Sie sind auf Seite 1von 80

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Todos os Dir eitos Reser vados. Copyri ght 1999. Est em vigor a Lei n. 9.610, de 19/02/ 98, que legisla sobr e Direitos Autorais, que diz que se constitui crime repr oduzir por xerocpia ou outros meios, obras intelectuais sem a Autorizao por Escr ito do autor.

PSICOLOGIA DO ENSINO
Qualidade, eficincia e objetividade!

SUMRIO
I PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM II COMUNICAO HUMANA III ORGANIZAO DA AULA IV PROPSITOS V TCNICAS DE AULA VI AVALIAO DA APRENDIZEM

I PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Aprender um processo de desenvolvimento pelo qual o homem torna-se capaz de se adaptar as experincias do meio. Grande parte do comportamento humano aprendido. Como tambm, difcil pensar num aspecto da existncia humana que no sofra influncia da aprendizagem, como: conhecimentos, habilidades, motivos, emoes, atitudes e preferncias.

1.1

Conceitos 1.1.1 Psicologia da Aprendizagem

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

o ramo da psicologia que estuda o que faz a mente dos alunos com a matria que est sendo ensinada e o relacionamento dos fenmenos de mente com os do conjunto da personalidade do educando. - Psicologia Cincia que estuda o comportamento. - Comportamento Toda reao do organismo em resposta um estmulo. - Estmulo Qualquer varivel do ambiente que provoque uma reao do organismo. - Aprendizagem o processo de mudana do comportamento como resultado da prtica ou experincia, visando a progressiva adaptao ou ajustamento as novas situaes.

1.2
-

Tipos de Comportamento
- Conduta Qualquer comportamento ou atividade observvel. Atitude Comportamento interno no observvel.

1.3

Domnios

Quanto aos resultados dos comportamentos que se deseja obter os propsitos se classificam em domnios, podendo ser: - Cognitivos Refere-se a capacidade intelectual; so propsitos que enfatizam a recordao ou reproduo de alguma coisa j aprendida. Ex.: leitura, clculos, soluo de problemas, etc. - Afetivos So os propsitos que se referem aos sentimentos, emoes, interesses, valores e atitudes. Ex.: interesse por leitura de jornais, gosto por msica, etc. - Psicomotores So os propsitos que enfatizam as atividades fsico-muscular ou habilidades motoras. Ex.: manipulao de materiais ou objetos, pilotar mquinas, avies, etc.

1.4

Nveis Cognitivos Bsicos

O domnio cognitivo abrange propsitos que habitualmente denominamos de conhecimento, capacidade e habilidade intelectual. Nesse aspecto, inclui-se tambm comportamentos ligados memria, ao raciocnio, soluo de problemas, formao de conceitos e ao pensamento criador. Os nveis cognitivos so: conhecimentos, compreenso e aplicao:
4
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Conhecimento o nvel mais simples do domnio cognitivo, pois evoca a memorizao do material aprendido. Entretanto, necessrio que o aluno seja capaz de trabalhar com o contedo memorizado.

Compreenso Os propsitos desse nvel incluem comportamentos ou respostas que representam um atendimento ao que est sendo tratado.

Aplicao Neste nvel, ocorre o que chamamos de transferncia de aprendizagem, por meio do qual o aluno resolve determinadas situaes, utilizando solues j incorporadas a sua bagagem intelectual.

1.5

Condies para a Aprendizagem


So situaes que influem diretamente na ocorrncia da aprendizagem, podendo ser:

internas e externas. 1.5.1 Condies Internas So aquelas relacionadas com os alunos, a saber: - Motivao vontade de aprender, interesse por algo novo desconhecido. - Estado de Alerta ateno a tudo que transmitido ou ensinado. - Habilidade Inicial conhecimento anterior que facilita aprendizagem.

1.5.2 Condies Externas Dizem respeito instruo, so elas: - Tcnicas de Aula instrumentos de ao didtica, a fim de levar os alunos a alcanarem os objetivos de ensino. - Atuao do Instrutor maneira como se relaciona com os alunos. - Ambiente preparao adequada do local onde a aula ser ministrada.

1.6

Tcnicas de Incentivao

Incentivao a maneira pela qual o instrutor procura despertar no aluno, o interesse para o que ser ensinado. As tcnicas de incentivao so:
Correlao com o Real

mostrar ao aluno a aplicao na vida real do assunto a ser ministrado em aula, atravs de um fato ou caso verdico, de preferncia que mostre sua utilidade, usando slides, filmes, transparncias, etc.
5
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Persuaso Oral convencer a turma a prestar ateno na aula usando argumentos

convincentes. Participao Ativa Propor um tema para debater em grupo, relacionado com o assunto da aula, durante um curto espao de tempo (2 a 3 minutos). Insucesso Inicial Quando o assunto for muito fcil ou de conhecimento geral, os alunos tendem a no prestar tanta ateno. Para evitar que isso ocorra, o instrutor pode propor turma um problema de difcil soluo demonstrando o pouco conhecimento dos alunos na matria a ser ensinada. xito Inicial O instrutor prope questes ou problemas de fcil soluo demonstrando que a matria no de difcil compreenso. Comentrios de Texto Leitura ou comentrios de textos atuais, que tratem do assunto discutido em aula. Competio o estabelecimento de uma competio entre os alunos ao final da aula, atravs de perguntas, oferecendo-lhes recompensas e prmios, destacando-se aqueles que mostrarem maior conhecimento do assunto.

II COMUNICAO HUMANA
A comunicao humana nasceu, provavelmente, de uma necessidade que se fez sentir desde os mais primitivos estgios da civilizao. Desde o momento em que os homens passaram a viver em sociedade, seja pela reunio de famlias, ou pela comunidade de trabalho, a comunicao tornou-se imperativa. Isto porque, somente atravs da comunicao, os homens conseguem trocar idias e experincias.

2.1 Conceito
6
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Comunicao Humana o processo pelo qual os homens se relacionam, transmitindo e recebendo idias, impresses e imagens.

2.2 Elementos Indispensveis Comunicao


- Transmissor aquele que transmite. - Receptor aquele que recebe. - Mensagem o que temos a transmitir. - Canal ou meio processo usado na transmisso da mensagem. - Cdigo linguagem utilizada (deve ser comum as pessoas que se comunicam).

2.3 Aspectos da Comunicao Oral


2.3.1 Voz emisso de sons a) Caractersticas - Tonalidade grau de acuidade ou gravidade da voz. Caracterstica que identifica a voz normal, aguda ou grave. - Inflexo modulao da voz (variao da tonalidade). Caracterstica que o instrutor utiliza para evitar o mesmo tom de voz durante muito tempo provocando desinteresse ou sono nos alunos. - Timbre caracterstica que permite distinguir uma voz da outra. - Intensidade fora com que o som produzido. o grau de audibilidade da voz, usado para maior ou menor distncia. - nfase variao da intensidade da voz.

2.3.2 Fala transmisso do nosso pensamento.


a) Caractersticas - Ritmo cadncia da fala (velocidade em que falamos). Normal entre 75 a 100 palavras por minuto (ppm). Lento abaixo de 75 ppm. Rpido acima de 100 ppm. - Articulao emisso completa dos fonemas de uma palavra. - Correo de Linguagem falar corretamente, sem erros ou vcios de pronncia. - Fluncia facilidade de expressar-se de forma concatenada (organizada).
7
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

2.4 Tipos de Linguagem


So cinco as formas ou maneiras das pessoas se relacionarem. A saber: - Culta linguagem falada por pessoas de nvel elevado. Ex.: mdicos, cientistas, engenheiros, etc. Obs.: pode tornar-se pedante, pois o seu entendimento constitui privilgio de poucos. - Coloquial a linguagem espontnea, usada para satisfazer as necessidades vitais do falante. a linguagem cotidiana que comete pequenos, mas perdoveis deslizes gramaticais. - Vulgar linguagem prpria das pessoas sem instruo. natural, colorida, expressiva, livre de convenes sociais. Infringe totalmente as convenes gramaticais. - Regional circunscrita regies geogrficas. Tem um patrimnio vocabular prprio, tpico de cada regio. - Grupal uma linguagem hermtica, porque pertence a grupos fechados. Exemplos: expresses tcnicas, para as cincias e as profisses, gria para grupos, como: policiais, estudantes, jovens, etc.

2.5 Barreiras Verbais


So obstculos efetividade da comunicao humana, provocados por palavras ou expresses capazes de despertar antagonismos. So inconscientes, pois no nos damos conta de sua ocorrncia.

2.5.1 Principais Barreiras Verbais


- Expresses ou palavras que se repetem excessivamente durante exposio. Ex.: N, CERTO, T, OK, , VIU, etc.
- Certos vcios de linguagem e defeitos de pronncia. Ex.: SASTIFEITO, FRAMENGO, MORTANDELA, POBREMA, etc. - Palavras srias ditas em tom jocoso. Ex.: EXCELNCIA, COMANDANTE, PATRO, etc. MESTRE, AUTORIDADE,

- Palavras e expresses excessivamente familiares. Ex.: PRIMO, MEU IRMO, MEU FILHO, COMPANHEIRO, etc. - Palavras que fazem referncia a defeitos ou caractersticas fsicas (depreciativamente). Ex.: GORDUCHO, TAMPINHA, CARECA, BAIXINHO, GAGUINHO, etc.
8
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

- Uso excessivo de grias. Ex.: ISSO A XAR, FALOU MALANDRAGEM, TUDO BEM CARA, OI MALANDRAGEM, etc. - Palavras que constituem flagrante desafios. Ex.: QUERO VER SE VOC CAPAZ, DUVIDO QUE RESPONDA ISSO AQUI, etc.

2.6 Apresentao Corporal


Diz respeito a apresentao e caractersticas do instrutor durante sua permanncia em sala de aula, a saber: - Contato Visual O instrutor deve olhar francamente para os alunos, procurando verificar tudo que ocorre na sala, evitando com isso que os alunos durmam, conversem ou faam coisas alheias a aula. - Aparncia Maneira de se vestir (cabelo cortado, barba feita, sapato engraxado, etc.). - Postura Posio do Corpo. O instrutor deve manter uma postura, ereta e no arqueada. No deve tambm debruar-se, permanentemente, sobre o plpito, pois pode passar a idia de cansao. - Fisionomia Expresso do rosto do instrutor. Este no deve se apresentar to risonho a ponto de provocar risos constantes na turma ou com fisionomia muito fechada bloqueando possveis perguntas do aluno. - Movimentao O instrutor deve deslocar-se constantemente alternando sua posio para obter permanentemente a ateno da turma. - Gesticulao Movimento adequado dos braos e das mos. O instrutor deve ter cuidado ao moviment-los para no provocar gestos desconexos ou obscenos.

III ORGANIZAO DA AULA


o roteiro que o instrutor deve seguir para que uma aula seja ministrada corretamente e se alcance os objetivos da aprendizagem. Este planejamento dividido em fases e etapas.

3.1 Fases da Aula - Preparao todo perodo que antecede a aula e envolve os seguintes procedimentos do instrutor. Consulta ao currculo do curso;
9
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Seleo das fontes de consulta; Estudo do assunto; Verificao do local onde a aula ser ministrada; Seleo dos recursos instrucionais; e Elaborao do Plano de Aula.

- Execuo Fase em que o instrutor coloca em prtica seus plano de aula, estimulando a participao dos alunos em todo o seu desenvolvimento, que compreende 5 etapas: introduo, explicao, aplicao, verificao e sumrio.

- Anlise Fase da aula que tem como objetivo aprimorar o desempenho do instrutor. Deve ser realizada imediatamente aps a aula atravs da auto-avaliao, ou durante a aula, por avaliador qualificado.

3.2 Etapas da Aula So etapas a serem cumpridas durante a fase de execuo, momento em que o instrutor entra em sala de aula para ministrar o assunto para o qual se preparou.

3.2.1 Introduo Destina-se a apresentar o assunto de modo a preparar o aluno e despertar o seu interesse, possui 6 itens, e ocupa 10% do tempo de aula. Itens da Etapa de Introduo: - Apresentao O instrutor se apresenta para a turma. Quando for uma aula seqenciada, este item pode ser omitido. - Resumo da Aula Anterior feito um breve resumo da aula anteriormente. Caso a aula tenha sido ministrada com assunto e instrutor diferente, faz-se apenas uma meno ao ttulo da aula anterior. - Ttulo da Aula O instrutor anuncia para a turma o ttulo da sua aula. - Tpicos O instrutor apresenta o assunto a ser ministrado dividindo-o em tpicos. - Propsitos Comportamentos que o instrutor procura despertar a ateno e o interesse dos alunos, utilizando uma ou mais tcnicas de incentivao, conforme descrito no item 1.6.

10

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

3.2.2 Explicao a aula propriamente dita, momento em que o instrutor explica realmente o assunto. Tem uma durao de 60% do tempo da aula.

3.2.3 Aplicao Etapa da aula em que os alunos praticam o que aprenderam na explicao, atravs de exerccios (essencialmente prticos) propostos pelo instrutor, esta etapa tem a durao de 10% do tempo da aula.

3.2.4 Verificao Destina-se a avaliar ou verificar o grau de aprendizagem dos alunos, atravs de testes, perguntas orais ou tarefas e ter durao de 10% do tempo da aula.

3.2.5 Sumrio a etapa em que se realiza uma reviso dos pontos mais importantes da aula e so repetidos os aspectos que geraram dvidas, de modo a reforar a aprendizagem e ter a durao de 10% do tempo da aula.

3.3 Plano de Aula


O Plano de Aula o roteiro / planejamento de trabalho do instrutor, sendo de suma importncia a sua elaborao para consulta posterior. Possui as seguintes caractersticas: constitui um guia detalhado para o instrutor; assegura um planejamento e preparao cuidadosa; seleciona o assunto a ser ensinado; elimina a improvisao negativa; liga cada aula anterior e subsequente; serve de base reviso do currculo; e inspira confiana ao instrutor novo.

3.4 Esquema da Organizao da Aula

IV PROPSITOS
Se o instrutor deseja ter xito naquilo que se prope a ensinar, precisa definir com exatido o que realmente pretende, onde quer chegar, e o que esperaIncentivao de seus alunos. Para tal, deve fixar suas metas e descrever os resultados almejados.
11
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

4.1 Conceito O propsito de uma aula o comportamento que o instrutor espera que o aluno apresente ao final da mesma como resultado de sua aprendizagem. Logo, o propsito deve indicar uma conduta esperada do aluno.

4.2 Importncia dos Propsitos Os propsitos so a base de todo o trabalho do instrutor pois permitem: orientar a direo da aprendizagem; ativar a fixao; selecionar os recursos de incentivao; gerar provas e exerccios; e conduzir a avaliao e a recuperao.

4.3 Cuidados na Elaborao - Indicar um comportamento observvel, ou seja, uma ao que o aluno apresentar ao fim da aula. - Utilizar um verbo que determine a conduta do aluno. - Redigir um verbo no modo infinitivo, indicando a ao que o aluno no a do instrutor. - Cada propsito deve conter uma nica ao. - Os propsitos devem estar coerentes com o tempo e recursos disponveis. - Evitar o uso de palavras inteis e verbos ambguos. Em resumo, os propsitos devem ser: precisos, concisos e claros.

4.4 Nveis dos Propsitos So aqueles em que os verbos pode ser utilizados na elaborao dos propsitos: - Conhecimento Esto baseados na memorizao e comportam vrios graus de complexibilidade, desde uma simples informao isolada, como uma data ou um nome, at o conhecimento de teorias. Ex.: citar, identificar, listar, descrever, etc. - Compreenso Nvel baseado no entendimento e inclui a translao (passagem de uma mensagem de uma linguagem para outra), a interpretao (envolve o entendimento de inter-relao das partes ou estruturas da mensagem) e a extrapolao (envolve predicao de conseqncia da mensagem). Ex.: distinguir, traduzir, relacionar, interpretar, expor, etc.

12

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

- Aplicao Envolve a utilizao dos nveis de conhecimento e compreenso. Refere-se a capacidade de usar um material aprendido em situaes novas e concretas. Inclui a aplicao de regras, mtodos, conceitos, princpios, leis, teorias, etc. Ex.: aplicar, resolver, manusear, demonstrar, calcular, operar, empregar, etc. - Anlise Envolve o desdobramento do material em suas partes construtivas, a percepo de suas inter-relaes e os modos de organizao. Ex.: analisar, decompor, comparar, categorizar, detalhar, etc. - Sntese Envolve a organizao de contedos trabalhados nos nveis de conhecimento, compreenso, aplicao e anlise. a capacidade de combinar as partes para formar um todo. Ex.: sumariar, sintetizar, explicar, esquematizar, determinar, etc. - Avaliao o nvel mais elevado, implica em atividades de julgamento, o uso de critrios e de padres que permitem apreciar o grau de preciso, efetividade, economia ou insuficincia de pormenores. a capacidade de julgar o valor de um material. Ex.: julgar, validar, estimar, criticar, fundamentar, etc.

V TCNICAS DE AULA
5.1 Conceito
So instrumentos de ao didtica, que tm a finalidade de levar o aluno a alcanar os propsitos do ensino. Elas representam as estratgias instrucionais aplicadas com o objetivo de provocar as modificaes comportamentais desejveis no aluno.

5.2 Tipos de Tcnicas


5.2.1 Estudo Dirigido , tambm, uma auto-instruo, caracterizada por um estudo de texto, acompanhado de um QUESTIONRIO DE ORIENTAO, constitudo de perguntas RELEVANTES em relao ao referido texto. Esse questionrio, tal como seu nome indica, serve apenas para orientar o aluno, no como verificao. 5.2.2 Estudo de Caso Caracteriza-se por uma situao problema, exposta atravs de textos ou, oralmente, pelo instrutor. 5.2.3 Instruo Programada uma auto-instruo, em que o aluno NO depende do professor / instrutor.

Caracteriza-se por uma espcie de caminho que o aluno trilha, obedecendo instrues previamente programadas em livros ou textos. necessrio uma
13
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

conscientizao muito grande pois, ao ser detectado um erro, deve o aluno voltar ao incio do texto para refazer toda a leitura, at que no haja quaisquer erros e o aluno possa chegar ao final do texto, sedimentando toda a aprendizagem adquirida. 5.2.4 Dinmica de Grupo Caracteriza-se pela participao e integrao dos alunos de uma turma, atravs de busca conjunta de solues. Propostas pelo instrutor. A Dinmica de Grupo subdivide-se em:

a) Tcnicas de Trabalho em Grupo


Painel Integrado - Painel Progressivo Painel Regressivo - Grupo de Questionamento

b) Tcnicas de Debates
Jri simulado - Dramatizao (Roleplaying).

c) Tcnicas de Criatividade
Brainstorming (Tempestade Mental).

5.2.5 Exposio Oral O instrutor expe o assunto oralmente, utilizando (ou no) meios auxiliares de ensino. caracterizada pela grande quantidade de informaes em pouco tempo.

5.2.6 Demonstrao Prtica e Aplicao Prtica Caracteriza-se pelo desenvolvimento de habilidades psicomotoras dos alunos, acompanhando o instrutor em operaes de equipamentos, atividades de laboratrio, etc.

14

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

VI AVALIAO DA APRENDIZEM
O crescimento profissional do instrutor depende de sua habilidade em garantir evidncias de avaliao informaes e materiais, a fim de melhorar constantemente o ensino e a aprendizagem do aluno. A avaliao, pode servir ainda, como meio de controle de qualidade, para assegurar que cada ciclo novo de ensino-aprendizagem alcance resultados to bons ou melhores que os anteriores.

6.1 Definio

Avaliao da aprendizagem o processo sistemtico, contnuo e integral destinado a verificar at que ponto os propsitos foram alcanados.

6.2 Tipos de Avaliao

- Diagnstica (antes) Envolve a descrio, a classificao e determinao do valor de algum aspecto de comportamento do aluno. Atravs desta avaliao, determina-se o grau em que o aluno domina os objetivos previstos para iniciar um curso, como tambm, so constatados interesses, possibilidades, necessidades, de modo a ajustar o aluno as suas potencialidades. So verificadas, tambm, insuficincias e problemas especficos de aprendizagem. - Formativa (durante) Tem como funo principal fornecer informaes sobre o desenvolvimento de um curso, enquanto est se desenvolvendo o processo de aprendizagem, tendo em vista aperfeio-lo ou corrigir os erros verificados na sua execuo. Deve devolver-se com base num planejamento previamente elaborado, onde so definidos os propsitos do ensino, estabelecimento das tcnicas de aprendizagem e previso dos recursos necessrios. - Somativa (ao final) um processo de descrio e julgamento para classificar os alunos ao final de uma unidade, disciplina ou curso; segundo nveis de aproveitamento, expressos em graus (notas) ou conceitos. realizado aps a concluso de um programa instrucional, com a finalidade de possibilitar concluses sobre o sucesso ou no da instruo, podendo tambm ser chamada de classificatria ou seletiva. A avaliao um meio para alcanar fins e no um fim em si mesma. O uso apropriado dos instrumentos de avaliao requer consci6encia de suas limitaes e

15

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

possibilidades. Os instrumentos de avaliao mais utilizados no ensino so: PROVAS, TESTES e TRABALHOS.

6.3 Tipos e Caractersticas das Provas 6.3.1 Tipos de Prova - Escrita Objetiva. Discursiva: Oral, Prtica e Mista.

6.3.2 Prova Escrita Objetiva aquela cujas questes admitem uma nica resposta, sendo seu julgamento impessoal, permitindo uma correo justa e imparcial.

6.3.3 Prova Escrita Discursiva a prova em que o aluno tem liberdade de elaborar o contedo das respostas e a forma de redigir, cabendo ao instrutor o julgamento baseado em critrios pr-estabelecidos.

6.4 Comparao entre Provas Escritas (Objetivas e Discursivas)

Aspectos

Objetivas

Discursivas

Preparao

Demorada

Rpida

Abrangncia

Examina todo assunto

Examina parte do assunto


Difcil, menos precisa, demorada, sujeita a parcialidade

Correo Fatores que interferem nas notas

Simples, precisa, rpida e imparcial

Acerto ao acaso

Capacidade de redao

6.5 Qualidade de uma Prova

A prova bem elaborada possui quatro qualidades: - Validade Significa medir o conhecimento previsto para o aluno saber.
16
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

- Objetividade As questes devem ser PRECISAS, CLARAS, CONCISAS e OBJETIVAS. - Abrangncia A prova deve conter questes sobre o programa, sem restringi-las a uma rea especfica. - Discriminao A prova deve, normalmente, permitir discriminar os bons alunos, dos mdicos e dos fracos. A dificuldade deve ser relativa prpria matria e no criada pelo organizador da prova. Tambm no significa que em todas tenham que haver alunos ruins. Existem casos em que todos os alunos podem obter altos resultados, o que alis o desejvel.

6.6 Fatores a considerar na escolha do Tipo de Prova Objetivos Recursos Materiais Tempo e nmero de alunos

6.7 Planejamento de uma Prova o roteiro a ser seguido na sua elaborao, pois uma prova no um amontoado de questes e os seguintes critrios devem ser observados durante sua montagem: Seleo de contedos e propsitos; Seleo dos tipos de questes a serem elaboradas; Apresentao das questes numa seqncia crescente de dificuldade; Previso do tempo de durao; e Estabelecimento dos critrios de correo.

