Sie sind auf Seite 1von 2

Boletim de Divulgao do Ncleo de Caridade Esprita Irmo Jo - N 16 15/02/2012

O Painel
Carnaval chegando... Dicas que no podem faltar
Com a aproximao do Carnaval, O Painel traz alguns recortes de fontes doutrinrias, para oferecer campo reflexo sobre a festa que arrebata multides. Tendo como premissa o fato de que a escolha de cada um, no uso do livre arbtrio, o Espiritismo no impe regras, mas oferece esclarecimento em maior amplitude. Isto porque os argumentos que defende levam em conta os acontecimentos que se do nos dois planos da vida: terreno e espiritual, mostrando o efeito da sintonia de pensamentos de ordem inferior. Acompanhe os tpicos a seguir e conclua por si mesmo se vale nos envolvermos em tais faixas vibratrias e como devemos agir se estivermos no papel de pais e educadores.

Orgulho ou distrao...
Defronte ao Hotel Diniz, de propriedade de D. Nan, achava-se um irmo alcoolizado. Por ali, de manh e na hora do almoo, passa o Mdium a caminho do seu servio. O Chico, de longe, notou que o rapaz estava num de seus piores dias. No se contentava em cantar e fazer esgares: provocava tambm, apelidando, com jocosos nomes, quantos lhe passavam frente. De leve e bem ao longe, passou sem ser visto, pelo irmo embriagado, e j se achava distante, quando Emmanuel, delicadamente, lhe diz: Chico, nosso amigo viu-o passar e esconder-se dele. Est falando muito mal de voc e admirado de seu gesto. Volte e retifique sua ao. O Chico voltou: Como vai, meu irmo? Desculpe-me por no o ter visto, foi distrao... E... j estava admirado de voc fazer isto, Chico. Que os outros faam pouco caso de mim, no me incomodo, mas voc no. Estava dizendo bem alto: como o Chico est orgulhoso! J nem se lembra dos pobres irmos como eu. Pensa que estou embriagado e foge de mim como se eu tivesse molstia contagiosa. No, meu caro; foi apenas distrao, desculpe-me. Pensava que era orgulho. Est desculpado. V com Deus. Que Deus ajude e lhe d um dia feliz, pelo abrao consolador que voc me deu. E Chico partiu. Ganhara uma lio e dava, aos que o observavam, outra bem mais expressiva. (Do livro Lindos Casos de Chico Xavier, de Ramiro Gama LAKE Editora)

Nenhum esprito Festa dos corpos, dos


sentidos fsicos, as criaturas esquecem-se dos escrpulos, do pudor, confundindo-se numa linha comum de alienao. vestgio da barbrie e do primitivismo ainda reinantes, e que um dia desaparecero da terra, quando a alegria pura,a jovialidade, a satisfao, o jbilo real substiturem as paixes do prazer violento e o homem houver despertado para a beleza, a arte, sem agresso nem promiscuidade.
(Manoel P. de Miranda Nas Fronteiras da Loucura psicografia de Divaldo Franco)

A festa

equilibrado em face do bom senso, que deve presidir a existncia das criaturas, pode fazer apologia da loucura generalizada que adormece as conscincias nas festas carnavalescas. lamentvel que na poca atual, quando os conhecimentos novos felicitam a mentalidade humana, fornecendo-lhes a chave maravilhosa dos seus elevados destinos, descerrando-lhes as belezas e os objetivos sagrados da Vida, se verifiquem excessos dessa natureza entre as sociedades que se pavoneiam com os ttulos da civilizao.
(Emmanuel Reformador fev/1987 psicografia de Chico Xavier)

Expressiva faixa de
humanidade terrena transita entre os limites do instinto e os prdromos da razo, mais sequiosos de sensaes do que ansiosos pelas emoes superiores. Natural que se permitam, nestes dias, os excessos que reprimem por todo o ano, sintonizados com as entidades que lhes so afins. de lamentar, porm, que muitos se apresentam, nos dias normais, como discpulos de Jesus.
(Manoel P. de Miranda Nas Fronteiras da Loucura psicografia de Divaldo Franco)

Acurando a vista,
podia perceber que, no obstante a iluminao forte, pairava uma nuvem espessa, onde se agitava outra multido, porm, de desencarnados, mesclando-se com as criaturas terrestres de tal forma permeada, que se tornaria difcil estabelecer fronteiras delimitadoras entre uma e outra faixa de convenincia.
(Manoel P. de Miranda Entre os Dois Mundos psicografia de Divaldo Franco)

Em face dos desconcertos


emocionais que os exageros festivos produzem nas criaturas menos cautelosas, h uma verdadeira infestao espiritual perturbadora da sociedade terrestre, quando legies de espritos infelizes, ociosos e perversos, so atradas e sincronizam com as mentes desarvoradas.
(Manoel P. de Miranda Entre os Dois Mundos psicografia de Divaldo Franco)

Vire a pgina e veja:


Por que o Ncleo no funcionar na segunda-feira de Carnaval? Aniversrio do Ncleo: Pascoal convida reforma ntima

O Painel - Boletim de Divulgao do Ncleo de Caridade Esprita Irmo Jo N 16 15/02/2012

O que mudou para a Casa no funcionar?


