Sie sind auf Seite 1von 10

A ME E OS IRMOS DE JESUS

Joaquim Carreira das Neves


Universidade Catlica Portuguesa, Lisboa

A Me e os irmos de Jesus
Resumo
Ao longo de dois mil anos de Cristianismo a questo da me e dos irmos de Jesus tem sido levantada, luz da histria, exegese e f crists, de maneiras diferentes. Ultimamente, dois exegetas catlicos, J. P. Meier e X. Pikaza, defendem a tese dos irmos de Jesus como irmos de sangue, filhos de Jos e Maria. A nossa anlise leva-nos a concluir que a sua argumentao pouco slida.

Abstract
Throughout two thousand years of Christianity, the issue around the mother and brothers of Jesus Christ has suffered different approaches in the light of Christian history, exegesis and faith. Recently, two Catholic exegetes, J. P. Meier and X. Pikaza, shared the opinion that the brothers and sisters of Jesus were true siblings, sons and daughters of Joseph and Mary. Our historical, sociological and exegetical analysis leads us to conclude that their arguments are insufficiently well-grounded.

1. Introduo Ao longo dos dois mil anos de Cristianismo a questo da me e dos irmos de Jesus tem sido levantada, luz da histria, exegese e f crists, de maneiras diferentes. O assunto delicado porque implica a f das igrejas crists catlica, ortodoxa e protestante , dependente dos textos bblicos que a confirmam e da tradio exegtica sobre esses textos, nem sempre coincidente. A doutrina eclesial da Igreja Catlica Romana defende que Maria, me de Jesus, deu luz o seu filho Jesus de maneira virginal e que os irmos de Jesus, referidos nos evangelhos (Mc 3, 22 e par.; 6, 3 e par.), so parentes prximos. tambm esta a doutrina dos ortodoxos. Os protestantes, por sua vez, defendem que Jesus nasceu de uma me virgem, segundo as narrativas dos evangelhos da infncia (Lc 1-2 e Mt 1-2), mas que os irmos so filhos do casal Maria e Jos. Este assunto foi objecto de posies diferentes nos Padres da Igreja, sobretudo antes do Conclio de Niceia, onde se definiu a natureza humana e divina de Jesus,

387

JOAQUIM CARREIRA DAS NEVES

e Maria, me de Jesus, como theotokos (me de Deus). A partir daqui, a Igreja Catlica e Ortodoxa viram sempre nos irmos de Jesus parentes prximos j que era esta a designao normal na cultura antropolgica semita ambiental, como, ainda hoje, existe entre africanos, rabes ou ndios americanos1. A partir de Lutero, por motivos doutrinais de apologtica protestante, baseada literalmente nos textos evanglicos, os protestantes distinguiram o nascimento virginal de Jesus do nascimento normal dos irmos. Esta tomada de posio est ferida de apologtica ou posio doutrinal, mas assente na literalidade dos textos. Outro tanto se pode dizer da posio catlica e ortodoxa, determinada pela doutrina de Maria theotokos, aparentemente contrria letra dos textos. Modernamente, o assunto tem sido objecto de estudos cientficos baseados na filologia, texto e contexto, cultura antropolgica e cultura teolgica da tradio. De facto, o assunto est envolvido numa teia de f e cultura, difcil de desfazer e descodificar para apresentar uma tese ou concluso absolutamente cientfica. A matria em causa tanto mais sensvel quanto a necessidade de ver claro, nos nossos dias, por causa das cincias biolgicas e ginecolgicas modernas, que no existiam no tempo de Jesus, e por causa do que ultimamente se escreve sobre o casamento de Jesus, sobressaindo a literatura volta do romance de Dan Brown, O Cdigo Da Vinci2. No entanto, o que nos move a escrever este trabalho a obra recente de John P. Meier, A Marginal Jew. Rethinking the Historical Jesus. Trata-se de um exegeta catlico, americano, que defende a verdade histrica, biolgica, dos irmos de Jesus. A sua obra constituda por trs grandes volumes, porventura a obra mais importante, nestes ltimos anos, sobre a pessoa de Jesus luz da histria e da exegese bblica3. O subttulo da obra bem explcito: Repensar o Jesus histrico.

