Sie sind auf Seite 1von 76

ndice

APRESEnTAo MAnUAL Do BRASo


MARCA
Desenho original Assinaturas do Braso Comportamento Afastamento e Legibilidade no Permitido Construo Ampliao e Reduo 06 07 12 13 14 15 16 03 05

MAnUAL DE MARCA UnIVERSIDADE noVA


APRESEnTAo MARCA
Assinaturas da Marca Verses da Marca Comportamento Afastamento e Legibilidade no Permitido Construo Ampliao e Reduo

PAPELARIA
21 23

34 39 42 44 74

AnExo
Cronologia das Unidades de Ensino Reproduo dos Brases das Unidades

24 25 26 27 28 29 30

CRDIToS

FAMLIA TIPogRFICA
Marca Auxiliar 17 17

FAMLIA TIPogRFICA
Marca Auxiliar 31 31

CoRES PADRo
Cores Padro Amostra de Cores 18 19

CoRES PADRo
Cores Padro Amostra de Cores 32 33

Apresentao
A Universidade Federal da Bahia apresenta esse Manual de Identidade Visual de suas marcas, o Braso da UFBA e a logo UFBA Universidade nova visando organizar a construo e aplicao delas e, com isso, criar um sistema de identidade visual padronizado. A Universidade Federal da Bahia com esse manual objetiva que toda a comunidade acadmica e terceiros utilizem estas marcas de forma unificada, o que significar uma comunicao institucional muito mais eficaz. o Braso da UFBA foi criado em 1952 pelo Irmo Paulo Lachenmayer o.S.B e desenhado originalmente por Vitor Hugo Carneiro Lopes. Agora foi inserida a data 1808, atendendo a resoluo do Conselho Universitrio. Esta marca dever ser utilizada em toda a comunicao oficial da Universidade. o logo UFBA Universidade nova foi criado a partir da aprovao do projeto de renovao da Universidade, financiado atravs do REUnI - MEC. Esta marca dever ser utilizada em toda a comunicao no-oficial, ou seja, acadmica e publicitria da instituio.

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Manual de Marca

normas padro para construo e aplicao do braso da Universidade Federal da Bahia.

Desenho original
o braso construdo e apresentado nas pginas seguintes se baseia nos desenhos originais representados abaixo:

oBSERVAES A RESPEITo Do DESEnHo oRIgInAL: Escudo: De azul fendido de prata em corte de dois ramos de oliveira. Insgnias: Trs tochas de ouro acesas ao natural. Lema: Virtute Spiritus (Pela Fora do Esprito)

Assinaturas do Braso
ASSInATURA PRInCIPAL
Esta a assinatura principal do Braso da Universidade Federal da Bahia a ser utilizada em toda a comunicao oficial. Requer impresso a 4 cores para cores slidas.

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Assinaturas do Braso
ASSInATURA ConJUnTA
As assinaturas conjuntas devero comportar-se como demonstrado nas figuras abaixo:

Este diagrama de construo no traz todas as medidas e aqui exposto apenas para efeito de demonstrao.

Assinaturas do Braso
ASSInATURA ESPECIAL
Esta assinatura s dever ser utilizada em publicaes especiais. o uso dessa verso requer prvia autorizao da Assessoria de Comunicao da UFBA.

Verso especial - cores em gradiente

11

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Assinaturas do Braso
VERSES DE USo RESTRITo
Em casos especiais onde o braso no poder apresentar-se no seu padro normal, este poder ter novas aplicaes de cores aqui expostas. Para a opo em uma cor necessrio que haja absoluto controle da qualidade da reproduo e da impresso dos elementos institucionais.