17

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

BIBLIOGRAFIA
1. AIRES, Antnio Tadeu, Como tornar o Ensino Eficaz CPAD,RJ, 94. 2. FORD, Leroy, Ensino Dinmico e Criativo, Juerp, RJ,1985. 3. ZBOLI, Graziela, Prtica de Ensino e Subsdio para a atividade docente. tica. So Paulo, 19991. 4. MENDES, Eunice e Costacurta L. A. Junqueira. Falar em Pblico: Prazer ou Ameaa? Qualitymark, Rio de janeiro, 1997. 5. LEIBE, Jorge, S. Pereira. Escola Dominical Editora FATUN RJ Brasil 98. 6. LEIBE, Jorge, S. Pereira. Planejamento Educacional Editora FATUN RJ Brasil 99.

18

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Esta pequena obra no tem a pretenso de esgotar o assunto, muito pelo contrrio, reconhecemos que a Historia da Igreja muito mais ampla do que o exposto abaixo; todavia o nosso alvo so aqueles que ainda no tiveram a oportunidade de se aprofundarem no assunto, mas querem ter alguma base; e para os que j foram mais adiante uma oportunidade para relembrar ou atualizar-se.

Todos os Direitos Reservados. Copyright 1999. Est em vigor a Lei n 9.610, de 19/02/98, que legisla sobre Direitos Autorais, que diz que se constitui crime reproduzir por xerocpia ou outros meios, obras intelectuais sem a Autorizao por Escrito do autor.

HISTRIA DA IGREJA
Quando a f mais forte do que fora.
Saiba como e porque se deu Reforma Protestante. Entenda a razo da venda das indulgncias. Veja algumas da 95 teses de Lutero.

HISTRIA DA IGREJA Introduo


Motivos para estudar a Histria da Igreja. 1. Animar a nossa f e consagrao pelo brilhante exemplo dos fiis de todos os sculos anteriores. 2. Ver como a Palavra de Deus tem sempre triunfado, mesmo perante todos os esforos do maligno. 3. Compreender como a verdadeira f evanglica veio de Cristo at ns. 4. Tirar proveito da experincia da Igreja do passado para resolver problemas atuais.

I - A PREPARAO PARA A IGREJA


Cristo veio na plenitude dos tempos. Trs naes preparadas: 1. A nao judaica, que j possua a religio mais pura do mundo antigo e que guardava os orculos de Deus, as Escrituras Sagradas do V.T., esperando o Messias por estar prometido. 2. A Grcia, com sua lngua e capacidade de pensar.
19
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

3. O Imprio Romano, a sua organizao e cidadania, as suas boas comunicaes e a Pax Romana.

II - A IGREJA CRIST
Igreja: 1. Visvel todos os crentes (ICo 12.28). 2. Invisvel todos os salvos (Hb 12.23). A Histria da Igreja somente trata do primeiro caso, o segundo caso foge ao alcance do homem. 1. Nascimento e batismo da Igreja: Sobre o nascimento da Igreja, tem se dito at, que, a disposio de Abel, em oferecer a Deus, das primcias do seu rebanho (Gn 4:4), esta histria configura a existncia da Igreja. Tambm se diz que a obedincia de Abrao, e submisso ordem de Deus, (Gn 12) seria evidncia desta realidade. A chamada dos primeiros discpulos, por Jesus Cristo, 3 anos antes do Pentecostes (Jo 1), constitui evidncia maior do estabelecimento da Igreja, sendo o Pentecostes o batismo da Igreja. O nmero aumentou surgindo sria crise (Jo. 6:66). Foram nomeados os primeiros oficiais os 12; organizadas as primeiras misses (Mt. 10 e Lc. 10); a Liturgia primitiva, a orao do Senhor a nica usada pelos Apstolos; a instituio dos dois sacramentos; os germes do credo apostlico (Mt. 16:16,17; 28:19). O Mestre continua junto com a Igreja. Aps a ressurreio, lemos de uma reunio de membros, cujo nmero elevava a mias de 500 (ICo.15:6). Uma Assemblia de crentes em Jerusalm, continha 120 pessoas (At.1:15). O Esprito veio a Igreja com sinais exteriores: vento impetuoso atividade; lnguas de fogo luz e santidade; louvores e pregao em vrias de lnguas; transformao de fracos em fortes; covardes em corajosos, ignorantes em oradores e lderes. A Igreja multiplicou-se por aqueles que aceitaram o batismo cristo, a crena na ressurreio, segunda Pessoa da Trindade, oraes em comum, partir do po, comunho de bens, pureza e a instituio dos diconos. 2. A primeira perseguio: a) Oposio dos ancios e sacerdotes judeus; b) A libertao sobrenatural da priso de Pedro - o conselho de Gamaliel; c) A preparao de Estevo, o primeiro mrtir cristo, reabre a perseguio at a converso do inimigo, do inimigo n 1 do Cristianismo, Saulo de Tarso Paulo (37 d.C.). 3. A primeira comunidade crist gentlica: a) A idia original era estabelecer uma Igreja composta de judeus, sendo Jesus o Messias. b) Pedro teve viso para admitir pelo batismo o proslito Cornlio (At. 10). c) Em Antioquia foram os discpulos chamados cristos pela primeira vez (At. 11:26). 4. A mais antiga controvrsia da Igreja e Conclio: a) Barnab reconheceu a Igreja de Antioquia, composta de gentios, mas no houve aprovao geral (At. 13:42-52). b) Um grupo defendia a idia do que a circunciso e a obedincia lei Mosaica eram necessrios a salvao. c) Essa questo obrigou a convocao do 1 Conclio de Jerusalm, que resolveu sancionar a liberdade da parte dos gentios, no os obrigando s prticas judaicas. Na
20
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

discusso dessas questes ocorreram acirrados debates, obrigando Paulo a reagir vrias vezes (Gl.2:11,13 e 3). 5. A primeira perseguio imperial: No princpio a perseguio aos cristos, com excees raras, partia dos judeus, com a aprovao das autoridades romanas. A primeira grande perseguio imperial foi a de Nero (64-66 d.C.), mandou incendiar a cidade de Roma com intento de reconstru-la com grande magnificncia promovendo a prpria glria, mas atribuiu aos cristos a culpa, cujas idias da destruio do mundo pelo fogo, pareciam justificar (II Pe 3). Os jardins de Nero, ocupados hoje pelo palcio do Vaticano, foram palco dos mais horrveis crimes praticados contra os cristos, conforme narrativa de Tcito, o historiador romano. Uns foram crucificados, e outros tendo os seus corpos cobertos de peles de animais ferozes, foram atacados pelos ces, outros cobertos de matria inflamvel, foram feitos tochas para iluminar os campos de jogos. Paulo foi preso e levado a Roma onde ficou na famosa priso mamertina, e executado em 65 d.C. atribudo a Roma o local do martrio de Pedro, mas no h provas disso. As lendas de sua crucificao de cabea para baixo, so tradies que s aparecem no 3 sculo. Assim tambm o que se refere ao seu tmulo no Vaticano, com os seus pretensos ossos. No ano 70 foi destruda Jerusalm (separao dos crentes), pelos romanos. Como os judeus convertidos ao cristianismo se recusaram pegar em armas contra Roma, ento foram expulsos das Sinagogas. A separao entre cristos e judeus permanecem at hoje.

III - O

MUNDO EM QUE A IGREJA NASCEU

1. Religies: a) Do Estado encorajadas pelos imperadores romanos. b) Do misticismo orfismo culto de Isis, Serpio, Osiris, Mtros. Tinham aparncia superficial com o Cristianismo. 2. Filosofia O EPICURISMO e o Estoicismo no satisfaziam o corao. 3. Moralmente tambm no havia quem ajudasse. A literatura pinta a cena mortal em negras cores.

IV - O PERODO APOSTLICO
O desenvolvimento da Igreja registrado no Novo Testamento. No Livro de Atos vemos o desenvolvimento da Igreja de acordo com os ensaios de Cristo e a liberdade do Esprito Santo. O evangelho foi pregado ao judeu primeiro, depois ao gentio. O testemunho foi dado em Jerusalm, em Samaria, e depois nos confins da terra. Destacam-se os seguintes passos importantes: 1. A funo da Igreja no dia de Pentecoste. 2. As primeiras converses (cap. 2). 3. A instituio dos diconos (cap. 6). 4. O primeiro martrio (cap. 7).
21
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

5. O convite evanglico aos gentios (cap. 10). 6. Misses de Paulo e Barnab. 7. O conclio de Jerusalm (cap. 15). Este libertou os crentes do jugo pesado do Judasmo. As consideraes dos participantes foram governadas pelos seguintes fatos: a) A experincia pessoal de obreiros consagrados (15:7-12). b) O testemunho da palavra proftica (15:14-18). 8. O evangelho pregado na Europa (cap. 16). A evangelizao prosseguiu sempre, comeando em Jerusalm, passando por Samaria, e ento para as partes mais distantes, de acordo com o mandato de Cristo (At 1). Paulo e seus companheiros empreenderam extensas viagens missionrias. a) Dois anos na sia Menor; b) Trs anos na sia e na Europa; c) Trs anos visitando e confirmando as Igrejas fundadas. Alm das visitas, as novas Igrejas seriam ajudadas por meio de cartas apostlicas. Estas tiveram uma grande influncia na vida dos crentes.

V - O CRESCIMENTO DAS HERESIAS


As heresias que predominavam eram de trs tipos: 1. As que encorajavam a perverso da graa. Ex. Hemenaio e Fileto. 2. As que exigiam ritos e observncia judaica. Ex. Ebionismo Judaizantes. 3. As que traziam as confuses do misticismo pago. Ex. Gnosticismo. Tais heresias, cujo aparecimento foi predito por Cristo e seus apstolos, foram vigorosamente combatidos por todos eles. Conta-se em Atos do encontro entre Pedro e Simo, o mago, o grande enganador gnstico. A tradio relata que o apstolo Joo, v o herege gnstico Cerinto entrar nos banhos pblicos de feso, Ele saiu de l, no querendo encontrar com um homem cujos ensinos tanto desprezava (marciano 144 d.C). Criou uma Igreja baseada no dualismo gnstico acptico. Esses ensinamentos errneos parecem que esto retornando as igrejas em nosso tempo atravs de doutores, apstolos, bispos ou homens de conhecimentos profundos como dizem alguns que os seguem.

VI - ENCERRAMENTO DA ERA SUB-APOSTLICA UBPolicarpo, bispo de Esmirna, foi o ltimo eminente discpulo contemporneo de Joo e talvez fosse presbtero da Igreja naquela cidade, quando recebeu do apstolo a mensagem: S fiel at a morte e te darei a coroa da vida (Ap.2:10). A Policarpo se aplica devidamente esta exortao. No exerccio de quase meio sculo de ministrio, sofreu o martrio sob Antonio Pio, que a semelhana de seus precursores, Trajano e Adriano, dotados de nobres princpios de clemncia e justia; tinham j idia firmada na opinio pblica de que o Cristianismo era uma religio ilcita, no se
22
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

aventurando como os outros a tentar dissolv-la, procurando, todavia nenhuma perseguio oficialmente. Desordens contra as comunidades foram suspensas e acusaes contra indivduos, careciam de fundamentos legais. Durante esse perodo (100-155 d.C.), em regra, a perseguio se limitou a casos de animosidade pessoal, motivos de interesses contrariados, ou erupes de fanatismo popular, em determinadas localidades. O fato de Policarpo, bispo proeminente, permanecer muito tempo sem ser molestado, demonstra que o Imprio a essa altura, no tinha a menor inteno de oprimir a Igreja.

VII - O MARTRIO DE POLICARPO


A ocasio provvel da perseguio em que teve lugar o martrio de Policarpo, foi um grande terremoto em Esmirna, dois ou trs anos antes. Tais desastres eram popularmente atribudos ira dos deuses e isso provocou a hostilidade contra a impiedade crist. Esta onda anticrist, foi aumentada pelos numerosos judeus da cidade, pelos sacerdotes pagos, cujos templos, o ministrio de Policarpo havia prejudicado em ofertas e adoradores e bem assim todos os que estavam ligados indstria e comrcio de imagens e objetos de culto pago, afetados pelo progresso da f crist. Um registro antigo descreve a priso e condenao de Policarpo; a sua retirada da cidade, contra a vontade, por insistncia do rebanho a seu cuidado pastoral, quando se eclodiu a perseguio, a sua calma na hora da rendio nas mos dos perseguidores, trado em seu refgio rural, diante do julgamento uma voz desconhecida e misteriosa, provavelmente de algum amigo no meio da multido, mas parecendo a muitos, uma voz vinda do cu, bradou: S forte, Policarpo e porta-se como homem, o apelo misericordioso do governador ao venerando servo de Deus, que levasse em considerao a sua avanada idade; jurando lealdade a Csar, apostatando a sua f em Cristo, como preo de sua liberdade imediata, recebeu a pronta e memorvel recusa nos seguintes termos: Durante 86 anos, servi a Cristo e Ele nunca me falhou em nada, como posso eu agora rejeitar o meu Rei e Salvador?. J estavam preparados espetculos sangrentos no anfiteatro, foi porm, atendido o pedido para que Policarpo morresse queimado, sendo ento amarrado no poste de suplcio. Para os cristos que assistiam a essa cena horrvel, as chamas pareciam formar uma aurola de ouro em volta da cabea do mrtir espada, criando-se da a crena, que depois tornou-se lenda que o fogo se recusar a queimar o corpo de Policarpo, o grande heri, o santo de Deus. Assim como a morte de Joo marcou o fim da era apostlica, tambm o martrio de Policarpo assin-la o encerramento da era sub-apostlica, perodo quando a Igreja era dirigida por companheiros dos apstolos.

23

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

VIII - A DIFUSO DO CRISTIANISMO


Atravs do Imprio Romano, nesta altura a difuso do Cristianismo estava virtualmente concluda. Poucos anos antes da morte de Policarpo, um escritor cuja experincia como viajante aumenta o peso de seu testemunho Justino Mrtir, declarou com exagero retrico, mas presumivelmente no sem slida base de fato que, no havia mais qualquer raa que no fizesse suas oraes no nome de Jesus crucificado. Compare a realidade do texto acima com a dos nossos dias. Como ensinador e Diretor de um Instituto Bblico devo alertar que a Igreja do nosso tempo tem falhado em sua tarefa de anunciar Cristo ao mundo, mesmo com todas as facilidades da era moderna.

IX - AS CRUZADAS (1095 - 1291)


A As peregrinaes dos cristos Terra Santa era poderosa fonte de mrito. B Houve agresso dos turcos (novos senhores do imprio islmico) contra os peregrinos. C Tambm o amor pela aventura e a guerra e o desejo de ganhar prestgio, proveniente do cavalheirismo fez muitos tomar a cruz, isto , tomar parte numa cruzada. As cruzadas foram iniciadas pelos papas, Gregrio IX, prometeu perdo dos pecados a todos quantos fossem participar das cruzadas. RESULTADOS DAS CRUZADAS: 1 Aumento das terras e das riquezas da Igreja. 2 Aumento do prestgio da Igreja. 3 Aumento do esprito de intolerncia para com os hereges. 4 Deu origem a inquisio.

X - MOVIMENTO PARA REFORMA


A tremenda corrupo do clero e da Igreja em geral, motivou vrios movimentos de reformas. Exemplo: 1 Os Valdenses Peter Valdo, rico negociante de Leo, na Frana, movido pela leitura do evangelho Mateus. Outros seguiram, aps pouco tempo foram excomungados, pois usavam a Bblia na lngua do povo, e as Escrituras eram contrrias s prticas da Igreja daquela poca. Apesar de muita perseguio, sendo sempre caados pela Inquisio, fundaram igrejas evanglicas por toda Europa Ocidental. Valdo pregou tambm na Bomia onde nos dias de Hussia iria perecer. 2 Os irmos Estes realizavam cultos na lngua do povo. Amavam muito a Bblia, da qual possuam muitas cpias de traduo. Existiam grupos destes crentes por toda Europa. Correspondiam entre si e realizavam trabalhos em conjunto. Tanto eles como os
24
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Valdenses, realizavam muito trabalho missionrios, porm, em segredo por causa da perseguio existente (A Inquisio). PREPARAES PARA A REFORMA 1 O escritor Ockham, escreveu contra a supremacia temporal do Papa, lanando dvidas sobre a infalibilidade papal. 2 Dante, denunciou os males do papado. 3 Petrarca, denunciou a corte de Avinho. 4 Wycliffe, foi padre de Lutteworth na Inglaterra. Usando a Bblia como base, atacou a transubstanciao e todo o sistema da Igreja Medieval. Os Lolardos eram seguidores de Wycliffe, e pregavam o evangelho por toda parte da Inglaterra. 5 Joo Huss (1373-1415). Era sacerdote em Praga onde foi um grande pregador. Era um grande estudioso dos ensinos de Wycliffe, e ensinava que o Novo Testamento, como a Lei de Cristo, guia suficiente para a vida da Igreja. No Conclio de Constantinopla em 1415 foi condenado morte na fogueira.

XI - RENASCENA
Trouxe um despertamento geral entre os povos em relao s possibilidades do mundo, que assim ficou caracterizada: a) Inclinao pela literatura e pesquisa da antigidade. b) Progresso nas descobertas geogrficas (As Amricas). c) Como resultados da Renascena, deu-se o alargamento da viso. As obras da Igreja primitiva foram lidas e comparadas com os credos da igreja contempornea. A Bblia foi estudada nas lnguas originais, e a diferena entre o Evangelho e a Igreja Romana aos seus ensinos e prtica, ficou patente aos olhos do povo. XII - A REFORMA E A CONTRA REFORMA
(1517-1648)
1 - A REFORMA

Quando a Reforma surgiu o mundo de ento se caracterizava por: a) Uma concepo pervertida do verdadeiro cristianismo. b) Uma f fantica na Igreja e nos seus padres. c) A prtica de um esforo muito grande para unir cada vez mais as naes ocidentais. Na Alemanha a reforma influenciou na religio, e tambm na vida social e poltica do pas. Lutero foi o grande lder reformista na Alemanha, foi considerado um heri popular. Lutero foi grandemente apoiado pelos burgueses (comerciantes ricos), que j controlavam as cidades e estavam empreendendo uma nova ordem social, econmica e poltica para o mundo.

2 - MARTINHO LUTERO Lutero nasceu a 10 de novembro de 1843. Estudou direito e a seguir tornou-se monge franciscano. No mosteiro, como sacerdote ansiava pela sua salvao, tentou todos os meios de alcan-la pela Igreja Romana, mas sem xito. Lutero lia muito a Bblia e converteu-se ao ler Rm. 1:17 O justo viver pela f. Em 1517 o monge Tetzel veio vender indulgncias em Wittenburg, motivando Lutero a pregar suas 95 teses na porta da Igreja, foi um golpe mortal doutrina da Igreja Romana de ento.
25
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Em 1519, Lutero se defendeu no debate de Lei pzig. Em 1521 compareceu na Dieta de Worms. Lutero produziu a traduo da Bblia em alemo e comentrios sobre ela. Entre os ensinos de Lutero temos: a) O Sacerdcio de todos os crentes. b) A Consubstanciao. c) A Separao da Igreja e Estado. d) A Salvao pela graa. 3 - A CONTRA REFORMA A Igreja Romana tomou providncias para acabar com o protestantismo, e o papa em sua resistncia tomou as seguintes medidas: a) O Conclio de Trento 1545-1563. A mais longa reunio da histria da Igreja Catlica discute a Reforma Protestante. As divergncias so radicalizadas, ocasionando a Contra Reforma: os catlicos partem para a ofensiva. 1 Definir a doutrina romana. 2 Reformar dentro da Igreja. 3 Incluir os livros apcrifos na Bblia. b) A seguir foi criada a Sociedade de Jesus (Os Jesutas). Fundada por Incio de Loyola (1491-1556). Postulava pela submisso absoluta de cada um a seus superiores de forma imediata e centralizao de autoridade. Tinham por objetivo o triunfo universal do romanismo, reconquista do terreno perdido aos reformadores. Por mtodos: O fim justifica os meios. c) A Inquisio (O Santo Ofcio). Fundada em 1184 para extirpar os hereges. d) A Guerra dos 30 anos (1618-1648) Foi uma srie de conflitos entre os romanos e protestantes terminando na paz de Westflia em 1648. 4 - DE 1648 AT OS DI AS ATUAIS Os Pietistas Pregavam as doutrinas desejavam espiritualmente a alegria crist.

bsicas

crists

da

Bblia,

a) Felipe Jac Spener (1635-1705). Mantinham reunies de estudos bblicos em casa, dedicou-se ao ensino religioso das crianas. Realizavam um bom avivamento. b) Augusto Franck (1663-1727). Pastor e professor de Halle, cidade que se tornou centro do Pietismo e de onde saram muitos missionrios. 5 - NA INGLATERRA No meio de indiferena religiosa e terrveis condies sociais e morais, surgiu um poderoso avivamento cristo, com Joo Wesley (adepto do Armianismo) e George Whitfield que foram poderosamente usados por Deus. Como resultados temos:
26
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

a) Fundao da Igreja Metodista. b) Obras sociais de Wilberfoce. c) Novo alento recebido pelas demais Igrejas. d) Fundao da primeira escola dominical em 1780 por Robert Raikes visava evangelizar crianas de ruas. e) Fundao das sociedades missionrias de 1792 em diante.

BRASIL XIII - O EVANGELHO NO BRASIL


1) Havia evanglicos entre os holandeses em 1624, na invaso no Nordeste. 2) Luteranos e Anglicanos de 1837 a 1845. 3) Dr. Kalley iniciou sua obra evangelstica em 1855, fundando a primeira escola dominical em Petrpolis em 1855 e a Igreja Fluminense em 1858. 4) Trabalho Presbiteriano fundado em 1859. 5) Trabalho Batista fundado em 1832. 6) Trabalho Metodista fundado em 1896. Estas foram as iniciativas pioneiras do evangelho no Brasil, derivando da a ramificao ou origens de diversos outros grupos evanglicos que atuam no evangelismo nacional. Esta a forma generalizada das origens dos grupos evanglicos atuais. Quanto a forma particularizada deve ser conhecida atravs do histrico de cada grupo ou denominao. XIV ECUMENISMO Fonte: Jornal O Globo 01 Nov 1999. As 95 teses de Lutero foram condenadas pelo Conclio de Trento (1545-1563). O monge foi excomungado e a ciso deu incio Guerra dos Trinta Anos. Catlicos e Protestantes s comeariam a se reaproximar nos anos 60, graas ao Conclio Vaticano II. Em 67, Paulo VI sugeriu a criao da Comisso Mista Internacional Catlico-Luterana, responsvel pela Declarao conjunta abaixo, sobre a Salvao. Acordo entre Catlicos e Luteranos em 1999. a) Reaproximao a partir da dcada de 60; b) Foram 469 anos depois da Reforma; c) Entenda as diferenas entre os dois grupos:
Salvao Sacramentos Justificada pela f e Catlicos So sete pelas boas obras Justificada pela f e Protestante So dois pregam o livre arbtrio Pontos Eucaristia H a transformao dos elementos Os Textos Considera as Escrituras (livros apcrifos), o ensino da Papa e Conclios.

