Sie sind auf Seite 1von 71

BOAS PRTICAS DE MANEJO E EXTRAO DE LEO VEGETAL DE ANDIROBA

Elaboradores:

Marcelo S. Melo Everton C. Almeida Jurandy B. Dantas

BOAS PRTICAS DE MANEJO E EXTRAO DE LEO VEGETAL DE ANDIROBA

Ttulo: BOAS PRTICAS DE MANEJO E EXTRAO DE LEO VEGETAL DE ANDIROBA

Elaboradores: Marcelo S. Melo (IBAMA - FEP/NES) Analista ambiental Everton C. Almeida (UFOPA/IBEF) Prof. Msc. cincias de florestas tropicais Jurandy B. Dantas (UFOPA/IBEF) Tc. florestal/Laboratrio de manejo Capa, projeto grfico & reviso textual: DArcy Albuquerque | www.darcyalbuquerque.com Ilustraes: pg. 29, 31, 32, 35-37 e 39: Marcelo S. Melo pg. 14,16, e 25: DArcy Albuquerque Fotografias: Acervo IBAMA | Projeto Floresta em P exceto pg.3,24,50,58,59 e 64: DArcy Albuquerque Local | ano: Santarm | 2011 Esta publicao uma realizao do IBAMA no mbito do projeto Floresta em P com apoio finaceiro do Fundo Francs para o Meio Ambiente - FFEM | Agncia Francesa para o Desenvolvimento - ADF. __________________________________________________________ Para adiquirir esta publicao ou para mais informaes contate:

Hildemberg Cruz hildemberg.cruz@ibama.gov.br Coordenador Nacional do Projeto Floresta em P Marcelo Santos Melo marcelo.smelo@gmail.com Coordenador local do projeto (Santarm)
www.florestaempe.com.br

ndice
Apresentao, 7 ANDIROBA, 11
1. 2. 3. 1. 2. 3. Ocorrncia e distribuio na floresta, 12 Florao e frutificao, 14 Formas de disperso, 16 Etapas do manejo de andiroba, 22 Onde e como realizar o manejo, 28 Inventrio das espcies, 34 Transporte , 44 Lavagem, 46 Cozimento, 48 Secagem, 50 Preparao da massa, 52 Espera, 54 Extrao do leo, 56 Embalagem , 58

PLANO DE MANEJO , 19

BENEFICIAMENTO, 43
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Consideraes Finais, 61 Referncias, 63

ApresentAo

A importncia do fluxo de informaes a respeito dos recursos florestais no madeireiros ainda no est suficientemente divulgada nem compreendida. H muita produo literria sobre o tema das tcnicas de reduo do impacto do manejo florestal madeireiro. J a explorao de produtos no madeireiros tem tido, com frequncia, como processo de divulgao apenas o registro das tcnicas tradicionais, faltando, muitas vezes, uma abordagem que tambm considere aspectos tcnico-cientficos. As comunidades tradicionais, os povos indgenas e muitos colonos de assentamentos j conhecem o potencial (e fazem uso efetivo) dos recursos que a floresta dispe. A utilizao destes implica em impacto mnimo ao meio ambiente quando manejados adequadamente. Portanto, aliar o saber tradicional ao saber cientfico no conhecimento dos produtos no madeireiros e repassar essa informao contribuir para o desenvolvimento econmico, para a manuteno dos valores culturais, para a conservao das florestas, e, finalmente, para a integrao destas dimenses num processo equilibrado. O Floresta em P (FEP) um projeto de cooperao tcnica internacional bilateral, composto por rgos brasileiros (EMBRAPA, IBAMA e IEB) e franceses (ONFI, CIRAD e GRET) cujo objetivo promover e apoiar iniciativas de manejo florestal entre comunidades e empresas, fazendo com que estas parcerias possam ser qualificadas e consequentemente reconhecidas pelas polticas pblicas. Santarm e municpios circunvizinhos foram o foco principal das aes do FEP para a implementao de experincias-piloto sobre manejo, para a sistematizao do conhecimento gerado, e, finalmente, para a difuso das prticas de manejo e processamento dos produtos e subprodutos florestais, em termos tcnicos, econmicos, sociais e ambientais.

A andiroba (Carapa guianensis Aubl.), entre as espcies no madeireiras conhecidas, a mais abundante nas florestas da rea de atuao do FEP e tem reconhecido potencial de mercado. O leo de andiroba se destaca como um dos mais usados pela populao e pela indstria. Apresenta propriedades qumicas que so benficas ao homem, ajudando no tratamento dermatolgico, na produo de antiinflamatrios, e de produtos para beleza em geral. Apesar destas propriedades necessitarem de mais estudos cientficos para a sua comprovao, todos estes aspectos justificam a escolha do leo de andiroba como objeto para o desenvolvimento de um manual. Esta publicao pretende, simultaneamente, ser uma fonte de referncia e de registro do conhecimento tradicional, validado cientificamente, sobre a extrao e produo de leo de andiroba, ajudando a preservar e difundir esse saber-fazer amaznico. A experincia que serviu de base para a elaborao do manual foi desenvolvida na Comunidade de Santo Antnio, no Projeto de Assentamento Moju (PA Moju), alm de contar com a contribuio de grupos produtores da Floresta Nacional do Tapajs (Flona Tapajs): So Domingos, Pedreira e Nazar.

