Sie sind auf Seite 1von 6

Nos ultimos an os', diversos esrudos rem sido dedicados rusr6ria da Didatica no Brasil, suas rela<;6escom as tendencias pedagogicas

e investiga<;iio do seu campo de conhecimentos. Os autores, em geriil, concordam em classificar as tendencias pedagogicas em do is grupos: as de cunho liberal- Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e tecnicismo educacional; as de cunha progressista - Pedagogia Libenadora e Pedagogia Critico-Social dos Comeudos. Cenameme existem outras correntes vinculadas a urna ou outra dessas rendencias, mas essas sac as mais conhecidas. Na Pedagogia Tradicional, a Didatica e lUna disciplina norrnativa, urn conjunto de principios e regras que regulam 0 ensino. A atividade de ensinar e cenrrada no professor que exp6e e interprera a materia. As vezes sac utilizados meios como a apresenta<;iio de objetos, l1usrra<;6es, xemplos, mas 0 meio principare a palavra, e a exposiyao oral. Sup6e-se que o,uvindo e fazendo exerdcios repetitivos, os alunos "gravam" a materia para depois reproduzi-la, seja arraves das interroga<;6es do professor, seja arraves das provas. Para isso, e imponante que 0 aluno "preste atenyao", porque ouvindo facilira-se 0 regisrro do que se rransmite, na memoria. 0 aluno e, assim, urn recebedor da materia e sua rarefa e decora-la. Os objetivos, explicitos ou implicitos, referem-se formayao de urn aluno ideal, desvinculado da sua realidade concreta. 0 professor tende a encaixar os alunos num modelo idealizado de homem que nada tern a ver com a vida presente e furura. A materia de ensino e rratada isoladamente, isto e, desvinculada dos interesses dos alunos e dos problemas reais da sociedade e da vida. 0 metodo e dado pela logica e sequencia da materia, e 0 meio utilizado pdo professor para comunicar a materia e nao dos alunos para aprende-Ia. E ainda fone a presenya dos metodos intuitivos, que foram incorporados ao ensino rradicional. Baseiam-se na apresenrayao de dados sensiveis, de modo que os alunos possam observa-Ios e formar imagens ddes em sua mente. Muitos professores ainda acham que "partir do concreto" e a chave do ensino atuaJizado. Mas esta ideia ja fazia parte da Pedagogia Tradicional porque 0 "concreto" (mostrar objeros, ilustrac;:6es, ravuras ete.) serve apenas para gravar na mente 0 que g e caprado pdos sentidos. 0 material concreto e mosrrado, demonsrrado, manipulado, mas 0 aluno nao lida mentalmenre com de, nao 0 repensa, nao 0 redabora com 0 seu proprio pensamento. A aprendizagem, assim, continua receptiva, automatica, nao mobilizando a atividade mental do aluno eo desenvolvimento de suas capacidades inteleetuais.

a a

fgJ::r.~-)
c.,.;:.;;;.;.
.

"'~

A DiJatica tradicional tern resistido ao tempo, continua prevalecendo na pratica escolar. E comum nas nossas escolas arribuir-se ao ensino a tarefa de mera rransmissao de conhecimentos, sobrecarregar 0 aluno de conhecimentos que sao decorados sem questionamento, dar somente exerdcios repetitivos, impor externarnente a disciplina e usar castigos. Trata-se de urna pratica escolar que empobrece ate as boas inten<;6es da Pedagogia Tradicional que pretendia, com seus metodos, a rransmissao da cultura geral, isto e, das grandes descobenas da huma-

Excmos do capitulo 3: "Didacica: teoria da instru<?io do ensino", da obra Diddtica, publicada pela Conez na Cole<?io Magisterio 2 Grau - Serie Forma<?io do Prof~ssor. Esta cole<?iofoi elaborada com 0 objetivo de contribuir para a melboria da qualidade de ensino, entendendo que competencia dos profissionais que aruarn nas escolas brasileiras e uma das formas de efetiva\Cao do compromisso politico-social dos educadores. Pode se afirmar que os esrudos de Libineo fizerarn e fazem pane de todos os curriculos destin ados a forma\Cao de professores neste pais. Por se trarar de urn estudioso da area, reconhecido nao somente pela comunidade academica, mas por todos os que se interessarn por Educa\Cao consideramos imponante apresentar neste caderno, a anwse das Tendencias Pedag6gicas no Brasil e suas rela\C6es com a Didatica (nota das organizadoras). Docente pesquisador da Universidade Cat6lica de Goias.

