Sie sind auf Seite 1von 176

Curso da IBM Introduo

Conceitos Bsicos
Neste mdulo, so abordados os principais NOVOS conceitos histricos relacionados a TI, bem como um breve panorama sobre a forma atual de interao da TI com os negcios. Voc deve ficar atento a essa dimenso de TI x Negcios, pois ela permeia todo esse curso.

Conceitos Bsicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTRICOS Histria da Computao


H vrias referncias quanto histria da computao e das geraes de computadores. Entre elas, podemos dizer que vrias reas do conhecimento humano, como matemtica, lgica de programao e eletrnica digital, deram origem ao desenvolvimento da tecnologia da computao. Para traar um panorama simplificado da era do Processamento de Dados, descrevemos abaixo alguns itens que foram marcantes nesta evoluo: BACO - Surgiu h mais de 1500 anos, sendo o primeiro instrumento utilizado pelo homem para calcular. Ainda hoje, encontramos instrumentos semelhantes nas lojas de brinquedos ou nas livrarias.

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Imagen:Boulier1.JPG

PASCALINA Outros instrumentos e tcnicas foram desenvolvidos para facilitar as operaes aritmticas. Entre eles, podemos citar. John Napier, que em 1614 apresentou ao mundo os logaritmos; Blaise Pascal, que em 1642 construiu uma mquina de clculos, a Pascaline ( pascalina), que consistia em rodas e engrenagens na qual o operador introduzia os algarismos a serem somados, acionando uma srie de rodas dentadas com algarismos de zero a nove, impressos de modo que os nmeros a serem somados ficassem expostos num mostrador.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem: Arts_et_Metiers_Pascaline_dsc03869.jpg

Mecanismo da Pascalina

Carto Perfurado - Em 1801, o tecelo francs Joseph-Marie Jacquard, inventou uma interessante mquina de tear comandada por cartes perfurados em fileiras. Os cartes perfurados tiveram uma finalidade ainda mais importante na programao de computadores, na segunda metade do sculo XX. Em 1822, Charles Babbage projetou o primeiro computador mecnico; contudo, o projeto em si foi mais uma contribuio para o futuro dos computadores.

Conceitos Bsicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTRICOS Histria da Computao

ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer ou Computador e Integrador Numrico Eletrnico) - O Primeiro Computador Eletrnico ocupava trs salas e pesava 30 toneladas, desenvolvido para fins militares, com financiamento do exrcito americano. O ENIAC s foi apresentado oficialmente em fevereiro de 1946.

Foto do ENIAC Fonte: www.museudocomputador.com.br/enciteclado.php

EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer ou Computador Eletrnico Automtico de Variveis Discretas) - Com ele surgiu a possibilidade de codificar as informaes em forma binria ao invs de decimal, o que reduzia significativamente o nmero de vlvulas necessrias ao seu funcionamento.

Fonte: www.windoweb.it/edpstory_new/ep_neumann.htm

CHIP Criado por volta de 1970, a pastilha de silcio (microprocessador), pouco maior do que um gro de milho, foi a grande responsvel pelo desenvolvimento do computador pessoal anos depois.

Fonte: www.firstscience.com/home /photos/chip_72.html

Os Primeiros Modelos Comerciais de Computadores Os modelos experimentais ENIAC e EDVAC no foram produzidos comercialmente. Em 1951 surge o LEO, primeiro computador comercial, seguido do lanamento do IBM 701, nos Estados Unidos. Desta forma, as empresas comearam a produzir computadores em srie. Na Alemanha, a SIEMENS, lana o SIEMENS 2002. O modelo da IBM 1401 foi o representante mais tpico dessa gerao. Em 1959, surge o COBOL (Common Business Oriented Language), trazendo uma linguagem universal de programao para fins comerciais. Essa linguagem utilizada at os dias de hoje.

IBM 701 Electronic Data Processing Machines lanado em 1953 Fonte: www-03.ibm.com/.../exhibits/701/701_intro.html

Conceitos Bsicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTRICOS Geraes de Computadores


Os primeiros computadores possuam somente dois nveis de linguagem de programao: o nvel da linguagem de mquina, no qual toda a programao era feita, e o nvel da lgica digital, onde os programas eram efetivamente executados. Por volta de 1951, surgiu a idia de se projetar um computador de trs nveis, com o intuito de se simplificar o hardware. Esta mquina tinha um programa denominado interpretador, armazenado permanentemente, cuja funo era executar os programas em linguagem de mquina. O hardware assim poderia ser simplificado: teria apenas que executar um pequeno conjunto de micro-instrues armazenadas, ao invs de todo o programa em linguagem de mquina, o que exigia menos circuitos eletrnicos. A partir da comearam a evoluir as linguagens e as arquiteturas das mquinas, impulsionadas, principalmente, pelo aparecimento de um novo conceito na Histria da Computao: os Sistemas Operacionais. As trs primeiras geraes de computadores refletiam a evoluo dos componentes bsicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes.

Conceitos Bsicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTRICOS Geraes de Computadores

Primeira gerao (19451959) - Aconteceu depois do ENIAC e do EDVAC, que pertenceram a uma fase experimental. A primeira fase comercial se caracterizou pelas grandes dimenses e peso, quilmetros de fios, alto gasto de energia, vlvulas eletrnicas que queimavam com facilidade devido a problemas de refrigerao. A velocidade de processamento era da ordem de milissegundos e a capacidade de memria de 2 a 4 kbytes.

Fonte: www.netangola.com/.../computador/parte2.htm

Segunda gerao (19591964) - Essa poca caracterizou-se pela substituio das vlvulas por transistores e dos fios de ligao por circuitos impressos; sua programao passou a ser interna, a velocidade de processamento em microssegundos, e sua memria, expandida ate a ordem de 20 megabytes. Isto tornou os computadores mais rpidos, menores e de custo mais baixo. Surgem os primeiros armazenadores externos de informaes: fitas magnticas e discos. Em 1959, a IBM construiu um mainframe baseado em transistores, o IBM 1401, que utilizava cartes perfurados. Ele se tornou um computador de propsito geral popular e 12.000 unidades foram vendidas, tornando-se a mais bem sucedida mquina na histria dos computadores.

Sistema/360 fitas 3420 discos 3330 impressoras 1403

IBM Z890 mainframe (modelo atual) Apesar do surgimento do mainframe na 2 gerao, esta mquina atravessou geraes e atualmente bem-sucedida.

Fonte: http://www.search.com/reference/ Mainframe_computer

Terceira gerao (19641970) Construda com circuitos integrados, velocidade de processamento em nanossegundos, multiprogramao, multiprocessamento, teleprocessamento, proporcionando maior compactao e reduo de custos. Tem incio a utilizao avanada de sistemas operacionais e as linguagens mltiplas de programao: Cobol, Pascal, Basic, Fortran, etc. Quarta Gerao (de 1970 at hoje) - Utilizao de circuitos integrados em larga escala, rede de computadores, bancos de dados, computao distribuda, automao, caracterizando um aperfeioamento da tecnologia j existente. Houve uma otimizao das mquinas, aumento da confiabilidade, velocidade da ordem de nanossegundos (bilionsima parte do segundo), maior grau de miniaturizao. Foi tambm marcada pela chegada do PC (Personal Computer).

Em 1976, Jobs e Wolzniak, criam o APPLE I (o primeiro computador pessoal) e o LISA (o primeiro computador com mouse). A IBM lanou a famlia/370 e no fim da mesma dcada, a linha 4341.

Apple I Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Apple_I.jpg

Apple Lisa, lanado em 1983 Fonte: www.cuk.ch/articles/1364

Personal Computer (PC) Fonte: http://www.britannica.com/eb/art/print?id=72308&articleTypeId=0

Quinta gerao Este termo foi criado pelos japoneses, devido a um projeto gigantesco de pesquisa durante a dcada de 80 com o objetivo de construo, em meados da dcada de 90, de potentes computadores inteligentes. Posteriormente, o termo passou a referenciar diversas reas de pesquisa, como inteligncia artificial, linguagem natural e sistemas especialistas. Outro foco da quinta gerao a conectividade, permitindo aos usurios conectarem seus computadores a outros computadores.
O PIM/m-1, um dos poucos "computadores de quinta gerao" que chegaram a ser realmente produzidos Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_ da_quinta_gera%C3%A7%C3%A3o

Conceitos Bsicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTRICOS Cenrio atual de TI

Temos Tecnologia da Informao por toda parte. As inovaes no campo tecnolgico acontecem a todo o momento e a uma velocidade impressionante. Tome-se como exemplo o telefone celular: ele apresentou em 5 anos a mesma penetrao de mercado que o telefone convencional apresentou em 40 anos!!! Pensando nesta ltima dcada do milnio, podemos classific-la como Gerao Atual, uma gerao cercada por diversas inovaes tecnolgicas: a velocidade dos processadores utilizados em PCs, rompe a barreira do 1 gigahertz; a capacidade de armazenamento de dados dos HDs supera os 20 gigabytes; o surgimento do DVD, que pode armazenar dez vezes Mdia de DVD-ROM Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:DVD- mais informaes do que um Cd-Rom, alm de diversas outras R_bottom-side.jpg inovaes que surgem a todo momento.

Conceitos Bsicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTRICOS Tendncias Futuras

Para uma Gerao Futura, espera-se grandes revolues. Incluem-se, as pesquisas associadas a chips biolgicos, que consistem na criao de chips que agiro sobre a sade humana, podendo realizar computaes como as que os neurnios so capazes de fazer. As pesquisas ainda no foram concludas, mas sugere-se que a capacidade de armazenamento de dados num sistema assim seria inimaginvel.
Comparao de biochip em relao a uma moeda. Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias /noticia.php?artigo=010110061006

Fala-se muito tambm em um tipo de computao que tem como centro as pessoas, e no as mquinas. Michael L. Dertouzos, diretor do Laboratrio da Cincia e Computao do MIT, afirma que, aps 40 anos de construo de computadores, pouca coisa mudou. O cientista acredita que o futuro da computao se baseia em fazer os sistemas servirem aos humanos, e no o contrrio, como acontece nos dias atuais. Ele afirma: Pervasive computingdemanda muitos equipamentos, onde o foco est em vrios dispositivos que so os prprios computadores. J a computao voltada ao indivduo est focada nas pessoas. Hoje, os computadores so difceis de usar. Se disseminarmos essa cultura ainda mais, isso se agravar. Mas se nos concentrarmos nos sistemas "human-centered", estabelecemos que nossa meta servir humanos.

Conceitos Bsicos - Unidade Instrucional CONCEITOS HISTRICOS

LINKS - Artigos

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2001/05/10/idgnoticia.2006-05-07.1309737186 Biochips http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110061006 Arquitetura de http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Arquitetura_de_computadores Quinta gerao http://pt.wikipedia.org/wiki/Computao_da_quinta_gerao PODCAST: AUDIO - Histria dos Computadores de computadores

computadores

Conceitos Bsicos - Unidade Instrucional APLICAO NO MUNDO DOS NEGCIOS Aplicao no mundo dos negcios
No comrcio e na indstria, nota-se que 75% da fora de trabalho desempenha funes que podem ser automatizadas, robotizadas ou terceirizadas, e a terceirizao j avana para as atividades centrais de produo. Analisando estes fatores, podemos afirmar que impensvel no levarmos em conta a TI, em funo de questes como qualidade, velocidade e alto nvel de desempenho requerido pelos negcios. No Processamento Comercial, que envolve dados e informaes financeiras, h uma grande exigncia de segurana, disponibilidade contnua, integridade, transaes heterogneas com dados inter-relacionados, contabilizao do uso de recursos, compatibilidade, programas aplicativos longevos, impessoalidade,business continuance (continuao de negcios: cpias de volumes de dados utilizados no processamento em produo que permitem a execuo simultnea de outros aplicativos ou programas em paralelo produo regular) e muito mais. Alm disto, nestes sistemas comerciais, um grande volume de informaes processada centralizadamente, atendendo milhares de usurios ao mesmo tempo, cada um com a percepo de ter o sistema s para si, com a liberdade de fazer somente o que permitido pelo sistema, para atender seu negcio. Nestes sistemas, devem ser implementadas metodologias detalhadas e concisas, alm de bons produtos de gesto. Devem ainda oferecer disponibilidade, processamento heterogneo, desempenho diferenciado, escalabilidade, baixo custo total, segurana e integridade.

