Sie sind auf Seite 1von 92

So Paulo caPacita cRaS

vol.01

CRAS: Marcos Legais

JoS SERRa Governador do Estado de So Paulo RoGERio PiNto coElHo aMato Secretrio Estadual de assistncia e Desenvolvimento Social caRloS NaBil GHoBRil Secretrio adjunto cluDio tucci JuNioR chefe de Gabinete tNia cRiStiNa MESSiaS RocHa coordenadora de ao Social MaRGaREt NicolEtti Responsvel pela Proteo Social Bsica

a capacitao dos centros de Referncia da assistncia Social (cRaS) uma iniciativa da Secretaria Estadual de assistncia e Desenvolvimento Social (SEaDS) para consolidar a proteo social bsica nos municpios paulistas, por meio do apoio tcnico e terico que permita a reflexo, a troca de experincias e o desenvolvimento de metodologias de atendimento. FuNDao caRloS alBERto VaNZoliNi avenida Paulista, 967 - cerqueira csar So Paulo - SP - cEP 01311-100 (11) 3145 3700 www.vanzolini.org.br SEcREtaRia EStaDual DE aSSiStNcia E DESENVolViMENto Social Rua Bela cintra, 1.032 - cerqueira csar So Paulo - SP - cEP 01415-000 (11) 2763 8040 www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br

ndice

04 Apresentao 05 So Paulo Capacita CRAS 08 Convite ao Leitor 13 Captulo 1: Marcos Legais


e Organizadores do CRAS Maria do Carmo Brant de Carvalho

29 Captulo 2: Vulnerabilidade
e Proteo Social Bsica na Agenda do CRAS Dirce Koga

41 Captulo 3: Metodologias 71 Captulo 4: Territrio

do Trabalho Social no CRAS Marta Silva Campos Daniela Souza Reis

e Ferramentas de Gesto Carola C. Arregui Verglio A. dos Santos

Apresentao

implantao do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), desde a promulgao da Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) e de sua regulao pela NOB/SUAS/2005, ganha contornos de concretude a partir das aes levadas a efeito por todos os entes federativos que compem o Sistema. Para a consolidao do SUAS, necessrio que se avance gradativamente no pacto estabelecido entre gestores, tcnicos, trabalhadores, conselheiros e usurios em todo o territrio nacional, assimilando os novos conceitos e os mecanismos de aprimoramento das gestes.

O Estado de So Paulo, como instncia investida da competncia de coordenar, monitorar e avaliar a poltica de assistncia social em seu mbito territorial, por meio da Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social (SEADS), assume, neste momento, o compromisso com essa poltica, promovendo a Capacitao para a Implantao e Implementao dos Centros de Referncia da Assistncia Social no Estado de So Paulo. Trata-se de uma importante iniciativa da SEADS, destinada aos gestores municipais da assistncia social, coordenadores dos CRAS e tcnicos da gesto estadual. Sua finalidade fornecer subsdios tcnicos e tericos para a implementao, implantao e aprimoramento dos CRAS no Estado de So Paulo, conforme prope o SUAS. Esta capacitao propiciar a mais de 1.400 profissionais um espao para refletirem sua prtica, trocarem experincias e saberes sobre as diversas realidades, bem como desenvolverem conceitos e metodologias, construindo assim um suporte tcnico consistente que subsidie as aes e as atividades profissionais de cada um dos trabalhadores sociais que atuam nos CRAS, especificamente, e no SUAS, de modo geral. Os textos ora apresentados foram elaborados a partir de contedos que sero trabalhados ao longo do processo de capacitao, o que culminar na legitimao ou na contraposio de eixos conceituais e tericos, garantindo a produo de um saber conjunto firmemente balizado nas prticas desejadas s prticas possveis. A SEADS reafirma, assim, o compromisso de desenvolver polticas sociais que integrem formao e processos de trabalho, com vistas melhoria na qualidade da oferta de servios entendidos como um dos elementos na construo de uma sociedade mais digna e justa.

Rogerio Amato Secretrio Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social


4 | CRAS: Marcos Legais

So Paulo Capacita CRAS

o Paulo um estado singular. Concentra a maior populao do Brasil. So mais de 40 milhes de habitantes distribudos em 645 municpios. Nele se encontram o maior e o menor municpio do Brasil. Em um extremo, o municpio homnimo, com mais de 10 milhes de habitantes e, no outro, Bor, com pouco mais de 800. Sob vrios ngulos, as medidas de So Paulo so sempre no superlativo. Tem o maior parque industrial e a maior produo econmica do Pas. Mas essas medidas no podem ser generalizadas, pois no demonstram a diversidade, a desigualdade e as foras de mudanas no cotidiano dos lugares.

Os municpios paulistas so diferentes em histrias e possibilidades. So Paulo um estado plural. Inmeras variveis e particularidades se expressam na capilaridade dos territrios: o grau de urbanizao e ruralizao; o porte demogrfico; a capacidade oramentria e financeira; as caractersticas do sistema produtivo local; a localizao geogrfica; as condies sociais e econmicas da populao; as demandas dos usurios das polticas sociais; o nvel de cobertura e a qualidade dos servios pblicos; o grau de participao da sociedade na gesto local; paulistas esto habilitados em a presena de movimentos nveis de gesto do SUAS. sociais; a rede de servios sociais; a capacidade tcnica, poltica e administrativa das diversas reas do governo; a equivale a 98,7% de todas disposio pessoal e profissioas cidades de So Paulo nal dos agentes institucionais em aderir e produzir mudanas nas aes pblicas; as caractersticas e as percepes dos agentes pblicos; entre outros tantos fatores.

637 municpios Esse resultado

No campo das polticas pblicas e, em particular na assistncia social, o Estado de So Paulo e os municpios paulistas aderiram ao Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), forma pactuada que conecta e responsabiliza os nveis de governo e estabelece novas bases de relao entre Estado e sociedade. O SUAS no um bloco que cai nas gestes dos governos federal, estaduais e municipais. Parafraseando a anlise de Maria Adlia de Souza1 sobre a relao entre o universal e o particular quando o SUAS chega ao ente federado veste a
1

Professora no Programa de Ps-Graduao da USP. Departamento de Geografia da FFLCH-USP.

CRAS: Marcos Legais | 5

roupa do lugar e volta para o mundo levando coisas do lugar (informao verbal)2. As instncias municpio e regio so expresses territoriais do Brasil. No so meros receptculos dos processos de constituio das diferenas, das desigualdades e da poltica de assistncia social. Municpio e regio so sujeitos ativos desses processos e atuam na potencializao, ou no, das diferenas; no aprofundamento, ou no das desigualdades; no conservadorismo ou na inovao da poltica de assistncia social. Em um pas de base federativa, a implementao e a consolidao de um sistema nico de gesto dependem do vnculo pactuado entre os municpios e o Estado, na direo da completude nacional. Esse processo de cooperao exige a presena do governo estadual como instncia investida da competncia de direcionar a poltica de assistncia social em seu mbito. Os nmeros de So Paulo no SUAS esto alcanando densidade. So 637 municpios habilitados em nveis de gesto que representam 98,76% do total. A adeso diferenciada dos municpios ao SUAS, em nveis de gesto inicial, bsica e plena, constitui um meio de anlise das responsabilidades pblicas pactuadas entre os nveis de governo para proviso da proteo social no contributiva. Esses dados tambm podem ser examinados de acordo com o porte populacional dos municpios. Conforme dispe a PNAS e o SUAS, So Paulo tem 399 (61,86%) municpios de pequeno porte 1; 125 (19,38%) municpios de pequeno porte 2; 50 (7,75%) municpios de porte mdio; 68 (10,54%) municpios de grande porte; e 3 (0,47%) metrpoles. A habilitao dos municpios um indicador de movimentos de mudanas e de continuidades que se revelam no tempo do SUAS.
2

Nveis de Gesto dos Municpios Paulistas no SUAS


No habilitado Inicial Bsica Plena

(47%) (42%)

297

273

(10%)

67

(1%)

Fonte: Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social

Permite analisar tendncias e levantar perspectivas de progresso nos nveis de gesto: de no habilitados para habilitados; de gesto inicial para bsica e de gesto bsica para plena. Para tanto, preciso construir conhecimentos e um certo modo de olhar para as diversas realidades do Estado de So Paulo e o modo como so identificadas e trabalhadas em cada territrio. No campo da proteo social bsica, 676 CRAS foram implantados em 397 municpios (61,55%). Como contraponto, 248 municpios (39,45%) ainda no implantaram essa unidade pblica estatal. Para 2009 e 2010, o PMAS web registra a previso de implantao de novos CRAS em 108 cidades. Nessa previso ganha destaque o fato de 77 municpios que no tinham CRAS proporem a sua instalao.

Trecho da aula da professora doutora Maria Adlia de Souza. USP. Out./2005.

6 | CRAS: Marcos Legais

Municpios Paulistas, Segundo Porte Populacional e Nveis de Gesto no SUAS


399 No habilitado Inicial Bsica Plena Total de municpios por porte

224 163 125 79 31 7 5 Pequeno porte 1 1 Pequeno porte 2 14 30 10 10 50 25 8

68 35 3 3

Porte mdio

Grande porte

Metrpole

Fonte: Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social

No contexto do SUAS, o CRAS a unidade pblica estatal que carrega o potencial de inovar a gesto municipal da assistncia social e de estender o pacto de cidadania do Pas, sustentado no dever legal de Estado de garantir o direito do cidado proteo social no contributiva. So Paulo Capacita CRAS uma ao da Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social (SEADS) que expressa o seu compromisso com a consolidao da proteo social bsica nos municpios paulistas. uma iniciativa que reunir representantes de todos os rgos gestores municipais da assistncia social, dos CRAS e tcnicos estaduais. Cerca de 1500 pessoas participaro de 100 horas de formao em servio, ao longo de seis meses, com metodologia e material de apoio especialmente elaborados por especialistas que so referncia em cada uma das temticas. Dessa forma, espera-se que a diversidade de realidades municipais e regionais sejam iluminadas, problematizadas e tomadas como elementos de reflexo e interveno, a partir do lugar em que cada participante se insere na rede socioassistencial paulista.

Municpios Paulistas, Segundo Nveis de Gesto no SUAS e Nmeros de CRAS


645 Total de municpios N de CRAS Municpios com CRAS 367 273 297 280 248 676

397

61 8 No habilitados

67 50 Gesto bsica

67

Gesto inicial

Gesto plena

Total

Fonte: Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social

CRAS: Marcos Legais | 7

Convite ao Leitor
Os textos que fazem parte deste volume foram escritos como material de apoio para as atividades de formao do Projeto de Capacitao para a Implantao e Implementao do CRAS no Estado de So Paulo. Dessa forma, os contedos abordados so subsdios para a discusso e o aprofundamento nos encontros de formao. Como convite para sua leitura, destacamos os principais temas e conceitos abordados em cada texto e elaboramos um conjunto inicial de questes com uma das muitas possibilidades de roteiro para sua leitura e reflexo.

Bom trabalho. Equipe de Gesto

8 | CRAS: Marcos Legais

Captulo 1: Marcos Legais e Organizadores do CRAS


Maria do Carmo Brant de Carvalho
Neste texto, voc encontrar elementos fundamentais para compreender a lgica do CRAS tendo em vista a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) e o Sistema nico da Assistncia Social (SUAS). A autora mostra que, a partir da Constituio Federal de 1988, a assistncia social vem passando por enormes avanos que a inserem definitivamente como poltica de Estado, no universo dos direitos sociais, bem como definem seu contedo e sistema de gesto. Demonstra que esse movimento construdo coletivamente rene diferentes esforos resultantes de um processo histrico e, como tal, apresenta avanos, retrocessos e desafios. importante que, ao ler este texto, voc consiga situar o CRAS como uma unidade pblica estatal vinculada a esses novos marcos legais, carregando, portanto, o potencial de inovar, expandir e consolidar as atenes da proteo social bsica no campo da cidadania. Observe que a autora nos provoca e nos desafia ao inferir que a implantao e a implementao do CRAS dependem de mltiplas condies, destacando-se, entre elas, a necessidade de haver trabalhadores que acreditem ser possvel a efetivao da nova lgica da assistncia social expressa nos seus marcos legais.

Ao ler o texto, procure relAcion-lo Ao seu loCuS de trAbAlho e pensAr nAs seguintes questes: O CRAS pode concretizar as mudanas preconizadas na PNAS e no SUAS? O CRAS pode cumprir as funes de proteo social, de defesa de direitos e de vigilncia social? possvel garantir a proteo social sem realizar a vigilncia e a defesa de direitos? Qual o papel do CRAS no contexto municipal da poltica de assistncia social? Como o CRAS pode estabelecer a relao entre programas, projetos, benefcios e servios socioassistenciais? O CRAS uma unidade de referncia de que, para quem e com quem? Existe ao proativa dentro e fora do CRAS? Que aes do CRAS enfocam as potencialidades e desejos da populao? Qual a distino e a inter-relao entre CRAS e CREAS? Como o CRAS acompanha o fluxo do usurio no SUAS?

CRAS: Marcos Legais | 9

Captulo 2: Vulnerabilidade e Proteo Social Bsica na Agenda do CRAS


Dirce Koga
Neste texto, somos convidados a identificar o modo como os conceitos de vulnerabilidade e segurana social alcanam materialidade na agenda cotidiana dos CRAS. Ao l-lo, observe que a autora destaca o fato de os municpios brasileiros serem heterogneos e desiguais sob vrios aspectos, o que pode ser verificado tambm no interior das cidades e entre os territrios de atuao dos CRAS. Isso nos leva a pensar que as provises do CRAS devem estar localizadas nos territrios e, sobretudo, ofertadas a partir da demanda e da realidade desses territrios. O texto mostra que as medidas e cartografias nacionais e estaduais permitem apontar tendncias mais gerais e demonstra que a decodificao desses acessos permite estabelecer as condies prvias para aproximao e conhecimento da realidade. Porm, a autora alerta que isso no basta. O reconhecimento socioterritorial das vulnerabilidades exige produo de dados desagregados para rea de abrangncia do CRAS. Outra importante contribuio est na definio do CRAS como ator social presente no territrio. Mais do que um equipamento instalado em determinado lugar, essa unidade pblica estatal tem uma identidade e um papel especfico na efetivao da poltica de assistncia social. Por fim, note que a autora introduz uma reflexo sobre as particularidades do CRAS determinadas pelo contexto em que ele se insere. Como exemplo, indica alguns desafios dos CRAS em pequenos e em grandes municpios ou metrpoles.

Ao ler o texto, procure relAcion-lo Ao seu loCuS de trAbAlho e pensAr nAs seguintes questes: Os conceitos de vulnerabilidade e segurana social inovam e reorientam as provises de assistncia social? Como o CRAS incorpora efetivamente esses conceitos? O CRAS mais um equipamento ou um novo ator social presente no territrio municipal? Que iniciativas e atenes confirmam essa questo? Alm dos dados j disponibilizados sobre o municpio (IPRS, IPVS, IBGE, SUASweb, PROSocial etc.), o CRAS produz(iu) mapas e cartografias da vulnerabilidade social presente em seu territrio de abrangncia? A partir do CRAS, possvel mudar a lgica tradicional de organizao da assistncia social, isolada e por segmentos, para uma lgica mais relacional (rede socioassistencial e intersetorial), de maior proximidade com a dinmica que se d no territrio e por nveis de proteo social?

10 | CRAS: Marcos Legais

Captulo 3: Metodologias do Trabalho Social no CRAS


Marta Silva Campos Daniela Santos Reis
Na proposta da publicao, este captulo dialoga diretamente com os trabalhadores que atuam (ou atuaro) no CRAS. um dos temas que mais mobilizam e desafiam os profissionais que trabalham na assistncia social. Esse dilogo tem o desafio imenso de instigar e apoiar os trabalhadores para que construam metodologias de trabalho social embasadas nos eixos do SUAS e que sejam capazes de orientar a interveno profissional. um texto que busca aproximar o saber-fazer do por que-fazer, no mbito do CRAS. Observe que as autoras destacam que se quisermos fazer o que dizemos querer, precisaremos encontrar o como fazer correspondente. Discurso e prtica no podem apresentar-se como dois nveis completamente diferenciados e hierarquizados. Note que o texto contribui ao indicar que nas definies e preceitos tcnicos normativos vem impresso o por que fazer. Esse o norte das metodologias.

Ao ler o texto, procure relAcion-lo Ao seu loCuS de trAbAlho e pensAr nAs seguintes questes: Qual(is) concepo(es) de metodologia(s) permeia(m) o trabalho social da proteo social bsica/CRAS? Uma metodologia padronizada para a proteo social bsica/CRAS contempla a diversidade social e territorial? Como desenhar a metodologia da proteo social bsica/CRAS considerando as particularidades das famlias e dos territrios? O dilogo e a confluncia entre as diferentes profisses podem construir saberes orientadores de novas metodologias? Os aspectos abaixo so referncias orientadoras e articuladoras de metodologias na rea da proteo social bsica/CRAS? a) territrio e famlia; b) convivncia familiar e comunitria; c) cultura de direitos e lgica da potencialidade dos cidados; d) atuao em rede.

CRAS: Marcos Legais | 11

Captulo 4 Territrio e Ferramentas de Gesto


Carola C. Arregui Verglio A. dos Santos
Territrio e Ferramentas de Gesto um texto que nos desafia a compreender o significado das inovaes propostas pela PNAS e pelo SUAS que fundamentam a proteo social bsica e a implantao do CRAS. Os autores demonstram que a dimenso territorial assume um lugar estratgico na organizao do sistema e exige da equipe de trabalho do CRAS novas habilidades e novas tecnologias, tanto para ler as necessidades e demandas de proteo social das famlias em situao de vulnerabilidade e dos territrios, como para mapear e monitorar os servios e equipamentos existentes. Indicam tambm que, na lgica do SUAS, o territrio tomado como um campo de foras e de relaes sociais que se organizam em um determinado espao de vida com dinmicos e diferenciados movimentos. Ao ler o texto, observe que os autores enfatizam a necessidade de a assistncia social romper com a tradio de no utilizar instrumentos tecnolgicos e de informao em sua dinmica de trabalho. Ressaltam que a consolidao do SUAS impe o domnio e o uso de sistemas de gesto da informao. Nesse sentido, indicam dois movimentos interdependentes: a utilizao de estudos e informaes disponveis em banco de dados oficiais e a produo de dados pelo prprio CRAS. importante voc perceber no texto o carter proativo do CRAS, como produtor de informaes chaves e com potencialidade de apontar e iluminar novos aspectos da realidade que demandam proteo social. Por fim, o texto orienta didaticamente como a equipe do CRAS pode desenhar seus sistemas de monitoramento e avaliao e ainda contribui indicando os desafios desses processos.

Ao ler o texto, procure relAcion-lo Ao seu loCuS de trAbAlho e pensAr nAs seguintes questes: Como a dimenso territorial se expressa na agenda de trabalho da proteo social bsica/CRAS? A proteo social bsica/CRAS um produtor de informaes sobre o seu territrio de abrangncia? Como a proteo social bsica/CRAS monitora e avalia a oferta de provises no territrio? Esse processo coletivo e aberto participao dos usurios e da sociedade? O processo de monitoramento e avaliao permite e orienta o contnuo aperfeioamento do trabalho social desenvolvido pela proteo social bsica/CRAS?

12 | CRAS: Marcos Legais

1.

Marcos Legais e Organizadores do CRAS1


Maria do Carmo Brant de Carvalho

Neste texto, foram utilizadas informaes publicadas pela Secretaria Nacional de Assistncia Social do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) e outras oriundas do Ncleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistncia Social e do Instituto de Estudos Especiais, ambos da PuC-SP.

CRAS: Marcos Legais | 13

A assistncia social um reconhecimento da cidadania e dos direitos de indivduos e famlias em situao de vulnerabilidade

Maria do Carmo Brant de Carvalho


Doutora em Servio Social pela Pontifcia Universidade Catlica (PUC-SP)e ps-doutorada em Cincia Poltica pela cole des Hautes tudes en Sciences Sociales de Paris. Atuou como professora no Programa de PsGraduao em Servio Social da PUC-SP. Foi membro do Conselho Nacional da Comunidade Solidria da Casa Civil da Presidncia da Repblica. superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria.

A assistncia social como campo de poltica pblica

o Brasil, a poltica de Estado voltada proteo social vincula-se seguridade social, distribuda em trs polticas especficas: previdncia social, sade e assistncia social. no mbito da poltica de assistncia social, propriamente dita, que se oferece ao cidado o maior nmero de mecanismos de proteo social no contributiva. A seguridade social definida na Constituio introduz um conceito fragmentado de proteo social, o qual envolve a poltica de sade para todos os cidados, a previdncia social como segurana devida ao trabalhador e a assistncia para todos aqueles que, vivendo nas malhas da vulnerabilidade social, necessitam da proteo do Estado. A vulnerabilidade social resulta de diversos fatores: da ausncia de renda ou de renda mnima; do trabalho informal e/ou sazonal, do trabalho precrio e do desemprego; das dificuldades de acesso aos servios e equipamentos pblicos e de seu atendimento insatisfatrio; da perda ou fragilizao de vnculos de pertencimento e/ou de relaes sociofamiliares; e dos mais variados tipos de preconceitos e discriminaes. Como poltica pblica, a assistncia social se apresenta aos indivduos e famlias em situao de vulnerabilidade como reconhecimento de sua cidadania e de seus direito proteo social.

14 | CRAS: Marcos Legais

POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL Proteo Social Bsica Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS)
principais Marcos: 1988: Constituio Federal 1993: Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS) 2004: Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) 2005: Norma Operacional Bsica do Sistema nico de Assistncia Social (NOB/SUAS) 2006: Orientaes Tcnicas para o Centro de Referncia de Assistncia Social 2006: Norma Operacional Bsica dos Recursos Humanos do Sistema nico
de Assistncia Social (NOB-RH/SUAS) 2007: Parmetros para Atuao de Assistentes Sociais e Psiclogos na Poltica de Assistncia Social

Alguns Marcos do estado de so paulo secretaria estadual de Assistncia e desenvolvimento social (seAds):
Resoluo SEADS n 15, de 14 de julho de 2006. Dispe sobre o Programa Estadual de Proteo Social Bsica e Especial e d providncias correlatas. Resoluo SEADS n 26, de 30 de outubro de 2006. Altera a Resoluo SEADS n 15 de 14 de julho de 2006.

A nova poltica de assistncia social: o suAs e o crAs


Mesmo sendo uma prtica antiga, a assistncia social s foi reconhecida como poltica pblica na Carta constitucional de 1988. A partir de sua regulao pelo Estado, essa atividade experimentou enormes avanos. O primeiro deles foi a promulgao da Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS), em 1993. Esse ato abriu caminho para o reconhecimento da atividade como poltica pblica de seguridade social responsvel pela oferta de proteo social no contributiva populao atingida por conjunturas, contextos ou processos produtores de vulnerabilidade social. Os avanos aconteceram na mesma velocidade com que foram implementados os mecanismos legais de garantia da participao e de gesto compartilhada entre as diferentes esferas de governo e da sociedade. Os principais avanos foram os seguintes: Implantao dos conselhos municipais, estaduais e nacional de assistncia social;
CRAS: Marcos Legais | 15

instalao do Fundo de Assistncia Social nas trs esferas de governo; elaborao e aprovao de planos municipais, estaduais e nacional de assistncia social; criao de instncias prprias de negociao e pactuao designadas como Comisso Intergestores Bipartite (CIB) e Comisso Intergestores Tripartite (CIT); realizao de conferncias municipais, estaduais e nacional, que se tornaram grandes fruns para a formao de competncias de gesto, de consensos e de evoluo nessa poltica pblica. Outro importante passo foi dado com a aprovao, em 2004, da Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) e regulao, em 2005, da gesto das provises socioassistenciais (reconhecidas como direito dos cidados), pautadas em critrios objetivos e no respeito ao pacto federativo para a sua operacionalizao, configurado no Sistema nico de Assistncia Social (SUAS). O formato do SUAS espelhou-se no do Sistema nico de Sade (SUS). Nas palavras de Aldaza Sposati2, sem dvida a maior estudiosa dessa poltica, o SUAS instaura em todo o territrio brasileiro um mesmo regime geral de gesto e inscreve as atenes de assistncia social no campo pblico e no campo dos direitos humanos e sociais.

O SUAS uma racionalidade poltica que inscreve o campo de gesto da assistncia social, uma das formas de proteo social no contributiva, como responsabilidade de Estado a ser exercida pelos trs entes federativos que compem o poder pblico brasileiro. Nesse sentido uma forma pactuada que refere o processo de gesto da assistncia social, antes de iniciativa isolada de cada ente federativo, a uma compreenso poltica unificada dos trs entes federativos quanto ao seu contedo (servios e benefcios) que competem a um rgo pblico afianar ao cidado (Sposati, 2006:111-112).

A implantao do SUAS e o carter massivo do Programa Bolsa Famlia deixaram explcitas duas formas de financiamento federal na assistncia social: Fundo a fundo, direcionada para os servios socioassistenciais; valor de transferncia, em benefcio direto ao cidado. Trata-se de dois modos de transferncia: uma entre rgos pblicos, ou melhor, fundos pblicos; e outra realizada diretamente ao beneficirio. A segunda forma de montante muito superior ao financiamento dos servios.

Aldaza Sposati, professora titular da PUC-SP, coordenadora do Ncleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistncia Social e do Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (Cedest).

