Sie sind auf Seite 1von 17

Histrico Previdncia

doutrinadores afirmarem que a Previdncia Social comeou no Brasil com os Montepios e caixas de socorro em favor dos funcionrios pblicos e seus dependentes especificamente em 1 de outubro de 1821, antes portanto, da Independncia. Dom Pedro I, ento Prncipe Regente, assinou a Carta de Lei concedendo aposentadoria aos professores rgios que completavam 30 anos de servio, fossem homens ou mulheres. Esta aposentadoria na poca recebia o nome de Jubilao e teria um abono de 25% para quem permanecesse trabalhando. Ainda no sculo XIX, foram criados benefcios de aposentadoria e penso para diversas categorias de funcionrios pblicos. Porm ainda no contemplavam os trabalhadores da iniciativa privada que somente, aps muitas reivindicaes, greves. Estes comearam a ver institudas caixas de aposentadoria e penses.

Por outro lado muitos, inclusive o prprio Ministrio da Previdncia consideram que o Brasil deu seus primeiros passos com a Lei Eli Chaves, de 24 de janeiro de 1923, criou uma caixa de aposentadoria e penso em cada uma das empresas ferrovirias. Que pode ser considerado como marco inicial da Previdncia no Brasil. A partir da outras empresas foram autorizadas a constituir fundos de amparo para seus trabalhadores. Posteriormente substitudas nos anos 30 pelos antigos Institutos de Aposentadoria e Penses, voltado para categorias profissionais. O primeiro instituto a ser criado foi o Instituto de Aposentadorias e Penses dos Martimos (IAPM), atravs do Decreto n 22.872 em 29.06.1933, logo em seguida surgiram vrios outros, como por exemplo:

Instituto de Aposentadorias e Penses dos Comercirios (IAPC), atravs do Decreto n 24.273, de 22.05.1934; Instituto de Aposentadorias e Penses dos Bancrios (IAPB), atravs do Decreto n 24.615, de 09.07.1934; Instituto de Aposentadorias e Penses dos Industririos (IAPI), atravs da Lei n 367, de 31.12.1936; Instituto de Aposentadorias e Penses dos Ferrovirios e Empregados em Servios Pblicos (IAPFESP), atravs do Decreto n 34.586, de 12.11.1953. Aps dcadas em vigor houve a unificao legal e administrativa dos Institutos de Aposentadoria e Penses com a edio da Lei Orgnica da Previdncia Social (Lei 3807/60 LOPS), alterando o limite de idade para 55 anos em funo do aumento da expectativa de vida em relao aos anos 20. Por fim para no estimular a aposentadoria precoce a Lei passou a exigir novo limite etrio para homens e mulheres.

Em Agosto de 1962, Joo Goulart, Presidente da Repblica, retirou pela Lei n 4130, de 28 de agosto suprimiu a exigncia da idade. Na poca, o argumento era que no justificava exigir da iniciativa privada algo que no existia no servio publico.

O Fundo de Assistncia ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) com o intuito de beneficiar os trabalhadores rurais foi criada em 1963

Com o Decreto-Lei n 72, de 21 de novembro de 1966, reuniu se no Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS) os seis IAPs ento existentes. O INPS foi instalado em 02 de janeiro de 1967; extinguiu o Servio de Assistncia Mdica Domiciliar e de Urgncia e a Superintendncia dos Servios de Reabilitao Profissional da Previdncia Social, que tambm foram absorvidos pelo INPS; e determinou a extino do Servio de Alimentao da Previdncia Social. Em seguida em 1967 A Lei n 5.316, de 14 de setembro, integrou o Seguro de Acidente do Trabalho na previdncia social, fazendo-o desaparecer como ramo parte, em outra medida de grande alcance do ponto de vista da racionalizao da previdncia social, apesar de ainda incompleta. Na dcada de 70 houve algumas mudanas como A Lei n 5.859 (1972), determinou que os empregados domsticos fossem inscritos, obrigatoriamente, na previdncia social. A Lei n 6.036, de 1 de maio (1974), desdobrou o Ministrio do Trabalho e Previdncia Social em dois outros, o do Trabalho e o da Previdncia e Assistncia Social. Assim, se concretizava a antiga ideia de um ministrio especfico para previdncia social. O idosos e invlidos no contribuintes do sistema passaram a ter direito renda mensal vitalcia, tambm conhecida como amparo previdencirio, por fora da Lei n 6.719. Por fim em 1977 A Lei n 6.439, de 1 de setembro, instituiu o Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social (SINPAS), destinado a integrar as entidades vinculadas ao MPAS. Estruturado com base nas funes a executar e no nas categorias a atender como, at ento, o SINPAS passou a concentrar a mesma funo numa nica entidade especfica, independentemente da categoria profissional a atender. Essa Lei criou: o Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (INAMPS), e o Instituto de Administrao Financeira da Previdncia e Assistncia Social (IAPAS); extinguiu: o Fundo de Assistncia ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) e o Instituto de Previdncia e Assistncia dos Servidores do Estado (IPASE); alterou, substancialmente, o INPS, transferindo para ele os benefcios (em dinheiro) antes a cargo do FUNRURAL e do IPASE e retirando-lhe a assistncia mdica e a arrecadao das contribuies; modificou, em parte, as atribuies da Legio Brasileira de Assistncia (LBA); criou o Fundo de Previdncia e Assistncia Social.