UMA CoR
A aplicao em uma cor restringe-se apenas a situaes especficas em que o braso sob nenhuma hiptese poder ser aplicado em seu padro normal (4 cores). Recomenda-se, portanto, manter nestas aplicaes critrios bastante rgidos de leitura preservando a imagem institucional. Ex: Patrocnio aplicado, produes de terceiros com consulta prvia. A verso em retcula do Braso da UFBA, a ser impressa na cor preto padro, de uso restrito aos impressos com limitaes de nmero de cores, formulrios, demais impressos de circulao interna e anncios de jornais. EM TRAo Esta uma aplicao de uso restrito. a aplicao menos indicada e deve ser usada apenas quando todas as outras alternativas aqui expostas forem esgotadas. EM RETCULA A aplicao em meio tom ocorre em casos onde a tcnica usada para aplicar-se a marca, permite apenas o uso de uma cor em tons. Ex: Jornal, materiais internos, nota fiscal... Verso padro - cores chapadas

Verso em trao - preto e branco

Verso em retcula - tons de cinza

13

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Comportamento
Para obter a melhor leitura possvel do braso necessrio obedecer as seguintes normas:

nEgATIVo
Esta opo poder ser usada quando o fundo de aplicao for escuro ou quando for utilizado um box de cor escura como base do braso.

InCoRRETo
Abaixo demonstrada uma aplicao incorreta da utilizao em negativo.

CoRRETo
no permitido alterar a cor do contorno do brasso na sua verso negativa, o qual dever ser sempre BRAnCo.

A construo do braso em negativo aqui demonstrada apenas de carter ilustrativo. o braso dever ser obtido atravs dos arquivos digitais. Entre em contato com a Assessoria de Comunicao da UFBA e solicite a marca em negativo.

A utilizao do braso em negativo dever respeitar o critrio de legibilidade. o braso se adapta bem a vrios tipo de fundo colorido, mas no exemplo acima pode-se ver a aplicao do braso sobre um fundo de azul que no oferece contraste.

Em casos excepcionais, onde o fundo no oferece leitura adequada para o braso, dever ser utilizada a verso em negativo com contorno branco. Essa verso s poder ser utilizada sob aprovao da Assessoria de Comunicao da UFBA.

Afastamento e Legibilidade
AFASTAMEnTo / RESERVA
Esta indicao refere-se ao afastamento necessrio de outras marcas ou elementos que possam interferir na compreenso do braso. A dimenso da distncia de respirao equivale altura da letra A de UFBA. Para o uso correto da rea de respirao trace as linhas guias conforme mostra a figura. As marcas ou objetos devero limitar-se FoRA da linha tracejada.

LEgIBILIDADE
o braso dever ser aplicado em reas que ofeream contraste ou nas reas de cor uniforme da imagem, garantindo assim sua legibilidade.

A linha tracejada apenas ilustrativa e no deve ser impressa com a marca.

Aplicao CoRRETA / Uso correto do positivo e aplicao em rea de cor uniforme da imagem.

15

MAnUAL DE MARCAS UFBA

no Permitido
no permitida qualquer distoro no braso, bem como aplicao de perspectiva. Devem ser respeitadas suas propores (altura x largura x plano). Abaixo, alguns dos casos mais frequentes: baixo contraste, distores de proporo e cores incorretas. outros casos, como redues alm do limite mnimo e invaso da rea de reserva em aplicaes do braso, tambm so considerados uso incorreto.

BAIxo ConTRASTE

o braso ficou ilegvel pois o fundo no oferece leitura adequada, dever ser utilizada a verso em negativo com contorno branco.

PERSPECTIVA E DESMEMBRAMEnTo
o uso de perspectiva proibido, bem como o desmembramento de elementos.

DISToRES DE PRoPoRo

proibida qualquer distoro. Para o uso correto do posicionamento dos elementos do braso, veja o captulo de construo do braso.

Construo
ConSTRUo
Com o objetivo de manter a correta disposio dos elementos do braso, pode-se observar uma relao entre determinadas dimenses dos elementos do braso e a largura-base do item x demonstrado no exemplo abaixo. A partir da largura-base, as demais dimenses tero seus valores proporcionalmente relacionados.

A construo do braso aqui demonstrada apenas de carter ilustrativo. o braso dever ser obtido atravs dos arquivos digitais que se encontram no CD anexo, no portal da universidade (www.ufba.br) ou entre em contato com a Assessoria de Comunicao da UFBA e solicite o arquivo digital. A duplicidade dos elementos tem o objetivo de demonstrar a variao das assinaturas.

