Sie sind auf Seite 1von 26

ASPECTOS LEGAlS E pRATICOS

Antes de qualquer procedimento, verifique a documentagao. Todo terreno deve ter urn registro no Cartorio de Registro de Imoveis, sem a qual voce nao pode ter certeza de sua origem e propriedade. Nao se deve esquecer que exist em leis que disciplinam as construgoes. Ao pensar no projeto, considere suas implicagoes legais, pais podem acarretar aborrecimentos futuros. Nao se deve esquecer que exist em leis que disciplinam as construgoes, entao, procure as orgao publicos respectivos. Ao tirar a import ante Certidao de Onus Real, voce tera as informagoes fundamentais sabre a localizagao, metragem e situagao legal do imovel. De posse dessas informagoes, voce podera conferir no local a dimensao exata do terreno, a fim saber se nao houve invasoes par parte dos vizinhos.

Uma planta do projeto assinada par urn engenheiro au arquiteto com a aprovagao da prefeitura, onde a mesma emitira urn alvara de construgao para a obra. Para dar entrada neste alvara e necessaria a IPTU do terreno, escritura de compra e venda do terreno. 0 proximo registro a ser feito e junto ao INSS. Par lei, todo proprietario de uma construgao civil particular e obrigado a efetuar matricula da Obra junto ao INSS, em ate 30 dias a contar do inicio da mesma (salvo construgoes familiares, menores que 70 metros quadrados, sem utilizagao de mao de obra assalariada e de usa familiar). A documentagao necessaria para esta matricula e CIC au RG do proprietario, IPTU, escritura de compra e venda e planta aprovada pela prefeitura. Se voce for contratar funcionarios, sera necessaria apresentar as comprovantes de recolhimento do INSS dos seus ajudantes para requerer a "Habite-se". Antes de qualquer procedimento, procure a prefeitura da sua cidade para orientagao, pais cada municipio tern leis e normas de construgao proprias. Apos a definigao do terreno, faga uma consult a ao Cartorio de Registro de Imoveis da Regiao. Solicite tambem a certidao negativa de debit as no INSS e a certidao negativa de tributos imobiliarios na prefeitura municipal. De posse da escritura definitiva, registre-a no Cartorio de Registro de Imoveis. E imprescindivel que seja requisitada a Certidao de Propriedade neste cartorio.

Escolha do terreno onde a benfeitoria se localizara, levando em conta, inclusive, a resistencia do solo para agiientar a peso da construgao; Protegao contra enchentes, assoreamentos e mau cheiro; Posigao em relagao ao sol aos vent as dominantes, para garantir iluminagao e temperatura adequadas; Proximidade de fontes de abastecimento de agua e de energia eletrica; Facilidade de acesso; Nivelamento do local onde a moradia vai sera construida. Iluminagao e temperatura adequadas;

OTERRENO
Devemos analisar muito bem 0 terre no em que pretendemos construir nossa casa. AS terrenos retangulares e pIanos sao considerados os melhores para construir, pois nao necessitam de muros de arrimo, sao ideais para construgoes terreas e economicas. Terrenos com afloramento de agua, solo muito mole ou erosoes exigirao fundagoes mais caras. Ja os terrenos em desnivel se prestam a construgoes arrojadas que exigem terraplanagem e muros de arrimo, porem os desniveis podem ser aproveitados para construgao de garagens ou salas de estar e recreagao. Tudo dependera da forma do terreno e do estudo a ser feito para aproveitamento dos desniveis. Mas atengao, declividades muito acentuadas podem vir a encarecer a construgao devido as fundagoes e estrutura necessarias.

a solo e constituido, na maioria das vezes, de aproximadamente 60% de areia e 40% de argila, variando muito de regiao; em alguns casos precisam ser corrigidos. a criterio para selegao do solo deve ser rigoroso, nao pode conter materiais organicos ou raizes. Verifique se houve anteriormente a existimcia de um lixao que comprometa a resistencia do solo. Um terreno de fraca resistencia e caracterizado pelo aparecimento de agua, ao se cavar um buraco de ate 1 metro de profundidade. Se isso acontecer, voce precisara da ajuda tecnica de um engenheiro civil que calcule a dimensao exata das fundagoes para a seguranga de sua construgao. Existem cinco tipos de solo: arenoso, que contem grande quantidade de areia, como nas regioes pr6ximas ao mar e antigos leitos de rios ou lagoas secas; argiloso, constit\lido basicamente de barro e pode apresentar pouca resistencia ao peso quando muito umido; rochoso, coberto ou formado por rochas, que podem dificultar a perfuragao das fundagoes e 0 Saibroso. Esta e uma mistura de argila, areia e pedras, considerada 0 mais resistente. Por sorte, 0 solo saibroso e 0 mais predominante em varias regioes do pais.
Em relagao a topografia do terreno e a sua seguranga voce tambem deve verificar se 0 terreno esta sujeito a inundagoes; se fica perto de uma encosta sujeita a deslizes de terras e desabamentos. Mesmo que 0 terreno seja plano, mas esteja numa rua sem calgamento, leve em conta que quando for feita a pavimentagao, ela ficara num nivel mais alto; portanto, construa sua casa pelo menos meio metro acima da rua sem asfalto.

L-----~

Terreno sujeito a inunda90es

Solo fraco sujeito a afundamentos

Encostas com risco de desabamentos

FASES DA CONSTRUQAO
Projeto
-Projetar significa PENSAR ANTES aquilo que se quer realizar. Construir sem projeto pode implicar em refazer ou modificar a obra, ou mesmo reconstruir a obra por nao se ter previsto coisas importantes, alem da qualidade final que podera ser comprometida.

'A Planta
-A Plant a da casa e urn dos pass os mais importantes do planejamento, pois voce visualiza exatamente que deseja construir, podendo planejar cada detalhe antes de comegar a construir.
0

Escolha dos materiais


-Na escolha dos materiais a serem usados, nao leve em conta apenas 0 prego. A escolha de materiais adequados e de boa qualidade propiciam muitas vezes uma economia de tempo, alem de assegurar a qualidade final de sua construgao.

Or~amento
-Planejar os custos das diversas fases da construgao significa ter disponivel 0 dinheiro suficiente para cada etapa, evitando paralisag6es na construgao que sempre acarretam aumento dos gastos, alem da perda de material.

Legaliza~ao da obra
-A falta de aprovagao junto aos orgaos publicos pode acarretar problemas futuros quanto a venda do imovel, em casos de desapropriagao ou mesmo por reclamag6es de vizinhos que se sintam prejudicados. Em alguns casos, a construgao pode ser facilitada com plantas de casas padrao ja previamente aprovadas pela prefeitura para 0 inicio da construgao.

