Sie sind auf Seite 1von 35

Introduo Teologia Sistemtica

Natureza e Propsito, Existncia de Deus, Revelao, Trindade

Panorama do Estudo:
Neste texto, procurar-se- oferecer ao aluno uma introduo temtica da teologia sistemtica nos aspectos de sua natureza e seu propsito, como tambm uma breve anlise dos contedos de revelao, a existncia de Deus, e da doutrina da Trindade. Este estudo apenas um levantamento inicial, pois para cada assunto levantado h muito mais para se dizer e analisar. Lembra-se ao aluno que o texto essencial para ser estudado a prpria Bblia. A teologia sistemtica, tem como interesse sistematizar o contedo teolgico da mesma para transmitir suas verdades de forma coerente e organizada. Mesmo que o esforo da sistemtica de resumir e organizar o ensino bblico, haver sempre a necessidade de recorrer ao texto bblico por pelo menos trs razes: 1) a falcia e limitao humana em resumir e categorizar todo o ensino teolgico da Bblia; 2) a responsabilidade do indivduo em averiguar de acordo com a prpria Bblia a certido dos ensinos transmitidos; e 3) a riqueza da narrativa biblica em transmitir verdades teolgicas atravs de eventos revelacionais, os quais no se classificam de forma natural em listas e definies sistemticas, mas no quotidiano do indivduo e do povo (essas formas comunicativas encerram en sino teolgico nas interaes humanas e divinas, como tambm no revelar as pressupostos teolgicos com os quais os personagens trabalham). A riqueza e a amplitude do texto bblico, bem como o seu carter e seu estilos literrios dificultam toda e qualquer tentative de sistematizar o seu ensino. Para desta dificuldade tem a ver com a necessidade de cada indivduo aplicar a teologia sua realidade especfica. No basta ter as respostas de outras pocas concernentes s dvidas e inquietaes de outros contextos. Importa saber aplicar o conhecimento teolgica para dar resposta apropriada aos assuntos do dia e da vivncia do indivduo. Ter uma noo correta sobre a Trindade de Deus no responde de forma devida as inquietaes referentes s prticas medinicas entre os espritas no Brasil. Ao mesmo tempo pode-se encontrar uma resposta necessidade da prtica medinica ao compreender melhor o amor de Deus Todopoderoso para com o indivduo e da necessidade que o ser humano tem de depender e confiar nos planos de Deus. Esse aspecto da teologia ajuda o indivduo, ento, a formular a su a resposta ao seu contexto especfico. A contedo da teologia no muda, mas a sua aplicao e as suas dvidas devem sempre ser contextualizadas devidamente.

Livros Textos:
Indica-se os seguintes livros para um acompanhamento do estudo aqui elaborado. Apresentar-se neste trabalho no um resumo do contedo elaborado pelos autores refernciados, como
p. 1 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

tambm uma crtica a certas posies tomadas. Cabe ao leitor analisar as propostas e elaborar as suas prprias propostas. Lembra-se que nenhuma caixa grande o suficiente para conter a Deus. Toda teologia sistemtica bem fechada, ento ter problemas em apertar suas definies. Conhecer a Deus impossvel aparte de auto-revelao divina e relacionamento ntimo com Deus. Nunca chegar a ser um estudo clnico e cientfico, pois Deus muito maior e alm da compreenso do ser humano. Dilogos com perspectivas e propostas diversas ajudaro o leitor a ter uma compreenso melhor de Deus.
BAILLIE, Donald M. Deus Estava em Cristo: Ensaio Sobre Encarnao e Expiao. Traduo de Jaci Correia Maraschin. Rio de Janeiro: JUERP/ASTE, 1983. (original em ingls, 1955). (pginas 152-168). ELWELL, Walter A., editor. Enciclopdia Histrico-Teolgica da Igreja Crist, volume II, E-M. Traduo de Gordon Chown. So Paulo: Sociedade Religiosa Edies Vida Nova, 1990. (original em ingls, 1984). (pginas 576-577). RICKSON, Millard J. Introduo Teologia Sistemtica. traduzido por Lucy Yamakami. So Paulo: Vida Nova, 1997. (Original em ingls, 1992). [Esta obra um resumo simplificado da obra mais completa Christian Theology.]. (pginas 15-106, 127-139). GEORGE, Timothy. Teologia dos Reformadores. Traduzido por Grson Dudus e Valria Fontana. So Paulo: Edies Vida Nova, 1994. (Original em ingls, 1988). (pginas 42-50, 55-62, 79-87, 104, 116-118, 126-132, 176-182, 185-212, 217-218, 251-263, 270-278, 311-314). GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemtica. Traduzido por Norio Yamakami, Lucy Yamakami, Luiz A. T. Sayo, e Eduardo Perreira e Ferreira. So Paulo: Edies Vida Nova, 1999. (Original em ingls, 1994). (pginas 1-104, 165-197). KEELEY, Robin, organizador. Fundamentos da Teologia Crist. Traduzido por Yolanda Krievin. So Paulo: Editora Vida, 2000. (Original em ingls, 1992). (pginas 109-116).

Introduo Geral:
necessrio antes de comear o estudo teolgico propriamente conhecer o ponto de partida. Na tarefa teolgica, procura-se expressar de forma ntida e detalhada a natureza de Deus, os seus planos para com a humanidade, e a resposta devida do homem em relao a Deus. Como Deus alm da criao, no possvel conter a Deus dentro de uma caixinha bem definida. Deus maior que a compreenso humana, logo o esforo para definir a Deus de incio impossvel. Da origem grega, a palavra teologia quer dizer simplesmente p alavras sobre Deus. mais especificamente a disciplina referente ao estudo de Deus. Comea-se, portanto definindo os procedimentos de pesquisa, bem como a definio da matria. Sendo Deus a matria, h de incio srios problemas a serem resolvidos. Definir literalmente quer dizer, colocar limites. Assim, a tarefa da teologia de oferecer parmetros definidos para explicar e comunicar verdades referentes ao infinito . Qualquer descrio que se possa fazer ser falha, pois a tarefa de incio impossvel. Como j fora dito, a tarefa impossvel por questo da infinitude de Deus, mas tambm a conseqncia da finitude humana. Em decorrncia da finitude humana, h tambm a questo do ponto de partida do indivduo. Todo indivduo comea o esforo investigativo com algumas bases preliminares. Estas bases so consideradas com no precisando terem necessidade de apio comprovatrio, pois so aceitas como premissas dadas e incontrovertidas. As premissas com as quais cada indivduo trabalha, porm, diferem de indivduo a indivduo, especialmente deparando-se com culturas e cosmovises diversas. Por causa do mesmo se
(01-01-2006) Copyright 2001 Chrstopher Byron Harbin Todos os direitos reservados. p. 2 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

procurar aqui delinear algumas das premissas ou pressupostos do autor, bem como algumas diretrizes hermenuticas que sero aplicadas no trascurso deste estudo. Estas ltimas so necessrias por causa da dependncia no texto bblico para a tarefa teolgica mo. Dar-se- neste estudo todo cuidado para pesquisar as bases exegticas para cada referncia e apio bblico que vem sendo sugerido. No ser possvel concluir esta tarefa, mas no possvel ser feito o esforo adequado.

Pressupostos Teolgicos:
Segue uma lista parcial dos pressupostos interpretativos do autor desta obra. essencial em todo esforo interpretativo bblico e teolgico estabelecer o ponto de partida do intrprete. Esses pressupostos informaro o processo deste estudo bem como os seus resultados finais. Mesmo que seja a inteno do autor ajudar o leitor e aluno no processo de formar a sua prpria teologia, os seus pressupostos informam e guiam todo o processo. No possvel colocar aqui todos os pressupostos do autor, pelo simples fato do indivduo no saber delinear todos os pressupostos com os quais trabalha. Muitos deles so ocultos demais para poder alistar conscientemente. Espera-se aqui poder colocar o mais claro possvel o ponto de partida do autor. Os pressupostos teolgicos deste autor incluem os da lista a seguir: O autor pressupe que o enfoque bblico por natureza teolgico e deve ser lido dentro deste enfoque. O texto bblico a fonte de autoridade para f e prtica (princpio essencial dos batistas).
Um texto deve ser lido dentro do seu prprio contexto, procurando sua mensagem contextual1.

Somente depois de tratar o que um dado texto diz por si mesmo, deve-se comparar sua mensagem com a de outro texto. O pano de fundo veterotestamentrio deve ser visto como fundamental compreenso do Novo Testamento, secundrio em importncia apenas a quaisquer alteraes colocadas por Jesus. Um texto difcil no deve receber o peso teolgico dado a um texto claro. Em alguns casos, a interpretao exata do texto bblico no ficar clara, mesmo com muito estudo detalhado. O uso de comentrios, dicionrios e outros livros de ajuda no estudo de uma passagem, O tipo literrio de uma passagem implica na sua interpretao apropriada. Quando se encontra um texto que aparentemente no apia um conceito teolgico, o texto est sendo mal-interpretado, ou o conceito teolgico deve ser reformulado at que esteja conforme A teologia um estudo sempre em andamento, pois o homem finito e no chega a um ponto de compreender plenamente o infinito. O texto bblico apresenta Deus muito mais atravs do que faz, do que por meio de descries abstratas e proposicionais. No se deve separar teologia do conceito de revelao, pois somente pela auto-revelao de Deus que se pode conhecer a Deus.
com a mensagem bblica3.
porm deve sempre tomar lugar secundrio ao estudo do texto bblico por si mesmo.2

1 Veja KAISER, TaET., 133, 140, 187, 199. 2 Veja SILVA, 171. 3 Veja HARBIN, L. ESnBHI., 17.

(01-01-2006)

Copyright 2001 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 3 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

No se deve forar um conceito neotestamentrio sobre um texto qualquer que no apresenta o


mesmo ensino.4

No se deve forar um texto bblico dentro de um molde teolgico.5

importante lembrar que as tradues atuais da Bblia esto, em geral, baseados em tradies de tradues primitivas de homens bem intencionados, mas que estavam apenas comeando a estudar a Bblia e, portanto, deve-se sempre que possvel recorrer s lnguas originais. A f exige aceitar um compromisso com Deus, mesmo quando no se conhece plenamente todo aspecto das exigncias do compromisso, nem de antemo as respostas aos As perguntas essenciais a serem feitas ao texto bblico so Quem Deus?, Quem sou eu? e O que Deus quer comigo?.
questionamentos teolgicos.6

A Bblia Como Base Para a Teologia:


Como a Bblia ser nosso livro texto mais imediato, conforme estudos exegticos de vrias passagens, certos comentrios iniciais se fazem necessrios. Grande parte das seguintes anotaes provm da apostila do mesmo autor com ttulo Teologia das Narrativas. Estas anotaes tem sido em pouco modificadas para incluso no presente documento. Servem de um guia para o tratamento teolgico do texto bblico, em sentido de uma hermenutica apropriada. O processo adequado para a leitura e o estudo do texto bblico de certa forma bem complexa, mas o essencial realmente ler o texto bb lico em sua integridade muitas vezes. Ajudas hermenuticas e fatos referentes histria, lnguas, e contextos sociais ajudam a apontar o leitor na direo certa para fazer uma boa exegese. Nada disso valer a pena, portanto, se o leitor omitir uma leitura cuidadosa do prprio texto bblico. No final das contas, o leitor tem a responsabilidade de averiguar todas as informaes passadas luz do prprio texto bblico. No campo da teologia nada diferente. Deve-se ouvir e ler o que dizem os telogos, mas logo necessrio trazer tudo de volta frente leitura do texto bblico. A Bblia deve ser tanto o ponto de partida do exerccio teolgico, como tambm o ponto de retorno para verificar as concluses obtidas. Devidamente, Grudem (2) trata de que a teologia sistemtica se aproveita do estudo da teologia do Antigo Testamento, da teologia do Novo Testamento e da teologia bblica, conseqentemente tentando sistematizar o contedo detalhado a partir dessas disciplinas. Existe aqui, portanto, uma preocupao para assentar bem firme algumas consideraes referentes a estas bases disciplinares na abordagem teolgica da sistemtica. expressamente necessrio lembrar que o esforo da teologia sistemtica deve depender do estudo criterioso do texto bblico, aproveitando bem as investigaes exegticas feitas sobre o texto bblico. nesses termos, portanto, que se oferece aqui as seguintes colocaes introdutrias em sentido de montar ou definir o guia hermenutico a ser estabelecido e proposto. esta proposta hermenutica que servir de base para o esforo teolgico decorrente. Espera-se chegar a ler o texto bblico de acordo com as suas prprias normas, sem for-la a se encaixar dentro de um padro pr-estabelecido. Esse esforo, porm, deve ser avaliado em todo ponto,

4 Veja HARBIN, L. ESnBHI., 19 e KAISER, TaET., 133, 187. 5 A teologia no deve reformular a Escritura, porm a exegese da Escritura sim deve reformular a teologia (NEUSNER, xii). 6 Veja SCALISE, 17-18.

(01-01-2006)

Copyright 2001 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 4 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

pois havendo falhas em qualquer etapa da investigao, o resultado final refletir essas eventuais falhas metodolgicas nas suas concluses.

nfase Teolgica do Texto Bblico:


Ao olhar para a questo do uso da Bblia na teologia, deve-se lembrar que o Antigo Testamento indispensvel para a teologia, especialmente considerando a sua funo de assentar o fundamento teolgico dos autores do Novo Testamento. O Antigo Testamento era a Bblia para Jesus e os seus discpulos. Comumente citavam o Antigo Testamento para fornecer base p ara seus posicionamentos teolgicos. Como destaque, lembramos que livro de Apocalipse tem mais referncias e aluses ao Antigo Testamento do que contm versculos. Sem um estudo cuidadoso do Antigo Testamento, muitas partes do Novo Testamento se tornam simplesmente
incompreensveis7. Jesus reivindica ter vindo expressamente no para abolir a lei, mas para cumpri-la8. A crtica

maior de Jesus lanado aos fariseus e saduceus no tinha a ver com a Tor (apelao dos judeus para o Pentateuco, comumente traduzido como lei), mas tinha a ver com as suas tradies referentes mesma. Estas tradies dos ancios vinham anulando a Tor, conforme a da lei revigorada no ministrio de Jesus e ganha uma abrangncia maior. proveitoso lembrar, porm, que a lei por si forosamente declarada como no sendo salvfica. Melhor traduo do termo hebraico Tor (hr; /T) seria realmente instruo, no lei, pois a

perspectiva de Jesus. Em resposta, Jesus d uma nova nfase e fora Tor9. Logo a instruo

Tor a instruo de Deus para que o homem conhea como deveria de viver10. Desde Gnesis, dias de Abrao11. Pela Tor dada a manifestao de como viver na condio de povo de

o Antigo Testamento vem reivindicando que a salvao pela f mediante a graaj desde os YHWH.

Pode-se afirmar que a religio do Antigo Testamento como um todo firma-se na f na graa
divina12. Ser que esta histria bblica registrada pode ser a fonte de significado e unificao

teolgicos?13. A unidade [veterotestamentria] de uma f contnua de que YHWH (hwhy) o Deus de Israel, que sua personalidade to real e viva como a do homem, que o relacionamento entre a personalidade corporativa de Israel e a Pessoa Divina moral, e que nenhuma outra Kaiser afirma que preciso fazer a exegese do texto individual luz de uma teologia total do

divindade tem qualquer valor14. cnon, porm para fazer isso preciso primeiramente identificar um padro normativo15.

