Sie sind auf Seite 1von 30

TROCAS

Introduo Ultrapassada a fase de (re)definio do conceito, e de pesquisa do estado da arte, e em consonncia com o estipulado na cronologia do projeto, procedemos a uma anlise aos requisitos funcionais, bem como ao estudo da viabilidade tcnica do sharing.OurTravels.
2

Procurmos identificar os requisitos funcionais, e os no funcionais, necessrios e inerentes aos vrios perfis de utilizador, bem como as prioridades de implementao das diversas funcionalidades constituintes desta aplicao, tendo em considerao as restries tcnicas, temporais e financeiras. Numa segunda fase seguiu-se um estudo de viabilidade tcnica onde tentmos identificar as solues e ferramentas disponveis que melhor se adequam especificidade tcnica desta aplicao. Ficou desde logo estabelecido como objetivo principal e mnimo, o desenvolvimento de uma aplicao Web que permita, e estimule, a partilha de percursos previamente realizados e registados pelos utilizadores.

Os objetivos do projeto:

Principais
o

Desenvolvimento de uma aplicao Web que permita, e estimule, a partilha de percursos previamente realizados e registados pelos utilizadores;

Criao de uma rede social que permita o enriquecimento de cada roteiro/viagem atravs da partilha de novos pontos de interessa entre outras informaes associadas.

Oferecer aos utilizadores a possibilidade de usufrurem de uma navegao agradvel;

Dotar a plataforma de uma soluo tcnica de integrao de sistemas entre diferentes aplicaes.

Secundrios:
o o o

Permitir a criao, a pesquisa e a adeso de eventos; Possibilitar a troca de mensagens entre a comunidade; Desenvolver uma ferramenta para plataformas mveis, que permita a interao com a aplicao Web.

Constrangimentos De forma a viabilizar os objetivos a que nos propusemos, devemos prestar a mxima ateno aos seguintes constrangimentos:

O curto perodo de tempo disponvel para a realizao do projeto; O pouco domnio da tecnologia da API a implementar; A questo da compatibilidade entre browsers; O pouco domnio na tecnologia base das plataformas de dispositivos mveis. O sonho de integrao de uma aplicao para plataformas mveis que permita a interao com a aplicao Web, poder obrigar-nos a abordar solues que no dominamos, como sejam web service.

Perfis O pblico-alvo deste site, ser composto por pessoas com gosto pelo turismo de aventura e com capacidade de partilha de percursos anteriormente construdos e testados, bem como fotografias e outros contedos que podemos definir como pontos de interesse associados a um percurso, acessos e informaes sobre servios no local.
4

Foram definidos diferentes tipos de perfil de acesso aplicao web (website), a saber:

Administrador, que ter total controlo sobre a plataforma; Utilizador registado, que poder interagir com todas as funcionalidades da aplicao;

Utilizador no registado ou visitante, que apenas poder pesquisar e visualizar a informao disponibilizada.

Segue-se um esquema onde se demonstra as formas de interao do utilizador registado com a aplicao web. Note-se a insero no esquema de um dispositivo mvel, dada a possibilidade de desenvolvimento de uma aplicao para plataformas mveis para interao com a aplicao web.

Esq. de interao utilizador registado

Interao ADMINISTRADOR

Interao UTILIZADOR REGISTADO

Interao VISITANTE

Requisitos
1. Listagem dos requisitos funcionais

Listagem dos requisitos no funcionais

a. Mapas de suporte i. API 1. Procurmos uma API que fosse de: a. fcil aprendizagem; b. fcil utilizao, mesmo sem documentao, c. difcil utilizao incorreta; d. fcil leitura e manuteno; e. suficientemente poderosa; f. fcil expanso 1;
9

2. e permitisse uma boa iterao com Web services, garantindo um bom canal de acesso e de processamento de informao; 3. e nos disponibilizasse um bom e fivel suporte. ii. Formato 1. Foi indispensvel a definio de um formato cuja sintaxe fosse 100% compatvel com a suportada pela API. b. Tecnologia que permita a integrao de outros formatos i. Preconizando, desde j, uma possvel integrao de uma aplicao que permita que dispositivos interajam com esta aplicao, propusemo-nos a desenvolver uma camada de suporte ao dilogo entre elas. c. Dispositivos mveis i. Ficmos cientes da mais-valia de conseguirmos associar ao projecto um dispositivo mvel (i.e. smartphone) com capacidade de gravao de percursos georreferenciados. d. Equipamento GPS i. Gravao de traados 1. Como sabido nem todos os equipamentos GPS so dotados da capacidade de gravao automtica de traados, o que quer dizer que para que um utilizador possa registar um determinado percurso dever garantir,
1