Cronograma
-Estabelega urn tempo estimado para cada fase da obra para controle e economia. Lembre-se que uma obra que demore mais de urn ana tambem tera os custos mais elevados.

Inicio e acabamento da obra


-Significa a concretizagao de urn sonho. Planeje tudo muito bem para nao ter surpresas e dissabores. fator para que uma construgao seja concluida rapida e satisfatoriamente e sem duvida 0 planejamento. Apos a conclusao do projeto, voce pode ter uma lista completa dos materiais que utilizara. as materiais mais caros devem ser adquiridos antes do inicio da construgao para resguardar 0 prego e para que os pedreiros nao fiquem parados esperando a chegada dos materiais, a fim de que se inicie cada etapa da obra. Isto poupa tempo e dinheiro.

o principal

Projeto e Legalizagao FLUldayao/AJicerce Estruturas e AJvenaria Esquadrias e Janelas Instala~ao Eletrica e Hidraulica Cobertura e Telhado Acabamen tos

10% 7% 20% 8% 15% 10% 30%

INICIANDO A CONSTRUQAO
grande atraso nas obras a geralmente causado pela falta de dinheiro ou pelas chuvas. Os atrasos representam tam barn urn aumento do custo da obra; por isso, 0 ideal a ja ter comprado todo o material basico necessario antes de iniciar a construc;ao e planejar seu inicio fora da apoca das chuvas na sua regiao. CONFIRA A ORIENTA~AO DO SOL - A iluminac;ao a uma das coisas mais importantes em uma residmcia. Antes de comec;ar,verifique a posic;ao do sol em relac;ao ao seu terreno. Por vivermos no hemisfario suI, a fachada norte a a que recebe mais luz durante 0 dia; por isso, os quartos saD geralmente orient ados nest a direc;ao. Mas se voce prefere 0 sol da manha, coloque-os na direc;ao leste (nascer do sol). Os comodos virados para 0 oeste (por do sol) so receberao sol a tarde e os que ficarem voltados para 0 suI receberao pouca iluminac;ao. Tudo isso import a muito no consumo de energia, pois nao terao areas na casa muito escuras que precis em ficar de luz acesa durante 0 dia. Entao vamos comec;ar! A primeira coisa a fazer a limpar 0 terreno e organizar a area de trabalho, definindo 0 local do canteiro de obras, isto a, onde guardara a areia, 0 cimento, a pedra, os ferros e as ferramentas que serao usadas para nao atrapalhar 0 lugar onde se erguera a casa. Reserve uma area para 0 corte das madeiras e dos ferros, para nao haver desperdicio de material e atrazos na construc;ao. Definir onde estara a fonte de agua limpa que sera utilizada e onde ficara tambam a fonte de eletricidade. Para definir melhor esses locais, seria adequado pedir a Companhia de Agua que instale urn hidrometro na entrada de agua; e a Companhia de Eletrecidade que indique a instalac;ao de urn poste com urn mededidor de luz. Para obter esses pontos importantes, voce podera apresentar Guarda Deposito Deposito urn simples "croquis" do terreno. de de de Hora tambam de fazer a sondagem do solo para saber sobre sua ferramentas madeiras ferros resistencia e definir a profundidade das fundac;oes. Verifique quais saD os recuos minimos exigidos pela prefeitura. Verifique no plano diretor do bairro (cidade) qual 0 tipo de edificac;ao permitida em sua regiao.
Deposito para cimento

Area para trabalho

Com a plant a do terreno em maos, demarca-se 0 local de implantac;ao da casa, decidindo se a casa ficara no meio do terreno ou em uma das laterais. Define-se tambam onde devem ficar 0 barracao e 0 deposito de materiais e ferramentas. Observar a melhor posic;ao tambam para a chegada de caminhoes, lembrando que 0 descarregamento de materiais pode ser feito por suas laterais ou por basculamento de cac;amba. Para os materiais a granel, como areia e pedra, a preciso determinar urn local (baia) que nao atrapalhe 0 desenvolvimento do trabalho, mas que seja de facil acesso e evite desperdicios. Nao deixe os agregados (areia e brita) em contato direto com 0 terreno. Alam deles serem carregados pela chuva, ainda saD contaminados por terra e entulho. Cimentos e cales devem ser estocados em locais fechados, isentos de umidade e sobre estrados de madeira. Sacos, em pilhas de no maximo dez.

Area para pedras

Area para areia

Area para tijolos

E born tambam definir 0 local onde sera preparado 0 concreto e onde serao montadas as ferragens e as formas. Fac;asempre 0 fechamento de sua obra com tapume, alam de ser uma exigencia da Prefeitura, isso melhora a seguranc;a da obra.
~anual do CONSTRUTOR

MARCANDO 0 LOCAL DAS FUNDA~6ES


Com a planta de sua casa em maos, voce comegara a marcar no terreno a dimensao total de sua casa como se estivesse fazendo urn desenho no chao,utilizando as medidas exatas de todos os seus comodos. Na marcagao da obra, use sempre trenas metalicas; elas garantem maior precisao ao contrario das trenas de pano ou plastico. Para iniciar est a marcagao, voce deve primeiro respeitar 0 recuo da construgao determinado pela prefeitura. Isto diz respeito it distancia minima que a sua casa deve ficar em relagao a rua. Isto e uma exigencia legal. Esta distancia minima varia de municipio para municipio e mesmo de urn bairro para outro. E precise se informar na prefeitura qual a medida deste afastamento. A melhor maneira de marcar 0 terreno e determinar 0 local das fundagoes que sustentarao a sua casa e com 0 uso de piquetes, num processo chamado piquetagem. Este cria uma especie de gabarito tambem chamado de tabeira que marcara os limites externos de sua construgao. Piquetes sac pequenos tarugos ou cunhas de madeira que se fincam no chao, obedecendo 0 desenho da planta. Esses piquetes sac vendidos nas casas de materiais de construgao. Seguindo 0 desenho da plant a e obedecendo 0 recuo obrigatorio da construgao, crave essas pequenas cunhas no solo e puxe uma linha continua com barbante, amarrados nos pregos que as mesmas possuem e parcialmente fincados no seu topo. Posteriormente, forme 0 desenho da plant a em tamanho real com todos os seus comodos para a perfeita marcagao.

l=o.

