Sie sind auf Seite 1von 16

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

Metfora, Corpo e Dana Metaphor, Body (embodied) and Dance


Patrcia Eduardo Oliveira Santos1 UFBA

Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o entendimento da metfora como um modo de pensar, conceituar e agir, alicerado nas hipteses construdas pelos autores George Lakoff e Mark Johnson (L&J), ressaltando sua importncia nos processos de construo de significado, a partir do entendimento de corpo experienciado, entendendo a mente como corporificada (embodied), relacionando linguagem e experincia sensrio-motora, que funcionam como a base para a complexidade do pensamento, onde, a partir da construo de metforas o corpo relaciona-se com o mundo e com si mesmo, estabelecendo diversos processos de comunicao e em diferentes nveis, instaurando novas possibilidades de pensar e mover, atuando nas aes de movimento em processos de dana. Palavras-chave: Metfora, Sistema Conceptual, Embodiment, Linguagem, Corpo, Dana.

Abstract
The present article has as objective to reflect on the understanding of metaphor as a way to think, to conceptualizing and acting, based in the hypotheses constructed for the authors George Lakoff and Mark Johnson (L&J), emphasizing its importance in the processes of construction of meaning, at understanding of the body experienced, understood as the embodied mind, linking language and sensorimotor experience, which serve as the basis for the complexity of thought where, from the construction of metaphors, the body relates to the world and with himself, establishing diverse processes of communication and in different levels, restoring new possibilities to think and to move, acting in action of movement in processes of dance. Keywords: Metaphor, Conceptual System, Embodiment, Language, Embodied, Dance.

Graduada em Educao Fsica UFS. Especialista em Docncia do ensino superior - UCB e em Ensino das artes Dana UFAL. Mestranda em Dana UFBA. Prof. Substituta da Universidade Federal de Sergipe UFS. Bailarina, Professora e Coregrafa (DRT/SE-93).

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

Introduo A busca de entendimento do desenvolvimento dos processos cognitivos e suas ressonncias no corpo, movem uma diversidade de pesquisadores e pensadores, desde pocas muito remotas. Um referencial de estudo que j provocou inmeras mudanas e quebras de paradigmas nas muitas teias que envolvem a busca do entendimento de cognio, escrevendo vrias interpretaes e caminhos que permeiam esse desenrolar de conceitos. Durante muitos anos nossa compreenso sobre os processos que acontecem no corpo, foi orientada pelas proposies dualistas, corpo e mente como entidades distintas, esse debate epistemolgico marca a histria do pensamento ocidental na poca moderna, infiltrando-se em todas as atividades, quer sejam cientficas, culturais e/ou sociais, mostrando a dificuldade de compreenso do ser humano, como um ser, ao mesmo tempo, biolgico e cultural. Dentro de uma nova perspectiva, pelo vis das Cincias Cognitivas, novas abordagens emergiram a partir da segunda gerao de pensadores, construindo um novo entendimento de produo de conhecimento, em que situa o corpo como cerne do processo de investigao, passando a ser dimensionado como um conceito uno, numa abordagem corpomente, inferindo e recebendo referncias do ambiente, estabelecendo dilogos com teorias contemporneas do conhecimento. Tais abordagens dialogam com a interao de diversos campos de saberes, provocando uma profunda mudana na compreenso que o ser humano tem de si mesmo e do conhecimento do que o corpo em ao experimenta e desencadeia, favorecendo a construo de outro tipo de entendimento cognitivo. Este artigo tem como objetivo abordar esta construo de significados, pela via do entendimento da metfora, situando-a como uma maneira de pensar, conceituar e agir, tomando como referncia as reflexes dos estudos de George Lakoff e Mark Johnson (L&J), partindo da afirmao que, segundo os autores, nosso sistema conceptual ordinrio e fundamentalmente metafrico, possibilitando assim metforas tambm na linguagem que utilizamos, entendendo a mente como corporificada (embodied), relacionando linguagem e experincia sensrio-motora, que funcionam como a base para a complexidade do pensamento (metforas primrias), (LAKOFF & JONHSON, 1980; GRADY, 1997)2, em que
Lakoff e Jonhson falam de associaes metafricas geradas na experincia sensrio-motora nos primeiros dois anos de vida que permanecem na memria (metforas primrias) e Grady afirma que algumas metforas, as primrias, so o resultado da interao imediata entre o aparato sensoriomotor humano e as suas experincias no
2

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

a partir da construo de metforas, o corpo relaciona-se com o mundo e consigo mesmo, estabelecendo em diferentes nveis, diversos processos de comunicao, situando a dana neste contexto.

