Sie sind auf Seite 1von 49

FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA

Prof. Fil. Jos Cardoso Simes Neto


E-mail: sopaz_6@hotmail.com Twitter: Twitter.com/josealenquer Site: www.adialetica.blogspot.com

CONCEITO
Filo Sofia Sophos: Sbio Philia: Amizade, Amor Amigo/Amor do/pelo saber/conhecimento Sbio: que detm o conhecimento; Esttico. Filsofo: AMIGO do Saber; Est em busca; Dinmico.

SURGIMENTO DA FILOSOFIA
A Filosofia ocidental (Sc. VI - V a.C.) na Magna Grcia ( Sul da Itlia), Na Plis Mileto. 1 Filsofo: Tales de Mileto Contexto: Mito=Narrativa fantasiosa da realidade (sobrenatural) Cosmogonia. Plis=Cidade Estado:Porturia,interdependentes Troca Cultural: sia; Egito etc.-Desenvolvimento O Mito perde sua fora e busca-se explicao 3 racional para os fenmenos da realidade.

SURGIMENTO DA FILOSOFIA
A busca pela ARCH: Princpio fundamental de todas coisas: material,organizador do mundo. Pr-socrticos:Tales=gua; Anaxmenes=Ar; Herclito=Fogo; Empdocles=Ar,Terra, Fogo, gua. O filsofo (Geometria, Matemtica, Fsica, Astronomia, Poltica) A partir do Sc. XVII as cincias foram se particularizando:Psicologia,biologia, Sociologia.
4

CARACTERISTICAS DO PENSAMENTO FILOSFICO


3 caractersticas principais: I- Radical: ir Raiz; Fundamentos; Origem cronolgica e axiolgica dos fatos; reflexo em profundidade. (Aristteles=movimento dos corpos) Ex: O ladro de Bicicleta (filme)
5

CARACTERISTICAS DO PENSAMENTO FILOSFICO


II- Rigorosa: Seguir um mtodo que seja o mais adequado ao objeto em estudo. Com todo o rigor, coloca-se em questo as respostas mais superficiais, comuns sabedoria popular e a algumas generalizaes cientficas apressadas.

Ex: Defesa de uma tese. Um conceito.


6

CARACTERISTICAS DO PENSAMENTO FILOSFICO


III- Totalidade: Busca o entendimento completo da realidade, ou seja, no considera os problemas isoladamente, mas dentro de um conjunto de fatos, fatores e valores que esto relacionadas entre si. A totalidade dos fenmenos. Contextualiza Verticalmente(des. histrico) e horizontalmente (relao com outros aspectos da situao da poca) 7 Ex: O Problema da Inflao ver p. 8

O PROCESSO DE FILOSOFAR
O ESPANTO: VONTADE DE CONHECER
Busca-se explicar o porqu das coisas partindo sempre de um incmodo, de algo que chama a ateno!

CRTICA: CRVO
Busca-se a raiz do objeto atravs da anlise rigorosa, buscando sua compreenso total

EXPERINCIA CONCEITUAL
Depois da anlise reflexiva, faz-se uma inferncia, constri-se um conceito
8

IMPEDIMENTOS AO PENSAMENTO FILOSFICO


CETICISMO: Corrente de pensamento o qual no se concebe a possibilidade de qualquer verdade.

DOGMATISMO: Doutrina ou atitude onde no se permite o questionamento de sua verdade.

O PENSAMENTO FILOSFICO: TICA E MORAL


ETHIKOS: Modo de ser; Comportamento; reflexo sobre os princpios e fundamentos da Moral. MOS, MORES: Costumes; o conjunto de normas que regulamentam o comportamento humano. AFIRMAO:O individuo, herda um conjunto de regras j estabelecida e que lhe d o suporte para julgar seus atos. NEGAO: Ele pode neg-las, a partir de uma 10 reflexo, contestando sua autenticidade e validade

CINCIA E CONHECIMENTO
SCIENTIA (latim): Sabedoria, Conhecimento; Busca de conhecimento Sistemtico e Seguro dos fenmenos do mundo. META(Grego): Atravs e Hodos: Caminho 1- Enunciado de um problema: observa os fatos, expe com clareza e preciso e procura os instrumentos para a resoluo. 2- Formulao de uma Hiptese: prope uma possvel resposta, ainda no comprovada, que ir 11 ser testada cientificamente.