Somente em 1990 Nos termos da Lei n 8.029, o Decreto n 99.350, de 27.06.1990, criou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mediante fuso do INPS e do IAPAS. Vinculado, de incio, ao ento MTPS, o INSS tinha a seu cargo, basicamente, a arrecadao das contribuies e a concesso e pagamento dos benefcios da previdncia social.

Bem depois de esgotados os prazos estabelecidos, a Lei n 8.212, e 24 de julho de 1991, intitulada Lei Orgnica da Seguridade Social, disps sobre a sua organizao e instituiu o seu Plano de Custeio. A Lei n 8.213, da mesma data, dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social. Essas duas leis foram regulamentadas pelos Decretos nos 611 e 612, respectivamente, em 1992.

A Lei n 8.490, de 19 de novembro de 1992, desdobrou o MTPS em: Ministrio da Previdncia Social e Ministrio do Trabalho e Administrao, este, por sua vez, j alterado para Ministrio do Trabalho, apenas.

As leis n 8.212/91 e n 8.213/91 passaram em 1997 a ser regulamentadas pelos Decretos 2.173/97 (Regulamento da Organizao e do Custeio da Previdncia Social) e 2.172/97 (Regulamento dos Benefcios da Previdncia Social), respectivamente.

Com a Emenda Constitucional n 20 de 16 de dezembro1998, houve a primeira grande alterao da constituio brasileira, referente a Seguridade Social, . Somente em 1999, considerando o carter uniformizador que se tm mostrado a legislao previdenciria brasileira, publicou-se o Decreto n 3.048 de 06 de maio de 1999, aprovando o Regulamento da Previdncia Social, englobando custeio e benefcios da Previdncia Social. Que ainda vigora porm, este decreto j sofreu diversas alteraes. Por fim em 2003 entrou em vigor a Lei 10666, que alterou significativamente a Lei 8213/91, principalmente no que concerne a carncia para concesso de benefcios

1 A SEGURIDADE SOCIAL financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, MEDIANTE RECURSOS provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e de contribuies sociais (art. 195 da CF/88) 2 A LEI ORAMENTRIA ANUAL compreender (art. 165, 5, CF/88):

3 Io oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; 4 II o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; 5 III o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. 6 No mbito federal, o oramento da SEGURIDADE SOCIAL composto de receitas provenientes: 7 8 9 10 III III da Unio; das contribuies sociais; e de outras fontes.

RECEITAS DA UNIO

11 A contribuio da Unio constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal, fixados obrigatoriamente na Lei Oramentria anual. 12 A Unio responsvel pela cobertura de eventuais insuficincias financeiras da SEGURIDADE SOCIAL, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da previdncia social, na forma da Lei Oramentria anual.

13 Para pagamento dos encargos previdencirios da Unio PODERO CONTRIBUIR os recursos da SEGURIDADE SOCIAL, na forma da Lei Oramentria anual, assegurada a destinao de recursos para as aes de sade e assistncia social. 14 O Tesouro Nacional deve promover o repasse, mensalmente, dos recursos oriundos das contribuies incidentes sobre o faturamento e o lucro das empresas e sobre os concursos de prognsticos (loterias), arrecadados pela Receita Federal, e destinados execuo do Oramento da Seguridade Social. 15 16 17 18 19 Ias das empresas, INCIDENTES sobre a remunerao paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas fsicas a seu servio, mesmo sem vnculo empregatcio; 20 II as dos empregadores domsticos, INCIDENTES sobre o salrio-de-contribuio dos empregados domsticos a seu servio; 21 III as dos trabalhadores, INCIDENTES sobre seu salrio-decontribuio; 22 IV as das associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional, INCIDENTES sobre a receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participem, e de qualquer forma de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, publicidade, propaganda e transmisso de espetculos desportivos; 23 V as INCIDENTES sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural; 24 VI as das empresas, INCIDENTES sobre a receita ou o faturamento e o lucro; 25 VIl - as INCIDENTES sobre a receita de concursos de prognsticos 26 Artigos relacionados RECEITA DAS CONTRIBUIES SOCIAIS Constituem contribuies sociais (Art. 195 CF/88):