Bloch, Joshua - Principal Software Engineer - How to Design a Good API and Why it Matters

priori,

que

seu

equipamento

permite

essa

funcionalidade. ii. Formatos especficos 1. Os aparelhos GPS que dispem da capacidade de gravao automtica de traados, normalmente registam os mesmos num formato especfico que varia consoante o fabricante. Neste caso, normalmente disponibilizado com o aparelho um software de suporte e navegao para PC, a partir do qual possvel a converso do ficheiro criado no dispositivo para um formato compatvel com o formato da API eleita para esta plataforma. iii. Datum 1. Dada a vasta variedade de Datums disponveis nos equipamentos de GPS, fundamental que estes dispositivos suportem o mesmo Datum da API. S assim se poder garantir que o traado registado pelo aparelho ser fielmente reproduzido no mapa da aplicao sharing.OurTravels.
10

Viabilidade Tcnica
Introduo Aps se ter aprofundado os requisitos funcionais, e os no funcionais, do sharing.OurTravels, foi chegada a altura de se investigar quais as solues tcnicas disponveis no mercado, que melhor se adeqem s necessidades tcnicas, com vista ao desenvolvimento da plataforma proposta (Web site e aplicao mvel). Um dos critrios nesta seleo foi o da procura de solues open source pelas vantagens que passamos a enumerar: Segurana; Qualidade; Garantia de continuidade; Suporte; Baixo custo de implementao. 2
11

Alojamento Para alojamento do nosso site, verificamos que a oferta de mercado encontra-se essencialmente dividida em trs tipos de ofertas, alojamento partilhado, alojamento dedicado e alojamento de servidores. Alojamento Partilhado (Shared Hosting) Este tipo de alojamento caracteriza-se pela partilha do servidor e dos seus recursos pelos seus diferentes clientes. Destaca-se o fato de ser a opo de menor custo financeiro. Alojamento Dedicado (Dedicated Hosting) Um alojamento dedicado refere-se ao facto do prprio cliente alugar o servidor todo para seu consumo. Todo o servidor estar sob o nosso controlo e poderemos fazer o que bem entender com o seu software e o seu funcionamento em geral. Teremos os recursos todos disponveis e no teremos que partilhar o mesmo com nenhum outro cliente. Implica um custo financeiro substancial.

http://www.codix.com.br/quais_as_vantagens_do_open_source.html

Alojamento de Servidores (Colocation/Housing) Este tipo de servio praticamente idntico ao Alojamento Dedicado. A nica diferena que em vez de alugar o servidor, neste servio o servidor nosso e colocado na infraestrutura da empresa de alojamento web. Aqui a empresa aluga o espao e trata de lhe fornecer a energia e conectividade s redes de internet, entre outros suportes. Neste regime o cliente responsvel no s pelo software do servidor como tambm de todo o hardware. Custo financeiro elevado. Perante esta oferta, aquela que melhor se enquadra no nosso projeto, tendo em contas as necessidades e os custos o alojamento partilhado. Depois disto, procuramos saber qual as necessidades que sentiremos quanto ao tipo de servidor e o espao de disco necessrio. Verificamos que as ofertas de mercado para alojamentos partilhados, variam normalmente entre 1GB e 50GB Fontes: http://www.webhost.pt/ (visitado a 02/03/2012) http://hostingportugal.pt/ (visitado a 02/03/2012) http://promotions.amen.pt/ (visitado a 02/03/2012) http://www.weblx.pt/ (visitado a 02/03/2012)

