Sie sind auf Seite 1von 62

TIRANDO OS ACORDOS DO PAPEL : Um manual para jovens avaliarem a

poltica nacional de juventude

2004

NAES UNIDAS Departamento de Assuntos Econmicos e Sociais

O Departamento de Assuntos Econmicos e Sociais das Naes Unidas uma interface vital entre as polticas globais nas esferas econmicas, sociais e ambientais e a ao nacional. O departamento trabalha em trs mbitos interligados: (i) compila, gera e analisa uma ampla variedade de dados e informaes econmicas, sociais e ambientais que so utilizadas pelos Estados Membros das Naes Unidas para revisar problemas comuns e definir posies polticas; (ii) facilita as negociaes entre os Estados Membros nos diversos organismos multilaterais gerando aes conjuntas para resolver desafios existentes ou emergentes; e (iii) aconselha Governos interessados nas formas de traduo das estruturas polticas desenvolvidas nas Conferncias e Cpulas das Naes Unidas no mbito nacional e atravs de assistncia tcnica, ajuda a criar capacidades nacionais.

AGRADECIMENTOS: A traduo para o Portugus foi uma cortesia da Srta. Camila Argolo Godinho, membro do Grupo Interagir, Organizao no Governamental de Juventude (http://www.protagonismojuvenil.org.br). A reviso foi feita pelos jovens Marcelo Costa, Maria Thereza Teixeira e Renata Florentino.

ndice
INTRODUO _________________________________________________________ 4 Bem vindo ao Manual! _________________________________________________ 4 A Agenda Jovem da ONU ______________________________________________ 6 MONITORANDO O PMAJ _______________________________________________ Monitoramento ______________________________________________________ Coletando Informaes________________________________________________ Estudos de Caso_____________________________________________________ 11 11 13 15

IMPLEMENTANDO O PMAJ: AES REALIZADAS E LIES APRENDIDAS ____ 18 Aes realizadas nas 15 reas prioritrias de preocupao para a juventude_____ 18 REA 1: EDUCAO _______________________________________________ 19 REA 2: EMPREGO ________________________________________________ 23 REA 3: FOME E POBREZA _________________________________________ 25 REA 4: SADE___________________________________________________ 27 REA 5: MEIO AMBIENTE __________________________________________ 31 REA 6: ABUSO DE DROGAS _______________________________________ 32 REA 7: DELINQUNCIA JUVENIL ___________________________________ 35 REA 8: ATIVIDADES DE LAZER_____________________________________ 36 REA 9: MENINAS E JOVENS MULHERES ____________________________ 38 REA 10: TOTAL E EFETIVA PARTICIPAO DA JUVENTUDE NA SOCIEDADE E NA TOMADA DE DECISO ________________________________________ 39 REA 11: GLOBALIZAO __________________________________________ 42 REA 12: TECNOLOGIA DE INFORMAO E COMUNICAO ____________ 43 REA 13: AIDS ____________________________________________________ 44 REA 14: JUVENTUDE E PREVENO DE CONFLITOS _________________ 47 REA 15: RELAES ENTRE GERAES ____________________________ 48 Aes Internacionais__________________________________________________ 48 SE ENVOLVA! ________________________________________________________ Pilares principais para o envolvimento, participao em empoderamento da juventude. __________________________________________________________ Advocar ____________________________________________________________ Parcerias ___________________________________________________________ Celebre o dia internacional da juventude! _________________________________ 50 50 54 56 59

PRXIMOS PASSOS___________________________________________________ 61 Referncias usadas para esta publicao ___________________________________ 62

INTRODUO
Objetivo desta sesso A primeira parte desta sesso descreve os objetivos deste Manual e a razo da sua criao. A segunda parte fornece uma breve contextualizao e anlise do Programa Mundial de Ao para a Juventude para o Ano 2000 e Alm (PMAJ) e da Agenda Jovem da ONU. VOC SABIA QUE: Juventude definida pela Organizao das Naes Unidas como queles com idade entre 15 e 24 anos

A Resoluo A/RES/58/133 da Assemblia Geral foi aprovada em Novembro de 2003. Dentre outras coisa, esta Resoluo Decide devotar, na sua setuagsima sesso, em 2005, duas plenrias para revisar a situao da juventude e as conquistas adquiridas com a implementao do Programa Mundial de Ao, dez anos aps a sua adoo. Veja a resoluo! (www.un.org/youth)

A Assemblia Geral, na sua resoluo, tambm Reconhece a importncia da total e efetiva participao dos jovens e organizaes de juventude nos mbitos local, nacional, regional e internacional na implementao do Programa Mundial de Ao e na avaliao das conquistas e obstculos encontrados na sua implementao...

Bem vindo ao Manual!


O QUE O MANUAL?
Este Manual foi criado para organizaes nacionais de juventude e/ou pessoas que trabalham com juventude. Pode ser usado como ferramenta para: Definir o progresso do seu pas na implementao dos objetivos do PMAJ; Priorizar o trabalho da sua organizao baseado nas suas descobertas; Iniciar aes no mbito nacional.

Este Manual deve ser utilizado como uma forma inicial de pesquisa das aes do seu governo e sociedade civil para a promoo de uma melhor qualidade de vida para os jovens desde 1995. Alm de conter mtodos de avaliao do progresso destas aes, o Manual contm ferramentas

concretas para incrementar o trabalho futuro da sua organizao. Desta forma, esperamos que voc possa utilizar estas informaes e que receba este Manual como um bom recurso para a sua Organizao.

POR QUE ESTE MANUAL?


A Assemblia Geral, em 2005, ir revisar a situao do jovem e conquistas relacionadas com a implementao do PMAJ. Em 2005 o PMAJ faz dez anos, o que determinou a definio desta data para a avaliao.

Visando preparar uma reunio da Assemblia Geral especial, a Secretaria da ONU estar avaliando o progresso obtido na implementao das aes do PMAJ nas suas dez reas prioritrias, assim como nas cinco reas de preocupao adicionais, acordadas pela Assemblia Geral em 2003 (veja A Agenda Jovem da ONU p. 3 para maiores informaes).

Este Manual foi criado para permitir que o jovem e as organizaes de juventude colaborem com esta avaliao, sendo sua participa o vital para a realizao de uma efetiva avaliao do PMAJ em 2005.

VOC SABIA QUE:


Os jovens em qualquer lugar: Tm aspiraes e querem participar totalmente nas vidas das suas sociedades. So agentes estratgicos da transformao social, desenvolvimento econmico e inovao tecnolgica. Deveriam viver sobre condies que motivasse a sua imaginao, ideais, energia e viso para o benefcio das suas sociedades. So confrontados pelo paradoxo: buscar ser integrado na sociedade existente e servir como uma fora transformadora da mesma.

OBJETIVOS
Os objetivos deste Manual so: Ser uma ferramenta para os jovens e organizaes de juventude atravs da qual podem avaliar as conquistas e desafios nacionais e locais (mbito comunitrio) na implementao das metas do PMAJ; Fornecer Secretaria da ONU uma forma efetiva de coletar informaes dos jovens de todo o mundo, visando apresenta-las Assemblia Geral em 2005 com uma avaliao do PMAJ que reflita o sentimento da juventude.

COMO OS RESULTADOS DESTE MANUAL SERO USADOS?


Voc provavelmente ir selecionar algumas das reas prioritrias listadas na terceira sesso para realizar uma pesquisa mais profunda. Ns o encorajamos a coletar as informaes e discuti-las com os representantes do seu governo e outras organizaes de juventude. Alm disso, nos envie os seus resultados! (Veja Prximos Passos, pp. 107-108 para maiores informaes).

A Agenda Jovem da ONU


A SITUAO DA JUVENTUDE HOJE
Os jovens constituem a principal fora do mundo contemporneo: Eles esto frente dos desenvolvimentos social, econmico e poltico: alm da contribuio intelectual e sua habilidade de mobilizar apoio, jovens homens e mulheres tm uma perspectiva nica. O progresso da nossa sociedade determinado, dentre outras coisas, pelo envolvimento dos jovens em construir e desenhar o futuro. Contudo, em muitos pases, a cada dia se torna mais difcil para os jovens se envolverem na vida de suas sociedades. Os problemas vividos pelos jovens desafiam no apenas as sociedades atuais, mas tambm as geraes futuras. Isto inclui: recursos limitados para o financiamento de programas e atividades de juventude; inquietudes nas condies sociais, econmicas e polticas; discriminao de gnero e insegurana generalizada; alto nvel de desemprego; conflitos e confrontos armados; preconceito tico; excluso social; falta de habitao; deteriorao contnua do meio ambiente; aumento da incidncia de doenas, fome e desnutrio; mudanas no papel da famlia e oportunidades inadequadas de educao e treinamento. Paralelamente, os jovens so considerados o principal recurso para mobilizao social necessria para combater estes problemas.

VOC SABIA QUE:


Estima-se que entre 1995 e 2000 a populao mundial de jovens cresceu em mdia 0,7% por ano: de 1.025 bilhes para 1.061 bilhes (representando 518 milhes de jovens mulheres e 543 milhes de jovens homens). Atualmente os jovens representam 18% da populao mundial.

Geograficamente, a juventude mundial vive, aproximadamente: 60%: pases em desenvolvimento da sia. 15%: frica. 10%: Amrica Latina e Caribe. 15%: Pases desenvolvidos. Fonte: Diviso das Naes Unidas para Populao.

O PROGRAMA DE MUNDIAL DE AO PARA A JUVENTUDE: UM MODELO PARA AO


A Organizao das Naes Unidas reconhece que a imaginao, energia e os ideais dos jovens homens e mulheres so vitais para a continuidade do desenvolvimento das sociedades em que vivem: 1965: Os Estados Membros da ONU endossaram a Declarao para a Promoo entre a Juventude dos Ideais de Paz, Respeito Mtuo e Compreenso entre as Pessoas. 1985: A ONU celebra o Ano Internacional da Juventude: Participao, Desenvolvimento e Paz. Isto gerou ateno internacional para a importncia do papel que os jovens exercem no mundo e, particularmente, sua contribuio potencial para o desenvolvimento e objetivos da Carta das Naes Unidas. 1985: A Assemblia Geral endossa o guia para planejamento futuro e avaliao na rea de juventude que foi significante por ter foco na juventude como uma categoria ampla composta de diversos subgrupos ao invs de uma nica entidade demogrfica. 1995: No dcimo aniversrio do Ano Internacional da Juventude, a Organizao das Naes Unidas fortaleceu os seus compromissos com os jovens ao direcionar comunidade internacional uma resposta aos desafios vividos pelos jovens no milnio seguinte. Tal fato ocorreu atravs da adoo da estratgia internacional Programa Mundial de Ao para a Juventude para o ano 200 e Alm (PMAJ) que analisava os problemas dos jovens homens e mulheres de forma mais afetiva, aumentando as oportunidades para sua participao na sociedade.

VOC SABIA QUE:


As 10 reas prioritrias do PMAJ so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Educao Emprego Fome e Pobreza Sade Meio Ambiente Abuso de Drogas Delinqncia Juvenil Atividades de Lazer Meninas e Jovens Mulheres

10. Total e Efetiva Participao (Veja Implementando o PMAJ pp. 24-87, para maiores informaes).

Este Programa Mundial encoraja os Governos a serem mais responsveis s aspiraes dos jovens para um mundo melhor e que suas demandas sejam consideradas parte da soluo e no do problema.

O Programa Mundial um modelo de ao que cobre dez reas prioritrias. Em cada uma destas reas, o Programa analisa profundamente a natureza dos desafios e apresenta propostas de ao. Estas dez reas prioritrias esto relacionadas e intrinsecamente ligadas.

O Secretrio Geral da ONU, Kofi Annan solicitou que Governos considerassem

as

recomendaes do PMAJ seriamente e trabalhassem juntamente com os jovens para a sua implementao.

DESDE O PMAJ
Muitas aes internacionais ocorreram desde a criao do PMAJ, onde se reafirmam os compromissos internacionais com a juventude ( veja aes internacionais, p. 85 para maiores detalhes). O Caminho dos Governos: A Organizao das Naes U nidas composta por governos membros. Estes governos, consequentemente, representam os jovens (assim como todos os seus cidados) na ONU.

A primeira Conferncia Mundial de Ministros Responsveis pelos Jovens (Lisboa, 8-12 de Agosto de 1998) focou a implementao do Programa Mundial de Ao atravs da adoo da Declarao de Lisboa sobre Juventude. A Conferncia teve como resultado uma declarao sobre participao juvenil, educao, emprego, sade e abuso de drogas, que so alguns dos itens prioritrios no PMAJ. Adicionalmente, a Conferncia despertou a ateno para os temas do desenvolvimento (que incluem os programas de combate pobreza com foco na juventude) e da paz (que incluem os compromissos de combater o envolvimento das crianas em conflitos armados). Os participantes concordaram em implementar o PMAJ com uma ativa participao da juventude visando a incorporao da perspectiva do jovem nas polticas e programas nacionais.

A agenda global de jovens continuou a se expandir desde ento com a Cpula do Milnio da ONU, as Sesses Especiais em Desenvolvimento Social, HIV/AIDS e Crianas da Assemblia Geral da ONU, alm de outras conferncias e Cpulas Mundiais todas focando, ao menos uma parte na juventude.

Adicionalmente, a Assemblia Geral em 2003 adotou cinco reas adicionais de preocupao da juventude.

O Caminho das ONGs: As ONGs, nos ltimos anos, tm aumentado a sua influncia na ONU.

O Frum Mundial de Juventude do Sistema da Organizao das Naes Unidas serviu como um canal de comunicao entre as organizaes de juventude e as agncias e programas da ONU. Os Fruns no so Conferncias oficiais da ONU, mas eventos para que as ONGs e o Sistema ONU, juntos, discutam questes importantes sobre a juventude. Seus resultados foram disponibilizados Assemblia Geral, mas no tm status oficial.