No h elementos

transformao

dos

Somente a Sagrada Escritura.

d) Declarao conjunta sobre a Salvao: Juntos confessamos: s pela graa e pela f na ao salvadora de Cristo, e no com base em nossos mritos, somos aceitos por Deus e recebemos o Esprito Santo, que renova nossos coraes e nos habilita e conclama a realizar as obras de bem". Um documento avalizado por 139 telogos protestantes da Alemanha defende que a Igreja Catlica ainda resiste ao dilogo e s mudanas. O documento uma resposta ao novo manual sobre indulgncias que a Santa S divulgou em Setembro de 1999 um absurdo j que notrio que a Reforma comeou justamente como crtica a este sistema disse o telogo protestante Joachim Ringleben.
27
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

BIBLIOGRAFIA
1. PETTRY, W. Ernest. Ministrando a Palavra de Deus. ICI - Blgica 89. 2. OLSON, N. Lawrence Plano Divino Atravs dos Sculos. 3. PEARLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bblia Editora Vida, Miami, USA, 78. 4. SILVA, Pr. Antnio Gilberto da. A Bblia: o livro, a histria e a mensagem, RJ: CPAD, 82. 5. WILLIAM & STANLEY. Doutrinas Bblicas, Uma Perspectiva Pentecostal, RJ: CPAD Brasil 6. LEIBE, Jorge, S. Pereira. Apostila de Teologia Sistemtica I Instituto Bblico Veja Cristo RJ Brasil 98. 7. LEIBE, Jorge, S. Pereira. Apostila de Eclesiologia Instituto Bblico Veja Cristo RJ Brasil 99. 8. LEIBE, Jorge, S. Pereira. Apostila de Epstolas Apostlicas Instituto Bblico Veja Cristo RJ Brasil 98.
Convites para Pregao e Estudos: (021) 2253-9399

28

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Todos os Direitos Reservados. Copyright 1999. Est em vigor a Lei n 9.610, de 19/02/98, que legisla sobre Direitos Autorais, que diz que se constitui crime reproduzir por xerocpia ou outros meios, obras intelectuais sem a Autorizao por Escrito do autor.

ESTUDOS DOS PROFETAS

INTRODUO
Neste livro de estudo vamos abordar vrios aspectos da vida dos profetas de Deus, suas profecias, a ao de Deus e todo ofcio de Profeta no Antigo Testamento.

ANTIGO TESTAMENTO:
ZELOTES do grego zeltes ou latim zlote Partido judeu do tempo de Cristo que se opunha a dominao romana usavam a religio como pano de fundo as sua pretenses eram nacionalistas zelote: aquele que finge ter zelos ESSNIOS Uma seita religiosa judaica que era constituda por um grupo fechado, coeso, que levavam uma vida em comum afastados das cidades. Aqueles que viviam afastados, livre de contaminao, eles se consideravam puros. FARISEUS do hebraico pharush ou do grego pharisaios e pelo latim pharisaeu. Membros de uma seita e partido religioso judeu que se caracterizava pela oposio aos outros grupos conhecidos pela observncia exagerada das prescries legais: leis mosaicas. Fariseu: seguidor formalista de uma religio sinnimo de hipcrita, fingido. SADUCEUS do latim sadducaeu surgiu a partir do sc. III a.C.. Seita ou partido religioso do judasmo, tendo como membros famlias sacerdotais,
29
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

aristocratas, com tendncia a assimilar culturas estranhas, como a helnica, e depois a romana. HELNICOS do grego hellinisms conjunto de idias e costumes da Grcia antiga. Vai das conquistas de Alexandre s de Roma. Mitologia grega com seus deuses. Helenizao: ato ou efeito de helenizar assimilar a cultura e religiosidade grega.

O PROFETA NO ANTIGO TESTAMENTO


Is 6.8,9 Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem h de ir por ns? Ento, disse eu: Eisme aqui, envia-me a mim . Ento, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e no entendeis, e vedes, em verdade, mas no percebeis.

O LUGAR DOS PROFETAS NA HISTRIA DE HEBREUS


(1) Os profetas do AT eram homens de Deus que, espiritualmente, achavam-se muito acima de seus contemporneos. Nenhuma categoria, em toda a literatura, apresenta um quadro mais dramtico do que os profetas do AT. Os sacerdotes, juzes, reis, conselheiros e os salmistas, tinham cada um, lugar distintivo na histria de Israel, mas nenhum deles, logrou alcanar a estatura dos profetas, nem chegou a exercer tanta influncia na histria da redeno. (2) Os profetas exerceram considervel influncia sobre a composio do AT. Tal fato fica evidente na diviso trplice da Bblia hebraica: a Tor, os Profetas e os Escritos (Lc 24.44). A categoria dos profetas inclui seis livros histricos, compostos sob a perspectiva proftica: Josu, Juzes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. provvel que os autores desses livros fossem profetas. Em segundo lugar, h dezessete livros profticos especficos (Isaas at Malaquias). Finalmente, Moiss, autor dos cinco primeiros livros da Bblia (a Tor), era profeta (Dt 18.15). Sendo assim, dois teros do AT, no mnimo, foram escritos por profetas.

PALAVRAS HEBRAICAS APLICADAS AOS PROFETAS


(1) Roeh. Este substantivo, traduzido por vidente, em portugus, indica a capacidade especial de se ver na dimenso espiritual e prever eventos futuros. O ttulo sugere que o profeta no era enganado pela aparncia das coisas, mas que as via conforme realmente eram da

30

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

perspectiva do prprio Deus. Como vidente, o profeta recebia sonhos, vises e revelaes, da parte de Deus, que o capacitava a transmitir suas realidades ao povo. (2) Nabi. (a) Esta a principal palavra hebraica para profeta, e ocorre 316 vezes no AT. Nabiim sua forma no plural. Embora a origem da palavra no seja clara, o significado do verbo hebraico profetizar : emitir palavras abundantemente da parte de Deus, por meio do Esprito de Deus (Gesenius, Hebrew Lexicon). Sendo assim, o nabi era o porta-voz que emitia palavras sob o poder impulsionador do Esprito de Deus. A palavra grega prophetes, da qual se deriva a palavra profeta em portugus, significa aquele que fala em lugar de outrem. Os profetas falavam, em lugar de Deus, ao povo do concerto, baseados naquilo que ouviam, viam e recebiam da parte dEle. (b) No AT, o profeta tambm era conhecido como homem de Deus (veja 2Rs 4.21 nota), servo de Deus (Is 20.3; Dn 6.20), homem que tem o Esprito de Deus sobre si (Is 61.1-3), atalaia (Ez 3.17), e mensageiro do Senhor (Ag 1.13). Os profetas tambm interpretavam sonhos (Jos, Daniel) e interpretavam a histria presente e futura sob a perspectiva divina.

HOMENS DO ESPRITO E DA PALAVRA


O profeta no era simplesmente um lder religioso, mas algum possudo pelo Esprito de Deus (Ez 37.1,4). Pelo fato do Esprito e a Palavra estarem nele, o profeta do AT possua estas trs caractersticas: (1) Conhecimentos divinamente revelados. Ele recebia conhecimentos da parte de Deus no tocante s pessoas, aos eventos e verdade redentora. O propsito primacial de tais conhecimentos era encorajar o povo a permanecer fiel a Deus e ao seu concerto. A caracterstica distintiva da profecia, no AT, era tornar clara a vontade de Deus ao povo mediante a instruo, a correo e a advertncia. O Senhor usava os profetas para pronunciarem o seu juzo antes de este ser desferido. Do solo da histria sombria de Israel e de Jud, brotaram profecias especficas a respeito do Messias e do reino de Deus, bem como predies sobre os eventos mundiais que ainda esto por ocorrer. (2) Poderes divinamente outorgados. Os profetas eram levados esfera dos milagres medida que recebiam a plenitude do Esprito de Deus. Atravs dos profetas, a vida e o poder divinos eram demonstrados de modo sobrenatural diante de um mundo que, doutra forma, se fecharia dimenso divina. (3) Estilo de vida caracterstico. Os profetas, na sua maioria, abandonaram as atividades corriqueiras da vida a fim de viverem exclusivamente para Deus. Protestavam intensamente contra a idolatria, a imoralidade e iniqidades cometidas pelo povo, bem como a corrupo praticada pelos reis e sacerdotes. Suas atividades visavam mudanas
31
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

santas e justas em Israel. Suas investidas eram sempre em favor do reino de Deus e de sua justia. Lutavam pelo cumprimento da vontade divina, sem levar em conta os riscos pessoais.
C AR ACTERSTI C AS DO PROFETA DO ANTIGO TESTAM ENTO

Que tipo de pessoa era o profeta do AT? (1) Era algum que tinha estreito relacionamento com Deus, e que se tornava confidente do Senhor (Am 3.7). O profeta via o mundo e o povo do concerto sob a perspectiva divina, e no segundo o ponto de vista humano. (2) O profeta, por estar prximo de Deus, achava-se em harmonia com Deus, e em simpatia com aquilo que Ele sofria por causa dos pecados do povo. Compreendia, melhor que qualquer outra pessoa, o propsito, vontade e desejos de Deus. Experimentava as mesmas reaes de Deus. Noutras palavras, o profeta no somente ouvia a voz de Deus, como tambm sentia o seu corao (Jr 6.11; 15.16,17; 20.9). (3) semelhana de Deus, o profeta amava profundamente o povo. Quando o povo sofria, o profeta sentia profundas dores (ver O Livro das Lamentaes). Ele almejava para Israel o melhor da parte de Deus (Ez 18.23). Por isso, suas mensagens continham, no somente advertncias, como tambm palavras de esperana e consolo. (4) O profeta buscava o sumo bem do povo, total confiana em Deus e lealdade a Ele; eis porque advertia contra a confiana na sabedoria, riqueza e poder humanos, e nos falsos deuses (Jr 8.9,10; Os 10.13,14; Am 6.8). Os profetas continuamente conclamavam o povo a viver altura de suas obrigaes conforme o seu concerto estabelecido com Deus, para que viesse a receber as bnos da redeno. (5) O profeta tinha profunda sensibilidade diante do pecado e do mal (Jr 2.12,13, 19; 25.3-7; Am 8.4-7; Mq 3.8). No tolerava a crueldade, a imoralidade e a injustia. O que o povo considerava leve desvio da Lei de Deus, o profeta interpretava, s vezes, como funesto. No podia suportar transigncia com o mal, complacncia, fingimento e desculpas do povo (32.11; Jr 6.20; 7.8-15; Am 4.1; 6.1). Compartilhava, mais que qualquer outra pessoa, do amor divino retido, e do dio que o Senhor tem iniqidade (Hb 1.9). (6) O profeta desafiava constantemente a santidade superficial e oca do povo, procurando desesperadamente encorajar a obedincia sincera s palavras que Deus revelara na Lei. Permanecia totalmente dedicado ao Senhor; fugia da transigncia com o mal e requeria fidelidade integral a Deus. Aceitava nada menos que a plenitude do reino de Deus e a sua justia, manifestadas no povo de Deus. (7) O profeta tinha uma viso do futuro, revelada em condenao e destruio (63.1-6; Jr 11.22,23; 13.15-21; Ez 14.12-21; Am 5.16-20,27, bem como em restaurao e renovao (61 62; 65.1766.24; Jr 33; Ez 37). Os profetas enunciaram grande nmero de profecias acerca da vinda do Messias.

32

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

(8) Finalmente, o profeta era, via de regra, um homem solitrio e triste (Jr 14.17,18; 20.14-18; Am 7.10-13; Jn 34), perseguido pelos falsos profetas que prediziam paz, prosperidade e segurana para o povo que se achava em pecado diante de Deus (Jr 15.15; 20.1-6; 26.8-11; Am 5.10; Mt 23.29-36; At 7.51-53). Ao mesmo tempo, o profeta verdadeiro era reconhecido como homem de Deus, no havendo, pois, como ignorar o seu carter e a sua mensagem.

O PROFETA E O SACERDOTE
Durante a maior parte da histria de Israel, os sacerdotes e profetas, constantemente, entravam em conflito. O plano de Deus era que houvesse cooperao entre eles, mas os sacerdotes tendiam a aderir ao liberalismo e deixavam de protestar contra a decadncia do povo de Deus. (1) Os sacerdotes muitas vezes concordavam com a situao anormal reinante, e sua adorao a Deus resumia-se em cerimnias e liturgia. Embora a moralidade ocupasse um lugar formal na sua teologia, no era enfatizada por eles na prtica. (2) O profeta, por outro lado, ressaltava fortemente o modo de vida, conduta, e as questes morais. Repreeendiam constantemente os que apenas cumpriam com os deveres litrgicos. Irritava, importunava, denunciava, e sem apoio humano defendia justas exigncias e insistia em aplicar vida os eternos princpios de Deus. O profeta era um ensinador de tica, um reformador moral e um inquietador da conscincia humana. Desmascarava o pecado e a apostasia, procurando sempre despertar o povo a um viver realmente santo.

A MENSAGEM DOS PROFETAS DO A.T.


A mensagem dos profetas enfatiza trs temas principais: (1) A natureza de Deus. (a) Declaravam ser Deus o Criador e Soberano onipotente do universo (40.28), e o Senhor da histria, pois leva os eventos a servirem aos seus supremos propsitos de salvao e juzo (Is 44.28; 45.1; Am 5.27; Hc 1.6). (b) Enfatizavam que Deus santo reto e justo, e no pode tolerar o pecado, iniqidade e injustia. Mas a sua santidade temperada pela misericrdia. Ele paciente e tardio em manifestar a sua ira. Sendo Deus santo, em sua natureza, requer que seu povo seja consagrado e santo ao SENHOR (Zc 14.20; Is 29.22-24; Jr 2.3). Como o Deus que faz concerto, que entrou num relacionamento exclusivo com Israel, requer que seu povo obedea aos seus mandamentos, como parte de um compromisso de relacionamento mtuo. (2) O pecado e o arrependimento.
33
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Os profetas do AT compartilhavam da tristeza de Deus diante da contnua desobedincia, infidelidade, idolatria e imoralidade de seu povo segundo o concerto. E falavam palavras severas de justo juzo contra os transgressores. A mensagem dos profetas era idntica a de Joo Batista e de Cristo: arrependei-vos, seno igualmente perecereis. Prediziam juzos catastrficos, tal como a destruio de Samaria, pela Assria (Os 5.8-12; 9.3-7; 10.6-15), e a de Jerusalm por Babilnia (Jr 19.7-15; 32.28-36; Ez 5.5-12; 21.2, 2427). (3) Predio e esperana messinica. (a) Embora o povo tenha sido globalmente infiel a Deus e aos seus votos, segundo o concerto, os profetas jamais deixaram de enunciar-lhe mensagens de esperana. Sabiam que Deus cumpriria os ditames do concerto e as promessas feitas a Abrao atravs de um remanescente fiel. No fim, viria o Messias, e atravs dEle, Deus haveria de ofertar a salvao a todos os povos. (b) Os profetas colocavam-se entre o colapso espiritual de sua gerao e a esperana da era messinica. Eles tinham de falar a palavra de Deus a um povo obstinado, que, inexoravelmente rejeitavam a sua mensagem (Is 6.9-13). Os profetas eram tanto defensores do antigo concerto, quanto precursores do novo. Viviam no presente, mas com a alma voltada para o futuro.

OS FALSOS PROFETAS
H numerosas referncias no AT aos falsos profetas. Por exemplo: quatrocentos falsos profetas foram reunidos pelo rei Acabe (2Cr 18.4-7); um esprito mentiroso achava-se na boca deles (2Cr 18.18-22). Segundo o AT, o profeta era considerado falso: (1) se desviasse as pessoas do Deus verdadeiro para alguma forma de idolatria (Dt 13.1-5); (2) se praticasse adivinhao, astrologia, feitiaria, bruxaria e coisas semelhantes (Dt 18.10,11); (3) se suas profecias contrariassem as Escrituras (Dt 13.1-5); (4) se no denunciasse os pecados do povo (Jr 23.9-18); ou (5) se predissesse coisas especficas que no cumprissem (Dt 18.20-22). Note que os profetas, do novo concerto no falavam de modo irrevogvel e infalvel como os profetas do AT, que eram a voz primacial de Deus no que dizia respeito a Israel. No NT, o profeta apenas um dos cinco dons ministeriais da igreja. Os profetas no NT tinham limitaes que os profetas do AT desconheciam (1Co 14.29-33), por causa da natureza multifacetada e interdependente do ministrio nos tempos do NT.

34

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

DONS ESPIRITUAIS
1Co 12.7 Mas a manifestao do Esprito dada a cada um para o que for til.

PERSPECTIVA GERAL
Uma das maneiras do Esprito Santo manifestar-se atravs de uma variedade de dons espirituais concedidos aos crentes (12.7-11). Essas manifestaes do Esprito visam edificao e santificao da igreja (12.7; 14.26). Esses dons e ministrios no so os mesmos de Rm 12.6-8 e Ef 4.11, mediante os quais o crente recebe poder e capacidade para servir na igreja de modo mais permanente. A lista em 12.8-10 no completa. Os dons a tratados podem operar em conjunto, de diferentes maneiras. (1) As manifestaes do Esprito do-se de acordo com a vontade do Esprito (12.11), ao surgir a necessidade, e tambm conforme o anelo do crente na busca dos dons (12.31; 14.1). (2) Certos dons podem operar num crente de modo regular, e um crente pode receber mais de um dom para atendimento de necessidades especficas. O crente deve desejar dons, e no apenas um dom (12.31; 14.1). (3) antibblico e insensato se pensar que quem tem um dom de operao exteriorizada (mais visvel) mais espiritual do que quem tem dons de operao mais interiorizada, i.e., (a) menos visvel. Tambm, quando uma pessoa possui um dom espiritual, isso no significa que Deus aprova tudo quanto ela faz ou ensina. No se deve confundir dons do Esprito, com o fruto do Esprito, o qual se relaciona mais diretamente com o carter e a santificao do crente (Gl 5.22,23). (4) Satans pode imitar a manifestao dos dons do Esprito, ou falsos crentes disfarados como servos de Cristo podem fazer o mesmo (Mt 7.21-23; 24.11, 24; 2Co 11.13-15; 2Ts 2.8-10). O crente no deve dar crdito a qualquer manifestao espiritual, mas deve: provar se os espritos so de Deus, porque j muitos falsos profetas se tm levantado no mundo (1Jo 4.1; 1Ts 5.20,21).

OS DONS ESPIRITUAIS
Em 1Co 12.8-10, o apstolo Paulo apresenta uma diversidade de dons que o Esprito Santo concede aos crentes. Nesta passagem, ele no descreve as caractersticas desses dons, mas noutros trechos das Escrituras temos ensino sobre os mesmos. (1) Dom da Palavra da Sabedoria (1 Co 12.8). Trata-se de uma mensagem vocal sbia, enunciada mediante a operao sobrenatural do Esprito Santo. Tal mensagem aplica a revelao da Palavra de Deus ou a sabedoria do Esprito Santo a uma situao ou
35
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

problema especfico (At 6.10; 15.13-22). No se trata aqui da sabedoria comum de Deus, para o viver dirio, que se obtm pelo diligente estudo e meditao nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela orao (Tg 1.5,6).
(2)

Dom da Palavra do Conhecimento (12.8). Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Esprito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstncias, ou de verdades bblicas. Freqentemente, este dom tem estreito relacionamento com o de profecia (At 5.1-10; 1Co 14.24,25).

(3) Dom da F (1 Co 12.9). No se trata da f para salvao, mas de uma f sobrenatural especial, comunicada pelo Esprito Santo, capacitando o crente a crer em Deus para a realizao de coisas extraordinrias e milagrosas. a f que remove montanhas (13.2) e que freqentemente opera em conjunto com outras manifestaes do Esprito, tais como as curas e os milagres (Mt 17.20; Mc 11.22-24; Lc 17.6). (4) Dons de Curas (1 Co 12.9). Esses dons so concedidos igreja para a restaurao da sade fsica, por meios divinos e sobrenaturais (Mt 4.23-25; 10.1; At 3.6-8; 4.30). O plural (dons) indica curas de diferentes enfermidades e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial de Deus. Os dons de curas no so concedidos a todos os membros do corpo de Cristo (12.11,30), todavia, todos eles podem orar pelos enfermos. Havendo f, os enfermos sero curados. Pode tambm haver cura em obedincia ao ensino bblico de Tg 5.14-16 (Tg 5.15). (5) Dom de Operao de Milagres (12.10). Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervm nas leis da natureza. Incluem atos divinos em que se manifesta o reino de Deus contra Satans e os espritos malignos (Jo 6.2). (6) Dom de Profecia (12.10). preciso distinguir a profecia aqui mencionada, como manifestao momentnea do Esprito da profecia como dom ministerial na igreja, mencionado em Ef 4.11. Como dom de ministrio, a profecia concedida a apenas alguns crentes, os quais servem na igreja como ministros profetas. Como manifestao do Esprito, a profecia est potencialmente disponvel a todo cristo cheio dEle (At 2.1618). Quanto profecia, como manifestao do Esprito, observe o seguinte: (a) Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma palavra ou revelao diretamente de Deus, sob o impulso do Esprito (c) Santo (14.24,25, 29-31). Aqui, no se trata da entrega de sermo previamente preparado. (d) Tanto no AT, como no NT, profetizar no primariamente predizer o futuro, mas proclamar a vontade de Deus e exortar e levar o seu povo retido, fidelidade e pacincia (14.3). (e) A mensagem proftica pode desmascarar a condio do corao de uma pessoa (14.25), ou prover edificao, exortao, consolo, advertncia e julgamento (14.3, 25,26, 31). (f) A igreja no deve ter como infalvel toda profecia deste tipo, porque muitos falsos profetas estaro na igreja (1Jo 4.1). Da, toda profecia deve ser julgada quanto sua autenticidade e contedo (14.29, 32; 1Ts 5.20,21). Ela dever enquadrar-se na
36
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Palavra de Deus (1Jo 4.1), contribuir para a santidade de vida dos ouvintes e ser transmitida por algum que de fato vive submisso e obediente a Cristo (12.3). (g) O dom de profecia manifesta-se segundo a vontade de Deus e no a do homem. No h no NT um s texto mostrando que a igreja de ento buscava revelao ou orientao atravs dos profetas. A mensagem proftica ocorria na igreja somente quando Deus tomava o profeta para isso (12.11). (7) Dom de Discernimento de Espritos (12.10). Trata-se de uma dotao especial dada pelo Esprito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e distinguir se uma mensagem provm do Esprito Santo ou no (14.29; 1Jo 4.1). No fim dos tempos, quando os falsos mestres (Mt 24.5) e a distoro do cristianismo bblico aumentaro muito (1Tm 4.1), esse dom espiritual ser extremamente importante para a igreja. (8) Dom de Variedades de Lnguas (12.10). No tocante s lnguas (gr. glossa, que significa lngua) como manifestao sobrenatural do Esprito, notemos os seguintes fatos: (a) Essas lnguas podem ser humanas e vivas (At 2.4-6), ou uma lngua desconhecida na terra, lnguas... dos anjos (13.1). A lngua falada atravs deste dom no aprendida, e quase sempre no entendida, tanto por quem fala (14.14), como pelos ouvintes (14.16). (b) O falar noutras lnguas como dom abrange o esprito do homem e o Esprito de Deus, que entrando em mtua comunho, faculta ao crente a comunicao direta com Deus (na orao, no louvor, no bendizer e na ao de graas), expressando-se atravs do esprito mais do que da mente (14.2, 14) e orando por si mesmo ou pelo prximo sob a influncia direta do Esprito Santo, parte da atividade da mente (14.2, 15, 28; Jd 20). (c) Lnguas estranhas faladas no culto devem ser seguidas de sua interpretao, tambm pelo Esprito, para que a congregao conhea o contedo e o significado da mensagem (14.3, 27,28). Ela pode conter revelao, advertncia, profecia ou ensino para a igreja (14.6). (d) Deve haver ordem quanto ao falar em lnguas em voz alta durante o culto. Quem fala em lnguas pelo Esprito, nunca fica em xtase ou fora de controle (14.27,28). (9) Dom de Interpretao de Lnguas (12.10). Trata-se da capacidade concedida pelo Esprito Santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em lnguas. Tal mensagem interpretada para a igreja reunida, pode conter ensino sobre a adorao e a orao, ou pode ser uma profecia. Toda a congregao pode assim desfrutar dessa revelao vinda do Esprito Santo. A interpretao de uma mensagem em lnguas pode ser um meio de edificao da congregao inteira, pois toda ela recebe a mensagem (14.6, 13, 26). A interpretao pode vir atravs de quem deu a mensagem em lnguas, ou de outra pessoa. Quem fala em lnguas deve orar para que possa interpret-las (14.13).