AndiroBA

12

ANDIROBA

1.

ocorrnciA e distriBuio nA florestA

A rvore de andiroba possui mdio a grande porte, com tronco reto que atinge cerca de 30 metros de altura e geralmente apresenta razes em forma de tbuas (sapopemas) em reas onde o solo mais arenoso ou muito mido (vrzeas e igaps) e sem sapopemas quando o solo mais argiloso. Ocorre em parte da Amrica Central e em toda a bacia amaznica nos seus diferentes ecossistemas, tais como a vrzea, o igap e a terra-firme. Sua densidade populacional ocorre de forma agrupada, isto , em reboleiras na floresta, tal como os seringais naturais. Essa densidade varia de acordo com o ecossistema a que ela pertence. Na vrzea, o nmero de rvores maior que na terra-firme, em mdia existem 5 rvores por hectare.

ANDIROBA

13

14

ANDIROBA

2.

florAo e frutificAo

A andiroba apresenta 28 espcies espalhadas nos continentes americano e africano, porm somente 2 espcies predominam na Amaznia, como a Carapa guianensis Aubl. e a Carapa procera D. C. Sua poca de florao diferenciada em quase toda a Amaznia, assim como a frutificao. Na regio oeste do Par, a principal poca de florao est entre os meses de agosto e dezembro. Porm, as observaes em campo e os relatos de comunitrios mostram que algumas andirobeiras florescem em outros meses do ano, proporcionando uma baixa produo de frutos. J o principal perodo de queda dos frutos est entre os meses de dezembro a maio (Figura 2).

Figura 1. Flor da
andiroba

A produo de cada rvore de andiroba apresenta algumas condicionantes que ainda no so completamente conhecidas, mas acredita-se que seja dependente de caractersticas como: o tamanho da copa; a exposio total ou parcial da copa ao sol; a presena ou a ausncia de galhos quebrados; a idade da rvore; a poca do ano; os anos de alta ou baixa produo; entre outros. Os trabalhos de acompanhamento j realizados mostraram que sua produo individual anual varia entre 50 a 200 kg (Shanley, 2005), 30 a 150 kg (Lima et al, 2007), 23 a 128 kg (Ferraz, et al., 2003) e 180 a 200 kg (SEBRAE/ AC, 1998).

novembro

dezembro

dezembro

setembro

fevereiro

outubro

janeiro

florao frutificao Figura 2. Calendrio da andiroba

janeiro

agosto

maro

julho

maio

abril

ANDIROBA

15

16

ANDIROBA

3.

formAs de disperso
Figura 4. Fruto com casca

Os frutos da Andiroba so grandes e pesados, geralmente caem embaixo da copa ou em suas proximidades e apresentam em mdia 12 sementes. Podem ser levados por animais como primatas (macacos) e roedores (cutias, pacas etc.), que consomem parte das sementes e outras acabam germinando (Figura 3). NOTA: A coleta dos frutos ocorre na mesma poca da queda/ disperso, representando um risco ao coletor, uma vez que eles caem, no perodo chuvoso, de andirobeiras com alturas aproximadas de 30 metros; por isso, torna-se indispensvel o uso de Equipamentos de Proteo Individual (EPI) como capacetes e, para a proteo contra animais peonhentos (cobras), perneiras, botas e luvas. Na regio das ilhas, no arquiplago do Maraj, assim como em outras regies de vrzea, as comunidades coletam a andiroba na margem do rio. Isto indica, neste caso, que ela tambm dispersa pelos igaraps que desguam nos grandes rios.

Figura 5. Fruto sem casca

Figura 3. Animais dispersores da semente de andiroba.

Figura 6. Fruto danificado

ANDIROBA

17

plAno de mAneJo

20

PLANO DE MANEJO
Plano de Manejo Florestal Sustentvel (PMFS) o documento tcnico bsico que contm as diretrizes e os procedimentos para a administrao da floresta, visando obteno de benefcios econmicos, sociais e ambientais. Deve incluir medidas que visam reduzir os impactos da extrao dos produtos florestais sobre a fauna e aumentar a proteo da floresta. O PMFS realizado na Unidade de Manejo Florestal, que a rea do imvel rural (ou da Unidade de Conservao) a ser utilizada no manejo florestal. No PMFS necessrio realizar: a diviso (ou zoneamento) da Unidade de Manejo Florestal (UMF) em: rea de extrao (colheita), reas de preservao permanente, e reas inacessveis colheita; o estabelecimento de uma Unidade de Produo Anual (UPA), que a subdiviso da rea de Manejo Florestal, destinada a ser explorada em um ano; o planejamento das vias de acesso/estradas por onde os produtos so escoados; a diviso da rea a ser manejada (UPA) em parcelas ou talhes de colheita, que, nesse caso, definida como Unidade de Trabalho (UT). Essas definies so estabelecidas para o Manejo Florestal que tem como principal produto a madeira, mas que tambm pode prever a extrao e a utilizao de produtos florestais no madeireiros. A legislao que regulamenta a explorao ou extrao de produtos florestais no madeireiros ainda no foi definida pelos rgos responsveis. As normas e regras sugeridas para os Planos de Manejo foram construdas a partir das experincias acompanhadas por empresas, organizaes no governamentais, institutos de pesquisa e organizaes comunitrias de produtores. Portanto, as propostas de Planos de Manejo podem ser apresentadas aos rgos ambientais competentes seguindo o que pressupe o conjunto do conhecimento j documentado. As normas devem ser de conhecimento de todos os envolvidos no manejo comunitrio, especialmente dos tcnicos responsveis. Na FLONATapajs, conforme as normas de uso previstas no Plano de Manejo da Unidade de Conservao, nas reas onde no h o Plano de Manejo Florestal de Uso Mltiplo, as atividades de extrativismo de produtos florestais no madeireiros, com finalidade comercial, sero permitidas mediante autorizao do ICMBio. Nas reas onde houver Contrato de Concesso de Direito Real de Uso, a concessionria ser responsvel pelo requerimento de autorizao ao ICMBio.

PLANO DE MANEJO

21

22

PLANO DE MANEJO

1.

etApAs do mAneJo de AndiroBA

O manejo de Andiroba para a extrao de leo consiste no uso de tcnicas e mtodos adequados para pr-coleta, coleta e ps-coleta das sementes das andirobeiras.

pr-coletA
Esta etapa comporta tudo aquilo que anterior coleta propriamente dita. Neste momento, o proprietrio seleciona a rea com potencial para a realizao do manejo identificando a presena das espcies e dos produtos de seu interesse; com base nisso, planeja e implementa a UMF; a seguir, faz um inventrio minucioso das espcies; e, por fim, faz uma previso da produo e organiza a futura coleta. A pr-coleta compreende: onde e como realizar o manejo; inventrio das espcies; estimativa e organizao da futura coleta.

1 pr-coleta

2 coleta

3 ps-coleta

PLANO DE MANEJO onde e como reAlizAr o mAneJo


Trata-se de, em primeiro lugar, identificar onde ser realizado o manejo verificando o potencial das espcies de interesse e, em segundo lugar, fazer o zoneamento da rea escolhida para que a futura coleta possa ser realizada com eficcia. NOTA: Este contedo ser desenvolvido em detalhe a partir da pgina 28.

23

inventrio dAs espcies


Consiste em localizar, identificar, medir e avaliar as rvores da unidade de acordo com as necessidades e objetivos do PMFS. atravs do inventrio que teremos uma noo exata da quantidade e qualidade dos indivduos na UMF. Aps o trmino do inventrio podemos confeccionar um mapa que ir orientar o planejamento da extrao das sementes das andirobeiras ou outras espcies de interesse. NOTA: Este contedo ser desenvolvido em detalhe a partir da pgina 34.

estimAtivA e orgAnizAo dA coletA


A estimativa da produo de sementes permite que os manejadores/coletores possam planejar a produo de leo garantindo o fornecimento do produto de forma equilibrada. Se houver um histrico de produo na regio, pode-se indicar a estimativa da produo esperada por rea ou por rvore (kg/ ha, kg/rvore etc.), alm de uma estimativa da produo total (saca, litro, hectolitro, etc.). importante que se elabore um levantamento na poca de florao, aproximadamente 4 a 5 meses antes da safra, para estimar as rvores produtivas. Para a organizao da coleta preciso estabelecer um Planejamento de Coleta Anual com as seguintes descries: nmero de rvores que sero coletadas, localizao da(s) rea(s) de coleta e definio/ limpeza dos caminhos ou trilhas. A poca da coleta deve ser descrita, com a indicao do perodo no qual a coleta ser realizada, a fim de determinar o seu ciclo e periodicidade.

24

PLANO DE MANEJO

coletA
A coleta comercial se d no perodo de maior disperso das sementes (pico de produo). As sementes que sero coletadas devem apresentar colorao marrom clara. Deve-se excluir as sementes furadas, pretas, rodas, quebradas, mofadas, muito leves e germinadas. Estas devero permanecer na floresta para alimentao da fauna e perpetuao da espcie (regenerao natural).

Figura 7. Sementes novas de boa


qualidade adequadas coleta

Figura 8. Sementes danificadas


inadequadas para coleta

1 pr-coleta

2 coleta

3 ps-coleta

PLANO DE MANEJO
mAteriAl necessrio

25

Para a coleta, h necessidade de se utilizar os Equipamentos de Segurana Individual (EPI), para evitar acidentes. Os EPI so: luvas, cala comprida, camisa de mangas compridas, botas de cano longo ou perneiras, capacete, garfo de madeira (opcional).

recomendAes

Para facilitar a coleta dos frutos aconselhavl o uso do garfo de madeira (assim evita-se peg-los com a mo, prevenindo os ferimentos com espinhos e o ataque de cobras); Utilizar sempre a bainha do faco para guard-lo; Utilizar como material para coleta: sacos de rfia, paneiro ou similar; Ter disponveis itens de primeiros socorros; Realizar a coleta com no mnimo duas pessoas.

Figura 9. Equipamentos de
Segurana Individual (EPI)

26

PLANO DE MANEJO

ps-coletA
Quando acaba a coleta no acaba o trabalho do plano de manejo. H ainda que tomar alguns cuidados importantes para garantir a continuidade da produo nos prximos anos. Estas atividades so essencialmente o monitoramento e a manuteno: da Unidade de Manejo Florestal, da produo, e da floresta.

monitorAmento e mAnuteno dA umf


So as atividades que ocorrem durante o restante do ano aps a coleta das sementes e consistem no monitoramento da florao e produo de frutos da espcie e na manuteno dos ramais/trilhas de acesso.