12

Tendo em conta que prevemos uma quantidade substancial de informao para partilhar, algumas delas com algum peso, nomeadamente fotos, decidimos a procura de um espao de disco de 20GB. Aps esta anlise, era importante decidirmos qual o sistema operativo escolhido para o servidor, aqui a oferta de mercado divide-se essencialmente entre Linux e Windows. Analisamos os seguintes pontos: Estabilidade: Existem inmeros fatores a ter em conta, iremos realar alguns: geralmente os servidores Linux gerem melhor a carga que o Windows. Os servidores Linux raramente necessitam de reiniciar ao contrrio do Windows. Os servidores Linux disponibilizam uma maior taxa de uptime disponibilidade/fiabilidade face ao Windows. Ou seja, o sistema Linux neste item claramente superior. Performance: No existem praticamente diferenas de performance entre o Linux e o Windows quando os servidores funcionam em pleno. Escalabilidade: Os contedos dos sites esto sempre em constante mudana. Ambas as plataformas podem adaptar-se s suas necessidades de

crescimento, o Windows parece-nos mais verstil do que Linux. Ao contrrio, o Linux no compatvel com as tecnologias da Microsoft tais como ASP.NET e VB. Base de Dados: A nossa escolha recai sobre o MySQL e ambas as plataformas o suportam.
13

Aps a anlise a estes pontos a nossa escolha foi a plataforma Linux. Fontes: http://www.michaelhorowitz.com/Linux.vs.Windows.html (visitado a 02/03/2012) http://forum.clubedohardware.com.br/windows-server-linux/105958 (visitado a 02/03/2012) http://www.infoworld.com/d/networking/windows-versus-linux-server-face262 (visitado a 02/03/2012)

Para servidor web, elegemos o Apache WebServer. Estima-se que 112 milhes de sites esto neste momento alojados em servidores que correm Apache. Este software gratuito e opensource, podendo ser alterado livremente. aplicado e utilizado em vrias situaes desde misses militares e espaciais a plataformas financeiras como a bolsa. O Apache http Server est disponvel para vrias sistemas operativos incluindo Unix, Linux, GNU, Netware, Windows, Solares, MacOSx, Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_Apache (visitado a 02/03/2012) http://www.infowester.com/servapach.php (visitado a 02/03/2012) http://www.lemon.com.br/comentarios.cfm?action=view&id=1015 (visitado a 02/03/2012)

1. Linguagem Server-side: No que toca linguagem de programao server-side foi necessrio encontrar uma linguagem verstil, mas robusta, que permitisse o mximo de agilidade na iterao entre o cdigo client-side e o SGBD.
14

Tabela comparativa PHP/ASP/JSP

Com base na recolha de algumas opinies3

, e o facto de uma das linguagens

analisadas ser open source, aliado ao facto de ser razoavelmente dominada pelo grupo, no suscitou grandes dvidas no momento da sua eleio. Como tal, a nossa escolha recaiu sobre a linguagem PHP.

3 4

http://javafree.uol.com.br/topic-853135--Quais-sao-as-vantagem-do-JSP-sobre-PHP.html http://www.baguete.com.br/colunistas/colunas/51/paulo-krieser/14/05/2009/escolhendo-a-linguagemjava-vs-php

2. SGBD: Quando pretendemos fazer uma anlise a um Sistema de Gesto de Base de Dados, comparando as vrias ofertas no mercado, inevitvel considerarmos de imediato sistemas como Oracle DBMS, SQL Server (Microsoft) e MySQL mas, no valer a pena analisar primeiro a relao preo/qualidade/aplicao?
15

Tabela comparativa Oracle/SQLServer/MySQL

Nas vrias opinies que recolhemos (das quais destacamos as duas referenciadas abaixo5
e
6

) pudemos verificar que estamos longe de existir um consenso, no seio da

comunidade especialista na rea, quanto melhor SGBD a utilizar at porque cada caso um caso. Do exposto, rapidamente podemos concluir que o grande constrangimento associado ao MySQL (complexidade e tamanho) no se prev vir a constituir um problema, uma vez que a base de dados a ser desenvolvida para este projeto no necessitar de grandes complexidades de modelao e, devido sua natureza, a quantidade de dados a ser registado no dever ultrapassar alguns milhares, open source, satisfazer plenamente os requisitos necessrios a este projeto e dominada pelo grupo. Assim, a opo para o SGBD foi MySQL.