Identificar uma teologia total do cnon um trabalho no mnimo difcil em extremo. Tem sido alegado at, que uma teologia nem apresentada no cnon do Antigo Testamento, apenas idias

7 A exemplo, Joo 3.13-15 depende de compreender a passagem em Nmeros 21 qual Jesus faz referncia. O livro inteiro de Hebreus

no faz nenhum sentido se no houver uma compreenso da lei sacrifical do Antigo Testamento.
8 Mateus 5.17. 9 Mateus 15.1-9 e 5.27-28. 10 HOUTMAN em WOUDE, 166 e LASOR, 3. 11 Gnesis 15.6 e Romanos 4.3. 12 ROBINSON, 31. 13 KAISER, TdAT, 27. 14 ROBINSON, 36. 15 KAISER, TdAT, 8.

(01-01-2006)

Copyright 2001 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 5 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

religiosas isoladas, porm no sistematizadas16. Assim uma teologia abrangente especificada

seria o produto de uma sistematizao externa ao texto.

Por outro ngulo de estudo sistemtico do Antigo Testamento, poderia-se apontar para o propsito bsico das narrativas, sendo este em tese a identificao e vontade de YHWHAquele
que chamou o mundo para existir, formou a humanidade17, e dentro dessa humanidade um povo particular18, por intermdio do qual procura revelar-se humanidade por completo19.

Assim tambm, pergunta-se referente prpria necessidade de uma sistematizao temtica para teologizar o texto do Antigo Testamento, ao invs de empregar a estratgia da prpria Bblia, que organiza sua apresentao de acordo com os grandes atos reveladores de Deus, registrados
para apreciao e reflexo teolgica nas narrativas20. Desta forma, comea-se a perceber

elementos de apreciao teolgica em comum entre narrativas, ainda que no um elo sistematizador ao padro do ideal de Kaiser. de lembrar que qualquer esforo teolgico sistematizador sempre encontrar limites para sua formulao, pois o homem no pode conter o infinito por razo dos seus prprios limites. A teologia depende da revelao divina outorgada humanidade para sua redeno, quer seja teologia vetero- ou neotestamentria. A religio do Antigo Testamento , a seu modo, uma religio de redeno tanto quanto a do

Novo Testamento21. A religio de Israel descansava numa deciso voluntria que estabelecia uma relao tica entre o povo e seu Deus por todo o tempo22. Tal incluia a vivncia tica e

moral do povo entre si. Livros como Provrbios e Eclesiastes tm co mo objetivo principal aplicar a moralidade e a justia apresentada ao cotidiano prtico, possibilitando o fiel a viver segundo a instruo do criador. Foi esta intensidade moral, ento, que mais do que qualquer outra coisa, ergueu a religio de Israel acima de todos os seus contemporneos, e lhe deu o poder Em contraste aos povos ao seu redor, apenas no culto hebreu existia o conceito de que todo o ritual do sacrifcio permanece na circunferncia da religio. Para o hebreu, os rituais clticos expressos supremamente no ritual sacrifical contm em si apenas o significado de um

para assimilar contribuies estrang eiras, sem a perda de sua fora e continuidade natural23.

smbolo24. Nem todos de Israel compartilhavam deste conceito, porm a idia era tida pelos

conhecedores de Deus entre o povocoisa que noutras partes e noutros povos no existia por razo de seu desconhecimento dEle. Nas narrativas bblicas identifica-se a YHWH, o Deus de Israel, como sendo o agente num evento histrico, intimamente afetando o futuro de Israelrevelado e identificado no por uma

elaborao proposicional sistemtica, mas atravs do seu agir entre o povo25. esta identificao

dos feitos de YHWH nos eventos relatados que forma algo da essncia da inspirao do texto, no o feito do texto relatar os acontecimentos descritos. As narrativas interpretam a histria da interveno de YHWH na vida do seu povo. esta interpretao dos acontecimentos que tanto

16 DAVIDSON, A., 11. 17 Gnesis 1.26, 2.7, 5.1. 18 Gnesis 12.1-2; 22.16-18; 50.24; xodo 6.6-8. 19 xodo 19.3-6; Josu 2.9-11. 20 HARBIN, L., TAT1, 12. 21 ROBINSON, 32. 22 BUDDE, citado em ROBINSON, 39. 23 ROBINSON, 43, 45-46. 24 SELLIN citado em ROBINSON, 49. 25 ROBINSON, 51.

(01-01-2006)

Copyright 2001 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 6 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

importa para o leitor do texto, pois formam a impresso teolgica cannica referente identidade e s intenes de YHWH. Pressupe-se a existncia de Deus no mundo dos antigos hebreus e seus povos vizinhos. A
questo a identidade desse Deus, YHWH em particular26. Assim o israelita chega interpretao da histria, e, eventualmente, da natureza, com uma f axiomtica27 em YHWH.

Quando ele descobriu, como comumente fazia, que a sua idia do carter e da atitude de YHWH no explicava adequadamente o que acontecia, ele tinha que revisar os contedos da prpria tenha sido feita a ss. Essa tal evoluo ou reformulao teolgica no nem foi uma processo aleatrio sem direcionamento. Em nada um processo desvinculado ao divina. o fruto da revelao de YHWH referente sua prpria identidade e ao no mundo. Os portavozes de YHWH anunciaram, ento, a mensagem recebida aos poucos por revelao do Criador. Assim anunciavam atravs de suas narrativas o que vinham aprendendo do carter de YHWH, mesmo sendo sua compreenso do Revelador limitada. A criatura simplesmente no

idia, assim dando um passo para a frente no desenvolvimento religioso28, no que essa reviso

pode compreender29 plenamente o Criador, sendo limitada por questo de sua prpria finitude e atravs das narrativas em contraste ao carter dos deuses dos povos vizinhos30. Aos poucos

incapacidade. Mesmo que o homem limitado, permanece que o carter de YHWH que brilha YHWH vinha se revelando mais e mais claramente atravs dos seus profetas, mostrando-se ser tico, pedindo muito alm de meros sacrifcios uma retido moral, levando o povo a aceitar que chegavam aos ps de YHWH.

os elohim (!yhla), que o profeta chega a afirmar serem nada mais do que madeira31 no

Imposies Teolgicas:
Um problema a ser evitado no tratamento de textos bblicos e no prprio desenvolvimento da teologia sistemtica o da imposio de posies teolgicas ou doutrinrias sobre textos que por si no refletem o dado posicionamento. comum, por exemplo, procurar fundamentao em textos do Antigo Testamento para ensinar conceitos teolgicos do Novo Testamento, como a
trindade de Deus32 e o personagem de Satans. Deve ser o primeiro objetivo [interpretativo] tomar cuidado para no impor conceitos neotestamentrios sobre tais perspectivas33.

descobrir quais eram as perspectivas dos profetas e outros escritores do Antigo Testamento, e Kaiser d um bom tratamento deste problema de imposio teolgica, citando falcias comuns

que abusam de textos bblicos34. O aspecto essencial da tarefa de simplesmente deixar que o

texto explique os princpios intencionados pelo seu autor e/ou redator. Em lugar do leitor procurar uma mensagem sobre Cristo em todo texto veterotestamentrio, deveria procurar entender qual a inteno do narrador da passagem. De outra forma o leitor estar fazendo

26 DAVIDSON, A., 30-31. 27 Por f axiomtica, entende-se uma f que aceita sua fundamentao ser to slida que no necessita de explicao ou provas. 28 ROBINSON, 54. 29 Colocar limites e definies que encerrem a identidade do estudado. 30 LASOR, 23. 31 Isaas 37.19. 32 Calvino trata textos como Gnesis 1 e Isaas 6.3 como prova fraca e espria para sustentar a doutrina da Trindade, sendo essa de carter

merecedor de melhor embasamento (GEORGE, 199).


33 DAVIDSON, A., 11. 34 KAISER, TaET, 132 e 188-193.

(01-01-2006)

Copyright 2001 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 7 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

isegese (impondo alguma perspectiva sobre o texto) e aproveitando o texto meramente como pretexto de extrapolar o seu prprio pensamento. A tarefa do intrprete bblico de encontrar a mensagem do autor do texto mo, para depois encontrar os princpios desta mensagem que se aplicam sua prpria vida. Ler e estudar o texto desta forma exige mais tempo e dedicao, porm os resultados so tambm mais valiosos. Para o telogo indispensvel que se leia o texto sua prpria luz, procurando discernir entre o que o text declara e aquilo que o leitor quer que o texto diga. Esta tarefa contnua, pois todos trazemos pressupostos teolgicos ao texto bblico. Como exemplo, no se deve procurar textos que ensinam uma perspectiva trina de Deus quando se trata de textos do Antigo Testamento. J antes de Jesus conhecia-se a Deus no sentido de Paital aspecto divino na Bblia no vem a designar a Deus em relao a Deus Filho, como se entende popularmente hoje. A designao de Deus como Pai era feita em termos de Seu relacionamento com a humanidade ou povo escolh ido. Foi Jesus, porm, que esclareceu conceitos a respeito do Esprito Santo (ou, mais precisamente traduzido como Esprito do Santo ou Sopro do Santo) para que se chegasse compreenso do Esprito em termos de ser a terceira Pessoa da trindade. Jesus veio aps a composio do Antigo Testamento. O fato de ser Jesus quem ensinou de forma concreta sobre o Esprito Santo, limita o leitor a passagens do Novo Testamen to que ensinam a respeito desta doutrina crist em termos de ensino especfico sobre a trindade. Pode-se encontrar passagens no Antigo Testamento que apiam ou fornecem base para a doutrina, mas no que a ensinem. A revelao superior (ensino especfico referente ao Esprito Santo e ao Filho) veio em
Cristo Jesus35. As bases para entender o conceito da trindade aparecem no Antigo Testamento,

porm a essncia deste ensino veio somente em Cristo.

Imposies Filosficas:
importante destacar a necessidade de deixar de lado consideraes filosficas que divergem da perspectiva hebraica. Por isso, refere-se forma de usar palavras na expresso de conceitos tais como verdade, eternidade, imortalidade, vida, matria, cincia, perfeio, etc.. A herana filosfica ocidental moderna tem muito mais vnculo com conceitos gregos do que com as cosmovises hebraicas refletidas na Bblia. A Bblia retrata a Deus em termos relacionais, assim o conceito bblico de que deveria se pensar em Deus de forma relacional em vez de forma
proposicional36 37. Tambm os termos teolgicos da Bblia giram mais em torno de tenses dinmicas38 do que em posies estticas, as quais so mais comuns na atualidade.

Uma cultura usa palavras para expressar conceitos, porm os conceitos sendo expressos por palavras parecidas podem ser muito diferentes de uma cultura para outra. A definio dos termos deve levar em considerao o conceito que o termo usado para expressar. Logo, o hebreu usava o termo corao para expressar o centro decisivo de sua vida, o que se expressaria no

35 Joo 14-16. 36 LEVENSON, xxi. 37 Por proposicional, entende-se que Deus estudado como um objeto em laboratrio, enquanto a forma relacional insiste na conviv ncia

da experincia vivida baseado no relacionamento e dependncia. Assim, YHWH no pode ser definido, mas se revela quele que o entrega sua vida em f e dependncia.
38 Tensiona-se os conceitos da justia de Deus com sua misericrdia, sua bondade com sua severidade.

(01-01-2006)

Copyright 2001 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 8 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Brasil com o uso do termo mente. Em compensao, no Brasil se usaria o termo corao para expressar o centro emotivo da vida, enquanto o hebreu normalmente expressaria o mesmo com o termo entranhas, ou intestinos. Relacionado a essa diferenciao terminolgica, encontram-se conceitos que podem prevalecer numa cultura e nem existir noutra. Nos Estados Unidos, tem-se aprendido que o termo espanhol maana quer dizer amanh, porm o seu sentido real seria expresso melhormente em muitos casos por no hoje. A dificuldade que no ingls no existe um termo equivalente, principalmente porque o tempo avaliado e valorizado de forma divergente da forma hispnica. Destacam-se como exemplos de divergncias filosficas entre os hebreus e o tratamento geral do ocidente os pontos que seguem. Esta lista no tem preteno de ser exaustiva, porm serve como guia para a avaliao de distines filosficas. O conceito hebraico de nada est mais ligado a expresses de desordem, injustia, morte e
enfermidade do que a um vcuo39. O conceito aristoteliano de perfeio esttica e imutvel

contrasta com perspectivas bblicas de um Deus que sofre com a iniqidade humana e responde a do homem em compartimentos de co rpo, alma e esprito, enquanto o conceito hebraico trata do processo da origem da matria e estrutura fsica do universo. Na perspectiva dos povos do oriente antigo, o conceito destacava a ordenao de um cenrio que pudesse sustentar a vida. Relacionado com essa diferena, encontra-se o conflito entre a noo comum de o universo ser uma certa espcie de mquinaria autnoma e o conceito bblico de o universo depender da Pesquisa cientfica sobre a origem do mundo retrata o conceito de uma estruturao mecnica do universo, enquanto era visto pelos antigos como uma vitria aps uma grande batalha contra os

necessidades e contextos em mudana40. Utiliza-se hoje muito o conceito grego da composio

homem como uma unidade41. Pensa-se na atualidade ocidental que oconceito da criao destaca o

contnua solicitude divina42.

agentes do caos43. Enquanto se pensa hoje em termos proposicionais como de Deus ser eterno num sentido esttico, o pensamento hebraico o classificaria em termos de continuidade44. O texto contraste com o tratamento terico e filosfico da norma atual45. Muitos reivindicam a soberania

bblico revela comumente um conceito de criao dentro dos confins de uma situao de vida, em absoluta do Criador sobre a criao recalcitrante, enquanto na Bblia tal seria uma declarao de f, uma perspectiva de confiana futurstica em Deus, mesmo que a polmica permanea semi-

aberta46. A declarao bblica de uma confiana no carter e poder de Deus uma declarao de fEu sei que o meu Redentor vive!47.

Mencionada a preocupao com o problema de impor perspectivas cientficas e filosficas sobre o texto bblico, importante ressaltar que o enfoque da interpretao do texto deve ser o de chegar a compreender a inteno do autor bblico. No se pode chegar a um texto com a mente vazia, porm, deveria se vigiar para no impor perspectivas alheias sobre o texto mo. Esta umataref a rdua no mnimo , porm muito valiosa.

39 WENHAM, G., 15-16 e LEVENSON, xxi, xxix. 40 LEVENSON, xxv. 41 Gnesis 2.7. 42 LEVENSON, 12. 43 ibid., 69. 44 HARBIN, L., RE: xodo 3. 45 LEVENSON, 91. 46 BRUEGGEMANN, 20-21. 47 J 19.25.