1 pr-coleta

2 coleta

3 ps-coleta

PLANO DE MANEJO

27

Figura 10. Monitoramento das

rvores de andiroba em parcelas permanentes, na comunidade de Santo Antnio | 2009

monitorAmento dA produo
importante realizar o monitoramento da produo de sementes (saca, lata ou outras, de acordo com a regio), anotando a cada safra a quantidade produzida. Dever ser anotada a quantidade produzida na coleta e recepo no local de beneficiamento para que seja estimada a produo de leo. Alm disso, o monitoramento da produo de leo por coleta e por lote tambm imprescindvel. Dever ser anotada a quantidade produzida no armazenamento do leo (litro, carote/galo). Estas informaes so importantes para a estimativa do custo de produo e consequentemente a remunerao dos manejadores/extratores, bem como a valorao do produto.

mAnuteno e proteo dA florestA


O corte de cips, quando previsto no Plano de Manejo, deve ser realizado quando estiver estrangulando as rvores, entrelaando a copa e/ou prejudicando a produo de frutos. Essa atividade pode ser realizada durante o inventrio florestal, isso porque representar reduo de custos. O plantio, quando previsto no Plano de Manejo, poder ser feito com mudas ou por meio do plantio direto de sementes provenientes de andirobeira de alta produtividade, em clareiras.

28

PLANO DE MANEJO

2.

onde e como reAlizAr o mAneJo

Para a realizao do manejo preciso fazer: a identificao da rea (potencial) e o zoneamento ou delimitao fsica da unidade.

identificAo
Nesta atividade so realizadas visitas s reas destinadas/pretendidas para a execuo do manejo, com a finalidade de identificar o potencial das espcies de interesse e definir a rea para a implantao da UMF (Figura 11). Deve-se fazer uma caracterizao geral da rea. Esta descrio conter informaes sobre usos, acessos, tipo de ocupao e outras informaes. importante tambm que seja feito um croqui, mapa ou desenho que permita a localizao da rea de manejo, contendo: delimitao da rea de manejo, pontos de referncia como estradas, curso de gua, igaraps, caminho de coleta, e um mapeamento das andirobeiras produtivas. Este mapeamento pode ser feito utilizando tcnicas de passos calibrados, trenas ou aparelhos GPS. Se ocorrerem mudanas na rea, preciso atualizar o mapeamento.
pessoAl envolvido

Uma pessoa experiente que tenha habilidades e conhecimentos botnicos das espcies da regio, ou seja, que saiba reconhecer as rvores das espcies de interesse (Andiroba, Copaba, Cumaru, Pequi, entre outras). Duas pessoas que conheam bem a rea e que possam realizar uma caminhada em toda a UMF.
mAteriAis necessrios

Faco, trenas, GPS ou bssola (se disponvel), Equipamentos de Proteo Individual - EPI, cantil ou garrafa com gua, alguns medicamentos e materiais para primeiros socorros.

PLANO DE MANEJO

29

Figura 11. Exemplo de diviso da propriedade

30

PLANO DE MANEJO

zoneAmento
Aps a identificao do potencial da rea so realizadas as atividades de zoneamento ou delimitao fsica da UMF, que consiste na abertura de trilhas/ramais em todas as bordas/extremidades da UMF, assim como o estabelecimento de UT, se necessrio; as estradas e/ou caminhos anteriormente abertos devem ser mantidos, evitando abertura de novos caminhos. No planejamento tambm feito o mapeamento dos aspectos fsicos da rea (rios, igaraps, grotas, morros, reas de cipoal, bambu etc.), que so importantes para o auxlio do inventrio das espcies. A forma ou o formato da rea, quando possvel, deve ser regular (quadrada ou retangular), pode ser tambm conforme a distribuio das espcies e aspectos fsicos do terreno.
ABerturA dA linhA BAse

Consiste em abrir uma trilha/ramal na parte frontal da UMF ou da UT, sendo que esta a primeira trilha a ser aberta e servir como ponto de partida para as trilhas de orientao das bordas e interior da Unidade. No caso de uma propriedade rural familiar, os picos de divisa entre os lotes podem ser considerados como linha base (Figura 12).
ABerturA de trilhAs e rAmAis no interior dA unidAde

Nesta atividade so feitas as trilhas de orientaes dentro da unidade, obedecendo a um espaamento entre elas de 50m e com largura em torno de 1m; nas trilhas so distribudos a cada 25m piquetes de madeira contendo a numerao da metragem, que servir para orientar a equipe do inventrio. Recomenda-se que se faa na unidade, considerando a distribuio das rvores produtoras, ramais para o transporte das sementes por carroas com trao animal, carros empurrados pelo prprio manejador/ coletor ou pequenos tratores/giricos. Essas trilhas possuem largura de aproximadamente 1,5m, e so construdas de acordo com a distribuio/concentrao das rvores de Andiroba, facilitando a coleta, pois diminui a distncia entre os pontos de coleta e o local de armazenamento para o transporte final das sementes (Figura 13). Nas reas de manejo onde as rvores esto bem distribudas, recomenda-se a abertura de um ramal a cada 200m para que os coletores percorram uma distncia mxima de 100m, pois assim, otimiza-se a coleta e diminui os esforos do coletor (Figura 13).

PLANO DE MANEJO

31

Figura 12. Delimitao da rea de manejo

32

PLANO DE MANEJO ABerturA de trilhAs de coletA


Estas trilhas ligam uma rvore outra, semelhante s trilhas de seringais nativos (Figura 13) para facilitar a coleta do produto. NOTA: As trilhas e ramais de transporte das sementes devem ser bem mais limpos e acabados que os usados como picada de orientao, pois estes sero as vias de acesso e trnsito da equipe da coleta, animais, carroas ou ou pequenos tratores/giricos para transporte das sementes.