O PMAJ e as 5 reas de preocupao adicionais tm sido apresentadas aos governos como modelo para o seu trabalho com a juventude. Os Governos se comprometeram a executar aes nestas quinze reas visando melhorar a qualidade de vida dos jovens. Uma rea chave para o trabalho das organizaes de juventude o monitoramento do progresso das aes do governo em relao ao compromissos estabelecidos com a juventude!

VOC SABIA QUE:


As 5 reas adicionais de preocupao da juventude adotadas pela Assemblia Geral em 2003, so: Globalizao; Tecnologia de Informao e Comunicao; HIV/AIDS; Preveno de Conflitos; Relaes entre Geraes.

PROMOVENDO DIREITOS HUMANOS E UMA VISO BASEADA NOS DIREITOS


A ONU tm se envolvido na promoo dos direitos humanos desde a sua concepo:

Em 10 de Dezembro de 1948, a Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas adotou e proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos. A Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948), as duas Convenes A Conveno Internacional sobre os Direitos Econmicos, Sociais e Culturais e a Conveno Internacional sobre Direitos Civis e Polticos e os seus protocolos opcionais, formam a Lei Internacional de Direitos Humanos.

O artigo 12 da Conveno dos Direitos da Criana determina que: Os Estados Parte deve assegurar criana capaz de formar suas prprias idias o direito de expressa-las livremente, principalmente quando relacionadas a algo que lhe afeta, dando sua expresso o peso correto de acordo com sua idade e maturidade.

VOC SABIA QUE: J aconteceram 4 Fruns Mundiais de Juventude: 1: Viena, ustria em 1991 2: Viena, ustria em 1996 3: Braga, Portugal em 1998 4. Dakar, Senegal em 2001

VOC SABIA QUE:

&

Ao basear-se nos direitos deve-se incluir os seguintes elementos: Clara ligao com os direitos. Ser significativo para os interessados. Empoderamento. Participao.

A agenda jovem da ONU tm dado uma ateno especial aos direitos dos jovens. Os direitos das jovens mulheres e homens, assim como de grupos especficos de jovens, como a juventude urbana, rural, estudantes, trabalhadores e portadores de deficincias educao, emprego e sade tm sido declarados em uma variedade de instrumentos e programas de ao internacionais.

Um componente central da agenda jovem da ONU a promoo dos direitos como base para polticas e projetos. O Escritrio do Alto Comissionado das Naes Unidas para os Direitos Humanos definem os direitos como base para o desenvolvimento como um conceito modelo para o desenvolvimento humano que normativamente baseado em padres internacionais de direitos humanos e operacionalmente direcionado para a proteo e promoo dos direitos humanos.

RECURSOS
Para maiores informaes sobre o que foi abordado nesta sesso visite a pgina www.un.org/youth. Para encontrar o texto completo dos instrumentos da ONU listados nesta sesso visite a pgina www.un.org/youth e clique em Library. Voc pode gravar no seu computador o PMAJ em todas as seis lnguas oficiais da ONU (ingls, espanhol, francs, russo, rabe e chins)!

10

VOC SABIA QUE:


Monitoramento participativo significa ter a certeza de que o pblico foco de uma poltica ou programa est participando ativamente do monitoramento das aes que lhes afeta. Para o objetivo deste Manual, isto significa ter a certeza de que os jovens esto analisando como as polticas e programas do seu pas esto afetando suas vidas e se satisfazem as suas necessidades. Ns monitoramos para: 13 Medir o progresso. Identificar foras e fraquezas. Buscar eficcia. Determinar custos e benefcios. Coletar informaes. Compartilhar experincias. Melhorar a eficincia. Permitir um melhor planejamento. Ser significativo para todos os interessados.

MONITORANDO O PMAJ
Objetivo desta sesso Esta sesso visa fornecer uma breve viso sobre os mtodos de monitoramento e ferramentas concretas que permitam s organizaes de juventude realizar uma anlise do PMAJ. Existem muitas maneiras de monitorar as aes de um pas para implementar o PMAJ. Nesta sesso iremos fornecer alguns mtodos para o exerccio do monitoramento. Escolha o melhor mtodo para voc ou sua organizao.

Monitoramento1
O QUE MONITORAMENTO?
Monitoramento pode ser definido como um exame contnuo e sistemtico de todos os aspectos de um programa, projeto ou evento. utilizado para medir o progresso em relao aos resultados esperados e desejados. Atravs do monitoramento, possvel garantir que um objetivo seja atingido de forma efetiva e eficiente. O monitoramento usado para identificar
1

Esta sesso baseada no Modulo de Gesto de Projetos, UNESCAP HRD Course for Poverty Alleviation: Training Manual, Comisso Econmica e Social da ONU para sia e Pacfico, 1999.

11

sucessos e problemas o mais cedo possvel (em relao a programas e projetos) visando efetivar as correes necessrias.

Conseqentemente, os sistemas de monitoramento visam coletar informaes para: Tomar decises dirias de programas/projetos, como o uso de recursos, identificao de conquistas e barreiras. Comprovar os progressos obtidos e a utilizao dos recursos para os doadores, parceiros e grupo foco, alm de encorajar uma maior participao.

VOC SABIA QUE: Monitorar objetivos inclusos neste manual significa buscar o progresso na implementao das metas do PMAJ. O objetivo do seu exerccio de monitoramento deve incluir: Verificar se as atividades dos programas/projetos esto acontecendo como planejadas. Identificar os problemas. Localizar foras e oportunidades. Monitorar mudanas na populao-foco (jovens). Verificar o progresso das atividades em relao a seus objetivos.

ETAPAS DO MONITORAMENTO
Um monitoramento pode ser realizado de diferentes formas de acordo com a escolha das etapas a se seguir. Aqui revisaremos algumas destas etapas relacionadas ao objetivo deste Manual. Para que monitorar? Antes de comear o monitoramento, importante ter clareza do que o motiva, ou seja, por que voc vai realiz-lo. Neste caso, a Secretaria da ONU est solicitando a sua ajuda no monitoramento do progresso do seu pas em atingir as metas acordadas no PMAJ. Quem ir faz-lo? Identifique quem ir realizar o monitoramento. Pode ser interessante montar uma equipe para otimizar o trabalho. Se necessrio fornea um treinamento sobre coleta de informaes e anlise de dados para a equipe. Preparao. Antes de comear o trabalho desenvolva um processo de coleta de informaes. Voc pode coletar informaes histricas sobre as polticas e programas do seu pas antes de comear a analisar as aes atuais. tambm importante determinar objetivos para o seu monitoramento. Coleta de Informaes. Existem diferentes formas de coletar informaes e responder as perguntas listadas na Sesso 3 que incluem: reunies em grupo, entrevistas individuais e visitas. (Veja Coletando Informaes, pp. 17-19, para maiores informaes).

12

Anlise da Informao. Depois de coletadas as informaes esteja certo de que sabe como analis-las. importante, nesta fase, compilar as informaes em um programa de computador e, desta forma, resumir o que voc encontrou.

Preparao do Relatrio. O prximo passo inclui a preparao de um relatrio baseado nos seus resultados. O relatrio deve incluir recomendaes acerca de aes que devem ser realizadas. importante escrever um relatrio fcil de ser lido e com uma linguagem atraente. Se possvel use grficos.

Compartilhar. Identifique formas de compartilhar os seus resultados com outros e implementar as recomendaes.

VOC SABIA QUE:


A sesso 3 deste Manual, pginas 24 a 87, contm questionamentos -chave para medir se as metas do PMAJ esto sendo atingidas. Os questionamentos -chave podem ser usados para medir dois processos: como a poltica ou programa tm sido implementada e como as mudanas resultaram desta poltica ou programa.

Coletando Informaes2
Coletar informaes uma etapa central do monitoramento! Isto inclui analisar as informaes disponveis assim como pesquisar novas informaes atravs de mtodos variados. No existe uma forma correta de coletar informaes e pode ser til utilizar diferentes metodologias. Alguns mtodos incluem:

Discusses com grupos de jovens.


Podem ser realizadas discusses informais para obter opinies de um grupo prdeterminado e limitado de pessoas que tm um conhecimento especial sobre os problemas e necessidades da populao-foco. Neste caso, o grupo deve ser composto por jovens. Para conduzir uma discusso em grupo deve-se ter um moderador e um assistente. Estes trabalharo juntos para obter as respostas de todos os componentes do grupo e ter a certeza de que a opinio de todos respeitada. As funes do moderador incluem: determinar regras para o grupo, como limite de tempo de fala, fazer a conversa fluir normalmente e se comunicar claramente com o grupo. O assistente deve anotar tudo o que est sendo dito (gravar a discusso pode ajudar na transcrio correta da mesma),

Esta sesso baseada no Modulo de Gesto de Projetos, UNESCAP HRD Course for Poverty Alleviation: Training Manual, Comisso Econmica e Social da ONU para sia e Pacfico, 1999.

13

organizar o espao e os materiais necessrios e ajudar o moderador na realizao dos questionamentos ao grupo. O grupo, preferencialmente, deve ser composto por 6 a 10 pessoas, e durar entre 1h e 1h e 1/2. importante ter certeza de que o local escolhido confortvel e que os participantes podem sentar em crculo, estimulando a participa o. tambm importante ter uma pauta que guie a discusso. Esta pauta deve listar os pontos que sero debatidos pelo grupo, e til para manter o foco da discusso e dar uma seqncia lgica mesma. O processo ser facilitado se o moderador e seu assistente tiverem experincia em assumir estas funes. Se no houver ningum na organizao com esta experincia, algum deve procurar ler sobre o assunto ou conversar com algum que j realizou moderao de grupos. VOC SABIA QUE: Para poder comear a coletar informaes importante pensar sobre: Quais so as informaes necessrias? Onde as informaes podem ser encontradas? Que mtodos podem ser utilizados para a coleta? Que informaes j existem? Como a informao ser analisada? Que habilidades e experincias tcnicas so necessrias para coletar e analisar informaes?

Entrevistas individuais com jovens.


Entrevistas pessoais podem ser importantes para obter informaes mais detalhadas e profundas. A pessoa que conduz a entrevista deve levar um gravador para poder focar o seu trabalho na pessoa, suas expresses e sensibilidade e consequentemente no ter que ficar se preocupando em anotar todas as informaes. Lembre-se sempre de pedir permisso antes de gravar a entrevista de algum.

Entrevistas individuais com membros do governo ou representantes da sociedade civil com funes estratgicas na elaborao de polticas e programas.
Entrevistas individuais com personalidades importantes do contexto poltico e social tambm devem ser realizadas. Elas podem indicar como um programa ou projeto est sendo realizado, seus sucessos e obstculos.

14

Reviso dos documentos existente.


importante revisar todos os documentos existentes para que voc no realize um trabalho que j est pronto, economizando, assim, recursos da sua organizao. Pode ser til organizar uma equipe para coletar as informaes relevante dos ministrios, ONGs e outras organizaes. Esta informao pode ser revisada, analisada e resumida. Aps r visar a e informao ser mais fcil determinar quais as informaes adicionais necessrias para finalizar o monitoramento.

Visita a projetos.
Fazer visitas de campo um mtodo interessante para determinar o impacto de um programa ou projeto. Durante a vi sita, o coordenador do programa ou seus funcionrios podem ser entrevistados informalmente. Se o projeto estiver fornecendo servios diretos para os jovens, pode ser interessante entrevist-los, tambm.

Estudos de Caso
O QUE UM ESTUDO DE CASO?
Estudos de caso podem ser utilizados para apresentar boas prticas que esto acontecendo nos mbitos local e nacional. Estas boas prticas podem ocorrer em um programa, projeto ou organizao. O objetivo de descrever uma boa prtica em forma de estudo de caso mostrar as suas conquistas e compartilh-las com outras pessoas, para que possam aprender com o exemplo e talvez replic-lo, de acordo com seu contexto. Uma boa prtica permite que lies sejam aprendidas e que se analise por que e como algum procedimento no obteve sucesso. Consequentemente estudos de caso so ferramentas importantes!

VOC SABIA QUE:


Os critrios para boas prticas incluem: tica: no quebrar os princpios do trabalho de desenvolvimento social (ex: equidade, justia distributiva e tolerncia). Efetividade: sucesso em produzir os resultados desejados e atingir os objetivos estabelecidos. Relevncia: responder a questes particulares em um determinado contexto (incluir fatores culturais, sociais e polticos). Eficincia: produzir os objetivos/efeitos desejados com os mnimos recursos (financeiros e humanos). Inovao: conter caractersticas nicas que o diferencia dos trabalhos anteriores. Sustentabilidade: demonstrar a habilidade de continuar a ser efetivo/relevante mdio e longo prazos.
15

Os estudos de caso podem variar de tamanho, dependendo do detalhamento. Aqui fornecemos um exemplo do contedo de um estudo de caso: Informao da Organizao: Inclua o perfil da organizao (tipo, estrutura e tamanho, quando foi criada, constituio e recursos humanos), os seus objetivos e filosofia e descreva as principais reas de atividade da organizao e suas conquistas. O projeto/programa/poltica (modelo) em estudo: Inclua o pblico-foco, rea de

implementao, durao e natureza das atividades, descreva o problema especfico que focado pelo projeto/programa/poltica. Inclua os objetivos especficos, resultados esperados e as necessidades do pblico-foco. Avaliao: Por que esta considerada uma boa prtica? Inclua:

Relevncia: Como este modelo contribui para os esforos nacionais? Como ele se inclui
no PMAJ e outros instrumentos internacionais? Como este modelo reflete as necessidades do pblico-foco?

Eficincia: Como so usados os recursos (financeiros, humanos e locais) de forma eficaz


e dentro do prazo? O modelo pode ser adaptado em condies diferentes/flexveis? Existem outros atores (governo, ONGs, setor privado) envolvidos no planejamento?

