Sie sind auf Seite 1von 5

A AQUISIO DO LDICO NA DISCIPLINA DE HISTRIA

Marcos Evaldt de Barros Prof. Maria Aparecida Scheffer de Souza Vieira Centro Universitrio Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Licenciatura em Histria (HID 0177) Prtica do Mdulo II 21/11/2011 RESUMO A aquisio do ldico no ensino de Histria tem como objetivo auxiliar a aprendizagem do aluno, existe como uma maneira mais leve de se aprender, mais solta, mais despretenciosa. Mas para uma perfeita aplicao necessrio uma interao entre professores e alunos e principalmente uma troca de experincias entre os docentes. Um dos mtodos para a aplicao do ensino ldico seria a brincadeira, o jogo, mas no se deve esquecer que mesmo nessa metodologia tem de se adotar a velha prtica da literatura, o domnio da leitura. A histria do ldico no ensino de Histria ganha uma maior abrangncia e concretiza-se de fato com o NEP, que vem criando produtos ldicos que propiciem um melhor mtodo de aplicao dos contedos aos alunos. Em seu sentido geral percebe-se que essa metodologia privilegia, entre as pessoas de sala de aula, a interatividade, a socializao. Palavras-chave: Professor. Ldico. Interatividade. 1 INTRODUO Uma das principais caractersticas da metodologia ldica aplicada ao ensino de Histria talvez seja a socializao de idias, a interatividade, pois assim como brincar, jogar, se divertir, essa forma de ensino propicia uma quase descontrao para o aluno ao mesmo tempo em que esse adquire conhecimento. Outra questo que deve ser ressaltada o fato de que atualmente inegvel que a maioria dos alunos das escolas tanto pblicas quanto privadas conceituam o aprendizado histrico como uma coisa massante, algo difcil de ser digerido, de ser estudado, de ser abordado; e com o ldico possvel se obter os mesmos resultados, ou at melhores, de uma forma mais leve, despretenciosa. A seguir analisaremos mais a fundo essas questes, desde o conceito de ldico, ensino ldico, a sua aplicao em sala de aula e o que j est sendo criado para expandir essa metodologia.

2 O LDICO NO ENSINO Para pensar melhor o ldico devemos ter em mente aquela idia de aprender brincando, ou aprender se divertindo. O ensino ldico segue essa linha, essa filosofia. Na metodologia ldica o aluno no se estressa para alcanar o conhecimento, o ldico refere-se a uma dimenso humana que evoca os sentimentos de liberdade e espontaneidade de ao, conforme Negrine (2000). Por esse ponto de vista notamos ai uma certa leveza, um elogio metodologia ldica. Ser que ento nas sries iniciais seria esse o ensino que se aproximaria da perfeio? O ldico, no ensino de Histria, tm por objetivo um aprendizado mais leve, mais fcil, mais prtico, mais desenrolado, do ponto de vista pedaggico, pois quebra as velhas prticas de sala de aula, com um ensino que muitas vezes torna a matria uma coisa chata para o aluno. Portanto, o ldico abrange, em sala de aula, atividades descontradas, despretenciosas e desobrigadas, fazendo com que o estudante aprenda de maneira mais fcil, assim como ele aprende, por exemplo, por vontade prpria, a jogar jogos eletrnicos e descobrir suas manhas e tcnicas. Portanto a ludicidade por si s relaciona-se com a educao, porm agora vem sendo usada como recurso pedaggico. Mas o ldico no est apenas no ato de brincar, est tambm no ato de ler, no apropriar-se da literatura como ferramenta de compreenso do mundo. Portanto o uso do ldico no ensino de Histria no apresenta milagres, feitios, apresenta sim novas questes a serem abordadas pelos professores, novas experincias a serem compartilhadas, e muito trabalho para a adequao aos seus alunos, que devem, atravs do proposto, interagir de forma a garantir o sucesso da idia do mestre dentro da sala de aula, levando em considerao as diferentes mentes presentes neste meio, as diferentes formas de absorver o ldico, ou seja, a forma certa para cada aluno conseguir aprender de uma maneira mais fcil, ao mesmo tempo que propicie prazer. Levando o aprendizado ldico para o lado das brincadeiras descontradas, do sentimento de liberdade e da socializao, creio que essa metodologia tem um carter oposto ao individualismo, trazendo tona a noo de interao para a educao. Concluindo, para um maior entendimento do ldico:
O ldico, no panorama scio-histrico um tipo de atividade social humana que supe contextos sociais e culturais. O ldico como instrumento educativo j se fazia presente no universo criativo do homem desde dos primrdios da humanidade. Nessa perspectiva, vemos que a ludicidade uma atividade que tem valor educacional intrnseco, mas alm desse valor que lhe inerente, a ludicidade tem sido utilizada como recurso pedaggico. (JNIOR, 2010).

Portanto, o ldico est totalmente ligado sociedade, inclusive em seus contextos culturais. Ele estava presente no homem desde os primrdios, mas talvez somente agora vem sendo trabalhado de modo a relacionar-se com os novos padres de vida social.

