Sie sind auf Seite 1von 4

PROJETO DE LEI N.

, 2011

(Do Sr. Rodrigo Maia)

Dispe sobre a iseno de impostos e contribuies na importao de equipamentos e materiais para uso exclusivo no exerccio da profisso de fotgrafo e cinegrafista.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1. Ficam isentos de incidncia de Imposto de Importao (II), de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuio para os Programas de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico incidente na Importao de Produtos Estrangeiros ou Servios (PIS/PASEP-importao), da Contribuio para os Programas de Integrao Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Servios do Exterior (Confins-importao) os equipamentos e materiais importados para uso exclusivo no exerccio da profisso de fotgrafo e cinegrafista. Pargrafo nico. As isenes previstas no caput deste artigo somente sero concedidas aos equipamentos e materiais que no possuam similar nacional.

Art. 2. Os equipamentos e materiais fotogrficos e cinegrficos a que esta Lei se refere so aqueles classificados sob os cdigos 90.02, 90.06, 90.07, 90.10 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo ser regulamentado por ato do Poder Executivo.

Art. 3. Os beneficirios da iseno que trata o art. 1 desta Lei devero atender aos seguintes requisitos: I - comprovao do exerccio da profisso de fotgrafo ou cinegrafista por meio de Carteira de Trabalho da Previdncia Social (CTPS) regularmente assinada, contrato de trabalho ou, ainda, se servidor pblico, mediante certido expedida pelo Departamento de Pessoal do rgo ao qual vinculado; II Certido Conjunta de Dbitos relativos a Tributos Federais e Dvida Ativa da Unio, expedida pela Receita Federal do Brasil; II anlise e, posterior, emisso de certido pela estncia aduaneira responsvel, sobre as especificidades do equipamento ou material importado, garantindo a destinao especfica de uso exclusivo no exerccio da profisso de fotgrafo ou cinegrafista.

Art. 4. O no atendimento aos requisitos estabelecidos nesta Lei implicar, ao responsvel pelo fato, o pagamento dos impostos dispensados acrescidos de juros de mora e atualizado na forma da legislao tributria.

Art. 5. O Poder Executivo, em cumprimento ao disposto no inciso II do art. 5 e nos artigos 14 e 17 da Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, estimar o montante de renncia da receita decorrente do disposto nesta Lei e o incluir no demonstrativo a que se refere o 6 do art. 165 da Constituio, o qual acompanhar o projeto de lei oramentria, cuja apresentao se der aps decorridos 60 (sessenta) dias da publicao desta, bem como incluir a renncia mencionada nas propostas oramentrias dos exerccios seguintes. Pargrafo nico. A iseno que trata esta Lei somente produzir efeitos a partir do primeiro dia do exerccio financeiro imediatamente posterior quele em que for implementado o disposto neste artigo.

Art. 6. A iseno de que trata essa Lei vigorar pelo prazo de 5 (cinco) anos a contar da publicao desta Lei.

Art. 7. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICATIVA

As profisses de fotgrafo e cinegrafista so tratadas de forma marginal no Brasil, no existindo nem ao menos legislao especfica que regulamente as citadas profisses.

O presente Projeto de Lei dispe sobre uma classe profissional e no uma mera atividade de lazer. So profissionais que sustentam a si e, muitas vezes seus proventos representam a nica fonte de subsistncia de suas famlias. E mesmo diante de situaes adversas, como condies climticas desfavorveis e locais insalubres, conseguem executar seu trabalho de forma primorosa.

Apesar dos avanos tecnolgicos da indstria de material fotogrfico e de imagem brasileira, os equipamentos e materiais utilizados pelos fotgrafos e cinegrafistas muitas vezes no atendem a demanda desses profissionais. O avano tecnolgico no acompanhado pela oferta do mercado brasileiro. Os preos tambm so muitas vezes exorbitantes para esses insumos.

A Instruo Normativa n 1.059, de 2010, expedida pela Receita Federal do Brasil dispe sobre os procedimentos de controle aduaneiro e o tratamento tributrio aplicveis aos bens de viajante e conceitua bagagem acompanhada, a saber: a que o viajante levar consigo e no mesmo meio de transporte em que viaje, exceto quando vier em condio de carga. Nessa esteira, tal ato normativo j indicou a concesso de iseno de Imposto de Importao (II), de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuio para os Programas de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico incidente na Importao de Produtos Estrangeiros ou Servios (PIS/PASEP-importao), da Contribuio para os Programas de Integrao Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Servios do Exterior (Confins-importao) em determinados casos e observadas certas condicionantes. Dessa forma, os equipamentos e materiais fotogrficos e cinegrficos, no profissionais, desfrutam destes benefcios. Sob esse prisma, no caso de importao de equipamentos e materiais fotogrficos e cinematogrficos profissionais, estes

insumos tambm poderiam ser enquadrados no tipo de bagagem acompanhada, gozando daqueles benefcios fiscais.

Ressalte-se que cada profissional utiliza pelo menos dois equipamentos idnticos na cobertura de determinado evento, vez que h necessidade de sempre portarem um equipamento reserva, o que torna ainda mais dispendiosa a atividade dos profissionais fotogrficos e cinematogrficos.

O presente Projeto de Lei implica renncia de receita. Entretanto, em contrapartida, estimula as atividades profissionais de fotgrafos e cinegrafistas, incentivando uma profisso importante e que muitas vezes preterida.

Sala de Sesses, de agosto de 2011.

Dep. Rodrigo Maia DEM/RJ

Das könnte Ihnen auch gefallen