Inovao: Como o modelo motiva a participao do jovem? Ele busca quebrar o


paradigma de poder da verticalidade? Ele usa mtodos e ferramentas disponveis no contexto nacional/local?

Sustentabilidade: Como a organizao pode desenvolver e administrar os recursos


humanos de forma a sustentar este projeto e desenvolver novos? Como a organizao pode mobilizar, de forma contnua, apoio social, tcnico e comunitrio (incluindo todos os tipos de apoio) para os seus programas/projetos? Qual o compromisso local (financeiro, humano, etc) do modelo? Como o modelo continuar a ser efetivo/relevante mdio e longo prazos? Como o modelo poder se adaptar a ambientes em transformao? Como ele se relaciona com outras organizaes locais/nacionais (governo e ONGs)?

Impacto: De que formas o modelo modifica a qualidade de vida dos jovens? De que
formas o modelo melhorou a capacidade (incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes) nacional (instituies/pessoas)? De que forma o modelo produziu resultados esperados e atingiu os seus objetivos? Concluso: Resuma os principais pontos em um pargrafo, descreva que fatores so necessrios para que o modelo seja replicado em qualquer lugar, assim como as lies aprendidas.

16

USANDO OS ESTUDOS DE CASO PARA MONITORAR A IMPLEMENTAO DO PMAJ


Aqui lhe fornecemos algumas idias para pequenos estudos de caso que tm conexo com a Sesso 3. Sinta-se livre para usar alguns destes ou crie as suas idias!

Idia n 1: Mecanismos nacionais de juventude Existe uma poltica de juventude no seu pas? Ela est presente nos diferentes setores? Tm objetivos especficos e com prazos para serem atingidos? E como o mecanismo de avaliao? Que tipo de departamento ou ministrio da juventude existe no seu pas? Como ele se relaciona com os outros ministrios? O departamento/ministrio de juventude conduz pesquisas e compila dados relacionados juventude? Como estas informaes so disseminadas? Que tipos de mecanismos de coordenao nacional existem? Como as polticas de juventude so integradas com outros programas? Qual o envolvimento e participao dos jovens e organizaes de juventude nas instituies existentes e seus mecanismos? Quais tm sido os pontos positivos e negativos?

Idia n 2: Ressaltando uma organizao de juventude. O que torna uma organizao especial? A organizao representa a juventude? Tem equilbrio de gnero? Como esta organizao trabalha com o governo e com as outras ONGs? Que tipos de programas so implementados por esta organizao? Quais tm sido as suas foras e fraquezas?

Idia n 3: Ressaltando um projeto de juventude. O que torna este projeto especial? Como este projeto considera a questo de gnero? Como os jovens participam do planejamento, implementao e avaliao do projeto? Como este projeto se encaixa nos programas do governo e de outras ONGs? Quais tm sido as suas foras e fraquezas?

17

IMPLEMENTANDO O PMAJ: AES REALIZADAS E LIES APRENDIDAS


Objetivo desta sesso O objetivo desta sesso fornecer questionamentos-chave para o acesso e monitoramento de polticas, programas e/ou servios nacionais de juventude realizados pelo seu governo e sociedade civil depois do PMAJ.

Aes realizadas nas 15 reas prioritrias de preocupao3 para a juventude


Esta sesso lhe fornece o nome da rea prioritria e as aes acordadas pelos governos para as dez primeiras reas. Fornece tambm questionamentos-chave baseados no texto do PMAJ para determinar quais aes o seu pas tm realizado para implementar o PMAJ. Algumas pginas lhes fornecem informaes gerais sobre o estado atual dos jovens em relao a uma determinada rea.

Esta sesso tambm lhe fornece sugestes para a sua pesquisa. No esperamos que voc pesquise profundamente todas as metas, nem que responda todas as perguntas deste Manual! Ao contrrio, recomendamos que voc revise algumas das reas prioritrias que so mais significantes para o seu trabalho. Voc deve se perguntar as seguintes questes antes de iniciar a sua avaliao: Quais das 15 reas de preocupao voc considera como prioritrias para o seu pas? Quais destas reas interessam voc? Sobre qual delas voc tem maior conhecimento?

Para todas as reas prioritrias, uma variedade de perguntas so fornecidas, mas voc pode definir outras questes, principalmente se existir uma poltica ou programa especfico no seu pas que no est includo neste Manual. Ns no inclumos equidade de gnero e participao da juventude em cada rea, por exemplo, contudo estas so reas consideradas importante quando monitorando polticas e programas.

Para cada tpico voc tambm pode considerar as seguintes questes adicionais: Para que jovem este tpico importante (inclua nas suas consideraes idade, gnero, urbano/rural e etnia)?

Se refere s 10 reas prioritrias para a juventude identificadas pelo PMAJ (veja pgina 6), assim como as 5 reas adicionais de preocupao para a juventude adotadas pela Assemblia Geral em 2003.

18

Existe uma poltica nacional sobre este tpico? Se sim, ela est sendo implementada? Por quem? Como? Quem so os principais interessados nesta rea (inclua ONGs nacionais e internacionais, agncias governamentais e empresas)? Os jovens so includos nos processo de tomada de deciso? Existe cooperao entre o governo e as organizaes de juventude nesta rea. Que aes adicionais voc acredita que o seu pas deveria implementar nesta rea?

A sesso anterior deste Manual faz uma reviso dos mtodos de monitoramento e fornece ferramentas concretas sobre a coleta de informaes. Leia esta sesso antes de passar para as pginas seguinte.

VOC SABIA QUE:


130 milhes de crianas esto fora da escola. 133 milhes de jovens so analfabetos. Nos pases da frica do Sul e Subsariana, a participao na educao primria baixa, e varia bastante nos outros nveis educao principalmente devido discriminao de gnero e de grupos minoritrios, pobreza e moradia na zona rural. Em partes do oeste da sia, do nordeste da frica e na maior parte da Amrica Latina, enquanto que a diferena de gnero pequena, as desigualdades sociais influenciam nas oportunidades educacionais, principalmente no nvel secundrio que so marcadas por um baixo ndice de permanncia no ambiente escolar. Para os pases desenvolvidos, o nvel de participao na educao primria e secundria alto em todo o perodo educacional e sistema de treinamento, contudo os contextos social e tico ainda determinam as oportunidades educacionais.

REA 1: EDUCAO
Ao 1: Os Governos concordaram em melhorar o nvel da educao bsica e do treinamento de habilidades e o nmero de jovens alfabetizados.
EDUCAO PARA TODOS Que passos foram dados pelo governo para promover a educao para todos os jovens? O currculo nacional das escolas j foi reformado? Se sim, quais foram as principais mudanas? Quais as foras e fraquezas? De que formas o seu governo se comprometeu com a educao contnua? E a educao distncia?

19

A educao no-formal promovida pelo seu governo? Ela reconhecida pelos empregadores? A educao, em todos os nveis, acessvel, igualmente, a todos os jovens, independentemente do seu poder econmico? As ONGs/organizaes de juventude tm sido ativas na promoo da educao para os jovens? Existem programas de educao de jovem para jovem (educao de pares)? De que formas o governo tem focado grupos especficos (ex: jovens indgenas, imigrantes, refugiados, crianas em situao de rua, crianas pobres, crianas com deficincias.) na promoo da educao?

Que fatores impedem os jovens de irem ou permanecerem na escola?

VOC SABIA QUE:


A educao o fator mais importante para que os jovens possam ter um futuro produtivo e responsvel.

VOC SABIA QUE:


O aprendizado contnuo importante para fornecer ao jovem uma educao apropriada culturalmente, socialmente e economicamente. crucial a participao dos estudantes como parceiros, revisando e renovando o sistema educacional.

Ao 2: Os Governos concordaram em promover O patrimnio cultural e os padres contemporneos da sociedade. Ao 3: Os Governos concordaram em Promover o respeito mtuo e a compreenso dos ideais de paz, solidariedade e tolerncia entre os jovens. PROMOVENDO O PATRIMNIO HISTRICO, A DIVERSIDADE E A PAZ
Os programas existentes educam os jovens sobre o seu patrimnio cultural e o de outras sociedades, incluindo dos grupos minoritrios? Existem no governo ou nas ONGs programas de intercmbio e acampamento para jovens, que promovam a diversidade cultural e/ou o patrimnio cultural? Estes programas so acessveis? Como? Eles incluem a juventude minoritria e os jovens indgenas? Existindo Patrimnios Histricos no seu pas, os jovens esto envolvidos na sua restaurao ou atividades relacionadas aos mesmos?

20

Existem aulas sobre a resoluo de conflitos e construo da paz no currculo escolar? Se sim, em que momentos? Estes cursos so administrados pelo governo ou pelas ONGs? Como o currculo escolar promove a diversidade cultural? Como a educao da paz ensinada nas escolas? Existem programas do governo e das ONGs?

VOC SABIA QUE:


No modelo de Dakar de Ao em Educao para Todos (Abril de 2000), os governos se comprometeram, dentre outras coisas, a: Garantir que as necessidades educacionais de todos os jovens e adultos sejam satisfeitas atravs do acesso igualitrio ao aprendizado apropriado desenvolvimento de habilidades; e e aos programas de

Eliminar as disparidades de gnero na educao primria e secundria at 2005, atingir a igualdade de gnero na educao at 2015, garantindo que as meninas tenham total e igual acesso educao bsica de boa qualidade.

Ao 4: Os Governos concordaram em fornecer Treinamento vocacional e profissional.


ACESSO AO TREINAMENTO VOCACIONAL Que tipos de treinamento vocacional/tcnico disponibilizado aos jovens no seu pas? So programas governamentais ou promovidos por ONGs? Qual o nvel de empregabilidade das pessoas que participam destes programas? Quais as suas foras e fraquezas? Os programas de treinamento vocacional/tcnico disponibilizados para todos os jovens do seu pas? Quais os obstculos para acessar estes programas? Eles so acessveis a todos os jovens, igualmente? Eles fornecem aos jovens as habilidades necessrias para que obtenham sucesso no mercado de trabalho? Existem servios governamentais disponveis para apoiar os jovens na entrada no mercado de trabalho depois da educao e treinamento vocacional?

Ao 5: Os Governos concordaram em Promover os direitos humanos na educao.


AVANANDO NOS DIREITOS HUMANOS Os direitos humanos so ensinados nas escolas? Que tipo de currculo utilizado? Em que nveis?

21

As organizaes de juventude participam do planejamento, implementao, monitoramento e divulgao dos procedimentos relacionados educao dos direitos humanos?

Ao 6: Os Governos concordaram em promover Programas de treinamento empresarial.


PROMOVENDO O TREINAMENTO EMPRESARIAL Que tipos de programas de treinamento existem para empresrios, individuais e cooperativas? Eles so administrados pelo governo ou pelas ONGs? De que forma os jovens so encorajados a serem empreendedores? Que tipo de apoio disponibilizado? Quais os obstculos?

VOC SABIA QUE: Ligaes entre as escolas e o setor privado so importantes.

Ao 7: Os Governos concordaram em fornecer a Infraestrutura para o treinamento dos trabalhadores e dos jovens lderes.
ACESSANDO PROGRAMAS DE TREINAMENTO Quais os programas governamentais disponveis para o treinamento dos jovens lderes e trabalhadores? Estes programas so igualmente acessveis para jovens mulheres e homens? Quais tm sido suas foras e fraquezas? Que programas governamentais existem para promover aos jovens o estgio? Existem programas administrados por ONGs? Que tipos? Que tipos de estgios e/ou programas de voluntariado existem para os jovens? Como os jovens esto envolvidos no desenvolvimento e implementao destes programas?

22

VOC SABIA QUE:


O desemprego juvenil pode ter um impacto para toda a vida. 74 milhes de jovens estavam fora do mercado de trabalho em 2002 (em 1995 eram 58 milhes). 41% dos desempregados do mundo so jovens. O desemprego juvenil entre 2 e 3 vezes maior que a mdia do desemprego. Os jovens so frequentemente forados a optarem pelo auto-emprego e emprego informal devido falta de oportunidades. Os jovens so frequentemente os primeiros a perderem seus empregos durante uma crise econmica. O perodo de transio dos jovens (entre obter o diploma e conquistar um emprego permanente) geralmente perdura por muitos anos.

REA 2: EMPREGO
Ao 1: Os Governos concordaram em promover Oportunidades de auto-emprego. Ao 2: Os Governos concordaram em fornecer Oportunidades de emprego para grupos especficos de jovens.
PROMOVENDO O AUTO-EMPREGO Que tipos de financiamento so disponibilizados aos jovens? Eles so administrados pelos governos ou pelas ONGs? Quais tm sido suas foras e fraquezas? De que formas o seu governo promove o emprego juvenil? Como so os programas das ONGs? Como o setor empresarial se envolve neste contexto? Como parte dos esforos para promover a empregabilidade juvenil, como o governo foca a sua ao nas jovens mulheres, jovens portadores de deficincias, jovens que esto retornando do servio militar, jovens imigrantes, jovens refugiados, jovens em situao de rua e jovens ndios? Como as organizaes de juventude e os prprios jovens se envolvem no planejamento e implementao dos programas de empregabilidade juvenil?

23

Ao 3: Os Governos concordaram em fornecer: Servios comunitrios voluntrios que envolvam os jovens. VOC SABIA QUE:
A ONU criou 4 estratgias para a empregabilidade juvenil: Habilidade de ser empregado investimento na educao. Oportunidades iguais para homens e mulheres. Empreendedorismo comear e administrar um negcio. Criao de emprego como parte da poltica macroeconmica.

