um cmplice para o resto da vida... algum que no saia sem o outro. Onde um ir, o outro estar por perto. Quando se ama de verdade, nada sufoca. fazer o lanche de quem amamos. Acordar mesma hora mesmo que sejam horas de diferena para ao menos dar um beijo de bom dia. Quem com amor vive, amada ser.. Qaundo se ama no se pode olhar direces, ir por beleza ou critrio de moda.. porque quem ama somos ns e no os outros.

Sara Norte detida por posse de droga


A filha de Vtor Norte e Carla Lupi ter sido detida quando regressava de Marrocos. De acordo com o Correio da Manh, a ex-atriz Sara Norte, de 26 anos, foi presa na segunda-feira por posse de droga quando regressava de Marrocos. Citando fontes policiais, o dirio adianta que esta no era a primeira vez que a filha dos atores Vtor Norte e Carla Lupi se deslocava a Marrocos para comprar droga e que j tinha sido referenciada como visita frequente [ao pas] para adquirir bolotas de haxixe. A notcia ter sido uma surpresa para os pais que garantiram no ter contacto com a filha h imenso tempo. Recorde-se que, em abril de 2010, Sara Norte j tinha dado que falar depois de ter sido tornado pblico que trabalhava no bar de um clube de striptease. Detida em Algeciras, Espanha, desde a passada segunda-feira, 6 de fevereiro, Sara Norte dever ser julgada no prximo dia 21. Segundo o Correio da Manh, a ex-atriz j contactou a me, Carla Lupi, e o advogado da famlia, Correia de Almeida, vai defend-la no processo de trfico de droga em que est envolvida depois de ter sido presa quando regressava de Marrocos com outros correios de droga e transportava um quilo de haxixe no estmago. A Sara ligou me na quarta-feira de manh e eu prprio j falei com ela. Neste momento, est em priso preventiva, a aguardar o julgamento previsto para dia 21, disse o advogado ao dirio.

13 Fevereiro 2012

J a edio online do JN avana que Carla Lupi viaja esta sextafeira at Espanha para visitar a filha no Centro Penitencirio de Algeciras, embora no tenha garantias de que poder faz-lo. Alm disso, Correia de Almeida vai tambm enderear um pedido de desculpas ao Consulado de Portugal em Sevilha para reactivar a ajuda das autoridades portuguesas jovem atriz, que recusou este auxlio. O advogado explicou ainda que, caso seja condenada, vai ser pedido o cumprimento da pena em Portugal . Sara Norte, de 26 anos, filha dos atores Carla Lupi e Vtor Norte. Comeou a sua carreira como atriz quando tinha apenas 12 anos, mas em 2007 afastou-se do pequeno ecr. Em 2010 voltou a estar no centro de todas as atenes quando diversos meios de comunicao social revelaram que trabalhava no bar de um clube de striptease. Nessa altura, durante uma entrevista ao programa Companhia das Manhs, da SIC, Sara e a me desvalorizaram as queixas de alguns vizinhos da jovem que a acusavam de traficar droga.

Substituto de Jos Eduardo dos Santos?

Manuel Vicente em estgio poltico


Com efeito, embora a presidncia angolana no tenha ainda explicado as razes para a remodelao ministerial, a entrada de Manuel Vicente vista pela maioria dos observadores como um estgio para obter maior experincia governativa. O economista e jornalista Carlos Rosado de Carvalho disse acreditar que Manuel Vicente ter peso nas aces governativas. Para ele, o governo de Angola est organizado de um modo em que as aces governativas dependem mais dos nomes que ocupam as pastas do que prpriamente das pastas ministeriais. H muitos ministros, disse, que dependem dos secretrios da presidncia pois em muitos casos os ministros no fazem nada sem falar com o secretrio do presidente dessa determinada rea. Para o economista o que conta, portanto, so os nomes e Manuel Vicente um nome de peso. Devido ao seu conhecimento das empresas pode-se esperar que ele tenha mais sensibilidade para as questes relacionadas com a competitividade das empresas.