Cadernos de Forma98.0

niqade, e a forma<;:aodo raciodnio, 0 treino da mente e da vontade. Os conhecimentos ncaram estereotipados, insossos, sem valor educativo vital, desprovidos de'significados sociais, inuteis para a forma<;:aodas capacidades intelectuais e para a compreensao critica da realidade. 0 intento de forma<;:aomental, de desenvolvirnento do raciodnio, ncou reduzido a praticas de memoriza<;:ao.

1 A Pedagogia Renovada inclui virias correntes: a progressivista (que se baseia n4 teoria educacional de John Dewey), a nao-dire1ijvd (principalmente inspirada em Carl Rogers), a arivista-espiritualista (de orienta<;:aocatolica), a culturalista, a piagetiana, a montessoriana e OUtras. Todas, de alguma forma, esrao ligadas ao movimento da pedagogia attva que surge no nnaJ do seculo XIX como contraposi<;:ao Pedagogia Tradicional. Enrreramo, segundo estudo feito por Castro (984)3, os conhecimemos'(: a experiencia ciaDidatica brasileira pautam-se, em boa parte, no movimento da Escola Nova, inspirado principalmente na corrente progressivista. Destacaremos, aqui, apenas a Didarica ariva inspirada nessa corrente e a Didarica Modema de Luis Alves de Mattos, que incluimos na corrente culruralisra.

~
~\

... ~

A Didatica ativa da grande importancia aos metodos e tecnicas como 0 trabalho de grupo, atividades cooperativas, estudo individual, pesquisas, projetos, experimenta90es etc., bem como aos meHodos de reflexao e metodo cientffico de descobrir conhecimentos.

A Didatica da Escola Nova ou Didatica ativa e entendida como "dire<;:ao da aprendizagem:', considerando 0 aluno como sujeito da aprendizagem. 0 que o professor tern a fazer e colocar 0 aluno em condic;6es propicias para que, partindo das suas necessidades e estimulando_os seus interesses, possa buscar por si mesIIlo conhecimentos e experiencias. A idei.ae a de que 0aluno aprende melhor o que faz por si proprio. Nao se trata apenas de aprender fazendo, no sentido de trabalho manual, ac;6es de manipula<;:ao de objetos. Trara-se de colocar 0 aluno em situac;6es em que seja mobilizada a sua atividade global e que se manifesta em atividade intelectual, atividade de cria<;:ao, e expressao verbal, escrita, plastica ou d ourro tipo. 0 centro da atividade escolar nao e 0 professor nem a materia, e 0 aluno ativo e investigador. 0 professor incentiva, orienta, organiza as situa<;:6es de aprendizagem, adequando-as capacidades de caracteristicas individuais dos alunos. Por isso, a Didatica ativa da grande imporcincia aos metodos e tecnicas como 0 trabalho de grupo, atividades cooperativas, estudo individual, pesquisas, projetos, experimenta'f6es etc., bem como aos metodos de reflexao e metodo cientinco de descobrir conhecimentos. Tanto na organiza<;:aodas experiencias de aprendizagem como na seleC;aode metodos, importa 0 processo de aprendizagem e nao diretamente 0 ensino. 0 melhor metodo e aquele que atende as exigencias psico16gicas do aprender. Em sintese, a Didatica ativa da menos atenC;aoaos conhecimentos sistematizados, valorizando mais 0 processo da aprendizagem e os meios que possibilitam 0 desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuaisdos alunos. Por isso, os adeptos da Escola Nova costumam dizer que 0 professor nao ensina; antes, ajuda 0 aluno a aprender. Ou seja, a Didatica nao e a dire<;:aodo ensino, e a orientac;;aoda aprendizagem, uma Vel que esta e uma experiencia propria do aluno atraves da pesquisa, da investigac;;ao.

as

~~- -

f'~''~ .. ....
'F'""" .;..~--.;)

~ ~
3

CASTRO, Amelia A.D. "A Didatica na Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos: urn percurso de quauo decadas". Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos, Brasilia, n. 65, p. 291300. maio/ago. 1984.