Figura 13. Abertura de trilhas de coleta e ramais de transporte

PLANO DE MANEJO
pessoAl envolvido

33

Um coordenador que tenha liderana e habilidade para trabalhar com bssola e, assim, orientar a abertura das picadas; Dois ajudantes para fazerem o corte e a medio das trilhas (picadas). NOTA: Caso os ajudantes no tenham sido treinados anteriormente, levaro cerca de dois dias de trabalho para alcanarem uma boa produo.
mAteriAis necessrios

Faco, lpis estaca (azul), tinta leo, bssola, trena (30/50m), Equipamentos de Proteo Individual, cantil, material de primeiros socorros.
vAntAgens

Facilita o planejamento das atividades posteriores como o inventrio, a coleta de sementes, visitas, entre outros; Permite ao produtor conhecer e acompanhar a produo na rea selecionada; Permite medir a produtividade das atividades de coleta; Garante maior preciso do inventrio florestal e facilidade para a localizao e seleo das rvores dentro da rea.
desvAntAgem

Exige que a mo de obra seja treinada e qualificada.

34

PLANO DE MANEJO

3.

inventrio dAs espcies

Os objetivos de se fazer um inventrio a 100% das espcies de interesse so: localizar, identificar, medir e avaliar as rvores da UMF ou da UT de acordo com o estabelecido no PMFS. O inventrio permite ter uma noo exata da quantidade e qualidade dos indivduos na UMF ou na UT. Com base no inventrio confecciona-se um mapa que ir subsidiar/orientar o planejamento da extrao das sementes das andirobeiras ou outras espcies de interesse. Antes de iniciar o inventrio importante definir o tipo de informaes que sero investigadas. Todas essas informaes devem contemplar os objetivos do PMFS e dependem de tempo e recursos financeiros para a sua realizao. As principais informaes de um bom inventrio so: Espcies, Dimetro altura do peito, Altura e forma da copa, Presena e efeito de cips na rvore.

espcies
Definir as espcies que devero ser inventariadas. interessante inventariar outras espcies que produzem leo, resinas, ltex e frutas, pois na entressafra da andiroba estas podem ser uma boa fonte de trabalho e renda.

dimetro A AlturA do peito


Definir o dimetro (DAP) ou circunferncia (CAP) mnimos a partir do qual se realizar o inventrio. Para a andirobeira indicado que se faa a mensurao a partir de 10 cm de DAP (Figura 14).

PLANO DE MANEJO

35

Ponto de medio situado acima da sapopema ou acima da normalidade Ponto de medio (DAP) a 1,3m do solo

Figura 14. Medio do dimetro ou circunferncia (DAP ou CAP)

36

PLANO DE MANEJO AlturA e formA dA copA


A observao da altura total da rvore e a formao da copa importante para estimar a produo de cada indivduo, pois as copas que recebem uma boa percentagem de luz (Figura 15) e que tm uma boa formao podero apresentar uma melhor produo (Figura 16).

Figura 15. Classes de iluminao da copa


1. Copa emergente ou completamente exposta luz. 2. Copa parcialmente iluminada, ou seja, parcialmente coberta por copas de rvores vizinhas. 3. Copa completamente coberta por copas de rvores vizinhas, recebendo apenas luz lateral ou difusa. 4. Sem avaliao (rvore sem copa).

PLANO DE MANEJO
1. Copa completa normal: rvore que apresenta a copa completa bem distribuda. 2. Copa completa irregular: rvore que apresenta a copa completa, porm mal distribuda decorrente de fatores como o crescimento no sentido da maior incidncia da luz. 3. Copa incompleta: rvore que perdeu parte da copa decorrente de causas naturais ou explorao. 4. Rebrotao: copa em processo de regenerao, aps dano severo como o descopamento. 5. Sem copa: rvore que perdeu a copa por queda de outras rvores decorrentes da explorao ou de causas naturais.

37

Figura 16. Avaliao da qualidade (forma) da copa

38

PLANO DE MANEJO presenA e efeito de cips nA rvore


Esta observao usada para estimar o grau de infestao dos cips nas rvores monitoradas (Figura 17). A infestao de cips pode ser resultante de grandes aberturas no dossel provocadas por vendavais, pela explorao madeireira ou, ainda, por desbastes com grande intensidade. Nesse caso, deve-se realizar o corte de cips para liberar as rvores e induzir o crescimento, conforme previsto no PMFS.

recomendAes
Em situaes de possibilidade de acompanhamento tcnico e de recurso financeiro recomendvel que durante a realizao do inventrio tambm sejam identificados e registrados: O estado fsico da rvore com estabelecimento de critrios como: bom estado, oca, torta, morta, entre outras observaes; A sanidade da rvore, com estabelecimento de critrios como: ataques de cupins, doenas, sada de resinas ou latex, ataques de insetos e outras observaes.

PLANO DE MANEJO

39

1. Nenhum cip na rvore. 2. Cips presentes, sem causar danos. 3. Cips presentes, restringindo o crescimento: fortemente atracados no fuste ou cobrindo completamente a copa.

