Sie sind auf Seite 1von 325

NTT - VASOS DE PRESSO

CURSO DE VASOS DE PRESSO

NTT - VASOS DE PRESSO


1 INTRODUO 2 NORMAS DE PROJETO 3 TENSES EM VASOS DE PRESSO 4 FADIGA EM VASOS DE PRESSO 5 CONDIES DE OPERAO E DE PROJETO DE VASOS DE PRESSO 6 DIMENSIONAMENTO DE VASOS DE PRESSO 7 TESTES DE PRESSO EM VASOS DE PRESSO 8 ACOMPANHAMENTO DE VASOS DE PRESSO 9 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO E DA CONSTRUO DE VASOS DE PRESSO 10 SELEO DE MATERIAIS 11 CORROSO 12 AOS CARBONO 13 AOS LIGA 14 AOS INOXIDVEIS 15 DETALHES E ACESSRIOS EM VASOS DE PRESSO CONVENCIONAL 16 DETALHES EM VASOS ESPECIAIS 17 DESENHOS DE VASOS DE PRESSO 18 FABRICAO, MONTAGEM E CONTROLE DE QUALIDADE 19 RECOMENDAES DE MATERIAIS DE ALGUNS SERVIOS 2 TPICOS

NTT - VASOS DE PRESSO

Captulo 1

Introduo

NTT - VASOS DE PRESSO

Definio A expresso vasos de presso (pressure vessel) designa genericamente todos os recipientes estanques, de qualquer tipo, com dimenso principal (dimetro) superior a 150 mm (06 polegadas), formato (normalmente de seo circular) e finalidade, capazes de conter um fluido pressurizado (acima de 1,0 kgf/cm2 ou 15 psi).
4

NTT - VASOS DE PRESSO

Projeto dos vasos de presso A grande maioria dos vasos de presso so itens projetados e construdos taylor-made, ou seja, por encomenda. Desta forma, so dimensionados, projetados e fabricados para atender determinadas condies de processo, presso e temperatura, bem como tendo seu material selecionado para operar com determinado fluido e condio de corroso.
5

NTT - VASOS DE PRESSO

Nas

principais indstrias, trs condies apresentam-se que tornam necessrio um elevado grau de confiabilidade:
Regime contnuo de trabalho; Cadeia contnua de produo; Condies de grande risco, onde entendemos risco como a probabilidade de ocorrncia de grande perigo ou dano.

NTT - VASOS DE PRESSO

Armazenamento de gases sob presso


Os gases so armazenados sob presso para que se possa ter um grande peso num volume relativamente pequeno.

Acumulao intermediria de lquidos e gases


Isto ocorre em sistemas onde necessria a armazenagem de lquidos ou gases entre etapas de um mesmo processo ou entre processos diversos.

Processamento de gases e lquidos


Inmeros processos de transformao em lquidos e gases precisam ser efetuados sob presso.

NTT - VASOS DE PRESSO

Indstrias qumicas e

petroqumicas Indstrias alimentares e farmacuticas Refinarias Terminais de armazenagem e distribuio de petrleo e derivados. Estaes de produo de petrleo em terra e no mar.
8

NTT - VASOS DE PRESSO

Classes e finalidades Inicialmente faremos uma pequena separao entre os vasos de presso:
Sujeitos chama (ASME, Seo I); No sujeitos chamas (ASME, Seo VIII); Sujeitos radiao nuclear (ASME, Seo III)
Nosso

enfoque ser exclusivamente para aqueles vasos de presso no sujeitos chama, nem radiao nuclear.

NTT - VASOS DE PRESSO

Vasos no sujeitos a chama :


Vasos de armazenamento e acumulao; Torres de destilao fracionada, retificao, absoro, etc,... Reatores diversos; Esferas de armazenamento de gases; Permutadores de calor; Aquecedores; Resfriadores; Condensadores; Refervedores; Resfriadores a ar

Vasos sujeitos a chama:


Caldeiras; Fornos.

Classificao didtica

diferenciar vasos de presso de tanques de armazenamento :


0 - 0,5 psig : API-650 0,5 - 15,0 psig : API-620 > 15,0 psig e vcuo : ASME, BS-5500, AdMerkblatter, etc,...

10

NTT - VASOS DE PRESSO

Corpo (casco ou costado): Normalmente cilndrico, cnico, esfrico ou combinao dessas formas. Tampos: Normalmente nos tipos semi-elpticos, toroesfricos, semi-esfricos. cnicos, toro-cnicos, toroesfricos e planos.

11

NTT - VASOS DE PRESSO

Teoricamente,

o formato ideal para um vaso de presso uma esfera, com a qual se chega menor espessura de parede e, portanto, ao menor peso, para um mesmo volume interno.

12

NTT - VASOS DE PRESSO

Entretanto,

os vasos esfricos so caros e difceis de fabricar, justificando-se, somente, em condies de grande volume interno e/ ou elevada presso, quando sua menor espessura justificvel economicamente. Atualmente, s podemos fabricar esferas em duas peas forjadas com um dimetro inferior a trs metros (03 m). Contudo, estas peas forjadas so importadas e de elevado custo.
13

NTT - VASOS DE PRESSO

Esfera

de GLP:

Dimetro: 19m Presso: 20 bar Espessura: 76 mm

14

NTT - VASOS DE PRESSO

Desta

forma, os vasos cilndricos so preferencialmente utilizados. As dimenses que o caracterizam so:


o seu dimetro interno (DIC) o seu comprimento entre tangentes (CET).

15

NTT - VASOS DE PRESSO

Casco cilndrico

www.cessco.ca/cessco/main_images

16

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampos As peas de fechamento dos cascos cilndricos so denominadas tampos. Os mais usuais so:
Elipsoidal; Toroesfricos Esfrico; Cnico; Plano.
17

NTT - VASOS DE PRESSO

18

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampos elipsoidais com relao entre semi-eixos de 2:1 tampos elipsoidais padro. Tampos toroesfricos com relao de semi-eixos 2:1 preferencialmente do tipo conhecido como falsa elipse. O cdigo ASME permite que tampos torisfricos falsoelipse possam ser dimensionados atravs das equaes de clculo para tampos semi-elpticos.
Tampos Toroesfricos L r D 0,06.D D 0.904.D 0,10.D 0.173.D h 0,169.D 0,194.D 0.250.D (Falsa elipse)

Geometria ASME 6% ASME 10% ASME 2:1


19

NTT - VASOS DE PRESSO

A fabricao de tampos semi-elpticos possui um custo mais elevado pela necessidade de uma matriz especfica para o dimetro e relao de eixos da geometria. Os tampos torisfricos so obtidos pela conjugao de 2 diferentes geometrias: calota esfrica central, obtida por prensagem e raio da regio trica, obtida por rebordeamento da chapa. Os tampos semi-esfricos podem ser empregados em equipamentos com presses mais elevadas, onde o lay-out permita. A vantagem est relacionada ao menor nvel de tenses atuantes.

20

NTT - VASOS DE PRESSO

Os tampos cnicos possuem resistncia mecnica inferior ao costado cilndrico, o que exige maiores espessuras. Para cones com semi-ngulos superiores a 30o exigida uma anlise de tenses para o dimensionamento, no sendo mais vlidas as equaes de clculo do cdigo ASME e outros. A utilizao de uma transio trica entre o tampo cnico e o costado cilndrico permite uma melhor acomodao das tenses existentes nas mudanas geomtricas e confere uma resistncia maior a transio entre os componentes.

21

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampos

elipsoidais podem ser construdos com chapas da mesma espessura utilizadas na fabricao do casco, descontada a perda pela conformao. Na realidade, atualmente, tampos elipsoidais com dimetro de 1,8 m so possveis de construir com uma nica pea.

22

NTT - VASOS DE PRESSO

Preparando o chanfro para soldagem de um tampo elipsoidal

23

NTT - VASOS DE PRESSO

Os

tampos toroesfricos so constitudos por uma calota esfrica central (crown) de raio Rc e por uma seo toroidal de concordncia (knuckle) de raio Rk. O tampo toroesfrico de fabricao mais fcil do que o elptico. O tampo toroesfrico tanto mais resistente quanto mais prximo de uma elipse se aproximar.
24

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampo toro-esfrico

25

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampos

esfricos, fabricados a partir da soldagem de chapas prensadas, apresentam quase a metade da espessura do casco cilndrico e so utilizados normalmente, quando temos grande volume e alta presso.

26

NTT - VASOS DE PRESSO

Soldagem de tampo hemisfrico


27

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampos

cnicos, embora fceis de construir, so pouco utilizados, pois so menos resistentes. Seu emprego restrito praticamente ao tampo inferior de vasos verticais, quando queremos garantir o escoamento do fluido. O Cdigo de projeto ASME prope o uso de tampos cnicos at o semi-ngulo de 30. Isto no significa que no podemos projetar tampos cnicos com ngulos superiores, apenas que seu clculo fica muito complexo.
28

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampo cnico em um Tambor de Coque

29

NTT - VASOS DE PRESSO

Os

tampos planos so utilizados, normalmente, quando temos presso baixa e, normalmente, so do tipo removvel para facilitar o acesso para manuteno.(vide figuras).

30

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampos

Figura UG-34, extrada do ASME, Seo VIII, Div.1

planos ligao com o costado

31

NTT - VASOS DE PRESSO

Costado cilndrico com espessura mnima requerida de 25,0 mm, conectado ao tampo:
Tipo de tampo de fechamento do costado Elipsoidal 2:1 Torisfrico 6% Torisfrico 10% Torisfrico Falso elipse Semi-esfrico Cnico 10o Cnico 20o Cnico 30o
32

Espessura mnima requerida (aproximada) 25,0 mm 44,3 mm 38,5 mm 29,8 mm 12,5 mm 25,4 mm 26,6 mm 28,9 mm

NTT - VASOS DE PRESSO


Tipo Tampo Semi-elptico Caractersticas Resistncia igual ao casco cilndrico de mesmo dimetro; Geralmente com relao 2:1 Raio int. mx. da calota esfrica = dimetro externo do casco; Raio mn. concordncia trica : 6% do dimetro int. da calota; Mais fracos do que os semi-elpticos; Mais fceis de fabricar. Melhor resistncia mas com construo difcil; Empregados quando os dimetros so muito grandes (>6,0 m) e quando o espao permite. Baixa resistncia mas com construo bastante fcil; Podem ter concordncia trica; Empregados por exigncia do processo, dimetros mdios e baixa presso. Vrios tipos, removveis ou no; Baixa resistncia sendo exigidas grandes espessuras; Empregados em dimetros pequenos e tampos removveis

Toro-esfrico

Semi-esfrico

Cnico

Plano

33

NTT - VASOS DE PRESSO

Transio de forma e de espessura Qualquer transio geomtrica (forma e/ ou espessura) resulta em uma distribuio irregular e concentrao de tenses nesta regio. Por este motivo, os Cdigos de projeto fazem uma srie de exigncias de maneira a minorar este efeito.

34

NTT - VASOS DE PRESSO

Na

ligao de um corpo cilndrico com um tampo esfrico, por exemplo, exigido que a diferena entre as bordas seja de 3y (ver figura), de tal maneira a suavizar a transio de forma. Contudo, devemos nos lembrar que esta transio deve ser feita do lado do tampo esfrico, de forma a garantir a continuidade de espessura do casco cilndrico.
35

NTT - VASOS DE PRESSO

Extrado do ASME, Seo VIII, Diviso 1, figura UW-13.1

36

NTT - VASOS DE PRESSO

Da

mesma maneira, para tampos elipsoidais ou toroesfricos, a transio de forma abrupta, motivo pelo qual exigimos uma seo cilndrica integral com o tampo, com cerca de 50 mm para garantir uma certa distncia entre a linha de solda e a linha de tangncia.

37

NTT - VASOS DE PRESSO

Para

tampos cnicos ou transies tronco-cnicas, tem-se uma severa transio de forma, motivo pelo qual o Cdigo de projeto exige a verificao de necessidade de reforo para compensar as severas tenses geradas pela descontinuidade de forma. Estes reforos devero ser localizados prximos da transio de forma, de maneira a garantir a sua efetividade.

38

NTT - VASOS DE PRESSO

Extrado

do ASME, Seo VIII, Diviso I, UG-36

39

NTT - VASOS DE PRESSO

Bocais (nozzles) : Ligao com tubulaes de entrada e sada de produto. Instalao de vlvulas de segurana. Instalao de instrumentos, drenos e respiros. Podem ainda existir aberturas feitas para ligao entre o corpo do vaso e outras mesmo vaso; por exemplo, ligao a drenagem (sumps). permitir a partes do potes de

40

NTT - VASOS DE PRESSO

um ponto de concentrao de tenses. Necessria a colocao de reforos junto as aberturas feitas num vaso de presso. Reforos normalmente utilizados : Disco de chapa soldado ao redor da abertura. Utilizao de maior espessura de parede para o vaso ou bocal. Peas forjadas integrais. Pescoo tubular com maior espessura
41

NTT - VASOS DE PRESSO

Disco

de chapa soldado ao pescoo tubular e a parede do vaso permitido para qualquer dimetro mas no deve ser usado quando a espessura da parede do vaso e igual ou superior a 50,0 mm. No recomendado para servios com baixa temperatura ou servios cclicos.
42

NTT - VASOS DE PRESSO


(A) Anel de chapa soldado ao pescoo tubular e parede do vaso: Permitido para qualquer dimetro mas no deve ser usado quando a espessura da parede do vaso igual ou superior a 50 mm. No recomendado para servios em baixa temperatura ou para servios cclicos. (B) Disco de chapa de maior espessura, soldado de topo no vaso: Permitido para qualquer dimetro e pode ser usado nos casos em que o anel de chapa no permitido ou no recomendado. (C) Pea forjada integral: Permitido para qualquer dimetro, sem limitaes, sendo entretanto sempre de custo elevado.

(D) Pescoo tubular de maior espessura: Permitido, sem limitaes, para dimetros nominais at 10, inclusive, devendo o pescoo tubular ser de tubo sem costura ou de tubo forjado (o tubo forjado preferido para esses casos).

43

NTT - VASOS DE PRESSO

Variedade

de tipos e detalhes de peas internas em vasos de presso muito grande. Todas as peas internas que devam ser desmontveis, (grades, bandejas, distribuidores, defletores, extratores de nvoa, etc...) devem ser obrigatoriamente subdivididas em sees.
44

NTT - VASOS DE PRESSO

Reforos

de vcuo. Anis de suporte de isolamento trmico externo. Chapas de ligao, orelhas ou cantoneiras para suportes de tubulao, plataformas, escadas ou outras estruturas. Suportes para turcos de elevao de carga. Turcos para as tampas de bocas de visita e outros flanges cegos.
45

NTT - VASOS DE PRESSO

verticais : saia de chapa sapatas ou colunas. Esferas para armazenagem de gases: colunas Vasos horizontais : dois beros (selas) Permutadores de calor: Selas Estruturas superpostas
46

Vasos

Tampo Costado cilndrico Costado cnico CET Costado cilndrico Suporte

Suporte Di De

De Costado cilndrico Di

CET

Cilndrico Vertical Cilndrico Vertical CET De Di CET De Di

Suporte Cilndrico Inclinado Cilndrico Horizontal

Di CET De

Di

De

Suporte

Suporte

Cilndrico Cnico

ESfrico

NTT - VASOS DE PRESSO

H(mm) Saia de Suporte 6000

2000

Colunas de Suporte

300

2000

3000

D(mm)

47

D : dimetro H : comprimento entre linhas de tangncia

NTT - VASOS DE PRESSO

Torres

devem ser suportadas por meio de saias. A saia de suporte deve ter um trecho com 1000 mm de comprimento a partir da ligao com o vaso, com o mesmo material do casco nos seguintes casos: Temperatura de projeto abaixo de 10oC. Temperatura de projeto acima de 250oC. Servios com Hidrognio. Vasos de aos-liga, aos inoxidveis e materiais no ferrosos.

48

NTT - VASOS DE PRESSO

49

NTT - VASOS DE PRESSO

Trocadores de calor casco e tubos Os trocadores de calor so vasos de presso com caractersticas prprias. Apenas a ttulo ilustrativo, apresentaremos a tabela do TEMA para classificao dos tipos de trocadores.

50

NTT - VASOS DE PRESSO

Tabela

para classificao de trocadores de calor

TEMA

51

NTT - VASOS DE PRESSO

seleo do tipo de trocador de calor afetada por caractersticas de servio, tais como presso, temperatura, material selecionado, limpeza, etc. Todas as exigncias e recomendaes sobre materiais, detalhes de projeto do Cdigo ASME so observados nos projetos dos trocadores TEMA.

52

NTT - VASOS DE PRESSO

Dentro

das seguintes limitaes:

casco com dimetro de 1524 mm ( 60 polegadas); presso de projeto at 204 kgf/cm2 (3000 psig); produto do dimetro interno do casco (em polegadas) pela presso (em psig) at 60.000.

53

NTT - VASOS DE PRESSO

norma TEMA abrange trs classes de trocadores, caracterizados pelo servio a que se destinam:
Classe R: refinarias, petroqumicas; Classe C: servio qumicos; Classe B: servios com menor responsabilidade.

54

NTT - VASOS DE PRESSO

Montagem

Argentina)

de trocador de calor (foto COMETARSA

55

NTT - VASOS DE PRESSO

Processos de fabricao A imensa maioria dos vasos de presso fabricada a partir de chapas de ao, ligadas entre si por soldagem. Como a dimenso usual para as chapas de ao de 12,40 m x 2,44 m, podemos deduzir as dimenses possveis para a utilizao de uma nica chapa.
56

NTT - VASOS DE PRESSO

utilizao de vrias chapas conformadas no dimetro necessrio para a construo do vaso nos permite a fabricao de vasos com as mais diversas dimenses. Contudo, devemos sempre nos lembrar de defasar as soldas longitudinais, de maneira a evitar a propagao de alguma trinca ao longo de um caminho preferencial.

57

NTT - VASOS DE PRESSO

Vasos

com dimenses mnimas (at DIC de 12 polegadas) so usualmente fabricados de tubos sem costura. At 610 mm (cerca de 24 polegadas), a utilizao de tubos com costura no incomum, ressalvado o fator econmico.

58

NTT - VASOS DE PRESSO

Os

tampos elpticos ou toroesfricos podem ser calandrados em uma nica pea de dimetro de 1,80 m, utilizando-se uma nica chapa. (foto ATB - Itlia)
59

NTT - VASOS DE PRESSO

Para

valores superiores seria necessria a soldagem de vrias chapas. Contudo, devemos salientar que devemos evitar a existncia de uma solda integralmente dentro da regio de maior curvatura do tampo (cerca de 75% do raio externo).

60

NTT - VASOS DE PRESSO

Os

tampos normalmente so fabricados por prensagem da calota central e rebordeamento nas margens. Caso a sua conformao provoque uma deformao nas fibras externas superior a 5%, o Cdigo ASME exige a realizao de um tratamento trmico de alvio de tenses.

61

NTT - VASOS DE PRESSO

Captulo 2 Normas de projeto

62

NTT - VASOS DE PRESSO

Natureza e finalidade das normas de projeto So textos normativos desenvolvidos por associaes tcnicas ou sociedades de normalizao pblicas ou particulares de diversos pases.

63

NTT - VASOS DE PRESSO

As

normas americanas de vasos de presso (Cdigo ASME) abrangem no s critrios, frmulas de clculo e exigncias de detalhes de projeto, mas tambm regras, detalhes e exigncias de fabricao e montagem, inclusive inspeo.

64

NTT - VASOS DE PRESSO

escopo ou o campo de aplicao de cada norma definido previamente, por exemplo, o Cdigo ASME no aplicado para vasos com presses inferiores a 1,05 kgf/cm2 (15 psi) manomtricos. Devemos lembrar que as normas foram garantir estabelecidas para principalmente condies mnimas de segurana para a operao.

65

NTT - VASOS DE PRESSO

Qualquer

norma um conjunto coerente, ou seja, suas exigncias so todas inter-relacionadas e mutuamente interdependentes. Este ponto extremamente importante: NO PODEMOS MISTURAR CDIGOS DIVERSOS.