CINCIA E CONHECIMENTO
3- Experimentao: Testa a validade de sua Hiptese,investigando as conseqncias da soluo proposta. 4- Generalizao: conclui a pesquisa corrigindo ou confirmando a hiptese, que depois de testada e aprovada pode ser aplicada. Ex. remdio p gripe.

Ao examinar as regularidades a cincia procura chegar a uma concluso geral que possa ser aplicada a todos os fenmenos semelhantes.

12

FILOSOFIA E POLTICA
POLIS: Cidade estado, atividade humana que se refere cidade, administrao pblica e aos conjuntos dos cidados. Aristteles: ela era uma continuao da tica, mas aplicada a vida pblica, em vista de propiciar uma melhor maneira para viver em sociedade. O conceito Grego se refere Poltica como uma esfera de realizao do bem comum

13

FILOSOFIA E POLTICA
O conceito moderno est mais ligado a poder(latim, postere): significando posse, poder, ser capaz de, e refere-se a capacidade para produzir algum refeito. Assim, a filosofia poltica investiga o poder dos homens em sociedade, o poder social e sob a natureza e suas consequncias.
14

FILOSOFIA E POLTICA
Poder Econmico:utiliza-se a posse de bens necessrios para induzir os que no possuem a assumir determinados comportamentos.(tipo de produo e alcance do consumo. Poder Ideolgico:De posse de certas idias, valores, doutrinas p/ influenciar a conduta,modos de pensar, e agir.(controlando o consenso,TV,etc) Poder Poltico:De posse dos meios de coero social,da fora fsica considerada legal,autorizada pelo direito vigente na sociedade. (Policia,Tribun.) 15

FILOSOFIA E POLTICA
Obs: Essa coero tambm poder ser utilizado e autorizado pela falta de carter de um poltico.
O Analfabeto Poltico - Bertold Brecht O pior analfabeto o analfabeto poltico. Ele no ouve, no fala,nem participa dos acontecimentos polticos.
Ele no sabe que o custo de vida,o preo do feijo, do peixe,da farinha, da renda de casa,dos sapatos, dos remdios,dependem das decises polticas.
16

FILOSOFIA E POLTICA
O analfabeto poltico to burro que se orgulha e enche o peito de ar dizendo que odeia a poltica. No sabe, o idiota,que da sua ignorncia poltica nasce a prostituta,o menor abandonado,e o pior de todos os bandidos que o poltico vigarista,pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

B.Brecht - dramaturgo e poeta alemo (1898 1956) Texto escrito h mais de meio sculo e, infelizmente, to atual.http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht 17

FILOSOFIA E PSMODERNIDADE
TRANSIO:MODERNIDADExPS-MODERNIDADE 1-Promessa da cincia(crise da razo) 2-O capitalismo e a desvalorizao do Humano 3-A vida sem sentido e sem valor (era do descartvel)

REAO: A Filosofia e o Resgate de uma tica Libertadora. 1-Foucault e a Micro-fsica do Poder 2-Sartre e a Condenao Liberdade 3-Mobilizao: pensar para transformar

18

O PENSAMENTO FILOSFICO: Terico e Prtico


Filosofar refletir sobre a experincia vivida; (Individual;Coletivo= famlia, trabalho, social) Filosofia: No Sistema fechado de idias, mas uma postura aberta diante do mundo. Vai alm das aparncias, busca a raiz, o contexto de valores ticos,polticos,esttico etc. Reflexo filosfica LANAR LUZ sobre questes que se apresentam na vida cotidiana . Incomoda, perigosa e subversiva. O Filsofo 19 um homem, uma mulher BOMBA!!

Teoria do Conhecimento: Definio Etimolgica


www.adialetica.blogspot.com www.twitter.com

Tel: 3526-2504 /3526-29-21


Email: sopaz_6@hotmail.com

20

Teoria do Conhecimento: Definio Etimolgica


Definio: Gnosis=conhecimento; Logia=Tratado,teoria estudo

Estudo reflexivo e crtico da origem,da natureza,dos limites e do valor do conhecimento (reflexivo,crtico e sistemtico)
21

Teoria do Conhecimento: Scrates


Scrates: busca a Verdade # Sofistas: Retrica Busca a V. centrada no SER: definir a coisa. O homem s pode ser definido em termos de sua conscincia atravs do dilogo. Mtodo: Indutivo - 1 Ironia:perguntas que obriguem a justificar e perceber falhas no argumento(destrutivo) 2 Maiutica:Construo d conceitos em base racional Aniquila o saber estabelecido e reconstri-o racionalmente 22

