Sie sind auf Seite 1von 1

Recepo da Cana Mtodos de Laboratrio Determinao do Teor de Acares Redutores - Mtodo de Lane & Eynon: - Preparo das Solues:

: F) Soluo B, de Fehling Pesar 346 g de tartarato de sdio e potssio, em bquer de 1.000 ml. Adicionar, aproximadamente, 350 ml de gua destilada e dissolver o sal. Pesar 100 g de hidrxido de sdio em bquer de 600 ml. Adicionar, aproximadamente, 250 ml de gua destilada e dissolv-lo, mantendo o bquer em banho de gua corrente. Transferir, quantitativamente, as duas solues para balo volumtrico de 1.000 ml. Resfriar at temperatura ambiente, homogeneizar e completar o volume. armazenar em frasco mbar, com tampa rosquevel. G) Padronizao do licor de Fehling Transferir, com o auxlio de pipetas volumtricas, para erlenmayer de 250 ml, 5 ml da soluo de Fehling B e 5 ml da soluo de Fehling A. Colocar algumas prolas de vidro no erlenmayer. Encher a bureta de Mohr, de 50 ml, com a soluo de acar invertido 0,2%. Aquecer a mistura at atingir a ebulio e cronometrar, exatamente, 2 min, mantendo o lquido em ebulio constante. Adicionar 3 a 4 gotas da soluo de azul de metileno. Continuar a titulao, adicionando, gota a gota, a soluo contida na bureta, at completa eliminao da cor azul; o tempo total, desde o incio da ebulio at o final da titulao deve ser de 3 min. Anotar o volume gasto (V). Confirmar o resultado repetindo a titulao. Se o volume gasto for menor que 25,64 ml, a soluo de cobre estar diluda e mais sal dever ser adicionado; caso contrrio, se o gasto for maior, a soluo estar concentrada e dever ser diluda com gua destilada. O fator de correo do licor de Fehling ser calculado pela frmula:

F: fator do licor de Fehling. V: volume gasto (ml). Obs.: um fator aceitvel dever estar entre 0,9975 a 1,0025, recomendandose conferi-lo, pelo menos uma vez por semana.

Das könnte Ihnen auch gefallen