Sie sind auf Seite 1von 7

UM OLHAR SENSVEL POR MEIO DO TEATRO PARA AS CRIANAS DA PRESCOLA Por ARETZ, Antonio Marcio Silva 1

O presente estudo identifica nos alunos envolvidos nesse processo, como a sensibilidade libertadora estabelece novos parmetros para o desenvolvimento cultural do pas, mas acima de tudo, como o teatro contribui para a incluso de estudantes na comunidade escolar, e consequentemente na superao de preconceitos. A necessidade de se trabalhar o teatro, deve-se ao fato de permitir s crianas e adolescentes um contato com o ser sensvel que h em cada um, sem medo, sem preconceitos, para que possam se sentir realmente parte da sociedade em que se encontram. A partir das leituras e das vivncias no curso de Artes Cnicas, percebemos que preciso que haja na educao uma maior ateno em desenvolver no indivduo, antes de tudo, suas qualidades essencialmente humanas as quais podem ser perfeitamente desenvolvidas por meio do teatro. Contudo, a partir desse estudo, ressaltamos a importncia da atividade teatral e a expresso corporal dentro do espao escolar como uma nova forma de aprender, promovendo um espao de liberdade por meio do dilogo e da representao ao nos confrontarmos com questes sociais tnicas, de alteridade, de justia e solidariedade; porm, cabe escola compreender estas prticas educacionais como uma combinao de atividades para o desenvolvimento global do indivduo, como um processo de socializao consciente e crtico, do exerccio de convivncia democrtica e uma atividade artstica. O presente estudo fruto da realizao de oficinas que foram desenvolvidas nas escolas municipais de So Miguel do Oeste SC, com alunos da pr-escola. Este se apresenta, portanto, como uma reflexo dos aspectos observados na sala a partir das atividades de expresso corporal, tcnica vocal, respirao, jogos teatrais, entre outras atividades ldicas. Antes de iniciar qualquer fala sobre o desenvolvimento das oficinas na Pr-Escola, cabe ressaltar e reforar nossa compreenso sobre os objetivos do teatro.

Acadmico do curso de Licenciatura em Artes Cnicas. Trabalho de pesquisa realizado no componente curricular Estgio Curricular em Artes Cnicas III, orientado pelo Professor Dr. Paulino Eidt.

Dessa forma, um dos principais objetivos do teatro fazer pensar, refletir, usar o conhecimento pessoal para chegar a alguma concluso, no apenas transferir imagens para que o espectador goste ou no. Quando o teatro se prope a estimular os processos cognitivos e a capacidade de anlise dos envolvidos, muitas informaes podem ser captadas, como nos descreve Burnier (2009, p. 17):

Como arte, o teatro pode ser entendido como o que acontece entre o espectador e o ator, conforme definio de Jerzy Grotowski. Nesse sistema de comunicao, o ator o emissor da mensagem, dos signos, ele quem atua, faz. O espectador realiza a funo de receptor, ele recebe e interpreta os signos emitidos pelo ator, testemunha a ao.

Nessa perspectiva os jogos teatrais como processo de desenvolvimento teatral agem da mesma forma ajudando na percepo desses signos e fazem com que o professor/diretor melhor assessore seus alunos no encontro com a representao teatral e consequentemente na representao de si mesmos. Partindo da anlise semiolgica do espetculo, evidencia-se que todo o processo de desenvolvimento deste importante para a criao do sentido. Nesse aspecto, podemos ressaltar que o contato inicial das crianas com as atividades cnicas pode determinar o interesse ou no pelo fazer artstico teatral. Assim, o teatro na sala de aula trabalhado, na maioria das vezes, em forma de jogos. Esses, sempre com foco e objetivo, estimulam diversas reas, como: a ateno, a concentrao, a integrao, os preconceitos, entre outros, tendo por trs desses, outros elementos bsicos, porm, no de menos importncia, que so o respeito, a educao, a disciplina. Diante disso, conduzimos as oficinas na escola, de modo a reforar esses aspectos junto s crianas. Para descontrair, inicialmente, fora contada uma histria para elas. Isso serviu para que pudssemos criar um elo com as crianas extirpando a possibilidade de sermos compreendidos como impositores de atividades mais complexas correndo o risco de gerar uma averso proposta de trabalho. Aps percebermos como a turma reagiu a esse primeiro contato, continuamos os trabalhos com algumas atividades que requerem aptido fsica, conduzindo um alongamento para que as crianas estivessem aptas a fazer os demais exerccios que seriam propostos.