(Para saber mais sobre estas estratgias veja a Rede de Empregabilidade Juvenil do Secretrio Geral, www.ilo.org/yen)

MOTIVANDO O SERVIO VOLUNTRIO Que tipos de programas de servio voluntrio para jovens existem? Eles so administrados pelo governo ou pelas ONGs? Eles so oferecidos como uma alternativa ao servio militar obrigatrio e/ou considerados parte da educao nacional? Em quais reas h disponibilidade de programas de servio voluntrio? Eles incluem, por exemplo, programas de proteo ambiental e cooperao entre geraes? Como os jovens ou organizaes de juventude so envolvidas na criao, implementao e avaliao destes programas? Existem ligaes entre programas de pases desenvolvidos e em desenvolvimento? Eles so administrados pelos governos ou por ONGs? Existe o apoio do governo para o lanamento de iniciativas voluntrias pelas organizaes de juventude?

Ao 4: Os Governos concordaram em considerar Necessidades criadas por mudanas tecnolgicas.


UTILIZANDO INOVAES TECNOLGICAS De que formas o governo est promovendo as oportunidades de empregabilidade jovem nas reas de inovao tecnolgica? Como os jovens so treinados nestas reas?

24

Que tipos de programas de treinamento so disponibilizados aos jovens em indstrias de alta tecnologia? Existem ligaes entre os programas do governo e do setor privado? E entre programas de treinamento e oportunidades de emprego?

Aulas de computao esto includas no currculo escolar? As escolas possuem internet?

VOC SABIA QUE:


Entre 38 e 110 milhes de jovens so desnutridos. Existem 238 milhes de jovens vivendo com menos de 1 dlar por dia. Existem 462 milhes de jovens vivendo com menos de 2 dlares por dia. Um mecanismo utilizado pelos jovens para responder situao de pobreza a migrao: muitos jovens deixam suas casas em busca de melhor qualidade de vida.

REA 3: FOME E POBREZA


Ao 1: Os Governos concordaram em Tornar a ao rural mais rentvel e a vida nas zonas rurais mais atrativa.
PROMOVENDO A AO RURAL Que tipos de iniciativas e programas governamentais existem para jovens em reas rurais? Quais as suas foras e fraquezas? Que tipos de programas na zona rural (experimentais ou no) so oferecidos aos jovens? Como estes servios so promovidos e realizados? ONGs e governos promovem eventos culturais que promovam a ligao entre os jovens das zonas urbana e rural? Como os jovens ou organizaes de juventude so envolvidos nestas atividades?

Ao 2: Os Governos concordaram em fornecer Treinamento para gerao de renda para os jovens.


DESENVOLVENDO AS HABILIDADES DOS JOVENS Que programas esto disponveis para os jovens relacionados ao desenvolvimento de habilidades na produo e marketing agrcola? So programas govenamentais ou de ONGs? Nas reas rurais, existem programas de treinamento para os jovens? Como estes programas trabalham a questo da produo de alimentos e da segurana alimentar?

25

Os programas prestam ateno em grupos especiais, incluindo jovens mulheres, jovens retidos em reas rurais, jovens retornando da zona urbana s reas rurais, jovens portadores de deficincia, jovens imigrantes e refugiados, jovens em situao de rua, jovens indgenas, jovens que esto retornando do servio militar e jovens vivendo em zonas de conflito? Estes so programas governamentais ou liderados por ONGs?

VOC SABIA QUE:


Na Cpula Mundial de Desenvolvimento Social (Maro de 1995), os governos focaram as discusses na erradicao da pobreza, gerao de emprego e integrao social, contribuindo para a criao de uma comunidade internacional que permite a construo de sociedades seguras, justas, livres e harmoniosas oferecendo oportunidades e melhores padres de vida para todos.

Ao 3: Os Governos concordaram em fornecer Financiamento para compra de terra para jovens.


FORNECENDO FINANCIAMENTO PARA TERRA Existem financiamentos governamentais para compra de terra especficos para jovens e organizaes de juventude? Apoio tcnico ou treinamento tambm so oferecidos? Como as organizaes de juventude esto envolvidas nestes programas? Estes programas consideram, de forma apropriada, as questes ambientais?

Ao 4: Os Governos concordaram em promover a Cooperao entre os jovens das zonas urbana e rural na produo e distribuio de comida.
PROMOVENDO A COOPERAO RURAL-URBANA De que formas as ONGs tm organizado grupos de mercado direto, incluindo cooperativas de produo e distribuio? Quais as foras e fraquezas destes programas?

26

VOC SABIA QUE:


Os principais riscos de sade para jovens incluem: Riscos na sade reprodutiva: sexo inseguro, falta utilizao de contraceptivo e gravidez na adolescncia. Riscos comportamentais: acidentes, violncia, lcool, tabaco e drogas. Riscos de doenas e infeces: pneumonia, diarria, malria, sarampo e AIDS.

&

VOC SABIA QUE:


Polticas de sucesso de sade para jovens devem ser interdisciplinares e inter-setoriais, considerando no apenas a sua condio fsica, mas tambm o seu desenvolvimento pessoal, social e mental. necessria a participao dos jovens em todos os estgios dos servios de sade definio das necessidades, desenvolvimento, prestao dos servios e avaliao para garantir respostas apropriadas, efetivas e eficientes.

REA 4: SADE
Ao 1: Os Governos concordaram em garantir o Fornecimento dos servios bsicos de sade.
GARANTINDO O ACESSO A SERVIOS BSICOS DE SADE Os jovens tm acesso aos servios bsicos de sade? Que tipos de servios de sade esto disponveis? Eles so administrados pelo governo ou por ONGs? Os servios de sade fornecidos so adequados para os jovens? Os jovens sabem da existncia dos servios de sade gratuitos? Quais os obstculos para obter estes servios? As jovens mulheres e homens tm acesso gratuito ou com baixo custo remdios e contraceptivos?

Ao 2: Os Governos concordaram em Desenvolver uma educao para a sade.


PROMOVENDO A EDUCAO PARA A SADE O currculo escolar dos nveis primrio e secundrio inclui o conhecimento e a prtica de sade? A higiene bsica faz parte do currculo?

27

De que formas os jovens ou organizaes de juventude esto envolvidos no desenvolvimento, implementao ou avaliao da educao para sade no currculo? Os jovens aprendem sobre atitudes e comportamentos saudveis, incluindo as conseqncias legais, sociais e de sade do seu comportamento de risco? De que forma? Estes so programas governamentais ou promovidos por ONGs? Quais as foras e fraquezas destes programas?

Existem programas governamentais ou de ONGs voltados para a discusso de tabus relacionados sade sexual e reprodutiva?

Ao 3: Os Governos concordaram em Promover os servios de sade, incluindo a sade sexual e reprodutiva e o desenvolvimento de programas educacionais relevantes nesta rea. VOC SABIA QUE:

Existe uma necessidade contnua de abordar a sade sexual e reprodutiva dos jovens de forma
preventiva, baseada nos direitos e nas questes de gnero e de forma que o jovem se apodere da questo.

A sade reprodutiva e sexual um componente essencial da habilidade do jovem de se tornar


um membro responsvel e produtivo da sociedade.

E
Promover uma sade de qualidade para os jovens depende muito do fornecimento de
informaes, promoo do desenvolvimento de habilidades para lidar de forma madura com a sexualidade, exerccio do bom julgamento, desenvolvimento da auto-estima, administrao das emoes e sentimentos e a habilidade de controlar a presso.

Ao 4: Os Governos concordaram em abordar a Infeco da AIDS entre os jovens.


PROMOVENDO SERVIOS DE SADE Que informaes e servios esto disponveis para os jovens para ajud-los a compreender sua sexualidade e se proteger da gravidez indesejada e doenas sexualmente

transmissveis? Estes so programas governamentais ou promovidos por ONGs? Os jovens tm ac esso informaes de fcil compreenso sobre os seus direitos sexuais e reprodutivos bsicos, fora de suas famlias?

28

Existem programas que educam jovens homens a respeitar a mulher e compartilhar responsabilidades com a mesma no contexto sexual e da reproduo? Estes so programas governamentais ou promovidos por ONGs?

Que tipos de servio de sade sexual e reprodutiva existem para jovens? Eles tm consonncia com as prticas acordadas internacionalmente? De que formas os jovens ou as organizaes de juventude so envolvidos no desenvolvimento, implementao ou avaliao dos servios e informaes da sade reprodutiva?

Ao 5: Os Governos concordaram em Promover um saneamento bsico e prticas de higiene. Ao 6: Os Governos concordaram em Prevenir as d oenas resultantes de ms prticas de sade entre os jovens. VOC SABIA QUE:
Na Conferncia Internacional sobre Populao e Desenvolvimento - CIPD (setembro de 1994), os governos se comprometeram a, dentre outras coisas, (...) tornar acessvel, assim que possvel e antes de 2015, para todos os indivduos em idade apropriada, servios de sade reprodutiva atravs do sistema de sade primrio.

Na CIPD+5, durante a sesso especial da Assemblia Geral (1999), acordos incluram que (...) os Governos deveriam garantir, que at 2015, todos os servios de sa de primria e espaos de planejamento familiar so capazes de fornecer, diretamente ou atravs de indicao, a mais ampla variedade de mtodos de planejamento familiar e contraceptivo efetivos.

PREVENINDO DOENAS, INDISPOSIES E EXPLORAES Existem associaes de sade juvenis? Elas so apoiadas pelos governos e/ou ONGs? Elas promovem programas de saneamento bsico e higiene? Que tipos de polticas governamentais existem para promover estilos de vida saudveis, incluindo polticas para desencorajar o abuso de drogas, tabaco e lcool? Existem polticas para banir as propagandas de tabaco e lcool? Como os jovens so informados sobre os efeitos adversos do abuso de drogas e lcool e do vcio em tabaco?

29

Que tipos de programas existem para treinar mdicos, paramdicos, profissionais que trabalham com educao e com jovens sobre as questes da sade? Existem projetos de pesquisa sendo financiados pelo governo? Como as organizaes de juventude so envolvidas nos esforos de pesquisa e na realizao dos programas?

Ao 7: Os Governos concordaram em Eliminar o abuso sexual dos jovens.


Que tipos de medidas preventivas especficas existem para proteger crianas, adolescentes e jovens do negligenciamento, abandono e todos os tipos de explorao e abuso, como a abduo, estupro e incesto, pornografia, trfico e atos de pedofilia, assim como explorao sexual comercial resultada da pornografia e da prostituio? Existem polticas e programas governamentais e promovidos pelas ONGs? Existe uma lei que proba a mutilao genital feminina?

Ao 8: Os Governos concordaram em Combater a desnutrio entre os jovens.


Que tipos de programas posteriores educao primria e fora das escolas existem para os jovens? Estes so programas governamentais ou promovidos por ONGs? Existe uma nfase na prtica da sade alimentar? Existem programas de almoo nas escolas?

VOC SABIA QUE:


Na Cpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentvel (Agosto-Setembro de 2002), os governos:

Reafirmaram o compromisso de implementar as metas da Agenda 21. Fortalecer o conceito do desenvolvimento sustentvel e suas interligaes com a pobreza, meio ambiente e uso dos recursos naturais. Criaram parcerias com a sociedade civil e setor privado. Estabeleceram algumas novas metas, incluindo:

Diminuir pela metade a proporo de pessoas sem acesso ao saneamento bsico at 2015. Usar e produzir qumicos at 2020 de forma que no provoque efeitos adversos significativos na sade humana e no meio ambiente. Manter ou restaurar, em medida de urgncia, a quantidade de peixes explorados de forma a produzir um rendimento mximo sustentvel at 2015. Atingir, at 2010 uma reduo significativa no nvel atual de perda de biodiversidade.

30

REA 5: MEIO AMBIENTE


Ao 1: Os Governos concordaram em Integrar a educao e o treinamento ambiental nos programas de educao e treinamento.
PROMOVENDO O MEIO AMBIENTE Existe educao ambiental nas escolas? Como os professores so formados para o trabalho nesta rea? De que formas as organizaes de juventude so envolvidas na coleta de informaes e aes ambientais? As atividades dos jovens so apoiadas pelo governo ou pelas ONGs? O governo apia e usa a pesquisa dos programas de cincia ambiental ou outras atividades de pesquisa realizadas pelos jovens?

Ao 2: Os Governos concordaram em Facilitar a disseminao internacional das informaes sobre as questes ambientais e o uso de tecnologias ambientalmente limpas pelos jovens. Ao 3: Os Governos concordaram em Fortalecer a participao dos jovens na proteo, preservao e melhoria do meio ambiente. VOC SABIA QUE:

Os jovens frequentemente tm uma preocupao especial sobre a questo ambiental. As mensagens na mdia e o sistema educacional so cruciais para ativar o envolvimento dos jovens. A participao em processos de tomada de deciso essencial para o envolvimento juvenil.

Ao 4: Os Governos concordaram em Reforar o papel da mdia como uma ferramenta de disseminao dos problemas ambientais para os jovens.
ENCORAJANDO O ENVOLVIMENTO DO JOVEM EM RELAO AO MEIO AMBIENTE Que tipos de materiais de informao existem sobre o meio ambiente? Este materiais so produzidos pelo governo ou pelas ONGs? Como estes materiais so distribudos? Os jovens

31

ou organizaes de juventude esto envolvidos no desenvolvimento ou disseminao destas informaes? O governo encoraja o uso de tecnologias ambientalmente limpas? Existem programas para promover a participao da juventude no plantio de rvores, combate desertificao, reduo de lixo, reciclagem, combate s mudanas climticas e outras prticas ambientalmente corretas? Como os jovens e organizaes de juventude so envolvidas na criao e implementao apropriada de polticas ambientais? Os jovens so envolvidos na administrao destes programas? De que formas o governo encoraja a mdia e as agncias de publicidade e propaganda a desenvolver programas que disseminem informaes sobre as questes ambientais? Como os jovens so encorajados a participar nos processos de tomada de deciso em relao ao meio ambiente nos mbitos local, nacional e regional? Quais as foras e fraquezas?