37

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

A DIVISO DOS LIVROS PROFTICOS


PROFECIA: 17

Livros, divididos em 2 partes: Profetas Maiores - 5 livros e Menores - 12 livros


O Messias de Israel O Messias Is 42 Prometido O Renovo Justo Jr 23.5 Consolador de Lm 1.2 Israel O Filho do Homem Ez 2.3 O Quarto Homem Dn 3.25

Maiores: 5 livros Isaas Jeremia s Lamenta es Ezequiel Daniel Isaas

Jeremias Advertncia e Juzo Jeremias Lam. sob. Jerusalm Ezequiel Julgamento e Glria Daniel Plano Deus/H. Mundo

Menores: 12 livros Osias Osias Joel Joel Ams Ams Obadias Obadias Jonas Jonas

Ressurreio e Jn Vida 2.910 Miquia Miquias Juzo e Reino Ajuntador de Israel Mq s 2.13 Naum Naum Tempo de Angstias Fortaleza na Na 1.7 Angstia Habacu Habacuq Da Dvida a F O Puro de Olhos Hc 1.13 que ue Sofonias Sofonias O Dia do Senhor O Senhor Zeloso So 3.17 Ageu Ageu Reconstruo Desejado das Ag Templo Naes 2.6,7 Zacarias Zacarias Advento do Messias O Renovo Zc 6.12 Malaqui Malaquia Formalismo O Sol da Justia Ml 4.2a as s

Amor Redentor Dia do Senhor Julgamento do Pecado Condenao de Edon Misericrdia Deus

O Esposo Os 2.16 O Juiz das Naes Jl 3.12 O Deus do Fogo Am 5.6 O Nosso Salvador Ob 21

RESUMO DO ANTIGO TESTAMENTO HEBRAICO: 24 Livros (Torah) Entre os Judeus o AT, consta de trs divises: Leia Lc 24.44 a) LEI: Genesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronomio; b) PROFETAS: Primeiros Profetas: Josu, Juzes, Samuel e Reis; ltimos Profetas: Isaas, Jeremias, Ezequiel e Os 12 Profetas Menores; c) ESCRITOS: Livros Poticos: Salmos, Provrbios e J; Os Cincos Rolos: Cntares, Rute, Lamentaes, Eclesiastes e Ester; Livros Histricos: Daniel, Esdras - Neemias e Cronicas.

38

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

I - LIVRO DE OSIAS
Osias (salvo; salvao): o primeiro dos livros profticos menores, estes livros so chamados MENORES, no por causa de sua importncia, mas em relao ao seu tamanho, e a esse respeito esto em contraste com os escritos dos profetas maiores. O seminarista deve ler II Rs 14.23 a 15.31, que lhe proporcionar o fundo histrico do livro. TEMA: O livro de Osias uma grande exortao ao arrependimento dirigida s dez tribos, durante os cinqenta ou sessenta anos antes do cativeiro destas. Seu clice de iniqidade enchia-se rapidamente. Os reis e sacerdotes eram assassinos e libertinos; os sacerdotes idolatras e desviavam o povo do culto a Jeov. Viviam numa segurana descuidada, interrompida somente em tempos de perigo por um arrependimento fingido; sobretudo, Deus e Sua Palavra eram esquecidos. Esses pecados da nao, no seu estado de separao de Deus, so resumidos pelo profeta como o pecado de adultrio espiritual, ilustrado pela prpria experincia do profeta ao se casar com uma mulher impudica que o abandonou por outro amante. O pecado de Israel o de infidelidade a seu esposo, Jeov, que o libertou do Egito, cuidou dela e com o que fez votos sagrados de obedincia e fidelidade no Monte Sinai. Mas em lugar de matar a esposa adltera, como prescrevia a lei, Jeov manifesta para com ela um amor que via alm do humano Ele a acolhe novamente. o seguinte o tema de Osias: Israel, a esposa infiel abandona seu esposo compassivo, que a acolhe novamente. AUTOR: Osias foi um profeta do reino do Norte (as dez tribos). Profetizou na mesma poca que Ams, Isaas e Miquias em Jud. Seu ministrio, de cerca de 60 anos, o mais longo de todos os profetas. ESFERA DE AO: Os acontecimentos histricos a que se refere o livro de Osias cobrem um perodo de mais ou menos 60 anos desde 785 a.C., at o tempo do cativeiro das dez tribos. CONTEDO: I. SEPARAO: Israel, a esposa infiel de Jeov (caps. 1-3). II. CONDENAO: Israel, a nao pecaminosa (caps. 4-13.8)
39
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

III. RECONCILIAO: Israel, a nao como restaurada (13.9-14.9).

II - LIVRO DE JOEL
A profecia sobre o derramar do Esprito Santo. Joel (Jeov Deus): ocasio da profecia de Joel foi uma invaso extraordinariamente calamitosa de insetos destrutivos O GAFANHOTO que devastou a terra, destruiu colheitas, e trouxe a fome geral. O profeta v nesta calamidade uma visitao do Senhor e se refere a ela como um tipo de castigo final do mundo o dia do Senhor (1.15). O tema de Joel o seguinte: O Dia do Senhor visto como imediato (na invaso dos gafanhotos), como iminente (na invaso assria) e como futuro (na invaso final). AUTOR: Pouco se sabe acerca de Joel. Acredita-se que profetizou durante o tempo de Jos, rei de Jud (II Rs cap.12). CONTEDO: I. O Dia do Senhor visto como imediato: A INVASO DOS GAFANHOTOS (cap.1) II. O Dia do Senhor visto como iminente: A INVASO ASSRIA. (cap. 2.1-27). III. O Dia do Senhor visto como futuro: A INVASO FINAL (cap. 2.28; 3.21 )

III - LIVRO DE AMS


Ams (Fardo): A mensagem de Ams de castigo vindouro e de restaurao que o seguir. TEMA: Podemos apresentar o tema de Ams da seguinte maneira: Exposio dos pecados de um povo privilegiado, cujos privilgios lhes trouxeram grande responsabilidade e cujas faltas sob essa responsabilidade lhes acarretaram um castigo de acordo com a luz que tinham recebido. AUTOR: Ams era natural de Tecoa, situada cerca de 10Km ao sul de Belm. No foi ordenado oficialmente como profeta, nem tinha assistido a escola deles; seu nico motivo para pregar foi uma chamada divina (7.14-15). CONTEDO: I. Julgamento das naes (caps.1-2) II. Julgamento de Israel (caps.3-9.6) III. A restaurao de Israel (9.7-15).

40

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

IV - LIVRO DE OBADIAS
Obadias (Que adora a Jeov): Podemos notar claramente que O TEMA de Obadias com a primeira leitura do livro. O TEMA: o grande pecado de Edom-violncia contra Jud; seu castigo extino nacional. Edom descende de Esa, e Israel de Jac. O antagonismo entre eles evidente em toda a Bblia. No livro de Gnesis h uma declarao simples, mas muito sugestiva: OS FILHOS LUTAVAM NO VENTRE DELA (Gn 25.22). Teve incio a a histria do antagonismo. Israel e Edom estavam perpetuamente em guerra. O antagonismo de Edom e Jud chegou ao seu extremo no tempo de Cristo. Jesus Cristo era Judeu, descendente de Jac; Herodes, edumeu (Edom), descendia de Esa. Cristo nunca falou com ele (Mt 14.6-9; Lc 23.9). Os versculos 10-14 indicam que o livro foi escrito depois da destruio de Jerusalm. AUTOR: No se sabe absolutamente nada acerca de Obadias. H muitos com este nome no Antigo Testamento. CONTEDO: I. O pecado de Edom: Orgulho (vv.1-9). II. Seu pecado maior: violncia contra Jud no dia de sua calamidade (vv. 10140. III. Seu castigo: Destruio nacional (vv. 15.21).

V - LIVRO DE JONAS
Jonas (Pomba) TEMA: O Livro de Jonas diferente das outras profecias, por no conter uma mensagem direta a Israel, sendo a mensagem do profeta dirigida aos ninivitas. Este livro nos traz uma grande lio de que Deus no exclusivo do povo judeu, mas sim, de todos os gentios. O tema do livro pode ser resumido da seguinte maneira: O amor de Deus para com os gentios revela-se ao enviar-lhes um profeta que os chama ao arrependimento. AUTOR: Jonas era galileu. Os fariseus no tempo de Cristo evidentemente no repararam nisso, quando disseram que jamais algum profeta veio da Galilia (Jo 7.520. Ao terminar Eliseu o seu ministrio, o de Jonas teve incio; Jesus mesmo deu testemunho da existncia de Jonas, do seu livramento miraculoso e do seu ofcio proftico (Mt 12.40). CONTEDO: I. A primeira misso de Jonas, sua desobedincia e os resultados dela (caps. 1-2). II. A Segunda misso de Jonas, sua obedincia e os resultados dela (cap. 30.
41
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

III. A queixa de Jonas e a resposta de Deus (cap.4).

VI - LIVRO DE MIQUIAS
Miquias (Quem como Jeov). TEMA: Miquias profetizou, mais ou menos na mesma poca de Isaas, com o qual provavelmente teve contato, havendo semelhanas notveis nas suas profecias (compare por exemplo Is 2.1-4 com Mq 4.1-5). Algum disse que a profecia de Isaas uma ampliao a de Miquias. Podemos resumir o tema de Miquias como: Israel destrudo pelos chefes falsos e salvo pelo chefe verdadeiro, o MESSIAS. AUTOR: Miquias. Era um profeta do campo. Miquias profetizou durante os reinados de Pecaas, Peca e Osias em Israel e de Joto, Acaz e Ezequias, em Jud (II Rs 15.23-30). A sua maior obra foi realizada no reinado de Ezequias, que ficou profundamente impressionado por suas profecias (Jr 26.10-19). CONTEDO: I. Denncia (caps.1-3). II. Consolao (caps. 4-7).

VII - LIVRO DE NAUM


Naum (Consolao) uma continuao do livro de Jonas, pois registra a condenao de Nnive, capital da Assria, que durante trs sculos dominou o mundo de ento, inclusive o reino de Israel (as 10 tribos), cuja conquista aconteceu no ano 722 a .c. Nnive era uma cidade extremamente fortificada. Segundo os historiadores, seus muros tinham 33 metros de altura. Ela se orgulhava e dizia: EU SOU E NO H OUTRO ALM DE MIM(Sf 2.15). No ano 607 a .c. Uma grande enchente que veio repentinamente levou parte das muralhas, cumprindo-se, assim, a profecia de Naum (2.6). Diodoro Sculos relatou que a largura dos muros desta cidade, dava para passar 3 carros de guerras ao mesmo tempo. Dispunham de 1.500 torres que desafiavam todos os inimigos. Mas foi completamente destruda, que no segundo sculo depois de Cristo, nenhum vestgio dela restava; e a sua localidade por muito tempo foi uma questo de incerteza. TEMA: A destruio de Nnive.
AUTOR: Praticamente nada se sabe a respeito de Naum. Crem alguns que ele era nativo de EL-KOSH (era elcosita), uma aldeia da Galilia. ESFERA DE AO: Naum atuou no reinado de Josias, entre 640 e 605 a.C. CONTEDO: 42
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

I. Jeov o reto Juiz de toda a terra (cap.1) II . A destruio dos ninivitas (caps. 2-3)

VIII - LIVRO DE HABACUQUE


O LIVRO DE HABACUQUE - O que abraa. Este livro apresenta o quadro de um homem de Deus, embaraado com a aparente tolerncia de Deus pela iniqidade. O profeta est rodeado por todos os lados da injustia triunfante e no castigada. Habacuque est cheio de dvidas. Mas, felizmente ele leva sua inquietao a Deus que logo a dissipa, e apresenta uma soluo dos seus problemas resumida na declarao que o corao do livro: O JUSTO VIVER DA F(2.4). O justo no deve julgar pelas aparncias, mas sim pela Palavra de Deus. Embora os mpios vivam e prosperem nas suas impiedades e os justos sofram, estes ltimos devem viver uma vida de fidelidade e confiana. O profeta muito aprendeu com esta lio, porque, embora sua profecia comece com mistrios, perguntas e dvidas, termina com certeza e afirmaes de f. TEMA: O conflito e triunfo final da f. AUTOR: Era levita e participava da msica no templo, recebe a incumbncia de profetizar a queda do imprio caldeu, que est relatada em seu prprio livro seu nome HABACUQUE. ESFERA DE AO: O profeta teve sua atuao nos dias de Jeoaquim, rei de Jud, precisamente nos anos 620 a 608 a .c. Sua grande preocupao era saber por que Deus permitia que seu povo sofresse. CONTEDO: I . O conflito da f (caps. 1-2) II O triunfo da f (cap. 3)

IX - LIVRO DE SOFONIAS
O LIVRO DE SOFONIAS: A repetio freqente da frase O DIA DO SENHOR sugere imediatamente que Sofonias tinha uma mensagem de julgamento. Mas, como acontecia com quase todos os demais profetas, tem tambm uma mensagem de restaurao. TEMA: A noite de juzo sobre Israel e sobre as naes, seguida da manh da restaurao do primeiro e da converso das ltimas. AUTOR: Ele era filho de Cusi, um descendente do rei Ezequias (1.1). Foi o primeiro profeta que apareceu aps o cativeiro das dez tribos. O autor foi o prprio Sofonias. CONTEDO: I. Um aviso de juzo (cap.1) II . Um chamado ao arrependimento (2.1-3.7) III. Uma promessa de restaurao (3.8-20)

43

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

X - LIVRO DE AGEU
LIVRO DE AGEU: Ageu e o primeiro profeta dos profetas ps-exlicos; quer dizer que profetizou depois do cativeiro. Fazia parte dos chamados PROFETAS DA RESTAURAO, junto com Zacarias e Malaquias. Ao chegar em Jerusalm, o profeta encontrou a construo do templo parada h 16 anos. Os judeus estavam desanimados. Cuidavam mais dos seus interesses do que o da casa de Deus. Ageu convidou o povo ao trabalho e, no ano 516 a . c., a obra foi concluda e inaugurado o templo. TEMA: O resultado do relaxamento no trmino do templo desagrado divino e castigo; o resultado do trmino do templo bno divina e promessa de glria futura. AUTOR: Ageu. Era tambm chamado de embaixador do Senhor (1.13). Sua genealogia obscura. Sabemos apenas que era um judeu fiel e zeloso. Nasceu no cativeiro. ESFERA DE AO: Ageu profetizou nos anos 520 a 516 a . c. Sua mensagem de restaurao e de estmulo promoveu o entusiasmo no povo, e dentro de 4 anos a obra foi concluda. CONTEDO: I. O descuido do trmino do segundo templo (1.1-15) II. A glria do segundo templo (2.1-9) III. Os sacrifcios sem obedincia (para reconstruir o templo) no santificaro (2.10-19) VI. A segurana e a perpetuao de Israel(2.20-23)

XI - LIVRO DE ZACARIAS
O LIVRO DE ZACARIAS: (Jeov se lembra). O fundo histrico da profecia de Zacarias o mesmo de Ageu, sendo que ambos os profetas ministraram no mesmo perodo e tiveram misso semelhante. A misso de Zacarias era animar, por meio da promessa do xito aes atuais e que hesitava em reconstruir o templo. AUTOR: ZACARIAS. Provavelmente nasceu na Babilnia. Entrou no ministrio quando ainda jovem (2.4), e comeou a profetizar logo aps Ageu. CONTEDO: I. Simblica: vises de esperana (caps.1-6) II. Prtica: exortaes a obedincia e piedade (caps. 7-8) III. Proftica: promessas de glria por meio da tribulao (caps.9-14).

XII - LIVRO DE MALAQUIAS


O LIVRO DE MALAQUIAS: Em Neemias lemos a ltima pgina da histria do Antigo testamento; no livro de Malaquias, contemporneo de Neemias, lemos a ltima pgina da profecia do Antigo testamento. ltimo da srie dos
44
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

profetas menores. Pela ordem cronolgica, devia ser Neemias o ltimo livro do AT, pois de fato o ltimo historiador; e Malaquias, o ltimo profeta. Depois de Malaquias, deus no mais falou por boca de homem algum, at que os 400 anos do perodo de trevas passagem. bem verdade que Deus falou atravs do acontecimentos e situaes que permitiram um ambiente ideal para o nascimento do Jesus Cristo para realizar a Obra Expiatria. Neste tempo o mundo era governado por imprios (Romano), falava o idioma cultural: o grego, estes gregos estavam a procura do homem perfeito. Isto por meio da filosofia dos pensadores gregos. Tempo houve guerras de libertao de Israel, liderados pela famlia Macabeus, as quais tiveram xito num primeiro momento e depois foram suplantados pelo Imprio Romano
TEMA: A ltima profecia do AT, a revelao de um povo rebelde e falso, de um remanescente fiel e do Messias vindouro que julgar e purificar a nao. AUTOR: Nada se sabe da histria pessoal de Malaquias, cr-se que tenha profetizado no tempo de Neemias e o apoiou, como Ageu e Zacarias apoiaram Zorobabel.

CONTEDO:

I. Aviso e repreenso: mensagens aos rebeldes (1.1-3.15) II. Predies de promessas: mensagens aos fiis (3.16-4.6)
OBS.: Ao trmino de mais uma matria do currculo do Instituto Bblico Veja Cristo o nosso desejo que cada seminarista possa ter sido despertado em alcanar novos caminhos e alvos que certamente traro edificao e crescimento espiritual a todos aqueles que assim, concluram-na.

QUE DEUS VOS PROSPERE ABUNDANTEMENTE.

BIBLIOGRAFIA
1. SILVA, Pr. Antnio Gilberto da. A Bblia: o livro, a histria e a mensagem, RJ: CPAD, 82. 2. SILVA, Pr. Antnio Gilberto da. Atravs da Bblia, RJ: CPAD, 94. 3. THOMPSON, Bblia de Referncia. Edio Contempornea, RJ: Ed. VIDA, 95. 4. PENTECOSTAL, Bblia de Estudo. Edio Brasileira, RJ: CPAD, 95.

5. TOGNINI, Enas. Geografia das Terras Bblicas. RJ - CPAD.


6. OLSON, N. Lawrence Plano Divino Atravs dos Sculos. 7. PEARLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bblia Editora Vida, Miami, USA, 78. 8. LEIBE, Jorge, S. Pereira. BIBLIOLOGIA Editora FATUN RJ Brasil 98. 9. LEIBE, Jorge, S. Pereira. HERMENUTICA Editora FATUN RJ Brasil 98.

Convites: (021) 2290-0147 ou 2253-7266


45
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

E st a o b r a n o t em a p ret en s o d e e sg o t a r o as su n t o , mu it o p el o co n t r ri o , re co n h ec em o s q u e a He rm en u t ic a F i lo s f i ca mu it o m ai s amp l a d o q u e o e xp o st o ab ai xo ; t o d av i a o n o ss o a lv o s o aq u e le s q u e ain d a n o t iv e r a m a o p o rt u n id ad e d e se ap ro f u n d a r em n o as su n t o , m as q u e r em t er u ma b a se s l id a; e p a ra o s q u e j f o ra m ma is a d i an t e u m a o p o rt u n id ad e p a r a r el e mb r a r o u at u a liz ar - s e .

Todos os Direitos Reservados. Copyright 2004.


Est em vigor a Lei 9.610, de 19/02/ 98, que legisla sobre Direitos Aut orais, que diz que se constitui cr ime reproduzir por xerocpia ou outr os m eios, obras intelectuais sem a Autorizao por Escr ito do autor.

HERMENUTICA FILOSFICA
Visite nosso Site: www.cursoteologico.com.br

SUMRIO
I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. XI. INTRODUO . . . . CONCEITOS . . . . MOMENTO FILOLGICO . . MOMENTO FILOSFICO . . MOMENTO LGICO . . . MOMENTO SISTEMTICO . . MOMENTO HISTRICO . . MOMENTO HISTRICO-EVOLUTIVO. MOMENTO TEOLGICO . . MOMENTO SOCIOLGICO . . CONCLUSO . . . . BIBLIOGRAFIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

INTRODUO

O nosso trabalho sobre Hermenutica consta de um estudo sinttico, mas abrange do assunto. A matria foi desenvolvida de forma que se tenha uma compreenso geral, sem contudo deixar de se aprofundar na estrutura dos conceitos e definies, bem como nos ramos de aplicao da Hermenutica. Apresentamos os conceitos, as definies, as aplicaes e os aspectos gerais. Assim sendo, temos certeza que neste trabalho, apesar de simples, foi estudado tudo sobre Hermenutica. Hermenutica a cincia e a arte da interpretao Hermenevein (vem do grego) interpretar. a) considerada cincia porque estabelece normas ou regras positivas e invariveis, isto , postula princpios seguros e imutveis. b) arte porque a comunicao flexvel e suas regras so prticas.
46
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Cincias que se completam na interpretao a) Hermenutica: que busca desvendar o sentido das palavras do texto O que significa? O que quer dizer o escritor? b) Crtica Textual: se ocupa em averiguar o que est escrito verdade? lenda? fico? c) Exegese: a aplicao, na pratica, dos princpios e regras da hermenutica e da crtica textual para chegar-se a um entendimento correto do texto.

I - CONCEITOS
Hermenutica, na sua acepo mais geral, a interpretao palavras. Esse sentido das palavras, que cabe Hermenutica interpretar, restringe seu campo linguagem verbal, excluindo, assim, o conceito amplo de linguagem, aquele que abarca. toda as formas que servem a propsitos comunicativos. A palavra hermenutica provm do grego hermeneein, interpretar, e deriva de Hermes, deus da mitologia grega, considerado o intrprete da vontade divina. No rganon, de Aristteles, encontramos o mais remoto emprego do vocbulo hermenuticas, tal como o traduziu Theodor Waitz, em 1844. Grande prestgio ganhou a Hermenutica quando se intensificou o interesse pela interpretao das Sagradas Escrituras. Isso ocorreu, especialmente, a partir do sculo XVI, com Mathias Flacius Ilyricus. A Hermenutica afirma-se como disciplina filosfica em 1758, ano em que Georg Friedrich Maier escreve uma obra, defendendo sua importncia no campo da especulao. Segundo Heidegger, a Hermenutica o estudo do compreender. Compreender significa compreender a significao do mundo. O mundo consiste numa rede de relaes, a possibilidade de relaes. Pode-se organizar o mundo matematicamente; pode-se conceber o mundo teologicamente; pode-se interpretar o mundo como linguagem, que o que interessa ao hermeneuta. Ento, o mundo se torna dizvel, o mundo convertido na linguagem que ns utilizamos. A Hermenutica sempre uma compreenso de sentido: buscar o ser que me fala e o mundo a partir do qual ele me fala; descobrir atrs da linguagem o sentido radical, ou seja, o discurso. Heidegger, Husseri e os demais filsofos da corrente fenomenolgica entendem que s se possa compreender o homem e o mundo a partir de sua facticidade. Dentro dessa concepo, toda hermenutica uma metafsica, uma ontologia fenomenolgica. A lei uma forma de comunicao humana. Forma imperativa de comunicao, destinada a regular a conduta de um grupo social e emanada de um homem, de um grupo de homens, de uma classe, ou da totalidade do grupo social, para traduzir os interesses
47
JORGE LEIBE

do sentido das

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

absolutos da classe minoritria dominante, numa sociedade de opresso ilimitada, ou para expressar solues de compromisso, numa sociedade onde os dominados tenham possibilidade de fazer valer uma fora, ou para estabelecer a igualdade e o direito de todos, uma sociedade que tenha superado, ou esteja em vias de superar, forma de dominao e explorao. A hermenutica jurdica parte desse processo de comunicao. David Berio assinala a presena de seis elementos no processo completo de comunicao: a fonte, o codificador, a mensagem, o canal, o decodificador e o receptor. A seguir comentaremos um pouco o processo de comunicao que to importante dentro uma sociedade como veculo da hermenutica. Processo de Comunicao Creio adequado utilizar o esquema de David Berio para dissecar o processo de comunicao que se efetiva atravs da lei. Teremos, ento: como fonte, o legislador; como codificador, a palavra escrita; como mensagem, o contedo da lei; como canal, o pergaminho, o jornal ou o livro no qual de faa o registro do texto legal; como decodificador, a leitura; como receptor, a pessoa a quem a lei dirigida, a qual opera o processo de decodificao. Embora a lei seja codificada, normalmente, atravs da palavra escrita, uma exceo regra so os sinais de trnsito, que obrigam sob sano, com caractersticas de lei, e que no se limitam ao uso da palavra escrita mas apelam tambm para o desenho. A palavra sob a forma escrita (em oposio forma oral) , modernamente, o cdigo obrigatrio para o legislador. No Brasil, a lei entra em vigor quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada, salvo disposies contrria. Na prtica, porm, a palavra escrita no o nico nem o principal veculo de comunicao entre o legislador e o receptor. O rdio e a televiso noticiam a promulgao das leis antes de sua publicao na imprensa oficial. E depois de ter sido a lei publicada oralmente, pela circulao verbal da notcia. A comunicao ser tanto mais fiel quanto menor nmero de fatores, nas diversas etapas do processo, influrem na interao da mensagem que fonte pretenda transmitir ao receptor No caso da comunicao atravs da lei, a fonte deve cuidar da fidelidade mensagem, no momento da codificao. Contudo, desprestigiada, modernamente, a idia de que o intrprete deveria descobrir e revelar a vontade, a inteno do legislador, o processo hermenutico parte da mensagem j codificada. A expresso hermenutica jurdica usada com diferente extenso, ou acepo pelos autores. Com freqncia, v-se hermenutica jurdica usada como sinnimo de interpretao da lei. Outras vezes, dado aos vocbulos um sentido, que abrange a interpretao e a aplicao.
48
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Carlos Maximiliano distingue Hermenutica e Interpretao. A Hermenutica a teoria cientfica da arte de interpretar. Tem por objeto o estudo e a sistematizao do sentido e o alcance das expresses do Direito.

A interpretao a aplicao da Hermenutica.


Ainda Carlos Maximiliano observa que interpretar uma expresso de Direito no simplesmente tornar claro o respectivo dizer, abstratamente falando; conducente a uma deciso reta. Interpretar aprender ou compreender os sentidos implcitos nas normas jurdicas. indagar a vontade atual da norma e determinar seu campo de incidncia. expressar seu sentido recorrendo a signos diferentes dos usados na formulao original. A interpretao tarefa prvia, indispensvel aplicao do Direito. A aplicao do Direito consiste em submeter o fato concreto norma que o regule. A aplicao transforma a norma geral em norma sentena ou deciso administrativa. individual, sob a forma de

Quando para o fato no h norma adequada, o aplicador preenche, atravs da integrao do Direito. Quando para o fato no h norma adequada, o aplicador preenche a lacuna, atravs da integrao do Direito. - A integrao o processo de preenchimento das lacunas existentes na lei. Na interpretao, parte-se da lei, para precisar-lhe o sentido e o alcance. Na integrao, parte-se da inexistncia de lei. Se existe a norma, o aplicador, a grosso modo, enquadra o fato na norma. Na pesquisa da relao entre o caso concreto e o texto abstrato, entre a norma e o fato social, a tarefa do aplicador, sobretudo a do juiz, no se resume, contudo, a um mero silogismo, no qual fosse a lei a premissa maior, o caso, a premissa menor, e a sentena judicial, a concluso. A liberdade maior ou menor do juiz, no julgar, a irrestrita submisso lei ou o abrandamento dessa submisso, em diferentes graus, marcam posturas ligadas s diversas escolas hermenuticas. Vejo a evoluo da Hermenutica, em geral, e da Hermenutica Jurdica, em particular, refletindo a evoluo das idias sobre o homem e seu papel no mundo; de uma preocupao em investigar a vontade do legislador, entendido como se onipotente, passouse para a posio, mais liberal, de pesquisa da prpria lei, como produto social, fruto da conscincia jurdica do povo, segundo seus pregoeiros. O novo salto que penso deva ser dado, corajosamente, pelo aplicador do Direito, sobretudo pelo juiz, impe que este no se enclausure na sua cincia, causadora de rigidez preceptiva, mas que se abra s outras cincias, Economia, Poltica, Sociologia,
49
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Psicologia, e que se deixe tocar pela influncia das correntes fenomenolgica e existencialista, bem como das escolas sociolgicas. Os processos de interpretao so os recursos de que se vale o hermeneuta para descobrir o sentido e o alcance das expresses do Direito A interpretao incide sobre a lei e as demais expresses do Direito, e no sobre o prprio Direito A lei a forma, o Direito o contedo; a interpretao recai sobe a forma, buscando o contedo, j a aplicao do Direito; ante o fato concreto a tarefa do aplicador, revelado o contedo da lei, sua substncia, fazer prevalecer esse contedo. A lei no evolui. Segue com passo tardo a mudana social. O Direito, entretanto, pode acompanhar as transformaes econmicas, polticas e sociais. Ao intrprete e ao aplicador cabe responder ao desafio de dinamizar a lei, para que no seja fora retrgrada dentro da sociedade.

Processos de Interpretao Elementos de Interpretao


Como observou Emmanoel Augusto Perillo, o contedo da lei inteiramente vago, dentro de sua esquematizao lgica; sem a interveno do hermeneuta, a lei morre no tempo. Os processos de interpretao so tambm chamados elementos de interpretao, mtodos ou modos de interpretao, fases ou momentos da interpretao, ou critrios hermenuticos. Os processos de interpretao no ocorrem ao intrprete numa ordem sistemtica, mas numa sntese imediata. Esse carter unitrio da atividade hermenutica aconselha que se encarem os processos de interpretao como momentos do processo global interpretativo, de preferncia a conceitu-los como mtodos. Ps reconhecer que o processo interpretativo no obedece a uma ascenso mecnica das partes ao todo, mas representa antes uma forma de captao do valor das partes, inserido na estrutura da lei, por sua vez inseparvel da estrutura do sistema e do ordenamento Miguel Reale promugna por uma hermenutica estrutural. C.H. Porto Carreiro defini-se por um mtodo hermenutico dialtico, que Abrange realidade como um todo e, como um todo, a examina, procurando tudo quanto existe na letra e no esprito da lei. Embora haja variaes terminolgicas, de um autor para outro, se queremos buscar o mximo de abrangncia e pormenorizao, podemos enumerar como momentos (ou processos) de interpretao os seguintes: momentos (ou processos) literal, gramatical ou filolgico; momentos (ou processos) lgico ou radical; momentos (ou processos) sistemtico ou orgnico; momentos (ou processos) histrico
50
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

momentos (ou processos) histrico-evolutivo momentos (ou processos) teolgico momentos (ou processos) sociolgico II - MOMENTO FILOLGICO O momento (ou processo) filolgico estabelece o sentido objetivo da lei com base em sua letra, no valor das palavras, no exame da linguagem dos textos, na considerao do significado tcnico dos termos. Forma de comunicao humana que se utiliza da linguagem verbal, a lei uma realidade morfolgica e sinttica. Essa circunstncia trona inafastvel a utilizao do processo gramatical de interpretao. A interpretao exclusivamente filolgica, ou a preferncia pela exegese verbal, ou mesmo a idia de que se deva partir, progressivamente, do processo gramatical para atingir depois a compreenso sistemtica, lgica, teolgica ou axiolgica dos textos que constituem posies doutrinrias ultrapassadas. Certamente, foi com vistas a esses desvios hermenuticos que Recasns Siches qualificou a interpretao literal com irracional e intil. A interpretao filosfica deve perseguir o contedo ideolgico dos vocbulos, descobrir o que de subjacente existe neles, com vista a uma compreenso semntica das palavras usadas na lei.

Est em vigor a Lei 9.610, de 19/02/98, que legisla sobre Direitos Autorais, que diz que se const itui crime reproduzir por xerocpia ou outros meios, obras intelectuais sem a Autorizao por Escrito do autor. III - PROCESSO FILOSFICO No uso do processo filosfico, deve o intrprete estar advertido de que nem sempre a palavra fiel ao pensamento, afora as impropriedades de redao, freqentes nas leis. Sempre preciso encontrar o que se acha implcito por trs das palavras. As palavras empregadas pelo legislador devem ser interpretadas em conexo com as demais que constituem o texto. Deve-se atentar para o uso da palavra no local em que foi redigida a lei ou a matria a ser interpretada. A pesquisa filosfica h de interligar-se e harmonizar-se com os demais processos, pois, desde Saussure, no se tem mais uma compreenso analtica ou associativa da linguagem, a qual. tambm s pode ser entendida de maneira estrutural, em correlao com as estruturas e mutaes sociais. Essa viso estrutural da linguagem desautoriza o entendimento dogmtico das palavras da lei e impes o entendimento histrico. A linguagem um patrimnio comum, arsenal coletivo, instituio. A fala a escolha individual, a opo entre as possibilidades de expresso que se apresentam na lngua.
51
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

A lei a fala do legislador, revelando a percepo da pessoa ou do grupo de pessoas que elaborou a lei, mas tambm, sem dvida, a viso da poca. Cada poca tem uma viso da realidade. A considerao desses aspectos no pode ser ignorada pelo hermeneuta. Se o intrprete possuir conhecimento de filosofia, lingstica e filosofia da linguagem, poder utilizar-se, com proveito do auxlio desse processo. O momento (ou processo) lgico baseia-se na investigao da ratio legis. busca descobrir o sentido e o alcance da lei, sem o auxlio de qualquer elemento esterno, aplicando ao dispositivo um conjunto de regras tradicionais e precisas, tomadas de emprstimo lgica geral. Funda-se no brocardo - Ubi eadem ratio, ibi eadem legis dispositc. Procura a idia legal que se encontra sub litteris, partindo do pressuposto de que a razo da lei pode fornecer elementos par a compreenso de seu contedo, de seu sentido, de sua finalidade. Numa lei o que interessa no o seu texto, mas o alvo fixado pelo legislador. O elemento lgico empregado nesse processo de interpretao o fornecido pela lgica formal. A ratio legis consagra, necessariamente, os valores jurdicos dominantes e deve prevalecer sobre o sentido literal da lei, quando em oposio a este. O processo lgico permite que a interpretao alcance elevado padro de rigor e segurana. contudo, como sulinha Flcolo da Nbrega, o processo tem o grave inconveniente de esvaziar a lei todo o contedo humano, de trat-la em termos de preciso matemtica, como se fosse um teorema de geometria. Tambm Carlos Maximiliano censura o processo afirmando que da preocupao de reduzir toda a Hermenutica a brocados, a conseqncia multiplicarem-se as regras de interpretao, gerando a sutileza, incompatvel com a segurana jurdica pretendida. Est em vigor a Lei 9.610, de 19/02/98, que legisla sobre Direitos Autorais, que diz que se const itui crime reproduzir por xerocpia ou outros meios, obras intelectuais sem a Autorizao por Escrito do autor. IV - PROCESSO LGICO Antes de prosseguirmos vamos falar um pouco sobre a Lgica. Substituindo a dialtica por um conjunto de procedimentos de demonstrao e prova, Aristteles criou a lgica propriamente dita, que ele chamava de analtica (a palavra lgica ser empregada, sculos mais tarde, pelos esticos e Alexandre de Afrodsia). Esses procedimentos de demonstrao e prova mais tarde foram conhecidos como empirismo. Podemos concluir ento que havia uma diferena entre dialtica e a lgica. Em primeiro lugar, a Dialtica platnica o exerccio direto do pensamento e da linguagem, um modo de pensar que opera com os contedos do pensamento e do discurso. A Lgica Aristotlica um instrumento que antecede o exerccio do pensamento e da linguagem, oferendo-lhes meios para realizar o conhecimento e o discurso. Para Plato, a dialtica um modo de conhecer. Para Aristteles, a lgica (ou analtica) um instrumento para o conhecer. A Dialtica platnica uma atividade intelectual destinada a trabalhar contrrios e contraditrios para super-los, chegando identidade da essncia ou idia imutvel. A Lgica Aristotlica oferece procedimentos que devem ser empregados naqueles raciocnios
52
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

que se referem a todas as coisas das quais possamos ter um conhecimento universal e necessrio, e seus ponto de partida no so opinies contrrias, mas princpios, regras e leis necessrias e universais do pensamento. A lgica tem vrias caractersticas, vejamos algumas delas numa classificao Aristotlica: Instrumental: o instrumento do pensamento para pensar corretamente. Formal: no se ocupa com os contedos pensados ou com os objetivos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos. Normativa: fornece princpios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir. Doutrina da Prova: estabelece condies e os fundamentos necessrios de todas as demonstraes. bom lembrar que o objeto da lgica a proposio, que exprime, atravs da linguagem, os juzos formulados pelo pensamento. Recasns Siches considera o processo lgico imprestvel na aplicao do Direito. A lgica formal, de tipo puro, a priori, s a adequada na anlise dos conceitos jurdicos essenciais. Para tudo que pertence existncia humana - a prtica do Direito, inclusive impe-se o uso da lgica do humano e s razovel (lgica material). Carlos Coelho de Miranda Freire adverte que o raciocnio jurdico no se regula por uma lgica do necessrio. Nele domina um procedimento fundamentado em silogismos retricos, que so concludos a partir de premissas provveis. Andr Franco Montoro pensa que o jurista usa habitualmente a lgica em suas sentenas, peties, pareceres etc, se bem que nem sempre o faa de forma consciente. Todas as vertentes da Lgica, segundo sua opinio, desde a lgica clssica at a lgica simblica, a lgica da linguagem, a lgica dentica e a lgica do concreto (includo-se, nesta ltima designao, a lgica razovel, da argumentao, da controvrsia, nova retrica e tpica) tm aplicao na tarefa hermenutica. Wilson de Souza Campos Batalha observa que o rigor lgico, na interpretao e aplicao das normas jurdicas, e simples aparncia. H em toda interpretao e aplicao ingredientes estimativos, emocionais e irracionais. Embora a sentena - prossegue - revista-se de forma silogstica, a concluso, freqentemente, precede as premissas. C. H. Porto Carreiro acha que, modernamente, a exegese racional voltou a merecer ateno, uma vez que pode fornecer informaes sobre as razes sociais da lei, isto , sobre o direito que, em dado momento, se cristalizou em regra jurdica. Por isso, ao lado da ratio legis, aprofundou-se o exame occasio legis, como elemento histrico capaz de revelar ao intrprete as condies sociais que deveriam ter influenciado na redao da lei. O processo lgico, ou racional, reformulado, poder penetrar no esprito histrico da lei, retirando da as razes que a presidiram sua feitura. V cada regra legislativa como parte do inteiro organismo dos princpios de determinado regime ou sistema de direito positivo. consiste na adaptao do sentido de uma norma ao esprito do sistema Carlos Maximiliano fixa diretriz para o uso do processo: Examine-se a norma na integra, e mais ainda: o Direito todo, referente ao assunto. Alm de comparecer o dispositivo com outros afins, que formam o mesmo instituto jurdico, e com os referentes a institutos anlogos; fora , tambm, afinal por tudo em relao com os princpios gerais, o conjunto do sistema em vigor.
53
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Nos pases de constituio rgida, importante ter presente a supremacia dos dispositivos constitucionais, em comparao com os dispositivos da legislao ordinria. Quando se adota, como se faz, por longa tradio, no Brasil, o sistema de constituies pormenorizadas, exaustivas, regulando matrias atinentes aos mais diversos campos do Direito, indispensvel o cotejo de qualquer dispositivo que se queira interpretar com o que, a respeito, disponha, especfica ou genericamente, a Constituio Federal V - PROCESSO SISTEMTICO O processo sistemtico tem a funo de preservar a harmonia do sistema legal, zelar por sua coerncia. Esse objetivo deve ser perseguido no pelo controle constitucional das leis: tambm entre normas de igual hierarquia o princpio deve ser invocado. A meu ver, assiste razo a Cavalcanti lana, em voto vencido que proferiu no 1 Tribunal de Alada do Rio de Janeiro: Tem a jurisprudncia um papel que no esta suficientemente esclarecido e estudado: o de preservar a harmonia do sistema legal. No ela mera intrprete da lei e nem se unifica, em homenagem aos casos anlogos, a fim de garantir a isonomia das decises. Sua funo mais importante a de zelar pela coer6encia do sistema. Argumentase esta coerncia dada o elo controle constitucional das leis, no havendo como invoc-la entre normas igual magnitude hierrquica. mas o argumento deixa ao juiz uma pobre funo - transforma-o em computador destinado a processar os dados que o legislador, em desavisada hora, entendeu de lhe propiciar. Integra o processo sistemtico o recurso ao Direito Comparado, ou seja, a confrontao do texto, sujeito a exegese, com leis congneres de outros pases, especialmente daqueles que exercem influncia na construo do instituto jurdico que se investiga. Nas matrias alcanadas pela Declarao Universal dos Direitos Humanos, necessrio ter presente esse documentos supranacional, quer quando se acolhe a doutrina que sustenta sua auto-aplicao ao direito interno. - posio que julgo acertada - quer, pelo menos, como fonte subsidiria, O processo (ou momento) sistemtico possibilita uma compreenso larga da lei. A mens legis, - que parecia muito precisa - , aps a confrontao do texto interpretado com outras normas de igual ou superior hierarquia, com os princpios gerais do Direito, com o Direito Comparado, pode restringir-se, aplicar-se, ser, enfim, eliminada por uma viso enriquecedora, que uma interpretao meramente lgica tornaria impossvel. VI - MOMENTO HISTRICO O momento (ou processo) histrico leva em conta as idias, os sentimentos e os interesses dominantes, ao tempo da elaborao da lei. A lei representa uma realidade cultural que se situa na progresso do tempo. Uma lei nasce, observando a determinadas aspiraes da sociedade ou da classe dominante da sociedade, traduzidas pelos que a elaboraram, mas o seu significado no imutvel. necessrio verificar como a lei disporia se, no tempo de sua feitura, houvesse os fenmenos que se encontram presentes, no momento em que se interpreta ou aplica a lei. A lei observa Paulo Dourado de Gusmo,

54

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

no elaborada para um corpo social moribundo, mas para um corpo social vivo, em desenvolvimento, com pocas de crise e com pocas de estabilidade. Fundamenta esse processo hermenutico a convico de que o Direito produto histrico, herana cultural, criao da vida social, capaz de adaptar-se a todas as condies e exig6encias novas, fruto da comunidade, e no resultado da vontade do legislador. Da, o realce que seus corifeus deral tradio e ao costume imemorial.

