Sie sind auf Seite 1von 8

MONTAGEM DE RDIO ESCOLAR

UMA PGINA DA HISTRIA...


20 de abril de 1923. Na sala de fsica da Escola Politcnica, no Largo de So Francisco, Roquette-Pinto e um grupo de cientistas liga, pela primeira vez, o transmissor da Rdio Sociedade do Rio de Janeiro e lana um ideal: o Rdio um formidvel instrumento para a educao popular e deve ser usado pela cultura dos que vivem em nossa terra Nascia . um veculo que iria fazer muita histria no Brasil. Depois dos anos 60, o Rdio tem seu espao na sala, ocupado pela Televiso. Os programas de auditrio, o rdio-teatro, as rdio-novelas e os talkshowsso subtrados do rdio para a televiso. E hoje, s so , encontrados em anncios publicitrios e alguns programas de humor. verdade que,por sua versatilidade e por suaonipresenao Rdio continua , sendo o veculo mais utilizado (sai da sala, mas est na cozinha, no quarto, no banheiro, nas dependncias de empregada, no carro, nas ciclovias, junto ao relgio da cabeceira, e at no telefone celular...). Mas perdeu ouvintes, charme e interesse. Perdeu, foi roubado e ficou calado. Parece que os homens de rdio se contentaram em ser o que sempre foram

OFICINA DE RDIO

A SER CONSIDERADO AO LANAR UMA RDIO ESCOLAR


e passaram adiante o que sempre fizeram. Fica a impresso de que no se buscou inovar,acompanhar o tempo. No houve progresso qualitativo,salvo poucas iniciativas individuais. A classe como um todo no mostrou nenhum grande esforo coletivo neste sentido. Perde a populao, e especialmente os jovens, pelo forte enriquecimento do imaginrio que o rdio pode proporcionar. No propomos o saudosismo, importante descobrir o quanto podemos brincar de Rdio, o quanto podemos aproveitar as novas tecnologias, as temticas atuais, as msicas, sonoridades e questes que movem o nosso tempo. Importante trabalhar na formao de novos ouvintes, utilizar o potencial deste veculo para a educao. redescobrir o rdio e suas novas aplicaes... ELEMENTOS DA COMUNICAO Comunicador Ouvinte Veculo Linguagem Programao Interatividade OBJETIVOS FREQENTES Exercitar a imaginao Favorecer a auto-estima Exercitar a leitura crtica Disponibilizar diferentes gneros musicais para a apreciao Identificar possibilidades diversas do uso da lngua Favorecer o relacionamento interpessoal Facilitar a desinibio Possibilitar a integrao multidisciplinar. ITENS PERTINENTES Nome da Rdio Situao no Dial (ex: Globo 1220 KHz) Slogan (ex: CBN A Rdio que Toca Notcia) Vinhetas de Abertura, Encerramento Vinhetas Musicais Comerciais Campanhas Interprogramas Chamadas Spots Entrevista Pesquisa Reunio de Pauta

A EDUCAO
Por sua vez, a educao, representada pela escola, passou por vrias transformaes e busca oferecer uma educao integral. Contudo, muitos reclamam que o ensino piorou. A galera tem mostrado nos vestibulares e ENENs da vida muito despreparo na leitura, expresso oral e escrita, interpretao de textos e conhecimentos gerais. H muito tempo se utiliza mdia na educao, mas o hbito da leitura foi reduzido, e a no audio de msicas e estmulos sonoros qualificados tema de muitas reclamaes. Em uma coisa os dois processos se assemelham muito. Assim como o rdio, na educao, tambm deixamos de estimular a criao, a novidade, a busca por novos formatos, novas maneiras de fazer as coisas. Se os alunos se acostumam a fazer suas tarefas sempre de uma maneira original, a tendncia a renovao, a transformao constante, o encontro de solues para a vida em sociedade.

OFICINA DE RDIO

GNEROS DE PROGRAMAS Revista (variedades) Musical Esportivo Jornalstico Educativo Poltico Debates Policial Humorstico Infantil Rdio-Teatro Servio (utilidade pblica) FUNES NA EQUIPE Autor do Projeto Roteirista Produtor Assistente de Produo ncora Locutor (apresentador ou noticiarista) Reprter Produtor Musical Sonoplasta Contra-regra Operador de udio ORIENTAO TCNICA Identificao e distribuio de funes aos diversos tipos de cabos e plugs conectores de udio A Mesa de udio O Microfone Equipamentos Auxiliares Interligao destes Equipamentos Gravao, edio e mixagem analgica Gravao, edio e mixagem digital Masterizao.

CONECTORES E PLUGS
Uma ligeira observao em qualquer loja de componentes eletrnicos constatar que existe grande diversidade de conectores bem como vrios fabricantes de cada tipo. Como o propsito fundamental na escolha de um conector prover um meio de ligao a determinado equipamento, o interessante, quando consideramos um sistema, que aproveitemos as caractersticas de cada conector evitando sempre que possvel a utilizao de um mesmo tipo de conector para funes diferentes para que, num momento de pressa ou distrao, um aparelho no seja danificado pela conexo de um sinal imprprio porque aceitava um plug com sinal adequado para outra funo! Ao longo da minha vivncia com udio, j vi pessoas desavisadas ligarem a sada dos amplificadores nas entradas da mesa de som porque ambos aceitavam um plug P10 mono. Vamos comear com um plug que certamente todos voces conhecem, ou j viram por ser mais utilizado em equipamentos domsticos.