Para ter certeza de que sua casa ficara no esquadro, preste atengao no desenho abaixo. Craves os piquetes A e B no chao, marcando as medidas exatas a contar da linha do muro, respeitando 0 recuo. Passe urn barbante entre os dois, amarrando-os nos piquetes. Continue cravando 0 piquete C e estendendo 0 barbante. Observagao: em obras muito grandes, deve-se colocar mais piquetes entre eles para facilitar a visualizagao do desenho. Uma boa dica para ter certeza de que 0 canto das linhas estejam no esquadro, e marcar 3 metros exatos na linha A-B. Marcar tambem urn ponto a exatamente 4 metros na linha A-C. Entao voce devera encontrar exatamente 5 metros entre 0 ponto dos 3 metro da linha A-B e 0 ponto dos 4 metros da linha A-C. Se esta medida nao estiver certa, e porque as linhas nao estao no esquadro. Entao mexa na posigao para dentro ou para fora do piquete C ate encontrar a medida certa. Faga 0 mesmo com todas as linhas esticadas entre os piquetes para verificar a exatidao do esquadro e acertar a marcagao. A colocagao das linhas de marcagao exatamente no esquadro, impede que as paredes formem angulos irregulares entre si. Observagao: Cave no solo urn canal de marcagao raso pelo lado de fora das linhas estendidas entre os piquetes, para que 0 tamanho dos comodos nao fique alguns centimetro menores do que voce projetou.

A ESCOLHA DOS MATERIAlS


Nesta fase voce estara escolhendo os materiais que comprara, portanto, e muito importante conhecelos muito bem para nao fazer escolhas equivocadas. as materiais mais basic os que formarao a estrutura da sua casa sao: cimento, areia, pedras, ferros, tijolos, madeiras e tambem a agua que sera usada.

CIMENTO - Po feito de alumina, silica, cal, oxido de ferro e magnesio, misturados e cozidos em fornos de alta temperatura que depois de pulverizados formam 0 cimento propriamente dito. Quando misturado a agua forma uma massa que reage quimicamente. Aquecida, depois de urn certotempo endurece como uma rocha muito resistente it compressao e nao mais se decompae. Misturado it areia e it pedra formam 0 concreto simples. Se usado em estruturas com armagaes de ferro dentro das mesma, formam 0 concreto armado, resistente it tragao. AREIA - Embora parega urn elemento vulgar, e muito importante na confecgao do concreto e nas massas de revestimento. A qualidade da areia e imprescindivel. Deve ser proveniente de rios ou bancos de areia de agua doce. NUNCAuse areia do mar, pois sua salinidade comprometera a seguranga da massa de concreto. Ela deve estar livre de impurezas, como terra, raizes etc. A areia e classifi~ada em quatro tipos: muito fina, fina, media e grossa. PEDRAS - As pedras utilizadas nas construgaes saD de varios tamanhos e por isso saD classificadas pela Associagao Brasileira de Normas Tecnicas em seis tipos segundo as suas dimensaes: Pedra Zero Pedra 2 Pedra 4 4,8mm a 9,5mm 19mma 25mm 38mma 76mm Pedra 1 Pedra 3 Pedra-de-mao 9,5mma 19mm 25mma 38mm acima de 76mm

As pedras normalmente utilizadas nas construgaes saD as pedras 1 e 2, encontradas nas casas de materiais de construgao e separadas conforme 0 tamanho. Assim como a areia, as pedras devem estar livres de qualquer sujeira. FERROS - as ferros de construgao ou vergalhaes assim tambem saD chamados, estao classificados segundo a sua resistencia e seu diametro. as mais us ados no nosso tipo de construgao saD 0 CA25, CA50Aeo CA50B. a CA25, de menor resistencia. E usado na construgao de piscinas, cisternas e reservatorios, encontrado nos diametros de 5mm; 6,3mm; 8mm; 10mm e 12,5mm. as CA50Ae CA50B, encontrados com 6,3mm; 8mm; 10mm; 12,5mm; 16mm; 20mm e 25mm de diametro saD agos especiais de maior resistencia que suportam urn peso maior; saD usados nas estruturas principais da casa como pilares, vigas, fundagaes e lajes. TIJOLOS - Existem varios tipos de tijolos, segundo a forma, dimensao e material com que saD feitos. Para a nossa construgao familiar, os mais comuns saD os de barra, com dez furos, pois facilitam a instalagao das redes eletrica e hidraulica. Sao encontrados nas dimensaes 20x20xl0cm e 20x30xl0cm, feitos de uma mistura de barra, cimento e agua, e cozidos em fornos. Ainda temos os tijolos macigos, muito encontrados nas construgaes antigas e que servem principalmente para a construgao de churrasqueiras, pois conservam 0 calor por muito mais tempo. Por fim os tijolos de blocos de concr[o feitos de uma mistura de areia, pedra fina e cimento. Sao bem economicos E IJ para construgaes de maior extensao como os muros e podem dispensar 0 ~ embogo. Tambem podem ser subistituidos pelos tijolos de barra, ~ IJ embora nao compensem devido ao custo elevado. <0 ~

IJ

IJ

ell}

20cm

~anual

do CONSTRUTOR

MADEIRAS- As madeira utilizadas na construgao saD geralmente tabuas para formas, escoras e vigamento dos telhados. Devem ter como caracterlstica a presenga de poucos nos, que nao sejam muito verdes e nao empenem facilmente. As mais comumente usadas saD: magaranduba ou similar para 0 telhado; compensado resinado para as farmas de concreto e madeira brut a serrada como pinho, pinus, cedrinho ou cambara para a estrutura de suporte das farmas. AGUA- Neste item, e de suma importancia a qualidade e pureza. A agua tratada ou agua encanada de beber e a unica realmente indicada para 0 usa na mistura do concreto. As demais, como a agua servida proveniente de valas, a agua do mar ou de pogos, contem diversas impurezas que afetam consideravelmente a qualidade da mistura, e NUNCAdevem ser usadas.

I OS TIPOS

DE CONCRETO-

--- --

Para todas as massas em que haja a mistura de cimento com outros ingredientes, seja para 0 concreto, alvenaria ou acabamento, quer para 0 concreto magro ou gordo, primeiro faz-se uma mistura bem homogenea ate obter uma coloragao uniforme para depois se adicionar a agua. Concreto magro: 1:4:4 (1 medida de cimento, 4 de areia e 4 de pedra). Pode-se usar tambem 1 parte de cimento por 5 de areia e 5 de pedra. Concreto gordo: 1:3:3 1 medida de cimento por 3 de pedra e 3 de areia Observa}ao: 0 solo devera ser molhado antes de jogar 0 concreto

Aplica}ao Base de concreto magro Concreto do baldrame (sapara corrida), da broca (estaca) e do radier.

Tra}o 1 saco de cimento 8 1/2 latas de areia 11 1/2 latas de pedra 2 latas de agua

Rendimento por saco de cimento 14latas ou 0,25 m2

Dicas Antes de receber o concreto magro, solo deve ser nivelado e socado.

1 saco de cimento 5 latas de areia 6 1/2 latas de pedra 1 1/2 lata de agua

9latas ou 0,16 m2

E melhor evitar emendas de concretagem na fundagao. o concreto da fundagao deve ser bem adensado (vibrado).