Falando de metforas

Quando mencionamos o termo metfora logo nos vem relao primria da definio de uma figura de linguagem em que nomeamos um objeto ou ao com sentido de um outro, usamos uma classificao imagtica de uma situao referenciando algo que possa torn-la fsica. Ao tentarmos entender o conceito de metfora e sua implicao no estudo do movimento, tentamos nos situar entre algumas definies pesquisadas: A etimologia da palavra metfora deriva do latim metaphra (metfora), que por sua vez trazido do grego metaphor ("mudana, transposio"). O prefixo met(a)- tem sentido de "no meio de, entre; atrs, em seguida, depois". O sufixo -fora (em grego phor) designa 'ao de levar, de carregar frente'. Metfora o emprego da palavra, fora do seu sentido normal, ou seja, um sentido figurado. (HOUAISS, 2001). Portanto, o sentido literal conduzir mudana permite que se atribua ao termo metfora os significados de transposio, transferncia ou translao. Neste sentido, pode-se dizer que, atravs da metfora, uma palavra transposta ou transferida de um campo semntico a outro, fazendo com que esta adquira um novo significado ou que seu significado seja modificado. No Dicionrio Tcnico da Comunicao encontramos a seguinte definio: Passagem do sentido da palavra do prprio para o figurado, devido comparao tcita. Vnculo intelectual que liga a linguagem e o mito. Transposio verbal de um conceito a outro. Alegoria na qual umas palavras so tomadas em sentido prprio e outras no figurado (ALMEIDA, 1987). A definio de metfora de Aristteles, no captulo XXI de sua Potica, sintetiza essa perspectiva: a metfora consiste no transportar para uma coisa, um nome que pertence outra coisa. Divergindo da concepo clssica da metfora como um ornamento lingustico, o conceito aqui exposto e definido por LAKOFF e JOHNSON (1980/2002), trata a metfora como um modo de pensar, conceituar e agir. Dessa forma, confere que o pensamento estruturado metaforicamente, pois conceitualizamos o mundo por meio de metforas que so emergentes de nossa experincia, tanto a linguagem cotidiana como a cientifica esta repleta de
mundo.

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

metforas. Os conceitos que governam nosso pensamento no so meras questes de intelecto. Eles governam tambm a nossa atividade cotidiana at nos detalhes mais triviais. Eles estruturam o que percebemos, a maneira como nos comportamos no mundo e o modo como nos relacionamos com outras pessoas. Tal sistema conceptual desempenha, portanto, um papel central na definio de nossa realidade cotidiana. Se estivermos certos, ao sugerir que esse sistema conceptual em grande parte metafrico, ento o modo como pensamos o que experienciamos e o que fazemos todos os dias so uma questo de metfora (LAKOFF & JONHSON, 2002. In: SPANGHERO, 2003: 281).