17

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Ampliao e Reduo
REDUo
Em se tratando de redues, deve-se observar a tcnica que ser utilizada para tal. Permite-se a reduo do braso em cores at uma largura mnima de 1 cm para impresso em offset, fotografia, xerografia e mdias impressas com sada de 300 DPI (pontos por polegada), sobre bom suporte (papis de qualidade e afins).
1,0 cm

Para outras tcnicas (serigrafia, tipografia-clich e mdias de baixa resoluo grfica), aconselha-se a impresso de uma prova para conferncia. o braso no dever em hiptese alguma, possuir largura inferior a 1 cm para sua assinatura vertical, 2,5 cm para a assinatura horizontal 1 e 3,0 cm para sua assinatura horizontal 2, conforme demonstra a figura abaixo.

AMPLIAo
no h nenhuma restrio ou aplicao especial do braso ampliado, desde que sejam respeitados alguns critrios, como proporo entre os elementos e rea de reserva, que garantam uma reproduo fidedigna.

Famlia Tipogrfica
MARCA
o braso possui um texto que no pertence a nenhuma famlia tipogrfica. um desenho de letras baseado no desenho original do braso.

AUxILIAR
A famlia tipogrfica auxiliar usada em textos que compem os materiais grficos, como bloco de textos e elementos de papelaria. A famlia adotada a Times new Roman e suas variaes: normal, Itlico, negrito e negrito Itlico.

normal ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&*()_+-={}[]<>;: negrito ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&*()_+-={}[]<>;: Itlico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&*()_+-={}[]<>;: negrito e itlico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&*()_+-={}[]<>;:

19

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Cores Padro
Para reproduo das cores institucionais, devem-se seguir alguns critrios bsicos, que so: a correspondncia das cores utilizadas com os Sistemas: Pantone e CMYK (para adesivo, silk screen, offset e outros processos de cor tinta). Escala RgB e HTML (para tv, internet e outros processos de cor luz).

PAnTonE: 7403 C CMYK: 5 / 16 / 59 / 0 RgB: 231 / 200 / 116 HExADECIMAL: E7C874

PAnTonE: 171 C CMYK: 5 / 67 / 77 / 0 RgB: 214 / 108 / 73 HExADECIMAL: E8744A

PAnTonE: 4525 C CMYK: 12 /17 / 40 / 4 RgB: 215 / 195 / 154 HExADECIMAL: D7C39A

PAnTonE: 7499 C CMYK: 0 / 0 / 12 / 0 RgB: 255 / 253 / 220 HExADECIMAL: FFFDE5

PAnTonE: 3C CMYK: 0 / 0 / 0 / 20 RgB: 194 / 193 / 193 HExADECIMAL: D1D3D4

PAnTonE: 2745 C CMYK: 100 / 97 / 13 / 4 RgB: 41 / 30 / 103 HExADECIMAL: 291E67

Amostra de Cores

100%

90%

80%

70%

60%

50%

40%

30%

20%

10%

21

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Manual de Marca

normas padro para construo e aplicao da marca UFBA Universidade nova.

Apresentao
ConCEITo
A identidade visual criada para a UFBA Universidade nova explora de forma moderna a imagem de folhas se encontrando e formando um arranjo. Essa imagem inspirada no braso da UFBA e passa a idia da unio do antigo e do novo. Foram consideradas palavras-chaves: modernidade, equilbrio e movimento. As formas circulares remetem ao globo terrestre e tem inspirao na globalizao da informao e do conhecimento. A faixa que corta o crculo na parte inferior, numa aluso mais distante, pode ser comparada ao nascer do sol. Foi utilizado um tom de azul escuro, cor bastante popular e sempre associada ao dever, beleza e habilidade. A serenidade dessa cor traz consigo paz e confiana. Sua fluidez e fora so traos atraentes.

25

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Assinaturas da Marca
ASSInATURA PRInCIPAL
Estas so as assinaturas da marca UFBA Universidade nova a serem utilizadas em toda a comunicao: publicidade, material promocional, folheteria, internet, etc. Requer impresso a 2 cores para cores slidas.

ASSInATURA ConJUnTA
As assinaturas conjuntas devero comportar-se como demonstram as figuras abaixo.

ASSInATURA VERTICAL (PREFEREnCIAL)

ASSInATURA HoRIZonTAL 1

ASSInATURA HoRIZonTAL 2 Este diagrama de construo no traz todas as medidas e aqui exposto apenas para efeito de demonstrao.