Teoria do Conhecimento: Plato


Plato: 1- Mundo Sensvel e 2 - Mundo Inteligvel 1- Mundo imanente: dos sentidos; multiplicidade;movimento, e por isso ilusrio, das sombras, cpias. (DOXA=Opinio) 2-Mundo das Idias:Essncias; unos, idnticos a si mesmo e permanentes, imutveis podendo ser atingido pela contemplao e pela depurao dos enganos e dos sentidos. (EPISTEME=CINCIA)
23

Teoria do Conhecimento: Plato


Plato: Mundo Sensvel e Mundo Inteligvel Uma Coisa : 1- Identidade 2- Permanncia 1- aquilo que e no outra 2- Deve ser do mesmo modo sempre (imutvel) Ex1: 1 casa no igual a ultra, mas o conceito uno Ex2: a casa existe hoje e amanh no mais Portanto, estes aspectos no se aplicam as coisas sensveis (mundo sensvel).
24

Teoria do Conhecimento: Aristteles


1. Conhecimento Sensvel: atravs do contato com a prpria coisa;imediato, concreto/ conhecimento sensvel particular. 2. Tcnica (saber fazer): Meio para se chegar a algum fim; participa do universal pois j encerra uma idia e portanto j pode ser ensinada.

25

Teoria do Conhecimento: Aristteles


3. Sabedoria (Sofia): nico tipo de conhecimento que determina as causas e os princpios primeiros;capaz de dizer o que as coisas so e por que so. As noes universais so mais difceis de se adquirir por que esto longe da sensao. A Sabedoria inclui tanto as cincias particulares como a Filosofia primeira, ou metafsica, por considerar o Ser em Geral, livre de toda determinao particular, buscando as causas e os princpios universais. Conhecimento: Somatria de todos esses modos. 26

Teoria do Conhecimento: Contribuio Grega


Diferena: Conhecimento sensvel x Intelectual - Aparncia x Essncia - Opinio x Saber Regras da lgica para se chegar a um raciocnio verdadeiro O homem parte da natureza; Reconhece a inteligibilidade do Real, capaz de conhec-la como ela .
27

Idade Mdia: Patrstica


Sua tarefa encontrar justificativas racionais para verdades reveladas, ou seja, conciliar razo e f. Pecado original Separa o Homem de Deus Imperfeito, Finito, Pervertido Infinito, Perfeito

28

Idade Mdia: Patrstica

A razo humana pode compreender a verdade divina? S. Agostinho: M. das Idias(Mente de Deus)-modelo Mundo sensvel-objeto de criao div. A alma se eleva razo e a Deus q a ilumina dandolhe o conhecimento das verdades eternas e agir correto - razo subordinada f e a verdade revelada. A dependncia divina destri a noo harmnica dos homens com a natureza. O homem sem f est condenado ao erro e a iluso; a f ilumina o intelecto e guia a vontade. 29

Idade Mdia: Escolstica

Universais: 1.Realismo transcendente - tem existncia fora da mente e do objeto (existe antes da coisa). 1.1. Realismo moderado- tem uma realidade objetiva,fora da mente mas imanente nos objetos singulares do qual existncia,forma ou principio ativo (existe no objeto) corrente aristotlica Tomas de Aquino 2. Conceptualismo- o universal o conceito, entidade mental, sem existncia objetiva. 3.Nominalismo- No tem existncia objetiva,s nominal,ou seja, existe s como nome do objeto, como 30 palavra (existe depois da coisa)

Idade Mdia: Escolstica

Tomas de Aquino:Sensvel Conhec. Intelectual O objeto que est fora do sujeito, deixa impresses ou uma forma na alma=conhecimento sensvel. Intelecto abstrai(separa,isola)as caractersticas individuais, ficando com o que comum e assim elabora o conceito,o julgamento,o raciocnio. A verdade lgica est na adequao entre a coisa e o intelecto O tema do Uno ( unidade dada pelo conceito) e do Mltiplo (multiplicidade das coisas) levando s 31 questes dos universais.