5 6

http://dev.mysql.com/tech-resources/articles/move_from_microsoft_SQL_Server.html http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20080409231411AA3ngyq

3. Linguagem client-side Para uma eficaz e agradvel estruturao e formatao do site, visto este projeto se tratar de uma plataforma Web 2.0, houve a necessidade de anlise s solues e compatibilidades existentes. Optou-se por HTML5 e CSS3. Esta escolha baseada depois de analisadas algumas das inmeras opinies e pareceres, devidamente fundamentados que se encontram disponveis para consulta. praticamente unanime que o HTML5 traz muitas vantagens em relao s verses anterior, principalmente pelo fato de se tratar de uma verso muito melhorada do HTML. Para a utilizao de recursos multimdia (ex. vdeo, udio), deixa de ser necessrio a instalao de plugins para a execuo desses recursos. Esta ser por ventura a grande vantagem do HTML5, no precisar de recursos terceiros para que as aplicaes funcionem, pois tudo est embutido no prprio browser. J o CSS3 traz algumas novas caractersticas que se podem fazer sentir convenientes e uteis, como por exemplo as mltiplas imagens de fundo, bordas arredondadas, sombras suaves entre outras. Das novas propriedades do CSS3 destacamos as seguintes: Bordas

16

border-color border-image border-radius box-shadow

Fundos

background-origin background-clip background-size fazer camadas com mltiplas imagens de fundo

Cor

cores HSL cores HSLA

cores RGBA opacidade

Texto

text-shadow text-overflow Ruptura de palavras longas

17

Interface

box-sizing resize outline nav-top, nav-right, nav-bottom, nav-left

Seletores

seletores por atributos

Modelo de caixa bsico

overflow-x, overflow-y

Outros

media queries criao de mltiplas colunas de texto propriedades orientadas a discurso ou leitura automtica de pginas web Web Fonts

Apesar de serem linguagens para as quais ainda no possumos total domnio, acreditamos que as suas novas funcionalidades e integraes, nomeadamente na integrao da 3 verso Google Maps API (esta escolha ser fundamentada mais frente), so trunfos que nos podem ser muito teis no desenvolvimento deste projeto.

Seguem-se algumas tabelas de comportamentos entre browsers e sistemas operativos:

18

Comparativo entre browsers propriedades CSS3

Comparativo entre browsers seletores CSS3

19

Comparativo entre browsers aplicaes web HTML5

Comparativo entre browsers insero de formulrios HTML5

20

Comparativo entre browsers atributos formulrios HTML5

Comparativo entre browsers codecs udio HTML5

Comparativo entre browsers codecs vdeo HTML5

Comparativo entre browsers embeber grficos e comentrios HTML5

Aps a anlise das tabelas, conclui-se que excluindo o Internet Explorer, a compatibilidade j elevada o que nos fez reforar a vontade de implementao das referidas linguagens na nossa plataforma. Apesar da quase nula compatibilidade do Internet Explorar a nossa opo manteve-se aps a anlise ao quadro que se apresenta de seguida onde visvel que a quota de mercado do Internet Explorer comea a ser substancialmente reduzida onde se apresenta em clara queda ao contrrio de todos os outros browsers.

21

Comparativo evoluo quota de mercado de browsers

Para o desenvolvimento da programao client-side procurmos uma linguagem que dominssemos bem, preferencialmente uma das que constam no programa curricular de Novas Tecnologias da Comunicao.

22

Tabela comparativa JavaScript/ActionScript

Quer uma, quer outra linguagem no representam, em termos de domnio na matria, um problema para o grupo, no entanto existem dois fatores de elevado peso que nos orientam num sentido, a saber: a enorme variedade de contributos on-line, e o facto de ser uma linguagem open source. Sem grandes surpresas, a eleita foi o JavaScript Fontes: http://www.findmebyip.com/litmus/ (visitado a 29/02/2012) http://html5demos.com/ (visitado a 29/02/2012) http://redebiz.net/blog/software/html-5-possibilidades-universo-mobile/ (visitado a 29/02/2012) http://www.tecmundo.com.br/flash/4587-quais-as-vantagens-do-html5-para-ousuario-comum-.htm (visitado a 29/02/2012) http://www.criarweb.com/artigos/o-que-e-html-5.html (visitado a 29/02/2012) http://www.slideshare.net/diegoeis/css3-o-que-realmente-mudou (visitado a 29/02/2012) http://www.infowester.com/css3sombras.php (visitado a 29/02/2012) http://www.css3.info/preview/ (visitado a 29/02/2012) http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp (visitado a 29/02/2012)

4. Ferramentas Web7: Para o desenvolvimento de toda a parte de programao (server e client-side) existe uma enorme variedade de ferramentas, qualquer uma pode ser considerada como potencial candidata, mas
23