O PLUG RCA
Cuja fmea RCA, encontrada na sada de tape decks, aparelhos de CD (do tipo no porttil), vdeo K-7, DVDs e os, j quase obsoletos, toca-discos de vinil. Por oferecer apenas dois contatos este plug geralmente indica que o equipamento que o utiliza no destinado ao uso profissional.

OFICINA DE RDIO

O PLUG P 10
Pode ser plug P10 estreo, composto de trs contatos: ponta, anel e terra (no Ingls TRS de Tip, Ring, Sleeve),

O PLUG XLR
Estes plugs com certeza so os menos populares, mas muitos de vocs j o conhecem atravs do uso de microfones de padro profissional, que tem trs pinos em suas sadas destinados a receberem uma fmea XLR ou CANON - (caso em que o fabricante acabou se tornando nome genrico para o plug como aconteceu com o termo Gillette). Na outra ponta do cabo dever haver, portanto, um conector XLR macho.

Ou um plug P10 mono, composto de dois contatos Tip e Sleeve.

Algumas mesas de som, utilizam entradas de microfone com conectores fmea P10 ou jacks mono, ou estreo.

O plug P10 tambm erradamente chamado de banana infelizmente , este o nome mais popularmente usado, e voc tambm vai acabar fazendo a mesma coisa. Deve-se no entanto, tomar cuidado para no fazer confuso ao ler manuais de equipamentos importados quando eles estiverem especificando os verdadeiros conectores banana (este da ilustrao um banana estreo), que eram muito utilizados, na verso mono (isso com certeza no da poca de vocs), por telefonistas das antigas mesas telefnicas (que vocs j devem ter visto em filmes).

At h pouco tempo somente o XLR oferecia a vantagem de ter trava porm, atualmente, uma empresa sua oferece jacks P10 com trava. (mais aconselhvel para locais onde h muita movimentao pois no pode ser desconectado com um mero puxo do cabo). Assim como um criativo jack Combo que aceita todos os trs tipos de plug macho descritos at aqui.

Jack Combo P10 mono P10 estreo XLR

OFICINA DE RDIO

INTRODUO DIGITAL
Tudo o que foi visto em relao gravao, edio, sonoplastia, montagem, at agora trabalhados em equipamentos analgicos, dependiam diretamente da habilidade do operador de udio para que a montagem do programa tivesse boa qualidade. Os softwares de edio de udio transformam qualquer leigo em profissional experiente, com apenas alguns cliques As vantagens e . facilidades em relao ao trabalho analgico, sero rapidamente percebidas.

PLAYLIST / Programao de udio


Depois do programa montado, este pode ser exibido em diferentes horrios, e facilmente programado utilizando o Windows Media Player, que normalmente j vem com qualquer sistema operacional Windows; ou o Real One Player, ambos podem ser baixados gratuitamente na Internet.

EDIO EM SOFTWARE DE UDIO / Sound Forge 6.0


http://www.microsoft.com/brasil/default.asp http://realnetworks.com.br/realone.html

Vamos imaginar que esta seja a forma de onda de um texto que diz o seguinte: Prestem ateno, estaremos ainda hoje fazendo, com uma demonstrao, a edio de um programa de Rdio . S que esta parte do texto no nos interessa: Prestem ateno, estaremos ainda hoje fazendo, com uma demonstrao, a edio de um programa de Rdio. O procedimento para a edio o mesmo que o de uma edio de texto no Word, ou seja, marcamos a parte que no nos interessa e apertamos Delete Prestem ateno, estaremos ainda hoje fazendo, com uma demonstrao, a edio de um programa de Rdio . Conseguimos ento obter um udio com o contedo que nos interessa Prestem ateno, estaremos ainda hoje fazendo a edio de um programa de Rdio.

SOFTWARES / Gravadores e editores de udio


Existem diversos programas de edio oferecidos gratuitamente, nesta pagina alguns links para vocs escolherem o editor de udio que mais se adapta a sua mquina de trabalho. http://superdownloads.ubbi.com.br/programas/ listagem.cfm?Cat=2SNDWAV&Filtro=&Ordem=1&Pagina=1 Os melhores so:
SOFTWARE Cool Edit Pro 2.1
Programa editor de udio e encoder MP3 http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i5219.html

SIST. OPERACIONAL 95/98/NT/2000/ME/XP

TAMANHO 16,1mb

Sound Forge 6.0e Build 237


Edite e crie sons profissionalmente http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i1832.html

95/98/NT/2000/ME/XP

23,2mb

Audacity 1.1.3
Editor de udio gratuito http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i13126.html

95/98/NT/2000/ME/XP 95/98/NT/2000/ME/XP

2,6mb 14,2mb

SONAR 2.2
Sistema de gravao e edio multicanal de udio e video http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i11586.html

OFICINA DE RDIO

11

EQUIPAMENTO
microfone CD player porttil K7 amplificador mesa de udio monitor de udio caixa amplificada cabos conectores

SISTEMA 02
esquema de ligao na ausncia de mesa de udio

SISTEMA 01
Esquema de ligao mais apropriado.

SISTEMA 03
esquema de ligao, utilizando caixa amplificada

OFICINA DE RDIO

13

GRAVAO
Utilizando equipamento com entrada de linha (K7/vdeo/computador)

REPRODUO
Utilizando equipamento com sada de linha (CD player/K7/vdeo/DVD/ computador etc.)

Das könnte Ihnen auch gefallen