Alongamos inicialmente os braos, costas, pescoo, tronco, coxas, pernas e ps. A cada regio do corpo trabalhada, amos reforando a importncia do alongamento, para que no houvesse dvidas, quanto a essa questo. Em seguida, passamos para a atividade. Essa consistia em andar pela sala ocupando os espaos vazios. No primeiro momento, as crianas tinham que apenas caminhar pela sala, indo e voltando, para todas as direes, as orientaes eram para que no se esbarrassem, no se empurrassem e nem se jogassem no cho. Era para evitar ao mximo tocar nos colegas. A partir disso, colocamos uma msica bem ritmada para orientar a caminhada deles. Todos caminharam, testando, experimentando o espao. Sentindo seu corpo nesse espao. Quando a concentrao foi perceptvel, damos alguns comandos, ou seja, 0, eles teriam que parar como um esttua; 1, eles teriam que andar lentamente; 2, eles teriam que andar um pouco mais rpido; 3, eles teriam que andar ainda mais rpido, porm, sem correr. Aps alguns minutos desenvolvendo essa atividade, pedindo para que se sentissem no espao, observando a composio da cena gerada no coletivo. Quando todos estatizavam e pedindo que observassem como o corpo de cada um se comportava, explicamos que esse exerccio, alm de trabalhar noo de espao, trabalhava tambm a sua ateno, sendo que teriam que estar atentos para responder ao comando dado. Esse caminhar coletivo vem ao encontro do que nos diz Spolin (2007, p. 21): O jogo instiga e faz emergir uma energia do coletivo quase esquecida, pouco utilizada e compreendida, muitas vezes depreciada. A referida autora nos traz isso, pela maneira em que o teatro visto, muitas vezes, pela sociedade e principalmente pela escola. Ela continua:
Tericos enfatizam a importncia do jogo no processo de aprendizagem na infncia, desde Rousseau e Dewey a Piaget e Vygotsky. Mais do que mera atividade ldica, o jogo constitui-se como o cerne da manifestao da inteligncia do ser humano. A escola, at hoje, nega o jogo como poderoso instrumento de ensino/aprendizagem. (SPOLIN, 2007, p. 21).

A falta de conhecimento na rea teatral e seus benefcios que constri esse preconceito sobre as prticas ldicas por parte da direo escolar e at de outros professores. Confirmando ainda, sobre a importncia do jogo teatral e seus estmulos, Spolin (2007, p. 21) escreve:

Somente por meio do contato com os julgamentos e avaliaes do outro que a autonomia intelectual e efetiva cede lugar a presso das regras coletivas, lgicas e morais. Por oposio ao smbolo discursivo, o smbolo ldico culmina na fico e no na crena.