16 | CRAS: Marcos Legais

No Brasil da ltima dcada, os programas sociais de transferncia de renda cresceram em cobertura e em volume de gastos. Hoje, por exemplo, cerca de 11,1 milhes de famlias j so beneficirias de transferncias de renda via Programa Bolsa Famlia, do governo federal. No Estado de So Paulo, tambm se verifica expanso nos investimentos da SEADS em programas de transferncia de renda, como o Renda Cidad e o Ao Jovem, que alcanam 226.332 beneficirios, entre jovens e suas famlias. Tamanha cobertura representa uma conquista indita para o Brasil, que, nunca antes havia alcanado marcas to significativas em programas de ateno aos pobres. Todavia, h uma clara defasagem entre o montante de recursos para o financiamento de benefcios, face aos servios, ou rede socioassistencial. Como exemplo, o recurso financeiro para o Benefcio de Prestao Continuada no oramento federal oito vezes maior do que o de servios socioassistenciais. Caso se somem, a esse montante, os recursos do Programa Bolsa Famlia, a discrepncia entre benefcios e servios sobe para quatorze vezes. A cobertura da rede de servios socioassistenciais provida com recursos federais tem ainda baixa incidncia (Sposati, 2006:97). Dados levantados por Afonso (2006:15) esclarecem:

A funo de assistncia social registrou um gasto de exato 1% do PIB em 2004. um montante expressivo. Supera o gasto pblico somado em habitao, saneamento, gesto ambiental e cultura. Isoladamente, superam os gastos com urbanismos e, com folga, os de trabalho. A diviso federativa da assistncia foge do padro dos demais gastos sociais e se aproxima do caso da previdncia, refletindo a opo por gastos crescentes nos programas de transferncia de renda: expressiva a concentrao no governo central (72% do gasto nacional), enquanto os municpios pesam muito mais do que os estados (19% contra 9%).

Nesse novo cenrio, o Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) constitui-se em unidade pblica estatal, de base municipal, integrante do SUAS. Concretiza o dever e a presena do Estado-municpio num dado territrio, para ofertar provises em face de vulnerabilidades e riscos sociais das populaes. , sem dvida, um espao de inovao no trabalho da assistncia social que se institui como parte da poltica e da gesto municipal, sob a nova lgica das referncias legais e polticas dessa rea. Carrega, portanto, a potencialidade de concretizar as mudanas preconizadas pela PNAS e pelo SUAS.

proteo social e organizao da ateno pblica


A PNAS e o SUAS introduzem uma nova organizao da ateno pblica, redefinindo as provises socioassistenciais de modo hierarquizado em proteo bsica e especial. Esse arranjo (Cf. Sposati, 2005):

CRAS: Marcos Legais | 17

traduz e especifica programas, projetos, benefcios e servios socioassistenciais; define proteo social bsica e especial, de mdia e alta complexidade; introduz uma concepo importante de se criar e implementar sistemas de vigilncia da proteo social (monitoramento pela via de mapas da pobreza e excluso social; ndices de vulnerabilidade social; mapas de vulnerabilidade social etc.) e de defesa de direitos socioassistenciais; elege como unidade de interveno a famlia, objetivando romper com as tradicionais segmentaes de seus usurios (crianas, adolescentes, mulheres, idosos etc.); elege o CRAS como unidade pblica estatal de proteo social bsica3, localizado em territrios de vulnerabilidade social, com a funo de organizar, coordenar e executar as provises de proteo social bsica; elege o Centro de Referncia Especializado da Assistncia Social (CREAS) unidade pblica estatal de proteo especial de mdia complexidade junto a famlias cujos vnculos entre seus membros e com a comunidade no foram rompidos; organiza a proteo especial de alta complexidade, por meio de programas e servios para famlias que se encontram sem referncia ou em situao de ameaa. As unidades definidas no SUAS (o CRAS e o CREAS) so pblicas e estatais. Elas ofertam nveis diferenciados de ateno e exigem a definio de fluxos de responsabilidades e procedimentos para operar a referncia e a contrarreferncia de forma articulada e integrada na lgica do SUAS.

Com a PNAS e o SUAS, o Estado assume um papel central e estratgico na gesto da poltica de assistncia social. Cada um dos entes federativos tem responsabilidades e compromissos a cumprir. Essa gesto compartilhada e federativa representa uma inovao no campo da assistncia social, historicamente delegada a iniciativas filantrpicas da sociedade civil. O correto propsito de incluir o Estado na tarefa de regulao do exerccio da poltica de assistncia social no dispensa o esforo integrado entre os agentes pblicos estatais e no estatais com vistas ao desenvolvimento da rede socioassistencial. Na lgica da PNAS e do SUAS, alm de ser uma unidade pblica, o CRAS tem de atuar na produo de uma gesto territorial que aproxime e integre as atenes de proteo famlia e ao cidado ao conjunto dos servios pblicos e das redes socioassistenciais e comunitrias de sua rea de abrangncia. No CRAS, ganham centralidade a famlia, o cidado e a coletividade, percebidos como sujeitos estratgicos na proteo social e na construo da cidadania. O CRAS se localiza em territrios cujos ndices de vulnerabilidade social so expressivos. Integra em seus objetivos o desenvolvimento de aes de proteo social bsica, de vigilncia e de defesa social, sempre na perspectiva territorializada e com foco na matricialidade sociofamiliar. na integrao desses objetivos que o CRAS desenvolve um novo modelo socioassistencial em consonncia com o SUAS. Uma ao que integralize a proteo, vigilncia e defesa social gera uma proteo social efetiva, movida por processos e estratgias capazes de produzir convvio, pertencimento e autonomia s famlias e aos cidados.

O SUAS estabelece critrios distintos no nmero de famlias referenciadas, de acordo com o porte do municpio, que vai de 2.500 a 5.000 famlias.

18 | CRAS: Marcos Legais

programas, projetos, benefcios e servios socioassistenciais ofertados no crAs


Como poltica de proteo social, a assistncia social tem um campo prprio de ateno e proviso: articula um leque de aes de segurana contra riscos pessoais e sociais a indivduos, famlias e coletividades, viabilizando servios, programas, benefcios e transferncias de recursos materiais e monetrios, que devem ser planejados, monitorados e avaliados continuamente (MDS, 2008). Tomando a PNAS e o SUAS como matrizes, as provises socioassistenciais hierarquizadas em proteo social bsica e especial ofertam um conjunto de benefcios, servios, projetos e programas que devem efetivar a segurana de acolhida, renda, convivncia e desenvolvimento de autonomia e de sobrevivncia4. A proteo social bsica destina-se aos cidados que vivem em condio de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, da privao (ausncia de renda, renda precria ou nulo acesso aos servios pblicos etc.) e/ou da fragilizao de vnculos afetivo-relacionais e de pertencimento social (discriminaes etrias, tnicas, de gnero ou por deficincias etc.).

A PNAS E A PROTEO SOCIAL BSICA


So considerados servios de proteo bsica de assistncia social aqueles que potencializam a famlia como unidade de referncia, fortalecendo seus vnculos internos e externos de solidariedade por meio do protagonismo de seus membros e da oferta de servios locais que visam convivncia, socializao e ao acolhimento de famlias cujos vnculos familiares e comunitrios no foram rompidos, bem como promoo da integrao ao mercado de trabalho. Exemplos de servios: Programa de Ateno Integral s Famlias. Programa de incluso produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza. Centros de Convivncia para Idosos. Servios para crianas de zero a seis anos que visem ao fortalecimento dos vnculos familiares, ao direito de brincar e s aes de socializao e sensibilizao para a defesa dos direitos das crianas. Servios socioeducativos para crianas, adolescentes e jovens na faixa etria de seis a 24 anos, visando sua proteo, socializao e ao fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios. Programas de incentivo ao protagonismo juvenil e de fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios. Centros de informao e de educao para o trabalho, voltados para jovens e adultos (PNAS/2004).

Segurana da acolhida: Garantia de acolhimento pela via da escuta profissional qualificada, da informao e da referncia. Nos casos de alta vulnerabilidade, o abrigamento pode ser de curta, mdia ou longa durao. Segurana social de renda: Concesso de benefcios temporrios ou continuados queles indivduos ou famlias que apresentem vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e/ou incapacidade para a vida independente e para o trabalho. Segurana de convvio: Construo, restaurao e fortalecimento de laos de pertencimento e vnculos sociais de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhana e societrios. Segurana de desenvolvimento da autonomia: Oportunidades diversas de desenvolvimento de capacidades e habilidades para que as pessoas possam usufruir recursos e possibilidades presentes na sociedade contempornea. Segurana de sobrevivncia: Benefcios materiais ou em pecnia que garantam o acesso proviso estatal, em carter provisrio, de benefcios eventuais para indivduos e famlias expostos a riscos e vulnerabilidades circunstanciais, de emergncia ou de calamidade pblica.

CRAS: Marcos Legais | 19

H certo consenso de que a proteo social bsica s famlias e cidados inclui uma oferta bsica, porm no padronizada, de: servios e processos de fortalecimento da convivncia social e desenvolvimento do sentido de pertencimento s redes existentes ou a serem recriadas no microterritrio; incluso nos servios das polticas pblicas; desenvolvimento da fluncia comunicativa (domnio da leitura, da escrita e da comunicao oral), ampliao do universo informacional e cultural e incluso no circuito de relaes comunitrias; incluso no mundo do trabalho e renda por intermdio de formaes que possibilitem aumento da empregabilidade e gerao de renda. Para isso, preciso conectar e otimizar recursos e ofertas j existentes no territrio para compor uma rede de proteo socioassistencial em direes/movimentos complementares. O primeiro refere-se organizao e articulao entre servios e benefcios socioassistenciais de proviso pblica estatal. O segundo refere-se articulao territorial com entidades de assistncia social e organizaes sociais menos formais, que funcionam como artrias protetivas no territrio. Na agenda de trabalho do CRAS, encontra-se um campo privilegiado de integrao das provises socioassitenciais em rede. O CRAS pode desenvolver estratgias e procedimentos que operem uma nova relao entre servios, benefcios, programas e projetos para, de modo articulado, fazer frente s demandas sociais concentradas nos territrios de vida e de trabalho da populao.

provises do crAs
Benefcios
Para garantir os direitos fundamentais dos cidados, os benefcios monetrios ou em espcie podem ser considerados insumos imprescindveis na proposta de cobertura da proteo social brasileira. A Constituio Federal e a LOAS instituram o Benefcio de Prestao Continuada (BPC), voltado ao atendimento de idosos e pessoas incapacitadas para o trabalho, portadoras de deficincias. Os benefcios em espcie tm larga tradio na operao das polticas sociais (proviso de documentos, auxlio transporte, medicamentos, merenda escolar, cestas alimentares etc.). Programas de transferncia de renda operados pelo governo federal e, em diferentes escalas, pelos governos estaduais e municipais marcam a poltica de assistncia social contempornea. Resultados de seu impacto podem ser evidenciados na reduo, ainda que tmida, das taxas de desigualdades de renda. H assim uma enorme expanso do campo dos benefcios continuados e da transferncia de renda e eventuais (Benefcio de Prestao Continuada, Bolsa Famlia, Agente Jovem, Renda Cidad, Ao Jovem, Auxlio Funeral e Auxlio Natalidade).
20 | CRAS: Marcos Legais

Destaca-se ainda a ateno s populaes vtimas de calamidade pblica ou de emergncia social. Processam-se benefcios e servios de abrigamento, alimentao e reposio de condies mnimas de sobrevivncia e apoio imediato. Essas aes esto necessariamente articuladas com planos de defesa civil, que envolvem agentes e aes derivadas de polticas pblicas. Sabemos, no entanto, que a proteo social mais do que garantia de benefcios. A proteo social pressupe tornar a famlia e o cidado mais fortalecidos para acessar e usufruir bens, servios e riquezas societrias. Sabemos tambm que so necessrios servios e processos que deem conta de desenvolver a autonomia e capacidades substantivas das famlias e cidados estigmatizados pela pobreza, desigualdades e vitimizaes para que circulem nessa sociedade complexa com maiores recursos socioculturais. Ainda que a direo normativa estabelea a integrao entre benefcios e servios, verifica-se maior investimento no financiamento e operacionalizao de benefcios. Esse aspecto coloca para o CRAS e para a gesto municipal um grande desafio: no se firmar como locus exclusivo de distribuio de benefcios. Na perspectiva do SUAS, o CRAS costura a destinao desses benefcios com processos e servios socioassistenciais voltados para o alcance de resultados protetivos da maior importncia: a melhoria da qualidade de vida, ganhos de pertencimento social, convivncia familiar e social, maior autonomia e protagonismo.

Servios socioassistenciais
Os servios so a parte mais substantiva da ateno pblica. Eles exigem relao interpessoal, condio em si de proteo. Envolvem aes continuadas e de prazo indeterminado dirigidas a situaes previamente identificadas e monitoradas nos territrios (MDS, 2008).

Projetos e programas socioassistenciais


Os projetos compreendem a instituio de investimento econmico-social nos grupos populacionais em situao de pobreza, a fim de subsidiar as iniciativas que lhes garantam meios para melhoria das condies gerais de subsistncia, elevao da qualidade de vida, preservao do meio ambiente e sua organizao social. No se caracterizam como aes continuadas. Os programas so em geral multissetoriais e compreendem um conjunto de projetos e iniciativas que se complementam com vistas obteno de resultados assertivos num tempo definido. o caso do Programa Bolsa Famlia, que integra, por exemplo, iniciativas multissetoriais, servios socioassistenciais, educacionais e de sade, formao socioeducativa e profissionalizante para a famlia e projetos de gerao de renda.

crAs: unidade territorializada do suAs


H duas questes aqui a serem destacadas:

1. A proteo social destinada s famlias e aos cidados: acolhimento, referncia e contrarreferncia


Os diferentes estados de vulnerabilidade das famlias e cidados atravessam, em geral, as dimenses da assistncia social, habitabilidade, renda, trabalho, sade, identificao civil e social, educao, convivncia comunitria e dinmica familiar. Para atender a essas necessidades, preciso atuar na mobilizao e induo de aes pblicas multissetoriais,
CRAS: Marcos Legais | 21

no fortalecimento e disponibilidade de redes locais de proteo social e na readequao da oferta programtica, quando necessria. A ateno direta implica o desenvolvimento de diversas prticas. Por exemplo: Adoo de processos de acolhimento e escuta (histrias de vida, necessidades e demandas, potncias e projetos de futuro); encaminhamentos monitorados aos diversos servios pblicos; informao e formao para aumento do universo cultural e desenvolvimento de capacidades e habilidades; desenho e realizao de projetos de interesse da famlia, dos cidados e grupos visando melhoria de condies de vida e a ganhos de confiana social. Por isso mesmo, a proteo social recai no binmio interdependente: cidado/territrioEstado/sociedade. As principais aes voltadas aos usurios da proteo social bsica supem assegurar: apoio individual, grupal e coletivo; ancoragem territorial; provises e protees pblicas. Essas garantias dependem de processos e relaes que mobilizem a coautoria das famlias e cidados na melhoria de suas condies de vida. Os ganhos de autonomia progressiva so fundamentais para enfrentar, com xito, as condies estruturais geralmente associadas a situaes de pobreza e de vulnerabilidade pessoal e social. As garantias dependem, acima de tudo, da mobilizao e articulao dos ativos sociais do territrio organizaes, servios, projetos do territrio para uma ao compartilhada. H, portanto, a necessidade de articulao e fortalecimento das redes assistenciais e socioterritoriais, por meio da oferta e produo de servios e programas sociais complementares dirigidos a capacitao, entretenimento, convivncia, apoio de proximidade, desenvolvimento de capacidades, melhoria da habitabilidade e gerao de trabalho e renda. Para tal, preciso identificao, mobilizao e articulao dos servios, espaos, sujeitos, oportunidades e relaes existentes no territrio.

2. uma nova articulao entre os servios pblicos e as famlias


Est em marcha no Pas uma transformao de enorme relevncia: o acolhimento, pelos servios pblicos, das famlias e da comunidade territorial, por intermdio da flexibilizao de rotinas e processos para melhor atender s demandas. Para tanto, esses usurios devem buscar sua participao na conduo dos servios pblicos bsicos.

22 | CRAS: Marcos Legais

Dessa forma, esses servios passam a contar com uma margem considervel de autonomia, o que contribuir para a produo de respostas assertivas, flexveis e combinadas relacionadas ao direito dos cidados e desenvolvimento sustentvel do territrio a que pertencem. H outro deslocamento igualmente importante: a perspectiva de se revelarem e de se afirmarem potncias e desejos da populao, e no mais polticas e prticas centradas apenas no pobre e na pobreza, resqucios da cultura poltica tutelar reinante no pas. Como reflexo dessa nova lgica, a famlia e o territrio ganham centralidade nas polticas sociais, em particular nas polticas de sade e de assistncia social. Os servios pblicos bsicos esto combinando modalidades de atendimento ancoradas na famlia e nos grupos do territrio. E na poltica de sade que essa perspectiva mais avanou: foram colocados em funcionamento programas de sade da famlia; criaram-se estmulos para a internao domiciliar (no se restringindo apenas internao hospitalar); e foi introduzida a participao do mdico de famlia, do cuidador domiciliar e dos agentes comunitrios de sade. A perspectiva contempornea de reconhecimento da indispensabilidade da famlia no cerne das polticas pblicas destinadas proteo e ao desenvolvimento dos cidados, seja como estratgia de adeso aos propsitos dos servios pblicos bsicos (assistncia social, sade, educao, habitao, emprego etc.), seja como indicador de corresponsabilidade e parceria na conduo desses servios.

A participao da famlia
indispensvel no cerne das polticas pblicas de proteo e de desenvolvimento dos cidados

A famlia continua sendo um forte agente de proteo social de seus membros, independentemente das mudanas que ocorreram em sua dinmica, em sua composio e em seu arranjo. Porm, no podemos exaurir esse potencial protetivo sem ofertar famlia um forte apoio. Trata-se de uma mo dupla que deve ser garantida e de um papel essencial a ser preservado na poltica de assistncia social pela mediao do CRAS.

CRAS: Marcos Legais | 23

gesto do trabalho no crAs


H que se dedicar ateno ainda formao, qualificao das equipes e s condies de trabalho (materiais, institucionais, profissionais, fsicas e financeiras) do CRAS. Sabemos que o CRAS uma unidade estatal recente. Por isso, no possui ainda todas as condies para uma boa gesto e um bom funcionamento. Embora tenham sido implantados em grande parte dos municpios brasileiros o que j uma enorme conquista em to pouco tempo , os CRAS padecem da falta de investimento. Ou seja: so insuficientes (e tambm sob condies precrias de contratao) os recursos humanos disponveis, assim como a sua infraestrutura fsica e sua logstica. Nessas condies, a gesto do trabalho no CRAS se faz desafiadora e necessria. Mesmo com esses limites, preciso consolidar o modelo SUAS, que introduz no setor inovaes substantivas. Em relao ao tema da infraestrutura fsica, sugerimos a leitura do excelente trabalho de Flvio Jos Rodrigo de Castro (2008). Para pensar a formao dos trabalhadores e as condies de logstica necessrias boa gesto do CRAS, devem-se considerar as atribuies e qualificaes gestoras para a atuao de um centro de referncia socioassistencial estatal num determinado territrio. Exemplos de questes a serem levadas em conta: 1. Proximidade O CRAS exige a estruturao de relaes prximas com as famlias e com a comunidade territorial, j que elas so portadoras de identidades, saberes, experincias e de projetos de futuro. 2. Conhecimento das condies de vida no territrio A gesto do trabalho no CRAS requer domnio sobre as condies de vida da populao no territrio e os modos como ela circula pelo local e acessa servios pblicos; sobre as redes socioassistenciais e socioterritoriais existentes e sobre os dficits e as fortalezas existentes na comunidade. 3. Planejamento Todo processo de gesto precisa de um planejamento de aes com clara especificao de prioridades, metas e resultados a alcanar no curto e no mdio prazos. 4. Vnculo com a gesto municipal O CRAS uma unidade pblica estatal vinculada gesto municipal e por ela coordenada. 5. Superviso de processos O xito das atividades est relacionado a uma superviso atenta dos processos e cuidados oferecidos s famlias e aos cidados. A gesto necessita igualmente de monitoramento e de avaliao contnua e sistemtica dos processos, metas e resultados. 6. Participao A gesto tem como dever assegurar oportunidades de participao da equipe do CRAS, das famlias usurias, dos agentes de demais servios pblicos e dos agentes de organizaes comunitrias instaladas no territrio. Essa garantia de participao obriga o CRAS a manter fluxos contnuos de informao e comunicao de saberes e fazeres. 7. Articulao local A gesto do CRAS exige abertura, articulao e trabalho conjunto com os demais servios pblicos, organizaes sociais e movimentos da sociedade, famlias e moradores do territrio.
24 | CRAS: Marcos Legais

O CRAS deve, portanto, conquistar ancoragens intrassetorial, intersetoriais e interinstituies no territrio, de modo a no caminhar de forma isolada e a propiciar a consolidao de uma rede mais ampla de proteo social. Somente dessa forma que a instituio poder estender as protees pblicas e o leque de oportunidades, escolhas e acessos s famlias e aos cidados em situao de vulnerabilidade social. Para pensar a composio e as atribuies da equipe de trabalhadores do CRAS, tendo como referncia as condies reais de seu municpio, sugerimos a leitura das Orientaes Tcnicas para o CRAS, da NOB-RH/SUAS e dos Parmetros para Atuao de Assistentes Sociais e Psiclogos na Poltica de Assistncia Social. Esses requisitos de gesto do trabalho do CRAS so um desafio para que todos os profissionais envolvidos revisem seus parmetros de atuao e incluam em seu saber-fazer novas exigncias. Destacamos alguns desses requisitos: Domnio de conhecimentos e competncias prprias conduo da proteo social bsica, tal qual definida pela poltica e sistema SUAS; reflexo na ao: um profissional menos tarefeiro e mais reflexivo e propositivo; competncia comunicativa e relacional; competncia articuladora. A interveno socioassistencial tem uma caracterstica central: ela sociorrelacional. Ou seja, a proteo social depende de aes e de relaes de proximidade. Assim, o trabalho socioassistencial clama por habilidades comunicativas e relacionais.

(...) pensar a ao comunicativa como portadora potencial de uma racionalidade diferenciada, que s se pode manifestar depois que se tenha destrudo o dogmatismo implcito das concepes de mundo tradicionais, e onde os requisitos de validade possam ser construdos pela argumentao, pelo confronto de diferentes posies, na procura de consensos aceitveis (Gatti, 2004:15).

E, no menos importante, em um processo sociorrelacional, os conhecimentos adquirem sentido ou no, so aceitos ou no, incorporados ou no, em funo de complexos processos no apenas cognitivos, mas, scio-afetivo-culturais. Seu centramento apenas nos aspectos cognitivos individuais esbarra nas representaes sociais e na cultura de grupos (Gatti, 2004:23). Outra competncia indispensvel ao trabalho socioassistencial a articulao. A oferta de provises, de oportunidades e de acessos a servios e relaes no territrio costurada por articulaes que integram a populao-alvo a uma cadeia de programas e servios complementares.
CRAS: Marcos Legais | 25

A articulao hoje uma das habilidades mais valorizadas no trabalho socioassistencial, e abarca, cada vez mais, arranjos multissetoriais e multi-institucionais. Os processos de articulao partem do princpio de que a intersetorialidade e a complementaridade entre servios das diversas polticas pblicas e entre sujeitos sociais do governo, da sociedade e da comunidade so indispensveis para promover melhoria na qualidade de vida de nossas populaes.

O quE PODE SER fEITO PARA A CONquISTA DESSA ARTICuLAO?


Assegurar coautoria dos grupos populares, das famlias, das coletividades. No se faz por! Mas se faz com! Criar rotas de aprendizagem que permitam s famlias e aos cidados ganharem novas aprendizagens com maior autonomia. Reconhecer e trabalhar com potncias e no com vulnerabilidades. Deslocar a pauta do trabalho socioassistencial da oferta de informao para a oferta de aprendizagens e vivncias. As famlias e coletividades querem oferta criativa de aprendizagens. E quando falamos em aprendizagens, preciso lembrar que vivemos num mundo com muito mais acesso a informaes e conhecimentos veiculados pelos meios multimiditicos. Vivemos hoje possibilidades reais de acesso a conhecimentos e aprendizados compartilhados. Compreender que os servios esto no territrio. Ou seja, que eles pertencem coletividade e, portanto, devem operar de forma integrada aos seus vrios sujeitos e espaos de convivncia, interlocuo e aprendizagem, com o propsito de ampliar e otimizar as oportunidades de pertencimento e incluso social de seus habitantes. Assumir em definitivo que nenhum servio pode tudo. Cada um carece de complementaridades multidimensional e multissetorial. Nenhuma poltica ganha por si efetividade social.

Por fim, h uma questo adicional colocada aos profissionais da assistncia social: a demanda por revelar saberes e fazeres de autoria dos agentes locais e, sobretudo, dos grupos usurios castigados pela pobreza, vulnerabilidade e excluso. H um conhecimento que se faz a partir da ao e da relao com esses grupos no terreno prprio da ao. por isso que dizemos que a boa poltica pblica feita de competncias tica, poltica, tcnica, processual e comunicativa. A articulao e a combinao de saberes e fazeres entre programas, setores e disciplinas permitem potencializar a ateno pblica, uma vez que retiram cada ao do seu isolamento e propem uma interveno agregadora e inclusiva.