66

NTT - VASOS DE PRESSO

Comentrios A

filosofia geral das normas consiste em limitar as tenses nos componentes elementares do vaso a uma frao de uma caracterstica mecnica do material (limite de ruptura, limite de escoamento, deformao por fluncia). Desta forma, a filosofia de projeto embutida no Cdigo.
67

NTT - VASOS DE PRESSO

Do

Cdigo ASME, por exemplo, citada a expresso vazar antes de romper (leak before break). Est implcita, assim, a sua limitao sobre a tenso de escoamento do metal e seu cuidado de no atingir uma regio de comportamento frgil deste material.

68

NTT - VASOS DE PRESSO

Contudo,

nenhuma norma de projeto destina-se a substituir ou a diminuir a responsabilidade do projetista. Caber a ele a aplicao criteriosa do Cdigo e sua ser a responsabilidade integral.

69

NTT - VASOS DE PRESSO

interessante notar que as normas so documentos dinmicos, submetidos rotineiramente a revises e atualizaes, acrscimos e at possveis correes. Por este motivo, o projetista deve estar atento ltima edio da norma e das variaes que ela sofreu.

70

NTT - VASOS DE PRESSO

Entre 1870 e 1910, pelo menos 10.000

exploses em caldeiras foram registradas na Amrica do Norte. Aps 1910, a taxa se elevou para 1.300 a 1.400 falhas ao ano. Em 1905, ocorreu um exploso de caldeira em uma fbrica de sapatos em Brockton, Massachusetts (EUA), que motivou a criao de norma regulatria, denominada Massachusetts Rules, sobre o projeto e construo de caldeiras, emitida em 1907.
71

NTT - VASOS DE PRESSO

The Brockton, Massachusetts shoe factory (58 mortos e 117 feridos)

72

Shoe factory after the boiler explosion of March 20, 1905 which led to the adoption of many state boiler codes and the ASME Boiler and Pressure Vessel Code (Hartford Steam Boiler Inspection & Insurance Company).

NTT - VASOS DE PRESSO

O Comit de Caldeiras do ASME foi criado em 1911, com publicao da primeira edio do cdigo em 19141915, exclusivamente para Caldeiras Estacionrias (Seo I). Em 1924, seria publicada a Seo VIII, referente a vasos de presso no sujeitos a chama. Nesta poca j existiam normas europias para caldeiras e vasos de presso. At a dcada de 60, os cdigos eram baseados em critrios ditados pela experincia, pouca base terica e mecanismos de falha mais simples. Simplesmente era exigido que a espessura do equipamento fosse capaz de suportar a tenso mxima atuante, e que o material fosse suficientemente dctil de forma a acomodar, sem riscos imediatos, tenses de pico e tenses geradas em regies de descontinuidades geomtricas.

73

NTT - VASOS DE PRESSO

74

Outro grupo, mais recentemente desenvolvido, tem por filosofia a adoo de maiores tenses de projeto, associadas a uma rigorosa e criteriosa anlise de tenses, aplicao de teoria da plasticidade, conceitos de mecnica da fratura e da avaliao da vida til a fadiga dos equipamentos. A motivao para este desenvolvimento decorreu do seguinte: O advento e difuso da tecnologia com a construo de reatores nucleares, que exigiam um maior conhecimento de mecanismos de falha, anlise e a classificao das tenses associadas a equipamentos, considerando a elevada conseqncia de um vazamento do fluido; Necessidade de reduo do conservadorismo no projeto convencional de vasos de presso e na identificao de critrios deficientes para a definio do comportamento estrutural.

NTT - VASOS DE PRESSO

Com a reduo do nvel de insegurana na definio do comportamento estrutural dos equipamentos, permitiu-se o estabelecimento de fatores de segurana mais adequados. O ASME Se.III, editado em 1963, foi o primeiro cdigo a utilizar tais desenvolvimentos. Como resultado da abordagem proposta foram identificados 2(dois) diferentes critrios de projeto: Projeto convencional (design by rules): que emprega solues analticas consagradas para o dimensionamento de vasos com detalhes padronizados para a geometria dos componentes (casco, tampo, bocais, ..); Projeto alternativo (design by analysis): que inclui componentes com geometrias e/ou carregamentos no convencionais, onde o dimensionamento depende de uma anlise e classificao das tenses atuantes e comparao com valores admissveis. O ASME Se.VIII Diviso 2 incorporou este critrio de projeto em sua primeira edio em 1968.

75

NTT - VASOS DE PRESSO

Foram identificados, na poca, 8 diferentes modos de falha, assim denominados: Deformao elstica excessiva incluindo instabilidade elstica; Deformao plstica excessiva; Fratura frgil; Deformao e tenses a altas temperaturas (creep); Instabilidade plstica (colapso incremental); Fadiga de baixo ciclo; Corroso sob tenso; Corroso-fadiga.

76

NTT - VASOS DE PRESSO

Nesta poca, os clculos eram basicamente analticos e desenvolvidos segundo teoria de cascas e placas. O clculo numrico, com ferramentas mais poderosas, tais como o mtodo dos elementos finitos era ainda restrito a trabalhos cientficos mais especficos. Isto explica a definio de tenses admissveis e mecanismos de falha com regras simples, baseadas em teorias de viga e cascas, que prevalece at hoje, por exemplo no cdigo ASME. Os mecanismos de falha identificados pelo ASME so evitados, para equipamentos novos, com adoo de tenses admissveis e critrios de dimensionamento, substanciados por fatores de segurana adequados.

77

NTT - VASOS DE PRESSO

78

Para o caso de deformao elstica excessiva e instabilidade elstica, no apenas a tenso atuante no equipamento deve ser limitada, mas tambm consideraes sobre a rigidez do componente so fundamentais para que estes mecanismos de falha no ocorram. A fratura frgil melhor evitada com a seleo e qualificao de materiais com maior tenacidade, no susceptveis a uma fratura brusca. A fadiga de baixo ciclo, corroso sob tenso e corroso-fadiga esto relacionados a seleo adequada dos materiais base e junta soldada, requisitos de fabricao, detalhes de projeto, etc,... A deformao plstica excessiva e o colapso plstico incremental so evitados atravs do dimensionamento dos componentes, considerando os diversos tipos de tenses e seus efeitos.

NTT - VASOS DE PRESSO

Os principais cdigos de projeto, fabricao, montagem e testes de vasos de presso so os seguintes:


Cdigo ASME Boiler & Pressure Vessel Code PD 5500 Unfired Fusion Welded Pressure Vessels AD Merblatter ANCC Regeis Voor Toestellen Tryckkarls kommissionen AS 1210 Unfired Pressure Vessels IBN Construction Code for Pressure Vessels MITI Code SNCT Construction Code for Unfired Pressure Vessels P-NB-109 ASME British Standard Institute Arbeitsgemeinschaft Druckbehalter Associazione Nationale Per Il Controllo Peula Combustione Dienst voor het Stoomvezen Swedish Pressure Vessel Commission Standards Association of Australia Belgian Standards Institute Ministry of International Trade and Industry Syndicat National de la Chaudronnerie et de la Tuyauterie Industrielle ABNT Instituio Responsvel

Pas U.S U.K Germany Italy Netherlands Sweden Australia Belgium Japan France Brasil

79

NTT - VASOS DE PRESSO

Elaborado pela British Standards Institution : materiais, projeto, fabricao, inspeo e testes dos vasos de presso. SEO 1 - Parte Geral; SEO 2 - Materiais; SEO 3 - Projeto; SEO 4 - Fabricao e Montagem; SEO 5 - Inspeo e Testes

Apndices principais :
Apndice A - Anlise de Tenses, similar ao ASME Se.VIII Div.2; Apndice B - Efeito combinado de outros carregamentos; Apndice C - Fadiga; Apndice G - Cargas localizadas.

80

NTT - VASOS DE PRESSO

Elaborado pela Associao dos Construtores de Vasos de Presso. SRIE G - Parte Geral; SRIE A - Acessrios; SRIE B - Projeto; SRIE W - Materiais. SRIE HP Fabricao e Testes SRIE N Materiais no metlicos SRIE S Casos especiais Informaes gerais : Dimensionamento atravs de tenses de membrana frmulas simplificadas; Tenso calculada corrigida atravs de fatores de forma; Tenses admissveis mais elevadas que o cdigo ASME, por exemplo; Maiores exigncias sobre o material, fabricao e inspeo. 81

NTT - VASOS DE PRESSO

Cdigo ASME, Seo VIII, Diviso 1 a norma de projeto mais difundida no Brasil. Esto excludos do seu escopo:
vasos sujeitos a chama; vasos sujeitos a ocupao humana; vasos com presso de operao interna entre 0 a 15 psig ou acima de 3000 psig (210,9 kgf/cm2 man.); vasos com dimetro inferior a 6 polegadas; vasos para gua pressurizada com presso de operao at 300 psig (cerca de 21 kgf/cm2 man); vasos para gua quente com capacidade de at 120 gales (0,454 m3) e temperatura at 210F (99C).
82

NTT - VASOS DE PRESSO

Esto

includos os evaporadores e os trocadores de calor (sem chama) onde h gerao de vapor e outros vasos nos quais possa haver gerao de vapor, desde que no sujeitos chama, e desde que atendam os requisitos PG58, PG 59, PG-60, PG 61 e PG-67 at PG-73 do Cdigo ASME , Seo I, conforme o Code Case 1855.

83

NTT - VASOS DE PRESSO

Embora

as frmulas explicitadas no Cdigo considerem apenas a presso (interna ou externa), os demais carregamentos (pesos, ao do vento, etc) devem ser considerados pelo projetista (ver U-2 (g)). Ou seja, a responsabilidade do projetista estende-se anlise das cargas a considerar e o modo como sero analisadas.
84

NTT - VASOS DE PRESSO

estrita aplicao do Cdigo ASME exige que:


o fabricante seja formalmente autorizado pelo ASME (selo ou stamp); seja feita uma inspeo formal, por Inspetor qualificado; seja feito um relatrio (Manufacturers Data Report) de acordo com os formulrios do apndice W; sejam estabelecidas formalmente as condies de projeto do equipamento: margem de corroso; indicao de servio com fluido letal; necessidade de tratamentos trmicos, alm daqueles exigidos pelo Cdigo; observncia dos pargrafos PG-59 a PG-61 do Cdigo ASME, Seo I, para os vasos includos em sistemas de gerao de vapor.

85

NTT - VASOS DE PRESSO

Seo I

Contedo Caldeiras (Rules for Construction of Power Boilers)


Part A Ferrous Material Specifications Part B Nonferrous Material Specifications Materiais Part C Specifications for Welding Rods, Electrodes, and Filler Metals (Materials) Part D Properties (Customary) Part D Properties (Metric) Subsection NCA General Requirements for Division 1 and Division 2 Division 1 Subsection NB Class 1 Components Subsection NC Class 2 Components Instalaes Subsection ND Class 3 Components nucleares Subsection NE Class MC Components Subsection NF Supports (Div.1 e Subsection NG Core Support Structures Div.2) Subsection NH Class 1 Components in Elevated Temperature Service Appendices Division 2 Code for Concrete Containments Division 3 Containments for Transport and Storage of Spent Nuclear Fuel and High Level Radioactive Material and Waste

II

o cdigo tradicionalmente utilizado no Brasil : materiais, projeto, fabricao, montagem e testes da maioria dos vasos de presso, permutadores e caldeiras utilizadas na indstria do petrleo.

III

IV

Caldeiras para aquecimento (Rules for Construction of Heating Boilers)

V
VI VII

Ensaios no destrutivos

Instalao e recomendaes para operao de caldeiras para aquecimento (Recommended Rules for the Care and Operation of Heating Boilers)

Instalao e recomendaes para operao de caldeiras (Recommended Guidelines for the Care of Power Boilers)

VIII IX
X XI

Vasos de Rules for Construction of Pressure Vessels presso Division 1 (Div.1, Division 2 Alternative Rules Div.2 e Division 3 Alternative Rules for Construction of High Pressure Vessels Div.3) Qualificao de soldagem (Welding and Brazing Qualifications)
Vasos de presso de plstico (Fiber-Reinforced Plastic Pressure Vessels)

Recomendaes para inspeo de instalaes nucleares (Rules for Inservice Inspection of Nuclear Power Plant Components)

86

XII

Recomendaes para fabricao e extenso de uso de tanques transportveis (Rules for Construction and Continued Service of Transport Tanks)

NTT - VASOS DE PRESSO

o projeto convencional dos vasos de presso. A filosofia de projeto da Diviso 1 est bem explcita no pargrafo UG-23 (c), do cdigo, onde se l : A espessura de parede de um vaso de presso dimensionado de acordo com as regras estabelecidas nesta diviso deve ser tal que a tenso mxima primria geral de membrana, resultante dos carregamentos a que esteja sujeito o equipamento durante sua operao normal no exceda os limites de tenso admissvel do material do vaso e que, excetuando-se alguns casos especiais os carregamentos a que esteja sujeito o vaso no provoquem uma tenso primria de membrana mais flexo superior a 1 da tenso mxima admissvel do material do vaso. sabido que podem ocorrer elevadas tenses nas descontinuidades nos vasos de presso, mas as regras de projeto e de fabricao desta diviso foram estabelecidas de modo a limitar tais tenses a um nvel seguro consistente com a experincia adquirida.

87

NTT - VASOS DE PRESSO

Subsection A - General Requirements Requisitos gerais, aplicveis a todos os vasos de presso. Part UG - General Requirements for All Methods of Construction and All Materials: Scope / Materials / Design / Openings and Reinforcements / Braced and Stayed Surfaces / Ligaments / Fabrication / Inspection and Tests / Marking and Reports / Pressure Relief Devices

Subsection B : Requirements Pertaining to Methods of Fabrication of Pressure Vessels Requisitos especficos, aplicveis em funo do mtodo de fabricao. Part UW : Requirements for Pressure Vessels Fabricated by Welding Part UF : Requirements for Pressure Vessels Fabricated by Forging Part UB - Requirements for Pressure Vessels Fabricated by Brazing

88

NTT - VASOS DE PRESSO


Subsection C : Requirements Pertaining to Classes of Materials Requisitos especficos, aplicveis em funo do tipo de material utilizado na fabricao. Part UCS : Requirements for Pressure Vessels Constructed of Carbon and Low Alloy Steels Part UNF : Requirements for Pressure Vessels Constructed of Nonferrous Materials Part UHA : Requirements for Pressure Vessels Constructed of High Alloy Steel Part UCI : Requirements for Pressure Vessels Constructed of Cast Iron Part UCL : Requirements for Welded Pressure Vessels Constructed of Material With Corrosion Resistant Integral Cladding, Weld Metal Overlay Cladding or With Applied Linings Part UCD : Requirements for Pressure Vessels Constructed of Cast Ductile Iron Part UHT : Requirements for Pressure Vessels Constructed of Ferritic Steels With Tensile Properties Enhanced by Heat Treatment Part ULW : Requirements for Pressure Vessels Fabricated by Layered Construction Part ULT : Alternative Rules for Pressure Vessels Constructed Having Higher Allowable Stresses at Low Temperature Part UHX : Rules for Shell-and-Tube Heat Exchangers

89

NTT - VASOS DE PRESSO


Requisitos Relativos ao Mtodo de Fabricao

Subseo B UF
Forjamento

UB
Brazagem

UW
Soldagem

ULT

Aos para baixas temperaturas

UCS
Aos carbono e baixa liga

ULW Subseo A
Requisitos Gerais Vasos de paredes mltiplas

UNF
Materiais no ferrosos

UHT
Aos de alta resistncia

UHA
Aos de alta liga

UCD UCI
Ferro fundido

UCL
Aos cladeados ou revestidos

Ferro fundido malevel

90

Subseo C

Requisitos Relativos aos Materiais

Apndices Obrigatrios NTT - VASOS DE PRESSO 1: Supplementary Design Formulas 2: Rules for Bolted Flange Connections With Ring Type Gaskets 3: Definitions 4: Rounded Indications Charts Acceptance Standard for Radiographically Determined Rounded Indications in Welds 6: Methods for Magnetic Particle Examination (MT) 7: Examination of Steel Castings 8: Methods for Liquid Penetrant Examination (PT) 9: Jacketed Vessels 10: Quality Control System 11: Capacity Conversions for Safety Valves 12: Ultrasonic Examination of Welds (UT) 13: Vessels of Noncircular Cross Section 14: Integral Flat Heads With a Large, Single, Circular, Centrally-Located Opening 16: Submittal of Technical Inquiries to the Boiler and Pressure Vessel Committee 17: Dimpled or Embossed Assemblies 18: Adhesive Attachment of Nameplates 19: Electrically Heated or Gas Fired Jacketed Steam Kettles

91

Apndices Obrigatrios NTT - VASOS DE PRESSO 20: Hubs of Tubesheets and Flat Heads Machined From Plate 21: Jacketed Vessels Constructed of Work-Hardened Nickel 22: Integrally Forged Vessels 23: External Pressure Design of Copper, Copper Alloy, and Titanium Alloy Seamless Condenser and Heat Exchanger Tubes with Integral Fins 24: Design Rules for Clamp Connections 25: Acceptance of Testing Laboratories and Authorized Observers for Capacity Certification of Pressure Relief Valves 26: Pressure Vessel and Heat Exchanger Expansion Joints 27: Alternative Requirements for Glass-Lined Vessels 28: Alternative Corner Weld Joint Detail for Box Headers for Air-Cooled Heat Exchangers When Only One Member Is Beveled 29: Requirements for Steel Bars of Special Section for Helically Wound Interlocking Strip Layered Pressure Vessel 30 : Rules for Drilled Holes Not Penetrating Through Vessel Wall 31 : Rules for Cr-Mo Steels With Additional Requirements for Welding and Heat Treatment 32 : Local Thin Areas in Cylindrical Shells and in Spherical Segments of Shells 33 : Standards Units for Use in Equations

92

Apndice no obrigatrios NTT - VASOS DE PRESSO A : Basis for Establishing Allowable Loads for Tube-to-Tubesheet Joints C : Suggested Methods for Obtaining the Operating Temperature of Vessel Wall in Service D : Suggested Good Practice Regarding Internal Structures E : Suggested Good Practice Regarding Corrosion Allowance F : Suggested Good Practice Regarding Linings G : Suggested Good Practice Regarding Piping Reactions and Design of Supports and Attachments K : Sectioning of Welded Joints L : Examples Illustrating the Application of Code Formulas and Rules M : Installation and Operation P : Basis for Establishing Allowable Stress Value R : Preheating S : Design Considerations for Bolted Flange Connections T : Temperature Protection W : Guide for Preparing Manufacturers Data Reports Y : Flat Face Flanges With Metal-to-Metal Contact Outside the Bolt Circle DD : Guide to Information Appearing on Certificate of Authorization EE : Half-Pipe Jackets FF : Guide for the Design and Operation of Quick-Actuating (Quick-Opening) Closures GG : Guidance for the Use of U.S. Customary and SI Units in the ASME Boiler and Pressure Vessel Code

93

NTT - VASOS DE PRESSO

Exemplo : Vaso projetado segundo critrios do cdigo

ASME Se.VIII - Div.1 Ed. 1995, Construo soldada com material base em ao carbono Sees a consultar : U - UG - UW - UCS

94

NTT - VASOS DE PRESSO

UG
1. Requisitos

UG
1. Dimensionamento

UW

UW
1. Tolerncias

gerais para chapas, forjados, tubos, etc,... com procedimentos de fabricao e fornecimento 2. Certificao de materiais 3. Pr-fabricao de componentes 4. Construes especiais 5. Definio de temperatura e presso de projeto 6. Carregamentos 7. Indicao de onde retirar os valores de tenses mximas admissveis 8. Corroso

a 1.Categorias de juntas presso interna e 2.Projeto de juntas soldadas externa 2. Aberturas e reforos 3.Exames de 3. Resistncia de Radiografia e ultrareforos de abertura som 4. Mltiplas aberturas 4.Detalhes de solda 5. Standards para permitidos flanges e tubos 5.Detalhes de bocais 6. Ligamentos permitidos 7. Tolerncias de 6.Plug welds 7.Soldas de filete fabricao 8. Requisitos para teste 8.Requisitos para de impacto procedimentos de soldagem 9. Teste hidrosttico 10.Teste pneumtico 9.Requisitos para 11.Proof test para qualificao de estabelecimento de procedimentos presses mximas admissveis

alinhamento soldas 2. Reparo de soldas 3. Procedimentos para tratamento trmico aps soldagem

de de

UCS
1. Materiais 2. Procedimentos

para tratamento trmico aps soldagem 3. Operao em baixa temperatura

95

NTT - VASOS DE PRESSO

Projeto

alternativo de vasos de presso; Regras so mais restritivas quanto ao tipo de material a ser utilizado, mas permite-se a utilizao de maiores valores de intensificao de tenses de projeto na faixa de temperaturas na qual este valor limitado pelo limite de resistncia ou escoamento; Procedimentos mais precisos de clculo so necessrios; os procedimentos permissveis de fabricao so especificamente delineados e mais completos mtodos de inspeo e teste so exigidos.
96

