Sie sind auf Seite 1von 5

XIV Encontro Anual da ABEM

Belo Horizonte, 25 a 28 de outubro de 2005

Como fazer um coral infantil feliz

Rassa Bisinoto Matias Rosana Corra de Abrantes Universidade de Braslia UnB

Introduo O Coral Infantil Santa Clara formado por crianas de 7 a 11 anos que fazem catequese no Santurio So Francisco de Assis em Braslia, e ainda algumas de 3 a 6 anos que so irms das outras crianas ou cujos pais freqentam o Santurio. um grupo aberto, e as crianas no pagam nada para participar. Ns fundamos o coral no incio de 2003 depois de termos participado de um workshop de regncia com a Maestrina Lucy Shimiti no I Festival Infanto-juvenil de canto-coral da UnB. Ns somos alunas do Departamento de Msica da Universidade de Braslia e realizamos este trabalho com o coral Santa Clara voluntariamente. O objetivo inicial era de reunir as crianas para ensaiar tanto msicas religiosas, que poderiam ser cantadas nas celebraes litrgicas do Santurio, quanto msicas do repertrio para coro infantil e arranjos, que seriam apresentadas ao final de cada semestre. A divulgao foi feita na missa da catequese e no incio, muitos pais se interessaram. Chegamos a ter 40 crianas inscritas. Os ensaios eram sempre aos sbados de manh, depois da catequese, no horrio de onze ao meio-dia. No tnhamos uma reunio para prepararmos o ensaio. No final de 2004 comeamos a perceber que tinha algo de errado acontecendo. O nmero de crianas diminua cada vez mais e ns no estvamos conseguindo mant-las atentas durante o ensaio. O desgaste para tentar manter a disciplina estava muito grande. Na nossa apresentao de fim de ano s foram umas 12 crianas.

Reflexo

Antes de comear este 1 semestre de 2005 nos reunimos para conversar sobre o planejamento do semestre. Comeamos a olhar para o nosso trabalho com um olhar crtico, tentando encontrar os problemas. Destacamos alguns pontos: 1) O fato de no termos uma reunio de planejamento anterior ao ensaio fazia com que cada uma de ns agssemos de um modo diferente na hora do ensaio. Muitas vezes decidamos na hora a ordem das msicas. s vezes uma pensava a msica de um jeito e a outra de outro e isso se fazia perceber para as crianas. 2) A falta de estratgias de aprendizagem. A dinmica do ensaio era sempre a mesma. Cantvamos as msicas pras crianas elas iam aprendendo. Enquanto no saia como queramos ficvamos repetindo a mesma msica vrias vezes. Era muito parecido com um ensaio de coral adulto. As crianas tinham que ficar quietas e concentradas o tempo todo. O que no acontecia, pois as atividades no eram interessantes para elas. 3) A no considerao dos sujeitos, daquelas crianas especificamente, do seu contexto e dos seus interesses. Do que seria interessante para aquelas crianas. O ensaio muitas vezes era chato para as crianas, e por isso, faziam muita baguna. 4) O excesso da linguagem verbal durante os ensaios. Faltava o que diz Swanwick: ensinar msica musicalmente. Comunicar-se por meio da linguagem gestual e ensinar as msicas fazendo msica. Ns falvamos demais nos ensaios, querendo explicar muito o que eles deviam fazer. Mesmo quando queramos chamar a ateno deles, s o fazamos verbalmente. Com crianas isso no funciona muito bem. Aqui entram as estratgias de aprendizagem.

Para tentar melhorar o trabalho do Coral Infantil Santa Clara, pensamos nas seguintes alternativas: 1) Ter uma reunio fixa de planejamento toda semana.

2)

Trabalhar por projetos pensamos em trabalhar durante o primeiro semestre msicas de todas as regies do Brasil e fazer uma apresentao no final do semestre.

3)

Buscar um repertrio com msicas a uma, duas ou trs vozes e que fosse interessante para as crianas.

4)

Buscar tornar o ensaio interessante. Falar menos. Cantar mais. Usar gestos. Ao invs de cantar a mesma msica vrias vezes, ensaiar aos poucos, cantando vrias msicas por ensaio. Buscar variar as atividades (exemplo da atividade em que ns cantamos enquanto andamos pela sala e as crianas, de olhos fechados, tm de apontar de onde vem o som. Enquanto isso aprendem a msica). Tornar o ensaio do coral e as apresentaes um momento feliz para as crianas , ao invs de uma obrigao ou um sacrifcio.

5) 6)

Aproveitar a participao das crianas que tocam algum instrumento. Buscar maior envolvimento com as famlias no processo de elaborao da apresentao.

7) 8) 9)

Utilizar percusso corporal Saber aproveitar as idias das crianas. Saber ter autoridade na medida certa, impondo alguns limites para o comportamento das crianas durante o ensaio, sem autoritarismo.

10)

Buscar estratgias de aprendizagem, enfatizando o ldico, o aprender brincando. Gravao de CDs com o repertrio para as crianas escutarem em casa.

Procedimentos e resultados

Iniciamos o semestre ento resolvidas de que teramos uma reunio durante a semana para planejar o ensaio. A rotina de ensaio que ao longo do semestre ficou estabelecida foi a seguinte: iniciar com relaxamento/ alongamento ao som de alguma msica nova, que seria aprendida posteriormente. Objetivo: relaxar, concentrar para comear o

ensaio, conhecer uma msica nova sem ter a preocupao de cant-la, preparar o aprendizado dessa determinada msica (5 min). Aquecimentos vocais e exerccios de respirao de forma ldica (5 min). Repertrio. De 8 a 12 msicas por ensaio. Intercalando as msicas antigas com as novas e organizando de forma a variar os tons de uma para outra, a fim de criar novidades e despertar a concentrao das crianas. Aqui entra tambm a msica que as crianas ouviram no aquecimento do ensaio anterior. Procuramos variar algumas msicas de um ensaio para o outro, para no repetir sempre as mesmas e na mesma ordem. (40 min). Orao final. Fazemos uma rodinha, de mos dadas e cada criana, espontaneamente, fala o que gostaria de agradecer ou pedir a Deus (10min).

Na semana seguinte do ensaio, antes do planejamento ns fazamos uma avaliao do ensaio anterior, colocando os pontos positivos e negativos e as possveis alternativas. O nosso novo mtodo no fez com que sumissem os problemas, mas nos ajudou a contornlos e buscar solues. Desse modo, o semestre foi muito mais produtivo do que os semestres anteriores. Ensaiamos mais e vinte msicas novas com as crianas, dentre essas, algumas com 2 e 3 vozes. As crianas comearam a participar mais ativamente dos ensaios, fazendo menos baguna; o nmero de crianas foi crescendo a cada ensaio, de modo que chegamos ao fim do semestre com 47 crianas; as crianas ficaram muito empolgadas com as msicas e ns fomos ficando cada dia mais motivadas para continuar o trabalho. No meio do semestre, fizemos uma reunio com os pais das crianas. Conversamos sobre o objetivo do projeto desse semestre e pedimos sugestes. Os pais se envolveram, deram idias sobre a cenografia da apresentao, sobre as camisetas que queramos fazer, sobre os instrumentos e adereos que as crianas usariam na apresentao, sobre marcar algumas apresentaes menores anteriores final, e ajudaram muito na confeco dos materiais e na produo do show. Falamos com eles a respeito dos ensaios extras que marcaramos no ltimo ms, uma vez por semana, e eles se dispuseram a trazer as crianas. Falamos tambm que gravaramos um Cd com as msicas do repertrio para as crianas ouvirem em casa. Eles ficaram muito entusiasmados.

Quando as crianas ouviram o Cd parece que a animao delas aumentou ainda mais. Elas falavam que gostavam de ouvir a nossa voz. Ouviam o Cd todos os dias. E, assim, aprenderam as msicas com muita facilidade. Decidimos conduzir o coral com base na aprendizagem informal, ou seja, a aprendizagem que se d pela audio e pelo treino, pelo contexto musical. O Cd foi um elemento muito importante neste processo. Fizemos duas apresentaes antes da apresentao final. Uma delas foi para as outras crianas da catequese, num sbado de manh, e a outra foi na festa junina do Santurio. Nesta ltima, todos os pais estavam presentes e, tambm, muitas pessoas que ainda no conheciam nosso trabalho. Foi um momento importante para as crianas, porque elas foram muito aplaudidas e se sentiram muito especiais. Estas apresentaes foram outro elemento motivador, tanto para ns quanto para as crianas e seus pais. Para a apresentao final do projeto, que foi batizado de Brasil de todo canto, fizemos cartazes para divulgao e programas que seriam entregues ao pblico. Aproveitamos a oportunidade para pedir s pessoas que viessem assistir que trouxessem alimentos ou agasalhos, a fim de promover a solidariedade. O local marcado foi um grande salo no Santurio mesmo. Os pais ajudaram, durante o dia, na decorao do local. Conseguimos um data show para projetar os nomes das crianas e algumas imagens de cada regio do Brasil.

(descrio das dinmicas de ensaio, dificuldades encontradas, avaliaes, processo de preparao da apresentao, apresentaes extras, ensaios extras, participao dos pais, respostas das crianas, apresentao final)

Concluso (concluso e novo direcionamento)

Das könnte Ihnen auch gefallen