Conceitos Bsicos - Unidade Instrucional APLICAO NO MUNDO DOS NEGCIOS Aplicao no mundo dos negcios
No processamento que envolve Engenharia e Cincia, h a necessidade de velocidade, alta disponibilidade, pessoalidade, transaes homogneas por sistema descentralizado e pequeno conjunto de instrues customizadas. Com relao terceirizao, nota-se que atualmente as empresas esto mais maduras, com organizaes de TI mais experientes e, assim, as decises descem a um nvel muito mais refinado de detalhe. O negcio e a rea de TI vo definir com muito maior preciso o que deve ser feito internamente ou externamente, e por qu ser feito. Em vrios mdulos deste curso, voc ver menes

ao Outsourcing, com enfoques e nveis de detalhamento variados. O mundo est menor. A evoluo tecnolgica encurtou distncias e facilitou o acesso s informaes. A qualidade no mais um mero diferencial de mercado: condio sine qua non, ou seja, sem a qual os negcios simplesmente no existiriam. A TI um instrumento de produtividade e competitividade para todos os setores da economia, permitindo a gerao de empregos de alto valor agregado. PODCAST: AUDIO - Aplicao no mundo dos negcios

Carto perfurado de 80 colunas da IBM Fonte: www.sabbatini.com/renato/correio/cp970923.html Relacione as respectivas colunas. Coluna A 1. Hardware 2. Sistema de telecomunicaes 3. Gesto de dados e informaes 4. Software Coluna B A. Computador. B. Internet. C. Discos e Fitas. D. Sistema Operacional. E. Sistema que faz a Folha de Pagamento. F. Monitor. G. zOS. H. Windows. I. VoIP. J. Organizao da guarda e utilizao dos dados.

Escolher uma resposta. A. A1, B2, C1, D4, E1, F1, G4, H1, I2, J3 B. A1, B4, C1, D4, E4, F1, G4, H4, I2, J3 C. A4, B2, C1, D4, E4, F1, G4, H4, I2, J3 D. A1, B2, C1, D4, E4, F3, G1, H4, I2, J3 E. A1, B2, C1, D4, E4, F1, G4, H4, I2, J3
Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Com relao a processamento, relacione as respectivas colunas. Coluna A Dado Informao Processamento Sada Coluna B A. Modo de fazer com mtodo. B. Caracterstica quantificvel. C. O resultado de uma anlise de dados. D. Valores lidos de um dispositivo qualquer. E. Resultados fornecidos.

1. 2. 3. 4.

5. Entrada

Escolher uma resposta. A. A1, B2, C4, D3, E5 B. A2, B1, C4, D5, E3 C. A3, B1, C2, D5, E4 D. A3, B1, C2, D4, E5 E. A2, B1, C3, D4, E5
Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.8/1.


Com relao aos computadores, verifique a afirmativa mais correta. A) Computador uma mquina que s faz o que foi programado em uma velocidade impressionante. B) Um programa de computador um algoritmo para solucionar um problema. C) A velocidade de processamento da gerao atual de computadores chega a n gigahertz.

Escolher uma resposta. A. NDA B. A e B. C. A, B e C. D. A. E. B e C.


Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Analise as seguintes afirmaes relativas ao Ambiente de TI: A) So caractersticas de um computador: alta velocidade, memria, capacidade de executar programas. B) TI (Tecnologia da Informao) significa conjunto de recursos tecnolgicos e computacionais para gerao e uso da informao. C) Charles Babbage inventou uma mquina de tear comandada por cartes perfurado. Assinale a melhor alternativa.

Escolher uma resposta. A. NDA.

B. As alternativas B e C esto corretas. C. As alternativas A, B e C esto corretas. D. As alternativas A e B esto corretas. E. As alternativas A e C esto corretas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Com relao primeira gerao de computadores assinale a afirmativa incorreta: A) Em 1951 surgiu a idia dos Sistemas operacionais. B) Junto com os Sistemas Operacionais surgiram os programas interpretadores que executavam os programas em linguagem de mquina. Hoje chamamos esses programas de compiladores. C) Os computadores, de primeira gerao, tinham a capacidade de memria de 2 a 4 gigabytes.

Escolher uma resposta. A. Somente a alternativa C est incorreta. B. Somente a alternativa B est incorreta. C. Somente a afirmativa A est incorreta. D. As alternativas A e C esto incorretas. E. As alternativas A e B esto incorretas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Com relao s afirmativas abaixo: A) baco o primeiro instrumento utilizado para calcular (encontramos equipamentos semelhantes nas lojas de brinquedo). B) Carto perfurado, quando inventado, foi utilizado primeiramente em mquinas de tear, depois foi importante na programao de computadores. C) ENIAC significa Eletronic Numerical Integrator and Computer. D) A primeira gerao de computadores surgiu com a Pascaline. Assinale a afirmativa falsa.

Escolher uma resposta. A. A B. B C. NDA D. C E. D


Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Assinale a melhor alternativa. A) O CHIP criado por volta de 1970 possibilitou anos depois a inveno do computador pessoal. B) O COBOL uma linguagem de programao universal criada para o ambiente comercial em 1959. C) COBOL significa Common Business Oriented Language. D) Chamamos linguagem de mquina a linguagem que a mquina entende.

Escolher uma resposta. A. Apenas as afirmativas A e D esto corretas. B. Apenas as afirmativas A e B esto corretas. C. Todas as alternativas esto corretas. D. NDA. E. Apenas as afirmativas A, C e D esto corretas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Analisando as afirmativas: A) A primeira gerao de computadores caracteriza-se pela utilizao de vlvulas com velocidade de processamento de milissegundos. B) A segunda gerao de computadores caracteriza-se pela utilizao de transistores e diodos com velocidade de processamento demicrossegundos. C) A terceira gerao de computadores caracteriza-se pela utilizao de circuitos integrados com velocidade de processamento denanossegundos. D) Com a quarta gerao de computadores caracteriza-se pela utilizao de circuitos integrados em larga escala com eles surgem os PCs. Assinale a melhor alternativa.

Escolher uma resposta. A. As alternativas A e B esto corretas. B. Todas esto corretas. C. NDA. D. As alternativas B e C esto corretas. E. As alternativas C e D esto corretas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Analise as seguintes afirmaes relativas ao Processamento Comercial: A) Disponibilidade contnua, isto 24 horas por dia, 7 dias por semana. B) Segurana no fator levado em considerao em um processamento comercial. C) O processamento comercial envolve pequena quantidade de IO (entrada e sada).

Essas afirmaes esto corretas?

Escolher uma resposta. A. Apenas B. B. Todas. C. NDA. D. Apenas A. E. Apenas C.


Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Sobre o Cenrio Atual de TI podemos dizer: A) A velocidade dos processadores utilizados em PCs rompem a barreira do 1GHz. B) Surge o DVD. C) A capacidade de armazenamento de dados dos HDs supera os 20 GB. D) Surgem os primeiros armazenadores externos de informaes: fitas magnticas e discos.

Escolher uma resposta. A. As alternativas B e C esto corretas. B. As alternativas A e C esto corretas. C. NDA D. As alternativas A, B e C esto corretas. E. As alternativas A e B esto corretas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Solues em TI
Neste mdulo voc ter um panorama relacionados s Solues de TI, tanto no que diz respeito sua dimenso tcnica quanto de mercado.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO TCNICO DAS SOLUES Viso Geral de Hardware e Software
Definimos hardware como todo equipamento utilizado em um processamento de dados, e software como sendo todo programa utilizado nesse processamento. No grupo dos softwares, temos o sistema operacional e seus subsistemas, que gerenciam o processamento; isso inclui as necessidades de softwares aplicativos, que vo executar e atender s solicitaes dos usurios. O conjunto do hardware, sistemas operacionais e subsistemas de uma determinada soluo de TI compem o que chamado de uma plataforma.

Fonte figura: http://www.guiadohardware.net/ dicas/memoria-hd.html

Fonte figura: http://www.linhadecodigo.com.br/ArtigoImpressao.aspx?id=1168

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO TCNICO DAS SOLUES Conceito de Multiplataforma


A noo de multiplataforma diz respeito integrao entre diferentes conjuntos de hardware e software, entre os quais transitam informaes. Podemos dizer que as principais plataformas no mercado so MAINFRAME, AS/400, UNIX e INTEL, abordadas por este curso. Elas podem e, muitas vezes, devem estar integradas por redes. As aplicaes existentes podem ser divididas, genericamente, em trs tipos: comerciais, de pesquisa (engenharia e cincia) e de interface grfica. Cada uma dessas aplicaes pode tirar vantagem de um tipo de plataforma, pois cada uma possui suas particularidades e, a rigor, no h uma sequer que consiga atender a todas as necessidades de todos esses tipos de uma s vez. Ou seja, nota-se uma forte necessidade de integrao entre elas.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO TCNICO DAS SOLUES Solues Integradas


Isso quer dizer que, muitas vezes, a resposta que precisamos para solucionar as diferentes necessidades de TI encontra-se na integrao de plataformas: temos diferentes plataformas, cada qual com suas capacidades e problemas, que devem ser combinadas de acordo com a tipo e a carga de processamento necessrias resposta que procuramos. possvel ainda definir objetivos distintos de desempenho para cada conjunto de aplicaes por plataforma. Atravs da integrao via redes, podemos ter uma soluo mista, utilizando o que h de melhor em cada tipo de plataforma.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO TCNICO DAS SOLUES Princpio Bsico de Integrao das Plataformas
H plataformas que se ajustam melhor a cada um dos tipos de aplicaes mencionados: no caso das aplicaes comerciais, os MAINFRAMES ainda so os mais adequados, por terem sido desenvolvidos com caractersticas que se adaptam perfeitamente a esse universo. J as aplicaes voltadas para engenharia e cincias so mais bem atendidas pela plataforma UNIX, enquanto que, para atividades pessoais, tem destaque a plataforma INTEL. Devemos, portanto escolher a plataforma mais adequada para cada tipo de processamento e, atravs da rede, integrar plataformas para compor solues mais complexas. QUEM CONHECE SEMPRE DECIDE MELHOR!

