Sie sind auf Seite 1von 53

II.

PROCESSO DE EXECUO

9.1 Teoria geral do processo de execuo O processo de execuo, segundo Ovdio A. Baptista da Silva , tem por fim satisfazer o direito que a sentena condenatria tenha proclamado pertencer ao demandante vitorioso, sempre que o condenado no o tenha voluntariamente satisfeito. Nesse sentido, o processo de execuo far com que seja cumprido o que foi imposto pela sentena condenatria.

Na execuo, diferentemente do que ocorre no processo de conhecimento, no h anlise do mrito da questo. Este j foi decidido no processo de conhecimento. O juiz, na execuo, ir, pura e simplesmente, dar provimento a um direito j garantido ao autor. Logo, so requisitos da ao de execuo: o inadimplemento do devedor e o ttulo executivo (judicial ou extrajudicial).

9.2 Das partes Duas so as partes no processo de execuo: de um lado tm-se as que pedem a tutela jurisdicional executiva (exeqente ou executante), e de outro aquelas contra quem se pede tal tutela (executado).

O executante possui a legitimidade ativa, e necessita, assim como nos demais processos, possuir capacidade processual.

Possui tambm legitimidade ativa o Ministrio Pblico, como parte e como fiscal da lei, sendo que neste ltimo caso ele necessitar de autorizao legal.

De acordo com o art. 566, CPC, tm legitimidade ativa para promover a ao de execuo:

III -

o credor a quem a lei confere ttulo executivo; o MP, nos casos prescritos em lei.

Assim, no caso de legitimao ativa, tem-se que a legitimao ordinria cabe ao credor que tenha seu nome indicado no ttulo executivo, e a extraordinria cabe, por exemplo, ao MP, o qual, como representante dos incapazes, pode promover a ao executiva.

O art.567, CPC, enumera as demais pessoas que possuem legitimidade ativa no processo de execuo, so elas:

I-

o esplio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste, lhes for transmitido o direito resultante do ttulo executivo; o cessionrio, quando o direito resultante do ttulo executivo lhe foi transferido por ato entre vivos;

II -

III - o sub-rogado, nos casos de sub-rogao legal ou convencional.

Quanto legitimidade passiva, esta tambm pode ser dividida em ordinria e extraordinria. Possuem legitimidade passiva ordinria,

de acordo com o art. 568, CPC, o devedor reconhecido como tal no ttulo executivo, assim como seu esplio, seus herdeiros e sucessores, alm do novo devedor que tenha assumido a dvida com o consentimento do credor.

A legitimidade passiva extraordinria ocorre contra legitimados passivos que no hajam participado e nem sejam sucessores daqueles que tenham criado o ttulo. o caso, p. ex., do responsvel tributrio.

Uma particularidade do processo de execuo est prevista no art. 570, CPC, que estabelece que, o devedor pode requerer ao juiz que mande citar o credor a receber em juzo o que lhe cabe conforme o ttulo executivo judicial. Neste caso h uma inverso das partes, o devedor assume, no processo, posio idntica do exeqente. O credor poder, caso entenda necessrio, defender-se por meio de contestao.

Ao devedor de ttulo executivo extrajudicial, quando este quer ver seu dbito quitado a merc da vontade do credor, cabe a ao de consignao em pagamento.

No processo de execuo admite-se, ainda, o litisconsrcio tanto ativo quanto passivo, mas nenhuma das modalidades de interveno de terceiro so cabveis.

9.3 Os requisitos para a execuo So requisitos para realizar a execuo:

III -

o inadimplemento do devedor, um ttulo executivo (judicial ou extrajudicial).

9.3.1 O inadimplemento do devedor O inadimplemento do devedor o primeiro requisito para se promover uma ao de execuo. Dispe o art. 580, pargrafo nico, CPC, que se considera inadimplente o devedor, que no satisfaz espontaneamente o direito reconhecido pela sentena, ou a obrigao, a que a lei atribuir a eficcia de ttulo executivo.

9.3.2 O ttulo executivo Na execuo no necessrio que se detalhe o crdito. No necessrio detalhar a causa de pedir que est implcita na prpria apresentao do ttulo executivo.

Vale ressaltar que a lei que determinar, taxativamente, quais so os ttulos dotados de fora executiva.

De acordo com o art. 584, CPC, so ttulos executivos judiciais:

III III -

a sentena condenatria proferida no processo civil; a sentena penal condenatria transitada em julgado; a sentena arbitral e a sentena homologatria de transao ou de conciliao;

IV - a sentena estrangeira, homologada pelo Supremo Tribunal Federal;

V-

o formal e a certido de partilha (tm fora executiva exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo universal ou singular).

So ttulos executivos extrajudiciais, de acordo com o art. 585, CPC: III a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque; a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores; os contratos de hipoteca, de penhor, de anticrese e de cauo, bem como de seguro de vida e de acidentes pessoais de que resulte morte ou incapacidade;

III -

IV - o crdito decorrente de foro, laudmio, aluguel ou renda de imvel, bem como encargo de condomnio desde que comprovado por contrato escrito; Vo crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, quando as custas, emolumentos ou honorrios forem aprovados por deciso judicial;

VI - a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, Estado, Distrito Federal, Territrio e Municpio, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei; VII - todos os demais ttulos, a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva. Aqui, a legislao prev a possibilidade de que outros ttulos executivos extrajudiciais sejam criados por leis especiais, como, por exemplo, o contrato de honorrios advocatcios, quando

ajustado por escrito, ou, quando judicialmente arbitrados em processo preparatrio.

A propositura de qualquer ao relativa ao dbito constante do ttulo executivo extrajudicial no inibe o credor de promover-lhe a execuo.

9.3.3 Requisitos do ttulo executivo De acordo com o art. 586, CPC, o ttulo, hbil execuo, deve ser lquido, certo, exigvel.

Quando o ttulo executivo for sentena, que contenha condenao genrica, proceder-se- primeiro sua liquidao. Quando na sentena h uma parte lquida e outra ilquida, ao credor lcito promover simultaneamente a execuo daquela e a liquidao desta.

9.4 A competncia A execuo, fundada em ttulo judicial, processar-se- perante o juzo que proferiu a sentena, objeto da execuo. A competncia, neste caso, absoluta.

Nesse sentido, o art. 575 determina que a execuo processar-se- perante:

Ios tribunais superiores, nas causas de sua competncia originria; II - o juzo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdio;

III -

o juzo que homologou a sentena arbitral;

IV - o juzo cvel competente, quando o ttulo executivo for a sentena penal condenatria.

A execuo, fundada em ttulo extrajudicial, ser processada perante o juzo competente. A competncia, neste caso, relativa. O foro da praa de pagamento do ttulo competente, se outro no tiver sido eleito pelas partes. No foro do domiclio do devedor ser ajuizada a execuo, caso o ttulo executivo extrajudicial no indicar a praa de pagamento.

9.5 A responsabilidade patrimonial Em toda obrigao h o dever de prestar contas, ou seja, o compromisso que o devedor assume de satisfazer ao credor, cumprindo a obrigao.

O patrimnio do devedor ser sempre a garantia do credor. Desta forma, h a vinculao do patrimnio do obrigado, ou de parte dele, a fim de que o credor obtenha a satisfao de seu direito de crdito, ainda que nos bens do devedor, quando este espontaneamente no cumpre a obrigao.

Este vnculo patrimonial de sujeio dos bens do devedor, para satisfao do credor, chamado de responsabilidade patrimonial.

Nesse sentido, estabelece o art. 591, CPC, que o devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei.

Vale ressaltar que a constituio da obrigao, em princpio, no impede a livre circulao dos bens do devedor, a no ser quando ele tenha por fim exclusivo fraudar o credor.

importante salientar, tambm, que, no processo de execuo, os bens atingidos pela execuo devem pertencer apenas ao devedor. Caso o bem de algum terceiro seja atingido, cabe ao terceiro prejudicado interpor os embargos de terceiro.

Existem, porm, excees esta regra elencados no art. 592, CPC. Neste sentido, a responsabilidade patrimonial estende-se aos bens:

III III -

do sucessor a ttulo singular, tratando-se de execuo de sentena proferida em ao fundada em direito real; do scio, nos termos da lei; do devedor, quando em poder de terceiros;

IV - do cnjuge, nos casos em que os seus bens prprios, reservados ou de sua meao respondem pela dvida; V - alienados ou gravados com nus real em fraude de execuo. 9.6 A fraude execuo Ocorre fraude contra credores quando o devedor, procurando subtrair seus bens responsabilidade executria, os aliena ou onera a terceiro.

De acordo com o art. 593, CPC, considera-se fraude de execuo a alienao ou onerao de bens:

III -

quando sobre eles pender ao fundada em direito real; quando, ao tempo da alienao ou onerao, corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo insolvncia;

A ao pauliana a ao competente para se anular atos fraudulentos.

9.8 A liquidao da sentena

9.8.1 Consideraes preliminares O CPC indica duas hipteses em que a liquidao de sentena ter cabimento: III quando a sentena no determinar o valor ou no individuar o objeto da condenao.

Portanto, procede-se liquidao, quando a sentena no determinar o valor da condenao, ou seja, quando o ttulo judicial for ilquido.

A liquidez o primeiro requisito exigido para que o processo executivo se instaure e tenha curso. Se o crdito de que se diz titular aquele que pretende promover a ao executria estiver representado por uma sentena que houver condenado o devedor em valor ainda no determinado quantitativamente, isto , ilquido, ele dever promover a prvia liquidao da sentena, antes de ajuizar a execuo.

Ser necessria, tambm, a liquidao de sentena sempre que o objeto da condenao no for identificado, o que se busca neste caso, determinar o bem infungvel sobre o qual recair a execuo.

Vale dizer que somente sero passveis de individualizao as coisas infungveis, ou aquelas a respeito das quais, embora fungveis, a sentena tenha omitido a determinao da qualidade ou espcie.

Duas so as espcies de liquidao de sentena permitidas: a liquidao por artigo e a por arbitramento.

A liquidao, tanto por artigos, como por arbitramento, um processo autnomo, independente do processo executivo, embora essencial para este. Nesse sentido, a liquidao julgada por sentena, da qual cabe apelao apenas com efeito devolutivo.

9.8.2 Liquidao por arbitramento A liquidao por arbitramento realizada por um perito, nomeado pelo juiz que ir fixar, ainda, o prazo para a entrega do laudo.

No caber, neste tipo de liquidao, a produo de prova oral. Eventualmente ser aceita prova documental se esta estiver relacionada com a avaliao.De acordo com o art. 606, CPC, far-se a liquidao por arbitramento quando:

Ideterminado pela sentena ou convencionado pelas partes;

II -

o exigir a natureza do objeto da liquidao.

Uma vez iniciada a liquidao, o ru citado, na pessoa de seu advogado, poder apenas acompanhar a prova pericial, mas no poder apresentar contestao.

As partes envolvidas no processo de liquidao de sentena podero formular requisitos bem como nomear assistentes tcnicos.

Se houver necessidade de ouvir o perito, o juiz poder, excepcionalmente, designar audincia de instruo e julgamento.

Caso contrrio, apresentado o laudo, sobre o qual as partes podero manifestar-se no prazo de 10 dias, o juiz proferir a sentena. Como se trata de uma sentena, a parte inconformada poder apelar, porm, neste caso, a apelao ter efeito apenas devolutivo.

9.8.3 Liquidao por artigos A liquidao por artigos ser feita quando, para determinar o valor da condenao, houver necessidade de alegar e provar fato novo, segundo o art. 608, CPC.

Para a instaurao da liquidao por artigos dever ser seguido o procedimento comum (ordinrio ou sumrio, mas em consonncia com o rito do processo que estabeleceu o ttulo judicial ilquido) regulado no Livro I do CPC.

Dessa forma, a petio inicial dever conter as exigncias do art. 282, CPC, sem, contudo, discutir de novo a lide ou modificar a sentena, que a julgou. Julgada a liquidao, a parte promover a execuo, citando pessoalmente o devedor para que este apresente a sua contestao. Nesse sentido, o devedor ser citado para apresentar contestao no prazo de 15 dias (rito ordinrio) ou na prpria audincia (rito sumrio). Se no for apresentada a contestao, o devedor ser considerado revel e os fatos novos que dizem respeito ao montante devido, sero tidos como verdadeiros.

Note-se que esta espcie de liquidao muito mais ampla do que a liquidao por arbitramento. Ela segue o procedimento de uma ao comum, e possui uma particularidade: se o juiz, aps realizar todas as provas, verificar que no existe um valor econmico significativo a ser pago pelo devedor, poder declarar lquida a obrigao no valor zero.

10. AS DIVERSAS ESPCIES DE EXECUO

10.1 Consideraes preliminares So espcies de execuo, de acordo com o CPC: III III execuo para entrega de coisa certa; execuo para entrega de coisa incerta; execuo das obrigaes de fazer e de no fazer;

IV - execuo das obrigaes por quantia certa contra devedor solvente; Vexecuo das obrigaes por quantia certa contra devedor insolvente;

VI - execuo contra a Fazenda Pblica;

VII - execuo de prestao alimentcia.

10.2 A execuo para a entrega de coisa

10.2.1 A entrega de coisa certa (arts. 621 ao 628, CPC)

A execuo para a entrega de coisa certa se pauta, ou melhor, tem como pressuposto, a execuo de uma obrigao de dar ou restituir.

De acordo com o art. 621, CPC, o devedor de obrigao de entrega de coisa certa, constante de ttulo executivo (judicial ou extrajudicial), ser citado para, dentro de 10 dias, satisfazer a obrigao, ou, seguro o juzo (art. 737, II, CPC), apresentar embargos.

O devedor poder depositar a coisa, em vez de entreg-la, quando quiser opor embargos. Porm, depositada a coisa, o exeqente no poder levant-la antes do julgamento dos embargos.

Se o devedor entregar a coisa, lavrar-se- o respectivo termo e darse- por finda a execuo, salvo se esta, de acordo com a sentena, tiver de prosseguir para o pagamento de frutos e ressarcimento de perdas e danos. No sendo a coisa entregue ou depositada, nem admitidos embargos suspensivos da execuo, expedir-se-, em favor do credor, mandado de imisso na posse ou de busca e apreenso, conforme se tratar de imvel ou de mvel.

Alienada a coisa quando j litigiosa, expedir-se- mandado contra o terceiro adquirente, que somente ser ouvido depois de deposit-la.

O credor tem direito a receber, alm de perdas e danos, o valor da coisa, quando esta no lhe for entregue, se deteriorou, no for encontrada ou no for reclamada do poder de terceiro adquirente. No constando da sentena o valor da coisa ou sendo impossvel a sua avaliao, o credor far-lhe- a estimativa, sujeitando-se ao arbitramento judicial. O valor da coisa e as perdas e danos sero apurados em liquidao de sentena.

Havendo benfeitorias indenizveis feitas na coisa pelo devedor ou por terceiros, de cujo poder ela houver sido tirada, a liquidao prvia obrigatria. Se houver saldo em favor do devedor, o credor o depositar ao requerer a entrega da coisa; se houver saldo em favor do credor, este poder cobr-lo nos autos do mesmo processo.

10.2.2 A entrega de coisa incerta (art. 629 ao 631, CPC)

Em conformidade com o art. 629, quando a execuo recair sobre coisas determinadas pelo gnero e quantidade (art. 874, CC), o devedor ser citado para entreg-las individualizadas, se lhe couber a escolha; mas se essa couber ao credor, este a indicar na petio inicial.

Qualquer das partes poder, em 48 horas, impugnar a escolha feita pela outra, e o juiz decidir de plano, ou, se necessrio, ouvindo perito de sua nomeao.

De forma complementar, aplicar-se- execuo para entrega de coisa incerta o estatudo para a entrega de coisa certa.

10.3 A execuo das obrigaes de fazer e de no fazer

10.3.1 A obrigao de fazer (art. 632 ao 641, CPC)

Em conformidade com o art. 632, quando o objeto da execuo for obrigao de fazer, o devedor ser citado para satisfaz-la no prazo que o juiz lhe assinar (se omisso o prazo em ttulo executivo, devendo, o prazo determinado pelo juiz, ser razovel), se outro no estiver determinado no ttulo executivo (judicial ou extrajudicial).

Se, no prazo fixado, o devedor no satisfizer a obrigao, lcito ao credor, nos prprios autos do processo, requerer que ela seja executada custa do devedor, ou haver perdas e danos (caso o credor no aceite a execuo da obrigao de fazer); caso em que ela se converte em indenizao. O valor das perdas e danos ser apurado em liquidao, seguindose a execuo para cobrana de quantia certa.

De acordo com os arts. 634 e 635, CPC, se o fato puder ser prestado por terceiros (obrigaes fungveis), lcito ao juiz, a requerimento do credor, decidir que aquele o realize a custa do devedor. Prestado o fato, o juiz ouvir as partes no prazo de 10 dias; no havendo impugnao, dar por cumprida a obrigao; em caso contrrio, decidir a impugnao.

A multa diria aplicvel ao devedor de obrigao de fazer infungvel ("astreintes") tem sido utilizada, hoje em dia, tambm para compelir o devedor de obrigao de fazer fungvel, por ser mais barata para

o credor e eficaz para o cumprimento do ttulo executivo do que a converso em perdas e danos ou a imputao da obrigao de fazer a terceiro. A multa diria no est limitada ao valor da obrigao principal e converte-se para o credor, o qual, com isso, obter uma certa recompensa pela demora no cumprimento da obrigao. O multa diria excessiva pode ser, ao final, reduzida pelo juiz.

Nesse sentido, de acordo com os arts. 644 e 645, CPC, na execuo em que o credor pedir o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, determinada em ttulo judicial ou extrajudicial, o juiz, se omissa a sentena ou o ttulo, fixar multa por dia de atraso e a data a partir da qual ela ser devida. O valor da multa poder ser modificado pelo juiz da execuo, verificado que se tornou insuficiente ou excessivo.

Nas obrigaes de fazer, quando for convencionado que o devedor a faa pessoalmente, o credor poder requerer ao juiz que lhe assine prazo para cumpri-la. Havendo recusa ou mora do devedor, a obrigao pessoal do devedor converter-se- em perdas e danos, aplicando-se outrossim o disposto no art. 633, CPC.

Em se tratando de obrigao de emitir declarao de vontade, o art. 639, CPC, determina que se aquele que se comprometeu a concluir um contrato no cumprir a obrigao, a outra parte, sendo isso possvel e no excludo pelo ttulo, poder obter uma sentena que produza o mesmo efeito do contrato a ser firmado. Alm disso, tratando-se de contrato, que tenha por objeto a transferncia da propriedade de coisa determinada, ou de outro direito, a ao no ser acolhida se a parte, que a intentou, no cumprir a sua prestao, nem a oferecer, nos casos e formas legais, salvo se ainda no exigvel. Finalmente, condenado o devedor a emitir declarao de vontade, a sentena, uma vez transitada em julgado, produzir todos os efeitos da declarao no emitida.

10.3.2 A obrigao de no fazer (arts. 642 ao 645, CPC)

Se o devedor praticou o ato, a cuja absteno estava obrigado pela lei ou pelo contrato, o credor requerer ao juiz que lhe assine prazo para desfaz-lo. Havendo recusa ou mora do devedor, o credor requerer ao juiz que mande desfazer o ato sua custa, respondendo o devedor por perdas e danos. No sendo possvel desfazer-se o ato, a obrigao resolve-se em perdas e danos.

10.4 A execuo por quantia certa contra devedor solvente (arts. 646 ao 729, CPC)

10.4.1 Consideraes preliminares Existe a execuo por quantia certa contra devedor solvente e a execuo por quantia certa contra devedor insolvente. Todavia, a execuo por quantia certa contra devedor insolvente uma modalidade de execuo para decretar a insolvncia civil do devedor.

A execuo por quantia certa de devedor solvente tem por objeto expropriar bens do devedor, a fim de satisfazer o direito do credor, em consonncia com o art. 591, CPC.

De acordo com o art. 647, CPC, a expropriao consiste:

III III -

na alienao de bens do devedor; na adjudicao em favor do credor; no usufruto de imvel ou de empresa.

O devedor pode, a todo momento, mas antes de arrematados ou adjudicados os bens, remir a execuo, pagando ou consignando a importncia da dvida, mais juros, custas e honorrios advocatcios.

10.4.2 A citao do devedor e da nomeao de bens A citao o ato de chamamento do devedor ao processo. Contudo, diferentemente do que ocorre no processo de conhecimento, no de execuo o devedor citado para, no prazo de 24 horas, pagar ou nomear bens penhora.

Em se tratando de processo de execuo por quantia, somente ser admitida a citao por oficial de justia e a por edital. No admissvel em nenhuma espcie de execuo a citao feita por correio. Quanto citao por hora certa, ela s no ser cabvel quando se tratar de execuo por quantia, nas demais espcies poder ser empregada.

Feita a citao, o oficial tem que aguardar o prazo de 24 horas para que o devedor efetue o pagamento da dvida ou nomeie bens penhora. A contagem do prazo inicia-se da efetiva citao e no da juntada do mandado nos autos.

O arresto de bens a apreenso judicial de bens indeterminados.

Aps a citao por edital ou por mandado, considera-se realizado o arresto aps a apreenso dos bens mais a nomeao do depositrio dos bens apreendidos. Nesse sentido, o art. 653, CPC, estabelece que o oficial de justia, no encontrando o devedor, arrestar-lhe- tantos bens quantos

bastem para garantir a execuo. Nos 10 dias seguintes efetivao do arresto, o oficial de justia procurar o devedor trs vezes em dias distintos; no o encontrando, certificar o ocorrido.

Compete ao credor, dentro de 10 dias, contados da data em que foi intimado do arresto requerer a citao por edital do devedor. Findo o prazo do edital, ter o devedor o prazo a que se refere o art. 652, CPC, ou seja, 24 horas para pagar, convertendo-se o arresto em penhora em caso de no-pagamento.

Se o credor deixar de requerer a citao por edital do devedor, conforme estabelecido no art. 654, CPC, recomear-se- o procedimento do arresto.

De acordo com o art. 655, CPC, incumbe ao devedor fazer a nomeao de bens, segundo a ordem estabelecida no prprio artigo 655, CPC. Aceita a nomeao, ela ser reduzida a termo, havendose por penhorados os bens e passando a fluir o prazo de embargos.

Se o devedor no tiver bens no foro da causa, far-se- a execuo por carta, penhorando-se, avaliando-se e alienando-se os bens no foro da situao, art. 747, CPC.

10.4.3 Penhora

De acordo com o art. 659, CPC, se o devedor no pagar, nem fizer nomeao vlida, o oficial de justia penhorar-lhe- tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal, juros, custas e honorrios advocatcios.

a penhora, o primeiro ato da execuo por quantia. A penhora deve ser feita normalmente por oficial de justia, o qual, munido de um mandado, apreender os bens que lhe forem indicados pelo devedor, ou pelo credor, se aquele no o fizer.

Alm de sua funo principal de imprimir sobre o bem penhorado a responsabilidade executria, individualizando-o como objeto da execuo expropriatria, ela tambm gera um direito de preferncia em favor do credor primeiro penhorante, como prescreve o art. 612, CPC.

Pode-se dizer, ainda, que a penhora torna ineficaz, em relao ao credor penhorante, o ato de alienao que o devedor praticar do bem penhorado, de modo que a atividade executria prosseguir sobre o bem afetado pela penhora mesmo contra o adquirente.

Se o devedor fechar as portas da casa, a fim de obstar a penhora dos bens, o oficial de justia comunicar o fato ao juiz, solicitandolhe ordem de arrombamento. Sempre que necessrio, o juiz requisitar fora policial, a fim de auxiliar os oficiais de justia na penhora dos bens e na priso de quem resistir ordem.

Considerar-se- feita a penhora mediante a apreenso e o depsito dos bens, lavrando-se um s auto se as diligncias forem concludas no mesmo dia. Havendo mais de uma penhora, lavrarse- para cada qual um auto.

De acordo com o art. 665, o auto de penhora conter:

III -

a indicao do dia, ms, ano e lugar em que foi feita; os nomes do credor e do devedor;

III - a descrio dos bens penhorados, com os seus caractersticos; IV - a nomeao do depositrio dos bens.

De acordo com o art. 668, CPC, o devedor, ou responsvel, pode, a todo tempo, antes da arrematao ou da adjudicao, requerer a substituio do bem penhorado por dinheiro; caso em que a execuo correr sobre a quantia depositada.

A penhora pode recair, ainda, sobre crditos, dvidas de dinheiro a juros, sobre direitos, estabelecimento comercial, industrial ou agrcola, bem como em semoventes, plantaes ou edifcio em construo, dentre outros direitos patrimoniais.

De acordo com o art. 648, no esto sujeitos execuo os bens que a lei considera impenhorveis ou inalienveis.

Assim, so absolutamente impenhorveis:

I-

os bens inalienveis e os declarados, por ato voluntrio, no sujeitos execuo;

II -

as provises de alimento e de combustvel, necessrias manuteno do devedor e de sua famlia durante 1 ms; o anel nupcial e os retratos de famlia;

III -

IV - os vencimentos dos magistrados, dos professores e dos funcionrios pblicos, o soldo e os salrios, salvo para pagamento de prestao alimentcia; Vos equipamentos dos militares;

VI - os livros, as mquinas, os utenslios e os instrumentos, necessrios ou teis ao exerccio de qualquer profisso; VII - as penses, as tenas ou os montepios, percebidos dos cofres pblicos, ou de institutos de previdncia, bem como os provenientes de liberalidade de terceiro, quando destinados ao sustento do devedor ou da sua famlia; VIII - os materiais necessrios para obras em andamento, salvo se estas forem penhoradas; IX Xo seguro de vida; o imvel rural, at um modulo, desde que este seja o nico de que disponha o devedor, ressalvada a hipoteca para fins de financiamento agropecurio.

Podem ser penhorados, falta de outros bens:

I-

os frutos e os rendimentos dos bens inalienveis, salvo se destinados a alimentos de incapazes, bem como de mulher viva, solteira, desquitada, ou de pessoas idosas;

II - as imagens e os objetos do culto religioso, sendo de grande valor.

10.4.4 Intimao da penhora Feita a penhora, intimar-se- o devedor para embargar a execuo no prazo de 10 dias. Recaindo a penhora em bens imveis, tambm ser intimado o cnjuge do devedor, seja qual for o regime de bens.

A intimao da penhora tambm pode ser feita por hora certa, e mesmo que ela recaia sobre os bens de um s dos executados, todos os demais devem ser intimados.

Tambm devem ser intimados os credores pignoratcios, hipotecrios ou anticrticos e o usufruturio, quando os bens estiverem gravados desses nus, sendo que os credores com garantia real que no tenham sido intimados da penhora, podem, por meio de embargos de terceiros, impedir a realizao da hasta pblica.

O devedor possui 10 dias para opor embargos do devedor, prazo este, contado da data da juntada do mandado ou da carta precatria nos autos.

10.4.5 A avaliao Aps a realizao da penhora dos bens do devedor, necessrio que estes sejam avaliados para que sejam levados hasta pblica.

Esta avaliao somente no ser necessria se ocorrer uma das hipteses do art. 684, CPC, ou seja, se o credor aceitar a estimativa feita na nomeao bens; se tratar de ttulos ou de mercadorias, que tenham cotao em bolsa, comprovada por certido ou publicao oficial; ou, ainda, se os bens forem de pequeno valor.

Ressalvadas estas trs hipteses, o juiz nomear um perito para estimar os bens penhorados, se no houver, na comarca, avaliador oficial.

Depois de feita a avaliao, o juiz poder mandar o , a requerimento do interessado e ouvida a parte contrria:

I-

reduzir a penhora aos bens suficientes, ou transferi-la para outros, que bastem execuo, se o valor dos penhorados for consideravelmente superior ao crdito do exeqente e acessrios; ampliar a penhora, ou transferi-la para outros bens mais valiosos, se o valor dos penhorados for inferior ao referido crdito.

II -

Uma vez cumpridas essas providncias, o juiz mandar publicar os editais de praa.

10.4.6 A arrematao

10.4.6.1 Consideraes gerais

A arrematao a expropriao do bem penhorado, feita pelo Poder Judicirio.

A arrematao a forma mais comum e freqente pela qual se encerra o procedimento executrio, mediante a transformao do bem penhorado em dinheiro e a posterior entrega deste valor ao credor. H, porm, outras formas de expropriao do bem penhorado, por exemplo, a adjudicao. A adjudicao, todavia, somente possvel quando no houver, por parte de terceiros, interesse em arrematar o bem.

10.4.6.2 O procedimento da arrematao

Uma vez designada data para a realizao da hasta, o executado dever ser intimado pessoalmente ou por carta com aviso de recebimento e, como j visto, se a penhora recair sobre bens imveis seu cnjuge tambm dever ser intimado.

De acordo com o art. 686, CPC, a arrematao ser precedida de edital, que conter diversos requisitos, mencionados no prprio art. 686. Tal edital dever ser publicado com pelo menos 5 dias de antecedncia em um jornal de grande circulao na cidade.

A designao de data para hasta pblica ter duas datas: 1. data fixada e a 2. entre 10 e 20 dias a contar da data fixada. Nesta segunda data a arrematao poder ser feita por qualquer preo, desde que este no seja vil (vil o preo menor do que 40-50% do valor da avaliao). Na primeira hasta pblica no pode ser aceito valor inferior ao da avaliao.

Quando os bens penhorados no excederem o valor correspondente a 20 vezes o maior salrio mnimo, conforme o art. 275, CPC, ser dispensada a publicao de editais, no podendo, neste caso, o preo da arrematao ser inferior ao da avaliao.

De acordo com o art. 687, CPC, o edital ser afixado no local de costume e publicado, em resumo, com antecedncia mnima de 5 dias e pelo menos uma vez em jornal de ampla circulao local.

Em conformidade com o art. 690, CPC, a arrematao far-se- com dinheiro vista ou dentro do prazo de 3 dias, mediante cauo idnea.

O credor, que arrematar os bens, no est obrigado a exibir o preo; mas se o valor dos bens exceder o seu crdito, depositar, dentro de 3 dias a diferena, sob pena de desfazer-se a arrematao; caso em que os bens sero levados praa ou ao leilo custa do credor.

Se a praa ou o leilo for de diversos bens e houver mais de um lanador, ser preferido aquele que se propuser a arremat-los em sua totalidade, oferecendo para os que no tiverem licitante preo igual ao da avaliao e para os demais o de maior lano. Ser suspensa a arrematao logo que o produto da alienao dos bens bastar para o pagamento do credor.

A arrematao constar de auto, que ser lavrado 24 horas depois de realizada a praa ou o leilo. Assinado o auto pelo juiz, pelo escrivo, pelo arrematante e pelo porteiro ou pelo leiloeiro, a arrematao considerar-se- perfeita, acabada e irretratvel.

Quando o imvel de incapaz no alcanar em praa pelo menos 80% do valor da avaliao, o juiz o confiar guarda e administrao de depositrio idneo, adiando a alienao por prazo no superior a 1 ano. Finalmente, efetuado o leilo, lavrar-se- o auto, expedindo-se a carta de arrematao.

10.4.7 O pagamento ao credor O pagamento ao credor ser feito: III III pela entrega do dinheiro; pela adjudicao dos bens penhorados; pelo usufruto de bem imvel ou de empresa.

O juiz autorizar que o credor levante, at a satisfao integral de seu crdito, o dinheiro depositado para segurar o juzo ou o produto dos bens alienados quando:

I-

a execuo for movida s a benefcio do credor singular, a quem, por fora da penhora, cabe o direito de preferncia sobre os bens penhorados e alienados; no houver sobre os bens alienados qualquer outro privilgio ou preferncia, institudo anteriormente penhora. Ao receber o mandado de levantamento, o credor dar ao devedor, por termo nos autos, quitao da quantia paga.

II -

De acordo com o art. 714, CPC, finda a praa sem lanador, lcito ao credor, oferecendo preo no inferior ao que consta do edital, requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados.

Desta forma, pode-se dizer que a adjudicao o ato judicial do processo de execuo pelo qual a propriedade do bem penhorado se transmite ao credor, mediante alienao. uma forma indireta de pagamento da dvida, que somente ocorrer se em ocorrendo duas hastas pblicas nenhum licitante comparecer.

Alm disso, o art. 716, CPC, estabelece que o juiz da execuo pode conceder ao credor o usufruto de imvel ou de empresa, quando o reputar menos gravoso ao devedor e eficiente para o recebimento da dvida.

Caso mais de um credor requerer a adjudicao, ter preferncia aquele que der maior preo, mas se todos derem igual preo dever ser feita uma licitao entre eles.

10.4.8 Remio A remio da dvida mostra-se possvel em todas as espcies de execuo, porm, na execuo por quantia certa que ele mais utilizada.

Pode-se dizer que a remio o resgate da dvida, pois remido aquele que se acha desobrigado de uma prestao mediante o pagamento desta. , em outras palavras, o ato de pagamento da

dvida pelo devedor, acrescida de juros, custas e honorrios advocatcios.

O devedor s pode remir a execuo antes da arrematao ou da adjudicao dos bens, sendo lcito, contudo, ao seu cnjuge, descendente ou ascendente, remir todos ou quaisquer bens penhorados ou arrecadados no processo de insolvncia, depositando o preo pelo qual foram alienados ou adjudicados.

Portanto, a remio da execuo no se confunde com a remio de bens. A remio de bens permite que o cnjuge ou descendente ou ascendente do executado possam fazer retornar, ao patrimnio da famlia, os bens sobre os quais incidira a penhora, sempre garantido o valor do crdito do credor exeqente. Tambm no se confunde com remisso da dvida, que o perdo da dvida feita pelo credor.

10.5 Execuo contra a Fazenda Pblica (art. 730 e 731 CPC)

Na execuo contra a Fazenda Pblica a Fazenda Pblica, ou seja, a Unio, Estados, Municpios, Distrito Federal, autarquias e fundaes pblicas, figura no plo passivo.

Aqui no haver expropriao de bens, haja visto que os bens pblicos so impenhorveis.

A execuo contra a Fazenda Pblica tambm ter como pressuposto um ttulo executivo (judicial ou extrajudicial).

Diferentemente do que ocorre nas demais execues, a Fazenda no citada para pagar em 24 horas ou nomear bens a penhora, mas sim para opor embargos no prazo de 10 dias.

Caso no sejam opostos os embargos, ou sendo estes julgados improcedentes, ser expedido precatrio (que ser pago segundo a ordem de apresentao) e o juiz requisitar o pagamento por intermdio do presidente do Tribunal competente. V. sobre precatrio na Apostila de Direito Administrativo.

Vale ressaltar que algumas dvidas, como as de natureza alimentar, gozam do direito de preferncia e no necessrio que neste caso se obedea a ordem cronolgica existente.

10.6 A execuo de prestao alimentcia (arts. 732 ao 735, CPC)

De acordo com o art. 732, CPC, a execuo de sentena, que condena ao pagamento de prestao alimentcia, far-se- conforme o disposto para as execues por quantia certa contra devedor solvente.

Porm, neste tipo de execuo existe uma particularidade que a diferencia das demais. De acordo com o art. 733, CPC, o juiz mandar citar o devedor para, em 3 dias, pagar, provar que pagou ou justificar a impossibilidade de faz-lo.

Estas so as 3 alternativas previstas em lei para o devedor. Caso ele no pague, no prove que pagou, nem justifique sua atitude, o juiz decretar sua priso civil, que ter prazo de 1 a 2 meses (o CPC fala em 1 a 3 meses, mas a Lei de Alimentos que deve prevalecer neste caso, de maneira que o prazo de 1 a 2 meses).

Tal procedimento poder ser empregado tanto para a execuo de alimentos provisrios como para os definitivos, sendo que a priso do devedor no o exonera do pagamento da dvida. Contudo, ele no ser preso duas vezes pelo dbito das mesmas prestaes.

Paga a prestao alimentcia, o juiz suspender o cumprimento da ordem de priso.

Se o devedor for funcionrio pblico ou tiver emprego fixo, o credor poder requerer que os alimentos sejam descontados, diretamente, na folha de pagamento, evitando-se, desta forma, a execuo.

Da deciso que declara a priso civil do devedor de alimentos cabe agravo de instrumento, com a possibilidade do efeito suspensivo, tambm se tem admitido o habeas corpus 11. OS EMBARGOS DO DEVEDOR

11.1 As disposies gerais No processo executivo, nada mais resta a ser decidido, visto que a lide j foi objeto de julgamento que originou em ttulo executivo judicial (ou, em sendo o caso, j existe um ttulo executivo extrajudicial).

Desta forma, s resta ao executado promover contra o exeqente uma ao incidental com a finalidade de desfazer o ttulo executivo, que denominada de embargos de devedor.

De acordo como art. 736, CPC, o devedor poder opor-se execuo por meio de embargos, que sero autuados em apenso aos autos do processo principal.

A funo primordial dos embargos a obteno de um "contramandado", ou seja, se busca aqui a expedio de um mandado contra o mandado executivo.

Assim, pode-se concluir que os embargos tm natureza de ao declarativa negativa ou de ao desconstitutiva.

Os embargos de devedor, como uma ao incidental a ser proposta pelo executado, devero satisfazer os requisitos exigidos para a admissibilidade de qualquer ao. Alm disso, tratando-se de execuo para haver quantia certa ou coisa fungvel, ou execuo para entrega de coisa, os embargos somente sero admissveis depois de ter havido, no primeiro caso, a penhora ou, no ltimo caso, o depsito da coisa devida, de acordo com o art. 737, CPC. Somente nas execues para cumprimento das obrigaes de fazer e no fazer que os embargos podem ser interpostos independentemente da prvia "segurana do juzo".

11.2 O procedimento dos embargos O devedor oferecer os embargos no prazo de 10 dias, contados: III III da juntada aos autos da prova da intimao da penhora; do termo de depsito; da juntada aos autos do mandado de imisso na posse, ou de busca e apreenso, na execuo para a entrega de coisa, de acordo com o art. 625, CPC;

IV - da juntada aos autos do mandado de citao, na execuo das obrigaes de fazer ou de no fazer.

A intimao da penhora pode ser feita por carta, oficial de justia ou por qualquer outro meio elencado no Direito Processual Civil.

Na execuo fiscal o prazo para o oferecimento dos embargos conta-se a partir da intimao da penhora.

De acordo com o art. 739, CPC, o juiz rejeitar liminarmente os embargos: I - quando apresentados fora do prazo legal; II - quando no se fundarem em algum dos fatos mencionados no art. 741, CPC; III - nos casos previstos no art. 295, CPC. Os embargos sero sempre recebidos com efeito suspensivo. Quando os embargos forem parciais, a execuo prosseguir quanto parte no embargada. O oferecimento dos embargos por um dos devedores no suspender a execuo contra os que no embargaram, quando o respectivo fundamento disser respeito exclusivamente ao embargante.

Recebidos os embargos, o juiz mandar intimar o credor para impugn-los no prazo de 10 dias, designando em seguida a audincia de instruo e julgamento. No se realizar a audincia, se os embargos versarem sobre matria de direito ou, sendo de direito e de fato, a prova for exclusivamente documental; caso em que o juiz proferir sentena no prazo de 10 dias.

11.3 Dos embargos execuo fundada em sentena Na execuo fundada em ttulo judicial, os embargos s podero versar sobre:

III III -

falta ou nulidade de citao no processo de conhecimento, se a ao lhe correu revelia; inexigibilidade do ttulo; ilegitimidade das partes;

IV - cumulao indevida de execues; Vexcesso da execuo, ou nulidade desta at a penhora;

VI - qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigao, como pagamento, novao, compensao com execuo aparelhada, transao ou prescrio, desde que supervenientes sentena; VII - incompetncia do juzo da execuo, bem como suspeio ou impedimento do juiz.

De acordo com o art. 742, CPC, ser oferecida, juntamente com os embargos, a exceo de incompetncia do juzo, bem como a de suspeio ou de impedimento do juiz.

Em conformidade com o art. 743, CPC, h excesso de execuo: III quando o credor pleiteia quantia superior do ttulo; quando recai sobre coisa diversa daquela declarada no ttulo; de modo diferente do que foi

III - quando se processa determinado na sentena;

IV - quando o credor, sem cumprir a prestao que lhe corresponde, exige o adimplemento da do devedor, art. 582, CPC; Vse o credor no provar que a condio se realizou.

O art. 744 estabelece que na execuo de sentena, proferida em ao fundada em direito real, ou em direito pessoal sobre a coisa, lcito ao devedor deduzir tambm embargos de reteno por benfeitorias. O devedor especificar nos embargos, sob pena de no serem recebidos:

III III -

as benfeitorias necessrias, teis ou volupturias; o estado anterior e atual da coisa; o custo das benfeitorias e o seu valor atual;

IV - a valorizao da coisa, decorrente das benfeitorias. Na impugnao aos embargos poder o credor oferecer artigos de liquidao de frutos ou de danos, a fim de se compensarem com as benfeitorias.

O credor poder, a qualquer tempo, ser imitido na posse da coisa, prestando cauo ou depositando:

III -

o preo das benfeitorias; a diferena entre o preo das benfeitorias e o valor dos frutos ou dos danos, que j tiverem sido liquidados.

11.4 Dos embargos execuo fundada em ttulo extrajudicial Quando a execuo se fundar em ttulo extrajudicial, o devedor poder alegar, em embargos, alm das matrias previstas no art. 741, CPC, qualquer outra que lhe seria lcito deduzir como defesa no processo de conhecimento.

11.5 Dos embargos arrematao e adjudicao lcito ao devedor oferecer embargos arrematao ou adjudicao, fundados em nulidade da execuo, pagamento, novao, transao ou prescrio, desde que supervenientes penhora.

Aos embargos opostos arrematao e adjudicao, aplica-se o disposto nos Captulos I e II deste Ttulo.

11.6 Dos embargos na execuo por carta


Na execuo por carta, os embargos sero oferecidos no juzo deprecante ou no juzo deprecado, mas a competncia para julg-los do juzo deprecante, salvo se versarem unicamente vcios ou defeitos da penhora, avaliao ou alienao dos bens.

12. A EXECUO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR INSOLVENTE

12.1 Da insolvncia Ocorre estado de insolvncia toda vez que as dvidas excederem importncia dos bens do devedor.

Se o devedor for casado e o outro cnjuge, assumindo a responsabilidade por dvidas, no possuir bens prprios que bastem

ao pagamento de todos os credores, poder ser declarada, nos autos do mesmo processo, a insolvncia de ambos. Em conformidade com o art. 750, CPC, presume-se a insolvncia quando: III o devedor no possuir outros bens livres e desembaraados para nomear penhora; forem arrestados bens do devedor, com fundamento no art. 813, I, II e III, CPC.

A declarao de insolvncia do devedor produz: III III o vencimento antecipado das suas dvidas; a arrecadao de todos os seus bens suscetveis de penhora, quer os atuais, quer os adquiridos no curso do processo; a execuo por concurso universal dos seus credores.

Declarada a insolvncia, o devedor perde o direito de administrar os seus bens e de dispor deles, at a liquidao total da massa.

A declarao de insolvncia pode ser requerida: III III por qualquer credor quirografrio; pelo devedor; pelo inventariante do esplio do devedor.

12.2 Da insolvncia requerida pelo credor O credor requerer a declarao de insolvncia do devedor, instruindo o pedido com ttulo executivo judicial ou extrajudicial, em

consonncia com o art. 586, CPC. O devedor ser citado para, no prazo de 10 dias, opor embargos; se os no oferecer, o juiz proferir, em 10 dias, a sentena.

Nos embargos pode o devedor alegar: Ique no paga por ocorrer alguma das causas enumeradas nos arts. 741, 742 e 745, CPC, conforme o pedido de insolvncia se funde em ttulo judicial ou extrajudicial; que o seu ativo superior ao passivo.

II -

O devedor ilidir o pedido de insolvncia se, no prazo para opor embargos, depositar a importncia do crdito, para lhe discutir a legitimidade ou o valor.

No havendo provas a produzir, o juiz dar a sentena em 10 dias; havendo-as, designar audincia de instruo e julgamento.

12.3 Da insolvncia requerida pelo devedor ou pelo seu esplio lcito ao devedor ou ao seu esplio, a todo tempo, requerer a declarao de insolvncia. Para tanto, necessrio que o devedor dirija ao juiz da comarca em que o devedor tem o seu domiclio uma petio contendo as seguintes informaes: Ia relao nominal de todos os credores, com a indicao do domiclio de cada um, bem como da importncia e da natureza dos respectivos crditos;

II - a individuao de todos os bens, com a estimativa do valor de cada um; III o relatrio do estado patrimonial, com a exposio das causas que determinaram a insolvncia.

13.4 Da declarao judicial de insolvncia De acordo com o art. 761, CPC, na sentena, que declarar a insolvncia, o juiz: Inomear, dentre os maiores credores, um administrador da massa; II mandar expedir edital, convocando os credores para que apresentem, no prazo de 20 dias, a declarao do crdito, acompanhada do respectivo ttulo.

Ao juzo da insolvncia concorrero todos os credores do devedor comum. As execues movidas por credores individuais sero remetidas ao juzo da insolvncia. Havendo, em alguma execuo, dia designado para a praa ou o leilo, far-se- a arrematao, entrando para a massa o produto dos bens.

13. A suspenso e da extino do processo de execuo De acordo com o art. 791, CPC, suspende-se a execuo: III III no todo ou em parte, quando recebidos os embargos do devedor (art. 739, 2, CPC); nas hipteses previstas no art. 265, I a III, CPC; quando o devedor no possuir bens penhorveis.

De acordo com o art. 794, CPC, extingue-se a execuo quando, dentre outras hipteses: Io devedor satisfaz a obrigao;

II III -

o devedor obtm, por transao ou por qualquer outro meio, a remisso total da dvida; o credor renunciar ao crdito.