26 | CRAS: Marcos Legais

AFONSO, Jos R. Las relaciones intergubernamentales dentro de Brasil. Revista de la Cepal, Santiago do Chile, n. 84, p. 135-157, dic. 2004. _____. Novos desafios descentralizao fiscal no Brasil: as polticas sociais e as de transferncias de renda. Braslia: Ipea, dez. 2005 (Texto para Discusso, 1.141). BRASIL. MDS. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Anlise comparativa de programas de proteo social: 1995 a 2003. Braslia: MDS, abr. 2004. Mimeo. _____. MDS. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Conselho Nacional de Assistncia Social. Resoluo n 130, de 15 de julho de 2005. Aprova a Norma Operacional Bsica (NOB/SUAS). Disponvel em: <http://www.congemas. org.br/NOBversaofinal.pdf>. Acesso em: 4 maio 2009. _____. Resoluo n 145, de 15 de outubro de 2004. Aprova a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS). Disponvel em: <http://www.mds.gov.br/arquivos/pnas_final.pdf>. Acesso em: 4 maio 2009. BRASIL. MDS/IEE. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/Instituto de Estudos Especiais da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Desafios da gesto do SUAS nos municpios e Estados. CapacitaSUAS, Braslia, v. 2, 2008. _____. Planos de assistncia social: diretrizes para elaborao. CapacitaSUAS, Braslia, v. 3, 2008. _____. SUAS: configurando os eixos de mudanas. CapacitaSUAS, Braslia, v. 1, 2008. CAMARGO, Jos M.; FERREIRA, Francisco. O benefcio social nico: uma proposta de reforma da poltica social no Brasil. Rio de Janeiro: PUC, Depto. Economia, mar. 2001. (Texto para Discusso, 443). CARVALHO, M. C. Brant. A assistncia social: reflexes sobre a poltica e sua regulao. Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo, n. 87, set. 2006. _____. Uma rede de ao para formao de jovens. Cadernos Cenpec, So Paulo, n. 5, p. 13-15, 1 mar. 2008.

Referncias Bibliogrficas

CRAS: Marcos Legais | 27

CASTRO, Flvio Jos Rodrigues de. O CRAS nos Planos de Assistncia Social: padronizao, descentralizao e integrao. CapacitaSUAS, Braslia, v. 3, p. 75-104, 2008. Planos de Assistncia Social: diretrizes para elaborao. MDE/IEE; PUC-SP. GATTI, B. A. Avaliao da extenso universitria: da institucionalizao s suas prticas. Revista Brasileira de Extenso Universitria, v. 2, n. 2, p. 13-30, jul.-dez. 2004. _____. Avaliao em educao: o que a escola pode fazer para melhorar seus resultados. Cadernos Cenpec, So Paulo, n. 3, p. 31-35, 2007. _____. Pesquisa, educao e ps-modernidade: confrontos e dilemas. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, v. 35, n. 126, p. 595-608, set.-dez. 2005. ROCHA, Sonia. Impacto sobre a pobreza dos novos programas federais de transferncia de renda. Rio de Janeiro: FGV, 2004. Mimeo. SO PAULO (Estado). SEADS. Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social. Resoluo n 15, de 14 de julho de 2006. Disponvel em: <http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/usr/File/2006/imprensa/ RESEADS-15,14-07-06.pdf>. Acesso em: 4 maio 2009. _____. Resoluo n 26, de 30 de outubro de 2006. Disponvel em: <http:// www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/usr/File/2006/imprensa/RESEADS26,%20DE30-10-2006.pdf>. Acesso em: 4 maio 2009. SERRANO, Claudia. A poltica social na globalizao. Programas de Proteo na Amrica Latina, Santiago do Chile: Cepal, 2005. (Unidade Mulher e Desenvolvimento. Projeto Governabilidade Democrtica e Igualdade de Gnero na Amrica Latina e no Caribe. Comisso para o Desenvolvimento das Naes Unidas). SPOSATI, Aldaza de Oliveira. Contribuies para a construo do Sistema nico de Assistncia Social SUAS. Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo, n. 78, p. 171-179, 2004. _____. O primeiro ano do Sistema nico de Assistncia Social. Revista Servio Social e Sociedade, So Paulo, n. 87, p. 96-122, set. 2006.

28 | CRAS: Marcos Legais

2.
Dirce Koga

Vulnerabilidade e Proteo Social Bsica na Agenda do CRAS

Dirce Koga
Assistente social, doutora em Servio Social pela Pontifcia Universidade Catlica (PUC-SP); professora titular do Programa de Mestrado em Polticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul); pesquisadora e consultora da Diagonal Urbana Consultoria.

A desigualdade social expressa no s a dimenso regional do Pas, mas tambm as desigualdades entre as cidades e no interior de cada uma

dilogo sobre a vulnerabilidade social nos territrios dos Centros de Referncia de Assistncia Social (CRAS) e a sua identificao, no Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), como locus de proteo social bsica devem inspirar um debate que extrapole o mbito conceitual e capture as demandas cotidianas dos atores desse complexo cenrio. Partindo desse desafio e, ao mesmo tempo, da realidade heterognea e desigual das cidades brasileiras, o presente texto se prope a tratar do tema das vulnerabilidades sociais presentes nas famlias e territrios, trazendo tona tambm as faces e contrafaces da proteo social a serem observadas pelo CRAS. A desigualdade social se expressa no cotidiano dos territrios e evidencia no apenas a dimenso regional do Brasil, mas especialmente as desigualdades internas existentes entre as cidades e no interior de cada uma delas. Portanto, no aconselhvel estabelecermos uma medida nica para as diferenas socioterritoriais dos 5.564 municpios brasileiros, como se as cidades formassem um grupo homogneo. Avanar pelos caminhos das desigualdades e diversidades regionais brasileiras assemelha-se observao de um caleidoscpio, em que aparentes conjuntos homogneos se desfazem a cada novo ngulo de viso. Essa situao de desigualdade constante nas cidades, compreendida muitas vezes como fato da natureza, um demonstrativo do que o modelo excludente vem provocando em nosso Pas h mais de 500 anos. Desde o final da dcada de 1990, temos assistido no Brasil a uma srie de avanos sociais, com o incremento de mapas de pobreza, excluso e incluso social e riqueza. Ou seja: avanos na elaborao de metodologias

30 | CRAS: Marcos Legais

de importante significado para a anlise social e para o levantamento das desigualdades nos diferentes territrios. O desafio est na superao da simples constatao da existncia dos territrios ditos pobres ou no pobres, excludos ou includos, vulnerveis ou no vulnerveis. H que se fazer a distino entre essas realidades, observando-se que, por trs da cartografia social, h movimentos e dinmicas que devem ser compreendidos para alm dos limites geogrficos administrativos representados em um simples mapa. nessa direo que a prpria Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) sugere o levantamento de indicadores territorializados, de forma que suas respostas se aproximem das necessidades da populao. Os indicadores sociais, na perspectiva da vigilncia social, devem referir-se : produo, sistematizao de informaes, indicadores e ndices territorializados das situaes de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famlias/pessoas nos diferentes ciclos da vida (crianas, adolescentes, jovens, adultos e idosos); pessoas com reduo da capacidade pessoal, com deficincia ou em abandono; crianas e adultos vtimas de formas de explorao, de violncia e de ameaas; vtimas de preconceito por etnia, gnero e opo pessoal; vtimas de apartao social que lhes impossibilite sua autonomia e integridade, fragilizando sua existncia; vigilncia sobre os padres de servios de assistncia social em especial aqueles que operam na forma de albergues, abrigos, residncias, semi-residncias, moradias provisrias para os diversos segmentos etrios. Os indicadores a serem construdos devem mensurar no territrio as situaes de riscos sociais e violao de direitos (Vigilncia Social na PNAS/ 2004). Se utilizarmos, por exemplo, o j bastante difundido ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede os diferentes graus de desenvolvimento dos pases, para anlise dos estados e municpios brasileiros, notaremos que os mais bem posicionados no ranking nacional se localizam nas regies Sul e Sudeste. Vejamos o exemplo do Estado de So Paulo (2000)1, que apresenta alto IDH. Se olharmos para seus 645 municpios, veremos reproduzida a imagem da desigualdade social existente entre os estados brasileiros. No caso de So Paulo, indicadores socioeconmicos, como o ndice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS)2 e o ndice Paulista de Responsabilidade Social3 produzidos pela Fundao Seade permitem observar justamente as diferenas e discrepncias entre as cidades paulistas. Tais medidas tm revelado que o estado considerado mais desenvolvido do Pas possui em sua malha pelo menos 114 municpios em condies de alta vulnerabilidade social, como demonstra trecho analtico do IPVS 2005:
Ver Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil (PNUD/IBGE/Fundao Joo Pinheiro, 2000). Disponvel em: <http://www.pnud.org.br>. Esse novo indicador, ao permitir ao gestor pblico e sociedade uma viso mais detalhada das condies de vida do seu municpio, com a identificao e a localizao espacial das reas que abrigam os segmentos populacionais mais vulnerveis pobreza, incorpora ao sistema de indicadores de desenvolvimento, iniciado com o ndice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), mais um instrumento para a avaliao das polticas pblicas. 3 Sistema de indicadores que compem o IPRS. Criado em 2000, pela Fundao Seade, em resposta solicitao da Assembleia Legislativa, esse sistema composto de indicadores que expressam o grau de desenvolvimento social e econmico dos 645 municpios do Estado de So Paulo.
1 2

CRAS: Marcos Legais | 31

Composto pelos municpios piores situados em termos de riqueza, longevidade e escolaridade no Estado de So Paulo, o grupo 5 do IPRS rene 114 municpios concentrados principalmente no Vale do Ribeira e na regio serrana do Vale do Paraba. Em 2000, esses municpios possuam 2 milhes de habitantes. Com poucas excees, os municpios so de pequeno porte (mdia de 19 mil habitantes), localizados em reas marcadas pela pobreza e incapacidade local em lograr avanos socioeconmicos significativos (Fundao Seade, IPVS, 2005).

O grfico a seguir, produzido com base na distribuio dos setores censitrios4 do IBGE para o Estado de So Paulo (num total de 48.683 setores), identifica 8,6% dos setores como de muito alta vulnerabilidade social, o que corresponde a cerca de 3,6 milhes de habitantes. interessante notarmos que, no outro extremo da rgua do IPVS, percentual semelhante (8,5%) de setores corresponde faixa de nenhuma vulnerabilidade social, totalizando 2,5 milhes de habitantes. Embora So Paulo tenha o mesmo ndice (8,5% de setores) para duas situaes discrepantes de vulnerabilidade social (muito alta e nenhuma), a quantidade de pessoas residentes nos setores de muito alta vulnerabilidade social supera em 1 milho de pessoas a dos setores de nenhuma vulnerabilidade social. Isto : embora se trate da mesma quantidade de setores censitrios analisados tanto para alta como para nenhuma vulnerabilidade social, a quantidade de pessoas morando nos setores de alta vulnerabilidade social superior em relao aos setores de nenhuma vulnerabilidade social. possvel afirmarmos, portanto, com base no IPVS, que na balana da desigualdade social, o Estado de So Paulo possui entre seus extremos um sobrepeso populacional nos setores de muito alta vulnerabilidade social.

Distribuio dos Setores Censitrios, por Localizao, Segundo o IPVS


Estado de So Paulo (2000)
25% 21,1%

Setores urbanos Setores rurais

20,4%

muito baixa
8,5%

15,4%

alta baixa mdia

8,6%

nenhuma vulnerabilidade

muito alta

Fontes: Fundao Seade/IPVS e IBGE (Censo Demogrfico 2000).

Cada setor censitrio corresponde a aproximadamente 300 domiclios.

32 | CRAS: Marcos Legais

Vale destacar que o IPVS trabalha com um conceito de vulnerabilidade social baseado em Kaztman (1999), entendendo ser o confronto entre os recursos acumulados (ou sua ausncia) por indivduos, famlias e comunidades em simultneo s oportunidades acessveis para empreg-los que poderiam identificar as diferentes situaes de vulnerabilidade social a que eles esto submetidos (IPVS, 2005). Katzman e Filgueira (2006) tm trabalhado com o conceito de vulnerabilidade social relacionado aos processos de pobreza e excluso social, afirmando que:

Eis um desafio para os CRAS no enfrentamento das vulnerabilidades sociais das famlias e de seus territrios de vivncia, pois estamos falando da presena do Estado e de sua poltica pblica de assistncia social no cotidiano dos territrios intraurbanos considerados mais carentes de proteo social.

o crAs e proteo social no territrio


Segundo definio do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), embasada na PNAS, o Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) uma unidade pblica da poltica de assistncia social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em reas com maiores ndices de vulnerabilidade e risco social, destinado prestao de servios e programas socioassistenciais de proteo social bsica s famlias e indivduos, e articulao destes servios no seu territrio de abrangncia, e uma atuao intersetorial na perspectiva de potencializar a proteo social5. Segundo a PNAS, a escolha territorial para instalao do servio de assistncia social deve ser baseada na identificao das famlias e territrios em situao de vulnerabilidade. A conjugao entre prioridade e qualidade no atendimento populao usuria tem se apresentado como um modo eficaz de efetivao da poltica de assistncia social. O reconhecimento socioterritorial das vulnerabilidades sociais exige dos municpios investimentos na produo de informaes mais desagregadas sobre a realidade socioeconmica, poltica e cultural. Tal prtica no tem sido usual nas prefeituras brasileiras, e sua ausncia tem afetado as polticas sociais como um todo. A poltica de sade, com sistemas como o DATASUS; e a poltica de Educao, por intermdio do Censo Escolar do Instituto Nacional

Em nosso caso, chamamos de vulnerabilidade ante a pobreza ou a excluso social as situaes que surgem quando as configuraes de recursos que controlam e podem movimentar os municpios no so suficientes para aproveitar as estruturas de oportunidade de acesso ao bem-estar (Katzman; Filgueira, 2006:71).

Assim, a abordagem da vulnerabilidade social mostra-se relacionada ao acesso ao bem-estar social que os autores citados denominam de estruturas de oportunidade de acesso ao bem-estar. Como foi possvel observar pelo IPVS, a distribuio dos recursos para o acesso s estruturas de oportunidade se d de forma desigual entre os municpios paulistas. Essa configurao dos setores segundo os graus de vulnerabilidade social demonstra que os territrios de So Paulo expressam uma lgica de desigualdade social a ser enfrentada tambm em seu interior.
5

Disponvel em: <http://www.mds.gov.br>. Acesso em: 1 abr. 2009.

CRAS: Marcos Legais | 33

de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP/MEC), tm possibilitado a formao de uma base mais desagregada de dados municipais. Vale destacar tambm a iniciativa recente do MDS e IBGE de disponibilizarem a todos os municpios com populao superior a 20 mil habitantes informaes socioeconmicas que possibilitem o reconhecimento intraurbano das condies de vida das famlias pelos seus microterritrios. O fato que nem sempre os territrios dos sistemas de informao coincidem com os territrios de gesto e de vivncia da populao. O territrio conceitual parece longe do territrio real. Por seu turno, o territrio real pode no se revelar nos sistemas informacionais gerados. Temos de reconhecer que as ferramentas tecnolgicas informacionais geradas nos ltimos anos contriburam significativamente para os avanos das pesquisas, produzindo novas formas de expresso das realidades estudadas e cartografias tem-

ticas, alm de atribuirem valores e cores aos polgonos das divises poltico-administrativas dos diferentes territrios. Segundo Vera Telles,

o fato que hoje sabemos mais e melhor sobre as caractersticas da pobreza urbana, o modo como se distribui nos espaos das cidades e as variveis que compem as situaes de vulnerabilidade social e excluso territorial, para usar os termos correntes nos debates atuais. Sabemos mais e melhor sobre a escala dos problemas sociais e os pontos crticos espalhados pela cidade e seus territrios. Mas no sabemos discernir as linhas de fora que atravessam as realidades e o debate parece se dar numa espcie de confinamento do presente imediato, sem conseguir romper o crculo de giz traado pelo tempo curto da gesto das urgncias locais (Telles; Cabanes, 2006:19).

A escolha
territorial para a instalao do servio de assistncia social deve ser baseada na identificao das famlias e territrios em situao de vulnerabilidade

Esse fio da meada apresentado pela autora sugere um desvendamento dos territrios a partir das conexes/desconexes sociais presentes no cotidiano das cidades e dos vnculos/fraturas sociais que permeiam a variada gama de relaes sociais. Trata-se de encarar faces e contrafaces de um mesmo fenmeno que apontam para o movimento e a dinmica do cotidiano. Por isso, torna-se temerrio identificar de forma imediata uma populao como pobre, excluda ou vulnervel. No enfoque do trabalho social dos CRAS se faz necessrio um deslocamento na forma tradicional de se identificar to somente as evidncias de situaes de vulnerabilidade social, o que acaba levando unicamente nfase em relao ao universo das necessidades. Assim, h que se desvendar outros

34 | CRAS: Marcos Legais

horizontes para alm dos j conhecidos mapeamentos de vulnerabilidade social, buscando-se a identificao do universo das potencialidades humanas. Em estudo intitulado Los cuerpos fragmentados, Alfredo Carballeda, trabalhador social argentino, aborda o conceito de interpelao no processo de interveno social como estratgia para tornar visveis questes aparentemente no visveis no cotidiano do trabalho social. Para ele,

o conceito de interpelao pode ser til tanto para observar a direo da interveno social nas polticas sociais como tambm para a investigao. Interpela todo aquele que se apresenta em forma inesperada ou revelado a partir de uma interveno. Interpelar, nesse contexto, implica tornar visvel aquilo que est oculto (que no havia sido visto pela comunidade ou pela agenda pblica) (Carballeda, 2008:46).

Processos reveladores que vo alm das evidncias de demandas e/ou necessidades sociais apontam para dimenses relacionais tambm novas ou diversas, as quais a poltica de assistncia social poderia incorporar na sua opo metodolgica. Ao partir do pressuposto de que proteo social significa cobertura contra os principais riscos suscetveis de acarretar uma degradao da situao dos indivduos, como a doena, o acidente, a velhice sem recursos, as circunstncias imprevisveis da vida que podem culminar, em casos extremos, na decadncia social, Robert Castel (2005:7) enfatiza que, atualmente, ser protegido , ao mesmo tempo, ser ameaado. Pois, nessa perspectiva, a proteo depende da forma como a sociedade a estabelece se de maneira adequada ou no. Tratar das vulnerabilidades sociais supe, portanto, no esquecer de suas contrafaces, que so as prprias respostas de proteo social ou, mais profundamente, da qualidade de tais respostas ou ainda das no-respostas, que tornam ainda mais dramticas as situaes de vulnerabilidade social, revelando que a ausncia da proteo social significa maior grau de sofrimento humano.

o crAs e a seguranas sociais do suAs no territrio


O CRAS tem se apresentado como uma das manifestaes mais concretas da poltica de assistncia social. Alm da preocupao com a identidade do CRAS como locus estatal no territrio, tambm h a preocupao com o seu cotidiano funcional. Esse aspecto levanta novas preocupaes, como a garantia do cumprimento das seguranas sociais previstas no SUAS e um atendimento de qualidade, incluindo-se o conforto do espao fsico para o desenvolvimento dos servios prestados. Aparentemente, uma questo corriqueira, j que intrnseca prestao do servio, torna-se complexa em um contexto marcado pela precariedade e pelo improviso dos chamados equipamentos sociais. Dado o imediatismo (que se faz tradicional no campo social) em associar pobreza e assistncia,
CRAS: Marcos Legais | 35

dedicar ateno qualidade nos ambientes de atendimento tambm pode significar uma nova forma de gesto dessa poltica. Vale lembrar que o SUAS prev no escopo da proteo social as seguintes seguranas sociais: Segurana de sobrevivncia a riscos circunstanciais Benefcios eventuais e transitrios que assegurem proteo social bsica a pessoas e famlias vtimas de calamidades e emergncias e de situaes de forte fragilidade pessoal e familiar, especialmente mulheres chefes de famlia e seus filhos. Segurana de convvio ou vivncia familiar Cuidados e servios que reestabeleam vnculos pessoais, familiares, de vizinhana e de segmento social, mediante a oferta de experincias socioeducativas, ldicas e socioculturais desenvolvidas em rede de ncleos socioeducativos e de convivncia para os diversos ciclos de vida. Segurana de acolhida Aes, cuidados, servios e projetos que funcionem como porta de entrada para a proteo e a recuperao de situaes de abandono e isolamento de crianas, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Com isso, restaura-se a autonomia dessas pessoas e sua capacidade de convvio e protagonismo, mediante a oferta de condies materiais de abrigo, repouso, alimentao, higienizao, vesturio e oferta de aes socioeducativas. Segurana de renda Benefcios financeiros, sob determinadas condies, e benefcios continuados que assegurem proteo social bsica a idosos e a pessoas com deficincia sem fonte de renda e sustento. Segurana do desenvolvimento da autonomia individual, familiar e social Provises e aes profissionais e sociais que desenvolvam o protagonismo e a cidadania.
36 | CRAS: Marcos Legais

Esse conjunto de seguranas sociais descritas no mbito do SUAS encontra nos CRAS um espao privilegiado para sua efetivao como agente de proteo social bsica nos territrios mais sujeitos a situaes de vulnerabilidade e a riscos sociais. Nesse contexto, os CRAS superam a funo equipamentista que as variadas formas de atendimento podem denotar. Mais do que um simples espao fsico estatal, os CRAS so um novo organismo social presente no cotidiano das famlias e de outros atores sociais. A atuao do CRAS como ator social permite-nos pensar na sua identidade e no seu papel para a efetivao de uma poltica pblica de proteo social. Ou seja: no se trata simplesmente de um equipamento social instalado em determinado lugar, e sim de um ator social envolvido com a dinmica da realidade local. O papel do CRAS na articulao em rede e no protagonismo da intersetorialidade se apresenta como uma necessidade no processo de interveno social. Sua presena possibilita uma mudana de lgica. Deixa-se de lado a atuao isolada e/ou por pblico-alvo e parte-se para uma atuao mais prxima da dinmica dos territrios considerados vulnerveis, pobres ou excludos. Da mesma forma, h que se levar em conta que esses adjetivos construdos como tipologias para a classificao dos territrios tendem a uma representao isolada da realidade. As caractersticas de grupos populacionais e familiares so associadas s particularidades dos lugares onde se encontram e essa conjugao termina por definir os graus de vulnerabilidade de tais territrios. Assim, alguns mapeamentos identificam estados mais vulnerveis do que outros em determinada regio; cidades mais vulnerveis do que outras em determinado estado; bairros mais vulnerveis do que outros em

determinada cidade. Ou seja, o mbito urbano e o intraurbano passam a constituir referncias para marcar diferenas e desigualdades. Percebe-se que tais avaliaes so insuficientes para a compreenso das dinmicas intrnsecas e da vida que corre nesses diferentes territrios. A mediao do conhecimento construdo sobre a realidade social compe um ingrediente complementar sempre necessrio. Vera Telles tem alertado para esse risco no processo de classificao dos espaos urbanos ou intraurbanos de nossas cidades para fins de anlise ou gesto das polticas sociais, tomando como referncia o conceito de segregao. A segregao no a mesma coisa que distribuio da pobreza no espao, no um problema afeito apenas ao problema dos pobres e desvalidos da cidade e no questo que se reduz s medidas dirigidas aos pontos (e micropontos) da vulnerabilidade social (Telles; Cabanes, 2006: 76).

Se considerarmos que a identidade dos CRAS como ator social nos territrios construda medida que suas relaes so estabelecidas cotidianamente com outros atores, a prpria noo de vulnerabilidade social dos territrios de atuao tambm se apresenta de forma diferenciada. No caso, a vulnerabilidade social dos territrios e famlias identificada conforme sua relao com outros territrios da mesma cidade. Complementando o debate de Vera Telles sobre a segregao, a autora vem reforar a sua identidade relacional que poderamos confrontar com a noo de vulnerabilidade social.

A noo de segregao diz respeito a uma relao relao entre localidades e a cidade. No uma relao fsica dada pelas escalas de distncia e proximidade, tal como se poderia medir no mapa da cidade. uma relao social que diz respeito dinmica da cidade, aos modos como a riqueza distribuda (e disputada) e corporificada nas suas materialidades, formas e artefatos (Harvey), definindo as condies desiguais de acesso a seus espaos, bens e servios (Telles; Cabanes, 2006: 76).

Outro aspecto a se destacar na atuao dos CRAS nos territrios justamente a sua funo protetiva essencialmente relacional, tanto do ponto de vista da especificidade da poltica de assistncia social, como tambm de sua articulao com as demais polticas pblicas. Ou seja: para conseguir tornar alcanveis as seguranas bsicas de sobrevivncia, de renda e do desenvolvimento da autonomia individual, familiar e social, convivncia e acolhida, a poltica de assistncia social encontra nos espaos dos CRAS um ambiente favorvel de garantias aos cidados mais sujeitos vulnerabilidade social. Tornar a proteo acessvel aos cidados implica outro movimento da poltica pblica, a partir da diversidade das demandas populacionais, que podem se revelar de forma diferenciada
CRAS: Marcos Legais | 37

e desigual, de acordo com as caractersticas demogrficas, geogrficas, econmicas, sociais, culturais, temporais, polticas e institucionais de cada territrio. Esse deslocamento pode significar, entre outros atos da gesto da poltica de assistncia social local/regional, um olhar para a diversidade de distribuio populacional em relao diversidade dos territrios de residncia. No caso do Estado de So Paulo, notria essa diversidade na distribuio dos territrios e da populao, conforme pode ser observada na tabela a seguir, baseada nos dados demogrficos do Censo 2000, de acordo com a diviso por porte de municpio preconizado pelo SUAS.

