Sie sind auf Seite 1von 16

Antenas

Antenas
Professor Roberto Bairros dos Santos

Contedo
Introduo:.................................................................................................................................... 2 O que uma antena:..................................................................................................................... 2 A antena transmissora: ................................................................................................................. 2 A antena receptora: ...................................................................................................................... 3 A linha de transmisso: ................................................................................................................. 3 Desenho da antena: ...................................................................................................................... 4 Como a antena funciona: .............................................................................................................. 5 A importncia do comprimento da antena:.................................................................................. 6 Clculo do comprimento de uma antena:..................................................................................... 7 Casando a antena:......................................................................................................................... 8 Sintonizando uma antena: ............................................................................................................ 9 Desempenho da antena: ............................................................................................................. 10 Padro de irradiao: .................................................................................................................. 10 Ganho da antena:........................................................................................................................ 11 Polarizao da antena: ................................................................................................................ 12 Eficincia de uma antena: ........................................................................................................... 13 Mltiplos caminhos..................................................................................................................... 13 Desenho de antenas populares:.................................................................................................. 14 Antena chicote: ....................................................................................................................... 14 Antena helicoidal: ................................................................................................................... 14 Antena em LOOP:.................................................................................................................... 16

Antenas

Introduo:
Este artigo foi desenvolvido para dar ao leitor uma noo bsica sobre antenas descrevendo a sua funo, operao, caracterstica e tcnicas de avaliao. Este trabalho tambm ir descrever de forma objetiva as caractersticas das trs formas de antenas mais usadas em transmissores de baixa potncia.

O que uma antena:


A antena o componente eltrico responsvel pela transmisso das ondas eletromagnticas pelo espao e tambm pela recepo destas ondas eletromagnticas. A antena essencialmente um transdutor que converte corrente alternada em ondas eletromagnticas. A antena do transmissor e a antena do receptor possuem as mesmas caractersticas, no entanto elas sero tratadas d forma separadas neste trabalho uma vez que as antenas dos rdios transmissores so mais crticas do ponto de vista construtivas.

A antena transmissora:
A antena transmissora acopla a energia presente no circuito de sada de rdio freqncia (RF) do rdio transmissor ao espao fsico de forma o mais eficiente possvel de forma a transformar a corrente alternada presente no circuito de sada ondas eletromagnticas irradiadas. A antena deve ser construda com o objetivo de tornar este acoplamento o mais eficiente possvel. As antenas transmissoras so normalmente menos eficientes que as antenas receptoras. A antena transmissora deve ser desenhada para ter a mxima eficincia na freqncia do circuito de RF do transmissor.

Antenas

A antena receptora:
A antena receptora tem a funo de converter as ondas eletromagnticas irradiadas pela antena transmissora em sinais eltricos. Quando a onda eletromagntica atinge uma antena receptora a energia eletromagntica presente na onda gera uma pequena tenso na antena receptora que faz com que uma pequena corrente possa fluir pelo circuito do rdio receptor. A antena receptora deve ser desenhada para ter a mxima eficincia na freqncia do transmissor que deseja sintonizar!

A linha de transmisso:
A linha de transmisso a conexo eltrica entre a antena e o circuito de sada de RF do transmissor. A linha de transmisso necessria quando o transmissor e a antena esto montados em lugares diferentes, isto o que ocorre nos transmissores de maior porte, j nos transmissores pequenos o circuito de RF e a antena esto primos. Um transmissor pequeno um celular, por exemplo, a anena montada dentro da caixa do celular, de forma que ela parece no existir para o usurio. Antigamente os celulares vinham com antenas externa. J um exemplo de transmissor grande a clula do sistema de telefonia celular, neste caso as antenas so montadas em postes a grande altura. A linha de transmisso construda com um cabo especial chamado cabo coaxial, como o mostrado na figura abaixo. Eletricamente o cabo coaxial um complexo circuito RLC com um impedncia bem caracterstica. Voc compra o cabo coaxial pelo valor da impedncia. Os cabos mais usados em transmissores so cabos de 50 Ohm j os cabos usados na recepo podem ser de 75 Ohm.

Cabo coaxial tpico.

Antenas

Desenho da antena:
O segredo da eficincia de uma antena o seu desenho fsico, este desenho ir determinar as caractersticas eltricas (RLC) da antena. A freqncia do circuito equivalente RLC da antena deve ser o mais prximo possvel da freqncia do circuito do RF do transmissor. Quando isto ocorre voc diz que a antena e o circuito de RF esto casados. Quando a antena est casada toda a energia do transmissor transferida para a antena. Quando uma parte da energia no transmitida pela antena, esta energia refletida pela linha de transmisso, esta energia no transmitida considerada uma perda. A medio da energia transmitida e da energia refletida uma forma de medir a eficincia de uma antena. Esta medio chamada SWR (Stand Wave Radio) e calculada pela razo entre a energia transmitida e refletida. Uma forma comum de expressar esta grandeza pela medio da energia na forma da tenso presente na sada do transmissor e da tenso refletida pela linha de transmisso (VSWR).

Antenas

Como a antena funciona:


As ondas eletromagnticas so transmitidas na forma de campos eltricos e campos magnticos irradiados pela antena. O entendimento completo do fenmeno requer um estudo mais aprofundado de ondas, com este no objetivo deste trabalho, aqui ser feito observaes prticas sobre o tema.

A figura mostra os campos eltricos e magnticos ao redor de uma antena transmissora. Uma antena pode ser construda simplesmente pela conexo do cabo coaxial da linha de transmisso em dois cabos em ngulo reto com a linha, como mostra a figura abaixo. Este tipo de antena chamada de dipolo de meia onda.

A figura mostra uma antena simples. A construo simples mostrada acima suficiente para irradiar energia na forma de ondas eletromagnticas pelo espao, desde que os condutores separados possuem diferentes nveis de tenso isto suficiente para gerar um campo eltrico (E), se a tenso for varivel haver a presena de um campo magntico (H). Estes campos so gerados simultaneamente pela antena transmissora e esto fisicamente defasados de 90 graus um em relao ao outro, assim, quando o campo eltrico est no seu mximo valor o campo magntico est no seu mnimo.

Antenas

A importncia do comprimento da antena:


Como foi visto no captulo anterior construir uma antena parece simples, basta esticas dois fios, um para cada lado no final da linha de transmisso, no entanto, para que esta antena transmita dom eficincia o sinal de RF, o fator crtico a dimenso da antena. O dimensionamento da antena far com que esta aparea para o circuito do transmissor como um circuito RLC. Quando a antena estiver perfeitamente casada o circuito RLC ser visto pelo transmissor apenas com um circuito resistivo, caso contrrio o circuito poder ser RC ou RL dependendo do comprimento, a presena o capacitor ou do indutor acarreta perda extra de energia e pro sua vez da eficincia da antena. A mxima eficincia da antena ocorre quando a antena construda com a dimenso correta, neste caso voc diz que a antena est sintonizada. Uma forma de medir a sintonia da antena atravs do coeficiente VSWR. A figura abaixo mostra a medio para os trs casos possveis: No ponto (A) a ressonncia est abaixo da freqncia ideal, isto ocorre quando o comprimento da antena muito longo, no ponto (C) a ressonncia est acima da freqncia desejada indicando que o comprimento est muito curto, j no ponto (B) a freqncia de ressonncia est exatamente sobre a freqncia desejada.

Figura mostrando as curvas de ressonncia. Ficou claro que a dimenso da antena fator crtico na sua construo. Como determinar o comprimento de uma antena?

Antenas

Clculo do comprimento de uma antena:


Vamos mostrar neste artigo como calcular o comprimento de uma antena chamada de dipolo, pois possui dois condutores. Existem dois tipos de dipolos bastante usados so: A Antena Marconi ou de onda, este o tipo de antena mais comum em transmissores de pequena potncia e a antena de onda. Uma antena no precisa ter o comprimento da onda transmissora, mas, pode ter uma frao deste comprimento. Assim as antenas com um comprimento igual a metade do comprimento da onda ou um quarto do comprimento da onda so as mais comuns, estes tipos de antenas so chamados de antenas de meia onda ou um quarto de onda. A figura abaixo mostra estes tipos de antenas, observar que antena de um quarto de onda na verdade funciona com a outra metade refletida na terra, que pode ser um bom aterramento ou ainda a placa do circuito impresso.