A extino s produz efeito quando declarada por sentena.

TESTES

1. (OAB/SP/107) Tem vez a liqidao da sentena por artigos, quando: a) ( ) o valor da condenao for apurado por clculo aritmtico elaborado e apresentado pelo credor, impugnado pelo devedor e, por isso, depender de percia contbil. ( ) o valor da condenao depender de clculo complexo, incluindo juros capitalizados ou converso de moeda estrangeira, dependendo de clculo a ser elaborado pelo contador judicial. ( ) for necessria a designao de perito judicial para avaliar o dano objeto da condenao e responder aos quesitos formulados pelas partes. ( ) for necessrio alegar ou provar fato novo para se determinar o valor da condenao.

b)

c)

d)

2. (OAB/SP/108) So absolutamente impenhorveis a) ( ) os bens inalienveis, o anel nupcial, os retratos de famlia, os equipamentos dos militares, o seguro de vida e as penses recebidas de institutos de previdncia. ( ) as aes de sociedades annimas de capital fechado, a nua propriedade, as imagens religiosas, os bens j penhorados em outras aes e os imveis dados em garantia hipotecria.

b)

c)

( ) os bens inalienveis, os imveis dados em garantia hipotecria, os bens j penhorados em outras aes, as quotas de sociedades limitadas e as aes de companhias abertas. ( ) as obras de arte que guarnecem imvel caracterizado como bem de famlia, os imveis gravados com clusula testamentria de inalienabilidade, os equipamentos dos militares e as aes de sociedades annimas de capital fechado.

d)

3. (OAB/SP/108) Tlio prope execuo por quantia certa contra devedor solvente em face de Ulpiano, alegando ser credor da importncia de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Aps a citao, o executado deixa de nomear bens penhora e o exeqente indica penhora um crdito de Ulpiano perante Semprnio, representado por uma nota promissria no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), com vencimento daqui a um ano. O juiz deve a) ( ) indeferir a indicao, na medida em que a penhora somente pode recair sobre bens que j compem o patrimnio do executado e no sobre aqueles futuros. ( ) deferir a penhora, imediatamente providenciar a sucesso processual, passando a figurar como executado Semprnio, suspendendo-se a execuo at o vencimento da nota promissria, caso em que a execuo prosseguir se no for cumprida a obrigao. ( ) deferir o pedido e ordenar a imediata intimao de Semprnio para que no vencimento pague diretamente a Tlio o valor devido. ( ) deferir o pedido e determinar a imediata intimao de Semprnio para no pagar a dvida para o executado e a busca e apreenso do ttulo.

b)

c)

d)

4. (OAB/SP/109) lcito ao devedor oferecer embargos arrematao ou adjudicao, fundados em a) b) c) ( ) nulidade da execuo, remio, remisso ou excesso de execuo, desde que supervenientes intimao da penhora. ( ) nulidade da execuo, novao, transao ou prescrio, desde que supervenientes penhora. ( ) erro na liqidao, erro na avaliao, consignao em pagamento ou prescrio, desde que supervenientes deciso que julgou os embargos. ( ) excesso de execuo, novao, remisso ou prescrio, desde que posteriores citao.

d)

5. (OAB/SP/109) Comete atentado a parte que a) ( ) no curso do processo de execuo, indica bens penhora que no lhe pertencem para frustrar a praa ou leilo mediante a interposio de embargos de terceiro, ou impede a remoo e avaliao dos bens penhorados. ( ) no curso do processo cautelar, impede a realizao de diligncias, percias, nega-se exibio de documento, ou no curso de ao de nunciao de obra nova, procede demolio da obra embargada. ( ) no curso de qualquer processo, prossegue em obra embargada, nega-se exibio de documento, ou provoca o desaparecimento dos autos, obrigando sua reconstituio.

b)

c)

d) ( ) prossegue em obra embargada ou viola penhora, arresto ou seqestro.

6. (OAB/SP/109) Efetuada a penhora em processo de execuo, o devedor, dela intimado, no interpe embargos. Prossegue a execuo a) ( ) proferindo-se sentena para julg-la procedente, oportunidade em que dever ser determinada a avaliao e praceamento do bem penhorado, independentemente da publicao de editais. ( ) determinando-se o incio da instruo, com a especificao das provas que as partes pretendem produzir e, se for o caso, designando-se audincia para a colheita da prova oral, proferindo-se, a seguir, a sentena. ( ) determinando-se a avaliao do bem penhorado, designando-se datas para a realizao de hasta pblica, publicando-se os editais e realizando-se a venda do bem penhorado em praa ou leilo. ( ) proferindo-se sentena para julg-la procedente, em virtude da revelia do devedor, sem a produo de quaisquer provas.

b)

c)

d)

7. (OAB/SP/109) Em processo de execuo movido por "A" contra "B", a mulher deste ltimo, "C", no citada, mas apenas intimada da penhora, que recaiu sobre bem comum do casal. Nesse caso: a) ( ) deve ela embargar a execuo, no prazo de dez dias a contar da data da intimao da penhora, para discutir a dvida, pois se no o fizer, no ter legtimo interesse para, no futuro, at quinze dias aps a arrematao, ajuizar embargos de terceiro, visando excluso da meao. ( ) deve ela embargar a execuo, no prazo de dez dias a contar da juntada do mandado de intimao da penhora, pois se no o fizer, restar precluso o direito de defender a meao por meio de embargos de terceiro. ( ) pode ela apenas embargar de terceiro para excluir sua meao, pois no parte no processo de execuo para o qual no foi citada e, nesse caso, os embargos de terceiro devem ser opostos no prazo de dez dias a contar da data da intimao da penhora, pois feita a intimao, restar precluso o seu direito se no exercido nesse prazo. ( ) pode ela embargar a execuo para discutir a dvida, no prazo de dez dias a contar da data da juntada do mandado de intimao da penhora aos autos e tambm embargar de terceiro para excluir a meao at cinco dias depois da arrematao, mas antes de assinada a respectiva carta.

b)

c)

d)

8. (OAB/SP/111) Os embargos do devedor, a) b) ( ) na execuo por quantia certa, somente podero ser interpostos depois de seguro o juzo pela penhora. ( ) na fase executria de processo de conhecimento, podero ser interpostos independentemente da realizao da penhora, desde que destinados exclusivamente discusso do quantum indicado pelo exeqente na respectiva planilha.

c)

( ) em qualquer tipo de execuo, podem ser interpostos independentemente de estar seguro o juzo pela penhora, desde que destinados a atacar irregularidade da citao ou excesso de execuo. ( ) em qualquer tipo de execuo, salvo nas execues de prestao alimentcia, podem ser opostos antes de seguro o juzo pela penhora, desde que para evitar que a penhora recaia sobre bem de terceiro ou bem impenhorvel, como, por exemplo, bem de famlia.

d)

9. (OAB/SP/112) lcito ao devedor oferecer embargos arrematao ou adjudicao, fundados em: a) b) c) ( ) nulidade da execuo, excesso de execuo, inadequao da execuo, impossibilidade jurdica da execuo. ( ) nulidade da execuo, prescrio, pagamento, novao, desde que supervenientes penhora. ( ) excesso de execuo, decadncia ou prescrio, impossibilidade jurdica da execuo, pagamento, desde que posteriores sentena proferida nos embargos comuns.

d)

( ) ilegitimidade passiva ou ativa de parte, impossibilidade jurdica do pedido, falta de legtimo interesse para a execuo, inadequao de rito.