Distribuio da Populao do Estado de So Paulo por Porte Municipal


Porte municipal Pequeno 1 Pequeno 2 Mdio Grande Metrpole Total
Fonte: IBGE, 2000.

n munic. 412 117 54 59 3 645

Pop. total 3.040.234 3.633.605 3.818.498 14.017.888 12.464.153 36.974.378

Pop. urbana 2.346.044 3.192.296 3.496.457 13.698.790 11.804.417 34.538.004

Pop. rural 694.190 441.309 322.041 319.098 659.736 2.436.374

% pop. rural 22,83 12,15 8,43 2,28 5,29 6,59

O Estado de So Paulo predominantemente urbano, com apenas 6,6% de sua populao residente em rea rural. H tambm uma presena marcante de municpios de pequeno porte (at 50 mil habitantes se somados os de porte pequeno 1 e 2), que correspondem a 82% dos 645 municpios. No que diz respeito populao residente nesses municpios de pequeno porte, pode-se notar pelo menos duas questes. A primeira se refere ao fato de que, embora representem quase a totalidade dos municpios, as cidades pequenas abrigam apenas 18% da populao total do estado. A segunda: apesar de So Paulo ser essencialmente urbano, os municpios de pequeno porte 1 e 2 tm 35% de sua populao na rea rural. A partir dessa constatao, pode-se perceber que um dos desafios que os CRAS dos municpios pequenos de So Paulo devem enfrentar est nos chamados CRAS rurais. Como garantir as protees bsicas de cidadania para a parcela significativa da populao residente na rea rural? Estariam nossas propostas de proteo bsica coerentes com as caractersticas das vulnerabilidades sociais presentes nesses territrios? Podem ser alcanveis esses cidados cujas residncias encontram-se distribudas de forma dispersa e no raro por longas distncias em relao sede do municpio? No outro extremo da distribuio populacional de So Paulo, segundo o Censo 2000 (provavelmente o Censo 2010 dever revelar novas metrpoles do estado), encontram-se as
38 | CRAS: Marcos Legais

grandes cidades e trs metrpoles: So Paulo, Guarulhos e Campinas. Esse grupo altamente denso em termos de concentrao demogrfica corresponde a apenas 9,6% das cidades paulistas (ou a 63 localidades). Porm, essas poucas cidades renem em seus territrios 26,5 milhes de habitantes (72% da populao do estado), o que nos permite afirmar que a grande maioria dos cidados paulistas reside em grandes centros urbanos. Entre os

E aqui voltamos aos paradoxos de implementao dos So Paulo. De um Diferenciaes lado, temos uma como essas aponmaioria de munictam para dimenses pios pequenos com relacionais tamreduzida populao bm diversas, a serem residente. De outro, uma incorporadas pelo trabalho maioria de populao residindo social, cujos desenhos no poderiam em um pequeno nmero de grandes municpios. Basta dizer que o estado possui ser prvios s prticas sociais dos territrios. uma metrpole com quase 11 milhes de habitantes (So Paulo, com populao equi- O trabalho social voltado para as vulnerabivalente a de Portugal e trs vezes maior que a lidades sociais no pode, portanto, ignorar a do Uruguai) e uma cidade com menos de mil relao entre os grupos sociais com os quais se prope a atuar e as complexas dimenses habitantes (Bor, na regio oeste). relacionais desses grupos. Dessa forma, surgem outras questes relativas ao desafio dos CRAS dos grandes centros Dessa forma, talvez somente um (re)dimenurbanos. Uma delas a de como tornar a sionamento das prprias medidas sociais proteo social bsica alcanvel aos cida- seja capaz de romper o confinamento das dos, em funo da dinmica diferenciada caractersticas ou tipologias que identifidas grandes cidades (com seus processos de cam as vulnerabilidades sociais. possdeslocamento, vivncias coletivas e poderes vel que, nesse redimensionamento (que paralelos), que interferem nas conexes com privilegia tambm as prticas sociais das o espao urbano e na definio de acessibili- populaes), consiga-se vislumbrar mais as dinmicas e complexas relaes dos terridade intraurbana. trios de vivncia. Nesse cenrio de grandes cidades ou metrpoles, os CRAS deparam-se no somente Vale ressaltar que a perspectiva relacional do com situaes sociais complexas ou de vio- territrio e os conceitos de vulnerabilidade lao de direitos, mas tambm com graus social, risco social e segurana social contidiversos de acesso cidade, onde se depende dos no PNAS permitem um novo olhar sobre de outros meios de transporte (alm do ir a dinmica cotidiana dos CRAS o de possi p) ou de uma rede de solidariedade que bilitar a relao entre as situaes urgentes e emergentes de cada territrio e os processos ultrapassa a vizinhana.

Nos espaos metropolitanos, a exposio aos riscos sociais acaba fazendo parte do cotidiano da maioria dos territrios. A demanda por proteo social especial acaba ocorrendo simultaneamente demanda por proteo social bsica, configurando uma situao na qual as funes dos CRAS e dos Centros de Referncia Especializados de Assistncia Social (CREAS) podem terminar se fundesafios dindo em um nas pequenas mesmo espao cidades est a de atendimento.

CRAS rurais

CRAS: Marcos Legais | 39

societrios mais amplos relativos a fatores econmicos, polticos e culturais. Ao mesmo tempo, podem ser identificadas as formas de expresso desses conceitos em cada territrio. Desse modo, a sujeio s situaes de risco ou vulnerabilidade social pode variar de acordo com as dinmicas locais e com as relaes estabelecidas dentro e entre as cidades. Trata-se, portanto, da tarefa de considerarmos a garantia das protees sociais do SUAS no apenas no territrio, mas essencialmente a partir dos territrios.

Referncias Bibliogrficas

BRASIL. MDS. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Poltica Nacional de Assistncia Social. Braslia: MDS, 2004. Disponvel em: <http://www.mds.gov.br>. Acesso em: 1 abr. 2009. CARBALLEDA, Alfredo. Los cuerpos fragmentados. Buenos Aires: Paids, 2008. CASTEL Robert. A insegurana social o que ser protegido? Petrpolis: Vozes, 2005. KATZMAN, Ruben; FILGUEIRA, Fernando. As normas como bem pblico e privado: reflexes nas fronteiras do enfoque ativos, vulnerabilidade e estrutura de oportunidades (Aveo). In: CUNHA, Jos Marcos (Org.). Novas metrpoles paulistas. Campinas: NEPO/Unicamp, 2006. p. 67-94. SEADE. ndice Paulista de Vulnerabilidade Social. So Paulo: Fundao Seade, 2005. Disponvel em: <http://www.seade. gov.br>. Acesso em: 1 abr. 2009. TELLES, Vera; CABANES, Robert (Orgs.). Nas tramas da cidade: trajetrias urbanas e seus territrios. So Paulo: IRD/ Humanitas, 2006.

40 | CRAS: Marcos Legais

3.

Metodologias do Trabalho Social no CRAS


Marta Silva Campos Daniela Santos Reis

Daniela Santos Reis

No nova a tarefa de compreendermos a assistncia social como direito da cidadania; novo obtermos isso em escala ampliada

Assistente social e mestre em Servio Social. Coordenadora do curso de Servio Social da Unicastelo.

Marta Silva Campos


Assistente social e doutora em Cincias Sociais (Antropologia). Coordenadora do Ncleo de Estudos e Pesquisas da Famlia (NEP-FAM) e professora de Poltica Social da Pontifcia Universidade Catlica (PUC-SP).

definio das metodologias dos Centros de Referncia de Assistncia Social (CRAS) est condicionada por alguns elementos relacionados ao contexto de suas operaes. Como sero tratados de forma detalhada ao longo desta publicao, tais fatores vo aparecer nominados e explicitados aqui de forma breve para uma compreenso mais imediata dos fundamentos das questes e propostas metodolgicas apresentadas a seguir.

os crAs e a poltica nacional de Assistncia social


De maneira geral, os fatores mais importantes desse tema dizem respeito ao impacto do desenho institucional mais amplo da Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) e do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS). Estes, tanto enquadram a implantao e o desenvolvimento dos CRAS, como, em grande parte, definem suas possibilidades atuais de viabilizar respostas adequadas s necessidades e demandas da populao visada. Particularmente, devem ser mencionados muitos elementos polticos e programticos de inovao contidos no modelo assistencial adotado: A interdisciplinaridade das equipes na gerncia e na interveno direta no campo; a intersetorialidade e a territorialidade na cobertura das necessidades e demandas no sentido da incluso social;
42 | CRAS: Marcos Legais

a centralidade conceitual e operacional na famlia; o aprofundamento no trato da questo financeira e dos mecanismos de articulao de instncias de governo, dentro do processo de descentralizao poltico-administrativa; a misso especfica de provimento integrado dos nveis de proteo social bsica, dentro da rea da assistncia social.

implicaes de trabalhar num cenrio novo


Certamente todas essas caractersticas no so propriamente novas no cenrio da poltica e do trabalho social, mas, em geral, tm aparecido pouco detalhadas em seus aspectos gerencial e metodolgico, permanecendo frequentemente como alvos norteadores, de viabilizao sempre duvidosa. Raramente tambm, exceo justamente feita ao Sistema nico de Sade (SUS), esses elementos vm juntos, de forma sistmica, em projetos, programas e polticas, sobretudo naqueles com amplitude nacional. Quanto assistncia social, no nova a tarefa de avanar em sua compreenso como direito de cidadania, subjetivamente vivido, eliminando o estatuto de favor, presente ainda hoje em servios e benefcios ofertados publicamente. Mas bastante novo procurar obter isso em escala ampliada, mediante um aparato poltico-administrativo capaz de alcanar capilaridade nacional. , portanto, especialmente difcil dispormos de conceitos e metodologias j experimentados que possibilitem fazer uma previso adequada de seus resultados. Nesse sentido, Nidia Alwyn de Barros (1995) indaga sobre a existncia dessa possibilidade quando trabalhamos com polticas direcionadas s famlias, no curto e no longo prazo, tendo em vista a atuao no campo das relaes familiares, espao altamente complexo, com mltiplas variveis. Carla Bronzo (2007) tambm fala da falta de conhecimento acumulado sobre duas questes centrais: como trabalhar tendo a famlia como foco e quais tecnologias levam a uma maior efetividade no trato dessas famlias, em sua condio de pobreza e vulnerabilidade. A autora destaca tambm a nebulosidade que atinge os agentes de ponta quanto ao desenho das polticas sociais a serem desenvolvidas, com suas estratgias e aes mais exitosas para esse pblico. Concluindo, observamos que, num cenrio estimulante, justamente pela abertura de oportunidades, comparecem naturalmente riscos e, sobretudo, incertezas.

A relao entre a pnAs e a famlia


Grande parte dessa imprevisibilidade pode ser atribuda, como acredita Regina Mioto (2009), ao fato de, ao tomarmos a famlia como o sujeito de referncia na poltica social, termos de lidar com a relao entre dois campos famlia e poltica social extremamente complexos, visceralmente inter-relacionados, e que tm sido, a partir dos anos 1980, motivo de controvrsias polticas e acadmicas.
CRAS: Marcos Legais | 43

Um dos fundamentos dessa discusso est bem explicitado por Chiara Saraceno (1992), quando se refere a trs possibilidades de relao entre Estado e famlia: No interveno do primeiro, ou normatizao minimizada, no sentido liberal de respeito esfera privada; obrigatoriedade de contribuio da unidade familiar nos assuntos pblicos, com o estabelecimento de legislao e normas administrativas invasivas (caso histrico o do controle da natalidade, seja para estimul-la, ou coibi-la, em funo das convenincias do Pas); sobrecarga da famlia, mediante sua incorporao no cumprimento de funes, inclusive algumas j legalmente definidas como de responsabilidade do Estado. Essa ltima tendncia merece bastante ateno no Brasil por motivos muito concretos. Ainda que a responsabilidade constitucional pela garantia de direitos seja atribuda ao Estado, sociedade e famlia, a atual legislao na rea da poltica social, de muito recente formulao, tende a destacar a importncia da responsabilizao da famlia nesse conjunto. Ela est presente em toda a normatizao da dcada de 1990, aps a sano da ltima carta constitucional: a importncia, por exemplo, do direito convivncia familiar e comunitria, conforme o Estatuto da Criana (ECA); e a precedncia do alojamento familiar para os idosos, presente no Estatuto do Idoso e ainda, na PNAS, no texto da lei referente ao Benefcio da Prestao Continuada (BPC), que define sua concesso como devida apenas em caso de impossibilidade de sustento pela famlia. Como geralmente ocorre nos pases de formao catlica, adota-se o princpio da subsidiaridade para definir o papel do Estado. Ao mesmo tempo, compartilhando com a famlia as responsabilidades quanto funo de reproduo social, em que ela exerce, por excelncia e tradicionalmente, seu papel, o Estado pode tender a uma naturalizao das atribuies familiares na criao e educao dos filhos, expondo a famlia a uma ampliao de encargos no desenvolvimento da proteo social. A pertinncia de se tomar a famlia como objeto da poltica social tambm questionvel, segundo alguns autores, devido extrema variao na prpria concepo governamental sobre ela, refletindo-se na proliferao de unidades administrativas mltiplas e diferenciadas e na implementao segmentada de polticas e programas. Disso trata Ruben lo Vuolo (2001) em sua anlise sobre a famlia na poltica social latinoamericana. Tambm a j citada Nidia Alwyn de Barros (1995) indaga sobre a possibilidade real de essas polticas serem capazes de abarcar toda a diversidade de formas familiares existentes na sociedade, sem serem levadas a privilegiar um tipo de famlia determinado ou mesmo a marginalizar outros. Observamos ainda que essa extrema diversidade familiar, motivada por grandes transformaes da sociedade nos ltimos 50 anos, mereceu grande aceitao no cotidiano dos servios em geral, de forma que raramente se encontram tcnicos que no trabalhem com essa ideia, (conforme observa Mioto, 2000) ou deixem de revelar tolerncia quanto ao carter temporrio dos vnculos conjugais e de outras questes ligadas rea da reproduo humana e da liberalizao dos costumes.
44 | CRAS: Marcos Legais

Dificilmente, entretanto, h um rompimento com a expectativa social sobre tarefas e obrigaes familiares. Ao contrrio, essas tarefas continuam preservadas. Ou seja, independentemente do novo lugar em que a famlia reconhecidamente est hoje, espera-se um mesmo padro de funcionalidade, incluindo-se, por exemplo, a manuteno dos papis paterno e materno, conforme estabelecidos por Parsons no modelo de famlia nuclear h mais de meio sculo. Essa constatao nos leva a supor que o consenso existente sobre as transformaes da famlia tem se concentrado apenas nos aspectos referentes sua estrutura e composio, no se verificando quando se trata das funes familiares. Dessa forma, ainda que as figuras do chefe de famlia e do homem provedor tenham sido consideradas em declnio j na dcada de 1980, os servios continuam a atribuir aos usurios os papis tpicos da famlia, utilizando dela uma concepo funcionalista. Esta concepo reforada por julgamentos morais, nos quais a mulher responsvel pelo cuidado e pela educao dos filhos e o homem, pelo provimento da subsistncia e exerccio da autoridade familiar. De acordo com Marli Souza (2000), a identidade materna tem sido considerada central no contexto dos servios de proteo infantil. Segundo a autora, a responsabilidade materna um dos aspectos mais enfatizados nos processos e dossis do sistema de proteo infncia e juventude, e as mes so avaliadas nos processos que tratam de violncia domstica. Tudo isso, segundo ela, contribui para o fortalecimento de um esteretipo de comportamento materno positivo, que tem como
1

As metodologias
de trabalho social vo garantir a concretizao da PNAS na ao do CRAS e mais segurana ao trabalho de formulao contnua

ingredientes principais a afeio e a dedicao integral aos filhos, acompanhadas de percepo aguda das necessidades deles. Mioto (2001) comenta ainda que o termo famlias desestruturadas, surgido originalmente para rotular aquelas que fugiam ao modelo padro descrito pela escola estrutural-funcionalista, ainda largamente utilizado, tanto na literatura como nos relatrios tcnicos de servios. Esta observao da autora permite-nos verificar o evidente carter pejorativo do termo, que aparece como sinal de referncia permanente ao passado da famlia, do qual no se escapou ainda1. Enfim, no caso do trabalho com famlias, desperta tambm controvrsia a questo das relaes Estado-sociedade. Por um lado, pelo aspecto da interferncia do primeiro, e mesmo controle, em relao privacidade das famlias, com suas definies legais e administrativas, conduzidas dentro de uma cultura de especialistas. Por outro, o seu recuo pronunciado no tocante responsabilidade relativa proviso de proteo social, a partir da dcada de 1990, fenmeno no apenas brasileiro, mas mundial. Com a focalizao da poltica social no combate

Destacamos que o uso do termo famlias desestruturadas para nomear tais famlias sugere nelas falhas e ressalta o fracasso de um modelo.

CRAS: Marcos Legais | 45

pobreza, a famlia aparece como instncia ativa, como bem constatou Rowntree (apud Mioto e Campos, 2003) Na verdade, a famlia convocada a reincorporar riscos sociais, configurando um retrocesso em termos de cidadania social (Pereira, 2004), dado o afastamento da ao estatal. Cabe tambm ateno s diferenas entre os efeitos historicamente verificados, no caso do reconhecimento dos direitos individuais, e as medidas destinadas famlia como um todo: os primeiros, muitas vezes interferiram no padro vigente de relaes familiares, defendendo os interesses explcitos de alguns dos membros contra os de outros (como da proteo contra o trabalho infantil pela sua proibio legal e das penas no caso da violncia domstica, para citar dois exemplos importantes). Todas essas consideraes se destinam a destacar os cuidados a serem tomados na implementao da PNAS, mantendo-se o interesse e a convenincia na incorporao de uma ateno destinada especialmente famlia. As expectativas quanto sua matricialidade e centralidade no SUAS, principalmente na superao da fragmentao e da individualizao na promoo das redes de proteo social e na ambio de conferir o estatuto de direito de cidadania assistncia social, no se efetivaro espontaneamente, mas dependero de aes conscientemente direcionadas para tal. A definio de metodologias de trabalho social precisa ser buscada, como forma de dar garantias de concretizao da proposta geral da PNAS na ao cotidiana dos CRAS e mais segurana ao trabalho de formulao contnua. Para tanto, necessitamos compreender os aspectos essenciais da PNAS e do SUAS na relao com a proviso da proteo social bsica e tambm avaliar a potencialidade e os limites colocados pelos prprios recursos de funcionamento de suas unidades no momento. Em sntese, o CRAS entendido como unidade pblica que concretiza o direito socioassistencial quanto garantia de acessos a servios de proteo social bsica com matricialidade sociofamiliar e nfase no territrio de referncia (Brasil, MDS, 2006). Segundo a Poltica Nacional de Assistncia Social, o CRAS: ...executa servios de proteo social bsica, organiza e coordena a rede de servios socioassistenciais locais da poltica de assistncia social. Da atribuio que lhe feita de uma base territorial bem definida, estabelece-se sua responsabilidade de cobertura em termos das aes de proteo social.

A metodologia: concepo e nveis de ao


E ento? Contamos com um grande edifcio, construdo com muita solidez, mas virtual ainda. Apoiado em diretrizes e conceitos slidos, balizado com auxlio de muitas medidas quantitativas respeitveis, feito para abrigar cuidados importantes para a populao, devidos h muito tempo no Pas. Tudo muito articulado e significativo. Mas no possumos uma prescrio suficientemente detalhada de como usar. Na realidade, as perguntas so o que fazer e como fazer.

46 | CRAS: Marcos Legais

Se quisermos fazer o que dizemos querer, precisaremos encontrar o como fazer correspondente. Discurso e prtica no podem apresentar-se como dois nveis completamente diferenciados e hierarquizados, como se tudo tivesse de acontecer de acordo com a expresso corrente descer prtica, ao concreto. Ou seja: discurso e metodologia so duas verses da mesma coisa (Campos, 2008a). E qual a importncia dessa compreenso? Existem vrias respostas. A principal delas a de que nas definies e conceitos manifestos vem impresso o por que fazer. Esse o norte das metodologias. No por acaso, a palavra tem o sentido de caminho. Aonde vamos? O que consideramos poder conseguir? Aonde chegaremos? Quando? Em quanto tempo?

mbito maior da prpria poltica de assistncia social. Este o sentido exato de qualquer procedimento definido como estratgia. Podemos assim afirmar que: Prevalece a ideia da famlia como lugar privilegiado da proteo social: ncleo de acolhida, que deve responder a um papel de proteo e de incluso social. A famlia vista tambm como mediadora dessa proteo, quando esta proporcionada por outras instituies sociais, ou pelo Estado. a) Est contida tambm a recomendao de ajud-la a ganhar sustentabilidade para cumprimento desse papel. b) Por outro lado, afirma-se a importncia de, paralelamente, haver uma atuao sem restringir as responsabilidades pblicas de proteo social para com os indivduos e a sociedade. c) Quanto ao trabalho com famlias, est explicitada a dubiedade a que nos referimos anteriormente: aceitao da variao dos modelos familiares, mas sem prejuzo do cumprimento das funes tradicionalmente atribudas ao grupo familiar. Dada a forma como est contida, nos documentos oficiais, a conjugao entre famlia, sociedade e Estado, no tocante produo social da proteo, sobretudo a bsica, torna-se necessrio cuidar para ter, antes de mais nada, uma postura clara: rejeitar a conhecida presena do familismo no sistema de proteo social entendido como uma nfase irrealista na responsabilizao da famlia pela oferta dessa proteo. Nesse ponto, esses mesmos documentos so prdigos em descrever as difceis condies de sobrevivncia das famlias que so objeto da PNAS. Essa situao aparece expressa em indicadores de pobreza e vulnerabilidade precisos.
CRAS: Marcos Legais | 47

Diretrizes e concepes em ato


Temos principalmente de conhecer as relaes que o trabalho com famlias trava com os sistemas externos: o SUAS e a prpria realidade das famlias. Se examinarmos as disposies referentes a esse aspecto, contidas nos documentos da PNAS e do SUAS, observamos um quadro conceitual, que faz quatro distines quanto natureza da participao da famlia no modelo pretendido. Aparecem claramente: centralidade, matricialidade, estratgia e alvo. Uma proposta de participao muito importante e ampla da famlia, deve-se registrar. Qualquer metodologia de trabalho social ter, portanto, de traduzir essas intenes terico-prticas. Quer dizer, em que medida esto elas sendo atendidas dentro da proteo social bsica, a partir da responsabilidade assumida pelos CRAS? Enquanto a ltima famlia como alvo fala de objetivos colocados em termos de resultados mediatos e imediatos para as prprias famlias, as trs primeiras refletem fins colocados para alm delas. Ou seja, designam uma mediao, atribuda famlia, dentro do

Como ncleo de acolhida, a famlia desempenha o papel de lugar privilegiado da proteo e da incluso social.

A documentao possibilita tambm um exame das consequncias indesejveis dessa situao para a criao e a educao dos filhos e para o cuidado que se deve ter com todos os seus membros. Essa postura tem espao na atuao cotidiana dos CRAS, a partir de uma definio programtica importante, feita no mbito da normatizao do Programa de Ateno Integral Famlia (PAIF), que antecedeu a instalao dos CRAS como tal (Portaria n 78, de 8 de abril de 2004). Ao declarar, no artigo 2, como seu objetivo, o de contribuir para a efetivao da Poltica de Assistncia Social como poltica pblica... explicita (ter) a famlia como unidade de ateno para a concepo e a implementao de programas, projetos, servios e benefcios. Em seu artigo 4 define como eixos estruturantes do Programa: I a instalao de Centros de Referncia de Assistncia Social, e II - a potencializao da rede de servios socioassistenciais bsicos local.