Na edio passada O Painel publicou o aviso ao lado. Em fevereiro de 2011, no entanto o recado foi diferente: No perodo de Carnaval, o Ncleo funciona normalmente, com as atividades previstas para a manh de sbado e a noite de quarta-feira, seguindo a programao habitual. H dois pontos a considerar em razo da mudana de um ano para outro. Vamos ver: 1 - S SEGUNDAS-FEIRAS O NCLEO NO FUNCIONAVA Em 2011 no havia atividades no Ncleo s segundas-feiras. Lembra-se? As palestras sobre O Livro dos Espritos eram aos sbados pela manh. Ento, o perodo de Carnaval no interferia nos trabalhos, que uma vez terminados no sbado de manh, s reiniciavam na quarta-feira noite. 2 - O PERODO EXIGE MAIOR VIGILNCIA O Carnaval um dos perodos mais turbulentos para a comunidade de espritos trabalhadores do bem, em razo da natureza das vibraes nocivas que se instalam com mais intensidade na atmosfera. Eles precisam multiplicar a

Reforma ntima: trabalho constante


Todo ano, no dia 4 de janeiro, a reunio de aniversrio do Ncleo proporciona uma valiosa oportunidade de ouvir nossos mentores espirituais, alm de receber consoladoras mensagens de familiares e amigos que j partiram para a Ptria Espiritual. Em continuidade divulgao do que nossos mentores disseram pela voz da mdium Claudia Linhares, na reunio do 17 aniversrio, em 04/01/12, trazemos nesta edio o convite de nosso orientador Pascoal, para que trabalhemos a reforma ntima em nossas vidas: Nosso Senhor Jesus Cristo ento possa abenoar a todos os trabalhadores do bem, fortalecendo-lhes a vida, fortalecendolhes a inteno, ajudando-lhes a entender que a vida sem trabalho vazio no esprito. O homem s segue feliz com sua bagagem, se ele souber construir na estrada da vida valores morais que edifiquem a sua caminhada. Portanto, na luta diria, sejamos ns os trabalhadores espritas, simpatizantes ou apenas criaturas de bem. Que o trabalho de reforma ntima possa estabelecer em ns um compromisso para que o homem de bem possa ser desvendado em nosso mundo ntimo. E que seja essa a identidade que levemos conosco quando partirmos. O mundo dos espritos se compraz com todos que trabalham por pessoas melhores. No adianta crer em Deus, construir o ideal de mundo, se o nosso mundo ntimo no estiver fortemente amadurecido na ideia crist de renovao e de reforma. a moral de Cristo, que deve intensificar nossa luta, nos fortalecendo para sermos bons, fazermos silncio, quando necessrio; perdoarmos, todos os dias; continuarmos, a cada minuto; e crer na sabedoria divina, que trabalha em nosso benefcio, permitindo-nos a vida humana como fonte incessante para a nossa transformao. Portanto, presenteando aos que trabalham, aos que tem f, aos que sabem do valor de Deus - o amor, que capaz de vencer a barreira do tempo e adentrar espaos diferentes, mas comuns -, que presenteamos a Casa com as comunicaes que viro. Que sejam consoladoras, mas que tambm sejam ilustrativas do caminho que deve ser percorrido por todos ns. Nosso Senhor Jesus Cristo abenoe a todos que aqui estaro, d a todos ns equilbrio, paz, tolerncia e muita luz, para que possamos nos fazer presentes, atravs da fala, equilibrando os nossos sentimentos e entendendo o sentido deste trabalho. Que Deus esteja nos coraes de todos ns. (Pascoal)

Anote: o Ncleo no funcionar na segunda-feira de carnaval, dia 20/02.


as tarefas para dar conta de prestar atendimento aos que sucumbem aos apelos da carne, de inspirar bons conselhos aos que titubeiam na deciso de seguir ou no as folias de momo, de proteger a casa esprita, que representa pronto-socorro ampliado nessas circunstncias, entre uma infinidade de outras atividades que nem sequer podemos alcanar. Por isso, a Casa no abrir na segunda-feira. Porque o benefcio ser maior mantendo-a fechada no plano material, enquanto inmeras foras de trabalho atuam na dimenso espiritual. Naturalmente, os mdiuns e trabalhadores podero contribuir, com a disciplina do pensamento no bem. Isso, tanto para somar foras positivas em favor da Casa e do bom resultado de toda essa tarefa, como tambm para no dar trabalho espiritualidade, quando um nmero imenso de irmos demanda maior ateno dos mentores. CAMPANHA CONTRA O ORGULHO: UMA QUESTO DE INTELIGNCIA E AMOR!

GLOSSRIO
Veja o significado de algumas palavras que aparecem nos textos da primeira pgina: Esgares* trejeitos, caretas Jocosos em tom de deboche Permeada interposta, atravessada Prdromos primeiros sinais Sequiosos sedentos, que tm sede
* No texto original, em vrias fontes da Web, consta o termo osgares. No

O Painel
Boletim Mensal de Divulgao do Ncleo de Caridade Esprita Irmo Jo Rua Caldas Barbosa, 170 Piedade Rio de Janeiro - RJ Presidente: Cludia Linhares Produo: Equipe do Espao Literrio Esprita Pascoal Jornalista: Snia Cristina Reg.N 15024 JR DRT/RJ

CONHEA O BLOG DO NCLEO


www.nceij.blogspot.com

DISTRIBUIO GRATUITA

Acompanhe as atividades do NCEIJ pela Internet.

entanto, no o encontramos para consulta em dicionrios online e, sim, esgares.

Quer obter o arquivo digital de O Painel? Visite www.scribd.com/nceij95 e faa o download de cada edio. Se preferir, solicite o envio pelo e-mail nceij95@gmail.com.

Das könnte Ihnen auch gefallen