VOC SABIA QUE:

A maior parte do uso de lcool, tabaco e drogas ilcitas comeam durante a adolescncia.
Do
lado do fornecedor: poucos progressos ocorreram nas restries (como na publicidade, propaganda e marketing) e atualmente existem mais tipos de drogas disponveis.

Do lado da demanda: existe uma demanda globalizada por drogas entre os jovens. Os
programas familiares desenvolvidos para a populao geral, que abordam a comunicao, habilidades disciplinadoras e de contenso, podem desencorajar o uso de lcool, tabaco e maconha pelos jovens no incio de sua adolescncia.

REA 6: ABUSO DE DROGAS


Ao 1: Os Governos concordaram em Incentivar a participao dos jovens e organizaes de juventude nos programas juvenis de reduo de demanda de drogas.
RESPONDENDO S NECESSIDADES DOS JOVENS Os programas de reduo da demanda de drogas tm a juventude como pblico-foco, especialmente os jovens em situao de risco? O contedo destes programas respondem diretamente aos interesses e preocupaes destes jovens? Existem programas

governamentais e promovidos por ONGs?

32

De que formas os programas de preveno das drogas est relacionado s atividades recreativas e ao desenvolvimento de habilidades? Como os jovens e as organizaes de juventude so envolvidas na construo e implementao de programas educacionais e aconselhamento individual para os jovens? fornecido treinamento para jovens lderes desenvolverem suas habilidades?

O governo coopera com as ONGs e as organizaes de juventude para desenvolver programas para reduo da demanda por drogas ilcitas, tabaco e lcool? Quais as foras e fraquezas destes programas?

Ao 2: Os Governos concordaram em Treinar estudantes de medicina e paramdicos no uso racional de remdios que contm drogas narcticas ou substncias psicotrpicas.
FORNECENDO TREINAMENTO APROPRIADO Que tipos de cursos ou treinamentos existem para disseminar materiais de informao para jovens mdicos e estudantes paramdicos na utilizao apropriada de drogas e o diagnstico do uso de substncias abusivas?

Ao 3: Os Governos concordaram em Fornecer tratamento e reabilitao para jovens que usam drogas ou so dependentes qumicos, jovens alcolatras e usurios de tabaco. VOC SABIA QUE:
O uso, em pases industrializados, de lcool, tabaco e outras substncias ilcitas para jovens entre 15 e 16 anos : lcool: 68 a 98% Tabaco: 47 a 86% Maconha: 35 a 43% (mais de 25% em 7 pases) Inalantes: at 22% Anfetaminas: 8 a 15% Cocana: at 4% (Fonte: World Youth Report 2003, (Informe Mudial sobre a Juventude 2003) www.un.org/youth)

33

Ao 4: Os Governos concordaram em fornecer Assistncia para usurios e dependentes de drogas que esto na justia criminal e sistema carcerrio.
FORNECENDO TRATAMENTO APROPRIADO E SERVIOS DE REABILITAO Existe alguma pesquisa sendo realizada pelo governo sobre o abuso de drogas? Se sim, a pesquisa tm sido realizada em cooperao com ONGs e/ou organizaes de juventude? Que tipos de programas existem para a preveno do abuso de drogas por crianas e jovens e para reabilitao e educao de ex-viciados em drogas e lcool? So programas promovidos pelos governos ou pelas ONGs? Existem programas de terapia em grupo? As organizaes de juventude esto envolvidas na promoo destes programas? Existem programas para jovens suspeitos ou convictos por ofensa criminal que inclua medidas alternativas como visitas regulares a policiais ou o cumprimento de um nmero especfico de horas de servio comunitrio? Quais as foras e fraquezas destes programas? Que tipos de servios de tratamento e reabilitao existem para jovens prisioneiros que j so dependentes de drogas? Existe um manual para as autoridades nacionais no cumprimento da lei e sistemas carcerrios manterem o controle necessrio e iniciar estes servios?

VOC SABIA QUE:


A maioria dos jovens eventualmente desiste do comportamento criminal ou divergente das regras de convivncia social. Algumas aes delinqentes ocorrem em espaos sub-culturais jovens, como as gangues.

&
VOC SABIA QUE:
Alguns tipos de delinqncia juvenil ocorrem durante o perodo de crescimento e amadurecimento e desaparecem espontaneamente ao jovem fazer a transio para a idade adulta. Os jovens marginalizados so mais suscetveis a desenvolver e manter um comportamento

34

REA 7: DELINQUNCIA JUVENIL


Ao 1: Os Governos concordaram em Priorizar medidas preventivas.
PREVENINDO A DELINQUNCIA JUVENIL Que tipos de polticas ou programas existem para prevenir a delinqncia juvenil ou a criminalidade jovem? Eles existem na rea urbana e rural? Como os jovens ou organizaes de juventude esto se envolvendo na criano, monitoramento e implementao destes programas? Que programas existem para promover o acesso de jovens das comunidades mais pobres s atividades educacionais, capacitadoras para o mercado de trabalho e de lazer, particularmente durante as frias? Estes so programas governamentais ou promovidos por ONGs? Estes programas so acessveis jovens que abandonaram a escola? Se sim, so programas governamentais ou promovidos por ONGs?

Ao 2: Os Governos concordaram em adorar medidas para a preveno da violncia.


PREVENINDO COMPORTAMENTOS VIOLENTOS Que tipos de campanhas, programas de educao e treinamento existem para sensibilizar a juventude contra a violncia? Estes so governamentais ou promovidos por ONGs? Existem programas que focam a erradicao de formas contemporneas de racismo, ou dsicriminao racial e xenofobia? So os jovens encourajados a participarem de organizaes de juventude ou outras organizaes comunitrias ou sociais? Como o governo apoia estas organizaes? Quais os pontos positivos e negativos encontrados?

VOC SABIA QUE:


As responsabilidades acerca da justia juvenil deveriam ser descentralizadas visando encourajar as autoridades locais a se envolverem ativamente na preveno do crime juvenil e reintegrar de forma efetiva os criminosos juvenis atravs de projetos de integrao social, criando um sentimento de cidadania responsvel.

35

Ao 3 Os Governos concordaram em promover Servios e programas de reabilitao.


PROMOVENDO SERVIOS DE REABILITAO Que tipos de servios e programas de reabilitao existem para jovens com ficha criminal? Estes so promovidos pelo governo ou por ONGs? Quais os pontos positivos e negativos? Existem prises especficaas para jovens ou os jovens ficam presos no mesmo ambiente que os adultos? Os jovens presos tm acesso educao e capacitao profissional? Os direitos humanos dos jovens presos so protegidos?

Lazer = horas em que no se frequenta a escola ou trabalho remunerado.


VOC SABIA QUE:
O lazer benfico para o desenvolvimento do jovem e promove a integrao social e a unio da sociedade. Melhores exemplos: trabalho voluntrio, esportes e participao comunitria.

REA 8: ATIVIDADES DE LAZER


Ao 1: Os Governos concordaram que: Atividades de lazer devem ser parte integral de programas e polticas de juventude. Ao 2: Os Governos concordaram que: Atividades de lazer devem ser elementos dos programas educacionais.
PROMOVENDO ATIVIDADES DE LAZER PARA A JUVENTUDE De que formas o governo promove as atividades de lazer para os jovens? Como estas atividades so apoiadas pelo governo? Quais os programas das ONGs? O seu governo criou bibliotecas pblicas, centros culturais ou outros locais de lazer em zonas urbanas e rurais? Os jovens so encourajados a participarem de atividades de teatro, msica, pintura ou outras formas de expresso artsitca? Como ocorre o involvimento das ONGs neste sentido? Os governos fornecem recursos para que as instituies educacionais estabeleam atividades de lazer? Estas atividades fazem parte do curriculum escolar?

36

Ao 3: Os Governos concordaram em garantir: A presena de espaos de lazer no planejamento urbano e desenvolvimento rural.
Os governos tm incluido reas e programas de lazer no planejamento urbano? E nos projetos de desenvolvimento rural?

VOC SABIA QUE:


A violncia contra a mulher, incluindo a jovem mulher, ocorre em todos os nveis econmicos e sociais estando profundamente arraizado em culturas de todo o mundo. Meninas e jovens mulheres encaram: Esteritipos de gnero, incluindo a discriminao. Tratamento diferenciado na educao e trabalho. Falta de acesso servios de sade reprodutiva para preveir-se de infeces transmitidas sexualmente e da gravidez. Violncia, mutilizao genital, abuso sexual, explorao e infanticdio feminino.

Progressos ocorreram na insero de meninas e jovens mulheres nas escolas e no desenvolvimento do potencial daquelas que comletaram a educao superior. Contudo, a discriminao e o esteritipo de gnero continuam a afetar a vida educacional e profissional de muitas mulheres que no recebem remunerao igual a dos homens que exercem atividade semelhante.

Ao 4: Os Governos concordaram em discutir Lazer e mdia.

Como os governos encourajam a mdia para que promova a compreeno e conscincia do jovem acerca dos aspectos que envolvem a integrao social, incluindo a tolerncia e o comportamento no violento?

37

REA 9: MENINAS E JOVENS MULHERES


Ao 1: Os Governos concordaram que Aes devem ser tomadas para eliminar a discriminao contra meninas e jovens mulheres. Ao 2: Os Governos concordaram em garantir que Exista uma oportunidade universal e igualitria educao fundamental para meninas e jovens mulheres, assim como o acesso ao ensino mdio e superior.
GARANTINDO OPORTUNIDADES IGUAIS PARA MENINAS E JOVENS MULHERES Que aes do governo foram executadas para eliminar a discriminao contra as meninas e jovens mulheres? Quais as atividades das ONGs? Quais os pontos positivos e negativos destas aes? Como o governo tm promovido o acesso igualitrio e universal educao fundamental para meninas e jovens mulheres, assim como ao ensino mdio e superior? Os materiais e prticas educacionais possuem equilbrio de gnero? E os programas governamentais e das ONGs? O modelo de educao elimina as barreiras de participao das meninas e jovens mulheres, incluindo aquelas casadas ou grvidas?

Ao 3: Os Governos concordaram que A discriminao contra meninas e jovens mulheres deveria ser eliminada da sade e nutrio.
Os governos eliminaram as leis e prticas discriminadoras contra meninas e jovens mulheres relacionadas programas de distribuio de alimentos e nutricionais, assim como o acesso servios de sade? De que forma o fizeram? Quais os pontos positivos e negativos?

Ao 4: Os Governos concordaram que Meninas e jovens mulheres deveriam ser protegidas de fomas de todas as formas de explorao, principalmente econmica.
Como o governo protege as meninas e jovens mulheres de todas as formas de explorao, especialmente a econmica?

38

Como o governo promove o acesso de meninas e jovens mulheres ao mercado de trabalho? Como encourajada a participao das jovens mulheres em setores dominados pelos homens? O governo tem polticas ou programas que promovem igual remunerao para mesmos servios? Quais os pontos positivos e negativos?

Ao 5: Os Governos concordaram a Decretar e implementar leis que protejam meninas e jovens mulheres de todas as formas de violncia, incluindo infanticdio feminino e seleo sexual pr-natal, mutilao genital, incesto, abuso sexual, explorao sexual, prostituio infantil e pornografia infantil.
Quais as polticas e leis nacionais que protegem as meninas e jovens mulheres de todas as formas de violncia, incluindo infanticdio feminino e seleo sexual pr-natal, mutilao genital, incesto, abuso sexual, explorao sexual, prostituio infantil e pornografia infantil? Que tipos de programas governamentais e no governamentais existem para prevenir e apoiar as meninas e jovens mulheres nestas reas? Como os jovens e organizaes de juventude esto envolvidas no desenvolvimento, implementao e avalizao destes programas?

REA 10: TOTAL E EFETIVA PARTICIPAO DA JUVENTUDE NA SOCIEDADE E NA TOMADA DE DECISO


Ao 1: Os Governos concordaram em Melhorar o acesso informao, possibilitando aos jovens um maior aproveitamento das suas oportunidades de participao na tomada de deciso. Ao 2: Os Governos concordaram em Desenvolver e/ou fortalecer oportunidades para que os jovens aprendam quais seus direitos e responsabilidades. Ao 3: Os Governos concordaram em Encourajar e promover associaes juvenis atravs do apoio financeiro, educacional e tcnico e promoo das suas atividades. Ao 4: Os Governos concordaram em Priorizar as cntribuies dos jovens na criao, implementao e avalizao de planos e polticas nacionais que afetam as suas vidas.

39

PROMOVENDO A PARTICIPAO DA JUVENTUDE De que formas o seu governo apia e promove a participao da juventude na tomada de deciso? Quais os pontos positivos e negativos da participao da juventude? Existem programas ou atividades de organizaes no governamentais que promovem a participao da juventude na tomada de deciso? Como os jovens aprendem sobre seus direitos e responsabilidades como cidados? Atravs da escola ou de outras atividades? De que formas o governo promove as organizaes de juventude? Que tipo de apoio lhes dado? H tambm apoio das ONGs e do setor privado? Como os jovens e organizaes de juventude esto envolvidas na criao, implementao e avaliao de polticas e planejamentos que envolvem a juventude? O seu pas possui uma plataforma nacional de juventude (como o Conselho Nacional de Juventude) ? Se sim, ele reconhecido pelo governo? Recebe apoio financeiro do governo?

VOC SABIA QUE:


A participao juvenil:

Gera melhores decises e produtos. parte integral de sociedades democrticas. Fortalece o comprometimento e compreeno dos jovens em relao aos direitos humanos e democracia. Promove a integrao social e a coeso na sociedade. Promove a participao de outros jovens.