A famlia
vista tambm como mediadora dessa proteo quando proporcionada pelo Estado ou por outros agentes sociais

Por um lado, fica definida a indissociabilidade entre os eixos do PAIF, fundamental para o equilbrio entre o desenvolvimento das aes diretas com as famlias e a proviso de servios destinados ao atendimento de suas necessidades e demandas de proteo social bsica. Exige tambm maior ateno outro aspecto anunciado na portaria, o da famlia tida como base para a prpria concepo e implementao de programas, projetos, servios e benefcios. Apesar da propriedade dessa afirmao em relao ao lugar de matricialidade e centralidade da famlia, quase todos os servios socioassistenciais relacionados como passveis de financiamento compartilhado com os governos procedem a uma segmentao da oferta pelos chamados ciclos de vida dos usurios. Nesse sentido, a ampliao e o redirecionamento inovador desse tipo de oferta sero bastante oportunos, na medida em que os CRAS contem com alternativas locais e regionais de recursos, com a participao do poder pblico estadual e municipal e da iniciativa privada. Uma vez que mudanas de abrangncia nacional nas formas tradicionais dos servios so morosas e difceis, dado o nmero de variveis envolvidas, essa atuao poder aproximar o atendimento das demandas reais enfrentadas num trabalho com centralidade na famlia, por intermdio da disponibilidade dos servios socioassistenciais apropriados.
48 | CRAS: Marcos Legais

Ao afirmar que os servios socioassistenciais constituem a mediao privilegiada para que indivduos, famlias e grupos tenham a garantia de acesso aos direitos socioassistenciais [...] devendo sua expanso e qualificao remeter a responsabilidades dos trs entes federativos para a consolidao do SUAS, Muniz (2007, p.37) estabelece claramente os ganhos de cidadania (dentro do modelo de gesto da assistncia social como poltica de proteo social no contributiva no mbito da Seguridade Social) que essa ao compartilhada pode favorecer. No outro o entendimento sobre o papel das instncias central e perifricas estabelecidas pela Constituio de 1988 no que diz respeito descentralizao poltico-administrativa no Pas. No Estado de So Paulo, ao aderir ao SUAS, o rgo estadual assume a responsabilidade de atuar em conjunto com os municpios. Acrescente-se a realidade estadual positiva no que diz respeito ao nmero de municpios (98% do total) j habilitados em diferentes nveis de gesto do SUAS. Como elemento terico em apoio efetiva contribuio local, temos ainda o princpio da territorialidade (adotado nacionalmente na operao do SUAS), que supe o entendimento do territrio no apenas como espao fsico, geogrfico, mas histrico. Segue, nesse aspecto, a perspectiva clara e intensamente defendida por Milton Santos (1997), que enfatiza a necessidade de nos libertarmos de vises estticas do espao (tais como nos vm condicionando sculos de mapas), ao incluir a componente de processos variantes no tempo como parte essencial do espao (Cmara; Monteiro; Medeiros, 2000, apud Koga e Ramos, 2004). Decorre, assim, entre outros fatores, a apropriao humana do territrio, singular, vivido diretamente, de forma cotidiana e renovada em mltiplas relaes, dentro

de dinmicas internas e externas a ele, constituindo cada um, e o conjunto deles sociedades localmente enraizadas [...] por intermdio das quais a sociedade global vive (Santos, 2000). Nessa compreenso, Mioto (2009) conclui, para o caso da efetivao dos programas de poltica social, que o conhecimento do territrio essencial tanto para construir respostas, no prprio espao institucional, s necessidades dos usurios, como para inseri-los nos espaos de participao social e poltica e na rede de servios. Quanto questo da natureza e disponibilidade dos servios socioassistenciais a serem ofertados, importante comentar que grande parte dos que so disponibilizados para cada um dos membros, apesar da fragmentao da ateno, vem constituindo respostas indispensveis s necessidades e demandas especficas das famlias. o caso de creches, escolas, unidades de sade, entre outros. Esses exemplos de servios nos permitem observar que, ao atender necessidades individuais dos vrios membros da famlia, produzimos evidentemente um impacto sobre toda a vida familiar, notadamente sobre o tempo e a organizao, a energia e a responsabilidade dos pais na criao e educao dos filhos e na orientao das diversas estratgias familiares. Trata-se da superao da ideia de antinomia absoluta entre famlia e indivduo na poltica social brasileira, mediante uma aceitao da complementaridade e interdependncia, pela interveno dos servios socioassistenciais. Ao se referir situao italiana, Saraceno (1997) aborda o funcionamento do sistema famlia-servios, algo tambm identificvel no Brasil. Diz ela que a famlia nunca est totalmente ausente dos servios, variando apenas o grau de sua participao. Trata-se do trabalho necessrio para o uso dos serCRAS: Marcos Legais | 49

vios, o que, Maria Bianchi (apud Saraceno, 1997) chama de prestao familiar associada ao funcionamento dos vrios servios. No caso brasileiro, podemos nos lembrar de diversas situaes, como: a compra de material didtico para uso nas escolas pelos alunos ou de objetos de necessidade dos doentes internados em hospitais; o respeito ao agendamento na sequncia da assistncia primria e o seguimento cotidiano das orientaes dos profissionais nos servios de sade para os vrios membros da famlia; o respeito s normas de funcionamento (como observncia dos horrios e da documentao exigida); o comparecimento a reunies e entrevistas, o tempo para ajuda nas lies de casa e as providncias para que a criana comparea escola, incluindo acompanh-la pessoalmente; o preparo da sacolinha para levar s creches. Tambm esto presentes processos de desqualificao das demandas e das capacidades de participao dos familiares, como na fixao de horrios rgidos (sem dilogo com o restante da agenda familiar), no tratamento das dificuldades escolares apenas pela responsabilizao (e mesmo culpabilizao) das famlias e na falta de clareza quanto aos critrios usados para elegibilidade e permanncia nos servios. Consideramos essencial e fecunda essa forma de abordagem porque ela: nos orienta quanto s mediaes necessrias na transio, de uma situao de alta sobrecarga familiar na proteo social de seus membros, para o provimento das
50 | CRAS: Marcos Legais

acolhidas e qualificaes necessrias, o que no se far repentinamente; nos permite maior domnio da efetividade da rede socioassistencial instalada, sob avaliao constante; subsidia o trabalho de controle do cumprimento das chamadas condicionalidades pelos usurios do Programa Bolsa Famlia, ampliando a viso e o processo de reformulao, quando necessrio, do sistema famlia-servios, considerando tanto a requalificao dos ltimos como a oportunidade de propiciar o controle pblico sobre eles; propicia consistncia real ao princpio da matricialidade familiar, j que a partir das famlias atendidas que ser gerada, no tempo, a conformao, no s dos servios, mas tambm dos programas e projetos e mesmo atendimentos emergenciais, a serem estabelecidos dentro da atuao de cada CRAS em particular. Ao mesmo tempo, sendo bastante incipientes no Brasil os estudos para implementao de polticas familiares (algo comum em outros pases), importante conhecermos e avaliarmos a convenincia de adoo das experincias existentes. Na verdade, os contedos embutidos na formulao de solues para esta relao entre atendimento aos indivduos (os membros da famlia tomados separadamente) e atendimento famlia como um todo, s podero vir da abertura da anlise do grupo familiar, com suas hierarquizaes de gnero, idade, escolaridade e participao no mercado de trabalho, definindo poderes, responsabilidades, dependncias e saberes muito diferenciados. Devemos evitar v-la como uma caixa preta indevassvel, que supomos plena de harmonia, sem conflitos e assim fadada a solucionar os graves problemas internos a ela, e mesmo os da sociedade atual.

Do ponto de vista de gnero, por exemplo, importante salientarmos a afinidade entre a distribuio diferenciada das oportunidades de insero produtiva entre os sexos e o desenvolvimento do mercado informal. Trabalhando em grande parte no mercado informal e em setores de situao precria, a mulher consegue dividir-se para gerar renda familiar via empregos e, ao mesmo tempo, exercer os afazeres e cuidados domsticos, no pagos, certamente diminuindo para ela as chances de ascenso profissional, j atingidas por outros fatores (Campos, 2008b).

Uma proposta
integral para a ao dos CRAS inclui aes poltico-organizativas de gesto e socioassistenciais

A integralidade das aes metodolgicas e seus processos


Para detalhar a questo metodolgica, importante que estabeleamos com antecedncia o arco geral do alcance pretendido. No nosso caso, trata-se de respeitar as diretrizes programticas j referidas e alcanar, nos territrios pertinentes, os melhores resultados possveis em relao ao provimento da proteo social bsica, componente essencial da execuo da PNAS. Considerando tambm o volume das necessidades e demandas que devem ser concretamente enfrentadas para que isso ocorra, e os obstculos de vrias ordens que se interpem, indispensvel um exame dos recursos disponveis: humanos, materiais e financeiros. Nesse campo, possvel caracterizarmos, ao mesmo tempo, vrios patamares de ateno a que os esforos metodolgicos devem corresponder. Para essa busca de compreenso mais global da proposta metodolgica adequada aos CRAS, podemos certamente utilizar a esquematizao feita por Mioto (2000, 2006), a propsito das linhas bsicas do trabalho do assistente social com famlias na sade e no servio social. Encontram-se nele, segundo a autora, trs tipos de processos a serem implementados: Poltico-organizativos; de gesto social e de planejamento profissional; socioassistenciais.
CRAS: Marcos Legais | 51

Constituem eles conjuntos indispensveis de aes coordenadas entre si e em contnua comunicao para que possam ser atendidas as reais demandas da populao. Quanto aos processos descritos como poltico-organizativos, as aes profissionais visam ampliar o reconhecimento e aprofundamento do significado de direitos pelos prprios sujeitos que recebem benefcios ou se utilizam de servios pblicos. O objetivo atuar na direo do enfrentamento cotidiano da luta por direitos pelo pblico-alvo, mediante o encorajamento de sua participao. Atuando a partir de seu prprio campo de trabalho e das relaes comunitrias e societrias em torno dele, os profissionais podem utilizar outros espaos e instrumentos, como os conselhos de direitos, as conferncias setoriais e o Ministrio Pblico. A gesto e o planejamento profissional, por sua vez, facilitam a sistematizao das aes (alm da elaborao dos planos), o desenvolvimento regular das relaes internas e extrainstitucionais, (indispensveis a um atendimento mais amplo), a formao profissional contnua (incluindo a capacitao e a superviso), a organizao de uma base de informaes sobre processos de trabalho, usurios e resultados, e a avaliao sistemtica. Note-se que todos esses procedimentos devem ser direcionados principalmente obteno de bons nveis de atendimento populao.

A organizao
e a articulao dos servios socioassistenciais so fatores fundamentais para a sustentabilidade das famlias envolvidas

Nesse domnio, destaca-se a importncia da organizao e articulao dos servios, fator fundamental para a sustentabilidade das famlias. Conforme j foi discutido anteriormente, a relao sistemtica famlia-servios deve ocorrer dentro de pautas negociadas de relacionamento com essas famlias, de modo a no exigir sumariamente sua adaptao a estruturas e regulamentos. Esse procedimento dever poupar os membros das famlias de mais um fator de estresse, representado pelo tempo e trabalho gasto nessa adaptao, naturalizada, e muitas vezes disfarada sob o rtulo de participao, com raras oportunidades de decidir. Na verdade, a viso da famlia apenas como espao de cuidados (e no espao a ser cuidado) e, paradoxalmente, a crena de que as instituies poderiam substituir os cuidados familiares, geraram uma cultura de organizao de servios centrada nos objetivos institucionais, em detrimento do objetivo principal, que o de estar a servio das famlias. Essa inverso bem visvel em grande parte dos servios de educao infantil, como as creches e os servios de sade (Mioto, 2000). Indo mais longe: no mbito de cada CRAS, trata-se de definir os servios prestados, evitando confundi-los com atividades isoladas.

52 | CRAS: Marcos Legais

Os parmetros para conformao desses servios esto bem estabelecidos nos objetivos, princpios e diretrizes constitucionais regulamentados pela Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS) e reiterados pela PNAS/2004 e pela Norma Operacional Bsica do Sistema nico de Assistncia Social (NOB/SUAS-2005). So eles: a rede socioassistencial se organizar pela oferta de maneira integrada, de servios, programas, projetos e benefcios de proteo social para cobertura de riscos, vulnerabilidades, danos, vitimizaes e agresses ao ciclo de vida e dignidade humana e fragilidade das famlias. O terceiro tipo de processos, os socioassistenciais, constitui-se dentro do quadro da atuao direta com os usurios2. Esses processos so desenvolvidos a partir das demandas apresentadas por eles ou de necessidades percebidas com antecipao. So respostas muito variveis, que se materializam em formas diversas. Elas vo desde aes periciais, que emitem pareceres decisrios sobre a elegibilidade dos demandantes a servios, benefcios, aes socioemergenciais, aes socioteraputicas (de apoio, em situaes de sofrimento), aes propriamente teraputicas (ligadas sade mental) e aes socioeducativas (cuja lgica passa por enxergar o cidado como protagonista das mudanas), assim como da ao das famlias e da sociedade, para citar algumas. Merecem particular ateno as aes de acolhimento. Ao buscar atendimento em qualquer situao de carncia, as famlias, em geral, esto ansiosas por uma soluo, mas tambm por serem ouvidas sobre suas necessidades. No mbito do CRAS, encaminhar as famlias de imediato, transferindo-as para outros profissionais ou servios, sem mesmo prestar ateno a todas as dimenses de sua
2

demanda e das expectativas presentes, pode provocar erros tcnicos de referncia, e certamente, perda de um incio de relacionamento com elas. O acolhimento pode ser uma ao que contribua com a qualificao e a compreenso das dificuldades para que elas sejam mais bem encaminhadas. O ato de acolher significa, entre outras coisas, dar crdito a; dar ouvidos a; tomar em considerao. Antes de qualquer encaminhamento, ou transferncia de problema, necessrio, portanto, entendermos a complexidade de um pedido de atendimento, tanto do ponto de vista objetivo, como subjetivo. Dentre tantos significados, podemos destacar que acolher tambm pode ser entendido como receber, abrir-se necessidade do outro, um dispositivo para construir relaes (Costa; Horta; Rodrigues, 2008, p.56). Pensar o acolhimento buscar uma abordagem integrada e integradora. Para tanto, torna-se importante a reviso de formas antigas de pensamento e a superao dos modelos que fragmentam, simplificam e, sobretudo, privilegiam o imediatismo, a fim de no colocarmos definitivamente em risco as iniciativas de acolhimento. Tomando a assistncia social em particular, o acolhimento pode significar o surgimento de uma rede de confiana e solidariedade entre a populao e os centros de referncia pblicos, alm de se tornar um facilitador para a indicao e encaminhamento imediato pessoa que procura acesso aos servios de assistncia, sade e habitao, entre outros elementos mediadores dos direitos dessa populao. O acolhimento , portanto, um processo que precisa estar disponvel desde os pri-

Da velha nomenclatura clientes, passamos a usurios. Entretanto, explicando de forma mais exata, com quem trabalhamos hoje: no apenas com os que usam, consomem servios, mas com os cidados e pessoas que tm direitos e muito mais que isso.

CRAS: Marcos Legais | 53

meiros contatos com a pessoa que procura a ateno ou o servio, sustentando-se depois pela atitude no momento da recepo e finalmente pelo acompanhamento individual e ou grupal, pelas visitas domiciliares e, como j foi dito, deve refletir-se na aceitao das demandas da organizao interna da prpria rede socioassistencial.

cuidados em relao aos processos socioassistenciais


Critrios de avaliao das metodologias
Retomando a afirmao segundo a qual as metodologias trazem sempre fundamentos, objetivos, diretrizes e procedimentos especficos, partimos aqui da crena de que, em relao aos resultados desejados, a escolha entre elas no indiferente. fundamental, portanto, compreendermos as metodologias e hierarquiz-las quanto s vantagens proporcionadas pela adoo de cada uma, tendo em vista os objetivos e a situao real em que nos encontramos. Vale lembrar a importncia, j mencionada, da existncia de uma equipe multidisciplinar, composta majoritariamente de assistentes sociais, psiclogos e educadores que, provavelmente, trabalhe na totalidade das unidades. Alm da quantidade e da qualidade da equipe, essencial levarmos em conta, na definio metodolgica, a influncia dos recursos materiais e financeiros disponveis, a materialidade de cada CRAS, que amplia, ou limita, possibilidades. So decisivas as questes relativas instalao fsica (dimenses do espao interno e acesso da populao). Para a utilizao de qualquer uma das metodologias, indiscutvel a necessidade de formao adequada e de superviso contnua. Os nveis de formao exigidos em cada uma delas devem ser definidos pelos rgos contratantes dos profissionais e pelas instncias de fiscalizao do exerccio profissional em cada uma das especialidades. Inclui-se a o reconhecimento da idoneidade das agncias e instncias formadoras. Isso tambm significa que, para as profisses com formao de orientao generalista, poder caber a necessidade de especializao adicional. Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento do debate acerca das possibilidades e, principalmente, da pertinncia das vrias perspectivas metodolgicas em relao aos princpios e diretrizes gerais da proposta de implantao da PNAS, sugerimos alguns elementos que podem orientar linhas de comparao da qualidade de cada uma dessas formulaes, em face dos interesses implcitos na operao do SUAS. So eles: Postura dialgica do profissional, que visa ao protagonismo dos usurios, dentro do quadro de seus direitos de cidadania concomitante ao de suas relaes familiares. Presena de elementos de abertura para a realidade social alm do grupo familiar, correspondendo ao elemento conceitual e programtico da responsabilidade pblica dos CRAS sobre o territrio definido para a ao.
54 | CRAS: Marcos Legais

Abrangncia possvel quanto ao atendimento coletivo de populaes presentes na rea de responsabilidade de cobertura dos CRAS, de acordo com a capacidade dos recursos, sobretudo humanos, presentes. Natureza da tradio na elaborao dessas metodologias, tanto no Pas, como fora dele, envolvendo as influncias tericas e as provenientes de sua aplicao em vrios contextos. Acrescentem-se a avaliao das formas j em uso na ao dos CRAS (em termos de resultados para o SUAS) e o julgamento da possvel no excludncia das metodologias entre si.

Metodologias e tcnicas
Para apoiar a ocorrncia de um debate que venha favorecer o julgamento da adequao de cada metodologia, especificamos, em linhas gerais, algumas delas, ressaltando suas caractersticas. Para entend-las, preciso compreender a procura de um modelo que aproxime as disciplinas, por meio da focalizao interdisciplinar, a fim de pensar em como lidar com as diferentes dimenses da realidade, superando o conhecimento produzido nas vrias reas cientficas e profissionais especializadas. No obstante, essas propostas metodolgicas guardam as marcas do ambiente disciplinar em que nasceram, sofrendo, ao mesmo tempo, o peso de certo ecletismo.

O Trabalho em/com redes


Nas ltimas dcadas, o impacto diferenciado da interveno a partir das redes tem sido crescentemente descrito. Ainda que sob aparncias muito diversas e contemplando com frequncia objetivos contraditrios, a concepo de trabalho em/com rede surge para potencializar esforos individuais e de organizaes isoladas. Na rea de interveno na famlia, ela certamente objeto de elaborao, especialmente visando ampliar o alcance da ao profissional. Para aqueles que trabalham diretamente com as famlias, a metodologia de interveno em rede s pde constituir-se aps a formulao da concepo de rede social3. Passou-se, no campo da sade mental, ao reconhecimento da importncia explicativa e/ou teraputica dos vnculos significativos de seus membros com outros sujeitos e grupos fora do ncleo familiar imediato. A famlia extensa (parentes ainda que no coabitantes, vizinhos, amigos e companheiros de outras associaes) forma uma rede social primria, baseada em ligaes afetivas. Uma rede social secundria se constri, ao mesmo tempo, com pessoas tambm significativas, reunidas a partir de seu agrupamento em organizaes tais como clubes, ambientes de trabalho, escolas, entre outras (Campos, 2004a). Outra forma de aplicao do trabalho em/com redes tem ocorrido no nvel de gesto, em que elas so tratadas como redes de compromisso social, dado seu objetivo especfico de interveno na sociedade. Ou seja, mediante a articulao das organizaes e de foras que
CRAS: Marcos Legais | 55

compartem e negociam entre si responsabilidades, esse tipo de rede capaz de desenvolver uma ao multidimensional, num determinado espao. Coloca, portanto, seu foco primordial na articulao e no no problema especfico com que trabalha como fonte de poder, recursos e dispositivos para a ao, baseando-se na presena daqueles que participam do compromisso de toda a rede com uma ideia-fora (Campos, 2004a) As matrizes histricas do trabalho com redes no campo da poltica social esto diretamente ligadas concretizao de alternativas aos anteriores convnios e consrcios que, mesmo constituindo uma forma de articulao, mantm forte controle burocrtico, inclusive com a tutela de unidades poderosas na maioria das vezes estatais, mas tambm privadas. Ao mesmo tempo, o trabalho em rede surge para promover respostas mais geis para questes que demandam um trabalho coordenado e diversificado de organizaes pblicas ou privadas, em funo do atendimento

a demandas de um pblico crescente e insatisfeito. Pode-se mesmo ligar o aparecimento da nfase no trabalho em redes diretriz de conteno de despesas pblicas, dada a retrao estatal na rea da poltica social durante os anos 1990, mas tambm, ao contrrio, voltar-se para ele como recurso dotado de grande potencial para requalificao das aes na rea social. O trabalho com redes sociais amplamente vinculado ideia de ateno integral, numa combinao entre intersetorialidade e interdisciplinaridade. Dessa forma, espera-se que o trabalho em redes nos territrios contribua para superar a fragmentao das aes dirigidas s famlias e enraizar o projeto da assistncia social como direito de cidadania. Nessa perspectiva, Di Nicola (1994) define o trabalho em redes com famlias como os atos assistenciais que se realizam via auxlio, ativao e modificao, alm da reviso das prprias necessidades das redes sociais que sustentam o sujeito que manifesta uma demanda singular. Segundo a autora, o trabalho com redes possui as seguintes caractersticas: no aleatrio ou espontanesta; no inespecfico, pois nasce para responder determinadas demandas; no genrico, pois uma interveno que pode ser realizada em diversos nveis de complexidade e diante de situaes particulares de necessidades; no a-profissional. Enfim, a ativao de uma interveno em rede pressupe a capacidade de articular adequadamente demandas e respostas, devendo estar vinculada aos setores formais de cuidado e assistncia. Segundo Mioto (2002) e Campos (2004a), essa vinculao fundamental, contrariando a ideia, muito divulgada, de que o trabalho com redes pode se sustentar na capacidade

O trabalho com

redes sociais

tem sido vinculado ideia de ateno integrada

O conceito de rede social foi desenvolvido gradativamente, destacando-se, na dcada de 1950, a elaborao processada por Kurt Lewin e Moreno, e tambm de Barnes e Elisabeth Bott, combinando conhecimentos das reas de Psicanlise e Antropologia, especificamente quanto ao significado das redes para as famlias. A estruturao do trabalho com redes deu-se na dcada de 1970 em pases como Estados Unidos, Canad e Frana (apud Sluzki, 1997).

56 | CRAS: Marcos Legais

de apoio das redes em si mesmas. Ou seja, que as redes sociais primrias, sobretudo as de pertencimento dos sujeitos, operam sempre e de forma suficiente para o bem-estar de seus membros. assim improcedente estabelecer uma relao de equivalncia entre rede de pertencimento e rede de suporte, seja material ou psicolgica. Nesse sentido, o trabalho em redes com famlias implica a avaliao global dos servios e dos recursos capazes de benefici-las, existentes no territrio e fora dele (o funcionamento da rede no est restrito a uma base geogrfica, h grandes redes sociais mundiais, por exemplo). A produo desse benefcio est relacionada, prioritariamente, interdependncia e conexo entre as diversas redes, sejam elas primrias ou secundrias. O trabalho em/com redes constitui-se como alternativa importante em trs situaes: Quando a rede de referncia do sujeito demonstra impossibilidade de desenvolver suas tarefas de cuidado ou de lidar com expresses particulares de sofrimento de seus membros. Quando as redes no parecem disponveis, ou so excessivamente fragmentadas e dispersas. Quando as redes esto sobrecarregadas, demonstrando crescente dificuldade de desenvolver suas tarefas de cuidado e assistncia. Partindo dessas indicaes, vrias modalidades de trabalho poderiam ser acionadas, entre elas a sustentao de redes sobrecarregadas e a potencializao e criao de redes (Mioto, 2002, p. 51-58). A autora destaca que, mesmo atuando a partir de demandas singulares das famlias, esse trabalho no est limitado aos critrios relacionais ou psicolgicos. Integra outros componentes, como problemas de desemprego, de fracassos, de discriminao, de mobilidade social....

Trabalho com comunidade


Com seu surgimento vinculado relao entre desenvolvimento econmico e social, a atuao em pequenas comunidades geogrficas teve sua difuso na Amrica Latina a partir da dcada de 1960, basicamente estimulada pela Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe (CEPAL). Tambm defendida para outros pases considerados em vias de desenvolvimento, visava incorporar a populao a esse processo, ressaltando a necessidade de mobilizao dos denominados ativos dessas comunidades. Esses ativos podem ser entendidos, segundo (McKnight, 2006)4, como as capacidades e habilidades dos moradores locais, de suas organizaes (associaes, clubes e grupos comunitrios voluntrios), de entidades sem fins lucrativos, de instituies, empresas privadas e demais corporaes, de organismos governamentais (escolas, parques, bibliotecas etc.), da terra (includo o subsolo) e da economia local. O autor considerava como principal diretriz a focalizao do trabalho nesses ativos, prioritariamente no levantamento das necessidades ou carncias como forma de estimular o envolvimento dessas vizinhanas. A participao era vista, inclusive, como uma exigncia para o bom aproveitamento de recursos financeiros externos. Trabalhava, assim, com uma viso indiferenciada da populao, ignorando hierarquias, estratificaes e classes sociais, capazes de originar interesses e demandas muito discrepantes. Na verdade, esse tipo de ligao do trabalho social com vizinhanas passou por profunda transformao em funo da complexidade da concepo de territrio, cuja fundamentao j foi discutida anteriormente. O prprio trabalho em redes incorpora a importncia de uma mobilizao seletiva dos parceiros, dentro da rea territorial de atuao dos servios, alinhada aos fins visados em nosso caso, a promoo da proteo social bsica.
CRAS: Marcos Legais | 57

Trabalho em grupo
O uso de grupos sabidamente amplo em todas as intervenes na rea social. Esse procedimento aparece, ao mesmo tempo, como estratgia para atingir maior nmero de pessoas (tendo em vista o custo do atendimento individual) e como forma superior de promover mudanas necessrias no plano individual e social, dado o poder da interao grupal.

A escolha de metodologias
adequadas misso geral dos CRAS contribuir na ao articulada entre as demandas das famlias e a qualificao dos servios socioassistenciais

O trabalho dos CRAS com famlias bastante recomendado no documento Orientaes Tcnicas para o Centro de Referncia de Assistncia Social (2006), constando como uma das aes passveis de financiamento. Certamente, a utilizao dessa metodologia essencial quando o nmero de famlias referenciadas bastante elevado. O documento citado procura estabelecer vrias nomenclaturas para cada tipo de grupo, ncleo e oficina.

No sentido de embasar a discusso sobre essa multiplicidade, trataremos brevemente aqui dos elementos tcnicos presentes no uso profissional dos grupos operativos, tomando por base a proposta de Pichon-Rivire, tambm mencionada no referido documento para uma definio de grupo. A escolha feliz, considerando a consistncia dessa alternativa de trabalho. Entre as suas principais qualidades esto a de: compor o ser social, construdo por vnculos e relaes estabelecidas entre o mundo externo e o mundo interno; dar ateno aprendizagem, no sentido da estruturao do pensamento, de acordo com o Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO); estabelecer, a partir da condio concreta da existncia, vivida cotidianamente, e voltando a ela, um processo de apropriao do conhecimento identificado por trs momentos: sensvel, lgico e prtico; respeitar a forma contnua de construo desse processo, reconhecendo o momento confusional (sobre os limites do conhecimento); o dilemtico (com a criao de contradies e resistncias mudana no grupo); e, enfim, a aproximao do problema, na interao entre o sujeito e os outros; definir que a abordagem das pessoas seja feita nas situaes de interao, respeitando-se, juntamente com os ganhos, os riscos que a participao em grupo comporta, dado o condicionamento da aprendizagem pela estrutura vincular internalizada e articulada em um mundo interno (Raj, s/d);
4

Codiretor do Instituto de Desenvolvimento Comunitrio com Base em Ativos da Northwestern University (EUA).

