Sie sind auf Seite 1von 2

HOMOSSEXUALISMO E ESPIRITISMO * Alexandre Lus de Souza Nunes O homossexualismo um assunto difcil de ser tratado dentro das religies.

. um fato inconteste a existncia de irmos que se declaram homossexuais e outros tantos que se encontram em conflito com sua identidade de gnero, mas qual a viso esprita sobre o assunto? No espiritismo difundido que os espritos no possuem sexo definido e, que o gnero feminino e masculino compreendido na carne uma forma de aprendizado que permite a manuteno da espcie e d oportunidade de progresso para todos. Na carne os espritos assumem suas peculiaridades culturais que variam de regio para regio, fazendo com que sejam inmeras as situaes possveis de relao intragneros. Situaes conflituosas em sua grande maioria na qual a mulher muitas vezes subjugada pelo homem. Marx afirmava que a dominao do homem pelo homem, teve incio no domnio da mulher pelo homem, dominao esta sempre fruto do egosmo e da falta de amor. Quem analisa a histria da humanidade sob o ponto de vista da dialtica esprita percebe que a relao de violncia entre os gneros constante, o que sob a lei de causa e efeito ocasiona situaes em que ocorre a inverso de papeis. Esta inverso caracterizada pelo reencarne num corpo diferente da posio sexual anteriormente ocupada. Espritos no possuem sexo, mas como seres em aprendizado, ns nos sentimos bem quando reencarnamos em um tipo de gnero que j ocupamos muitas vezes. Um esprito que reencarnou vrias vezes como homem, e que no possua ainda o desprendimento da matria, no se sente bem reencarnando num corpo feminino e o inverso tambm verdadeiro. Ningum obrigado a ocupar uma funo e posio que no deseja, desde que tenha condies de escolha a partir do merecimento almejado pela evoluo obtida. Deus no injusto e no pune ningum. Ns seres em evoluo que muitas vezes desrespeitamos a Deus quando por motivos diversos nos julgamos superior ao semelhante e, estando em condies favorveis utilizamos o corpo do irmo como forma de obtermos prerrogativas de domnio que causam o sofrimento alheio. Dentro da Lei de Causa e Efeito e do ensino de Jesus que diz que no faas ao outro o que no querereis fosse feito a voc, aquele homem que causou dor a uma mulher ou aquela mulher que causou sofrimento a um homem, poder vir numa nova encarnao na vestimenta corprea contrria ao que o seu esprito apraz. Quantos seres encontramos encarnados que se dizem sentir uma mulher presa num corpo de homem ou um homem preso num corpo de mulher. Veja o que diz o Andr Luiz sobre o assunto:
Considerando-se que o sexo, na essncia, a soma das qualidades passivas ou positivas do campo mental do ser, natural que o Esprito acentuadamente feminino se demore sculos e sculos nas linhas evolutivas da mulher, e que o Esprito marcadamente masculino se detenha por longo tempo nas experincias do homem. Contudo, em muitas ocasies, quando o homem tiraniza a mulher, furtando-lhe os direitos e cometendo abusos, em nome de sua pretensa superioridade, desorganiza-se ele prprio a tal ponto que, inconsciente e desequilibrado, conduzido pelos agentes da Lei

Divina a renascimento doloroso, em corpo feminino, para que, no extremo desconforto ntimo, aprenda a venerar na mulher sua irm e companheira, filha e me, diante de Deus, ocorrendo idntica situao mulher criminosa que, depois de arrastar o homem devassido e delinqncia, cria para si mesma terrvel alienao mental para alm do sepulcro, requisitando, quase sempre, a internao em corpo masculino, a, fim de que, nas teias do infortnio de sua emotividade, saiba edificar no seu ser o respeito que deve ao homem, perante o Senhor. Nessa definio, porm, no inclumos os grandes coraes e os belos caracteres que, em muitas circunstncias, reencarnam em corpos que lhes no correspondem aos mais recnditos sentimentos, posio solicitada por eles prprios, no intuito de operarem com mais segurana e valor, no s o acrisolamento moral de si mesmos, como tambm a execuo de tarefas especializadas, atravs de estgios perigosos de solido, em favor do campo social terrestre que se lhes vale da renncia construtiva para acelerar o passo no entendimento da vida e no progresso espiritual. (LUIZ, Andr. Ao e Reao, p.142-143. Disponvel em: < http://www.bvespirita.com/A%C3%A7%C3%A3o%20e%20Rea%C3% A7%C3%A3o%20%28psicografia%20Chico%20Xavier%20%20esp%C3%ADrito%20Andr%C3%A9%20Luiz%29.pdf> Acesso em: 14 Fev. 2012)

A psicologia ter inmeras explicaes para o problema, mas pela ideia de que somos seres imortais e que a diferena entre os sexos cumpre um papel evolutivo e reprodutivo, entendemos que os distrbios momentneos podem ter sua origem em outra vida e ou situaes inmeras. Dizer que o homossexualismo uma doena no condiz com a verdade, mas tambm afirmar que ele est dentro da normalidade um erro, j que a normalidade quando encarnado cada um ocupar o seu lugar, ou seja, esprito equilibrado dentro da matria corprea que possui neste momento. Dentro do livrearbtrio cada esprito escolhe o que deseja para si, mas se a escolha atual difere do corpo que possumos, sinal de que algo fugiu ao controle, e em certo momento ocorreu o desequilbrio energtico que fez com que ocorresse a manifestao do gnero principal ocupado pelo esprito em outras encarnaes. Deus no obriga ningum a nada, e a cincia com as operaes de troca de sexo a prova viva de que o livrearbtrio a mestra no mago de cada ser. Aquele que no se sente feliz no corpo que ocupa possui a liberdade de modificar a sua situao, mas deve antes de tudo procurar perceber o que realmente se manifesta e, se existe outra forma de se equilibrar que no seja a de modificar a matria para adequar ao seu verdadeiro eu espiritual, j que as nicas relaes importantes so as afetivas que possuem no amor incondicional maior afinidade que a simples definio do sexo carnal. *Licenciado em Geografia Plena pela UFPEL e estudioso do pensamento social esprita.

Das könnte Ihnen auch gefallen