VOC TAMBM SABIA QUE:


A participao da juventude est tendo uma ateno cada vez maior em fruns internacionais:

Delegaes da Austrlia, Dinamarca, Finlndia, Holanda, Noruega, Sucia e Suia, presentes na 58. Sesso da Assemblia Geral incluiram representantes jovens. Jovens participantes da Cpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentvel demonstraram que podem inlcuir valores sociais e noes de equidade nos debates. Todas as agncias das Naes U nidas esto trabalhando com jovens no planejamento e desenvolvimento de programas.

40

Ao 5: Os Governo concordaram em Encourajar a cooperao e intercmbio de experincias entre organizaes de juventude nos mbitos nacional, regional e internacional. Ao 6: Os Governos concordaram em Fortalecer o envolvimento dos jovens em fruns internacionais, considerando a incluso dos mesmos em suas delegaes oficiais, especialmente da Assemblia Geral.
Como os governos ou ONGs encorajam a cooperao e intercmbio de experincias entre organizaes de juventude nos mbitos nacional, regional e internacional? Existem representantes jovens nas delegaes oficiais ue participam de fruns

internacionais? Se sim, como ocorre esta participao? Como os jovens poderiam ser melhor representados em delegaes da Assemblia Geral?

VOC SABIA QUE:


Os jovens raramente so envolvidos nos processos de tomada de deciso que levam globalizao, apesar de serem os herdeiros deste mundo globalizado.

Existem duas concepes principais sobre a globalizao eceonmica: Benfica para os jovens: eles se adaptam rapidamente. Prejudicial aos jovens: eles so explorados.

Os aspectos sociais da globalizao incluem: a juventude est mais unida; questes locais esto se tornando globais e vice versa. Ser que a globalizao criou uma cultura mais uniforme?

41

REA 11: GLOBALIZAO 4


Ao 1: Os Governos concordaram que Ns acreditamos que garantir que a globalizao se torne uma fora positiva para todas as pessoas do mundo um desafio central que enfrentamos hoje. Ao 2: Os Governos concordaram que A responsabilidade na administrao do

desenvolvimento econmico e social, assim como a ameaa paz e segurana internacional, deve ser dividida entre as naes do mundo e exercida de forma multilateral.
APOIANDO OS JOVENS EM UM MUNDO GLOBALIZADO No seu pas existem polticas e programas focados especificamente nos efeitos da globalizao? Se sim, que reas eles focam? Existem pesquisas sendo realizadas no seu pas sobre os efeitos da globalizao nos jovens? Tm o governo ou outras instituies sido eficienes e estratgicos em sua ajuda aos jovens? Recursos tm sido aplicados em desenvolvimento internacional? Que tipo de cooperao tcnica e intercmbio de tecnologia tm ocorrido? Existem jovens envolvidos? O governo compartilha as suas informaes e dialoga com os jovens acerca de suas polticas comerciais? O governo executou alguma medida para eliminar os impactos negativos da globalizao no desenvolvimento da juventude?

Ao 3: Os Governos concordaram em Criar um ambiente nacional e internacionalmente que conduza ao desenvolvimento e eliminao da pobreza. Ao 4: Os Governos concordaram em Desenvolver e implementar estratgias que permita aos jovens, em qualquer local, a ter um trabalho decente e produtivo.

Aes para esta area prioritria foram retiradas da Declarao do Milnio das Naes Unidas (Resoluo da Assemblia Geral 55/2, Setembro 2000). Para maiores detalhes dos compromissos veja a Declarao (www.un.org/millenium/summit.htm). Verifique se o seu pas participou da Cpula do Milnio.

42

Os jovens, organizaes de juventude ou ONGs j organizaram algum tipo de campanha de conscientizao sobre a globalizao? Se sim, que tipos de campanhas (ex: sobre justia social)?

REA 12: TECNOLOGIA DE INFORMAO E COMUNICAO 5


Ao 1: Os Governos concordaram que Deve-se encorajar, at 2005 que no desenvolvimento de estratgias nacionais seja includa a necessria capacitao, considerando as diferencias circunstncias nacionais. Ao 2: Os Governos concordaram em No contexto das estratgias nacionais, incluir as necessidades especiais dos idosos, dos portadores de deficincias, das crianas, especialmente as crianas marginalizadas e outros grupos em desvantagem e marginalizados, tomando as defidas medidas educacionais, administrativas e legislativas, garantindo a incluso completa destes grupos na sociedade da informao. Ao 3: Os Governos concordaram em Encorajar a elaborao e a produo de equipamentos e servios de Tecnologia de Informao e Comunicao para que todos, incluindo idosos, portadores de deficincias, crianas, especialmente as crianas marginalizadas e outros grupos em desvantagem e marginalizados, possam acess-los com facilidade e viabilidade. Ao 4: Os Governos concordaram em Desenvolver polticas domsticas para garantir que as Tecnologias de Informao e Comunicao sejam integradas aos projetos de educao e treinamento em todos os mbitos, incluindo o desenvolvimento de currculums, treinamento de professores, administrao institucional.
72

VOC SABIA QUE:

Geralmente os jovens so os primeiros a aproveitar os avanos nas tecnologias de informao e


comunicao.

Que formas tradicionais de socializao entre os jovens, como a famlia e a escola, esto sendo
desafiadas.

Que novas tecnologias esto gerando uma cultura uniforme de informao, prazer e autonomia.
Ao mesmo tempo, muitos jovens, particularmente nos pases em desenvolvimento, so excludos
5

desta Plano de Ao para meis detalhes sobre os compromissos (www.itu.int/wsis ). Veja se o seu governo participou da Veja o revoluo da informao, deixando-os margem da evoluo digital.
Cpula Mundial.

Aes para esta rea prioritria foram retiradas da Cpula Mundial da Sociedade de Informao (Dezembro de 2003).

43

Ao 5: Os Governos concordaram a Trabalhar para remover as barreiras de gnero na educao e treinamento para a Tecnologia de Informao e Comunicao, promovendo oportunidades iguais para meninas e mulheres.
CONTROLANDO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAO E COMUNICAO PARA O BENEFCIO DA JUVENTUDE. Existes programas e/ou polticas governamentais especficas sobre a relao entre Teconologia de Informao e Comunicao e juventude? Se sim, qual o seu foco? Existe alguma pesquisa acerca dos benefcios e prejuzos da Tecnologia para Informao e Comunicao para os jovens? Existem servios ou programas que auxiliem os jovens a utilizar a Tecnologia de Informao e Comunicao para conseguir emprego? Existem programas governamentais que ensinem habilidades relacionadas Tecnologia de Informao e Comunicao para jovens? Se sim, que tipos de programas e treinamentos esto disponveis? Existem progrmas dentro e fora das escolas? Existem programas liderados por ONGs? O setor privado est envolvido nestes progamas? O acesso de todos Tecnologia de Informao e Comunicao uma poltica de governo? Se sim, ressalta o acesso de grupos vulnerveis como pessoas portadoras de deficincias? Jovens ou organizaes de juventude tm se envolvido no planejamento, implementao e avaliao destes programas? Como as organizaes de Juventude esto utilizando as Tecnologias de Informao e Comunicao?

REA 13: AIDS 6


Action 1: Os Governos concordaram em Garantir, at 2003, o desenvolvimento e implementao de estratgias e planos de financiamento nacionais multi-setoriais para o combate da AIDS. Ao 2: Os Governos concordaram em Integrar, at 2003, a preveno, cuidado, tratamento, apoio e diminuio dos impactos da AIDS ao plano de desenvolvimento nacional.

Aes para esta prioridade foram retiradas da Declarao de Confiana pela AIDS (Junho 2001). Veja a Declarao para mais detalhes (www.unaids.org). Veja se o seu overno participou da Sesso Especial da Assemblia Geral sobre AIDS.

44

VOC SABIA QUE: AIDS mata no h cura.


Aproximadamente 12 milhes de jovens homens e mulheres vivem com AIDS. 6.000 jovens so infectados diariamente foram 2.5 milhes de novos casos em 2002.

Ao 3: Os Governos concordaram em Estabelecer, at 2003, objetivos nacionais para atingir o objetivo internacional de preveno que consiste em reduzir em 25% a prevalncia da AIDS em jovens mulheres e h omens com idade entre 15 e 24 anos que vivem nos pases mais afetados at 2005 e em 25% globalmente, at 2010.
PREVENO, CUIDADO E APOIO AIDS PARA OS JOVENS O governo possui uma estratgia e plano de financiamento nacional multi-setorial para combater a AIDS? Os jovens so explicitamente parte destes projetos? Exste uma priorizao poltica desta estratgia? Existe um mecanismo de monitoramento e avaliao? Que polticas governamentais existem em relao preveno, cuidado e apoio AIDS? Estas polticas promover os direitos humanos das pessoas soro-positivas? Os jovens e organizaes de juventude, principalmente soro-positivos, envolvidos no desenvolvimento destas polticas? Quantos programas e servios governamentais para jovens so focados na preveno, cuidado e apoio AIDS? Estes programas incluem preveno AIDS e educao para sade sexual e reprodutiva? Os servios incluem sade reprodutiva, com distribuio a baixo custo ou gratuita de preservativos, aconselhamento voluntrio e teste, diagnstico e tratamento de doenas sexualmente transmissveis? Quais tm sido os pontos positivos e negativos? A educao para sade, incluindo preveno AIDS, parte do curriculum escolar? Em que nveis? Existem programas focados especificamente em jovens que esto fora da escola? Como so os programas e servios da ONGs? Quais tm sido os pontos positivos e negativos?

Ao 4: Os Governos concordaram em Garantir, at 2005, que pelo menos 90% e at 2010, que pelo menos 95% das jovens mulheres e homens entre 15 e 24 anos tenham acesso informao, educao, especificamente educao para jovens e servios necessrios para o desenvolvimento das habilidades necessrias para a reduo da vulnerabilidade

45

infeco do vrus HIV. Isto deve ocorrer em total parceria com os jovens, pais, famlias, educadores e provedores dos servios de sade. VOC SABIA QUE:
Existe uma desigualdade de gnero nas taxas de infeco: a taxas de novos infectados maior em jovens mulheres que entre jovens homens. As taxas entre as garotas vm crescendo rapidamente devido a uma maior suscetibilidade biolgica, falta de segurana financeira, casamento forado e precoce, estupro e abuso sexual e o trfico de jovens mulheres.

99 por cento das infeces na frica so causadas por sexo inseguro.

Ao 5: Os Governos concordaram em Desenvolver, at 2003 e implementar, at 2005, polticas e estratgias nacionais para: construir e fortalecer as capacidades governamentais, familiares e comunitrias para promover um meio ambiente favorvel para meninas e meninos rfos infectados e afetados pela AIDS incluindo a existncia de servios de aconselhamento e apoio psico-social, garantindo o acesso educao, habitao, alimentao, servios sociais e de sade como qualquer outra criana, protegendo os rfos e crianas vulnerveis de todas as formas de abuso, violncia, explorao, discriminao, trfico e perda de patrimnio.
Os jovens so informados e educados sobre a AIDS? Os projetos de informao e educao so governamentais ou no governamentais? Esta informao apropriada para a faixa etria e relevante para os jovens? A informao disponvel inclui dados sobre comportamento sexual, absteno e uso constante de camisinha e os perigos do uso de drogas injetveis? Existem programas governamentais que promovem um meio ambiente adequado para meninas e meninos rfos infectados e afetados pela AIDS? Que tipos de estigmas e discriminao os jovens portadores do HIV sofrem no seu pas? O que tm sido feito para combater isto? Os jovens e organizaes de juventude, incluindo jovens soro-positivo, esto envolvidos no planejamento, implementao e avaliao dos programas e servios de cuidado e apoio AIDS? Quais tm sido os pontos positivos e negativos?

46

VOC SABIA QUE:


Os jovens so ofensores e vtimas eles matam e so mortos mais do que qualquer outro grupo etrio ou demogrfico. Na ltima dcada, aproximadamente 2 milhes de crianas e jovens foram assassinados ou morreram em conflitos armados e 5 milhes ficaram incapacitados. A exposio violncia durane os anos de formao podem ter uma influncia definitiva nas caracterticas dos jovens envolvidos em conflitos armados seja como atores ou vtimas. Os efeitos dos conflitos armados no bem estar fsico e mental do jovem e nas suas perspectivas futuras de viver uma vida normal, so causas de srias preocupaes. Existem inmeros exemplos de jovens que esto participando de atividades para o desenvolvimento da paz, promoo da cultura de paz e preveno de conflitos.

REA 14: JUVENTUDE E PREVENO DE CONFLITOS7


Ao 1: Os Governos concordaram em Tomar todas as medidas possveis para garantir que os membros das suas foras armadas que no tenham completado 18 anos, no participem diretamente dos conflitos. Ao 2: Os Governos concordaram em Garantir que as pessoas que ainda no tenham completado 18 anos no sejam recrutadas, compulsoriamente, pelas foras armadas.
FOCANDO EM JUVENTUDE E CONFLITO Existe alguma lei que proibe o uso de crianas e jovens como soldados? Existem programas governamentais que buscam a preveno das causas do conflito? E programas no governamentais? Os jovens esto envolvidos no planejamento,

implementao e avaliao destes programas? Existem programas governamentais focados na desmobilizao e reintegrao das crianas e jovns soldados? Existem servios disponveis para os jovens, incluindo a preveno AIDS, preveno explorao sexual, medidas de proteo especial para meninas e proteo para rfos e crianas separadas de suas famlias? Existem leis e programas que focam no investimento, a longo prazo, em educao, apoio psico-social, treinamento vocacional e outros tipos de apoio para as famlias e comunidades?

As aes para esta area prioritria foram retiradas do Protocolo Opcional da Conveno sobre os Direitos da Criana quando envolvimento da criana em conflitos armados. Verifique se o seu governo assinou ou ratificou este Protocolo Opcional.