Isso nos diz respeito s regras impostas, que criam uma aula mecanizada, cheia de nos. Aluno no pode levantar, no pode mascar chicle no pode usar bon, no pode conversar com o colega, no pode, por vezes, expor sua ideia, no pode ser livre. s vezes, nem livre para criar. Professores e escolas, inmeras vezes se esquecem que seus alunos so crianas e agem como tal. Por isso no tiram proveito de toda essa energia, que, com uma metodologia adequada, poderia ser direcionada para a aprendizagem. Ainda segundo Spolin (2007, p. 21): Por meio de oficinas de jogos teatrais, ser possvel desenvolver liberdade dentro de regras estabelecidas. Por isso a realizao dessa oficina tem uma importncia vital no conscientizar e instigar uma prtica docente mais livre, desapegada das coisas insignificantes que so to preconizadas no meio escolar. Inspirado nesses pensamentos percebemos durante as oficinas, que as crianas se envolviam com as atividades e sentiam prazer em estar participando delas. Contudo, tivemos vrias interferncias das professoras que utilizando ainda de uma pedagogia tradicionalista, impunham regras rgidas e controlando as crianas com punhos de ferro, o que quebrou um pouco com os objetivos da oficina, que consistia em deixar as crianas livres para se expressarem e participarem das atividades. Essa obrigao imposta pelas professoras gerou um desconforto para algumas crianas que se recusaram a participar das atividades. Se as oficinas servem para a criana se expressar livremente, essa imposio foge ao que nos diz Reverbel (1989, p. 14) sobre a importncia do jogo na sala de aula, onde ela cita Rousseau:

Para Rousseau, [...] a primeira fase da educao da criana deveria ser quase inteiramente baseada em jogos: Ame a infncia; estimule seus jogos, seus prazeres, seus encantadores instintos. Considere o homem no homem e a criana na criana. A natureza deseja que as crianas sejam crianas antes de serem homens. Se tentarmos inverter a ordem, produziremos frutos precoces, que no tero nem maturao nem sabor, e logo estaro estragados.

Diante de to sbia citao, constatamos que a prxima atividade realizada com as crianas nos permitiu observar e comprovar a veracidade desse fato:, a natureza deseja que as crianas sejam crianas. No somente a natureza deseja isso, quanto ao fato de que isso importante. Portanto, realizamos uma atividade que consistia em interpretar uma pequena histria que amos inventando sobre uma suposta reunio dos animais na floresta. Conforme contvamos a histria amos distribuindo as personagens entre os alunos, apontando para cada um e dizendo qual animal esse deveria representar. Aps saber o animal, o aluno apontado deveria interpretar o que a histria pedia, at que todos os alunos representassem um animal da floresta. Por meio desse exerccio, podemos perceber os bloqueios que so impostos pela sociedade, que castra nas crianas a capacidade de criar e de, sobretudo, expressarem-se sem medo, sem vergonha, na sua inocncia de criana. Que probe que as crianas sejam crianas. Perde-se, portanto, a viso que devemos ter da importncia do teatro na educao da criana, conforme revela o trecho seguir:

No inicio do sculo XIX, o teatro ganhou destaque no jogo dramtico, enfatizandose, mais uma vez, a sua importncia na educao da criana. Entendia-se, ento, que a criana um organismo em desenvolvimento e que cada fase do seu crescimento deve ser estimulada. O jogo faz parte do ser humano em desenvolvimento tanto quanto outro elemento. Entretanto, a livre expresso provocada pelo jogo em certos momentos na educao tornou-se sinnimo de liberalizao da disciplina e, por algum tempo, como marcas at hoje, o movimento criativo em geral foi desdenhado pela educao conservadora. (COURTNEY, apud SITTA; POTRICH, 2005, p.47, 1980).

Diante dessa necessidade, continuamos a oficina com uma atividade que os alunos sugeriram: O Pato Cinza. Essa brincadeira, semelhante a Ovo Choco, consiste em fazer com que as crianas se sentem em crculo. Uma criana deve ficar em p ao redor do crculo e ir passando de um em um colocando a mo sobre a cabea dizendo a palavra pato. Em determinado momento a criana deve escolher outra para a qual dir Pato Cinza. A criana escolhida deve se levantar e correr atrs da criana que estava em p, com o objetivo de tocla. A criana que est fugindo deve correr ao redor do crculo at chegar ao local da criana que se levantou e sentar rapidamente nesse local antes de ser tocada, com isso a criana perseguidora dever escolher outra criana do mesmo modo em que foi escolhida. Caso o perseguidor consiga alcanar o fugitivo todos devem cantar da seguinte forma: Olha o