58 | CRAS: Marcos Legais

fornecer elementos para a conduo dos grupos quanto ao jogo entre identidade prvia, expectativas e imagens pessoais e grupais, atribuio e assuno de papis e com relao ao conflito entre situaes explcitas e implcitas que os caracterizam, traduzindo-se frequentemente por obstculos ao seu carter operativo; formular modelos de participao individual e grupal usuais, ajudando em sua identificao e transformao a partir do papel de coordenao e observao; estimular uma mobilizao constante para romper com estruturas estereotipadas de pensamento e ao, que dificultam a aprendizagem e a comunicao, e que, no limite, tornam impossveis as mudanas; caracterizar-se realmente como uma forma de aprendizagem inovadora, pela estreita interdependncia entre projeto grupal e processos de interao [...] numa abordagem que permite que essa aprendizagem seja vivenciada de forma ativa pelos sujeitos que compem o grupo (Telles, s/d). Atrevendo-nos a apresentar de forma to rpida o pensamento e a proposta metodolgica do autor, arriscamo-nos a sacrificar sua complexidade. Mas procuramos principalmente chamar a ateno para as vantagens do aprofundamento nessa tcnica. Este esforo se impe pela contribuio original de Pichon-Rivire (suo radicado na Argentina desde criana, no incio do sculo XX), desenvolvida a partir de sua condio de psiquiatra e de sua formao nessa rea foi o criador da primeira escola de psicologia social no pas. Essa contribuio merece destaque por uma atuao profissional orientada pela preocupao com a subjetividade e com a participao na transformao social, viso essa marcada pela necessidade de se conceber a compreenso do homem a partir da considerao obrigatria do interjogo homem-mundo, uma vez que assim que ele se configura, avana ou estanca (Gayotto, s/d).

A discusso sobre o trabalho com grupos ganha muita vivacidade nos textos de Chica Guimares (2004a, 2004b), escritos a partir do trabalho com 13 mil famlias da periferia da cidade de So Paulo realizado pela PUC-SP e pela Secretaria Municipal de Assistncia Social. Os artigos destacam especialmente o uso feito pela populao dos grupos, comentando demandas e resultados mais frequentes, bem como as caractersticas do papel do coordenador e do observador na conduo dos grupos alm da importncia de sua clara definio e conduta profissional.

Terapias e trabalho na rea socioeducativa


Marcados por origens e fundamentos bastante diversos, estes dois tipos de abordagens metodolgicas costumam ser encarados mais como opostos do que ressaltados por sua proximidade. Consideradas as condies de operao dos CRAS, incluindo-se as equipes multidisciplinares, importante ter indicadores para uma atitude comparativa, capaz de revelar aspectos comuns na abordagem de famlias, pessoas, grupos e grandes grupos dentro do territrio. Para tanto, baseamo-nos no desenvolvimento recente desses vrios tipos de trabalho, especialmente na diversificao de sua prtica, apoios tericos e discursos que os caracterizam. Abordando as metodologias denominadas terapias, passamos a palavra aos diferentes profissionais.

Terapia Comunitria
Ouvimos, no caso da Terapia Comunitria, Barreto (2008), o principal responsvel pela sua formulao e difuso no Brasil. Segundo ele, o recurso a esta terapia est plenamente associado ideia de acolhimento, de cuidado com o outro, realizado de forma ativa e sempre integrando os diversos saberes. Segundo ele, o prprio significado
CRAS: Marcos Legais | 59

original dessa palavra de origem grega, o de: acolher, ser caloroso, servir, atender. Com essa mudana de entendimento do termo, diz ele, as novas metodologias de trabalho teraputico vieram para desmascarar as prticas dominantes e valorizar as vrias formas de conhecimento, possibilitando a atuao de uma gama maior de profissionais com habilidades e experincia comunitria ou conhecimentos culturais. Tendo em vista a necessidade de avano no campo da interdisciplinaridade, reconhece Barreto a importante contribuio da antropologia na compreenso da cultura como um elemento de referncia fundamental na construo da identidade pessoal e grupal. Essa vertente incorporada base terica da Terapia Comunitria, a partir da ideia de que o reconhecimento e o fortalecimento dos valores de uma cultura ou de vrias culturas podem ser fontes de riqueza e possibilitar a multiplicao das potencialidades individuais e coletivas para a resoluo dos problemas sociais (Barreto, 2008).

Em linha semelhante, muitos dos praticantes escolhem referir-se a prticas narrativas, em vez de terapia narrativa, pois acreditam que esta ltima expresso limitadora para traduzir o empenho de engajar o trabalho narrativo em contextos muito diferenciados. Nessas manifestaes, o que est em jogo, em termos conceituais, a postura do chamado terapeuta em relao s pessoas que atende. Na verdade, esses profissionais querem exatamente diluir seu prprio poder em relao a seus pacientes. Refletindo sobre o poder do terapeuta, White chegou a dizer numa entrevista: At certo ponto, quase todos ns fomos formados nessa perspectiva de peritos e podemos facilmente cair na armadilha de acreditar que possumos verdades que esto acima de outros conhecimentos. Quando isso ocorre, perdemos de vista o fato de que estas afirmaes verdadeiras esto determinando, na realidade, certas normas, segundo as quais as pessoas deveriam viver suas vidas. No contexto da prtica, importante encontrar o modo de ajudar os participantes a pr esses conhecimentos de perito entre parnteses. Suponho que isto adiciona autenticidade ao autoconhecimento dos participantes. No quero dizer com isto que possamos viver uma vida sem a mediao dos conhecimentos adquiridos, mas importante que no pretendamos determinar a vida dos outros em virtude de tais conhecimentos [...] uma parte da prtica se estrutura com o fim de ajudar os participantes a destacar os modos de vida e de pensamento com que vivem suas vidas (White, 1994, p. 229).

Terapia Narrativa
Michel White, assistente social australiano e principal criador da Terapia Narrativa, em um de seus textos, tambm colocou restries ao nome terapia para designar o tipo de atividade que desempenhava. Fez isso, entretanto, citando o significado mais usualmente atribudo palavra, extrada por ele do dicionrio Penguin: tratamento de doena, desordem, defeito, etc., por algum tipo de processo curativo, ou que remedie. Colocou restries a ela, considerando-a incapaz de definir o que ele fazia com e para as pessoas. Para ele, o trabalho de natureza narrativa, no se propunha a construir os problemas como doenas e assim o terapeuta no se via como algum que desenvolveria uma cura (White e Epson, 1990). Embora com afirmaes diferentes quanto ao significado tradicional da palavra terapia, Barreto e White participam igualmente de sua crtica.
60 | CRAS: Marcos Legais

Nessa mesma linha de diluio do poder do terapeuta tradicional, White afirmou que, durante as entrevistas, estimulava as pessoas a interrog-lo sobre elas mesmas. Com isso, buscava saber se elas viam clareza no que havia sido dito por ele e se estavam incertas ou confusas sobre os objetivos do trabalho, entre outras questes. Com isso, procurava tornar sua participao mais transparente, bem ao contrrio, como dizia ele, da ideia, bastante difundida em certos crculos, de que para que uma terapia seja efetiva, as pessoas no devem saber o que est tramando o terapeuta... (White, 1994, p. 226)5. A Terapia Narrativa envolve modos de entender as histrias de vida e modos de recuperar sua autoria pelas prprias pessoas que as viveram (e se distanciaram delas), por intermdio da colaborao entre o terapeuta e aqueles que desejam ajuda. um modo de trabalhar interessado na histria, em dimenses mais amplas que estejam afetando a situao pessoal, e tambm na tica e na poltica da terapia. Ele tem sido usado com pessoas que procuram atendimento individual, incluindo suas famlias. Tambm ocorre a partir de demandas pessoais de famlias a instituies sociais, que ampliam as respostas na direo de uma ao social coletiva pertinente, e de maior alcance reivindicatrio perante a sociedade. Ainda tem sido chamada para trabalhos com grandes grupos, referidos a situaes de extrema penria em pases assolados por situaes de calamidades vrias ou de extrema pobreza. White trabalhou ainda com os aborgenes australianos tomados coletivamente, procurando alcanar, nesse caso, uma abrangncia nacional. Em muitas oportunidades, abordam-se, em conjunto com a populao, as causas dos problemas de origem externa ao estrito territrio em que se renem os grupos e que obstaculizam solues.

Uma aproximao
Deve-se reconhecer, sobretudo, que, nas ltimas dcadas, tanto no Brasil como tambm no exterior, o campo da terapia foi estendido para fora da clnica tradicional em direo s comunidades, como resposta s necessidades de famlias e comunidades, que vulnerveis e sob intensos sofrimentos, procuravam ajuda. De forma semelhante Terapia Narrativa, a Terapia Comunitria desenvolve-se como um espao de promoo de encontros interpessoais e intercomunitrios. Tem como objetivo a valorizao das histrias de vida dos participantes, o resgate da identidade, a restaurao da autoestima e da confiana em si, a ampliao da percepo dos problemas e das possibilidades de resoluo a partir das competncias locais, considerando como base principal o estmulo para a construo de vnculos solidrios e promoo da vida (Barreto, 2008). Segundo o autor, na construo de vnculos entre pessoas, no resgate da cidadania e no reconhecimento de direitos que possvel identificarmos as foras e as capacidades dos indivduos, das famlias e das comunidades para que, por intermdio desses recursos, possam encontrar as suas prprias solues e superar as dificuldades impostas pelo meio e pela sociedade. No seria adequado tentar caracterizar aqui todos os fundamentos desses dois tipos de trabalho. Mas preciso lembrar sua filiao grande inovao verificada nos anos 1950 e 1960
5

A uma pergunta que lhe pede para falar do carter igualitrio de seu tipo de terapia, que parecia transparecer atravs dessa postura aberta, White deixa claro que, embora a inteno seja mesmo dar essa caracterstica ao contexto teraputico, seria errado acreditar que a terapia possa ser totalmente igualitria, dada a diferenciao de poder em sua estrutura. Diz mais: para que esse efeito fosse total, os terapeutas teriam que ignorar responsabilidades morais e ticas particulares, vinculadas posio que eles ocupam.

CRAS: Marcos Legais | 61

dentro da Terapia Familiar de Base Analtica, com a introduo do pensamento sistmico. Essa uma base terica importante a ser considerada, alcanando a prtica da terapia familiar da poca e at hoje6. Alm disso, instigante verificar que tanto a Terapia Comunitria, como a Narrativa, destacam, em sua base terica, a contribuio de Paulo Freire, com sua afirmao de uma pedagogia libertadora, cujo exerccio implica o dilogo, a troca, a reciprocidade, visando ao crescimento e transformao das pessoas e da sociedade.

No mbito da poltica de assistncia social,


combinam-se aes socioassistenciais e aes socioeducativas, especialmente na proposta de substituio do assistencialismo pela tica do direito

Ao discutir a ateno teraputica psicossocial, resultante da reforma das instituies de sade mental aps a luta antimanicomial, voltada para o tratamento sade mental de forma integrada, humanitria e sem discriminao, com acesso do usurio informao sobre seu tratamento, Vieira Filho (2003) se refere ao direito ao dilogo nessa relao, em respeito contratualidade teraputica estabelecida com o cidado. Ele diz que a desconstruo das instituies totais em sade mental e as novas leis e normas da reforma psiquitrica brasileira podem ser essencialmente entendidas como uma necessidade de romper o crculo das relaes autoritrias entre terapeuta e paciente. A nfase na cidadania, na contratualidade, na horizontalidade e nas interaes com o paciente aparece como uma ideia fundamental. Consequentemente, o dilogo teraputico passa a ser tambm reivindicado como uma situao de direito do cidado. Tambm este autor se aproxima do trabalho de Paulo Freire, para afirmar que este no pode ser entendido unicamente num sentido pedaggico, considerando que a proposio do autor de uma teoria dialgica das relaes humanas fez seus escritos extrapolarem o mbito educativo. Acredita assim ser pertinente afirmar que sua teorizao seria tambm vlida para a relao terapeuta-paciente, desde que inserida num projeto democrtico mais abrangente. Baseado nas contribuies de Paulo Freire, ele analisa o processo dialgico na ateno teraputica. Essa mesma presena se encontra nas iniciativas elaboradas a partir da pedagogia social, como a educao no-formal e repercute naquelas que se denominam pela concepo de educao popular. No mbito da poltica de assistncia social, combinam-se internamente as aes socioassistenciais com as aes socioeducativas, especialmente na proposta de substituio do assistencialismo pela tica do direito. Partindo dessa vertente, e trabalhando com grandes grupos, a contribuio oportuna para o debate e a busca de alternativas sobre as metodologias a serem objeto de anlise a propsito da implantao da PNAS.
6

Aqui vale lembrar a observao de Morin (1991), de que o campo da teoria dos sistemas muito vasto, quase universal, pois qualquer realidade conhecida pode ser vista como sistema. Ele define sistema como associao, combinatria de elementos diferentes e nos alerta para no cair em contradio em direes que levam a um sistemismo vago e vazio, baseado na repetio de algumas verdades, na aplicao tecnocrtica da teoria.

62 | CRAS: Marcos Legais

Enfim, essas consideraes sobre semelhanas de encaminhamento entre perspectivas bastante distintas no visam construir uma falsa harmonia ou eclipsar problemas reais. Traando origens e graus de elaborao de cada uma, podemos perceber seus diferentes nveis de consistncia terica, de elaborao de instrumentais, e, principalmente de viabilidade histrica dos propsitos de cada uma, consideradas as facilidades/dificuldades de que so dotadas para lidar com espaos, questes, populaes e outras situaes, a partir de sua experincia passada.

O cumprimento de tarefas como o controle da observncia, pela populao beneficiria do Programa Bolsa Famlia, das condicionalidades estabelecidas, mediante o contato direto com as famlias e a populao em geral, feita dentro da ao prpria ao Programa de Atendimento Integral Famlia (PAIF). A identificao das necessidades de servios, programas e projetos no territrio, em sua articulao com a rede socioassistencial presente, mediante o contato direto com as famlias e a populao em geral. A realizao do cadastramento. A conduo de vrios tipos de grupos de famlias, diferenciados em sua abrangncia e objetivos, dentro do trabalho direto com eles. O atendimento aos interessados no recebimento e acompanhamento do Benefcio da Prestao Continuada (BPC) e dos Emergenciais.7 preciso prever respostas adequadas a essa confluncia de programas, benefcios, procedimentos e atividades, bastante diversificados. De qualquer forma, necessita ser tomada a iniciativa de um investimento consciente na direo dessa articulao, descobrindo-se as formas passveis de sensibilizao para uma totalidade na compreenso da abrangncia do cuidado s famlias. Quanto aos servios, conforme j comentado, fundamental v-los como um importante foco da ao relacionada ao contedo das provises de assistncia social, com vistas proteo social (Muniz, 2007). Segundo a mesma autora, eles possuem carter educativo e preventivo na organizao da rede assistencial, tendendo a criar oportunidade de universalizao da cobertura dos direitos sociais, sem discriminaes.
CRAS: Marcos Legais | 63

A distino operacional de metodologias, servios, programas e projetos


Enfim, sem prejuzo da possvel e contnua incorporao de muitos recursos metodolgicos, preciso evitar a banalizao do termo metodologia. No adequado confundi-la com a realizao de procedimentos e atividades de natureza variada, como oficinas, palestras e grupos socioeducativos. A presena de escolhas metodolgicas que tenham como contedo a misso geral dos CRAS contribui para prevenir a tendncia fragmentao na conceituao dos elementos contidos no processo de trabalho, evitando a proliferao de denominaes artificiais, dificilmente sustentveis como especficas para abarcar com preciso uma determinada realidade. Ela tambm auxilia na necessria articulao entre procedimento, instrumento, tcnica, estratgia, metodologia, atividade, entre outros elementos, no traado de qualquer concepo metodolgica, tanto em sua exposio como em sua aplicao. Esses cuidados se tornam mais necessrios se considerarmos a multiplicidade e a grande diversidade de demandas colocadas, de forma entrecruzada, para a equipe do CRAS:

Em termos de gesto, importante garantir o seu carter continuado, de utilidade pblica, estabelecendo-se padres de funcionamento e de identificao pela populao que sirvam como resposta s necessidades concretas da sociedade. Segundo o autor, os servios exigem equipamentos, com instalaes apropriadas, mas no se confundem com eles, sendo referenciados externamente. Nas redes socioassistenciais, distinguem-se de programas e projetos (estes com tempo determinado), conforme j definido pela LOAS. No se confundem, tambm, com aes e atividades, que naturalmente os integram.

A atuao do profissional , portanto, sempre balizada pela espera de que as pessoas externem o que pensam, sentem, querem. As decises devem ser conjuntas. Como isso em geral toma muito tempo, podemos afirmar que os processos so frequentemente priorizados em relao aos produtos. Alis, os relatrios de trabalho refletem isso: contam com detalhes o que se desenrolou, mas, em geral, fazem pouca anlise do que se conseguiu. No extremo oposto, podemos adotar uma racionalidade mais exigente quanto aos comportamentos esperados. Trata-se de concretizarmos instrumentos e metas de proteo social bsica, perfeitamente suscetveis de objetivao, dando assim um norte claro a todo o trabalho. Um exemplo desse tipo de processo propiciado pelo programa chileno Puente, que alia transferncia de renda direta s famlias (TCR) ao objetivo conhecido como construo de um itinerrio de insero social. Num contrato inicial com durao de 24 meses, define-se um compromisso de cooperao no qual o Estado auxilia as famlias a se organizarem para alcanar acesso melhoria da qualidade de vida no local. Esta qualidade de vida a ser acessada detalhada em sete dimenses (identificao, sade, educao, dinmica familiar, trabalho, renda e habitabilidade). Para cada uma delas h a especificao de patamares de desempenho e de resultados a serem alcanados, totalizando 54 metas, no sentido geral de substituir comportamentos e atitudes apticas e dependentes por protagonismo e autonomia. Para o Estado, a contribuio de manuteno e ampliao, se necessria, da estrutura de oportunidades (conjunto de medidas sociais e econmicas).

Recomendaes finais
Se voltarmos agora a pensar que qualquer metodologia deve oferecer respostas, conforme j foi pontuado no incio da discusso, torna-se indispensvel saber, ao fim e ao cabo, onde conseguimos chegar com seu uso. Para isso esto os conhecidos indicadores, que renem alguns aspectos das mudanas obtidas, aqueles passveis de serem medidos, e que devem ser considerados significativos para verificao dos resultados obtidos quanto aos objetivos que tnhamos. Esse procedimento bastante complexo, se formos fiis natureza do trabalho social, que inclui sempre relaes entre pessoas, com sua conhecida singularidade. Em outras palavras, em nossa rea, aceitamos uma grande dose de imprevisibilidade dos resultados que poderemos obter. Mais do que isso, em geral, acreditamos democraticamente na participao das pessoas para e com as quais trabalhamos, (no caso as famlias e a populao referenciada a cada um dos CRASs). Acreditamos nas vantagens de uma definio compartilhada do caminho, o que certamente torna o destino mais incerto. Recusamos o que consideramos autoritarismo burocrtico do Estado.
7

H um aspecto facilitador da interveno, constitudo pela pertena simultnea de pessoas acolhidas em vrias situaes, inclusive no caso do atendimento das provenientes do PBF pelo PAIF, j como resultado de uma poltica de atendimento prioritrio s famlias do primeiro deles. Tambm fator articulador a provvel semelhana de condies socioeconmicas, enquanto critrios de elegibilidade ao atendimento pelos CRAS, dadas as faixas de renda iguais, ou muito semelhantes, dessa populao.

64 | CRAS: Marcos Legais

Carla Bronzo (2007, p. 2-3), em cuja descrio nos baseamos livremente para esta apresentao, considera-a uma experincia que apresenta metodologia definida, consistente e orientada para prover apoio psicossocial s famlias em situao de alta vulnerabilidade. Essa polaridade de experincias nos serve aqui para refletir sobre a dificuldade terica e prtica , no campo das relaes humanas, de adotar plenamente o prudente princpio metodolgico de controle das incertezas como recurso de planejamento. Sem ele, gastam-se recursos de vrias ordens, inclusive dos usurios, e no se tem garantia de resultados. Com a busca de uma aplicao muito estrita dos procedimentos metodolgicos e de uma avaliao rigorosa de resultados fixos de antemo, corre-se o risco de engessar demais as aes das pessoas, muitas vezes j bastante limitadas em termos de participao. Concluindo: importante, profissionalmente, termos metas e objetivos flexveis, fazendo disso uma preocupao sempre compartilhada com as pessoas com as quais trabalhamos. Assim podemos esperar que elas no s externem constantemente sua posio, mas construam seus objetivos e metas referentes aos programas nos quais esto inseridos e assumam responsabilidade perante eles. Essa posio no s teoricamente possvel e consistente, como tem sido tomada em trabalhos realizados em nosso Pas8. A ltima palavra diz respeito impossibilidade, e mesmo inconvenincia, da aplicao mecnica de uma metodologia, entregue a um profissional como um arsenal de tcnicas, mesmo que bem articuladas (Campos, 2008a). Temos de considerar as influncias, no s da formao profissional strictu senso, mas tambm de posturas, atitudes e comportamentos caractersticos, incluindo questes ticas e polticas de cada um. Tudo isso pode entrar, at insensivelmente, na contramo do que tais metodologias visem, distorcendo o uso dos instrumentais que no alcanaro a potncia esperada. No se trata da sequncia do conserto de uma mquina. A previso dessas reinterpretaes possveis de como se deve fazer essencial na formulao de metodologias a serem incorporadas coletivamente, especialmente na rea pblica. Trata-se, agora falando na parte do profissional, de outro obstculo previso de resultados. E tambm precisamos estar preparados para identificar ganhos inesperados e obstculos imprevistos.

Ver, nas Referncias Bibliogrficas, as bases de desenvolvimento dessa perspectiva, em trabalho realizado em So Paulo, com participao das Faculdades de Psicologia e Servio Social da PUC-SP e publicado pelo IEE-PUC-SP

CRAS: Marcos Legais | 65

Referncias Bibliogrficas

ALVES FILHO, A; REZENDE, U. S. Desenvolvimento de comunidade: uma reviso crtica luz da teoria da delimitao dos sistemas sociais. Disponvel em: <http://aspro02-npd.ufsc.br/arquivos/105000/106800/18_106856. htm?codBib=>. Acesso em: 30 mar. 2009. BARRETO, A. de P. Terapia comunitria passo a passo. Fortaleza: Grfica LCR, 2008. BARROS, Nidia Alwyn. El analise de las polticas sociales desde una perspectiva familiar. Servio Social e Sociedade, So Paulo, ano XVI, n. 49, p. 117-132, nov. 1995. BRASIL. IEE; PUC-SP; Unesco. Planos de Assistncia Social: diretrizes para elaborao. Braslia; So Paulo, 2008. v. 3. _____. MDS. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Gabinete do Ministro. Portaria n 78, de 8 de abril de 2004. Estabelece diretrizes e normas para a implementao do Programa de Ateno Integral Famlia PAIF e d outras providncias. Disponvel em: <http:// www.mds.gov.br/servicos/legislacao/portarias/Portarias01.html/?searchterm=Portarias>. Acesso em: 9 maio 2009. _____. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Guia de Orientao Tcnica SUAS n 1. Proteo Bsica de Assistncia Social. Braslia, out. 2005. _____. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Proteo Bsica do Sistema nico de Assistncia Social Orientaes Tcnicas para o Centro de Referncia de Assistncia Social. Braslia, jun. 2006. Verso preliminar. Disponvel em: <http://www.mds.gov.br/programas/rede-suas/protecaosocial-basica/paif/arquivo-2-guia_1_snas_11_06_06-diagramada-versao-final.pdf/view?searchterm=Orienta%C 3%A7%C3%B5es%20T%C3%A9cnicas>. Acesso em: 9 maio 2009. _____. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Conselho Nacional de Assistncia Social. Plano Decenal SUAS Plano 10. Braslia, jul. 2007. _____. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Conselho Nacional de Assistncia Social. Resoluo n 130, de 15 de julho de 2005. Aprova a Norma Operacional Bsica (NOB/ SUAS). Disponvel em: <http://www.congemas.org.br/NOBversaofinal.pdf>. Acesso em: 4 maio 2009.

66 | CRAS: Marcos Legais

_____. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Conselho Nacional de Assistncia Social. Resoluo n 145, de 15 de outubro de 2004. Aprova a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS). Disponvel em: <http://www. mds.gov.br/arquivos/pnas_final.pdf>. Acesso em: 4 maio 2009. _____. Orientaes para o acompanhamento das famlias beneficirias do Programa Bolsa Famlia no mbito do Sistema nico de Assistncia Social SUAS. Braslia, jun. 2006. BRONZO, Carla. Vulnerabilidade, empoderamento e metodologias centradas na famlia: conexes e uma experincia para reflexo. Braslia: Enap, 2007. Texto elaborado para o Curso de Formao de Multiplicadores e de Gestores Sociais. CAMPOS, M. S. A construo de redes de pesquisa sobre a famlia. In: ALTHOFF, C.; ELSEN, I.; NITSCHKE, R. G. (Orgs.). Pesquisando a famlia Olhares contemporneos. Florianpolis: Papa-Livro, 2004. _____. A metodologia e seus componentes. Metodologias do Trabalho Social, So Paulo: IEE/PUC-SP; Braslia: Capes, p. 113-125, 2008. _____. Famlia e proteo social: alcances e limites. In: ZOLA, M. B. Cooperao internacional para a proteo social de crianas e adolescentes O direito convivncia familiar e comunitria. So Bernardo do Campo, SP: Fundao Criana, Intermdia Editorao Grfica, 2008. _____. Famlia e poltica social: elementos para discusso e proposta de uma poltica no Brasil. Comunicao apresentada ao Debate Poltica Social: Famlia e Juventude. Ministrio do Desenvolvimento Social. Seminrio de Proteo Social Bsica, dez. 2004. Mimeo. _____. Fortalecendo famlias. In: WANDERLEY, M. B.; OLIVEIRA, I. C. (Orgs.). Trabalho com famlias, textos de apoio. So Paulo: IEE; PUC-SP, 2004. v. 2, p. 78-91. _____. Possibilidades abertas pelo Programa Fortalecendo a Famlia PFF/ SP/SP. In: WANDERLEY, M. B.; OLIVEIRA, I. C. (Orgs.) Trabalho com famlias, textos de apoio. So Paulo: IEE; PUC-SP, 2004. v. 2, p. 23-35. _____. Relatos da metodologia vivida. In: WANDERLEY, M. B.; OLIVEIRA, I. C. (Orgs.). Trabalho com famlias, textos de apoio. So Paulo: IEE; PUC-SP, 2004. v. 1, p. 68-103. _____; MIOTO, R. C. T. Poltica de Assistncia Social e a posio da famlia na poltica social brasileira. Ser Social, Braslia, v. 1, n. 12, p. 165-190, jan.jun, 2003.