A nomeao de Manuel Vicente para o cargo de super ministro de Estado e da Coordenao Econmica, reanimou o debate e as anlises que apontam o ex-homem forte da Sonangol como o futuro sucessor de Jos Eduardo dos Santos.

As sondagens vo falando...

Penses afundam Cavaco Silva


O Presidente da Repblica d uma queda monumental na sondagem CM/Aximage e recebe nota negativa por parte dos portugueses (6,4) pela primeira vez desde que foi eleito em Maro de 2006. Medeiros Ferreira diz ao Correio da Manh que as declaraes do Presidente sobre o valor das suas penses no chegar para pagar as despesas explica o tombo que sofreu. O analista poltico, que se confessa muito preocupado, porque o Presidente essencial para o regular funcionamento das instituies, acrescenta que h em Belm uma falta de sentido poltico e estratgico. Por seu lado, Joo Pereira Coutinho entende que a situao perigosa porque, pela primeira vez na histria democrtica deste pas, temos um governo completamente solta. O analista poltico acrescenta que o PS no faz oposio, excepto a ele prprio, O BE e o PCP so o BE e o PCP. Moral da histria: Portugal est sem soberania e com um governo sem controlo. Contactados os partidos, PS, PCP e BE convergem no essencial com as palavras do deputado socialista Antnio Braga: Esta a apreciao que os portugueses fazem da insensibilidade que o Presidente da Repblica demonstrou com as declaraes que fez sobre as suas penses. PSD e CDS no quiseram comentar.

Rampa de lanamento?
Carlos Rosado de Carvalho disse que embora no acompanhe detalhadamente as movimentaes polticas, a nomeao de Manuel Vicente pode ser uma rampa de lanamento para o nmero dois na lista do partido para as prximas eleies. O politlogo Santos Viana , por seu turno, de opinio que a nomeao de Manuel Vicente no dever trazer novidades substancais para os angolanos sobretudo em termos de alteraes da poltica econmica. No sei se (a remodelao) se trata de um problema de competncia ou um problema poltico, disse. J passaram tantos que no resolveram os problemas da sociedade portanto isto mais um arranjo poltico, acrescentou. Santos Viana acredita estarem criadas agora as condies para o antigo dirigente da Sonangol ser o sucessor de Jos Eduardo dos Santos. Ele tm vrios dossiers e conhece os dinheiros de Angola, disse o analista para quem Manuel Vicente passa agora a estar ao lado do poder poltico de Eduardo dos Santos. um arranjo poltico entre eles mas no acredito que algo de jeito possa acontecer para ns, disse.

Passos perde terreno para PS

A distncia entre PS e PSD cada vez mais estreita. Se as eleies legislativas fossem hoje, o partido de Passos Coelho ainda assim

vencia com 37,5%, contra 30,3% do PS. Desde Julho de 2011 que o PSD perde, porm, terreno para Antnio Jos Seguro. Na altura, os sociais-democratas reuniam 42% dos votos, contra 24% do PS. Antnio Braga, do PS, diz que a reaco dos portugueses era expectvel. J o deputado do BE Pedro Filipe Soares defende que este Presidente caiu em desgraa aos olhos dos portugueses. Para o PCP, a avaliao inseparvel de uma poltica responsvel pelo empobrecimento dos portugueses.

13 Fevereiro 2012

Ler e contar . 19

Whitney Houston morreu aos 48 anos


A cantora norte-americana Whitney Houston morreu, sbado noite, aos 48 anos de idade. A informao foi avanada pela cadeia televisiva CBS News, que adianta que as causas e o local da morte ainda so desconhecidas. Whitney Houston, uma das vozes mais quentes da msica soul morreu no sbado com 48 anos. Reconhecida diva, teve o ponto alto da sua carreira ao participar no filme O Guarda-Costas, em 1992, com Kevin Costner, ficando para a histria a msica I Will Always Love You.

