Sie sind auf Seite 1von 32

Portaria MS N 2914 DE 12/12/2011 (Federal) Data D.O.

: 14/12/2011 Dispe sobre os procedimentos de controle e de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade. O Ministro de Estado da Sade, no uso das atribuies que lhe conferem os incisos I e II do pargrafo nico do art. 87 da Constituio, e Considerando a Lei n 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configura infraes legislao sanitria federal e estabelece as sanes respectivas; Considerando a Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes; Considerando a Lei n 9.433, de 1 de janeiro de 1997, que institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituio e altera o art. 1 da Lei n 8.001, de 13 de maro de 1990, que modificou aLei n 7.990, de 28 de dezembro de 1989; Considerando a Lei n 11.107, de 6 de abril de 2005, que dispe sobre normas gerais de contratao de consrcios pblicos; Considerando a Lei n 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento bsico, altera as Leis ns 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.036, de 11 de maio de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, e revoga a Lei n 6.528, de 11 de maio de 1978; Considerando o Decreto n 79.367, de 9 de maro de 1977, que dispe sobre normas e o padro de potabilidade de gua; Considerando o Decreto n 5.440, de 4 de maio de 2005, que estabelece definies e procedimentos sobre o controle de qualidade da gua de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgao de informao ao consumidor sobre a qualidade da gua para consumo humano; e Considerando o Decreto n 7.217, de 21 de junho de 2010, que regulamenta a Lei n 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento bsico, resolve: Art. 1. Esta Portaria dispe sobre os procedimentos de controle e de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade.

CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 2. Esta Portaria se aplica gua destinada ao consumo humano proveniente de sistema e soluo alternativa de abastecimento de gua. Pargrafo nico. As disposies desta Portaria no se aplicam gua mineral natural, gua natural e s guas adicionadas de sais, destinadas ao consumo humano aps o envasamento, e a outras guas utilizadas como matria-prima para elaborao de produtos, conforme Resoluo (RDC) n 274, de 22 de setembro de 2005, da Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). Art. 3. Toda gua destinada ao consumo humano, distribuda coletivamente por meio de sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua, deve ser objeto de controle e vigilncia da qualidade da gua. Art. 4. Toda gua destinada ao consumo humano proveniente de soluo alternativa individual de abastecimento de gua, independentemente da forma de acesso da populao, est sujeita vigilncia da qualidade da gua.

CAPTULO II DAS DEFINIES Art. 5. Para os fins desta Portaria, so adotadas as seguintes definies: I - gua para consumo humano: gua potvel destinada ingesto, preparao e produo de alimentos e higiene pessoal, independentemente da sua origem; II - gua potvel: gua que atenda ao padro de potabilidade estabelecido nesta Portaria e que no oferea riscos sade; III - padro de potabilidade: conjunto de valores permitidos como parmetro da qualidade da gua para consumo humano, conforme definido nesta Portaria; IV - padro organolptico: conjunto de parmetros caracterizados por provocar estmulos sensoriais que afetam a aceitao para consumo humano, mas que no necessariamente implicam risco sade; V - gua tratada: gua submetida a processos fsicos, qumicos ou combinao destes, visando atender ao padro de potabilidade; VI - sistema de abastecimento de gua para consumo humano: instalao composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captao at as ligaes prediais, destinada produo e ao fornecimento coletivo de gua potvel, por meio de rede de distribuio; VII - soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua para consumo humano: modalidade de abastecimento coletivo destinada a fornecer gua potvel, com captao subterrnea ou superficial, com ou sem canalizao e sem rede de distribuio;

VIII - soluo alternativa individual de abastecimento de gua para consumo humano: modalidade de abastecimento de gua para consumo humano que atenda a domiclios residenciais com uma nica famlia, incluindo seus agregados familiares; IX - rede de distribuio: parte do sistema de abastecimento formada por tubulaes e seus acessrios, destinados a distribuir gua potvel, at as ligaes prediais; X - ligaes prediais: conjunto de tubulaes e peas especiais, situado entre a rede de distribuio de gua e o cavalete, este includo; XI - cavalete: kit formado por tubos e conexes destinados instalao do hidrmetro para realizao da ligao de gua; XII - interrupo: situao na qual o servio de abastecimento de gua interrompido temporariamente, de forma programada ou emergencial, em razo da necessidade de se efetuar reparos, modificaes ou melhorias no respectivo sistema; XIII - intermitncia: a interrupo do servio de abastecimento de gua, sistemtica ou no, que se repete ao longo de determinado perodo, com durao igual ou superior a seis horas em cada ocorrncia; XIV - integridade do sistema de distribuio: condio de operao e manuteno do sistema de distribuio (reservatrio e rede) de gua potvel em que a qualidade da gua produzida pelos processos de tratamento seja preservada at as ligaes prediais; XV - controle da qualidade da gua para consumo humano: conjunto de atividades exercidas regularmente pelo responsvel pelo sistema ou por soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua, destinado a verificar se a gua fornecida populao potvel, de forma a assegurar a manuteno desta condio; XVI - vigilncia da qualidade da gua para consumo humano: conjunto de aes adotadas regularmente pela autoridade de sade pblica para verificar o atendimento a esta Portaria, considerados os aspectos socioambientais e a realidade local, para avaliar se a gua consumida pela populao apresenta risco sade humana; XVII - garantia da qualidade: procedimento de controle da qualidade para monitorar a validade dos ensaios realizados; XVIII - recoleta: ao de coletar nova amostra de gua para consumo humano no ponto de coleta que apresentou alterao em algum parmetro analtico; e XIX - passagem de fronteira terrestre: local para entrada ou sada internacional de viajantes, bagagens, cargas, contineres, veculos rodovirios e encomendas postais.

CAPTULO III DAS COMPETNCIAS E RESPONSABILIDADES Seo I Das Competncias da Unio Art. 6. Para os fins desta Portaria, as competncias atribudas Unio sero exercidas pelo Ministrio da Sade e entidades a ele vinculadas, conforme estabelecido nesta Seo. Art. 7. Compete Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS/MS): I - promover e acompanhar a vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, em articulao com as Secretarias de Sade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e respectivos responsveis pelo controle da qualidade da gua; II - estabelecer aes especificadas no Programa Nacional de Vigilncia da Qualidade da gua para Consumo Humano (VIGIAGUA); III - estabelecer as aes prprias dos laboratrios de sade pblica, especificadas na Seo V desta Portaria; IV - estabelecer diretrizes da vigilncia da qualidade da gua para consumo humano a serem implementadas pelos Estados, Distrito Federal e Municpios, respeitados os princpios do SUS; V - estabelecer prioridades, objetivos, metas e indicadores de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano a serem pactuados na Comisso Intergestores Tripartite; e VI - executar aes de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, de forma complementar atuao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Art. 8. Compete Secretaria Especial de Sade Indgena (SESAI/MS) executar, diretamente ou mediante parcerias, includa a contratao de prestadores de servios, as aes de vigilncia e controle da qualidade da gua para consumo humano nos sistemas e solues alternativas de abastecimento de gua das aldeias indgenas. Art. 9. Compete Fundao Nacional de Sade (FUNASA) apoiar as aes de controle da qualidade da gua para consumo humano proveniente de sistema ou soluo alternativa de abastecimento de gua para consumo humano, em seu mbito de atuao, conforme os critrios e parmetros estabelecidos nesta Portaria. Art. 10. Compete Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) exercer a vigilncia da qualidade da gua nas reas de portos, aeroportos e passagens de fronteiras terrestres, conforme os critrios e parmetros estabelecidos nesta Portaria, bem como diretrizes especficas pertinentes.

Seo II Das Competncias dos Estados Art. 11. Compete s Secretarias de Sade dos Estados: I - promover e acompanhar a vigilncia da qualidade da gua, em articulao com os Municpios e com os responsveis pelo controle da qualidade da gua; II - desenvolver as aes especificadas no VIGIAGUA, consideradas as peculiaridades regionais e locais; III - desenvolver as aes inerentes aos laboratrios de sade pblica, especificadas na Seo V desta Portaria; IV - implementar as diretrizes de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano definidas no mbito nacional; V - estabelecer as prioridades, objetivos, metas e indicadores de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano a serem pactuados na Comisso Intergestores Bipartite; VI - encaminhar aos responsveis pelo abastecimento de gua quaisquer informaes referentes a investigaes de surto relacionado qualidade da gua para consumo humano; VII - realizar, em parceria com os Municpios em situaes de surto de doena diarrica aguda ou outro agravo de transmisso fecal-oral, os seguintes procedimentos: a) anlise microbiolgica completa, de modo a apoiar a investigao epidemiolgica e a identificao, sempre que possvel, do gnero ou espcie de microorganismos; b) anlise para pesquisa de vrus e protozorios, no que couber, ou encaminhamento das amostras para laboratrios de referncia nacional, quando as amostras clnicas forem confirmadas para esses agentes e os dados epidemiolgicos apontarem a gua como via de transmisso; e c) envio das cepas de Escherichia coli aos laboratrios de referncia nacional para identificao sorolgica; VIII - executar as aes de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, de forma complementar atuao dos Municpios, nos termos da regulamentao do SUS.

Seo III Das Competncias dos Municpios Art. 12. Compete s Secretarias de Sade dos Municpios: I - exercer a vigilncia da qualidade da gua em sua rea de competncia, em articulao com os responsveis pelo controle da qualidade da gua para consumo humano; II - executar aes estabelecidas no VIGIAGUA, consideradas as peculiaridades regionais e locais, nos termos da legislao do SUS; III - inspecionar o controle da qualidade da gua produzida e distribuda e as prticas operacionais adotadas no sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua, notificando seus respectivos responsveis para sanar a(s) irregularidade(s) identificada(s); IV - manter articulao com as entidades de regulao quando detectadas falhas relativas qualidade dos servios de abastecimento de gua, a fim de que sejam adotadas as providncias concernentes a sua rea de competncia; V - garantir informaes populao sobre a qualidade da gua para consumo humano e os riscos sade associados, de acordo com mecanismos e os instrumentos disciplinados no Decreto n 5.440, de 4 de maio de 2005; VI - encaminhar ao responsvel pelo sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua para consumo humano informaes sobre surtos e agravos sade relacionados qualidade da gua para consumo humano; VII - estabelecer mecanismos de comunicao e informao com os responsveis pelo sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua sobre os resultados das aes de controle realizadas; VIII - executar as diretrizes de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano definidas no mbito nacional e estadual; IX - realizar, em parceria com os Estados, nas situaes de surto de doena diarrica aguda ou outro agravo de transmisso fecaloral, os seguintes procedimentos: a) anlise microbiolgica completa, de modo a apoiar a investigao epidemiolgica e a identificao, sempre que possvel, do gnero ou espcie de microorganismos; b) anlise para pesquisa de vrus e protozorios, quando for o caso, ou encaminhamento das amostras para laboratrios de referncia nacional quando as amostras clnicas forem confirmadas para esses agentes e os dados epidemiolgicos apontarem a gua como via de transmisso; e c) envio das cepas de Escherichia coli aos laboratrios de referncia nacional para identificao sorolgica; X - cadastrar e autorizar o fornecimento de gua tratada, por meio de soluo alternativa coletiva, mediante avaliao e aprovao dos documentos exigidos no art. 14 desta Portaria.

Pargrafo nico. A autoridade municipal de sade pblica no autorizar o fornecimento de gua para consumo humano, por meio de soluo alternativa coletiva, quando houver rede de distribuio de gua, exceto em situao de emergncia e intermitncia.

Seo IV Do Responsvel pelo Sistema ou Soluo Alternativa Coletiva de Abastecimento de gua para Consumo Humano Art. 13. Compete ao responsvel pelo sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua para consumo humano: I - exercer o controle da qualidade da gua; II - garantir a operao e a manuteno das instalaes destinadas ao abastecimento de gua potvel em conformidade com as normas tcnicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e das demais normas pertinentes; III - manter e controlar a qualidade da gua produzida e distribuda, nos termos desta Portaria, por meio de: a) controle operacional do(s) ponto(s) de captao, aduo, tratamento, reservao e distribuio, quando aplicvel; b) exigncia, junto aos fornecedores, do laudo de atendimento dos requisitos de sade estabelecidos em norma tcnica da ABNT para o controle de qualidade dos produtos qumicos utilizados no tratamento de gua; c) exigncia, junto aos fornecedores, do laudo de inocuidade dos materiais utilizados na produo e distribuio que tenham contato com a gua; d) capacitao e atualizao tcnica de todos os profissionais que atuam de forma direta no fornecimento e controle da qualidade da gua para consumo humano; e e) anlises laboratoriais da gua, em amostras provenientes das diversas partes dos sistemas e das solues alternativas coletivas, conforme plano de amostragem estabelecido nesta Portaria; IV - manter avaliao sistemtica do sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua, sob a perspectiva dos riscos sade, com base nos seguintes critrios: a) ocupao da bacia contribuinte ao manancial; b) histrico das caractersticas das guas; c) caractersticas fsicas do sistema; d) prticas operacionais; e

e) na qualidade da gua distribuda, conforme os princpios dos Planos de Segurana da gua (PSA) recomendados pela Organizao Mundial de Sade (OMS) ou definidos em diretrizes vigentes no Pas; V - encaminhar autoridade de sade pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios relatrios das anlises dos parmetros mensais, trimestrais e semestrais com informaes sobre o controle da qualidade da gua, conforme o modelo estabelecido pela referida autoridade; VI - fornecer autoridade de sade pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios os dados de controle da qualidade da gua para consumo humano, quando solicitado; VII - monitorar a qualidade da gua no ponto de captao, conforme estabelece o art. 40 desta Portaria; VIII - comunicar aos rgos ambientais, aos gestores de recursos hdricos e ao rgo de sade pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios qualquer alterao da qualidade da gua no ponto de captao que comprometa a tratabilidade da gua para consumo humano; IX - contribuir com os rgos ambientais e gestores de recursos hdricos, por meio de aes cabveis para proteo do(s) manancial(ais) de abastecimento(s) e das bacia(s) hidrogrfica(s); X - proporcionar mecanismos para recebimento de reclamaes e manter registros atualizados sobre a qualidade da gua distribuda, sistematizando-os de forma compreensvel aos consumidores e disponibilizando-os para pronto acesso e consulta pblica, em atendimento s legislaes especficas de defesa do consumidor; XI - comunicar imediatamente autoridade de sade pblica municipal e informar adequadamente populao a deteco de qualquer risco sade, ocasionado por anomalia operacional no sistema e soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua para consumo humano ou por no conformidade na qualidade da gua tratada, adotando-se as medidas previstas no art. 44 desta Portaria; e XII - assegurar pontos de coleta de gua na sada de tratamento e na rede de distribuio, para o controle e a vigilncia da qualidade da gua. Art. 14. O responsvel pela soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua deve requerer, junto autoridade municipal de sade pblica, autorizao para o fornecimento de gua tratada, mediante a apresentao dos seguintes documentos: I - nomeao do responsvel tcnico habilitado pela operao da soluo alternativa coletiva; II - outorga de uso, emitida por rgo competente, quando aplicvel; e III - laudo de anlise dos parmetros de qualidade da gua previstos nesta Portaria.