CRAS: Marcos Legais | 67

_____; _____. Quem cobre as insuficincias das Polticas Pblicas? Contribuio ao debate sobre o papel da famlia na proviso de bem-estar social. Revista de Polticas Pblicas, So Lus, Universidade Federal do Maranho, v. 10, n. 1, p. 165-185, jan.-jun. 2006. COSTA, L. G.; HORTA, R. L.; RODRIGUES, V. S. O acolhimento numa clnica sistmica privada de orientao sistmica. In: GRANDESSO, M. A. (Org.). Terapia e justia social: respostas ticas a questes de dor em terapia. So Paulo: APTF, 2001. DI NICOLA, P. La razionalizzazione delle risorse nel campo dei servizi sociali: problemi di contenimento e di riqualificazione degli interventi assistenziali. In: DE VITA, Roberto; DONATI, Pierpaolo; SGRITTA, Giovanni Battista. La politica sociale oltre la crisi del Welfare State. Milano: Franco Angeli, 1994. FONSECA, A. M. M. Famlia e poltica de renda mnima. So Paulo: Cortez, 2001. FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. GAYOTTO, M. L. C. (Org.). A psicologia social de Enrique Pichon-Rivire. Porto Alegre: Grfica Plub, [s/d]. GRANDESSO, M. A. (Org.). Terapia comunitria: um contexto de fortalecimento de indivduos, famlias e redes. Famlia e Comunidade, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 103-113, 2005. _____. Terapia e justia social: respostas ticas a questes de dor em terapia. So Paulo: APTF, 2001. GUIMARES, C. H. O grupo socioeducativo com famlias. In: WANDERLEY, M. B.; OLIVEIRA, I. C. (Orgs.). Trabalho com famlias, textos de apoio. So Paulo: IEE; PUC-SP, 2004. v. 2, p. 125-139. _____. O trabalho socioeducativo sobre o olhar da Psicologia. In: WANDERLEY, M. B.; OLIVEIRA, I. C. (Orgs.), Trabalho com famlias, textos de apoio. So Paulo: IEE; PUC-SP, 2004. v. 2, p. 112-118. KOGA, D.; RAMOS, F. Territrio e polticas pblicas. In: WANDERLEY, M. B.; OLIVEIRA, I. C. (Orgs.). Trabalho com famlias. So Paulo: IEE; PUC-SP, 2004. v. 2, Texto 5. LO VUOLO, Ruben. Las familias en Amrica Latina: diagnstico y polticas pblicas. Agenda Social, 2001. Disponvel em: <http://www.cipp.com.ar>. Acesso em: 20 fev. 2002. MACEDO, R. M. S. (Org.). Terapia familiar no Brasil na ltima dcada. So Paulo: Roca, 2008.
68 | CRAS: Marcos Legais

McKNIGHT, J. O desenvolvimento da comunidade baseado em ativos. Disponvel em: <http://blog-ae.blogspot.com/2006/12/o-desenvolvimento-da-comunidade.html>. Acesso em: 2 abr. 2009. MIOTO, Regina C. T. Aes socioeducativas em programas de transferncia de renda. In: WANDERLEY, M. B.; OLIVEIRA, I. C. (Orgs.). Trabalho com famlias. So Paulo: IEE; PUC-SP, 2004. v. 2, p. 45-51. _____. Cuidados sociais dirigidos famlia e segmentos sociais vulnerveis. In: O TRABALHO do assistente social e as polticas sociais. Braslia: UnB; Cead, 2000. Mdulo 4. _____. Famlia e poltica social: questes impertinentes. Palestra proferida no Ncleo de Estudos e Pesquisas Estado, Sociedade Civil, Polticas Pblicas e Servio Social (NESPP-UFSC) em 8/4/2009. Departamento de Servio Social/ UFSC/Florianpolis. _____. Novas propostas e velhos princpios: subsdios para a discusso da assistncia s famlias no contexto de programas de orientao e apoio scio-familiar. Fronteras, Montevideo, p. 94-102, set. 2001. Universidad de la Republica, Facultad de Ciencias Sociales, Departamento de Trabajo Social. _____. Orientao e acompanhamento de indivduos, grupos e famlias. Palestra proferida no Ncleo de Estudos e Pesquisas Estado, Sociedade Civil, Polticas Pblicas e Servio Social (NESPP-UFSC) em 6/4/2009. Departamento de Servio Social/UFSC/Florianpolis. _____. O trabalho com redes como procedimento de interveno profissional: o desafio da requalificao dos servios. Revista Katlysis, Florianpolis, v. 5, n. 1, p. 51-58, 2002. _____. Sistematizao, planejamento e avaliao das aes dos assistentes sociais no campo da sade. In: MOTTA, A. E. et al. (Orgs.). Servio social e sade. So Paulo: OPAS/OPS/Ministrio da Sade, 2006. p. 273-303. MORIN, E. Introduo ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, [1991]. MUNIZ, E. et al. O conceito de servios socioassistenciais: uma contribuio para o debate. VI Conferncia Nacional de Assistncia Social, Braslia: CNAS/ MDS, 14 a 17/12/2007. PEREIRA, P. A. P. Mudanas estruturais, poltica social e papel da famlia: crtica ao pluralismo de bem-estar. In: SALES, M. A.; MATOS, M. C. de; LEAL, M. C. (Orgs.). Poltica social, famlia e juventude: uma questo de direitos. So Paulo: Cortez, 2004. p. 25-42.

CRAS: Marcos Legais | 69

RAJ, J. Grupo e Grupo Operativo. In: GAYOTTO, M. L. C. (Org.). A psicologia social de Enrique Pichon-Rivire. Porto Alegre: Grfica Plub, [s/d]. p. 63-74. SANTOS, M. A natureza do espao: tcnica e tempo, razo e emoo. So Paulo: Hucitec, 1997. _____. Territrio e sociedade: entrevista com Milton Santos. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2000. SO PAULO. CRESS. Conselho Regional de Servio Social. A atuao do assistente social no CRAS Centro de Referncia de Assistncia Social. Relatrio Preliminar relativo a visitas realizadas pela Comisso de Orientao e Fiscalizao Profissional do CRESS-SP, So Paulo, 2009. Mimeo. _____. Os desafios na construo dos Centros de Referncia de Assistncia Social (CRAS) nos municpios e a atuao profissional. Cadernos CRESS, So Paulo, v. 3, 2007. SARACENO, C. Sociologia da famlia. Lisboa: Editorial Estampa, 1997. SLUZKI, C.E. A rede social na prtica sistmica alternativas teraputicas. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1997. SOUZA, M. P. A publicizao da violncia de pais contra filhos: um estudo das implicaes da denncia. Tese (Doutorado em Servio Social)Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2000. TELLES, C. A. Estrutura e dinmica do Grupo Operativo de aprendizagem. In: GAYOTTO, M. L. C. (Org.). A psicologia social de Enrique Pichon-Rivire. Porto Alegre: Grfica Plub, [s/d]. p. 75-83. VIEIRA Filho, N. G. O processo dialgico na ateno teraputica psicossocial. Contribuies de Paulo Freire. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Departamento de Psicologia, 2003. Mimeo. WALDEGRAVE, C. Just Therapy com famlia e comunidade. In: GRANDESSO, M. A. (Org.). Terapia e justia social: respostas ticas a questes de dor em terapia. So Paulo: APTF, 2001. WHITE, M. Guias para una terapia familiar sistmica. Barcelona: Gedisa, 1994. _____; EPSON, D. Narrative means to therapeutic ends. New York-London: W.W. Norton & Company, Inc., 1990.

70 | CRAS: Marcos Legais

4.

Territrio e Ferramentas de Gesto


Carola C. Arregui Verglio A. dos Santos

A ao com as famlias deve ser vista em sua dimenso territorial, pois nesses espaos se do as relaes sociais e o acesso a programas e a benefcios

Carola C. Arregui
Assistente social, doutora em Servio Social pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP), pesquisadora do Instituto de Estudos Sociais da universidade e professora do mestrado em Polticas Pblicas da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

Verglio A. dos Santos


Socilogo, pesquisador do Instituto de Estudos Especiais da Pontifcia Universidade Catlica (PUC-SP) e do Centro de Estudos e Pesquisa em Educao, Cultura e Ao Comunitria.

ara contribuir no desenho de polticas pblicas que do centralidade ao trabalho com famlias, importante refletir sobre a caracterizao dos grupos familiares que so alvo das provises pblicas, particularmente no campo da assistncia social. preciso entender que famlias so essas, quais as suas principais demandas, quais as trajetrias de vulnerabilidade presentes no seu cotidiano e que aes permitem resgatar as suas potencialidades e fortalezas. O trabalho social com famlias deve, necessariamente, ser pensado em sua dimenso territorial, pois nesses espaos que as relaes sociais e o acesso a programas, projetos, benefcios e servios acontecem. Consequentemente, a relao entre territrio e polticas pblicas constitui uma dimenso fundamental para a gesto pblica. As inovaes propostas pela Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS/2004) e a Norma Operacional Bsica do Sistema nico de Assistncia Social (NOB/SUAS/2005) envolvem tanto questes conceituais como temas de gesto da poltica e dos servios de proteo social. Dentre os elementos essenciais dessa nova formulao destaca-se a necessidade de ateno diferenciada para o atendimento de necessidades sociais, rompendo-se com a lgica da ateno s carncias dos necessitados. Nessa perspectiva, o territrio assume um lugar estratgico como base de organizao do sistema e de leitura de vulnerabilidades e riscos sociais para a populao. por meio de um dilogo permanente que a rede socioassistencial do municpio ser capaz de garantir a oferta de programas e servios articulados para o atendimento das demandas sociais.

72 | CRAS: Marcos Legais

A proteo social exige, pela tica da gesto pblica, o desenvolvimento de capacidades para aproximao do cotidiano das famlias, pois nesses espaos que as vulnerabilidades e riscos se constituem. Isso coloca aos servios de proteo social e, especialmente, para os coordenadores e tcnicos dos Centros de Referncia de Assistncia Social (CRAS), a necessidade de desenvolvimento de competncias e habilidades para um melhor conhecimento dos territrios e seus habitantes, assegurando, assim, a capilaridade e a eficcia da rede socioassistencial. Medidas de mbito nacional permitem apontar tendncias presentes na sociedade. Mas quando cruzadas com indicadores sensveis s diferenas entre segmentos da populao, condies socioeconmicas e/ou particularidades de cada municpio, essas medidas possibilitam a captura das diferenas que formam a realidade, bem como a percepo da diversidade das condies de vida da populao em geral. A necessidade de um novo olhar para as diferenas socioterritoriais um pressuposto que perpassa a PNAS. Segundo Koga (2007:12),

logo na anlise conjuntural, a porta de entrada da poltica, que esta se revela preocupada com a diversidade e as desigualdades socioterritoriais do Pas, identificando a partir da realidade suas perspectivas de anlise em um esforo para trazer cena os mais de 5.500 municpios brasileiros, e no mais to somente as vises regionalizadas ou as mdias dos estados brasileiros que tornam generalizadas as grandes discrepncias existentes entre os territrios.

Isso se torna especialmente relevante em pases de tamanho continental como o Brasil, onde convivem cidades e realidades completamente diversas. Conforme aponta a PNAS/2004, quase a metade da populao brasileira vive em dois contextos extremamente diversos de concentrao populacional1, com situaes alarmantes de vulnerabilidade e riscos sociais, resultado da existncia de territrios marcados pela ausncia ou precria presena do Estado (PNAS/2005). Com seus 5.564 municpios, o Brasil exige um enorme esforo de inovao social e compromisso para alterar a qualidade de vida de sua populao em situao de pobreza e desigualdade. Reconhecer que a dinmica demogrfica e socioeconmica imprime diferenas nos municpios brasileiros ponto de partida fundamental para pensarmos espaos de interveno social capazes de responder ampla gama de necessidades, demandas e potencialidades. Olhar para as condies de vida da populao ajuda a entender as situaes de pobreza e vulnerabilidade social dos territrios e, sobretudo, auxilia no melhor desenho das estratgias de proteo social. Com a implantao dos CRAS como espao pblico estatal de proteo social bsica, a dimenso territorial ganha relevncia na poltica de assistncia social. A localizao desses
1

Num total de 15 cidades, as metrpoles (com mais de 900 mil) congregam 20% da populao brasileira. Tambm renem 20% da populao nacional os 4.020 municpios considerados pequenos, com at 20 mil habitantes (PNAS/2005).

CRAS: Marcos Legais | 73

equipamentos nos microterritrios garante uma maior proximidade com a populao; o territrio, espao privilegiado onde ocorrem as relaes sociais e onde se expressam mais evidentemente as vulnerabilidades e riscos, passa a ser ponto inicial para a elaborao de seguranas sociais. Alm disso, os Centros de Referncia tambm ganham lugar estratgico como produtores de informaes essenciais para a criao de estratgias diferenciadas de incluso social nos microterritrios. A anlise de informaes socioterritoriais, aliada leitura das condies de vida das famlias atendidas nos CRAS, qualificam a compreenso das condies de pobreza a que esto expostas as populaes, e, em consequncia, qualifica o desenho de programas sociais. Com isso, abrem-se novas possibilidades para que a proteo social crie condies para o estabelecimento de mecanismos efetivos de construo da cidadania e de processos de autonomia das famlias atendidas. Ao longo dos ltimos anos, a poltica de assistncia social ganhou densidade em termos de proteo social. Aos avanos na construo dos direitos sociais da populao usuria podemos somar a nova arquitetura institucional que nasce do Sistema nico da Assistncia Social (SUAS). No so poucos os desafios para a consolidao do SUAS. Principalmente, se considerarmos a necessidade de ampliar os recursos que garantam a universalizao da proteo social e o estabelecimento de padres de qualidade apoiados em mecanismos efetivos de planejamento, execuo e avaliao dos programas, projetos, benefcios e servios. Mas a questo central que se apresenta para a gesto pblica a de superar a cultura poltica tradicional e conservadora que impera historicamente na assistncia social, de modo que se possa contribuir para a construo de uma cultura de direito e cida74 | CRAS: Marcos Legais

dania que solidifique a poltica no espao pblico e os direitos sociais dos usurios. Conforme Lavinas (2003:2), falar de gesto pblica hoje falar da construo da cidadania. [...] transitar do universo restrito do no atendimento das necessidades bsicas e vitais para o espao da equidade, da emancipao e do pertencimento. Uma nova alteridade social emerge. Os atores so aqueles presentes nas arenas do cotidiano, onde se define, com base na histria, na cultura, nas relaes econmicas dominantes e na forma de insero no mundo global, nos padres de sociabilidade existentes em cada localidade, o campo de possibilidades para estabelecer convenes capazes de vencer a pobreza.

estudos e pesquisas no territrio: o uso de sistemas de gesto da informao


Mesmo que a rea social no possua tradio no uso de instrumentos tecnolgicos e de informao em seu trabalho (seja por motivos de capacitao, seja por opo metodolgica diante da aparncia artificial de mecanismos informatizados), a construo do sistema de proteo social brasileiro no pode prescindir mais de decises baseadas em informaes e conhecimentos da realidade. O grande desafio a ser enfrentado na formulao de uma proposta de gesto dos CRAS a articulao das vrias dimenses da realidade institucional a administrativa, a

financeira e a tcnica. Com isso, o processo a ser implementado poder gerar informaes qualificadas e adequadas que assegurem a essas unidades condies de interferirem no processo de ao e, ao mesmo tempo, e favoream a relao entre setores exigida pela poltica de assistncia social. O esforo para melhorar a gesto da informao, dos programas, projetos, benefcios e servios , ao mesmo tempo, uma ao tcnica e poltica. Uma ao tcnica no sentido do aprimoramento e da institucionalizao das funes de vigilncia, monitoramento e avaliao, entendidas como parte do processo de gesto, no qual o uso de dados e informao deve realimentar a poltica e suas provises. Tambm uma ao poltica devido importncia de tornarmos pblicas informaes de qualidade (indicadores de monitoramento e avaliao, resultados de programas, projetos, benefcios e servios) para que usurios da assistncia social e a prpria sociedade possam influenciar nos rumos da poltica, fortalecendo a cultura de transparncia, de prestao de contas e de controle social na administrao pblica. Para a consolidao do CRAS como espao de oferta de proteo social bsica e de organizao e coordenao da rede socioassistencial, necessrio que as equipes desenvolvam competncias para ler as necessidades e demandas de proteo social das famlias em situao de vulnerabilidade e dos territrios e monitorar os servios e equipamentos existentes em suas reas de abrangncia. A utilizao de estudos e informaes qualificadas a base para o planejamento e o desenho das aes de proteo. A atualizao regular das informaes socioterritoriais e o monitoramento da rede socioassistencial permitem que seja analisada a relevncia dos servios, contribuindo para sua adequao s necessidades e demandas das famlias referenciadas.

Assim, o CRAS no apenas a porta de entrada para a poltica, mas tambm uma fonte estratgica de sinalizao, de vigilncia da excluso social e das vulnerabilidades sociais. Nesse sentido, possui a potencialidade de apontar e iluminar novos aspectos da realidade que meream a ateno da proteo social, fortalecendo o seu carter proativo e de preservao das condies de vida da populao. Segundo Aldaza Sposati (2007), a ideia de proteo exige uma mudana na organizao das atenes, superando a concepo de que se atua, apenas, quando as vulnerabilidades esto instaladas.

Uma poltica de proteo social compe o conjunto de direitos de civilizao de uma sociedade e/ou elenco das manifestaes de solidariedade de uma sociedade para com todos seus membros. Ela uma poltica estabelecida para a preservao, a segurana e o respeito dignidade de todos os cidados (Sposati, 2007:6).

Os estudos sobre os territrios permitem o exerccio de uma das importantes funes da assistncia social a de vigilncia social. Segundo o documento NOB/SUAS (2005), ela responsvel por detectar e informar as caractersticas e as dimenses das situaes de precarizao que trazem riscos s cidades, aos estados e ao pas, atuando, assim para que a assistncia social desenvolva sua poltica de preveno e monitoramento de riscos. pela via de tornar pblicos esses estudos que os gestores da poltica fortalecem o exerccio do controle social pela sociedade. Nessa perspectiva, a PNAS identifica no CRAS um papel estratgico no acompanhaCRAS: Marcos Legais | 75

mento e produo de informaes sobre as situaes de vulnerabilidade e resultados das aes implementadas pela poltica.

A equipe do CRAS deve prestar informao e orientao para a populao de sua rea de abrangncia, bem como se articular com a rede de proteo social local no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um servio de vigilncia da excluso social na produo, sistematizao e divulgao de indicadores de abrangncia do CRAS, em conexo com outros territrios (PNAS, 2005:35).

Mas, para que a funo de vigilncia social do CRAS prevalea, como est definida na PNAS/2004, os coordenadores e tcnicos precisam adquirir novas competncias e capacidades, assim como ter condies de utilizar ferramentas especficas de gesto da informao. A leitura do territrio base para coordenadores e tcnicos dos CRAS, pois auxilia na compreenso da realidade em que ocorre a tomada de decises sobre onde e como intervir. De sada, a implantao dos CRAS em territrios de vulnerabilidade social pressupe a realizao de um estudo prvio de identificao e de localizao das reas e a compreenso das caractersticas das condies de vulnerabilidade daqueles territrios e das famlias. Entender e situar as famlias em condio de vulnerabilidade social significa tambm compreender a dinmica do municpio, como forma de se apreender as condies econmicas, polticas, culturais e sociais que configuram a vida das pessoas e de seus territrios. Os dados ganham valor quando analisados em sua evoluo e tendncias, bem como quando comparados a ndices de referncia (melhores ou piores) em relao a outros municpios da regio, do estado ou do Pas (Brasil, MDS/IEE, 2008:35). Para a realizao dos estudos e diagnsticos, as equipes tcnicas podem e devem consultar fontes de dados oficiais (IBGE, PNAD, Fundao Seade, Censo Escolar/MEC etc.) que produzem informaes variadas sobre os municpios e seus estados. Hoje, possvel consultar grande parte dos bancos oficiais via internet, o que facilita o acesso a informaes qualificadas. As fontes municipais, por sua vez, podem agregar aos diagnsticos dados relevantes e anlises locais sobre a dinmica social, as demandas e a rede de proteo social instalada. Podem ser complementadas com estudos a respeito da realidade das famlias e dos territrios de referncia dos CRAS, a fim de contemplar as especificidades socioeconmi76 | CRAS: Marcos Legais

27,4%
dos paulistas vivem em altssima condio de vulnerabilidade

10,1 milhes
de pessoas esto nessa precria condio social
Fontes: Fundao Seade/IPVS e IBGE (Censo Demogrfico 2000).

cas e culturais e as demandas e potencialidades coletivas da populao. A apresentao dos diagnsticos e o seu debate com as organizaes locais e a populao de referncia permitem que o estudo da realidade ganhe densidade e crie oportunidades para que todos os atores envolvidos com a proteo social discutam as estratgias e desenhos necessrios s demandas detectadas, fortalecendo a concepo de rede socioassistencial. Olhar para as condies de vida da populao possibilita ir alm dos indicadores de renda per capita ou familiar ou mesmo de pobreza e indigncia, tradicionalmente tomados como referncias para estabelecimento de prioridades na poltica social brasileira. No que os indicadores vinculados renda no sejam fundamentais para se entender a questo da desigualdade e da pobreza. Mas ocorre que a sua utilizao de forma isolada no d conta da complexidade desse fenmeno, nem capaz de mostrar as especificidades das condies de precariedade e de privao de direitos a que esto expostas a populao em situao de pobreza e de vulnerabilidade social. O que o profissional no pode esquecer que a construo de um conjunto de indicadores para medir a pobreza depende da concepo de pobreza que ir sustentar esse processo. Se os indicadores usados para medi-la se restringirem aos aspectos de renda e consumo, estaremos reduzindo a pobreza apenas a esses aspectos. Por isso, fundamental a incorporao de outras informaes que permitam a nossa aproximao da realidade de vulnerabilidade dos territrios. Por exemplo, para analisar o desenvolvimento social do municpio extremamente til relacionar o seu PIB com o ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Por qu? Porque se o PIB representa o patamar de riqueza produzida no municpio, o IDHM revela o desenvolvimento humano da

localidade. Ou seja: o nvel de desenvolvimento e de bem-estar alcanado ali. Disparidades entre esses dois indicadores revelam desigualdades econmicas e sociais e isso uma informao importantssima para a poltica de assistncia social. Nos ltimos anos, as crticas s medidas de pobreza elaboradas pelos organismos nacionais e internacionais geraram a realizao de outros estudos e tentativas de agregao de indicadores, na perspectiva de dimensionar e abranger a complexidade do tema. A integrao entre a demografia, as cincias sociais e o trabalho social teve grande importncia para a construo de novas estratgias de medio da pobreza na rea social e, fundamentalmente, para a construo dessas medidas com base em conceitos relativos aos de pobreza, incluso/excluso e vulnerabilidade social. Cresce a demanda para identificarmos as especificidades dos territrios e entre territrios a partir dos processos de incluso/ excluso e da existncia de vulnerabilidades sociais. Aumenta tambm a necessidade de o Estado reconhecer essas particularidades na hora de desenhar as suas estratgias de incluso social. Nesse contexto, importante que transformemos conceitos como vulnerabilidade, excluso e incluso social em indicadores capazes de capturar o que a poltica se prope a medir e a proteger. Mas quais so as situaes de vulnerabilidade social dos territrios e das famlias brasileiras que o CRAS dever medir? E como as suas equipes iro acompanhar essas situaes? A prpria poltica na definio do pblico usurio cria indcios que podem ser referncia para os profissionais dos CRAS. Segundo a PNAS/2004, o pblico usurio da poltica so cidados e grupos que se encontram em situao de vulnerabilidades e riscos. So caracterizados como
CRAS: Marcos Legais | 77

famlias e indivduos com perda e fragilidade de vnculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; ciclos de vida; identidades estigmatizadas em termos tnicos, cultural e sexual; desvantagem pessoal resultante de deficincias; excluso pela pobreza e, ou, no acesso s demais polticas pblicas; uso de substncias psicoativas; diferentes formas de violncia advinda do ncleo familiar, grupos e indivduos; insero precria ou no insero no mercado de trabalho formal e informal; estratgias e alternativas diferenciadas de sobrevivncia que podem representar risco pessoal e social. (PNAS, 2005:33)

A taxa de vulnerabilidade social, definida na NOB/SUAS, tambm um importante indicador a ser utilizado pelas equipes dos CRAS nas aes de vigilncia. A NOB/SUAS considera populao vulnervel o conjunto de pessoas que apresentam pelo menos uma das seguintes caractersticas: Famlias que residem em domiclios com servios de infraestrutura inadequada; famlias que tenham renda familiar per capita inferior a 1/4 do salrio mnimo; famlias com renda per capita inferior a meio salrio mnimo, com pessoas de zero a 14 anos e responsveis com menos de quatro anos de estudo; famlias nas quais haja uma chefe mulher, sem cnjuge, com filhos menores de 15 anos e no alfabetizada; famlias nas quais haja uma pessoa com 16 anos ou mais, desocupada, com quatro ou menos anos de estudo ou adolescentes entre dez e 15 anos que trabalhem ou crianas de quatro a 14 anos que no estudem; famlias com renda per capita inferior a meio salrio mnimo com idosos ou pessoas com deficincia (PNAS, 2005:135). De fato, hoje so vrias as metodologias que elaboram ndices para a medio das condies de vida da populao (IDH/IDHM, por exemplo), dos nveis de excluso/incluso social (como o Mapa da Incluso/Excluso Social, do Ncleo de Estudos e Pesquisas Sobre Seguridade e Assistncia Social da PUC-SP) ou de graus de vulnerabilidade social (ndice Paulista de Vulnerabilidade Social, por exemplo). Todos esses indicadores podem ser extremamente teis para auxiliar as equipes do CRAS no trabalho de mapeamento e vigilncia das vulnerabilidades. O ndice Paulista de Vulnerabilidade Social2 um indicador criado pela Fundao Seade que permite ao gestor pblico e sociedade local uma viso mais detalhada das condies de vida do seu municpio, com a identificao e a indicao espacial das reas que abrigam os segmentos populacionais mais vulnerveis pobreza.
2

As informaes utilizadas neste estudo so provenientes do Censo Demogrfico 2000, detalhadas por setor censitrio, sendo essa a nica fonte de dados existente em escala intraurbana para todo o Estado de So Paulo. O setor censitrio corresponde unidade de coleta do Censo Demogrfico (definido como um agrupamento contguo de aproximadamente 300 domiclios). Adotou-se o Sistema de Informao Geogrfica (SIG), por meio do qual a maioria dos 48 mil setores censitrios do Estado foi tratada e representada em cartografias temticas (Seade, 2009:1).