Esse entendimento da Didatica tem muitos aspectos positivos, principalmente quando baseia a atividade escolar na atividade mental dos alunos, no estudo e na pesquisa, visando a forma<;ao de um pensamento aura no mo. Entretanto, e raro encontrar professores que apliquem inteiramente 0 que prop6e a Didatica ativa. Por falta de conhecimento aprofundado das bases teoricas da pedagogia ativa, falta de condi<;6es materiais, pelas exigencias de cumprimento do programa oncial e ourras raz6es, 0 que nca sac alguns metodos e tecnicas. Assim, e muito comum os professores utilizarem procedimentos e tecnicas como traba-

32 .. /

---I

Cadernos de FormaC;8o

Iho de grupo, esrudo dirigido, discuss6es, esrudo do meio etc., sem levar em conta seu objetivo principal que e levar 0 aluno a pensar, a raciocinar cientificamente, a desemolver sua capacidade de reflexao e a independencia de pensamento. Com isso, na hora de comprovar os resultados do ensino e da aprendizagem, pedem materia decorada, da mesma forma que se faz no ensino tradicional. Em paralelo 8.Didatica da Scola Nova, surge a partir dos :mos a rica Moderna proposta par Luis Alves de Mattos. Seu livro Sumario Diddrica Geral4 foi largamente utiliza~o durante muitos anos nos cursos de formayao de professares e exerceu consideravel influencia em muitos manuais de Didatica publicados posreriormente. Conforme sugerimos anteriormente, a Didatica l'v10derna e lilspiradana pedagogia cia cultura, corrente pedagogica de origem alema. . sua Didatica com as seguimes caracterisDcas: 0 aluno o farar pessoal decisivo ria situa~ao escolar; em dele giran1 as atividades escolares, para orienta-lo e incentiva-lo na sua educas;ao e na sua aprendizagem, tendo em vista desenvolver-lhe a inteligencia e formar-lhe 0 carater e a personalidade. 0 professor e 0 incentivador, orientador e controlador da aprendizagem, organizando 0 ensino em funS;ao das reais capacidades dos alunos e do desel1vo1vimento dos seus habitos de estudo e reflexao. A materia e 0 conteudo cultural da aprendizagem, 0 objeto ao qual se aplica 0 ato de aprender, onde se encontram os valares logieos e soeiais a serem assimilados pelos alunos; esra a ~ervis;o do aluno para formar as suas estruturas mentais e, por isso, sua seleyao, dosagem e apresentayao vinculam-se neeessidades e capaeidades reais dos alunos. 0 metodo representa 0 eonjunto dos proeedimentos para assegurar a aprendizagem, isto e, existe em funyao da aprendizagem, razao pela qual, a par de estar eondieionado pela natureza da materia, relaeiona-se com a psicologia do aluno.

as

Esse aurar destaca como conceitos basieos da Didatiea 0 ensino e a aprendizagem, em estreita relas;ao entre si. 0 ensino e a atividade direeional sobre 0 proeesso de aprendizagem e a aprendizagem e a atividade mental intensiva e propositada do aluno em relas;ao aos dados fornecidos pelos conteudos culturais. Ele esereve: ''A autentica aprendizagem eonsiste exatamente nas experiencias concretas do trabalho reflexivo sobre os faras e valores da cultura e da vida, ampliando as possibilidades de eompreensao e de interayao do educando com seu ambiente e com a sociedade. [...] 0 autentico ensino consistid. no planejamento, na orientas;ao e no eontrole dessas experieneias concretas de trabalho reflexivo dos alunos, sobre os dados da materia ou da vida cultural da humanidade" (l'v1ATTOS, 1967, p. 72-73). Definindo a Didatiea como disciplina normativa, teeniea de dirigir e orientar efieazmente a aprendizagem das materias tendo em vista os seus objetivos educativos, Mattos prop6e a teoria do Cielo docente, que 0 metodo didatico em as;ao. 0 ciclo docente, abrangendo as fases de planejamento, orientas;ao e controle da aprendizagem e suas subfases, e definido como "0 conjunto de atividades exercidas, em sucessao ou ciclicamente, pelo professor, para dirigir e orientar 0 processo de aprendizagem dos seus alunos, levando-o a born termo. Eo metodo em as;ao".