1 muito interessante ver este assunto no primeiro livro dos Macabeus, onde o lexema grego adelphoi (irmos), tanto significa irmos de sangue, parentes e irmos na f, isto , em sentido prprio, umas vezes, e em sentido lato, outras vezes (2, 17: Ento os oficiais disseram a Matatias: Tu s um lder importante e respeitado nesta cidade e tens o apoio dos teus filhos e parentes (adelphoi); 2, 20; ( 3, 2 (agora relacionado com Judas: Todos os seus adelphoi (irmos-parentes) e todos os que se tinham aliado ao seu pai ficaram ao seu lado: 3, 25; Depois disso, todos comearam a ficar com medo de Judas e dos seus irmos (adelphoi, em sentido prprio), 3, 42 : Judas e os seus irmos (sentido prprio); ( 4, 59: Judas, os seus irmos (sentido prprio) e todo o povo de Israel; 5, 10: e escreveram uma carta a Judas e aos seus irmso (sentido prprio); 5, 13: Todos os nossos irmos que moram na terra de Tob foram mortos (sentido lato); 5, 14: Judas e os seus irmos (sentido prprio); 5, 16: para ajudar os seus irmos que estavam em perigo (sentido lato); 5, 16. 17 (sentido lato); 5, 24: Judas Macabeu e o seu irmo Jnatas (sentido prprio); 5, 61: O povo foi derrotado porque no deu ateno s ordens de Judas e dos seus irmos(sentido prprio); 6, 22: Foram falar com o rei e disseram: Quanto tempo vai levar at que faas o que justo e vingues os nossos irmos? (sentido lato); 7, 6: Eles acusaram os seus compatriotas: Judas e os seus irmos mataram muitos dos teus amigos, rei (sentido prprio). 2 Cf. M. Sousa GONALVES, Que tem de errado O Cdigo Da Vinci? (Rei dos Livros: Lisboa, 2005).

388

A ME E OS IRMOS DE JESUS

Tm abundado, ultimamente, obras importantes sobre o Jesus da histria, mas, de entre todas, talvez seja esta a mais completa. Juntamente com J. P. Meier, tambm o exegeta catlico Xabier Pikaza, com vrios trabalhos importantes no campo da exegese bblica e da histria das religies, defende a tese dos irmos de Jesus como irmos de sangue4. O nosso estudo tem trs tempos. No primeiro expomos a tese de J. P. Meier e de X. Pikaza, no segundo faremos as nossas observaes crticas, de fundo exegtico (texto e contexto, filologia e cultura antropolgica bblica) e, finalmente, no terceiro, tiraremos algumas concluses. 2. As teses de J. P. Meier e X. Pikaza O autor J. P. Meier comea por apresentar o parecer de Hegesipo, do sc. II, um judeu convertido a Jesus Cristo, que nomeia os irmos de Jesus como irmos de sangue, distintos dos tios e primos que tambm nomeia. No entanto, Hegesipo parece aceitar a conceio virginal de Maria, de modo que os seus irmos seriam apenas meio-irmos de Jesus, isto , da mesma me, mas no do mesmo pai pelo facto de Jesus no ser filho biolgico do pai Jos. Apresenta, depois, o parecer do Protoevangelho de Tiago, tambm do sc. II, que defende a conceio virginal de Maria em relao ao filho Jesus e sua virgindade por toda a vida, de modo que os irmos e irms dos evangelhos seriam filhos de um primeiro matrimnio de Jos, entretanto vivo, que, por vontade de Deus, aceitou casar com Maria, j avanado em idade. Pelo contexto, a obra foi escrita para resolver a questo dos irmos de Jesus segundo a tradio catlica, j ento prevalecente. Tratava-se, realmente, de irmos de sangue, mas no de Maria. Finalmente, apresenta o parecer de S. Jernimo, no seu tratado Contra Helvidius, nos finais do sc. IV (ca. 383). Segundo Jernimo, tanto Jos como Maria permaneceram sempre virgens; os irmos-irms seriam parentes prximos de Jesus, como era costume tratar os parentes prximos das famlias e tribos. Foi esta a tese que prevaleceu na Igreja Catlica Romana, enquanto que a tese defendida pelo Protoevangelho de Tiago prevaleceu na Igreja Ortodoxa. Muitos protestantes defendem a tese dos irmos de sangue de Jesus por causa do texto de Mt 1, 25: E ele [Jos] no a conheceu [Maria] at ela dar luz um filho, a quem ps o nome de Jesus. Se Jos no a conheceu, isto , no teve relaes matrimoniais, sexuais, para a concepo de Jesus, teve-as depois, para a concepo dos outros filhos-filhas. De facto, o verbo conhecer , no hebraico (yada ), uma expresso semita para