Tra}o Lajes macigas e capas de lajes pre-moldadas 1 saco de cimento 4 latas de areia 5 1/2 latas de pedra 1 1/4 latas de agua

Rendimento por saco de cimento 8latas ou 0,14m2 Espalhe 0 concreto uniformemente por toda a laje, evitando a formagao de grandes montes para nao sobrecarregar 0 escoramento.

A lata usada como medida deve ser de 18litros. Mantenha concreto sempre molhado (cura), durante 1 semana apos a concretagem. Isso nao impede que voce, depois do 3 dia, ja possa executar outros servigos sobre esse concreto.

manual do CONSTRUTOR

- @'

0 peso da casa e 0 distribuem para o solo. Sua fungao primordial e manter a construgao firmemente assentada ao chao. Por isso, 0 tipo de fundagao e sua profundidade dependera muito da qualidade do solo. A maioria das construgoes populares saD de apenas um pavimento, mas se voce tem intengao de construir, mesmo que seja posteriormente, um segundo andar, a primeira providencia e identificar se a resistencia do terreno e forte ou fraca para agiientar 0 peso de sua casa. Muitas vezes a experiencia dos vizinhos ajuda muito. Converse com eles. A profundidade das fundagoes ira variar para maior ou menor, dependendo da resistencia do terreno. Existem cinco tipos principais de fundagoes: Sapatas, Baldrame ou Sapata Corrida, Estaca e Radier.

As fundagoes de uma construgao saD estruturas fixas que sustentam

Blocos e Sapatas - Sao fundagoes isoladas e servem como base para as colunas da construgao e saD buracos feitos no solo onde se coloca 0 concreto diretamente sobre 0 solo. Sao usados principalmente quando se constroi em terrenos secos e firmes. 0 correto e que haja uma sapata que sustentara uma coluna em cada canto de todos os comodos da casa. 0 enchimento dos buracos com concreto para confecgao das sapatas e feito da seguinte forma:
Primeiro coloca-se no fundo uma camada de concreto magro de pelo menos 5 centimetros de espessura, sobre a qual se colocara a armagao de ferro que devera ser um pouco menor que 0 buraco, para que fique completamente envolvida pelo concreto. Depois uma camada de concreto gordo, preenchendo 0 buraco ate a sua borda, mas deixando de fora a armagao de ferro que servira de amarragao das colunas. Veja no desenho abaixo a maneira de colocar as ferragens das sapatas, com as ferragens das colunas ja presas a elas. Estas ferragens ja se encontram prontas em algumas casas de materiais de construgao: de 5/16" para as colunas (com 3m) e 1/4" para os alicerces (com 6m). Para uma casa de 2 andares, a ferragem da sapata (aquele quadriculado visto nesta figura) pode ser de 3/8", salvo indicagao especial do engenheiro.

coluna ou pilar

coluna ou pilar

~manual

do CONSTRUTOR"""""

Para uma casa padrao de ate dois pavimentos podemos ter os valores medios da tabela abaixo, segundo 0 tipo de terreno:
Tipo de terre no Forme, saibroso Arenoso sem agua
---~

Malha das sapatas 40 x 40 em


i

Tamanho dos buraeos 50x50x50em

Ferros 10mm

Os blocos saD mais espessos e muitas vezes nao necessitam de ferragem. Ja as sapatas, por serem menores, precisam das ferragens. Isto sera determinado pelo tamanho da construgao e tipo de terreno.

60 x 60 em

70x70x60em

12,5mm 12,5mm 10mm

Argiloso eonslstente Roehoso

. 100 x 100 em 110xll0x80em 40 x40 em 50x50x50em

Se 0 terreno for em uma ladeira nao pavimentada, as fundagoes pr6ximas a rua devem ter a profundidade um pouco maior do que 0 normal, para que quando a rua for asfaltada e for feito desbaste da mesma, isto nao afete suas fundagoes, comprometendo a estrutura da casa.
IMPORTANTE

Ao jogar 0 concreto nas fundagoes, sacuda toda a armagao de ferro da sapata para evitar que ela fique dentro do concreto magro e soque bem com uma vara ou tubo de ferro para evitar bolhas de ar no concreto.

~---------

~------~------~-------~

~i

--- --I!
-----

I I I

I I I

I
----

I I

:
---- -

-~
I

- --~
I I I I I I

--------.-------,

. -.
- -

- - -

--

- - - - - -

-.
I I

I I I I

- - -

--

. -.
I I

--- - --

o uso de sapatas ou blocos requer uma viga de amarragao que sera a base sobre a qual se levantara as paredes. Esta viga fara a ligagao entre os blocos do alicerce. Amarre a ferragem distanciada de 2 a 3 centimetros do bloco de concreto para que depois de concretada est a viga nao fique encostada no solo. Veja no desenho ao lado. Preste muita atengao quanta ao seu nivelamento. Faga uma forma de madeira e jogue 0 concreto ate a altura da forma.

manualdo CONSTRUTO@'

Este alicerce em si e uma linha de concreto simples ou aramado como uma viga com 40 centimetros de altura (profundidade), construida com formas de madeira que devem ficar 0 mais niveladas possivel, de onde se levantarao as colunas nas ferragens que saem da sapata e onde se assentarao os tijolos para erguer as paredes. Nao se esquega de deixar as passagens previstas para as instalagoes sanitarias.

Para medir corretamente 0 nivel do alicerce, use mangueira transparente com agua colorida.

necessario que 0 terreno seja firme. Be voce encontrar terreno firme ate 60 cm de profundidade, voce pode abrir uma vala e fazer um baldrame diretamente sobre 0 fundo dela. Observe 0 desenho ao lado.

DICA DE ECONOMIA

-Geralmente, quando 0 funcionario vai preparar a massa, ele costuma transportar 0 cimento na mesma lata que a agua. No final do dia, quando aquela agua seca, 0 cimento endurece e forma-se uma grossa camada dentro da lata. Essa atitude, inutiliza a lata e tambem consome uma parte significativa de cimento. A atitude a ser adotada e exigir que 0 transporte da agua e do cimento seja-feito em recipientes diferentes, um para a agua e outro para a areia.

~anual

do CONSTRUTOR

Uma maneira muito pratica e rapida de montar os alicerces do baldrame e 0 usa de blocos de cimento tipo canaleta, que dispensam a armagao da forma de madeira e podem tambem ser us ados na construgao de cintas no alto das paredes.

base de

concreto magro

Na maioria dos casos, e usado 0 baldrame, com 20cm de largura e 40cm de altura. Quando 0 terreno nao tem resistencia para agiientar 0 peso da construgao (terrenos moles, alagados, brejos, etc.), saD necessarias brocas (estacas) para escorar 0 baldrame. Veja ao lado.

Terreno
firme

Terreno fraco

ARGAMASSA PARA FUNDic1\.o


"

Apliea~ao Camada de nivelamento (regularizagao) Assentamento dos blocos de concreto do baldrame

Tra~o 1 lata de cimento 3 latas de areia 1 lata de cimento 1/2 latas de cal 6 latas de areia

Rendimento por saeo de eimento

Dieas Essa argamassa nao deve ser muito mole.

variavel

30m2

o bloco-canaleta e 0 mais Indicado para esse tipo de fundagao.


Siga as recomendagoes que vem na lata do impermeabilizante. Use essa mesma argamassa para assentar,as 2 primeiras fiadas da parede.

Argamassa com impermeabilizante.

1 lata de cimento 3 latas de areia 1 kg impermeabilizante

10m lineares de fundagao

manual do CONSTRUTOR

i!.:J
13

./'...

Outra solugao para as suas fundagoes, e fazer um radier. A vantagem do radier e que ele funciona como contrapiso e calgada. Nao se esquega de colocar os tubos de esgoto e os ralos antes de concretar 0 radier. A construgao do radier ocupa toda a dimensao da casa mais a largura da calgada em sua volta. Veja abaixo.

o radier s6 deve ser utilizado se 0 terreno todo tiver 0 mesmo tipo de solo. Se uma parte dele for firme e outra fraca, voce nao deve utilizar 0 radier.

A construgao basica do radier consiste em cavar 10centimetros de profundidade no solo a area total da casa, inclusive com a calgada ao redor. Construir em toda volta uma armagao de madeira. Jogar uma camada de brita e por cima uma camada de concreto magro. Coloca-se uma armagao de ferro e por cima uma camada de concreto gordo.

e na verdade como uma grande laje construida no chao sobre a qual se ergue a casa. necessario para sua construgao que 0 solo seja bem firme e muito bem nivelado para que nao haja dificuldades para erguer as paredes depois. Pode-se tambem, seguindo 0 desenho da casa, deixar no radier, nos cantos das paredes, as pontas das armagoes de ferro que servirao para erguer as colunas. o radier e geralmente utilizado para construgoes simples, de apenas um pavimento, sem laje superior e sem colunas. Nas construgoes em que nao se deseja fazer fundagoes para suporte das colunas Concreto de uma laje, utilizam-se normalmente blocos gordo de cimento, que tornam a construgao mais segura e rapida. Porem, alguns profissionais, por medida de maior Concreto seguranga, sempre recomendam, magro mesmo com 0 uso dos blocos de cimento, fazer colunas nos cantos das paredes. Veja 0 desenho ao lado.

o radier

Qualquer urn dos tipos de fundac;:aodeve ficar bem nivelado. Caso necessario, fac;:a uma camada de argamassa para nivelamento (regularizac;:ao) sobre a fundac;:ao pronta. Para evitar que a umidade da terra suba pelas paredes, use uma camada de argamassa com impermeabilizante sobre a fundac;:aoou sobre a camada de nivelamento (regularizac;:ao). Essa argamassa deve ser desempenada sem alisar. Quando seca, aplique uma pintura impermeabilizante. Embora, como dissemos antes, 0 sistema de radier nao ser adequado para a construc;:aode uma laje de teto, pois originalmente nao foi feito para ter colunas, alguns construtores deixam as pontas das ferragens nas quinas das paredes para asseguir levantar as colunas que sustentarao uma laje. Tornando a unica diferenc;:aem relac;:aoao sistema tradicional, a inexistEmcia de sapatas. Veja abaixo.

DICA DE ECONOMIA

-Quando se esta preparando a massa (cimento, areia e agua), os funcionarios geralmente transportam a areia em latas ou em carrinhos de mao. No transporte dessa areia, se perde muito pelo caminho, a lata pode estar furada, ou 0 carrinho tomba, sempre alguma coisa acontece. Se 0 monte de areia estiver perto do local onde for preparada a massa, a perda sera minima. Ou se algum funcionario passar a varrer, peneirar e devolver ao monte, a economia tambem sera enorme. Para uma obra de 300m2, no final, a economia pode chegar a 6m3de areia no final da obra.

A ALVENARIA

Levantando as paredes pelo metodo mais tradicional, voce vai assentar 0 primeiro tijolo sobre a funda9ao a uns 10 centimetros de distancia da ferragem das colunas. Levante as fieiras de tijolos dos dois lados da colunas, ate atingir a altura desejada. Aten9ao - Massa para assentamento dos tijolos e: 1:2:7 - 1 parte de cimento, 2 de cal e 7 de areia. Depois coloque duas tabuas bem escoradas de cada lado da parede, tampando as ferragens como uma forma. Despeje 0 concreto nesta forma ate as altura dos tijolos da parede, soque bem. Esta pronta a sua primeira coluna! Veja no desenho abaixo.

Nao jogue 0 concreto do alto. Fa9a uma pe9a como est a para que 0 concreto escorra para 0 interior da coluna.

Nao esque9a de vibrar 0 concreto com um tubo para evitar bolhas. Se voce estiver construindo sua casa em cima de um radier, comece a erguer as paredes pelos cantos, cruzando os blocos de cimento em amarra9ao (fazendo junta amarrada) .. Fa9a isso em todas as quinas de parede. Veja no desenho ao lado. DICA DE ECONOMIA - No momenta em que a parede esta sendo erguida, e muito comum que 0 funcionario quebre um tijolo ao meio, durante 0 assentamento dos tijolos, em varios pontos da mesma, quando nao se cabe um tijolo inteiro. Mas quando ele precis a de outro peda90 na proxima fileira, ele quebra outro tijolo e nao reaproveita 0 peda90 que sobrou. Alem de gerar desperdicio, isso gera uma pilha enorme de entulhos. Ao se fiscalizar, voce economiza tijolos e tambem com ca9ambas para entulho.

Uma boa dica para simplificar 0 nivelamento e usar uma regua marcada com a altura de cada fiada (escantilhao).

E muito

importante usar sempre 0 prumo quando estiver levantando as paredes, para que elas nao fiquem tortas e crie uma grande dificuldade e gasto de material ao se fazer 0 embogo, na tentativa de corrigir as imperfeigoes. Verifique 0 nivel e 0 prumo a cada fiada.

Preste aten~ao para urn detalhe importante: Misture urn born impermeabilizante na massa que assentara a primeira fiada de tijolos. Isso evita que a umidade do solo suba pelas paredes. Mesmo depois de assent ados os primeiros tijolos das paredes, 0 melhor para evitar futuras infiltra<;:oes,e passar urn impermeabilizante ou tinta impermeabilizante nas laterais. Isso evita que as paredes, depois de construidas, fiquem umidas toda vez que chove.

DICA DE ECONOMIA -Geralmente quando se est a fazendo uma pilastra, faz-se a arma<;:ao com vergalhoes. As sobras do vergalhao, que nao serao mais reaproveitadas, devem ser jogadas dentro das arma<;:oesquando estiverem sendo cheias de concreto. Essa atitude, alem de fortalecer a viga, evita 0 desperdicio e diminui as chances de pessoas se machucarem no canteiro de obras.

manual o CONSTRUTO@' d

Durante 0 processo de levantar as paredes, va deixando os espagos para a colocagao das portas e janelas. Considerando 0 tamanho das portas e janelas que voce escolher, os espagos para sua colocagao deverao ser pelo menos 20 centlmetros maior. Use uma verga, tambem chamada de lajota, na parte superior do van que sustentara os tijolos que ficam acima das portas e janelas. A verga deve ter, no minimo, 20 em a mais para cada lado do vao . ...EstaJajota .. ode...se.r_Pte-woldadLou construi.da.pQr voce. p Nao se esquega de escorar as formas de madeira ou de blocos. Nao deixe tambem de descontar 5 centimetros para a altura do piso, especialmente para os comodos que serao a cozinha e 0 banheiro que normalmente san mais baixos que os outros comodos. Outra coisa importante e, durante este processo, colocar os tacos de madeira nas laterais dos vaos para flxar as portas e janelas (se for usar as janelas e portas tradicionais de madeira). Para as janelas coloque 2 tacos de cada lado e para as portas 3 de cada lado. Use uma Massa forte 1:3 para fixar os tacos na parede. 1 medida de cimento e3 de areia.

Observa9ao: Se for instalar portas e janelas metalicas, a fixagao sera posterior. As esquadrias de ferro ja vem de fabrica com os seus chumbadores (grapa tipo rabo-de-andorinha).

Chumbadores

~
~anual do CONSTRUTOR

Construindo sua casa pelo metodo tradicional (sapatas e colunas), com 0 objetivo de colocar uma laje de teto, voce devera fazer uma cinta de concreto e ferros no topo das paredes para dar sustentagao a laje e estabilizar as paredes da construgao. As ferragens desta cinta serao amarradas nos ferros das colunas. Pode-se usar canaletas de concreto para este fim, prontas nas casas de materiais de construgao, evitando a construgao de formas de madeira para montar a cinta. Deixe passagens de canos e conduites (eletrodutos) na cinta de amarragao.

Cinta de Blocos de concreto

Cinta de concreto feita com formas de madeira

As paredes internas e externas podem ser levantadas com tijolos ou blocos de concreto. Voce mesmo pode prever quantos milheiros vai precisar. Faga as contas e veja como os blocos de concreto rendem mais. Apesar dessa dica, alguns profissionais ainda insist em afirmando:
PREFIRA TIJOLOS DE BARRO.

Muitos pedreiros gostam de construir usando blocos de concreto. Com eles, e mais rapido levantar as paredes. Mas esses blocos esquentam muito. Para que sua casa nao vire um forno, escolha tijolos de barro.

DICA:Terminada a alvenaria, converse com um encanador e com um eletricista e veja com eles quando voce devera rasgar as paredes para colocar canos e conduites (eletrodutos). Assim voce podera evitar desperdicios.

QUANTIDADE DE TIJOLOS E ,BLOCOS (Parede


'

de Meia)
Dica

Tipo Blocos de concreto (10 cmx 20cm x 40cm) Tijolos de barro macigo (5 cmx 10cm x 20cm) Tijolos ceramic os (6 ou 8 furos) (10 cm x 20cm x 20cm)

Quantidade por m2 de parede 13 blocos

92 tijolos

Compre urn pouco a mais por causa das quebras

23 tijolos

Aplica;ao
--_ ... _----

Tra;o

Rendimento por saco de cimento

Dicas As duas primeiras fiadas devem ser assentadas com argamassa com impermeabilizante (veja na tabela de argamassas para fundagao- PAG. 13). as blocos devem estar secos quando forem assentados. As duas primeiras fiadas devem ser assentadas com argamassa com impermeabilizante (veja na tabela de argamassas para fundagao- PAG 13).

Paredes de blocos de concreto

1 lata de cimento 1/2 lata de cal 6 latas de areia

30m2

Paredes de tijolos de barro macigo

10 m2 1 lata de cimento 2 latas de cal 8 latas de areia 16 m2

Paredes de tijolos ceramicos (6 ou 8 furos).

.~
20

manual do CONSTRUTOR

ALAJE
Existem dois tipos de lajes: A laje preamoldada e a laje batida.
A Laje e uma estrutura de concreto armado, feita para servir como cobertura de uma construgao ou como piso de um segundo pavimento. A laje nao so torna a estrutura de uma casa mais segura e confortavel como tambem valoriza 0 imovel, especialmente se for projetada para servir a um segundo pavimento, mesmo que voce nao pretenda fazer um no momento da construgao. As lajes podem ser de dois tipos: laje maciga, tambem chamada de laje batida, que e construida no local, e as pre-fabricadas ou pre-moldadas.

- A laje de concreto batido e indicada para construg6es maiores, quando a dimensao dos comodos ultrapassam um vao acima de 4 metros. Deve ficar secando com as escoras por um tempo maior, cerca de vinte e oito dias no minimo, podendo ate se estender por um periodo maior, dependendo do clima. Sua ferragens saD montadas no proprio local da obra. A sua confecgao apresenta um custo bem maior, devido ao tempo maior gasto na obra e da maior quantidade de madeiras e escoras necessarias para sua execugao. Para fazer uma laje batida, se constroi uma forma de madeira forrada com um papel impermeavel (geralmente se usam os proprios sacos de cimento), para evitar 0 vazamento e 0 escorrimento do cimento entre as fret as da madeira. Para fazer a forma da laje, coloque uma fiada de tijolos logo acima da cinta de amarragao para que se possa fazer os furos onde serao colocados as pernas de 3" (tres polegadas) que sustentarao a forma. Este madeirame deve ser colocado a uma distancia de 1 metro um do outro. Caso pretenda fazer um beiral, estenda esta madeira 0 suficiente para acomodar uma tabua. Isto tambem serve para facilitar a montagem de outra laje num comodo continuo. Sobre esta armagao de pernas de 3", coloque as tabuas (aproximadamente 30 cm de largura) bem niveladas para formar um tipo de piso de madeira que sera a base da forma da laje. Em baixo da malha de ferro saD fixados com ferros na madeira as tubulag6es de agua e luz em suas posig6es definitivas.