78 | CRAS: Marcos Legais

Nessa metodologia as condies de vulnerabilidade so detectadas basicamente a partir da combinao de indicadores de renda, escolaridade e ciclo de vida familiar. Ao todo so 18 variveis3 combinadas que resultam numa gradao de situaes de vulnerabilidade social que podem ser mapeadas nos municpios paulistas. uma metodologia que permite, por exemplo, a identificao dos grupos com perfis diversos que necessitem de um desenho de seguranas sociais diferenciado. No caso dos grupos de altssima e alta vulnerabilidade social possvel verificarmos a concentrao de famlias com as piores situaes de renda e o nvel de escolaridade do responsvel do domiclio. A distino entre um e outro a diferenciao entre a presena de crianas pequenas ou de idosos nos grupos familiares, o que acaba caracterizando famlias mais jovens ou velhas, conforme pode ser observado no quadro abaixo.

TIPOS DE VuLNERABILIDADE
GRuPO 1 NENhumA VuLNERABILIDADE: combina a melhor situao socioeconmica (muito alta) com os mais elevados nveis de renda e escolaridade dos responsveis pelo domiclio. Menor presena de crianas pequenas e de moradores nos domiclios. GRuPO 2 VuLNERABILIDADE muITO BAIxA: segundo lugar na classificao por apresentar uma situao socioeconmica mdia ou alta, concentrando, em mdia, as famlias mais velhas. GRuPO 3 VuLNERABILIDADE BAIxA: nveis altos ou mdios na situao socioeconmica, mas com predominncia de famlias jovens e adultas. GRuPO 4 VuLNERABILIDADE mDIA: nveis mdios na dimenso socioeconmica, com concentrao de famlias jovens, isto , com forte presena de chefes jovens (com menos de 30 anos) e de crianas pequenas. GRuPO 5 VuLNERABILIDADE ALTA: situao socioeconmica baixa, estando entre os dois grupos em que os chefes de domiclios apresentam, em mdia, os nveis mais baixos de renda e escolaridade. Concentra famlias mais velhas, com menor presena de crianas pequenas. GRuPO 6 VuLNERABILIDADE muITO ALTA: dimenso socioeconmica baixa, com os piores nveis de renda e escolaridade dos responsveis pelo domiclio. Concentrao de famlias jovens, ou seja, chefes jovens e presena significativa de crianas pequenas.
Fonte: Fundao Seade/IPVS (2005).

Para conhecer a metodologia do ndice Paulista de Vulnerabilidade Social, consulte o portal da Fundao Seade na internet (www.seade.gov.br).

CRAS: Marcos Legais | 79

Segundo o IPVS, do total de 36,9 milhes pessoas moradoras do Estado de So Paulo, 10,1 milhes (27,4%) esto nos grupos de alta e altssima vulnerabilidade social. O grupo de Vulnerabilidade Muito Alta, que concentra famlias jovens, com os piores nveis de renda, escolaridade e presena significativa de crianas, congrega 9,8% do total e o de Vulnerabilidade Alta, que rene famlias adultas com baixa renda e escolaridade, chega a 17,6%. Ambos apresentam demandas especficas de proteo integral ao concentrar nos seus ncleos crianas pequenas e/ou idosos.

Distribuio da Populao nos Grupos de Vulnerabilidade Social em So Paulo

Populao total

36.932.593

Nenhuma vulnerabilidade

2.533.890

8.610.117
Muito baixa

8.189.421
Baixa

7.477.457
Mdia

6.491.294
Alta

3.630.414
Muito alta

Fontes: Fundao Seade/IPVS e IBGE (Censo Demogrfico 2000). Obs: Foram excludos os setores censitrios sem informao devido ao sigilo estatstico.

Disponvel no portal da Fundao Seade na web, o ndice Paulista de Vulnerabilidade Social pode ser acessado ao se clicar no link Informaes Municipais. A consulta bsica permite a criao de um relatrio com indicadores j prestabelecidos, que apresenta os grupos de vulnerabilidade segundo o municpio escolhido. A consulta avanada permite selecionar os indicadores conforme as necessidades da equipe tcnica.

80 | CRAS: Marcos Legais

O destaque dessa metodologia, assim como de outras que georreferenciam os dados, a utilizao de um mtodo de identificao de reas segundo os graus de vulnerabilidade, o que gera um instrumento de definio das reas prioritrias para o direcionamento de polticas pblicas, em especial as de combate pobreza. No IPVS, a proposta entende que os resultados precisam ser fortemente detalhados do ponto de vista espacial, de forma a permitir o desenho de aes locais focalizadas, especialmente por parte do poder pblico municipal (Seade, 2009). O sistema de georreferenciamento do Sistema nico de Assistncia Social (GeoSUAS) um componente da RedeSUAS, que, via web, possibilita a consulta de informaes socioeconmicas e da rede socioassistencial dos municpios brasileiros. Foi desenvolvido com a finalidade de subsidiar a tomada de decises nos processos de gesto da PNAS. Com tecnologia criada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Fundao de Cincia, Aplicaes e Tecnologia Espaciais (Funcate), esse sistema foi baseado em conceitos de cdigo livre e aberto. As informaes organizadas e georreferenciadas servem de parmetro para a construo de um observatrio que permita o controle social e o monitoramento da PNAS. A RedeSUAS est disponvel no portal do Ministrio de Desenvolvimento e Combate Fome (www.mds.gov.br). Para acess-lo, basta clicar no link Rede SUAS.

Os tipos de consulta que o GeoSUAS permite so variados e produzem informaes diferenciadas. possvel gerar relatrios do perfil municipal com todas as informaes disponveis no banco de dados sobre a cobertura da rede socioassistencial e o perfil socioeconmico do municpio. A consulta simples possibilita a gerao de relatrios predefinidos que relacionam nveis de proteo social, programas, projetos, benefcios e servios com variveis socioeconmicas. J na consulta avanada, possvel a gerao de relatrios a partir da escolha dos indicadores de interesse. Os indicadores que compem a taxa de vulnerabilidade social, definida na NOB/SUAS, podem ser consultados nesse aplicativo.
CRAS: Marcos Legais | 81

O sistema permite ainda gerar mapas temticos de estados, municpios, regies, microrregies e relatrio por pblico-alvo e os nveis de proteo social correspondentes.

Os Planos Municipais de Assistncia Social (PMAS/2009) so um sistema da Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social vinculado ao Convnio nico, que permite gerenciar, executar e acompanhar as aes e reconhecer a realidade de cada municpio. Como ferramenta informacional, disponvel na web, facilita a coleta, processamento, armazenamento de informaes, dando sustentao ao processo de planejamento, acompanhamento e anlise da gesto municipal. Possibilita tambm a interlocuo entre as esferas governamentais, buscando a mxima eficcia dos recursos aplicados e o aprimoramento da competncia tcnica operacional dos envolvidos. Dentro do sistema, tem-se acesso a vrios blocos de informao, cujo contedo preenchido pelo prprio municpio. Isso cria condies para que seja estruturado um banco de dados sobre proteo social local e regional. Informaes sobre o rgo gestor municipal, o fundo municipal, os conselhos e os recursos oramentrios complementam outro conjunto de bloco de informaes com a descrio da rede de servios socioassistenciais das secretarias. Todas as informaes contidas no banco de dados podem ser consultadas por blocos de informao ou via relatrios descritivos e quantitativos. O PMAS/2009 est disponvel no portal da Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social (www.desenvolvimentosocial. sp.gov.br). Para acess-lo, basta clicar no link PMAS.

82 | CRAS: Marcos Legais

Essa ferramenta de vital importncia para as equipes tcnicas dos CRAS. O desafio ler a realidade da rede no contexto das famlias atendidas e dos territrios. O conhecimento sobre a rede socioassistencial deve estar relacionado com as informaes e conhecimentos produzidos sobre os territrios e as dinmicas sociais de excluso/incluso social, de modo a permitir a anlise da pertinncia, da adequao e do grau de cobertura da proteo social frente s demandas sociais detectadas. Conforme explicitado pela PNAS/2004, a produo, o tratamento e a disseminao da informao so estratgicos na gesto social, pois permitem dar visibilidade s demandas sociais e capacidades da populao, alm de auxiliarem na otimizao da poltica operacional necessria para a implementao do SUAS.

A importncia da avaliao e o monitoramento


A avaliao permite o exame sistemtico e crtico dos programas, projetos, benefcios e servios, bem como de sua implementao, resultados e impactos. Por conta disso, ela estratgica como um instrumento para a tomada de decises da gesto e para o controle social da poltica de assistncia social. Sistemas informatizados de coleta de dados, informaes e registro de atividades so ferramentas valiosas que alimentam o processo de monitoramento e referenciam a avaliao de programas, projetos, benefcios e servios. O conhecimento sobre a poltica deve aliar-se ao conhecimento sobre a dinmica territorial e o pblico-alvo da interveno. A partir dessa articulao, possvel gerar instrumentos de monitoramento e avaliao mais prximos do trabalho social desenvolvido pelas equipes tcnicas nos seus respectivos territrios e da realidade das famlias envolvidas nos CRAS. De fato, o processo de avaliao possui uma multiplicidade de dimenses que alimentam e adensam a gesto pblica. So elas: Dimenso estratgica Possibilita o acompanhamento das aes sociais, a escolha de prioridades e de investimento de recursos. Dimenso operacional Vital para a verificao de resultados e das metas estabelecidas nos planos, nos programas, nos projetos, nos benefcios e nos servios. Nessa perspectiva, a avaliao permite reforar, corrigir ou ampliar estratgias. Dimenso tica Permite uma maior probidade e distributividade dos recursos pblicos e cria informaes vitais para o processo de controle social. Dimenso cognitiva Produz aprendizados coletivos, novos conhecimentos sobre o pblico-alvo e sobre as demandas de interveno social.

CRAS: Marcos Legais | 83

A avaliao um processo sistemtico de anlise das aes, caractersticas e resultados, a partir de critrios definidos, que visam determinar seu mrito ou relevncia, sua qualidade, utilidade ou efetividade, gerando recomendaes para sua correo ou melhoria. Avaliar atribuir valor, medindo o grau de eficincia, eficcia, efetividade das aes. Assim compreendida, a avaliao identifica processos e resultados, quantifica e qualifica dados de desempenho, compara, analisa, informa e prope. Do ponto de vista metodolgico a avaliao de processo possibilita: aperfeioar o conhecimento da situao-problema, o contexto e/ou pblico-alvo da poltica, o programa e o projeto; adequar o planejamento, possibilitando a correo de rotas ao longo do processo; acompanhar os processos e atividades previstas nos planos de ao; identificar pontos crticos na gesto, que precisem ser repensados; corrigir os fatores que dificultam a ao. Paralelamente, as avaliaes de resultados e de impactos permitem: aferir e comparar as alteraes provocadas na situao-problema, o contexto e/ou pblico alvo da poltica, o programa e/ou o projeto; identificar ganhos de aprendizagem; comparar objetivos, processos metodolgicos e/ou investimentos com os resultados e impactos obtidos; Analisar as mudanas significativas ou permanentes na vida das pessoas, que vo alm dos efeitos imediatos da poltica (impacto). Nessa perspectiva, possvel afirmar que a avaliao deve ser capaz de produzir informaes para alimentar a formulao da poltica pblica.

A avaliao um processo que permite adquirir um crescente conhecimento dos setores onde a poltica pblica intervm e, assim, melhor fixar seus objetivos e modalidades, captar as demandas da sociedade, iluminando o contexto da gesto pblica e imprimindo coerncia s aes pblicas (Paz; Arregui; Wanderley, 2004:108).

Os coordenadores e tcnicos dos CRAS tm um papel estratgico na produo de indicadores para monitorar e avaliar as aes de proteo social que acontecem num determinado territrio. O desafio transcender a avaliao (como sinnimo de controle nominal e numrico do atendimento) para assumir a responsabilidade do acompanhamento e da
84 | CRAS: Marcos Legais

anlise da qualidade e resultados gerados pelas aes do CRAS e da rede socioassistencial local. Essas referncias traduzem a necessidade de delimitar muito bem a escolha dos indicadores para o monitoramento e a avaliao dos programas, projetos, benefcios e servios. H perguntas que precisam ser feitas, pois auxiliam na direo a ser tomada, alm de ser a base para a construo dos indicadores de avaliao. Nessa perspectiva, os indicadores so a sntese que representa algum aspecto, caracterstica ou qualidade que se pretende avaliar.

dos sujeitos privilegiados na produo e oferta de informaes (gestores, coordenadores, tcnicos, lideranas, famlias, comunidade, organizaes). A partir dessas referncias, possvel afirmar que no h avaliao sem monitoramento. O monitoramento o processo sistemtico de registro e armazenamento das informaes substantivas da cadeia de aes e relaes de uma poltica, programa ou projeto. O sistema de monitoramento deve ser capaz de capturar as informaes relevantes, precisas e sintticas que alimentam o processo de avaliao. E isso se consegue criando condies favorveis (tcnicas e de informao) para se estabelecer a obrigatoriedade do registro e o processamento das informaes definidas como relevantes. Por isso, o monitoramento, como fase constitutiva da avaliao, um processo de vital importncia, pois permite a coleta e o armazenamento das informaes, subsidiando no apenas o processo de avaliao, mas todas as fases da gesto. Ele se identifica com o acompanhamento sistemtico e contnuo das atividades, insumos e recursos e dos efeitos e impactos das aes desenvolvidas. fundamental, portanto, a construo de um sistema de monitoramento que possa capturar as informaes necessrias e definidas como prioritrias para o acompanhamento das aes e, posteriormente, criar os insumos precisos para a avaliao. Um sistema de monitoramento pode ser abrangente, envolvendo os mltiplos aspectos de um projeto/programa/poltica, como suas fases de implantao, oramento, resultados ou efeitos sobre a situao objeto da interveno. Pode ser tambm parcial, quando foca um determinado aspecto para sistematicamente acompanhar e analisar. Mas independentemente da opo que se faa, o monitoramento deve olhar para as
CRAS: Marcos Legais | 85

Em projetos sociais, indicadores so parmetros qualificados e/ ou quantificados que servem para detalhar em que medida os objetivos de um projeto foram alcanados, dentro de um prazo delimitado de tempo e numa localidade especfica. Como o prprio nome sugere, so uma espcie de marca ou sinalizador, que busca expressar algum aspecto da realidade sob uma forma que possamos observ-lo ou mensur-lo (Valarelli, 2004:16).

Os indicadores so sinalizadores de algum aspecto da realidade a ser observado, medido, e analisado. Como tais, orientam o processo de monitoramento para a definio: da escolha dos instrumentos que devem ser utilizados para coletar a informao que ser quer (roteiros de observao, fichas, questionrios, testes, provas etc.); dos modos de coleta das informaes que precisam ser avaliados e medidos (observao, registro fotogrfico, reunio, depoimentos, entrevistas etc.);

necessidades daqueles para quem a ao foi criada e para as mudanas mais imediatas e observveis com relao situao inicial e aos objetivos estabelecidos. O que registrar, como e quando registrar so perguntas fundamentais que as equipes devem responder quando desenham os seus sistemas de monitoramento. O que registrar depende do foco de avaliao e das perguntas avaliativas construdas, pois a partir delas que ser possvel construir e identificar os indicadores de acompanhamento. Posteriormente, necessrio construir os instrumentos de coleta de dados e definir as bases de armazenamento das informaes, para, por fim, estabelecer os momentos especficos de quando registrar. Essas trs perguntas permitem passar por momentos fundamentais do processo de monitoramento, conforme pode ser observado no quadro a seguir.

Etapas do Monitoramento de Informaes

O que registrar?

Como registrar?

Quando registrar?

Definio do foco

Construo de instrumentais de coleta de dados

Definio dos momentos para levantamento de dados

Construo e/ou identificao de indicadores de acompanhamento

Seleo de bancos de dados com informaes do territrio

O desafio para o monitoramento e avaliao verificar em que medida as aes contribuem para a superao de situaes de privao de direitos e de excluso social, a partir do acesso a programas, projetos, benefcios e servios, s oportunidades de incluso social, prtica cidad, democrtica e participativa. Em que medida a proteo social est conseguindo formular mecanismos efetivos de construo de condies de cidadania e de autonomia no cotidiano de vida das famlias e no contexto sociopoltico e cultural? A anlise dessas dimenses prope um duplo movimento: por um lado constatar o grau de cobertura e a potencialidade local para garantir os direitos e, por outro, verificar a qualidade e a dificuldade do acesso das famlias aos servios correspondentes. Essa anlise inclui o acompanhamento especfico das famlias e do trabalho social e o dilogo com outros bancos de dados existentes sobre o municpio.
86 | CRAS: Marcos Legais

preciso avanar em novos espaos e estratgias de participao cidad, e que eles se faam presentes nos territrios de vulnerabilidade social, no municpio e no estado e que, especialmente, possibilitem a participao dos usurios no processo de avaliao da poltica de assistncia social. Devemos pensar em mecanismos de participao nos CRAS, nos quais a populao atendida, lideranas e, entidades socioassistenciais locais, tcnicos, coordenadores e gestores municipais possam discutir servios, padres de qualidade, problemas locais e construir conjuntamente alternativas de enfrentamento.

desafios
As caractersticas do trabalho dos tcnicos e coordenadores dos CRAS indicam vrios desafios a serem vencidos em termos de monitoramento e avaliao. Alguns deles so: Na hora de se desenharem os sistemas de monitoramentos e avaliao, preciso combinar e negociar sistematicamente as diferentes necessidades e tempos de cada uma das equipes envolvidas (tcnicas, operacionais, de gerncia, de informtica, de programao etc.). O processo de avaliao deve ser coletivo, para garantir a articulao do aprendizado e o desenvolvimento contnuo das equipes locais e das instituies envolvidas, gestando uma efetiva comunidade de aprendizagem. A criao do conjunto de dimenses de avaliao e dos indicadores de monitoramento deve responder s especificidades dos programas, projetos, benefcios e servios. Mas, ao mesmo tempo, deve considerar a necessidade de manter relao com indicadores padronizados, de forma a permitir a comparao entre as diversas provises que so monitoradas pela poltica pblica. Tendo em vista a necessidade de territorializar as informaes sobre as famlias e suas condies de vida, as propostas de monitoramento e avaliao devem incluir dados sobre os territrios de residncia das famlias para auxiliar a anlise socioterritorial da pobreza. H, ainda, que se avanar na construo de indicadores que sintetizem informaes, evitando-se a criao de uma parafernlia de difcil afeio e de pouca capacidade operacional. Para que assuma esses desafios, o CRAS precisa de investimentos em recursos humanos. Esses investimentos devem contemplar a configurao de equipes tcnicas interdisciplinares (para garantir a vinculao entre o social, o tecnolgico e a produo de informaes) e a capacitao continuada (para fortalecer o desenvolvimento das capacidades e competncias tcnicas para leitura de dados do municpio, a construo de indicadores e a implantao de sistemas de monitoramento e avaliao).

CRAS: Marcos Legais | 87

Referncias Bibliogrficas

ARREGUI, Carola. O difcil enfrentamento da renda mnima no Brasil. Tese (Doutorado)Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2006. _____. O trabalho social e as vulnerabilidades sociais. In: ARREGUI, Carola; BLANES Denise. Metodologias de Trabalho Social. So Paulo: Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP, 2008. BELFIORE, Wanderley; YAZBEK, Bogus (Orgs.). Desigualdade e questo Social. So Paulo: Educ, 1997. BRASIL. MDS. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Conselho Nacional de Assistncia Social. Poltica Nacional de Assistncia Social. Norma Operacional Bsica. NOB/ SUAS. Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome. Braslia, 2004. _____. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Conselho Nacional de Assistncia Social. Resoluo n 130, de 15 de julho de 2005. Aprova a Norma Operacional Bsica (NOB/ SUAS). Disponvel em: <http://www.congemas.org.br/ NOBversaofinal.pdf>. Acesso em: 4 maio 2009. _____. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Conselho Nacional de Assistncia Social. Resoluo n 145, de 15 de outubro de 2004. Aprova a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS). Disponvel em: <http://www.mds.gov.br/ arquivos/pnas_final.pdf>. Acesso em: 4 maio 2009. _____. MDS/IEE. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Instituto de Estudos Especiais. Capacita SUAS. Planos de assistncia social: diretrizes para a elaborao. vol. 3. Braslia: MDS, 2008. FILGUEIRA, Fernando. Pesquisa orientada s polticas sociais: avaliao e monitoramento. So Paulo: Indes, 2004. IEE. Instituto de Estudos Especiais. Desafios da Gesto Social Pblica: impacto social e estratgias de articulao municipal no mbito do Programa de Renda Mnima da Prefeitura de Santo Andr Famlia Cidad. Relatrio de Pesquisa Fapesp. So Paulo: Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP, abr. 2003. JANNUZZI, Martino P. Repensando a prtica de uso de indicadores sociais na formulao e avaliao de polticas pblicas municipais. In: KEINERT, Tania Margarete Mezzo-

88 | CRAS: Marcos Legais

mo; KARRUZ, Ana Paula. Qualidade de vida: observatrios, experincias e metodologias. So Paulo: Anablume; Fapesp, 2002. KOGA, Dirce. A poltica de assistncia social no Brasil a assistncia social como poltica de proteo social. Apostila do Projeto Polticas Pblicas e Participao, Curitiba, 2007. LAVINAS, Lena. Documento Guia. In: Rede URB-AL 10. Documento Base URB-AL 10. Luta contra a pobreza urbana. So Paulo: Prefeitura Municpio de So Paulo; Secretaria Municipal das Relaes Internacionais, 2003. Disponvel em: <http://www.urbal10.sp.gov.br>. Acesso em: 9 maio 2009. MEDIDAS DE CIDADES: entre territrios de vida e territrios vividos. So Paulo: Cortez, 2003. MOKATE, Karen Marie. Convertendo o monstro em aliado: a avaliao como ferramenta da gerncia social. So Paulo: Indes, 2002. NEPP/UNICAMP. Ncleo de Estudos em Polticas Pblicas. Universidade Estadual de Campinas. Modelo de avaliao de programas sociais prioritrios: Relatrio final. Campinas: NEPP/Unicamp, 1999. NERY, Vnia. Centro de Referncia de Assistncia Social. Relatrio Tcnico de Pesquisa. So Paulo: Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP, 2008. O TRABALHO social e as vulnerabilidades sociais. In: ARREGUI, Carola; BLANES, Denise. Metodologias de Trabalho Social. So Paulo: Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP, 2008. PAZ, Rosangela; ARREGUI, Carola; WANDERELY, Mariangela. Monitoramento e avaliao do trabalho com famlias. In: OLIVEIRA, Isaura I. M. C. Trabalho com famlias: metodologia e monitoramento. So Paulo: Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP, 2004. 2v. SEADE. ndice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). So Paulo: Fundao Seade, 2005. Disponvel em: <http://www.fundaoseade.gov.br>. Acesso em: 1 abr. 2009. SPOSATI, Aldaza. Modelo brasileiro de proteo social no contributiva: concepes fundantes. Apostila do Curso de Formao de Multiplicadores e Gerentes Sociais. Braslia: Enap, 2007. _____. (Coord.). Mapa da excluso/incluso da cidade de So Paulo. So Paulo: Educ, 1996. VALARELLI, Leandro L. Indicadores de resultados de projetos sociais. Rede de Informaes do Terceiro Setor. Disponvel em: <http://www.rits.org/acervo/ acervo_pesquisa_detalhe.cfm?CA=1550>. Acesso em: 12 mar. 2004.

CRAS: Marcos Legais | 89

GESTO DO PROJETO

FUNDAO CARLOS ALBERTO VANZOLINI (FCAV) Presidente Diretoria Executiva MAURO ZILBOVICIUS

REA DE GESTO DE TECNOLOGIAS APLICADAS EDUCAO (GTE) Diretor GUILhERME ARy PLONSKI Coordenadoras Executivas de Projetos BEATRIZ LEONEL SCAVAZZA ANGELA SPRENGER

EQUIPE DO PROJETO CRAS Gerente do Projeto LUIS MRCIO BARBOSA Gerente de Logstica RITA CARMONA MOREIRA LEITE Coordenao Pedaggica SNIA REGINA NOZABIELLI Assessoria MARIA LUIZA MESTRINER VNIA BAPTISTA NERy

2009

Das könnte Ihnen auch gefallen