NTT - VASOS DE PRESSO

ASME Section VIII Division 2 Part AG - General Requirements Part AM - Material Requirements Part AD - Design Requirements Part AF - Fabrication Requirements Part AR - Pressure Relief Devices Part AI - Inspection and Radiography Part AT - Testing Part AS - Marking, Stamping, Reports and Records

Filosofia de projeto da Diviso 2 regras especficas para o projeto de vasos mais comuns. Quando isto no ocorre uma completa anlise de tenses necessria e pode ser feita de acordo com os procedimentos estabelecidos nos apndices.
97

NTT - VASOS DE PRESSO

Apndices Obrigatrios 1: Basis for Establishing Design Stress Intensity Values 2: Charts for Determining Shell Thickness for Cylindrical and Spherical Vessels Under External Pressure 3: Rules for Bolted Flange Connections 4: Design Based on Stress Analysis 5: Design Based on Fatigue Analysis 6: Experimental Stress Analysis 8: Rounded Indications Charts Acceptance Standard for Radiographically Determined Rounded Indications in Welds 9: Nondestructive Examination 10: Capacity Conversions for Safety Valves
98

NTT - VASOS DE PRESSO

Apndices Obrigatrios 18: Quality Control System

19: Definitions 20: Requirements for Hubs of Tubesheets and Flat Heads Machined From Plate 21: Submittal of Technical Inquiries to the Boiler and Pressure Vessel Committee 22: Acceptance of Testing Laboratories and Authorized Observers for Capacity Certification of Pressure Relief Valves 23: Adhesive Attachment of Nameplates 24: Requirements for Steel Bars of Special Section for Helically Wound Interlocking Strip Layered Pressure Vessel 25 : Rules for Drilled Holes Not Penetrating Through Vessel Wall 26 : Rules for Cr-Mo Steels With Additional Requirements for Welding and Heat Treatment 27 : Standard Units for Use in Equations
99

NTT - VASOS DE PRESSO


Apndices no obrigatrios A : Installation and Operation B : Temperature Protection C : Suggested Methods for Obtaining the Operating Temperature of Vessel Wall in Service D : Preheating E : Temperatures Ranges for Annealing and Hot Working and Limited Service Temperatures for Nonferrous Materials G : Examples Illustrating the Application of Code Formulas and Rules I : Guide for Preparing Manufacturers Data Reports J : Basis for Establishing External Pressure Charts K : Selection and Treatment of High Alloy Steels L : Guide to Information Appearing on Certificate of Authorization M : Flange Rigidity N : Guidance for the Use of U.S. Customary and SI Units in the ASME Boiler and Pressure Vessel Code

100

a) Espessura mnimaPRESSO b) Anlise de Fadiga NTT - VASOS DE de parede - A diviso 1 utiliza frmulas de clculo - A diviso 2 considera a possibilidade de falha por simplificadas, baseadas na teoria da membrana; fadiga e fornece regras para esta anlise - A diviso 2 exige uma anlise de todas as (apndice 5); tenses atuantes em cada parte do vaso (apndice 4); c) Escolha dos materiais d) Processo de fabricao - A diviso 2 faz exigncias adicionais para a - A diviso 2 exige requisitos adicionais referentes certificao do material a ser utilizado na a procedimentos de soldagem, tratamento fabricao do equipamento (Parte AM); trmico, etc, (artigos AF-1 a AF-8). Exemplo : Maior nmero de corpos de prova nos exames destrutivos ou maior quantidade de exames no-destrutivos (requisitos adicionais AM-2 a AM-5) - A diviso 2 mais restrita na escolha de materiais, porm permite que sejam atingidas tenses admissveis mais elevadas. e) Inspeo e testes f) Geral - Embora os critrios de aceitao sejam os - A diviso 2 no limita a presso mxima de mesmos para as duas divises, a diviso 2 no operao, enquanto a diviso 1 a limita em aceita as limitaes de abrangncia de exames 3.000,0 psi (212,0 Kgf/cm2). no-destrutivos permitidas na diviso 1. Exemplo : A diviso 2 no admite radiografia parcial (spot) em juntas soldadas.

101

NTT - VASOS DE PRESSO

Captulo 3 Tenses em Vasos de Presso

102

NTT - VASOS DE PRESSO

Tenses

admissveis : so as tenses mximas adotadas no dimensionamento de um vaso de presso. Coeficiente de segurana (CS) ou fator de segurana (FS), relao entre o limite de escoamento (Sy) ou de resistncia (Sr) e a tenso admissvel (Sadm) de um determinado material. Tenses admissveis para temperaturas abaixo da temperatura de fluncia esto relacionados com o limite de escoamento ou com o limite de resistncia do material de construo do equipamento.

103

NTT - VASOS DE PRESSO

Fatores que afetam a fixao dos valores das tenses admissveis : Tipo de material : Para materiais frgeis adota-se um fator de segurana mais elevado que os adotados para materiais dteis; Critrio de clculo : Uma tenso admissvel s dever ser aplicada em combinao com o critrio de clculo para o qual foi estabelecida. Clculos grosseiros e grandes aproximaes exigem fatores de segurana maiores; Tipo de carregamento : A considerao de esforos cclicos e alternados, choques e vibraes exige uma reduo no valor da tenso admissvel determinada para esforos normais; 104

NTT - VASOS DE PRESSO

Segurana : Equipamentos de grande periculosidade envolvendo srio risco humano e material exigem elevados fatores de segurana; Temperatura : A resistncia mecnica de um material diminui com o aumento de temperatura e consequentemente a tenso admissvel tambm cair. Em temperaturas baixas o comportamento de vrios materiais se altera, peas que sofreriam uma fratura dctil em temperatura ambiente passam a sofrer fratura frgil com o abaixamento dessa temperatura.
105

C - VASOS NTT digo de DE PRESSO de creep Abaixo da faixa Projeto Sr / 3,5 (temp. ambiente) ASME VIII Div.1 : Allowable Stress Values Sr / 3,5 (temp. de projeto)

Acima da faixa de creep

100% da tenso mdia que provoca uma velocidade de deformao de 0,01% em 1000 h

67% da tenso mdia que provoca ruptura aps 100.000 h.

(2/3)Sy (temp. ambiente) 80% da tenso mnima que provoca ruptura aps (2/3)Sy (temp. de projeto) 100.000 h para a regio

Sr / 3,0 (temp. ambiente) ASME VIII Div.2: Design Sr / 3,0 (temp. de projeto) No existem critrios Stress Intensity (2/3)Sy (temp. ambiente) comportamento fluncia Values (2/3)Sy (temp. de projeto) BS-5500

de

Sy / 1,5 (temp. de projeto) 1 / 1,3 da tenso mdia que provoca ruptura num tempo Sr / 2,35 (temp. ambiente) t, numa temperatura T, de acordo com o material Sy / 1,5 (temp. de projeto)

AD-Merkblatter

100% da tenso mdia que provoca uma velocidade de deformao de 0,01% em 1000 h.

67% da tenso mdia que provoca ruptura aps 100.000 h.

106

Antes da edio de 1998, o cdigo ASME utilizava um fator 4,0 ao lugar de 3,5, aplicado ao limite de resistncia do material para a definio das tenses admissveis para clculo.

NTT - VASOS DE PRESSO

Exemplo: diferenas no valor da tenso admisvel e peso do equipamento para um material de especificao SA-516 Gr.60. Propriedades mecnicas @ temperatura ambiente.
Tenso de escoamento mnima = 32,0 ksi Limite de resistncia = 60,0ksi

Tenses Admissveis [ksi] Reduo de Peso do @ Temperatura Ambiente Equipamento ASME Se.VIII Diviso 1 Edio anterior a 1998 ASME Se.VIII Diviso 1 Edio posterior a 1998 ASME Se.VIII Diviso 2 BS-5500 AD-Merkblatter
107

15,0 17,1 20,0 21,3 21,3

0% 12,3 % 25,0 % 29,6 % 29,6 %

NTT - VASOS DE PRESSO

A Edio de 1998 Adenda 1999 do cdigo ASME alterou o fator de segurana a ser aplicado ao limite de resistncia dos materiais para projetos utilizando a Seo VIII Diviso 1. O valor foi reduzido de 4,0 para 3,5, aps 55 anos de evoluo dos materiais, processos de soldagem e projeto dos equipamentos. O fator de segurana em 1914, quando do lanamento da primeira Edio do cdigo era 5,0 e foi mantido at 1944, quando da II Guerra Mundial e a necessidade de reduzir o conservadorismo dos projetos. A justificativa na poca para a reduo do fator de segurana foi a seguinte: "great improvements in the art of welding." Assim o fator foi reduzido para 4,0 e o teste hidrosttico foi alterado de um fator 2,0 para 1,5.

108

NTT - VASOS DE PRESSO

Estas alteraes no possuiam base tcnica slida e foram motivadas mais por razes econmicas e emocionais do que na qualidade intrnseca das soldagens realizadas nos equipamentos. Muitos dos processo de soldagem atualmente utilizados eram apenas desenvolvimento na dcada de 40 (gas metal arc, gas tungsten arc, and submerged processes, low hydrogen electrodes, flux core process, electro-slag process, electron beam process, and laser welding process). Aps a Guerra, o fator retornou a 5,0, se mantendo at a Edio de 1951 do cdigo que estabeleceu definitavemente o valor de 4,0 para o fator de segurana. A atual mudana no fator foi realizada com base na qualidade dos materiais, melhoria dos processos de soldagem, consumveis, mtodos de inspeo e em cdigos de outros pases.

109

NTT - VASOS DE PRESSO

Em

1944, o conceito de tenacidade do material era restrito a laboratrios, sem aplicao industrial de projetos e conceitos baseados na mecnica da fratura. O alvio de tenses residuais e o pr-aquecimento na soldagem somente passaram a ser incorporados no cdigo ASME a partir da Edio de 1962. O nico ensaio no-destrutivo disponvel em 1944 era a radiografia, em estgios iniciais de desenvolvimento. O ensaio de ultra-som apenas em 1947 teve um maior importncia com o desenvolvimento do cabeote angular.

110

NTT - VASOS DE PRESSO

Governo Americano patrocinou um estudo para determinar as causas das falhas e avaliar fatores metalrgicas que contriburam para estas falhas. Preliminarmente foi determinado que a causa das falhas era geralmente relacionada a fratura frgil. O estudo tambm mostrou que altos nveis de carbono, fsforo, molibdnio e arsnico na composio, aumentam a temperatura de transio, enquanto que o nquel, silcio, mangans e cobre reduzem a temperatura de transio do material. Os resultados deste e outros estudos auxiliaram a compreender a importncia da tenacidade a fratura para a preveno de falhas em componentes pressurizados. Apesar disso, estas informaes no eram disseminadas em 1944.

111

NTT - VASOS DE PRESSO

teste de drop weight no foi desenvolvido at o final dos anos 40, e os conceitos de mecnica da fratura eram uma curiosidade de laboratrio de 1944. A aplicao da mecnica da fratura para vasos de presso e as informaes necessrias para tornar o mtodo vivel para a determinao da adequao ao uso foram extensivamente discutidas em uma publicao de 1967 do Oak Ridge National Laboratory. Este documento motivou a formao do programa Heavy Section Steel Technology, que transformou os conceitos de mecnica da fratura em procedimentos para uso prtico.
112

NTT - VASOS DE PRESSO

A mecnica da fratura utilizada pela Section XI of the ASME Boiler and Pressure Vessel Code para determinar a integridade de vasos de presso da rea nuclear. A experincia na utilizao destes conceitos foram base das recentes revises nos requisitos de tenacidade da Seo VIII e para as consideraes de projeto da Diviso 3 do ASME Seo VIII, para altas presses. O efeito da reduo do fator de segurana de 4 para 3,5 e o aumento das tenses admissveis, obtidas nas tabelas 1A e 1B da Seo II Parte D, foram da ordem de 14,3% na faixa de temperatura em que as propriedades mecnicas so inalteradas com o tempo, abaixo da zona de creep. No foram alteradas as tenses em temperaturas sob a influncia do creep. O conservadorismo da Seo I e Seo VIII Diviso 1 continua significante. A probabilidade de falha de um componente devido a tenso excessiva considerada reduzida.

113

NTT - VASOS DE PRESSO

Em um ensaio de trao simples existe um ponto determinado no diagrama tenso x deformao em que o material inicia a se deformar plasticamente. Nesse caso a tenso uniaxial.
Curva de Verdadeira

= P/Ao , P/A f

Su Sy Se E

Curva de Engenharia

E mdulo de elasticidade Sy limite de escoamento 0,2% ou 0,5% Su limite de resistncia a trao f resistncia trao verdadeira; f alongamento aps a fratura; f reduo precentual de rea = 100.(Ao Af)/Ao; f alongamento aps a fratura real (ductilidade fratura).
= L/L

114

0,2% 0,5% p e t = e + p

NTT - VASOS DE PRESSO

A ocorrncia de um estado triaxial de tenses

acarreta um comportamento de material diferente do obtido anteriormente. Existe portanto a necessidade de traduzir um estado de tenses complexo em um valor equivalente que poderia ser comparado com as propriedades do material determinadas no ensaio de trao. A essa equivalncia denomina-se Critrio de Escoamento.
115

NTT - VASOS DE PRESSO

Considere

como exemplo o cilindro de parede fina que est submetido a um esforo de trao P, um momento de toro T e uma presso interna p.
p T T P

Pela

variao de presso, fora axial e momento de toro possvel obter vrias combinaes de tenses, que resultam em diferentes direes principais. Como determinar se uma combinao de carregamentos qualquer gera plastificao no cilindro?

116

NTT - VASOS DE PRESSO

Os

critrios de escoamento so representaes desses estados de tenses de acordo com diversas teorias de plastificao. Sero apresentados 3(tres) Critrios de Escoamento : Teoria da Tenso Mxima ou Critrio de Rankine, Teoria da Tenso Cisalhante Mxima ou Critrio de Tresca e a Teoria de Energia de Distoro ou Critrio de Von Mises.

117

NTT - VASOS DE PRESSO

-Teoria de Tenso Mxima ou Critrio de Rankine (W.

Rankine 1850) Esta teoria assume que o escoamento vai ocorrer quando a mxima tenso atuante em um material atingir a tenso de escoamento do material. Para um material que possua os mesmos valores para o escoamento trao e compresso, temos : 1 > 2 > 3 1 = y A representao grfica para um estado biaxial de tenses dada pelo quadrado. (Critrio utilizado pelo cdigo ASME Seo VIII Diviso 1).

118

NTT - VASOS DE PRESSO

- Teoria de Tenso Cisalhante Mxima ou Critrio de Tresca (H Tresca 1868) Esta teoria assume que o escoamento vai ocorrer quando a mxima tenso cisalhante em um material, submetido a uma combinao qualquer de cargas, atingir a metade da tenso de escoamento do material: max = y/2 Utilizando-se o Crculo de Mohr verifica-se que max pode ser dado por , para um estado = 1 de tenses. max biaxial 2 2 Generalizando temos que: 1 - 2 = y ou 1 - 2 = + y 1 - 2 = - y (Critrio utilizado pelo cdigo ASME Seo VIII Diviso 2).

119

NTT - VASOS DE PRESSO

- Teoria da Energia de Distoro ou Critrio de Von Mises (R von Mises 1913) Segundo este critrio o estado limite para o escoamento ocorre quando a energia de distoro se iguala energia de distoro quando do escoamento do material em um ensaio de trao uniaxial. A energia de distoro dada pela equao abaixo.

I2 Ud = 2.G

Onde : G = E/2(1+) - mdulo de cisalhamento. I2 - invariante de tenses O invariante de tenses pode ser expresso da seguinte forma.

120

1 2 2 2 I2 = (1 2 ) + ( 2 3 ) + (1 3 ) 6

NTT - VASOS DE PRESSO

Na condio de trao uniaxial, temos.

2 = 3 = 0 I2 = y2 / 3 Portanto o Critrio de Von Mises pode ser escrito como.


y 1 2 2 2 (1 2 ) + ( 2 3 ) + (1 3 ) = 6 3

1 = y

Para um estado biaxial de tenses: 12

- 1.2 + 22 = y2 Esta equao representa uma elipse de Von Mises no plano 12

121

NTT - VASOS DE PRESSO

(Y) B
1,0

A F
2 / y

-1,0

E G
1 / y 1,0

(X)

Comparando-se as superfcies de escoamento de Von Mises e Tresca, temos uma diferena mxima de 15%.

H C
A-B-C-D A-F-G-C-H-E A-F-G-C-H-E -1,0

122

Maximum stress theory Maximum shear theory Distortion energy theory

NTT - VASOS DE PRESSO

- EXEMPLO: Aplicao dos Critrios de Escoamento em um Vaso Cilndrico Um vaso cilndrico com dimetro interno de 2.000,0 mm e espessura de parede de 12,5 mm submetido a uma presso interna de 2,5 MPa. Calcular o fator de segurana para o escoamento na parede do costado, remoto de descontinuidades. O material do costado o SA516 Gr.70, que possui uma tenso de escoamento a temperatura ambiente de 260,0 MPa.

pD 2,5 x 2.000,0 1 = = = 200,0 MPa (tenso circunferencial) 2t 2x12,5


pD 2,5 x 2.000,0 2 = = = 100,0 4t 4 x12,5
123

MPa (tenso longitudinal) (tenso radial)

3 = -2,5 MPa

NTT - VASOS DE PRESSO

Critrio de Tresca ou da Mxima Tenso Cisalhante:


max y 1 3 = = 2 2.FS y y 260,0 = 1 3 = FS = = = 1,28 FS 1 3 200,0 ( 2,5 )

eqv

Critrio de Von Mises ou da mxima energia de distoro

eqv = + + 1 2 1 3 2 3 = FS y FS = 2 2 1 + 2 + 3 1 2 1 3 2 3 2
2 1 2 2 2 3

FS =

260,0 200,0 2 + 100,0 2 + ( 2,5 ) 200,0 x100,0 200,0 x( 2,5 ) 100,0 x( 2,5 )
2

= 1,48

Observa-se um resultados menos conservativo quando utlizado o critrio de Von Mises.


124

NTT - VASOS DE PRESSO

- EXEMPLO: Aplicao dos Critrios de Escoamento em um Costado Cilndrico Vaso cilndrico fechado na extremidade inferior e com uma chapa na extremidade superior mantida na posio pela ao de um peso agindo contrria a fora hidrosttica. p = 60,0 psi R = 240,0 in t = in rea interna de seo: A = R2 = x 240,02 = 180.956,0 in2 Fora hidrosttica: F = p.A = 60,0 x 180.956,0 = 10.857 kips Para garantir que no haja levantamento da chapa de fechamento do cilindro, utilizado um peso equivalente a 20.000 kips. Avaliar se o projeto seguro.
125

NTT - VASOS DE PRESSO

As tenses principais atuantes no cilindro so as seguintes: Tenso circunferencial: 1 = p.R / t = 60,0 x 240,0 / 0,5 = 28,8 ksi Tenso longitudinal: 2 = p.R / 2t W / (2Rt) = = 60,0x 240,0/(2 x 0,5) 20.000.000/(2 x x 240,0 x 0,5) = -12,1 ksi Para uma limite de escoamento do material, obtido em ensaio de trao uniaxial, equivalente a Y = 36,0 ksi, temos: 1 / Y = 0,8 (Y) 1,0 2 / Y = -0,34 A B F / Verifica-se que as tenses principais, isoladamente so inferiores ao limite E -1,0 / de escoamento do material, mas no G 1,0 grfico correspondente aos critrios de escoamento, percebe-se que o H D C -1,0 cilindro est em condio de falha.
2 y 1 y

(X)

126

A-B-C-D A-F-G-C-H-E A-F-G-C-H-E

Maximum stress theory Maximum shear theory Distortion energy theory

NTT - VASOS DE PRESSO

Os

cdigos de projeto, geralmente, classificam as tenses em 3(trs) categorias com caractersticas diferentes : Notao (ASME Se.VIII Div.2 Apndice 4) : Pm tenso generalizada de membrana primria Pl tenso localizada de membrana primria Pb tenso de flexo primria Q tenso secundria (membrana ou flexo) F tenso de pico
127

NTT - VASOS DE PRESSO

A - Tenses primrias : Necessrias para satisfazer as leis de equilbrio da estrutura, desenvolvidas pela ao de carregamentos impostos. Principal caracterstica : no auto-limitante, enquanto o carregamento estiver sendo aplicado a tenso continua atuando no sendo aliviada por deformaes da estrutura. Como exemplo temos as tenses de membrana circunferenciais e longitudinais em vasos cilndricos submetidos ao carregamento de presso interna. Podem ser de membrana ou de flexo. Tenso de membrana : componente constante atravs de toda a espessura da parede do vaso. Tenses de flexo : resultantes da flexo das paredes do equipamento, e so variveis atravs da espessura, sendo proporcionais a distncia do ponto em que esto sendo analisadas ao centride da seo considerada.
128

NTT - VASOS DE PRESSO

Exemplos : tenso de membrana num casco cilndrico ou tenses de flexo no centro de um tampo plano causadas pela presso interna. As tenses primrias de membrana so classificadas em tenses gerais de membrana, caso estejam atuando em todo o equipamento, e em tenses locais de membrana, caso estejam atuando numa parte limitada do equipamento. Uma tenso pode ser considerada como local se a distncia na direo meridional, na qual a intensidade de tenses ultrapassa 1,1.Sm no excede (R.t)1/2. Um exemplo a tenso de membrana no casco de um vaso causada por fora ou momento num bocal.