John P. MEIER, A Marginal Jew. Rethinking the Historical Jesus (Doubleday, New York, Vol. 1 de 1991, Vol. II de 1994, Vol III de 2001). 4 Xabier Pikaza, La nueva figura de Jess, (Verbo Divino: Pamplona, 2003) 269-283.
3

389

JOAQUIM CARREIRA DAS NEVES

expressar as relaes matrimoniais entre marido e esposa (cf. Gn 4, 1). Mas o imperfeito grego no a conheceu/conhecia (eginsken) pode significar que Jos nunca teve relaes matrimoniais com a sua esposa Maria, mesmo depois de ter dado luz o filho Jesus. Realmente, na mentalidade semita, a conjuno hebraica ad e correspondente grega hes hou, que traduzimos por at, no significa que haja um depois diferente de um antes. Os exemplos bblicos abundam. No Sl 110, 1: O Senhor [Deus] disse ao meu senhor [Rei]: Senta-te minha direita at (ad; hes hou) colocar os teus inimigos debaixo dos teus ps. No significa que Deus deixe de proteger o seu Rei depois deste conquistar os inimigos. O mesmo Mateus, em 12, 20, citando Is. 42, 1-4 escreve acerca do Servo de Yahv: No h-de quebrar a cana fendida, /nem apagar a mecha que fumega, / at [hes an] conduzir a minha vontade vitria. Mateus no quer significar que Jesus o verdadeiro Servo deixe a mansido ou no violncia depois da sua vitria. Mas J. P. Meier no infere deste texto que Maria e Jos no pudessem ter relaes posteriormente porque o mesmo Mateus que em 13, 55 escreve acerca do que diziam os habitantes de Nazar: No Ele o filho do carpinteiro? No se chama sua me Maria, e seus irmos Tiago, Jos, Simo e Judas? Suas irms no esto todas entre ns, que J. P. Meier, neste caso concreto, aceita como irmos biolgicos5. Outro tanto defende J. P. Meier sobre o texto de Mt 12, 46-50 (Mc 3, 31-35; Lc 8, 19-21): Estava Ele ainda a falar multido, quando apareceram sua me e seus irmos, que, do lado de fora, procuravam falar-lhe. Disse-lhe algum: A tua me e os teus irmos esto l fora e querem falar-te. Jesus respondeu ao que lhe falara: Quem a minha me e quem so os meus irmos? E, indicando com a mo os discpulos, acrescentou: A esto minha me e meus irmos; pois, todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que est no Cu, esse que meu irmo, minha irm e minha me. Segundo o nosso autor, a metfora bblica s tem verdadeiro sentido se o texto referir os seus irmos biolgicos como refere a sua me biolgica, pelo menos aos olhos dos redactores dos evangelhos6. Esta ltima observao importante porque o evangelista, tanto em relao ao texto anterior como em relao a este, no est a narrar em directo, mas a dizer o que pensavam as pessoas sobre Jesus e seus familiares irmos e irms: Disse-