Estabelecendo uma perspectiva experiencialista, em que prope uma nova maneira de compreender o pensamento e suas relaes com a realidade e com a linguagem, destacando a suma importncia da experincia individual e coletiva adquirida, GEORGE LAKOFF e MARK JOHNSON elaboram a Teoria da Metfora Conceptual3, inaugurando a temtica em sua obra Metaphor we live by4, 1980, dando sequncia a este estudo em obras posteriores. GREINER (2006) aponta que o sistema conceptual ordinrio fundamentalmente metafrico por natureza e as metforas estruturam nossa maneira de perceber, de pensar e de agir, sendo a essncia da metfora compreender e experienciar uma coisa em termos de outra, conceituando como pensamento metafrico, e se organiza a partir de sucessivas e incessantes representaes do real, onde desloca a ao cotidiana para os domnios do simblico. (KATZ e GREINER, 2006). Para LAKOFF e JOHNSON (2002), a experincia que constri as metforas, que nos do nossa compreenso do mundo, permitindo entender mente como corporificada (embodied), estruturada atravs de nossas experincias sensrio-motoras. Da mesma forma, a razo no seria algo que pudesse transcender o nosso corpo: ela tambm corporificada, pois se origina tanto da natureza de nosso crebro, como das peculiaridades de nossos corpos e de suas experincias no mundo em que vivemos. Ou seja, a formao de conceitos no/pelo corpo nas trocas entre os seres humanos e o ambiente, co-evolutivamente, sendo caracterizados pelo uso da percepo, da imaginao e do sistema sensrio-motor na vida diria. Esta viso de mente, considerada por diversos filsofos cognitivistas, redimensiona o
3 Os autores comearam a discutir a natureza e a estrutura da metfora sob essa nova perspectiva: ela conceitual e tem grande influncia em boa parte do pensamento e raciocnio do ser humano. 4 A verso brasileira s foi editada em 2002, como Metforas da vida cotidiana, atualmente esgotada.

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

conceito de razo, faculdade comumente entendida enquanto aquilo que guia o ser humano, o define e o diferencia de outros animais. Na perspectiva apresentada, a razo, sendo entendida como encarnada, emocionalmente engajada. O controle consciente que nos diferenciaria questionado, e a razo tambm pode ser considerada presente em outras espcies animais; o que nos diferencia, nesta viso, est atrelado aos graus de complexidade das conexes elaboradas.

A hiptese da mente corporificada enfraquece radicalmente, portanto, a distino entre percepo e concepo. Em uma mente corporificada, concebvel que o mesmo sistema neural engajado na percepo (ou em movimento corporal) desempenhe um papel central na concepo. Ou seja, os mesmos mecanismos responsveis pela percepo, movimento e manipulao do objeto poderiam ser responsveis pela conceitualizao e pelo raciocnio. (LAKOFF, JOHNSON, 1999: 37-38. Traduo minha)5. GREINER (2005: 45) destaca alguns pontos em LAKOFF e JOHNSON (1999):

O primeiro salienta que os mesmos mecanismos neurais e cognitivos que nos permitem perceber e mover so os que criam nossos sistemas conceituais e modos da razo. O segundo explica que a razo constri e usa formas de inferncia perceptiva e motora que tambm esto presentes em outras espcies animais. O terceiro destaca que a razo no apenas consciente, mas, em grande parte, inconsciente. (GREINER, 2006).

Esclarecimentos propostos Para uma melhor compreenso, fato que a grande maioria das pessoas possui o entendimento de metfora que margeia o senso comum, de um procedimento da imaginao potica e do ornamento retrico, diferente do que convencionado no campo das cincias cognitivas, que situam a presena da metfora por todos os lugares, em vrias circunstncias na vida cotidiana, no somente na linguagem, mas no pensamento e na ao. Com efeito, fica mais fcil entendermos a proposta de corpo e mente atuando juntos na construo de sentido,

The embodied-mind hypothesis therefore radically undercuts the perception/conception distinction. In an embodied mind, it is conceivable that the same neural system engaged in perception (or in bodily movement) plays a central role in conception. That is, the very mechanisms responsible for perception, movements, and object manipulation could be responsible for conceptualization and reasoning.

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

e as metforas, nessa perspectiva, fazendo parte de uma complexa rede de conceitos, em associao aos nossos referenciais prvios de mundo, atravs do nosso sistema conceptual. Nesse sistema estariam compreendidas as verses pblicas de mundo por ns vivenciadas, nosso conhecimento enciclopdico, nossas crenas etc. Essa completude de informaes, que temos, com todo esse arsenal, seria o nosso guia na negociao intersubjetiva de sentidos, e a metfora teria papel importante nesse processo. Assim, quando tentamos nos apropriar de um objeto, idia ou noo que no estejam definidos, onde no conseguimos conceitu-los ou nome-los, fazemos uso das metforas, a partir de nossa experincia corprea, colocando em interao figura e sentido, sendo dessa maneira uma forma prtica de categorizar e integrar a informao desconhecida a conhecimentos anteriores. Este processo de interao de construo de uma figura (forma) e conseqente classificao (familiarizao), categorizao, da informao desconhecida, atribuindo um valor cognitivo para as metforas, faz sua introduo na vida cotidiana, demonstrando que elas orientam nossa forma de pensar e agir no mundo.

Uma pequena porcentagem de nossas categorias formada por atos conscientes de categorizao, mas a maioria formada automtica e inconscientemente como resultado do funcionamento no mundo. (LAKOFF; JOHNSON, 1999: 18. Traduo minha)6. Porm as interpretaes metafricas admitem multiplicidade de sentidos, como citam Greiner (2006) e Pinker (2008). H muitas formas de entender categorias e o modo de categorizar o mundo. As categorias, no entender de Lakoff e Johnson, nunca so fixas ou uniformes. So definidas por prottipos e semelhanas familiares a esses prottipos, ajustveis a contextos e sugeridas por vrios propsitos diferentes. Quando um pressuposto parece verdadeiro depende de quando a categoria e empregada, dos propsitos humanos e de outros aspectos do contexto. (GREINER, 2006: 47). Lakoff, [...] sugere que nosso conhecimento cientifico, como todo o nosso conhecimento, limitado por nossas metforas, que podem ser mais ou menos adequadas ou teis, mas no descries precisas de uma verdade objetiva. (PINKER, 2008: 297).

A small percentage of our categories have been formed by conscious acts of categorization, but most are formed automatically and unconsciously as a result of functioning in the world.

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

Por conseguinte, a afirmao da natureza fundamentalmente metafrica, proposta por L&J, no costuma ser algo que normalmente tenhamos conscincia, pois muitas vezes devido emergncia de resposta instantnea a determinado fato ocorrido, agimos de forma automtica em solues adaptativas, que devido ao imediatismo do fato, no existe tempo hbil para racionalizar e procurar respostas adequadas. Dessa forma a ao acontece de maneira inconsciente, algo cuja operao se d abaixo do nvel da conscincia cognitiva, e que pode trabalhar com um alto grau de rapidez, de tal modo que no pode ser reconhecido durante uma ao. Os autores tambm salientam que a razo em grande parte inconsciente, o que denominam como inconsciente cognitivo, o entendimento deste, como parte constitutiva da conscincia, fundamental para o processo de construo do sistema conceitual mediado pela compreenso de mundo. Sustentado por estas consideraes, o termo cognitivo utilizado inclusive para as operaes localizadas neste inconsciente dimenso cognitiva que ns no temos acesso, porm atuante em nossas operaes. Vamos usar o termo cognitivo, do modo mais rico possvel, para descrever qualquer operao e estrutura mental envolvidas na linguagem, significado, percepo, sistemas conceituais e razo. Porque nossos sistemas conceituais emergem e nosso raciocnio brota de nossos corpos, vamos aplicar o termo cognitivo aos aspectos do sistema sensrio-motor que contribuem com nossas habilidades para conceituar e raciocinar. J que boa parte dessas operaes so inconscientes, o termo inconsciente cognitivo descreve precisamente todas as operaes inconscientes mentais ligadas ao nossos sistemas conceituais, significado, inferncia e linguagem (LAKOFF & JONHSON, 1999:12). (In: QUEIROZ, 2006:25).

Assim, dentro das proposies derivadas pela segunda gerao de pensadores cognitivos que partem do pressuposto da mente corporalizada, L&J afirmam alguns princpios norteadores dessa nova abordagem: (1) A estrutura conceptual origina-se de nossa experincia sensrio-motora e das estruturas neurais que lhes do origem, sendo a noo de estrutura caracterizada como esquemas de imagens e esquemas motores.

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

(2) As estruturas mentais so intrinsecamente significativas devido sua conexo com nossos corpos e nossa experincia corprea, o que contraria a idia de manipulao de smbolos no-semantizados. (3) H um nvel bsico de conceitos que originam parte de nossos esquemas motores e nossas capacidades para percepo gestltica e formao de imagens. (4) Nossos crebros so estruturados de forma a projetar a ativao de padres de reas sensrio-motoras para nveis corticais mais altos, constituindo as chamadas metforas primrias. Tais projees permitem-nos conceptualizar conceitos abstratos com base em padres inferenciais utilizados em processos sensrio-motores que esto diretamente ligados ao corpo. (5) A estrutura dos conceitos inclui prottipos de vrios tipos: casos tpicos, casos ideais, esteretipos sociais, exemplares salientes, pontos de referncia cognitivos, entre outros, sendo que cada tipo de prottipo utiliza uma forma distinta de raciocnio. (6) A razo corprea medida que nossas formas fundamentais de inferncia originam-se de formas sensrio-motoras e outras formas de inferncia baseadas na experincia corprea. (7) A razo imaginativa medida que as formas de inferncia so mapeadas de modos abstratos de inferncia pela metfora. (8) Os sistemas conceptuais so pluralsticos, no monolticos, de tal sorte que conceitos abstratos so definidos por mltiplas metforas conceptuais que so muitas vezes inconsistentes entre si. (FELTES, 2007: 74).

Identificando metforas Em sua teoria, LAKOFF e JOHNSON (2002: 59-76) estabelecem uma classificao dos conceitos metafricos, agrupando-os em trs grandes classes, a saber: Metforas estruturais; Metforas orientacionais ou espaciais; Metforas ontolgicas. 1) As Metforas Estruturais so aquelas nas quais [...] um conceito estruturado metaforicamente em termos de outro. (p. 59), ou seja, o sujeito conceitualiza um elemento
em termos de outro, demonstrando a sua viso sobre as coisas. Assim, o tempo caracterizado como dinheiro; a discusso caracterizada como guerra; o amor caracterizado como loucura entre outros exemplos.

2) Nas Metforas Orientacionais ou espaciais, diferentemente das primeiras, organizam todo um sistema de conceitos em relao a outro. Em geral tem a ver com a orientao

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

espacial, mobilizam centralmente esquemas imagticos e se organizam a partir de oposies espaciais como: PARA CIMA PARA BAIXO DENTRO FORA FRENTE TRS EM CIMA DE FORA DE FUNDO RASO CENTRAL PERIFRICO

Estas oposies espaciais surgem do fato de termos os corpos que temos e do fato de eles funcionarem da maneira como funcionam no nosso ambiente. As metforas Orientacionais do ao conceito uma orientao espacial e, segundo Lakoff e Johnson, no so arbitrrias; tm uma base na nossa experincia fsica e cultural. como, por exemplo, FELIZ PARA CIMA. O fato de o conceito FELIZ ser orientado PARA CIMA que leva a expresses como: Estou me sentindo para cima hoje. (Lakoff e Johnson, 2002: 59). metforas de espacializao esto enraizadas na experincia fsica e cultural; elas no so construdas ao acaso. (p. 64). Embora as oposies binrias como para cima para baixo, dentro fora, por exemplo, sejam fsicas em sua natureza, L&J ressaltam que as metforas orientacionais baseadas nelas podem variar de uma cultura para outra (p. 67). Para os autores que as metforas orientacionais mobilizam os esquemas imagticos de deslocamento no espao: nossa experincia concreta de deslocamento espacial metaforicamente projetada para a nossa experincia mais abstrata, por exemplo, para nossa vida emocional, social etc. 3)As Metforas ontolgicas surgem de nossa experincia com substncias e objetos fsicos. Segundo os autores, as experincias que vivenciamos (especialmente com o nosso corpo) fornecem uma ampla base de metforas ontolgicas, ou seja, a maneira de concebermos eventos, atividades, emoes, idias, como entidades e substncias. Entendem que, a personificao seria uma maneira de metfora ontolgica, j que nos possibilita compreender muitas experincias relativas a entidades no-humanas como humanas. Assim a personificao , pois, uma categoria geral que cobre uma enorme gama de metforas, cada uma selecionando aspectos diferentes de uma pessoa ou modos diferentes de consider-la. (p.88). LAKOFF (1993:229) ainda identifica um quarto tipo de metfora que a Imagtica ou do tipo one-shot. Diferem das metforas anteriores que se utilizavam do sistema conceptual

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

atravs de mapeamentos que atravessavam os domnios conceptuais. As metforas imagticas, ao contrrio, utilizam-se apenas de imagens mentais convencionais, ao invs de se utilizarem de domnios fonte e alvo geralmente partindo-se de um conceito concreto para um abstrato. As metforas do tipo one-shot apiam-se em imagens concretas para dar sentido a imagens tambm concretas.

Linguagem e metfora

De acordo com a proposio de LAKOFF e JOHNSON, a metfora no apenas questo de linguagem ou de palavras, mas, para eles, um meio de se investigar este sistema conceitual considerar a linguagem. GREINER (2005: 131) explica que como a comunicao se baseia sobre o mesmo sistema conceitual que utilizamos pensando e agindo, a linguagem nos fornece importantes evidncias sobre a maneira que aquele funciona. Importante, porm no o nico. Ao contrrio, os processos do pensamento humano que so em grande parte metafricos, ou seja, o sistema conceitual humano estruturado e definido metaforicamente, possibilitando assim metforas tambm na linguagem que utilizamos. Assim LAKOFF e JOHNSON (2002), lingusta e filsofo, sugerem que as metforas no s fazem parte dos nossos pensamentos de maneira intensa, mas que na verdade estruturam a nossa percepo e compreenso, em que mecanismos que ligam a subjetividade ao corpo esto sendo estudados, relacionando linguagem e experincia sensrio-motora, Segundo SIQUEIRA (2003: 53), Grady e Johnson defendem a idia de que as metforas primrias so inicialmente aprendidas atravs de correlaes entre percepes e experincias cognitivas que co-ocorrem nas vivncias dirias. J de acordo com LAKOFF E JOHNSON (1980), as experincias corpreas podem estar relacionadas s metforas primrias de trs maneiras distintas: [...](1) as correlaes esto corporificadas (embodied) em nossa neuro-anatomia; (2) os domnios-fonte emergem a partir das experincias sensrio-motoras do corpo humano; e (3) experienciamos repetidamente situaes no mundo em que os domnios fonte e alvo esto conectados.

Metfora, Corpo e Dana

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

GREINER (2003), indica que a partir da construo de metforas, o corpo relacionase com o mundo e consigo mesmo, estabelecendo processos diversos de comunicao e em nveis diferentes. Ao construir metforas, o homem age (aciona o sistema sensrio-motor) e ao agir, abre a possibilidade de fazer ou desfazer o que foi conceituado antes, instaurando novas possibilidades de pensar e mover: corpo, idias e mundo. GREINER (2006) prope tambm que o corpo muda de estado cada vez que percebe o mundo. (...) desta experincia nascem metforas imediatas e complexas que sero, por sua vez, operadoras de outras experincias sucessivas, prontas a desestabilizar outros contextos (corpos e ambientes) mapeados instantaneamente de modo que o risco tornar-se- inevitavelmente presente. L&J (2002) tambm sinalizam em sua hiptese que os sistemas conceptuais humanos so construdos a partir de nossa experincia fsica e cultural, possuindo uma dupla fundao ( LAKOFF, 1990), ou seja, construdo por meio de dois tipos de conceitos advindos de nossas experincias fsicas mais bsicas: os esquemas imagticos, relacionados ao deslocamento do corpo no espao, e as categorias de nvel bsico, relacionadas manipulao de objetos, denominando-os de conceitos emergentes (L&J, 2002), memrias que so espontneas, dentro da investigao cognitiva, corresponde a estruturas pr-conceptuais. Estas memrias tm a ver com o deslocamento espacial, no caso do esquema imagtico (LAKOFF, 1990), quando o corpo se desloca no espao, a memria representa certas estruturas recorrentes nesses movimentos, que no envolvem racionalidade ou conscincia. Desta forma, categorias de nvel bsico e os esquemas imagticos constituiriam o nosso sistema conceitual, onde podemos aplicar projees figurativas ou metafricas. Assim, os esquemas de movimento (imagticos), que so as memrias esquemticas de nossos movimentos corpreos, podem ser estendidos metaforicamente para dar sentido s experincias concretas, como exemplo: lugar, tempo, espao e etc. RENGEL (2007) aponta que agimos por procedimento metafrico em dana e que este um mecanismo cognitivo de comunicao do corpo, para tanto, situa a hiptese de que, no s as metforas como as outras figuras de linguagem, de acordo com pesquisas e experimentos realizados por LAKOFF e JOHNSON, s existem pelo fato de que h uma elaborao metafrica no corpo. Ou seja, as experincias subjetivas atuam juntamente com as experincias sensrio-motoras. As teorias proposta LAKOFF e JOHNSON sobre a metfora como operao cognitiva e sobre a mente encarnada (embodied) fundamentam o entendimento de que, em dana, os

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

movimentos so metafricos. Um tipo de leitura que acessamos atravs dos estudos de GREINER e KATZ, que propem a dana como processo de metaforizao de experincias atravs de movimentos. RENGEL coloca que:

Muito importante aprender que as relaes espaciais que criamos na dana e no nosso cotidiano surgem do fato de termos os corpos que temos e do fato de eles funcionarem da maneira que funcionam no nosso ambiente fsico (LAKOFF e JOHNSON, 2002, p.59). Altura, largura, proximidade, distncia, no existem em si. Desconhecemos que noes de espacialidade, tais como: limites, territorialidade e demarcaes verticalidade, topologias do corpo, entrar e sair de lugares, por exemplo, so metafricas (RENGEL, 2007).

(...) O reconhecimento deste papel primordial do corpo nos processos de cognio e percepo est longe de ser uma unanimidade (GREINER, 2003: 143). Metforas ocorrem como um modo de sistematizao da comunicao do corpo. Operaes de cdigos metafricos podem incidir em contextualizaes. Entretanto, quando ocorrem em um ambiente que no as reconhece, perdem sentido. Contexto ganha texto quando o corpo e o ambiente se comunicam em trocas, o que implica em relaes de enunciaes. Metforas so imagens categorizadas que, no corpo, portam aspectos visveis que sinalizam a possibilidade de comunicao do corpo em um determinado ambiente e, portanto, posicionamentos e atitudes diante do mundo (MACHADO, 2007).

Em uma manifestao de dana podemos encontrar vrios conceitos, referenciais filosficos, estticos e polticos, que esto ordenados e conectados como uma malha conceitual que intercambia informaes e, a partir desta permuta, criam-se e recriam-se formas e significados. Neste intermdio, em dana, metforas podem se estabelecer e vir a atuar nas aes de movimentos durante seu processo, pois se estruturam nos conceitos de experincias e julgamentos subjetivos dos intrpretes. Dessa forma, os danarinos podem se valer de metforas como estratgias de pensamento e ao e que os mesmos atuariam assim como agentes metafricos que compreendem e experimentam uma coisa em relao outra. O corpo, segundo LAKOFF E JOHNSON (2002), a base fsica para a criao de metforas orientacionais do tipo para cima/ para baixo, dentro/ fora, frente/ trs, em cima de/ fora de, central/ perifrico. Uma postura cada, por exemplo, corresponde a certa tristeza e depresso. Em dana podemos atribuir um determinado sentido ou entendimento, derivados

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

de movimentos e aes corporais construdas atravs destas proposies metafricas, dentro de um processo criativo.

Concluso

Cada ser humano combina os elementos bsicos de movimentos de uma maneira nica e os organiza em uma perspectiva muito prpria, criando relaes que revelem seu estilo pessoal, psicolgico, artstico e cultural. Corpomente, integrados pelo aparato sensrio-motor, resulta uma porta de entrada para o desenvolvimento de nossos movimentos, percepes e para o estabelecimento de nossas relaes com o ambiente. Nossos corpos no so comandados por vontades alheias ou funcionam como condutores, veculos entre o ambiente e a mente, nesta viso no produzem conhecimento, s a reproduo. O corpo no um lugar aonde as informaes que vm do mundo so transformadas para serem devolvidas, nem mesmo um meio pelo qual as informaes simplesmente passam, segundo GREINER E KATZ (2001). Corpo movimento e este o principal operador do processo vida, a matriz que altera as relaes internas e externas do sistema corpo-ambiente, conferindo estrutura corprea a organizao necessria para que os processos relacionais existam e ocorra a permuta de informaes entre esse corpo e o ambiente que o cerca. Neste processo no apenas o ambiente que constri o corpo, nem tampouco o corpo que constri o ambiente: ambos so ativos o tempo todo em uma co-evoluo (KATZ e GREINER, 2006), pois so carregados de sutilezas, intenes conscientes ou inconscientes que podem dizer muito alm de um discurso verbal. Uma metfora experimentada no corpo, por danarinos, traz a idia de investigao de um conceito metafrico, visualizando assim a proposio de L&J de que a metfora no uma questo apenas de linguagem, mas de pensamento e razo, envolve a compreenso de um domnio da experincia, e pode ser entendida como um mapeamento. Os autores

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

entendem que nenhuma metfora pode ser compreendida ou at mesmo representada de forma adequada, independente de sua base experiencial. Dessa maneira, percebe-se que as bases das experincias fsicas e culturais esto efetivamente em contnuo processo, expondo um papel decisivo para que se tenha um melhor conhecimento sobre os conceitos, as linguagens, o entendimento de razo/emoo, dependendo da maneira como essas interaes corporalizadas se tornam presentes no pensar, dizer-fazer de cada indivduo, assim o modo como se pensa est indissociado do modo como o corpo se orienta e atua no mundo, resignificando os processos criativos em dana.

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

Bibliografia

ALMEIDA, M. 1987. Dicionrio Tcnico da Comunicao. Belo Horizonte, Tracbel. ARISTTELES. 1993. Trad. Eudoro de Souza. Potica. So Paulo, Ars Potica Editora.
FELTES, H. P. de M. 2007. Semntica Cognitiva: ilhas, pontes e teias. Porto Alegre, EDIPUCRS.

GREINER, C. 2003. Christine Greiner e Cludia Amorim(org.), Leituras do Corpo. So Paulo, Annablume. GRADY, J. 1997. Foundations of meaning: Primary metaphors and primary scenes. Tese (Doutorado em Lingustica), Berkeley, University of California. GREINER, C. 2006. O Corpo Pistas para estudos indisciplinares, So Paulo, Annablume. HOUAISS, A. e VILLAR, M. de S. 2001. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva. KATZ, H. e GREINER, C. 2003. Corpomdia: a questo epistemolgica do corpo na rea da comunicao. Revista Hmus, Caxias do Sul, Secretaria Municipal de Cultura. nmero 1. LAKOFF, G. 1990. Women, Fire and Dangerous Things. What categories reveal about the mind. Chicago, Chicago University Press. LAKOFF, G. & JOHNSON, M. 1980. Metaphors we live by, Chicago, The University of Chicago. ________________________. 1999. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York, Basic Books. _________________________. 2002. Metforas da Vida Cotidiana. So Paulo, EDUC. MACHADO, Adriana B. 2007. O papel das imagens nos processos de comunicao: aes do corpo, aes no corpo. So Paulo. So Paulo. Tese (Doutorado em Comunicao e Semitica), Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. PINKER, Steve. . 2008. Do que e feito o pensamento: a lngua como janela para a natureza humana. So Paulo, Companhia das letras. QUEIROZ, C. F. P. de. 2006, Corpulaes. Informao, Comunicao, Movimento e Contato. So Paulo. Tese (Doutorado em Comunicao e Semitica), Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. RENGEL, L. P. 2007. Corponectividade Comunicao por procedimento metafrico nas mdias e na educao. So Paulo. Tese (Doutorado em Comunicao e Semitica), Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. SIQUEIRA, M. e SETTINERI, F. 2003. A aquisio da metfora: Um estudo exploratrio. Letras de Hoje, So Paulo, v.132, 197-204. SIQUEIRA, M. e LAMPRECHT, R. R. 2007. As metforas primrias na aquisio da linguagem: um estudo interlingustico. DELTA, So Paulo, v.23, n.2.

www.portalanda.org.br/index.php/anais

do2 anais do2o encontro nacional de pesquisadores em dana (2011) Dana: contraes epistmicas

SPANGHERO, Mara. 2003. A mi me encantan las metforas. Galxia, So Paulo,Vol. 3, No 5 (abril): 279-285.

www.portalanda.org.br/index.php/anais

Das könnte Ihnen auch gefallen