Em paralelo a Didatica da Escola Nova, surge a partir dos anos 50 a DidcHica Moderna proposta por LUIS Alves de Mattos. Seu Iivro Sumaria de Didatica Geralfoi largamente utilizado durante muitos anos nos cursos de formac;ao de professores e exerceu cons iden~velinfluencia em muitos manuais de DidcHica publicados posteriormente.

Q~

:~~,
GE~'" ~
, MATTOS,
Sumdrio

Quanto ao tecnicismo educacional, embora seja considerada como uma tendencia pedagogica, inclui-se, em cerro senti do, na Pedagogia Renovada. Desenvolveu-se no Brasil na decada de 50, sombra do progressivismo, ganhando nos anos 60 autonomia quando se constiruiu especificamente como

Luiz Alves de. Gera!. Rio de Janeiro: Aurora, 1997.


de Diddtica

Cademos de Formac;8.o

tendencia, inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistemica do ensino. Esta orienta-;:ao acabou sendo imposta escolas pelos organismos oficiais ao longo de boa parte das duas ultimas decadas, por ser compative1 com a orienta-;:ao economica, polltica e ideologica do regime militar entao vigente. Com isso, ainda hoje predomina nos cursos de forma-;:ao de professores 0 uso de manuais didaticos de cunho tecnicista, de cararer meramente instrumental. A Didatica instrumental esd imeressada na racionaliza(fao ensino, no usa de meios e tecnicas mais eficazes. 0 sistema de insuu-;:ao se' compoe das seguintes etapas: a) especifica-;:ao de objetivos insuucionais operacionalizados; b) avalia-;:aoprevia dos alunos para estabelecer pre-requisitos para alcan-;:ar os objetivos; c) ensino ou organiza<;ao das experiencias de aprendizagem; d) avalias:ao dos alunos reIariva aa que se propos nos objetivos iniciais. 0 arranjo mais simplificado dessa sequencia resultou na formula: objetivos, conteudos, estrategias, avalias;ao. 0 professor e urn administrador e executor do planejamento, 0 meio de previsao das as;oes a serem execuradas e dos meios necessarios para se atingir os objetivos. Boa parte dos livros didaticos em usa nas escolas sac elaborados com base na tecnologia da instrus;ao .

as

As tendencias de cunho progressista interessadas em propostas pedag6gicas voltadas para os interesses da maioria da poPUl3c;aO foram adquirindo maior solidez e sistematizac;ao por volta dos anos 80. Sao tambem denominadas teorias crfticas da educa9iio.

As tendencias de cunho progressista interessadas em propostas pedagogicas voltadas para os interesses da maioria da popula<;ao foram adquirindo maior solidez e sistematizas;ao porvolta dos anos 80. Sao tambem denominadas teonas criticas cia educar;ao. Nao e que nao tenham existido antes ei'ors;os no sentido de formular propostas de educas;ao popular. Ja no comes;o do seculo formaram-se movimentos de renovas;ao educacional por iniciativa de militantes socialistas. Muitos dos integrantes do movimento dos pioneiros da Escola Nova tinham real interesse em superar a educa<;ao elitista e discriminadora da epoca. No inlcio dos anos 60 surgiram os movimentos de educas;ao de adultos que geraram ideias pedagogicas e praticas educacionais de educas;ao popular, configurando a tendencia que veio a ser denominada de Pedagogia Libertadora. Na segunda metade da decada de 70, com a incipiente modificas;ao do quadro polltico repressivo em decom~ncia de luras sociais por maior democratizas;ao da sociedade, tornou-se possivel a discussao de questoes educacionais e escolares numa perspectiva de critica poHtica das instituis;oes sociais do capitalismo. Muitos estudiosos e militantes pollticos se interessaram apenas pda critica e pela denuncia do papel ideologico e discriminador da escola na sociedade capitalista. Outros, no entanto, levando em conta essa critica, preocuparam-se em formular propostas e desenvolver estudos no semido de tornar possivel uma escola articulada com os interesses concretos do povo. Entre essas tentativas destacam-se a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Crftico-Social dos Conteudos. A primeira retomou as propostas de educas;ao popular dos anos 60, refundindo seus principios e praticas em funs;ao das possibilidades do seu emprego na educas;ao formal em escolas publicas, ja que inicialmente tinham carater extra-escolar, nao-oficial e voltadas para 0 atendimemo de clientela adulta. A segunda, inspirando-se no materialismo historico e dialetico, constituiu-se como movimento pedagogico interessado na educas;ao popular, na valorizas;ao da escola publica e do trabalho do professor, no ensino de qualidade para 0 povo e, especificamente, na acentuas;ao da impordncia do dominio solido, por parte de professores e alunos, dos conteudos cientlficos do ensino como condis;ao para a participas;ao efetiva do povo nas luras sociais (na politica, na profissao, no sindicato, nos movimentos sociais e culturais). Trata-