(01-01-2006)

Copyright 2001 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 9 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Tipo de Linguagem:
Outra forma comum de se impor noes estranhas sobre um texto deve-se falha em desrespeitar o tipo de linguagem empregado pelo autor de uma narrativa. Interpreta-se uma parbola partindo do pressuposto de que no se trata da descrio de um evento histrico especfico. Ningum procura investigar a identidade e os eventos histrico-especficos do pai e os filhos da parbola de Jesus sobre o filho perdido em Lucas 15.11-32. No se procura as particularidades histricas, pois entende-se claramente que no se trata da crnica de um evento especfico, mas a descrio de um evento genrico fictcio que retrata uma verdade. De forma parecida, no se procura identificar o dono de uma ovelha e o rico da passagem de 2 Samuel 12.1-6. Davi at entendeu que a descrio do profeta era uma descrio histrica, precisa. Tal interpretao dada por Davi foi um erro de interpretao da parbola do profeta. O profeta aparentemente at queria que Davi interpretasse mal a parbola, porm, estava junto para oferecer a explicao ao rei no momento do erro interpretativo. No caso, a parbola tinha o propsito de revelar a qualidade do erro do prprio rei. Se Davi houvesse interpretado corretamente a parbola, teria dito ao profeta j no versculo seis, O que farei agora que cometi tamanho erro e ainda mais est morto o dono da ovelha? ou teria mesmo ignorado o discurso por sentir-se acima da reprovao do profeta. Houve, porm, uma falha de interpretao por no reconhecer o tipo de liguagem empregada pelo profeta. Neste caso, a falha interpretativa foi intencionada pelo prprio profeta para efeito de convico que causaria. No entanto, esse problema pode suceder tambm ao intrprete do texto bblico na atualidade. Se o intrprete no perceber o tipo de linguagem empregada pelo autor do texto, pode chegar a distorcer a inteno e a mensagem do texto. Normalmente uma leitura cuidadosa j indica para o leitor o tipo de linguagem que est sendo empregada, mas nem sempre isso to bvio por causa das prprias expectativas do intrprete. Em xodo captulo doze, espera-se pelo contexto uma continuao da linguagem descritiv a que vem sendo empregada desde o captulo primeiro. Espera-se ver no captulo uma crnica dos acontecimentos da noite da primeira celebrao da pscoa. Se o leitor ler com cuidado, porm, perceber que o tipo de linguagem sofre uma modificao da crnica histrica. No versculo 10, fala-se de no deixar a carne do cordeiro ficar at a manh, mas deveria-se esperar uma crnica dos eventos da noite na qual o povo saiu do Egito meia-noite! O versculo 15 trata de o povo no poder comer po com fermento sob a pena de ser cortado de Israel. Israel ainda no existia, e o povo ainda estava no Egito! Entende-se tambm que a ordem para comer po no levedado por sete dias remontava experincia da fuga corrida quando no havia tempo para que a massa do po crescesse antes de ass-lo. Fica claro, portanto, que um texto foi inserido dentro da descrio histrica do evento que espera-se encontrar neste captulo. xodo 12.1-20 muda o tipo de linguagem empregaao, mesmo que no oferea um alerta ao leitor referente mudana. Inserida aqui, encontra-se a descrio da frmula da celebrao do povo de Israel referente sua participao no memorial do evento referido, atuando como comentrio oferecido em conjunto com a descrio histrica. Encontrase, ento, um texto litrgico no meio de uma descrio histrica48. No versculo 21, o texto

retoma a narrativa crnica do evento, o texto sofrendo outra modificao no tipo de linguagem. A inteno do autor no era criar confuso, mas de ligar a prtica ritual da celebrao ao fato

48 DURHAM, 158.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 10 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

histrico para o qual aponta. Respeitando o tipo de linguagem empregada, v-se a inteno do autor e a interpretao devida clarificada. comum encontrar linguagem figurada ou simb lica que apresenta uma verdade (comunica), mesmo que a forma de expresso fuja de padres normativos. No h confuso, desde que se compreende que a linguagem empregada no pretende comunicar de forma literal. Um anncio no jornal leva a foto de uma jovem que tem um cabo paralelo fixado na testa. O anncio trs
junto com a foto as palavras ULBRANET. Ligue-se j49. Outro anncio no jornal mostra um a pea bichada50. Outra pgina mostra um carro esportivo saindo de dentro de uma tela de computador com o ttulo, Caia na rede51.

gafanhoto arrancando uma mordida de uma pea metlica automotriz, com a frase Cuidado com

Nenhuma destas frases comunica por meio de uma interpretao literal das palavras, mas em associao com usos figurativos dos termos. Conhecendo o contexto a mensagem pode tornar-se clara, desde que se respeite a classificao literria (anncio publicitrio) e o sentido figurativo das palavras empregadas. Uma boa leitura bblica deve respeitar as mesmas questes descritas acima, para que se possa apreciar o sentido intencionado pelo narrador do texto. H que discernir entre linguagem potica, ironia, crnica e parbola. Para cada qual deve-se aplicar sua interpretao apropriada. O problema maior no contexto bblico de delinear o tipo de linguagem e estilo literrio sendo aplicado. Os compositores bblicos utilizavam de muitas formas literrias na sua linguagem escrita. Algumas destas formas encontradas na Bblia so at nicas, o que refora o cuidado necessrio para que se respeite o estilo e tipo de linguagem a cada ponto. No se pode fazer este estudo cuidadoso com uma leitura corrida, pois o texto exige certa cautela e esforo para uma boa compreenso.

Estilo Literrio:
Uma rea de estudo bblico que vem sendo at ento pouco visto a anlise dos estilos literrios empregados na literatura bblica. Certas definies so claras e vem sendo respeitadas. fcil definir entre poesias, narrativas, discursos, sermes, vises e literatura apocalptica. Por outro lado, muitos textos bblicos utilizam de vrias formas literrias, sem necessariamente avisar o leitor de uma mudana de estilo. A dificuldade de definir e respeitar o estilo literrio ainda mais severa quando se depara com o texto em traduo. Por norma bem arraigada encontra-se o texto bblico em portugus dividido por versculos, nem ao menos respeitando limites de pargrafos ou versos poticos. Tal dificulta para que o leitor lembre que o texto mais do que uma coletnea de frases. Em lugar de ler passagens completas, o leitor estimulado a ler apenas frases incompletas, divorciadas do seu contexto imediato e desligado de qualquer funo literria maior. Tratando o texto a partir das lnguas originais (hebraico, aramaico e grego), deve-se lembrar que a forma escrita do texto bblico originalmente nem ao menos fazia distino entre as palavras.

49 Zero Hora, V, 12. 50 Zero Hora, SR, 3. 51 Zero Hora, SR, 1.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 11 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

TODOOTEXTOERAESCRITODEFORMACORRIDAEMLETRASMAISCULASSEMPONTU AOOUACENTUAOGRFICAENEMMEMSOCOMESPAOENTREASPALAVRASDO TEXTO. O povo que escrevia e lia textos nesta forma sabia apreciar as diferenas estilsticas sem necessidade de se apoiar nas diferenciaes escritas que se utiliza hoje como norma. Para o leitor atual, no entanto, a forma escrita original, mesmo que transmitido por outras formas de escrita, dificulta ainda mais para que o leitor defina com preciso o estilo literrio que est sendo empregado em alguma dada passagem. Isso porque h brechas entre a recepo de textos e as inferncias estilsticas antigamente passadas de forma oral. A razo que o estilo literrio deve ser respeitada tem vnculo com o tipo de linguagem. Esperamos uma linguagem mais figurada e meno literal quando se trata de verso potico, viso proftica, ou apocalptica. Espera-se algo mais literal em passagens legislativas ou crnicas histricas. Em certos casos, no entanto, o texto bblico insere um estilo dentro de outro, utilizando-se de uma mudana verbal para ajudar o leitor fazer a distino de estilo. O modo de diferenciar estas modificaes de estilo nem sempre tem sido bem transmitido no processo de traduo do texto. Como exemplo, pode-se ver a passagem acima mencionada de xodo 12. Em meio crnica histrica, encontra-se um comentrio a respeito da forma adequada de celebrar o Pssach. Tambm no livro de J encontra-se um prefcio e uma concluso em prosa, sendo a maior parte do livro potica. Outras passagens bblicas so at nicas em termos de estilo
literrio52, o qual complica o esforo exegtico para definir o sentido e a forma de emprego das

palavras em uso.

O estilo literrio de um texto define certas caractersticas e espectativas essenciais para a sua compreenso e interpretao correta. O estilo ajuda o leitor a ver o que est fora da norma no texto lido. Na maioria dos casos da leitura normal, este processo feito sem qualquer esforo, pois j se conhece o tipo literrio antes de comearalerum texto. Se um texto comear com a frase era uma vez, j se sabe que o que se segue no uma crnica histrica, mas um conto da imaginativo. Assim, as marcaes do estilo ajudam o leitor a saber como interpretar o texto que segueneste caso no de forma literal, mas por analogias ou similitudes de formas de agir que se possam assemelhar s necessidades e a vivncia do quotidiano do indivduo. Procura-se em tal texto ver que aspectos se assemelham vivncia individual para ento extrair alguma lio pessoal, mas nunca para asseverar e identificar compreciso todos os fatos histricos e detalhes cientficos contidos na narrativa. De modo igual, quando Jesus diz O reino semelhante a j no se espera ouvir a seguir o registro de um fato histrico, nem uma profecia futurstica. O que se espera ouvir uma parbola ou uma similitude da qual extrair uma comparao entre o relato de Jesus e algum aspecto do vida no reino de Deus. Quando um texto comea com Esta agenealogia de, muitos leitores simplesmente pulam para outra poro de texto sem ler a passagem referida. Fazem assimpor causa de seu reconhecimento dos marcadores estilsticos para listas de genealogias e estas listas no so de seu interesse literrio. Geralmente estas pessoas preferem ler um texto que comea com uma frase como Paulo, servo de Jesus Cristo aos santos em, pois com esta frase sabem que trata de uma epstola de Paulo. Frases como essas servem como marcadores estilsticos que ajudam o leitor a apreciar de modo digno a forma literria do texto a seguir. Nem sempre os marcadores estilsticos so to bvios,

52 A exemplo, Gnesis 2e 3 so bem distintos do resto do relato bblico, e no tem antecedentes na literatura dos povos vizinhos de Israel.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 12 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

mas so importantes para uma boa compreenso e interpretao do texto. Em decorrncia do seu estilo, versos poticos tem mais licena para fugir de padres de interpretao literal do que a prosa geralmente recebe. H, no entantodiferentes tipose estilosdeprosa. Um texto em prosa pode conter ironias cuja presena afeta em muito a interpretao de uma passagem ou frase. Outro texto em prosa pode ser uma crnica histrica, e outro um sermo. Dentro de uma passagememprosa pode-se encontrar uma poro de verso potico que interrompe o estilo em
uso53. Olhando cuidadosamento para o estilo literrio sendo empregado, tem-se um melhor

posicionamento para a interpretao digna de uma passagem.

Limitaes do Leitor:
Em certos casos, o leitor encontrar no texto da narrativa bblica uma palavra, uma frase ou um conceito que no esclarecido pelo contexto e no se encaixa dentro do referencial do leitor. necessrio lembrar que a leitura do texto e sua interpretao devida no um processo d e pesquisa cientfica que sempre dar respostas de pronta entrega. O leitor ter que viver com certas dvidas referentes a certas passagens, reconhecendo as suas prprias limitaes de interpretao. No existe caixa tamanha para conter Deus, nem um molde de fabricao humana no qual cada texto bblico se encaixe perfeitamente. Como exemplo, a compreenso da incarnao de YHWH em Jesus Cristo excede a compreenso humana. O grfico a seguir pode ser
de ajuda em compreender o mistrio, mas no far justia ao mistrio da incarnao divina.54

Ao encontrar um texto difcil, a responsabilidade de fazer uma leitura criteriosa do texto aumenta. Aumenta tambm a necessidade do leitor apoiar-se em Deus em meio falta de compreenso. Deus no muda, porm a interpretao humana do texto pode mudar atravs do

53 Em xodo 15.1-22, o texto em prosa interrompido duas vezes com pores de versos poticos. 54 Deus em Cristo Jesus entra na linha de espao e tempo, tornando-se igual ao homem, porm Deus ao mesmo tempo transcende as

limitaes de espao e tempo. algo semelhante, porm alm do exemplo de uma linha unidimensional que passa por meio de um plano bi-dimensional. O ponto de interseo pertence ambos linha e ao plano, porm a linha finita demais para em qualquer momento conter tudo que o plano. O infinito no cabe no finito, como duas dimenses no podem ser contidas numa s.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 13 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

estudo e da iluminao divina. Por outro lado, a Bblia indica55 que nem tudo est ao alcance da

sabedoria humana. Deus no se preocupa em responder todas as dvidas e perguntas do homem, pois nem todas so de interesse real. A curiosidade humana em si no m, pois por meio dela que se aprende. No lcito, porm, exigir respostas referentes s curiosidades, antes de aceitar o que o texto ensina claramente. O homem responsvel pelo que conhece e a convocao divina exige compromisso com Deus desde o chamado obedincia, sem importar a compreenso bom lembrar, tambm, que a revelao bblica tem origem na limitao humana para compreender o Criador e Sua vontade. Se o homem tivesse pleno conhecimento, a revelao bblica no teria sido necesrio. Por causa da incapacidade do ser humano para compreender o infinito que YHWH se revelou. Logo o homem deve lembrar-se de suas limitaes ao aproximar-se para interpretar a revelao divina. Em termos de revelao, o leitor limitado primeiramente ao texto bblico. A Bblia a regra de f e prtica. Isso no quer dizer que todos concordaro na interpretao devida de uma dada passagem. Quando um texto apresenta dificuldades interpretativas, o leitor responsvel estuda com mais cuidado e usa cautela referente s suas concluses interpretativas. O texto claro sempre deve ter mais peso de que o texto enigmtico (de difcil interpretaao), porm nem sempre se ter uma concluso definitiva sobre um texto difcil. O prprio Apstolo Paulo disse

ou falta de compreenso dos detalhes.56

que agora conhecemos em parte57. O enfoque, ento, deve sempre cair sobre a mensagem Programa de Educao Teolgica por Extenso, Se o texto no diz, no inventa!58.

clara do texto, no sobre assim chamadas mensagens escondidas. Segundo disse um aluno do Permanece, ento, a necessidade de procurar com diligncia a mensagem originalmente intencionada dos autores bblicos, para que possa ento ser aplicado tambm ao contexto atual. Na teologia, este conceito reflete a necessidade de uma pesquisa intensa referente ao ensino bblico que fornece sustentao para todo aspecto da sistematizao e do ensino proposto. No se deve sustentar uma posio teolgica de creatio ex nihilo com base em Gnesis captulo 1,pois a passagem no sustenta o ensino. Da mesma forma, ensino sobre a imortalidade vem com o Novo Testamento, no desde o Antigo. Tais distines devem ser feitas para que o teologizador e sistematizador tenha base bblica mais coerente na sua proposta e no seu ensino teolgico.

Natureza e Propsito da Teologia Sistemtica:


Algo j se tem dito referente natureza e o propsito da teologia sistemtica. Aqui se limitar a alguns comentrios abreviados. Como Grudem aborda em sua introduo, o propsito da sistemtica de tratar todos os temas necessrios por ordem de forma organizada, expressamente
para tratar toda temtica necessria59. J se mencionou as dificuldades para fazer tal abordagem

temtica com base em textos bblicos que no seguem o mesmo tipo de sistema organizacional.

55 Veja no livro de J as perguntas que Deus faz para ele (38.2-41.34). 56 H tambm indcios de que o homem responsabilizado por coisas que no compreende, pois sua responsabilidade compreend-las.

