Sie sind auf Seite 1von 3

AULA EXTRA

Fernando Capez

TEORIA DO CRIME
Conceitua o crime de forma analtica (sua estrutura, do que o crime feito, quais os seus elementos) Antigamente o direito era aplicado pelo paj da tribo, depois tivemos o direito penal englobado com o eclesistico, posteriormente direito penal era o direito que o rei dizia ser direito era dominado pelo arbtrio. Aps o sec. XVIII (iluminismo, revoluo Francesa, queda das monarquias) que comea o estudo do direito penal. O pai do direito penal moderno, Feuerback, com a magna carta de 1915, que continha o princpio da legalidade, e tendo em vista a queda do arbtrio, pensa que se deve criar um sistema, assim, s pode ser crime o que estiver previsto como crime (nullem crimem, nulla pena sine prevea lege) essa a maior garantia do mundo civilizado, antes a pessoa podia acordar presa sem saber nem porqu. Se assim nasce um sistema penal com regras, da surge o conceito da teoria do crime. Agora ns temos um sistema, temos um estado de direito, todos esto submetidos a lei e o governo de regras regido pela objetividade submetido a legalidade. A estrutura dogmtica do crime no sec. XIX, crime todo fato tpico, antijurdico e culpvel (estrutura em trs partes, por isso chamada de tripartida) TPICO todo fato humano, toda ao ou omisso descrita em lei como crime. Ex.: o sujeito entra num casa e mata um indivduo ( matar algum) fato tpico ANTIJURDICO CULPVEL

Para saber se faz a pergunta por excluso, ele foi necessrio dolo cometido em LD, ou EM, em ERD ou no ECDL, se NO, ou culpa. ele antijurdico. Em outras palavras, todos os fatos tpicos so, em princpios antijurdicos, salvo se houver excluso de antijuridicidade, e isso se chama carter indicirio da antijuridicidade (isto demonstra que a princpio o fato tpico tambm antijurdico)

Expresso: FORMAL (ou

SUBSUNO Expresso:carter indicirio da antijuridicidade seja, a

Expresso: dolo ou culpa. ASPECTOS

correspondncia formal do que for praticado e do que est na lei). anlise de

SUBJETIVOS

ASPECTOS OBJETIVOS Essa teoria era chamada de TEORIA CLSSICA, tambm chamada de naturalista ou causal, proposta no tratado de Franz Von Liszt e em 1906 Ernst Von Beling. A teoria clssica se processa, por exemplo, um cocheiro conduzindo uma carruagem, com toda prudncia devagar, e subitamente uma criana sai correndo e vai para frente da carroa e acaba sendo atropelada e morre. Pela lgica do sec. XIX, o cocheiro matou a criana: y Matar a criana est definido como crime formalmente, logo fato tpico (h subsuno formal). 2 SEMESTRE 1