Figura mostrando os tipos de antenas dipolos. O clculo para o comprimento de uma antena de de onda mostrado abaixo. Esta uma equao emprica, mas que funciona bem. Outro detalhe que a sintonia da antena depende do seu aterramento e esta sintonia fortemente influenciada pelo meio ambiente, assim, a antena muitas vezes precisa ser ajustada em campo para o seu valor timo.

Figura mostrando o clculo de uma antena de de onda.

Antenas

Casando a antena:
A antena possui outra caracterstica alm da ressonncia, a impedncia. Uma antena est perfeitamente casada quando est em ressonncia com o circuito de sada de RF e ainda possui a mesma impedncia deste circuito, pois, a mxima transferncia de potncia ocorre quando a impedncia da carga e do circuito de sada so iguais. Quando uma antena est em ressonncia a medio do VDWR a menor possvel, no entanto quanto menor o valor do VSWR melhor o casamento da antena. Na figura abaixo voc pode ver duas antenas que esto em ressonncia, mas a antena B possui um valor de VSWR menor, logo, ela possui um rendimento melhor.

Figura mostrando o casamento de duas antenas. A ressonncia da antena dada basicamente pela sua dimenso, na ressonncia a antena tem um comportamento resistivo. Os fatores que determinam a caracterstica resistiva de um antena so: A resistncia do prprio condutor com que a antena feita. A resistncia de radiao (Rr) este um fator muito importante. A resistncia de radiao uma resistncia terica que colocada no lugar da antena dissipa a mesma energia que a antena dissipa para irradiar a onda pelo espao. A resistncia de fuga, esta a resistncia do dieltrico que compe o derredor da antena, a fuga de energia para elementos parasitas como capacitncias e indutncias em paralelo com a antena.

Como a resistncia dos condutores e a resistncia de fuga tm pouca influncia na resistncia da antena, a resistncia de radiao a que representa a maior perda, esta resistncia depende do tipo de antena, funo da sua forma. A resistncia tpica para uma antena de

Antenas de onda vertical da ordem de 37 Ohms, e a resistncia de uma antena de meia onda de 73 Ohm!

Sintonizando uma antena:


Sintonizar uma antena o procedimento para ajustar a antena no seu melhor rendimento, para isto voc pode usar complexos equipamentos como analisadores de espectro ou ainda instrumentos mais simples com um circuito simples composto de um indutor e um capacitor sintonizados na freqncia desejada mais um voltmetro para indicar a energia recebida. O ajuste da sintonia normalmente feito pelo ajuste da dimenso da antena, no entanto esta sintonia pode ser ajudada pela introduo de um capacitor varivel em srie com a antena, voc deve estar consciente que nesse caso um ajuste da ressonncia nem sempre leva a um efetivo aumento da energia transmitida. A figura abaixo mostra o circuito equivalente da antena em funo da sua sintonia.

Figura mostrando a sintonia de uma antena.

Antenas

10

Desempenho da antena:
Alm das caractersticas j vistas nos pargrafos anteriores voc ver agora mais algumas que complementam o estudo das caractersticas de uma antena.

Padro de irradiao:
O padro de irradiao mostra na forma de um desenho como a energia distribuda no espao. O termo antena isotpica usado para definir uma antena com um padro de irradiao perfeito em todas as direes, esta uma antena terica e servir de referncia para os outros tipos de antenas. No mundo real cada tipo de antena possui uma caracterstica de irradiao. A figura abaixo mostra a caracterstica de irradiao das principais antenas. Existem antenas que irradiam igualmente em todas as direes, so chamadas omni-direcinais. Outras irradiam melhor em uma direo o caso das antenas Yagi, muito utilizadas em televiso.

Figura mostrando os padres de irradiao de diversas antenas.