Figura 17. Classificao da presena e efeito dos cips

40

PLANO DE MANEJO

pessoAl envolvido
Um coordenador (pode ser um tcnico ou uma pessoa treinada para o servio), que tem como funo, alm de coordenar a equipe, tomar decises em casos de dvidas; alm disso, ser o responsvel pela anotao de todos os dados/informaes coletados durante o inventrio; Um identificador botnico (mateiro), que deve ser experiente e conhecer as espcies florestais. Ele identificar cada rvore das espcies de interesse, far a medio do dimetro e verificar a qualidade do tronco (fuste) e da copa da rvore. Um plaqueador, que auxiliar na medio dos dimetros das rvores e colocar a placa de identificao. Dois laterais, que localizaro as rvores a serem inventariadas atravs das coordenadas X e Y e indicaro para o restante da equipe cada rvore a ser inventariada, alm de fornecerem informaes sobre clareiras, reas de cips, declividades (morros e ladeiras), cursos dgua (igaraps e grotas), entre outros. NOTA: As coordenadas X e Y so as distncias que so estimadas a partir das trilhas (picadas) de orientao e da trilha de limite da rea (Figura 18).

mAteriAl necessrio
Faco, ficha de campo, plaqueta de alumnio com a numerao da rvore, martelo, prancheta, lpis, pregos, fita diamtrica, EPI, cantil, material de primeiros socorros.

PLANO DE MANEJO

41

vAntAgens
Permite o conhecimento prvio do potencial das espcies florestais de interesse, possibilitando ao proprietrio/comunidade um planejamento mais seguro; Permite o conhecimento da quantidade e a qualidade dos indivduos (rvores/ espcies); Identifica a localizao das rvores dentro da UMF ou da UT, facilitando a coleta das sementes; Registra os aspectos fsicos da rea (morros, rios, igaraps, grotas, tipos de vegetao, entre outros).

Figura 18. Medio das coordenadas X e Y da rvore

desvAntAgens
Exige a utilizao de uma equipe bem treinada e capacitada; Aumento do custo inicial do manejo.

Figura 19. Monitoramento das rvores

de andiroba em parcelas permanentes, na comunidade de Santo Antnio | 2009

BeneficiAmento

44

BENEFICIAMENTO

1.

trAnsporte

As sementes coletadas no podem ficar amontoadas na floresta, pois alm de germinarem facilmente, seu amontoamento propicia o ataque de fungos (mofo) e brocas. Para que isso seja evitado, necessrio fazer o transporte logo aps a coleta. O ideal que seja feito em, no mximo, dois dias aps a coleta. Caso no seja possvel fazer o transporte em tempo hbil, as sementes devem ser deixadas fora dos sacos, espalhadas em estrutura construda acima do solo (como jirais cobertos com palha, por exemplo) por, no mximo, 4 dias.. Deve-se escolher a melhor forma de transporte, ou seja, a que apresente o menor custo, que seja eficiente e que no prejudique a qualidade das sementes. Para o transporte primrio, pode-se utilizar paneiros ou sacos de rfia. O transporte das sementes deve ser feito em recipientes limpos e de forma arejada. Qualquer que seja o transporte utilizado deve-se evitar o contato das sementes com materiais contaminantes como, combustveis, produtos qumicos e vasilhames ou sacos reutilizados, por isso no recomendvel aproveitar recipientes de produtos qumicos (combustvel, agrotxico e outros).

Figura 20. Coleta das sementes

Figura 21. Transporte das sementes coletadas em sacos de rfia

BENEFICIAMENTO

45

46

BENEFICIAMENTO

2.

lAvAgem

Na chegada da coleta realizada a seleo e lavagem das sementes (Figura 23), que deve ser em gua limpa e, de preferncia, corrente. Na lavagem deve-se, alm de retirar toda a sujeira, restos de talos e o bucho que envolve a semente, separar as que apresentam problemas como rachaduras, ataque de larvas, fungos e outros (Figura 22). Aps a lavagem, devem-se colocar as sementes em local seco e arejado ou fazer logo o cozimento, sendo esta ltima opo a mais indicada. Na impossibilidade de cozinhar as sementes no mesmo dia, pode-se deix-las imersas, por no mximo, 24 horas. preciso retirar o excesso de gua das sementes antes do cozimento.

Figura 22. Sementes com fungos

Figura 23. Lavagem das sementes.

BENEFICIAMENTO

47

48

BENEFICIAMENTO

3.

cozimento

1. Cozinhar as sementes boas em gua limpa at amolecer a amndoa, mexendo de vez em quando (pode-se acelerar o cozimento tampando o recipiente at levantar fervura); 2. Verificar periodicamente, atravs da quebra de algumas sementes, para saber se a semente j est cozida; 3. Atentar para a semente no cozinhar demais (a ponto de rachar a casca), pois compromete a qualidade do leo; 4. Retirar as sementes cozidas do tacho. NOTA: Para o cozimento no se pode aproveitar recipientes de produtos qumicos. O ideal que se utilize caldeiro, tacho ou panela de inox ou alumnio.
mAteriAis usAdos

Para o cozimento, so necessrios: tachos, caldeires, ou panelas grandes. Para a retirada das sementes podem ser utilizadas conchas grandes perfuradas para facilitar o escoamento da gua (Figura 24).

Figura 24. Retirada das sementes


do tacho

Figura 25. Cozimento das sementes.