J. P. MEIER, Ibid. , 323: The one mother and the four brothers, treated separately from Jesus merely legal father, are all the subject of the one verb, is called. Then, as in Mark, the unnamed sisters are mentioned by the androcentric audience as an afterthought: And are not all his sisters with us? Thus, simply on the level of Matthews redaction , it is difficult to maintain that the brothers are thought of only as stepbrothers or cousins of Jesus, when Matthew is at pains to separate the legal but not biological father of Jesus from Jesus real, biological mother. Faced with this great divide that he himself creates, Matthew chooses to place Jesus brothers with his biological mother, not his legal father. 6 Idem, ibidem, 323.
5

390

A ME E OS IRMOS DE JESUS

-lhe algum (12, 47a). Tambm em 13, 55 no o evangelista que apresenta sua me Maria e seus irmos Tiago, Jos, Simo e Judas, mas os habitantes na sinagoga, cheios de admirao pelas parbolas de Jesus. O evangelista no se interessa por aquilo que pensa narrativa em directo mas por aquilo que pensam os outros narrativa em indirecto. Em sentido contrrio Lc 3, 23, ao abrir a narrativa da vida apostlica de Jesus, escreve. Ao iniciar o seu ministrio, Jesus tinha cerca de trinta anos. Supunha-se que era filho de Jos. O povo supunha, como natural, que Jesus fosse filho de Jos, mas a verdade que o narrador pensa doutra maneira. No nosso caso, os trs sinpticos apenas narram o que o povo dizia e pensava sobre Maria e os irmos e irms de Jesus, conforme a tradio histrica que chegou at eles. Os evangelistas no nos apresentam um caderno de intenes. Este assunto ser tratado mais amplamente na segunda parte do nosso trabalho. J. P. Meier refere, depois, os dois casos tpicos das cartas de Paulo em 1Cor 9, 5 e Gl 1, 19. Na 1Cor 9, 5 escreve o apstolo: No temos o direito de levar connosco, nas viagens, uma mulher crist, como os restantes Apstolos, os irmos do Senhor e Cefas?. Em Gl 1, 19 escreve: Mas no vi nenhum outro Apstolo, a no ser Tiago, o irmo do Senhor. Segundo o autor, ao contrrio dos evangelhos, Paulo refere os acontecimentos do seu tempo, que bem conhecia. Mais ainda, Paulo, como bom conhecedor do grego, sabia distinguir perfeitamente entre irmo (adelphs) e primo (anepsios). Semelhante distino aparece em Cl 4, 10: Sada-vos Aristarco, meu companheiro de priso, bem como Marcos, primo de Barnab. Embora a carta aos Colossenses, segundo a exegese mais recente, pertena s deutero-paulinas, um bom exemplo de como naquele tempo se distinguia, na linguagem grega, entre irmo e primo. Finalmente, J. P. Meier apresenta ainda os textos de Ac 1, 14 e o exemplo de Flvio Josefo ao nomear Tiago como irmo de Jesus7. 2. Anotaes s teses em estudo Comecemos por referir o dado histrico do corte de Jesus com a sua famlia de sangue. Segundo Mc 3, 20-22, 31-35, o corte de Jesus com a sua famlia de sangue constituiu um escndalo: Tendo Jesus chegado a casa [em Cafarnaum], de novo a multido acorreu, de tal maneira que nem podiam comer. E quando os seus familiares (hoi par autou) ouviram isto, saram a ter mo nele, pois diziam: est fora de si! (est louco!). Este texto fundamental para descobrirmos o real Jesus da histria. Uma simples leitura mostra que Marcos mistura na narrativa

Antiquitates Judaicae 20, 9.1 & 200.

391

JOAQUIM CARREIRA DAS NEVES

duas realidades (o chamado mtodo sandwich): a questo sobre os familiares de Jesus, nos vv. 20-21 e 31-35, e a questo do libelo dos doutores da Lei contra Jesus com a afirmao: Ele tem Belzebu, e respectiva resposta de Jesus com duas pequenas parbolas, nos vv. 22-30. A narrativa da primeira parte (vv. 20-21), onde se afirma que os familiares de Jesus o julgam louco8 e, por isso, o querem trazer para casa, de tal modo estranha e escandalosa que Mateus e Lucas omitem pura e simplesmente a narrativa. E a famlia dos manuscritos dita Ocidental (D e W), pelo mesmo motivo, muda o texto de Marcos da seguinte maneira: Quando os escribas e os outros [no so os familiares] ouviram isto sobre ele, saram a ter mo nele, pois diziam: Ele est fora de si! (est louco!)9. Como afirmmos, semelhante narrativa nunca poderia ter sido inventada pela f crist das igrejas primitivas. O corte de Jesus com a famlia e vice-versa um facto histrico e da maior importncia para descobrirmos a verdade histrica de Jesus. Quando isto aconteceu, Jesus j tinha h umas semanas (meses?) deixado a casa paterna, tinha ido ao encontro de Joo Baptista para ser baptizado, ter-se-ia retirado para o deserto para decidir sobre a sua vida (tentaes) e, finalmente, teria regressado Galileia, longe de Nazar. Foi residir em Cafarnaum, em casa prpria, onde comeou a pregar sobre o Reino de Deus. E uma das primeiras coisas que decidiu foi escolher alguns homens para o seguir. E nenhum desses homens era dos seus familiares! Pelos vinte e sete anos, Jesus cortou radicmente com uma famlia a de sangue para estabelecer outra famlia a da f, o novo Israel. A famlia de Jesus escandaliza-se perante o abandono do seu parente que se remete a uma vida totalmente marginal aos valores fundamentais do judasmo como religio e cultura: casamento, zelo pelos pais e famlia, trabalho para melhorar o bem estar da famlia e conjunto tribal. No fundo, o que Jesus afirma apenas isto: chegou o tempo novo de pr em prtica a vontade de Deus (v. 35: Aquele que fizer a vontade de Deus, esse que meu irmo, minha irm e minha me). Jesus tem conscincia de que Ele o enviado de Deus para repor a vontade de Deus Reino de Deus na religio judaica e, com ela, na sociedade judaica e universal. Diante desta conscincia nem os seus familiares de sangue, nem os seus familiares religiosos o entendem. O mundo simblico e semitico de Jesus diferente do mundo cultural do passado. Nem Jesus est contra a famlia de

8 O texto grego tem exest, forma verbal composta de ek+histmi (lit. estar fora de). Flvio Josefo usa o mesmo verbo para determinar a atitude do povo contra Jeremias, julgando-o louco (exestkota) ( ( (Ant. 10, 114). 9 Cf. Bruce M. METZGER, A Textual Commentary on the Greek New Testament (United Bible Societies: London/New York, 1971) 81-82.