A escolha de uma soluo para os servios de TI tem por princpio bsico uma metodologia. Considera ainda a existncia de vrios usurios interconectados atravs da rede, envolvendo uma ou mltiplas plataformas. H, portanto, a necessidade de conhecermos como funciona cada plataforma, seus pontos fortes, onde podem ocorrer gargalos e a necessidades da utilizao de outros recursos de TI. Como j foi dito, no universo de TI corporativa as principais plataformas so Mainframe, AS400, Unix e Intel, que podem interagir interconectadas atravs de rede interna ou externa. recomendvel uma anlise de todas as plataformas. Uma boa soluo para gesto de negcio do ponto de vista da TI deve estar alinhada com a atualizao tecnolgica, o retorno do investimento, o tempo de demora desse retorno e a opo pela tecnologia certa. No mdulo de ITIL voc poder conhecer um pouco mais sobre essa viso.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO TCNICO DAS SOLUES O Mundo Empresarial


Hoje as empresas buscam solues de TI que melhor atendam s suas aplicaes, que melhor se ajustem sua capacidade de infra-estrutura em termos de segurana, integridade de dados e disponibilidade. No que diz respeito aos custos de TI, os componentes principais so hardware, software, pessoas, infra-estrutura (espao, recursos), e servios externos (rede, consultores, servios de terceiros, etc.). Deve-se preservar os aplicativos com alto desempenho e baixo custo, ou seja, no se deve

promover mudanas apenas por modismo. Deve-se levar em considerao que estas mudanas acarretam custos de migrao em termos de tempo e dinheiro, alm de riscos de impactos para o usurio final. Por exemplo, no processamento bancrio: observa-se muitos sistemas legados (desenvolvidos j h muitos anos, no contexto de plataformas que j no existem mais) desenvolvidos na linguagem de programao COBOL e/ou PL/1, com baixo custo e alta performance. No mdulo de Mainframes voc conhecer o porqu dos sistemas legados.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO TCNICO DAS SOLUES Consideraes sobre Aplicativos e Arquitetura da Infra-Estrutura de TI
Para uma correta viso da nossa capacidade e o estabelecimento de projees futuras, necessrio estabelecer uma descrio dos recursos de TI. Por exemplo: identificaremos as aplicaes que mais consomem recursos de CPU, servidores, rede, armazenamento, entre outros, bem como o envolvimento de cada plataforma na soluo. Em solues que envolvem mltiplas plataformas, podemos ter processamento e armazenamento nos trs nveis: mainframe, servidor e estao de trabalho (PC) nas chamadas alta, mdia e baixa plataformas. Alm dessas tecnologias, necessrio conhecer a carga da empresa e as perspectivas de crescimento, tanto no aspecto vegetativo quanto de novas necessidades em novos aplicativos ou em evoluo tecnolgica. Identificando os domnios provveis onde o mainframe, o UNIX e as tecnologias com base Intel mostram suas foras, possvel antever o que pode e o que deve ser feito para melhorar a performance do conjunto e/ou minimizar os gargalos e os custos envolvidos. Essas informaes so os pilares para elaborao de planos, estratgias de infra-estruturas e de atualizaes no parque de hardware e software.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO TCNICO DAS SOLUES Arquitetura da Infra-estrutura de TI e Consideraes sobre a Plataforma de Servidores.
As informaes a seguir foram baseadas no texto de David G. Heap (Executive IT Consultant da IBM United Kingdom) e tambm na vivncia de profissionais de TI ligados a este projeto. Neste texto, destacaremos algumas consideraes necessrias em uma anlise inicial, requerida para desenvolver respostas e estratgias significativas e eficazes. Relembrando: o termo plataforma usado para descrever uma combinao especfica de hardware, sistema operacional, middleware (programas de computador que fazem a mediao entre outros softwares) e componentes de base de dados. A infra-estrutura de TI usada para definir um centro de dados seguro, contemplando a interconexo de rede necessria entre as diversas plataformas. A partir da, podemos formular diferentes perguntas. Por exemplo: Qual o custo dos principais componentes da minha infra-estrutura de TI? H outras alternativas mais eficientes? Como posso reduzir o nmero de diferentes componentes de hardware e software? Qual a melhor infra-estrutura? Qual o plano de implantao recomendado para uma soluo mais rpida? Solues em TI

- Unidade Instrucional O CENRIO TCNICO DAS SOLUES Arquitetura da Infra-estrutura de TI e Consideraes sobre a Plataforma de

Servidores.

Este assunto importante e complexo, em razo das variveis envolvidas. Mesmo partindo do zero, teremos ajustes na nossa base de referncia de acordo com o porte da empresa e o tempo de resposta necessrio. O resultado final mais provvel ser uma mistura de usurios diferentes, dependendo das caractersticas da carga de trabalho, da topologia lgica e fsica da aplicao, envolvendo atividades complexas entre diversas exigncias no funcionais, tais como: disponibilidade necessria, custo total, desempenho na escala, segurana, risco da tecnologia e assim por diante. Mas, no mundo real, a situao atual impe limitaes significativas. Estas limitaes incluem a arquitetura das aplicaes e das bases de dados atuais, custos de migrao, habilidades atuais de TI e processos da gerncia, oramentos correntes das despesas em TI, padres de TI j incorporados, e prioridades do negcio. Algumas metas no podem ser atingidas devido ao custo ou risco direto para situao atual. Algumas aplicaes velhas (legadas) devem ser mantidas, isto porque tm tima performance, desempenho elevado e um baixo custo por transao. Ento, no devem ser alteradas. Por outro lado, as tecnologias de hardware e de software esto mudando muito rapidamente (na performance, no custo, na disponibilidade, no desempenho e portabilidade), gerando novas opes de soluo com diferentes fatores tcnicos de risco. Para que sejam exploradas as principais funcionalidades da tecnologia j consolidada, pode ser necessrio implementar estratgias de substituio, atravs da execuo de padres de portabilidade de dados e aplicao. PODCAST: AUDIO - Solues

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO DO MUNDO DOS NEGCIOS Cenrio do Outsourcing


O mundo empresarial mudou, evoluiu: houve uma forte reduo de custos e uma descompartimentalizao das empresas. Se acompanharmos essa evoluo, vamos perceber que as novas tecnologias estavam perdendo o seu papel de fonte de vantagem estratgica, porque haviam se transformado em commodities (mercadorias) e, como tal, tornaram-se fceis de replicar pela concorrncia. As commodities podem ser indispensveis no negcio em que se est (sem elas no se consegue operar), mas deixaram de ser essenciais estratgia de diferenciao. Por isso, para que as novas tecnologias voltassem a ser consideradas como fontes estratgicas, junto a elas agregaram-se o uso de processos e de solues de Outsourcing.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO DO MUNDO DOS NEGCIOS Cenrio do Outsourcing


Podemos definir Outsourcing como o gerenciamento de aplicativos e sistemas de TI das empresas, atravs da formao de parcerias estratgicas, na forma de contratos (geralmente de longo prazo), nos quais pode ser includa a transferncia de funcionrios e recursos. Nestes contratos, a empresa-cliente recebe garantias de nvel de servio, para assegurar que a qualidade de servio seja alcanada e medida. Com o outsourcing, as empresas passaram a terceirizar servios, principalmente que no estivessem ligados sua atividade-fim. Assim, os processos vm ajudar na gesto de servios de outsourcing, tornando as empresas mais competitivas. Como exemplo, IBM e Wittel fecharam parceria em 2006 para oferta de outsourcing, e de acordo com as companhias, o cliente no precisaria se preocupar com a gesto tecnolgica de sua infraestrutura, mantendo foco em sua atividade fim. Entre os potenciais clientes, estavam empresas de todos os segmentos, com destaque para as oportunidades no mercado financeiro. Para Fernando Guerra, diretor de finanas da rea de servios da IBM Brasil, um dos diferenciais dessa oferta conjunta permitir que o cliente mantenha sua prpria mo-de-obra, j que o modelo convencional de outsourcing, muitas vezes, prev apenas o fornecimento da infraestrutura. De acordo com as empresas, a integrao das solues IBM de hardware, software e servios, com a tecnologia de rede de comunicao de dados, voz e imagem da Wittel proporciona maior desempenho e a otimizao dos custos dos pontos de atendimento. http://computerworld.uol.com.br/outsourcing/2006/07/27/idgnoticia.2006-07-27.8690574890

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO DO MUNDO DOS NEGCIOS Cenrio do Outsourcing

Alm do outsourcing, temos uma evoluo, o Multisourcing no qual as grandes empresas de prestao de servios entram para fornecer a infra-estrutura, enquanto empresas menores fornecem servios especficos. Cada qual executa a atividade que melhor desempenha, em termos de qualidade e, em algumas vezes, custo. Segundo Joo Luiz Fonseca, um dos scios da consultoria de negcios Itelogy, o multisourcing trata-se de uma estratgia com maior visibilidade e interesse, e j uma prtica consolidada na rotina corporativa. Para Mauro Peres, diretor de pesquisas da IDC Brasil, o cenrio de terceirizao est mudando. O mercado est indo em busca de uma nova terceirizao, com mais conscincia crtica e transparncia entre os clientes e os fornecedores. Neste novo modelo, definido como strategic sourcing ou terceirizao estratgica, as tendncias de contratos gigantescos e multisourcing seriam equilibradas frente necessidade do cliente. http://computerworld.uol.com.br/outsourcing/2007/06/04/idgnoticia.2007-06-01.0405078613

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO DO MUNDO DOS NEGCIOS Arquitetura Orientada a Servios (SOA Service Oriented Architecture)
Podemos definir Arquitetura Orientada a Servios (SOA) como um estilo de arquitetura de software que possibilita o fornecimento de aplicaes dinmicas, disponibilizadas na forma de servios. A arquitetura orientada a servios baseada nos princpios da computao distribuda, e se relaciona com determinadas polticas e conjuntos de "boas prticas", que pretendem criar um processo para facilitar a tarefa de encontrar, definir e gerenciar os servios disponibilizados A arquitetura orientada a servios tambm se insere em um processo de reorganizao dos departamentos de tecnologia da informao das organizaes: uma soluo integrada, que potencializa a aproximao e o alinhamento dos objetivos estratgicos de negcio das empresas com as iniciativas das reas de tecnologia. Assim, h a integrao das informaes entre sistemas, dando agilidade implementao de novos servios ou mostrando resultados mais rapidamente, tornando mais produtivos os recursos muitas vezes limitados, podendo fazer uma reutilizao de ativos existentes. Cabe arquitetura orientada a servios propor solues para processos de negcios, com fornecimento de aplicaes dinmicas que permitem s empresas aprimorar ou automatizar as tarefas manuais, possibilitando uma viso consistente de clientes e relaes com parceiros. Desta forma, os usurios finais tero percepes e informaes mais detalhadas e precisas de processos, com flexibilidade para acessar estas informaes, seja atravs da Web ou de um dispositivo mvel. Podemos dizer que a estratgia da arquitetura orientada a servios fundamentada em cinco pilares: pessoas, processos, informao, alm dos atributos tcnicos, como conectividade e reuso de sistemas legados. A arquitetura orientada a servios vem despertando discusses nos planos de investimentos dos CIOs (Chief Information Officer) das grandes empresas. Acredita-se que a SOA seja uma resposta da indstria de informtica para a nova realidade de mercado, e seja uma tendncia na maior parte das companhias. Relatrio do Gartner aponta que a adoo da arquitetura orientada a servios est crescendo com velocidade dramtica, sendo utilizada em mais de 50% das novas aplicaes operacionais de misso crtica e processos de negcios em 2007. Para 2010, garante o instituto, esse montante vai subir para 80%.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO DO MUNDO DOS NEGCIOS Arquitetura Orientada a Servios (SOA Service Oriented Architecture)
A IBM busca a personalizao de sua oferta de SOA em seis verticais: sade, varejo, telecomunicaes, indstria, bancos e seguradoras. Segundo Robert LeBlanc, gerente geral de Consultoria, Servios e SOA da IBM, o objetivo fornecer modelos personalizados para os diferentes tipos de indstria, e atender s necessidades especficas. Um dos principais casos de sucesso da IBM o projeto da Caixa Econmica Federal. Em busca da flexibilidade, o banco comeou h dois anos a investir em um projeto de arquitetura orientada a servios para integrar os diversos sistemas bancrios multicanal. Segundo Idamar Ferreira, gerente nacional de sustentao e disponibilidade de TI da CEF, o projeto prev a remodelagem das solues, de forma a reduzir o nmero de sistemas acessados de oito para apenas um, nos processos de abertura de conta, fornecimento de cheque especial, entre outros. Para Gisele Boni, gerente de marketing de produtos da Avaya., o grande benefcio de SOA para as companhias a possibilidade de desenvolver aplicaes customizadas para o seu negcio, com mais facilidade para responder s demandas do mercado em uma economia globalizada. Vale lembrar que a implantao de uma estratgia consistente de componentizao na produo de software passo fundamental para o sucesso ou fracasso de uma estratgia SOA. A preocupao deve comear ainda na modelagem dos processos de negcio e na especificao dos requisitos das aplicaes, e seguir pelo desenho da arquitetura e design de cada uma das funcionalidades. Depois, em prover mecanismos, processos e ferramentas geis e eficazes para permitir a identificao, reutilizao e controle dos servios j existentes. Links: http://www.microsoft.com/brasil/servidores/biztalk/solutions/soa/overview.mspx http://www.digitalassets.com.br/cont-solucoes_soa.html http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/05/21/idgnoticia.2007-05-21.3954041219/ http://computerworld.uol.com.br/gestao/2007/04/27/idgnoticia.2007-04-27.4782150697/ http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=425