Idade Moderna: sc. XVII

Introduo e mudanas: 1.separao entre f e razo 2. O Antropocentrismo (razo fundamento) 3. Saber ativo (ao invs do contemplativo) que leva transformao da natureza e ao desenvolvimento das tcnicas.

Questiona-se: Quais as possibilidades do conhecimento? Quais os mtodos que podemos utilizar para garantir que o conhecimento seja verdadeiro?
32

Idade Moderna:Racionalismo

O conhecimento provem do intelecto e no da experincia. Descartes: Dvida metdica: se duvido,penso;se penso, existo como ser pensante, sujeito. Idias Inatas: claras, distintas e gerais, no sujeitas a erro, pois no derivam do particular, elas se encontram no esprito dotadas por Deus. O mtodo o ideal matemtico, por que visa o conhecimento completo, perfeito e inteiramente racional.
33

34

Imagens

35

Imagens

36

Imagens

37

Imagens

38

Idade Moderna:Racionalismo

O mtodo deve garantir: 1- As coisas sejam representadas corretamente, sem risco de erros. 2- Haja controle de todas as etapas das operaes intelectuais. 3- Haja possibilidades de serem feitas dedues que levem ao progresso do conhecimento.

39

Idade Moderna:Empirismo

O conhecimento provem da experincia. Jonh Lock: As idias provm da: 1- sensao e 2-reflexo; 1-Apreende impresses vindas do externo. 2- Ato pelo qual o esprito conhece suas prprias operaes. Ela organiza e elabora as impresses sensveis por procedimentos mentais (folha branca a ser preenchida) As idias simples so as que se impe conscincia na experincia sensvel. As idias complexas so fruto da correlao entre as 40 simples

Idade Moderna:Immanuel Kant

Busca superar a dicotomia entre Racionalistas e Empiristas. Ele Parte do ideal iluminista da Razo autnoma, fazendo uma anlise crtica da prpria Razo, para poder estabelecer seus limites. Problema Kantiano: possvel conhecer o ser em si, o supra-sensvel ou metafsico (Deus,liberdade,Imorta_ lidade)atravs da razo? H duas fontes de conhecimento: 1- sensibilidade: que nos d os objetos. 2- Entendimento: Pensa esses objetos A conjugao possibilita a experincia do 41 REAL

Idade Moderna:Immanuel Kant

Revol. Do Conhecimento: So os objetos regulam-se pelo modo de conhecer do sujeito. Este, tem formas a partir das quais recebe os Objetos. Formas a priori de espao(frente e atrs,direita e esquerda, abaixo e acima e tempo) e Tempo (antes e depois) so condies necessrias para que esse apa recimento se torne progressivamente mais inteligvel ao entendimento.

42

Idade Moderna:Immanuel Kant

Desta forma, o conhecimento do ente metafsico, do supra-sensvel, Ser, no se torna possvel pois no existe materialmente capaz de se deixar observar na experincia, mas pode-se pensar, refletindo a colocar problemas q s sero resolvidos no campo da ao e da moral.

O conhecimento cientfico um JUIZO SINTTICO A PRIORI.


43

44

Idade Moderna:Immanuel Kant

A RAZO AUTNOMA, O HOMEM CAPAZ DIRECIONAR PARA SI, A PRPRIA VIDA!

45

Atividade 1

1. Qual a pergunta fundamental para teoria do conhecimento(seu ponto de partida)? 2. Explique a seguinte afirmativa: No percebemos as coisas exatamente como so. 3. Complete: O conhecimento um produto da .........e do .................. 4. Descreva de acordo com seu texto base, trs caractersticas do pensamento filosfico. 5. Diga qual o foco central da filosofia pr-socrtica e qual o da Filosofia moderna?

46

LIBERDADE
LIVRE ARBTRIO X LIBERDADE LIVRE ARBTRIO: ESCOLHA ENTRE O CU E INFERNO (S. AGOSTINHO)

LIBERDADE: 1- CONSCINTE 2 - VONTADE 3 RESPONSVEL


47

LIBERDADE
LIBERDADE EM SARTRE: O HOMEM CONDENADO A SER LIVRE (SARTRE) NO IMPORTA O QUE FIZERAM DE MIM, O QUE IMPORTA O QUE VOU FAZER COM O QUE FIZERAM DE MIM (SARTRE)

48

OS INCOMODADOS QUE MUDEM O MUNDO

OBRIGADO!

49

Das könnte Ihnen auch gefallen