O Meu Artigo de So Valentim Carlo Miguel Cruz Gomes


ABC
Como se vai celebrar o Dia de So Valentim, entre ns, aqui vai um artigo. Primeiro, tenho que lhe dizer que amo a minha Mulher. Amo-a com toda minha fora, com todo o meu ser e sei que no seria a mesma pessoa que sou sem ela. Ser que o Dia dos Namorados, ou de So Valentim, para mim diz muito? Para mim todos dias so dias dos namorados, dia da Me, do Pai, e de Natal. Todos os dias temos que trabalhar para fazer daquele dia um pouco melhor para tudo e todos nossa volta. D-lhe! Certamente vai receber a recompensa de tudo o que faz Incluindo no Amor. Uma planta para crescer tem de ser regada e cuidada, tudo envolve esforo. Parece que hoje em dia muita gente ainda acredita que vai ganhar a lotaria e est habituada a tudo estar pronto para eles e no acredita no trabalho, no esforo, no semear para depois colher. A nossa sociedade precisa de dar mais valor ao trabalho e menos ao tudo fcil. Muitos casais quando casam, hoje em dia, esto espera do que podem vir aproveitar e no entram com vontade de trabalhar. Fazem-se anedotas de casais, das esposas e esposos e a sociedade at parece estar mais disposta aceitar a separao em vez de ajudar no trabalho do dia a dia de um casal, na construo do Amor e erguer de uma famlia. Temos que ser responsveis por ns mesmos. Se queremos o bem, temos que praticar o bem tambm. Se perguntar a ele, ele nega ser culpado, se perguntar a ela ela nega ser culpada. Ningum quer ter a culpa. fcil negar responsabilidade das nossas aes ou reaes, mas o que e que isso ajuda? Parece que 90% dos alcolicos no reconhecem que tm qualquer problema, e at so capazes de ficar furiosos se algum sugerir o contrrio. Negar que h qualquer problema parece ser um smbolo de alcoolismo. Negar que um problema existe nunca resolve problemas. Li uma vez uma frase que achei interessante Uma pinga de chuva nunca se culpa por a inundao mas cada pinga ajuda ao problema. Cada um de nos contribui para o ambiente nas nossas famlias, trabalhos, comunidades, e tambm nao e mundo. Uma pessoa, um pensamento, uma palavra pode fazer a diferena na vida ou vidas dos outros a nossa volta. Para dizer de outra maneira pequenas coisas podem fazer uma grande diferena. Se queremos fazer coisas grandes na vida, temos que comear por tomar mais ateno e dedicao s pequenas. O esforo que decidimos aplicar ao trabalho, aos nossos filhos, e a nossa Esposa ou Esposo faz a diferena de ter um amanh melhor. Isto nossa responsabilidade, no podemos negar. Se estivermos sempre a tratar mal a nossa Mulher ou o nosso Marido em vez de sorrir para eles, brincar com eles saudavelmente, encorajar e ajud-los como que queremos ter um amanh melhor? Ser que s ficar no sof espera que as coisas acontecem por elas sozinhas sem perceber que a responsabilidade de ajudar a melhorar a nossa vida nossa? A vida dos nossos filhos, a nossa sade, e o nosso casamento tudo depende do esforo aplicado por cada um de nos. D-lhe! Vai receber a recompensa em tudo que faz, incluindo no Amor. Perdo mas vou deixar aqui uma palavra especial para minha mulher Sonia I Love You I look forward to living everyday of my Life with you, Im grateful to GOD for having you in my life. At para semana se DEUS Quiser.

Whitney Elizabeth Houston nasceu em Newark, Nova Jrsia, nos Estados Unidos. Curiosamente uma cidade com uma grande comunidade portuguesa. Poucos imaginavam que ali estava uma criana que se haveria de tornar cantora, atriz e modelo. Muito menos que a pequena Whitney viesse a ser a artista mais premiada de todos os tempos, com dois Emmy Awards, 6 Grammy awards, 30 Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num total de 415 prmios conquistados em sua carreira at 2010.