Visite nosso Site: www.cursoteologico.com.br

VII MOMENTO HISTRICO-EVOLUTIVO O processo histrico-evolutivo considera que a lei no tem contedo fixo, invarivel, no pode viver para sempre imobilizada dentro de uma frmula verbal, de todo impermevel s reaes do meio, s mutaes da vida. Tem de ceder s imposies do progresso, de entregar-se ao fluxo existencial, de ir evoluindo paralela sociedade e adquirindo significao nova, base das novas valorizaes. O interprete busca descobrir a vontade atual da lei (voluntas legis), e no a vontade pretrita do legislador (voluntas legislatoris), vontade que deve sempre corresponder s necessidades e condies sociais. O elemento histrico permite apreender as linhas gerais da evoluo jurdica, as transformaes que sofreram os institutos no decurso do tempo, os traos comuns na sucesso das leis, traos que esto a indicar o que existe de permanente em meios multiplicidade e variedade dos dispositivos. No processo (ou momento) histrico-evolutivo, socorre-se o intrprete da pesquisa dos documentos histricos do Direito, quais sejam, dentre outros, os projetos e anteprojetos de lei, mensagens e exposies de motivos, debates parlamentares, pareceres, relatrios, votos, emendas, justificaes. Esses documentos no tm fora vinculativa, pois a lei, uma vez sancionada, desgarra-se do autor ou autores, porm, de qualquer forma, constituem subsidio aprecivel para o estudo das razes histricas da lei. Consideram-se aqui tambm a histria do direito anterior especialmente a histria do instituto de que faz parte a lei, a histria do dispositivo ou norma submetida a exegese, bem como Os fatos e circunstncias que deram causa lei. No processo histrico-evolutivo, como no processo lgico e no sistemtico o intrprete mantm-se dentro das balizas da lei, no se admitindo ai a interpretao criadora, a despeito ou a margem da lei. Justamente por isso, os apologistas deste processo reputamno valioso, porque, sem colocar o interprete contratam os cdigos, permite a evoluo jurdica: concilia o princpio da legalidade com as transformaes sociais. A utilizao, na Frana, do processo histrico-evolutivo possibilitou atualizar o cdigo de Napoleo (cdigo civil), com a adoo pela jurisprudncia de institutos da maior relevncia como a teoria da responsabilidade civil por riscos criados, na teoria da impreviso (que permitiu a reviso judicial dos contratos) e a teoria do abuso dos direitos. Sem negar o valor da histria, no conhecimento das instituies sociais, C. H. Porto Carreiro entende, conjunto, que fundamental dar-lhe um tratamento dialtico, abandonando a simples relao cronolgica dos fatos, para submet-los a uma anlise infraestrutural que conduza a real apreenso de uma realidade em movimento. S se
55
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

revezando a Histria, nas suas bases e nos seus conflitos, possvel chegar a esse resultado. A nfase dada pelo processo histrico de interpretao ao exame dos materiais legislativos merecem a critica desse mesmo autor. Essas peas tem a finalidade de mistificar a opinio publica, pois o verdadeiro objetivo - a garantia dos privilgios de classe - nunca confessada. Georges Ripert tambm produziu veemente libelo contra a insinceridade das exposies de motivos. Alias, j os Estatutos de Coimbra preveniam que se no devem seguir, e abraar cegamente as razes indicadas na lei; antes pelo contrrio se deve sempre trabalhar por descobrir a verdadeira razo delas. Desprezada a postura esttica, meramente descritiva, e assumida a postura crtica, de aprofundamento da realidade, dialtica, o momento histrico de grande valia no trabalho hermenutico. VIII MOMENTO TEOLGICO O processo ou momento teolgico busca a finalidade da lei. O fim da lei, numa primeira abordagem, garantir interesses, com base em valorizaes econmica, polticas, sociais e morais dominantes. A lei no explicita os interesses que defendem, nem a valorizaes que a fundamentam. Cabe ao hermeneuta pesquisa-los, com vistas a se descobrir o fim da lei, o resultado que a mesma precisa atingir em sua atuao pratica, assegurando a tutela do interesse, para a qual foi estabilizado, ou de outro que deva substitu-lo. A interpretao teolgica deve buscar objetivo atual das disposies, medida que interesses emergentes possam ser enquadrados no textos primitivo. Dentro da perspectiva oferecida pela teoria do valor e da cultura, Miguel Reale diz que fim da lei sempre um valor, cuja preservao ou atualizao do legislador devem em vista garantir, armando de sanes, assim como tambm pode ser o fim da lei impedir que ocorra um desvalor. Ora, os valores no se explicam segundo nexos de casualidade, mas s podem ser objeto de um processo compreensivo que se realiza atravs do confronto das partes com o todo vice-versa, iluminando-se e esclarecendo-se reciprocamente, como prprio do estudo de qualquer estrutura social. Assim, na concepo de Reale, toda interpretao jurdica teolgica, funda-se na consistncia axibiolgica. O Direito brasileiro sufragou, amplamente, a interpretao teolgica ao estatuir o art. 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro, Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se destina e as exigncias do bem comum. Embora colocado na Lei de Introduo ao Cdigo Civil, esse dispositivo no se aplica apenas interpretao do Cdigo Civil: uma diretriz do ordenamento jurdico. Divergem os autores no entendimento do alcance que deve ter ao artigo 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro. Entendem alguns que o bem comum a que a lei se destina aquele que a norma, objeto da interpretao, est orientada a satisfazer. outros pensam que deve o juiz atende
56
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

as exigncias ltimas e gerais do bem comum, afastando a incidncia da concreto, quando dessa incidncia resulte obstruo quele desiderato.

lei ao caso

Comentando esse artigo escreveu Oscar Tenrio: O direito positivo brasileiro preferiu caminho mais seguro e menos difcil. Deu ao juiz a misso de, na aplicao da lei, apreciar a sua finalidade social e as exigncias do bem comum. confiou ao juiz a misso de vencer os bices criados por leis prenhes de individualismo. Instaurou-se o governo dos juizes, sem que possamos falar, entretanto, em oligarquia ou ditadura judiciria.: C.H. Porto Carreiro no v , com otimismo, a efetiva aplicao do artigo 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, encontrando um conflito entre o artigo e o sistema jurdicopoltico-econmico em que est inserido: No especificando as fronteiras dos fins sociais a que se destina a lei, deixa a critrio do juiz o exame da questo. Mas, qual espada de Dmocles, pendente sobre a cabea do julgador, esto os princpios gerais do Direito, garantidores do status e da vigas mestras do regime. Teoricamente, o juiz tem liberdade de pesquisar os fins sociais da lei, perquirindo, como filsofo e como socilogo, a verdadeira ratio legis. No entanto, ao faz-lo, h ele de esbarrar, fatalmente, com os institutos jurdicos preestabelecidos (e que no podem ser por ele mudado), que tm de ser seguidos e mantidos, sob pena de ser apontado como uma ameaa segurana nacional. Penso que, realmente, a interpretao teolgica - sufragada, sem restries, pelo direito brasileiro, aram o judicirio de grandes poderes e de inarredvel misso poltica. De independncia e coragem os juzes sempre precisaro, caso queiram ser teis ao povo, e no dceis instrumentos da dominao de poucos. Independentes e corajosos, ao aplicarem teleologicamente o direito, tendo em vista as exigncias da finalidade social e do bem comum, os juizes no pediro obscurecer que o bem comum , at etimologicamente, felicidade coletiva, bem geral, e nunca o individualismo, a opresso, que uma lei particular ou artigo de lei consagrar. Est em vigor a Lei 9.610, de 19/02/98, que legisla sobre Direitos Autorais, que diz que se const itui crime reproduzir por xerocpia ou outros meios, obras intelectuais sem a Autorizao por Escrito do autor.

IX - O MOMENTO SOCIOLGICO
O momento (ou processo) sociolgico conduz investigao do motivos e dos efeitos sociais da lei. Leva a aplicar os textos de acordo com as necessidades contemporneas, com olhos postos no futuro, e no no passado. considera a conscincia jurdica da coletividade, as aspiraes do meio. Atende s conseqncias econmicas, polticas e sociais da exegese. V o sistema jurdico como subsistema do sistema, e no como sistema autmato. Segundo Machado Neto, so objetivos pragmticos do processo sociolgico de interpretao: a) conferir a aplicabilidade da norma s relaes sociais que lhe deram origem;
57
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

b) estender o sentido da norma a relaes novas, inexistentes ao tempo de sua criao; c) temperar o alcance do preceito normativo, a fim de faz-lo corresponder s necessidades reais e atuais de carter social.

A Conexo dos Fenmenos


O intrprete dever conhecer a conexo do fenmeno jurdico com os demais fenmenos sociais, o que reclama a cooperao da Economia, da Sociologia, da Cincia Poltica, da Psicologia Social, da Antropologia etc. Para a declarao do sentido atual da norma para a determinao da vontade genrica da lei, ser importante o estudo sociolgico do ambiente histrico, das condies de vida, dos valores e exigncias sociais dominantes. Para C.H. Porto Carreiro o processo sociolgico visa a perscrutar a lei como um produto orgnico que tem capacidade de evoluir por si mesma, segundo a possibilidade de evoluo da prpria sociedade. Conforme a opinio desse autor, para que a interpretao sociolgica alcance seus resultados, deve-se indagar os motivos primrios que levaram a feitura da lei, os interesses protegidos pela norma, a forma que se deu a essa proteo e a maneira pela qual deve ela funcionar. O processo sociolgico precisa ser reformulado, em termos de uma Sociologia integral e completa, base de uma realidade dialtica. Homero Junger Mafra observa que pode algum infringir a lei, sem infringir as regras de seu grupo. Em fase dessa situao - pergunta -, cabe ao jurista o papel de, mecanicamente, aplicar o texto, decidir com o valores que traz o ru?

Qual a Questo? Qual o motivo?


Discutindo a questo, opta pela segunda alternativa, adotando a opinio da corrente finalista do direto Penal, que julga o dolo pela ao e entende que a culpabilidade um juzo de valor, s tendo sentido a norma em termos de relevncia social. Essa posio, que vai ao encontro do motivo social da lei, sufraga exegese tipicamente sociolgica. Theodor Sternberg afirma que o jurista no deve ser, ordinariamente um repetidor escolar de sentenas, ao que ela somente em ocasio especial fosse permitida a livre criao; ao contrrio, por sua profisso deve ser um pensador social e s excepcionalmente deve estar acorrentado lei. Renato Jos Costa Pacheco parte da averiguao de que, na situao de mudana social em que nos encontramos, a lei inadequada direo da vida social. No caso brasileiro, em que a taxa de mudana desigual, diante da diferena entre meio urbano e meio rural, bem como entre as diversas regies do pas, mas que ilusria a fico da igualdade de todos perante a lei.
58
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Em face desse quadro, reflete o autor sobre o papel do juiz frente mudana social. Examina as posies de Mrio Moacir Porto, que quer uma magistratura criadora, legiferante, finalistica, intervencionista, e de Mrio Guimares, para que magistratura compete velar pela tradio jurdica. Entre os dois extremos fixa-se Renato Pacheco no que ele denomina mediania virtuosa. Dentro do contexto da sociologia devemos ter em mente que o momento sociolgico traz consigo uma aculturao que vale a pena ser pensada diante de uma breve pergunta:

VOC TEM CULTURA?


Comentar o tema considerando: Porque no existe sociedade sem cultura:
Toda sociedade tem sua cultura, pois sem cultura no h sociedade, no tem interao, (ao entre elas), ou seja, todos precisam viver em grupo e assim expressar o modelo de sociedade (pensar, sentir e agir), no consegue se manter como um todo, ela d identidade aos grupos ou pessoas.

A Cultura sempre adquirida pelo processo de socializao, criando seus prprios valores, para entender melhor o que est sua volta. Em sociedade ocidental ou oriental a cultura tem suas caractersticas prprias, enraizando-se por processo poltico-religiosos, as vezes confundido-se com estes num a simbiose historicamente inseparvel. O conceito de Cultura como cdigo simblico e suas implicaes: Antropologicamente falando cultura trata-se de dar identidade a um grupo, j no caso de Cultura como cdigo simblico, ter cultura significa, quantidade de leituras, grau de escolaridade, conhecimentos gerais. Como implicaes h discriminaes entre idade, etnia, sexos e etc. Citamos como um exemplo a mulher desempenhando o mesmo papel social do homem e tendo remunerao menor. Porque no se deve hierarquizar Culturas diferentes? Porque no existe cultura superior ou inferior e sim cdigos diferentes entre si, por isso no se pode julgar cultura e nem possvel estabelecer um parmetro de critrio de avaliao para comparar a cultura, se for usado algum parmetro ento um ato etnocntrico.

Visite nosso Site: www.cursoteologico.com.br Est em vigor a Lei 9.610, de 19/02/98, que legisla sobre Direitos Autorais, que diz que se const itui crime reproduzir por xerocpia ou outros meios, obras intelectuais sem a Autorizao por Escrito do autor.

59

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

X - CONCLUSO
Em sntese hermenutica a compreenso do sentido da norma, a interpretao do sentido das palavras. Ela a interpretao da verdade, da mentira, da cultura e etc., segundo os prismas das sociedade nos seus momentos histricos-normativos, pois a norma as vezes divina, as vezes humana. Ora ela vem dos deuses ora dos reis. Uma interpretada pelo Sacerdote outra pelo Escriba. No sempre ao bel-prazer. Por vezes vemos a hermenutica jurdica usada como sinnimo de interpretao e Carlos Maximiliano diz que a hermenutica a teoria cientfica da arte de interpretar e tem por objetivo o estudo e a sistematizao do sentido e o alcance das expresses do Direito O processo literal deve ser estabelecido de forma que a interpretao do texto, seja de maneira clara e que se observe as lacunas que a redao, pode deixar. Dessa forma no ser afetada a harmonia com o sistema legal, (que por sua vez zelada pelo processo sistemtico de interpretao), facilitando assim, a investigao dos motivos e efeitos sociais da lei, adequando-as a sociedade.

Visite nosso Site: www.cursoteologico.com.br

XI - BIBLIOGRAFIA

1. MAXIMILIANO, Carlos. Hermenutica e Aplicao do Direito. 17 Ed. Rio de Janeiro : FORENSE, 1998. 2. AZEVEDO, Plauco Faraco de. Critica a Dogmtica e Hermenutica Jurdica. Porto Alegre: SAFE, 1989. 3. FRANA, Rubens Simongi. Hermenutica Jurdica. 5 Ed. Revisada e aumentada. So Paulo: SARAIVA, 1997. 4. FRIEDE, Reis. Cincia do Direito, Norma, Interpretao e Hermenutica Jurdica. Rio de Janeiro: FU, 1997. 5. Direito Em Revista - Ano II n 6 julho/agosto 1998. 6. PEARLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bblia Editora Vida, Miami, USA, 78. 7. THOMPSON, Bblia de Referncia. Edio Contempornea, RJ: Ed. VIDA, 95. 8. LEIBE, Jorge, S. Pereira. Introduo HERMENUTICA, A Arte e Cincia de Interpretar Instituto Bblico Universal RJ Brasil 98.
Agradeo ao Senhor Jesus por poder abenoar vidas atravs desta pequena obra

Visite nosso Site: www.cursoteologico.com.br


Convites P/ Pregao e Estudos: (21) 2290-0147

60

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Outras Obras do Autor: Doutrinas, Costumes e Tradies 1998/RJ. Teologia do Casamento - 1997/RJ. Cerimonial e Liturgias 1998/RJ. Mini-Dicionrio Contextualizado - 1999/RJ. Teologia da Orao - 1996/RJ. Vencendo a Depresso - 1999/RJ. Cura Interior Sarando as Feridas 2003/RJ.

61

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Esta pequena obra no tem a pretenso de esgotar o assunto, muito pelo contrrio, r e c o n h e c e m o s q u e a s Re g r a s P a r l a m e n t a r e s p a r a a i g r e j a s o m u i t o m ai s a m p l a s d o q u e o e xp o s t o a b a i xo ; t o d a v i a o n o s s o a l v o s o a q u e l e s q u e a i n d a n o t i v e r a m a o p o r t u n i d a d e d e s e a p r o f u n d a r e m no assunto, mas querem ter alguma base; e para os que j foram mais adiante uma oportunidade para relembrar ou atualizar-se.

Todos os Direitos Reservados. Copyright 1999. Est em vigor a Lei n 9.610, de 19/02/98, que legisla sobre Direitos Autorais, que diz que se constitui crime reproduzir por xerocpia ou outros meios, obras intelectuais sem a Autorizao por Escrito do autor.

REGRAS PARLAMENTARES
Edio 2004 INDICE 1 INTRODUO . . . . . 2 ELABORAO DA LEI. . . . . 3 LEI: TCNICA, HIERARQUIA E CLASSIFICAO . 4 REGIMENTO . . . . . 5 ESTATUTO I . . . . . 6 ESTATUTO II DA I G R EJ A E V . A S S. DE D E U S 7 BIBLIOGRAFIA . . . . .

I - INTRODUO
De acordo com os Estatutos e Regimentos Internos das Convenes das igrejas evanglicas no Brasil, as regras parlamentares que orientam as assemblias da igreja so quase sempre parecidas. Para tornar essas regras ao alcance de todos, fazemos aqui, com adaptaes, um apanhado de como elaborado os estatutos e regimentos e funciona a aplicao nas igrejas em quase todos os segmentos denominacionais. H no Brasil centenas de igrejas informais ou clandestinas. Porm, quase que na totalidade das legalizadas seus membros no tm conhecimento dos Estatutos e Regimentos Interno que as rege, quer por m-f de suas diretorias (Pastor-presidente), quer pela falta de interesse dos seus membros. E ainda o mais grave que a maioria das igrejas evanglicas no Brasil no cumpre seus estatutos e regimentos internos. Em primeiro lugar veremos so elaboradas as leis no Brasil. Visualizaremos desde do processo legislativo, passando pelo ciclo elaborativo a tramitao do projeto de lei. Depois abordaremos a hierarquia e a classificao das leis no Brasil.

62

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

II - ELABORAO DA LEI Processo Legislativo Conjunto de atos preordenados visando a criao de normas de Direito. Conjunto de regras que informa a elaborao da lei. Elaborao compete ao Poder Legislativo com a colaborao do Executivo. Regime bicameral projeto de lei submetido s duas Casas do Congresso Nacional (Cmara e Senado Federal). Aprovado por uma, revisto por outra e enviado ao Presidente, se casa revisora aprovar, ou arquivado, se rejeitar- art. 65, CF. Se emendado, volta casa iniciadora. Aprovado em ambas, projeto enviado ao Presidente para sano, promulgao e publicao. Tramitao = procedimento Ciclo elaborativo iniciativa, discusso, votao, sano, promulgao e publicao. ou veto Discusso e votao duas fases que so chamadas por alguns autores englobada mente de aprovao Iniciativa: art. 61, CF faculdade de se apresentar projeto de lei ao legislativo. Impulso inicial. Pode ser: a) Concorrente: quando iniciativa afeta a mais de uma pessoa ou rgo; b) Exclusiva: afeta a uma s pessoa ou rgo. Iniciativa popular: art. 61, 2, CF. Participao direta do cidado Soberania popular: forma de democracia direta. Aprovao estudos, debates, redaes, emendas, discusso, e votao. Estudos: pareceres de comisses tcnicas. Emendas: modificaes nos projetos de lei. Discusso na Cmara e no Senado. Aprovado por uma casa revisto por outra, voltando origem se a 2 casa fizer emendas- art. 64, CF. No h prazo para aprovao, mas Presidente pode pedir urgncia. Sano ato pelo qual chefe do Executivo manifesta sua concordncia com o projeto de lei aprovado pelo legislativo. a aprovao do Executivo deliberao do legislativo. Transforma projeto de lei em lei. Lei nasce com a sano. Sano pode ser:
63
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

a) expressa Presidente da Repblica (chefe do Poder Executivo) declara anunciaassina projeto de lei, convertendo-o em lei. b) Tcita Presidente deixa passar prazo de 15 dias teis do recebimento do projeto. Seu silncio importa em sano. Veto ato pelo qual o Presidente manifesta discordncia com o projeto de lei apresentado. a manifestao contrria converso do projeto de lei em lei- art.66, 1, CF. Presidente do Senado, comunicado pelo Presidente da Repblica atravs de mensagem, convoca as duas casas do Congresso para apreciar o veto em sesso conjunta: art. 66, 4, CF. Voto da maioria absoluta rejeita ento o veto, convertendo o projeto de lei antes vetado em lei. A lei, aps, enviada para promulgao ao Presidente da Repblica. Caso no obtido o voto da maioria absoluta dos membros do Congresso, prevalece o veto presidencial morre o projeto de lei na parte vetada. Promulgao ato pelo qual se atesta existncia formal e regularidade da lei. Proclamao. Ocorre ao mesmo tempo que a sano, na seqncia natural imediata desta. Publicao torna a lei obrigatria na data indicada para a vigncia. Omitida esta data, a vigncia se dar 45 (quarenta e cinco) dias aps a publicao. a divulgao, tornando a lei conhecida de todos presume-se tal conhecimento geral. a difuso do texto legal. Publicao se d atravs do Dirio Oficial. Antigamente, o prego era anunciado a toque de tambor: divulgao simblica apenas. O Poder Executivo colabora de duas maneiras no processo de elaborao das leis: 1) Iniciativa do Presidente ler art. 61, 1, CF leis pertinentes a servidores, foras armadas etc. impulso inicial reservado ao Executivo. Veja o que diz o 1 do Art. 61: So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as que: I fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas; II Disponham sobre: a) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao ... 2) Sano, promulgao e publicao. Medida Provisria submetida ao referendo do Congresso; perde eficcia se no convertida em lei em 30 (trinta) dias. Procedimento legislativo prprio.

III - LEI: TCNICA, HIERARQUIA E CLASSIFICAO 1- Classificao quanto hierarquia.


64
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

As normas hierarquicamente inferiores no podem contrariar nem revogar as superiores. a) Constitucionais normas que disciplinam a organizao estrutural do Estado e os direitos fundamentais do homem. Normas mais importantes do ordenamento, superiores a todas as demais, denominadas infraconstitucionais. b) Complementares Ex. Lei da Magistratura; votadas pela legislatura ordinria para regulamentar condies de aquisio e exerccio de direitos constitucionais no auto executveis. Art. 59 e 69 CF. Tem como funo tratar de certas matrias que a constituio entende que deva ser reguladas por normas mais regidas. c) Ordinrias votadas pelos rgos que a Constituio investiu da funo legislativa Poder Legislativo com colaborao do Executivo. O quorum legislativo exigido para sua aprovao especial, isto , maioria absoluta. Abaixo das Leis ordinrias tem-se decretos e regulamentos, para pautar a execuo da lei, de competncia do Poder Executivo. Tais decretos so diferentes dos decretos legislativos, provises do Poder Legislativo em matrias de sua estrita competncia art. 48 c/c 59, VI, CF. 1) Classificao quanto extenso territorial. No hierarquia e sim distribuio de competncia, prpria dos pases de organizao federativa, como o Brasil. a) Leis federais votadas pelo Congresso Nacional para aplicao em todo territrio, salvo excees de leis para regies art. 22 CF. b) Estaduais votadas pelas Assemblias Legislativas para ter aplicao restrita circunscrio territorial do Estado. Leis ordinrias : So frutos da atividade tpica e regular do poder legislativo. Ex. Cdigo Civil, Penal, defesa do consumidor e etc. c) Municipais votadas pela Cmara dos Vereadores para ter vigncia nos limites do municpio art. 29 CF. Municpios podem legislar sobre matria de seu interesse, impostos de sua competncia e organizao dos servios pblicos locais - autonomia municipal. Veja o que diz Art. 29: O Municpio reger-se- por lei orgnica, votada em dois turnos, como intertcio mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros dos membros da Cmara Municipal, que a promulgar, atendidos os princpios estabelecidos nesta Consituio, na Constituio dos respectivos Estados e os seguintes preceitos:
65
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Doutrina dos Poderes Implcitos art. 25, 1 CF Estado pode legislar sobre o que no foi expressamente vedado na Constituio, desde que no seja inconstitucional e diga respeito sua administrao, governo e servios ( competncia subsidiria ou implcita). Tais poderes so reservados constitucionalmente.
Veja o que diz o 1 do Art. 25:

So reservados aos Estados as competncias que no lhes sejam vedadas por esta Constituio. Veremos a seguir um exemplo de regimento interno:

REGIMENTO
CAPTULO I

Das Assemblias
Art. 1 - As assemblias da igreja sero abertas pelo presidente ou por seu substituto legal. Art. 2 - No incio da assemblia, aps os momentos inspirativos que devero constar de leitura bblica, cnticos e oraes, dever ser submetida aprovao do plenrio a ordem do dia, encaminhada pelo presidente ou substituto legal. CAPTULO II Dos Debates Art.3 - Para ser discutido numa assemblia, qualquer assunto dever ser introduzido por uma proposta, devidamente apoiada, salvo os pareceres de comisses. Art.4 - Aquele que desejar falar para apresentar ou discutir uma proposta dever levantar-se e dirigir-se ao presidente, dizendo: Peo a palavra Sr. (ou irmo) presidente. Art.5 - Concedida a palavra, o orador falar, dirigindo-se ao presidente ou assemblia, expondo o seu assunto e enunciando claramente a sua proposta que, quando for muito extensa ou envolver matria grave, deve ser redigida e encaminhada mesa. Art.6 - Feita uma proposta, ela s ser colocada em discusso, se receber apoio por parte de outro membro da igreja, o qual, dirigindo-se ao presidente, dir: apoio a proposta feita, ou simplesmente Apoiado. Art.7 - Colocada a proposta em discusso, os membros que desejarem falar devem levantar-se e solicitar a palavra ao presidente. Art.8 - O presidente conceder a palavra ao membro que primeiro a solicitar e, quando dois ou mais solicitarem a palavra ao mesmo tempo, conced-la- quele que estiver mais distante da mesa.