Em Lucas 24.25-26, Jesus demonstra que os discpulos deveriam ter compreendido e aceito a palavra dos profetas. Deuteronmio 11.16-22 indica que o povo de Israel deveria memorizar toda a lei de YHWH para poder cumpri-la na sua ntegra e assim herdar a terra prometida. No havia espao para alegar falta de conhecimento.
57 1 Corntios 13.12. 58 Alunos PETE. 59 GRUDEM, 2.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 14 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Mesmo assim, prope-se a procurar oferecer uma sistematizao do ensino bblico global para ajudar o interessado a ter conhecimento mais pleno do ensino teolgico da Bblia. Alm da dificuldade em sistematizar o ensino bblico, o desafo deste estudo ser de abordar os assuntos normalmente elabordados de perspectivas norteamericanas e europias de tal forma que respondam tambm s preocupaes do povo brasileiro. Cada cultura e contexto tem as suas prprias preocupaes teolgicas, e uma apresentao e estudo da teologia deve de responder a estas preocupaes. No suficiente saber como indivduos no passado interpretaram e aplicaram certos ensinos bblicos, pois o contexto vivido a cada po ca e espao cultural e geogrfico tras as seus prprios interesses e questionamentos que precisam de resposta. O propsito do estudo da teologia de fornecer um alicerce para a f e prtica no cotidiano. De certo, a teologia se faz diariamente, pois o termo realmente quer dizer palavras sobre Deus, seja, estudo sobre Deus. H muitas palavras ditas sobre Deus no dia-a-dia, e na maioria dos casos estas conversas faltam fundamento bblico firme. O estudo teolgico tem como funo assentar com mais preciso as declaraes e posicionamentos teolgicos que se faz no dia-a-dia, como tambm para corrigir os erros que se faz no fundamentar prticas, opinies e decises tanto no secular como no religioso. Quando se estuda a teologia, faz-se ao mesmo tempo um estudo doutrinrio, pois a doutrina parceira e complemento do estudo teolgico. A teologia pretende olhar os parmetros dentre os quais existe decises de posicionamentos a serem tomados. Na teologia espera-se fornecer a base para um dilogo entre posies divergentes, abrindo e definindo limites aceitveis para posicionamentos doutrinrios especficos. Doutrina quer dizer ensino, e refere-se quilo que se aproveita do estudo teolgico para ensinar como declarao de posicionamento sobre a verdade a ser repassada a outrem. Deve-se lembrar nesta etapa do ensino a respeitar os parmetros estabelecidos no estudo teolgico. Ao repassar as concluses teolgicos ou doutrinrios, lembra-se ao leitor que em certos casos no possvel tomar uma posio com segurana absoluta. Gostaria-se de poder alistar com preciso milimtrica toda definio detalhada para posicionamento seguro em cada rea do estudo a ser feito. No possvel chegar a este ponto, pois o ser humano limitado demais em poder definir aquilo que alm de si. Chega-se tambm a um ponto a partir do qual simplesmente necessrio depender de Deus e confiar, pois a f o relacionamento compromissrio em Cristo, perante o qual se depende na proviso de Deus. O olho humano no enxerga alm de um certo ponto. Em parte isso serve de lembrete da necessidade de uma entrega de confiana em Deus. Lembra-se no trascurso do estudo teolgico que ao investigar o texto bblico para acertar com maior nitidez a compreenso de Deus o fator de importncia suprema em Quem crer, e menos o aspecto de em que crer. Dito isso, importante o aspecto de saber a verdade referente a Deus, bem como os demais temas teolgicos. O enfoque, no entanto deve ser em relao a conhecer a Deus e confiar, mesmo quando no se pode acertar com preciso todo detalhe de especificar as verdades que devem ser aceitas. O essencial a ser declarado na teologia est clara, partindo de um estudo bblico coerente. H detalhes, porm, que esto fora do alcance de uma definio humana. H aspectos doutrinrios sobre os quais no h consenso mesmo entre estudiosos, membros de uma mesma denominao. Nestes casos, a definio de verdades deve ser aceita como propostas para considerao, e no como definies absolutas. No campo evanglico atual, h divergncias pleiteadas que partem de definies concernentes inspirao bblica. Dependendo do posicionamento feito sobre definies da inspirao bblica,
(01-01-2006) Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin Todos os direitos reservados. p. 15 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

alterado o posicionamento sobre a forma adequada de se compreender o texto bblico entre o uso dos termos infalibilidade, inerrncia, credibilidade e autoridade. H tambm divergncia em sentido de mtodos apropriados para o estudo do texto bblico, a qual comea com os pressupostos provenientes do conceito de inspirao em uso. O problema que as passagens que tratam conceitos de inspirao no delimitam o conceito de forma incontrovertida. Alguns, no entanto, tem feito muita festa quase inquisicional defendendo sua posio e as suas posies subseqentes como a nica definio aceitvel para o cristo. O problema provm de um fundamento incerto, partindo de textos que so menos do que claros no seu tratamento de uma temtica secundria do autor do texto. A norma infelizmente de que quando o fundamento para uma posio no est bem arraigada e clara no texto bblico a sua defesa parte mais pelo lado emotivo de defender o posicionamento. Esta prtica ainda mais normativa quando o intrprete estabelece o seu posicionamento como sendo integral ou bsica para toda a sua teologia. Quanto mais central um dado posicionamento para a elaborao do sistema teolgico, mais a vehemncia na sua defesa, incrementado semp re medida na qual a base bblica imprecisa ou incerta. Na tentativ a de evitar este tipo de problemtica que se procura fundamentar no apenas uma lista de posicionamentos teolgicos, mas parmetros dentre os quais existe opes interpretativas coerentes. Quando no se pode estar bem certo em um dado ponto mais saudvel manter o assunto em aberto, mesmo que no seja prazero so manter o detalhe indefinido. Alm do mencionado aqui, um grande problema para o intrprete que pretende estudar tanto a Bblia como a teologia sistemtica, em referncia ao expor com clareza a posio alheia, descrevendo no apenas o posicionamento, mas dando crdito posio descrita. Grudem s vezes descreve as posies contrrias sua, mas no consegue acertar com preciso as crticas,
respostas e preocupaes que elas estendem posio que ele toma60. H, portanto, que ler com

cautela o material teolgico para acertar bem o seu posicionamento e nesta base elaborar uma resposta apropriada s posies espostas. Mesmo que um autor faa toda tentativa para descrever uma posio que difere da sua fcil demais negar a posio alheia sem a ter ouvido por seus mritos. No texto a mo o mesmo problema ser enfrentado, visto que quase impossvel que se distancie suficientemente de uma posio particular para fazer justia a uma posio contrria quela aceita pelo autor. Na pesquisa do texto bblico em todo o esforo teolgico essencial respeitar tanto as limitaes do intrprete, como o contexto original do autor e do ouvinte intencionado pelo mesmo. Certas consideraes no texto refletiro a situao histrica e cultural do povo quando da sua escrita,

no sendo todo aspecto esse devido para aplicao exata. rickson trata bem esta questo61,

valendo ressaltar que em certos casos o contexto histrico contribui para uma formulao aplicada numa poca histrica que seria indevido em em certos contextos atuais. Num contexto na qual a mulher no recebe instruo, nem ao menos alfabetizao, estando impossibilitada de fazer estudo da Bblia, coerente a advertncia de Paulo para que a mulher no ensinasse na igreja. O ensino da igualdade perante Deus em Cristo abre a possibilidade em contextos apropriados para que a aplicao de Paulo seja modificada, especialmente luz de

60 Veja seu tratamento referente inerrncia, pginas 60-66. Grudem falta mencionar que a sua posio sobre inerrncia dependente de

sua definio de inspirao. Na discusso de inspirao, Grudem nemlevanta questo de outros posicionamentos, oferecendo apenas as suas concluses prprias (pginas 23-27).
61 Veja pginas 33-37, sob o subttulo Os critrios de permanncia na doutrina.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 16 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

passagens paralelas que revelam um alto gru de confiana do prprio Paulo no ministrio de mulheres que cooperaram com o labor do apstolo. Febe recomendada em Romanos 16 como dicono da igreja, denotando um cargo oficial. Deve-se, portanto, lembrar perante o fato da incluso de certas cartas de Paulo terem sido includas no cnon do Novo Testamento, elas foram dirigidas para atender a dificuldades especficas de igrejas especficas em contextos especficos. Os seus princpios e ensinos bem deve ser respeitadas e vistas como permanecentes, mas os princpios so visveis e claros s vezes somente com uma boa apreciao do contexto histrico. Um estudo teolgico srio, portanto, deve prosseguir com preciso e cautela, respeitando os parmetros, princpios e limites acima estabelecidos. A teologia no deve ser apressada para dar uma resposta smples a toda pergunta e dvida. Certos assuntos e certos detalhes no esto ao alcance da compreenso humana. Outros assuntos e detalhes requerem muita diligncia d e pesquisa para a formulao de um posicionamento, devido debildade humana. O infinito no pode ser compreendido de forma sucinta. Com todo esforo e cautela na investigao teolgica, o intrprete deve chegar ao fim colocando-se na condio humilde de um servo obediente, entregando-se a Deus em dependncia e confiando de que Deus revelar o que lhe for necessrio. O resto deve ficar nas mos de Deus. Existe como um constante a necessidade de lembrar da fraqueza humana em compreender a Deus. Conforme Lutero, A teologia cu, sim, mesmo o reino dos cus; o homem, entretanto,
terra, e suas especulaes so fumaa62. Lutero argumentava em contra das especulaes

filosficas na teologia, reivindicando um estudo srio da Bblia na formulao teolgica. A Bblia sendo a Palavra de Deus a fonte para compreender o mesmo Deus apresentado nas Escrituras. Este estudo portanto a base e a fundamentao para todo esforo teolgico legtimo.

A Existncia de Deus:
A Bblia toma por certo a existncia de Deus. No mundo antigo, a existncia de seres suprahumanos era pressuposto bsico da vida, tal que os escritores bblicos jamais teriam se preocupados em explicar ou provar a existncia de Deus. Definies e provas filosficas da existncia de Deus no sero, portanto, encontradas no texto bblico. Nunca ocorreu aos autores do Antigo Testamento provar a existncia de Deus. Tal assunto teria
sido absurdo, dado as atitudes da poca63. As narrativas bblicas revelam um tempo em que a existncia de seres sobrenaturais era inquestionvel64. Assim, os narradores bblicos no

procuraram explicar a existncia de Deus, mas apontar para a sua identidade atravs do que fazia. Hoje at existe quem questiona a existncia de Deus, porm a Bblia no entra no assunto e aceita que sua existncia obvia. Mais propriamente, o narrador bblico procura especificar qual dentre os deuses conhecidos pelos povos foi Aquele que chamou a Abroo prprio Criador de No filme Meu Papai Noel, um homem encontra-se transformado em Papai Noel, mesmo que no creia na sua existncia. Nesse contexto ele levado ao Po lo Norte e mantm uma conversa

todo o Universo65

62 Martinho Lutero citado em GEORGE, 59. 63 DAVIDSON, A., 30-31. 64 ROBINSON, 54. 65 WENHAM, xxii.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 17 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

com um duende onde h o seguinte dilogo: Eu vejo, mas no creio. Ests perdendo significncia. Qual a significncia? Ver no crer. Crer ver. As crianas no precisam ver este lugar para saber que existe. Elas simplesmente sabem. Este dilogo o mais significativo do filme inteiro, e a nica parte significativa. Ao mesmo tempo, revela um conceito importante a ser levado em conta na teologia, o que tem a ver com os pressupostos com os quais o indivduo lida. No conceito cientfico atual, existe a idia por base de que somente aquilo que fsico tem existncia real. Se algum fenmeno no pode ser medido, pesado e calculado, ento no real.
Em tal definio, Deus no pode ser real, pois escapa de padres de medio materiais66. Eis o

conflito maior para ser analisado entre propostas cientfica atuais e conceitos teolgicos bblicos. O pressuposto mais central da existncia de Deus. Esta realidade no pode ser provada mas pode ser em parte comprovada na vida daquele que aceita o pressuposto. somente quando se cr que possvel enxergar a realidade de Deus. com esta base de f que se olha ao mundo ao redor e v a presena e atuao de Deus no mundo ao redor. O que se usa como provas so mais verdadeiramente comprovantes da realidade j aceita. Esses pontos de apio f ajudam o indivduo a averiguar a veracidade daquilo que cr e ajudam-no a confiar no Criador.

Para Lutero a existncia de Deus no era assunto para a elaborao de argumentos e provas67.

No entanto, muitos outros tm procurado montar provas lgicas, das quais Berkhof detalha uma todas as pessoas de qualquer lugar tm uma profunda intuio ntima de que Deus existe, de que a maior parte da populao norteamericana, mas foge das cosmovises de povos em outras partes do mundo. Muitos povos acreditam no em u m s Deus, mas em uma multiplicidade de deuses. Para muitos, a criao vem de um ocaso, e mesmo na antigidade havia formas bem divergentes das colocaes bblicas referentes ao incio do mundo. de YHWH e a necessidade humana de depender completamente em YHWH (hwhy) seu Criador. A nica prova que se d na Bblia so as interpretaes dos eventos da interveno de YHWH na sistematizar o ensino da mesma, deveria-se aceitar o fato de que a Bblia no procura provar a existncia de Deus. No assunto propriamente dateologia sustentar provas da existncia divina. O nosso ponto de partida deveria tomar esta pressuposio dignamente. A perspectiva da teologia crist parte de pressupostos devidos a uma aceitao de f no Deus que no se v. Como Hebreus captulo onze trata a questo, comea-se uma procura de conhecer a Deus j pressupondo no apenas a Sua existncia, mas tambm que Deus recompensa aquele que procura conhec-Lo. Nesta apostila, portanto, tomar-se- por certo a existncia de Deus. Assim a discusso partir diretamente a investigar os meios de se conhecer a Deus.

lista68. Estas provas, porm so todas falhas, como ele mesmo demonstra. Grudem alega qu e

so criaturas de Deus e de que ele seu Criador69. Esta alegao talvez possa ser coerente para

A Bblia no procura provar a existncia de Deus70, o que procura especificar a singularidade

vida do seu povo71. Se a teologia realmente comea com a Bblia e uma tentativa de

66 HESCHEL, 142. 67 GEORGE, 61. 68 BERKHOF, 25-26. 69 GRUDEM, 97. 70 DAVIDSON, A., 30-31, GRUDEM, 98, ROBINSON, 54. 71 O mais destacado destas provas no Antigo Testamento o evento do xodo. De certa forma, mesmo esta prova no em si uma prova

da existncia de Deus, mas da singularidade de YHWH (hwhy), Deus acima de todos os outros deuses. No Novo Testamento, a ressurreio de Jesus o evento central demonstrativo da divindade de Jesus, outra vez, no a existncia de Deus em si mas o seu carter revelado no ministrio de Jesus.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 18 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Dado a metodologia cientfica e filosfica, provar Deus um esforo alm das limitaes humanas. Pode-se bem provar a possibilidade ou bem a plausibilidade da existncia divina. Mesmo que se possa mostrar a grande improbabilidade da inexistncia de Deus, prova concreta no possvel. No entanto, o homem tambm no pode provar com certeza absoluta muitas outras coisas que ele toma por certo. O mtodo cientfico se baseia na utilizao de premissas, hipteses, teorias e leis da natureza. O processo desse mtodo sempre trabalhar na questo de desprovar as suas hipteses, teorias e leis. Quando no se consegue desprovar uma hiptese, ela passa a ser considerada uma teoria. Quando muitos tentam e no conseguem desprovar uma teoria, ela passa a ser considerada uma lei. Em todo caso, porm, a sustentao de uma teoria ou at uma lei pode depender apenas de mais uma tentativa de desprovar o posicionamento. No se pode provar nenhuma teoria, nem hiptese. Pode-se apenas apontar para a probabilidade de sua veracidade. No final das contas, a mesma posio a ser tomada em relao a Deus. Em termos humanos, cr-se na existncia de Deus por vrios motivos, mas em essncia por que a Sua existncia explica melhor muitos aspectos da vida e da prpria existncia do universo do que a inexistncia de Deus. Nesta base procura-se conhecer a este Deus, esperando algum retorno positivo por conhec-Lo. Tal a posio do autor de Hebreus. Por outra perspectiva, cr-se na existncia de Deus em decorrncia do agir do Esprito do Santo, no por argumento convencedor.
tarefa do Esprito do Santo convencer o indivduo de pecado, de justia e de juzo72, o que

remonta em essncia a convencer o indivduo sobre Deus. A responsabilidade do servo de Deus de apresentar testemunho do evangelho, no de convencer o mundo de sua veracidade. Deus, mediante a Sua palavra e o seu sopro (Esprito) no interior do ouvinte que convence.

Revelao:
J de incio, deve-se fazer lembrar de que a nica maneira de se conhecer a Deus de receber a revelao que Deus faz de Si mesmoseja de Sua auto-revelao. Isto, porque Deus muito alm das limitaes da investigao humana. Deus est to acima de ns que a razo humana
no capaz de conhec-lo73. S possvel medir e definir aquilo que menos que o

investigador, logo, no ser possvel medir ou definir Deus a parte da auto-revelao divina. Como rickson afirma que seremos humanos, mesmo depois de glorificados, nunca chegaremos a uma compreenso definitiva de Deus por questo da limitao do ser humano, mesmo aps da morte. Cabe a Deus se conhecer e logo revelar-se ao ser humano na medida em que a criatura pode e aceita conhec-Lo. Conforme descrito acima referente ao mtodo cientfico, conhecer a Deus depende mais do que nada em que Deus se revele humanidade. Algo de Sua natureza se reflete na prpria criao, mais na maior parte conhecer a Deus depende em que Deus se revele e que o homem esteja atento a esta revelao. A dificuldade do homem se desprender dos seus prprios conceitos para aceitar realidades que no se encaixam nas suas definies, logo a compreenso de Deus depende da receptividade humana revelao divina. Por revelao, tratar-se- mais do que nada a questo da revelao escrita na Bblia. Entende-se haver outros meios de revelao, mas esta a essencial no contexto mo. Contudo, faz-se

72 Joo 16.8 73 rickson, 286.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 19 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

necessrio alguns comentrios sobre a revelao geral e a revelao especial ou particular. Para tudo, no entanto, a revelao escrita deve ser vista como o cnon, ou regra, pela qual se mede as demais formas de compreender a Deus e o Seu plano para o homem. nesse sentido que os batistas tm declarado que a Bblia sua regra de f e prtica. Algo deve ser dito referente ao processo de canonizar o texto bblico, pois este processo implica no uso adequado da Bblia e o seu lugar apropriado na vida da igreja. Deve-se lembrar que no houve nenhum conclio ou grupo especial formado para definir qual seria o cnon das Escrituras. O processo foi um desenvolvimento natural de cristos lendo, estudando e ensinando os textos que tinham em mos e fazendo uma seleo do material que sentia refletir uma compreenso mais exata e confivel referente a Deus e Sua vontade. Numa carta circular escrita em 367, Atansio, bispo de Alexandria, escreveu que as igrejas em sua zona estavam lendo e usando uma certa lista de livros nos seus cultos. Outros olharam para a lista e verificaram que eles tambm estavam usando os mesmos livros. Trinta e dois anos depois
no Conclio em Crtago foi reconhecida oficilamente este cnon do Novo Testamento 74.

proveitoso lembrar que este conclio simplesmente ratificou a prtica existente das igrejas, no promulgando um decreto prprio. O que temos no cnon, portanto, um reconhecimento do povo de Deus que estes livros refletem com autoridade e veracidade a Palavra de Deus para a humanidade. Lutero dependia completamente no estudo e ensino da Bblia no mbito do seu ministrio. Por sua prpria afirmao, no era ele o reformador, mas a prpria palavra de Deus que havia levado

a cabo a reforma ao seu redor75. Da mesma forma a Bblia deve ser dada o seu lugar na igreja

atual para que desempenhe a sua fu no devida e opere as reformas necessrias na igreja atual. Vale salientar que a revelao divina no se limita ao registro bblico, nem confisso dos integrantes da igreja. Abrao aprendeu em algum lugar e de alguma forma a respeito de YHWH. Os dois espias de Josu ouviram a verdade referente a YHWH da boca de Raabe, prostituta pag

de Jeric76, provavelmente prostituta a servio no culto pago de Jeric77. Gideo ouviu a mensagem de YHWH confirmada na boca de um soldado inimigo idlatra, servidor de Baal78. A

Bblia a revelao suprema ao dispor, mas Deus no est limitado ao texto bblico para se revelar. na Bblia que a mensagem e a revelao de Deus esto mais claras e definidas. Esta a razo de sua centralidade. Ela j foi aprovada e preservada pela confisso de crentes no nico Deus Criador do universo atravs d e sculos.

Inspirao e Inerrncia:
O conceito inspirao um tanto complexo, devendo ser visto por vrios ngulos e etapas. V-se nas narrativas a inspirao divina na convocao de YHWH (hwhy ) para o povo encontrar-se com o Deus de Israel. Esta capacidade para discernir o plano divino dentro da histria e alm dos eventos o que distingue um autor sagrado no Antigo Testamento de qualquer outro tipo de

74 ELWELL, v.1, 179. 75 GEORGE, 55-56. 76 Josu 2.8-13. 77 BUTLER, 31-35. 78 Juzes 7.12-15.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 20 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

autor 79. Israel, e depois a Igreja Crist, valorizaram estes livros em conjunto como um livro santo e divino. Nas palavras desta Palavra, a voz de Deus foi ouvida80. possvel,

portanto, enxergar como as narrativas contidas nesse livro tm sido transformadas pelos
Os escritores alegavam que se sentiam sob um imperativo divino. Tinham uma santa obrigao de falar aquilo que muitas vezes era contrrio aos prprios interesses e desejos pessoais, mas precisavam falar. Alegavam estar na sucesso direta daquelas palavras anteriores, alm de serem contribuintes no adicional desenvolvimento tanto do cumprimento
como da promessa expandida para o futuro!82.

narradores bblicos em testemunhos da obra redentora de Deus81.

Nestes relatos apresenta-se que o processo de inspirao do texto inclui tanto o impulso divino sobre o autor, como tambm inclui o processo pelo qual o povo ignorou outros manuscritos que
no chegaram a revelar as intenes e aes de Deus como nos manuscritos preservados83. De conhecem84.

fato, existem 24 livros citados e referenciados por nome no Antigo Testamento que hoje no se Referente ao Novo Testamento, conhece-se mais de 40 evangelhos que foram escritos nos primeiros dois sculos, porm apenas quatro foram includos no cnon bblico. Parece tambm que partes do Novo Testamento foram escritos originalmente em hebraico ou aramaico, e no no

grego85.

Os livros que foram preservados atestaram ser de mais confiana do que estes outros em revelar a operao de Deus, no por conterem mais informaes histricas ou cientficas. Assim existem relatos como o de Caim, no qual se pergunta por sua esposa, j que o texto no se interessa por entrar no assunto. necessrio, ento, aceitar que a Bblia no teve como objetivo preservar todos os detalhes referentes s histrias que relata. Preservou-se aquilo que de ajuda para entender a ao de Deus em meio da humanidade. Alguns alegam que a inspirao da Bblia est vinculada de forma inseparvel chamada infalibilidade (iseno de qualquer tipo de erro), porm logo limitam esta tal infalibilidade aos manuscritos originais (chamados os autgrafos). Diz-se que no poderiam ter sido inspirados por
Deus se houvesse qualquer classificao de erro86. Este argumento, contudo, tem base em lgica

humana, no em qualquer especificao bblica. Tal lgica, porm, apresenta problemas, pois se os autgrafos tinham que ser completamente isentos de erros de qualquer tipo para que houvesse inspirao, logo as cpias tambm teriam que obedecer a estas mesmas exigncias para expressarem corretamente a inspirao divina. O que alguns aparentemente descuidam, que a classe de erro que um texto to antigo apresenta tem muito mais a ver com conceitos emconflito com a cincia moderna e no algum erro na apresentao de sua mensagem teolgica (i.. a ordem da criao em Gnesis 1 tem as plantas sendo criadas antes do sol, o conceito cosmolgico refletido no texto define haver um mar

79 SOGGIN, 44. 80 MULDER em WOUDE, 3. 81 SOGGIN, 44. 82 KAISER, TdAT, 26-27. 83 SCALISE, 44-46. 84 PRICE, 32. 85 LOWRY, 25-26 citando Papias, bispo de Frigia, cerca do ano 130, Ento Mateus comps os orculos em hebraico, e todos interpretavam

conforme podiam. O mesmo Papias cita ao ancio Joo, dizendo que Marcos tendo se tornado o intrprete de Pedro escreveu apuradamente tudo que lembrava das coisas que foram ditas ou feitas por Cristo; porm, no em ordem.
86 ARCHER, 18.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 21 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

acima do firmamento e tambm por debaixo da terra, sendo essa uma espcie de disco flutuando
sobre outro mar87, etc.). Isto no vem a ser erro em qualquer sentido importante, j que o

propsito bblico no cientfico nem histrico. Por ourtro lado, o objetivo da narrativa alcanada de forma independentemente dela ser ou no um registro de preciso milimtrica. O que se encontra, portanto, o tipo de erro ao qual Calvino retrata em seu comentrio sobre Atos Por outro lado, a igreja tem um cnon por ter reconhecido nos livros da Bblia no um registro de

captulo sete88. histria ou de cincia, mas a verdadeira palavra de Deus89. Estes livros no atestam apresentar

iseno de erros cientficos ou histricos, mas apresentam o testemunho da palavra de Deus. isto que o povo de Deus reconheceu e aprovoua mensagem de Deus ao seu povo, transmitida por meio dos seus portavozes, os profetas. O povo de Deus reconheceu a palavra inspirada e transmitiu estas Escrituras aps tal reconhecimento, o processo de inspirao sendo em parte uma cientfica, nem histrica. o cerne teolgico que exerce rigor autoritrio sobre a igreja. De qualquer forma, a concluso final adotada ser a mesma quanto autoridade destas obras

ao comunitria do povo de Deus90. Esta palavra inspirada uma palavra teolgica, no

inspiradas. Como Archer afirma, a Bblia reivindica a sua prpria autoridade91, porm ela no

reivindica infalibilidade, especialmente infalibilidade de preciso cientfica sobre todo e qualquer a realidade de Deus, a sua identidade, a sua graa, e a sua vontade para com os homens a autoridade suprema para questes de teologia. A questo d e conhecimento cientfico no vem a interferir com a autoridade inspirada da Bblia. O seu propsito nunca foi ensinar cincia, nem histria. O seu propsito de revelar a ao, a identidade, o carter e o propsito de Deus para com o seu povo e toda a humanidade. Afinal de contas, a cincia atual ser considerada ultrapassada e errnea em poucos anos, pois mesmo que ela depende de um desenvolvimento acumulado de anos em anos, um desenvolvimento que compreende o descartar de conceitos

assunto. Os autores bblicos geralmente no se importavam com assuntos tais.92 Ela ensina sobre

descreditados93. Muitos querem se apegar a textos como 2a Timteo 3.16 para afirmar no somente o respirar de

Deus nas Escrituras, mas tambm para definir tal inspirao no sentido de Deus pronunciar palavra por palavra o que o escritor deveria de escrever. Deve-se lembrar, porm que o sentido original grego deste versculo no se d para uma definio precisa do modo de inspirao. A frase greaga no contm o verbo para indicar a forma exata da inspirao, nem indicao exata do referente para definir a escrita em considerao. O termo utilizado aqui divinamente expirado (qeov pneusto"), no propriamente inspirado.

87 Veja HARBIN, C. TN, Cosmologias Antigas. 88 GEORGE, 194-195. 89 SCALISE, 50. 90 BARR em MAYS, 67. 91 ARCHER, 22. 92 Paulo, escrevendo aos corntios, afirma no haver batizado a ningum da igreja a no ser dois irmos, logo lembra que tambm batizou

outra casa, ento agrega que no lembra se batizou outros. No parou para fazer uma minscia de detalhes para investigar quem havia batizado. Diz basicamente no ter sido importante e corre adiante no seu argumento (1 Corntios 1.14-15). Os evangelhos registram nmeros diferentes de cegos curados por Jesus em certos eventos. A importncia do relato no era para ser uma descrio exata do evento, mas para tratar um ponto teolgico essencial (Mateus 20.29-34 e Marcos 10.46-52). Em termos da apresentao de conceitos de cincia no texto, lembra-se ao leitor que a igreja excomungou a Galileu Galilei por declarar que o mundo girava em torno do sol, pois a Bblia dizia o contrrio. Atualmente pouqussimos asseveriam que a cincia est errada neste ponto, porm a Bblia continua descrevendo o universo de forma contrria. Se aceitvel proclamar que a Bblia e st errada em tal ponto, deve-se aceitar que a Bblia no livro texto de cincia e que suas apresentaes cientficas podem ser ignoradas sem invalidar o seu ensino teolgico.
93 Recomenda-se o livro citado na bibliografia de SCALISE para um bom tratamento referente a posies adotadas refrentes a inspirao e

revelao, bem como uma alternativa exposta por Childs para uma nova compreenso do processo de revelao cannica.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 22 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Pode-se traduzir o texto como Toda Escritura divinamente expirada e, como tambm Toda Escritura divinamente inspirada , ou ainda Toda Escritura divinamente expirada e proveitosa para ensino, para reprovao, para correo, para educao em justia. Outra possibilidade interpretativa seria de ler o texto no sentido de Toda Escritura divinamente expirada e divinamente proveitosa para . Alm de no saber exatamente como traduzir o versculo, a nica vez que o termo grego divinamente inspirado usado na Bblia. Dado as dificuldades interpretativas j se comea com uma base insegura no tratar o assunto da inspirao com este texto. Outra passagem geralmente apontada em discusses de inspirao tambm um pouco difcil de
interpretar com exatido em termos de inspirao. 2a Pedro 1.20-21 trata claramente da profecia

sendo proveniente de Deus. tou`o prw`ton ginwv t skonte" o{ti pa` sa profhteiv a grafh` " ijdiv " a ej iluvsew" ouj givnetai: 21ouj ga;r qelhvmati aj nqrwv hjnevqh profhteiv a potev, ajlla; uJpo; p pou c pneuv ato" aJgiv u ferovmenoi ejav m o l lhsan aj po;qeou` a[nqrwpoi isto primeiro saibam que toda profecia escrita de particular interpretao no provm. Pois no de vontade de homem foi trazida profecia jamais, mas sob o Esprito do Santo sendo guiados, falaram (da parte) de Deus inspirao referida. O autor coloca que os profetas serviram de portavozes na profecia escrita, Grudem aponta para algumas outras passagens que at referenciam certas palavras como sendo as

homens94. O texto bem inteligvel, sendo a dificuldade que o texto no explica a forma da ou que forma guiados como um barco pelo vento95.

meras palavras de Deus96, mas estas passagens so de referncia estrita demais para serem aceitos

como tratamento abrangente da inspirao da Bblia como um todo. Em geral o alicerce da defesa de uma inspirao verbal um alicerce filosfico e racional, no bblico. Apela-se mais para lgica e conceitos de epistemologia para fazer sua defesa, no para um embasamento bblico. A compreenso do conceito de inspirao deve lidar com questes como a pesquisa de Lucas por testemunhas oculares para servir de fontes orais na escrita do seu evangelho. Precisa tomar em considerao a questo das fontes e tradies orais antecedentes forma atual do material do Antigo Testamento, especialmente questes dos relatos em Gnesis que tanto antecedem personagens como Moiss. Em sua essncia, uma doutrina bblica de inspirao importa-se mais com o produto do que com o processo; no lida com teorias, psicolgicas ou de qualquer

espcie, como por exemplo sobre o modo pelo qual se deu a inspirao97.