A sua vida ficou tambm marcada pelo consumo de drogas. Em dezembro de 2002 assumiu imprensa a sua dependncia de cocana, cannabis e outros tipos de estupefacientes. A partir da a sua carreira comeou numa curva descendente com crticas pela perda de fora da sua voz, que muitos diziam estar associada aos seus vcios. Em 2006 divorciou-se de Bobby Brown e reapareceu feliz e livre de drogas. 2010 marcou os seus 25 anos de carreira e Whitney lanou uma edio especial comemorativa. Para 2012 est previsto o lanamento de Sparkle, filme tambm onde participou com duas faixas. O lanamento est previsto para 10 de agosto.

Um livro... que capaz de virar polmica

Uma estagiria da Casa Branca revela casos ntimos com John Kennedy
Uma antiga estagiria da Casa Branca comeou agora a falar sobre um caso de 18 meses que ela teve com o Presidente John F. Kennedy, enquanto ele esteve no cargo. Revela detalhes ntimos num novo livro que foi apresentado ao pblico na quarta-feira. Mimi Alford, que tinha 19 anos quando comeou o seu estgio na Casa Branca, em 1962, discutiu o seu affair sexual secreto com o Presidente, no livro Once Upon a Secret: My Affair with President John F. Kennedy Falando a Meredith Vieira, da NBC, disse ter decidido escrever o livro para pr um ponto final no seu segredo que a estava a matar... Acentuou, na altura, que nunca quiz expr o caso, sobretudo por ser algo difcil de fazer por aquilo que representa para si e para a sua conscincia. Alford fez, a propsito, a entrevista que foi transmitida na quarta-feira, altura em que o livro foi tambm apresentado. A antiga estagiria discutiu detalhes, incluindo natao, com o Presidente, apenas quatro dias depois de iniciar o estgio e fazer sua lio de casa em rota para Washington para ter relaes sexuais com Kennedy. Deveria ter-me sentido culpada. Ele era casado com a Sra. Kennedy. Mas eu, na altura, nem me senti culpada, disse Alford.

Desde o seu assassinato, em 1963, tm sido numerosos os relatos de Kennedy ter tido extra-conjugais com vrias outras mulheres, incluindo as alegaes de um ligao com Marilyn Monroe. Eu acho que isso provavelmente o que me faz sentir triste quando olho para trs. Ele me fez sentir muito especial, acrescentou Alford.

J o disse algures. O Amor anda, mesmo, no ar. Valentines Day. Dia de So Valentim. Dia dos Namorados. O nome exacto deveria ser, no entanto, Dia do Amor. E fazer com que ele se perpetuasse, dia aps dia... todos os dias deste ano e do outro... e do outro.

O Amor anda no ar
O amor anda, de facto, no ar.

dos carros, e aplicar as respectivas multas, esperou e avisou que ali no poderia estar. Com bons modos. Com um olhar diferente. sada de casa vimos um casal de velhinhos, mo na mo, em amena cavaqueira. E mesmo um certo patro, por norma a pensar s em dinheiro... olhou-nos, esta manh, diferente, muito diferente.

Algum nos dizia, esta manh, que entrou pouco depois da meia noite de ontem em elctrico rumorejante e cheio de pessoas. Estranhou estranhou mesmo... que toda a gente a cumprimentasse. Que lhe desejasse boa-noite. Uma pessoa, mais idosa, chegou mesmo a perguntar-lhe como se sentia. Era o Amor, na sua verdadeira expresso. O Amor que fez com que esta manh... tambm acabssemos todos por estranhar a amabilidade de alguns automobilistas. Que nos davam passagem. Que nos assinalavam pequenos perigos nas ruas cobertas de neve. E que, passagem por ns, levantavam a mo em saudao amiga. Dizem-nos at ns no vimos, mas acreditamos que um daqueles circunspectos senhores cuja vida ter em conta o estacionamento