392

A ME E OS IRMOS DE JESUS

sangue ou contra a famlia religiosa judaica. Ele est noutra dimenso ou noutro mundo cultural. E todas as manifestaes a seu favor ou contra ele, vindas dos fariseus, saduceus, sacerdotes, familiares, discpulos, Sindrio, Pilatos embatem nesta alternativa: ser por Ele ou contra Ele, que o mesmo dizer, ser a favor da verdadeira vontade de Deus ou contra ela10. neste contexto de sociologia religiosa que devemos entender a questo da me e dos irmos de Jesus na sua especificidade. muito estranho que em Mc 3, 21 o autor refira os familiares (hoi par autou) e que no v. 31 especifique estes familiares como irmos, igualmente referenciados, logo a seguir, pela boca de alguns presentes: a tua me e os teus irmos esto l fora. Em gramtica narrativa h uma equivalncia entre familiares (literalmente os dele ou os da sua famlia) e irmos. No entendemos como que J. P. Meier afirma que a metfora dos irmos de f (o meu irmo, a minha irm e me so os que fazem a vontade de Deus) s se entende, pela lei do contraste, se a me e os teus irmos, que esto l fora forem irmos de sangue, da mesma maneira que a me a me de sangue. Quem est em causa so duas famlias: a do sangue e a da f. Defender que se trata de irmos de sangue uma questo de cultura religiosa; a gramtica tanto afirma que se trata de famlia de sangue em sentido estrito (irmos, irms) como em sentido lato (famlia alargada, tribo). E, como apontmos, o autor no est a fazer uma narrativa em directo, mas em indirecto: Esto l fora a tua me e os teus irmos. O problema no reside na filologia e na gramtica, mas no texto e respectivo contexto com a sua ambivalncia. Merece um pouco de ateno o texto de Mc 6, 3 e par.: No Ele o filho do carpinteiro, o filho de Maria e irmo de Tiago, de Jos, de Judas e de Simo? E as suas irms no esto aqui entre ns? Geralmente, na cultura familiar de ento, os filhos eram nomeados pelo patronmico, ao contrrio do nosso texto (ver Mc 10, 35, os filhos de Zebedeu e Mt 16, 17, Simo bar [filho de] Jonas). Para alguns autores, tambm de acordo com a cultura daquele tempo, semelhante relao de filho exclusivamente com a me, tinha sabor estranho; era um eufemismo para indicar um nascimento ilegtimo. Mas h documentao em contrrio. Flvio Josefo fala de Joo filho de Dorcas11 e de Jos filho de Iatrine (parteira)12. E quando Marcos apresenta as mulheres junto cruz relaciona-as com os filhos e no com os maridos (15, 40: Maria, me de Tiago Menor e de Jos). Modernamente, muitos exegetas

10 Cf. Carlos J. Gil ARBIOL, Los Valores Negados. Ensayo de exgesis scio-cientfica sobre la autoestigmatizacin en el movimiento de Jess (Verbo Divino: Pamplona, 2003) e Senn VIDAL, Los Tres Proyectos de Jess y el Cristianismo Naciente (Sgueme: Salamanca, 2003), sobretudo pp. 23-26. ( 11 Bellum Judaicum 4. 145. 12 Vita 185.