Crimes contra a Seguridade Social


A lei n 9.983 de 14/07/2000 alterou o Decreto-Lei n 2.848 de 7 de Dezembro de 1940 Cdigo Penal, caracterizou os crimes contra Seguridade Social e determinou as respectivas penalidades, como se segue: Apropriao indbita previdenciria "Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e na forma legal ou convencional" Pena: recluso de 2 a 5 anos, e multa Nas mesmas penas incorre quem deixar de:

recolher, no prazo legal, contribuio ou outra importncia destinada previdncia social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurado, a terceiros ou arrecadada do pblico; recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios; pagar benefcio devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores j tiverem sido reembolsados empresa pela previdncia;

extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a multa, se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que:

y y

tenha promovido, aps o incio da ao fiscal e antes de oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria, inclusive acessrios; ou o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais.

Insero de dados falsos em sistema de informaes " Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano" Pena - recluso de 2 a 12 anos, e multa. Modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes "Modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente" Pena - deteno de 3 meses a 2 anos, e multa. As penas so aumentadas de um tero at a metade se da modificao ou alterao resulta dano para a Administrao Pblica ou para o administrado.

Sonegao de contribuio previdenciria "Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas:

omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento ou de documento de informaes previsto pela legislao previdenciria segurados empregado, empresrio, trabalhador avulso ou trabalhador autnomo ou a este equiparado que lhe prestem servios; deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios; omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remuneraes pagas ou creditas e demais fatos geradores de contribuies sociais previdencirias"

Pena - recluso de 2 a 5 anos, e multa extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais. Se o empregador no pessoa jurdica e sua folha de pagamento mensal no ultrapassa R$ 1.625,67 (um mil, seiscentos e vinte e cinco reais e sessenta e sete centavos), o juiz poder reduzir a pena de um tero at a metade ou aplicar apenas a de multa. Inviolabilidade dos segredos " Divulgar, sem justa causa, informaes sigilosas ou reservadas, assim definidas em lei, contidas ou no nos sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica" Pena - deteno de 1 a 4 anos, e multa. Falsidade documental " Quem altera, falsifica ou faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou quaisquer outros smbolos utilizados ou identificadores de rgos ou entidades da Administrao Pblica" Pena - recluso de 2 a 6 anos, e multa. Falsidade de documento pblico " Quem insere ou faz inserir:

na folha de pagamento ou em documento de informaes que seja destinado a fazer prova perante previdncia social, pessoa que no possua a qualidade de segurado obrigatrio; na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita;

em documento contbil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigaes da empresa perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter constado".

Pena - recluso de 2 a 6 anos, e multa. Nas mesmas penas incorre quem omite, nos documentos acima mencionados nome do segurado e seus dados pessoais, a remunerao, a vigncia do contrato de trabalho ou de prestao de servios. Violao de sigilo funcional "Incorre quem:

permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, ou acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; se utiliza, indevidamente, do acesso restrito."

Pena - deteno de 6 meses a 2 anos, ou multa, se o fato no constituir crime mais grave.

DECADNCIA
Analisando o art. 173. O direito de a Fazenda Pblica constituir o crdito tributrio extingue-se aps 5 (cinco) anos, contados :

I do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado; II da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, o lanamento anteriormente efetuado. Pargrafo nico. O direito a que se refere este artigo extingue-se definitivamente com o decurso do prazo nele previsto, contado da data em que tenha sido iniciada a constituio do crdito tributrio pela notificao, ao sujeito passivo, de qualquer medida preparatria indispensvel ao lanamento.
Podemos concluir que decadncia a perda do direito de constituir o crdito pelo decurso de prazo. NO SE INTERROMPE, NEM SE SUSPENDE. O direito de a Seguridade Social apurar e constituir seus crditos EXTINGUE-SE aps 5 (cinco) anos, ou seja, o prazo de DECADNCIA contado: y do 1 dia do exerccio seguinte quele em que o crdito poderia ter sido constitudo;

y y

da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, a constituio de crdito que tivesse sido anteriormente efetuado; da data da notificao do sujeito passivo de medida preparatria para o lanamento.

Temos tambm que observar a decadncia quando estamos interessados em contribuir para a Previdncia Social. Pode parecer estranho, uma vez que, no h mais a obrigao de recolher as contribuies, mas muitos contribuintes principalmente aqueles que necessitam delas para preencher os requisitos para uma aposentadoria por idade ou tempo de contribuio. Assim se um homem com 65 anos por exemplo e 144 contribuies, faltam na legislao atual 36 contribuies. Se ele exerceu o fato gerador desta contribuio antes de 2000, j decaiu para a fazenda pblica o direito de cobr-la, mas interessa ao

contribuinte, no exemplo as contribuies para efeito de carncia e obter o direito ao benefcio. Desta forma a Lei 8212/91 previu no art. 45-A Includo pela Lei Complementar n 128, de 2008: O contribuinte individual que pretenda contar como tempo de contribuio, para fins de obteno de benefcio no Regime Geral de Previdncia Social ou de contagem recproca do tempo de contribuio, perodo de atividade remunerada alcanada pela decadncia dever indenizar o INSS.
Voc pode entender melhor sobre fato gerador lendo sobre o tema no artigo SEGURADOS OBRIGATRIOS ouFINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL

PRESCRIO
Basicamente prescrio a perda do direito de cobrar seus crditos no prazo previsto em lei. A Lei 8212/91 em seu art. 88 que os prazos de prescrio de que goza a Unio aplicam-se Seguridade Social, ressalvado o disposto no art. 46 . Como j mencionado a prescrio regulada pelo CTN (Cdigo Tributrio Nacional) em seu art. 174 cito: A ao para a cobrana do crdito tributrio prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituio definitiva. O direito de ao do INSS nasce com a constituio do crdito previdencirio pelo lanamento. Portanto o PRAZO DE PRESCRIO de 5 (cinco) anos contados a partir da constituio definitiva do crdito. Nos termos do pargrafo nico do artigo 174 do CTN a PRESCRIO pode ser interrompida: y distribuio da execuo em juzo;

y y y y

protesto judicial; outro ato judicial que constitua em mora o devedor; ato inequvoco, ainda que extra-judicial, que importe no reconhecimento de dbito pelo devedor; citao pessoal do devedor.

H ainda previso 2 do Art. 348 do RPS que a Seguridade Social pode, a qualquer tempo, apurar e constituir seus crditos, na OCORRNCIA DE DOLO, FRAUDE OU SIMULAO. Por fim bom lembrar que o direito do interessado pleitear judicialmente a descontinuao de exigncia fiscal fixada pelo INSS, ao julgar processo administrativo fiscal, extingue-se com o decurso de prazo de 180 dias, contados da intimao da referida deciso. Voc tambm pode consultar as leis 8213 e 8212 na seolegislao e normas.

I -Breve explanao sobre decadncia e prescrio Na vida tudo tem um tempo e uma hora certa para se fazer as coisas; e quando eles chegam, no se deve perder um segundo sequer. Para exercer direito a reviso de aposentaria, ou qualquer benefcio pago pelo INSS, tambm assim. Isso, no direito, chama-se decadncia e prescrio.

Vamos entender como isso funciona na prtica. A Lei 8.213/91, em seu artigo 103, diz que de 10 (dez) anos todo e qualquer direito ou ao do segurado ou beneficirio para a reviso do ato de concesso de benefcio, a contar do dia primeiro do ms seguinte ao do recebimento da primeira prestao ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da deciso indeferitria definitiva no mbito administrativo. Em outras palavras, se, por exemplo, a aposentadoria foi concedida em dezembro de 1999 e o segurado recebeu seu primeiro pagamento da Previdncia Social em 10 de janeiro 2000 (data em que teve cincia), havendo erro no clculo da sua aposentadoria, ter at o dia 1 de fevereiro de 2010 para ingressar com o pedido de reviso. Se no fizer isso, ocorrer a "decadncia" e no poder mais exercer o direito de pedir a reviso. Contudo, se ele tiver feito o pedido de reviso antes do prazo dos 10 (dez) anos no INSS, a contagem da perda do seu direito interrompida e s recomea quando o esgurado receber a comunicao da Previdncia Social. Se o pedido de reviso for feito no ltimo dia, o cidado receber a diferena desses 10 (dez) anos? Infelizmente, no. Ele ter direito a receber a diferena relativa aos ltimos 5 (cinco) anos, acrescidas de juros e correo monetria. Ser recalculado o valor de seu benefcio desde o incio (caso tenha erro) pelo exemplo anterior, a partir de 1999 mas, s receber dos ltimos 5 (cinco) anos (no exemplo, de janeiro de 2005 at a data da deciso final do processo). Quanto mais tempo passar, menos o beneficirio receber de atrasados. O direito de receber apenas os 5 (cinco) ltimos anos chama-se "prescrio" e est disciplinado no pargrafo nico do artigo 103 da Lei 8.213/91.