10. (OAB/SP/112) Caio prope execuo de obrigao de fazer em face de Tcio. Como Tcio no cumpriu sua obrigao, Caio optou pelo cumprimento da obrigao por terceiro, tendo Semprnio vencido a concorrncia. Caso Semprnio no realize adequadamente o servio,

a) b)

( ) o exeqente poder dar seguimento execuo em face de Tcio e Semprnio que sero devedores solidrios. ( ) o exeqente dever seguir a execuo em face de Tcio, na medida em que a prestao de Semprnio feita por conta e risco do executado. ( ) a execuo dever ser extinta e Caio poder propor ao de perdas e danos em face de Semprnio. ( ) Caio poder requerer ao juiz que o autorize a concluir o servio ou a repar-lo por conta de Semprnio.

c) d)

11. (OAB/SP/113) Para anular ato jurdico levado a efeito em fraude contra credores, cabe ao: a) b) c) d) ( ) redibitria. ( ) pauliana. ( ) reivindicatria. ( ) revocatria.

12. (OAB/SP/113) No ttulo executivo extrajudicial: a) b) ( ) o formal de partilha. ( ) o contrato de penhor.

c) ( ) o instrumento particular, assinado pelo devedor e por duas testemunhas. d) ( ) o crdito decorrente de laudmio.

13. (OAB/SP/114) "O prazo de 24 (vinte e quatro) horas para o executado oferecer bens penhora peremptrio, de modo que, findo ele, devolve-se ao credor o direito de indicar os bens a serem penhorados." Essa assero a) b) c) d) ( ) incorreta, uma vez que o prazo no peremptrio. ( ) parcialmente correta, porque embora peremptrio, no h devoluo do direito indicao de bens ao credor. ( ) correta, porque est em absoluta consonncia com os artigos 652 e 659 do Cdigo de Processo Civil. ( ) parcialmente correta, porque o prazo no de 24 (vinte e quatro) horas e sim de 5 (cinco) dias.

14. (OAB/SP/115) Em razo de dvida contrada, Caio celebrou com Tcio instrumento de confisso de dvida, emitindo ainda uma nota promissria. Na data acordada, Caio no efetuou o pagamento. Diante desse fato, Tcio ingressou com processo de execuo do instrumento de confisso de dvida e da nota promissria, cumulando em uma nica demanda os dois ttulos. O juiz deve a) b) ( ) extinguir a execuo, de vez que no podem ser executados dois ttulos relativos mesma obrigao. ( ) determinar que a demanda seja convertida para o procedimento monitrio, na medida em que a nota promissria no constitui ttulo executivo. ( ) converter a demanda para procedimento comum ordinrio, nico mecanismo que autoriza a cumulao de pedidos. ( ) determinar a citao do executado.

c) d)

15. (OAB/SP/115) Andra prope demanda pelo procedimento sumrio, em razo do valor da causa perante o juzo comum, em face de Slvio, pleiteando sua condenao pelos prejuzos havidos com a inexecuo de um contrato de distribuio de sorvetes. Regularmente processada, a demanda julgada procedente, determinando o juiz que a liquidao dos prejuzos seja feita por artigos. Pode-se afirmar que a) ( ) a liquidao por artigos dever tramitar, obrigatoria- mente, pelo procedimento ordinrio, independente do valor atribudo causa. ( ) a liquidao por artigos dever tramitar pelo procedimento comum ou pelo sumrio, levando em conta o valor da causa. ( ) a sentena deve ser anulada, na medida em que no se admite a liquidao de sentena no procedimento sumrio. ( ) a sentena deve ser reformada e o processo extinto sem julgamento de mrito, na medida em que deman- das envolvendo pessoas fsicas com valor da causa inferior devem ser propostas, obrigatoriamente, no juizado especial.

b) c) d)

GABARITO

1. D 2. A 3. D 4. B 5. D

7. D 8. A 9. B 10. D 11. B

13. C 14. D 15. B

6. C

12. A

Princpios Informativos para o Processo de Execuo


Auxilia na interpretao do sistema como um todo, e em particular. 1. Toda execuo real ou de patrimoniedade importante para a particular de cada norma. execuo real, chamado tb patrimoniedade. Isso quer dizer q o direito moderno, a execuo incide direta e exclusivamente sobre o patrimnio, e no a pessoa do devedor. Qdo no houve bens , frusta-se a execuo e suspense o processo, qdo o devedor no disponha de bens patrimoniais exequveis. 2. Princpio Toda execuo tende apenas a satisfao do direito do credor. Consiste em q a obrigao cessa a atividade executiva. 2. Princpio na menor onerosidade Tem satisfazer o direito do credor na forma menos gravosa, porm no pode prejudicar o exequente, uma vez q a execuo se instaura para satisfaze-lo. Princpio da executicidade ou exato inadimplemento 15/02/12.

Condies da Ao Execuo:
1) Legitimidade ativa art. 566 CPC /Lei 7347/85 (ao civil pblica)art. 15 ou passiva Aplicao subsidiria- processo de conhecimento. 2) O credor est suborninado as mesmas regras referentes as partes no proc de conhecimento art. 598, logo tem q ser:

a) Capaz b) Ortogar mandado ao profissional habilitado, salvo nas hip do art. 36. A legitimao ordinria em regra indicada pelo prprio ttulo executivo, no art 567 e incs denominada ordinria derivada ou superveniente, pq originariamente no aparecem como credores, mas tomam o lugar do credor primrio, conforme a lei permite. De O inc I ref ao esplio (conjunto de bens de cujus), o dativo no representa o esplio no inventrio, os herdeiros sero autores ou rus por fora do art 12 1 .O qual representado em juzo pela inventariante, art 12 inc 5, mas no o dativo, art 12 1 . Se o inventariante for dativo, a legitimidade ser de todos os herdeiros. A prova de qualidade do inventariante se faz com uma certido de nomeao extrada do inventrio da cesso de direitos No inc II refere-se na transmisso de direitos (cesso de direitos), o vencedor cede por meio de instrumento de cesso de direitos a quantia constante do ttulo como pagamento de um imvel. Basta juntar a cesso e a qualidade de cessionrio para ingressar na execuo. H necessidade de notificar o devedor. No inc III refere-se na sub-rogao pela solidariedade estabelecida no art. 80 do CPC. Qdo a pessoa for PJ deve verificar os poderes de representao em juzo atravs do contrato social. A pessoa de scio no se confunde com os bens.

Sujeitos Passivos na Execuo


Art. 568 CPC o devedor, o esplio, o novo credor q assumiu a obrigao. O devedor dever ter anuncia do exequente para assumir o dbito, pq pode ser q este devedor no tenha condies econmicas de assumir a dvida (alm da anuncia do cnjuge do novo devedor). Se o exequente consentir no poder reclamar eventual perdas e danos. Inc IV fiana nos prprios autos, art 804 CPC. Havendo devedor e fiador, o exequente pode executar primeiramente contra a Se tratando de fiador no judicial pode demandar: a) Somente o devedor b) Conjuntamente devedor e fiador c) Somente fiador No caso fiador for acionado ter ao regressiva do devedor.

Benefcio de ordem executar os bens primeiramente do devedor, depois o fiador e outros, no ocorre qdo for PJ, art. 828 CPC. Inc V responsvel tributrio, vem definido em legislao prpria (CTN 128 a 135 ou lei extravagantes).

3) Interesse de agir no proc de conhecimento art. 598, logo tem q ser: Smula 370 STJ Cheque pr-datado/Dano Moral: apresentao antecipada do cheque pr-datado, se causar dano ao interessado. S pode promover a execuo se vencido o ttulo. 4) Possibilidade jurdica: existncia do ttulo.

Partes da Execuo
Exequente- quem executa a ao. Executado: quem sofre a ao (devedor).

Ttulo Executivo
Consiste no documento q qualifica a pessoa do credor, legitimando a promover a execuo, alm de conferir a eficcia a um ato jurdico, tornando executvel. Frmula trplice: 1) Autoriza a execuo 2) Definir a espcie de execuo 3) Fixar os limites da execuo

Requisitos do Ttulo

Das könnte Ihnen auch gefallen