2.1 APLICANDO O LDICO NA SALA DE AULA No neguemos aqui que a maioria das pessoas ao terem contato com o ensino de Histria ficam um pouco perturbadas com as datas, eventos, descobrimentos, nomes, levando a crer que essa seja uma matria chata, seno a mais chata, portanto, dentro do apresentado at agora, acho que uma forma descontrada de se passar a Histria seria algo fantstico nos dias atuais. Creio que o professor tem tambm de saber lidar com a farra, com a noo de que a sua aula no pode se tornar um incentivo baguna, ou seja, o educador tem de saber passar a idia de aprendizado ao mesmo tempo que deixa o educando mais solto de modo a interagir com mais facilidade devido espontaneidade j citada anteriormente. Dentro desse objetivo temos:
Durante as brincadeiras, as crianas adquirem iniciativa e autoconfiana, quando lhes permitido ter autonomia e liberdade, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentrao. No que diz respeito socializao, as crianas exercem a liderana ou passividade, ou seja, desenvolvem a personalidade e o controle da mesma. (CARVALHO, 2009).

Vejamos ento o quanto esse mtodo de ensino admirado por alguns autores, que quase no pe falhas na abordagem do ldico no ensino. Podemos tambm ter a idia de que a imbricao de tal metodologia no ensino algo muitssimo srio para o professor ao mesmo tempo que pode ser encarado como uma diverso pelo aluno. Um trabalho maior poderia nos dar a dimenso exata para o uso certo do ldico em relao idade do estudante, ou seja, seria vivel, por exemplo, aplicar os mesmos mtodos a alunos de faculdade, ou de Ensino Mdio? J temos por ai jogos que remetem, por exemplo, Idade Mdia, mas com uma preocupao maior com o cenrio, e no com o contexto social da Idade medieval. Levando rigorosamente para esse lado eletrnico, podamos aplicar na sala de aula um elemento paradoxal: o ensino de Histria visto como algo do momento1, ago que atualmente efetuaria uma mudana radical no pensar do adolescente com relao matria. de se pensar. 3 HISTRIA DO LDICO NO ENSINO DE HISTRIA O NEP (ncleo de Estudos do Patrimnio e Memria) vem h alguns anos elaborando produtos ldicos com carter auxiliar aos docentes, para que esses complementem o ensino. As idias concretizaram-se, pois:

Expresso usada atualmente para designar alguma coisa que est na moda.

4 No incio de 2008 foi iniciada a linha de pesquisa para produo de jogos didticos-histricos. O primeiro jogo, chamado Reviva: Guerras Guaranticas, destaca um importante episdio scio-poltico-cultural da histria indgena e europia no estado do Rio Grande do Sul. Este tema foi escolhido devido ausncia de materiais tanto ldicos como educacionais envolvendo esse episdio histrico. (DIAS, 2011).

Nesse ponto de vista at temos que reconhecer que os jogos permitam uma maior interao entre educando e educadores, pois legal a ideia de ver um professor e um aluno disputando um jogo cujo contedo seja a matria escolar. A interatividade ganha com isso, juntamente com a educao. Notemos tambm a afinidade dessa metodologia de ensino com o papel de socializao, diria at que impulsionaria o processo de incluso social. Creio que a utilizao de meios diferenciados em salas de aula que seja muitssimo importante, pois ajuda o educador a transmitir o contedo, ao mesmo tempo em que insere os alunos no contexto, como o caso desses jogos citados anteriormente, que na fase infantil ou adolescente facilita bastante o processo de fixao do contedo.
.

3 CONSIDERAES FINAIS Por fim, notamos que importante sim a aquisio do ldico no ensino de Histria. Com limite de faixa etria ou no? Ai cabe a ns mesmos construir o futuro como bons educadores. Contatou-se que com esse mtodo de ensino os objetivos so alcanados com mais perfeio, do ponto de vista do educador. Notamos a forte energia que os jogos podem transmitir entre aluno e professor na prtica do ensino-aprendizagem, de modo a permitir uma maior interao entre docente e estudante. O educador no pode tambm perder o controle da situao, de tal forma que o aprendizado se torne de fato apenas uma brincadeira, sem que o conhecimento adquirido pelo aluno seja norteado para alguma finalidade. O NEP vem trabalhando forte para a aquisio mais rpida e ordenada dessa metodologia dentro do ensino de Histria, para que, por exemplo, jogos virtuais no tenham apenas o cenrio relativo disciplina, mas sim todo o seu contedo, o seu objetivo da disputa virtual, seja ela entre alunos e professores ou no.

REFERNCIAS CARVALHO, Gildete. O Ldico na Aprendizagem. 2009. Dissertao (Graduada em pedagogia) Universidade Federal do Paran, 2009. Disponvel em: <http://brinqueeaprenda.blogspot.com> Acesso em: 30 Nov. 2011.

DIAS, Guilherme. Produo De Material Ldico Para O Ensino De Histria. 2011. Dissertao (Acadmico de Histria) Universidade Federal de santa Maria. Disponvel em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/nep/download/TExtos/maringa.pdf> Acesso em: 30 Nov. 2011. JNIOR, Ivan pontes. Historiando com o Ldico. 2010. Dissertao (Graduado em Histria). Disponvel em: http://ivanponteshistoria.blogspot.com/2010/05/projeto-historiando-com-oludico.html Acesso em: 04 Dez. 2011. LIMA, Suzana Rebeca da Silva. A Utilizao de elementos Ldicos no Ensino da Histria para Educao de Jovens e Adultos. 2011. Dissertao (Graduada em Histria) UFPE. Disponvel em: <http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos> Acesso em: 02 Dez. 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen