Sie sind auf Seite 1von 3

Conceito de Contabilidade

O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitaes da memria humana mediante um processo de classificao e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variaes sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimenso. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informaes na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situao da empresa e o andamento dos seus negcios. Podemos assim dizer que a contabilidade uma tcnica de gesto que tem como finalidade a determinao da situao patrimonial das empresas e dos seus resultados. Presentemente, s empresas no interessa apenas o registo histrico dos factos patrimoniais. Tambm a previso do futuro um facto relevante da gesto moderna. A contabilidade j no entendida apenas como um elemento de simples recolha e interpretao de dados histricos mas tambm uma tcnica eficiente de gesto. De facto, a gesto moderna no se limita a conhecer o passado e o presente. Devido a diversos factores, entre os quais os acrscimos concorrenciais, torna-se necessrio, cada vez mais, conhecer/prever o futuro afim de estabelecer objectivos, e planear a actividade mediante uma prvia seleco das diversas alternativas possveis. Para isso so necessrios elementos de diverso tipo que fundamentem essas escolhas - os dados fornecidos pela contabilidade constituem um importante auxiliar no fornecimento desses elementos. Por outro lado, aps estabelecidos os objectivos e formulado o planeamento, existe a necessidade de estabelecer formas de controlo de gesto e mais uma vez a contabilidade surge como um importante auxiliar fornecendo os elementos indispensveis a esse controlo. Devido vastido de problemas que abarca, o tcnico de contabilidade deve conhecer, alm dos processos de registo das operaes, outras matrias tais como direito fiscal, direito

comercial, organizao de empresas, gesto e anlise financeira, entre diversas outras. As divises da contabilidade:
Contabilidade Externa ou Geral - regista as operaes externas da empresa, isto , aquelas que respeitam empresa no seu todo (regista factos patrimoniais que fazem prova perante terceiros; permite conhecer em qualquer altura a situao patrimonial na empresa; d a conhecer o resultado obtido com a explorao da empresa; possibilita a elaborao de anlises econmicas e financeiras); Contabilidade Interna, Analtica ou de Gesto - regista as operaes internas e visa o apuramento de resultados no globais, isto , por produto, por departamento, etc. (fornece o custo de cada produtos ou servio produzido pela empresa; permite a criao de centros de custos dentro da prpria empresa; possibilita estudos de rentabilidade interna; auxilia a gesto no controlo e tomada de decises).

Contabilidade Geral vs. Contabilidade de Gesto


O quadro seguinte apresenta sumariamente as caractersticas fundamentais da contabilidade geral e da contabilidade de gesto ou analtica.
Contabilidade Geral Pessoas e entidades externas com interesses na organizao tais como: scios/accionistas, credores (fornecedores, bancos e outras), autoridades fiscais. Comunicar s entidades externas interessadas de uma forma sumria, a performance financeira passada da organizao. Contabilidade de Gesto Pessoas internas organizao, nomeadamente: trabalhadores, gestores funcionais executivos de topo e, eventualmente consultores. Fornecer feedback acerca das decises tomadas pelos gestores e em simultneo fornecer dados que permitam efectuar o controlo da performance operacional. Apenas so fornecidos dados So fornecidos dados financeiros altamente agregados, financeiros, operacionais e apresentando a situao fsicos acerca dos processos e financeira da empresa como um tecnologias, fornecedores e todo. clientes; a informao desagregada ao nvel do produto e/ou do sector

Destinatrios da informao

Objectivos da informao

Tipo e mbito da informao

Natureza da informao

permitindo obter informaes sobre aces individuais. A contabilidade A contabilidade no regulamentada, com regras regulamentada: os sistemas de especficas definidas por informao so definidos princpios contabilsticos e pelas internamente de forma a autoridades governamentais o satisfazer as necessidades que a torna objectiva, consistente estratgicas e operacionais da e precisa. organizao; mais subjectiva e sujeita a diferentes interpretaes mas em simultneo mais relevante para a gesto.

contabilidade de gesto (tambm designada por contabilidade analtica ou ainda contabilidade interna) um dos ramos da contabilidade e que fornece informao sobre a posio financeira e sobre a formao dos resultados da entidade aos indivduos internos, nomeadamente gestores intermdios e gestores de topo. Ao contrrio da contabilidade geral, a contabilidade de gesto est menos sujeita a regras externas, sendo cada uma das entidades a estabelecer os seus prprios critrios para execuo da mesma. Estes critrios de execuo da contabilidade de gesto devem devem ser estabelecidos de forma a ajudar os diversos nveis da gesto a tomarem decises sustentadas quanto qualidade, eficincia de custos e dos processos que lhes permita maximizar a sua oferta em termos de qualidade/preo. A informao produzida por um sistema de contabilidade de gesto pode incluir, por exemplo, os custos de funcionamento de uma seco ou departamento ou o custo de produo e fornecimento de um produto, servio ou actividade. Desta forma, apenas a partir da contabilidade de gesto possvel avaliar o custo erendibilidade de um determinado produto, servio ou actividade. Da mesma forma, tambm apenas com o auxlio da contabilidade de gesto possvel avaliar a performance de uma unidade operacional, seco ou departamento de uma entidade. Para que a entidade se torne eficiente e competitiva em todos os seus sectores e actividades, assim imprescindvel que desenvolva e mantenha um bom sistema de contabilidade de gesto, que lhe fornea informao precisa e actualizada acerca das suas diferentes actividades, produtos e servios.

Das könnte Ihnen auch gefallen