129

NTT - VASOS DE PRESSO

B - Tenses secundrias : So as tenses desenvolvidas por restries a deformaes e compatibilidade de deslocamentos em pontos de descontinuidades. A caracterstica bsica desse tipo de tenso sua capacidade de auto-limitao pela deformao. Como exemplo temos tenses devido dilatao trmica restrita ou tenses residuais de soldagem. C - Tenses de pico : So tenses extremamente localizadas que causam deformaes e distores reduzidas podendo contribuir exclusivamente para fenmenos cclicos e para intensificao de tenses para efeitos de fratura frgil.

130

NTT - VASOS DE PRESSO

Permite a separao entre tenses que podem estar atuando em um determinado ponto da estrutura, mas que possuem efeitos diferentes sobre a mesma; Podemos identificar : tenses primrias x colapso plstico da estrutura; tenses secundrias x capacidade de acmulo de deformaes. possvel estabelecer tenses admissveis diferentes para cada parcela projetando o componente de forma adequada. Conceitos necessrios para a avaliao de regies na presena de defeitos : tenses primrias e secundrias possuem efeitos distintos sobre a abertura do defeito.

131

NTT - VASOS DE PRESSO

Tenses primrias e secundrias podem ser de membrana e/ou flexo. Tenso de membrana (Pm / Qm) a componente de tenso uniforme e igual ao valor mdio da distribuio de tenses ao longo da seo. A tenso de flexo (Pb / Qb) a componente de tenso que varia atravs da seo transversal, correspondente parcela linear da distribuio de tenses.

132

NTT - VASOS DE PRESSO

identificao, classificao e separao das tenses atuantes dependente do tipo de carregamento e geometria do componente. O cdigo ASME Se.VIII Div.2 em seu Apndice 4 possui uma tabela indicando a classificao de tenses recomendada. Para cada combinao de tenses atuantes existe uma tenso admissvel, vlida para o dimensionamento do componente. As tenses na parede do equipamento podem ser analisadas a partir de um mtodo de separao. As parcelas de membrana, flexo e tenses de pico devem ser estimadas pela linearizao da distribuio de tenses no componente.
133

NTT - VASOS DE PRESSO

O mtodo de tenses em uma linha, estabelece uma linha de tenses na seo considerada para o estudo e parte da distribuio das tenses sobre esta linha para obteno de tenses de membrana, flexo e total, separadas conforme exigido nos cdigos de projeto. Para a classificao destas tenses existe a necessidade de uma linearizao da distribuio real sobre a linha. Para a seleo de uma linha de tenses conveniente deve-se tentar relacionar uma srie de fatores que indicam as provveis localizaes e orientaes conforme a geometria, ponto de tenso mxima, tipo de carregamento, etc. A localizao de uma das linhas de tenses deve, sempre que possvel, passar pelo ponto de tenso mxima que efetivamente corresponde a um lugar de anlise obrigatria. Esta linha tem como objetivo determinar a posio e as direes das tenses no componente que sero analisadas.

134

NTT - VASOS DE PRESSO


Costado cilndrico Linha de tenses L2 L1

L2

L1

Anel suporte Tenso Flexo Membrana Flexo Membrana Espessura Linha de Tenses L1 L1 Pico Tenso Pico Flexo Membrana Flexo Membrana

135

Espessura Linha de Tenses L2 L2

Componente Localizao NTT - VASOS DE PRESSOOrigem da Tenso Chapa do costado, Presso interna remoto de descontinuidades Gradiente trmico axial Juno com tampo Presso interna ou flange Momento ou carga externa ou presso interna Momento ou carga externa

Tipo de Tenso Membrana geral Gradiente ao longo da espessura Membrana Flexo Membrana Flexo Membrana geral ao longo da seo. Componente de tenso perpendicular seo transversal Membrana geral ao longo da seo. Componente de tenso perpendicular seo transversal Membrana local Flexo Pico Membrana Flexo Membrana Flexo Membrana Flexo

Classificao Pm Q Q Q PL Q

Costado cilndrico ou esfrico

Qualquer seo transversal do costado Qualquer costado ou tampo

Pm

Pm PL Q F Q Q Pm Pb PL Q

Momento ou carga Prximo a bocal ou externa ou presso outra abertura interna Qualquer localizao Diferena de temperatura entre costado e tampo Presso interna Presso interna

Tampo conformado ou cnico 136

Centro Juno com o costado e toro

Componente Localizao NTT - VASOS DE PRESSO Regio central Tampo plano Juno com o costado

Origem da Tenso

Tipo de Tenso Membrana Flexo Membrana Flexo Membrana Flexo Pico Membrana Flexo Pico Membrana geral. Componente de tenso perpendicular seo. Flexo atravs da seo do bocal
Membrana geral Membrana local Flexo Pico Membrana Flexo Pico

Classificao Pm Pb PL Q Pm Pb F Q F F Pm Pm
Pm PL Q F Q Q F

Presso interna Presso interna

Tampo ou costado perfurado

Ligamento tpico em Presso um padro uniforme Ligamento atpico ou Presso isolado Seo transversal perpendicular ao eixo do bocal
Momento ou carga externa ou presso interna Momento ou carga externa

Bocal Parede do pescoo

Presso interna

Expanso diferencial Clad Qualquer Qualquer Qualquer Qualquer Qualquer Expanso diferencial Distribuio de temperatura radial Qualquer

Membrana Flexo Tenso linear equivalente Distribuio no linear de tenses Concentrao de tenses

F F Q F F

137

NTT - VASOS DE PRESSO Categoria de


Tenses
Descrio (Para exemplos, ver a Tabela 4-120.1)

Membrana Geral

Primrias Membrana Local


Tenso mdia atravs qualquer seo. Considera descontinuidades mas no concentraes. Produzida somente por cargas mecnicas.

Flexo
Componente das tenses primrias proporcional distncia para o centride da seo. Exclui descontinuidades e concentraes. Produzida somente por cargas mecnicas.

Membrana + Flexo Secundria


Tenses autoequilibradas necessrias para satisfazer a continuidade da estrutura. Ocorre em descontinuidades estruturais. Podem ser causadas por cargas mecnicas ou expanso trmica diferencial.

Pico
(1) Incremento s tenses primrias ou secundrias devido a uma concentrao de tenses; (2) Certas tenses trmicas que podem causar fadiga mas no distoro de forma do vaso.

Tenso primria mdia atravs da seo. Exclui descontinuidades e concentrao de tenses. Produzida somente por cargas mecnicas.

Smbolo (nota 3) Combinao de componentes de tenses e limites admissveis de intensidade de tenses.

Pm

PL

Pb

Pm

Sm PL + P b + Q PL
1,5Sm 3.Sm

Nota 1

Cargas de Projeto

Nota 2

138

Cargas de operao

PL + P b

1,5Sm

PL + P b + Q + F

Sa

NTT - VASOS DE PRESSO

Para

que ocorra o colapso do componente necessrio que toda a seo transversal do mesmo alcance o escoamento.

139

NTT - VASOS DE PRESSO

Supondo a fora N e o momento M, aplicados no elemento, que possui uma largura b e espessura 2h. Seja (z) a tenso circunferencial atuante em qualquer ponto z, ao longo da espessura do componente. Para um comportamento puramente elstico, a tenso pode ser obtida pela teoria de vigas : (Z) = N / A + M.z / I A = 2h.b I = (2/3)b.h3

140

NTT - VASOS DE PRESSO

Supondo um material elstico perfeitamente plstico com escoamento y, com a atuao da carga N, o primeiro escoamento da seo ocorre na fibra externa (z = +h). N / (2h.b) + (3/2).M.z / (b.h2) = y (1) Aumentando-se o carregamento, a plasticidade ir se expandir ao longo de toda a seo. Para um material elstico perfeitamente plstico, o estado limite do componente corresponde a uma plastificao total ao longo da seo.

141

NTT - VASOS DE PRESSO

Matemticamente, a distribuio de tenses expressa como :


y (z) = -y z > - ho z < - ho
h

Nas equaes de equilbrio :


ho h M = b y zdz + ( y )zdz ho h

M = b zdz
h

ho 2 z 2 h z M = y b 2 ho 2 h

h2 h2 h2 h2 o o M = y b 2 2 2 2
142

M = y b h2 h2 o

NTT - VASOS DE PRESSO

ho h N = b y dz + y dz = b y {(h + h o ) ( h o + h)} ho h

N = 2bhoy

N ho = 2b y


2

N 2 M = y b h 2b y
M N2 = h 2 1 2 2 2 yb 4b h y
143

NTT - VASOS DE PRESSO

condio para que isso ocorra pode ser obtida pelo equilbrio como : M / (y.b.h2) + [N / (2.b.h.y)]2 = 1 (2) ainda as seguintes restries : M / (y.b.h2) 1 [N / (2.b.h.y)]2 1

Considerando

144

possvel obter o grfico de interao de carregamentos.

NTT - VASOS DE PRESSO


1 ( M /.1 y.b.h2) 1 .0 0 .9 0 .8 0 .7 0 .6 0 .5 0 .4 0 .3 0 .2 0 .1

D ia g ra m a d e In te ra o

C o n d i o L im ite

E s c o a m e n to In ic ia l

145

0 .0 0 .0 0 .1 0 .2 0 .3 0 .4 0 .5 0 .6 0 .7 0 .8 0 .9
N/(2.y.b.h)

1 .0

1 .1

NTT - VASOS DE PRESSO

Para

uma viga em flexo pura (N = 0), o momento limite dado por : ML = y.b.h2 Se utilizada a equao (1), verifica-se que o momento necessrio para o incio do escoamento na fibra mais externa : MY = (2/3).y.b.h2. Conclui-se que ML / MY = 1,5.

146

NTT - VASOS DE PRESSO

Seo Qualquer

Esforo Trao

Razo [Escoamento Inicial/Rtula Plstica]

1 1,5

Retangular

Circular
X

Y X Y

1,7
Flexo
Y

Tubular D/t >>

1,27 1,14 (X-X) ou 1,60 (Y-Y)

Perfil I
147

X Y

NTT - VASOS DE PRESSO

Se

substituirmos N / 2.b.h = Pm (tenso elstica de membrana) e 3M / (2.b.h2) = Pb (tenso elstica de flexo, possvel modificar o grfico anterior. Atravs da equao (1), temos : Pm + Pb = y Condio do incio do escoamento A condio limite dada pela equao (2) : (2/3)(Pb / y) + (Pm / y)2 = 1 Considerando as limitaes adicionais : Pm (2/3)y (Pm + Pb) y Obtm-se o grfico utilizado pelo cdigo ASME para limites de tenses para carregamentos primrios.
148

NTT - VASOS DE PRESSO max


y
Pm + Pb = 1,67 y

Pm + Pb y
2 Pb Pm + =1 3 y y
2

Pm = Pb =

N 2bh 3 M 2 bh2

(Pm + Pb ) = 1
y

1,0

CONDIO LIMITE ESCOAMENTO INICIAL

Pm + Pb y

REGIO DE PROJETO

Pm =1 y

149

Pm 2 y 3

( )

2/3

1,0

Pm y

NTT - VASOS DE PRESSO

Para as tenses secundrias, o limite de

tenses funo do comportamento da acomodao de tenses. No primeiro ciclo de tenses trmicas ocorre uma plastificao e reduo do nvel de tenses devido caracterstica auto-limitante das tenses secundrias. Essa acomodao permite que as tenses possam alcanar um limite correspondente ao range elstico do material (limite de shakedown), equivalente a 2.Sy (duas vezes a tenso de escoamento.
150

NTT - VASOS DE PRESSO


2 .0

1 .5

L im ite d e S h a k e d o w n
A B

1 .0

S / Sy

0 .5

0 .0

R a n g e e l s tic o = 2 .S y

-0 .5

P m + P b + Q < 3 .S m
-1 .0

C
0 .0 0 .5 1 .0 1 .5 2 .0

151

/ y

NTT - VASOS DE PRESSO

Se

ultrapassado o limite de range elstico, o componente pode apresentar um comportamento descrito como Plasticidade Reversa, onde deformaes plsticas alternadas ocorrem a cada ciclo, propiciando o fenmeno de fadiga de baixo ciclo.

152

NTT - VASOS DE PRESSO


2 .0

P la s tic id a d e R e v e rs a
1 .5

1 .0

A E

S / Sy

0 .5

0 .0

R a n g e e l s tic o = 2 .S y
-0 .5

P m + P b + Q < 3 .S m D
0 .0

-1 .0

C
0 .5 1 .0 1 .5 2 .0 2 .5

153

/ y

NTT - VASOS DE PRESSO

Para

tenses atuantes ainda maiores, ocorre um acmulo de deformaes a cada ciclo, ocasionando o comportamento denominado de colapso incremental ou ratchetting.

154

NTT - VASOS DE PRESSO


2 .0

C o la p s o In c re m e n ta l
1 .5

1 .0

B I

F M

S / Sy

0 .5

0 .0

R a n g e e l s tic o = 2 .S y
-0 .5

P m + P b + Q < 3 .S m D
0 .0

-1 .0

H C
0 .5

L G

K
1 .0 1 .5 2 .0 2 .5 3 .0

155

/ y

NTT - VASOS DE PRESSO

Ssecundria/Sy

2
Fadiga de Baixo Ciclo

Ratchetting Colapso

0
Shakedown elstico

Comportamento totalmente elstico

156

Sprimria/Sy

NTT - VASOS DE PRESSO

Captulo 4 Fadiga em Vasos de Presso

157

NTT - VASOS DE PRESSO

158

A presena de carregamentos cclicos com tenses geradas abaixo do escoamento do material, pode ser suficiente para a nucleao de trincas em pontos de concentrao de tenses e sua posterior propagao. A taxa de crescimento de trincas possui grande dependncia de fatores metalrgicos, sendo portanto necessrio um estudo baseado em resultados muitas vezes obtidos em laboratrios. O desenvolvimento progressivo de uma trinca sob influncia de aplicaes repetidas de tenso, que muitas vezes so inferiores s necessrias para provocar a fratura do componente sob carga monotonicamente crescente ou tenso de escoamento do material.

NTT - VASOS DE PRESSO

A fadiga de alto ciclo caracterizada por variaes de tenses controladas e inferiores ao escoamento do material, a deformao plstica limitada a pontos de concentrao de tenses (pequenas deformaes plsticas). A variao de tenso a varivel controlada. A fadiga de baixo ciclo, ao contrrio da anterior, se caracteriza por deformaes plsticas em nvel mais elevado, no se restringindo apenas aos pontos de concentrao de tenses. A variao de tenses nesse caso superior ao escoamento do material. A deformao a varivel controlada.

159

NTT - VASOS DE PRESSO

160

NTT - VASOS DE PRESSO

161

NTT - VASOS DE PRESSO


162

A curva do cdigo ASME Se.VIII Div.2 Apndice 5 baseada em variaes de deformao. A tenso calculada como um valor fictcio : = .E A curva do ASME pode ser descrita pela frmula a seguir : E 100 . ln a = + D 4. N 100 A Onde : a amplitude da variao de tenses (tenso alternada); N nmero de ciclos at a fratura; D limite de resistncia fadiga; A reduo de rea;

NTT - VASOS DE PRESSO

Considerando uma variao de tenses constante entre um valor mximo (mx) e um valor mnimo (mn), pode-se definir a amplitude da variao de tenses (a) e a tenso mdia (m), como abaixo.

Tenso

mx Tempo

mn

a = (mx - mn) / 2 m = (mx + mn) / 2 O range de variao de tenses corresponde a : 2.a = (mx - mn).
163

NTT - VASOS DE PRESSO

90

A figura a seguir apresenta um exemplo de variao de carregamentos em uma estrutura, onde possvel verificar o seu aspecto randmico.

80

Presso [Kgf/cm2]

70 60 50 40 30 20 10 0 0 1000 2000 3000 4000 5000 6000 7000

Eventos

164

NTT - VASOS DE PRESSO

Os resultados de uma metodologia de fadiga baseado em tenses (SN) ou deformaes (N), normalmente so obtidos para ensaios em corpos de prova com tenso mdia baixa ou nula. A tenso mdia possui efeito na vida til do componente com reduo do nmero de ciclos at a falha.

165

NTT - VASOS DE PRESSO

Tenso Alternada

A figura a seguir apresenta algumas curvas que demonstram a influncia da tenso mdia.

Diagrama de Influncia da Tenso Mdia


Sa 1 Sy

Parbola de Gerber Diagrama de Goodman Diagrama de Soderberg


0.75 Sd

Sn 0.5

0.25

Sm
0 0.25 0.5 0.75 1 1.25 1.5 1.75 2

Smc

Sy

Sr

Tenso Mdia

166

Parbola de Gerber : a = d.[1 (m / r)2] Diagrama de Goodman : a = d.[1 - m / r] Diagrama de Soderberg : a = d.[1 - m / e]

NTT - VASOS DE PRESSO

167

As metodologias de projeto fadiga utilizam a definio de classes para as juntas soldadas, que consideram a geometria, a direo das tenses alternadas e os mtodos de fabricao e inspeo da junta soldada. As tabelas de classificao do detalhe estrutural soldado das normas so baseadas na geometria da junta e na direo dominante do carregamento. Conforme norma inglesa PD-5500 Anexo C, as curvas de fadiga so definidas pela equao: Srm.N = A Onde: Sr range de variao de tenses; m inclinao da curva (m = 3,0 para curvas de espcimes soldados; m = 3,5 para a curva C, correspondente a espcimes sem solda);

NTT - VASOS DE PRESSO

168

NTT - VASOS DE PRESSO

Table C.1 Details of fatigue design curves


Constants of S-N curve Class C[1] D E F F2 G W for N < 107 cycles m 3.5 3 3 3 3 3 3 A[2] 4.22 x 1013 1.52 x 1012 1.04 x 1012 6.33 x 1011 4.31 x 1011 2.50 x 1011 1.58 x 1011 for N > 107 cycles m 5.5 5 5 5 5 5 5 A[2] 2.55 x 1017 4.18 x 1015 2.29 x 1015 1.02 x 1015 5.25 x 1014 2.05 x 1014 9.77 x 1013 Stress range at N = 107 cycles N/mm2 78 53 47 40 35 29 25

[1] If Sr > 766 N/mm2 or N < 3380 cycles, use class D curve [2] for E = 2.09 x 106 N/mm2
169

NTT - VASOS DE PRESSO

A obteno de uma curva SN depende de uma estatstica de inmeros dados experimentais de corpos de prova em espcimes que so ensaiados em diversos nveis de variaes de tenses. Os ensaios registram o nmero de ciclos necessrios para iniciar, propagar e falhar o defeito no corpo de prova. A relao entre as variaes de tenses e nmero de ciclos, plotados em um grfico log x log pode ser representado normalmente por uma reta.
log

1 m

170

log N

NTT - VASOS DE PRESSO

O modelo da curva S-N, apresentado na figura pode ser escrito por:


log(N) = log a m. log = log a m. log log(N) = log a log m = log a m

()

()

Onde:

log a = log(a ) d.s

()

N: nmero de ciclos registrado no ensaio do corpo de prova; a, m: parmetros do material ensaiado; : variao de tenses aplicada no ensaio; d: nmero de desvios padres em relao a curva mdia dos pontos experimentais (d = 1 corresponde a 84,1% de sobrevivncia; d = 2 corresponde a 97,7% de sobrevivncia); s: valor do desvio-padro das medidas.

171

NTT - VASOS DE PRESSO

172

As curvas adotadas pelo ASME so ajustadas de forma a no ser necessria considerao da tenso mdia. As curvas so ajustadas para um nmero de ciclos N para a falha, em uma tenso alternada n, sem a necessidade de considerar a tenso mdia atuante no ciclo.

NTT - VASOS DE PRESSO

173

NTT - VASOS DE PRESSO

Exemplo de clculo para a fadiga de um ponto da lana utilizando procedimento do IIW (International Institute of Welding)

A B C SA = 125 MPa SA = 80 MPa N = C / ()m m=3 C definido para cada classe Exemplo: C = 3,91 x
12

SA = 50 MPa

174

105

2 x 106

5 x 106

NTT - VASOS DE PRESSO

Calcular o dano no ponto crtico da estrutura: Detalhe de solda da classe 50 106 ciclos de = 30 MPa 103 ciclos de = 70 MPa N = C / ()m m=3 C = 2,5 x 1011 N30 = N30 = 9,3 x 106 N70 = 7,3 x 105 D = di = ni / Ni = n30 / N30 + n70 / N70 D = 106 / + 103 / 7,3 x 105 = 1,37 x 10-3 Dcrtico = 1 = Datual + Dfuturo = X.Danual X = 30 porque X = 729 > 30

175

NTT - VASOS DE PRESSO

Captulo 5 Condies de Operao e de Projeto de Vasos de Presso

176

NTT - VASOS DE PRESSO

A presso atuante num vaso pode ser definida em vrias etapas ao longo do ciclo de operao do equipamento, de tal forma que definimos uma srie de conceitos para identificar cada etapa:
presso normal de operao; mxima de operao; mnima de operao; de projeto; mxima de trabalho admissvel; abertura da vlvula de segurana; teste hidrosttico.

Diversos conceitos de presso e temperatura

Da

mesma forma, as temperaturas de metal so decorrentes de vrias etapas:


temperatura normal de operao; mxima de operao; mnima de operao; de projeto.

177

NTT - VASOS DE PRESSO

Presso e temperatura de operao A presso e temperatura de operao so as suas condies de operao, isto , os pares de valores simultneos de presso e temperatura nos quais o vaso dever operar em condies normais. As presses so definidas como medidas no topo do vaso, devendo-se quando for o caso, acrescentar a presso equivalente coluna hidrosttica do lquido contido no vaso. Devemos distinguir os valores normais de operao dos valores mximos. Os primeiros so valores de regime normal, enquanto os outros so os valores mximos que podem ocorrer ao equipamento, mesmo em condies transitrias. Eventualmente, um vaso poder estar sujeito a mais de uma condio de regime. Quando for este o caso, todas as condies devero ser consideradas, inclusive para dimensionamento do equipamento fadiga (ASME, Seo VIII, Diviso 2, AD-160).
178

NTT - VASOS DE PRESSO

temperatura, da mesma forma, deve ser considerada para projeto do equipamento. As temperaturas normal e mxima de parede so consideradas na definio da temperatura de projeto, normalmente acrescentando-se uma margem de segurana em relao condio normal de operao do fluido. Se a condio de temperatura mxima for devida uma condio anmala, podendo ocorrer simultaneamente condio de operao, ento, o equipamento poder ser projetado por esta condio, visto que o mesmo deve suportar TODAS as condies previstas durante a sua vida til.
179

NTT - VASOS DE PRESSO

Seja

em condio normal ou eventual, a temperatura mnima de operao dever ser considerada na seleo do material, visto que de acordo com o ASME, Seo VIII, Diviso 1, pargrafo UCS-66, em funo da classe do material e da sua espessura, poder ocorrer a modificao do comportamento de dtil para frgil, podendo ocorrer a ruptura frgil em operao, ou mesmo durante o teste hidrosttico.

180

NTT - VASOS DE PRESSO

181

Figura UCS-66(ASME, Seo VIII, Diviso 1

NTT - VASOS DE PRESSO

Em

funo do material ser determinada a energia mnima exigida no ensaio Charpy-V, conforme fig. UG84.1 (ASME, Seo VIII, Diviso 1)

182

NTT - VASOS DE PRESSO

Presso e temperatura de projeto


Denominam-se

Condies de Projeto ao par presso e temperatura que definiram o dimensionamento do equipamento, bem como para seleo do material de construo. De acordo com o pargrafo UG-21 do Cdigo, a condio de projeto a presso correspondente s condies mais severas de presso e temperatura coincidentes que possam ser previstas em servio normal.
183

NTT - VASOS DE PRESSO

Poder

ocorrer que determinado equipamento possa vir a ser submetido condies simultneas de presso interna e externa, por exemplo, vasos para explorao submarina de petrleo. Ora, em condio tal que garantida a existncia de simultaneidade nas presses interna e externa, ento o equipamento poder ser calculado pela presso diferencial. Em condies normais, tal no ocorre e o equipamento dever ser projetado considerando-se separadamente cada condio.
184

NTT - VASOS DE PRESSO

No

caso de vasos de presso interna, usual estabelecermos para a presso de projeto o maior dentre os seguintes patamares:

105% da presso mxima de operao (o dispositivo de alvio for operado por vlvula piloto) 110% da presso mxima de operao (demais casos) 1,5 kgf/cm2 manomtrico.

185

NTT - VASOS DE PRESSO

Para

vasos submetidos presso externa usual considerar-se a condio de vcuo total, embora isto no seja exigido pelo Cdigo. Esta situao poder prevenir a ocorrncia de condensao de produto em um ambiente confinado, provocando reduo do volume especfico com conseqente gerao de vcuo parcial.
186

NTT - VASOS DE PRESSO

Colapso em um tampo toroesfrico Cargas impostas - FEA


www.mech.uwa.edu.au

187

NTT - VASOS DE PRESSO

Desta

forma, o projetista do equipamento deve conhecer todas as situaes passveis de ocorrncia no equipamento, de forma a prevenir quaisquer situaes anmalas no consideradas no projeto, tais como:
despressurizao sbita de gs a alta presso, devida a falha de uma junta de vedao, gerao de vcuo, devida interrupo da fonte quente em uma torre fracionadora, provocando a condensao das fraes gasosas; condio de exploso dentro do vaso, provocada pela vaporizao sbita de um lquido, ou pela ruptura completa de um tubo em um trocador de calor, gerando uma onda de choque devida sbita expanso.

188

NTT - VASOS DE PRESSO

Presso mxima de trabalho admissvel (PMTA) e Presso de abertura da Vlvula de Segurana A PMTA de um vaso a menor presso dentre as mximas presses suportadas por cada componente do equipamento. Traduzindo, passo a passo:
definimos as espessuras corrodas de cada componente; calculamos a presso mxima de trabalho admissvel para cada componente, considerando-se a sua tenso admissvel tabelada para a condio de temperatura de projeto; a menor dentre as mximas presses admissveis ser a maior presso de trabalho do equipamento.

189

NTT - VASOS DE PRESSO

definio, o maior valor possvel para set para incio da abertura da vlvula de segurana ser a PMTA do equipamento. O pargrafo UG-125 (c) do Cdigo ASME cita que um vaso com um nico dispositivo de alvio poder atingir, aps total abertura desta PSV, at 10% ou 3 psig (o maior dentre estes valores) acima da PMTA. Quando vrios dispositivos so utilizados, tal valor pode chegar a 16% ou 4 psig.
Por
190

NTT - VASOS DE PRESSO

Todos

os vasos de presso projetados de acordo com o Cdigo ASME Seo VIII - Div. 1, inclusive as estruturas de suporte, devem ser verificados para as seguintes condies:

191

NTT - VASOS DE PRESSO


TENSES DE MEMBRANA ESPESSURAS ADMISSVEIS TRAO (v.nota 7) Tenses admissveis das tabelas da norma para o material do vaso na temperatura ambiente, acrescidas de 20%. A tenso mxima no pode exceder 80% do limite de elasticidade do material na temperatura ambiente. Para partes no pressurizadas, pode ser considerada a tenso admissvel bsica acrescida de 33 1/3%. Espessuras nominais das chapas (v.nota 6).

CONDIO

CARREGAMENTOS

I - MONTAGEM

Considerao simultnea dos seguintes carregamentos ativos: a) peso prprio do vaso (v.nota 1); b) esforos devido ao do vento ou terremoto (v.nota 2).

Considerao simultnea dos seguintes carregamentos atuantes: a) presso interna de teste hidrosttico; II TESTE b) peso do vaso completamente HIDROSTTICO cheio de gua (v.nota 1); c) peso de todas as cargas permanentes suportadas pelo vaso durante o teste (v.nota 3).

Espessuras nominais ou espessuras corrodas (v.nota 6).

192

NTT - VASOS DE PRESSO


CONDIO CARREGAMENTOS TENSES DE MEMBRANA ADMISSVEIS TRAO (v.nota 7) ESPESSURAS

Considerao simultnea dos seguintes carregamentos atuantes: a) presso interna ou externa de projeto na temperatura de projeto; III OPERAO b) peso do fluido no nvel de operao; NORMAL (v.nota 5). c) peso prprio do vaso; d) peso de todas as cargas permanentes suportadas pelo vaso (v.nota 4); e) esforos devido ao do vento ou terremoto (v.nota 2). Considerao simultnea dos seguintes carregamentos atuantes: a) peso prprio do vaso; b) peso de todas as cargas permanentes suportadas pelo vaso (v.nota 4); c) esforos devido ao do vento ou terremoto (v.nota 2).

Tenses admissveis das tabelas da norma para o material do vaso na temperatura de projeto, exceto no trecho inferior ao estabelecido para saia de suporte.

Espessuras corrodas, isto , espessuras nominais menos as sobrespessuras de corroso (v.nota 6).

IV - PARADA

Tenses admissveis das tabelas da norma para o material do vaso na temperatura ambiente, acrescidas de 20%.

Espessuras corrodas.

193

NTT - VASOS DE PRESSO

Notas: 1. Inclui o casco e acessrios soldados; exclui acessrios externos e internos removveis; 2. Os esforos devidos ao vento no precisam ser considerados para o projeto dos vasos horizontais, devem, entretanto, ser considerados no projeto das suas fundaes e estruturas; 3. Inclui internos removveis; exclui isolamento interno ou externos e acessrios externos; 4. Inclui internos removveis, isolamento interno ou externo, acessrios externos e tubulaes; 5. Em casos especiais, a critrio do projetista, pode ser necessrio considerar na condio III o efeito simultneo de outros carregamentos atuantes, tais como : dilataes trmicas do prprio vaso, dilataes trmicas de tubulaes e outras estruturas ligadas ao vaso, flutuaes de presso, esforos dinmicos causados pelo movimento de fluidos internos e vibraes; 6. Para as partes que sofrem reduo de espessura no processo de fabricao, devem ser consideradas as espessuras mnimas esperadas; 7. A tenso longitudinal de compresso admissvel, para todas as condies de carregamento, para o vaso e para as saias de suporte, deve ser determinada de acordo com o cdigo ASME Section VIII Division 1, pargrafo de valores 194 de tenso mxima admissvel.

NTT - VASOS DE PRESSO

Captulo 6

Dimensionamento de Vasos de Presso

195

NTT - VASOS DE PRESSO

Uma

casca pode ser definida como um componente estrutural com duas dimenses sensivelmente maiores que uma terceira (espessura), podendo ter uma curvatura em uma ou duas direes. Se no h curvatura este componente estrutural chamado de placa. Os vasos de presso com espessuras bastante inferiores as suas demais dimenses, oferecem pouca resistncia a momentos fletores perpendiculares a sua superfcie e comum, para o seu dimensionamento, que sejam considerados como membranas. As tenses calculadas, desprezando-se as tenses de flexo so denominadas tenses de membrana.

196

NTT - VASOS DE PRESSO

Cascas finas (membranas) tentaro equilibrar as foras ou

carregamentos a que esto sujeitas somente por tenses de trao (ou compresso). at desejvel que sejam pouco resistentes s tenses de flexo, pois isto permitir que o vaso de deforme rapidamente sem o surgimento de altas tenses de flexo nas descontinuidades. Tenses de membrana so tenses mdias de trao (ou compresso) atuando ao longo da espessura do vaso e tangencialmente a sua superfcie. Assim as equaes para dimensionamento de componentes de parede fina submetidos presso interna utiliza a teoria de cascas e tenses de membrana.
197

NTT - VASOS DE PRESSO

sabido que podem ocorrer elevadas tenses nas descontinuidades nos vasos de presso, mas regras de projeto e de fabricao desta diviso foram estabelecidas de modo a limitar tais tenses a um nvel seguro consistente com a experincia adquirida. Em regies de descontinuidade geomtrica existe uma diferena entre a rigidez dos componentes, o que se reflete na ocorrncia de tenses de flexo localizadas.

198

NTT - VASOS DE PRESSO

Cilindro e hemisfrio juntos (deformados)

Hemisfrio sem presso (no deformado)

Me Q Mc
Cilindro separado (deformado)

e c

Hemisfrio separado deformado

LINHA DE JUNO (LINHA DE TANGENTE)

Cilindro sem presso (no deformado)

199

NTT - VASOS DE PRESSO

Q c a p Mc Me e Q p

200

NTT - VASOS DE PRESSO

201

Cdigo ASME (Tabela UW-12) : Juntas de topo com cordo duplo (Tipo 1); Juntas de topo com cordo simples e cobre junta (Tipo 2); Juntas de topo com cordo simples (Tipo 3); Junta sobreposta com solda dupla em angulo (integral) ( Tipo 4); Junta sobreposta com solda simples em angulo (integral) e solda de tampo (Tipo 5); Junta sobreposta com solda simples em angulo (integral) (Tipo 6).

Desenho Esquemtico NTT - VASOS DE PRESSO

Descrio Juntas de topo com cordo duplo

Tipo de Junta

1 2 3 4 5 6

Juntas de topo com cordo simples e cobre junta

Juntas de topo com cordo simples

Junta sobreposta com solda dupla em angulo (integral)

Junta sobreposta com solda simples em angulo (integral) e solda de tampo

202

Junta sobreposta com solda simples em angulo (integral)

NTT - VASOS DE PRESSO

203

NTT - VASOS DE PRESSO

204

NTT - VASOS DE PRESSO

205

Categoria da junta : define a localizao no equipamento, no define o tipo de junta soldada. Categoria A - Juntas longitudinais do costado e botas, transies de dimetros, pescoo de bocais. Todas as juntas do corpo da esfera. Soldas circunferenciais ligando tampos hemisfricos ao costado; Categoria B - Juntas circunferenciais do costado e botas, transies de dimetros, pescoo de bocais. Soldas de ligao entre tampos, exceto o hemisfrico, ao costado; Categoria C - Juntas conectando flanges, espelhos, tampos planos; Categoria D - Juntas de ligao de pescoo de bocais e botas ao costado.

NTT - VASOS DE PRESSO

206

NTT - VASOS DE PRESSO

(1) - Todas as juntas de topo em costado e tampos em vasos com Servio Letal; (2) - Todas as juntas de topo em componentes pressurizados de vasos em que a espessura nominal na regio da junta exceda 1 in, ou exceda os limites estabelecidos em UCS-57, UNF-57, UHA-33, UCL-35 ou UCL-36; (3) - Todas as soldas de topo em costado e tampos em unfired steam boilers tendo presso de projeto superior a 50 psi; (4) - Todas as soldas de topo em bocais, botas, etc,... conectando em sees de vasos ou tampos que exigem radiografia total conforme itens (1) e (2) acima;

(a) Radiografia Total (Conforme UW-51)

207

NTT - VASOS DE PRESSO

(5) - Todas as juntas de Categorias A & D em sees de vasos ou tampos onde a eficincia utilizada no projeto permitida por UW12(a), neste caso : (a) - Soldas de Categorias A & B conectando sees de vasos ou tampos devero ser do Tipo (1) ou Tipo (2) da Tabela UW-12; (b) - Soldas de Categorias B ou C que interceptam juntas de Categoria A em sees de vasos ou tampos ou conectando sees ou tampos sem costura devem ser, no mnimo, radiografadas por pontos de acordo com UW-52;

(a) Radiografia Total (Conforme UW-51)

208

NTT - VASOS DE PRESSO

(a) Radiografia Total (Conforme UW-51)


(6) - Todas as soldas de topo unidas por eletro gs com passe nico maior que 1 in e todas as soldas por eletroescria; (7) - Exame de ultra-som de acordo com UW-53 poder substituir o ensaio radiogrfico para a solda final de fechamento de um vaso que no permite acesso para o filme. A dificuldade de utilizao da radiografia no pode ser justificativa para sua substituio.

209

NTT - VASOS DE PRESSO

(b) - Radiografia por Pontos (Conforme UW-52)

(c) - Sem Radiografia

Exceto quando requerido em (a)(5)(b) acima, juntas de topo dos Tipos (1) ou (2) da Tabela UW-12 que no so requeridas radiografia total, conforme item (a), podem ser examinadas por pontos. Se radiografia por pontos especificada para o vaso inteiro, ensaio radiogrfico no requerido para as juntas de Categorias B & C em bocais ou botas que excedem NPS 10 nem 1 1/8 in de espessura. Exceto como requerido em (a) acima, nenhuma radiografia requerida para juntas de vasos projetados apenas para presso externa, ou quando o projeto da junta est de acordo com UW-12 (c).

210

NTT - VASOSTable UCS-57 Thickness above which full radiographic DE PRESSO examination of butt-welded joints is mandatory P-No & Group No. Nominal thickness above which butt-welded Classification of Material joints shall be fully radiographed [in]
1 Gr. 1, 2, 3 3 Gr. 1, 2, 3 4 Gr. 1, 2 5 Gr. 1, 2 9A Gr. 1 9B Gr. 1 10A Gr. 1 10B Gr. 2 10C Gr. 3 10F Gr. 6 1 3/4 5/8 0 5/8 5/8 3/4 5/8 5/8 3/4

Observao : P-Number um nmero que caracteriza grupos de materiais com a mesma soldabilidade. Atravs do PNumber se fixa caractersticas de tratamento trmico e do exame radiogrfico de um equipamento. Nas tabelas de tenso admissvel constantes das normas encontram-se a indicao do P-Number de cada material.

211

NTT - VASOS DE PRESSO

Tabela

UW-12 fornece a eficincia de junta E a ser utilizada nas frmulas de clculo. Valor de E depende apenas do Tipo de junta e grau de inspeo empregado. O usurio/cliente dever selecionar o Tipo de junta e grau de inspeo conveniente, a menos que outras regras ditem esta seleo.

212

NTT - VASOS DE PRESSO

Valor de E no superior ao fornecido pela coluna (a) da Tabela UW-12 dever ser utilizado no projeto de juntas de topo totalmente radiografadas, exceto quando os requisitos de UW-11(a)(5) no so cumpridos, quando se utiliza o valor da coluna (b) da Tabela UW-12. Valor de E no superior ao apresentado na coluna (b) da Tabela UW-12 deve ser utilizado no dimensionamento de vasos baseado em exame radiogrfico por pontos. Valor de E no superior ao apresentado na coluna (c) da Tabela UW-12 deve ser utilizado no dimensionamento de vasos sem exame radiogrfico.

213

NTT - VASOS DE PRESSO

OBS : 1) Sees do casco ou tampos sem costura so considerados como tendo uma junta de categoria A, Tipo 1. Para efeito de clculo, para a tenso circunferencial, o valor de E = 1,0 quando os requisitos de 11(a)(5)(b) so atendidos, e E = 0,85 quando no o so. 2) No apndice L, encontram-se vrios diagramas de bloco orientando quanto ao tipo de exame radiogrfico e valores de eficincia de juntas que podem ser adotadas no projeto de um vaso de presso.