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO DO MUNDO DOS NEGCIOS O profissional de TI


Sabemos como as tendncias mudam o comportamento das corporaes e das pessoas, desde o aparecimento de software como servio at outsourcing, a construo coletiva do conhecimento,

os blogs, os fruns, as salas de bate-papo, os sites de relacionamento, os comunicadores instantneos e a segunda onda da internet (Web 2.0). Dentro da esfera corporativa, os envolvidos precisam estabelecer uma comunicao para acompanhar as melhores prticas de gesto e as tendncias de TI, ou ficaro expostos a falhas e a uma possvel desatualizao. Assim, os profissionais de TI - no importa a rea em que atuem - devem estar sempre seguindo as tendncias e ter um certo nvel de curiosidade, com o interesse constante pela descoberta. Isso pode acontecer tanto para incrementar o nvel de segurana e evitar um novo tipo de ataque aos sistemas e programas, quanto para implementar uma nova forma para escrever um algoritmo: desta forma, a curiosidade transforma-se em conhecimento. Vale ressaltar que os profissionais tambm devem ter capacidade de concentrao, para resolver problemas graves de forma rpida e precisa, e ter flexibilidade para adaptar-se a grandes transformaes e mudanas. Deve estar sempre antenado e preparado para novos desafios, em constante aperfeioamento de suas habilidades e em busca de tantas novas que esto por vir.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO DO MUNDO DOS NEGCIOS O profissional de TI


Para isso, a empresa HP (Hewlett-Packard) utiliza atividades ldicas que representem situaes atraentes ou que instiguem a competitividade: por exemplo, uma corrida de carros para ensinar conceitos de TI, e preparar pessoas para certificaes. Esta forma de utilizao de games corporativos ou at simuladores em trs dimenses busca garantir a atratividade das lies tericas - muitas vezes classificadas como chatas por quem convive com elas, segundo Irving Wladawsky-Berger, Vice-Presidente de Estratgia Tcnica da IBM. Ele diz que acredita que as tentativas de ensino que fogem do modelo tradicional de aprendizado so vlidas no mundo corporativo: As pessoas esto cada vez mais interessadas em atributos visuais do que em cdigos, e as plataformas de negcios esto prontas para serem exploradas com uma aparncia bem mais agradvel, comenta. A IBM anunciou em final de maio/2007 o nome de Innov8, simulador de Business Process Management (BPM) destinado a preencher uma lacuna de entendimento entre equipes de TI e lderes de negcio na organizao, mostrando-se cada vez mais alinhada a este pensamento. Na Vivax fornecedora de servios de TV por assinatura e venda de banda larga os jogos utilizados na empresa servem para passar informaes a seus funcionrios, e tm auxiliado na realizao das atividades prticas, podendo associar melhor a idia da metodologia. Maristela Navarro, gerente de TI da Vivax, conta que durante um dos jogos utilizados, os participantes disseram nunca ter vivido uma experincia to produtiva, e que o aprendizado completo de ITIL s veio com a experincia ldica.

Solues em TI - Unidade Instrucional O CENRIO DO MUNDO DOS NEGCIOS O profissional de TI


De qualquer forma, o profissional de TI no pode ficar desatualizado e fora do mercado. Conforme aconselha Ione Coco, Vice-Presidente dos Programas Executivos do Gartner, preciso combinar o conhecimento tcnico, adquirido nas universidades e nos MBAs, aos comportamentais, relacionados a questes como liderana e trabalho em equipe. Um estudo da NTL Institute for Applied Science, aponta o grau de absoro de informaes de

acordo com o mtodo utilizado: aulas expositivas contam com 5% de absoro, em mdia. Leitura, 10%; assistir, ouvir e anotar ao mesmo tempo, 25%; fazer (aplicar na prtica), por sua vez, rende melhor aproveitamento para 75% das pessoas. Os desafios esto a e os profissionais devem estar atentos s mudanas e tendncias, primando pelo aprendizado contnuo, independente da forma utilizada. sempre importante capacitar-se para identificar e explorar novas oportunidades, e criar valor no futuro. Links: http://www.timaster.com.br/revista/colunistas/ler_colunas_emp.asp?cod=742 http://computerworld.uol.com.br/gestao/2007/07/11/idgnoticia.2007-07-10.9767148649/ http://computerworld.uol.com.br/gestao/2007/07/16/idgnoticia.2007-07-13.2286203544/ PODCAST: AUDIO - Cenrio e Negcios

Analise as seguintes afirmaes relativas ao Ambiente de TI: A) As empresas tm plataformas diferentes. Plataforma diferente tem foras e habilidades diferentes. B) Tecnologias principais utilizadas: Mainframe, Windows, Unix, redes, dispositivos do usurio. C) Principais custos de TI: software; hardware, pessoas, rede, terceiros. Essas afirmaes esto corretas?

Escolher uma resposta.


A. Todas. B. Apenas B. C. Apenas A. D. Apenas C. E. NDA.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Para uma Arquitetura Distribuda Mista assinale a afirmativa incorreta: A) O processamento como o armazenamento de dados podem ocorrer em todos os nveis. B) Podemos ter os seguintes nveis: Mainframe, Server, Micro. C) O processamento s ocorre no nvel de Mainframe para garantir a integridade dos dados.

Escolher uma resposta.


A. Somente a alternativa C est incorreta. B. As alternativas A e B esto incorretas. C. As alternativas A e C esto Alternativa correta!

incorretas. D. Somente a alternativa B est incorreta. E. Somente a afirmativa A est incorreta.


Enviar

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Relacione as respectivas colunas. Coluna A 1. Plataforma Coluna B A. O conjunto integrado de plataformas diferentes, por exemplo: Mainframe, Unix, entre outras. B. O conjunto de Hardwares e Softwares compe uma estrutura de TI. C. Intel. D. Engenharia e Cincias. E. Interface grfica. F. Elemento de integrao entre as diversas plataformas.

2. Multiplataforma 3. Aplicaes 4. Rede

Escolher uma resposta.


A. A2, B1, C1, D1, E3, F4 B. A1, B2, C1, D1, E4, F3 C. A2, B1, C1, D3, E3, F4 D. A2, B1, C2, D2, E3, F4 E. A2, B1, C2, D1, E3, F4
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Relacione as respectivas colunas. Coluna A 1. Plataformas 2. Outsourcing Coluna B A. Terceirizao B. Mainframe C. Quarteirizao D. Contrato de prestao de servio E. AS400 F. Unix

Escolher uma resposta.


A. A2, B1, C1, D1, E2, F2 B. \A2, B1, C2, D1, E1, F1 C. A2, B1, C2, D2, E1, F1 Alternativa correta!

D. A1, B2, C1, D1, E2, F1 E. A1, B2, C1, D2, E1, F2
Enviar

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Assinale a melhor alternativa. As empresas querem uma soluo de TI que: A) Melhor atenda a suas aplicaes. B) Melhor se ajuste a sua capacidade de infra-estrutura. C) Melhor atenda seus usurios em termos de custo e performance. D) Melhor atenda em termos de segurana, integridade de dados e disponibilidade.

Escolher uma resposta.


A. B, C e D B. A, B, C e D. C. A, B e C D. NDA E. D, A e B
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Muitos so os sistemas LEGADOS na plataforma Mainframe que permanecem, apesar da evoluo tecnolgica. Os motivos so: A) O processamento destes programas / transaes tem alta performance. B) Os sistemas Legados tm desempenho elevado e um baixo custo. C) Alguns foram desenvolvidos na linguagem de programao COBOL e/ou PL/1. Assinale a melhor alternativa.

Escolher uma resposta.


A. As alternativas B e C esto corretas. B. NDA. C. As alternativas A e B esto corretas. D. As alternativas A e C esto corretas. E. As alternativas A, B e C esto corretas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Para o planejamento estratgico da estrutura de TI podemos afirmar: A) Devemos saber o consumo de recursos com armazenamento e o crescimento vegetativo. B) Identificar as aplicaes que mais consomem recursos e o que pode e deve ser feito para melhorar a performance (CPU / perifricos / rede). C) O planejamento futuro da estrutura de TI feito ou deve ser feito com base nos relatrios de consumo de performance e capacidade. D) A rea de TI no precisa ser capaz de periodicamente identificar todos os gargalos e elaborar um plano de melhoria de desempenho. Indique a opo que contenha a afirmativa falsa.

Escolher uma resposta.


A. A B. D C. B D. C E. NDA
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Quais os tipos de servios que uma Estratgia de Outsourcing engloba: A) WAN e LAN. B) Baseline e SLA. C) No leva em conta riscos. D) Pode ser includa a transferncia de funcionrios e recursos.

Escolher uma resposta.


A. As alternativas A e B esto corretas. B. As alternativas B e D esto corretas. C. Todas as alternativas esto corretas. D. As alternativas A, B e C esto corretas. E. As alternativas A e D esto corretas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Podemos dizer que a estratgia da arquitetura orientada a servios fundamentada em: A. Pessoas. B. Processos. C. Informaes. D. Atributos tcnicos e conectividade.

E. Novos sistemas em substituio aos sistemas legados. F. Reutilizao dos sistemas legados. Identifique a afirmativa falsa.

Escolher uma resposta.


A. F. B. NDA. C. D. D. E E. Todas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.8/1.


Assinale a melhor alternativa que representa as vantagens de uma soluo de negcio informatizada: A) Rapidez. B) No padronizado. C) Metodologia. D) Preciso.

Escolher uma resposta.