As regras da decadncia e da prescrio tm excees e vamos analis-las agora. II - Casos em que no se aplica a decadncia A regra da decadncia dos 10 anos surgiu a partir de 27/06/1997 (para alguns estudiosos, a partir de 05/02/2004), pois at ento no existia lei que regulamentava prazo para reclamar erros do INSS.

O discutido e polmico art. 103 da Lei 8.213/91, com a nova redao, veio prever: " de dez anos o prazo de decadncia de todo e qualquer direito ou ao do segurado ou beneficirio para a reviso do ato de concesso de benefcio (...)" (g.n.) importante voltar no tempo e relembrar como era a legislao antiga. Antes da modificao provocada pela MP 1523-9/1997, na Lei 8.213/91 no existia previso de prescritibilidade ou caducidade do direito do segurado da Previdncia Social de postular a reviso do ato de concesso e da fixao da Renda Mensal Inicial (RMI) de seu benefcio previdencirio [1] [1]. A redao original do art. 103 da Lei 8.213/91 dizia que "sem prejuzo do direito ao benefcio, prescreve em 5 (cinco) anos o direito s prestaes no pagas nem reclamadas na poca prpria, resguardados os direitos dos menores dependentes, dos incapazes ou dos ausentes". Falava-se apenas na prescrio e no da decadncia.

Assim, observa-se que o RGPS no contemplava hiptese de "prescrio de fundo de direito" relativamente reviso do ato de concesso de benefcio previdencirio, pelo que prevalecia to-somente a previso contida na smula n 85 do C. STJ. Com o advento da MP 1523-9/1997, convertida na Lei 9.528/1997, passou-se a estabelecer o prazo decadencial decenal, nos seguintes termos: Art. 103. de dez anos o prazo de decadncia de todo e qualquer direito ou ao do segurado ou beneficirio para a reviso do ato de concesso de benefcio, a contar do dia primeiro do ms seguinte ao do recebimento da primeira prestao ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da deciso indeferitria definitiva no mbito administrativo. A partir daqui, no que se refere a decadncia, o legislador comea a confuso, pois ora estabelece a prazo de 10 (dez) anos, ora de 5 (cinco) anos. Dessa maneira, em 23/10/1998 a MP 1663-15, convalidada na Lei 9.711/1998, reduziu o referido prazo decenal para 5 (cinco) anos. Entretanto, antes que o qinqnio da referida lei tivesse transcorrido, contado da primeira previso de prazo decenal, foi editada outra MP (a de n 138, de 19/11/2003), restabelecendo aquele prazo decadencial em 10 (dez) anos, hoje determinado pela Lei 10.839, de 05/02/2004. Deste modo, a sucesso legislativa resultou no seguinte contexto histrico: at 27/06/1997 no havia previso legal de prazo decadencial, ou de prescrio de fundo de direito, para a reviso dos atos de instituio dos benefcios previdencirios; de 28/06/1997 a 20/11/1998 tais revises passam a estar sujeitas a prazo decadencial de 10 (dez) anos; de 21/11/1998 a 19/11/2003 as revises sujeitam-se a prazo decadencial de 5 (cinco) anos; a partir de 20/11/2003 tais revises voltam a se submeter a prazo decadencial de 10 (dez) anos. Sendo assim, surge o aparente conflito de normas a ser necessariamente solvido pelas regras de direito intertemporal. O STJ, assevera que os efeitos da Lei 10.839/2004 retroagem data de 27/06/1997 (edio da MP 1523-9), razo pela qual, desde ento, o prazo decadencial de dez anos.