patinho na roda, olha o patinho na roda. Ele faz qu, qu, qu, qu!!, Ento a criana que for alcanada dever se sentar no meio do crculo ficar trs rodadas ali. Durante essa brincadeira, percebemos que algumas crianas sentiam vergonha de se levantar para correr atrs de seus coleguinhas, j outras, inicialmente, sentiam-se constrangidas de se sentar no meio do crculo. Nesse aspecto, faz-se importante participarmos e nos deixarmos ser alcanados. Isso far com que a criana se sinta parte de uma brincadeira, agindo com mais confiana e sem constrangimento na hora de ir para o meio. Aps a brincadeira O Pato Cinza, propomos o jogo A Fuga do Castelo. Nessa atividade, demarcamos uma rea de uns vinte metros de um lado a outro, fizemos com que eles se imaginassem em um castelo de um reino. No reino vizinho, o prncipe estava de aniversrio e todos eram convidados para a festa. Porm, para ir festa, eles deveriam sair do castelo passando pelo bruxo malvado, que estaria na outra extremidade da rea demarcada, virado de costas para eles. Eles deveriam se deslocar lentamente, passando pelo bruxo, porm quando o bruxo voltasse a olhar para eles, eles deveriam permanecer imveis como uma esttua, caso algum fosse apanhado se mexendo seria mandado para o inicio e esse teria que recomear a travessia. Alguns alunos achavam um pouco chata a travessia, porm todos gostaram da brincadeira e todos queriam ser o bruxo para controlar a caminhada dos colegas. Considerando que o teatro na escola pode ser trabalhado de vrias formas, de acordo com a faixa etria dos envolvidos nesse processo, assumindo funo importante no desenvolvimento do aluno. Uma das formas de se trabalhar teatro na escola por meio de jogos, conforme Ferreira (apud, PILLOTTO e SCHRAMM, 2001, p. 147), pelo jogo a criana entra no mundo real, fantstico ou imaginrio. A atividade do faz-de-conta para a criana uma forma de situar-se no mundo. Ela afirma ainda que:

Esses jogos de fico permitem criana elaborar a experincia vivida, fazendo parte do seu esforo de compreenso e adaptao ao mundo no qual est inserida. O jogo para a criana um meio de organizar suas experincias, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamentos a respeito do mundo, das coisas e das pessoas com as quais vive.

Nesse sentido, por meio das atividades acima, percebemos que o teatro uma importante ferramenta de sociabilidade e de superao de preconceitos, uma vez que essas

atividades de expresso estimulam o trabalho em grupo, enfatizando o respeito a si mesmo, suas limitaes, bem como o respeito aos colegas e s limitaes desses. Partindo da realizao dos estudos realizados pelos acadmicos de artes cnicas, sentimos a necessidade de tornar efetiva a prtica teatral nas escolas, portanto, que esses sirvam de norte para guiar o planejamento curricular das escolas no municpio. Que atravs desse, possam, nas Secretarias de Educao e Cultura, dar ao teatro a importncia e o destaque que ele realmente merece como componente de educao do sensvel, na educao de pessoas humanas e no desenvolvimento da percepo do outro, trazendo aos envolvidos, o respeito s diferenas, agindo na superao do preconceito e discriminao, uma vez que a isso que o teatro no contexto escolar se prope. REFERNCIAS BURNIER, Lus Otvio. A arte de ator: da tcnica a representao.2.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009. PAVIS, Patrice. A anlise dos espetculos: teatro, mmica, dana, dana-teatro, cinema. 2. ed. So Paulo Perspectiva, 2008. 323 p. REVERBEL, Olga Garcia. Jogos Teatrais na Escola. Porto Alegre: Scipione,2005. REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. 2.ed. So Paulo:Scipione, 1989. REVERBEL, Olga Garcia. Um Caminho do Teatro na Escola. Porto Alegre: Scipione, 1998. SITTA, Marli Susana Carrard; POTRICH, Cilene Maria. Teatro: espao de educao, tempo para a sensibilidade. Passo Fundo, RS: UPF, 2005. SPOLIN Viola. Jogos teatrais na sala de aula. So Paulo: Perspectiva, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen