Sie sind auf Seite 1von 19

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

FotoLeitura Aprendizagem Acelerada. Como estudar e aprender mais.

www.fotoleitura.com.br www.Englishtown.com/Curso_Ingles

Curso de Ingls Online Curso C/ Foco Nas Suas Necessidades Estude Quando Quiser 24h Por Dia. Aprenda Portugus de Vez. Estude Corretamente e saia j na Frente! Novo Mtodo de Ensino.

www.interaula.net.br/Novas_Tecnicas Mapa do Site | Pesquisa no Site

Portal do Esprito
Pgina principal Artigos Comunicao e Espiritismo

Dicas Tilibra
Direitos Autorais - Copyright Tilibra

Como Ser Eficiente


data: 22/02/2000 autor: Tilibra Hoje, ser eficiente fundamental. No trabalho, na escola e no lar, devemos sempre procurar alcanar a mxima eficincia. Para ajudar voc a ser mais eficiente ainda, a Tilibra pediu para a Timing Desenvolvimento Organizacional, empresa de consultoria especializada em Administrao e Planejamento Empresarial, preparar algumas dicas. A Tilibra oferece essas dicas para voc, esperando que de alguma forma, elas possam lhe ser teis.

Organizao pessoal comea com a mesa limpa


Um dos problemas mais comuns que sempre afetam a eficincia de uma pessoa sem dvida a organizao - ou melhor, a desorganizao - de sua mesa de trabalho, cujo sintoma mais evidente o excesso de papis e pastas esperando pela sua ateno e ao. A mesa atulhada uma das grandes causadoras de perda de tempo nos escritrios. As pessoas perdem tempo procurando papis, revistando arquivos e pastas, manuseando centenas de vezes os mesmos papis na busca de um documento perdido. Alm da perda de tempo causada pela distrao visual de ter papis no necessrios na mesa e de uma sensao de peso, de desespero, de trabalho infindvel que a mesa atulhada muitas vezes acarreta. Algumas pessoas, erroneamente, interpretam a mesa cheia de papis como um smbolo da importncia e da indispensabilidade de seus cargos. No entanto, elas devem lembrar-se que a mesa atulhada tambm pode indicar desorganizao pessoal, indeciso, procrastinao, insegurana, prioridades confusas e incapacidade de terminar as tarefas dentro dos prazos.

Trabalhe em apenas um projeto de cada vez


Uma das regras da boa organizao profissional diz que sempre devemos enxergar o topo de uma mesa. Como voc s pode trabalhar em um s projeto a um s tempo, todo o restante da papelada deve ser posto de lado e facilmente recupervel quando voc precisar dele. Quando se tem vrias

1 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

tarefas a cumprir ao mesmo tempo, facilmente podemos ser distrados, acabando por perder nossa concentrao. Para ser realmente eficaz em sua mesa de trabalho, crie o hbito de mant-la sempre limpa. E trabalhe em apenas um projeto de cada vez.

Como ordenar o fluxo de papis que chegam diariamente at sua mesa


1. Ter um bom lugar - e apenas um bom lugar para tudo que voc possa pensar em querer reter. 2. Manter tudo no seu lugar, exceto nos momentos em que voc tem necessidade de trabalhar com eles. 3. Despachar toda a papelada que puder imediatamente. Lembre-se que 80% das tarefas que chegam at voc pode ser executado na mesma hora. 4. No pr de lado nenhum item antes de uma ao inicial - seno de soluo, pelo menos de um encaminhamento para soluo.

Lista de Tarefas
Um instrumento til para sua organizao fazer uso de um caderno onde voc registra tudo o que precisa fazer e/ou lembrar e a data alvo ou o prazo para sua realizao. Este Caderno de Lista de Tarefas deve ser manuseado diariamente, pois com ele que voc planeja seu dia e sua semana. Tudo que lhe vier cabea, para fazer ou lembrar, registre nesse caderno. Voc se surpreender com a melhoria obtida em sua organizao pessoal.

O Lixo
No h lugar melhor para voc colocar uma boa parte dos papis que chegam diariamente at sua mesa do que o lixo. No tenha medo de jogar nele, memorandos internos, avisos de datas de reunies (anote primeiro na agenda e jogue depois), circulares, cpias de cartas para simples informaes, folhetos, etc. Enfim, use o lixo para tudo o que voc j tomou conhecimento e sabe que no precisa mais recuperar. Com esta prtica voc estar esvaziando sua mesa de coisas inteis e preparando o terreno para trabalhar mais organizadamente e com mais clareza de idias.

Faa agora. No deixe para depois.


Todos ns, com maior ou menor intensidade, tendemos a adiar nossas tarefas e aes, deixando tudo para depois. Essa tendncia procrastinao, quase sempre tem um custo alto, pois s nos cria mais trabalho, mais problemas, mais preocupaes e crises. A procrastinao um dos maiores desperdiadores de tempo que existe, e a sua soluo exige entendimento das causas, avaliao de suas conseqncias e constante disciplina para enfrent-la.

A procrastinao impede o sucesso


A mudana na sua propenso de "fao isso depois" para "fao isso agora" requer uma ao positiva. As coisas no acontecem por si s. Elas acontecem porque as pessoas fazem com que elas aconteam. Faa as coisas diferentemente. Responda sua correspondncia ao abr-la. Nunca deixe para responder mais tarde. Quando voc disser a si mesmo: "Eu preciso fazer algo sobre isto", faa-o na hora, no depois. Programe coisas, trabalhe e viva de acordo com sua programao. Crie o hbito de fazer as coisas mais importantes primeiro. Procrastinao um problema psicolgico, e uma vitria sobre ela uma vitria essencialmente psicolgica. Aceite a idia de que voc muitas vezes um procrastinador. A coisa mais valiosa que voc pode fazer quando procrastina admitir este fato. Continuando a neg-lo ou racionaliz-lo voc apenas ir retardar suas condies de super-lo. O sucesso deriva de fazer as coisas realmente importantes que levam a resultados. Contudo essas coisas importantes que usualmente so o foco da nossa procrastinao. Raramente adiamos as

2 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

coisas no importantes. Se ns aprendermos a transferir nossa procrastinao das coisas importantes para as coisas no importantes, nosso problema ter grandes chances de desaparecer. Procrastinao tambm fazer atividades de baixa prioridade ao invs de fazer atividades de alta prioridade.

Algumas dicas para voc resolver o problema da procrastinao


1. Estabelea prazos de incio e concluso. Sempre que voc tiver pela frente uma tarefa desagradvel, d um prazo para comear. A presso dos prazos, mesmo os auto-impostos, pode ser suficiente para criar uma ao de sua parte. 2. Faa o desdobramento das tarefas. Muitas vezes uma tarefa difcil pode ser desdobrada em tarefas menores e portanto mais fceis de serem atacadas. Desdobre a tarefa em sub-tarefas e comece a trabalhar nelas. 3. No espere a inspirao chegar. V atrs dela. Em muitos casos uma tarefa difcil adiada porque exige de sua parte um pensamento criativo, que no momento no est surgindo. Mas lembre-se que inspirao 90% de transpirao. Portanto comece j, no espere. 4. Procure saber tudo sobre a tarefa. O fato de voc no estar animado no momento pode decorrer de uma falta de motivao ou desinteresse. A no familiaridade geralmente gera a falta de interesse. Quanto mais voc sabe, mais tende a se envolver e a se entusiasmar. Procure obter mais informaes, e envolver-se mais com o problema. 5. Descubra as causas de sua indeciso. Se voc est indeciso procure saber porque voc no quer se definir. A indeciso ocorre quando as pessoas tem um forte desejo de acertar, um desejo de evitar erros. Existe um tempo para deliberar e um tempo para agir. O tempo para decidir quando a informao adicional ir acrescentar muito pouco qualidade de sua deciso. Faa o mximo de esforo para obter a melhor informao possvel dentro do tempo que voc dispe. Ento tome a deciso e v em frente. Acima de tudo, no fique atormentando-se com a deciso tomada. E, principalmente, no a refaa. 6. Evite o perfeccionismo. No seja 100% perfeito. Contente-se em ser 90% ou at 80% perfeito. Lembre-se que o timo inimigo do bom. melhor ter cinco "bons", do que um "timo". Pense em tudo isso e comece a agir agora. Volta para o ndice

Como Estudar
data: 22/02/2000 autor: Tilibra Estudar exige mais do que pacincia e fora de vontade. Estudar requer tambm, muita disciplina e o domnio de algumas tcnicas - s vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a mxima eficincia e o mnimo de tempo. Uma boa dica no deixar tudo para a vspera. De fato, no fcil conseguir motivao hoje, e comear a estudar para uma prova que s ser daqui a 2 semanas. Mas isso, s uma questo de reeducao de hbitos. Experimente tirar 2 horas de seus dias, para estudar o contedo das aulas dadas naquele dia. Com o tempo, voc ter mais facilidade em compreender e memorizar toda a matria, e ainda sentir uma queda no nvel de stress das vsperas de prova, quando o contedo se acumula, e voc no sabe nem por onde comear a

3 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

estudar. Com essa metodologia, o menos vai virar mais. A matria estar sempre fresca na sua cabea, e estudando menos, voc estar aprendendo mais. Abaixo seguem mais algumas dicas, bastante interessantes.

Como ler bem


"Ler um livro estabelecer um dilogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princpio fundamental de respeito voz que nos fala no livro. No temos o direito de desprezar um livro s porque contradiz nossas convices, como tambm no devemos elogi-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta). Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, primeira vista, de mera tarefa e no de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparao exige dois pr-requisitos: prestar ateno e evitar a avidez. Devorar centenas de pginas no leva a nada. Voc vai ler? Saiba ento que a compreenso de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranqilo, confortvel, bem iluminado. E no se apavore em caso de no conseguir entender tudo de imediato. A compreenso depende do nvel cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura. Recomenda-se, em geral, que no se passe ao pargrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso voc pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessrias e, se preciso, recorrendo a dicionrios e enciclopdias. No entanto, no se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hbito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fcil. Lembre-se sempre que um mnimo de disciplina indispensvel ao leitor que quer ou precisa aprender. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases: Faa um reconhecimento do texto para saber de que assunto trata. Mesmo no caso de romance bom ter uma idia do tema central. Procure isolar as informaes principais. Para isso, bom sublinhar ou assinalar passagens. Ao encontrar expresses especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, alm de aumentar seu vocabulrio, voc conseguir uma correta interpretao de sua leitura. Procure separar os fatos, das interpretaes que deles faz o autor. Retome as informaes essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relaes existem entre elas. Assim, voc estar pronto para estabelecer suas prprias idias sobre o texto. Mas lembre-se: o trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca demais voltar ao texto, reler e aperfeioar a leitura.

Como tomar notas


A escrita um poderoso instrumento para preservar o conhecimento. Tomar notas a melhor tcnica para guardar as informaes obtidas em aula, em livros, em pesquisas de campo. Manter os apontamentos fundamental. Logo, nada de rabiscar em folhas soltas. Mas tambm no se deve ir escrevendo no caderno tudo que se ouve, l ou v. Tomar notas supe rapidez e economia. Por isso, as anotaes tm de ser: a. suficientemente claras e detalhadas, para que sejam compreendidas mesmo depois de algum tempo; b. suficientemente sintticas, para no ser preciso recorrer ao registro completo, ou quase, de uma lio. Anotar uma tcnica pessoal do estudante. Pode comportar letras, sinais que s ele entenda. Mas h pontos gerais a observar. Quando se tratar de leitura, no basta sublinhar no livro. Deve-se passar

4 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

as notas para o caderno de estudos. O aluno tem de se acostumar sntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos importantes para anotar somente palavras e conceitos fundamentais. Outros recursos: jamais anotar dados conhecidos a ponto de serem bvios; eliminar artigos, conjunes, preposies e usar abreviaturas. preciso compreender que anotaes no so resumos, mas registros de dados essenciais.

Como educar a memria


Aprender uma operao que no se resume a adquirir noes, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma srie de experincias e pensamentos. Portanto, imprescindvel educar a memria. Logo aps o estudo de algum ponto ou matria, nota-se que o esquecimento tambm trabalha: a mente elimina noes dispensveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haver um jogo til entre memria e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso. Para facilitar o aprendizado e fixar na memria os contedos aprendidos, basta proceder a uma srie de operaes sucessivas e gradativas no tempo. Repetir importante, mas no s: saber de cor nem sempre vai alm de um papaguear mecnico. As tcnicas psicolgicas de memorizao so complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante. Algumas indicaes: a. b. c. d. e. ler mentalmente e compreender o assunto; reler em voz alta; concentrar a ateno em aspectos especficos: nomes, datas, ambientes, etc.; notar semelhanas, diferenas, relaes; repetir vrias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais); f. fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a seqncia das noes principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas; g. nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retm com dificuldade.

Como estudar em grupo


Estudar em conjunto um modo produtivo de fazer render ao mximo o esforo do aprendizado. E h muitas maneiras de os estudantes se ajudarem, mesmo que no se organizem em um grupo. Entre as mais importantes: a comparao dos apontamentos das aulas e das horas de estudos. Assim, trocam-se idias e verificam-se os pontos fundamentais e os mais difceis. Dois princpios a serem pensados: a. o estudo em conjunto deve refletir uma inteligente diviso de trabalho; b. as snteses no garantem plena compreenso, mas so interessantes como resumo dos conhecimentos adquiridos. Quando o estudo em grupo uma preparao para provas ou exames, o aluno dever estudar toda a matria por si mesmo, de modo que o trabalho com os colegas seja apenas uma reviso, uma possibilidade de aprofundamento e, s vezes, de correo dos pontos. Algumas possibilidades de organizao e diviso de trabalho no grupo: Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem fundidas na reunio; Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expe ao grupo, para uma comparao e aprofundamento; Cada um estuda um ponto de um captulo e faz seu relatrio ao grupo, debatendo ou respondendo a perguntas depois. a voz corrente entre professores que a melhor maneira de aprender uma matria ensin-la aos outros. Os alunos podem comprovar isso nas exposies orais de suas reunies de grupo. E toda vez que um colega vier pedir auxlio.

5 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

Como fazer uma redao


Comunicar, eis a principal finalidade de uma redao. Ou seja: dizer algo, por escrito, a algum. Mas o qu? A primeira operao para redigir um tema compreender corretamente o enunciado contido no ttulo. Um exame cuidadoso do ttulo proposto d ao estudante a exata delimitao do assunto, permite-lhe perceber imediatamente como desenvolver o pensamento para no fugir do tema. E conduz ao segundo passo: fazer um esboo do que vai ser dito. H quem prefira esboar o tema mentalmente. Nunca demais, porm, tenha o cuidado de anotar o plano, de modo que seja fcil segui-lo depois. Fazer um esboo depende, claro, do conhecimento do aluno. E at mesmo do assunto. Mas um macete infalvel o da diviso em trs partes: introduo, desenvolvimento, concluso. Comea-se por chamar a ateno do leitor para o assunto, digamos, "A descoberta do Brasil", falando sobre a situao de Portugal no sculo XV, o florescimento cultural, a Escola de Sagres e as tcnicas de navegao ali aperfeioadas. a introduo, que conduzir ao desenvolvimento: a frota de Cabral, seus objetivos, a viagem e seus problemas, a chegada a Porto Seguro, a comunicao da descoberta. Conclui-se de modo a evidenciar a importncia que foi atribuda ao fato, na poca, podendo-se adiantar algo sobre o significado histrico que teria depois. Na exposio de assunto cientfico ou de carter interpretativo, bom lembrar que o sistema : antecipar o que se vai provar, provar o que se havia proposto e enunciar o que j se provou. Nunca deixar, tambm, de enumerar em estrita ordem alfabtica, todas as fontes e toda a bibliografia utilizada para compor o trabalho. Depois de tudo escrito, a tarefa ainda no terminou. A redao feita em casa ou em classe deve ser revista. preciso ver se foram utilizadas as palavras mais expressivas, se no h erros de grafia, se a pontuao foi bem feita. No se exige de ningum um texto literariamente perfeito, mas escrever corretamente obrigao. Volta para o ndice

Como Escrever Melhor


data: 22/02/2000 autor: Tilibra Escrever bem saber expressar idias clara, rpida e persuasivamente. Uma boa redao revela capacidade de raciocnio e esforo pessoal - mesmo para aqueles que tm mais facilidade. Para ajudar voc a escrever melhor, no trabalho ou na escola, a Tilibra preparou algumas dicas, cedidas gentilmente pelas Empresas Ogilvy & Mather, um dos maiores conglomerados de Comunicao do Brasil e do Mundo. A Tilibra lhe oferece essas dicas esperando que, com elas, sua autobiografia seja escrita com muitas pginas de sucesso.

1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor limitado.


O que voc escrever deve ser entendido na primeira leitura. Se voc quer que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2 Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma pgina chegava mesa de Churchill.

6 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

2. Saiba onde voc quer chegar.


Antes de redigir, faa um esboo, listando e organizando suas idias e argumentos. Ele lhe ajudar a no se desviar da questo central. Comece pargrafos importantes com sentenas-chave, que indiquem o que vir em seguida. Conclua com pargrafo resumido.

3. Torne a leitura fcil e agradvel.


Os pargrafos e sentenas curtos so mais fceis de ler do que os longos. Mande telegramas, no romances. Para enfatizar, sublinhe sentenas e enumere os pontos principais (como fizemos com essas "dicas").

4. Seja direto.
Sempre que possvel, use a voz ativa. Voz Passiva - "Estamos preocupados com que nosso projeto no seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado". Voz Ativa - "Acreditamos que esse projeto necessrio para manter nossa fatia de mercado".

5. Evite "clichs".
Use suas prprias palavras. Clich - O ltimo, mas no menos importante... Direto - Por ltimo...

6. Evite o uso de advrbios vagos.


E no esclarecedores, como "muito", "pouco", "razoavelmente". Vago - O projeto est um pouco atrasado. Direto - O projeto est uma semana atrasado.

7. Use uma linguagem simples e direta.


Evite o jargo tcnico e prefira as palavras conhecidas. No esnobe o seu portugus. Jargo - Input, Output. Portugus comum - Fatos/informaes, resultados.

8. Ache a palavra certa.


Use palavras de que voc conhea exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionrio para evitar confuses. Palavras mal-empregadas so detectadas por um bom leitor e depem contra voc.

9. No cometa erros de ortografia.


Em caso de dvida, consulte o dicionrio ou pea a algum para revisar seu trabalho. Uma redao incorreta pode indicar negligncia de sua parte e impressionar mal o leitor.

7 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

10. No exagere na elaborao da mensagem.


Escreva somente o necessrio, procurando condensar a informao. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.

11. Ataque o problema.


Diga o que voc pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiana.

12. Evite palavras desnecessrias.


Escreva o essencial. Revise e simplifique. No Escreva Plano de Ao Fazer um debate Estudar em profundidade No evento de Com o propsito de A nvel de Diretoria Escreva Plano Debater Estudar Se Para Pela Diretoria

13. Evite abreviaes, siglas e smbolos.


O leitor pode no conhec-los.

14. No se contente com o primeiro rascunho.


Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faa uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com um olhar crtico e imparcial.

15. Pea a um colega para revisar seus trabalhos mais importantes.


E d total liberdade para comentrios e sugestes. Volta para o ndice

Como Falar Melhor


data: 22/02/2000 autor: Tilibra / prof. Reinaldo Polito Perder a inibio para falar, preparar aulas ou palestras, falar de improviso, evitar o "branco",
8 of 19 6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

dirigir ou participar de reunies, so problemas de comunicao verbal que podem ser eliminados com tcnica, disciplina e treinamento. Para mostrar como isso possvel e facilitar a vida de muita gente, a Tilibra pediu para o Prof. Reinaldo Polito, diretor e professor do curso de Expresso Verbal e autor do livro Como Falar Corretamente e Sem Inibies, preparar algumas dicas. A Tilibra lhe oferece essas dicas com a certeza de que elas contribuiro para que voc fale melhor. E para que as pessoas falem bem de voc.

1. Seja voc mesmo


Essa a primeira e maior dica de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. Nenhuma tcnica poder ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeioe, progrida, mas ao falar, seja sempre natural.

2. Pronuncie bem as palavras


Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente no omita a pronncia dos "s" e "r" finais e dos "i" intermedirios. Por exemplo fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e no, janero, tercero, precis, traz, levamo. Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem ser melhor compreendida pelos ouvintes e haver maior valorizao da imagem de quem fala. Faa exerccios para melhorar a dico lendo qualquer texto com o dedo entre os dentes e procurando falar da forma mais clara possvel.

3. Fale com boa intensidade


Se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes no entendero suas palavras e deixaro de prestar ateno. Tambm no dever falar muito alto porque, alm de se cansar rapidamente, poder irritar os ouvintes. Fale numa altura adequada para cada ambiente. Nunca deixe, entretanto, de falar com entusiasmo e vibrao. Se no demonstrar interesse por aquilo que transmite, no conseguir tambm interessar sua platia.

4. Fale com boa velocidade


No fale rpido demais. Se a sua dico for deficiente ser ainda mais grave, j que dificilmente algum conseguir entend-lo. Tambm no fale muito lentamente, com pausas prolongadas, para no entediar os ouvintes. Use um aparelho gravador para conhecer melhor a velocidade da sua fala e decidir-se pelo melhor estilo.

5. Fale com bom ritmo


Alterne a altura e a velocidade da fala para construir um ritmo agradvel de comunicao. Quem se expressa com velocidade e altura constantes acaba por desinteressar os ouvintes, no pela falta de contedo, mas pela maneira "descolorida" como se apresenta.

6. Tenha um vocabulrio adequado


Um bom vocabulrio tem de estar isento do excesso de termos pobres e vulgares, como palavres e grias. Por outro lado, no se recomenda um vocabulrio repleto de palavras difceis e quase sempre incompreensveis. Evite tambm o vocabulrio especfico da sua profisso diante de pessoas no

9 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

familiarizadas com esse tipo de palavreado. Evitando o vocabulrio pobre e vulgar, no tendo a preocupao de se expressar com palavras difceis e reservando o vocabulrio profissional dentro da mesma rea, voc estar desenvolvendo um vocabulrio simples, objetivo e suficiente para identificar todas as suas idias e pensamentos.

7. Cuide da gramtica
Um erro gramatical, dependendo da sua gravidade, poder atrapalhar a apresentao e at mesmo destruir sua imagem. Toda a gramtica precisa ser correta, mas principalmente, faa uma reviso de concordncia e conjugao de verbos. Muitos hesitam na construo das frases porque tm dvida sobre a concordncia a fazer ou o verbo a conjugar. Alm disso, aumente suas leituras de livros de bons autores e observe atentamente a construo das suas frases. A leitura uma das melhores fontes de aprendizado.

8. Tenha postura correta


Fique sempre bem posicionado. Ao falar, procure no colocar as mos nos bolsos, nas costas, cruzar os braos, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braos naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderao. O excesso de gesticulao mais prejudicial que a falta. Distribua o peso do corpo sobre as duas pernas, evitando o apoio ora sobre uma perna, ora sobre a outra. Essa atitude torna a postura deselegante. Tambm no fique se movimentando desordenadamente de um lado para o outro e quando estiver parado, no abra demasiadamente as pernas. S se movimente se pretender se aproximar dos ouvintes ou dar nfase determinada informao. No relaxe a postura do tronco com os ombros cados. Poder passar uma imagem negligente ou de excesso de humildade. Cuidado tambm para no agir de forma contrria, no levantando demasiadamente a cabea, nem mantendo rgida a posio do trax. Poder passar uma imagem arrogante e prepotente. Deixe o semblante sempre descontrado e, sendo possvel, sorridente. No fale em alegria com a fisionomia fechada, nem em tristeza com a face alegre. Lembre-se sempre que preciso existir coerncia entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia. Ao falar, olhe para todas as pessoas para ter certeza de que esto ouvindo e prestando ateno nas suas palavras. Principalmente ao ler, este cuidado tem de ser redobrado, pois existe sempre a tendncia de olhar o tempo todo para o texto, esquecendo a presena de ouvintes.

9. Tenha incio, meio e fim


Toda fala, seja numa simples conversa ou numa apresentao para uma grande platia, precisa ter incio, meio e fim.

O incio
No incio, procure conquistar os ouvintes desarmando suas resistncias e conquistando seu interesse e ateno. Para isso, poder usar algumas das seguintes dicas: Conte uma pequena histria que tenha estreita relao com o contedo da sua mensagem. Histrias normalmente despertam o interesse. Elogie sinceramente os ouvintes. Use uma frase que provoque impacto. Diga que no ir consumir muito tempo. Faa uma citao de autor respeitado pelos ouvintes. Use um fato bem humorado. Entretanto, evite piadas. Levante uma reflexo.

10 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

Demonstre sutilmente que conhece o assunto e possui experincia. Aproveite uma circunstncia fazendo um comentrio sobre algum presente ou que tenha falado h pouco, ou ainda sobre um acontecimento conhecido dos ouvintes.

No incio, voc no dever:


Pedir desculpas por estar com problemas fsicos (gripe, resfriado, dor de cabea, etc.) ou por no estar devidamente preparado para falar. Contar piadas. Fazer perguntas quando no desejar a resposta. Tomar partido sobre assuntos polmicos. Comear com "chaves" ou frases muito usadas. Por exemplo: A unio faz a fora; Uma andorinha s no faz vero, etc. Fazer citaes de autores muito polmicos. Saiba ainda que o incio dever ser breve, neutro e guardar interdependncia com o restante da fala.

O meio
Na primeira parte do meio, prepare o tema a ser abordado: Conte numa nica frase sobre a matria que ir abordar. Por exemplo: "Vou falar sobre o lazer do homem moderno". Em seguida, faa um relato histrico do tema ou levante um problema para o qual dar soluo. Finalmente, fale sobre as etapas do assunto que ir desenvolver. Por exemplo: se o tema fosse lazer, as etapas poderiam ser o lazer no campo, o lazer na praia e o lazer no clube. Na segunda parte, desenvolva o assunto principal atendendo ao que foi preparado. Se fez um relato histrico, agora fale do presente; se levantou um problema, agora d a soluo; se dividiu o tema, agora cumpra as etapas prometidas. Use comparaes, exemplos, estatsticas, testemunhos, enfim tudo que puder para confirmar o contedo da sua exposio. Se sentir que algum poderia fazer alguma objeo s suas afirmaes, este o momento de refut-la.

O fim
No final, faa uma breve recapitulao. Em apenas uma ou duas frases, faa o resumo do que apresentou. Em seguida, para encerrar, use os mesmos recursos sugeridos para iniciar: elogiar o auditrio, fazer uma citao, aproveitar uma circunstncia, um fato bem humorado, levantar uma reflexo, etc. Alm disso, poder pedir que ajam de acordo com suas propostas. No encerre dizendo "era isso que eu tinha para falar" ou outras formas vazias, sem objetividade.

10. Pratique bastante


Treine bastante e, sempre que puder, aproveite a oportunidade para falar. No se esquea tambm que o bom comunicador deve saber ouvir. Volta para o ndice

Como ser Criativo


11 of 19 6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

20 Maneiras de ser mais criativo


data: 22/02/2000 autor: Tilibra A criatividade no um dom especial que s algumas pessoas possuem. Voc pode desenvolver sua criatividade se buscar continuamente a informao sobre tudo que o cerca, se tiver sensibilidade para todas as coisas que acontecem sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparncias dos fatos, dos objetos, das pessoas. A inspirao, o "click", o resultado final de muita leitura, observao e anlise. A inspirao o momento em que o arquivo mental entra em ao e abre-se uma gaveta com uma grande idia. Para que esta gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido. Aproveitando as idias do professor Whitt N. Schultz, da Universidade de Buffalo nos Estados Unidos, famosa por seus cursos de criatividade, a Tilibra preparou estas dicas para que voc tenha muitas idias criativas e brilhantes. 1. Saiba que h um tesouro em sua cabea - uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas caractersticas do seu crebro custaria mais do que 3 bilhes de bilhes de dlares. Sabe como se escreve isso? Assim, um trs e dezoito zeros: US$3.000.000.000.000.000.000,00 2. Todo dia escreva pelo menos uma idia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu pas. 3. Escreva seus objetivos especficos de vida. Agora, carregue esta relao no bolso - sempre. 4. Faa anotaes. No saia sem papel e lpis ou algo para escrever. Anote tudo, no confie na memria. 5. Armazene idias. Coloque em cada pasta um assunto. Idias para a casa, para aumentar a sua eficincia no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E v aumentando este banco de dados atravs de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competies esportivas etc. 6. Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que voc observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a ltima vez que voc fosse ver. 7. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faa com que ela se sinta importante. 8. Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que no foi dito. 9. Descubra novas fontes de idias. Atravs de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e at de artigos como este que voc est lendo. 10. Compreenda primeiro. Depois julgue. 11. Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto. 12. Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda voc a realizar seus objetivos. 13. Pense todos os dias. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias. 14. Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas descobrir qual realmente o problema, seno voc no vai achar a soluo. Faa seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com algum sobre a idia, no a deixe morrer. 15. Construa GRANDES idias a partir de pequenas idias. Associe idias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E finalmente, inverta as idias que voc tem.

12 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

16. Evite coisas que enfraqueam o crebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral. 17. Crie grandes metas. Grandes objetivos. 18. Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu crebro: Quem, Quando, Onde, O qu, Por qu, Qual, Como. 19. Coloque as idias em ao. Lembre-se de que uma idia razovel colocada em ao muito melhor que uma grande idia arquivada. 20. Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes idias, os grandes livros, as grandes composies musicais, as grandes invenes foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores. Apenas para confirmar que a criatividade no um dom, mas um potencial a ser explorado sua volta e dentro de voc, vamos ver o que grandes inventores e pensadores escreveram sobre CRIAR: "As pessoas que vencem neste mundo so as que procuram as circunstncias de que precisam e, quando no as encontram, as criam." (Bernard Shaw - Filsofo) "Minhas invenes so fruto de 1% de inspirao e 99% de transpirao." (Thomas Edison - Inventor) "As mentes so como os pra-quedas: s funcionam se estiverem abertas." (Ruth Noller - Pesquisadora da Universidade de Buffalo) "As boas idias vm do inconsciente. Para que uma idia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado." (David Ogilvy - Publicitrio)

Compreenda o processo criativo


Catherine Patrick descreve as fases do processo criativo em seu livro "O que o pensamento criativo".

1. Preparao
a fase de coleta e manipulao do maior nmero de dados e elementos pertinentes a um problema. Ler, anotar, discutir, colecionar, consultar, rabiscar, cultivar sua concentrao no assunto.

2. Incubao
quando o inconsciente entra em ao e, desimpedido pelo intelecto, elabora as inesperadas conexes que constituem a essncia da criao.

3. Iluminao
O momento da gnese da idia, a iluminao ou sntese ocorre para o homem criativo em incubao nos momentos mais inesperados.

4. Verificao
Nesta fase, o intelecto termina a obra que a imaginao iniciou. O criador analisa, julga e testa sua idia para avaliar sua adequao.

13 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

Volta para o ndice

Como Fazer Acontecer


20 Caminhos para um efetivo fazer acontecer
data: 22/02/2000 autor: Tilibra "Coloque as idias em ao. Lembre-se que uma idia razovel colocada em ao muito melhor que uma grande idia arquivada." Em nossa "Dicas Tilibra - Como ser criativo" voc viu, entre as 20 maneiras de ser mais criativo, a recomendao acima. Pesquisas junto a presidentes de empresas reforam a importncia dessa dica. Grande nmero de executivos dizem: "Em nossa empresa muitas pessoas tm idias. Poucas, porm, so aquelas que conseguem fazer as idias realmente acontecerem..." A capacidade de fazer acontecer parece ser, nos dias de hoje fundamental para o sucesso. Seja na escola, no trabalho, na vida. Oscar Motomura, diretor do GRUPO AMANA-KEY, organizao de vanguarda que desenvolve executivos e empresas para os desafios dos novos tempos, parceira da Tilibra em projetos educacionais, preparou as seguintes dicas especialmente para voc. Um presente Tilibra, pois pensar bom. Mas fazer acontecer muito melhor. 1. Visualize com detalhes, como se tudo j estivesse realizado. Imagine com detalhes o estado desejado. Essa imagem cristalina algo que ir naturalmente orient-lo quanto ao que deve ser feito (como comear etc.). 2. D rapidamente o 1 passo. Confie nos "lampejos" que voc tem. Se voc sente confiana interior (no pense em explicar) aja sem hesitao e d o primeiro passo. A natureza far a seqncia acontecer (outros passos seus e de outras pessoas que voc toca no primeiro movimento). 3. Faa tudo "de corpo e alma". No seja "morno" "fazendo por fazer". At o "impossvel" se torna possvel quando nos envolvemos integralmente. 4. Faa tudo com muita boa vontade e prazer. As probabilidades de dar certo aumentam tremendamente quando fazemos tudo com a mente alegre. 5. Seja otimista. No se deixe influenciar pelos cnicos e pelos pessimistas. Ajude a construir o ideal, a cada dia dando o passo do dia. 6. Concentre-se nos seus pontos fortes. Ao invs de se deixar bloquear por eventuais pontos fracos, ancore-se no que voc tem de melhor. 7. Concentre energia. Evite desperdiar energia fazendo as coisas "de forma picada", ou comeando muitos projetos sem nada concluir. 8. Decole e v aperfeioando em pleno vo. Planeje o suficiente. Evite "afogar-se" em "planejamentos que nunca terminam" ou planos que nunca saem do papel. 9. Esteja sempre focado na busca de solues. Use sua energia na busca de solues ao invs de desperdi-la lucubrando somente sobre problemas. 10. Crie condies favorveis. Procure trabalhar as barreiras positivamente at que elas se enfraqueam ou desapaream ao invs de tentar atravess-las fora. 11. Seja natural. No seja derrotado pelo "excesso de esforo". Faa o que tem que ser feito e mantenha a tranqilidade interior. D espao para a natureza tambm fazer a sua parte... 12. Pense sempre nos riscos e nas recompensas. No se deixe imobilizar pelos riscos. Equilibre sempre tentando visualizar as recompensas possveis. Uma vez que o balano lhe parea