Deve-se abrir um parntese aqui. O TRF 2. Regio j estabeleceu cristalinamente o prazo decadencial de reviso do ato concessrio, institudo pelo art.103-A da Lei 8.213/91, conta-se a partir do advento da Lei 10.839, de 06/02/2004. Assim, no h prazo decadencial para benefcios concedidos antes de 06/02/2004. Essa tese muito nova ainda e no h muitos julgados a respeito. Vejamos: RESTABELECIMENTO DE BENEFCIO - AFASTADA A DECADNCIA DO ATO DE REVISO DO BENEFCIO - OBSERVNCIA DO DEVIDO PROCESSO LEGAL - APURADAS IRREGULARIDADES NA CONCESSO DO BENEFCIO - AUSNCIA DE DIREITO LQUIDO E CERTO. 1) Consoante a orientao firmada pelo Eg. STJ, o prazo decadencial de reviso do ato concessrio, institudo pelo art.103-A da Lei 8.213/91, conta-se a partir do advento da Lei 10.839, de 06.02.2004, de modo que no restou ultrapassado, j que antes se considerava que a reviso poderia ocorrer a qualquer tempo. 2) Ademais, tal reviso encontra amparo no artigo 69 da Lei 8.212/91, tanto quanto no art. 11 da Lei 10.666/2003, como expresso do exerccio do poder-dever de autotutela inerente Administrao de reviso do ato de concesso do benefcio, corroborado pela Smula 473, da E. Suprema Corte, pois que no se pode coadunar com a persistncia do pagamento de benefcio quando reunidas provas suficientes para demonstrar a irregularidade de sua concesso, desde que observado, ainda, o devido processo legal mediante oportunidade de ampla defesa e do contraditrio. 3) Verifica-se, na espcie, a regularidade formal do processo de reviso do benefcio, alm da apurao acerca da inconsistncia de dados utilizados na concesso, com base em diligncias realizadas junto a ex-empregador, negando vnculo empregatcio. 4) Em contrapartida, a parte-impetrante limita-se a alegar que no dispe dos documentos comprobatrios dos vnculos considerados naquela ocasio, nem apresentou qualquer outra prova a esse respeito, sendo certo que no se admite dilao probatria em sede de mandado de segurana. 5) No havendo prova pr-constituda acerca dos requisitos necessrios concesso do benefcio, no h falar em direito lquido e certo, ressalvando-se, no entanto, as vias ordinrias. 6) Recurso conhecido e improvido. (TRF2, AMS 200751018004287, Relatora Desembargadora Federal ANDREA CUNHA ESMERALDO, DJU 20/04/2009) grifo nosso. Os posicionamentos dos julgadores tem sido os mais variados, destacando-se, porm trs situaes: 1) H decadncia tanto para situaes anteriores, como posteriores a nova lei; 2) A contagem do prazo decadencial comea para situaes anteriores a partir da nova lei; 3) No h prazo decadencial para situaes anteriores a nova lei. Dessa maneira, analisam-se cada uma delas.

1) H decadncia tanto para situaes anteriores, como posteriores a nova lei. Para essa corrente, os efeitos da lei nova aplica-se para todos. Essa tese encontra-se superada h muito tempo pelos pretrios, mas defendida "com unhas e dentes" pelo INSS. 2) A contagem do prazo decadencial somente comea para situaes anteriores a partir da nova lei. Conhecida como corrente moderada, tem sido acatada por alguns tribunais (de forma minoritria). Por essa tese, quem teve seu benefcio concedido antes de 27/06/1997, vai iniciar sua contagem a partir da nova lei. Por exemplo, se algum se aposentou em 1985, no tinha prazo decadencial quando se aposentou. Com a nova lei, a contagem dos 10 (dez) anos para pedir a reviso comearia em 27/06/1997 e terminaria em 2007 (para aqueles que entendem que conta-se a partir da Lei 10.839/04, o prazo terminaria em 2014). 3) No h prazo decadencial para situaes anteriores a nova lei. Essa a tese e o posicionamento predominante dos tribunais. Assim, todos os benefcios concedidos aps 27/06/1997 tm prazo decadencial de 10 (dez) anos, mesmo aqueles concedidos entre 20/11/98 e 19/11/2003. O STJ j tem como consolidado, quanto ao tema, que o prazo decadencial do direito reviso da renda mensal inicial dos benefcios previdencirios concedidos antes do ano de 1997, no atinge os benefcios concedidos anteriormente edio da MP 1.523-9/97. EMBARGOS DE DECLARAO NO RECURSO ESPECIAL. OMISSO CONSTATADA. DECISO ULTRA PETITA. REVISO DE BENEFCIO. DECADNCIA. PRAZO. TERMO INCIAL. ART. 103 DA LEI 8.213/91 E SUAS POSTERIORES ALTERAES. BENEFCIO CONCEDIDO ANTES DA SUA VIGNCIA. IMPOSSIBILIDADE DE RETROAO. PRECEDENTES EMBARGOS DE DECLARAO ACOLHIDOS COM ATRIBUIO DE EFEITOS INFRINGENTES. RECURSO ESPECIAL CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. (...). 2. O prazo decadencial estabelecido no art. 103 da Lei 8.213/91, e suas posteriores alteraes, no pode retroagir para alcanar situaes pretritas, atingindo benefcios regularmente concedidos antes da sua vigncia. Precedentes. 3. Embargos de declarao acolhidos, com atribuio de efeitos infringentes, para dar parcial provimento ao recurso especial. (STJ EDcl no REsp n 527331/SP 5 Turma Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima publicado no DJ em 23.06.2008)