A. Apenas as afirmativas A e B esto corretas. B. NDA. C. Apenas as afirmativas A e D esto corretas. D. Apenas as afirmativas A, C e D esto corretas. E. Todas as alternativas esto corretas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Redes
Neste mdulo abordaremos os principais conceitos relacionados arquitetura de camadas, modelo OSI, arquitetura TCP/IP, endereamento IP dentre outros assuntos que proporcionaro ao aluno uma base conceitual para ingressar nos prximos cursos disponibilizados no projeto.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA EM CAMADAS E O MODELO OSI Arquitetura de Camadas

Na metade da dcada de 80, as grandes empresas comearam a ter problemas gerados pela sua expanso: a comunicao entre redes de unidades distintas, que usavam especificaes e implementaes diferentes, se tornou mais difcil. Devido a esses problemas, surgiu o questionamento: Como computadores diferentes, utilizando diferentes sistemas operacionais, os quais processam dados diferentemente, podem se comunicar e interpretar as informaes recebidas? Para tratar do problema da incompatibilidade entre as redes e da impossibilidade delas se comunicarem entre si, foi criado um grupo de trabalho para tentar estabelecer um conjunto de regras e recomendaes que propiciaria a criao de redes padronizadas, as quais deveriam ser compatveis e operar junto com outras redes de outros fornecedores. Como resultado deste trabalho, foi lanado em 1984, o modelo de referncia OSI (Open System Interconnection), que ofereceu aos fabricantes um conjunto de padres que garantiram maior compatibilidade e interoperabilidade entre os vrios tipos de tecnologias de rede, criados por vrias empresas de todo o mundo. Este modelo propunha uma arquitetura baseada em camadas.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA EM CAMADAS E O MODELO OSI Princpios Bsicos da Arquitetura em Camadas

Todo o gerenciamento do fluxo de dados atravs da rede pode ser segmentado em partes menores (camadas), nicas e distintas entre si, mas comuns para cada elemento da rede.

Para cada uma das camadas, pode ser descrito um conjunto padronizado de regras, procedimentos e interaes, que no ocorrem em nenhuma outra camada. Eles se sucedem em uma ordem pr-estabelecida, e de maneira similar em todos os elementos da rede, e que determinam o formato e os procedimentos de transmisso de dados nesta camada. A este conjunto de regras ou acordos, chamamos de protocolo de camada.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA EM CAMADAS E O MODELO OSI Vantagens:

Visualizao da comunicao de rede em partes menores e mais simples, reduzindo a complexidade dos protocolos e facilitando seu aprendizado e compreenso;

Padronizao dos componentes de rede, permitindo o desenvolvimento e o suporte por parte de vrios fabricantes; Possibilita a comunicao entre tipos diferentes de hardware e de software de rede; Evita que as modificaes em uma camada afetem as outras, possibilitando maior rapidez no desenvolvimento de produtos de rede.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA EM CAMADAS E O MODELO OSI Entendendo o modelo de camadas:

Para ficar claro o funcionamento da arquitetura em camadas, considere uma situao hipottica:

Interao: Quero enviar texto para um editor. Regra 1 - Necessito estabelecer uma comunicao prvia, para que este editor saiba que estou mandando o texto. Regra 2 O editor s recebe folha impressa, tamanho a4, em portugus, formato landscape. Regra 3 - O meio de transmisso ser utilizado o Sedex. Regra 4 - Sedex s aceita envelopes padronizados, sendo que a quantidade de folhas por envelope limitada a 200. Regra 5 - Tenho que colocar os CEPs de origem e destino no local padronizado. Regra 6 - Tenho que colocar o endereo fsico (origem e destino) nos locais padronizados.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA EM CAMADAS E O MODELO OSI Modelo OSI e suas camadas
O modelo referencial desenvolvido pela ISO em 1984 descreve como informaes, geradas por uma aplicao em um determinado computador, fluem atravs de um meio (rede / Network) at uma aplicao em outro computador. Este modelo, conhecido como: Open System Interconnection (OSI) reference model, um modelo conceitual, composto por 7 camadas (layers), cada uma especificando uma funo particular (protocolo) da Rede.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA EM CAMADAS E O MODELO OSI Descrio das camadas do modelo OSI

O modelo referencial desenvolvido pela ISO em 1984 descreve como informaes, geradas por uma aplicao em um determinado computador, fluem atravs de um meio (rede / Network) at uma aplicao em outro computador. Este modelo, conhecido como: Open System Interconnection (OSI) reference model, um modelo conceitual, composto por 7 camadas (layers), cada uma especificando uma funo particular (protocolo) da Rede. Aplicao - Acompanha a transferncia de informaes, Suportando e Gerenciando a comunicao entre os end users nos sistemas, e providenciando checks de Segurana e

controle da integridade dos dados.

Apresentao - Formato Comum dos Dados; dados legveis para o sistema receptor. Sesso - Negocia, estabelece, controla e termina sesses entre aplicativos. Transporte - Garante a conexo ponto-a-ponto, segmenta os dados do sistema host que est enviando e monta os dados novamente, na mesma seqncia, no sistema host destinatrio. Rede - Fornece conectividade e seleo de caminhos entre dois sistemas hosts, que podem localizar-se em redes geograficamente separadas. Enlace - Fornece acesso ao meio fsico e trnsito seguro de dados atravs de um link fsico. A camada de enlace trata do endereamento fsico (em oposio ao endereamento lgico), da topologia de rede, do acesso rede, da notificao de erros, da entrega ordenada de quadros e do controle de fluxo. Fsico - Define as especificaes eltricas, mecnicas, funcionais e de procedimentos para ativar, manter e desativar o link fsico entre sistemas finais. Caractersticas como nveis de voltagem, temporizao de alteraes de voltagem, taxas de dados fsicos, distncias mximas de transmisso, conectores fsicos e outros atributos similares so definidas pelas especificaes da camada fsica. Representao do modelo OSI

Redes - Unidade Instrucional ENDEREAMENTO IP Redes e Endereamento IP


Uma rede um conjunto de computadores, impressoras, roteadores, switches e outros dispositivos, que

so capazes de se comunicar uns com os outros utilizando meios de transmisso de dados, atravs de um conjunto de regras pr-estabelecidas, desenvolvidas para permitir o transporte de dados.

Cada dispositivo na rede identificado por um endereo IP (Internetwork Protocol). Um

endereo IP composto de uma seqncia de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits cada. Cada grupo de 8 bits recebe o nome de octeto e so escritos em decimal. Por exemplo, 9.179.13.56 ou 133.212.28.15. O endereo IP dividido em duas partes. A primeira identifica a rede qual o computador est conectado: necessrio porque, em uma rede TCP/IP, podemos ter vrias redes conectadas entre si que o caso da Internet. A segunda, identifica o computador (chamado de host) dentro da rede.

Redes Unidade

Instrucional ENDEREAMENTO IP Redes e Endereamento IP


A regra bsica das redes TCP/IP que cada micro ou dispositivo deve ter um endereo IP nico, e todos devem usar endereos dentro da mesma faixa. Para permitir uma gama maior de endereos nicos, o endereamento IP foi dividido em cinco classes, denominadas A, B, C, D, e E. As classes A, B e C esto em uso atualmente, e as classes D e E esto reservadas para expanses futuras. Cada classe reserva um nmero diferente de octetos para o endereamento da rede, como ilustrado a seguir: No endereamento de um dispositivo, atuando em conjunto com o endereo IP, temos a mscara de subrede, formada por apenas dois valores: 0 e 255, como em 255.255.0.0 ou 255.0.0.0. onde um valor 255 indica a parte endereo IP referente rede, e um valor 0 indica a parte endereo IP referente ao host, o endereo particular de cada computador que faz parte dela. As mscaras de sub-rede, apesar de acompanharem a classe do endereo IP (mscara padro), possvel "mascarar" um endereo IP, mudando as faixas do endereo que sero usadas para enderear a rede e o host. O termo "mscara de sub-rede" muito apropriado neste caso, pois a "mscara" usada apenas dentro da sub-rede.

Redes Redes

Unidade e

Instrucional

ENDEREAMENTO

IP IP

Endereamento

A cada classe, fica determinada uma numerao de rede e de mscara. Por exemplo: Classe A Pode variar entre 1 e 127. Mscara 255.0.0.0 Usa-se somente um octeto para representar a rede. Por exemplo, 10.0.0.0; O endereo 127.0.0.1 normalmente reservado para loopback ou localhost, ou seja, para referenciar a prpria mquina. Exemplo:

Classe B Pode variar entre 128 e 191. Mscara 255.255.0.0 Usa-se dois octetos para representar a rede. Por exemplo, 130.1.0.0 Exemplo:

Classe C Pode variar entre 192 e 223. Mscara 255.255.255.0. Usa-se trs octetos para representar a rede. Exemplo 192.168.1.0 Exemplo:

Embora no estejam em uso nesse momento, seguem exemplos das Classes D, E, e tambm da respectiva mscara de sub-rede.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA TCP/IP Arquitetura TCP/IP Histria


A necessidade de balancear e processar uma grande carga de recursos motivou o governo dos Estados Unidos, atravs do Departamento de Defesa, a criar um sistema de rede global, compartilhando recursos de um grande nmero de computadores. Para organizar esse projeto foi criada a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network). A ARPANET criou os protocolos de comunicao necessrios para que todos os computadores conversassem entre si atravs de uma linguagem comum. Os recursos de hardware para essa comunicao deveriam respeitar um padro, que foi distribudo entre os fabricantes desses dispositivos. O conjunto e a combinao desses protocolos ficou conhecido como Protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internetwork Protocol). As especificaes de interligaes desses protocolos facilitaram a comunicao entre redes de computadores ao redor do mundo, permitindo o desenvolvimento de uma rede mundial, que passou a ser conhecida como Internet. O fato de haver um grande nmero de empresas desenvolvendo dispositivos para conexo entre computadores forou a criao de padres a serem adotados generalizadamente. A ISO (International Standards Organization) e IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) contriburam para manter a internetworking, ou seja, a comunicao entre redes. Quase todas as redes suportam o TCP/IP como protocolo. Devido sua popularidade, o TCP/IP tornou-se o verdadeiro padro para interconexo de rede.

Redes Modelo

Unidade

Instrucional

ARQUITETURA

TCP/IP TCP/IP

A arquitetura TCP/IP se baseia em um modelo com quatro camadas, onde cada uma executa um conjunto bem definido de funes de comunicao. No existe uma estruturao formal para cada camada, conforme ocorre no modelo OSI. Ela procura definir um protocolo prprio para cada camada, assim como a interface de comunicao entre duas camadas adjacentes.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA TCP/IP Headers


Como pudemos observar anteriormente, a Arquitetura TCP/IP formada por uma pilha de protocolos, cujos principais - e que tambm deram nome pilha - so o TCP e o IP. Os protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol) tm como funo controlar como a informao passada de uma rede a outra, e como manipular o endereamento contido nos pacotes, a fragmentao dos dados e a checagem de erros. Esses pacotes e/ou datagramas que trafegam na rede, obedecem um formato e contm informaes que so utilizadas para que os pacotes trafeguem pela rede, como campos de endereos e campos de controle. Voc v a seguir a estrutura de cabealho dos protocolos IP e TCP, e uma descrio de seus componentes

Redes Headers

Unidade

Instrucional

ARQUITETURA

TCP/IP

VERS (4 bits): Verso do protocolo IP em uso. Por exemplo: IPv4 = 4. HLEN (4 bits): Tamanho do header do datagrama em 32 bits ou 4 bytes. Em geral possui 20 bytes: HLEN = 5. SERVICE TYPE ou TOS (TYPE OF SERVICE) (8 bits) TOTAL LENGTH: Tamanho total do datagrama em bytes. IDENTIFICATION: Identifica o datagrama fragmentado para associar estes fragmentos quando da remontagem no destino. FRAGMENT OFFSET: Posio do Fragmento no datagrama original, sendo que o primeiro Fragmento tem este campo = 0. FLAGS: Bit 1 (MF) - More Fragments (fragmento intermedirio). Bit 2 (DF) - Dont Fragment (no pode ser fragmentado). Bit 3 (RES) - Reserved (sem uso).