Verses da Marca
VERSES DE USo RESTRITo
Em casos especiais onde a marca no poder apresentar-se em seu padro normal, podero ser adotadas as solues aqui expostas. Para a opo em uma cor necessrio que haja absoluto controle da qualidade da reproduo e da impresso dos elementos institucionais. EM RETCULA EM TRAo Esta uma aplicao de uso restrito. a aplicao menos indicada e deve ser usada apenas quando todas as outras alternativas aqui expostas forem esgotadas.

UMA CoR
A aplicao em uma cor restringe-se apenas a situaes especficas em que a marca sob nenhuma hiptese poder ser aplicada em seu padro normal (2 cores). Recomenda-se, portanto, manter nestas aplicaes critrios bastante rgidos de leitura preservando a imagem institucional da marca. Ex: Patrocnio aplicado, produes de terceiros com consulta prvia. A verso em retcula da Marca UFBA Universidade nova, a ser impressa na cor azul padro e preto padro, de uso restrito aos impressos com limitaes de nmero de cores, formulrios, demais impressos de circulao interna e anncios de jornais, em preto e branco, comparecendo, neste caso, em retcula de preto.
VERSo EM TRAo VERSo EM RETCULA

A aplicao em meio tom ocorre em casos onde a tcnica usada para aplicar-se a marca permite apenas o uso de uma cor em tons. Ex: Jornal, materiais internos, nota fiscal...

VERSES DE CoRES
A marca pode ser aplicada em outras cores que no as padres azul e preto, porm este uso deve ser comunicado e aprovado previamente pela Assessoria de Comunicao da UFBA. A legibilidade da marca de inteira responsabilidade dos profissionais envolvidos na criao e desenvolvimento do material grfico.

ALgUnS ExEMPLoS DE VERSES DE CoRES

27

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Comportamento
Para obter a melhor leitura possvel da marca necessrio obedecer as seguintes normas:

nEgATIVo
Esta opo poder ser usada quando o fundo de aplicao for escuro ou quando for utilizado um box de cor escura como base da marca.

InCoRRETo
Abaixo demonstradas algumas aplicaes incorretas do negativo.

CoRRETo
no permitido alterar a cor do contorno da marca na sua verso negativa, o qual dever ser sempre BRAnCo.

Aplicao InCoRRETA

Aplicao CoRRETA

A construo da marca em negativo aqui demonstrada apenas de carater ilustrativo. A marca dever ser obtida atravs dos arquivos digitais. Entre em contato com a UFBA e solicite o arquivo digital da marca em negativo.

Aplicao InCoRRETA

Aplicao CoRRETA

Aplicao InCoRRETA do negativo

Aplicao InCoRRETA / Marca sobre rea confusa da imagem

Aplicao CoRRETA / Marca sobre rea uniforme da imagem

Afastamento e Legibilidade
AFASTAMEnTo
Esta indicao refere-se ao afastamento necessrio de outras marcas ou elementos que possam interferir na compreenso da marca. A dimenso da distncia de respirao equivale altura da letra A de UFBA. Para o uso correto da rea de respirao trace as linhas guia conforme mostra a figura. As marcas ou objetos devero limitar-se FoRA da linha tracejada.

Aplicao CoRRETA / Uso correto do negativo e aplicao em rea de cor uniforme da imagem.

A linha tracejada apenas ilustrativa e no deve ser impressa com a marca.

Aplicao CoRRETA / Uso correto do positivo e aplicao em rea de cor uniforme da imagem.

LEgIBILIDADE
A marca foi desenvolvida para proporcionar o mximo de legibilidade, portanto permitida a sua utilizao em fundo policromtico, porm necessrio seguir critrios bastante rgidos para esta aplicao. A marca dever ser aplicada sempre nas reas de cor uniforme da imagem, garantindo assim sua legibilidade.
Aplicao CoRRETA / Uso correto do positivo e aplicao em rea de cor uniforme da imagem.