47

Os direitos e preocupaes dos jovens so considerados e todas as fases de negociao pela paz e construo da paz? Como os jovens e organizaes de juventude esto envolvidos nestas atividades?

VOC SABIA QUE:


Vivemos em uma sociedade que envelhece: em 2050 existiro 4 vezes mais idosos que hoje.

No meio do sculo vinte e um, os idosos e os jovens iro reresentar a mesma proporo da populao mundial.

REA 15: RELAES ENTRE GERAES8


Ao: Os Governos concordaram em Fortalecer a solidariedade atrvs da equidade e recicprocidade entre as geraes.
APOIANDO POTICAS E PROGRAMAS ENTRE GERAES O governo possui alguma poltica ou programa voltado para as relaes entre geraes, por exemplo atravs disseminao da solidariedade entre geraes? Os jovens tm oportunidade de interagir com os idosos atravs de programas comunitrios, sociais ou voluntrios? Estes programas so dirigidos por governos ou ONGs? Existem programas voltados para a situao especfica daqueles que tm que cuidar simultneamente de seus pais, filhos e netos? Que tipos de programas e servios esto disponveis para apoiar os idosos como provedores, incluindo a valorizao do papel dos avs em criar seus netos?

VOC SABIA QUE:


Conferncias globais causaram um impacto de longo prazo atravs da:

Mobilizao dos governos nacionais e locais e organizaes no governamentais (ONGs) para agirem em relao a um grave problema global. Estabelecimento de padres internacionais e guias para a poltica nacional.

Aes propostas podem ser Servindo como um frum onde novasInternacionais debatidas e o consenso pode ser
Objetivo desta sesso gerado.

Esta Determinao promover uma viso geral dasos governos conferncias e sesses e seso visa de um processo contnuo onde principais se comprometem a agir
comunicam regularmente s Naes Unidas depois da criao especiais das Naes Unidas que ocorreramsobre suas aes. do Plano Mundial de

A ao para esta area prioritria foi retirada do Plano de Ao Interncional de Madrid sobre Envelhecimento (Abril de 2002). Para maiores informaes sobre o Plano de Ao: www.un.org/esa/socdev/ageing. Veja se o seu governo participou da segunda Assemblia Geral em Envelhecimento.

48

Ao para Juventude no ano de 2000. Como as questes de juventude so transversais, pode ser ltil verificar outros acordos internacionais feitos pelo seu governo e como ele os traduziu em aes nacionais.
Muitas aes internacionais ocorerram desde o PMAJ que reafirmam os compromissos com a juventude. Voc deve verificar se o seu governo: Participou destas conferncias e sesses especiais. Incliu jovens em suas delegaes. Modificou alguma lei ou poltica nacional de juventude depois do evento.

VOC SABIA QUE:


O progresso das maiores conferncias frequentemente revisado em perodos de cinco anos, por isso muitas conferncias tm a denominao

+ 5.

Questes importantes tambm so referenciadas atravs das dcadas, anos e dias internacionais.

Abaixo segue uma lista das principais conferncias e sesses especiais que ocorreram desde 1995. Para ter mais informaes sobre elas visite o stio www.un.org Cpula Mundial para o Desenvolvimento Social. Copenhagen, 1995. Quarta Conferncia Mundial sobre Mulheres, Beijing, 1995. Conferncia das Naes Unidas sobre Assentamentos, Istanbul, 1996. Cpula da Terra + 5, Nova Iorque, 1997. Conferncia Mundial de Ministros Responsveis por Jovens, Lisboa, 1998. Conferncia Internacional sobre Populao e Desenvolvimento + 5, Nova Iorque, 1999. Cpula Mundial para o Desenvolvimento Social e alm, Genebra, 2000. Beijing + 5, Nova Iorque, 2000. Cpula do Milnio, Nova Iorque, 2000. Sesso Especial sobre AIDS, Nova Iorque, 2001. Conferncia Mundial Contra o Racismo, Durban, 2001. Conferncia Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, Monterrey, 2002. Segunda Assemblia Geral sobre Envelhecimento, Madrid, 2002. Sesso Especial sobre Crianas, Nova Iorque, 2002. Cpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentvel, Johannesburgo, 2002.

49

VOC SABIA QUE: Ter acesso a oportunidades (educacionais e trabalhistas), servios (como de sade) e informao vital para a participao e empoderamento da juventude. Para tanto, deve lhe ser dada esta oportunidade.

A equidade vital para a participao e empoderamento da juventude, para tanto, os jovens devem poder participar.

Envolver os jovens no planejamento, implementao, monitoramento e avaliao de polticas, programas e servios relacionados juventude torna-os mais relevantes, eficientes e efetivos para o seu pblico foco os jovens!

SE ENVOLVA!
Objetivo desta sesso Esta sesso contm uma breve reviso de conceitos bsicos acerca da participao e empoderamento da juventude, assim como feramentas e mtodos concretos para a sua organizao. Contm idias e passos para a formao de parcerias, realizao de iniciativas de defesa e celebrao da juventude! Existem muitas formas da sua organizao se envolver. Ns sempre o encorajamos a ser o mais criativo possvel! Esta sesso se inicia com uma reviso da participao e envolvimento do jovem e o que isso significa. Posteriormente, abordaremos alguns mtodos de envolvimento e para a ao com os governos. Escolha quais os mtodos mais adequados para voc!

Pilares principais para o envolvimento, participao em empoderamento da juventude.


O QUE SIGNIFICA PARTICIPAO E EMPODERAMENTO?
Participao da juventude um processo em que os jovens influenciam, compartilham o controle e a responsabilidade das decises, planos e recursos que os afetam. Existem duas formas de participao. Participao social est relacionada influncia nas organizaes da sociedade, como escolas, clubes e ambientes de trabalho e suas atividades. Participao poltica envolve uma influncia nas polticas locais, regionais, nacionais e internacionais.

50

Definimos empoderamento como um processo de formao necessrio e que deve ocorrer na sociedade. O empoderamento dos jovens significa no apenas sua participao no pocesso de tomada de deciso, mas tambm sua participao na sociedade, atravs do acesso educao, emprego e sade, assim como, recursos como terra e crdito. Empoderar os jovens significa darlhes a oportunidade de tomar decises acerca das questes que afetam as suas vidas. Os jovens no so passivos, ao contrrio, so agente ativos para o desenvolvimento e transformao! VOC SABIA QUE:

Pode ser feita uma distio entre cinco nveis de participao:


1. Proviso de informao: os jovens so informados das polticas e atividades que foram definidas pelos adultos. 2. Consulta iniciada por adultos: os adultos decidem quando e em relao a que os jovens sero consultados. 3. 4. Consulta iniciada por jovens: os jovens podem opinar, mas no tem poder decisrio. Tomada de deciso compartilhada: adultos e jovens compartilham o poder da tomada de deciso. 5. Autnoma: os jovens tomam a iniciativa e conduzem os projetos.

Governos, organizaes da sociedade civil e organismos internacionais se comprometeram a garantir o direito dos jovens participao e empoderamento. Os direitos das jovens mulheres e homens educao, emprego e sade foram declarados em uma variedade de instrumentos e programas de ao internacionais, assim como direitos especficos de grupos de jovens, como a juventude urbana, rural, estudantil, trabalhadora e portadora de deficincias.

POR QUE PARTICIPAO E EMPODERAMENTO


Ento, por que a participao da juventude importante? Primeiro porque um direito! Os jovens tm o direito de participar ativamente e completamente na sociedade e expressar suas opinies acerca das questes que lhes afetam.

Se os jovens forem encourajados a participar ativamente da sociedade, eles conhcero mais os seus direitos e sero cidados mais responsveis. Sociedades democrticas, tolerantes e justas so sustentadas por cidados que podem usar as oportunidades de participao de forma estratgica. A participao, portanto, tambm um investimento para o futuro do pas.

51

DIFERENTES NVEIS DE PARTICIPAO


Existem diferentes nveis de participao. Quanto mais alto o nvel, maior o controle, influncia e responsabilidade que os jovens tm.

Existe uma diferena entre uma participao momentnea (ad-hoc) e estrutural. A momentnea se refere a participao em um projeto ou conferncia determinada, enquanto que a participao estrutural significa um envolvimento contnuo por um perodo de longo prazo. Existe tambm a diferena entre a participao direta e indireta. A primeira implica em um contato direto com a pessoa ou rgo responsvel pela deciso. A indireta se refere ter sua opinio representada por outra pessoa ou grupo, como os conselhos de jovens.

Os jovens podem decidir em que nveis e de que forma querem participar, contudo esta escolha vai depender da vontade e abertura do indivduo ou organizao de ouvir o jovem. O ideal seria que os governos, organizaes internacionais e nacionais apoiassem os jovens em seu empenho para obter recursos que viabilizassem o empoderamento da juventude. Contudo, as diferenas culturais, o no conhecimento das questes juvenis ou a no compreenso das mesmas podem impedir os jovens a atingir nveis mais elevados de participao. VOC SABIA QUE: O quarto Frum Mundial de Juventude (Agosto de 2001) teve como principal objetivo o empoderamento da juventude para que participasse mais efetivamente de todos os aspectos da sociedade. Mais de 300 delegados, membros de organizaes de juventude de todo o mundo, participaram do Frum e escreveram a Estratgia de Dakar para o Empoderamento. Aspectos chave desta estratgia incluem: Os jovens participantes reinvidicaram a implementao de uma estratgia de empoderamento holstica e integrada que fosse aplicvel nos mbitos global, regional e nacional e que envolvam os jovensdesde a sua concepo, formulao e implementao. Eles tambm solicitaram aos Governos,sistema das Naes Unidas e organizaes da

sociedade civil que apoiassem os jovens na obteno de recursos para programas de empoderamento.

Algumas dicas para o sucesso da participao: No deve haver participao sem educao! Esteja informado, conhea o assunto e os documentos que esto sendo discutidos. Tente entender a cultura e as regras do jogo. Quando e como as decises so tomadas e quem controla o jogo?

52

Busque representar a opinio de um maior nmero de pessoas possvel. Ser parte de uma organizao de juventude nacional ou internacional ajuda. Utilize as experincias dos outros que fizeram este trabalho antes de voc. Alm das organizaes de juventude voc deve envolver outros grupos de interesse como os sindicatos e ONGs.

No crie grandes expectativas. Especialmente no mbito internacional, onde muitos interesses esto envolvidos, voc pode se desapontar. Lembre-se que os lobistas internacionais precisaram de anos de pacincia antes de atingir os resultados desejados no seu trabalho.

A ONU E A PARTICIPAO DA JUVENTUDE


Diferentes departamentos e programas das Naes Unidas tm formas de incluir os jovens. A maioria contm informaes sobre as formas de participao nos seus sitios de internet e outras agncias tm stios especficos para jovens. (Voc pode encontrar estas pginas no cone links da pgina www.un.org/youth).

Para algumas organizaes das Naes Unidas voc pode se tornar um delegado ou um voluntrio. Existem diferentes eventos globais em que os jovens podem se envolver, como o Frum Mundial de Cultura, o Festival Mundial de Juventude e o Frum Mundial de Juventude. Durante o quarto Frum Mundial de Juventude, por exemplo, uma oportunidade foi criada para que as centenas de delegados, membros de organizaes de juventude do mundo, pudessem discutir suas agendas e tentassem influenciar os polticos mundiais.

VOC SABIA QUE:


Advogar difere de conscientizar, pois o primeiro est focado em pessoas influentes enquanto que o segundo voltado para o pblico em geral. Voc pode advogar em causa prpria ou para outros. Se estiver advogando para outros, esteja certo de que tem a permisso e envolvimento destes.

53

Advocar9
O QUE ADVOGAR ?
Advogar, do termo em ingls advocacy, pode ter muitas definies, geralmente, definida com um processo de tentativa de mudana nas polticas, prticas, atitudes, crens ou aes influenciando pessoas ou organizaes que tm posies de poder.

MTODOS DE ADVOCACY
Os jovens se empenham para defender suas idias e aspiraes para os seus governos. Em alguns momentos parece ser uma batalha! Em algumas partes deste Manual voc ter acesso a algumas informaes interessantes que podem ser compartilhadas com queles que tomam as decises. Voc tambm pode pensar sobre outras maneiras que a Secretaria Naes Unidas pode atuar para beneficiar a juventude e sua comunidade. Abaixo voc encontrar alguns pontos que devem ser levados em considerao quando advogando com os que tomam as decises: As estruturas governamentais variam muito entre os pases, contudo as subdivises internas costumam ser similares, contendo um nvel local ou municipal, outro estadual ou provincial e um nacional, alguns pases podem ainda a presentar o nvel regional. Tente direcionar os seus esforos para o nvel governamental correto. Descubra que nvel responsvel pela questo pela qual voc est advogando. Por exemplo, se voc precisa discutir sade e o governo do estado ou provncia responsvel pelas questes de sade, voc deve procurlos. Frequentemente existem mudanas nos departamentos governamentais, especialmente na rea internacional, onde civis so comumente enviados para outros pases. Tente manter uma cpia de toda correspondncia e anotaes que reflitam as suas interaes com o governo. Desta forma, se voc tiver que trabalhar com novas pessoas voc pode compartilhar com elas o que ocorreu anteriormente. Lembre-se que existe uma diferena entre um oficial eleito e queles que trabalham no servio pblico. Voc pode querer contatar um ou ambos atores governamentais para compartilhar suas idias acerca das questes da juventude. Tente todas as formas de comunicao: correspondncia escrita, telefonemas e encontros pessoais so todas excelentes opes. Seja persistente, mas educado. Se uma pessoa no quer responder os seus

questionamentos, pergunte se existe outra pessoa a quem voc possa contatar. Sempre
9

Esta sesso foi baseada no Advocacy in Action: A Toolkit to Support NGOs and CBOsResponding to HIV/AIDS, International HIV/AIDS Alliance, Junho de 2002.