(g.n.) - Fonte DVD Magister, verso 29, ementa 11587167, Editora Magister, Porto Alegre, RS) REVISO DA RENDA MENSAL INICIAL. PRAZO DECADENCIAL. ART. 103 DA LEI 8.213/91. MP 1.523/97. INOCORRNCIA. INCIDNCIA DO ENUNCIADO N 83 DA SMULA DESTA CORTE SUPERIOR DE JUSTIA. 1. A jurisprudncia deste STJ firmou-se no sentido de que o prazo decadencial do direito reviso da renda mensal inicial dos benefcios previdencirios concedidos antes de 1997, cujo ato concessivo fora institudo pela MP 1.523/97, convertida na Lei n 9.528/98 e alterado pela Lei 9.711/98, no alcana os benefcios concedidos antes de 27 de junho de 1997, data da nona edio da referida MP. (...). 4. Agravo Regimental improvido. (STJ AgRg no REsp 863325/SC 6 Turma Rel. Min. Hamilton Carvalhido publicado no DJ em 07.04.2008) (g.n.) - Fonte DVD Magister, verso 29, citado na ementa 14250863, Editora Magister, Porto Alegre, RS) Na mesma esteira tem sido o entendimento da Turma Nacional de Uniformizao dos Juizados Especiais Federais, acompanhando a posio do STJ: REVISO DE RENDA MENSAL INICIAL DE APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIO, COM BASE NA LEI N 6.423/77. 1. No se aplica o instituto da decadncia do art. 103 da Lei n. 8.213/91, com a redao dada pela Lei n. 9.528/97, a fatos anteriores a sua vigncia. O instituto s atinge relaes jurdicas a partir de sua vigncia. 2. Segundo o entendimento do STJ, Smula 7 do TRF/3 Regio e Smula 2 do TRF/4 Regio, a correo monetria dos salrios-de-contribuio, relativos a benefcios previdencirios concedidos antes da Lei n. 8.213/91, deve ser calculada pela variao da ORTN/OTN, a teor da Lei n. 6.423/77. 3. Honorrios advocatcios em 20% sobre o valor da causa, corrigidos desde o ajuizamento da ao (art. 55 da Lei n. 9.099/95). 4.Recurso a que se nega provimento. (TNU RECURSO CVEL n 200241007002573 1 Turma Recursal - RO Rel. Selmar Saraiva da Silva Filho publicado no DJ em 09.09.2002) (g.n.) E mais. Recentemente a TNU, no processo n 200751600033136, no pedido de uniformizao de interpretao de lei federal, assim decidiu: REVISO DA RENDA MENSAL INICIAL DA APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIO NDICES DE CORREO PREVISTOS NA LEI 6.423/77 (OTN/ORTN) BENEFCIO ANTERIOR A LEI 8.213/91 POSSIBILIDADE PRAZO DECADENCIAL PREVISTO NO ART. 103 DA LEI 8.213/91 NO APLICAO RECURSO PROVIDO. 1) Os ndices a serem observados para a correo dos salrios-de-contribuio dos benefcios previdencirios concedidos anteriormente edio da lei 8.213/91

