Sie sind auf Seite 1von 2

DOENA DE PARKINSON

O que ?
Doena de Parkinson uma doena degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva, idioptica (sem causa conhecida), raramente acontecendo antes dos 50 anos, comprometendo ambos os sexos igualmente, se caracterizando por:

Rigidez muscular Tremor de repouso Hipocinesia (diminuio da mobilidade) Instabilidade postural.

Como se desenvolve?
A anomalia principal consiste numa perda de neurnios de uma rea especfica do crebro que produzir a diminuio de uma substncia chamada dopamina, alterando os movimentos chamados extrapiramidais (no voluntrios).

O que se sente?
Esta doena insidiosa, podendo comear s vezes com um tremor, outras vezes com falta de mmica facial, diminuio do piscar, olhar fixo, movimentos lentos (bradicinesia). A voz poder ser montona, escorrendo com facilidade saliva pelos cantos da boca. A pele, principalmente a facial, lustrosa, "graxenta" e seborrica. A marcha fica cada vez mais difcil, com passos pequenos, arrastando os ps, com os braos encolhidos, tronco inclinado e, em casos avanados a pessoa aumenta a velocidade da marcha para no cair (festinao). Outras vezes, pode ficar parado (congelado) com enorme dificuldade para se colocar em movimento. Os tremores, que so involuntrios, em uma ou em vrias partes do corpo, se caracterizam pelos trs "R" - Regular, Rtmico e de Repouso. Tambm se caracterizam por diminuir com os movimentos voluntrios, se manifestando sobretudo nas mos. Como existe uma hipocinesia, que se caracteriza por um dficit dos movimentos automticos, o paciente fica como que parado, esttico, com os movimentos voluntrios lentos, diminuindo a capacidade inclusive de escrever, ficando a letra pequena (micrografia) e a linguagem montona e s vezes ininteligvel.

Como se faz o diagnstico?


O diagnstico na fase inicial, muitas vezes no fcil, sendo que, como de costume, o mesmo dever ser realizado por um mdico, preferencialmente neurologista, que dir se a causa idioptica (causa desconhecida), ou se devido a outras causas. Os sintomas acima referidos podem ser devidos a medicamentos variados (fenotiazinas, haloperidol, reserpina, ltio, cinarizinas, flunarizina), porm, nesse caso, no costumam ser to intensos. Intoxicao por monxido de carbono ou mangans, infartos cerebrais dos gnglios de base, hidrocefalia, traumatismos cranioenceflicos, encefalites, podem ser a causa desta doena, que tem tratamento e controle, porm no cura.

Como se trata?

O diagnstico medida que o tempo passa se torna mais ntido, evidente e fcil (a exemplo e imagem do Papa Joo Paulo II). Assim no o tratamento, que costuma inicialmente dar resultados excelentes se os enfoques e cuidados teraputicos necessrios forem tomados. Cada indivduo responde diferentemente ao tratamento e o que favorece um paciente pode desfavorecer outro. necessrio corrigir a diminuio progressiva da dopamina com calma. O tratamento consiste no uso de medicamentos, fisioterapia, psicoterapia e, em alguns casos selecionados, cirurgia. importante tomar cuidado com certos tipos de medicamentos que desencadeiam ou pioram a sndrome Parkinsoniana.

Tratamento Medicamentoso
Geralmente so usados medicamentos da classe dos anticolinrgicos, como o triexifenedil e biperideno, que so eficientes e bem tolerados. A selegilina tem sido considerada uma das principais drogas do crebro desde 1990. Tambm so utilizadas a levodopa, a carbidopa e a benzerazida. Bromocriptina, lissurida e pergolida so novos medicamentos que quando indicados devem ser dados progressiva e lentamente, at atingir as doses suficientes. Como a doena progressiva, novas manifestaes de difcil controle aparecero, como o "liga - desliga" nas atividades do paciente ("on e off") as quais esto atualmente sendo controladas acrescentando-se ao tratamento tolcapom e pramipexole.

Tratamento Psicoterpico
Pacientes com Parkinson podem ter problemas mentais, como depresso, graus diversos de demncia, prprios da doena e piorando pelos medicamentos anteriormente indicados (levodopa, anticolinrgicos, selegilina, amantadina). Consegue-se controlar este srio problema principalmente com a Clozapina, que trata os quadros psicticos, no piorando a sintomatologia parkinsoniana, pelo contrrio, podendo melhorar tambm o tremor. Essa droga precisa de uma superviso mdica severa. Os antidepressivos fazem parte do arsenal teraputico com os seus devidos controles. O psicoterapeuta e a famlia dando ocupaes, carinho e estmulos so elementos importantssimos na boa evoluo do paciente.

Tratamento Cirrgico
H dcadas vem sendo utilizado o tratamento cirrgico para o controle da sintomatologia parkinsoniana, ora atuando sobre os tremores, ora sobre a rigidez, com tcnicas e resultados variveis e discutveis. Com os novos aperfeioamentos tecnolgicos, o tratamento cirrgico em casos sumamente selecionados poder ser indicado.

Das könnte Ihnen auch gefallen