66

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Art.9 - Quando muitos oradores desejarem falar, o presidente poder ordenar a abertura de inscrio, o que ser deito pelo segundo secretrio, seguindo rigorosamente a ordem anotada. Art.10 - Por voto do plenrio, pode ser limitado o tempo dos oradores. Art.11 - Feita uma proposta, apoiada e posta em discusso, qualquer membro pode apresentar uma proposta substitutiva, isto , uma proposta substitutiva, isto , uma proposta baseada na que originalmente foi feita, mas modificando seus termos ou alcance. Art.12 Uma proposta substitutiva no pode original. contrariar fundamentalmente a proposta

Art. 13 Uma vez proposto e apoiado um substitutivo, a discusso passar a ser feita em torno dele. Art. 14 Encerrada a discusso e posta a voto a proposta substitutiva, se ela vencer, desaparece a proposta original; se no vencer, voltar discusso a proposta original. Art.15 Feita uma proposta e posta em discusso, qualquer membro pode propor emenda a ela para acrescentar palavras ou frases (emenda aditiva), para suprimir palavras ou frases (emenda supressiva), ou para suprimir palavras ou frases e acrescentar outras. Art.16 Apresentada e apoiada a emenda, a discusso passar a ser travada em torno dela. Art. 17 Encerrada a discusso sobre a emenda, o presidente p-la- a votos; se vencer, ser acrescentada proposta original, que depois ser posta a votos com a emenda. Art.18 Para facilitar a discusso ou a votao, o presidente poder dividir uma proposta que conste de vrios pontos, submetendo votao cada ponto separadamente. Art.19 Uma proposta poder ser retirada da discusso, por solicitao expressa do seu autor, com aquiescncia do plenrio.

CAPTULO III

Das Propostas Especiais


A . Para encerramento das discusses
Art. 20 O plenrio pode impedir a discusso da matria. J suficientemente esclarecida, por meio de aprovao de uma proposta, para encerramento imediato da discusso, mesmo havendo oradores inscritos. Pargrafo nico A proposta para encerramento da discusso deve ser brevemente justificada.

B Para adiamento

67

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Art. 21 Qualquer membro poder propor o adiamento, por tempo definido ou no, da discusso de assuntos em debate, para que sejam oferecidos esclarecimentos, se necessrios, ao plenrio, ou seja dada preferncia matria mais urgente. Pargrafo nico Em qualquer assemblia posterior, qualquer membro poder propor a volta dos debates de assunto que esteja sobre a mesa. C. Reconsiderao Art.22 Uma proposta para reconsiderao s pode ser feita por um membro que votou a favor do assunto, que deseja ver reconsiderado. Art.23 A proposta para reconsiderao no pode ser feita na mesma assemblia em que a questo a reconsiderar foi votada. Art.24 Vencedora a proposta de reconsiderao, o assunto anteriormente aprovado volta discusso, podendo ser confirmada, alterada ou anulada a deciso anteriormente votada. D. No admitem discusso Art.25 So propostas que no admitem discusso, imediatamente postas a votos, uma vez apoiadas: a) Para adiamento da discusso por tempo definido ou indefinido; b) Para encerramento das discusses e imediata votao; c) Para dirimir dvidas sobre questes de ordem; d) Para responder consulta da mesa sobre questes de ordem no previstas neste regimento; e) Para que o assunto seja entregue ou devolvido a uma comisso para reapresentao posterior; f) Para a volta aos debates de assunto que tenha sido adiado; g) Para limitar o tempo dos oradores ou da discusso sobre qualquer matria; h) Para prorrogao ou encerramento da assemblia; i) Para encaminhar o modo da discusso de um parecer; j) Para a concesso de honras especiais, manifestaes de pesar, de reconhecimento ou de regozijo; k) Para concesso do privilgio da palavra; l) Para votao imediata da proposta original, independente de suas emendas ou substitutivas. devendo ser

CAPTULO IV

Da Votao
Art. 26 Concluda a discusso, o presidente anunciar com clareza a proposta que vai ser votada, podendo determinar a sua leitura, se julgar necessrio Est em votao, ou equivalente.
68
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Art.27 Aps a declarao, pelo presidente, de que a proposta est em votao, a nenhum

membro poder ser concedida a palavra sob nenhum pretexto, antes que os votos sejam contados. Art.28 Uma vez anunciado que a proposta est em votao, o presidente deve pedir os votos a favor. Art. 29 A seguir, o presidente pedir que se manifestem aqueles que so contra a proposta e anunciar o resultado da votao. Art.30 Quando houver necessidade, a critrio da mesa, os votos podem ser contados. Art.31 Podem ser usadas as seguintes formas de votao: a) Levantarem uma das mos os membros; b) Colocarem-se de p os membros; c) Permanecerem sentados os que favorecem e levantaremos que contrariam a proposta; d) Permanecerem em silncio os que favorecem; e) Dizerem sim os que favorecem e no os que contrariam. Art. 32 As deliberaes da igreja s tero validade quando aprovadas em assemblias e pela maioria dos membros presentes, exceto os assuntos para os quais o Estatuto prev especial. Art. 33 Em certas votaes conveniente o uso do escrutnio secreto. Art. 34 qualquer membro que julgar que houve erro ou omisso na contagem dos votos poder requerer mesa a recontagem, que ser feita imediatamente, sem discusso a critrio da mesa. Art.35 Qualquer membro que desejar, tendo sido vencido na votao, poder solicitar a insero em ata da justificao de seu voto, que apresentar sucintamente.

CAPTULO V

Das Questes de Ordem


Art. 36 Qualquer membro poder solicitar a palavra Pela Ordem, que ser imediatamente concedida, nas seguintes circunstncias: a) Quando no est sendo observada a ordem dos debates nos termos deste Regimento; b) Quando algum orador tratar de matria alheia ao debate em questo ou estranha assemblia; c) Quando desejar propor o encerramento da discusso; d) Quando desejar propor a votao imediata da proposta original, independente de suas emendas ou substitutivas.
69
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Art.37 Obtendo a palavra, o mesmo expor brevemente a questo de ordem, devendo a matria ser resolvida pelo presidente, cabendo ao membro apelar para o plenrio, caso no concorde com a deciso do presidente. Art. 38 O membro que desejar apartear um orador deve primeiro solicitar-lhe o consentimento e no falar se este no for concedido. Art. 39 Os apartes devem ser feitos para esclarecer o orador ou para fazer-lhe perguntas, que esclaream o plenrio, sobre o ponto que est em considerao. Art.40 O tempo concedido ao aparteante no ser descontado do tempo do orador que o conceder. Art.41 Os apartes no devem ser discursos paralelos ao do orador aparteado. Art. 42 O presidente no pode ser aparteado, nem o proponente ou relator que estiver falando para encaminhar a votao.

ESTATUTO-1
Cada Igreja pode ter seu prprio Estatuto, individualizado, atendendo suas necessidades funcionais e locais quando for o caso. bom lembrar aqui que o mesmo tem de estar dentro da legalidade, atendendo as exigncias do Cdigo Civil e tambm a Moral tica. Pois, nem tudo que legal, tico. A partir destes princpios cada grupo que estar formando uma igreja ou sendo emancipado deve buscar orientao legal e tica para no cair em erros comuns e fraudulentos, como patrimnio da Igreja em nome do Pastor ou de membro de sua famlia, mau uso dos recursos e outros. Veja abaixo um exemplo de um estatuto: CAPTULO I

DENOMINAO, SEDE E FINS


Art. 1 - A Igreja tal, doravante neste Estatuto denominada igreja, uma comunidade religiosa, com sede (com sede provisria) na cidade de (nome da cidade) e compe-se de nmero ilimitado de membros, sem distino de sexo, idade, nacionalidade, tendo sido organizada em (data da organizao eclesistica).

Art. 2 - A igreja reconhece como seu nico cabea e suprema autoridade somente Jesus Cristo, e para seu governo, em matria de f, culto, disciplina e conduta, rege-se unicamente pela Bblia e adota a Declarao ou Norma Doutrinria da (nome da Conveno que esta ligada a igreja). Art.3 - A igreja existe para os seguintes fins: a) Reunir-se regularmente para culto de adorao a deus, estudo da Bblia e pregao do evangelho;
70
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

b) Promover por todos os meios e modos ao seu alcance o estabelecimento do reino de Deus na terra, cooperando com as demais igrejas nessa misso.

CAPTULO II

DA ADMINISTRAO E REPRESENTAO
Art. 4 - A administrao dos negcios da igreja ser exercida pela assemblia, que o poder soberano e administrador, tendo para execut-la a diretoria da igreja, que se compor de um presidente, um vice-presidente, dois secretrios (1 e 2 ) e dois tesoureiros (1 e 2), que exercero suas funes de acordo com os deveres atribudos a cada um, descritos em regimento interno.

1 - O presidente, que ser por fora do seu cargo o pastor da igreja, o por tempo indeterminado, e os demais membros da diretoria sero eleito anualmente em sesso extraordinria da igreja, a se verificar no ltimo trimestre do ano, para o exerccio do mandato no ano civil subseqente, sendo permitida a reeleio de quaisquer destes.

2 - Ao presidente cabe, alm dos deveres atribudos ao cargo, representar a igreja em juzo e fora dele, e em geral nas relaes para com terceiros, e junto com o diretor tesoureiro assinar escrituras de compra, venda ou hipoteca, recibos, contratos e quaisquer outros documentos alusivos a esses atos, abrir, movimentar e liquidar contas para a igreja, em bancos ou instituies similares, passar procuraes substabelec-las.

Art.5 - Para a gerncia de seus negcios, em geral a igreja se reunir em sesso ordinria, extraordinria, em sua sede, todas elas sob a direo do seu presidente e na ausncia deste pelo substituto legal, o vice-presidente, sendo vlidas as decises que estejam de conformidade com o que dispem os Artigos 6 e 7. Deste Estatuto.

1 - Perder todo e qualquer direito o membro que deixar de fazer parte da igreja, quer a pedido, quer por deliberao de qualquer sesso legal.

2 - As sesses ordinrias realizar-se-o normalmente, todos os meses, as extraordinrias, quando legalmente convocadas, conforme Regimento Interno, tantas vezes quantas necessrias para eleio de diretoria dos membros eleitos e reunies especiais, ou qualquer outro motivo que determine a sua realizao.

71

JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

CAPTULO III
DO QUORUM

Art. 6 - dispensam quorum os assuntos tratados em assemblias ordinrias. Art.7 - Os assuntos abaixo s podem ser tratados em assemblia extraordinria, especialmente convocada, e como o quorum mnimo de 2/3 (dois teros), de membros da igreja, com a devida assinatura no competente livro de presena: a) Reforma deste Estatuto; b) Aprovao ou reforma de regimento interno; c) Mudana de sede da igreja; d) mudana de nome da igreja; e) eleio ou demisso de pastor; f) Aquisio, oneraro ou alienao de bens imveis. Pargrafo nico As alteraes deste estatuto no podero eliminar os Artigos 2 e 3 e suas alneas, nem o Pargrafo 1. Do Artigo 10.
CAPTULO IV DA RESPONSABILIDADE DOS SEUS MEMBROS Art. 8 - A diretoria e os membros no respondem individual, nem mesmo subsidiariamente, pelas obrigaes da igreja.

CAPTULO V DA EXTINO DA IGREJA E DESTINO DO SEU PATRIMNIO Art. 9 - O patrimnio da igreja constitudo de bens mveis, imveis, provenientes de contribuies voluntrias, doaes e legados, e ser aplicado todo na manuteno de seus fins. Art.10 A igreja se constitui por tempo ilimitado e s poder ser dissolvida por consenso unnime dos seus membros, a esse tempo residentes e domiciliados na cidade de (sede da igreja). 1 - No caso de diviso da igreja, o patrimnio pertencer maioria se os grupos permanecerem fiis ao que dispem os Artigos 2 e 3. Do presente Estatuto, ou minoria fiel ao que dispem esses artigos, se houver apostasia do maior nmero, devendo a deciso ser dada por um conclio ou uma comisso constitudo de 6 (seis) pastores. Executando o Presidente ou Secretrio-executivo da Conveno (nome da Conveno estadual), cada grupo tendo o direito de escolher 3 (trs) componentes do referido conclio, considerando-se vencido aquele grupo que a isto se opuser.
72
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

2 - No caso de dissoluo da igreja por consenso de seus membros, ser liquidado o seu

passivo e o saldo, se houver, entregue Conveno (citar o nome da Conveno estadual), ou outra entidade congnere que a substitua.

Visite nosso site: www.cursoteologico.com.br


e-mail: universalcursos@click21.com.br

ESTATUTO-2
Desde que entrou em vigor o novo cdigo civil, vrias foram as polmicas levantadas, porm o artigo que igualava as Igrejas associaes, foi alterado permanecendo com era antes. Mesmo assim, cabe ressaltar que cada igreja deve ter em mente a igualdade entre homens e mulheres, os direitos individuais, os direitos da mulher, da criana e do adolescente, os direitos dos idosos, todos eles legitimados pelo texto constitucional. Assim sendo, as igrejas evanglicas devem procurar adequar seus estatutos e regimentos internos aos novos tempos de modernidade quanto aos direitos das minorias, visando tambm fugir da discriminao, precavendo-se de possveis interpelaes judiciais quando aos administrao e negcios da igreja, bem como dos direitos e deveres dos membros, e tambm os procedimentos disciplinares, garantindo o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes. O Estatuto deve ser individualizado, atendendo as necessidades funcionais e religiosas das igrejas locais, quando for o caso. bom lembrar aqui que o mesmo tem de estar dentro da legalidade, atendendo as exigncias do Cdigo Civil e tambm a Moral tica. Pois, nem tudo que legal, tico. A partir destes princpios cada grupo que estar formando uma igreja ou sendo emancipado deve buscar orientao legal e tica para no cair em erros comuns e fraudulentos, como patrimnio da Igreja em nome do Pastor ou de membro de sua famlia, mau uso dos recursos e outros.
Veja abaixo um exemplo de um Projeto de Estatuto ou de Adequao de estatuto:

EXEMPLO DE PROJETO DE ESTATUTO OU DE ADEQUAO DE ESTATUTO


ESTATUTO DA IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS

CAPTULO I
Denominao, Seus Fins, Sede, Durao e Foro. Art. 1 A IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS DE (EM)...., fundada em 1.9..., conforme estatuto registrado sob o nmero 99.999, de 00 de setembro de 1.9..., no Cartrio do 1 Ofcio, reformado em 99 de dezembro de 1.9..., e em 99 de dezembro de 2.000, registro nmero 9.999, de 99 de janeiro de 1.9..., no livro A-99 e nmero 99.999, livro A-42, respectivamente, do Cartrio do 4 Servio Notarial e Registral de Ttulos e Documentos, desta comarca, pessoa jurdica de direito privado, de natureza religiosa, sem fins econmicos, tendo por finalidade principal, a propagao do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundamentado na Bblia Sagrada, bem como a constituio e manuteno de igrejas e congregaes, sob o regime de filiais, com as mesmas
73
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

finalidades a que se prope a igreja central, de durao por tempo indeterminado, com sede central, na Rua X, n Y, Bairro H Cidade de..., Estado de..., Comarca onde tem seu foro judicial. Art. 2 A Igreja Evanglica Assemblia de Deus de (em)..., sediada em (cidade)-(Estado), titular do CNPJ N..., compreende a Igreja Central, seus Setores e Congregaes localizadas nesta Capital, cidades e distritos do interior do Estado de... e outras cidades e/ou municpios e seus respectivos Distritos em que por ventura, no futuro, venham ser implantados novas igrejas e construdos templos, do mesmo ministrio, f e ordem, conforme inscrio no Livro de Registro de Filiais, fundadas pela Igreja central ou por ela recepcionadas, entidades subordinadas Igreja central e regidas pelo presente Estatuto. 1 Esta instituio, suas Filiais e Congregaes reger-se-o pelo presente Estatuto em conformidade com as determinaes legais e legislao pertinente matria em causa. 2 Como finalidade secundria, prope-se a fundar e manter estabelecimentos culturais e assistenciais de cunho filantrpico, sem fins econmicos. Art. 3 Igreja Evanglica Assemblia de Deus de (em)..., suas Filiais e Congregaes, por afinidade aos princpios espirituais que professam, compartilham as regras de f e prticas doutrinrias das demais Assemblias de Deus no Brasil, reconhecendo a... (SIGLA e Nome por Extenso da Conveno e/ou Regional) e a CGADB Conveno Geral das Assemblias de Deus no Brasil, sendo, entretanto, autnoma e competente para, por si mesma, resolver qualquer questo de ordem interna ou externa, administrativa, judicial ou espiritual, que surgir em sua Sede, Filiais e Congregaes. 1 Dita Igreja, embora autnoma e soberana em suas decises, onde for compatvel e de seu legtimo interesse, acatar as orientaes e instrues emanadas dessas entidades convencionais, em especial, tratando-se de assuntos que resguardem a manuteno dos princpios doutrinrios praticados pelas Assemblias de Deus no Brasil, em conformidade com a Bblia Sagrada. Esta instituio, suas Filiais e Congregaes reger-se-o pelo presente Estatuto em conformidade com as determinaes legais e legislao pertinente matria em causa. 2 A Igreja se relaciona com as demais da mesma denominao, f e ordem, obrigando-se ao respeito mtuo da respectiva jurisdio territorial, podendo, porm, voluntariamente, prestar e receber cooperao financeira e espiritual, mui especialmente na realizao de obras de carter missionrio, social, como asilo, orfanato e educacional.
CAPTULO II Principais Atividades

Art. 4 A Igreja enquanto ente associativo exerce as seguintes atividades: I pregar o evangelho, discipular e batizar novos convertidos; II atravs dos seus membros, priorizar a manuteno da igreja, seus cultos, cerimnias religiosas, cursos educacionais, culturais e assistenciais de cunho filantrpico; III promover escolas bblicas, seminrios, congressos, simpsios, cruzadas evangelsticas, encontros para casais, jovens, adolescentes, crianas, evangelismo pessoal e outras atividades espirituais; IV fundar instituies assistenciais e culturais, sem fins econmicos. CAPTULO III Dos Requisitos para a Admisso do Associado-Membro
74
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Art.

5 A admisso ao quadro de membros da Igreja far-se-, obedecidos os requisitos deste Estatuto, mediante conhecimento prvio das atividades e objetivos da igreja e seus pertinentes segmentos, acompanhada da declarao de aceitao das normas estatutrias em vigor firmado pelo associado, inclusive, confisso expressa que cr, respeita e concorda: I na Bblia Sagrada, como nica regra infalvel de f normativa para a vida e o carter cristo; II em s Deus, eternamente subsistente em trs pessoas: o Pai, o Filho e o Esprito Santo; III na liturgia da igreja, em suas diversas formas e prticas, suas doutrinas, costumes e captao de recursos; IV as condies expressas nos artigos 8, 9, seus incisos e alneas, deste Estatuto. CAPTULO IV Dos Membros, Seus Direitos e Deveres

Art. 6 A Igreja ter nmero ilimitado de membros, os quais so admitidos na qualidade de crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo, sem discriminao de sexo, nacionalidade, cor, condio social ou poltica, desde que aceitem voluntariamente as doutrinas e a disciplina da igreja, com bom testemunho pblico, batismo em guas por imerso, tendo a Bblia Sagrada como nica regra infalvel de f normativa para a vida e formao crist. Art. 7 So direitos dos membros: I receber orientao e assistncia espiritual; II participar dos cultos e demais atividades desenvolvidas pela igreja; III tomar parte das assemblias ordinrias e extraordinrias; IV votar e ser votado, nomeado ou credenciado. Art. 8 So deveres dos membros: I cumprir o Estatuto, bem como as decises ministeriais, pastorais e das assemblias; II contribuir, voluntariamente, com seus dzimos e ofertas, inclusive com bens materiais em moeda corrente ou espcie, para as despesas gerais da igreja, atendimentos sociais, socorro aos comprovadamente necessitados, missionrios, propagao do evangelho, empregados a servio da igreja e aquisio de patrimnio e sua conservao; III comparecer as assemblias, quando convocados; IV zelar pelo patrimnio moral e material da igreja; V prestigiar a igreja, contribuindo voluntariamente com servios para a execuo de suas atividades espirituais e seculares; VI rejeitar movimentos ecumnicos discrepantes dos princpios bblicos adotados pela igreja; VII freqentar a igreja e cuidar com habitualidade; VIII abster-se da prtica de ato sexual, antes do casamento ou extraconjugal. Art. 9 Perder sua condio de membro (associado), inclusive seu cargo e funo, se pertencente Diretoria ou ao Ministrio, aquele que: I solicitar seu desligamento ou transferncia para outra igreja; II abandonar a igreja; III no pautar sua vida conforme os preceitos bblicos, negando os requisitos preliminares de que trata o art. 5, incisos I, II e III; IV no cumprir seus deveres expressos neste estatuto e as determinaes da administrao geral; V promover dissidncia manifesta ou se rebelar contra a autoridade da igreja, Ministrio e das Assemblias; VI vier a falecer;
75
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

VII o membro que no viver de acordo com as doutrinas da Bblia Sagrada, praticando: a) o adultrio (Ex 20. 14); b) a fornicao (Ex 20. 14); c) a prostituio (Ex 20. 14); d) o homossexualismo (Lv 18. 22; 20. 13; Rm 1.26-28); e) relao sexual com animais (Lv 18. 23-24); f) o homicdio e sua tentativa (Ex 20. 13; 21. 18-19); g) o furto ou o roubo (Ex 20. 15); h) crime previsto pela lei, demonstrado pela condenao em processo prprio e trnsito em julgado (Rm 13. 1-7); i) rebelio (I Sm 15. 23); j) a feitiaria e suas ramificaes (Ap 22.15; Gl 5.19). CAPTULO V Do Procedimento Disciplinar
Art. 10. Ao membro acusado, assegurado o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ele inerentes.

Art. 11. Instaurar-se- o procedimento disciplinar mediante denncia que conter a falta praticada pelo denunciado, a indicao das provas e a assinatura do denunciante dirigida ao pastor da igreja que, ato contnuo, determinar pela abertura do procedimento disciplinar. Art. 12. Instaurado o procedimento disciplinar, o acusado ser notificado do ato, para querendo, exercer o seu direito de ampla defesa. Art. 13. No sero objeto de prova os fatos notrios, incontroversos ou confessados.
Pargrafo nico O membro s ser considerado culpado aps o trnsito em julgado da deciso administrativa devidamente apurada em todas as instncias cabveis.