so aqueles previstos na lei 6.423/77, ou seja, OTN/ORTN. Precedentes do STJ. 2) No se aplica o instituto da decadncia do art. 103 da lei 8.213/91, com a redao dada pela lei n 9.528/97 a fatos anteriores a sua vigncia. 3) Pedido de Uniformizao de Jurisprudncia conhecido e provido. (TNU PEDIDO DE UNIFORMIZAO n 200751600033136 RJ Rel. Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha julgado em 16.02.2009) (g.n.) Assim, quem teve seu benefcio concedido (ou negado) antes da referida data, pode pedir a reviso a qualquer tempo, mas s receber a diferena dos ltimos 5 (cinco) anos. Quer dizer que se algum aposentou em 1978, por exemplo, e quiser pedir a reviso hoje, pode. Infelizmente, o INSS tem brigado para fazer o contrrio e, tristemente, alguns juzes tm seguido a posio da Previdncia Social. Porm, as instncias superiores, quando a elas se recorre, tm interpretado em favor do beneficirio. III - Casos em que no se aplica a Prescrio Com relao a prescrio, tanto a redao atual como a anterior do art. 103 da Lei 8.213/91 estabelecem a chamada prescrio de "lustro", isto , o beneficirio somente recebe os ltimos 5 (cinco) anos ao seu requerimento.

Como frisado anteriormente, no existia previso de prescritibilidade ou caducidade do direito do segurado da Previdncia Social de postular a reviso do ato de concesso e da fixao da RMI de seu benefcio previdencirio antes da Lei 8.213/91.

A Lei do RGPS anterior Lei 8.213/91 ao silenciar sobre a questo da prescrio, ou seja, havendo omisso legal, o juiz deveria decidir baseado nos princpios gerais de direito, devendo atender aos fins sociais por ela colimados, no deixando de observar que na ausncia de previso legal especfica que limitasse o direito do segurado de buscar a reviso do seu benefcio, o que ainda se justificaria pelo princpio in dubio pro misero, pelo carter alimentar dos benefcios e pelos princpios de sobredireito orientadores, aplicava-se o disposto no enunciado n 85 da Smula do STJ ("Nas relaes jurdicas de trato sucessivo em que a Fazenda Pblica figure como devedora, quando no tiver sido negado o prprio direito reclamado, a prescrio atinge apenas as prestaes vencidas antes do qinqnio anterior propositura da ao"). Sendo assim, a lei atual, nos termos do pargrafo nico, do art. 103, da Lei 8.213/91, estabelece que a prescrio no atinge o "fundo do direito", prescrevendo apenas as parcelas vencidas antes do qinqnio anterior ao ajuizamento da ao. Mas uma exceo sempre foi observada no tocante a prescrio: quando se tratar de incapazes no haver limitao temporal para recebimento dos atrasados e nem h que se falar em decadncia. O preceito contido no artigo 79 da Lei 8.213/91 impede tambm o curso dos prazos de prescrio e decadncia contra menor, incapaz ou ausente. importante destacar, porm, que h uma proposta de Projeto de Lei do Deputado Marco Aurlio Ubiali que pretende o fim da prescrio contra os idosos - PL 6505/09. A referida proposta altera o pargrafo nico do art. 103 da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, para dispor sobre a prescrio de ao para haver prestao vencida ou restituio ou diferena devida pela previdncia social. Segundo a referida proposta, o pargrafo nico do artigo 103 da Lei 8.213/91 passaria a incluir os idosos (juntamente com os menores, incapazes e ausentes na forma do Cdigo Civil) dizendo que os idosos teriam direito a toda e qualquer ao para haver prestaes vencidas ou quaisquer restituies ou diferenas devidas pela Previdncia. Nos demais casos a prescrio continuaria sendo de 5 (cinco) anos. (para ver mais detalhes sobre a proposta do Projeto de Lei, acesse http://www.bachurevieira.com.br/noticias1.asp?codigo=2455). IV - Concluses finais

Como visto, a discusso acerca da decadncia e da prescrio quando se trata de concesso ou reviso de benefcios previdencirios polmica e acirrada.

Embora o posicionamento majoritrio seja no sentido de que para benefcios concedidos antes de 27/06/1997 inexiste decadncia (cabendo a ressalva de que h quem entenda que a data 06/02/2004), os profissionais do direito devem ficar atentos, pois muitos julgadores (sobretudo os de primeira instncia) tm extinguido aes com base no art. 269, IV do CPC. Cabe ao beneficirio, atravs de seu advogado, demonstrar que a decadncia inexiste para os casos em que a lei silenciava sobre o assunto. Afinal, de contas, como se demonstrou, dentre os princpios basilares do direito est que a nova lei no pode prejudicar direito a algo que at ento no existia. De qualquer maneira, vale o ditado: "No deixe para amanh, o que voc pode fazer hoje." Procure a ajuda de um especialista para garantir seus direitos. Quanto mais tempo passar, mais o cidado acaba perdendo.

Das könnte Ihnen auch gefallen