29

MAnUAL DE MARCAS UFBA

no Permitido
no permitida qualquer distoro na marca, bem como aplicao de perspectiva. A marca deve respeitar suas propores (altura x largura x plano). Abaixo, alguns dos casos mais frequentes: baixo contraste, distores de proporo e cores incorretas. outros casos, como redues alm do limite mnimo e invaso da rea de reserva em aplicaes da marca tambm so considerados uso incorreto.

BAIxo ConTRASTE

A marca ficou ilegvel devido ao fundo claro com letras brancas em fig. 1 e a escolha equivocada do amarelo em fig. 2.

fig. 1

fig. 2

DISToRES DE PRoPoRo

proibida qualquer distoro na marca. Para o uso correto do posicionamento dos elementos da marca, veja o captulo de construo da marca.

PERSPECTIVA E DESMEMBRAMEnTo
o uso de perspectiva proibido, bem como o desmembramento da marca.

Construo
ConSTRUo
Com o objetivo de manter a correta disposio dos elementos da marca, pode-se observar uma relao entre determinadas dimenses dos elementos da marca e a largura-base do item x demonstrado no exemplo abaixo. A partir da largura-base, as demais dimenses tero seus valores proporcionalmente relacionados.

A construo da marca aqui demonstrada apenas de carter ilustrativo. A marca dever ser obtida atravs dos arquivos digitais. Entre em contato com a UFBA e solicite o arquivo digital da marca. A duplicidade dos elementos tem o objetivo de demonstrar a variao das assinaturas.

31

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Ampliao e Reduo
REDUo
Em se tratando de redues, deve-se observar a tcnica que ser utilizada para tal. Permite-se a reduo da marca em cores at uma largura mnima de 1 cm para impresso em offset, fotografia, xerografia e mdias impressas com sada de 300 DPI (pontos por polegada), sobre bom suporte (papis de qualidade e afins). Para outras tcnicas (serigrafia, tipografia-clich e mdias de baixa resoluo grfica), aconselha-se a impresso de uma prova para conferncia. A marca no dever, em hiptese alguma, possuir largura inferior a 1 cm para sua assinatura vertical, 2,5cm para a assinatura horizontal 1 e 3,0cm para sua assinatura horizontal 2, conforme demonstra a figura ao lado.
2,5 cm 3,0 cm 1,0 cm

AMPLIAo
no h nenhuma restrio ou aplicao especial das marcas ampliadas, desde que sejam respeitados alguns critrios, como proporo entre os elementos e rea de reserva, que garantam uma reproduo fidedigna.

Famlia Tipogrfica
MARCA
As famlias tipogrficas usadas na marca so respectivamente a Berling Roman Bold e a Lucida Fax Demibold ou Seminegrito.

BERLIng RoMAn BoLD

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789


LUCIDA FAx DEMIBoLD

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

AUxILIAR
A famlia tipogrfica auxiliar usada em textos que compem os materiais grficos, como bloco de textos e elementos da papelaria. A famlia adotada a Times new Roman e suas variaes: normal, Itlico, negrito e negrito Itlico.

TIMES NEW ROMAN NORMAL

TIMES NEW ROMAN ITLICO

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789


TIMES NEW ROMAN NEGRITO

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

0123456789

TIMES NEW ROMAN NEGRITO ITLICO

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

33

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Cores Padro
Para reproduo das cores institucionais, devem-se seguir alguns critrios bsicos que so: a correspondncia das cores utilizadas com os Sistemas: Pantone e CMYK (para adesivo, silk screen, offset e outros processos de cor tinta). Escala RgB e HTML (para tv, internet e outros processos de cor luz).

ESCALA DE TonS
Esta escala pode ser usada como referncia em casos onde a marca aplicada em tons.