393

JOAQUIM CARREIRA DAS NEVES

perguntam se Mc 15, 40 e paralelos Mt 27, 56 e Lc 24, 10, no refere a me de Tiago como o Tiago, chamado irmo de Jesus, responsvel pela comunidade judeo-crist de Jerusalm. De facto, em Mc 6, 3, entre os quatro irmos de Jesus Tiago, Jos, Judas e Simo h dois com os mesmos nomes: Tiago e Jos (ver Mt 13, 53). Esta tese, em nosso entender, tem muitas probabilidades se, de facto, os nomes em questo no aparecem apenas por motivos biogrficos, mas, por motivos eclesiais, isto , por serem nomes bem conhecidos da igreja primitiva judeo-crist, onde desempenhavam ministrios ou servios. Se assim , o Tiago de Gl 2, 19 s pode ser este Tiago, o irmo do Senhor. As duas pessoas mais importantes para Paulo, nesta visita a Jerusalm, so Cefas e Tiago, o irmo do Senhor. No devemos esquecer que para Paulo, ele Apstolo como os Doze so Apstolos e que, na 1Cor 15, 6-7, apresenta como testemunhos do Ressuscitado Cefas, os Doze, quinhentos irmos, Tiago, todos os Apstolos e, finalmente, ele prprio (apareceu-me tambm a mim, como a um aborto). Os nomes das pessoas no aparecem por acaso. Dependem das suas funes eclesiais, a comear pelo testemunho sobre o Ressuscitado. Se no tivessem acreditado no Ressuscitado, no seriam nomeados, nem teriam tais funes. Tambm neste sentido que devemos compreender o texto de Paulo em 1Cor 9, 5: No temos o direito de levar connosco, nas viagens, uma mulherirm (adelphn gynaika), como os restantes Apstolos, os irmos do Senhor e Cefas?. Que tipo de Apstolos refere Paulo? J vimos que na 1Cor 15, 6-7, Paulo distingue entre os Doze e todos os Apstolos. Ento, na 1Cor 9, 5, ao referir Cefas em particular, como faz em 1Cor 15, 6, e os restantes Apstolos, no tem em vista os Doze, mas os Apstolos que, como ele, evangelizavam de terra em terra. E, neste contexto, quem so os irmos do Senhor, acompanhados de uma mulher-irm como os restantes Apstolos e como Cefas? Ser que, em relao a Cefas, se trata da sua mulher? Pode ser, mas o texto no o afirma de modo claro. O mesmo pode dizer-se em relao aos outros grupos. Seria muito estranho que todos estes Apstolos e todos estes irmos do Senhor e Cefas se fizessem acompanhar pelas suas esposas. Trata-se de mulheres crists que ajudavam apstolos, irmos do Senhor e Cefas na sua evangelizao. Paulo no especifica a modalidade da ajuda: estas mulheres abandonaram a casa e filhos, durante semanas ou meses, para acompanharem os seus maridos? Com certeza que no foi assim. Trata-se de ajudas espordicas. O autor apenas faz uma afirmao, sem especificar a modalidade. Mas os irmos do Senhor, neste contexto to generalizado, no parece referir os poucos irmos de Jesus quatro ao todo, segundo os evangelhos. A tese de J. P. Meier, em nosso entender, demasiado apodtica, unilateral e muito circunstancializada, tal como acontece com todos quantos seguem esta tese, catlicos ou protestantes. Em relao ao texto de Flvio Josefo, verdade que o escritor e bigrafo

394

A ME E OS IRMOS DE JESUS

refere Tiago no como irmo do Senhor, mas simplesmente como irmo de Jesus. Nem podia ser de outra maneira. Trata-se de um escritor judeu que admirava a vida austera do judeu Tiago, injustamente martirizado pelos judeus, e do qual, diziam os judeus, era irmo de Jesus. O bigrafo diz o que diziam os judeus. Flvio Josefo nunca viu ou falou com Tiago e nunca investigou sobre a sua famlia13. Xavier Pikaza defende que Maria, junto cruz e no sepulcro vazio, segundo os sinpticos (Mc 15, 40 e par. Mt 27, 56; Lc 24, 10), conjuntamente com Mc 6, 3, que apresenta uma certa Maria, me de Tiago e de Jos, a prpria me de Jesus: O testemunho do cumprimento ou plenitude crist da me de Jesus segundo Marcos ficou velado na histria posterior da piedade e teologia (que destacou sobretudo o testemunho de Jo 19, 25-27), mas constitui, a meu ver, um dado bsico para o descobrimento do valor cristo da famlia de Jesus. A sua me no ficou fechada no grupo dos irmos que a quiseram arrancar fora da nova casa da igreja (Mc 3, 31-35), nem uma mulher sem importncia, como pensam os de Nazar (Mc 6, 3), mas que, com Madalena e Salom (e outras mulheres), testemunha primordial da morte e Pscoa de Jesus, de maneira que pode aparecer precisamente aqui como me de outros discpulos que ho-de percorrer igualmente o caminho da cruz e Pscoa de Jesus, seu irmo14. No concordamos com este parecer. Se nos outros lugares, Marcos refere Maria como me de Jesus, seria muito estranho que no a apresentasse como me precisamente junto cruz e no sepulcro. A Maria, junto cruz, me de Tiago Menor e de Jos (Mc 15, 40) diferente da Maria de Mc 6, 3. Os dois irmos de Jesus, Tiago e Jos, de Mc 6, 3, que podero ser filhos de Maria, junto cruz, de 15, 40. Este assunto reaparece no quarto evangelho. Por causa da f crist e, no caso da Igreja Catlica e ortodoxa, da devoo a Maria, Me de Jesus, h sempre o impulso filial para exaltar a Me de Jesus. Neste sentido, os crentes costumam apresentar outros textos de colorido positivo sobre Maria e os irmos de Jesus. Assim aparece em Jo 2, 12: Depois disto [bodas de Can], Jesus desceu a Cafarnaum com sua me, os irmos e os seus discpulos, e ficaram ali apenas alguns dias. Nesta verso do quarto evangelista, Jesus, me, irmos e discpulos aparecem em total harmonia familiar, contradizendo, no mesmo evangelho, a verso de