Art. 15. Compete ao responsvel pelo fornecimento de gua para consumo humano por meio de veculo transportador: I - garantir que tanques, vlvulas e equipamentos dos veculos transportadores sejam apropriados e de uso exclusivo para o armazenamento e transporte de gua potvel; II - manter registro com dados atualizados sobre o fornecedor e a fonte de gua; III - manter registro atualizado das anlises de controle da qualidade da gua, previstos nesta Portaria; IV - assegurar que a gua fornecida contenha um teor mnimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L; e V - garantir que o veculo utilizado para fornecimento de gua contenha, de forma visvel, a inscrio "GUA POTVEL" e os dados de endereo e telefone para contato. Art. 16. A gua proveniente de soluo alternativa coletiva ou individual, para fins de consumo humano, no poder ser misturada com a gua da rede de distribuio.

Seo V Dos Laboratrios de Controle e Vigilncia Art. 17. Compete ao Ministrio da Sade: I - habilitar os laboratrios de referncia regional e nacional para operacionalizao das anlises de maior complexidade na vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, de acordo com os critrios estabelecidos na Portaria n 70/SVS/MS, de 23 de dezembro de 2004; II - estabelecer as diretrizes para operacionalizao das atividades analticas de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano; e III - definir os critrios e os procedimentos para adotar metodologias analticas modificadas e no contempladas nas referncias citadas no art. 22 desta Portaria. Art. 18. Compete s Secretarias de Sade dos Estados habilitar os laboratrios de referncia regional e municipal para operacionalizao das anlises de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano. Art. 19. Compete s Secretarias de Sade dos Municpios indicar, para as Secretarias de Sade dos Estados, outros laboratrios de referncia municipal para operacionalizao das anlises de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, quando for o caso. Art. 20. Compete aos responsveis pelo fornecimento de gua para consumo humano estruturar laboratrios prprios e, quando necessrio, identificar outros para realizao das anlises dos parmetros estabelecidos nesta Portaria.

Art. 21. As anlises laboratoriais para controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano podem ser realizadas em laboratrio prprio, conveniado ou subcontratado, desde que se comprove a existncia de sistema de gesto da qualidade, conforme os requisitos especificados na NBR ISO/IEC 17025:2005. Art. 22. As metodologias analticas para determinao dos parmetros previstos nesta Portaria devem atender s normas nacionais ou internacionais mais recentes, tais como: I - Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater de autoria das instituies American Public Health Association (APHA), American Water Works Association (AWWA) e Water Environment Federation (WEF); II - United States Environmental Protection Agency (USEPA); III - normas publicadas pela International Standartization Organization (ISO); e IV - metodologias propostas pela Organizao Mundial da Sade (OMS).

CAPTULO IV DAS EXIGNCIAS APLICVEIS AOS SISTEMAS E SOLUES ALTERNATIVAS COLETIVAS DE ABASTECIMENTO DE GUA PARA CONSUMO HUMANO Art. 23. Os sistemas e as solues alternativas coletivas de abastecimento de gua para consumo humano devem contar com responsvel tcnico habilitado. Art. 24. Toda gua para consumo humano, fornecida coletivamente, dever passar por processo de desinfeco ou clorao. Pargrafo nico. As guas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtrao. Art. 25. A rede de distribuio de gua para consumo humano deve ser operada sempre com presso positiva em toda sua extenso. Art. 26. Compete ao responsvel pela operao do sistema de abastecimento de gua para consumo humano notificar autoridade de sade pblica e informar respectiva entidade reguladora e populao, identificando perodos e locais, sempre que houver: I - situaes de emergncia com potencial para atingir a segurana de pessoas e bens; II - interrupo, presso negativa ou intermitncia no sistema de abastecimento; III - necessidade de realizar operao programada na rede de distribuio, que possa submeter trechos a presso negativa; IV - modificaes ou melhorias de qualquer natureza nos sistemas de abastecimento; e V - situaes que possam oferecer risco sade.

CAPTULO V DO PADRO DE POTABILIDADE Art. 27. A gua potvel deve estar em conformidade com padro microbiolgico, conforme disposto no Anexo I e demais disposies desta Portaria. 1 No controle da qualidade da gua, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, mesmo em ensaios presuntivos, aes corretivas devem ser adotadas e novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos at que revelem resultados satisfatrios. 2 Nos sistemas de distribuio, as novas amostras devem incluir no mnimo uma recoleta no ponto onde foi constatado o resultado positivo para coliformes totais e duas amostras extras, sendo uma montante e outra jusante do local da recoleta. 3 Para verificao do percentual mensal das amostras com resultados positivos de coliformes totais, as recoletas no devem ser consideradas no clculo. 4 O resultado negativo para coliformes totais das recoletas no anula o resultado originalmente positivo no clculo dos percentuais de amostras com resultado positivo. 5 Na proporo de amostras com resultado positivo admitidas mensalmente para coliformes totais no sistema de distribuio, expressa no Anexo I a esta Portaria, no so tolerados resultados positivos que ocorram em recoleta, nos termos do 1 deste artigo. 6 Quando o padro microbiolgico estabelecido no Anexo I a esta Portaria for violado, os responsveis pelos sistemas e solues alternativas coletivas de abastecimento de gua para consumo humano devem informar autoridade de sade pblica as medidas corretivas tomadas. 7 Quando houver interpretao duvidosa nas reaes tpicas dos ensaios analticos na determinao de coliformes totais e Escherichia coli, deve-se fazer a recoleta. Art. 28. A determinao de bactrias heterotrficas deve ser realizada como um dos parmetros para avaliar a integridade do sistema de distribuio (reservatrio e rede). 1 A contagem de bactrias heterotrficas deve ser realizada em 20% (vinte por cento) das amostras mensais para anlise de coliformes totais nos sistemas de distribuio (reservatrio e rede). 2 Na seleo dos locais para coleta de amostras devem ser priorizadas pontas de rede e locais que alberguem grupos populacionais de risco sade humana. 3 Alteraes bruscas ou acima do usual na contagem de bactrias heterotrficas devem ser investigadas para identificao de irregularidade e providncias devem ser adotadas para o restabelecimento da integridade do sistema de distribuio (reservatrio e rede), recomendando-se que no se ultrapasse o limite de 500 UFC/mL.

Art. 29. Recomenda-se a incluso de monitoramento de vrus entricos no(s) ponto(s) de captao de gua proveniente(s) de manancial(is) superficial(is) de abastecimento, com o objetivo de subsidiar estudos de avaliao de risco microbiolgico. Art. 30. Para a garantia da qualidade microbiolgica da gua, em complementao s exigncias relativas aos indicadores microbiolgicos, deve ser atendido o padro de turbidez expresso no Anexo II e devem ser observadas as demais exigncias contidas nesta Portaria. 1 Entre os 5% (cinco por cento) dos valores permitidos de turbidez superiores ao VMP estabelecido no Anexo II a esta Portaria, para gua subterrnea com desinfeco, o limite mximo para qualquer amostra pontual deve ser de 5,0 uT, assegurado, simultaneamente, o atendimento ao VMP de 5,0 uT em toda a extenso do sistema de distribuio (reservatrio e rede). 2 O valor mximo permitido de 0,5 uT para gua filtrada por filtrao rpida (tratamento completo ou filtrao direta), assim como o valor mximo permitido de 1,0 uT para gua filtrada por filtrao lenta, estabelecidos no Anexo II desta Portaria, devero ser atingidos conforme as metas progressivas definidas no Anexo III a esta Portaria. 3 O atendimento do percentual de aceitao do limite de turbidez, expresso no Anexo II a esta Portaria, deve ser verificado mensalmente com base em amostras, preferencialmente no efluente individual de cada unidade de filtrao, no mnimo diariamente para desinfeco ou filtrao lenta e no mnimo a cada duas horas para filtrao rpida. Art. 31. Os sistemas de abastecimento e solues alternativas coletivas de abastecimento de gua que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no(s) ponto(s) de captao de gua. 1 Quando for identificada mdia geomtrica anual maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captao de gua. 2 Quando a mdia aritmtica da concentrao de oocistos de Cryptosporidium spp. for maior ou igual a 3,0 oocistos/L no(s) pontos(s) de captao de gua, recomenda-se a obteno de efluente em filtrao rpida com valor de turbidez menor ou igual a 0,3 uT em 95% (noventa e cinco por cento) das amostras mensais ou uso de processo de desinfeco que comprovadamente alcance a mesma eficincia de remoo de oocistos de Cryptosporidium spp. 3 Entre os 5% (cinco por cento) das amostras que podem apresentar valores de turbidez superiores ao VMP estabelecido no 2 do art. 30 desta Portaria, o limite mximo para qualquer amostra pontual deve ser menor ou igual a 1,0 uT, para filtrao rpida e menor ou igual a 2,0 uT para filtrao lenta. 4 A concentrao mdia de oocistos de Cryptosporidium spp. referida no 2 deste artigo deve ser calculada considerando um nmero mnino de 24 (vinte e

quatro) amostras uniformemente coletadas ao longo de um perodo mnimo de um ano e mximo de dois anos. Art. 32. No controle do processo de desinfeco da gua por meio da clorao, cloraminao ou da aplicao de dixido de cloro devem ser observados os tempos de contato e os valores de concentraes residuais de desinfetante na sada do tanque de contato expressos nos Anexos IV, V e VI a esta Portaria. 1 Para aplicao dos Anexos IV, V e VI deve-se considerar a temperatura mdia mensal da gua. 2 No caso da desinfeco com o uso de oznio, deve ser observado o produto concentrao e tempo de contato (CT) de 0,16 mg.min/L para temperatura mdia da gua igual a 15 C. 3 Para valores de temperatura mdia da gua diferentes de 15 C, deve-se proceder aos seguintes clculos: I - para valores de temperatura mdia abaixo de 15C: duplicar o valor de CT a cada decrscimo de 10C. II - para valores de temperatura mdia acima de 15C: dividir por dois o valor de CT a cada acrscimo de 10C. 4 No caso da desinfeco por radiao ultravioleta, deve ser observada a dose mnima de 1,5 mJ/cm2para 0,5 log de inativao de cisto de Giardia spp. Art. 33. Os sistemas ou solues alternativas coletivas de abastecimento de gua supridas por manancial subterrneo com ausncia de contaminao por Escherichia coli devem realizar clorao da gua mantendo o residual mnimo do sistema de distribuio (reservatrio e rede), conforme as disposies contidas no art. 34 a esta Portaria. 1 Quando o manancial subterrneo apresentar contaminao por Escherichia coli, no controle do processo de desinfeco da gua, devem ser observados os valores do produto de concentrao residual de desinfetante na sada do tanque de contato e o tempo de contato expressos nos Anexos IV, V e VI a esta Portaria ou a dose mnima de radiao ultravioleta expressa no 4 do art. 32 a desta Portaria. 2 A avaliao da contaminao por Escherichia coli no manancial subterrneo deve ser feita mediante coleta mensal de uma amostra de gua em ponto anterior ao local de desinfeco. 3 Na ausncia de tanque de contato, a coleta de amostras de gua para a verificao da presena/ausncia de coliformes totais em sistemas de abastecimento e solues alternativas coletivas de abastecimento de guas, supridas por manancial subterrneo, dever ser realizada em local montante ao primeiro ponto de consumo. Art. 34. obrigatria a manuteno de, no mnimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dixido de cloro em toda a extenso do sistema de distribuio (reservatrio e rede).

Art. 35. No caso do uso de oznio ou radiao ultravioleta como desinfetante, dever ser adicionado cloro ou dixido de cloro, de forma a manter residual mnimo no sistema de distribuio (reservatrio e rede), de acordo com as disposies do art. 34 desta Portaria. Art. 36. Para a utilizao de outro agente desinfetante, alm dos citados nesta Portaria, deve-se consultar o Ministrio da Sade, por intermdio da SVS/MS. Art. 37. A gua potvel deve estar em conformidade com o padro de substncias qumicas que representam risco sade e cianotoxinas, expressos nos Anexos VII e VIII e demais disposies desta Portaria. 1 No caso de adio de flor (fluoretao), os valores recomendados para concentrao de on fluoreto devem observar a Portaria n 635/GM/MS, de 30 de janeiro de 1976, no podendo ultrapassar o VMP expresso na Tabela do Anexo VII a esta Portaria. 2 As concentraes de cianotoxinas referidas no Anexo VIII a esta Portaria devem representar as contribuies da frao intracelular e da frao extracelular na amostra analisada. 3 Em complementao ao previsto no Anexo VIII a esta Portaria, quando for detectada a presena de gneros potencialmente produtores de cilindrospermopsinas no monitoramento de cianobactrias previsto no 1 do art. 40 desta Portaria, recomenda-se a anlise dessas cianotoxinas, observando o valor mximo aceitvel de 1,0 g/L. 4 Em complementao ao previsto no Anexo VIII a esta Portaria, quando for detectada a presena de gneros de cianobactrias potencialmente produtores de anatoxina-a(s) no monitoramento de cianobactrias previsto no 1 do art. 40 a esta Portaria, recomenda-se a anlise da presena desta cianotoxina. Art. 38. Os nveis de triagem que conferem potabilidade da gua do ponto de vista radiolgico so valores de concentrao de atividade que no excedem 0,5 Bq/L para atividade alfa total e 1Bq/L para beta total. Pargrafo nico. Caso os nveis de triagem citados neste artigo sejam superados, deve ser realizada anlise especfica para os radionucldeos presentes e o resultado deve ser comparado com os nveis de referncia do Anexo IX desta Portaria. Art. 39. A gua potvel deve estar em conformidade com o padro organolptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria. 1 Recomenda-se que, no sistema de distribuio, o pH da gua seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5. 2 Recomenda-se que o teor mximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L. 3 Na verificao do atendimento ao padro de potabilidade expresso nos Anexos VII, VIII, IX e X, eventuais ocorrncias de resultados acima do VMP devem ser

analisadas em conjunto com o histrico do controle de qualidade da gua e no de forma pontual. 4 Para os parmetros ferro e mangans so permitidos valores superiores ao VMPs estabelecidos no Anexo X desta Portaria, desde que sejam observados os seguintes critrios: I - os elementos ferro e mangans estejam complexados com produtos qumicos comprovadamente de baixo risco sade, conforme preconizado no art. 13 desta Portaria e nas normas da ABNT; II - os VMPs dos demais parmetros do padro de potabilidade no sejam violados; e III - as concentraes de ferro e mangans no ultrapassem 2,4 e 0,4 mg/L, respectivamente. 5 O responsvel pelo sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua deve encaminhar autoridade de sade pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios informaes sobre os produtos qumicos utilizados e a comprovao de baixo risco sade, conforme preconizado no art. 13 e nas normas da ABNT.

CAPTULO VI DOS PLANOS DE AMOSTRAGEM Art. 40. Os responsveis pelo controle da qualidade da gua de sistemas ou solues alternativas coletivas de abastecimento de gua para consumo humano, supridos por manancial superficial e subterrneo, devem coletar amostras semestrais da gua bruta, no ponto de captao, para anlise de acordo com os parmetros exigidos nas legislaes especficas, com a finalidade de avaliao de risco sade humana. 1 Para minimizar os riscos de contaminao da gua para consumo humano com cianotoxinas, deve ser realizado o monitoramento de cianobactrias, buscando-se identificar os diferentes gneros, no ponto de captao do manancial superficial, de acordo com a Tabela do Anexo XI a esta Portaria, considerando, para efeito de alterao da frequncia de monitoramento, o resultado da ltima amostragem. 2 Em complementao ao monitoramento do Anexo XI a esta Portaria, recomenda-se a anlise de clorofila-a no manancial, com frequncia semanal, como indicador de potencial aumento da densidade de cianobactrias. 3 Quando os resultados da anlise prevista no 2 deste artigo revelarem que a concentrao de clorofila-a em duas semanas consecutivas tiver seu valor duplicado ou mais, deve-se proceder nova coleta de amostra para quantificao de cianobactrias no ponto de captao do manancial, para reavaliao da frequncia de amostragem de cianobactrias.

4 Quanto a densidade de cianobactrias exceder 20.000 clulas/ml, deve-se realizar anlise de cianotoxinas na gua do manancial, no ponto de captao, com frequncia semanal. 5 Quando as concentraes de cianotoxinas no manancial forem menores que seus respectivos VMPs para gua tratada, ser dispensada anlise de cianotoxinas na sada do tratamento de que trata o Anexo XII a esta Portaria. 6 Em funo dos riscos sade associados s cianotoxinas, vedado o uso de algicidas para o controle do crescimento de microalgas e cianobactrias no manancial de abastecimento ou qualquer interveno que provoque a lise das clulas. 7 As autoridades ambientais e de recursos hdricos definiro a regulamentao das excepcionalidades sobre o uso de algicidas nos cursos dgua superficiais. Art. 41. Os responsveis pelo controle da qualidade da gua de sistema e soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua para consumo humano devem elaborar e submeter para anlise da autoridade municipal de sade pblica, o plano de amostragem de cada sistema e soluo, respeitando os planos mnimos de amostragem expressos nos Anexos XI, XII, XIII e XIV. 1 A amostragem deve obedecer aos seguintes requisitos: I - distribuio uniforme das coletas ao longo do perodo; e II - representatividade dos pontos de coleta no sistema de distribuio (reservatrios e rede), combinando critrios de abrangncia espacial e pontos estratgicos, entendidos como: a) aqueles prximos a grande circulao de pessoas: terminais rodovirios, terminais ferrovirios entre outros; b) edifcios que alberguem grupos populacionais de risco, tais como hospitais, creches e asilos; c) aqueles localizados em trechos vulnerveis do sistema de distribuio como pontas de rede, pontos de queda de presso, locais afetados por manobras, sujeitos intermitncia de abastecimento, reservatrios, entre outros; e d) locais com sistemticas notificaes de agravos sade tendo como possveis causas os agentes de veiculao hdrica. 2 No nmero mnimo de amostras coletadas na rede de distribuio, previsto no Anexo XII, no se incluem as amostras extras (recoletas). 3 Em todas as amostras coletadas para anlises microbiolgicas, deve ser efetuada medio de turbidez e de cloro residual livre ou de outro composto residual ativo, caso o agente desinfetante utilizado no seja o cloro. 4 Quando detectada a presena de cianotoxinas na gua tratada, na sada do tratamento, ser obrigatria a comunicao imediata s clnicas de hemodilise e s indstrias de injetveis.

5 O plano de amostragem para os parmetros de agrotxicos dever considerar a avaliao dos seus usos na bacia hidrogrfica do manancial de contribuio, bem como a sazonalidade das culturas. 6 Na verificao do atendimento ao padro de potabilidade expressos nos Anexos VII, VIII, IX e X a esta Portaria, a deteco de eventuais ocorrncias de resultados acima do VMP devem ser analisadas em conjunto com o histrico do controle de qualidade da gua. 7 Para populaes residentes em reas indgenas, populaes tradicionais, dentre outras, o plano de amostragem para o controle da qualidade da gua dever ser elaborado de acordo com as diretrizes especficas aplicveis a cada situao.

CAPTULO VII DAS PENALIDADES Art. 42. Sero aplicadas as sanes administrativas previstas na Lei n 6.437, de 20 de agosto de 1977, aos responsveis pela operao dos sistemas ou solues alternativas de abastecimento de gua que no observarem as determinaes constantes desta Portaria, sem prejuzo das sanes de natureza civil ou penal cabveis. Art. 43. Cabe ao Ministrio da Sade, por intermdio da SVS/MS, e s Secretarias de Sade dos Estados, do Distrito Federal dos Municpios, ou rgos equivalentes, assegurar o cumprimento desta Portaria.

CAPTULO VIII DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 44. Sempre que forem identificadas situaes de risco sade, o responsvel pelo sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua e as autoridades de sade pblica devem, em conjunto, elaborar um plano de ao e tomar as medidas cabveis, incluindo a eficaz comunicao populao, sem prejuzo das providncias imediatas para a correo da anormalidade. Art. 45. facultado ao responsvel pelo sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua solicitar autoridade de sade pblica a alterao na frequncia mnima de amostragem de parmetros estabelecidos nesta Portaria, mediante justificativa fundamentada. Pargrafo nico. Uma vez formulada a solicitao prevista no caput deste artigo, a autoridade de sade pblica decidir no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, com base em anlise fundamentada no histrico mnimo de dois anos do controle da qualidade da gua, considerando os respectivos planos de amostragens e de avaliao de riscos sade, da zona de captao e do sistema de distribuio.

Art. 46. Verificadas caractersticas desconformes com o padro de potabilidade da gua ou de outros fatores de risco sade, conforme relatrio tcnico, a autoridade de sade pblica competente determinar ao responsvel pela operao do sistema ou soluo alternativa coletiva de abastecimento de gua para consumo humano que: I - amplie o nmero mnimo de amostras; II - aumente a frequncia de amostragem; e III - realize anlises laboratoriais de parmetros adicionais. Art. 47. Constatada a inexistncia de setor responsvel pela qualidade da gua na Secretaria de Sade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, os deveres e responsabilidades previstos, respectivamente, nos arts. 11 e 12 desta Portaria sero cumpridos pelo rgo equivalente. Art. 48. O Ministrio da Sade promover, por intermdio da SVS/MS, a reviso desta Portaria no prazo de 5 (cinco) anos ou a qualquer tempo. Pargrafo nico. Os rgos governamentais e no governamentais, de reconhecida capacidade tcnica nos setores objeto desta regulamentao, podero requerer a reviso desta Portaria, mediante solicitao justificada, sujeita a anlise tcnica da SVS/MS. Art. 49. Fica estabelecido o prazo mximo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de publicao desta Portaria, para que os rgos e entidades sujeitos aplicao desta Portaria promovam as adequaes necessrias ao seu cumprimento, no que se refere ao monitoramento dos parmetros gosto e odor, saxitoxina, cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. 1 Para o atendimento ao valor mximo permitido de 0,5 uT para filtrao rpida (tratamento completo ou filtrao direta), fica estabelecido o prazo de 4 (quatro) anos para cumprimento, contados da data de publicao desta Portaria, mediante o cumprimento das etapas previstas no 2 do art. 30 desta Portaria. 2 Fica estabelecido o prazo mximo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de publicao desta Portaria, para que os laboratrios referidos no art. 21 desta Portaria promovam as adequaes necessrias para a implantao do sistema de gesto da qualidade, conforme os requisitos especificados na NBR ISO/IEC 17025:2005. 3 Fica estabelecido o prazo mximo de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de publicao desta Portaria, para que os rgos e entidades sujeitos aplicao desta Portaria promovam as adequaes necessrias no que se refere ao monitoramento dos parmetros que compem o padro de radioatividade expresso no Anexo VIII a esta Portaria. Art. 50. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero adotar as medidas necessrias ao fiel cumprimento desta Portaria.

Art. 51. Ao Distrito Federal competem as atribuies reservadas aos Estados e aos Municpios. Art. 52. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. Art. 53. Fica revogada a Portaria n 518/GM/MS, de 25 de maro de 2004, publicada no Dirio Oficial da Unio, Seo 1, do dia 26 seguinte, pgina 266. ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA

ANEXO I Tabela de padro microbiolgico da gua para consumo humano Tipo de gua gua para consumo humano Na sada do tratamento Parmetro (2) Escherichia coli (3) Coliformes totais Escherichia coli Sistemas ou solues alternativas coletivas que abastecem menos de 20.000 habitantes (4) Coliformes totais Sistemas ou solues alternativas coletivas que abastecem a partir de 20.000 habitantes VMP Ausncia em 100 mL Ausncia em 100 mL Ausncia em 100 mL Apenas uma amostra, entre as amostras examinadas no ms, poder apresentar resultado positivo Ausncia em 100 mL em 95% das amostras examinadas no ms.
(1)

gua tratada

No sistema de distribuio (reservatrios e rede)

NOTAS: (1) Valor mximo permitido. (2) Indicador de contaminao fecal. (3) Indicador de eficincia de tratamento. (4) Indicador de integridade do sistema de distribuio (reservatrio e rede).

ANEXO II Tabela de padro de turbidez para gua ps-filtrao ou pr-desinfeco Tratamento da gua Desinfeco (para guas subterrneas) Filtrao rpida (tratamento completo ou filtrao direta) Filtrao lenta VMP 1,0 uT em 95% das amostras (3) (2) 0,5 uT em 95% das amostras (3) (2) 1,0 uT em 95% das amostras
(2) (1)

NOTAS: (1) Valor mximo permitido. (2) Unidade de Turbidez. (3) Este valor deve atender ao padro de turbidez de acordo com o especificado no 2 do art. 30.

ANEXO III Tabela de metas progressivas para atendimento ao valor mximo permitido de 0,5 uT para filtrao rpida e de 1,0 uT para filtrao lenta Filtrao rpida (tratamento completo ou filtrao direta) Turbidez 0,5 uT Turbidez 1,0 uT Em no mnimo 25% das amostras mensais coletadas No restante das amostras mensais coletadas Em no mnimo 50% das amostras mensais coletadas Em no mnimo 75% das amostras mensais coletadas Em no mnimo 95% das amostras mensais coletadas Filtrao Lenta Turbidez 1,0uT Turbidez 2,0 uT Em no mnimo 25% das amostras mensais coletadas No restante das amostras mensais coletadas Em no mnimo 50% das amostras mensais coletadas Em no mnimo 75% das amostras mensais coletadas Em no mnimo 95% das amostras mensais coletadas

Perodo aps a publicao da Portaria Final do 1 ano Final do 2 ano Final do 3 ano Final do 4 ano Perodo aps a publicao da Portaria Final do 1 ano Final do 2 ano Final do 3 ano Final do 4 ano

ANEXO IV Tempo de contato mnimo (minutos) a ser observado para a desinfeco por meio da clorao, de acordo com concentrao de cloro residual livre, com a (1) temperatura e o pH da gua
(2)

0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0

6,0 38 27 21 17 15 13 12 11 10 9 8 8 7 7

Temperatura = 5C Valores de pH 6,5 7,0 7,5 8,0 47 58 70 83 34 41 49 59 26 32 39 46 22 26 32 38 19 23 27 32 16 20 24 28 15 18 21 25 13 16 19 23 12 15 18 21 11 14 16 19 10 13 15 18 10 12 14 17 9 11 13 15 9 10 13 15

8,5 98 69 54 45 38 34 30 27 25 23 21 20 19 18

9,0 114 80 63 52 45 39 35 32 29 27 25 23 22 20

6,0 27 19 15 12 11 9 8 7 7 6 6 5 5 5

6,5 33 24 19 15 13 11 10 9 8 8 7 7 6 6

Temperatura = 10C Valores de pH 7,0 7,5 8,0 8,5 41 49 58 70 29 35 41 49 23 27 32 38 19 23 27 32 16 19 23 27 14 17 20 24 16 15 18 21 11 14 16 19 10 12 15 17 10 12 14 16 9 11 13 15 8 10 12 14 8 9 11 13 7 9 11 12

9,0 80 57 45 37 32 28 25 22 20 19 17 16 15 14

6,0 19 13 11 9 7 7 6 5 5 5 4 4 4 3

Temperatura = 15C Valores de pH 6,5 7,0 7,5 8,0 24 29 35 41 17 20 25 29 13 16 19 23 11 13 16 19 9 11 14 16 8 10 12 14 7 9 11 13 7 8 10 11 6 7 9 10 6 7 8 10 5 6 8 9 5 6 7 8 4 5 7 8 4 5 6 8

8,5 48 34 27 22 19 17 15 14 12 11 11 10 9 9

9,0 57 40 31 26 22 20 17 16 14 13 12 12 11 10

Tempo de contato mnimo (minutos) a ser observado para a desinfeco por meio da clorao, de acordo com concentrao de cloro residual livre, com a (1) temperatura e o pH da gua (continuao)
(2)

0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 NOTAS:

6,0 14 10 7 6 5 5 4 4 3 3 3 3 3 2

Temperatura = 20C Valores de pH 6,5 7,0 7,5 8,0 17 20 25 29 12 14 17 21 9 11 14 16 8 9 11 13 7 8 10 11 6 7 9 10 5 6 8 9 5 6 7 8 4 5 6 7 4 5 6 7 4 4 5 6 3 4 5 6 3 4 5 6 3 4 4 5

8,5 34 24 19 16 13 11 11 10 9 8 8 7 7 6

9,0 40 28 22 18 16 14 12 12 10 9 9 8 8 77

6,0 9 7 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 2

Temperatura = 25C Valores de pH 6,5 7,0 7,5 8,0 12 14 18 21 8 10 1 15 6 8 10 11 5 6 8 9 5 5 7 8 4 5 6 7 4 4 5 6 3 4 5 6 3 4 4 5 3 3 4 5 3 3 4 4 2 3 3 4 2 3 3 4 2 3 3 4

8,5 24 17 13 11 10 8 7 7 6 6 5 5 5 4

9,0 28 20 16 13 11 10 9 8 7 7 6 6 5 5

6,0 6 5 3 3 3 2 2 2 2 2 2 1 1 1

Temperatura = 30C Valores de pH 6,5 7,0 7,5 8,0 8 10 12 15 6 7 9 10 5 6 7 8 4 5 6 7 3 3 5 6 3 3 4 5 3 3 4 4 2 3 3 4 2 3 3 4 2 2 3 3 2 2 3 3 2 2 3 3 2 2 2 3 2 2 3 3

8,5 17 12 10 8 7 6 5 5 4 4 4 4 3 3

9,0 20 14 11 9 8 7 6 6 5 5 4 4 4 4

(1) Valores intermedirios aos constantes na tabela podem ser obtidos por interpolao. (2) C: residual de cloro livre na sada do tanque de contato (mg/L).

ANEXO V Tempo de contato mnimo (minutos) a ser observado para a desinfeco por meio de cloraminao, de acordo com concentrao de cloro residual (1) combinado (cloraminas) e com a temperatura da gua, para valores de pH da gua entre 6 e 9 C
(2)

0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 NOTAS:

5 923 615 462 369 308 264 231 205 185 168 154 142 132 123

10 773 515 387 309 258 221 193 172 155 141 129 11 11 103

Temperatura (C) 15 623 415 312 249 208 178 156 139 125 113 104 9 96 0 89 83

20 473 315 237 189 158 135 118 105 95 86 79 73 678 63

25 323 215 162 130 108 92 81 72 64 59 54 50 46 43

30 173 115 87 69 58 50 43 39 35 32 29 27 25 23

(1) Valores intermedirios aos constantes na tabela podem ser obtidos por interpolao. (2) C: residual de cloro combinado na sada do tanque de contato (mg/L).

ANEXO VI Tempo de contato mnimo (minutos) a ser observado para a desinfeco com dixido de cloro, de acordo com concentrao de dixido de cloro e com a (1) temperatura da gua, para valores de pH da gua entre 6 e 9 . C
(2)

Temperatura (C) 5 13 9 7 5 4 4 3 3 3 2 2 2 2 2 10 9 6 5 4 3 3 2 2 2 2 2 2 1 1 15 8 5 4 3 3 2 2 2 2 2 1 1 1 1 20 7 6 4 3 3 2 2 2 2 1 1 1 1 1 25 6 4 3 3 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 30 6 4 3 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1

0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 NOTAS:

(1) Valores intermedirios aos constantes na tabela podem ser obtidos por interpolao. (2) C: residual de dixido de cloro na sada do tanque de contato (mg/L).

ANEXO VII Tabela de padro de potabilidade para substncias qumicas que representam risco sade Parmetro Antimnio Arsnio Brio Cdmio Chumbo Cianeto Cobre Cromo Fluoreto Mercrio Nquel Nitrato (como N) Nitrito (como N) Selnio Urnio Acrilamida Benzeno Benzo[a]pireno Cloreto de Vinila 1,2 Dicloroetano 1,1 Dicloroeteno 1,2 Dicloroeteno (cis + trans) Diclorometano Di(2-etilhexil) ftalato Estireno Pentaclorofenol Tetracloreto de Carbono Tetracloroeteno CAS INORGNICAS 7440-36-0 7440-38-2 7440-39-3 7440-43-9 7439-92-1 57-12-5 7440-50-8 7440-47-3 7782-41-4 7439-97-6 7440-02-0 14797-55-8 14797-65-0 7782-49-2 7440-61-1 ORGNICAS 79-06-1 71-43-2 50-32-8 75-01-4 107-06-2 75-35-4 156-59-2 (cis) 156-60-5 (trans) 75-09-2 117-81-7 100-42-5 87-86-5 56-23-5 127-18-4
(1)

Unidade mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L 0,005 0,01 0,7 0,005 0,01 0,07 2 0,05 1,5 0,001 0,07 10 1 0,01 0,03 0,5 5 0,7 2 10 30 50 20 8 20 9 4 40

VMP

(2)

Parmetro Triclorobenzenos

CAS

(1)

Unidade g/L 20

VMP

(2)

ORGNICAS (continuao) 1,2,4-TCB (120-82-1) 1,3,5-TCB (108-70-3 1,2,3- TCB (87-61-6)

Tricloroeteno 2,4 D + 2,4,5 T Alaclor Aldicarbe + Aldicarbesulfona +Aldicarbesulfxido

79-01-6 AGROTXICOS 94-75-7 (2,4 D) 93-76-5 (2,4,5 T) 15972-60-8 116-06-3 (aldicarbe) 1646-88-4 (aldicarbesulfona) 1646-87-3 (aldicarbe sulfxido) 309-00-2 (aldrin) 60-57-1 (dieldrin) 1912-24-9 10605-21-7 (carbendazim) 17804-35-2 (benomil) 1563-66-2 5103-74-2 2921-88-2 (clorpirifs) 5598-15-2 (clorpirifs-oxon) p, p'-DDT (50-29-3) p, p'-DDD (72-54-8) p, p'-DDE (72-55-9) 330-54-1 115-29-7; I (959-98-8); II (33213-65-9); sulfato (1031-07-8) 72-20-8

g/L g/L g/L g/L

20 30 20 10

Aldrin + Dieldrin Atrazina Carbendazim + benomil Carbofurano Clordano Clorpirifs + clorpirifs-oxon DDT+DDD+DDE

g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L

0,03 2 120 7 0,2 30 1

Diuron (3) Endossulfan ( e sais)

90 20

Endrin

g/L

0,6

Parmetro Glifosato + AMPA Lindano (gama HCH) Mancozebe Metamidofs Metolacloro Molinato Parationa Metlica Pendimentalina Permetrina Profenofs Simazina Tebuconazol Terbufs Trifluralina
(4)

CAS AGROTXICOS (continuao) 1071-83-6 (glifosato) 1066-51-9 (AMPA) 58-89-9 8018-01-7 10265-92-6 51218-45-2 2212-67-1 298-00-0 40487-42-1 52645-53-1 41198-08-7 122-34-9 107534-96-3 13071-79-9 1582-09-8 (5) DESINFETANTES E PRODUTOS SECUNDRIOS DA DESINFECO
(6)

(1)

Unidade g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L g/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L

VMP 500 2 180 12 10 6 9 20 20 60 2 180 1,2 20 0,08 0.01 1 5 4,0 0,2 0,1

(2)

cidos haloacticos total Bromato Clorito Cloro residual livre Cloraminas Total 2,4,6 Triclorofenol Trihalometanos Total NOTAS:

15541-45-4 7758-19-2 7782-50-5 0599-903 88-06-2


(7)

(1) CAS o nmero de referncia de compostos e substncias qumicas adotado pelo Chemical Abstract Service. (2) Valor Mximo Permitido. (3) Somatrio dos ismeros alfa, beta e os sais de endossulfan, como exemplo o sulfato de endossulfan. (4) Esse parmetro usualmente e equivocadamente conhecido como BHC. (5) Anlise exigida de acordo com o desinfetante utilizado. (6) cidos haloacticos: cido monocloroactico (MCAA) - CAS = 79-11-8, cido monobromoactico (MBAA) - CAS = 79-08-3, cido dicloroactico (DCAA) - CAS = 79-43-6, cido 2,2 - dicloropropinico (DALAPON) - CAS = 75-99-0, cido tricloroactico (TCAA) - CAS = 76-03-9, cido bromocloroactico (BCAA) CAS = 5589-96-3, 1,2,3, tricloropropano (PI) - CAS = 96-18-4, cido dibromoactico (DBAA) - CAS = 631-64-1, e cido bromodicloroactico (BDCAA) - CAS = 7113-314-7. (7) Trihalometanos: Triclorometano ou Clorofrmio (TCM) - CAS = 67-66-3, Bromodiclorometano (BDCM) - CAS = 75-27-4, Dibromoclorometano (DBCM) CAS = 124-48-1, Tribromometano ou Bromofrmio (TBM) - CAS = 75-25-2.

ANEXO VIII Tabela de padro de cianotoxinas da gua para consumo humano


(1)

Parmetro Microcistinas Saxitoxinas NOTAS:

CIANOTOXINAS Unidade g/L g equivalente STX/L 1,0 3,0


(3)

VMP

(2)

(1) A frequncia para o controle de cianotoxinas est prevista na tabela do Anexo XII. (2) Valor mximo permitido. (3) O valor representa o somatrio das concentraes de todas as variantes de microcistinas.

ANEXO IX Tabela de padro de radioatividade da gua para consumo humano Parmetro Rdio-226 Rdio-228
(1)

Unidade Bq/L Bq/L 1 0,1

VMP

NOTAS: (1) Sob solicitao da Comisso Nacional de Energia Nuclear, outros radionucldeos devem ser investigados.

ANEXO X Tabela de padro organolptico de potabilidade Parmetro Alumnio Amnia (como NH3) Cloreto (2) Cor Aparente 1,2 diclorobenzeno 1,4 diclorobenzeno Dureza total Etilbenzeno Ferro (3) Gosto e odor Mangans Monoclorobenzeno Sdio Slidos dissolvidos totais Sulfato Sulfeto de hidrognio Surfactantes (como LAS) Tolueno (4) Turbidez Zinco Xilenos NOTAS: (1) Valor mximo permitido. (2) Unidade Hazen (mgPt-Co/L). (3) Intensidade mxima de percepo para qualquer caracterstica de gosto e odor com exceo do cloro livre, nesse caso por ser uma caracterstica desejvel em gua tratada. (4) Unidade de turbidez.
(1)

CAS 7429-90-5 7664-41-7 16887-00-6 95-50-1 106-46-7 100-41-4 7439-89-6 7439-96-5 108-90-7 7440-23-5 14808-79-8 7783-06-4 108-88-3 7440-66-6 1330-20-7

Unidade mg/L mg/L mg/L uH mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L Intensidade mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L mg/L uT mg/L mg/L 0,2 1,5 250 15 0,01 0,03 500 0,2 0,3 6 0,1 0,12 200 1000 250 0,1 0,5 0,17 5 5 0,3

VMP

ANEXO XI Frequncia de monitoramento de cianobactrias no manancial de abastecimento de gua Quando a densidade de cianobactrias (clulas/mL) for: <= 10.000 > 10.000 Mensal Semanal Frequncia

ANEXO XII Tabela de nmero mnimo de amostras e frequncia para o controle da qualidade da gua de sistema de abastecimento, para fins de anlises fsicas, qumicas e de radioatividade, em funo do ponto de amostragem, da populao abastecida e do tipo de manancial. Sada do Tratamento Parmetro Tipo de Manancial N Amostras Frequncia Sistema de distribuio (reservatrios e redes) Nmero de amostras Frequncia Populao abastecida 50.000 a 50.000 a >250.000 hab. <50.000 hab. 250.000 hab. 250.000 hab. 1 para cada 5mil 40 + (1 para Mensal hab cada 25 mil hab) 1 para cada 10 20 + (1 para Mensal mil hab cada 50 mil hab) Conforme 3 do art. 41

<50.000 hab. 10 5

>250.000 hab.

Superficial Cor Subterrneo Turbidez, Cloro Residual (1) (1) Livre , Cloraminas , (1) Dixido de Cloro pH e fluoreto Gosto e odor Superficial Subterrneo Superficial Subterrneo Superficial Subterrneo Superficial Superficial Subterrneo Demais parmetros
(3)(4)

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Dispensada a anlise 1

A cada 2horas Semanal A cada 2 horas 2 vezes por semana A cada 2 horas 2 vezes por semana Trimestral Semestral Semanal quando n de cianobactrias 20.000 clulas/mL Trimestral Dispensada a anlise Semestral

Conforme 3 do art. 41

Dispensada a anlise Dispensada a anlise Dispensada a anlise 1 1 1


(2)

Dispensada a anlise Dispensada a anlise Dispensada a anlise 4 1 1


(2)

Cianotoxinas Produtos secundrios da desinfeco

4 1 1

(2)

Trimestral Anual Semestral Semestral Semestral

(2)

(2)

(2)

Superficial ou Subterrneo

(5)

(5)

(5)

NOTAS: (1) Anlise exigida de acordo com o desinfetante utilizado. (2) As amostras devem ser coletadas, preferencialmente, em pontos de maior tempo de deteno da gua no sistema de distribuio. (3) A definio da periodicidade de amostragem para o quesito de radioatividade ser definido aps o inventrio inicial, realizado semestralmente no perodo de 2 anos, respeitando a sazonalidade pluviomtrica. (4) Para agrotxicos, observar o disposto no 5 do art. 41. (5) Dispensada anlise na rede de distribuio quando o parmetro no for detectado na sada do tratamento e, ou, no manancial, exceo de substncias que potencialmente possam ser introduzidas no sistema ao longo da distribuio.

ANEXO XIII Nmero mnimo de amostras mensais para o controle da qualidade da gua de sistema de abastecimento, para fins de anlises microbiolgicas, em funo da populao abastecida Sada do Tratamento (Nmero de amostras por unidade de tratamento) Duas amostras (1) semanais Sistema de distribuio (reservatrios e rede) Populao abastecida < 5.000 hab. 110 5.000 a 20.000 hab. 1 para cada 500 20.000 a 250.000 hab. hab. 30 + (1 para cada 2.000 hab.) > 250.000 hab. 105 + (1 para cada 5.000 hab.) Mximo de 1.000

Parmetro Coliformes totais Escherichia coli NOTA:

(1) Recomenda-se a coleta de, no mnimo, quatro amostras semanais.

ANEXO XIV Tabela de nmero mnimo de amostras mensais para o controle da qualidade da gua de sistema de abastecimento, para fins de anlises microbiolgicas, em funo da populao abastecida Sada do Tratamento (Nmero de amostras por unidade de tratamento) Duas amostras semanais
(1)

Parmetro Coliformes totais Escherichia coli NOTA:

< 5.000 hab.

Sistema de distribuio (reservatrios e rede) Populao abastecida 5.000 a 20.000 hab. 20.000 a 250.000 hab. 1 para cada 115000 hab. 30 + (1 para cada 2.000 hab.)

> 250.000 hab. 105 + (1 para cada 5.000 hab.) Mximo de 1.000

(1) Recomenda-se a coleta de, no mnimo, quatro amostras semanais.

ANEXO XV Tabela de nmero mnimo de amostras e frequncia mnima de amostragem para o controle da qualidade da gua de soluo alternativa coletiva, para fins de anlises fsicas, qumicas e microbiolgicas, em funo do tipo de manancial e do ponto de amostragem Sada do tratamento (para gua canalizada) 1 1 1 Nmero de amostras retiradas no ponto de consumo (para cada 500 hab.) 1 1 1

Parmetro Cor, turbidez, pH e coliformes totais Cloro residual livre NOTAS:


(1) (1)

Tipo de manancial e
(2)

Frequncia de amostragem Semanal Mensal Dirio

Superficial Subterrneo Superficial ou Subterrneo

(1) Para veculos transportadores de gua para consumo humano, deve ser realizada uma anlise de cloro residual livre em cada carga e uma anlise, na fonte de fornecimento, de cor, turbidez, pH e coliformes totais com frequncia mensal, ou outra amostragem determinada pela autoridade de sade pblica. (2) O nmero e a frequncia de amostras coletadas no sistema de distribuio para pesquisa de Escherichia coli devem seguir o determinado para coliformes totais.

Das könnte Ihnen auch gefallen