Fernando Cruz Gomes


obrigatrio... ensinar aos mais novos que no so apenas as rosas ou os chocolates. Que o Dia de So Valentim mesmo... o Dia do Amor. Em toda a sua nobre misso. E que este Dia bonito bonito at demais, mesmo que chova ou faa sol, mesmo que haja vento ou neve deveria ser prolongado. Mais 24 horas... de todas as horas que fazem este ano... e o outro... e o outro. Porque, de facto, o Amor vale a pena. E hoje, de facto, o Dia do Amor. Curiosamente, entre ns, no Ontario, uns escassos dias antes do Dia da Famlia. O Amor anda no ar. Viva o Amor!

Nas estaes de Rdio na nossa como nas outras h palavras amveis. Canes msticas apropriadas para o dia. H frases soltas que se ouvem no ar. Que falam em coisas diferentes. Onde o amor e a amizade tm um novo sentido. s vezes pensamos apenas que ouvimos canes de um ontem j distante. A falar-nos do amor de antigamente, da amizade serdia de tempos atrs... at com vozes de cantores que j se foram. E a, sim, temos pena. importante... imperioso... deveria ser

20 . Coisas e loisas A Erva Prncipe


Antnio Custdio Barros (RNhP 7132)
A Erva - prncipe, tambm chamada Citronela, um arbusto, que chega a atingir um metro e meio de altura, at dois metros, com folhas finas e compridas, semelhantes a lminas. Esta planta originria da ndia e de Sri Lanka, embora devido sua utilidade medicinal, seja hoje em dia cultivada em quase, todas as regies tropicais. A Erva-Principe muito apreciada pelo seu leo essencial, usado com finalidades teraputicas, em aromaterapia, culinria, na cosmtica e perfumaria. As folhas so colhidas e secas atravs de mtodos extremamente cuidadosos. Quanto ao ch faz-se da seguinte forma: a partir da juno da gua aps fervura, s referidas folhas, deixando descansar, alguns minutos, seguidamente, faz-se a coagem isto a separao da gua, que fica, contendo os produtos essenciais importantes, das folhas. Obtemos, desta forma, um ch de agradvel sabor e com um delicioso aroma que acalma e desperta os sentidos. A Erva- Prncipe, faz um ch bastante aromtico, que facilita as digestes, relaxa os msculos do estmago e intestinos, alivia as clicas e o excesso de gases, que so situaes bastante habituais, especialmente em perodos durante os quais andamos nervosos ou at em situaes de infeces provocadas por fungos ou bactrias. Tambm usada para combater a febre, principalmente em casos em que existe expectorao, por aco antipirtica directa e antimicrobiana. Outros efeitos conhecidos so: a proteco celular, a aco antioxidante e anti-inflamatria e o efeito analgsico muito apreciado, tambm resolutivo, em casos de gota, sozinho ou associado planta unha de gato. Um outro efeito muito apreciado na manufactura de chs para a hipertenso arterial essencial, pois apresenta efeitos redutores tensionais, atravs da Citronela, que se pensa ter um efeito relaxante no msculo liso dos vasos sanguneos. Usa-se com bons resultados, no tratamento de sapinhos (fungos da boca e lngua), ingerindo-se e bochechando e aplica-se em cataplasmas relativamente ao tratamento de dermatoses a fungos e certas parasitoses da pele. Quanto ao seu uso tpico consegue-se atravs de compressas esterilizadas embebidas no ch, uso de sabonetes, loes e cremes, atravs dos leos : Citronelol e Geraneol, contido nas folhas, que tem tambm uma aco importante alm de antisptica, repelente de insectos, podendo igualmente adicionar-se agua do banho, a produtos de higiene pessoal e da casa. A Erva- Prncipe produz uma relativa melhoria de humor, reduzindo a ansiedade e a depresso e tem uma aco anticancerigena, atravs de outro componente que o citral, que provoca a morte celular dirigida das clulas dos tumores. Quanto aos usos culinrios, usa-se na confeco de chs, sopas e em cozinhados com aves, especialmente galinha, carne de porco, peixes e marisco, usa-se tambm como um saudvel preservante natural dos alimentos.

