Sie sind auf Seite 1von 9

ELABORAO DO PROJETO POLTICO PEDAGGICO PPP ECA REFERENCIAL DE AES

Ivanildo da Cunha Ximenes

Recife, 2011

RESUMO
O objetivo deste trabalho tornar explicito no projeto poltico pedaggico a observncia da responsabilidade das unidades escolares para com a ,LEI N 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990, que dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. Levando com que cada pessoa, componente da estrutura funcional escolar, conhea e pratique o ECA com a finalidade de garantir os direitos das crianas e adolescentes.

APRESENTAO
Sendo o PPP o plano global da escola, um instrumento terico-metodolgico para interveno e mudana da realidade, sua construo dever permitir o encontro, a reflexo, a ao sobre a realidade numa prxis libertadora. Para Muramoto (1991), trabalhadores que no se comunicam horizontalmente, para a reflexo de sua prtica profissional, tendem a uma viso parcial, truncada do processo de trabalho, perdendo a possibilidade de controle sobre esse processo. Este roteiro foi elaborado para orientao das escolas municipais da cidade de Salvador Bahia, levando-se em conta todas as particularidades culturais e polticas regionais. I - MOTIVAO PARA O TRABALHO 1. 2. 3. 4. 5. 6. No incluso de modelo de relacionamento da escola com o conselho tutelar No referncia ao Eca no PPP da escola Poucos registros de comunicao entre escola e conselho tutelar Desconhecimento do Eca por parte do corpo funcional da escola No incluso do ECA no contedo pedaggico Localizao da escola em regio de baixo poder aquisitivo, baixo nvel cultural e ausncia do poder pblico

Submisso de uma metodologia de planejamento para proposies de medidas que melhorem as condies scio-culturais da comunidade. O que a Escola Pode fazer Duas coisas que me parecem fundamentais: Primeiro: Transformar o ECA numa constituio da criana e do adolescente. Estas so palavras do Dr. Antonio Fernando do Amaral e Silva, um dos maiores juristas no campo dos direitos da criana e do adolescente do nosso pas, ele afirma que o ECA a constituio da populao infanto-juvenil brasileira. A educao para a cidadania deveria ser baseada nos direitos e deveres: direito de ter direitos e o dever de ter deveres. A escola deveria inspirar-se no ECA para a educao para a cidadania.

Segundo: A escola deve ser protetiva, em relao s crianas e aos adolescentes utilizando o Conselho Tutelar, sempre que se perceba que uma criana ou adolescente, na famlia ou fora da famlia esteja sendo violentada em seus direitos, principalmente em relao educao e a integridade fsica, psicolgica e moral. O ponto mais alto da relao da escola com o ECA deveria ser estruturar o regimento escolar com base nos artigos 12 a 14 da LDB e nos artigos do captulo da educao contidos no ECA.

II - ROTEIRO PARA ELABORAO DO PROJETO POLTICO PEDAGGICO


Ao concluir este documento coletivamente, a escola ter dado um grande passo, no apenas pela definio do trabalho pedaggico, mas pela vivncia de um trabalho onde foi possvel exercitar a cidadania 1. Apresentao ou Introduo (nela devem constar dados sobre o espao fsico, instalaes e equipamentos, relao de recursos humanos, especificando cargos e funes; habilitaes e nveis de escolaridade de cada profissional que presta servio na instituio. 2. Breve histrico da unidade escolar 3. Eixo norteador da escola ( o que a diferencia das demais, a sua identidade e funo no meio social onde est inserida). 4. Valores e Misso da escola 5. O que queremos? (marco doutrinal). a busca de um posicionamento: y y Poltico - viso ideal de sociedade e de homem Pedaggico definio sobre a ao educativa e sobre as caractersticas que deve ter a instituio que planeja. Ou seja : y y y - os princpios - as teorias de aprendizagem - o sistema de avaliao

6. O que somos ? ( marco situacional) O diagnstico da realidade da escola. a busca das necessidades a partir da anlise da realidade e/ou juzo sobre a realidade da escola ,comparao com o que se deseja ser). 7. O que faremos? (marco operativo) Programao do que deve ser feito concretamente para suprir as faltas. a proposta de ao. Que mediaes (contedos, metodologias e recursos) sero necessrios para diminuir a distncia entre o que vem sendo a instituio e o que dever ser.