Na prtica teolgica lida-se com nveis de inspirao, como tambm houve na elaborao ou reconhecimento do cnon das Escrituras. J o processo de canonizao revela algo de diferenas entre os nveis inspiracionais dos livros. A incluso do livro de Ester foi debatido at o segundo
sculo98. Este livro quase no entrou na lista de livros canonizados, em parte por questo de

nunca referenciar a Deus. A narrativa escrita de perspectiva secular, no contendo meno de Deus, nem ao menos indicao de que o povo era povo de Deus. Para reformadores co mo Lutero, certas cartas neotestamentrias no deveriam ser considerados com o mesmo peso de outros, at colocando Tiago, Hebreus, Judas e Apocalipse numa qualificao de interesse

secundrio aos demais livros que proclamam a Cristo claramente99. Lutero pode ser um caso

94 2a Pedro 1.20-21. 95 RIENECKER, 574. 96 GRUDEM, 26-27. 97 LASOR, 648. 98 James A. Sanders em FREEDMAN, Canon. 99 GEORGE, 85.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 23 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

extremo, mas a prtica de muitos cristos no muito diferente do que a dele. Uma elaborao adequada da inspirao das Escrituras deve ser de carter abrangente o suficiente para lidar com estas questes de nveis inspiracionais, ao menos em termos da apreciao humana da mensagem inspirada.

Autoridade:
Conforme declaraes da f e mensagem dos batistas, a Bblia tem autoridade em termos de f (ou doutrina) e tambm na prtica eclesiolgica e individual dessa f. Ela serve para reger ou guiar o cotidiano da igreja bem como seus membros no desenvolver o reinar de Deus em suas vidas. No se limita a questes religiosas, pois o reinar de Deus se insere em todo aspecto da vida humana. Em certos assuntos, a Bblia silenciosa, porm ela fornece padres de moral, tica e comportamento geral que influem sobre todo aspecto da vida humana.
Como Paulo assevera em 2a Timteo 3.16, a autoridade bblica tem utilidade em todo aspecto da

vida do indivduo. Lembra-se aqui que o povo hebreu tinha hbito de medir tudo que se fazia em relao ao ensino da Tor. Esta prtica muitas vezes ia alm da Bblia para os ensinamentos das tradies rabinicas, porm o conceito aplicado era que a Palavra de Deus deveria ser aplicado a cada aspecto da vida com todo o rigor possvel. Alexander Campbell chegou declarar como resumo da autoridade da Bblia o seguinte no que a Bblia fala, falamos; no que a Bblia cala, autoridade bblica. A Bblia era a autoridade. claro que a Bblia no trata a aceitabilidade do uso de lmpadas incadescentes e flourescentes no templo, mas em tudo quanto possvel, ela deve ser dada seu lugar de exercer autoridade sobre a vida do cristo e da igreja. A autoridade dada Bblia pelos reformadores como Lutero encontra antecedentes no Apstolo Paulo como tambm em Jesus. Jesus ensinou no apenas que se deveria seguir a instruo de Deus, mas que este caminhar deveria se apegar com muito mais fora do que as tradies dos ancios de seu dia. Estes, dizia Jesus, invalidavam os prprios mandamentos de Deus com seus

nos calamos100. Para muitos dos reformadores, este era basicamente o conceito operacional da

ensinos101. Em lugar de suavizar a Tor de Deus, Jesus a ensinava de forma ainda mais rigorosa
do que as tradies do povo no seu dia102.

H ocasies em que pessoas se apegam mais a questes de interpretaes de alguns detalhes menos significativos da Bblia, sem realmente deixar que a clareza de outros ensinos tenham sua autoridade devida. A passagem de Mateus 16.19 um tanto incerto e no contm muito apio de outros textos para ajudar na sua interpretao. No entanto, uma estrutura ecesistica foi montada e defendida sobre este versculo em particular, negando passagens que tratam do sacerdcio dos crentes em geral, bem como o acesso que cada crente tem a Deus. Outros tm se apegado ferozmente a teorias particulares de expiao, deixando que estas teorias tenham mais autoridade do que os prprios textos que tratam da expiao do pecado. Existe, portanto, a necessidade de distinguir entre teorias interpretativas de certos assuntos e o ensino do texto bblico por si. Uma definio interpretativa deve sempre respeitar a autoridade de um texto que pode tanto apoiar um certo posicionamento como derrub-lo. A interpretao do

10 0 GEORGE, 131. 10 1 Mateus 15.3-9; Marcos 7.5-13. 10 2 Mateus 5.21-48; Lucas 6.27-36.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 24 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

indivduo, ento deve ser colocado em submisso ao estudo cuidadoso do texto, deixando que a Bblia exera a sua autoridade como a Palavra de Deus escrita.

Supremacia:
J foi tratado algo da supremacia da Bblia como revelao de Deus. Vale a pena ressaltar, porm, que Deus no est limitado ao texto redigido da Bblia para se revelar ao ser humano. A Bblia o melhor registro que conhecemos para indicar quem YHWH, Criador do universo, e quais so Seus propsitos para a humanidade. nos textos da Bblia que o crente h percebido atravs dos sculos a palavra fiel referente identidade do Criador. O prprio processo de canonizar o texto bblico reflete esta busca para diferenciar entre os mltiplos testemunhos acerca de Deus ou deuses para acertar com melhor definio qual o testemunho verdico. Foram escritas mais de quarenta evangelhos na poca logo aps o ministrio de Jesus. Somente quatro destes manuscritos que conhecemos foram preservados como dignos da ateno do fiel. Mais de vinte e quatro livros so citados no Antigo Testamento por nome, dos quais no se reteve nenhuma cpia. A existncia dos livros apcrifos, do Talmude e dos rolos do Mar Morto atesta para a existncia de outras escritas e colees de literatura entre os prprios judeus na poca de Jesus. Houve, no entanto, uma discriminao para selecionar o que realmente era de proveito, e esta coletnia de livros que recebemos na preservao e transmisso da Biblia. Ela foi preservada propriamente por ser considerada a revelao suprema de Deus. H, no entanto, outras formas e meios de conhecer a Deus. H quem prega e ouvido como portavoz de Deus. H quem sente um mexer no seu ntimo como indicao da vontade e mensagem de Deus para si. H quem entende o seu sonho como partindo de uma mensagem de Deus para a sua vida. H quem estuda a natureza e percebe a atividade de Deus ao seu redor. Todas estas formas de ouvir a Deus podem ser vlidas, e Deus pode tambm comunicar de outros meios. Na Bblia h vrios registros de pagos idlatras sendo usados por YHWH como Seus mensageiros. A diferena, no entanto, na qualificao da revelao. Um sonho pode ser interpretado da mesma forma que se usa a esponja de ao. Pode servir de u m jeito no primeiro momento e ser aproveitado em outra aplicao no momento seguinte. No h um padro normativo para a sua interpretao, a no ser em termos de sua coerncia com a revelao de Deus na Bblia. O sermo de um pregador pode ser contrariado pelo sermo do segundo. O que uma pessoa interpreta ao olhar a natureza pode ser bem diferente da interpretao do seu prximo. A Bblia pode tambm sofrer interpretaes diversas, mas elas podem ser discutidas em termos de definies de terminologias, contextos e passagens complementares, at se chegar a um acordo ou resolver que no uma concluso definitiva a ser dada. Em termos dos outros meios de revelao, no existe o mesmo tipo de controle. neste sentido que se fala da Bblia em termos de sua supremacia. A Bblia a revelao suprema de Deus, sendo o registro mais fiel conhecido referente ao Criador do universo e da humanidade. Esta supremacia foi atestada atravs dos sculos por fiis em seis continentes, os quais asseveraram a sua autoridade. Esta supremacia ao mesmo tempo um ato de f, pois h quem segue outra religio e cr na autoridade do seu registro prprio, como o Bhagavad Gita e o Livro de Mrmon entre outros.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 25 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Para os cristos que seguem a refo rma, a Bblia tem o carter de revelao suprema. Deus ainda pode usar outros meios de se revelar, porm na Bblia que o cristo mede a coerncia de tal mensagem, averiguando que seja realmente de Deus. A palavra de Deus to fiel quanto o Deus
da palavra. A prpria Bblia indica que a palavra de Deus tem carter permanente103, por questo

do carter do Deus que a expressa e a mantm. Assim, a Bblia como revelao suprema o cnone, ou instrumento de medir, para averiguar se uma mensagem revelatria de outra via revelatria fiel ou no ao que j foi revelado e atestado. salutar lembrar que a Bblia no caiu do cu, nem foi encontrada em forma completa como asseveram os Mrmons sobre as tbuas de ouro supostamente encontradas por Joseph Smith. No, Abrao, Moiss, Samuel, Elas e outros ouviram a verdade de Deus de alguma forma, tendo uma compreenso da mensagem e do carter divino, sem terem o proveito da Bblia. Foram homens que compreenderam de alguma forma a vontade e as instrues de YHWH (hwhy), o Deus Criador do universo. Sem a Bblia em mos, compreenderam a revelao que Deus lhes dera. Esta revelao apreciamos no registro bblico, apreciando a veracidade de sua mensagem da identidade e da vontade de YHWH. Esta veracidade vem sendo comprovada no processo de preservao e canonizao dos registros bblicos, no qual o povo de Deus tem averiguado que certamente esta transmisso coerente com a compreenso recebida de Deus. Mais do que nada, falamos da Bblia como a Palavra de Deus como resultado de reconhecermos nela a palavra de Deus para o ser humano. nesses termos de reconhecer a palavra de Deus que a prezamos como sendo a Sua palavra. Nada impederia que Deus continuasse a lidar com o Seu povo da forma que fez ao revelar-se a No, Abro, Jos, Moiss e Josu. Entende-se, no entanto, que o que essencialmente precisa ser revelado para a humanidade j foi revelado atravs destes e supremamente por Jesus. O que Deus pode e continua a revelar a sua vontade e identidade para a humanidade coerente com o que j tem revelado, e tambm ser coerente. A dificuldade e responsabilidade presente quele que sente alguma revelao especfica de averiguar que seja realmente revelao de Deus, e no de qualquer outra fonte. Conhecendo bem a revelao divina registrada na Bblia, pode-se medir com melhor preciso a coerncia de alguma outra revelao especfica. nestes padres mais do que em qualquer outro sentido que se toma a Bblia por revelao suprema. Ela foi atestada por geraes, sempre modificando as vidas de fiis comprometidos a seu estudo e aplicao. Por conseqente, a Bblia a base para comparar e corrigir outras fontes

de orientao espiritual, sendo o centro para a averiguao da mensagem de Deus104.

A Bblia na Teologia:
Na introduo, j se viu algo da dependncia que a teologia deve ter na Bblia. Deve-se, no entanto enfatizar essa dependncia, retratando o uso devido da Bblia como revelao suprema de Deus. muito comum o citar e referenciar versculos ou referncias bblicas no apio a certos posicionamentos teolgicos ou prticos da vida crist. Menos comum, porm, comear com o

10 3 Isaas 40.7. 10 4 Em Atos 17.11 pode-se ver o exemplo dos judeus em Bereia, que no apenas receberam a mensagem de Paulo, mas foram sobre um

espao de tempo considervel procurar diariamente nas escrituras (revelao j dadao Antigo Testamento, no caso) para averiguar se a mensagem de Paulo era ou no coerente com o que Deus j havia revelado para o Seu povo. O princpio da coerncia da revelao divina aqui o aspecto mais notvel da passagem. Veja tambm a passagem de Lucas 24.25-28, onde Jesus exemplifica o princpio de coerncia, apelando aos profetas e a Tor para mostrar que a morte do Messas era coerente e j tinha sido revelado como necessrio.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 26 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

texto bblico e depois desenvolver o posicionamento ou prtica. Muitas vezes isso se deve ao simples fato de no se fazer uma rotina de estudo bblico contextual. A exemplo deste ponto, pode-se ver como no contexto evanglico atual se utiliza da frase tudo
posso naquele que me fortalece105. A frase empregada no sentido de Deus fortalecer o

indivduo para realizar ou enfrentar qualquer tarefa ou desafio mo, sendo que o indivduo que escolhe o rumo a seguir. No contexto de Filipenses, Paulo emprega a frase no sentido de dar frente s dificuldades ou necessidades materiais de fome, pobreza e frio. Em outro contexto, ouve-se muito as palavras de Jesus, dizendo ondedoisou trs estiverem

reunidos em meu nome ali estarei106. O sentido das palavras de Jesus no tem vnculo com o

haver um grupo pequeno de irmos para adorarem a Deus ou estarem confiados da presena de Deus em seu meio. A colocao tem referncia reconciliao de irmos sendo unidos por causa do amor de Cristo. neste lao de reconciliao que Jesus se faz presente. O reunir do versculo deve ser lido no contexto do constrangimento e a ofensa que se faz necessrio o perdo e o arrependimento. Estes dois exemplos so de textos comumente citados fora de seus contextos temticos. A prtica teolgica comum no se restringe a abusar destes dois textos, mas comum ver outras passagens distorcidas pelo sentido aparente de um versculo isolado. Tal o problema de fazer teologia com base no uso de uma concordncia, procurando textos que apiam o posicionamento do pesquisador. A norma que deveria ser seguido de fazer estudo de passagens que tratam a temtica mo e logo procurar para ver se de fato h outras passagens que DISCORDAM da perspectiva que se formulou. Lembra-se que a Bblia no uma coletnea de versculos que servem para defender argumentos. A Bblia composta de livros e cartas que trazem as suas prprias temticas e defendem os seus prprios posicionamentos, colocandoas suas prprias argumentaes. Por questo desse aspecto da natureza do texto bblico, indispensvel que se faa um estudo criterioso da Bblia que respeita as temticas das passagens estudadas dentro do contexto dos livros e das cartas dos quais fazem parte. Na rea de estudos veterotestamentrios, vinha-se at pouco colocando muita nfase na disecao do texto entre as linhas de tradies ou fontes componentes do texto atual. Mesmo alguns dos eruditos engajados no esforo de compreender as fontes ou linhas de transmisso do texto retratavam da necessid ade de seguir a uma compreenso do texto completo, o complexo escrito na forma cannica atual. Esta linha de pesquisa sobre o texto como um todo vem crescendo mais recentemente, procurando definir os temas gerais ou at as complexas ou perspectivas teolgicas dos livros bblicos como obras completas. Infelizmente, a prtica teolgica nas igrejas evanglicas persiste em dissecar as obras completas, reverenciando mais o versculo individual do que a abrangncia da unidade literria. Na poca da Reforma, a Bblia tomou lugar central na vida e no ensino daqueles que protestavam os abusos da Igreja Catlica. A Bblia era usada rigidamente na pregao, no ensino e na

teologia. Zunglio at memorizou o texto grego das epstolas de Paulo 107 e logo na sua pregao

no aceitou mastigar o texto empedacinhos quebrantados, mas expus aos seus ouvintes o prprio

10 5 Filipenses 4.13. 10 6 Mateus 18.20. 10 7 GEORGE, 113.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 27 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

texto bblico. Foi esta proclamao da Palavra de Deus o fator que mais incendiou a reforma em
Zurique108.

Se for necessrio reforma na igreja atual, a Palavra de Deus deveria de ser no somente o motivo da reforma, mas tambm o seu agente. A teologia prope conhecer a Deus e a Sua vontade, o qual mais certo a partir do testemunho da Bblia do que em qualquer outra parte. No adianta tomar uma posio destes, no entanto, sem praticar o estudo e a pregao da Bblia em todo aspecto da vida crist e eclesial. Na prtica, isso mesmo que se costuma fazer. Em muitos casos, a pregao rotineira no passa muito alm de ser uma expresso do ponto de vista do pregador com alguma referncia bblica lhe servindo para lanar a temtica do sermo. Se a Bblia for dado o seu lugar devido, ela deve tanto corrigir os erros da igreja tanto na vida comunal como tambm no individual. De certo, a Bblia rigorosa em pegar no p do ouvinte
como fez o profeta Nat no caso de Dav109 e tambm Paulo chamando por nome em carta pblica igreja duas irms culpadas de liderar uma diviso da igreja110, para no mencionar as palavras
duras de Jesus111.

A Bblia deve no apenas ter uma posio elevada em termos tericos, mas igualmente em termos do seu uso, seja no estudo pessoal, na pregao, no ensino ou no culto. De outra forma, apela-se novamente a uma volta para a poca antes da reforma, onde o pensamento humano e a prtica normal servem de autoridade para a igreja.

Trindade:
A doutrina da Trindade no uma especulao complicada que tenha surgido na mente de telogos ociosos, mas o esforo de explicar com conceitos adequados aquilo que se constitui
uma experincia diria na vida da igreja do Novo Testamento112. Ao mesmo tempo, um

conceito difcil, pois a identidade trina de Deus alm da experincia humana e de sua compreenso plena. Para tratar a questo da Trindade de Deus, necessrio estabelecer algumas regras interpretativas referentes aos textos bblicos a serem tratados. Isto para estabelecer que se esteja tratando com dignidade a inteno autorial/redatorial do texto mo. Houve muito conflito nos primeiros sculos referente elaborao do conceito triuno, as dificuldades girando em torno de manter em linha os pensamento herticos e definir o que se podia chamar correto. Na histria houve dificuldades mais do que nada com duas posies herticas que anulavam ou a unio de Deus (trs deuses), ou a distino entre as pessoas de Deus (geralmente negando divindade a Jesus e

o Esprito)113.

10 8 Ibid., 127. 10 9 2a Samuel 12.1-14. 11 0 Filipenses 4.1-3. 11 1 Em Joo 6.60 o autor refere-se a conceitos de difcil compreenso, mas em Mateus 5.1-7.29 o ensino no prazeroso e em Mateus

21.29-23.39 as palavras contra os lderes judaicos so stringentes.


11 2 URETA, 55. 11 3 BERKHOF, 80.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 28 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Por Trindade, no compreende-se trs deuses, mas que o Pai, e o Filho, e o Esprito, so
um e nico Deus114;

No se deve fazer tanta distino entre as pessoas tal que haja diferenciao de centros decisivos;
No se deve subordinar nenhuma das pessoas de Deus a outra115.

A expresso do conceito trinitrio deve-se principalmente preocupao da igreja primitiva na definio da divindade de Jesus Cristo. Com esta preocupao, deu-se polmica entre o monotesmo exclusivo e questes de triteismo, modalidade divina, diminuio de divindade (subordinao), e negao da divindade de Cristo. A definio trinitria, portanto, expressa primeiramente uma segurana da divindade do Filho e do Esprito em conjunto ao Pai. Esta foi a
preocupao maior da igreja ao desenvolver as su as definies parciais nos primeiros conclios116.

Voltando a um grfico j utilizado quando detalhando as limitaes do leitor para com o texto bblico, til lembrar da fragilidade e finitude humana perante a Deus na tentativa de descrev-Lo. Tal ainda mais necessrio perante questes como a trindade. Deve-se lembrar que ao mesmo tempo em que Jesus humano, ele completamente Deus. A definio com a qual se trabalha aqui neste grfico de que em termos qualitativos (essncia, substncia, carter, etc.) Jesus cem porcento Deus, ainda que limitado em questes quantitativos da expresso divina. Como um plano geomtrico no cabe dentro de uma linha unidimensional, Deus no cabe em termos quantitativos na expresso humana de Jesus. Jesus Deus, mas Deus mais do que se pode enxergar em Jesus. Esta ilustrao tem seus limites, pois no consegue expressar a submisso descrita em Filipenses 2.5-11. Mesmo que essa submisso seja visto em termos do aspecto humano de Jesus ou em termos de submisso vontade pr-estabelecido (o que seria mais uma questo de auto-disciplina do que submisso em si), o grfico no chega a expressar o conceito completo. A questo do Esprito, ou Sopro do Santo, nem chega a figurar no grfico. Ha certas delimitaes para a definio do conceito que devem ser obedecidas, em essncia sendo manter a completa divindade e unio de Deus ao mesmo tempo de refletir um aspecto singular da manifestao de YHWH (hwhy) entre o seu povo. Poderia-se falar que a distino bsica feita no Novo Testamento segue a seguinte demarcao em termos gerais, porm deve-se deixar mrgem para um emprego diferenciado em passagens individuais:

11 4 Bromiley em ELWELL, 576 e GEORGE, 199. 11 5 Mesmo que Filipenses 2.5-8 trata da submisso de Jesus, o versculo 9 coloca sobre Jesus um nome sobre todo nome, o que no deixa

o referencial Deus nem Pai acima do referencial Filho. Jesus posto em posio de adorao por todos nos cus e na terra e debaixo da terra para a gloria (rvelao, manifestao) de Deus Pai. Aqui no h nem subordinao, nem distino completa entre Pai e Filho.
11 6 TILLICH, 604-605.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 29 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Pessoa Aspecto principal da designao:


Pai A supremacia de Deus, assentado em poder no seu trono, porm relacionando-se em amor com a criatura humana. Filho A presena fsica de Deus, com rosto humano, visvel e tangivel.

Sopro A presena percebida mas intangvel de Deus; o seu soprar sobre o indivduo, tal como (Esprito) manifesto nos profetas Elias e Eliseu.

Na formulao da Trindade, usa-se o termo pessoa para identificar os trs aspectos descritos de Deus. Deve-se tomar o cuidado para lembrar o sentido do termo da formulao origina. A palavra latina, persona referenciava a mscara usada por um ator ao representar um papel numa
pea dramtica117. O Filho to Deus como o Pai; e o Esprito to Deus como o Filho e o Pai118. As frases variadas que retratam conceitos trinos no Novo Testamento podem at variar
comprometimento do monotesmo nos retratos trinos neotestamentrios119.

em sua ordem, assim espelhando ainda mais o conceito da unidade de Deus, pois no h nenhum Podemos distinguir pelo menos trs fatores que levaram ao pensamento trinitrio na histria da experincia religiosa: primeiro, a tenso entre o elemento absoluto e concreto em nossa preocupao ntima; segundo, a aplicao simblica do conceito de vida ao fundamento divino do ser; e terceiro, a trplice manifestao de Deus como poder criador, como amor salvador, e co mo transformao exttica. o ltimo desses trs que sugere os nomes simblicos Pai, Filho e Esprito; mas sem os dois motivos anteriores para o pensar trinitrio, o ltimo grupo s levaria a

uma mera mitologia120.

Deve-se lembrar que a f neotestamentria coerente com o Antigo Testamento121, Jesus dando seqncia ao testemunho de Deus estabelecido no mesmo122. Trabalha-se, portanto como ponto

de partida a unicidade de Deus, no havendo outro para comparao com YHWH (hwhy). Assim, o Novo Testamento conhece a Deus como Pai, Filho, e Esprito Santo, mas conhece a Deus mas esta preocupao basicamente cristolgica.

como um s123. A teologia do Novo Testamento, conseqentemente, concerne o Deus triuno,

A manifestao de Deus na carne equivalia para Calvino a Deus em termos de Sua totalidade, no um entre trs. Calvino dava, portanto, preferncia ao conceito de trs subsistncias, em vez de
divises entre as pessoas da Trindade124. Tal reflete de forma melhor o testemunho bblico da

unio com o Pai expressa por Jesus no Evangelho de Joo. Reflete melhor tambm a substituio feita em vrios textos da definio da presena interna de Cristo versus o Parkletos de Joo 14.16-17.

11 7 MCKAY, 85. 11 8 URETA, 62. 11 9 MOODY, 118. 12 0 TILLICH, 601. 12 1 Em 1a Corntios 8.6, Paulo afirma ao igual com Deuteronnio 6.4, que h um s Deus. 12 2 Mateus 5.7, Lucas 16.29; 24.26-27. 12 3 STAGG, 39. 12 4 GEORGE, 200.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 30 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Alguns interpretam o lamento de Jesus na cruz porque me desamparastes como descrevendo um real abandono do Filho pelo Pai. Tal degenera a um conceito de dois deuses, um tendo amor para com a humanidade e o outro inimigo. Tal interpretao no permitida pelo Novo Testamento, especialmente pelo evangelho de Joo. Deus no nos ama porque Jesus morreu por
ns; Jesus morreu por ns porque o Pai nos amou125. O texto de Mateus e tambm de Marcos

indicam que Jesus estava fazendo uma citao aramaica, pois primeiramente transliteram as suas palavras em carteres gregos e logo as traduzem ao grego. A expresso bem provavelmente referencia o Salmo 22, esta frase servindo basicamente como o ttulo do Salmo. Ao fazer tal citao, o judeu referenciava o Salmo em sua ntegra, no apenas a frase especfica. Tal ainda mais importante lembrar no contexto da crucificao, onde cada respirar uma luta. Se for esta a indicao de Jesus, uma exclamao de vitria, no de perda e abandono! Como tambm em Apocalipse 5.6-7 ao Cordeiro dado autoridade basicamente indistingvel de

Deus Pai126, deve-se lembrar que na cruz no apenas o Filho que fala, mas o prprio Pai. O
deve mos ver a Deuso Pai e o Filhoem amor que sofre e redime127.

Pai est presente em Glgota. Se em Jesus est a suprema manifestao de Deus, ento na cruz Em Joo captulos 1, 8 e 14 pode-se ver a questo da unio real de Jesus e o Pai. Jesus o verbo

Deus que cria carne e habita entre a humanidade. Jesus o Filho de Deus128 e o Eu Sou desde antes de Abrao129. Jesus um com o Pai de tal forma que quem v a Jesus v ao Pai de forma indistingvel130. De incio nestes termos que se define, descreve, ou dialoga a

formulao da doutrina trinitria. Como na histria da igreja e o desenvolvimento do conceito, foi na definio e defesa da divindade de Jesus que surgiu a definio do conceito trinitrio. Junto com a defesa da divindade de Jesus (sem distino categrica com o Pai, seja sem A afirmao de que trs um e um trs foi (e em muitos lugares ainda ) a pior distoro do

subordinao) vem a defesa do Esprito (ou Sopro de Deus) como sendo igual ao Filho131.

mistrio da Trindade132. No se trata de trs deuses (triteismo), nem de um s Deus sem

distino interna qualquer, nem tampouco de modalidades de um s Deus. Deus um (em termos numricos), mas se revela e se relaciona com o ser humanos de trs formas ou maneiras Deve-se tomar cuidado para no forar as distines pessoais da Trindade, pois mesmo as funes que se designa como as principais do Sopro de Deus (Esprito ou Ruach) numa passagem podem ser caractersticas do Filho em outra, mesmo alternando numa passagem em identificar a

de expresso (mscaras de um ator no uso do termo latin, persona)133.

presena interna de Cristo com o Sopro de Deus134. Em Glatas 2.20 Paulo diz que Cristo vive

nele, enquanto que Joo relatava que Jesus deixaria o Sopro de Deus nos discpulos, conforme tambm Lucas em Atos 1.8. No contexto maior de Glatas, Paulo trata seu argumento em duas etapas, primeiramente falando do incio de f sendo em Cristo, e logo atribui o incio a viver sob

o Sopro de Deus135. Para Paulo no parece haver muita distino entre Cristo, Sopro, Sopro de

12 5 STAGG, 131; veja tambm Romanos 5.8. 12 7 STAGG, 144.

12 6 John R. Miles Lamb em FREEDMAN.

12 8 Lembra-se que no conceito hebraico a expresso filho iguala ao pai como tambm na expresso filho de peixe peixinho . 12 9 Joo 8.58-59. 13 0 Joo 14.8-11. 13 1 Joo 14.16-26; 16.7-15. 13 2 TILLICH, 602. 13 3 HARBIN, ESBHI, 41, INCH, 96 KELLY, 85 e MCKAY, 85. 13 4 Romanos 8.9-11. 13 5 Glatas 2.16-3.5.

(01-01-2006)

Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin

Todos os direitos reservados.

p. 31 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

Deus, Sopro de Cristo, a no ser na visualizao de Jesus como homem na terra ou especificamente retratan do o evento da crucificao. Existem muitas maneiras que os homens tentaram exemplificar o conceito da Trindade, como da gua refletindo trs formas ao mesmo tempo, sempre sendo gua (gelo, liquido e vapor). Houve pior uso das trs partes do ovo que s em conjunto formam o ovo. H quem gosta de explicar que o sol luz, calor e esfera, mas sempre sol. Estas e outras formas de ilustrar o conceito simplesmente no fazem justia ao retrato bblico de Deus. O conceito difcil de entender, se que se pode compreender o conceito. Deus muito alm de uma tentativa humana para que seja explicado de qualquer forma smples. O finito no O pode compreender. Nestes termos, deve-se lembrar que Deus no obedece as categorias humanas estabelecidas para definir e delimitar a sua existncia. Mesmo quando as nossas definies tem origem no texto da Bblia, so limitadas em oferecer um retrato detalhado de Deus. O essencial que precisa ser revelado pode ser apreciado, mas definies precisas vo alm do limites da linguagem e da compreenso humana como tambm da revelao proveniente de Deus.