AZUL PADRo PAnTonE: BLUE 072 C CMYK: 100 / 85 / 0 / 4 RgB: 0 / 24 / 168 HTML: 0018A8

PRETo PADRo PAnTonE: BLACK C CMYK: 0 / 0 / 0 / 100 RgB: 30 / 30 / 30 HTML: 1E1E1E

100%

90%

80%

70%

60%

50%

40%

30%

20%

10%

Amostra de Cores
Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4 Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4 Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4 Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4 Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4 Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4 Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4

Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4

Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4

Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4

Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4

Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4

Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4

Pantone: Blue 072 C C: 100 M: 85 Y: 0 K: 4

Essa referncia de cor no vlida para impresso digital


Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

Pantone: Black C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

35

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Papelaria
CARTo DE VISITA
CARACTERSTICAS
Tamanho: 9,0x5,0 cm Papel: Couch fosco 230g Fonte: Times new Roman nome em corpo 8 bold Demais informaes em corpo 7,5

Papelaria
PAPEL TIMBRADo
CARACTERSTICAS
Papel: Alta alvura 90g Fonte: Times new Roman Endereo em corpo 9

37

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Papelaria
EnVELoPE CARTA
CARACTERSTICAS
Papel: Alta alvura 90g Fonte: Times new Roman Endereo em corpo 9

Papelaria
EnVELoPE oFCIo
CARACTERSTICAS
Papel: Alta alvura 90g Fonte: Times new Roman Endereo em corpo 9

39

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Anexo

Reproduo dos brases das unidades da UFBA.

BAnDEIRA DA REIToRIA PEnDo DA REIToRIA CoMPLExo HoSPITALAR UnIVERSITRIo EDgAR SAnToS MUSEU DE ARTE SACRA InSTITUTo DE FSICA ESCoLA PoLITCnICA FACULDADE DE ARQUITETURA InSTITUTo DE MATEMTICA InSTITUTo DE QUMICA InSTITUTo DE gEoCInCIAS InSTITUTo DE BIoLogIA ESCoLA DE EnFERMAgEM ESCoLA DE MEDICInA VETERInRIA InSTITUTo DE CInCIAS DA SADE FACULDADE DE MEDICInA FACULDADE DE FARMCIA

FACULDADE DE oDonToLogIA ESCoLA DE nUTRIo ESCoLA DE AgRonoMIA InSTITUTo DE SADE CoLETIVA ESCoLA DE BIBLIoTEConoMIA FACULDADE DE EDUCAo FACULDADE DE CoMUnICAo FACULDADE DE CInCIAS EConMICAS FACULDADE DE FILoSoFIA E CInCIAS HUMAnAS ESCoLA DE ADMInISTRAo FACULDADE DE DIREITo InSTITUTo DE LETRAS ESCoLA DE BELAS ARTES ESCoLA DE TEATRo ESCoLA DE DAnA ESCoLA DE MSICA

BAnDEIRA DA REIToRIA

PEnDo DA REIToRIA

43

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Cronologia das Unidades de Ensino


Dulce de Ftima Noronha
Memria Documentada: Atas do Conselho Universitrio da UFBA 1982-1992. ICI/UFBA

A UFBA originou-se no Colgio Real da Bahia, fundado pelos jesutas no sculo xVI, o qual diplomava bacharis, licenciados e mestres em artes, letras e filosofia. no decurso dos sculos, abrigou o primeiro curso superior de cirurgia e obstetrcia autorizado, oficialmente, pelo prncipe regente, quando de sua passagem pela cidade de Salvador no ano de 1808, passando a denominar Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro ncleo de estudos superiores no Brasil e mais tarde Faculdade de Medicina da Bahia que, ao longo do sculo xIx, abriga os cursos de Farmcia (1832) e odontologia (1864). Instituda em 8 de abril de 1946, atravs do Decreto Lei 9.155, com a denominao de Universidade da Bahia, reunia as seguintes escolas e faculdades j existentes: Faculdade de Medicina; e Escolas Anexas de odontologia e Farmcia; Escola Politcnica que funcionava como entidade particular at 1934, passando a ser mantida pelo Estado da Bahia em 1938 e retornando ao domnio da Unio em 1946; Faculdade de Cincias Econmicas e Contbeis fundada em 1905 com o nome de Escola Comercial da Bahia; mantida por fundao, a partir de 1931 iniciou com o curso de Administrao e Finanas, substitudo pelos cursos de Cincias Econmicas e Contbeis e Atuariais em 1934, quando passou a se denominar Faculdade de Cincias Econmicas; Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas fundada em 1941 com o nome de Faculdade de Filosofia da Bahia; Escola de Belas Artes criada em 1877 com o nome de Academia de Belas Artes da Bahia;