13 A declarao de J. P. Meier: This passage shows that, contrary to claims made at times by certain exegetes, brothers of the Lord was not an invariable title that preclude some more exact designation, such as the cousins of Jesus, em nada contraria a posio contrria. 14 X. PIKAZA, Ibidem, 271. O autor defende a mesma tese em Pan, casa y palabra. La iglesia en Marcos (Sgueme: Salamanca, 1998) 411-418. Ver tambm M . NAVARRO, Cruzando fronteras, rompiendo estructuras. Estudio narrativo del itinerario de Maria de Nazaret en Mc: Ephemerides Mariologicae 52 (2002) 191-224.

395

JOAQUIM CARREIRA DAS NEVES

7, 3-5. O mesmo acontece com a verso de Jo 19, 25-27. No vamos, aqui, entrar na anlise exegtica desta ltima percopa. J o fizemos noutros lugares, mas a concluso da exegese que Maria no esteve junto cruz15. Se assim fosse, os sinpticos t-lo-iam assinalado. O ltimo texto o de Ac 1, 14: E todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente orao, com algumas mulheres, entre as quais Maria, me de Jesus, e com os irmos de Jesus. Estes textos tambm so para J. P. Meier e X. Pikaza exemplos vivos sobre os irmos de sangue de Jesus. Em nosso entender, os textos de Jo 2, 12; 19, 25-29 e Ac 1, 14 so apresentados a partir da eclesiologia posterior ressurreio. No se identificam com a histria do Jesus histrico, pregador do Reino. Estes irmos de Jesus s podem ser os seus familiares de Nazar, entretanto convertidos f no seu parente, o Messias, o Filho de Deus e o Ressuscitado. Concluso J. P. Meier conclui: Embora todos estes argumentos, tomados no seu conjunto, no nos apresentem uma certeza absoluta num assunto onde h poucas evidncias, no entanto prescindindo da f e do ensino da Igreja posterior , o historiador ou o exegeta deve fornecer um juzo sobre o NT e os textos patrsticos, tomados apenas como fontes histricas. Neste sentido, a opinio mais provvel que os irmos e as irms de Jesus foram verdadeiramente irmos de sangue (true siblings)16. Em nosso entender, os textos apresentados pelos evangelhos, Paulo, Actos e Flvio Josefo, no nos conduzem a uma concluso desta ordem. O mundo semitico destes textos complexo e cheio de mistrio. Neles existem os dois tempos da histria de Jesus: antes da ressurreio e depois da ressurreio. Nenhum autor faz de bigrafo de Jesus, sua me e irmos, segundo os parmetros das biografias modernas. Atendendo sociologia cultural de ento, em nosso entender, o mais natural que os irmos de Jesus sejam parentes prximos. A tese contrria levanta mais problemas histricos, filolgicos, sociais e religiosos do que a tese dos irmos com sentido de parentes prximos.

15

Ver especialmente o meu estudo Escritos de S. Joo (Universidade Catlica: Lisboa, 2003) 271Idem, Ibidem, 331.

-272.
16

396

Das könnte Ihnen auch gefallen