214

NTT - VASOS DE PRESSO

215

NTT - VASOS DE PRESSO

216

NTT - VASOS DE PRESSO

217

NTT - VASOS DE PRESSO

218

NTT - VASOS DE PRESSO

219

Conforme Cdigo ASME Se.VIII Diviso 2 (Article D-4), as soldas pressurizadas do equipamento devem ser totalmente radiografadas, no sendo admitido o uso de radiografia parcial para a qualidade de fabricao do equipamento. Os tipos de juntas permitidas so as seguintes : Categoria A : Todas as juntas de categoria A devem ser do tipo 1; Categoria B : Todas as juntas de categoria B devem ser do tipo 1 ou tipo 2; Categoria C : Todas as juntas de categoria C devem ser do tipo 1 de topo, em ngulo com penetrao total, ou para aplicaes limitadas s juntas Categoria C podem ser de filete. Categoria D : Todas as juntas de categoria D devem ser do tipo 1 de topo ou em ngulo com penetrao total. Os itens do Article D-4 do ASME Se.VIII Div.2 apresentam todas as limitaes e excees de geometria de juntas soldadas permitidas.

NTT - VASOS DE PRESSO Tipo Descrio


Juntas de topo com dupla soldagem ou obtida de modo a manter a mesma qualidade de metal depositado interna e externamente de forma a estar de acordo com os requisitos de UW-35. Soldas utilizando mata-juntas que permaneam no local so excludas.

Limitaes

Categoria de Junta

(a) (b) (c) 2 Spot3 Sem Full

(1)

Nenhuma

A, B, C & D

1,00

0,85

0,70

(2)

Solda simples em juntas de topo com (b) Juntas de topo circunferenciais utilizao de mata-juntas ou outro com um offset, conforme UWtipo que os includos em (1) 13(b)(4) e Figura UW-13.1 sketch (k) Somente em juntas de topo Solda simples em juntas de topo sem circunferenciais, com espessuras utilizao de mata-juntas abaixo de 5/8 in e com dimetros inferiores a 24 in Solda de filete (sobreposta) dupla (a) Juntas longitudinais com espessura abaixo de 3/8 in; (b) Juntas circunferenciais com espessuras abaixo de 5/8 in

(a) Nenhuma exceto como em (b) A, B, C & D abaixo; A, B & C

0,90

0,80

0,65

0,90

0,80

0,65

(3)

A, B & C

NA

NA

0,60

A B & C6

NA NA

NA NA

0,55 0,55

(4)

220

NTT - VASOS DE PRESSO


Tipo Descrio

Limitaes

Categoria de Junta

(a) (b) (c) 2 Spot3 Sem Full

(a) Juntas circunferenciais para juno de tampos com dimetros externos no superiores a 24 in e costado com espessuras inferiores a in.

NA

NA

0,50

(5)

Solda de filete (sobreposta) simples com plug welds conforme UW-17 (b) Juntas circunferenciais4 para juno de costados ou jaquetas com espessuras nominais inferiores a 5/8 in, onde distncia do centro do plug weld para a extremidade da chapa no menor que 1 o dimetro do furo para o plug.

NA

NA

0,50

221

NTT - VASOS DE PRESSO Tipo Descrio

Limitaes (a) Para juno de tampos com presso atuante no lado convexo em costados com espessura requerida no superiores a 5/8 in, somente com o uso de solda de filete interno ao costado;

Categoria de Junta

(a) (b) (c) Full2 Spot3 Sem

A&B

NA

NA

0,45

(6)

Solda de filete simples sem plug welds (b) Para juno de tampos tendo presso em ambos os lados em costados com dimetros internos no superiores a 24 in e com espessura requerida no superiores a in com solda de filete no lado externo do tampo flangeado somente. Juntas de canto, penetrao total, Como limitado pela figura UWpenetrao parcial, ou solda de filete. 13.2 e figura UW-16.1. Junta em ngulo Projeto pelo pargrafo U-2(g) para juntas Categoria B e C.

A&B

NA

NA

0,45

(7)

C & D7

NA

NA

NA

(8)

B, C & D

NA

NA

NA

222

NTT - VASOS DE PRESSO

Notas: 1 - O fator simples mostrado para cada combinao de Categoria de junta e grau de exame de radiografia substitui ambos fatores de reduo de tenses e eficincia de junta em relao s consideraes previamente utilizadas nesta Diviso; 2 - Ver UW-12(a) e UW-51; 3 - Ver UW-12(b) e UW-52 4 - Juntas conectando tampos hemisfricos e costado cilndricos so excludas; 5 - E = 1,0 para juntas de topo em compresso. 6 - Para a junta Categoria C do Tipo 4, limitao no aplicvel para conexes de flanges aparafusados. 7 - No existe um valor de eficincia de junta E para o clculo dessa Diviso para juntas de canto Categorias C e D. Quando necessrio, um valor de E no superior a 1,0 deve ser utilizado.
223

NTT - VASOS DE PRESSO

Tenses Circunferenciais devido a Presso Interna As tenses circunferenciais so aquelas que tendem a romper o cilindro segundo a sua geratriz quando submetido a uma presso interna. Em geral so as mais crticas e so calculadas simplificadamente conforme a expresso matemtica a seguir:
Tenso circunferencial = (presso interna) x (raio mdio) espessura

p Sc p Sc

224

Para um cilindro com : D dimetro t espessura L - comprimento rea Projetada = D.L rea Resistente = 2.t.L Fora de Separao = p.D.L Tenso Circunferencial = Fora de Separao / rea Resistente Sc = pDL / 2tL = pD / 2t = pR / t

NTT - VASOS DE PRESSO

- Tenses Longitudinais As tenses longitudinais so aquelas que tendem a romper o cilindro segundo a sua seo transversal quando submetido a uma presso interna e/ou carregamentos externos. Em geral so menos crticas e so calculadas conforme a expresso matemtica a seguir, para o carregamento exclusivo de presso interna:
(presso interna) x (raio mdio) 2 x espessura

Tenso longitudinal =

Sl p

Sl

225

Para um cilindro com : D dimetro t espessura L - comprimento rea Projetada = .D2 / 4 rea Resistente = .D.t Fora de Separao = p.(.D2 / 4) Tenso Longitudinal = Fora de Separao / rea Resistente SL = p(D2/4)/Dt = pD/4t = pR/2t

NTT - VASOS DE PRESSO

t espessura req., calculada para as condies de projeto. P presso de projeto; S tenso admissvel na temperatura de projeto; R raio interno do componente; Ro raio externo do componente; D dimetro interno do componente; Do dimetro externo do componente; L raio interno para o tampo hemisfrico ou raio interno da coroa para o tampo toro-esfrico; Lo raio externo para o tampo hemisfrico ou raio externo da coroa para o tampo toro-esfrico; - semi-ngulo interno da parte cnica, de um tampo cnico ou toro-cnico, em relao ao centro; r raio interno da parte trica; h semi-eixo menor do tampo elipsoidal ou sua profundidade medida a partir da linha de tangncia; E eficincia de junta
226

NTT - VASOS DE PRESSO


Costado cilndrico
Tenses circunferenciais P 0,385SE Tenses longitudinais P 1,25SE

Espessura PR o PR = t= mnima (SE 0,6P) (SE + 0,4P) requerida Presso tSE tSE t R / 2 mxima P= = (R + 0,6t ) (R o 0,4t ) admissvel Tenses P(R + 0,6t ) P(R o 0,4t ) S= = atuantes tE tE P > 0,385SE Espessura mnima requerida t>R/2
1 R o Z 2 1 Z 12 1 = t = R 1 Z 2 SE + P Z= SE P

t=

PR o PR = (2SE + 0,4P) (2SE + 1,4P)

P=
S=

2tSE 2tSE = (R 0,4t ) (R o 1,4t )


P(R 0,4t ) P(R o 1,4t ) = 2tE 2tE P > 1,25SE
1 R o Z 2 1 = 1 1 Z 2

1 t = R Z 2

Z=

SE a 2 1 SE 1 b 2 SE 1 b 2 2 P= = P = SE a 1 = Presso a2 + 1 1 + b2 b2 mxima t t t admissvel a = t + 1 a = +1 b= 1 b= 1 R Ro R Ro

P +1 SE

227

Tenses atuantes

P a2 + 1 P 1 + b2 S= = E a2 1 E 1 b2

( (

) )

( (

) )

P P 1 + b2 S= = E a2 1 E 1 b2

( (

) )

NTT - VASOS DE PRESSO

Casco e tampo esfrico


Espessura mnima requerida t = P.L / (2.S.E 0,2.P) = P.Lo / (2S.E + 0,8.P) t 0,356L P 0,665SE Presso mxima admissvel P = 2.t.S.E / (L + 0,2.t) = 2.t.S.E / (Lo 0,8.t) Tenses atuantes S = P.(L + 0,2.t) / (2.t.E) = P.(Lo 0,8.t) / (2.t.E) Espessura mnima requerida t = L.(Y1/3 1) = Lo.(Y1/3 1) / Y1/3 t > 0,356L P > 0,665SE Y = 2.(S.E + P) / (2.S.E P) Presso mxima admissvel P = 2.S.E.(a3 1)/(2 + a3) = 2.S.E.(1 b3)/(2.b3 + 1) a = (t / L + 1) b = (t / Lo 1) Tenses atuantes S = P.(2+a3)/[2.E.(a3 1)] = P.(2.b3+1)/[2.E.(1 b3)]

228

NTT - VASOS DE PRESSO


Espessura mnima t = P.D.K/(2.S.E0,2.P) = requerida = P.Do.K/[2.S.E+2.P.(K0,1)] Presso mxima P = 2.t.S.E/(D.K+0,2.t) = admissvel = 2.t.S.E/[Do.K 2.(K 0,1)] Tenses atuantes S = P.(D.K+0,2.t)/(2.t.E) = = P.[Do.K2.(K0,1)]/(2.t.E)

Tampo elipsoidal

Para o tampo padro : D / (2.h) = 2 K=1


D / 2h K D / 2h K 3,0 1,83 1,9 0,93 2,9 1,73 1,8 0,87 2,8 1,64 1,7 0,81 2,7 1,55 1,6 0,76 2,6 1,46 1,5 0,71

K = (1/6).{2+[D/(2.h)]2}
2,5 1,37 1,4 0,66 2,4 1,29 1,3 0,61 2,3 1,21 1,2 0,57 2,2 1,14 1,1 0,53 2,1 1,07 1,0 0,50 2,0 1,00

229

NTT - VASOS DE PRESSO


Espessura requerida Presso admissvel mnima t = P.L.M/(2.S.E 0,2.P) = = P.Lo.M / [2.S.E + P.(M 0,2)] mxima P = 2.t.S.E / (L.M + 0,2.t) = = 2.t.S.E / [Lo.M (M 0,2)] S = P.(L.M + 0,2.t)/(2.t.E) = = P.[Lo.M (M 0,2)]/(2.t.E)

Tampo toroesfrico

Tenses atuantes

M = (1/ 4).[3 + (L / r)1/2]


L/r M L/r M L/r M 1,0 1,00 4,0 1,25 9,5 1,52 1,25 1,03 4,5 1,28 10,0 1,54 1,50 1,06 5,0 1,31 10,5 1,56 1,75 1,08 5,5 1,34 11,0 1,58 2,00 1,10 6,0 1,36 11,5 1,60 2,25 1,13 6,5 1,39 12,0 1,62 2,50 1,15 7,0 1,41 13,0 1,65 2,75 1,17 7,5 1,44 14,0 1,69 3,00 1,18 8,0 1,46 15,0 1,72 3,25 1,20 8,5 1,48 16,0 1,75 3,50 1,22 9,0 1,50 16 2/3 1,77

230

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampo conico

30o Espessura mnima requerida Presso mxima admissvel Tenses atuantes t = P.D/[2.cos.( S.E0,6.P)] P = 2.t.cos.S.E/(D+0,6.t.cos) S = P.(D+0,6.t.cos)/(2.t.cos.E) > 30o Anlise especial

231

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampo planos Para o dimensionamento dos tampos planos utilizaremos a seguinte nomenclatura. C Fator que depende do tipo de tampo, mtodo de ligao, dimenses, etc,... Este fator, para tampos soldados, inclui um fator igual a 0,667 o que efetivamente aumenta a tenso admissvel, em tais construes para 1,5.S. D dimenso maior de um tampo no circular, medida perpendicularmente dimenso menor; d dimetro ou menor dimenso para tampos no circulares; hG brao do momento da junta, distncia radial entre a linha de centro dos parafusos linha de reao da junta; E eficincia de junta; L permetro medido ao longo da linha de centro dos parafusos de um flange no circular; m relao tr / ts;
232

NTT - VASOS DE PRESSO

P presso de projeto; S tenso mxima admissvel; t espessura requerida para o tampo; tr espessura requerida para o casco cilndrico, sem costura; ts espessura de fabricao do casco, excluda a sobrespessura de corroso; W carga dos parafusos; Z fator para tampos no circulares.

233

NTT - VASOS DE PRESSO


Tipo de Tampo Circular, sem ligao aparafusada
CP t = d. SE
1/ 2

Frmula de Clculo

Circular, com ligao aparafusada

CP 1,9 Wh G + t = d. SEd3 SE
ZCP t = d. SE
1/ 2

1/ 2

No circular, sem ligao aparafusada

onde : Z = 3,4 2,4.d/D No circular, com ligao aparafusada


ZCP 6 Wh G t = d. + SE SELd 3
1/ 2

Z 2,5

onde : Z = 3,4 2,4.d/D

Z 2,5

A figura UG-34 apresenta alguns tipos de tampos planos normalmente utilizados. Outras abreviaturas referenciadas na figura UG-34 esto definidas no pargrafo UG-34 e na figura 234 UW-13.2 do cdigo)

NTT - VASOS DE PRESSO

235

NTT - VASOS DE PRESSO

A ao de uma carga externa num vaso em equilbrio sob determinado carregamento resulta numa deformao adicional que pode ou no desaparecer com a retirada dessa ao externa. Se a deformao desaparece o equilbrio dito estvel, caso contrrio, instvel. Quando ultrapassado um valor crtico de carregamento ocorre instabilidade elstica, que pode ser seguida do completo colapso do vaso. A instabilidade elstica usualmente um critrio decisivo nos projetos de vasos de presso que operam presso externa. Para o caso de um vaso cilndrico submetido presso externa, com ou sem anis de reforo, espaados de um comprimento maior que um comprimento crtico, a instabilidade elstica ocorrer, de um modo geral num nvel de tenses abaixo da tenso de escoamento do material. Se o comprimento entre tangentes, ou a distncia entre os anis de reforo menor que o comprimento crtico, a presso crtica funo no s da relao t / D e do mdulo de elasticidade do material, como tambm da relao L / D.

236

NTT - VASOS DE PRESSO

A presso crtica de flambagem para um vaso cilndrico com os extremos abertos em um comprimento maior que o crtico pode ser expressa, conforme Windenburg e Trilling, pela equao : Pc = {2.E / [3.(1 - 2)]}.(n2 1).(t / Do)3 E mdulo de elasticidade; t espessura do vaso; Do dimetro externo; - coeficiente de Poison; n nmero de lbulos formados na flambagem, funo de L/Do e Do / t.

237

NTT - VASOS DE PRESSO

O valor mnimo desta presso crtica corresponde a n = 2. Pc = [2.E / (1 - 2)].(t / Do)3 Para o caso de um vaso cilndrico, com tampos, uma expresso, tambm desenvolvida por conforme Windenburg e Trilling, : Pc = [2,42.E / (1 - 2)3/4].{(t / Do)5/2 / [L/ Do 0,45.(t / Do)1/2]} L o comprimento de projeto, conforme ser posteriormente definido. A presso crtica assim calculada, terica, na realidade maior que a presso crtica real de flambagem, verificada atravs de experincias prticas; isto devido a imperfeies na fabricao do vaso (ovalizaes) ou a deformaes causadas por cargas externas.

238

NTT - VASOS DE PRESSO

Bickell

e Ruiz afirmam que, numa primeira aproximao, o valor desta presso crtica real de flambagem ser em torno de 50% do valor calculado, para uma ovalizao igual a espessura do vaso e aproximadamente 75%, para uma ovalizao igual a 10% da espessura.

239

NTT - VASOS DE PRESSO

Conforme visto anteriormente, a presso crtica de flambagem para uma casca cilndrica dada pela expresso. Pc = [2.E / (1 - 2)].(t / Do)3 Para um valor de = 0,3, temos : Pc = 2,2.E.(t / Do)3 Isto vlido para vasos de comprimento de projeto maior que um comprimento crtico lc. lc = 1,111.Do.[Do / t]1/2 Para vasos com um comprimento de projeto menor que o comprimento crtico, temos: Pc = K.E.(t / Do)3 Onde K funo das relaes L/Do e Do/t.

240

NTT - VASOS DE PRESSO

A tenso circunferencial de compresso, resultante desta presso crtica : S = Pc.Do / (2t) = [Do / (2t)].K.E.(t / Do)3 Rearrumando esta equao, temos : (S / E) = = (K / 2).(t / Do)3 A figura G do cdigo ASME, apresenta os valores de (Fator A), em funo das relaes t / Do e L / Do. Os pontos de inflexo representam a regio onde o comprimento de vaso crtico. Este grfico independente do material do equipamento.

241

NTT - VASOS DE PRESSO

242

NTT - VASOS DE PRESSO

Se considerarmos um coeficiente de segurana igual a 4, adotado sobre a presso crtica de flambagem, podemos escrever: Pc = 4.Pa = 2.S.(t / Do) Pa.(Do / t) = S / 2 (Fator B) No cdigo as figuras CS 1, CS 2 e as demais (relativas ao material) apresentam a relao entre a deformao crtica de flambagem (Fator A) e uma tenso (Fator B) funo da presso crtica de flambagem, das dimenses e do material do vaso. De acordo com o cdigo, ser calculado : Pa = (4/3).[B / (Do/t)]

243

NTT - VASOS DE PRESSO

244

NTT - VASOS DE PRESSO

245

NTT - VASOS DE PRESSO

No cdigo ASME, a seguinte notao adotada na determinao das espessuras do casco e tampos submetidos presso externa. L comprimento de projeto (fig. UG 28.0); ser o maior entre : comprimento do trecho cilndrico (CET) mais 1/3 da profundidade de cada tampo, se no houver anis de reforo; a maior distncia centro a centro entre dois anis de reforo adjacentes; a distncia da linha de centro do primeiro anel de reforo ao incio do trecho cilndrico mais 1/3 da profundidade do tampo; distncia entre as junes cone-cilindro, para vasos com tampos ou transies cnicas; distncia da linha de centro do primeiro anel de reforo a juno cilindro-cone, para vasos com 246 tampos ou transies cnicas.

NTT - VASOS DE PRESSO

247

NTT - VASOS DE PRESSO

E mdulo de elasticidade do material, na temperatura de projeto; Do dimetro externo do vaso; Ro raio externo de um casco esfrico; t espessura arbitrada para o casco, ou tampo considerado, sem a sobrespessura para corroso ou tolerncias de fornecimento e fabricao; A fator determinado a partir da figura UG 28.0; B fator determinado a partir das figuras correspondentes ao material do vaso, para a temperatura de projeto; P presso externa de projeto; Pa valor calculado da presso externa admissvel de trabalho, para a espessura arbitrada (t).