14 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

equilibrado, aja conforme sua intuio. Neutralize os "palpiteiros inconseqentes". No se deixe influenciar por "opinies" irresponsavelmente colocadas pelos outros. Aprenda a distinguir conselhos sbios, bem intencionados de comentrios "rotineiramente" jogados pelas pessoas. Evite lucubrar. No desperdice energia lucubrando demais, principalmente se forem especulaes negativas. Ao invs disso, comece a caminhar, mesmo atravs de um pequeno passo. Seja transparente. Nem sequer pense desonestamente pois isso drena sua energia. (J imaginou quanto de energia gastamos, para "proteger" a mentira contada ontem?). Ser transparente multiplica energia. Energia que faz acontecer. Seja generoso. "A generosidade move montanhas". As coisas fluem melhor sua volta porque a generosidade faz agir. "Picuinhas", ao contrrio, imobilizam as pessoas. Aja sempre numa postura ganha-ganha. Evite a postura do tirar vantagem de tudo. Aja pensando em benefcios para todos. As coisas passam a acontecer com mais fluidez. Confie 100% em sua fora interior. Fazer acontecer exige f. Principalmente em si mesmo. essa convico que o deixa solto para fazer o que necessrio. Busque excelncia, sempre. Um fazer acontecer efetivo deve sempre estar ancorado na busca do melhor, do perfeito, do ideal. Quo prximos chegaremos perfeio outra coisa. O alvo, porm, deve sempre ser a perfeio. Chute acomodao e "imobilismo" para longe de voc. A capacidade de fazer acontecer algo para ser aperfeioado pela vida toda. No se acomode. Procure sempre melhorar seu prprio recorde. Volta para o ndice

Saiba relaxar
data: 27/03/2000 autor: Prof. Luis Marins, Ph.D. O mundo de hoje extremamente tenso. A tenso leva ansiedade. A ansiedade traz a tenso, num crculo vicioso dos mais graves para a sade do executivo. Pessoas tensas, nervosas, no conseguem decidir bem. Tm a sua viso do mundo perturbada pela ansiedade e pelo medo do futuro. Pessoas tensas so quase sempre negativas, negadoras e levam esse negativismo para todo lugar, criando um clima desolador de fracasso. preciso saber relaxar. H muitos cursos e livros que ensinam tcnicas de relaxamento. Todas so vlidas. O mundo de hoje exige que nos utilizemos dessas tcnicas. A criatividade no pode ocorrer numa mente tensa. A inovao exige paz, calma. Temos que aprender a reconhecer o valor de nosso subconsciente para podermos vencer os desafios da modernidade. Tire frias. Exija que seu pessoal tire frias. No permita s pessoas que trabalham com voc que sejam "estouradas" de tanto trabalhar e no descansar, no relaxar. No SE permita isso! O que antigamente poderia ser uma virtude (trabalhar sem tirar frias, sem descansar) hoje um crime. As pessoas pensam estar ganhando. As empresas pensam estar ganhando, mas na verdade todos perdem num ambiente onde as pessoas vivem sobrecarregadas de servio e tenso. Os problemas no passaro com a sua ansiedade. Eles s pioraro. A crise no passar porque voc no tira frias h anos. Pense nisso. Relaxe. Sucesso! Volta para o ndice

15 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

Cuidado para no desistir no meio do caminho


data: 24/03/2000 autor: prof. Luiz Marins, Ph.D. Oswaldo Cruz, o grande sanitarista brasileiro, tinha uma frase que sempre repetia aos seus companheiros na luta pelo saneamento bsico brasileiro em sua poca: "NO ESMORECER, PARA NO DESMERECER''. Tenho visto em muitas empresas uma coisa extremamente desagradvel. Muitos projetos comeados, muitas idias iniciadas, muitos programas lanados com grande alarde infelizmente no chegam ao fim. No chegam sequer ao ponto em que se possa avaliar a sua real utilidade. Os diretores, os gerentes, os chefes, os supervisores, as pessoas enfim, desistem no meio da jornada. Param no meio do caminho. Quantos programas espetaculares de Qualidade Total, Defeito Zero e outros como visitas a clientes, a fornecedores, a pontos-de-venda, pesquisas de ndice de satisfao do funcionrio, sistemas de bonificao, cursos, seminrios etc.; comeam na empresa e no tm continuidade. As pessoas desistem antes desses projetos poderem firmar-se, dizer para que vieram, mostrar seus primeiros resultados. H um imediatismo que precisa ser vencido. Tudo, para ser bem-feito, leva tempo. Vejam os programas de Qualidade Total. Eles exigem perseverana, tenacidade, ateno aos detalhes, acompanhamento e envolvimento de todos os diretores, gerentes e pessoal de cpula para que possam dar resultado. E esses resultados nem sempre vm imediatamente. Alm disso, esses programas custam dinheiro, tomam tempo dos executivos. A verdade que quando essas exigncias se mostram absolutamente necessrias, muitas empresas desistem, esmorecem, fracassam. Gostaria que voc se perguntasse e a seu pessoal: Como esto os programas que comeamos? Damos seguimento ao que comeamos? Damos energia, tempo, dedicao aos projetos e programas que iniciamos? Temos comprometimento com esses projetos? Temos tido pacincia para esperar que os resultados apaream? No esmorea. D continuidade. Prestigie. Acompanhe. Tenha calma. Leia os relatrios. Oua as concluses. Vibre com os resultados. Valorize seu pessoal. Seja um exemplo de participao e envolvimento. Sucesso! Volta para o ndice

Dicas para o Sculo 21


data: 22/02/2000 autor: Prof. Luiz Marins, Ph.D. Para voc vencer no Sculo XXI, aqui vo algumas dicas: Acredite em voc! Os jornais, revistas, TVs trazem notcias negadoras e negativas o tempo todo. No dia seguinte, aquela notcia nem ser mais lembrada e voc continuar vivo. Acredite menos nas notcias ruins e mais em si prprio e na sua capacidade de vencer! Esteja sempre pronto para mudar! Daqui para a frente, a nica certeza estvel que teremos a certeza de que tudo vai mudar. No fique preso ao passado! Tenha as trs caractersticas principais das pessoas que vencem:

16 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

1. Seja comprometido com tudo o que fizer; 2. Preste ateno aos detalhes em tudo o que fizer; 3. Faa tudo com comeo, meio e fim, isto , termine as coisas que comea. Aprenda ingls e espanhol So ferramentas fundamentais para vencer. Seja amigvel com computadores. Saiba usar um bom editor de texto, uma boa planilha de clculo, um bom programa de apresentao, um bom programa de banco de dados. Seja amigvel com a Internet. Entre em sites que lhe dem informao atualizada. A informao ser o grande diferencial das pessoas no futuro. Entre no site http://www.commit.com.br para conhecer produtos de motivao e sucesso pessoal e profissional, por exemplo. Conhea sites de universidades. Faa cursos via Internet dentro do seu prprio ritmo. Use e abuse da Internet para vencer! Acredite nisso! Acredite em voc ! Volta para o ndice

Tenha a atitude de aprender sempre


data: 22/02/2000 autor: Tilibra Tenho ficado preocupado com pessoas que conheo h muito tempo, que no fazem um curso, no participam de um seminrio, no lem um livro. Porque so pessoas razoavelmente bem-sucedidas e realizadas, pensam no precisar mais aprender. Esse um grande e perigoso engano! Alm disso, essas pessoas perderam o costume de ouvir. Ficaram to cheias de si e da pretensa sabedoria que pensam possuir, que adotam uma atitude arrogante perante os outros e, principalmente, perante o saber. Essa uma doena grave que pode atingir qualquer pessoa. A atitude de achar que no se tem tempo para participar de um curso, de um seminrio, e que isso coisa s para os outros de uma ignorncia incrvel. Muito cuidado! Veja se voc no est nessa situao. Quando foi o ltimo curso de que voc participou? Quando foi o ltimo seminrio a que voc foi? Qual foi o ltimo livro que voc leu? Voc tem a humildade de reconhecer que ainda precisa aprender muito? Essas so perguntas fundamentais para se vencer os desafios da qualidade e da competitividade dos dias de hoje. Procure no perder nenhuma oportunidade de crescer, aperfeioar-se com a experincia alheia, trocar idias, enfim, aprender. Volta para o ndice

17 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

S no erra quem no faz !


data: 22/02/2000 autor: Prof. Luiz Marins, Ph.D. H pessoas que tm um medo muito grande de errar. Esse medo faz com que elas acabem deixando de fazer muitas coisas, de participar, de lutar, de se envolver. s vezes, o medo de errar to grande que essas pessoas ficam literalmente "travadas" e nem sequer se sentem confortveis ao emitir uma opinio. Pessoas assim esto fadadas ao fracasso. O tempo dos "mornos" realmente acabou. Hoje preciso decidir, fazer, tentar, participar, descer do muro e assumir posies com coragem, lealdade e confiana. Pessoas que no se envolvem, no participam, nada fazem e, portanto, nunca erram, so hoje avaliadas como medocres e, hoje, ningum tem o direito de ser medocre. Errar, no s humano como necessrio. O crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem se fazem muito mais atravs da anlise de nossos erros do que pelo louvor de nossos acertos. preciso ter a coragem de errar. Gostaria de sugerir que voc fizesse uma auto-anlise de seu comportamento com relao ao medo de errar, de fazer. Lembre-se: S no erra quem no faz! Volta para o ndice

Sonhe alto !
data: 22/02/2000 autor: Prof. Luiz Marins, Ph.D. "Sonhar Alto", imaginar-se vencedor, vencendo todos os obstculos que surgem durante a caminhada estudantil e profissional hoje ingrediente fundamental para o sucesso. Pessoas derrotistas, que no sonham ou que sonham "baixo", achando-se sempre prejudicadas, vencidas, no conseguem vencer os desafios de um mundo cada vez mais gil, veloz e competitivo. A atenta leitura das biografias dos grandes homens, dos grandes empresrios e mesmo dos artistas, mostra claramente que um dos mais importantes fatores de motivao de que sempre fizeram uso foi o "sonhar alto". Essas pessoas nunca se conformaram com a pequenez, com a mediocridade, com a derrota. Sempre "viram-se" vencedoras. E a, tornaram-se vencedoras! Numa poca de crise, de dificuldades, o grande perigo que corremos o de nos deixarmos contaminar por esse clima devastador de qualquer sucesso. Pessoas que vivem reclamando de tudo e de todos, pessoas que s prestam ateno s desgraas, pessoas que no conseguem ter uma viso positiva, na verdade, percorrem, com muita rapidez, o caminho do fracasso. Sonhar alto.

18 of 19

6/27/11 2:44 PM

Dicas Tilibra

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comun...

Pensar alto. Agir de acordo com esses pensamentos uma lio que todos devemos aprender e praticar. Pense nisso. Volta para o ndice

A vontade de vencer !
data: 22/02/2000 autor: Prof. Luiz Marins, Ph.D. O homem dotado de inteligncia e vontade. A inteligncia muito importante, pois nos d a capacidade de discernir , distinguir. Mas a vontade que nos faz caminhar, que nos faz vencer. Inteligncia sem vontade no faz o menor sentido prtico. preciso que a cada dia lutemos para vencer os desafios de hoje. preciso que a cada dia lutemos ardentemente para estar em dia com as coisas novas. com a vontade que iremos vencer a preguia e o comodismo. Sinta sempre a emoo de tentar, errar e acertar, s assim voc conseguir vencer os desafios. Lembre-se sempre de que a "vontade" mais importante que a "inteligncia". Se voc "quiser" (realmente com vontade de querer) voc vencer! Direitos Autorais - Copyright Tilibra Pgina principal | Mapa do Site | Pesquisa no Site

19 of 19

6/27/11 2:44 PM

Das könnte Ihnen auch gefallen