AULA EXTRA
y Ele no matou a criana com qualquer excludente. Logo antijurdico

Fernando Capez

y Ele agiu com dolo ou culpa? NO. No tem culpabilidade, NO HOUVE CRIME EM 1915 , Edmund Mezger comeou a questionar este sistema, surge a CORRENTE NEOCLSSICA, esta corrente questiona que todos os aspectos objetivos esto na tipicidade, os subjetivos esto na culpabilidade, mas como fica o crime de sequestro com o fim de exigir resgate? A finalidade subjetiva, mas est na tipicidade formal (subsuno) elemento do tipo. H alguns tipos penais a finalidade so elementares do crime (elementos subjetivos do tipo), cai por terra a teoria do sistema clssico No inicio da dcada de 30 , Hans Welzel, questiona que o dolo e culpa dever estar no fato tpico, e cria a TEORIA FINALISTA, que fez o seguinte, pegou o dolo e culpa e levou para o fato tpico, sendo que a culpabilidade passou a ganhar novos elementos. Com o passar do tempo, Welzel comeou a achar que esta teoria no era suficiente, era necessrio algo mais do que isso, ele numa fase PS FINALISTA, falou que se uma pessoa pratica crime tpico mais for socialmente aprovvel, no pode ser tpico, ele coloca elemento social da teoria, o direito uma rea social, desenvolvendo uma TEORIA SOCIAL. Mas a sociedade no estava preparado e a teoria finalista mantm dominando. No sec. XX, XXI (no Brasil), A CF consagrou o estado democrtico de direito e esta concepo mudou o direito penal. O estado democrtico de direito regido pelo principio da dignidade humana e este princpio passa a ter impacto direto no direito penal. Dignidade Humana para o direito penal significa que no existe fato tpico se a conduta no tiver contedo de crime, no basta corresponder a uma figura formal, necessrio contedo. Ento, o fato tpico tem subsuno formal + dolo e culpa + contedo material. Se no tiver contedo, afirmar que tem crime viola a dignidade humana. Logo, o Direito Penal tem tipicidade formal (enquadramento da conduta ) + tipicidade material (contedo), e quem diz isso a CF, sendo assim, a TEORIA CONSTITUCIONALISTA. Em decorrncia da dignidade humana, fala-se da importncia da tipicidade, vejamos: A moa entra na loja e gasta R$400,00 e paga com carto de crdito normal e corretamente, ela pegou a mercadoria e foi embora e ao sair o alarme soou, e dentro do saco tinha um culos de plstico que valia R$10 reais, ela foi presa em flagrante, ficou presa 40 dias. Analise: Fato tpico: acusada de subtraiu para si coisa alheia mvel FATO TPICO (formal) Dolo e culpa: acusada por subtrair dolosamente TPICO Contedo: valor insignificante, no tem contedo, no se discute isso, no tem contedo de crime (material) NO TPICO.

2 SEMESTRE

AULA EXTRA

Fernando Capez

Se o fato for insignificante no existe fato tpico, por falta de tipicidade material, princpio este trazido em 1964 por Claus Roxin. Outro princpio o da INTERVENO MNIMA, que a interveno do direito penal tem que ser mnima, que se baseia na declarao dos direito do homem e do cidado, art. 8, as penas devem ser somente as estritamente necessrias. Fundamento da interveno mnima: o direito penal s intervm nos casos mais grave. Pelo principio da legalidade observamos que a regra NO CRIME, salvo se a lei estabelecer, logo se a lei nada fala, no h crime (regra). Os tipos penais so fragmentos dispersos no universo , dando assim o nome de fragmentariedade, assim o direito excepcional, aplicado desses fragmentos. Se a interveno mnima, o direito subsidiariedade (prximo princpio)

PRINCIPIO DA SUBSIDIARIEDADE Diz que primeiro resolvemos os problemas com outros ramos do direito, se puder ser resolvido com ele, pronto; se no der certo, ai sim aplica-se o direito penal.

PRINCPIO OFENSIVIDADE OU LESIVIDADE Diz que o direito penal serve para proteger bens jurdicos, interesses relevantes, o crime de homicdio ou melhor a incriminao do crime de homicdio, protege a vida; roubo, patrimnio. Assim, se a finalidade proteger bens jurdicos, toda a vez que a conduta no colocar em risco bens jurdicos, em concreto, no h crime, por ausncia de ofensividade. Exemplo: pegaram um casal namorando dentro do carro, a moa nua com o rapaz, fazendo barulhos altos. A policia leva para delegacia e so indiciados pela prtica de ato obsceno (tem subsuno formal, tem dolo, tem contedo), mas para que serve a incriminao do ato obsceno? Ele protege o que? Protege a moral, pudor da coletividade. Como o casal dentro do carro em lugar ermo, sob chuva no coloca a moral da coletividade em perigo. No causa leso a qualquer bens jurdicos, logo no crime por falta de ofensividade. Outro exemplo em 1972 do zoolgico, invadiram o zoolgico e tem relao na frente da jaula do leo,, ofenderam s o leo, no o que a lei protege.

2 SEMESTRE

Das könnte Ihnen auch gefallen