13 Fevereiro 2012

PEQUENOS
-Pretende-se uma pessoa para gerir a recepo e os clientes de um consultrio de dentista na desejavel zona de Bloor/Yorkville. Portugus correcto e fluente necessrio. Pretende-se algum que esteja interessado em fazer carreira, nada de curto termo. Podem contactar dra. Anna de Filippo, (416) 969-9525. -Precisa-se de cabeleireira para trabalhar full time em salo com muito movimento. Interessadas podem contactar pelo 416 533 7550 -Cabeleireira e esteticista. 647-232-6000. -Mecnico de automveis com alguma experincia. Contactar Joo. 416-5884405. -Carpinteiro de acabamentos com alguma experincia. Contactar Maria. 416-7043795. -Empregados de limpeza para a rea de Toronto. 416-7209701. -Canalizador com carta G. 416-239-6000. -Empregados para fbrica de queijo na rea de Etobicoke. 416-259-4349. -Condutor com carta AZ ou DZ e com conhecimento e experincia na conduo de empilhador. 416-658-8300. -Empregada fluente em portugus e ingls, para departamento de vendas de salo de festas. 416-841-5150. -Senhora portuguesa (fala Francs e pouco Ingls) procura emprego na costura ou em limpeza. Precisa com urgncia. Contactos: 4167329869. -Cabeleireira com experincia. Contactar Sammy Arajo. 416-533-7550.

ANNCIOS
-Pessoa fluente em portugus e ingls para escritrio de seguros na rea de Burlington. 905-319-7699. -Empregada para servios gerais em empresa de grande movimento. Telefonar para 416 854-2019.

OFERECE-SE

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

EXPERIMENTE USAR ABC


O seu anncio ir ainda mais longe!

Extracto de Leite Thistle concentrado em estado lquido com um grande sabor natural a ma ou em forma de cpsulas para sade ideal de fgado. Recomendado o uso: 1 colher de ch de gua ou suco diariamente.

416 995 9904

A MELHOR SOLUO SER Contactar Manuel ou Mike telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296 EUROPA DUCT CLEANING
Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net (Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING)

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

O Amor anda (mesmo) no ar...


J o dissemos algures. O amor anda mesmo no ar. E, no sbado, comearam as festas em vrias colectividades. Estivemos, pelo menos, em duas. Na Casa dos Aores e no Graciosa as festas foram mesmo em grande.

13 Fevereiro 2012

Nossas colectividades . 21

* Casa dos Aores e Graciosa fizeram festa

gata em plena actuao.

A Presidente da Casa dos Aores

Uma sala cheia na Casa dos Aores. As pessoas aderiram.

No Graciosa, deparmos com gravatas a condizer com o dia.

Na Casa dos Aores salo cheio os mais velhos no deixaram os crditos por mos alheias. Luclia Simas, a presidente, haveria de nos dizer que em Portugal, quando estvamos l, no se celebrava, mas desta que estamos aqui... outra coisa. E, afinal, os scios da casa aderiram. Foi com muito gosto que fizemos a festa e temos c connosco dois jovens que vieram de Portugal, o Rui e o Ruben... A festa era, no fundo de todos. Para Chris Medeiros, gastar dinheiro... o dia em que a namorada lembra todas as coisas que quer... e eu tenho de avanar. Seno fico sem ela e tenho de celebrar o dia szinho...

Este ano, metemos dois casais jovens na Direco, o que pode ajudar... Ali mesmo ao lado era a Patrcia Cardoso, da Direco. Entusiasmada. A falar com as pessoas. Perguntmos-lhe se tinha algum Valentim... escondido. Que no. Que tinha ficado em casa...

ABERTO 7 DIAS POR SEMANA 24 HORAS POR DIA

Jacks Bakery

Quase em surpresa, Deodato Medeiros anunciou uma surpresa da noite. gata... que cantou e... encantou. Agradecimentos, designadamente, ao Centro Cultural Portugus de Mississauga, que cedeu a Artista... para vir animar os coraes dos graciosenses.

Pai e filha. Jorge Cardoso, Presidente, e Patrcia Cardoso, secretria.

Pois... mas a Casa dos Aores estava em grande. Bem emoldurada de pblico e de enfeites e... efeitos do Dia do Amor.

No Graciosa at com gata


Uma saltada ao Graciosa, para ver tudo aquilo. Deparmos logo de incio com gravatas cheios de coraes. Para Jorge Cardoso, o novo presidente, h pouca gente jovem, um problema que temos por c.

Jacks Bakery deseja a todos um Feliz Dia de Namorados!

E para o Dia dos Namorados...

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

(416) 651-1780

22 . Passatempos

13 Fevereiro 2012

Gossip
alemo vendeu um fundo de seguros de vida aos clientes que consiste em apostar na morte de pessoas, lucrando mais se estas morrerem mais cedo. Um advogado dos investidores est j a preparar uma queixa-crime contra o banco, que acusa de ofensa moral e aos bons costumes. O fundo chama-se db Kompass Life 3 e foi vendido na Alemanha a pequenos investidores, que no total aplicaram mais de 700 milhes de euros. Alguns deles queixaram-se junto do provedor da Associao dos Bancos Privados, quando descobriram que tipo de investimento lhes tinha sido sugerido. A associao rejeitou as reclamaes, mas criticou a constituio do fundo, afirmando que este contraria a

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
As suas capacidades de comunicao podero tornar-se mais subjectivas, mais fantasistas. A sua intuio estar sublinhada.
possvel que uma conversa casual possa ter, no futuro, uma grande importncia. Pode sentir necessidade de fazer uma pausa.

Deutsche Bank vende fundo que aposta na morte de pessoas. O maior banco privado

Gmeos - 21-5 A 20-6

Pode preferir isolar-se e fazer o balano dos ltimos tempos. J que a sua intuio est reforada, aproveite e medite um pouco.

ordem de valores vigente, baseada na dignidade da pessoa humana, em carta dirigida a um dos queixosos. Na mesma carta afirma-se que dever ser um tribunal a esclarecer se a aposta na durao das vidas humanas de um determinado crculo de pessoas viola ou no os valores pelos quais se deve reger uma sociedade.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8

O seu lado sensvel estar em evidncia. Assim, ter tendncia para atentar mais aos problemas dos outros do que aos seus.

Aceitar melhor as situaes desagradveis para si, e procurar dar ao prximo apoio e compreenso. Mas no se esquea de si.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
5 8 2 9 4 1 7 8 6 5 3 4 3 8 8
2 3

Palavras Cruzadas
7 1 1 1 2 9 5 3 6 4 1 8 5 9 7 1 8 5 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Horizontais
9 8 6 5 1

Momento ideal para uma perfeita harmonia nas suas relaes familiares. Haver compreenso e entreajuda entre todos.

Balana - 21-9 A 20-10

8 9 10 11

Maior harmonia nos relacionamentos familiares. H maior empenho na satisfao das necessidades e aspiraes mtuas.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

Ter o sonho e o corao onde tem havido racionalismo excessivo. A sua sensibilidade e romantismo so estimulados.

Sentir simpatia sua volta, maior empatia na sua relao com o mundo, maior sensibilidade e imaginao.

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3


Verticais
1-Missivas/Tributo que os judeus portugueses pagavam por famlia; 2-mago/Irrompe; 3-Nome com que se designam o mono e o macaco/Falsifica; 4-Sulcas/Abanar; 5-Capital do Canad/ Camareiro; 6-Suf. nominal que designa o agente/Letra grega; 7-Renque/Sumira (fig.); 8-Carecas/Tcnica especial; 9-Atraioar/Planta gramnea; 10-Criada de quarto/Fedor; 11-Fechar parcialmente as asas (uma ave) para descer mais depressa/Matizar;

uma boa ocasio para entrar em intimidade com a pessoa que ama. A sua compaixo faz com que queira ajudar os outros.

Estar atento s necessidades dos outros. possvel que se torne muito til a algum sem mesmo se dar conta de tal.

6
7 4

A simpatia que demonstra nutrir imensa, o que faz com que muitos recorram a si em busca de auxlio.

1-Separar/Pea em que se descreve e regista o que se passa em qualquer sesso(pl.); 2-Governador de provncia ou chefe de tribo, entre os rabes/ Formar em alas; 3-Romnico (estilo)/Inunda; 4-Prono. demonstrativ./Divisei; 5-Partcula (fig.)/Hasteia; 6-Red. de senhor (Bras., pop.)/Avenida (abrev.)/Artigo definido/2, em num. romana ; 7-Esfarelara/Rio da Sua; 8-Nota musical/Rezar; 9-Olvide/Penhor; 10-Espcie de saia de algodo usada pelos Timorenses, tambm denominada lipa/ Covil; 11-Amargo/Orar;

Receita
Ingredientes (para 6 pax): - 8 gemas de ovos; - 8 colheres de sopa de acar; - 1 litro de leite; - 1 colher de sopa de farinha de trigo; - 1 casca de limo; - 1 pacote de bolacha torrada; - acar para queimar Confeco: Batem-se muito bem as gemas com o acar. Adiciona-se a esta gemada o leite frio, onde previamente se dissolveu a farinha e a casca de limo. Leva-se a engrossar em lume brando. Espalham-se as bolachas

Leite-creme para os Sarrabulhos

Sudoku

leia e divulgue o abc

HORIZONTAIS 1-Cisar; Actas 2-Amir; Alar 3-Romo; Alaga 4-Isto; Vi 5-Avo; Arvora 6-S; Av.; Os; II 7-Migara; Aar 8-Mi; Orar 9-Omita; Arras 10-Tais; Toca 11-Amaro; Rezar

7 5 6 1 4 2 8 3

3 1 5 2 9 7 4

2 4 3 8 7 1 5 9

VERTICAIS 1-Cartas; Tora 2-Imo; Vem 3-Smio; Imita 4-Aras; Agitar 5-Otava; Aio 6-Or; R 7-Ala; Voara 8-Calvos; Arte 9-Trair; Arroz 10-Aia; Aca 11-Siar; Irisar

4 3 7 9 6 8 1 2

6 9 8 5 2 3 7 4

8 2 4 3 1 9 6 5

9 8 1 6 3 5 2

5 6 9 7 8 3
4

1 7 2 4 5 6 9 8

no fundo de uma travessa e deita-se por cima o leitecreme. Polvilha-se com acar e queima-se com um ferro em brasa. Este o leite-creme que se serve nos almoos do sarrabulho (matana dos porcos nas aldeias de Viana do Castelo)

Palavras Cruzadas

Anedota

Um milionrio chega a um hotel e pede o quarto mais barato. O recepcionista admirado diz: - Mas... quando o seu filho aqui fica pede sempre a melhor suite! - Pois pede... que ele tem um pai rico... e eu no!

13 Fevereiro 2012

Mensagem . 23

RRSP
Have you contributed yet? Call the Specialists.
Pedro Maia C.H.S.
Cell: 416-419-598

Sean Beneteau
B.Sc.MATH, CLU.CFP

905-363-5800

Maia & Associates Customized Financial Solutions

J deve haver poucas pessoas que no conheam. Mas, de facto, a nossa Peixaria mesmo a MELHOR e MAIS completa. s experimentar...

Das könnte Ihnen auch gefallen