BENEFICIAMENTO

49

50

BENEFICIAMENTO

4.

secAgem

Aps o cozimento, deixar esfriar as sementes e escorrer o excesso de gua, por um perodo de 24 horas. Podem ser utilizados sacos abertos de fibra natural ou paneiros, quando se tratar de pequena quantidade de sementes, ou estrados de madeira com uma camada de at trs sementes sobrepostas (Figura 28). Estrados de telas de arame galvanizado so mais indicadas, pois permitem maior arejamento das sementes, diminuindo o tempo de secagem e evitando a contaminao por fungos. Outra opo para a secagem a utilizao de secadores: o mais indicado o secador solar fechado, pois acelera a secagem e utiliza melhor o calor (Figuras 26 e 27). A secagem est concluda quando, ao quebrar uma semente e apertar a massa, perceber-se a presena do leo. Isso deve ocorrer em um perodo entre 15 a 25 dias, durante o qual as sementes devem ser revolvidas pelo menos uma vez ao dia. No caso da utilizao do secador solar, o tempo de espera ser menor de acordo com a eficincia do secador e condies climticas. NOTA: No caso da infestao de fungos nas sementes, deve-se fazer a limpeza antes de cort-las. importante proteger o nariz e a boca com mscara ou pano limpo.

Figura 26. Secador solar fechado

desenvolvido pela EMBRAPA na comunidade de Santo Antnio | 2010

Figura 27. Manuseio das sementes no

secador solar fechado (modelo simplificado) construido na comunidade da Pedreira na Flona Tapajs | 2011

Figura 28. Disposio das sementes para secagem

BENEFICIAMENTO

51

52

BENEFICIAMENTO

5.

prepArAo dA mAssA

As sementes devem ser cortadas, com auxlio de uma faca, em cima de uma tbua limpa, descartando as que apresentarem podrido. A polpa da amndoa pode ser retirada com auxlio de uma colher (Figura 29). A massa pode ser preparada com um pilo ou com as mos ou dentro de um saco plstico transparente e resistente, pisoteando-o. Para o preparo da massa deve-se utilizar utenslios de inox ou material plstico de boa qualidade (Figura 30). A partir dessa fase, no se pode utilizar utenslios de alumnio, zinco ou ferro. A massa estar no ponto, quando perceberse um brilho na sua superfcie, ou quando ao esmagar-se a massa com os dedos aparea o leo. NOTA: importante higienizar o local do corte das sementes e restringir acesso de pessoas e de animais para evitar contaminao. As pessoas que iro manipular a sementes devem lavar as mos e estar em condies higinicas adequadas, usando touca e roupas limpas.
recomendAes

Para evitar acidentes, no utilizar a ponta da faca para retirada da massa da amndoa. No caso de uso de saco plstico resistente, o local de pisoteamento deve ter superfcie lisa e limpa. No preparo manual da massa, pode-se utilizar bacias de material plstico de boa qualidade. Figura 29. Corte das sementes e
retirada da polpa

Figura 30. Preparao da massa

BENEFICIAMENTO

53

54

BENEFICIAMENTO

6.

esperA

Depois que a massa est pronta, ela moldada em forma de po e colocada em um recipiente inerte (bacias de inox ou plstico de boa qualidade), para que o leo comece a sair (Figura 32). Quando isso ocorre (em uma ou duas semanas), tem-se o ponto ideal para que a massa seja colocada para escorrer nas bicas. prefervel moldar a massa em forma de po de tamanho pequeno, pois o leo escorre mais rapidamente. NOTA: As bacias ou depsitos devem ser de material inerte para que no haja contaminao da massa, e consequentemente do leo. Nessa fase deve-se ter muito cuidado para que a manipulao da massa seja feita observando-se os critrios de higiene. Alm disso, devem-se cobrir os recipientes com tela para evitar a entrada de poeira e insetos.

Figura 31. Verificao


do surgimento do leo

Figura 32. A massa molda em forma de po

BENEFICIAMENTO

55

56

BENEFICIAMENTO

7.

extrAo do leo

A massa colocada em bicas para que o leo escorra facilmente; as bicas podem ficar expostas ao sol ou na sombra. Expostas ao sol, o leo escorre com mais facilidade, porm, relatos indicam que h maior probabilidade da massa endurecer (criar sebo), enquanto na extrao sombra o leo escorre mais lentamente, mas no corre o risco de endurecer. Ambos os processos precisam de manejo peridico da massa, visando acelerar e potencializar a sada do leo. preciso trabalhar (mexer, sovar, amassar) a massa pelo menos uma vez ao dia ou quando diminuir a sada do leo. As bicas podem ser de madeira, plstico PVC ou inox (Figura 33). As vasilhas que aparam o leo devem ser de inox ou vidro. No caso de se utilizar madeira, esta deve ser de andiroba. Caso se queira fabricar a superfcie de madeira para a extrao do leo, a legislao local dever ser respeitada e prefervel que se use madeira proveniente de rvores mortas ou cadas. O material mais indicado para confeco das bicas o inox, pois durante o longo tempo que a massa fica para escorrer no h liberao de substncias contaminantes. As bicas devem ficar em local que garanta a higiene. Devem ser cobertas com tela (fil, vu, etc.) para evitar a entrada de poeira e insetos e permitir a entrada de ar. importante lavar sempre as mos antes de manusear a massa. O leo deve escorrer diretamente em vasilhame escuro. que deve ser de uso especfico para a guarda do leo de andiroba. Podem ser reutilizadas garrafas de vidro escuro (mbar), desde que limpas, lavadas e esterilizadas, exceto embalagens de agrotxicos e outros produtos qumicos. Tambm no se pode reutilizar garrafas plsticas ou garrafas pet para armazenar o leo NOTA: Materiais metlicos (como alumnio e zinco) ou plsticos (como lona) podem diminuir a qualidade do leo.

Figura 33. Extrao do leo em bicas de inox.

BENEFICIAMENTO

57

58

BENEFICIAMENTO

8.

emBAlAgem

1. Coar o leo em filtro de papel (tipo filtro para coar caf) e no reutilizar o filtro. 2. Armazenar o leo em vasilhames em vidro escuro para pequenas quantidades. Para grandes volumes utilizar carote/galo escuro e opaco (preto ou azul), de material plstico de boa qualidade, de primeiro uso (novo) e no reciclado e, de preferncia, que impea a entrada da luz. Podem ser utilizadas garrafas de vidro desde que sejam de cor escura, estejam limpas e esterilizadas, exceto, como j se disse, embalagens de agrotxico e outros produtos qumicos. O tempo de armazenamento deve ser o menor possvel. O ideal que o carote/galo seja armazenado em local seco, arejado e protegido da luz. 3. Embalar o leo para a comercializao em recipientes de 60 ou30 ml. Estes recipientes devem ter etiquetas corretas para evitar confundir produtos de origens e pocas diferentes (Figura 35). Nestas etiquetas devem constar informaes como identificao do produto como leo de andiroba, origem (local de coleta e comunidade, lote), nome do produtor, data de extrao, data de armazenamento e perodo de extrao. NOTA: No misturar leo de coletas/lotes diferentes.

Figura 34. Recipiente de 30 ml


para comercializao do leo

Figura 35. Etiquetagem das embalagens

BENEFICIAMENTO

59

considerAes finAis

Ao longo desta publicao procurou-se demonstrar todo o processo necessrio para a produo de leo de andiroba, desde as tcnicas de manejo at a obteno do leo e sua embalagem. Esse processo envolveu a colaborao de comunitrios tanto da Comunidade Santo Antnio, no PA Moju, quanto da Floresta Nacional do Tapajs, suas experincias (acertos e erros), suas relaes com o mercado e o conhecimento tcnico de profissionais das instituies parceiras no Projeto Floresta em P e colaboradores. O processo tradicional de produo de leo no observa, na maioria das vezes, alguns critrios essenciais de garantia da boa qualidade do leo como: a coleta de sementes e seu manuseio; tempo entre o cozimento das sementes e a obteno do leo; a presena de contaminantes como insetos, fungos; uso de equipamentos e materiais inadequados com certos tipos de metais e plsticos e embalagens. Portanto, ao longo do Projeto a equipe tcnica, mediante capacitaes junto aos comunitrios e aquisio de materiais adequados,implantou importantes alteraes no processo que permitiram obter leo com maior qualidade quando comparado ao leo obtido anteriormente. Esses avanos contemplam a expectativa do mercado de leo para a utilizao em derivados como medicamentos naturais e cosmticos, uma vez que o custo do processo de descontaminao realizado pelas empresas diminui significativamente. As comunidades, visando a diversificao de produtos e acesso aos mercados locais para a complementao da renda, foram capacitadas para a fabricao de derivados como sabonetes e velas. Essa atividade indicada para os perodos de entressafra nos anos em que, naturalmente,

as andirobeiras produzem poucos frutos. Porm, persistem entraves legais comercializao dos derivados, pois alguns desses usos ainda no esto normatizados pelas agncias reguladoras, apesar de fazerem parte de costumes (tradies) populares, e no possuem estudos especficos para comprovar suas propriedades medicinais. As recomendaes constantes nessa cartilha, comprovadamente, contribuem para uma atividade florestal no madeireira que respeita os princpios da sustentabilidade, valoriza o conhecimento tradicional, integra efetivamente as comunidades em melhores mercados, pois valoriza os produtos atravs da qualidade e identidade. No entanto, deixa o desafio da continuidade uma vez que esse processo requer investimentos de valor importante em assistncia tcnica, capacitaes, aquisio de equipamentos, testes de qualidade em laboratrios, comunicao e relaes para acesso aos mercados e divulgao.

refernciAs
BOUFREUER, N. 2001. Subsdios Tcnicos para Elaborao do Plano de Manejo da Andiroba (Carapa guianensis Aublet.) no Estado do Acre. Rio Branco: SECRETARIA EXECUTIVA DE FLORESTAS E EXTRATIVISMO. FERREIRA, A.; SALES, H. 2008. Boas Prticas de Manejo e Boas Prticas de Fabricao na Cadeia Produtiva de leo de Andiroba e Manteiga de Muru-Muru: 11p. COGNIS. SEBRAE-AC. 1998. Produtos Potenciais da Amaznia. Braslia MMA/SUFRAMA/ SEBRAE/GTA. Rio Branco - Acre. 36p. SHANLEY, P.; MEDINA, G. 1998. Frutferas e Plantas teis na Vida Amaznica. CIFOR. Belm. 200 p. il. FERRAZ, I. D. K., CAMARGO, J. L. C. & SAMPAIO, P. T. B. 2003. Manual de Sementes da Amaznia Carapa guianensis Aublet. & Carapa procera D. C. Meliaceae. INPA Manaus/AM. 8 p. il. LIMA, L. M. S.; WADT, L. H. O.; KLIMAS, C. Estudo Fenolgico e Produo de Frutos de Andiroba (CarapaGuianensisAubl.) no Estado do Acre.Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu MG, 2 pp. MISSOURE BOTANICAL GARDEN. Distribuio Fitogeogrfica da espcie Carapa guianensis Aublet.. [Disponvel em: http://www.tropicos.org/name/20400362. Acesso em 10/09/2009]

Das könnte Ihnen auch gefallen