Escola de Enfermagem, criada pelo Decreto 8.779 de 22/01/1946. Trs anos mais tarde, em 1949, so criadas as: Faculdade de Farmcia desmembrada da Faculdade de Medicina, onde funcionava como Escola anexa desde 1925 e o curso institudo em 1832; Faculdade de odontologia desmembrada do curso de odontologia vinculado Faculdade de Medicina; Faculdade de Direito criada em 15 de abril de 1891 com o nome de Faculdade Livre de Direito da Bahia, pelo Decreto 1.232, como escola particular, mantida pela Fundao Faculdade de Direito; integrada UFBA no ano de 1957. Em 1959 criada a Escola de Administrao, com o desmembramento do curso da Faculdade de Cincias Econmicas. no ano de 1967 so integradas universidade: Escola de Medicina Veterinria, criada em 1951; Escola de Agronomia originria do Imperial Instituto Baiano de Agricultura, criado em 1859. Em 1968, em decorrncia da reforma do sistema universitrio, foi uniformizada a designao dos Centros Universitrios mantidos pela Unio (Lei 4.759/65) , ocasio em que passou a chamar-se Universidade Federal da Bahia. Tendo sua estrutura definida pelo decreto 62.241/68 de 08 de fevereiro, quando passou a ser constituda por unidades de ensino compostas pelas Faculdades e Escolas j existentes e pelos seguintes Institutos e Escolas, criados atravs deste dispositivo legal: Instituto de Biologia,

Instituto de Cincias da Sade, Instituto de Fsica, Instituto de geocincias, Instituto de Letras, originrio do curso de Letras da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas; Instituto de Matemtica, Instituto de Qumica, Faculdade de Educao, Escola de nutrio, Escola de Msica e Artes Cnicas, Escola de Biblioteconomia e Comunicao, e Faculdade de Arquitetura, desmembrada do curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes. no decorrer dos anos, criada a partir do desmembramento de cursos ou unidades j existentes: Faculdade de Comunicao, desmembrada da Escola de Biblioteconomia e Comunicao, em 1986, Faculdade de Cincias Contbeis, a partir da Faculdade de Cincias Econmicas, em 1996, Instituto de Sade Coletiva, a partir do Departamento de Sade Coletiva da Faculdade de Medicina, no ano de 1995. Durante o processo de interiorizao e a expanso da universidade so criados: Instituto Multidisciplinar em Sade, em Vitria da Conquista, em 2006.

Instituto de Cincias Ambientais e Desenvolvimento Sustentvel, em Barreiras, em 2006. Instituto de Humanidades, Artes e Cincias Professor Milton Santos 2008. Instituto de Psicologia, desmembrado do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, em 2008. A partir do desmembramento da Escola de Msica e Artes Cnicas, em 1988, trs unidades so criadas, sendo essas dos primeiros cursos universitrios do gnero no Pas, a saber: - Escola de Dana, - Escola de Teatro e - Escola de Msica.