Antenas

11

Ganho da antena:
O ganho de uma antena a potncia efetivamente irradiada em comparao com uma antena de referncia. Normalmente a antena de referncia uma antena isotpica, neste caso a unidade dBi que significa: Ganho em dB sobre uma antena isotpica. Outra forma comparar a antena a uma antena padro do tipo dipolo, a variao aceitvel entre uma antena isotpica e uma antena dipolo de 2,2 dBi. Por exemplo, uma antena com ganho de 15 dBi pode ser indicada como tendo um ganho de 12,8 dB comparada com uma antena padro do tipo dipolo. Observe que o ganho no o aumento da potncia na antena em relao a sada do circuito de RF, isto impossvel j que a antena um elemento passivo. Uma forma simples de ver o ganho usando a analogia com lanternas, a lanterna com melhor foco parece ter uma luz mais intensa, a lanterna com foco maior teria uma ganho maior. Uma antena que no irradia em todas as direes, mas concentra a sua energia radiante em uma direo, nesta direo ir possuir um ganho maior! As figuras abaixo ilustram esta analogia.

Figura mostrando o ganho da luz.

Figura mostrando o ganho de uma antena.

Antenas

12

Polarizao da antena:
A polarizao uma caracterstica importante para uma antena e diz respeito a orientao dos fluxos dos campos eltrico e magntico gerados pela antena. Uma antena montada na vertical dita com polarizao vertical, uma antena montada na horizontal dita com polarizao horizontal. A recepo melhor ocorre quando a antena receptora e a antena transmissora possuem a mesma polarizao, em outro caso parte da energia transmitida perdida. Na maioria das vezes voc tem pouca possibilidade de ajustar a polarizao da antena. Na transmisso de UHF e VHF antenas com polarizao horizontal geralmente apresentam melhor desempenho. A figura abaixo mostra o efeito da polarizao na antena:

Figura mostrando a polarizao da antena:

Antenas

13

Eficincia de uma antena:


Nem toda a energia entregue a uma antena transformada em campo irradiante, parte perdida no prprio material de construo da antena e parte perdido no meio que cerca a antena. Potncia direta: a potncia entregue a antena. Potncia refletida: a parte da potncia refletida para o circuito de sada de RF devido a falha de sintonia da antena. Potncia da rede: a potncia efetivamente transmitida. A potncia da rede normalmente calculada como a diferena entre a potncia direta e a potncia refletida.

Mltiplos caminhos.
Uma onda ao se propagar pelo espao pode ser refletida pela terra ou por obstculos chegando a antena receptora por mltiplos caminhos, como mostra a figura abaixo.

Figura mostrando mltiplos caminhos. As ondas refletidas perdem energia e chegam mais fracas a antena receptora, muitas vezes com atraso de fase o que causa uma distoro na informao, um efeito bastante conhecido em televiso como fantasma.

Antenas

14

Desenho de antenas populares:


Voc ir ver os principais estilos de desenhos de antenas usados na transmisso de baixa potncia.

Antena chicote:
Antena de excelente desempenho e fcil construo mostrada na figura abaixo, esta antena feita de metal recoberto com um material emborrachado e pode ser construda para antenas do tipo de onda com para antenas do tipo onda.

Antenas chicote.

Antena helicoidal:
A antena helicoidal ode ser vista na figura abaixo, normalmente construda com fio de cobre, a grande vantagem o pouco espao que ocupa. A desvantagem possuir uma banda de sintonia bem pequena par ao melhor rendimento e ter grande influncia do meio externo, assim, a presena da mo da pessoa segurando o transmissor ode alterar a sintonia desta antena, o clculo do comprimento deste tipo de antena tambm mais complicado do que o clculo da antena reta.

Antenas Antena helicoidal.

15

Antenas

16

Antena em LOOP:
Esta uma antena bastante popular em circuito de controle remoto, pois pode ser construda diretamente no circuito impresso. Apesar de ter um custo bem pequeno este tipo de antena pouco eficiente possui aplicao somente para transmisso a curtas distncias, como por exemplo, em controle remoto de portes residenciais. A figura abaixo mostra este tipo de antena.

Figura mostrando uma antena desenhada em circuito impresso. Existem fabricantes de antenas que oferecem antenas do tipo LOOP j prontas para serem montadas no circuito. Este tipo de antena possui um rendimento melhor do que a construda diretamente no circuito impresso. A figura abaixo mostra este tipo antena fabrica pela empresa LINX.

Das könnte Ihnen auch gefallen