248

NTT - VASOS DE PRESSO

De

acordo com o ASME, vasos submetidos a uma presso externa igual ou menor a 15,0 psi devero ser projetados para uma presso igual ao menor dos seguintes valores : 15,0 psi; 1,25 vezes a mxima presso externa. Na PETROBRAS, a N-253 estabelece que todos os vasos submetidos a vcuo devero ser projetados para vcuo total. O apndice Q do cdigo ASME explica as bases para o estabelecimento dos grficos para clculo da presso externa.
249

NTT - VASOS DE PRESSO

Casco

cilndrico A espessura requerida para suportar a presso externa obtida por um processo de tentativas, a partir de um valor arbitrado, que envolve os seguintes passos: (1) Se Do / t 10 a. Arbitre um valor de t e determine L/Do e Do/t. b. Obtenha na figura G o valor do fator A. Se L/Do > 50, use L/Do = 50 Se L/Do < 0,05, use L/Do = 0,05
250

NTT - VASOS DE PRESSO

251

c. Com o valor de A, determine o valor B na figura correspondente ao material do casco. Se o ponto encontrado cair direita das curvas, prolongue-as horizontalmente e determine B. Se o ponto cair esquerda, calcule diretamente o valor da presso admissvel: , sendo E o mdulo de Pa = 2AE / [3.Do/t] elasticidade temperatura de projeto d. Com o valor de B, determine Pa: Pa = 4B / [3.Do/t] e. Compare Pa com P Se Pa < P, arbitre um valor maior para a espessura ou utilize anis de reforo Se Pa P, a espessura arbitrada satisfaz ao carregamento de projeto

NTT - VASOS DE PRESSO

(2) Se Do/t < 10 a. Obtenha A e B conforme (1) Se Do/t < 4, calcule A = 1,1/[Do/t]2 Se A > 0,1, use A = 0,1 b. Calcule Pa1 e Pa2 . O menor dos dois valores ser Pa : Pa1 = [2,167 / (Do/t) 0,0833].B Pa2 = [2S / (Do/t)].[1 1 / (Do/t)] Nesta ltima frmula S o menor valor entre: duas vezes a tenso admissvel tabelada para o material temperatura de projeto e 0,9 vezes a tenso de escoamento temperatura de projeto, que pode ser obtida na Seo II, Part D 2 do CDIGO. c. Com o menor valor entre Pa1 e Pa2, compare com P Se Pa < P, arbitre um valor maior para a espessura ou utilize anis de reforo Se Pa P, a espessura arbitrada satisfaz ao carregamento de projeto

252

NTT - VASOS DE PRESSO

Clculo de Anis de Reforo Notao utilizada Is momento de inrcia requerido para a seo transversal do anel de reforo em relao a um eixo neutro paralelo ao eixo do vaso; I momento de inrcia da seo transversal do anel de reforo adotado em relao a um eixo neutro paralelo ao eixo do vaso; As rea da seo transversal do anel de reforo; Ls soma da metade das distncias medidas a partir da linha de centro do anel considerando a prxima linha de suporte, em relao a ambos os lados do anel, medidas paralelamente ao eixo do cilindro.

253

NTT - VASOS DE PRESSO

OBS : A linha de suporte ser assim entendida como : outro anel de reforo linha circunferencial em um tampo, distando 1/3 de sua profundidade do limite da linha de tangncia do casco. uma juno cilindro-cone. uma junta circunferencial unindo uma camisa externa ao casco cilndrico.

254

NTT - VASOS DE PRESSO

Procedimento de clculo: 1 Selecionar o perfil a ser usado como anel de reforo (As e I) 2 Calcular : B = (3/4).[P.Do / (t + As / Ls)] 3 Entre na figura do Apndice S correspondente ao material a fim de obter o Fator A, utilizando-se o Fator B e a temperatura de projeto. Obs : (a) Se os materiais so diferentes para o casco e anel, use a figura que conduza ao menor valor do Fator A; (b) Se a linha horizontal traada a partir de B ficar abaixo das curvas do material, calcular o Fator A como : A = 2.B / E

255

NTT - VASOS DE PRESSO

256

Procedimento de clculo: 4 Com o valor de A, calcule: Is = Do2.Ls.(t + As/Ls).A / 14 5 Compare I com Is Se Is > I, escolher outro perfil com maior inrcia Se Is I, o perfil escolhido satisfaz. Obs: (1) O cdigo tambm permite que se considere parte do casco, unida ao anel de reforo, como contribuindo para o reforo. (2) Na figura UG-29.2 encontra-se o mximo arco de um casco cilndrico sob presso externa que pode permanecer sem a continuidade de reforo. (3) Na figura UG-29.1 encontra-se vrios tipos de anis de reforo.

NTT - VASOS DE PRESSO

257

NTT - VASOS DE PRESSO

258

NTT - VASOS DE PRESSO

Casco e Tampos Esfricos O procedimento para tampo esfrico similar ao j apresentado para o casco cilndrico. Neste caso os passos so os seguintes: a. Determine o valor de A pela frmula: A = 0,125 / (Ro/t) b. Determine o valor de B na figura correspondente ao material. Se o ponto cair esquerda das curvas, calcule o valor de Pa diretamente: Pa = 0,0625.E / (Ro/t)2 c. Com B calcule Pa : Pa = B / (Ro/t) d. Compare Pa com P Se Pa < P, arbitre um valor maior para a espessura ou utilize anis de reforo Se Pa P, a espessura arbitrada satisfaz ao carregamento de projeto

259

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampos

Elipsoidais e Torisfricos Para tampos elipsoidais e toro-esfricos, o procedimento idntico, mas Ro definido da seguinte maneira: - Tampo elipsoidal : Ro = Ko.Do, sendo Ko um fator que depende de Do/2h
TABLE UG-33.1 VALUES OF SPHERICAL RADIUS FACTOR Ko FOR ELLIPSOIDAL HEAD WITH PRESSURE ON CONVEX SIDE Interpolation Permitted for Intermediate Values ...... 3,0 2,8 2,6 2,4 ...... 1,36 1,27 1,18 1,08 2,0 0,90 1,8 0,81 1,6 0,73 1,4 0,65 1,2 0,57

Do / 2ho Ko Do / 2ho Ko

2,2 0,99 1,0 0,50

260

NTT - VASOS DE PRESSO

Tampo

toro-esfrico : Ro = raio externo da calota esfrica A espessura tem que ser calculada para resistir tambm a uma presso interna equivalente a 1,67 vezes a presso de projeto externa, considerando eficincia de solda igual a 1,0. Esta exigncia aplica-se apenas aos tampos elipsoidais e toroesfricos.

261

NTT - VASOS DE PRESSO

Devem

ser adotadas de preferncia, como espessuras nominais(comerciais) os seguintes valores, em milmetros : 4,75 / 6,3 / 8,0 / 9,5 / 11,2 / 12,5 / 14,0 / 16,0 / 17,5 / 19,0 / 20,6 / 22,4 / 23,6 / 25,0 / 28,6 / 31,5 / 34,9 / 37,5 / 41,3 / 44,4 / 47,5 / 50,0. Para espessuras superiores a 50,0 mm devem ser adotados valores inteiros em milmetros. As tolerncias de fornecimento das chapas no precisam ser consideradas, desde que as chapas estejam de acordo com as normas ASTM A-20 e PB-35.
262

NTT - VASOS DE PRESSO

Para

tampos abaulados e outras peas prensadas ou conformadas, deve ser previsto um adequado acrscimo na espessura das chapas, para compensar a perda de espessura na prensagem ou na conformao, de forma que a espes-sura final da pea acabada tenha no mnimo o valor calculado ou o valor que consta nos desenhos. Nos vasos em que forem previstas diferentes espessuras de chapas para os diversos anis, permite-se ao projetista modificar para mais essas espessuras, com a finalidade de acertar as alturas dos anis, com as dimenses comerciais das chapas.
263

NTT - VASOS DE PRESSO

Devem

sempre ser acrescentada uma adequada sobrespessura para corroso exceto quando, para o servio e o material em questo, a corroso for reconhecidamente inexistente ou desprezvel, ou quando houver um revestimento interno anticorrosivo adequado. As sobrespessuras para corroso devem ser baseadas na vida til do equipamento, conforme a tabela a seguir. Como regra geral, quando a taxa de corroso prevista for superior a 0,3 mm/ano recomenda-se que seja considerado o emprego de outros materiais mais resistentes a corroso.
264

NTT - VASOS DE PRESSO

Classe dos Equipamentos Equipamentos de grande porte, grande custo ou essenciais ao funcionamento da unidade industrial (reatores, torres, permutadores ou vasos importantes) Outros equipamentos no includos na classe acima Peas desmontveis ou de reposio (feixes tubulares, internos de torres, etc,...)
265

Refinarias, Terminais e outras Instalaes no Petroqumicas

Unidades Petroqumicas

20 anos

15 anos

15 anos 8 anos

10 anos 5 anos

NTT - VASOS DE PRESSO

Exceto

quando especificado de outra forma, devem ser adotados os seguintes valores mnimos para a sobrespessura para corroso, para as partes construdas em ao carbono ou em aos de baixa liga: (a) Torres, vasos e permutadores em geral para servios hidrocarbonetos: 3 mm; (b) Potes de acumulao (botas) para os vasos acima: 6 mm; (c) Vasos em geral para vapor e ar: 1,5 mm; (d) Vasos de armazenamento da gases liquefeitos de petrleo : 1,5 mm
266

NTT - VASOS DE PRESSO

Componente do Equipamento

Critrio

Partes da parede de presso, em contato com o fluido de processo: casco, tampos, pescoos de bocais, Adicionar o valor integral da espelhos, flanges, flanges cegos e outros. sobrespessura, em cada face da pea em contato com o fluido. Peas internas no removveis, submetidas a esforos principais. Peas internas no removveis submetidas a esforos. Adicionar metado do valor da sobrespessura em cada face em Peas internas removveis submetidas a esforos contato com o fluido. (exclui bandejas e seus acessrios). Adicionar do valor da Peas internas removveis no submetidas a esforos sobrespessura, em cada face da (exclui bandejas e seus acessrios). pea em contato com o fluido (mnimo de 1,0 mm, total).

267

NTT - VASOS DE PRESSO

Captulo 7

Testes de Presso em Vasos de Presso

268

NTT - VASOS DE PRESSO

Os testes de presso so a ltima prova por que passam os vasos de presso antes que sejam entregues a operao. So realizados para verificar-se a estanqueidade de todas as juntas soldadas e conexes do equipamento e submete-lo a um nvel de tenses superior ao que estar sujeito em condies normais, pela primeira vez, promovendo alvio de tenses provenientes de descontinuidades geomtricas. Pode-se realizar testes hidrostticos, pneumticos ou mistos, sendo os mais comuns os primeiros. O teste pneumtico ou o misto, s devero ser realizados em casos excepcionais, devido ao grande perigo que representam.

269

NTT - VASOS DE PRESSO

Definies NR-13 - Norma regulamentadora que estabelece regras compulsrias a serem seguidas no projeto, operao, inspeo e manuteno de caldeiras e vasos de presso instalados em unidades industriais e outros estabelecimentos pblicos no Brasil, como definido no corpo da norma. Profissional Habilitado (PH) - Aquele que tem competncia legal para o exerccio da profisso de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construo, acompanhamento de operao e manuteno, inspeo e superviso de inspeo de caldeiras e vasos de presso, em conformidade com a regulamentao profissional vigente no Pas.

270

NTT - VASOS DE PRESSO

Definies Teste de Presso - Teste por meio de fluido compressvel ou incompressvel ou uma mistura de ambos, at um dado valor de presso, com a finalidade de aliviar as tenses residuais, avaliar a integridade e a resistncia estrutural dos componentes sujeitos a presso, dentro das condies estabelecidas para a sua realizao.

271

NTT - VASOS DE PRESSO

Procedimento de Teste Durante os testes de presso muito importante que sejam tomadas todas as medidas de segurana necessrias para que se tenha um total controle da situao e sejam evitados acidentes. Entre essas medidas incluem-se as seguintes:

272

NTT - VASOS DE PRESSO

- Ocasio do Teste : O teste s pode ser realizado depois de decorrido um prazo de 48 horas aps a execuo da ltima soldagem em partes pressurizadas e partes de sustentao do equipamento. - gua : Deve ser verificado com o projetista quais as caractersticas de pureza da gua adequada e feito o controle dessas caractersticas. O teor mximo de cloretos permitidos na gua deve ser definido pelo projetista, porm nunca superior a 50 ppm, para equipamentos de aos inoxidveis austenticos ou com revestimento interno desses materiais.

273

NTT - VASOS DE PRESSO

- Temperatura do Teste : A temperatura da gua deve estar compatvel com a temperatura de projeto, para equipamentos que operam em baixas temperaturas. Para evitar risco de fratura frgil durante o teste, devem ser respeitadas as seguintes condies de temperatura do metal: a) equipamentos com espessura de parede maior ou igual a 50,8 mm (2): - a temperatura do metal deve ser mantida a, pelo menos, 17C acima da temperatura de projeto mnima do metal ou, no mnimo, a 15 C, o que for maior;

274

NTT - VASOS DE PRESSO

- Temperatura do Teste : b) equipamentos com espessura de parede menor que 50,8 mm (2): - a temperatura do metal deve ser mantida a, pelo menos, 6 C acima da temperatura de projeto mnima do metal ou, no mnimo, a 15 C, o que for maior. Nota: A temperatura de teste deve ser igual ou superior aos valores estabelecidos, a menos que existam informaes sobre caractersticas frgeis do material do equipamento, indicando que uma temperatura de teste diferente da recomendada seja aplicvel.

275

NTT - VASOS DE PRESSO

- Manmetros : Devem ser utilizados no mnimo 3 manmetros para acompanhamento do teste, sendo um deles registrador. Pelo menos um deles deve ficar a uma distncia segura do equipamento, devendo ser instalados bloqueios entre os manmetros e o equipamento para permitir sua substitui-o, caso necessrio. A localizao e quantidade de manmetros e registradores utilizados para a realizao do teste devem ser definidas pelo Profissional Habilitado em funo das dimenses, do perodo de teste e acesso ao equipamento ou conjunto a ser testado.

276

NTT - VASOS DE PRESSO

- Segurana : Devem ser previstas condies de segurana antes e durante a execuo do teste. A rea deve ser isolada e sero proibidos soldas sobre o equipamento ou sobre qualquer parte em contato eltrico com o mesmo, enquan-to o equipamento contiver agua. - Presso de teste : Devem ser utilizados os valores de presso de teste determinados pelo projeto mecnico do equipamento.

277

NTT - VASOS DE PRESSO

- Presso de teste Os seguintes aspectos devem ser considerados quando da definio de presso de teste pelo Profissional Habilitado:
a) cdigo e norma de projeto de fabricao; b) cdigo de inspeo em servios aplicveis; c) relao entre as condies de projeto e condies de operao; d) potencial de risco e localizao do vaso na unidade industrial; e) histrico de resultados das inspees de segurana internas e externas anteriores; f) histrico de resultados de testes de presso anteriores; g) possibilidade da existncia de defeitos subcrticos; h) avaliao da PMTA na condio atual do equipamento.

278

NTT - VASOS DE PRESSO

- Recalque : Durante o teste hidrosttico deve ser prevista a proteo do equipamento em relao a presses superiores a presso de teste ou quanto a possibilidade de vcuo; deve ser tambm acompanhado e medido o recalque da fundao.

279

NTT - VASOS DE PRESSO

- Execuo do Teste : Recomenda-se o seguinte procedimento de teste: [Prtica Recomendada]. a) elevar a presso at 50 % da presso de teste; b) inspecionar o vaso; c) elevar gradativamente a presso at a condio de teste; d) manter o vaso pressurizado neste patamar pelo tempo mnimo de 30 minutos e por motivo de segurana, nenhuma inspeo deve ser executada durante este perodo; e) reduzir gradativamente a presso para um valor de at 65 % da presso de teste; f) inspecionar o vaso; g) reduzir gradativamente a presso de teste at a presso atmosfrica, devendo ser abertos os bocais superiores para evitar vcuo no interior do vaso.

280

NTT - VASOS DE PRESSO

- Inspeo aps o Teste : Aps o teste em equipamentos cladeados ou revestidos com tiras soldadas (strip lining), recomenda-se a realizao de inspeo visual internamente para a avaliao da integridade do revestimento. [Prtica Recomendada]

281

NTT - VASOS DE PRESSO

- Determinao da Presso de Teste (ASME, VIII. Diviso 1)

- Teste Hidrosttico Padro (Ptp)


Neste teste a presso em qualquer ponto do equipamento deve ser no mnimo igual ao seguinte valor: Ptp = Fth.PMAcq.(Sf / Sq) onde: Fth = 1,5 para vasos projetados anteriormente edio de 1998; = 1,3 para vasos projetados posteriormente edio de 1998 do ASME Div.1; PMAcq = presso mxima admissvel de trabalho do equipamento na situao corroda na temperatura de projeto; Sf = tenso admissvel do material a temperatura do teste; Sq = tenso admissvel do material na temperatura de projeto.

282

NTT - VASOS DE PRESSO

- Determinao da Presso de Teste (ASME, VIII. Diviso 1)

- Teste Hidrosttico Padro (Ptp)


Este valor o mnimo estabelecido pelo cdi-go, mas a critrio do projetista e usurio do equipamento, ele poder ser testado de acordo com uma presso de teste determinada atravs de um procedimento alternativo. Qualquer valor de presso entre o procedimento padro e o alternativo pode ser adotado, de acordo com o ASME.

283

NTT - VASOS DE PRESSO

- Determinao da Presso de Teste (ASME, VIII. Diviso 1)

- Teste Hidrosttico Alternativo (Pta)


A presso de teste alternativo, atuando no to-po do vaso, ser calculada da seguinte forma: - Determina-se a PMA para cada parte constituin-te do equipamento, na condio no corroda e na temperatura do teste (PMAnf para cada componente) ; multiplicamos cada um desses valores por 1,3 ou 1,5, a depender da edio do cdigo; desconta-se a altura hidrosttica atuando em cada parte, em relao ao topo do equipamento, adota-se o menor valor calculado.

284

NTT - VASOS DE PRESSO

- Determinao da Presso de Teste (ASME, VIII. Diviso 1)

- Observaes
As condies do teste devem ser claramente definidas entre fabricante e usurio. Deve ficar claro se a presso de teste referente ao vaso novo ou corrodo, assim como se a presso de teste referente ao vaso na posio horizontal ou vertical (Para os vasos verticais exige-se a determinao dos valores da presso de teste nas duas posies). O cdigo no limita superiormente a presso de tes-te, porm presses acima dos valores de Ptp ou Pta, podero provocar deformaes excessivas causando a rejeio do equipamento.

285

NTT - VASOS DE PRESSO

- Determinao da Presso de Teste (ASME, VIII. Diviso 1)

- Observaes
importante lembrar que, na condio de teste hi-drosttico, a tenso mxima poder atingir 80% do limite de escoamento do material na temperatura ambiente, nas partes pressurizadas. Nas partes no pressurizadas pode-se considerar a tenso admissvel bsi-ca acrescida de 33 1/3%. Vasos submetidos presso externa devero tambm ser submetidos a um teste hidrosttico ou quando es-te for impraticvel a um teste pneumtico. Em qual-quer caso a presso de teste no dever ser inferior a 1,5 vezes a diferena entre a presso atmosfrica normal e a mnima presso absoluta interna; a presso interna mxima admissvel calculada da mesma maneira que para os vasos sujeitos a presso interna.

286

PMO

NTT - VASOS DE PRESSO

287

NTT - VASOS DE PRESSO

Teste Pneumtico ou Hidropneumtico Cabe ao Profissional Habilitado avaliar as condies de risco e aprovar ou no a alternativa de aplicao do teste com fluido compressvel. No caso de aplicao, o teste deve ser supervisionado por Profissional Habilitado.
Nota: A aplicao de teste de presso com fluido compressvel (teste pneumtico) ou mistura de fluido compressveis e incompressveis (teste hidropneumtico) vlida, porm deve ser considerado que um equipamento submetido a teste com fluido compressvel tem uma energia armazenada muito maior que o mesmo vaso submetido a teste hidrosttico na mesma presso. Visto que o potencial de risco numa eventual liberao no controlada dessa energia muito maior, a aplicao de teste pneumtico ou hidropneumtico deve ser restrita quelas condies em que um fluido lquido invivel, ou quando a presso de teste de tal ordem que a energia armazenada comparvel quela existente no vaso na sua condio de operao normal.

288

NTT - VASOS DE PRESSO

Teste Pneumtico ou Hidropneumtico O sistema para pressurizao deve conter, no mnimo: a) dispositivo de controle de presso instalada montante do sistema sob teste, ajustada para a presso de ensaio, de modo a impedir que haja sobrepresso; b) vlvulas de fechamento rpido, instaladas montante e jusante do sistema sob teste. Nota: Recomenda-se a utilizao de dispositivo de alvio automtico contra sobrepresso adequado ao sistema sob teste. [Prtica Recomendada]

289

NTT - VASOS DE PRESSO

Teste Pneumtico ou Hidropneumtico - Presso de teste : Os seguintes aspectos devem ser considerados quando da definio de presso de teste pelo Profissional Habilitado: a) cdigo e norma de projeto de fabricao; b) cdigo de inspeo em servios aplicveis; c) relao entre as condies de projeto e condies de operao; d) potencial de risco e localizao do vaso na unidade industrial; e) histrico de resultados das inspees de segurana internas e externas anteriores; f) histrico de resultados de testes de presso anteriores; g) possibilidade de existncia de defeitos subcrticos; h) avaliao da PMTA na condio atual do equipamento.