Muitos estudiosos e militantes politicos se interessaram apenas pela crftica e pela denuncL~ do papel ideol6gico e discrfminador da escola na 50ciedade capitalista. Outros, no entanto, levando em conta essa crf~ica, preocuparamse em formular propostas e desenvolver estudos no senti do de tomar posslvel uma escola articulada com os interesses concretos do povo.

34 / Cademos ----./ de Formayiio

se de duas tendencias pedagogicas progressistas, propondo uma educayao escolar critica a servi<;:o transforma<;:6es sociais e economicas, ou seja, de superadas <;:ao desigualdades sociais decorremes das formas sociais capitalistas de ordas ganiza<;:ao da sociedade. Np emanto, diferem quanto a objetivos imediatos, meios e estrategias de atingir essas metas gerais comuns. Libertadora nao tern urna proposta explicita de Diciatica e muitos dos seus seguidores,)entendendo que toda diciatica resumir-se-ia ao seu carater tecnicista, instrumental, meramente prescricivo, ate recusam admitir 0 papel dessa disciplina na formkyao dos professores. No entanto, ha lill1a. \iidatica implicita na orientayao do rrabalho escolar, pois, de alguma fOrIrrJ.,0 professor se p6e diante de urna classe com a tarefa de orientar a aprendizagem dos alunos. A atividade escolar e cemrada na discussao de temas sociaise politicos; poder-se-ia falar de urn ensmo cenrrado na realidade social, em que profe~sor e alunos analisam problemas e realidades do meio socio-econ6mico e culrural, da comunidade local, com seus recurs os e necessidades, tendo em vista a ayao coletiva rreme a esses problemas e realidades. 0 trabalho escolar nao se assenta, prioritariameme, nos conteudos de ensino ja sistematizados, mas no processo de participayao ativa nas discuss6es e nas a<;:6es raticas sobre quest6es da realidade social imediata. Nes~e prop cesso em que se realiza a discussao, os relatos da experiencia vivida, a assembleia, a pesquisa participante, 0 trabalho de gropo etc., vao surgindo temas geradores que podem vir a ser sistematizados para efeito de consolidayao de conhecimemos. E urna diciatica que busca desertvolver 0 processo educativo como tarefa que se ciano mterior dos gropos sociais e por isso 0 professor e coordenador ou animador das atividades que se organizam sempre pela ayao conjunta dele e dos alunos. A Pedagogia Libertadora tern sido empregada com muito exito em varios setores dos movimemos sociais, como sindicatos, associa<;:6esde bairro, comunidades religiosas. Parte desse exito se deve ao fato de ser utilizada entre adultos que vivenciam uma pratica politica e onde 0 debate sobre a problematica economica, social e politica pode ser aprofundado com a oriema<;:ao de imelecruais comprometidos com os interesses populares. Em rela<;:ao sua aplica<;:ao escolas publicas, especialmente no ensino de 10 grau, os representannas tes dessa tendencia nao chegaram a formular urna oriema<;:aopedagogico-didatica especificameme escolar, compativel com a idade, 0 desenvolvimento mental e as caracteristicas de aprendizagem das crian<;:ase jovens.
Para a Pedagogia Crftico-Social dos Conteudos a escola publica cumpre a sua funyao social e polftica, assegurando a difusac dos conhecimentos sistematizados a todos, como c;ondic;:ao para a efetiva participac;:ao do povo nas lutas sociais. [... J