TIME TO LIVE (TTL): Indica o tempo de vida que resta a um datagrama (originalmente em segundos); na prtica, uma unidade descontada em cada roteador. PROTOCOL: Indica qual protocolo cujas informaes esto sendo encapsuladas no campo DATA do datagrama (ex.: TCP = 6, UDP = 17, ICMP = 1). HEADER CHECKSUM: Garantia da integridade apenas do Header e no do campo DATA. SOURCE IP ADDRESS: Endereo IP de origem. DESTINATION IP ADDRESS: Endereo IP de destino. IP OPTIONS: Opes para operaes especiais no tratamento dos datagramas. PADDING: Possibilita arredondamento do tamanho do Header IP para um valor mltiplo de 4 bytes, j

que o campo HLEN utiliza esta unidade. DATA: Dados encapsulados do protocolo que faz uso deste datagrama IP para entrega de seus dados a seu destino.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA TCP/IP Headers

SOURCE PORT: Nmero do Port da aplicao de origem. DESTINATION PORT: Nmero do Port adotado pela aplicao de destino.

OBS: Range de ports vlidos de 1 65535 (16bits). SEQUENCE NUMBER: Utilizado para o controle de fluxo, seu valor inicial aleatrio. = SN + 1 Com Dados: SN = SN + Dados. ACKNOWLEDGEMENT NUMBER: Refere-se a confirmao do segmento recebido. Sem Dados: ACK = SN + 1 Com Dados: ACK = SN + Dados. HLEN (4bits): Tamanho do Header (em 32 bits), o header bsico TCP ter 20 bytes (HLEN = 5). RESERVED (6bits): Reservado para futuras aplicaes. CODE BITS (6bits): Determina a funo o contedo do segmento. WINDOWS (16bits): Especifica o tamanho da janela (em bytes) que se est apto a trabalhar. CHECKSUM: Utilizado na checagem de erros (Header + Dados), suprindo assim as deficincias do nvel Sem Dados: SN

inferior IP. URGENT POINTER: Tem por funo sinalizar a uma aplicao a localizao de uma informao urgente contida no campo DATA. OPTIONS: Tem por funo viabilizar a negociao de facilidades entre dois TCP's. Atualmente a opo mais utilizada a MSS (Maximum Segment Size). PADDING: utilizado para completar o campo OPTIONS, que deve ter 32 bits ou mltiplos deste valor. Este campo deve ser preenchido com zeros. DATA: Possui um tamanho varivel, pois so os dados provenientes da camada superior.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA TCP/IP Documentos Oficiais


A maior parte da documentao oficial sobre o protocolo TCP/IP est disponvel atravs de uma srie de documentos chamados RFCs (Request For Comments), que fornecem a base tcnica para quem deseja um conhecimento mais profundo do TCP/IP. Os padres do protocolo TCP/IP no so desenvolvidos por um comit. Qualquer membro da Internet Society (ISOC) pode elaborar e submeter um documento para anlise, e eventual publicao como RFC. Cada documento RFC recebe a seguinte classificao: Classificao Necessrio Recomendado Opcional Uso limitado No recomendado Significado RFC deve ser implementado. RFC de uso bastante provvel; recomendada a sua implementao. RFC utilizado em alguns casos. Fica critrio da empresa implement-lo ou no. RFC utilizado em condies muito especficas. Deve ser implementado somente nesses casos. RFC utilizado em condies excepcionais. Recomenda-se que no seja implementado.

Redes - Unidade Instrucional ARQUITETURA TCP/IP Documentos Oficiais


Quando um documento RFC publicado, ele recebe um nmero. Uma vez que isso acontece, o RFC nunca alterado. Quando um RFC revisado, um novo RFC criado, recebendo um novo nmero, e o RFC anterior torna-se obsoleto. Quando estiver pesquisando um tpico, certifique-se de ter o RFC mais recente sobre o tpico. Um RFC publicado com o objetivo de se tornar um Standard (STD), que uma padronizao definitiva e com uma numerao distinta. Muitas vezes, porm, RFCs so utilizados como padres de mercado, sendo implementados mesmo antes de se tornarem Standards. LINKS: http://www.rfc-editor.org

PODCAST: AUDIO - Redes TCP/IP

Redes - Unidade Instrucional LAN LAN e seus componentes


A definio de Rede Local, ou Local Area Network, a de uma rede de computadores e perifricos, interagindo com dispositivos baseados em um padro de comunicao, numa rea geogrfica limitada.

Redes - Unidade Instrucional LAN Componentes da LAN


As LANs so utilizadas para conectar estaes, servidores, perifricos e outros dispositivos. Podemos citar ento, que: Servidores, Estaes, Sistema Operacional de Rede, Meios de Transporte, Dispositivos de rede e Protocolos de Comunicao compe uma LAN. A seguir, abordaremos dois servios de rede (que fazem uso de protocolos que tm o mesmo nome do servio) muito importantes que atuam no bom funcionamento de uma rede.

Redes - Unidade Instrucional LAN DNS


O DNS (Domain Name System) o mecanismo utilizado pelo TCP/IP que define um sistema de nomes baseado em uma estrutura de rvore, que possibilita uma nomeao organizada de sistemas de domnio universal. O DNS estabelece a sintaxe de nomes e regras para delegao de autoridade sobre os nomes alm de implementar um algoritmo computacional eficiente para mapear nomes em endereos. Os nomes das mquinas so divididos em partes separadas por pontos, cada parte correspondendo a um novo domnio de autoridade, em que o primeiro nome corresponde ao nvel mais baixo e o ltimo ao nvel mais alto da hierarquia. Nos nveis mais altos foram definidos os seguintes nomes: ARPA identificao do host da ARPA COM organizaes comerciais COUNTRY qualquer pas que utilize o padro ISO3166 para nomes de pas EDU instituies educacionais GOV - instituies governamentais INT organizaes internacionais MIL grupos militares ORG outras organizaes Exemplo: www.eldorado.org.br

Para que isto acontea, so necessrias as seguintes etapas: Utilizando uma chamada do sistema operacional, o browser se comunica com o Resolver solicitando o endereo IP associado ao nome simblico de host www.eldorado.org.br. O Resolver traduz a solicitao em termos de protocolo DNS, e supondo que a informao no est no CACHE, faz a consulta ao servidor DNS que ele conhece. O servidor DNS consulta seu banco de dados para verificar se tem a informao. Supondo que no tenha, transfere a consulta para outro(s) servidor(es) DNS. O servidor DNS que tem a informao responde com a informao desejada. O servidor DNS que havia sido contatado pelo Resolver devolve a informao solicitada. O Resolver devolve a informao ao programa solicitante (browser). Tanto o servidor DNS como o Resolver podem opcionalmente colocar a associao no CACHE para futuras consultas. A seguir um diagrama do processo:

Redes DHCP

Unidade

Instrucional

LAN

O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) permite que os dispositivos existentes na rede adquiram dinamicamente a informao de seu endereamento. Esta informao pode incluir o endereo IP cliente e sua mscara de sub-rede, o default gateway (que veremos mais a frente), DNS, dentre outras informaes. O DHCP baseado no modelo Cliente/Servidor e define dois componentes:

Servidor: Entrega a informao de configurao ao cliente.

Cliente: Requisita e adquire a informao de configurao ao servidor.

O DHCP prov as seguintes vantagens:

Reduz a quantidade de configurao (manual) dos dispositivos.

Reduz a probabilidade de erros de configurao.

D-nos um maior controle pela centralizao das informaes de endereamento IP.

Com isso, dizemos que em uma rede, cada mquina deve ter o seu endereo.

Redes DHCP

Unidade

Instrucional

LAN

Existem dois mtodos de definio do endereo IP: manual e automtico. Na guia Endereo IP marcamos a opo Especificar um endereo IP. Podemos ento preencher o endereo manualmente. Tambm preciso preencher a mscara de sub-rede. Para endereos classe A, o padro 255.0.0.0.

O endereo manual programado no quadro de propriedades de rede. Quando um computador de um domnio inicializado e o sistema operacional carregado, envia uma mensagem na rede atravs da qual identificado o servidor DHCP. Se este servidor encontrado (o que normalmente ocorre, a menos que esteja fora do ar), programar esta mquina com um endereo IP adequado. Cabe ao servidor DHCP definir este endereo, e desta forma o administrador da rede no precisa se preocupar com a programao manual dos endereos IP de cada computador da rede.

Redes - WAN WAN e seus componentes


WAN (Wide Area Networking) uma rede compreendida em uma grande rea geogrfica, como uma rede corporativa envolvendo escritrios em diversos pases, ou como a prpria Internet . Damos genericamente o nome de WAN a grandes redes com muitas interconexes, embora WAN seja, especificamente, o nome de um tipo de interface. A tecnologia de transporte de dados por longas distncias pode ser bastante sofisticada; mas se comparada s velocidades das LANs , de forma geral, lenta. As interfaces WANs so usadas para conectar LANs entre si; logo, usurios e computadores podem se comunicar em diferentes localidades. Muitas WANs so construdas para uma nica organizao e, portanto, so privadas. Outras podem ser criadas pelos Provedores de Servios de Internet; tambm so WANs o sistema de telefonia e transmisso via satlite.

Redes Roteamento

WAN

O roteamento o processo de encaminhamento dos pacotes da origem at o destino em uma internetwork (vrias redes interligadas). Ele envolve protocolos da camada network (de rede ou IP) e da camada de acesso rede. efetuado por equipamentos que conectam diferentes redes (routers ou roteadores).

Os roteadores possuem geralmente interfaces WAN e LAN, podendo se conectar via LAN a Hubs/Switches e via WAN, normalmente, a modems acoplados a um meio fsico qualquer, para chegar ao destino da comunicao. Cada roteador responsvel por enviar os pacotes para o prximo hop (router) ou destino final (se for o caso) e tem para realizao do roteamento uma tabela de rotas. Nesta tabela, para cada destino (rede, sub-rede ou host) h o endereo IP do prximo hop (router).

Redes Roteamento

WAN

Nas vrias topologias de WAN, os roteadores tm diferentes papis, como pode ser visto a seguir: Topologia Full-mesh Partial-mesh Ponto-a-ponto Multiponto Descrio Seu roteador tem as conexes VC (Virtual Circuits - Circuitos Virtuais) com todos os outros roteadores. Seu roteador tem conexes VC com alguns, mas no com todos os outros roteadores. Seu roteador tem uma conexo VC com somente um roteador. Seu roteador tem conexes VC com alguns, mas no todos, os outros roteadores. Cada roteador do site remoto tem uma conexo com o roteador do site central.

A tabela de rotas pode ser montada manualmente (roteamento esttico) ou automaticamente (roteamento dinmico). Os Roteadores conhecem as redes diretamente conectadas e devem APRENDER sobre as redes que no esto diretamente conectadas.

Redes Roteamento

WAN esttico

Utiliza uma rota informada manualmente pelo administrador da rede. A rota default um tipo especial de rota esttica. No roteamento esttico podemos manualmente informar ao roteador por onde os pacotes devem seguir para encontrar a rede de destino.