290

NTT - VASOS DE PRESSO

Teste Pneumtico ou Hidropneumtico - Execuo do Teste : Recomenda-se o seguinte procedimento de teste: [Prtica Recomendada] a) elevar a presso at 102 kPa (1,02 kgf/cm2) ou 10 % da presso de teste, o que for menor; b) inspecionar o vaso; c) elevar gradativamente a presso at a condio de teste; d) manter o vaso pressurizado neste patamar pelo tempo mnimo de 30 minutos e por motivo de segurana, nenhuma inspeo deve ser executada durante este perodo; e) reduzir gradativamente a presso para um valor de at 80 % da presso de teste;

291

NTT - VASOS DE PRESSO

Teste Pneumtico ou Hidropneumtico - Execuo do Teste : f) inspecionar o vaso; g) reduzir gradativamente a presso de teste at a presso atmosfrica, devendo ser abertos os bocais superiores para evitar vcuo no interior do vaso. um teste de grande periculosidade e substituir o teste hidrosttico quando: - O vaso ou seus suportes no forem dimensionados para suportar o peso do teste hidrosttico. - Qualquer trao dgua ou do fludo utilizado no teste prejudicar o processo.

292

NTT - VASOS DE PRESSO

Teste Pneumtico ou Hidropneumtico A presso do teste pneumtico ser no mnimo: Pteste > Fth.PMAcq.(Sf / Sq) Fth = 1,25 para vasos projetados anteriormente edio de 1998; = 1,1 para vasos projetados posteriormente edio de 1998 do ASME Div.1.

293

NTT - VASOS DE PRESSO

Captulo 8

Acompanhamento de Vasos de Presso

294

NTT - VASOS DE PRESSO

Em 1977 foi assinada a Lei n 6514, alterando o captulo V do Ttulo II da Consolidao das Leis do Trabalho, relativa segurana e medicina do trabalho. Essa lei contem sees com vrios assuntos, sendo que a Seo XII trata de Caldeiras, Fornos e Recipientes Sob Presso. Em 1978 o Ministrio do Trabalho aprovou as Normas Regulamentadoras (NR), previstas na Lei 6514, visando detalhar as disposies daquela lei. Dentre as 28 Normas Regulamentadoras somente as NR-13 - VASOS DE PRESSO e NR-14 - FORNOS tratavam diretamente dos equipamentos industriais. Apesar do ttulo, a NR-13 tratava apenas de caldeiras e era simplesmente uma cpia da antiga portaria n20, com todos os seus problemas.

295

NTT - VASOS DE PRESSO

Em 1983 o Ministrio do Trabalho resolveu estender a NR-13 a outros vasos de presso, como: compressores, tanques de ar comprimido, vasos de ar comprimido, reservatrios em geral de ar comprimido e outros com auto-claves, que so to perigosos quanto as caldeiras. Em 1984 e 1985 a NR-13 sofreu algumas alteraes, continuando com vrios problemas que praticamente inviabilizavam a sua utilizao. Em 1995 a NR-13 sofreu novas alteraes, agora com a participao de tcnicos de algumas industrias e foi totalmente modificada, sendo introduzida nesta, conceitos existente em Normas Europia. A atual NR-13 classifica os vasos de presso em funo dos dados de projeto e estabelece entre outros itens a freqncia de inspeo e a periodicidade de testes.

296

NTT - VASOS DE PRESSO

Atualmente no Brasil as Normas Regulamentadoras so os instrumentos legais que exigem inspeo em vasos de presso e por sua natureza tem fora de lei. A NR-1 descreve que as Normas Regulamentadoras so de observncia obrigatria pelas empresas privadas e pblicas e pelos rgos pblicos da administrao direta e indireta, bem como pelos rgos dos poderes legislativo e judicirio, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT).

297

NTT - VASOS DE PRESSO

Comentrios da NR-13, referentes a Vasos de Presso A seguir sero feitos alguns comentrios referentes s exigncias da NR-13, da parte referente a vasos de presso. a) A principal modificao introduzida na NR-13 a adoo da classificao dos vasos de presso em CATEGORIAS DE INSPEO, em funo do: tipo de fluido armazenado, produto da presso mxima de operao do vaso e seu volume geomtrico e o grupo potencial de risco do vaso.

298

NTT - VASOS DE PRESSO


GRUPO DE POTENCIAL DE RISCO CLASSE DE FLUIDO A - Fluido inflamvel - Combustvel com temperatura igual ou superior a 200oC - Txico com limite de tolerncia 20 ppm; - Hidrognio; - Acetileno. B - Combustvel com temperatura < 200C; - Txico com limite de tolerncia > 20 ppm. C - Vapor de gua; - Gases asfixiantes simples; - Ar comprimido. D - gua ou outros fluidos no enquadrados nas classes A, B, ou C, com temperatura >50C. PV 100

100 > PV 30

30 > PV 2,5

2,5 > PV 1

5
PV < 1

II

III

III

I I II

II II III

III III IV

IV IV V

IV V V

299

NTT - VASOS DE PRESSO

b) As categorias de inspeo variam de I a V, sendo mais rigorosa quanto MENOR for sua categoria. Assim um vaso enquadrado na categoria I aquele que estar submetido aos maiores rigores da Norma. c) A Norma NR-13, na parte referente a vasos de presso aplicase, basicamente, a vasos de presso, estacionrios, no sujeitos a chama, cujo produto da presso mxima de operao (KPa) e seu volume geomtrico (m3) seja superior a 8 ou que armazene fluido classe A.

300

NTT - VASOS DE PRESSO

d) Independente da categoria, todos os vasos devem possuir: - Placa de identificao: placa fixada no vaso, em local visvel que deve conter algumas informaes, referentes s condies de projeto do vaso, selecionadas pela Norma. - Pronturio: so os dados de projeto do vaso. - Registro de Segurana: registro de todas as ocorrncias que possam influir na segurana do vaso. - Projeto de Instalao: caractersticas das instalaes onde o vaso est localizado. - Projeto de Alteraes ou Reparos: registro dos reparos realizados no vaso que possam interferir na sua segurana e do procedimento de reparo utilizado. - Relatrios de Inspeo: registro de alteraes do vaso que estejam em desacordo com sua placa de identificao.

301

NTT - VASOS DE PRESSO

e) Todo vaso enquadrado nas categorias I e II, deve possuir um manual de operao que contenha os procedimentos especficos adotados para o vaso em manobras operacionais, como: paradas, partidas, emergncias, etc. Alm disso, os operadores devem ser treinados, conforme os requisitos especificados na Norma. f) Todos os reparos ou alteraes devem respeitar o respectivo cdigo de projeto e construo do vaso. A critrio do Profissional Habilitado, podem ser utilizadas tecnologias de clculo ou procedimentos mais avanados em substituio aos previstos pelos cdigos de projeto e construo.

302

NTT - VASOS DE PRESSO

g) A periodicidade de inspeo exigida pela Norma, depende da categoria do vaso e se a empresa possui Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos. A tabela a seguir mostra os prazos de inspeo e exigncias de teste hidrosttico para vasos de presso.
Exame Externo Exame Interno Teste Hidrosttico Categoria do Vaso Com SPIE Sem SPIE Com SPIE Sem SPIE Com SPIE Sem SPIE I II III IV V 3 anos 4 anos 5 anos 6 anos 7 anos 1 ano 2 anos 3 anos 4 anos 5 anos 6 anos 8 anos 10 anos 12 anos A critrio 3 anos 4 anos 6 anos 8 anos 10 anos 12 anos 16 anos A critrio A critrio A critrio 6 anos 8 anos 12 anos 16 anos 20 anos

Com SPIE = empresas Com Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos. 303 Sem SPIE = empresas Sem Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos.

NTT - VASOS DE PRESSO

h) As vlvulas de segurana devem ser desmontadas, inspecionadas e recalibradas durante o exame interno do vaso. i) Em situaes que possam alterar as condies iniciais do vaso este deve ser submetido a uma inspeo de segurana extraordinria. Por exemplo : quando houver alterao de local do vaso. j) Aps a inspeo deve ser emitido relatrio de inspeo contendo no mnimo o seguinte:
identificao do vaso; fluido de servio e categoria do vaso; tipo do vaso; data de incio e trmino da inspeo; tipo de inspeo executada; descrio dos exames e testes executados; resultados das inspees e intervenes executadas; concluses; recomendaes e providncias necessrias; data prevista para a prxima inspeo; nome e assinatura do profissional habilitado; nome e assinatura dos tcnicos que participaram da inspeo.

304

NTT - VASOS DE PRESSO

Fiscalizao e Penalidades As delegacias Regionais do Trabalho (DRT) cabem executar as atividades relacionadas com a segurana e medicina do trabalho e a fiscalizao do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre a segurana e higiene do trabalho. A fiscalizao quanto ao cumprimento dos requisitos da NR 13 pode ser feita pelos empregados da empresa ou seus sindicatos de classe, mediante solicitao formal a empresa, ou atravs de denuncia ao ministrio pblico. Cabe, portanto, as DRTs impor penalidades, embargar, interditar etc. em funo da inobservncia das Normas Regulamentadoras. A NR-1 estabelece tambm que cabe ao empregador cumprir e fazer cumprir as disposies legais e regulamentares, sob pena de aplicao das penalidades previstas na legislao pertinente.

305

NTT - VASOS DE PRESSO

Fiscalizao e Penalidades Ao empregado cabe cumprir essas disposies. A recusa injustificada constitui ato faltoso. Merece destaque o no cumprimento dos itens da NR 13 considerados como risco grave e iminente, nesses casos a empresa est sujeita a interdio total ou parcial de suas atividades enquanto esses itens no forem atendidos. Os critrios de interdio para embarco de obras ou interdio de unidades operacionais esto descritos na Norma Regulamentadora NR 3. A interdio e embargo podero ser requeridos pelo Setor de Segurana e Medicina do Trabalho da DRT ou por entidade sindical.

306

NTT - VASOS DE PRESSO

Fiscalizao e Penalidades As penalidades que as empresas e profissionais habilitados esto sujeitos por no atendimento aos requisitos da Norma Regulamentadora No 13 esto descritas na Norma Regulamentadora No 28. So exemplos de risco grave e emitente a falta de dispositivos de segurana, de indicadores de presso, etc.

307

NTT - VASOS DE PRESSO

A inspeo baseada em risco uma metodologia desenvolvida para o gerenciamento do risco servindo para a definio da freqncia da inspeo, nvel de detalhe e tipos de NDE a serem utilizados. Uma das aplicaes da metodologia a utilizao da avaliao do risco para a priorizao e gerenciamento de um programa de inspeo, onde unidades e/ou equipamentos a serem inspecionados so rankeados de acordo com o seu risco.

risco est associado a uma quantidade relativamente pequena de equipamentos.

FATO : Em uma Planta de Processo, um percentual elevado do

308

NTT - VASOS DE PRESSO

A metodologia de RBI permite o link entre a Inspeo e a Manuteno permitindo uma maior concentrao de recursos em itens associados a alto risco e menores recursos para itens com risco baixo. Um benefcio potencial do RBI o aumento dos tempos de campanha, mantendo ou reduzindo o risco de operao. Assim os objetivos do RBI podem ser identificados, como abaixo : a Permitir a definio e a medida do risco relativo criando uma ferramenta para o gerenciamento da tarefa de inspeo; b Permitir a avaliao do risco associado segurana, agresso ao meio ambiente e a interrupes do processo relacionados ao custo; c Reduzir sistematicamente a probabilidade de falhas melhorando o uso dos recursos da inspeo; d Identificar reas de alta conseqncia de falha permitindo modificaes na unidade com o objetivo de reduzir o risco.

309

NTT - VASOS DE PRESSO

Quando o risco associado com equipamentos individuais determinado e a efetividade das diferentes tcnicas de inspeo quantificada, possvel gerar as informaes necessrias para o desenvolvimento, otimizao e implementao de um plano de inspeo baseada em risco. A figura a seguir apresenta curvas com a reduo esperada no risco com o aumento do grau e a freqncia da inspeo. A ausncia da inspeo corresponde situao de maior risco. O aumento do volume e qualidade da inspeo reduz sensivelmente o risco at que se alcance um estgio onde a melhoria da inspeo corresponde a uma reduo de risco no significativa. Verifica-se na prtica que nem todos os planos de inspeo possuem a mesma capacidade de detectar e dimensionar a extenso do dano no equipamento. Assim diferentes planos de inspeo significam diferentes alteraes no risco de falha dos equipamentos.

310

NTT - VASOS DE PRESSO

A combinao otimizada de mtodos de inspeo e freqncias, bem como a efetividade do mtodo em reduzir a probabilidade de falha de um equipamento aliado ao custo da inspeo permite a implantao de um programa de priorizao do risco. O aumento do nvel de inspeo reduz o risco pela reduo na probabilidade de falha do equipamento. Esta reduo alcanada pelo uso de medidas preventivas e corretivas aps a inspeo. A atividade de inspeo no altera a conseqncia da falha, cujos efeitos so alterados atravs de mudanas de projeto e outras aes corretivas, tais como aes mitigadoras.

311

NTT - VASOS DE PRESSO

RISCO
Risco com Programas de Inspeo Tpicos

Risco utilizando RBI Risco no Inspecionvel

312

NVEL DE ATIVIDADE DA INSPEO

NTT - VASOS DE PRESSO

313

Como indicada pela figura anterior, o risco no pode ser reduzido a zero apenas atravs dos esforos da atividade de inspeo. O risco no inspecionvel inclui os seguintes fatores: a Erro humano; b Desastres naturais; c Eventos externos (ex. colises); d Efeitos secundrios de unidades prximas; e Atos deliberados; f Limitaes inerentes dos mtodos de inspeo; g Erros de projeto; h Mecanismos de deteriorao no conhecidos antecipadamente. O sistema RBI define o risco como o produto de 2(dois) fatores separados : probabilidade de falha (likelihood) e conseqncia de falha. A figura abaixo apresenta o risco associado com a operao de alguns equipamentos de uma planta de processo. O produto da probabilidade e da conseqncia da falha para cada item determinado e plotado no grfico.

NTT - VASOS DE PRESSO

PROBABILIDADE DE FALHA
LINHA DE ISO-RISCO

CONSEQNCIA DA FALHA
314

NTT - VASOS DE PRESSO

Os diversos nveis de inspeo podem variar entre um extremo de somente reparar aps a falha at outro extremo de utilizar diversos mtodos de inspeo extensivamente, sem critrio e com custos excessivos. Em meio termo pode-se citar um planejamento peridico mas com limitados mtodos de inspeo, prximo s prticas mais comuns atualmente utilizadas. Um programa de inspeo que atenda aos critrios das recomendaes e prticas tradicionais (API-510, API-570, API572, API 653, NR-13, etc...) aliado a uma otimizao de recursos direcionados a pontos mais crticos da planta de processo apresenta-se como a soluo mais adequada.

315

NTT - VASOS DE PRESSO

De forma geral, mecanismos de dano e deteriorao podem ser classificados em 8(oito) diferentes tipos : 1 Thinning; 2 Metallurgical changes; 3 Surface connected cracking; 4 Dimensional changes; 5 Subsurface cracking; 6 Blistering; 7 Micro fissuring / microvoid formation; 8 Material properties changes; Entender o tipo de dano pode auxiliar ao inspetor selecionar o mtodo e localizao para uma particular aplicao.

316

NTT - VASOS DE PRESSO

O fluxograma a seguir apresenta a relao entre os diversos documentos que tratam de inspeo, manuteno e avaliao de integridade estrutural. Verifica-se a posio central associada metodologia de RBI.
API-RP 750 API510 API570 API572 API653
FITNESS FOR SERVICE API BRD RISK BASED INSPECTION

API-RP 580

API-RP 579

317

NTT - VASOS DE PRESSO

A metodologia de RBI no corresponde a uma anlise de risco tradicional. A proposta combinar tecnicamente duas atividades : anlise de risco e integridade estrutural.

DEFINIO DO SISTEMA

IDENTIFICAO DOS PERIGOS

PROBABILIDADE DE FALHA

CONSEQNCIA DA FALHA

$
RISCO

318

NTT - VASOS DE PRESSO

Algumas das fases de uma anlise de risco so tratadas diferentemente por um programa de RBI. Enquanto que a identificao de riscos um etapa crtica de uma anlise de risco, a metodologia de RBI define a contorno pressurizado de uma unidade e assume que as falhas iro ocorrer devido a mecanismos de degradao identificados nestes contornos. Causas secundrias como pequenos vazamentos considerado pela metodologia de RBI em um programa de gerenciamento de riscos dos sistemas, enquanto que em um anlise tradicional de risco essas falhas so consideradas explicitamente. Em uma anlise de risco um cenrio representa uma srie de eventos que podem resultar em uma situao indesejvel. A figura a seguir representa uma ordem de eventos que formam um cenrio.

319

NTT - VASOS DE PRESSO

Se no inspecionado adequadamente, um equipamento poder vazar, causando uma perda de produto

A vazamento de hidrocarboneto forma uma nuvem de vapor que caminha pela unidade. Se o sistema de deteo falha, pouco pode ser feito para evitar maiores conseqncias.

Sistema de isolamento permitem que o operador cesse o vazamento e minimize as conseqncias.

Os efeitos do vazamento podem ser reduzidos se sistemas mitigadores so propriamente empregados.

320

NTT - VASOS DE PRESSO

Dependendo da natureza do processo e o detalhe do estudo, uma anlise de risco pode incluir milhares de diferentes cenrios. Para uma anlise de RBI, tanto a conseqncia da falha quanto a probabilidade de falha so verificados para um nmero limitado de cenrios. A Recomendao Prtica 581 do Cdigo API no um documento que tenha como base estabelecer o intervalo de inspeo para um vaso de presso, entretanto o uso dessa recomendao fornece informaes bsicas relativas ao risco que o vaso oferece a comunidade e ao meio ambiente que pode ser usado junto com os critrios acima para melhor estabelecer o intervalo de inspeo mais adequado para um vaso de presso.

321

NTT - VASOS DE PRESSO

Por exemplo: um vaso cuja falha oferea um risco muito baixo, se for de interesse para a empresa pode ser levado a seu intervalo mximo de inspeo permitido pela Lei vigente no pas, j um vaso cuja falha oferea um alto risco s deve ter seu prazo de inspeo dilatado ao seu valor mximo se seu mecanismo de deteriorao estiver sob controle e sua probabilidade de falha for muito baixa. O API 581 apresenta uma receita para se determinar o risco que um vaso oferece a comunidade e ao meio ambiente a partir do histrico do vaso e do mecanismo de deteriorao preponderante no vaso.

322

NTT - VASOS DE PRESSO

Com uma anlise do histrico e mecanismo de deteriorao do vaso pode-se definir a probabilidade de falha do vaso e aps uma avaliao detalhada das condies operacionais e do fluido do vaso pode-se determinar as conseqncias para a comunidade e meio ambiente caso ocorra uma falha no vaso. Com esses dois conceitos definidos, probabilidade e conseqncia da falha, com o uso da tabela abaixo se chega ao risco do vaso. Essa anlise pode ser feita de maneira qualitativa ou quantitativa dependendo do rigor que se deseja dar a anlise.

323

NTT - VASOS DE PRESSO

5 4 PROBABILIDADE 3 2 1

MDIO/ALTO MDIO/ALTO MDIO/ALTO MDIO BAIXO BAIXO BAIXO A MDIO BAIXO BAIXO BAIXO B

ALTO

ALTO ALTO ALTO MDIO/ALTO MDIO/ALTO E

MDIO/ALTO MDIO/ALTO MDIO MDIO MDIO C CONSEQNCIA MDIO/ALTO MDIO MDIO D

324

NTT - VASOS DE PRESSO

A probabilidade de falha varia de 1 a 5, sendo considerada 1 a menor probabilidade possvel de ocorrncia da falha. Por exemplo: probabilidade 5, corresponde probabilidade de ocorrncia superior a 80% e a 1 inferior a 10%. A conseqncia E corresponde a pior conseqncia, como: exploso e perdas de vida e a conseqncia A corresponde a pequenas perdas materiais, sem parada operacional.

325

Das könnte Ihnen auch gefallen