Ou seja, a Proposta Curricular y y y - organizao da escola - organizao do trabalho - processos de avaliao

A proposta curricular deve estar diretamente relacionada aos pressupostos tericos estabelecidos pela instituio, sem perder o foco nos objetivos, contedos e avaliao por segmento e rea de conhecimento. 8. Anexos y y y y - matriz curricular -marcos de aprendizagem -projetos especiais -outros

III FERRAMENTA PARA LEVANTAMENTO E PRIORIZAO DAS AES POLTICAS E PEDAGGICAS


A unidade escolar para qual estamos propondo agir na reelaboraco do PPP atende em mdia 1500 alunos do fundamental I at o nvel mdio. Estamos propondo uma pesquisa amostral de 1000 pessoas, incluindo alunos, professores, funcionrios, pais e outros. Com a tabulao da pesquisa, aplicaremos a tcnica de priorizao GUT Matriz de Priorizao Uma das matrizes de priorizao a Matriz GUT. Esta ferramenta gerencial uma forma de se tratar problemas com objetivo de prioriz-los. Leva em conta a gravidade, a urgncia e a tendncia de cada problema. y Gravidade o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizaes e efeitos que surgiro a longo prazo, caso o problema no seja resolvido. Urgncia a relao com o tempo disponvel ou necessrio para resolver o problema. Tendncia o potencial de crescimento do problema, a avaliao da tendncia de crescimento, reduo ou desaparecimento do problema.

y y

A pontuao dever ser de 1 a 5 para cada dimenso da matriz, permitindo classificar em ordem decrescente de pontos os problemas a serem atacados em melhorias de processo. Este tipo de anlise dever ser feito pelo grupo de melhoria com os colaboradores do processo, de forma a estabelecer a melhor priorizao dos problemas.

Depois de atribuda a pontuao, deve-se multiplicar G x U x T e achar o resultado, priorizando de acordo com os dados obtidos. O grupo que elaborar a priorizao das aes o conselho escolar. Como o nosso foco de aes baseado no ECA, se far necessrio uma formao especfica da LEI N 8.069 para todos os componentes do conselho escolar, Para facilitar o andamento dos trabalhos de priorizao, nos reportaremos a Lei seguindo o NDICE TEMTICO EDUCAO: y y y y y y y y y Em que consiste a direito a 53, 54 Quais os deveres do Estado 54, I a VII, pars., 57, 58, 59 Como direito pblico subjetivo 54, par, 1 Como dever dos pais 55 Direito creche e pr-escola 54, IV A responsabilidade pelo no oferecimento ou oferta irregular 54, par. 2 Como se comportar o diligente de ensino nos casos de maus tratos evaso e elevados nveis de repetncia? 56 Papel do Municpio, do Estado e da Unio quanto a recursos e espaos? 59 Como devem agir os programas de internao quanto educao internos? 124, XI, XII, XIII

IV ELABORAO DO PLANO DE AO.


Embora no seja uma ferramenta gerencial, o 5W2H um plano de ao que engloba os envolvidos na soluo de um problema, partindo das questes: a) What? b) Who? c) Where? d) When? e) Why? f) How? g) How Much? O qu? Quem? Onde? Quando? Por qu? Como? Quanto (custar)?

Para cada uma das solues priorizadas, a equipe estabelece metas de melhoria a serem alcanadas. O estabelecimento de metas importante para constatar o nvel de melhoria a ser incorporado ao processo, a partir da causa do problema que foi priorizada para ser eliminada. Esta etapa permite explicitar o nvel de resultado esperado, como tambm, programar as atividades para a implementao da melhoria.

V CONCLUSO
A referida proposta se far necessrio a sua aceitao na comunidade escolar, logo a sua apresentao ter de ser feita utilizando processos de tcnicas de conquista e convencimento. Sua elaborao e aplicao necessita de um horizonte de 1 ano. Sabemos que existiro resistncias a sua elaborao e aplicao.

VI - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MURAMOTO, Helenice M.S.Superviso Escolar -Para que te quero?So Paulo:Iglu,1991. SALVADOR.Como elaborar a Proposta Pedaggica.SMEC-CENAP,2001. SALVADOR.Carta da Cidade Educadora. PMS-SMEC-ASTEC,2007. VASCONCELLOS,Celso S. Planejamento : Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Poltico Pedaggico.So Paulo:Libertad,2000. VEIGA, Ilma Passos A.(org).Projeto Poltico Pedaggico da Escola: uma construo possvel.Campinas:Papirus,1995. NOGUEIRA,NilboRibeiro.Pedagogia de Projetos Etapas,Papis e Atores.SP:Erica,2005.

VII - ANEXOS
1. CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS
ECA - ART. 88 - So diretrizes da poltica de atendimento: I - municipalizao do atendimento; II - criao de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criana e do adolescente, rgos deliberativos e controladores das aes em todos os nveis, assegurada a participao popular paritria por meio de organizaes representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais; III - criao e manuteno de programas especficos, observada a descentralizao poltico-administrativa; IV - manuteno de fundos nacional, estaduais e municipais vinculados aos respectivos conselhos dos direitos da criana e do, adolescente; V - integrao operacional de rgos do Judicirio, Ministrio Pblico, Defensoria, Segurana Pblica e Assistncia Social, preferencialmente em um mesmo local, para efeito de agilizao do atendimento inicial a adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional; VI - mobilizao da opinio pblica no sentido da indispensvel participao dos diversos segmentos da sociedade. O que o Conselho dos Direitos? um rgo criado por determinao do Estatuto da Criana e do Adolescente , devendo, obrigatoriamente, fazer parte do Poder Executivo. Existe nas instncias municipal, estadual e nacional. Implantar e fazer funcionar o Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente garantir o direito de participao do cidado na definio das aes de atendimento s crianas e adolescentes. construir novas relaes entre governo e cidado, para a co-responsabilidade na construo de polticas pblicas adequadas s reais necessidades de cada municpio, de cada comunidade. No obtive informaes sobre o Conselho dos Direitos no Municpio de Jaboato dos Guararapes