45

MAnUAL DE MARCAS UFBA

FACULDADE DE MEDICInA

FACULDADE DE oDonToLogIA

47

MAnUAL DE MARCAS UFBA

FACULDADE DE FARMCIA

ESCoLA PoLITCnICA

49

MAnUAL DE MARCAS UFBA

FACULDADE DE CInCIAS EConMICAS

FACULDADE DE FILoSoFIA E CInCIAS HUMAnAS

51

MAnUAL DE MARCAS UFBA

ESCoLA DE BELAS ARTES

ESCoLA DE EnFERMAgEM

53

MAnUAL DE MARCAS UFBA

FACULDADE DE DIREITo

ESCoLA DE ADMInISTRAo

55

MAnUAL DE MARCAS UFBA

ESCoLA DE MEDICInA VETERInRIA

ESCoLA DE AgRonoMIA

57

MAnUAL DE MARCAS UFBA

InSTITUTo DE BIoLogIA

InSTITUTo DE CInCIAS DA SADE

59

MAnUAL DE MARCAS UFBA

InSTITUTo DE FSICA

InSTITUTo DE gEoCInCIAS

61

MAnUAL DE MARCAS UFBA

InSTITUTo DE LETRAS

InSTITUTo DE MATEMTICA

63

MAnUAL DE MARCAS UFBA

InSTITUTo DE QUMICA

FACULDADE DE EDUCAo

65

MAnUAL DE MARCAS UFBA

ESCoLA DE nUTRIo

ESCoLA DE MSICA

67

MAnUAL DE MARCAS UFBA

ESCoLA DE DAnA

ESCoLA DE TEATRo

69

MAnUAL DE MARCAS UFBA

ESCoLA DE BIBLIoTEConoMIA

FACULDADE DE CoMUnICAo

71

MAnUAL DE MARCAS UFBA

FACULDADE DE ARQUITETURA

InSTITUTo DE SADE CoLETIVA

73

MAnUAL DE MARCAS UFBA

CoMPLExo HoSPITALAR UnIVERSITRIo EDgAR SAnToS

MUSEU DE ARTE SACRA

75

MAnUAL DE MARCAS UFBA

Arquivos digitais
ARQUIVoS
Arquivos TIF em CMYK nome do arquivo.TIF So arquivos bitmap (imagens contitudas por pontos), que podem perder qualidade se ampliados demasiadamente. Podem ser abertos nos programas grficos especiais. Arquivos JPG em RGB nome do arquivo.jpg So arquivos bitmap (imagens contitudas por pontos), que podem perder qualidade se ampliados demasiadamente. Podem ser abertos nos PRogRAMAS gRFICoS USUAIS ou inseridos em programas de apresentaes e texto. Arquivos EPS nome do arquivo.eps So arquivos vetoriais, curvas, que podem ser ampliadas para qualquer dimenso, sem perda de qualidade. Podem ser abertos nos programas grficos especiais. Arquivo CDR nome do arquivo.CDR So arquivos vetoriais, curvas, que podem ser ampliados para qualquer dimenso, sem perda de qualidade. Podem ser abertos no PRogRAMA CoREL DRAW. Arquivo AI nome do arquivo.AI So arquivos vetoriais, curvas, que podem ser ampliados para qualquer dimenso, sem perda de qualidade. Podem ser abertos no PRogRAMA ADoBE ILLUSTRAToR.
TIF JPg EPS CDR AI

UTILIZAo
Impressos CMYK e PANTONE (EPS, CDR ou AI) Folhetos, embalagens, banners, bandeirolas, outdoors, etc. Processos: offset. Vdeos, TV, Projees, Internet RGB Apresentaes por projeo, filmes, vdeos institucionais e publicitrios. Internet, banners e afins impressos digitalmente (impressora comum). Fundo transparente EPS, PNG, CDR, AI Ideal para ser inserido sobre fundos pr-existentes, tanto nos impressos offset como nos suportes digitais. Para impresso offset, consulte a tabela de propriedades dos arquivos digitais. Este Manual acompanha um CD com as verses da Marca UFBA Universidade nova e do Braso da Universidade Federal da Bahia digitalizadas em diversos formatos, de acordo com as necessidades de uso.
CoR PAnTonE CoR CMYK CoR RgB FUnDo TRAnSPAREnTE BITMAP VEToR PRogRAMAS USUAIS PRogRAMAS ESPECIAIS IMPRESSo oFFSET IMPRESSoRA CoMUM

TABElA DE PROPRIEDADES DOS ARQUIVOS DIGITAIS

Crditos
MAnUAL
coordenao Assessoria de Comunicao da UFBA Marco Antonio Queiroz Projeto Grfico e diaGramao P55 Comunicao

MARCA UFBA-UnIVERSIDADE noVA


criao e desenvolvimento de manual P55 Comunicao / Fabio Cunha

BRASo UnIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


criao Irmo Paulo Lachenmayer o.S.B Desenhado originalmente por Victor Hugo Carneiro Lopes redesiGn e desenvolvimento de manual P55 Comunicao

BRASES DAS UnIDADES DA UnIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


criao Irmo Paulo Lachenmayer o.S.B Desenhados originalmente por Victor Hugo Carneiro Lopes

UnIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Assessoria de Comunicao da UFBA Prdio da Reitoria Canela Telefones (71) 3283-7056 / (71) 8707-1011 marcoqueiroz@ufba.br

Das könnte Ihnen auch gefallen