54

agradea pelo tempo que lhe foi destinado e no se esquea de manter cont ato, informando os desdobramentos. Muitos pases tm uma Misso Permanente nas Naes Unidas. Se voc vai contatar o seu governo sobre uma questo relacionada ao trabalho das Naes Unidas, voc deve informar tambm aos representantes do seu pas na Misso. VOC SABIA QUE: Os seus objetivos sempre devem ser: Especficos; Medveis; Atingveis; Realsticos e Limitados no tempo.

Advogar tambm trabalhar com outros atores. Abaixo, seguem outras formas de advogar pelas causas juvenis: Telefonar para estaes de rdio; Distribuir pacotes com informaes para oficiais e mdia; Boicote; Usar o sistema jurdico; Participar de comits ou grupos; Treinar oficiais; Escrever artigos para jornais e revistas; Participar de entrevistas; Conversar e formar redes com outras pessoas.

PLANEJANDO O SEU TRABALHO


Que questes voc quer discutir?

Tenha certeza de que voc est bem informado, tem anlises sobre o assunto e todas as informaes ou evidncias necessrias. Veja qual a melhor forma de direcionar o seu trabalho. Identifique as estratgias apropriadas.

Que objetivos voc quer atingir com seu trabalho?

Tenha certeza de que voc tem objetivos claros. importante saber quais os recursos (financeiros e humanos) que voc tem.

55

Pode ser que voc tenha que priorizar os seus objetivos em virtude dos recursos limitados. Identifique qual o seu pblico-foco, de acordo com seus objetivos. Identifique tambm os possveis obstculos que sero encontrados.

Com que organizaes voc pode fazer parcerias? Pode ser interessante formar uma aliana com outras organizaes ou utilizar alianas e redes j existentes para atingir os seus objetivos. Esteja certo de que est envolvendo as pessoas que so afetadas pelas questes que sero discutidas desde o incio do processo. Voc desenvolveu um plano de trabalho?

O plano deve incluir os objetivos, alvos (pessoas/instituies), aes que sero realizadas, recursos, durao e resultados esperados. No esquea de incluir como voc vai monitorar os seus obstculos e sucessos.

Parcerias
O QUE SO PARCERIAS? 10
Parcerias podem ser definidas como: o trabalho conjunto de diferentes pessoas ou organizaes que visam atingir um objetivo comum. Fazer parcerias e essencial, quando no se consegue aingir uma meta sozinho.
11

Caractersticas principais de uma parceria :

Diviso de riscos, responsabilidades, recursos, competncias e benefcios; Trabalho conjunto atravs de um processo compartilhado de tomada de deciso e resoluo de problemas; As parcerias devem ser voluntrias, formadas com base na escolha e no em regulamentos ou coeso; Unio de foras onde a soma dos resultados do trabalho conjunto maior do que a soma dos resultados dos trabalhos individuais;

10

Esta sesso foi baseada no athways to Partnership: A Toolkit to Support NGOs and CBOs Responding to P HIV/AIDS.. International HIV/AIDS Alliance, Novembro de 2002. 11 Estas caractersticas foram retiradas do relatrio Expert Group Meeting, United Nations Expert Group Meeting on Forgi ng Partnerships for Social Development and the Social Responsibility of the Private Sector, Copenhagen, Junho de 2002.

56

COM QUEM FAZER PARCERIAS?


Existem inmeras organizaes ou grupos com os quais voc pode construir parcerias. Contudo, ir depender dos seus objetivos e dos projetos. Parceiros potenciais incluem: Grupos e/ou organizaes de juventude; Organizaes no governamentais; Departamentos governamentais. Fundaes; Agncias das Naes Unidas; Departamentos acadmicos; Lderes religiosos; Advogados; Lderes empresariais; Polcia.

VOC SABIA QUE: Diferentes organizaes tm diferentes nomes para parcerias; elas podem ser chamadas alianas ou relaes exteriores.

Parcerias diferem das redes por configurarem uma relao mais profunda e complexa, com objetivos concretos e especficos.

BENEFCIOS DAS PARCERIAS


Existem inmeros benefcios por se trabalhar em parceria com outros. Geralmente, construir parcerias permite que o seu mbito de trabalho seja ampliado e que o impacto seja maior. Outros benefcios incluem: Acesso a outras instituies, pessoas e/ou lugares; Novas idias e perspectivas; Novos conhecimentos e habilidades; Apoio financeiro e maior recurso humano; Maior influncia e reconhecimento; Trabalho mais efetivo: atravs do maior mbito de trabalho e resposta, aumento de recursos, diminuio dos obstculos e programas mais eficientes e eficases.

57

PLANEJANDO AS SUAS PARCERIAS


Quais so as suas prioridades? Rever os seus objetivos e quais as necessidades da comunidade ajuda a definir o seu parceiro. A partir das questes com as quais voc trabalha, quais as oportunidades e desafios existentes? Em que reas de trabalho a sua organizao poderia se beneficiar de uma parceria? Identifique com que questes prioritrias voc gostaria de trabalhar, e como trabalhar em parceria pode trazer benefcios. Quais so as organizaes ou grupos potenciais com as quais voc pode fazer parcerias? No se esquea de fazer um mapeamento das diferentes organizaes e grupos que esto trabalhando em setores semelhantes. Quais os benefcios e desafios potenciais em trabalhar com estas organizaes?

VOC SABIA QUE:

Voc pode trabalhar com o seu governo para modificar polticas e leis ou encourajar o
governo a fornecer servios para a comunidade.

Voc pode trabalhar com os empresrios para aprender algumas habilidades (como
marketing e administrao) e melhorar a qualidade dos seus projetos ou encourajar a empresa a inciar projetos sociais.

Voc pode trabalhar com organizaes religiosas para fornecer comunidade servios ou
influenciar suas atitudes sociais.

Voc pode trabalhar com a mdia para aumentar a conscincia sobre questes importantes
ou atingir uma maior audincia/.

Voc pode trabalhar com outras ONGs para atingir comunidades mais vulnerveis,
fornecer mais servios, compartilhar conhecimentos e habilidades, exercer maior influncia ou implementar projetos pilotos de sucesso.

CONSTRUINDO UMA COLABORAO EFETIVA


O primeiro passo na construo de uma parceria conhecer a organizao com a qual voc trabalhar. Isto inclui analisar a sua forma de trabalho, como ela vista e como v os outros e considerar os prs e contras do trabalho com eles.

No se esquea de monitorar a sua parceria! sempre importante manter um arquivo dos seus sucessos e lies aprendidas.

58

Celebre o dia internacional da juventude!


No dia 17 de Dezembro de 1999, a Assemblia Geral, na sua resoluo 54/120, endossou a recomendao feita pela Conferncia Mundial de Ministros Responsveis pela Juventude (Lisboa, 8-12 de Agosto de 1998) de que o dia 12 de Agosto fosse declara do Dia Internacional da Juventude.

A Assemblia recomendou que atividades de informao ao pblico fossem organizadas para apoiar o Dia e promover um maior conhecimento do PMAJ.

Como parte do trabalho da sua organizao, ns o encourajamos a celebrar o Dia Internacional da Juventude. Este dia permite u execelente foco nas questes da juventude, sendo uma m oportunidade para lutar por direitos e realizar eventos informativos.

Cada ano o Dia tem um tema diferente. Por exemplo, em 2003 o tema foi Juventude e Empregabilidadee no ano de 2002 ele foi Hoje e para o Futuro: Ao juvenil para o desenvolvimento sustentvel. Alguns meses antes, veja com o programa da ONU para a juventude (http://www.un.org/youth) qual ser o tema do Dia Internacinal da Juventude.

VOC SABIA QUE:

O Dia

Internacioal da Juventude um bom momento para revisar o quem tm sido feito


um bom dia para focar em como encourajar o empoderamento e

no seu pas para implementar o Programa Mundial de Ao para a Juventude.

a participao da juventude nos processos de deciso que podem afetar as suas vidas.

Junte-se a outros jovens, agncias governamentais, ONGs, empresa e mdia e planejem, coordenem e divulguem eventos!

SE ORGANIZE! CELEBRE! JUNTE-SE! REALIZE!


Ento, como voc pode celebrar o Dia Internacional da Juventude? Abaixo seguem algumas idias. Seja criativo e divirta-se!

Organize um evento arttico ou seminrio acerca de questes importantes para a juventude em parceria com o diretrio acadmico da sua universidade ou escola. Convena a adminsitrao da universidade ou escola a apoiar o evento!

59

Convoque uma renio com representantes do governo e pergunte o que foi feito pela juventude ultimamente. Faa um cartaz para divulgar a reunio e busque a mdia para que cubra o evento.

Promova discusses pblicas, fruns, performances artsticas e ou campanhas informativas na sua comunidade visando na importncia das questes e direitos da juventude e como elas podem ser solucionadas. Envolva o governo local!

Envie artigos e outros materiais informativos para a mdia. Solicite que eles abordem questes da juventude neste Dia. Use a mdia para divulgar a sua mensagem! Organize concursos de redao, fotografia ou pintura entre os jovens da sua comunidade. Convena os empresarios locais a financiar um prmio e o anuncie no Dia Internacional da Juventude. Divulgue bastante!

Use a internet para se comunicar com outros jovens e com organizaes de juventude no seu pas e em outros pases. Compartilhe idias e planeje evento coordenados! Inicie uma Associao Juvenil das Naes Unidas (AJNU) como parte da Associao das Naes Unidas (ANU) do seu pas! Se o seu pas j tem uma ANU, veja se j existe uma representao da juventude. Se no, inicie uma! (mais informaes em:

http://www.un.org/esa/socdev/unyin/unya.htm). Se o seu pas ainda no tem uma ANU, procure a Ferderao Mundial de Associaes Juvenis das Naces Unidas

(http://www.wfuna-youth.org). Forme um Clube de Modelos das Naes Unidas! O Modelo das Naes Unidas uma autntica simulao da Assemblia Geral da ONU e de outras agncias multilaterais. (mais informaes em: http://cyberschoolbus.un.org/modelun/faq.html) Veja com o escritrio local das Naes Unidas o que planejou para o Dia. Seja voluntrio na organizao dos seus eventos!

RECURSOS
Para uma lista completa de organizaes de juventude de todo o meundo, assim como centros de pesquisa, redes e instituies, veja a sesso de links no site www.un.org/youth.

60

PRXIMOS PASSOS
Objetivo deste captulo Este captulo visa concluir este Manual e lhe sugerir algumas aes. Ns esperamos que voc continue se envolvendo!
NOS CONTANDO AS SUAS DESCOBERTAS Agora que voc coletou todas as informaes sobre as conquistas nacionais e problemas em atingir os objetivos do Programa Mundial de Ao para Juventude, ns gostaramos que voc compartilhasse estas informaes! Esta sesso lhe dar algumas idias de como usar e divulgar os resultados da sua pesquisa. Inicialmente compartilhe os resultados com os representantes do seu governo e com outras organizaes de juventude. Ns tambm queremos ouvir voc! Por favor nos envie um resumo das informaes e aes que voc descobriu. Envie para: United Nations Programme on Youth Division for Social Policy and Development, DESA United Nations 2 UN Plaza, Room DC2-1312, New York, NY, 10017 Fax: 1-212-963-0111 E-mail: youth@un.org

USE O QUE VOC APRENDEU! O captulo 4 deste Manual lhe forneceu algumas maneiras de fazer parceria com outras organizaes e advogar favor de questes para a juventude e celebrar a juventude em sua comunidade. Ns esperamos que voc continue envolvido! Alm disso, o encourajamos a consolidar e divulgar os resultados da sua avaliao realizada com base no captulo 3. Abaixo seguem algumas sugestes: Comunique o seu governo! Marque uma reunio com representantes governamentais e discuta os resultados. Motive-os a tratar a juventude como rea prioritria. Resuma o que voc encontrou! Como voc provavelmente encontrar muitas informaes, importante organiz-la de forma atrativa para a leitura visando promover o interesse das pessoas pelo documento. Um resumo com duas ou trs pginas, com informaes-chave ser til e voc pode coloc-lo no stio de internet, dissemin-lo entre outras organizaes e divulgar entre a mdia. Compartilhe o que voc sabe! Promova discusses pblicas, fruns e ou campanhas informativas na sua escola ou comunidade, visando a divulgao dos produtos da sua

61

pesquisa. Escreva um artigo e divulgue os resultados e os eventos e tente ter cobertura da mdia. Desenvolva aes baseadas nos resultados encontrados! Se encontre com outras organizaes locais e nacionais de juventude e discuta os resultados. Desenvolvam aes conjuntas baseado nas reas prioritrias (estas sero definidas a partir dos resultados Comunique o escritrio oficial das Naes Unidas! Organize uma reunio com o escritrio local da ONU e discussa os resultados. Motive-os a desenvolver aes prioritrias baseado nos seus resultados.

Referncias usadas para esta publicao


Advocacy in Action: A Toolkit to Support NGOs and CBOs Responding to HIV/AIDS, International HIV/AIDS Alliance, United Kingdom, June 2002.

Pathways to Partnership: A Toolkit to Support NGOs and CBOs Responding to HIV/AIDS, International HIV/AIDS Alliance, United Kingdom, November 2002.

Module on Project Management, UNESCAP HRD Course for Poverty Alleviation: Training Manual. United Nations Economic and Social Commission for Asia and the Pacific, Bangkok, Thailand, 1999.

Navigating International Meetings: A Pocketbook Guide to Effective Youth Participation, The United Nations Association in Canada (UNA -Canada), Ottawa, Canada, 2002.

Youth Participation Manual, United Nations Economic and Social Commission for Asia and the Pacific, Bangkok, Thailand, 1999.

62

Das könnte Ihnen auch gefallen