2. CONSELHO TUTELAR
ECA - Art. 131 - O Conselho Tutelar um rgo permanente e autnomo, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente, definidos nesta Lei. O que o Conselho Tutelar? um rgo pblico municipal, que tem sua origem na lei, integrando-se ao conjunto das instituies nacionais e subordinando-se ao ordenamento jurdico brasileiro. Criado por Lei Municipal e efetivamente implantado, passa a integrar de forma definitiva o quadro das instituies municipais.

Desenvolve uma ao contnua e ininterrupta. Sua ao no deve sofrer soluo de continuidade, sob qualquer pretexto. Uma vez criado e implantado, no desaparece; apenas renovam-se os seus membros. Atribuies: y Encaminhar ao Ministrio Pblico notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos da criana ou do adolescente. Fiscalizar as entidades de atendimento. Iniciar os procedimentos de apurao de irregularidades em entidades de atendimento, atravs de representao. Iniciar os procedimentos de apurao de infrao administrativa s normas de proteo criana e ao adolescente.

y y

A rea atendida pelo Conselho Tutelar, onde a unidade escolar estar inserida, gigantesca e de atuao impraticvel.

3. Notcia do Portal da Prefeitura Municipal do Jaboato dos Guararapes


http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimentosocial/2011/08/10/NWS,413482,52,553,JABOATAO,2132-JARDIM-PRAZERES-TERA-DUASNOVAS-ESCOLAS.aspx

Jardim Prazeres ter mais duas novas escolas As novas Unidades de Ensino sero entregues em fevereiro, de 2012 Com o objetivo de ampliar o nmero de vagas, bem como melhorar a infaestrutura para uma educao melhor, o prefeito Elias Gomes assinou, na tarde desta tera-feira (09/08), a ordem de construo de duas novas Unidades Escolares, no bairro de Jardim Prazeres. Com as instalaes adequadas, os dois novos prdios atendero as modalidades de Educao Infantil e Fundamental I. Segundo a Secretaria Executiva de Educao de Jaboato, o bairro tem apenas uma escola que atende crianas nessas modalidades de ensino. No entanto, a escola pequena para receber todos os alunos da regio. Portanto, dispondo de trs locais, Jardim Prazeres contar com um complexo educacional que tambm receber os alunos do Fundamental II. Somando um nmero de dois mil alunos. Para a presidente da Associao dos Moradores de Jardim Prazeres, Ana Maria, a gesto do prefeito Elias Gomes tem passado confiana por ser uma gesto comprometida com a educao do municpio. Antes de 2009, esse colgio era todo de tbua, e hoje de alvenaria, lembrou. Agora, todos aqui tm do que se alegrar, pois vemos que este prefeito comprometido e empenhado em melhorar a nossa educao. Mas ainda pedimos que seja feita uma quadra esportiva para nossos jovens, completou.

O prefeito Elias Gomes ouviu atentamente o pedido da presidente da Associao dos Moradores, e autorizou, diante de todos, a desapropriao de um terreno para a construo da quadra. Peo aos nossos secretrios que sigam os trmites legais e faam essa quadra para os moradores de Jardim Prazeres. Pois tudo isso contribui para melhorar a qualidade de nossa educao, para que os nossos jovens sintam orgulho de ser jaboatanenses, afirmou o prefeito. Os dois prdios sero construdos na Rua Ipaituba s/n Jardim Prazeres. A entrega est prevista para o ms de fevereiro de 2012, para atender o incio do prximo ano letivo. Os investimentos, que so recursos do prprio municpio, esto estimados em R$ 3,3 milhes.

4. LEI N 11.303, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1995.


EMENTA: Altera dispositivo da Lei N 11.014, de 28 de dezembro de 1993. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Fao saber que a Assemblia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1 Os 1 e 3 do artigo 4 e o artigo 6 da Lei N 11.014 de 28 de dezembro de 1993, passam a vigorar com a seguinte redao; "Art. 4 ........ 1 - A Presidncia do Conselho ser exercida por um de seus membros substitudo nas suas ausncias pelo seu respectivo suplente. 2 - Os representantes sero escolhidos por maioria simples de sufrgios, atravs de votao secreta, em reunio de cada uma dessas categorias, convocadas para tal fim. "Art. 6 - A durao dos mandatos dos membros do Conselho Escolar ser de 02 (dois) anos permitida a reconduo". Art. 2 - Esta Lei em vigor na data de sua publicao. Art. 3 Revogam-se as disposies em contrrio. PALCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS, EM 26 DE DEZEMBRO DE 1995. MIGUEL ARRAES DE ALENCAR GOVERNADOR DO ESTADO SILKE WEBER

Das könnte Ihnen auch gefallen