Tabela comparativa Inkscape/Webstorm/Dreamweaver/Coda

Uma vez mais, o nmero de unidades curriculares em que tivemos que utilizar as ferramentas Adobe, permitiu-nos obter algum domnio, sobre as mesmas levando-nos a poupar algum tempo na sua utilizao. Uma vez mais o vencedor foi a Adobe com o Dreamweaver CS5.5.

inkscape.org / www.webstorm.com / www.adobe.com /

5. Imagem grfica8: A fim de possibilitar a criao de um conceito grfico adequado aos propsitos pretendidos, surgiu a necessidade de se optar por uma ferramenta de desenho. Das vrias disponveis no mercado, o critrio de seleo centrou-se numa que possusse, de forma integrada, as valncias necessrias, conducentes a um desenho de uma imagem grfica de qualidade e que proporcionasse a mnima taxa de ocupao na sua utilizao.
24

Tabela comparativa Ilustrator/Gimp/Corel

De facto, graas ao nmero de unidades curriculares em que tivemos que utilizar as ferramentas Adobe, foi-nos possvel desenvolver algumas valncias no seu domnio, traduzindo-se agora num crdito do tempo, to importante nesta fase da licenciatura. Desta feita, o grande vencedor foi o Adobe Ilustrator CS5.5.

www.adobe.com / www.gimp.org / www.corel.com

6. API9: Um elemento muito importante no desenvolvimento dum Web site desta natureza, prende-se com a API (Application Programmable Interface) que, tal como o nome indica, um interface que pode ser utilizado por outras aplicaes que lhes permite comunicar entre si (i.e. a consulta a uma base de dados), serve ainda de suporte ao desenvolvimento de aplicaes. Neste ponto, importante lembrar que as APIs esto, normalmente, em constante evoluo. Por definio, consistem em servios Web e scripts especficos, que permitem aos web developers um caminho mais gil de acesso e processamento de informao na Web. Quanto ao formato suportado para efeitos de upload de traados, optmos pelo GPX (GPS Exchange Format) que um formato nativo de dados (XML) para a troca de dados de GPS (pontos, rotas e trilhos) entre aplicaes e servios da Web na Internet.
25

Tabela comparativa Google/Yahoo

No obstante os vrios argumentos favorveis API Yahoo, como a existncia de SDK para C# e VB.net, entre outros, incontestvel o facto da API da Google ser aquela de que mais utilizadores e developers dispe, tornando este facto numa enorme mais-valia que saberemos traduzir em nosso benefcio. API do sharing.OurTravels: Google API.

http://tiredblogger.wordpress.com/2007/10/29/consuming-services-yahoo-api-vs-google-api http://www.klauskomenda.com/archives/2007/07/22/google-maps-api-vs-yahoo-maps-api

7. Equipamento GPS: Vrias so as especificidades tcnicas a ter em considerao relativamente aos equipamentos GPS, a saber: a. Nem todos os equipamentos GPS so dotados da capacidade de gravao automtica de traados, o que quer dizer que para que um utilizador possa registar um determinado percurso dever garantir, a priori, que o seu equipamento permite essa funcionalidade. b. Os que o permitem normalmente registam os mesmos num formato especfico que varia consoante o fabricante. Neste caso, normalmente disponibilizado com o aparelho um software de suporte e navegao para PC, a partir do qual possvel a converso do ficheiro criado no dispositivo para um formato compatvel com o formato da API eleita para esta plataforma (.gpx). c. Dada a vasta variedade de Datums disponveis nos equipamentos de GPS, e de forma a garantir total compatibilidade com a API da Google, fundamental que estes dispositivos estejam configurados para o formato WGS84. S assim se poder afirmar que o traado registado pelo aparelho ser fielmente reproduzido no mapa da aplicao.
26

Tabela comparativa Garmin/Magellan

Neste caso apenas apresentmos uma pequena lista dos equipamentos GPS que podem ser considerados aptos para fins de registo de traados, e posterior upload do respetivo ficheiro .gpx para a aplicao sharing.OurTravels.