Redes Roteamento

WAN dinmico

Utiliza os protocolos de roteamento de rede (o administrador entra com os comandos) que automaticamente ajustam a topologia e as mudanas de trfego na rede. No roteamento dinmico, a tabela de roteamento mantida pelos protocolos de roteamento e contm, entre outras, as seguintes informaes:

Relao de rotas disponveis.;

O nome do protocolo pelo qual a rota foi aprendida;

A distncia administrativa e a mtrica;

O endereo do prximo roteador (next hop);

A interface associada com a rota.

PODCAST: AUDIO - Redes WAN

Redes - UTILITRIOS Ferramentas para determinao de problemas


Existem ferramentas que podem fornecer informaes teis quando voc tentar determinar a causa de problemas de rede TCP/IP. Voc v a partir de agora uma lista com algumas das ferramentas de diagnstico de TCP/IP:

ping
O utilitrio ping serve para testar a conectividade de um host na rede. O ping envia pacotes ICMP (Internet Control Message Protocol) requisitando uma resposta. A resposta normalmente o mesmo pacote enviado. Ou seja, a mquina simplesmente devolve os dados que ela recebeu. O objetivo testar se a rede esta funcionando corretamente. No Windows, se faz a consulta no prompt de comando digitando ping seguido do IP.

Redes Ferramentas tracert para

determinao de

UTILITRIOS problemas

O utilitrio tracert serve para mostrar por onde um pacote IP trafega quando enviado. O comando tracert similar ao ping, exceto pelo fato de que, em vez de testar a conectividade fim a fim, o tracert testa cada etapa do caminho. Com o seu resultado, um administrador de rede pode verificar em qual ponto uma comunicao pode estar rompida ou com trfego congestionado. Exemplo: tracert 10.10.14.2

Redes Ferramentas telnet para

determinao de

UTILITRIOS problemas

O utilitrio telnet proporciona a emulao de um terminal permitindo que uma estao utilize os servios de um host remoto, da mesma forma que um terminal local deste host. Exemplo: telnet 10.10.13.3

Redes Ferramentas ipconfig para

determinao de

UTILITRIOS problemas

Aplicativo utilizado para informar a atual configurao de rede da OBS: No Windows 95 ou 98 o utilitrio que possui a mesma funcionalidade o WINIPCFG.

mquina.

Redes Ferramentas para

determinao Default Gateway de

UTILITRIOS problemas

o nmero IP do roteador. uma informao essencial, pois todo pacote de informaes que deve ser enviado para alguma outra rede deve, obrigatoriamente, passar por ele. Esse nmero IP do roteador deve ser informado (no parmetro Default Gateway) em todos os dispositivos que fazem parte da rede. Quando um computador da rede tenta se comunicar com outro computador, e este no est na mesma rede, os pacotes de informaes so enviados para o roteador (nmero IP configurado como Default Gateway) e o roteador o responsvel por achar o caminho (a rota) para a rede de destino desse computador.

Redes - ESTUDO DE CASO IDENTIFICANDO UM PROBLEMA DE REDE Identificando um problema

Os procedimentos usados para soluo de problemas de TCP/IP dependem do tipo de conexo de rede que est sendo usado, e o problema de conectividade que se est enfrentando. Para fixarmos alguns conceitos apresentados, faamos os testes propostos abaixo a fim de identificarmos onde pode estar o problema que est impossibilitando a comunicao do lado cliente com o lado servidor. Consideremos as informaes disponveis na figura a seguir.

o o

Estao cliente com IP: 10.10.0.1 e a estao servidora a qual desejamos acessar com IP: 11.0.0.1 Usar as ferramentas a seguir para:

Redes - ESTUDO DE CASO IDENTIFICANDO UM PROBLEMA DE REDE a) Verificar a configurao: ipconfig

C:\>ping 10.0.0.1
Verifique as informaes de configurao do computador host, inclusive o endereo IP, a mscara de subrede e o gateway padro. Com este comando, possvel identificar problemas existentes na configurao de rede do computador. Por exemplo, se um computador for configurado manualmente com um endereo IP que duplica um endereo IP existente j detectado, a mscara de subrede aparecer como 0.0.0.0. Se o endereo IP local retornar como 0.0.0.0, possvel que o adaptador de rede tenha detectado sua falta de conexo com uma rede, ou porque o TCP/IP detectou um endereo IP que duplica um endereo IP configurado manualmente. Se no for identificado nenhum problema, podemos fazer um teste de conectividade.

Redes - ESTUDO DE CASO IDENTIFICANDO UM PROBLEMA DE REDE b) Testar conectividade: ping


C:\>ping 10.0.0.1 C:\>ping 11.0.0.1 Se o ping com o IP do servidor falhar, isso pode indicar que este no esteja respondendo, ou pode existir um problema com o hardware de rede entre computadores. Pode-se direcionar o ping ao endereo IP do gateway padro, para verificar se ele est funcionando, e se possvel se comunicar com um host local na rede local. Se este ping falhar, pode existir um problema com o adaptador de rede, com o dispositivo roteador ou gateway, com o cabeamento ou outro hardware de conexo.

Redes - ESTUDO DE CASO IDENTIFICANDO UM PROBLEMA DE REDE Examinar caminhos: tracert


C:\>tracert 11.0.0.1 O tracert servir para rastrear o caminho para o destino. Ele envia mensagens de solicitao de eco ICMP, com valores mais altos no campo TTL do cabealho IP, para determinar o caminho de um host at o outro em uma rede. Ento, analisa as mensagens ICMP retornadas. Caso um roteador tenha falhado, ou se o pacote tenha sido roteado em um loop, a tracert revelar o problema. Aps encontrar o roteador com problema, ser possvel contatar o administrador do roteador se o roteador for externo, ou poder restaurar o roteador para o status totalmente funcional se ele estiver sob seu controle.
Avalie as afirmativas abaixo: (A) RFC Request For Comments. (B) TCP Transmission Control Protocol. (C) IP Identify Protocol. (D) LAN Rede local, numa rea geogrfica limitada. Marque a alternativa falsa:

Escolher uma resposta.


A. C Alternativa correta!

B. D. C. A. D. NDA. E. B.
Enviar

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.6/1.


Qual a funo mais adequada de um Protocolo de Comunicao?

Escolher uma resposta.


A. Rede em ambiente Client-Server sempre utiliza Protocolo de comunicao TCP/IP. B. Permitir que os computadores de uma Alternativa correta! rede possam trocar informaes adotando as mesmas regras para o envio e recebimento de informaes. C. NDA. D. Permitir que os computadores de uma rede troquem informaes com segurana. E. A rede mista utiliza protocolo TCP/IP.
Enviar

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.8/1.


Analise as seguintes afirmaes sobre Rede: A) LAN uma rede local utilizada para conectar estaes, servidores, perifricos e outros dispositivos. B) WAN uma rede remota que pode compreender uma rede corporativa envolvendo escritrios em diversos pases. C) Nas redes temos: servidores e estaes de trabalho. Nos dois nveis podemos processar e armazenar informaes. D) As interfaces WANs so usadas para conectar LANs entre si. Assinale a melhor alternativa.

Escolher uma resposta.


A. Somente as alternativas A e B esto corretas. B. Somente as alternativas B e C esto corretas. C. Somente as alternativas A, B e C esto corretas. D. Todas as alternativas esto corretas. Alternativa correta!

E. Somente as alternativas A e D esto corretas.


Enviar

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


O servidor DHCP tem a funo de:

Escolher uma resposta.


A. Prover acesso a Internet para uma rede local. B. Aumentar a segurana atuando como um Firewall numa rede TCP/IP ligada a Internet. C. Fornecer configurao automtica Alternativa correta! a um computador ou outro dispositivo conectado a uma rede TCP/IP. D. Servidor de arquivos. E. Maximizar a quantidade de configurao (manual) dos dispositivos
Enviar

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Com base na comunicao em rede relacionar as colunas. COLUNA A Princpio bsico. Vantagem. Modelo OSI. Modelo TCP/IP. COLUNA B A. Regras para cada camada. B. Reduzir a complexidade. C. Protocolo da camada. D. Modificao numa camada no afeta a outra. E. Modelo em 7 camadas. F. Protocolo de comunicao padro (www). G. Arquitetura em camadas.

1. 2. 3. 4.

Escolher uma resposta.


A. A1, B2, C2, D2, E3, F4, G1 B. A1, B2, C2, D1, E4, F3, G1 C. A1, B2, C1, D2, E3, F4, G1 D. A1, B2, C2, D1, E3, F4, G1 E. A1, B2, C1, D1, E3, F4, G4
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Qual a ordem das 7 camadas do modelo OSI ?

Escolher uma resposta.


A. Physical, Aplication, Network, Transport, Session, Presentation e Data Link. B. Aplication, Data Link, Network, Transport, Session, Presentation e Physical. C. Physical, Data Link, Network, Transport, Session, Presentation e Aplication. D. Physical, Data Link, Network, Session, Presentation, Transport e Aplication. E. Physical, Transport, Data Link, Network, Session, Presentation e Aplication.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


O Servidor DNS geralmente usado numa rede para definir:

Escolher uma resposta.


A. Estabelecer o endereo IP de uma mquina. B. Todos os itens. C. Definir o nome de uma mquina num domnio NIS. D. Definir o nome de um servidor de impresso. E. Resolver nomes de mquinas.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Com base no conceito de OSI e TCP/IP relacionar as colunas. TCP/IP Aplicao. Transporte. Rede. Fsico. OSI A. Aplicao. B. Apresentao. C. Sesso. D. Transporte. E. Rede. F. Enlace. G. Fsico.

1. 2. 3. 4.

Escolher uma resposta.


A. A1, B1, C1, D2, E3, F3, G4

B. A1, B1, C1, D2, E3, F4, G4 C. A1, B2, C2, D2, E3, F3, G4 D. A1, B2, C1, D3, E4, F4, G4 E. A1, B1, C2, D2, E3, F3, G4
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Ferramentas (Utilitrios) de determinao de problemas em uma Rede: (A) PING serve para testar a conectividade. (B) TRACERT serve para mostrar a rota percorrida pelo pacote enviado. (C) TELNET possibilita emular um terminal e utilizao de host remoto. (D) IPCONFIG informar a configurao atual. (E) ROTEAMENTO encaminhamento dos pacotes da origem at o destino. Marque a alternativa falsa:

Escolher uma resposta.


A. B. B. A. C. C. D. E E. D.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Assinale a alternativa que apresenta o protocolo de Internet criado com a finalidade de transferir arquivos pela rede:

Escolher uma resposta.


A. HTTP B. TELNET C. SMTP D. PING E. FTP
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.8/1.

INTEL - Unidade Instrucional INTRODUO

Neste mdulo plataforma INTEL, abordaremos em especfico a plataforma Windows. Optamos por falar da tecnologia INTEL (que nos remete tecnologia de processadores) fazendo uso da plataforma Windows, pois so as mais pulverizadas e, conseqentemente, as maiores em volume de utilizadores. Lembramos que a tecnologia INTEL, bem como a de seus concorrentes, como a AMD, por exemplo, suportam vrios outros Sistemas Operacionais, dentre os quais podemos citar o Linux. INTEL - Unidade Instrucional INTRODUO 1 - Introduo Ambiente Cliente-Servidor Como comentamos mais acima, a Microsoft (sistema operacional Windows) e a INTEL conquistaram a liderana da indstria de PCs, pois conseguiram estabelecer, no mercado, caractersticas (padres) de aplicativos e processadores. A disseminao das redes no mercado de computadores contribuiu tambm para o estabelecimento destes padres. Pensando na disseminao das redes, bem como na evoluo das arquiteturas de computadores, o modelo funcional mais utilizado hoje, o que chamamos de interao Cliente-Servidor (Client-Server). INTEL - Unidade Instrucional INTRODUO 2 - Operao Ambiente Cliente-Servidor Basicamente um modelo de interao em um sistema de processamento de dados distribudos, no qual um programa em um dos lados da conversao (cliente) envia requisies a um programa no outro lado desta conversao (servidor), e aguarda uma resposta.