Bibliografia:
BAILLIE, Donald M. Deus Estava em Cristo: Ensaio Sobre Encarnao e Expiao. Traduo de Jaci Correia Maraschin. Rio de Janeiro: JUERP/ASTE, 1983. (original em ingls, 1955). BERKHOF, Louis. Teologia Sistematica. Traduo de Odacyr Olivetti. Campinas: Luz Para o Caminho, 1990. (Original em ingls, 1949). [Obra clssica de teologia sistemtica de linha presbyteriana. O autor foi professor e presidente da Calvin Seminary, B. D. de Princeton.]. BRUEGGEMANN, Walter. Genesis: Interpretation, a Bible Commentary for Teaching and Preaching. Atlanta: John Knox Press, 1982. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [Parte de uma srie de comentrios presbiterianos, o autor professor na Columbia Theological Seminary. Segue uma linha interpretativa evanglica moderada. pastor da United Church of Christ.]. BUTLER, Trent C. Word Biblical Commentary, Volume 7: Joshua. Waco, TX: Word Books, Publisher, 1983. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [Srie de comentrios de conselho editorial batista que preserva alto conceito da autoridade bblica enquanto trata questes interpretativas com alto nvel de erudio. O autor Ph.D. da Vanderbilt University, com estudos de ps-doutorado em Heidelberg e Zurich. Foi professordeAntigo Testamento no Baptist Theological Seminary of Rueschlikon.]. CONNER, Walter Thomas. Revelao e Deus, segunda edio. Traduo de Almir S. Gonalvez. Rio de Janeiro: JUERP, 1979. DAVIDSON, A. B. International Theological Library: The Theology of the Old Testament. Edinburgh: T. & T. Clark, 1904. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [Recurso mais antigo, o autor foi telogo escocs da New College de Edinburgh, esta obra sendo impressa depois de sua morte utilizando os seus manuscritos e suas anotaes. Apresenta uma linha bsica de estudos antigos do Antigo Testamento, devendo ser lido luz de exposies mais recentes.]. DURHAM, John I. Word Biblical Commentary, Volume 3: Exodus. Dallas, TX: Word Books, Publisher, 1987. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [Srie de comentrios de conselho editorial batista que preserva alto conceito da autoridade bblica enquanto trata questes interpretativas com alto nvel de erudio. O autor foi professor de Hebraico e Antigo Testamento no Southeastern Baptist Theological Seminary com Ph.D. de Oxford e estudos de ps-doutorado em Heidelberg, Oxford, Zurich e Jerusalm.]. ELWELL, Walter A., editor. Enciclopdia Histrico-Teolgica da Igreja Crist, volume I, A-D. Traduo de Gordon Chown. So Paulo: Sociedade Religiosa Edies Vida Nova, 1990. (original em ingls, 1984). __________., editor. Enciclopdia Histrico-Teolgica da Igreja Crist, volume II, E-M. Traduo de Gordon Chown. So Paulo: Sociedade Religiosa Edies Vida Nova, 1990. (original em ingls, 1984). (01-01-2006) Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin Todos os direitos reservados.

p. 32 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin

ERICKSON, Millard J. Christian Theology, Unabridged in one volume. Grand Rapids: Baker BookHouse, 1996. (Citaes tradizidas por Chrstopher B. Harbin). __________. Introduo Teologia Sistemtica. traduzido por Lucy Yamakami. So Paulo: Vida Nova, 1997. (Original em ingls, 1992). [Esta obra um resumo simplificado da obra mais completa Christian Theology.]. FREEDMAN, David Noel, editor. The Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1997, 1992, [Online] Available: Logos Library System. [Dicionrio bblico em seis volumes, produzido por uma banca com cerca de mil contribuintes, eruditos em suas respectivas reas de estudo e contribuio.] GEORGE, Timothy. Teologia dos Reformadores. Traduo de Grson Dudus e Valria Fontana. So Paulo: Edies Vida Nova, 1994. (original em ingls, 1988). [O autor procura posicionar as perspectivas teolgicas dos reformadores no seu contexto original para resgatar a essncia da contribuio teolgica de cada. O autor batista, Ph. D. de Harvard University, com estudos de ps-doutorado na Suia, era professor da Southern Baptist Theological Seminary em Louisville. deo da Escola de Divindades na Universidade Samford. Nesta obra, ele procura clarificar as contribuies teolgicas especficas dos reformadores em face a certa confuso contempornea a respeito das mesmas, resgatando princpios vlidos de suas reflexes teolgicas.]. GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemtica. Traduzido por Norio Yamakami, Lucy Yamakami, Luiz A. T. Sayo, e Eduardo Perreira e Ferreira. So Paulo: Edies Vida Nova, 1999. (Original em ingls, 1994). (pginas 1-104, 165-197). [O autor professor da Trinity Evangelical Divinity School, Ph.D. da Cambridge University. Escreve de uma perspectiva evanglica conservadora.]. HALE, Broadus David. Introduo ao Estudo do Novo Testamento, 3 Edio. Traduo de Cludio Vital de Souza. Rio de Janeiro: JUERP, 1989. HALLEY, Henry H. Traduo de David A. Mendona. Ampliao, reviso e atualizao de Gordon Chown. So Paulo: Edies Vida Nova, 1997. HARBIN, Chrstopher Byron. Teologia das Narrativas. Porto Alegre: sem grfica, apostila produzida em vrias edies a partir de 1998. HARBIN, L. Byron. A Teologia do Antigo Testamento 1. apostila no publicada, recebida em forma eletrnica (TAT1APO7.doc), citaes da edio de julho de 1999. [O autor foi missionrio batista no Brasil por quase 30 anos, Th.D. em Antigo Testamento do New Orleans Baptist Theological Seminary, professor na Faculdade Teolgica Batista em So Paulo e no Seminrio Batista do Norte do Brasil, pai do autor da obra presente. Primeira apostila de uma srie de duas partes referentes ao estudo teolgico do Antigo Testamento, formando a base de livro texto ainda a ser publicado. Trata de forma avaliativa as correntes atuais e histricas com posicionamentos crticos novos.]. __________. O Esprito Santo na Bblia, na Histria, na Igreja. Rio de Janeiro: JUERP, 1995. __________. RE: xodo 3, Carta recebida em forma de correio eletrnico, 28 de maio de 1998. [Correio eletrnico em resposta a certas colocaes especficas referente a xodo 3.]. INCH, Morris A. Saga of the Spirit: A Biblical, Systematic and Historical Theology of the Holy Spirit. Grand Rapids: Baker Book House, 1985. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin).
KAISER, Walter C. Jr. Teologia do Antigo Testamento, 2a edio, Revisada. Traduo de Gordon Chown. So Paulo: Vida

Nova, 1997. (Original em ingls, 1978). [Tendo atuado no passado como deo da Trinity Evangelical Divinity School, o autor professor de Antigo Testamento e lnguas semticas na Gordon-Conwell Theological Seminary, com Ph.D. da Brandeis University. O livro apresenta um estudo das reflexes teolgicas do Antigo Testamento, com respeito autoridade e integridade da Bblia, seguindo parmetros evanglicos. Apresenta a promessa messinica como sendo o centro unificador da teologia do AT.].

__________. Toward an Exegetical Theology: Biblical Exegesis for Preaching and Teaching. Baker Book House: Grand Rapids, 1981. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [O livro reclama a necessidade de aproximar a pregao e a teologia de um estudo bblico exegtico coerente.]. KEELEY, Robin, organizador. Fundamentos da Teologia Crist. Traduzido por Yolanda Krievin. So Paulo: Editora Vida, 2000. (Original em ingls, 1992). KELLY, J. N. D. Doutrinas Centrais da Fe Crist: Origem e Desenvolvimento. Traduzido por Mrcio Loureiro Redondo. So Paulo: Edies Vida Nova, 1994. (01-01-2006) Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin Todos os direitos reservados. p. 33 de 35

STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica STBRS-PETE 5.000 5.000 Introduo Teologia Sistemtica

Pr. Chrstopher B. Harbin Pr. Chrstopher B. Harbin

LASOR, William S., David A. Hubbard e Frederic Bush. Introduo ao Antigo Testamento. Traduo de Lucy Yamakami. So Paulo: Edies Vida Nova, Library: Introduction to the Old Testament, Second professores de Antigo Testamento na SOGGIN, J. Alberto. Old Testament1999. (Original em ingls, 1996). [Os autores foramEdition, Revised and Updated. Fuller Theological Seminary, Philadelphia: em conjunto com seis outros eruditos em campo para a formulao desta obra. traduzido por John Bowden. colaborando Westminster Press, 1976. (Original no italiano, 1974). (Citaes O livro rene, portanto, de perspectiva erudita e evanglica, o melhor de estudo crticona Waldensian Theological traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [Professor de Teologia do Antigo Testamento do texto veterotestamentrio, com apreciao da autoridade bblica em conjunto com um discriminando pessoal com Deus.]. Faculty de Roma, o autor trata seriamente o texto bblico, compromisso entre pontos onde deve-se pisar com cuidado e outros onde pode-se tomar posies adequadas capazes de serem sustentadas. Abrange muito bom estudo crtico do LEVENSON, Jon D. CreationO livro faz parte de uma srieThecomentrios eruditos referentes ao Antigo Testamento de Antigo Testamento. and the Persistence of Evil: de Jewish Drama of Divine Omnipotence. Princeton, NJ: Princeton presbiteriana.]. 1994. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [O autor judeu, professor de imprensa University Press, estudo judaicos da Harvard Divinity School, proferindo de perspectiva judaica uma teodicia coerente com definies STAGG, apropriadas ao pensamento hebraico, judaico e cristo antigo. Deve-se levar em traduzidas porque ele trata mais a Frank. New Testament Theology. Nashville: Broadman Press, 1962. (Citaes considerao Chrstopher B. Harbin). questo do pano de do Novo Testamentotextoprofessor da Southern Baptist Theological Seminary. O autor foi tambm [Livro de Teologia fundo por detrs do por bblico atual do que a prpria forma existente do texto.]. professor da New Orleans Baptist Theological Seminary durante vinte e quatro anos. Foi Ph. D. da Southern Baptist LOWRY,Theological Seminary, Theologians. de ps-doutorado emEditions, 1986. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Charles W. The First com estudos Chicago: Gateway Edinburgh e na Sua.]. Harbin). TILLICH, Paul. Teologia Sistemtica, Bible Commentary. San Francisco: Harper & Row Editora Sinodal, (Citaes MAYS, James L., editor geral. HarpersTrs Volumes em Um. So Paulo: Edies Paulinas Publishers, 1988. 1984. (Original em ingls, 1964). traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [Comentrio de boa erudio, porm limitada como qualquer comentrio de um s volume. Apresenta uma perspectiva de erudio sem vnculo confissional, sendo publicada por editora secular para o URETA, mercado religioso geral. O editor presbiteriano e professor da Union Theological Seminary em Richmond, Virginia.]. Floreal. Elementos de Teologia Crist. Traduzido por Delcyr de Souza Lima. Rio de Janeiro: JUERP, 1995. (Original em espaol, 1988). MCKAY, David Company, Inc. Handy Dictionary of the Latin and English Languages: With an Appendix of Latin, Geographical, Historical, and Mythological Proper Genesis 1-15. Dallas, TX: Word Books, Publisher, 1987. WENHAM, Gordon J. Word Biblical Commentary, Volume 1:Names. New York: David McKay Company, Inc., 1958. [Dicionrio bilinge Chrstopher B. de latim [Srie de (Citaes traduzidas porsimples e bsico Harbin). e ingls.]. comentrios de conselho editorial batista que preserva alto conceito da autoridade bblica enquanto trata questes interpretativas com alto nvel de erudio. O autor professor de MILNE, Bruce. Testamentoas Doutrinas Bblicas.Gloucester College of Higher Education na Inglaterra, com 1996. da Antigo Ensinando em Cheltenham and Traduzido por Neyd Siqueira. So Paulo: ABU Editora, Ph.D. (Original em ingls, 1982). Universidade de Londres e tambm autor do comentrio de Nmeros da Srie Cultura Bblica.]. WOUDE, Dale. Word of Truth, World Summary Testament. Doctrine Based on Biblical Revelation. Grand Rapids: Wm. B. MOODY, A. S., editor geral. TheThe: A of the Old of Christian Traduzido ao ingls por Sierd Woudstra.Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Company, 1981. 1982). traduzidas por Chrstopher B. Harbin). Eerdmans, 1989. (Original em holands,(Citaes(Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [Professor de Antigo Testamento da University of Groningen, o editor lana uma introduo compreensiva do Antigo Testamento, segundo um largo e Bruce de opinio Revelation: The Torah and the Bible. Valley pelo Antigo Testamento, a fim de NEUSNER, Jacob espctro D. Chilton. erudita. Focaliza a cultura do perodo refletido Forge, Pennsylvania: Trinity Pressfazer o texto e a sua mensagem mais entendido. EstaChrstopher publicada por editora evanglica crist.]. de estudos International, 1995. (Citaes traduzidas por traduo foi B. Harbin). [Neusner judeu, professor religiosos na University of South Florida. Chilton cristo, professor de Novo Testamento e judaismo na Bard College. Juntos, dialogam Ano 35, Nmero 12.293, 2 conceitos de Revelao de abril de que haja enriquecimento ZERO HORA. Caderno Sobre Rodas.referente aos seus respectivos Edio, Quinta-feira, 15 divina para 1999: Porto Alegre. aos dois lados.]. __________. Caderno Vestibular. Ano 35, Nmero 12.292, 2 Edio, Quarta-feira, 14 de abril de 1999: Porto Alegre. PRICE, Ira Maurice. The Dramatic Story of the Old Testament. New York: Fleming H. Revell Company, 1935. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [Professor de Antigo Testamento da University of Chicago e Ph.D., o autor apresenta um bom esboo de estudo veterotestamentrio segundo a poca de sua atuao. Em face da data da obra, h muito de novo a ser acrescentado sua apresentao. O estudo apresenta de forma criteriosa a base na qual outros trabalharam mais recentemente. A linha de boa erudio coerente com um compromisso srio com a Bblia sendo revelao divina.]. RIENECKER, Fristz e Cleon Rogers. Chave lingstica do Novo Testamento Grego. Traduzido por Gordon Chown e Jlio Paulo T. Zabatiero. So Paulo: Edies Vida Nova, 1995. (traduzido da verso em ingls de 1980, original em alemo, 1970). ROBINSON, H. Wheeler. The Religious Ideas of the Old Testament, Second Edition, Revised. London: Gerald Duckworth & Co., 1959. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [O autor trata linhas interpretativas bsicas referente ao Antigo Testamento, a partir de sua poca de pesquisa. D.D. da virada do sculo XX, a primeira edio do livro foi publicada em 1913, apresentando conceitos bsicos de teologia hebraica que formam a base de estudos posteriores. O texto foi revisto e acrescentado em 1956, na base de estudos ma is recentes, por um professor da University of Oxford.]. SCALISE, Charles J. From Scripture to Theology: A Cnonical Journey into Hermeneutics. Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1996. (Citaes traduzidas for Chrstopher B. Harbin). [Professor de histria crist, o autor pastor batista e apresenta alto respeito para com o texto bblico como palavra de Deus. O livro uma sntese de um tratamento mais tcnico dado em outro livro pelo autor. A tese bsica de retomar a necessidade de estudar o texto bblico luz da qualidade cannica que o cristo atribui Bblia, sendo ela regra de f e de prtica.]. SILVA, Moiss. Biblical Words and their Meaning: An Introduction to Lexical Semantics, Revised and Expanded Edition. Zondervan Publishing House: Grand Rapids, 1994. (Citaes traduzidas por Chrstopher B. Harbin). [O autor Ph.D. da Manchester University e professor de Novo Testamento da Westminster Theological Seminary na Philadelphia. Trata de perspectiva erudita e evanglica de princpios hermenuticos referentes ao uso lxico e semntico de palavras no texto bblico.]. (01-01-2006) (01-01-2006) Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin Copyright 20 01 Chrstopher Byron Harbin Todos os direitos reservados. Todos os direitos reservados. p. 34 de 35 p. 35 de 35

Das könnte Ihnen auch gefallen