Outras consideraes
27

a. Tecnologia que permita a integrao de outros formatos iv. Web Services uma tecnologia que permite converter um determinado aplicativo num outro web compatible, cujo formato XML + HTTP. O XML fornece uma linguagem que pode ser usada entre diferentes plataformas e linguagens de

programao e ainda expressar mensagens complexas e funes. O HTTP o protocolo de Internet mais utilizado. Elementos da plataforma Web services: 1. SOAP (Simple Object Access Protocol) 2. UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) 3. WSDL (Web Services Description Language) Preconizando, desde j, uma possvel integrao de outras plataformas com esta aplicao, propomo-nos a desenvolver uma camada de suporte ao dilogo entre elas. b. Dispositivos mveis v. Algumas das potenciais plataformas que podero vir a interagir com a nossa aplicao so as dos dispositivos mveis (Android, Aplle, JavaJ2, Blackberry), como tal, pretendemos investir algum tempo no estudo da possibilidade de integrar, no mbito deste projecto, uma amostra das potencialidades associadas a este tipo de plataformas, tendo como gateway a tecnologia referida no ponto anterior.

Concluso Durante o apuramento dos requisitos funcionais e no funcionais, bem como na viabilidade tcnica, fomos compreendendo melhor a suas especificidades, o que nos ajudou bastante na definio das solues tcnicas que melhor se adequavam ao que desejamos implementar.
28

Definimos prioridades essenciais para as quais assumimos o compromisso de as cumprir. Resumindo: Para a estruturao e formatao da plataforma, optamos pela linguagem HTML5 e CSS3, acreditando tratar-se de uma linguagem de futuro. Quanto ao sistema de gesto de base de dados a nossa escolha recaiu sobre o MySQL. Relativamente imagem grfica, o Adobe Creative Suite CS5.5 foi o grande vencedor. Para a linguagem server-side, optou-se pelo PHP. J na linguagem cliente-side, o JavaScript foi a opo.

Atendendo inexperincia em algumas solues, achamos importante referir a possibilidade do surgimento de pequenas alteraes, no entanto, acreditamos que tal no ser em demasia, principalmente devido ao aprofundado estudo efetuado nesta fase viabilidade tcnica.

Fontes de consulta http://code.google.com/intl/pt-PT/apis/maps/documentation/javascript/ [29/02/2012] http://code.google.com/intl/ptPT/apis/maps/documentation/javascript/tutorial.html [29/02/2012] https://code.google.com/apis/console [29/02/2012] http://code.google.com/intl/ptPT/apis/maps/documentation/javascript/libraries.html [29/02/2012] http://code.google.com/intl/ptBR/apis/maps/documentation/javascript/reference.html#Geocoder [29/02/2012] http://balaiotecnologico.blogspot.com/2010/08/tracando-rotas-com-versao-3-daapi-do.html [29/02/2012] http://www.w3schools.com/js/default.asp [29/02/2012] http://www.avellareduarte.com.br/projeto/recursos/recursos4/recursos4e.htm [29/02/2012] http://help.adobe.com/pt_BR/ActionScript/3.0_ProgrammingAS3/WS5b3ccc516 d4fbf351e63e3d118a9b90204-7ff8.html [29/02/2012] http://www.w3schools.com/php/default.asp [29/02/2012] http://lightwebdesigner.wordpress.com/2008/02/02/vantagens-do-php/ [29/02/2012] http://www.w3schools.com/asp/default.asp [29/02/2012] http://apostilas.fok.com.br/manual-dophp/faq.languages.php#faq.languages.asp [29/02/2012] http://www.tecnocafe.com.br/porque-existem-empresas-que-usam-asp-e-naophp/ [29/02/2012] http://www.cio.com/article/113110/Five_Compelling_Reasons_to_Use_MySQL [29/02/2012] http://www.oracle.com/index.html [29/02/2012] http://www.cin.ufpe.br/~rac2/vantagens.txt [29/02/2012] http://jquery.com/ [29/02/2012] http://www.criarweb.com/artigos/introducao-jquery.html [29/02/2012] http://mootools.net/ [29/02/2012] http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_JavaScript_frameworks [29/02/201 2]
29

http://html-editor.pikimal.com/dreamweaver/vs/webstorm-ide [29/02/2012] http://www.itwriting.com/blog/3967-jetbrains-webstorm-2-0-and-phpstorm-2-0first-look.html/comment-page-1 [29/02/2012]

http://www.williammalone.com/articles/flash-vs-html5-canvas-drawing/ [29/02/2012] http://iq12.com/blog/as3-benchmark/ [29/02/2012]

30

*Redigido segundo o novo acordo ortogrfico

Das könnte Ihnen auch gefallen