Sie sind auf Seite 1von 4

Simulado de DIREITO PROCESSUAL PENAL / INQURITO POLICIAL

Questo de concurso 3252 1 . (TRE-PB, FCC - Analista Judicirio - 2007) De acordo com o Cdigo de Processo Penal, o inqurito policial A ) dever terminar no prazo de quinze dias se o indiciado tiver sido preso em flagrante. B ) ser iniciado, nos crimes de ao pblica, exclusivamente mediante requisio do Ministrio Pblico ou requerimento do ofendido ou de seu representante legal. C ) no poder ser arquivado pela autoridade policial, ainda que fique comprovada a inexistncia do fato ou que o fato no constitua crime. D ) dever terminar no prazo de sessenta dias quando o indiciado estiver solto, mediante fiana ou sem ela. E ) um ato de jurisdio e seus vcios afetaram a ao penal a que deu origem. Questo de concurso 3253 2 . (TRE-MS, FCC - Analista Judicirio - 2007) O inqurito policial, nos crimes de ao penal pblica, ser iniciado A ) apenas mediante requisio do Ministrio Pblico, detentor da legitimidade exclusiva para a propositura da ao penal pblica. B ) apenas de ofcio ou mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico. C ) apenas mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. D ) apenas de ofcio ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. E ) de ofcio; mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. Questo de concurso 3254 3 . (TRF-4 Regio, FCC - Analista Judicirio - 2007) Analise as assertivas: I. O inqurito policial deve ser instaurado atravs de relatrio e encerrado mediante portaria da autoridade policial. II. Em razo do princpio da oralidade do processo, no h necessidade de serem as peas do inqurito policial reduzidas a escrito ou datilografadas. III. No inqurito policial, o ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. Est correto o que consta SOMENTE em A) B) C) D) E) I e II. I e III. II. II e III. III.

Questo de concurso 3255 4 . (TRF-4 Regio, FCC - Tcnico Judicirio - 2007) Nos crimes de ao penal pblica incondicionada, a instaurao do inqurito policial A) B) C) D) E) depende de comunicao verbal do ofendido. depende de requisio do Ministrio Pblico. depende de requisio da autoridade judiciria. depende de requerimento escrito do ofendido. pode ser feita, de ofcio, pela autoridade policial.

Questo de concurso 3267 5 . Indique a assertiva correta: A ) a autoridade policial, atravs de seu delegado de polcia, poder determinar o arquivamento do inqurito. B ) caso o promotor de justia requeira o arquivamento do inqurito, no resta outra sada ao juiz de direito a no ser deferir o pedido, tendo em vista que a titulariedade da ao penal pertence ao Ministrio Pblico. C ) ao indiciado menor de 18 anos, ser nomeado um curador, sob pena de nulidade do inqurito policial. D ) no h nenhuma divergncia no tocante a incomunicabilidade do indiciado que ser cabvel pelo prazo mximo de 03 dias. E ) N.R.A. Questo de concurso 5202 6 . (POLCIA CIVIL - RN, Cespe - Escrivo - 2009) Acerca do inqurito policial, assinale a opo correta. A ) O valor probatrio das informaes e provas colhidas durante o inqurito policial, por no se submeterem ao contraditrio e a ampla defesa, nulo. B ) As percias, por serem tcnicas e se submeterem ao contraditrio diferido, tem tanto valor probatrio quanto as provas produzidas judicialmente. C ) As irregularidades ocorridas durante o inqurito, como a falta de nomeao de curador para menor de 21 anos de idade, prejudica a ao penal posterior. D ) A incomunicabilidade do preso, decretada durante o inqurito policial por convenincia da investigao, abrange o advogado, na medida em que nessa fase no h contraditrio e ampla defesa. E ) Qualquer pessoa que souber da ocorrncia de crime em que caiba ao penal pblica ou privada poder comunic-la autoridade policial, e esta, verificada a procedncia das informaes, mandar instaurar o inqurito. Questo de concurso 5203 7 . (POLCIA CIVIL - RN, Cespe - Escrivo - 2009) Marcel foi indiciado pela prtica de homicdio qualificado. Concludas as investigaes, o delegado elaborou minucioso relatrio e deu o seguimento legal.

A respeito dessa situao hipottica, assinale a opo correta. A ) O inqurito policial deve ser remetido ao membro do MP competente, que deve acolher o relatrio do delegado e oferecer denncia contra Marcel. B ) O inqurito policial deve ser remetido ao juiz, que encaminhar ao MP, que, por sua vez, analisar a presena dos requisitos legais, podendo oferecer denncia contra Marcel ou determinar o arquivamento. C ) O juiz pode discordar do membro do MP quanto ao pedido de arquivamento do inqurito policial, oportunidade que poder oferecer denncia contra Marcel. D ) O juiz no pode discordar do MP quanto ao arquivamento do inqurito policial, na medida em que o MP o titular da ao penal pblica incondicionada e deve decidir acerca da ao penal contra Marcel. E ) Cabe ao procurador-geral do MP decidir acerca da manuteno do pedido de arquivamento do inqurito policial quando o membro do MP e o juiz da causa tm posicionamento diverso. Questo de concurso 5204 8 . (POLCIA CIVIL - RN, Cespe - Escrivo - 2009) No constitui atribuio da polcia judiciria A ) averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar, social ou econmico. B ) determinar que se procedam quaisquer exames de corpo de delito e outras percias. C ) cumprir diligncias e mandados de priso expedidos por autoridades judicirias. D ) representar acerca da priso preventiva e da priso temporria. E ) determinar a instaurao do incidente de insanidade mental quando houver dvida sobre a imputabilidade do indiciado. Questo de concurso 5205 9 . (POLCIA CIVIL - RN, Cespe - Escrivo - 2009) De acordo com a legislao processual penal, o inqurito policial deve ser concludo no prazo A ) marcado pelo juiz, quando o fato for de difcil elucidao, houver diligncias a cumprir e o indiciado estiver preso. B ) de 5 dias, quando o indiciado estiver preso preventivamente, contado o prazo a partir do dia em que se executar a ordem de priso. C ) de 30 dias, quando o indiciado estiver solto, podendo ser prorrogado pela autoridade competente para cumprimento de diligncias. D ) de 10 dias, no caso de priso temporria, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. E ) marcado pela autoridade policial, que considerar a complexidade da investigao e comunicar autoridade competente. Questo de concurso 5219 10 . (MP-SE, FCC - Tcnico Administrativo - 2009) Instaurado inqurito policial

por crime de ao pblica, este poder ser arquivado pelo A) B) C) D) E) Juiz, aps a manifestao do Ministrio Pblico. Delegado de Polcia, mediante parecer do Ministrio Pblico. Ministrio Pblico, quando o fato no for criminoso. Delegado de Polcia, mediante requerimento escrito da vtima. Escrivo de Polcia, mediante ordem da autoridade policial.

GABARITO 1. C 2. E 3. E 4. E 5. D 6. B 7. E 8. E 9. C 10. A
Copyright & Webdesign: Multitech Informtica e Tecnologia Ltda (2001-2011) acheiconcursos@acheiconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen