Sie sind auf Seite 1von 51

Universidade Catlica de Braslia - UCB

Adriana Oliveira Mendes

EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS NO PROGRAMA DE PROTEO AS CRIANAS E ADOLESCENTES AMEAADOS DE MORTE DO DISTRITO FEDERAL (PPCAAM-DF)

Monografia apresentada ao curso de Especializao em Direitos Humanos: Proteo e Assistncia a Vtimas e a Colabores da Justia da Universidade Catlica de Braslia como requisito parcial para a obteno do ttulo de Especialista. Orientadora: Anelise Pereira Sihler

BRASLIA DF 2009

FOLHA DE APROVAO

Monografia de autoria de Adriana Oliveira Mendes, intitulada EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS NO PROGRAMA DE PROTEO AS CRIANAS E ADOLESCENTES AMEAADOS DE MORTE DO DISTRITO FEDERAL (PPCAAM-DF), apresentada como requisito parcial para obteno do grau de Especialista da Universidade Catlica de Braslia, em 10/12/2009, defendida e aprovada pela banca examinadora abaixo assinada:

Prof. Msc Anelise Pereira Sihler Orientadora (curso/programa) - UCB

Prof. Msc Carlos Daniel Dell" Santo Seidel Orientador (curso/programa) - UCB

BRASLIA DF 2009

ii

AGRADECIMENTOS

Aos meus amados pais, pelo apoio incondicional. Aos Professores da UCB Virtual, especialmente, Prof. Daniel e Profa. Anelise pelas orientaes e incentivo para concluir esse curso.

Aos colegas de curso, pelas contribuies fundamentais nas discusses virtuais.

As amigas e os amigos, pelo apoio, incentivo e compreenso por minhas ausncias, durante essa jornada. Especialmente, a Lu, Dani e Edu pela ajuda eficaz para concluso deste trabalho.

Aos colegas e dirigentes da entidade executora do PPCAAM-DF, pela contribuio fundamental para as minhas reflexes na elaborao deste trabalho.

Aos usurios do PPCAAM-DF, pelos desafios e lies aprendidas no cotidiano dessa experincia.

iii

RESUMO

Referncia: Adriana Oliveira Mendes. Ttulo: Educao em Direitos Humanos no Programa de Proteo as Crianas e Adolescentes Ameaados de Morte do Distrito Federal (PPCAAM-DF). Curso de Especializao em Direitos Humanos: Proteo e Assistncia a Vtimas e a Colabores da Justia - Universidade Catlica de Braslia, Braslia DF, 2009.

O sistema de proteo a vtimas de violncia do Estado brasileiro uma poltica pblica que vem se construindo, muito recentemente, atravs de parceria entre governos e sociedade civil. A complexidade das violaes aos direitos humanos no pas e as deficincias da proteo social demonstra que as polticas pblicas ainda so incipientes perante as demandas da sociedade. O Programa de Proteo a Crianas e Adolescentes Ameaados de Morte (PPCAAM) foi institudo pelo Decreto n 6.230 de 11/10/07, como uma estratgia do Governo Federal para enfrentar o crescimento de homicdios entre jovens, adolescentes e crianas no Brasil. Com o objetivo de proteger a vida das crianas e dos adolescentes ameaados de morte, esse Programa tem a responsabilidade de identificar o local de proteo adequado; oferecer acompanhamento de uma equipe tcnica visando insero social; fornecer auxlio financeiro, ao ameaado e sua famlia para a manuteno em local seguro. Esse trabalho de trmino de especializao verificou como a equipe tcnica aborda a temtica de educao em direitos humanos com os usurios do PPCAAM. A anlise se baseou na experincia profissional da autora nesse Programa no Distrito Federal, nos relatrios da equipe tcnica e nos depoimentos dos usurios, alm do levantamento bibliogrfico sobre Educao em Direitos Humanos. A problemtica enfrentada na execuo do Programa aponta a necessidade de discusso e avaliao sobre o cumprimento efetivo das responsabilidades do Estado acerca da proteo a vtimas e testemunhas. Concluiu-se que embora a equipe tcnica trabalhe com uma diversidade de temas de direitos humanos, no h um plano de ao ou uma sistematizao das atividades; no utiliza uma metodologia participativa e no possui um projeto educativo em direitos humanos. A concepo de um projeto de formao de Educao em Direitos Humanos, na perspectiva da educao popular para a equipe tcnica e os usurios do PPCAAM, favorecer a sua emancipao e a concretizao do processo de insero social.

Palavras-chave: Educao em direitos humanos. Proteo vida. Crianas e adolescentes.

iv

ABSTRACT

Author: Adriana Oliveira Mendes. Subject: Educao em Direitos Humanos no Programa de Proteo as Crianas e Adolescentes Ameaados de Morte do Distrito Federal (PPCAAM-DF). Curso de Especializao em Direitos Humanos: Proteo e Assistncia a Vtimas e a Colabores da Justia - Universidade Catlica de Braslia, Braslia DF, 2009.

The Brazilian violence victims protection system is a public policy that has been building recently, through a partnership between governments and civil society. The complexity of the human rights violations in the country and the deficiencies of social protection demonstrate that public policy are crude before the society needs. The Program to Protect Children and Adolescents threatened with death (PPCAAM) was set by Decree n 6.230 from October, 11/2007, like a Federal Government strategy to face the growth of homicides among young people, adolescents and children in Brazil. In order to protect the lives of children and adolescents at risk of death this program has the responsibility to identify the suitable location for protection; offer up monitoring of a technical team looking for social inclusion; provide financial aid to the threatened and his family to maintain in a safe place. This specialization conclusion work could check as the crew deals with the issue of human rights education to the beneficiaries of the PPCAAM. The analysis was based on the author's professional experience in this Program at the Brazilian Federal District, the reports of the technical team and the testimonies of the beneficiaries besides the literature on Human Rights Education. The problems faced in implementing the Program highlights the need for discussion and evaluation of the effective accomplishment of state responsibility about the protection of victims and witnesses. It was concluded that although the technical team works with a variety of issues of human rights, doesnt exist a plan of action or a systematization of the activities, not uses a participative methodology and doesnt have an educational project on human rights. The design of a project for training of Human Rights Education in the perspective of popular education for technical team and beneficiaries of the PPCAAM, will promote the emancipation and the achievement of social inclusion process

Keywords: Human rights education. Life protection. Children and adolescents.

SUMRIO

1. INTRODUO ................................................................................................................................................. 2 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 CONTEXTUALIZAO ................................................................................................................................. 2 DELIMITAO DO PROBLEMA .................................................................................................................... 4 OBJETIVOS ........................................................................................... ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. QUESTES .................................................................................................................................................. 5 JUSTIFIFCATIVA ................................................................................... ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. PARTES QUE COMPEM O TRABALHO ................................................... ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO.

2. MATERIAL E MTODOS .............................................................................................................................. 9 3. CONCEPO DE EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS ................................................................ 11 4. OS DIREITOS HUMANOS E O PPCAAM ................................................................................................ 20 5. RESULTADOS ............................................................................................................................................... 34 6. DISCUSSO .................................................................................................................................................... 39 7. CONCLUSO ................................................................................................................................................. 41 8. REFERNCIAS .............................................................................................................................................. 44

vi

1 INTRODUO

1.1 CONTEXTUALIZAO O sistema de proteo a testemunhas e vtimas de violncia do Estado brasileiro uma poltica pblica que vem se construindo, muito recentemente, atravs de parceria entre governos e sociedade civil. Dada a complexidade e o aprofundamento da violncia, das violaes aos direitos humanos e as deficincias da proteo social bsica e especial em nosso pas, tais polticas ainda se mostram incipientes perante as demandas da sociedade. Em vista do fenmeno da juvenizao da violncia1, o Programa de Proteo a Crianas e Adolescentes Ameaados de Morte (PPCAAM) foi institudo em 2003, como uma estratgia do Governo Federal para enfrentar o crescimento de homicdios entre jovens, adolescentes e crianas no Brasil. Com o objetivo de proteger a vida das crianas e dos adolescentes ameaados de morte2, esse Programa tem a responsabilidade de identificar o local de proteo adequado; oferecer acompanhamento de uma equipe tcnica (Psiclogo, Assistente Social, Educadora Social e Advogada), visando insero social; fornecer auxlio financeiro, caso haja necessidade, ao ameaado e sua famlia para a sua manuteno em local seguro. Para promover a reintegrao social, a equipe do PPCAAM articula e orienta o acesso dos usurios aos servios pblicos como sade, educao, qualificao profissional. Alm de encaminh-los as aes e programas vinculados ao Sistema nico de Assistncia Social (SUAS) que lhes garanta o respeito aos direitos humanos, favorecendo o exerccio da cidadania. Quando o PPCAAM recebe uma solicitao das portas de entrada Poder Judicirio, Conselhos Tutelares e Ministrios Pblicos, responsveis pela realizao da pr-avaliao para a incluso de uma criana ou adolescente sob proteo desse Programa, as informaes que se sobressaem na avaliao do caso esto relacionadas ao contexto da ameaa de morte. O foco nessas informaes compreensvel, em funo da situao por vezes traumtica vivenciadas por eles, bem como, da necessidade da equipe em providenciar a remoo para um local de proteo para a famlia.
1

O termo se refere tendncia crescente do envolvimento dos jovens como autores e vtimas a violncia e a criminalidade, resultando no aumento de jovens na populao carcerria, bem como, das taxas de homicdios concentradas na faixa etria de 15 a 24 anos, do sexo masculino, negros e pobres. 2 A situao ameaa de morte identificada pela porta de entrada (Poder Judicirio, Conselho Tutelar, Ministrio Pblico), e avaliada pela equipe tcnica do PPCAAM que verifica a existncia de grave risco de morte ou coao a integridade fsica.

Todavia, na experincia recente do Distrito Federal (DF), tais famlias no demonstraram ter domnio dos direitos fundamentais que o Estado tem por obrigao lhes garantir e reparar os danos causados aos cidados que sofreram as violaes. Na verdade, as famlias que foram atendidas mal ouviram falar sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), comumente obtiveram informaes sobre o Conselho Tutelar. No geral, ao serem vitimados e a violncia vivida ter sido publicizada que os indivduos so includos em programas e servios de proteo social, reconhecendo-os como vtimas. Aps a incluso dos ameaados de morte, a equipe do DF que os acompanha, trabalha cotidianamente as regras do PPCAAM articulando-as com o ECA, o Plano de Convivncia Familiar e Comunitria, bem como outros instrumentos legais, que servem como diretrizes para orientar a conduta em prol da proteo da ameaa de morte e da insero social dos usurios do Programa, em conformidade com o Decreto n 6.231 de 11 de outubro de 2007. A proteo efetuada retirando a criana ou o adolescente ameaado de morte do local de risco, preferencialmente com seus familiares, e inserindo-os em uma comunidade com segurana. Prima-se pela garantia de sua proteo integral atravs de incluso de todos os protegidos em servios de sade, educao, esporte, cultura e se necessrio, em cursos profissionalizantes, polticas de assistncia social e mercado de trabalho. A experincia profissional da autora, na Coordenao do Programa de Proteo a Crianas e Adolescentes Ameaados de Morte do Distrito Federal (PPCAAM-DF) causou inmeras indagaes acerca da execuo por uma organizao no-governamental de um programa governamental de proteo a vtimas de violncia, por parte das instituies que deveriam lhes assegurar a proteo integral e o cumprimento dos direitos humanos, em conformidade com a legislao brasileira: a Famlia, o Estado e a Sociedade. Muitas indagaes da equipe durante as atividades no eram respondidas pela Coordenao Nacional do Programa no governo federal nem por teorias ou estudos nessa temtica por serem muito escassos e pelo ineditismo da experincia de servios de proteo a vtimas de violncia crianas e adolescentes. Sendo o que motivou essa investigao com intuito de provocar reflexo e debate sobre uma prtica que no tem sido monitorada nem avaliada. O cotidiano de trabalho indica que se faz necessrio a realizao de algum trabalho pedaggico com os usurios durante a permanncia sob proteo do PPCAAM, em prol da insero social, pautada no exerccio da cidadania e autonomia dos sujeitos. Por isso, um profissional de Educao Social tambm deve atuar integrado ao trabalho da equipe tcnica. 3

1. 2 DELIMITAO DO PROBLEMA Considerando o perfil socioeconmico e o nvel de escolaridade da maioria dos usurios do PPCAAM, dificilmente eles tm acesso informao acerca dos direitos humanos. Tendo em vista que, esse pblico demonstra desconhecer a concepo sobre a proteo social que deveria ser garantida as crianas e adolescentes pelo Estado, muitos usurios do PPCAAM se sentiam injustiados, diante da impunidade do ameaador e no demonstram a compreenso das violaes dos direitos humanos que sofreram. Reclamavam a perda da sua liberdade, cabendo questionar se a incluso no Programa ocorria por coero e se havia violao de outros direitos, como o direito de ir e vir e o direito de acesso a justia. Na rotina de trabalho dessa equipe, freqentemente, as discusses sobre os casos atendidos so pautadas pelas reflexes acerca da garantia dos direitos fundamentais das crianas e adolescentes sob a proteo do PPCAAM, frente s atitudes por vezes incongruentes com as responsabilidades da famlia adotadas por seus pais ou responsveis legais includos no Programa. No acompanhamento dos casos, a equipe tcnica verifica a falta de informao e acesso aos servios pblicos, consequentemente, os responsveis demonstravam ignorncia ou atitude passiva, no que tange a reivindicao de acesso a tais servios, seus direitos ou a justia. O que leva a inferir que os usurios no exercem sua cidadania, nem se reconhecem como sujeitos de direitos. Durante a atuao profissional no Programa de Proteo a Crianas e Adolescentes Ameaados de Morte do Distrito Federal (PPCAAM-DF), iniciado em maro de 2008, essas discusses remetiam ao questionamento sobre a compreenso desses usurios acerca dos seus direitos e deveres para com seus filhos, bem como, dos tipos de violaes sofridas. Pelo contrrio, em geral, a famlia atribua a culpa s vtimas pela situao enfrentada. Ou seja, responsabilizavam seus prprios filhos pela situao de ameaa de morte, quando estes deveriam ser protegidos da violao dos direitos pela famlia, a sociedade e o Estado. No perodo de permanncia no PPCAAM-DF, a relao intrafamiliar baseada na culpa, comprometia muito a convivncia e por vezes, acarretava prejuzo segurana e a insero social no local de proteo desse Programa. Nesse sentido, o profissional de Psicologia, dentre as suas atribuies, devia oferecer apoio psicolgico para adaptao construo de um novo projeto de vida dos indivduos na permanncia sob proteo do PPCAAM, promover a integrao familiar buscando manter o 4

vnculo dos protegidos com seus familiares. E ao profissional de Educao Social, cabia acompanhar a equipe tcnica nos atendimentos de avaliao e estudo dos casos; acompanhar e orientar o beneficirio e a sua famlia em suas demandas, tais como: sade, educao, compras, passeios e lazer, rotinas de higiene e limpeza, dentre outras atribuies. Contudo, a experincia demonstrou que isso no supria a deficincia desses indivduos, no que se refere a sua emancipao e ao exerccio pleno da cidadania, inclusive aps o desligamento do Programa. 1. 3 OBJETIVOS

O objetivo geral do trabalho discutir a concepo de educao em direitos humanos e sua aplicao na execuo do PPCAAM-DF. Alm do objetivo geral, pretende-se, com esse estudo, alcanar os seguintes objetivos especficos: - Verificar a existncia de um projeto de Educao em Direitos Humanos integrado ao processo de insero social promovido pelo PPCAAM, adequado aos usurios sob a sua proteo. - Identificar os elementos fundamentais da educao em direitos humanos que favorecem o processo de insero social e o exerccio da cidadania dos usurios do PPCAAM, a partir da experincia no Distrito Federal.

1.4 QUESTES

O processo de acompanhamento tcnico aos indivduos includos no Programa se baseava num projeto educativo em direitos humanos? Na medida em que, nos procedimentos adotados pela equipe junto aos usurios, foi transmitida informao sobre os instrumentos legais que fundamentam o PPCAAM, os seus direitos e deveres; gerou alguma compreenso sobre direitos humanos violados? Quais os elementos da Educao em Direitos Humanos que poderiam qualificar a atuao profissional do Programa, em benefcio dos usurios para que adquirissem novos valores e atitudes, desenvolvendo o seu nvel educacional global acerca dos direitos humanos que foram violados? Diante dessas questes, neste trabalho de concluso do curso de especializao prope-se discutir os benefcios da aquisio de conhecimento em direitos humanos, como 5

subsdio ao processo de insero social dos usurios no local de proteo, durante a permanncia no PPCAAM, atravs de um projeto de Educao em Direitos Humanos que favorea a emancipao dos usurios aps o desligamento do Programa.

1.5 JUSTIFICATIVA

No Brasil, o histrico da implementao da Declarao Universal dos Direitos Humanos est intimamente relacionado ao processo de democratizao ps-ditadura militar, culminando com a Constituio Federal de 1988. No entanto, a concepo de polticas pblicas que garantam os direitos humanos ao povo brasileiro tem tido certo descompasso em relao execuo dessas polticas, ressaltando que todo esse processo implica tambm numa mudana cultural. A histria brasileira de proteo a vtimas e testemunhas se iniciou com a iniciativa pioneira, em 1996, de uma organizao no-governamental Gabinete de Assessoria Jurdica as Organizaes Populares (GAJOP) e da sociedade civil organizada em defesa dos direitos humanos e da Luta contra impunidade. Inspirada nas experincias internacionais, principalmente a inglesa, a ao conquistou o apoio do governo do estado de Pernambuco, no decorrer da realizao do Programa de Apoio e Proteo a Testemunhas e Vtimas da Violncia (Provita), nesse estado. Posteriormente, o governo federal atendeu as presses sociais dos movimentos de defesa de direitos humanos, promulgando a Lei Federal n 9.807 de 13 de julho de 1999 que normatizou os programas especiais de proteo a vtimas e testemunhas ameaadas no Brasil. Isso possibilitou tambm consolidar a expanso do Provita para outros estados brasileiros, atravs de convnio entre o GAJOP, Ministrio da Justia e o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, no mbito da Secretaria Especial de Direitos Humanos na Presidncia da Repblica (SEDH/PR) consta a ao Proteo a Pessoas Ameaadas, que possui status de poltica pblica prioritria do governo federal por integrar o Plano Nacional de Direitos Humanos e estar como meta do Plano Plurianual de 2004-2007 e o de 2008 -2011. De acordo com a SEDH/PR, essa ao constituda pelas atividades relacionadas proteo de testemunhas, de defensores de direitos humanos e de crianas e adolescentes ameaados. A proteo de crianas e adolescentes ameaados de morte mobiliza o sistema de garantia de direitos da criana e do adolescente, cujo programa, iniciado em 2003; passou a 6

integrar-se ao projeto Bem-me-quer, uma das aes do Governo Federal prevista na Agenda Social Criana e Adolescente, a partir de 2008, visando o enfrentamento da violncia em relao a esses segmentos. O Programa de Proteo a Crianas e Adolescentes Ameaados de Morte (PPCAAM) coordenado nacionalmente pela Subsecretaria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente (SPDCA) que articula as aes nas Unidades da Federao por meio de convnio e parceria com os Governos Estaduais, Municipais e Organizaes No Governamentais, para implementao do sistema de proteo a crianas e adolescentes ameaados de morte. Mediante a proteo aos ameaados de morte ofertada pelo PPCAAM, a equipe trabalha a adeso s regras desse programa desde o momento de sua incluso. A equipe tambm cabe apoiar os usurios no processo denominado insero social. Este consiste na orientao e oferta de meios que proporcionem a insero social dos usurios a uma nova comunidade no local de proteo. Para promover a insero social, a equipe do PPCAAM articula e orienta o acesso dos usurios aos servios pblicos como sade, educao, qualificao profissional. Alm de encaminh-los as aes e programas vinculados ao Sistema nico de Assistncia Social (SUAS) que lhes garanta o respeito aos direitos humanos, favorecendo o exerccio da cidadania. Em vista da escassa produo acadmica acerca desse Programa inovador e com pouco tempo de execuo, destaca-se dessa temtica uma questo que emergiu na execuo do PPCAAM-DF: se um Projeto Pedaggico de Educao em Direitos Humanos para os usurios durante sua permanncia no Programa repercute na convivncia familiar, na segurana dos usurios e no processo de emancipao destes para o desligamento do Programa; quais os elementos da Educao em Direitos Humanos que se integram a atuao profissional da equipe tcnica do PPCAAM? O intuito de discutir as indagaes mencionadas justifica a realizao deste trabalho monogrfico.

1.6 PARTES QUE COMPEM O TRABALHO

Diante disso, este trabalho de concluso de curso de especializao possui o intuito de contribuir para o aperfeioamento da proteo ofertada pelo PPCAAM, visando insero social dos sujeitos. Est composto por trs partes, sendo apresentada na primeira, uma contextualizao do PPCAAM para que o leitor tenha noo da experincia. A segunda parte 7

contm a discusso do referencial terico relativo ao problema estudado, o aporte de elementos conceituais da Educao em Direitos Humanos e a concepo do Programa. Na terceira parte encontram-se algumas contribuies para o aprimoramento do PPCAAM, na discusso dos resultados e concluso do trabalho.

2 MATERIAL E MTODOS

Segundo Minayo (1999), a metodologia o caminho do pensamento e a prtica exercida na abordagem da realidade. Neste trabalho, o estudo de caso se deu sobre um fenmeno de uma realidade pouco investigada, em virtude do ineditismo e do pouco acmulo da experincia de proteo a crianas e adolescentes ameaados de morte no Brasil, mas que est relacionado diretamente a temtica do curso de especializao. Diante disso, a pesquisa qualitativa uma escolha adequada por responder as questes particulares num nvel de realidade que no pode ser quantificado. O mtodo do Estudo de Caso atende os objetivos da investigao de campo, visto que permite a observao e a compreenso dos fenmenos em seu ambiente natural, na medida em que estes ocorrem, sendo analisados o contexto e os processos envolvidos (Dias, 2000). Conforme Andr (1984), os estudos de caso procuram retratar a realidade, dando nfase a sua representao singular, no particular. Esse tipo de estudo valoriza o conhecimento experiencial e enfatiza o papel importante do leitor na gerao desse conhecimento. O caso selecionado para esse estudo consiste no Programa de Proteo a Crianas e Adolescentes Ameaados de Morte do Distrito Federal (PPCAAM-DF) que devido a uma situao emergencial, iniciou suas atividades em janeiro de 2008, mas a equipe tcnica s foi contratada a partir de maro do mesmo ano. Esse Programa recebeu, at dezembro de 2008, vinte e oito solicitaes para incluso de indivduos. Durante doze meses, ingressaram nove crianas e adolescentes ameaados de morte mais nove familiares sob a proteo do Programa. A autora trabalhou nesse Programa durante um ano, quando vivenciou a interao direta com os usurios, alm do monitoramento das atividades de acompanhamento destes pela equipe tcnica. Na pesquisa exploratria, buscou-se fazer uma aproximao com o tema atravs de teorias que possibilitam a anlise dessa realidade. Com esse intuito, o trabalho de campo consistiu na observao direta dos fatos e fenmenos durante a permanncia dos usurios sob a proteo ofertada pelo PPCAAM-DF, no perodo da atuao profissional da autora. No levantamento bibliogrfico acerca da relao entre o PPCAAM e a Educao em Direitos Humanos, no foi identificada nenhuma publicao, o que indica que este estudo consiste na primeira aproximao ao tema proposto. Assim, foram utilizados os documentos 9

oficiais e textos eletrnicos produzidos sobre o PPCAAM. Quanto temtica da Educao em Direitos Humanos, fez-se opo pelos autores cujo referencial terico se baseia na educao para a mudana, visando formao de uma cultura de respeito dignidade humana e a cidadania plena, na perspectiva da autonomia do sujeito. Para a anlise dos dados foram eleitas algumas categorias referentes ao PPCAAM e a Educao em Direitos Humanos (EDH) para se verificar a existncia de correlao entre estes. Acerca do PPCAAM buscou-se elencar os temas trabalhados pela equipe tcnica no procedimento de Acompanhamento dos casos includos neste Programa. Enquanto que sobre a EDH recorreu-se ao Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos (2006), tendo em vista ser um documento de referncia na poltica de direitos humanos do pas e estar disponvel a sociedade brasileira. rea de atuao: Educao no formal - Pois, a ltima verso Quanto utilizao dos resultados, estes podero ser utilizados para reflexo e aperfeioamento da prtica do PPCAAM, possibilitando-lhe a definio de uma proposta educacional que difunda a compreenso dos direitos humanos para a equipe e os usurios do Programa, visando promoo e vivncia dos direitos humanos.

10

3 CONCEPO DE EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS


A educao deve formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeioe a sociedade humana como um todo (Milton Santos)

A educao reconhecida como uma ferramenta para o crescimento pessoal dos indivduos que adquiriu status de direitos humanos, ao contribuir para a ampliao da dignidade humana com o conhecimento e o saber. Embora, a educao provoque impacto na economia, sua fora poltica maior, consistindo num instrumento de combate a pobreza poltica, como almejava Paulo Freire. Pois a escola pblica e gratuita propicia a oportunidade de se constituir uma conscincia crtica, de ascender condio de sujeito autnomo e politicamente mais emancipado. (Demo, 2004) Ento, destaca-se a importncia da educao para os direitos humanos por representar uma conquista poltica. As populaes que no sabem pensar copiam os direitos e os realizam como objeto, deturpando nisto mesmo a prpria noo de direito. (Demo, 2004) As diretrizes que fundamentam a Educao em Direitos Humanos tm uma trajetria recente, no cenrio internacional e nacional, o que refora a necessidade de se desenvolver a produo acadmica acerca dessa temtica, principalmente para avaliar os resultados alcanados at ento. O Plano Mundial de Ao para a Educao em Direitos Humanos foi institudo em 1993, no Congresso Internacional sobre Educao em Prol dos Direitos Humanos e da Democracia realizado pela ONU. O Plano que visava promover, estimular e orientar compromissos em prol da educao em defesa da paz, da democracia, da tolerncia e do respeito dignidade da pessoa humana; foi referendado na Conferncia Mundial de Viena de 1993. Essa Conferncia atribuiu a educao, a capacitao e a informao pblica em direitos humanos aos Estados e instituies que deveriam incluir a matria em todas as instituies de ensino formal e no-formal, devendo promover programas e estratgias educativas que ampliassem a educao em direitos humanos da populao. Para Zenaide (2007), o direito educao em direitos humanos est associado ao direito educao. Desde a Declarao Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948) e a Declarao Universal dos Direitos Humanos (DUDH) em 1948, que a educao foi reconhecida como um direito universal. A DUDH determinou que todos tivessem direito a instruo, sendo obrigatria e orientada para o pleno desenvolvimento da personalidade 11

humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.

A incluso dos direitos humanos, do direito humanitrio, da democracia e do Estado de Direito, a paz, o desenvolvimento e a justia social, os instrumentos internacionais e regionais de direitos humanos como matrias dos currculos de todas as instituies de ensino dos setores formal e informal, so aes prioritrias para que os Estados, com a assistncia de organizaes intergovernamentais, instituies nacionais e organizaes no-governamentais, promovam maior conscientizao dos direitos humanos e da tolerncia mtua de modo a fortalecer a construo de uma cultura universal dos direitos humanos. (Zenaide 2007)

Em 1994, a ONU promulgou a Dcada da Educao em Direitos Humanos (1995 a 2004), reafirmando a educao em direitos humanos como parte do direito a educao, garantindo as pessoas o direito de informar-se, saber e conhecer os seus direitos, bem como, a forma para proteg-los e defend-los. Conforme Zenaide (2007), a educao em direitos humanos abrange uma diversidade de instrumentos internacionais acerca da proteo dos direitos humanos, dos quais se destacam:

- O Pacto Internacional dos Direitos Econmicos e Sociais de 1966 recomenda por sua vez a necessidade de se construir uma tica comunitria universal que se funde na educao para a tolerncia e a amizade entre todas as naes e entre todos os grupos raciais e a promoo da manuteno da paz entre todos os povos; - A Declarao e o Plano de Ao Integrado sobre a Educao para a Paz, os Direitos Humanos e a Democracia, ratificada pela Conferncia Geral da UNESCO em 1995, reafirma o compromisso em dar prioridade educao de crianas, adolescentes e jovens face s formas de intolerncia, racismo e xenofobia; - A Conferncia Mundial contra o Racismo, a Discriminao Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerncia realizada em Durban, frica do Sul, em 2001, indicou para os Estados o compromisso com a luta contra o racismo, a discriminao racial, a xenofobia e a intolerncia correlata, a implementao de programas culturais e educacionais que incluam componentes antidiscriminatrios e anti-racistas, a realizao de campanhas pblicas de informao, programas de educao em direitos humanos para todos os nveis de ensino, produo de material didtico e programas de educao pblica formal e informal que promovam a diversidade cultural e religiosa e a implementao de polticas de promoo da igualdade de oportunidades.

A II Conferncia Mundial de Direitos Humanos (Viena, 1993) representou um marco na histria da educao em direitos humanos, cujo texto possui um item denominado Ensino dos direitos humanos com os incisos de 78 a 82. Esse item define a educao sobre os direitos humanos que deve incluir a paz, a democracia, o desenvolvimento e a justia social. O texto atribui aos Estados a tarefa relativa ao ensino, formao e a informao sobre direitos humanos para a promoo e a obteno de relaes harmoniosas e estveis 12

entre as comunidades. O inciso 82 determina que os governos promovam uma maior conscientizao dos direitos humanos e da tolerncia mtua com apoio das organizaes intergovernamentais, das instituies nacionais e das organizaes no-governamentais. Cabendo aos Estados empreender e apoiar a educao sobre direitos humanos e encarregarse da efetiva divulgao da informao neste domnio (DECLARAO DE VIENA E PROGRAMA DE AO, 1993). No cumprimento do cronograma da Dcada para Educao em Direitos Humanos das Naes Unidas (1995-2004), o Gabinete do Alto Comissariado para Direitos Humanos (OHCHR) definiu as diretrizes que orientavam os Estados para elaborar e desenvolver os planos nacionais de ao para a educao em direitos humanos, atendendo as resolues da Assemblia Geral como tambm da Comisso de Direitos Humanos. Nas "Diretrizes para Planos Nacionais de Ao para Educao em Direitos Humanos" se encontra a definio de educao em direitos humanos; os Princpios que regem um plano nacional de ao para educao em direitos humanos; os Passos direcionados a implementao de um plano nacional de ao para educao em direitos humanos. O referido instrumento orienta os Estados membros a criarem um comit nacional para educao em direitos humanos e formularem um plano nacional de ao. A definio de educao em direitos humanos se baseia nas referncias de diversos instrumentos internacionais de direitos humanos que contm a concepo de educao em e para direitos humanos, incluindo a Declarao Universal de Direitos Humanos (art. 26), o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (art. 13), a Conveno sobre os Direitos da Criana (art. 29) e, mais recentemente, a Declarao e Programa de Ao de Viena (item D, 78-82). Em consonncia com o conjunto dessas referncias e com os propsitos da Dcada (1995 - 2004), a educao em direitos humanos definida como,
Treinamento, disseminao e informao objetivados construo de uma cultura universal de direitos humanos atravs do compartilhamento de conhecimento e habilidades e da mudana de atitudes, que so direcionados a: O fortalecimento do respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais; O desenvolvimento completo da personalidade humana e de seu senso de dignidade; A promoo da compreenso, tolerncia, igualdade entre os sexos e amizade entre todas as naes, pessoas indgenas e grupos raciais, nacionais, tnicos, religiosos e lingsticos; A capacitao de todas as pessoas de participar efetivamente de uma sociedade livre; A ampliao de atividades das Naes Unidas para a manuteno da paz.

As Diretrizes para Planos Nacionais de Ao para Educao em Direitos Humanos tem por finalidade: 13

Promover uma compreenso comum dos propsitos e contedo da educao em direitos humanos e da Dcada; Enfatizar padres mnimos para educao em direitos humanos; Identificar processos/passos necessrios para delinear, implementar, avaliar e reformular um plano nacional para educao em direitos humanos; Dirigir a ateno para os recursos humanos, financeiros e tcnicos necessrios para adotar uma abordagem nacional para educao em direitos humanos; Encorajar a interao efetiva entre instituies e organizaes nacionais e internacionais de direitos humanos e promover a implementao de padres internacionais de direitos humanos ao nvel nacional; Fornecer mecanismos para estabelecer objetivos razoveis de educao em direitos humanos e para medir suas conquistas.

Segundo Claude (2005), a educao em direitos humanos se constitui num direito social, econmico e cultural.
Direito social porque, no contexto da comunidade, promove o pleno desenvolvimento da personalidade humana. Direito econmico, pois favorece a auto-suficincia econmica por meio do emprego ou do trabalho autnomo. E direito cultural, j que a comunidade internacional orientou a educao no sentido de construir uma cultura universal de direitos humanos.

O autor considera que os latino-americanos tiveram um papel de liderana acerca da concepo de educao em direitos humanos. O primeiro a declarar a importncia da educao baseada em valores foi o brasileiro Belarmino Austregsilo de Athayde, defendendo que a educao oferece recurso ao indivduo para o desenvolvimento de sua personalidade. Uma proposta argentina reproduziu o Artigo 12 da Declarao Americana dos Direitos e Deveres Humanos. E a Declarao de Bogot, dizia que toda pessoa tem direito a uma educao que a prepare para uma vida digna e til a sociedade. Essas contribuies resultaram na expresso pleno desenvolvimento da personalidade humana, adotada pelos elaboradores da DUDH que acresceram ainda, e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. De acordo com Claude (2005),
Para esse pleno desenvolvimento, a educao para a dignidade deve levar em conta a lista completa dos direitos humanos: direitos pessoais, como a privacidade; direitos polticos como a participao, bem como a busca e a divulgao de informaes; direitos civis, como a igualdade e a ausncia de discriminao; direitos econmicos, como um padro de vida digno; e o direito a participar da vida cultural da comunidade.

O autor faz analogia viso do Educador, brasileiro Paulo Freire, cujo livro Pedagogia do Oprimido de 1973 ressaltava as conexes entre a educao do povo e a autorealizao, em conseqncia do aprendizado e do exerccio dos direitos humanos. De fato a Dcada Mundial para a Educao em Direitos Humanos ao definir como objetivo o pleno desenvolvimento da personalidade humana num esprito de paz, 14

compreenso mtua e respeito pela democracia e pelas leis marcou uma perspectiva evolutiva nesse campo. A Resoluo 49/184 da Assemblia Geral da ONU afirmou que o ensino em direitos humanos seria desenvolvido em todos os nveis da educao formal (sistema escolar convencional) e adotado na educao informal (chamada educao popular). Alm disso, acerca da metodologia de ensino, valorizava os mtodos de ensino interativos, participativos e culturalmente relevantes (Claude, 2005). A avaliao do estado da educao em direitos humanos realizada na Conferncia Regional sobre Educao em Direitos Humanos na Amrica Latina (Mxico, dezembro de 2001) apontou os avanos nessa rea, de acordo com a UNESCO (2001): a Declarao de Mrida em 1997, aprovada na VII Conferncia Iberoamericana de Educao o Encontro de Lima de Investigadores em Direito Humano, organizado pelo IIDH no Peru, a Reunio de Governos sobre a Promoo e a Proteo dos Direitos Humanos na Regio da Amrica Latina e no Caribe em Equador em 1999, o Seminrio Latino-Americano de Educao para a paz e os Direitos Humanos na Venezuela em 2001 e o Plano Latino-Americano de para a Promoo da Educao em Direitos Humanos, organizado pela Rede Latino-Americana de Educao para a Paz e os Direitos Humanos do CEEAL (Zenaide, 2007). Semelhante a Amrica Latina, no Brasil a Educao em Direitos Humanos surgiu como resistncia cultural s violaes aos direitos humanos e como fundamentos para o processo emancipatrio de conquista de direitos, no contexto das lutas dos movimentos sociais e populares (Zenaide, 2007). No fim da ditadura militar brasileira emergiram os movimentos sociais de luta pelos direitos humanos que levaram o tema ao debate pblico. Do mesmo modo, o direito a educao em direitos humanos foi defendido, inicialmente, pela sociedade civil organizada. As entidades que atuavam nos movimentos de resistncias e de conquistas de direitos desenvolveram as primeiras experincias nessa rea, na modalidade no-formal. No caso brasileiro, deve-se considerar que a repblica federativa convive com grandes diferenas e enfrenta conflitos entre os diferentes nveis de governo (federal, estadual e municipal), bem como na relao entre poder pblico e os movimentos sociais. Alm disso, o impacto das mudanas ocorridas nas diversas dimenses da vida social com a consolidao do projeto neoliberal, desde os anos 1990, gerou mais recesso econmica, desemprego, excluso social, anomia social, recrudescimento da violncia. Nesse contexto, hoje o cenrio est marcado pela contradio: enquanto a hegemonia neoliberal se afirma no plano internacional e os diferentes governos, no se desprendem de 15

sua lgica, no que se refere s polticas econmicas; o discurso sobre os Direitos Humanos, assumido e ressituado (Melo Neto, 2007). A partir do Programa Nacional de Direitos Humanos em 1996 a Conferncia Nacional dos Direitos Humanos props como uma das metas de ao, a implementao do Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos, criado apenas em 2003. Com isso, a educao em direitos humanos tornou-se objeto de poltica pblica, de programas e projetos no sistema de ensino formal e no-formal, como uma estratgia para sensibilizar e formar educadores e gestores do sistema de ensino a se engajarem na misso de construir uma cultura de e para os direitos humanos (Zenaide, 2007). Tendo em vista a conquista e a implementao dos Direitos Humanos no Brasil, em 2003, o Comit Nacional de Educao em Direitos Humanos elaborou a primeira verso do Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos (PNEDH), objetivando contribuir na construo de uma cultura voltada para o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana. Diante disso, considera-se que a criao e a consolidao de uma cultura de Direitos Humanos, favorecendo o pleno exerccio da cidadania brasileira, dependem da solidificao de um processo educativo voltado para esta temtica. Posto que, a colaborao dos atores sociais essencial para a efetividade dos direitos humanos fundamentais, mas tem que se investir na formao desses atores. De acordo com Mazzuoli (2001),
A educao em direitos humanos deve se dar de uma forma tal que os princpios ticos fundamentais que o cercam, sejam para todos ns membros da coletividade to naturais como que o prprio ar que respiramos. A consolidao da cidadania, em sua forma plena, deve ser o fator principal da criao de uma cultura em direitos humanos.

Melo Neto (2007) destaca trs dimenses que os processos de educao em direitos humanos devem contemplar: a primeira diz respeito formao de sujeitos de direito, no nvel pessoal e coletivo, que articulem as dimenses tica, poltico-social e as prticas concretas; a segunda, ao processo de empoderamento (empowerment), orientado aos atores sociais que, historicamente, menos capacidade de influrem nas decises e nos processos coletivos; e a ltima dimenso, refere-se aos processos de mudana, de transformao, necessrios para a construo de sociedades verdadeiramente democrticas e humanas.
Conforme o PNEDH (2003),

16

Educar em direitos humanos fomentar processos de educao formal e noformal, de modo a contribuir para a construo da cidadania, o conhecimento dos direitos fundamentais, o respeito pluralidade e diversidade sexual, tnica, racial, cultural, de gnero e de crenas religiosas.

O Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos (2006) visa impulsionar um conjunto de fatores, como a promoo de interesses das pessoas para contedos globais; a institucionalizao de padres de valorao, sano e presso, alm de mecanismos de avaliao das polticas; a definio de princpios que objetivem a fora e o poder de setores sociais historicamente vulnerveis. O PNEDH (2006) definiu os espaos prioritrios para atuao: educao formal (subdividida em educao bsica e educao superior), educao no-formal, educao dos profissionais do sistema de justia e segurana e, por fim, educao e mdia. Para cada um desses espaos de atuao prioritrios, foi formulada a concepo norteadora dessa atuao e os princpios dela advindos, bem como um conjunto de aes programticas.
No que se refere educao no-formal, o foco est na sua relevncia como ao promotora da emancipao e autonomia de cada e de todos os integrantes da espcie. No que diz respeito aos profissionais de Justia e Segurana, a questo central a construo de seu compromisso com os valores democrticos, e, na perspectiva colocada por esses valores, sua participao na construo efetiva de sistemas conspcuos de Justia e Segurana, submetidos a controle social (Nder, 2009).

Segundo Melo Neto (2007), na perspectiva desse Plano, a educao se transforma em um instrumento fundamental de exerccio e de busca desses direitos. Processos educativos que precisam estar norteados na perspectiva de uma educao traduzida como um processo sistemtico e de variadas dimenses para a orientao e formao do sujeito e da pessoa, orientada luta por seus direitos. O PNEDH (2006) definiu um conjunto de princpios que orientam as aes de cada eixo temtico. Nesse sentido, a educao no-formal vista como
a) mobilizao e organizao de processos participativos em defesa dos direitos humanos de grupos em situao de risco e vulnerabilidade social, denncia das violaes e construo de propostas para sua promoo, proteo e reparao; b) instrumento fundamental para a ao formativa das organizaes populares em direitos humanos; c) processo formativo de lideranas sociais para o exerccio ativo da cidadania; d) promoo do conhecimento sobre direitos humanos; e) instrumento de leitura crtica da realidade local e contextual, da vivncia pessoal e social, identificando e analisando aspectos e modos de ao para a transformao da sociedade; f) dilogo entre o saber formal e informal acerca dos direitos humanos, integrando agentes institucionais e sociais; g) articulao de formas educativas diferenciadas, envolvendo o contato e a participao direta dos agentes sociais e de grupos populares.

17

Dentre as Aes Programticas da Educao no-formal (PNEDH, 2006), foram destacadas aquelas que apresentam uma aproximao com a realidade vivenciada na execuo do PPCAAM-DF:
1. Identificar e avaliar as iniciativas de educao no-formal em direitos humanos, de forma a promover sua divulgao e socializao; 2. investir na promoo de programas e iniciativas de formao e capacitao permanente da populao sobre a compreenso dos direitos humanos e suas formas de proteo e efetivao; 3. estimular o desenvolvimento de programas de formao e capacitao continuada da sociedade civil, para qualificar sua interveno de monitoramento e controle social junto aos rgos colegiados de promoo, defesa e garantia dos direitos humanos em todos os poderes e esferas administrativas; 5. promover cursos de educao em direitos humanos para qualificar servidores(as), gestores(as) pblicos(as) e defensores(as) de direitos humanos; 6. estabelecer intercmbio e troca de experincias entre agentes governamentais e da sociedade civil organizada vinculados a programas e projetos de educao noformal, para avaliao de resultados, anlise de metodologias e definio de parcerias na rea de educao em direitos humanos; 12. apoiar tcnica e financeiramente programas e projetos da sociedade civil voltadas para a educao em direitos humanos; 14. propor a incorporao da temtica da educao em direitos humanos nos programas e projetos de esporte, lazer e cultura como instrumentos de incluso social, especialmente os esportes vinculados identidade cultural brasileira e incorporada aos princpios e fins da educao nacional.

Melo Neto (2007) ressalta a constatao de que a introduo da temtica dos Direitos Humanos na formao de professores e educadores em geral, na formao inicial e continuada ainda tmida e que poucas organizaes trabalham nessa perspectiva. Ele defende que fundamental buscar-se estratgias que colaborem para a construo de uma cultura dos direitos humanos, que penetre as diferentes prticas sociais. A Educao Popular, com suas metodologias diversificadas e integradas as realidades, que contribui para a criao de uma cultura universalizante, reconhecendo as culturas locais, e
para o exerccio do respeito, da tolerncia, da valorizao da diversidade e fortalecimento de regimes democrticos, alm de ser capaz de difundir os direitos humanos no pas (Melo Neto, 2007).

Segundo Melo Neto (2007),


A educao popular em sua dimenso poltica passa a se orientar por princpios da autonomia e da emancipao. Em qualquer ambiente onde ocorra o fenmeno da educao, a esses valores precisam estar presentes os valores dos direitos humanos. A sua implementao direciona-se pelo exerccio da crtica, como a capacidade humana de discernir as dimenses positivas e negativas de cada fenmeno, decidindo-se a partir desse processo mental.

O autor afirma que as reivindicaes populares do cotidiano sero elementos educativos, pois os contedos e as prticas dessas reivindicaes tornam-se efetivos como 18

direitos humanos. A luta por qualificao profissional, acesso a educao bsica, pela educao poltica dos movimentos sociais que geram organizao e mobilizao social capaz de promover a participao das pessoas em processos de deciso, ampliando a cidadania que concretizam os direitos humanos. De acordo com Maus e Weyl (2007),
A educao em direitos humanos requer refletir em torno das condies de possibilidades, reproduo e justificao das formas simblicas, sociais e polticas permissivas, que tornam banal a violao da natureza e vulgarizam violaes diversas e naturalizam relaes humanas de submisso, excluso, explorao, discriminao, da violncia, preconceito, perseguio, enfim.

Visando sugerir uma proposta educacional que difunda a compreenso dos direitos humanos intrnsecos a todos os ambientes da sociedade e que se faa presente em todos os nveis, como: cognitivo, social, tico e poltico; neste trabalho se props estudar a contribuio da educao em direitos humanos para o PPCAAM.

19

4 OS DIREITOS HUMANOS E O PPCAAM


"Quando uma sociedade deixa matar as crianas porque comeou seu suicdio como sociedade. Quando no as ama porque deixou de se reconhecer como humanidade". (Herbert de Souza - Betinho)

Em funo do objeto de estudo, este trabalho aborda a discusso dos direitos humanos da criana e do adolescente com nfase na educao em direitos humanos. No caso brasileiro, essas temticas tiveram seu arcabouo fundado nos tratados internacionais de direitos humanos das convenes da Organizao das Naes Unidas (ONU), dos quais o pas signatrio. O PPCAAM foi institudo por meio do Decreto n. 6.231, de 11 de outubro de 2007 com a finalidade de proteger crianas e adolescentes sob grave ameaa no territrio nacional, em consonncia com a Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, mais conhecido como ECA Estatuto da Criana e do Adolescente. A abordagem de direitos humanos no PPCAAM est centrada na proteo a vida das crianas, dos adolescentes e excepcionalmente, at 21 anos que sejam egressos do sistema scio-educativo. A SEDH/PR, coordenadora da implementao desse programa, adotou como princpio a garantia da proteo integral da criana e do adolescente. A partir da abordagem social-poltica do direito que remonta a histria da construo dos Direitos Humanos, desde o sculo XVIII at a concepo contempornea, discutiremos sobre a Educao em Direitos Humanos no mbito do Programa de Proteo a Crianas e Adolescentes Ameaados de Morte (PPCAAM). Atravs das geraes, os Direitos Humanos associados a diversos modelos de Estado marcaram a difuso de um conjunto de idias, cuja prtica se diversificou nas diferentes sociedades, em conformidade com as foras e as resistncias de cada sociedade. Embora a Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) tenha incentivado a promoo de sistemas desses direitos em nvel local, regional e nacional, a experincia demonstra que a existncia de Constituies no garante os direitos fundamentais aos seres humanos. Assim, os Direitos Humanos contemporneos tem se construdo no curso da histria, por meio da evoluo da garantia de direitos fundamentais, estabelecidos por mecanismos internacionais.

20

Compreendendo os Direitos Humanos como um processo histrico de lutas e conquistas, seu conceito composto por uma srie de normas jurdicas precisas que visam a proteo aos interesses fundamentais dos seres humanos. De acordo com Mazzuoli, desde a Declarao Universal de 1948 que foi reiterada pela Declarao de Direitos Humanos de Viena de 1993 a concepo contempornea dos direitos humanos deve-se afastar da viso fragmentada e hierarquizada das diversas categorias destes direitos. Opondo-se a idia geracional de direitos, o autor cita Carlos Weis:

"Alm de consolidar a impreciso da expresso em face da noo contempornea dos direitos humanos, pode se prestar a justificar polticas pblicas que no reconhecem indivisibilidade da dignidade humana e, portanto, dos direitos fundamentais, geralmente em detrimento da implementao dos direitos econmicos, sociais e culturais ou do respeito aos direitos civis e polticos previstos nos tratados internacionais j antes citados". Mazzuoli (2001)

No caso do Brasil, a Constituio Federal de 1988 (CF/1988) um marco histrico do processo de democratizao iniciado em 1985 que consagrou a universalidade dos direitos humanos, reconhecendo a dignidade como condio inerente a pessoa humana e vedando qualquer discriminao a todo cidado brasileiro. Essa Constituio tambm definiu a indivisibilidade dos direitos humanos, integrando os direitos sociais aos direitos fundamentais. A partir de ento, uniu-se o valor liberdade (direitos civis e polticos) ao valor igualdade (direitos sociais, econmicos e culturais). Piovesan (2003:57) enfatiza a atuao dos operadores de direito diante do novo paradigma e referncia que a prevalncia dos direitos humanos:
Hoje, mais do que nunca, os operadores do Direito esto frente do desafio de resgatar e recuperar no aparato jurdico seu potencial tico e transformador, aplicando a Constituio e os intrumentos internacionais de proteo de direitos humanos por ela incorporados.

Entretanto, comemoramos os vinte anos dessa CF/1988 ainda sob inmeras crticas pelo no cumprimento de muitos direitos que no foram garantidos na prtica, na vida cotidiana da maioria do povo brasileiro. A comear, pela falta de acesso a tais direitos, culminando pela violao destes por parte inclusive do Estado. A reinsero do Brasil na arena internacional de proteo dos direitos humanos se deve ao processo de democratizao. Mas, ainda se faz necessrio que o Estado brasileiro adote medidas para o alinhamento efetivo sistemtica internacional de proteo dos direitos humanos, relativamente aos tratados ratificados de proteo, emergencial uma mudana 21

radical de atitude poltica. [...] Superar esta postura de recuo e retrocesso fundamental plena e integral proteo dos direitos humanos no mbito nacional. (Piovesan, 2003:65) A incorporao do Direito Internacional dos Direitos Humanos e a sistemtica de monitoramento internacional de proteo dos direitos humanos provocaram o processo de redefinio do conceito de cidadania, no Brasil. Este conceito foi ampliado, quando com o acrscimo das garantias de natureza internacional s garantias nacionais desses direitos. Consequentemente, o desconhecimento dos direitos e garantias internacionais importa no desconhecimento de parte substancial dos direitos da cidadania, por significar a privao do exerccio de direitos acionveis e defensveis na arena internacional. (Piovesan, 2003:72) Para Demo (2004), os direitos humanos so produtos de um processo poltico. Sendo uma das faces mais convincentes da luta contra a pobreza poltica, comumente, o discurso ainda utilizado para encobrir barbaridades histricas que cometemos, assim como, na educao que enquanto se fala ser prioridade, diminui o compromisso com ela. O autor defende que a noo de direitos humanos nasce da conscincia crtica e contm sempre projeto alternativo de sociedade, proveniente da sociedade que sabe pensar. Para melhor compreenso da concepo de proteo a vida das crianas e adolescentes do PPCAM, esse conceito ser discutido, considerando o contexto de sua origem histrica, no mbito internacional e nacional, tendo em vista a trajetria brasileira na rea de Direitos Humanos, na qual o Estado incorpora os tratados internacionais a sua legislao para proteo dos direitos humanos, embora sua aplicao ainda seja incipiente. Contudo, a despeito do quadro atual da infncia brasileira e da falta de monitoramento qualificado da proteo aos direitos humanos, nosso pas demonstrou avanos muito significativos na histria recente, desde a CF de 1988 e o ECA de 1990. Em relao aos Direitos da Criana, podem ser apontados histrica e cronologicamente alguns instrumentos normativos que fundamentam a doutrina da proteo integral, nacional e em mbito internacional, conforme se segue: 1924 Declarao de Genebra dos Direitos das Crianas Assemblia da Liga das Naes. 1959 Declarao dos Direitos da Criana Resoluo da Assemblia Geral da ONU em 20/11/1959. 1989 Conveno sobre os direitos das crianas Resoluo n 44/25 da Assemblia Geral da ONU em 20/11/1989. 22

1990 Brasil: Estatuto da Criana e do Adolescente Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. As primeiras discusses acerca dos direitos da criana se deram no incio do sculo

XX, por parte da extinta Liga das Naes e da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), preocupadas com a situao da infncia no mundo. Essas discusses provocaram a adoo de trs Convenes pela OIT com o objetivo de abolir ou regular o trabalho infantil em 1919 e 1920, e a criao de um comit especial pela Liga das Naes que tratava das questes relativas proteo da criana e da proibio do trfico de crianas e mulheres. Em 1924, a Assemblia da Liga das Naes adotou a Declarao de Genebra dos Direitos da Criana. Segundo Souza (2001), essa declarao no obteve o pleno reconhecimento internacional dos direitos da criana, talvez at como decorrncia do prprio panorama histrico que j se desenhava e do previsvel insucesso da Liga das Naes. A Declarao dos Direitos da Criana (Resoluo da Assemblia Geral da ONU em 20/11/1959) estabelece que a criana precisa de proteo e cuidados especiais, inclusive proteo legal apropriada, antes e depois do nascimento, em decorrncia de sua imaturidade fsica e mental. O Princpio 9 enfatiza que a criana gozar proteo contra quaisquer formas de negligncia, crueldade e explorao. Essa proteo foi baseada na premissa da necessidade de proteo criana estabelecida pela Declarao Universal dos Direitos Humanos e pela Declarao dos Direitos da Criana em Genebra, de 1924:
... A necessidade de proporcionar criana uma proteo especial foi enunciada na Declarao de Genebra de 1924 sobre os Direitos da Criana e na Declarao dos Direitos da Criana adotada pela Assemblia Geral em 20 de novembro de 1959, e reconhecida na Declarao Universal dos Direitos Humanos, no Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos (em particular nos artigos 23 e 24), no Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (em particular no artigo 10) e nos estatutos e instrumentos pertinentes das Agncias Especializadas e das organizaes internacionais que se interessam pelo bem-estar da criana. (Fundo das Naes Unidas para a Infncia UNICEF)

A Declarao Universal dos Direitos Humanos se constituiu no primeiro reconhecimento das necessidades de cuidados especiais s crianas, por fora do item 2 do artigo XXV, onde se disps que "a maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especial. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozaro da mesma proteo social". Segundo Souza (2001), 23

O primeiro instrumento especfico a surgir com real importncia dentro da nova ordem internacional que se estabelecia foi a Declarao Universal dos Direitos da Criana, no ano de 1959. Essa Declarao tornou-se um guia para a atuao, tanto privada como pblica, em favor da criana. Ao afirmar que "a Humanidade deve dar criana o melhor de seus esforos" a Declarao passou a constituir-se, no mnimo, num marco moral para os direitos da criana.

Entretanto, nesse campo considera-se que o avano mais significativo para as Naes, em termos de efetivao da garantia de direitos das crianas, se deu a partir da Conveno sobre os Direitos das Crianas Resoluo n. 44/25 da Assemblia Geral da ONU em 20/11/1989.
A Conveno sobre os Direitos da Criana foi adotada por unanimidade, pela Assemblia Geral das Naes Unidas, em 20 de novembro de 1989. Tal ato foi um marco em relao aos esforos que se realizam no plano internacional para fortalecer a justia, a paz e a liberdade em todo o mundo mediante a promoo e a proteo dos direitos humanos. [...] Em 02 de setembro de 1990, como demonstrao do alto interesse e apoio suscitado em todo o mundo, a Conveno sobre os Direitos da Criana entrou em vigor, relativamente aos primeiros vinte Estados, assumindo um carter de lei internacional, com fora vinculante entre os Estados que a ratificaram. (Souza, 2001)

No que tange s conquistas da Conveno de 1989, pode ser citada a consolidao da Doutrina da Proteo Integral da Criana, cuja origem se encontra textualmente na Declarao Universal dos Direitos da Criana (1959). No prembulo traz o reconhecimento da necessidade de um sistema de proteo diferenciado para a criana, dando-lhe prerrogativas e privilgios concernentes seguridade social, educao, trabalho, convvio, a fim de proporcionar-lhe condies favorveis ao seu desenvolvimento saudvel. Assim, destacam-se alguns artigos da Conveno sobre os Direitos da Criana, porque trazem o conceito de criana (art. 1) e estabelecem as responsabilidades da proteo especial a este sujeito em desenvolvimento: Artigo 1: definiu a criana como todo ser menor de 18 anos. Artigo 3: Todas as decises que digam respeito criana devem levar em conta o seu interesse superior. O Estado deve garantir cuidados adequados criana, quando os pais ou outras pessoas responsveis por ela no tenham capacidade para faz-lo.

Artigo 6: Todas as crianas tm o direito inerente vida, e o Estado tem obrigao de assegurar a sua sobrevivncia e seu desenvolvimento. Artigo 19: O Estado deve proteger a criana contra todas as formas de maus tratos por parte dos pais ou de outros responsveis pelas crianas e estabelecer programas sociais para a preveno dos abusos e para tratar as vtimas. A partir desse processo histrico, nos anos 80, por ocasio da redemocratizao

brasileira, as presses dos movimentos sociais em defesa da infncia, em torno da Assemblia 24

Constituinte marcaram uma das maiores conquistas pelos direitos da criana: a incorporao de uma nova viso sobre a infncia Carta Magna.
"Para conseguir colocar os direitos da criana e do adolescente na Carta Constitucional, tornava-se necessrio comear a trabalhar, antes mesmo das eleies parlamentares constituintes, no sentido de levar os candidatos a assumirem compromissos pblicos com a causa dos direitos da infncia e adolescncia". (Antonio Carlos Gomes da Costa apud Gisella Werneck Lorenzi)

Nesse perodo, um grupo de trabalho sobre a temtica da criana e do adolescente na Constituinte incluiu um artigo na Constituio Federal, introduzindo a Doutrina da Proteo Integral a Criana preconizada nos tratados internacionais da ONU:
Art. 227 - dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (Constituio Federal, 1988)

Esse artigo que garantiu os direitos fundamentais as crianas e aos adolescentes, constituiu a base da Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), elaborado por uma comisso formada por representantes da sociedade civil, dos juristas e dos tcnicos dos rgos governamentais, contando com a participao fundamental do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) e da Pastoral da Criana. O referido documento de direitos humanos considerado uma das legislaes mais avanadas, em termos dos direitos infanto-juvenis. a lei que reconhece esse pblico como sujeito de direitos em nosso pas, defendendo o seu interesse superior e na qual se fundamenta, legalmente, o conceito de proteo vida adotado na atuao do PPCAAM.
Art. 7 A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. (Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990)

Esse o artigo que abre o Captulo do Direito a Vida e a Sade, sendo do rol dos direitos fundamentais que esto interligados, visto que o legislador os destacou em relao aos demais direitos fundamentais.
O direito vida pressuposto da personalidade e da constituio do sujeito de direitos. Neste sentido, impossvel que o ser humano possa fruir de qualquer outro direito sem vida. A vida, por ter uma dimenso orgnica, no pode se realizar sem a sade, sem o completo bem-estar do ser humano em nvel fsico e psicolgico. Assim sendo, faz muito sentido que estes dois direito se encontrem interligados na lei. (Comentrio de Ilanud)

25

O direito a vida possibilita a concretizao dos outros direitos, como: direito educao, ao esporte e ao convvio familiar. Assim, a proteo vida e sade permeia todas as polticas pblicas voltadas criana e ao adolescente.
A realizao desse artigo implica a reformulao das prioridades nacionais tanto no nvel da sociedade como, principalmente, do Estado. Passa a ser prioridade o gasto pblico com as crianas e adolescentes, de modo a garantir-lhes condies plenas de vida. (Comentrio de Herbert de Souza)

Pela legislao brasileira, o direito a proteo especial s crianas e adolescentes abrange os aspectos relativos ao trabalho, como idade mnima de catorze anos para a admisso, direitos trabalhistas e previdencirios; garantia de acesso do trabalhador adolescente escola; conhecimento da atribuio de ato infracional com defesa tcnica por profissional qualificado; respeito a condio peculiar de pessoa em desenvolvimento, obedecendo os princpios de excepcionalidade na aplicao de medidas privativas de liberdade; estmulo do poder pblico para o acolhimento por guarda de rfos ou abandonados; acesso a programas de preveno e atendimento especializado aos dependentes qumicos. Alm disso, a lei prev a punio contra abuso, a violncia e a explorao sexual infanto-juvenil. Vale ressaltar que, o ECA (Lei n. 8069/1990) prev a aplicao das medidas protetivas, mediante a violao dos direitos das crianas e adolescentes forem ameaados ou violados, pela ao ou omisso da sociedade ou do estado, por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel. As medidas protetivas tambm so aplicveis conduta conflitante com lei, por parte dos adolescentes, considerados penalmente inimputveis at os 18 anos. Contudo, tais medidas devem levar em conta as necessidades pedaggicas, visando ao fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios, o que comumente tem se distanciado das prticas instituies responsveis e do poder pblico. Apesar da priorizao absoluta dos direitos das crianas e dos adolescentes, da clareza das regras da proteo integral da criana e do adolescente no sistema jurdico brasileiro, a ateno do Estado dada a estes sujeitos ainda deficitria e por vezes, incongruente com o arcabouo normativo construdo no mbito nacional e internacional. A realidade da infncia e da juventude brasileira se configura numa problemtica de violaes de direitos fundamentais enfrentada cotidianamente, dos quais se destacam: a mortalidade infantil e juvenil, a explorao do trabalho infantil, a trfico e explorao sexual

26

infanto-juvenil, os diversos tipos de violncia. Esse o tratamento prioritrio brasileiro para com a infncia? Diante da legislao mais avanada acerca dos direitos da criana, o que se observa um quadro de descaso, abandono e excluso social da infncia brasileira. Inclusive, paradoxalmente, as crianas, mulheres e jovens tem sido considerado como grupos vulnerveis e no prioritrios, na execuo de polticas pblicas na esfera federal. O nosso pas desrespeita vrios dispositivos contidos nos principais tratados internacionais, dos quais o Brasil signatrio e que orientaram a legislao sobre os direitos da criana: a Declarao Universal dos Direitos da Criana e a Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana. Dentre os princpios descumpridos pelo pas, destaca-se a proteo contra abandono, crueldade e explorao, por referir-se a violao do direito a vida enunciado na CF/1988 e no ECA, visto que consiste no objetivo principal do PPCAAM. Assim, no quadro lastimvel das condies de vida da populao infanto-juvenil, focaliza-se a mortalidade, por sua relao temtica deste trabalho, que no Brasil apresenta-se com os seguintes indicadores3 descritos pela Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia (ANDI, 2007): a) Mortalidade infantil:
A taxa de mortalidade infantil no Pas de 21,1 mortes por mil nascidos vivos, a terceira maior da Amrica Latina, atrs da Bolvia e da Guiana. O ndice brasileiro considerado mdio pelos critrios da OMS. Contudo, em alguns estados bem mais elevado, como em Alagoas (44,4 por mil), Maranho (32,7) e Paraba (34). Acidentes e agresses, juntos, so a primeira causa de morte de meninos e meninas com at seis anos no Pas, de acordo com a Anlise da Violncia Contra a Criana e o Adolescente, do Unicef. A pesquisa A Ponta do Iceberg, do Laboratrio de Estudos da Criana da Universidade de So Paulo (Lacri), estima que apenas 10% dos casos de violncia intrafamiliar chegam a ser conhecidos.

b) Mortalidade juvenil:
Os jovens de 15 a 24 anos continuam sendo as maiores vtimas de homicdio, conforme aponta o Mapa da Violncia 2006 Os Jovens do Brasil, da Organizao dos Estados Ibero-Americanos para a Educao, a Cincia e Cultura (OEI). O estudo, que abrange a dcada de 1994 a 2004 com base em dados do Sistema de Informao sobre Mortalidade (SIM) do Ministrio da Sade, revela que aconteceram 175.548 assassinatos no perodo. De toda a populao dessa faixa etria no Pas, 39,7% so atingidos pela violncia letal. A situao mais grave nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Esprito Santo, onde metade dos jovens foram alvos de mortes violentas na dcada analisada. Outro dado apontado pela OEI de que os homicdios cresceram 48,4% no geral da populao, mas o acrscimo foi de 64,2% entre os jovens. No principal grupo de risco esto os adolescentes do sexo masculino, afrodescendentes, que residem em bairros pobres ou nas periferias das metrpoles, com baixa escolaridade e pouca qualificao profissional.

Deve-se considerar que, no Brasil, os dados estatsticos sobre mortalidade e violncia, principalmente homicdios, apresentam divergncias relativas s fontes, em funo da deficincia na consolidao de dados.

27

Desde os anos 1990, h de se reconhecer os avanos, em termos da concepo da proteo integral a criana, da criao de um sistema de garantias, dos investimentos em programas governamentais na rea de sade e educao que apresentaram redues nas taxas de mortalidade, analfabetismo, desnutrio da populao infantil. Em vista da realizao da 8 Conferncia Nacional da Criana e do Adolescente, o Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente (CONANDA) disponibiliza um texto-base para que municpios e estados aprofundem o debate sobre os eixos prioritrios dessa conferncia. Dentre os eixos, consta a Proteo e Defesa no Enfrentamento das Violaes de Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes que expressa a preocupao do Conselho com o crescimento das denncias de diversas violncias e violaes contra crianas e adolescentes na mdia. Atravs do Sistema de Vigilncia de Violncias e Acidentes (VIVA) do Ministrio da Sade, no perodo de 2006-2007, os dados demonstraram que crianas e adolescentes esto expostos s mais variadas formas de violncia em 27 unidades da federao. Alm de tantos estudos que demonstram o recrudescimento das violncias, inclusive com altos ndices de letalidade que possui um recorte etrio, tnico, econmico e de gnero; sendo vitimados majoritariamente, os jovens do sexo masculino, negros e pobres, residentes em comunidades perifricas. No texto-base da 8 Conferncia, o CONANDA destaca as aes governamentais como resposta ao enfrentamento das violaes, as quais a populao infanto-juvenil tem sido vtima preferencial e cita a criao do PPCAAM. Esse Programa foi implementado em sete unidades da federao, dentre estas, Esprito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro, considerados de maior gravidade pelas taxas de homicdios que atingem a metade da populao juvenil em cada estado Entretanto, diante desse cenrio, no se pode mensurar o volume de investimento e a estrutura necessria para o PPCAAM proteger tantos alvos, vidas ameaadas pelo contexto da excluso social e da impunidade enraizada na realidade brasileira. Posto que, at ento, no se tem avaliao da efetividade dessa resposta o PPCAAM, em relao reduo dos ndices mencionados. O Decreto n 6231 de 11/10/2007 define a concepo, gesto e execuo do PPCAAM. O Art. 3 que trata da proteo delimita a idade dos jovens e o grau de parentesco de familiares que podem ser atendidos no Programa.

28

Art. 3o O PPCAAM tem por finalidade proteger, em conformidade com a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, crianas e adolescentes expostos a grave ameaa no territrio nacional. 1o As aes do PPCAAM podem ser estendidas a jovens com at vinte e um anos, se egressos do sistema socioeducativo. 2o A proteo poder ser estendida aos pais ou responsveis, ao cnjuge ou companheiro, ascendentes, descendentes, dependentes, colaterais e aos que tenham, comprovadamente, convivncia habitual com o ameaado, a fim de preservar a convivncia familiar. No PPCAAM, a proteo criana e adolescente condicionada a sua remoo junto com a famlia, do local de ameaa de morte para um lugar seguro. E a garantia de sua proteo integral, se d atravs de incluso dos protegidos em servios de sade, educao, esporte, cultura e se necessrio, em cursos profissionalizantes, polticas de assistncia social e mercado de trabalho, em consonncia com o Art. 7 do ECA e o Art 227 da CF/1988. No Art. 7, 2o do Decreto n 6231 de 11/10/2007 consta que a proteo concedida pelo PPCAAM e as aes dela decorrentes sero proporcionais gravidade da ameaa e dificuldade de preveni-las ou reprimi-las por outros meios. O Art. 4 determina que a implementao do Programa ocorra por meio de convnio entre a Unio e os Entes federados ou organizaes no-governamentais. De acordo com o Art. 7o desse decreto, as aes de proteo ofertadas aos ameaados e seus familiares abrangem:
I - transferncia de residncia ou acomodao em ambiente compatvel com a proteo; II - insero dos protegidos em programas sociais visando proteo integral; III - apoio e assistncia social, jurdica, psicolgica, pedaggica e financeira; e IV - apoio ao protegido, quando necessrio, para o cumprimento de obrigaes civis e administrativas que exijam seu comparecimento.

O processo de incluso no Programa depende de uma solicitao oficial dos Conselhos Tutelares, Ministrio Pblico ou autoridade judicial que devem conter a qualificao do ameaado e da ameaa de morte, comunicando-as ao Conselho Gestor. Segundo o mesmo decreto, os requisitos para incluso no seguinte artigo:
Art. 11. A incluso no PPCAAM considerar: I - a urgncia e a gravidade da ameaa; II - a situao de vulnerabilidade do ameaado; III - o interesse do ameaado; IV - outras formas de interveno mais adequadas; e V - a preservao e o fortalecimento do vnculo familiar. Pargrafo nico. O ingresso no PPCAAM no poder ser condicionado colaborao em processo judicial ou inqurito policial.

29

Acerca da permanncia dos indivduos sob proteo no Programa, no h um prazo rigoroso, por depender da voluntariedade dos usurios e da sua insero social num local seguro, mas o decreto define:
Art. 12. A proteo oferecida pelo PPCAAM ter a durao mxima de um ano, podendo ser prorrogada, em circunstncias excepcionais, se perdurarem os motivos que autorizaram seu deferimento. Art. 13. Aps o ingresso no PPCAAM, os protegidos e seus familiares ficaro obrigados a cumprir as regras nele prescritas, sob pena de desligamento. Pargrafo nico. As aes e providncias relacionadas ao PPCAAM devero ser mantidas em sigilo pelos protegidos, sob pena de desligamento.

O Art. 14 do Decreto n 6231, de 11/10/2007 determina que o protegido possa ser desligado do Programa a qualquer tempo, nas seguintes circunstncias:
I - por solicitao do protegido; II - por deciso do conselho gestor do PPCAAM em conseqncia de: a) cessao dos motivos que ensejaram a proteo; b) consolidao da insero social segura do protegido; c) descumprimento das regras de proteo; e III - por ordem judicial. Pargrafo nico. O desligamento do protegido dever ser comunicado s instituies notificadas do ingresso.

A descrio sobre a estrutura e a execuo se encontra no edital publicado para seleo da instituio executora do PPCAAM em cada Unidade da Federao. No caso do Distrito Federal, o edital pblico foi dirigido as Organizaes, Entidades, Associaes sem fins lucrativos para que apresentassem propostas de implementao do PPCAAM, mediante convnio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos. Conforme esse Edital, no Projeto Tcnico apresentado pela instituio eram avaliados pela Comisso Julgadora, dentre os critrios se sobressai os instrumentos de garantia dos direitos:
Congruncia da proposta com o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criana e do Adolescente e com o Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria, de forma a verificar as possibilidades que a proposta apresentada oferece para alcance das metas indicadas neles.

O Guia de Procedimento do PPCAAM contm as diretrizes para execuo do Programa descritas em etapas que abrangem desde a Pr-avaliao a Permuta de casos. A solicitao de incluso nesse Programa submetida a um processo de avaliao por sua equipe tcnica, cuja concluso comunicada ao rgo solicitante e ao Conselho Gestor do PPCAAM.

30

Mediante o parecer favorvel a incluso do caso avaliado no Programa, define-se a modalidade de incluso, dentre as seguintes modalidades:
1. Criana ou adolescente includo com seus responsveis; 2. Criana ou adolescente includo sem responsvel legal, mas com sua autorizao (neste caso, o rgo solicitante dever ser comunicado); 3. Criana e adolescente includo sem a autorizao do responsvel legal (neste caso, a autoridade judiciria da comarca de moradia do ameaado dever ser consultada para autorizar incluso no PPCAAM).

Segundo os documentos da SEDH, as modalidades de proteo que o PPCAAM dispe, em geral, so: Abrigo; Instituio para tratamento de drogadio; Famlia acolhedora; Famlia do ameaado. Ao ingressar no Programa, os indivduos assinam um Termo de Compromisso que define as regras de proteo, conforme as particularidades do caso; um Termo de Inventrio com a descrio dos bens pessoais trazidos e um Termo de Comodato que se refere ao uso dos bens emprestados famlia durante a permanncia sob proteo. Os casos includos no PPCAAM recebem apoio de uma equipe tcnica composta por Advogada, Assistente Social, Educadora e Psiclogo que desenvolvem as atividades de Acompanhamento, em conformidade com as seguintes diretrizes do Guia de Procedimentos:
O PPCAAM funciona articulando a rede protetora de crianas e adolescentes para alocar os protegidos em local seguro e incentiv-los a construir um projeto de vida seguro, digno e saudvel. O Conselho Tutelar e demais rgos integrantes da rede de proteo do novo local de moradia sero acionados segundo as necessidades de cada caso. Esta aproximao dever ser realizada com cautela para evitar que os protegidos sejam estigmatizados e a sua proteo fragilizada. No novo local de moradia, os includos sero acompanhados por uma equipe interdisciplinar que ir colaborar no processo de reinsero social segura, apresentando os equipamentos sociais locais. O Programa buscar intervir para o sustento e a autonomia dos includos, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada caso. Os includos recebero, ao menos, uma visita tcnica mensal para acompanhamento do caso. Nos casos de transferncia para outro estado, a equipe do PPCAAM dever realizar o monitoramento atravs de contato com profissional de referncia no local. Os profissionais do PPCAAM discutiro permanentemente com os includos as dificuldades enfrentadas para permanncia no Programa e a concretizao da reinsero social.

Conforme o Edital PPCAAM/DF (SEDH/SPDCA, 2006), publicado para seleo da instituio executora do PPCAAM, a forma de interveno da equipe tcnica coordenador/a, psiclogo/a, assistente social, advogado/a, educador/a ser interdisciplinar, do inicio ao fim do acompanhamento dos casos (estudos, acompanhamento e desligamento), respeitando-se as especificidades tcnicas de cada profissional. 31

Na prtica do dia-a-dia, essas orientaes precisam ser adequadas as particularidades de cada caso. Por exemplo, as pessoas que vieram de outros Estados tinham um acompanhamento mais prximo, pois no conheciam a cidade e requeriam um processo de adaptao cultural, o que mais difcil. Nesses casos, em geral, os tcnicos eram as principais relaes sociais delas. No geral, o trabalho da equipe tcnica no acompanhamento dos casos atendidos no PPCAAM consistia em visitas tcnicas quinzenais ou semanais, entrega de suprimentos, pagamento do aluguel dos imveis, conduo a atendimento de sade especializado e de assistncia social, visita as escolas para monitorar o desenvolvimento dos adolescentes nas atividades educacionais, alm de orientaes psicossociais sobre a convivncia familiar. Se por um lado, esses procedimentos garantiam mais segurana aos includos no Programa; por outro dificultava o processo de autonomizao destes que tendiam a falta de inciativa para a resoluo de problemas cotidianos, como: manuteno do imvel, busca de atividade laboral, atender chamado da escola ou permisso para os filhos sarem para lazer. Embora, o decreto afirme que o prazo mximo de proteo no Programa de um ano, o desligamento dos indivduos condicionado a algumas circunstncias, como mencionado. Entretanto, a experincia demonstra que a consolidao da insero social segura do protegido muito difcil de ser atingida, do ponto de vista conceitual e prtico, quando os indivduos esto em situao de proteo, cujas regras do PPCAAM, principalmente, relativas ao sigilo que tm caractersticas de um tipo de vida clandestina, mas so essenciais para a segurana de suas vidas. Alm disso, o cumprimento da legislao que fundamenta a proteo integral frequentemente lhes impe um novo cotidiano na convivncia, por vezes, produzindo um efeito desagregador da famlia. A comear pela remoo do local de moradia, quando a famlia perde os laos afetivos e sociais com a rede que lhes fornecia proteo social na comunidade de origem, gerando isolamento social. Desse modo, as atividades de acompanhamento da equipe tcnica se tornam um suporte para a famlia se integrar rede de proteo social na nova comunidade. Considerando que os direitos sociais so violados nos servios pblicos e as polticas sociais so inacessveis para uma volumosa parcela da populao das periferias, a experincia demonstra que o processo de insero social comumente prejudicado, prorrogando a permanncia no PPCAAM. Tendo em vista, esse Programa pretender se configurar como uma poltica pblica dos governos federal e estadual nota-se que necessrio revisar os conceitos e procedimentos, 32

bem como, ampliar a rede de instituies vinculadas ao Programa, no que se referem aos demais programas governamentais com intuito de garantir aos indivduos o respeito aos direitos humanos e da cidadania, dadas as condies de segurana sob a proteo. A merc dos esforos dos movimentos sociais e dos poderes pblicos institudos, a situao da infncia e da juventude brasileira revela uma sociedade, historicamente, desumana e suicida. A inquietao que decorre dessa revelao traz a questo: como combater essa desumanidade social? Segundo Adorno (2003),
Registre-se ao menos uma convico (no s sobre os direitos de crianas e adolescentes, mas sobre o respeito de todos os Direitos Humanos), a de que tanto para o mbito domstico ou pblico, com esforos individuais, coletivos, legislativos, judicirios ou executivos, imprescindvel que toda ao tenha como base a educao.

Ultimamente, a educao tem sido citada como soluo a toda problemtica sofrida pela populao brasileira de baixa renda. Contrariamente a essa premissa, diante da dvida histrica do Estado brasileiro para com essa classe social, considera-se que a educao pode ser o ponto de partida para promover uma mudana estrutural de nossa sociedade, revertendo desumanidade social num processo de aprendizagem de civilidade e respeito aos direitos humanos, no qual todos sejam partcipes.

33

5 RESULTADOS Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe tcnica do PPCAAM-DF com crianas, adolescentes ou seus familiares, buscou-se identificar o contedo trabalhado relativo aos direitos humanos para verificar a existncia de alguma correlao com elementos da Educao em Direitos Humanos, no eixo Educao no-formal. Essas informaes foram obtidas atravs de observao direta, dos relatrios da equipe tcnica e das reunies de estudo de casos. Entretanto, verificamos que os temas no eram trabalhados de forma sistemtica e sim, conforme a demanda espontnea, como: o interesse dos usurios, para resoluo de problemas na proteo, principalmente, envolvendo a segurana no local de proteo, fosse este provisrio ou definitivo. Em seguida, ser descrito os temas que a equipe tcnica do PPCAAM-DF trabalhou com os usurios deste com intuito de observar se h relao com o Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos (PNEDH, 2006), considerando o contexto dos indivduos em situao de proteo contra ameaa de morte. Temas abordados pela equipe tcnica do PPCAAM-DF:

Regras de segurana: sigilo sobre a incluso no Programa e ameaa de morte; impossibilidade de comunicao com parentes ou pessoas relacionadas a situao de ameaa de morte; locomoo com autorizao da equipe tcnica; no exposio aos meios de comunicao; prestao de contas do recursos financeiros recebidos; comprometimento com o processo de insero social; manuteno do imvel e da moblia emprestada; condutas conflitantes com o Programa e com a lei. Educao Social: sade, educao, rotinas de higiene e limpeza, adaptao cidade, abrangendo compras, passeios e lazer. Psicologia: adeso s normas de segurana, psicodinmica familiar, perdas e ganhos do PPCAAM, tratamento psicoterpico e psiquitrico, comunicao interpessoal, vnculos afetivos, socializao, uso de medicao psicotrpica, uso de substncias entorpecentes, preparao para o desligamento do PPCAAM-DF. Assistncia Social: construo de projeto de vida, qualificao profissional, insero educacional, profissional, incluso em programas e benefcios sociais, planejamento financeiro familiar, preparao para o desligamento do PPCAAM-DF.

34

Direito: ingresso e desligamento do PPCAAM-DF, noes de direito a vida e a educao, direitos trabalhistas, direito processual civil e criminal direitos da criana e adolescente, incluindo a proteo integral e as responsabilidades dos pais. Vale ressaltar que, foi observado que os temas vinculados ao acesso as polticas sociais, servios pblicos, a maioria dos usurios era conduzida pelos tcnicos para obter atendimento, motivado pela falta de protocolos de atendimento para os casos do PPCAAMDF junto a rede pblica de assistncia, consequentemente para garantir a segurana dos ameaados que no podiam ficar expostos em longos perodos de filas nas instituies pblicas. No que diz respeito ao acesso as polticas sociais, constatou-se que os casos do PPCAAM tambm dependiam de orientao e autorizao da equipe tcnica para reivindicar algum benefcio, por duas razes principais: uma, para garantir a segurana com o sigilo sobre as identidades dos indivduos protegidos pelo Programa, o que no era possvel quando requeria cadastramento nacional; e outra, para receber o atendimento propriamente dito, devido a falta de execuo das polticas por parte do Governo do Distrito Federal era necessrio solicitar o atendimento atravs das relaes interpessoais entre os tcnicos e os servidores pblicos. Tendo em vista que a rede de proteo social do Distrito Federal no atuante nem estruturada para atender a demanda, por vezes, at para conseguir vaga em instituies para abrigamento o Programa tinha que recorrer as relaes pessoais da equipe tcnica nos rgos de assistncia social. Constantemente, o Ministrio Pblico aciona tais rgos para determinar o atendimento aos cidados. Nesse contexto, no foi localizado nenhuma instituio que desenvolvesse projetos de educao em direitos humanos. Nesse estudo tambm foram identificados, dentre os documentos que o PNEDH (2006) orienta como subsidio aos programas, projetos e aes na rea da educao em direitos humanos, aqueles que podem contribuir com a atuao do PPCAAM-DF nessa perspectiva, conforme a listagem abaixo: Constituio Federal (1988) Lei Federal n 7.716/1989 - Define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor Lei Federal n 8.069/1990 - Estatuto da Criana e do Adolescente- ECA, e d outras providncias Lei Federal n 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Base da Educao Nacional Programa Nacional de Direitos Humanos - SEDH/PR (1996 e 2002) Lei Federal nc 9.455 1997 - Tipificao do crime de tortura 35

Lei Federal n 9.459/1997 - Tipificao dos crimes de discriminao com base em etnia, religio e procedncia nacional Lei Federal n 9.534/1997 - Gratuidade do registro civil de nascimento e da certido de bito Decreto n 3.298/1999 - Regulamenta a Lei Federal n 7.853/1989 - Poltica Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia e consolida as normas de proteo Programa Assistncia a Vtimas e a Testemunhas Ameaadas - SEDH/PR (1999) Sistema Nacional de Assistncia a Vtimas e a Testemunhas Ameaadas (2000) Programa Direitos Humanos, Direitos de Todos - SEDH/PR (2000) Lei Federal n 10.098/2000 - Estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, e d outras providncias Programa Nacional de Acessibilidade - SEDH/PR (2000) Servio de Proteo ao Depoente Especial (2000) Decreto n 3956/2001 - promulga a Conveno Interamericana para Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra Pessoas Portadoras de Deficincia Lei Federal n 10.172/2001 - Plano Nacional de Educao - MEC Programa Nacional de Direitos Humanos - SEDH (2002) Programa Nacional de Aes Afirmativas - SEDH (2002) Matriz Curricular Nacional para Formao de Profissionais de Segurana Pblica SENASP/MJ (2003) Estatuto do Idoso (2003) Mobilizao Nacional para o Registro Civil - SPDDH/SEDH/PR (2003) Programa de Segurana Pblica para o Brasil - SENASP/MJ (2003) Sistema nico de Segurana Pblica - SUSP/MJ (2003) Polcia Comunitria - SENASP/MJ (2003) Programa Educacional de Resistncias s Drogas e Violncia - SENASP/MJ (2003) Projetos Municipais de Preveno Violncia - SENASP/MJ (2003) Programa de Promoo e Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente SPDCA/SEDH/PR Portaria n 98/1993 - Institui o Comit Nacional de Educao em Direitos Humanos Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos - SEDH/PR/MEC (2003) Plano Nacional para a Erradicao do Trabalho Escravo - SPDDH/SEDH/PR (2003) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) Decreto sobre Acessibilidade n 5.296/2004 Lei Federal n 10.098/2004 - Programa Promoo e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficincia - SEDH/PR Brasil sem Homofobia - Programa de Combate Violncia e Discriminao contra GLTB e de Promoo da Cidadania Homossexual - SEDH/PR (2004) Plano Nacional para o Registro Civil de Nascimento - SEDH/PR (2004) Plano Presidente Amigo da Criana e do Adolescente - SEDH/PR (2004) Programa Nacional de Proteo aos Defensores dos Direitos Humanos (2004) SPDDH/SEDH/PR Programa Promoo e Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente SPDDCA/SEDH Programa Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei SPDDCA/SEDH/PR 36

Programa Combate ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes SPDDCA/SEDH/PR Programas estaduais e municipais de direitos humanos Programa Diversidade na Universidade - SESU/MEC Programa Educao Inclusiva - Direito Diversidade - SEPPIR/PR Programa Estratgico de Aes Afirmativas - SEPPIR/PR Programa Proteo da Adoo e Combate ao Seqestro Internacional MJ Programa Brasil Alfabetizado - MEC Programa Escola que Protege - SESU/MEC Programa Conexes de Saberes: dilogos entre a universidade e as comunidades populares - SECAD/MEC Programa Pr-Eqidade de Gnero: oportunidades iguais. Respeito s Diferenas SPM/PR Programa de Aes Integradas e Referenciais de Enfrentamento Violncia Sexual Infanto-Juvenil no Territrio Brasileiro - PAIR - SEDH/PR Jornadas Formativas de Direitos Humanos - SENASP/MJ (2004) Plano de Ao para o Enfrentamento da Violncia contra a Pessoa Idosa SPDDH/SEDH/PR (2005) Plano de Aes Integradas para Preveno e Controle da Tortura no Brasil SPDDH/SEDH/PR (2005) Plano Nacional de Polticas para as Mulheres - SPM/PR (2005) Poltica Nacional do Esporte - ME (2005) Sistema Nacional de Cultura - MinC (2005) Programa Afroatitude (2005/2006) Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SPDDCA/SEDH/PR (2006) Programa Gnero e Diversidade na Escola - SPM/PR Programa Nacional do Livro Didtico para o Ensino Mdio - SEB/MEC Programa Nacional do Livro Didtico - PNLD/SEB/MEC Programa Nacional Biblioteca - SEB/MEC Programa Escola Ativa - SEB/MEC Programa do Ensino Mdio - SEB/MEC Programa tica e Cidadania - SEB/MEC Programa de Apoio Extenso Universitria - SESU/MEC ProUni - Programa Universidade para Todos - SESU/MEC Programa de Aes Afirmativas para a Populao Negra nas Instituies Pblicas de Educao Superior - SESU/MEC Programa Incluir - SEESP/MEC Programa Reconhecer - SECAD/SESU/MEC e DEPEN/MJ Programa de Educao Tutorial - SESU/MEC Programa Jovens Artistas - SESU/MEC Programa Cultura e Cidadania - MinC Programa Identidade e Diversidade Cultural - MinC Programa Cultura Viva - MinC Poltica Nacional do Esporte - ME Programa de Erradicao do Trabalho Infantil - PETI Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios - PNAD Programa Nacional de Estmulo ao Primeiro Emprego - PNPE Plano Nacional de Polticas para as Mulheres - PNPM 37

Plano Nacional de Qualificao - PNQ Plano Plurianual - PPA Programa Federal de Assistncia a Vtimas e a Testemunhas Ameaadas PROVITA

38

6 DISCUSSO DOS RESULTADOS

Consoante aos resultados anteriormente apresentados, percebeu-se que os temas trabalhados pela equipe tcnica do PPCAAM-DF so bem diversificados, do ponto de vista dos direitos humanos, dos aspectos sociais e psicolgicos, visando apoiar a permanncia no Programa e a insero social. Entretanto, no havia um plano ou estratgia metodolgica para a realizao das atividades em torno desses temas, visto que so abordados por demanda espontnea. Constatou-se ainda que essas atividades, direta ou indiretamente, estavam relacionadas s regras de segurana do Programa, consistindo na maior preocupao da equipe tcnica alm da insero social. Considerando que o PPCAAM atende crianas, adolescentes e seus familiares de baixa renda, pouca qualificao educacional e profissional, h uma limitao at cognitiva para assimilao dessas regras que so descumpridas frequentemente. Todavia, h que se questionar a fundamentao dessas regras, posto que os profissionais do PPCAAM-DF no receberam treinamento de segurana nem contam com a assessoria de profissionais especializados em segurana ou de inteligncia, o que seria mais apropriado ao Programa. Os procedimentos adotados foram orientados pela Coordenao Nacional do PPCAAM e inspirados na conduta utilizada no PROVITA, consistindo num contexto muito distinto, em termos da motivao para ingresso, do pblico atendido e da rotina de trabalho. No que tange os direitos humanos, o que se observou que a proteo do PPCAAM como foi concebida, em geral, no favorece a autonomia dos sujeitos e pode violar outros direitos devido a priorizao da proteo do direito a vida. Contudo, os indivduos constantemente questionavam a equipe tcnica do DF acerca da sensao de injustia diante da impunidade do ameaador, bem como, do sentimento de culpa por ter feito alguma denncia que lhe causou a privao de liberdade extensiva a seus familiares. Essa problemtica tambm foi observada no PROVITA, de acordo com estudo de realizado por Santa (PUC-SP, 2006). De fato, a conduta de proteo do PPCAAM-DF a remoo dos ameaados de sua comunidade, e a segurana deles se faz ocultando-os, isolando-os de suas relaes parentais, sociais e comunitrias. O que por si s j desestabiliza os indivduos e dificulta que este recupere a sensao de segurana, especialmente, emocional. Isso agravado pela falta de ao do Programa contra os agressores e ameaadores, e essa postura provoca inconformao 39

nos usurios do Programa que se consideram impotentes diante de toda estrutura que teria que confrontar e no se reconhecem como sujeito de direitos para exercer a sua cidadania. Alguns se deprimiram, outros descumpriram as regras de proteo e outros, optaram por se desligar do Programa. Nesse estudo, no foram identificadas aes de Educao em Direitos Humanos nas atividades desenvolvidas pela equipe tcnica do PPCAAM-DF. Embora os temas abordados tenham relao direta com os elementos conceituais da EDH e com as aes programticas do PNEDH (2006), o Programa no atendeu os princpios desse Plano. Pois, no possua nenhum projeto pedaggico como referencial para sua atuao, especialmente, no que se refere metodologia da educao no-formal ou educao popular. Deve-se esclarecer, ainda, que no houve orientao nesse sentido, por parte da Coordenao Nacional do PPCAAM, mas as instituies executoras possuem autonomia para desenvolver projetos junto aos usurios. Entretanto, no Distrito Federal, a instituio executora no conta com nenhum apoio ou investimento do governo distrital, bem como dos demais poderes locais. Alm disso, no mbito do governo federal no h uma estratgia de integrao das aes do sistema de proteo a vtimas e testemunhas entre os governos federal, estadual, distrital e municipal, de modo a proporcionar o atendimento com segurana das informaes no Sistema nico de Sade (SUS), Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), Sistema nico de Segurana Pblica (SUSP), dentre outros. A prtica demonstrou que o exerccio da cidadania e a insero social dos usurios do PPCAAM dependem do acesso as polticas e benefcios sociais com segurana, o que requer a definio de um fluxo de procedimentos entre os sistemas e rgos pblicos, atravs da articulao e integrao do governo federal com as subunidades nacionais. Por fim, a anlise dos resultados esclarece que os documentos, apontados no PNEDH (2006) como subsdios para aes e programas nessa rea, possuem uma interrelao com os conceitos que o PPCAAM precisa utilizar para trabalhar com seus usurios e podem ser aproveitados como fundamentao para um projeto educativo com esse pblico, atravs das metodologias de interveno participativa, como da educao popular.

40

7 CONCLUSO O contexto social e cultural do Brasil atual que convive com a impunidade mediante o recrudescimento da violncia, a mortalidade infantil e juvenil, a inverso de valores, os crimes organizados e a falta de tolerncia na convivncia social; requerem do Estado e da sociedade respostas imediatas, compensatrias tanto quanto, as solues estratgicas de mdio e longo prazo que sejam eficazes e contnuas. Nesse sentido, j se sabe da necessidade de profundas mudanas da mentalidade dos dirigentes, em relao a implementao de aes integradas nas polticas pblicas nacionais e locais para enfrentamento dessa problemtica. Tambm de conhecimento pblico que se faz necessrio a interveno estratgica e conjunta das aes de represso e preveno a violncia e a criminalidade. Apesar disso, a prtica ainda caminha em passos lentos e a sociedade no demonstra apropriao dos mecanismos de participao e presso sobre o Estado para exigir o cumprimento de suas obrigaes nesse campo. Diante disso, a implementao de aes emergenciais como as do PPCAAM se explicam. Porm, de que adianta esse Programa proteger as vtimas de violncia, de ameaa de morte se os poderes judicirio, legislativo e executivo no se responsabilizam e se comprometem com as questes da segurana pblica e da reduo da impunidade no pas? Atuando sozinho, o que representa estatisticamente a proteo do PPCAAM para algumas centenas de jovens, enquanto outros milhares morreram antes de completar 19 anos? Quanto concepo e execuo do PPCAAM, fundamental se avaliar e monitorar o respeito dos direitos humanos e a autonomia dos usurios. Assim, sero mensurados os avanos e as deficincias do Programa, por parte de um agente externo e principalmente, pela viso e avaliao dos sujeitos que vivenciam essa experincia. Os usurios passam a depender da autorizao da equipe tcnica para muitas iniciativas individuais e tem cerceadas as suas liberdades de ir e vir, de comunicao com seus parentes, de operar conta bancria ou os benefcios sociais, como o Bolsa Famlia, algumas vezes de votar. Vale ressaltar que h pouco conhecimento por parte da equipe do PPCAAM, acerca dos procedimentos que de fato comprometem a segurana dos usurios, no que tange os sistemas de informaes e cadastros dos programas sociais, inclusive federais. Os procedimentos de segurana so reproduzidos a partir das orientaes da Coordenao Nacional do PPCAAM com flexibilizao relativa por parte da equipe e da instituio executora de cada Unidade da Federao. 41

Em relao ao Programa Bolsa Famlia, por exemplo, caberia a SPDCA/SEDH estabelecer uma cooperao com o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) para a padronizao de procedimentos de acesso ao programa, de modo a garantir a segurana das informaes dos usurios. Segundo Santa (2006),
A questo pauta-se na necessidade de realizar uma discusso mais aprofundada da proteo, sobretudo quanto responsabilidade do Estado e de todo o seu sistema jurdico, poltico, econmico, social, e no somente substituir tal procedimento de sanar falhas de forma imediatista, com a oferta de recursos para que a sociedade civil administre o processo de proteo a testemunha.

A autora se refere ao PROVITA que funciona no Brasil desde os anos 1990 e conta com as experincias de outros paises como referncia para anlise, essa questo se torna essencial no caso do PPCAAM que possui pouco acmulo e a experincia se encontra em processo de construo e consolidao no pas. No entanto, essa discusso profunda requer a disposio para desconstruir conceitos terico-prticos para que se atinja todo o sistema do Estado brasileiro que precisa sair da inoperncia para cumprir suas obrigaes acerca da proteo social. Vale ressaltar que o Estado precisa ampliar efetivamente sua responsabilidade e atuao na problemtica da segurana pblica de forma integrada com as demais polticas pblicas para garantir o atendimento eficaz das necessidades dos usurios do PPCAAM. Nesse intuito, fundamental que seja discutida e avaliada a concepo de um sistema de proteo s testemunhas para torn-lo efetivo, solucionando a problemtica enfrentada pelo PPCAAM e PROVITA, de modo a comprometer todos os poderes do Estado. Os resultados desse estudo indicam que a concepo do PPCAAM tambm precisa ser revista, quanto a sua conduta e a proposta metodolgica de proteo a vida ofertada as crianas e adolescentes em situao de ameaa de morte. Alm disso, nota-se que as atividades informativas realizadas pelo Programa no Distrito Federal no favorecem aos usurios um processo de ensino-aprendizagem sistemtico com a participao ativa do sujeito ou a considerao de sua realidade, visando a sua autonomia. Considerando que a Educao em Direitos Humanos proporciona a formao de uma conscincia crtica, potencializando a conquista de direitos e cidadania; deve-se apontar que um projeto de Educao em Direitos Humanos para formao da equipe tcnica do PPCAAM-DF e de seus usurios pode ser vislumbrado como uma perspectiva de emancipao para romper com a dependncia deles para com o Programa, favorecendo a 42

aquisio da autonomia dos indivduos mesmo sob a proteo do Programa e consequentemente, a concretizao da insero social.

43

8 REFERNCIAS ADORNO, Rodrigo A violao dos Direitos Fundamentais da Criana e do Adolescente no Brasil. Boletim Jurdico, Uberaba/MG, a. 2, no 52. Disponvel em: <http://www.boletimjuridico.com.br/ doutrina/texto.asp?id=144> Acesso em: 2 nov. 2009 Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia (ANDI, 2007). Disponvel em: http://www.andi.org.br/ ANDR, Marli E. D. A. Estudo de caso: seu potencial na educao. Cadernos de Pesquisa, (49): 51 54, PUC-RJ, maio, 1984. Disponvel em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/528.pdf Acesso em: 2 nov. 2009 BERTI, Adriana C. P. O Direito nos Programas de Proteo Pessoa Ameaada Aulas 01 a 08. Braslia: UCB, 2008. BRASIL. Comit Nacional de Educao em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos: 2006. Braslia: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministrio da Educao, Ministrio da Justia, UNESCO, 2006. ____. Comit Nacional de Educao em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos / coordenao de Herbert Borges Paes de Barros e Simone Ambros Pereira [et al.]. Braslia: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministrio da Educao, 2003. ____. Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente. Publicado no Dirio Oficial da Unio de 16.7.1990. ____. Presidncia da Repblica. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/_ConstituiaoCompilado.htm. Acesso em: 08 jun. 2009 ____. Presidncia da Repblica. Decreto n. 6.231, de 11 de outubro de 2007. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6231.htm. Acesso em: 08 jun. 2009 ____. Presidncia da Repblica Secretaria Especial de Direitos Humanos/ Subsecretaria Subsecretaria de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente (SEDH/SPDCA). Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/spdca/ppcaam. Acesso em: 08 jun. 2009

44

CLAUDE, Richard Pierre. Direito educao e educao para os direitos humanos. Revista internacional de direitos humanos: SUR, So Paulo, v. 2, n. 2, p. 37-63, 1 sem. 2005. Disponvel em: <http://www.surjournal.org>. Acesso em: 08 jun. 2009. DIAS, C. Pesquisa qualitativa: caractersticas gerais e referncias, 2000. Disponvel em: <http://www.dfi.ccet.ufms.br/prrosa/metodologia/qualitativa.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2009. Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente CONANDA. 8 Conferncia da Criana e Adolescente - subsdios para debate sobre eixos prioritrios. Disponvel em: <http://www.direitosdacrianca.org.br/midia/publicacoes/8a-conferencia-da-crianca-eadolescente-subsidios-para-debate-sobre-eixos-prioritarios> Acesso em: 20 jul. 2009. COSTA. Antonio C. G. da. Uma Breve Histria dos Direitos da Criana e do Adolescente no Brasil. In: Lorenzi, Gisella W. Disponvel em: http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/70d9fa8f-1d6c4d8d-bb69-37d17278024b/Default.asp. Acesso em: 20 jul. 2009. DEMO, P. Pobreza poltica, direitos humanos e educao. In: SOUSA Jr. Jos G. de [et al.] (organizadores). Educando para os direitos humanos. Porto Alegre: Sntese, 2004. Fundo das Naes Unidas para a Infncia UNICEF. Disponvel em: <http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10120.htm> Acesso em: 20 jul. 2009. MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Direitos humanos, cidadania e educao. Uma nova concepo introduzida pela Constituio Federal de 1988. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 51, out. 2001. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2074>. Acesso em: 27 out. 2008. MELO NETO, Jos F. de. Educao popular em direitos humanos. In: SILVEIRA, Rosa M. G.; DIAS Adelaide A.; FERREIRA, Lcia de Ftima G.; FEITOSA, Maria Luza P. de A. M. e ZENAIDE, Maria de Nazar T. (Org) Fundamentos Terico-Metodolgicos EDH Educao em Direitos Humanos. Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, 2007. NDER, Alexandre A. G. PNDH E PNEDH: fontes e articulaes. DHNET, 2009. Disponvel em: http://www.dhnet.org.br/educar/a_pdf/nader_pndh_pnedh.pdf Acesso em: 27 out. 2008. Organizao das Naes Unidas ONU. PROGRAMA DE AO E DECLARAO DE VIENA DE 1993. Disponvel em: <http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/instrumentos/viena.htm> Acesso em: 22 de out. 2009.

45

___. "Diretrizes para Planos Nacionais de Ao para Educao em Direitos Humanos. Disponvel em: <http://www.dhnet.org.br/dados/lex/brasil/leisbr/edh/mundo/diretrizes.htm#_ftnref1> Acesso em: 27 out. 2008. PIOVESAN, Flvia. Temas de direitos humanos. So Paulo: Max Limonad, 2003. SANTA, Elaine C. Programa de Proteo a Testemunhas e Vtimas Ameaadas PROVITA: um estudo sobre o servio social. Dissertao (Mestrado) Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2006. Disponvel em: <http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3682>. Acesso em: 03 out. 2009. SILVEIRA, Rosa M. G., et al. Fundamentos Terico-Metodolgicos EDH - Educao em Direitos Humanos. Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, 2007. SOUZA, Herbert de. Comentando o ECA. Texto extrado de: CURY, Munir. Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado Comentrios Jurdicos e Sociais. So Paulo: Malheiros Editores, 2005. Disponvel em: <http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/Cont eudoId/1ad3aff2-66e3-4a9f-926a-6d5946ecb6e3/Default.aspx>. Acesso em: 27 out. 2008. SOUZA, Srgio A. G. P. de. A declarao dos direitos da criana e a conveno sobre os direitos da criana. Direitos humanos a proteger em um mundo em guerra. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2568> Acesso em: 27 out. 2008. ZENAIDE, Maria de Nazar T. Educao em e para os direitos humanos: conquista e direito. Projeto Capacitao de educadores da rede bsica de ensino em Educao em Direitos Humanos Mdulo 4). Disponvel em: <http://www.redhbrasil.net/documentos/bilbioteca_on_line/modulo4/mod4_nazare_edh_conq uista_e_direito.pdf> Acesso em: 27 out. 2008.

46

Das könnte Ihnen auch gefallen