:anual do

CONSTRUTOr@'

Na laje batida, os pontos que se apoiam sobre as paredes, devem ter ferros colocados na porgao superior da laje e tambem nos beirais, para evitar 0 que se chama tecnicamente de "flexa negativa" e sao assim chamados de ferros negativos. o ideal e que um engenheiro calcule a bitola das ferragens I I I I I I I I I I I para que nao haja especificagoes I-excessivas, ocasionando um custo adicional desnecessario na I-compra dos ferros. I-Porem, nas construgoes I-populares e tradicional 0 usa Ferros I-de ferros 3/8", e 0 trago de Negativos I-concreto normalmente usado e I-1:3:31 medida de cimento, I-3 de areia e 3 de pedra. I-Antes de assentar totalmente a laje, I-e preciso fazer um escoramento I-para evitar a horrivel "barriga" que se forma na laje quando ela nao e devidamente escorada, parecendo que vai cairo Coloque uma madeira no sentido transversal da laje, sustentada por uma perna de 3" para levan tar a laje cerca de 2 ou 3 centimetros com uma cunha de madeira inserida embaixo da perna de 3"como um calgo. Estas escoras devem distar entre si cerca de 1,30 m (um metro e trinta centimetros).

--. . . . . . . . . . . -------------

Esta escora deve ser colocada bem no meio da laje, para isso, risque no chao um X, partindo de cada um dos cantos do comodo. 0 ponto central do X sera 0 centro do comodo. Para comodos com dimensoes maiores de quatro metros, divida 0 espago por dois e usando 0 mesmo processo, coloque duas escoras. Use tambem escoras nos beirais para que eles nao fiquem tortos para baixo~ Depois de totalmente assentada e escorada, a laje deve ser bem molhada para auxiliar a perfeita aderencia do concreto que sera despejado logo a seguir e garantir a seguranga do seu teto. o correto e fazer a concretagem toda de uma so vez, para que nao se formem fissuras e trincas nas emendas, que ocasionarao vazamentos, comprometendo a qualidade da laje. Faga um concreto forte, 1:3:3, 1 medida de cimento, 3 de areia grossa e 3 de pedra. Coloque primeiro uma fina camada de concreto e depois, por cima, uma grade de ferro, com os elementos mais proximos de si no meio da laje e um ,, pouco mais afastados nas pontas (Esta ferragem fica apoiada sobre pequenas ,, bolas de massa 1:3). ,, Complete a concretagem ate uma altura de aproximadamente 15 centimetros. ,, , Ao bater a laje, por medida de pura economia, pode-se colocar cacos de tijolos " ,, entre as frestas em vez de enche-Ias apenas de massa. Se a laje nao for receber ,, uma cobertura, 0 ideal e aplicar uma argamassa com impermeabilizante
/
/ / / / /

/ /

o escoramento da laje e dos beirais deve permanecer durante tres semanas, para uma perfeita secagem e cura do concreto, que deve ser lenta, dando tempo suficiente a todas reagoes quimic se processarem no concreto. Por isso, em locais de clima muito quente, a laje deve ser molhada diariamente evitando uma secagem muito rapida. E preciso aguardar 28 dias para uma perfeita cura do concreto para depois proceder a deforma da laje.

/
/

,, ,, ,

- E a mais usada e recomendada para construgaes populares, por ser mais pratica, rapida, mais barata e de facil execugao com bastante seguranga, alem de nao precisar de uma enorme quantidade de madeira para as formas e escoramentos. Sao normalmente encontradas nas casas de materiais de construgao, e voce verificara que existem em varios tamanhos, cabendo a voce escolher aquela que atenda as dimensaes dos comodos da sua casa, calculando uma sobra de mais ou menos 50 centimetros para os beirais externos para evitar a infiltragao de agua da chuva. Estas lajes ainda saD do tipo cobertura ou de piso, muito mais resistentes, (que sustentam um segundo pavimento). 0 modo correto de comprar uma laje pre-fabricada e fornecer ao fabricante uma plant a da casa a ser construida, para que 0 fornecedor dimensione corretamente 0 comprimento e a quantidade de vigotas e lajotas a serem usadas. Entao voce recebera uma "planta" esquematica contendo todas as instrugaes para sua instalagao. Sempre siga estas instrugaes.
A instalagao de uma laje pre-fabricada e muito pratica e simples. Normalmente este tipo de laje pode cobrir vaos de ate 5m entre as paredes, sem maiores problemas. As vigas saD assentadas no topo das paredes, amarradas nos ferros da cinta de concreto. Entre cada viga, e colocado um tijolo especial de barro, chamado lajota, para fechar 0 vao entre as vigas como mostra 0 desenho abaixo.

/ \_-_/

I I I I I I I I I I I

. . . . . . . . . . .

Desenho da armagao da ferragem sobre uma laje pre-moldada.

manual do CONSTRUTOR@"

Quanto ao assentamento da laje, nao pise diretamente sobre as vigas ou lajotas. Coloque por baixo tabuas transversais para apoiar as vigotas e as escore com pernas de tres e suas devidas cunhas. A primeira escora deve estar tambem no meio do comodo para formar uma contrafexa e prevenir aquela "barriga" que pode se formar no meio da laje. Estas escoras devem ser colocadas a cada 1,40m (1 metro e quarenta centimetros). Este procedimento se repete para cada comodo da casa. Todas as vigotas devem necessariamente se apoiar Vigotas pelo menos 5cm de cada lado da parede. Colocando primeiro uma lajota em cada extremidade da ~ vigota, voce assegura que as vigotas estejam perfeitamente alinhadas it parede. Continuando nesse processo, va colocando as outras vigotas paralelas umas as outras e no espacejamento correto. Antes de espalhar 0 concreto, nao esque9a de colocar uma lajota "furada" que recebera a caixa de saida eletrica, nos pontos pre-determinados em cada um dos comodos; assim como nas tubula90es das outras instala90es de agua e esgoto quando for 0 caso, para nao ter de furar a laje depois de pronta para passar os encanamentos. Dica: A ferragem fica suspensa apoiada sobre bolotas de massa com 0 tra901:3. Use quantas bolotas achar necessario. Nas lajes pre-moldadas se usa uma caixa de luz diferente da convencional e considerada mais pratica. Fique atento quando for comprar 0 material eletrico. Na laje pre-fabricada nao ha necessidade de forma como na laje batida. Apenas coloque tabu as na parte externa, para conter 0 concreto que sera adicionado para formar a capa do piso. Assim tambem como na laje maci9a, 0 ideal e fazer a concretagem toda de uma so vez. Nao "interromper 0 trabalho para nao formar fissuras ou trincas, Capa de concreto mas emendas no piso da laje. A capa da laje deve ficar pelo menos 5 cm acima das ferragens que deve ficar afastada do fundo da laje para que 0 concreto a envolva completamente. Para uma perfeita cura do concreto, a laje deve ser molhada abundantemente duas a tres vezes por dia nos proximos tres dias e depois pelo menos uma vez por dia durante a primeira semana. Se houver risco de chuva, cubra a laje com um plastico para que ela nao fique encharcada. Nao caminhe sobre a laje recem concretada. A deforma so deve ser efetuada apos 18 dias, e ao retirar as escoras, comece sempre do centro para as extremidades.

~anual

do CONSTRUTOR

QUANTO GASTAREI NESTA OBRA?


Para calcular razoavelmente 0 quanto gastara na sua obra, e importante saber a quantidade de material a ser usado, fazendo sua pesquisa de pregos nas casas de material de construgao. Podemos conseguir uma boa ajuda num folheto distribuido gratuitamente pela Associagao Brasileira de Cimento Portland chamado "Maos a Obra". Este folheto parte da ideia de uma casa simples, com 39 metros quadrados. A partir desse estudo, voce podera comegar a construir uma casa simples chamada de "casa embriao", que possui apenas urn comodo (sala ou quarto, conforme queira), banheiro e cozinha. Mais tarde, podera acrescentar mais dois quartos. Estao discriminados na tabela adiante todos os materiais que serao usados na primeira etapa da construgao e da segunda etapa de expansao tambem. Se voce planeja uma casa de maior dimensao que este modelo, deve saber que gastara mais. Para ajuda-Io a calcular esse orgamento, basta pedir nas casas de materiais de construgao urn orgamento para os materiais da casa modelo com 39m2. Imaginando que este orgamento seja de R$ 9.800,00 (so como exemplo), para calcular 0 custo da casa que voce deseja, divida este valor de 9.800 Reais por 39, que dara 251,28 Reais 0 custo do metro quadrado construido. Dessa forma, se sua casa tiver 60m2, multiplique os 251,28 Reias por 60 metro quadrados (251,28 x 50) e tera 0 custo total dos materiais de 15.076,00. OK? Alem de listar e detalhar os materiais necessarios para a construgao de sua casa, para nao esquecer nada, estas informagaes tornarao mais facil calcular os seus gastos.

Plant a da "Casa Embriio"


Se voce tern dinheiro suficiente para iniciar e terminar sua casa do jeito que voce deseja, tudo bern, mas se voce precisar construi-Ia em etapas, com algumas interrupgoes, pode optar por urn projeto chamado de "casa embriao". Uma casa com 0 minimo necessario. Dois comodos e urn banheiro que poderao ser facilmente ampliados, sem comprometer a qualidade e 0 conforto inicialmente planejados.

--t
I ~~,

5,80m

I--~--------------------------------------~--~
I I I
I

J
COZINHA Area 3,64nf

l,50m

[}

0
I

I I I I I I
I I

I I
I

banheiro

0
II)

-0

SAlA/QUARTO Area 44,48m2

1\
c

..;
2,80m

I I

I
I I

I I
I I I
~

i
~
COZINHA Area 3,64nf

5,80m

---r-----------------------------------------~

-t
E

l,50m

2,70m

[}
-

"! '"
QUARTO Area 8,64nf

0
II)

~
2,70m

-0

~
SAlA/QUARTO Area 44,48m2 QUARTO Area 8,64nf

..;

Na pagina seguinte, uma tabela com os materias basicos necessarios nas duas fazes da construgao.

1\

~ ..;
0

2,80m

.
Etapas de Servi~o
I

. Materiais
Cimento Areia Pedra Cal Bloco-canaleta ~1OX20x40cml Bloco-canaleta 20x20x30cm Ferro 6,5m Impermeabilizante Cimento Areia Pedra Cal Bloco-canaleta ~1OX20x40cml Bloco-canaleta 20x20x30cm Ferro 6,5m Laje Pre-Fabricada Cimento Areia Pedra Caibro de madeira 5x6 cm Prego 17x21 . Telha ondulada fibroc. E=6mm Cumieira art. fibrocimento Parafusos 8x11 Omm Conjunto de veda<;ao Cimento Areia Cal

d d a e
SG m3 m3 SG un un Kg Kg SG m3 m3 SG un un Kg m3 SG m3 m3 m ~~ m un SC m3 SC

Uni-Embriao
(13 fase)

Amplia~ao (2 fase)

TOTAL
13,0 1,5 1,5 0,5 95,0 95,0 18,9 3,8 3,0 1,0 2,0 0,2 1.650,0 124,0 24,8 38,2 11,0 1,0 1,5 50,0 7,0 62,0 7,0 100,0 13,0 3,5 45,0

FUNDA~AO Baldram e do Bloco de Concreto

8,0 1,0 1,0 0,3 58,0 58,0 11,5 2,3 2,0 0,5 1,5 0,1 975,0** 45,0 9,0 20,1 6,0 0,5 1,0 25,0 4,0 31,0

5,0 0,5 0,5 0,2 37,0 37,0 7,4 1,5 1,0 0,5 0,5 0,1 675** 45,0 9,0 18,1 5,0 0,05 0,5 25,0 3,0 31,0 7,0 50,0 4,0 1,0 13,0

ALVENARIA * ou1.400 ~olos 10x20x 0 ** ou 970 ~OIOS 10x20x 0

LAJE

TELHADO

50,0 9,0 2,5 32,0

REVESTIMENTO DAS PAREDES chapisco+emboc;:o+ reboco PISO contrapiso+ reboco

Cimento Areia Cal Caixilho de ferro Porta de ferro 0,80x2, 10 Porta de madeira 0,60x2, 10 Porta de madeira 0,70x2,10 Porta de madeira 0,80x2, 10 Cal Oleo de Linha<;a Tinta oleo (barra lisa) Uquido pre~arador Zarcao gra ite (caixilhos e porta de ferro) Esmalte sintetico (caixilhos e porta de ferro) Verniz (portas de madeira) Aguarras Vidro liso e=3mm Vidro fantasia e=3mm Lavatorio de lou<;a Vaso Sanitario de loura Pia de cozinha 0,60x ,10 Tanque de concreto Kit de agua Kit de esgoto Kit eletrico

SC m3 m3 m2 un un un un SC 1 1 1 1 1 1 1 m2 m2 un un un un un un un

9,0 1,5 1,5 1,6 1 1 1 5,0 3,5 3,0 1,5 0,5 1,0 2,0 0,5 3,1 0,4 1 1 1 1 1 1 1

8,0 1,5 1,5 2,4

17,0 3,0 3,0 4,0 1 1 2 1 7,0 5,0 3,0 1,5 1,0 1,5 4,0 1,0 4,3 0,4 1 1 1 1 1 1 1

ESQUADRIAS

2,0 1,5

PINTURA paredes+ esquadrias

0,5 0,5 2,0 0,5

VIDROS LOUJrAS pec;:ashi raulicas

1,2

1:3':anual

INSTALACOES agua, esgoto e eletrica


do CONSTRUTOR

LJ

Das könnte Ihnen auch gefallen