A Pedagogia

Para a Pedagogia Cdtico-Social dos Conteudos a escola publica curnpre a sua funyao social e politica, assegurando a difusao dos conhecimentos sistematizados a todos, como condiyao para a efetiva participayao do povo nas lutas sociais. Nao considera suficiente colocar como comeudo escolar a problematica social cotidiana, pois someme com 0 dominio dos conhecimemos, habilidades e capacidades mentais podem os alunos organizar, mterpretar e reelaborar as suas experiencias de vida em funyao dos mteresses de classe. 0 que importa e que os conhecimemos sistematizados sejam conrrontados com as experiencias socio-culturais e a vida concreta dos alunos, como meio de aprendizagem e melhor solidez na assimilayao dos conteudos. Do pomo de vista didatico, 0 ensmo consiste na mediayao de objetivos-conteudos-metodos que assegure 0 encontro formativo entre os alunos e as materias escolares, que e 0 fator decisivo da aprendizagem. A Pedagogia Critico,,-Socialdos conteudos atribui grande importincia Didatica, cujo objeto de estudo eo processo de ensino nas suas rela<;:6es liga<;:6esom e c a aprendizagem. As a<;:6es e ensinare aprender formam urna unidade, mas cada d

Cademos de Formar;8.0

.;.c4.j

uma t::m a sua especihcidade. A Didatica tern como objetivo a direyao do processo de ensinar, tendo em vista finalidades socio-politicas e pedagogicas e as condic;:6ese meios formativos; tal direyao, entretanto, converge para promover a auro-arividade dos alunos, a aprendizagem. Com isso, a Pedagogia Critico-Social busca uma simese superadora de uac;:ossignificacivos da. Pedagogia Tradicional e da Escola Nova. Postula para 0 ensino a tarefa de propiciar aos alunos 0 desenvolvimemo de suas capacidades e habilidades intelecruais, mediante a uansrnissao e assimilayao ativa dos comeudos escolares articulando, no mesmo processo, a aquisiyao de noc;:6es sistematizadas e as qualidades individuais dos alunos que lhes possibilitarn a auto-atividade e a busca independeme e criativa das noc;:6es.Mas trata-se de urna simese superadora. Com efeito, se a Pedagogia define fins e meios da pratica educativa a partir dos seus vinculos com a dinamica da pnitica social, importa urn posicionamemo dela face a interesses sociais em jogo no quadro das rela<;:6esociais s vigemes na sociedade. Os conhecimemos te6ricos e praticos da Didatica medeiam os vlnculos entre 0 pedagogico e a docencia; fazem a ligayao entre 0 "para que" (op<;:6es politico-pedagogicas) eo "como" da ayao eaucativa escolar (a pd.tica docente). A Pedagogia Criuco-Social rama 0 partido dos interesses majoridsios da sociedade, atribuindo instruyao e ao ensino 0 papel de proporcionar aos alunos 0 dominio de conteudos cientihcos, os metodos de estudo e habiliClades e habitos de raciodnio cientffico, de modo a irem formando a consciencia critica face realidades sociais e capacitando-se a assutnir no conjunto das lutas sociais a sua condiyao de agentes ativos de transformayao da sociedade e de si proprios.

as

~,~
Com efeito, se a Pedagogia define fins e meios da pratica educativa a partir dos seus vfnculos com a dinamica da pratica social, importa urn posicionamento dela face a interesses sociais em jogo no quadro das relac;5es sociais vigentes na sociedade. Os conhecimentos te6ricos e praticos da Did,Hica medeiam os vfnculos entre 0 pedag6gico e a docencia; fazem a Iigac;ao entre 0 "para que" (opc;5espoliticopedag6gicas) e 0 "como" da ac;ao educativa escolar (a pratica docente). .

AT~vrDADES

c) Apresente as caraeteristicas das Tendencias Pedagogicas mais conhecidas: Tradicional, Renovada, Libertadora e Critico-Social dos conteudos. d) Elaborar quest6es em grupo (4 a 5 alunos) e entrevistar professores. Analisar as respostas e socializar para a classe.

Para aprofundar este estudo pode-se ler: Tendencias pedagogicas na pratica escolar - Revista AND E, n. 6, 1983. Anota<;:6es sobre a questao pedagogico-didatica Anais da III CBE, 1984. e a politica social -

Pedagogia Critico-Social: Curriculo e didatica - Anais do XVI Seminario Brasileiro de Tecnologia Educacional, '1.1, Rio de Janeiro, 1985, p.45-65. LIBANEO, J. C. Fundamentos teoricos e praticos do trabalho docente: estudo introdutorio sobre pedagogia e didatica - Tese de doutorado. Pontihca Universidade Catolica de Sao Paulo. Sao Paulo, 1990.

c_ .. 36

./

Cadernos de Formar;8,O

Das könnte Ihnen auch gefallen