Art. 14. Os membros da Diretoria da Igreja (art. 29), cumulativamente, exercem em 1 (primeira) instncia, a funo de rgo Disciplinar.
1 As condies expressas nos artigos 8, 9, incisos e alneas deste Estatuto, so faltas que ensejam a abertura do procedimento disciplinar contra todos os membros da Igreja. 2 Sendo o caso, representante da Diretoria da Igreja, comunicar ao plenrio da mesma, nos cultos administrativos ou de ensino, o desligamento do membro considerado culpado e passivo de disciplina, nos termos previstos neste Estatuto. 3 Da deciso que desligar membro da Igreja, caber recurso Assemblia Geral Extraordinria, desde que requerido pelo membro desligado ou seu representante legal, no prazo no superior a trinta (30) dias contados da comunicao da respectiva punio.

Art. 15. Ensejam motivos para abertura do procedimento disciplinar contra os integrantes do Ministrio da Igreja (pastores, evangelistas, presbteros diconos e demais responsveis por Departamentos, Conselhos, Superintendncias e outros rgos de apoio) as faltas previstas nos artigos 8 e 9, incisos e alneas, alm destas, mais as seguintes:
I a desdia no desempenho das atribuies eclesisticas; II o descumprimento das decises administrativas; III a improbidade administrativa; IV a prevaricao.

1 Uma vez instaurado o procedimento disciplinar, o membro do Ministrio da Igreja denunciado ser afastado de suas funes, at a deciso final.
2 Tratando-se de acusao contra o Pastor Presidente ou membro da Diretoria da Igreja, encerrada a instaurao e procedendo a acusao, o Presidente da Diretoria ou seu substituto legal, convocar sesso extraordinria da Assemblia Geral para a comunicao da denncia, indiciamento do acusado e criao da respectiva Comisso Disciplinar, que ser composta por sete pastores, pessoas que no faam parte da Diretoria, e pelo menos um (01), deve ser formado em Direito. 76
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

3 Os membros da Igreja, inclusive os que compem o quadro ministerial, independentemente do cargo ou funo que ocupe em favor desta, esto sujeitos s seguintes penalidades: I advertncia; II suspenso; III desligamento. 4 Por deciso da Assemblia Geral, ser permitida a readmisso do associado, mediante pedido de reconciliao e nova proposta de aceitao das condies previstos no art. 5 e incisos.

5 As penalidades previstas nos incisos I, II e III, do 3, acima, sero dosadas e aplicadas de acordo com a gravidade da falta, conforme previsto no Regimento Interno desta Igreja.
CAPTULO VI Dos Recursos, Aplicaes e Patrimnio. Art. 16. Os recursos sero obtidos atravs de ofertas, dzimos e doaes de quaisquer pessoas, fsica ou jurdica, que se proponha a contribuir, e outros meios lcitos.

Art. 17. Todo movimento financeiro da igreja ser registrado conforme exigncias tcnicas e legais que assegurem sua exatido e controle.
Art. 18. A patrimnio da igreja compreende bens imveis, veculos e semoventes, que possua ou venha possuir, na qualidade de proprietria, os quais sero em seu nome registrados, e sobre os quais, exercer incondicional poder e domnio. 1 Os recursos obtidos pela Igreja e seus segmentos oficiais, conforme disposto neste Captulo (VI), integram o patrimnio da igreja, sobre os quais, seus doadores no podero alegar ter direitos, sob nenhum pretexto ou alegao. 2 Aquele que, por qualquer motivo, desfrutar do uso de bens da igreja, cedido em locao, comodato ou similar, ainda que ttica e informalmente, fica obrigado a devolv-los quando solicitado e no prazo estabelecido pela Diretoria, nas mesmas propores e condies de quando lhes foram cedidos. 3 A Igreja, suas Filiais e Congregaes, no respondero por dvidas contrados por seus administradores, obreiros ou membros, salvo quando realizadas com prvia autorizao, por escrito, do seu representante legal, nos limites deste Estatuto e legislao prpria. 4 Nenhum membro da igreja responder, pessoal, solidria ou subsidiariamente, pelas obrigaes assumidas por obreiros ou administradores, porm, responder esta com seus bens, por intermdio do seu representante legal. Art. 19. Em caso de total dissolvncia da Igreja Evanglica Assemblia de Deus de (em)..., todos os seus bens revertero em favor da Conveno Regional e/ou Estadual que a Igreja estiver ligada. Pargrafo nico Na hiptese de uma ciso, o patrimnio da Igreja ficar com o grupo que, independentemente do seu nmero, permanecer vinculado a Igreja sede e Conveno Regional e/ou Estadual que a Igreja estiver ligada.

CAPTULO VII Das Assemblias Art. 20. A Assemblia Geral constituda por todos os membros da Igreja que no estejam sofrendo restries de seus direitos na forma prevista neste estatuto; o rgo mximo e soberano de decises, com poderes para resolver quaisquer negcios da Igreja, inclusive, decidir, aprovar, reprovar, ratificar ou retificar os atos de interesse da Igreja realizados por qualquer rgo da mesma, suas Filiais e Congregaes, presidida pelo Pastor Presidente, e as deliberaes sero tomadas pela maioria simples de voto, salvo disposies em contrrio previstas neste Estatuto. Pargrafo nico A convocao far-se- mediante aviso de plpito e/ou edital de convocao no local de avisos, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias. Art. 21. Conforme a natureza dos assuntos a serem tratadas, as Assemblia convocadas poder ser Ordinria ou Extraordinria. Art. 22. A Assemblia Geral Ordinria ser realizada uma vez por ano, no ms de janeiro, para, mediante o sistema de aclamao ou por escrutnio secreto, promover a eleio da Diretoria, exceto do Pastor Presidente, e dos demais membros da Comisso de Exames de Contas. Pargrafo nico Os pastores dos Setores e das Igrejas filiadas, os Superintendentes da Escola Bblica Dominical, os responsveis pela Secretaria de Misses, pelos departamentos da Igreja, Assessorias Jurdicas e de Comunicao e Equipes diversas, sero indicados pela Mesa Diretora, ad referendum da Assemblia Geral. Art. 23. A Assemblia Geral Extraordinria se reunir, a qualquer tempo, para tratar de assuntos urgentes de legtimo e exclusivo interesse da Igreja, nos casos que justifiquem a referida convocao especial, tais como: 77
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

I alterar o Estatuto; II elaborao ou alterao de Regimentos ou Atos Normativos; III onerao, alienao, cesso ou locao de bens patrimoniais;
IV autorizao para contratao de emprstimos, financiamentos ou obrigaes que comprometam isoladas ou cumulativamente, mais de 30% (trinta por cento) da receita mdia mensal da Igreja nos ltimos 12 (doze) meses; V casos de repercusso e interesse da geral da Igreja omissos neste estatuto; VI destituir os administradores; VIII deliberar sobre recurso interposto da deciso que disciplinar membro ou obreiro da Igreja; IX conhecer dos relatrios anuais de funcionamento dos rgos da administrao da Igreja. Pargrafo nico Para as deliberaes a que se referem os incisos I e VI, exigido o voto concorde de dois teros dos presentes assemblia especialmente convocada para esse fim, no podendo ela deliberar, em primeira convocao, sem a maioria absoluta dos membros, ou com menos de um tero nas convocaes seguintes. Art. 24. facultado ao membro ser representado por procurador, na Assemblia da Igreja que deliberar sobre matria constante dos incisos I e VI do artigo 23, devendo o instrumento de procurao conter, obrigatoriamente: I - os poderes outorgados; II - a identificao da Assemblia; III - o perodo de validade da procurao; IV - as respectivas identificaes civis e da Igreja do outorgante e outorgado. Pargrafo nico. Para os fins deste artigo o outorgante e outorgado devero estar no pleno cumprimento deste Estatuto.

Art. 25. A convocao de uma assemblia geral ser feita na forma deste estatuto ou por solicitao de 1/5 (um quinto) dos membros da Igreja, atravs de memorial encaminhado Diretoria da Igreja, na pessoa do Pastor Presidente, como devido protocolo, contendo os nomes, as assinaturas, os nmeros de cartes de membros, bem como o motivo da realizao da mesma, sendo obrigatria a sua realizao sob pena de responsabilidade do Pastor Presidente da Igreja em causa. Art. 26. As matrias constantes nos incisos II, III, IV e V do artigo 23, deste Estatuto, sero aprovadas por voto concorde da maioria simples dos membros presentes em uma assemblia geral, ressalvado o disposto no pargrafo nico do artigo 23 deste estatuto.
CAPTULO VIII Da Administrao Art. 27. A Diretoria, rgo de direo e representao da Igreja Evanglica Assemblia de Deus de (em)..., composta de: I Presidente; II 1 Vice-Presidente; III 2 Vice-Presidente; IV 1 Secretrio; V 2 Secretrio; VI 1 Tesoureiro; VII 2 Tesoureiro; 1 O pastor da Igreja sede o seu Diretor-Presidente e seu mandato ser por tempo indeterminado, observado as disposies estatutrias; 2 Excetuando-se o Pastor Presidente, todos os membros da Diretoria sero eleitos em Assemblia Geral Ordinria, conforme art. 22, e empossados imediatamente, e tero mandato de 1 (um) ano, permitida a reconduo e permanecero em seus cargos at a posse de seus substitutos; 3 A Comisso de Exame de Contas, composta de 3 (trs) membros efetivos com igual nmero de suplentes, eleitos em Assemblia, com mandato coincidente ao da Diretoria, nomeado dentre eles, pela Diretoria, o Presidente e o Relator, sendo vedado para eles ocupao de cargos passveis de auditagem, e imprescindvel, ao menos para o Relator, a qualificao tcnica para o desempenho de suas funes, a qual compete examinar: I Regularmente, no mnimo uma vez a cada trimestre, os relatrios financeiros e a contabilidade da Igreja, conferindo se os documentos, lanamentos e totalizaes esto corretos e dar o parecer nas Assemblias, recomendando implantao de normas que contribuam para melhor controle do movimento financeiro da Igreja, quando for o caso; II o cumprimento das obrigaes financeiras assumidas pela Igreja ou entidades por ela lideradas, envio de ofertas missionrias, e outros compromissos; III o cumprimento das obrigaes trabalhistas, previdencirias, tributrias e outras perante os rgos pblicos em geral. 78
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

Art. 28. A Diretoria exercer suas funes gratuitamente, estando os seus membros cientes de que no podero exigir ou pretender remunerao de qualquer espcie, bem como a participao de lucros, dividendos, bonificaes ou vantagens do patrimnio ou rendas da Igreja, sob qualquer forma ou pretexto. Art. 29. Compete Diretoria, como rgo colegiado: I Exercer as funes de rgo disciplinar da Igreja, em 1 (primeira) instncia; II elaborar e executar o programa anual de atividades; III contratar e demitir funcionrios, fixando-lhes a remunerao;
IV homologar, de conformidade com o estabelecido em seus respectivos estatutos, os membros da Diretoria e outros rgos das Entidades da Igreja;

V indicar os nomes dos pastores dirigentes de suas Igrejas, Setores e Filiais, os membros responsveis pelos Departamentos, Superintendncia, Comisses de Assessoria e equipes; VI nomear, pela indicao do Presidente, os membros de Comisses ou Coordenadorias Especiais para assuntos jurdicos, imprensa e outras, que serviro de assessoria para a Diretoria. VII desenvolver atividades e estratgias que possibilitem a concretizao dos alvos prioritrios da Igreja; VIII primar pelo cumprimento das Normas da Igreja; IX elaborar os Atos Normativos que se fizerem necessrios; X administrar o patrimnio geral da Igreja em consonncia com este estatuto; XI comunicar eventuais desligamentos de membros da Igreja.
Art. 30. Ao Presidente compete: I representar a Igreja, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente, inclusive, se necessrio, constituir procurador para a defesa da Igreja; II convocar e presidir as Assemblias Ordinrias e Extraordinrias; III apresentar alvos prioritrios Igreja;

IV participar ex-officio de todas as suas organizaes, podendo fazer-se presente a qualquer reunio, independentemente de qualquer convocao;
V zelar pelo bom funcionamento da Igreja; VI cumprir e fazer cumprir o Estatuto; VII supervisionar as Igrejas filiadas, Departamentos, Superintendncia, Comisses e Equipes da Igreja; VIII autorizar despesas ordinrias e pagamentos; IX assinar com o Secretrio Atas das Assemblias, Ministrio, Presbitrio e da Diretoria; X abrir, movimentar e encerrar contas bancrias, em nome da Igreja, juntamente com o Tesoureiro; XI assinar as Escrituras Pblicas e outros documentos referentes s transaes ou averbaes imobilirias da Igreja, na forma da lei; XII praticar, ad referendum da Diretoria, atos de competncia desta, cuja urgncia recomende soluo imediata; XIII indicar o Co-pastor, que exercer a funo de auxiliar o Pastor-presidente ou quem suas vezes fizer, na realizao e administrao dos cultos e cerimnias religiosas em geral. Art. 31. Compete aos Vice-Presidentes, pela ordem: I - substituir, interinamente, o Presidente em suas ausncias ou impedimentos ocasionais, sucedendo-o em caso de vacncia; II auxiliar o Presidente no que for necessrio. Art. 32. Compete aos Secretrios, por sua ordem de titularidade ou em conjunto: I secretariar as Assemblias, lavrar as atas e as ler para aprovao, providenciando, quando necessrio, o seu registro em Cartrio; II manter sob sua guarda e responsabilidade, os Registros de Atas, Casamentos, Batismos em guas, Rol de Membros, e outros de uso da Secretaria, deles prestando conta aos Secretrios eleitos para a gesto seguinte; III assessorar o Presidente no desenvolvimento das Assemblias; IV manter atualizado o rol de membros da Igreja; V expedir e receber correspondncias relacionadas movimentao de membros; VI elaborar, expedir ou receber outros documentos ou correspondncias decididas pela Assemblia, ou pela Diretoria, bem como receber as que se destinarem Igreja; VII manter em boa ordem os arquivos e documentos da Igreja; 79
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

VIII nas reunies da Diretoria, assessorar o Presidente, elaborando as respectivas Atas, e anotando as propostas que devem ser encaminhadas Assemblia; IX elaborar e ler Relatrios da Secretaria, quando solicitado pelo Presidente; X outras atividades afins. Art. 33. Compete aos Tesoureiros, em sua ordem de substituio ou em conjunto, executar, supervisionar e controlar as atividades relacionadas a: I recebimento e guarda dos valores monetrios; II pagamentos autorizados, mediante comprovantes revestidos das formalidades legais; III abrir, movimentar e encerrar contas bancrias, em nome da Igreja, juntamente com o Presidente; IV elaborao e apresentao de relatrios, mensais e anuais; V contabilidade; VI obrigaes trabalhistas, previdencirias, tributrias e outras perante os rgos pblicos, inclusive as relativas a construes; VII elaborao de estudos financeiros e oramentos, quando determinados, observados os critrios definidos; VIII outras atividades afins. Art. 34. Os membros da Diretoria da Igreja no sero responsveis pelas obrigaes que contrarem em nome da Igreja, em virtude de ato regular de gesto, respondendo, porm, civil, penal e administrativamente, quando for o caso, por violao da lei, deste estatuto e de outros atos normativos da Igreja. Art. 35. A vacncia ocorrer nos seguintes casos: jubilao e/ou aposentadoria por invalidez, transferncia, morte, renncia, abandono, desligamento da Igreja por transgresso administrativa ou espiritual devidamente apurada. Pargrafo nico Ocorrendo vacncia da Presidncia, o 1 Vice-Presidente convocar a Assemblia Geral Extraordinria, no prazo de 30 (trinta) dias para eleger o novo Presidente.

CAPTULO IX Da Separao de Obreiros Art. 36. A separao de Diconos e Presbteros ato da competncia da Igreja, conforme preceitos bblicos. Pargrafo nico Fica a cargo da Conveno Estadual e/ou Regional a aprovao e ordenao dos Ministros, Evangelistas e Pastores, indicados pela Igreja de que trata este Estatuto. CAPTULO X Da Jurisdio e das Igrejas e Congregaes Filiadas Art. 37. O campo de atuao ministerial da Igreja abrange em sua jurisdio administrativa e territorial a sede, os bairros, distritos e municpios onde mantm igrejas e congregaes filiadas, que so subordinadas Igreja Central. Art. 38. Todos os bens imveis, veculos ou semoventes da Igreja sede, das Igrejas e Congregaes filiadas, bem como quaisquer valores em dinheiro, pertencem legalmente, de fato e de direito, IGREJA SEDE, sendo a fiel mantenedora das mesmas, estando, portanto, tudo registrado em seu nome, conforme a legislao vigente do pas. 1 A Igreja exercer incondicionalmente e a qualquer tempo os poderes de domnio e propriedade sobre os referidos bens patrimoniais. 2 No caso de ciso, nenhuma Igreja ou Congregao filiada, ter direito sobre os bens patrimoniais da Igreja ou Congregao sob sua guarda e responsabilidade direta, ainda que os dissidentes sejam a maioria da Igreja ou Congregao filiada em referncia, pois esses bens pertencem Igreja sede (matriz). Art. 39. vedado s Igrejas ou Congregaes filiadas, pelos seus dirigentes, praticar qualquer operao financeira estranha as suas atribuies, tais como: penhora, fiana, aval, emprstimo bancrio ou pessoal, alienao ou aquisio de bens patrimoniais, bem como registrar em Cartrio Ata ou estatuto, sem deliberao prvia e por escrito do representante legal da Igreja Sede, sendo nulo de pleno direito qualquer ato praticado que contrarie o presente Estatuto. Art. 40. As Igrejas e Congregaes filiadas prestaro contas de suas atividades e movimento financeiro periodicamente, conforme determinado pela Diretoria, em relatrios preenchidos com toda a clareza, e com a respectiva documentao probante anexada. Art. 41. de competncia da Diretoria o gerenciamento dos movimentos financeiros das Igrejas e Congregaes filiadas. Despesas ou melhorias somente podero ser realizadas aps prvia autorizao do colegiado de diretores. Art. 42. A emancipao de qualquer igreja filiada somente poder ocorrer com a observncia de todas as condies deste artigo: I proposta do Pastor-Presidente com deliberao favorvel do Ministrio e da Igreja, atravs de Assemblia Geral Extraordinria especfica; II aprovao do Estatuto da nova Igreja nesta mesma Assemblia Geral Extraordinria; 80 JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

III obrigaes patrimoniais, financeiras e sociais em dia, inclusive perante a Igreja Sede. CAPITULO XI Das Disposies Gerais Art. 43. A Igreja, como pessoa jurdica, legalmente habilitada perante os poderes pblicos, responder com os seus bens pelas obrigaes por ela contradas. Art. 44. Qualquer membro que ocupar cargos na Diretoria, Comisso de Exame de Contas ou direo de Igrejas e Congregaes filiadas, e deseja candidatar-se, a cargo eletivo da poltica secular ou qualquer outro empreendimento incompatvel com as suas atribuies administrativas ou ministeriais, dever afastar-se de suas atividades enquanto perdurar seu intento. Pargrafo nico Findando o perodo de campanha eleitoral, o membro afastado poder ser reintegrado, a critrio da Diretoria ou do Ministrio da Igreja, desde que no tenham ocorrido fatos que desabonem sua conduta.

Art. 45. Observado as ressalvas expressas nos artigos 23 e 24, seus pargrafos e incisos, este Estatuto somente poder ser reformado, parcial ou totalmente, em casos especiais, por deliberao favorvel de 2/3 (dois teros) dos membros em Assemblia Geral Extraordinria, convocada para esse fim, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias, mediante proposta previamente aprovada pela Diretoria. Art. 46. A Igreja somente poder ser extinta por sentena judicial ou por Aprovao unnime de todos os seus membros em comunho, reunidos em Assemblia Extraordinria convocada para esta finalidade, com a participao de representante credenciado pela Conveno Estadual e/ou Regional a que a Igreja esteja ligada.
Pargrafo nico Em caso de dissoluo, depois de pagos todos os compromissos, os bens da Igreja revertero em benefcio da Conveno Estadual e/ou Regional, ou ainda conforme dispuser resoluo da Assemblia Extraordinria convocada para esta finalidade.

Art. 47. So rgos de Apoio Administrativo que funcionam vinculados Diretoria da Igreja:
I a Comisso de Exame de Contas; II a Comisso de Conselho e Doutrina; III o Departamento de Patrimnio; IV o Departamento Pessoal; V o Departamento de Obras.

Art. 48. E Aos rgos de Apoio Administrativo competem assessorar a Diretoria nas reas especficas, emitindo parecer sempre que solicitado.
Pargrafo nico As especificaes funcionais, atribuies e demais atividades dos rgos de Apoio Administrativo de que trata o art. 51 e incisos, de I a V, sero detalhados e regulamentados no corpo do Regimento Interno, Regulamentos e Atos Normativos. Art. 49. Os Regimentos Internos, Regulamentos e Atos Normativos da Igreja e suas Entidades assistenciais no podero contrariar os termos deste Estatuto. Pargrafo nico Novas entidades jurdicas, ao serem criadas, podero elaborar seus Estatutos e Regimentos, observados os princpios estabelecidos neste Estatuto. Art. 50. Os casos omissos no presente Estatuto sero resolvidos pela Assemblia Geral. Art. 51. Este Estatuto revoga o anterior, registrado sob o n 99.999, Protocolo n 999.999, no livro n A-99, do 9 Servio Notarial e Registral de Ttulos e Documentos, em 99/99/9999, da Comarca da Cidade de...(Cidade) (Estado), e passa a vigorar aps a aprovao e registro em Cartrio competente, cuja certido dever ser encaminhada Secretaria da Conveno Estadual e/ou Regional, ficando revogados disposies ao contrrio.

Cidade, Estado, Data e Assinatura abaixo.


QUE O SENHOR DEUS VOS PROSPERE ABUNDANTEMENTE.
81
JORGE LEIBE

FATUN -

PSICOLOGIA DO ENSINO HISTORIA DA IGREJA ESTUDO DOS PROFETAS HERMENEUTICA FILOSOFICA REGRAS PARLAMENTARES

BIBLIOGRAFIA
1. MORAES, Rubens. Legislao para Igrejas. CPAD, RJ, 1997.
2. PEREIRA, Gensio. Igreja, Pessoa Jurdica Registro e Controle. JUERP, RJ, 1994.

3. LEIBE, Jorge, S. Pereira. Introduo Administrao Eclesistica. FATUN, RJ, 1998. 4. LEIBE, Jorge, S. Pereira. Cerimonial e Liturgias. FATUN, RJ, 1999.
5. DUCAN, David D. Ministrando a Palavra de Deus ICI 1991 - Blgica. 6. Projeto de Estatuto da CGADB Assemblia de Deus no Brasil RJ 2004. 7. Cdigo Civil Ed. SARAIVA, 2001 8. Constituio Federal. Ed. Revista dos Tribunais, RJ, 2000.

Visite nosso site: cursoteologico.com.br


e-mail: universalcursos@click21.com.br
Convites: Pregao e Estudos: (21) 2290-0147 ou 2223-1780.
.

82

JORGE LEIBE

Das könnte Ihnen auch gefallen