Nesta tecnologia (client-server), podemos definir:

Servidor: O computador que contm os dados, ou prov facilidades e recursos a serem acessados por outros computadores em uma rede. Pode ser usado tambm para nomear um programa (aplicativo) que manuseia protocolos, filas, destinos e outros recursos/tarefas,

necessrios para transferncia de dados entre dispositivos em um sistema de processamento distribudo; aceita requisies de servios dos clientes da rede, processa estas requisies, e devolve o resultado para o requisitante. Cliente: Uma unidade funcional (estao / aplicativo) que solicita servios a um determinado servidor.

Podemos dizer que o modelo de interao cliente-servidor forma a base de comunicao de rede, e serve como alicerce para os servios de aplicaes. uma arquitetura na qual o processamento da informao dividido em mdulos ou processos distintos: um processo responsvel pela manuteno da informao (servidores) e outros responsveis pela obteno dos dados (os clientes).

INTEL - Unidade Instrucional INTRODUO 2 - Operao Ambiente Cliente-Servidor Os processos-cliente enviam pedidos para o processo-servidor, e este, por sua vez, processa e envia os resultados dos pedidos. Podemos at dizer que a interao entre os processos cliente e servidor uma troca cooperativa, em que o cliente faz o papel de ativo (requisita uma operao) e o servidor o papel de reativo (processa e responde ao cliente).

Vale ressaltar que um cliente pode interagir com um ou mais servidores, que vrios clientes podem interagir com um mesmo servidor, e que um servidor pode atuar tambm como cliente, quando necessitar de algum processo, servio e/ou informao existente em outro servidor.

medida que o tamanho, o trfego e a complexidade das redes aumentam, necessitamos de mais servidores na rede. A especializao e a distribuio de tarefas entre vrios servidores garantem que cada tarefa seja desempenhada da maneira mais otimizada. E ainda, a arquitetura cliente-servidor evolui a cada dia para atender s necessidades dos usurios: por isso, podemos encontrar um ou mais programas servidores residindo em uma nica estao. Abordaremos em outra unidade instrucional os tipos de servidores especializados, com foco na plataforma Windows, como por exemplo, servidor de banco de dados, arquivos, entre outros. PODCAST: AUDIO - INTEL Introduo INTEL - Unidade Instrucional INTRODUO 2 - Operao Ambiente Cliente-Servidor Nesta unidade voc viu que o principal modelo de interao utilizado nas redes de computadores o cliente-servidor (client-server) e que este modelo atende comunicao de rede exigida pelos programas distribudos nos computadores que compem uma rede. Viu tambm que um servidor consiste em um computador que fornece servios para outros computadores (os clientes), fica aguardando requisies e realiza aes baseadas nessas requisies, como por exemplo, enviar uma resposta ao dono da requisio. J os clientes, por sua vez, solicitam aos servidores os servios de que no dispem (arquivos, processamento, fax, impresso etc.): formulam uma requisio, a enviam para um servidor e depois aguardam por resposta. Essa dinmica est em ao, por exemplo, a cada conexo que voc faz com a Internet, e isso cada vez mais comum na vida das pessoas. No momento de entrada na rede, um servidor de autenticao recebeu e confirmou seu nome de usurio e senha. Seu navegador de Internet (programa-cliente) requisita uma pgina a um servidor, que recebe a requisio, a processa e envia uma resposta (a pgina web, por exemplo). Quando voc preenche um formulrio e o envia, pode estar alimentando um servidor de banco de dados, e por a vai.

Se acompanhou esse curso na ordem sugerida, voc j conhece a noo de solues multiplataforma: por exemplo, uma transao bancria via Internet banking demanda uma srie de servidores interligados, desde o Mainframe do banco at o servidor Web que acessado por voc. Todas essas situaes, nas quais nossos computadores so clientes, podem envolver um ou mais servidores, em uma ou mais plataformas diferentes. sobre esses clientes e servidores, especificamente da plataforma INTEL, que voc vai conhecer mais nesse mdulo do curso. INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 3 - Sistemas Operacionais Clientes Inicialmente, podemos dizer que um computador no tem utilidade prtica se no tiver um Sistema Operacional instalado, j que este responsvel pelo funcionamento do computador: o controle de seus perifricos, a execuo de aplicaes, gesto de memria, rede, etc. Ou seja, o Sistema Operacional (SO) o software que gerencia todas as aes dentro do seu computador, inclusive todos os demais softwares utilizados. Alguns exemplos de SOs so o DOS, o Windows (nas verses 3.X, 95, 98, 2000, XP, NT ou Vista), MacOS, OS/2, Unix, Linux, etc. Para que um programa rode dentro do seu computador, necessrio que este seja compatvel com o seu sistema operacional. INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 3 - Sistemas Operacionais Clientes Historicamente, as modificaes nos hardwares em favor das redes implicaram em ajustes nos Sistemas Operacionais, maiores ou menores, adaptando-os aos novos ambientes de processamento. Os computadores antes funcionavam isoladamente, e j contavam com seus respectivos Sistemas Operacionais locais, isolados. Portanto, o software introduzido para fornecer novos servios deveria impactar o menos possvel o ambiente local, principalmente na interface que este ambiente oferecia a seus usurios. Assim surgiram os Sistemas Operacionais de Redes, como extenso dos Sistemas Operacionais Locais, complementando-os com um conjunto de funes bsicas e de uso geral necessrias operao das estaes de forma a tornar transparente o uso dos recursos compartilhados. Existem hoje no mercado diversos sistemas operacionais de rede, dentre os quais podemos destacar o Windows NT / 2000, Novell Netware e o UNIX (este ltimo, como voc pde ver no mdulo UNIX, foi dos primeiros SOs populares a oferecer suporte a redes). Agora que sabemos qual a funo de um sistema operacional, e que o modelo de interao

cliente-servidor o mais utilizado nos ambientes de rede, podemos constatar que h sistemas operacionais especficos para cada um dos lados da conversao do modelo cliente-servidor. Ou seja, existem sistemas operacionais prprios para estaes-cliente e outros prprios para servidores (que sero abordados na prxima unidade instrucional). O foco que daremos neste curso voltado s diversas verses do sistema operacional proprietrio MS-Windows, criado pela empresa Microsoft. Ele um produto comercial, com preos diferenciados para cada verso, e que atende s funcionalidades e servios necessrios no modelo cliente-servidor. INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 4 - Windows como Sistema Operacional Cliente A difuso e o impacto mundial dos sistemas operacionais Windows (tanto client quanto server) devem-se ao enorme nmero de cpias instaladas, bem como facilidade com que, com conhecimentos mnimos, esses sistemas operacionais podem ser operados, atravs de uma interface grfica amigvel - at para usurios leigos em informtica. As mquinas-cliente baseadas no SO Windows, fazem todas as coisas que uma mquina isolada normalmente faz; por exemplo, executar um software de processamento de texto, uma planilha eletrnica etc.. O que d a caracterstica cliente mquina a conexo de rede, e algum software especfico que permite o uso dos recursos de conectividade. Este software sabe conversar com a rede, com o servidor e gerenciar as solicitaes do cliente; de resto, a mquina funciona como um computador isolado. Tomando por base a grande difuso e amigabilidade dos sistemas operacionais Windows, podemos citar as verses que tm por foco o mercado ou usurio domstico. So verses que oferecem muitas facilidades e ferramentas automatizadas (assistentes) capazes de ajudar, at mesmo um usurio leigo, em tarefas e configuraes antes consideradas esotricas, como a configurao de uma LAN domstica. Isso facilitado pelos recursos de Plug and Play, que proporcionam o reconhecimento automtico de dispositivos conectados ao computador. Nessa direo, vamos conhecer a evoluo e algumas caractersticas dos sistemas operacionais de rede que tiveram destaque neste mercado domstico, com foco no usurio final.

Fonte figura: http://www.microsoft.com/windows/WinHistoryProGraphic.mspx INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 4.1 - Windows 3x viso geral Tornou menos necessrio o conhecimento dos comandos do SO, permitindo, por exemplo, realizar operaes com os arquivos simplesmente arrastando-os. As pastas e comandos eram exibidos e acessados atravs de janelas, o que inspirou o nome Windows (janela em ingls). Tornou popular uma grande inovao para os PCs, o mouse. Mais adaptado a micros em rede, permitiu interao entre softwares como Word e Excel e ofereceu mais tipos de letras (fontes). Oferecia tambm a instalao configurao unificadas de dispositivos como impressoras e modems, facilitando o uso de um perifrico por diversos programas.

INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 4.2. - Windows 9x viso geral Famlia 9.x Era de uso domstico, no sendo desenvolvido para ambientes empresariais. 95 - Introduziu o Plug and Play, promessa - nem sempre cumprida - de tornar mais fcil ao leigo utilizar seu micro. 98 - O primeiro filho do Windows j nascido integrado Internet: facilitou e popularizou o acesso rede, em conjunto com o navegador Explorer. Permitiu tambm a conexo do micro com novidades, como cmeras digitais. 98 2 Ed. - Compatvel com arquivos de vdeo e udio disponveis na Internet, como msicas em MP3. Abriu caminho para games mais sofisticados. INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 4.3 - Windows XP viso geral Muito usado em estaes de trabalho (clientes) em ambientes empresariais. Uma das principais diferenas em relao s verses anteriores quanto interface, que implementa a maior quantidade de inovaes desde o lanamento do Windows 95. Esta verso do Windows foi considerada como a melhor j lanada pela Microsoft para usurios domsticos, at o momento. INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 4.4 - Windows Vista viso geral Pouco utilizado em mbito empresarial e vendido juntamente com os computadores de uso pessoal. Requer maior capacidade de mquina do que seus antecessores, sendo exigente em termos de processamento e memria. No houve grande penetrao no mercado empresarial. Possui seis verses, uma delas simplificada, destinada aos pases em desenvolvimento. As seis edies diferentes do Windows Vista foram projetadas para se ajustar ao modo como cada usurio pretende usar seu PC. Em certas verses, h uma interface intitulada Aero, com recursos de transparncia, e um sistema de alternncia 3D de janelas chamado Flip 3D, ativado por atalho de teclado. INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 4.5 - Windows 7 viso geral

o mais recente membro da "famlia windows", lanado no segundo semestre de 2009. Requer maior capacidade de mquina do que seus antecessores, sendo relativamente exigente em relao a processamento e memria porm no tanto quanto seu antecessor imediato (Windows Vista). Possi 3 verses principais sendo que cada uma foca o tipo de usurio a qual se destina. Esta verso herdou as caractersicas visuais existentes no seu antecessor porm houve um acrscimo notvel no desempenho do sistema operacional. INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 4 - Windows como Sistema Operacional Cliente Para uma melhor compreenso, segue tabela comparativa entre as verses de Windows com foco no mercado domstico.

VERSES

CARACTER STICAS Processador: 286 ou superior Memria: 640K de memria convencional (256K de memria extendida era recomendada) Disco Rgido Vdeo: Hercules, CGA, EGA, VGA, ou 8514/A Graphics card (EGA ou resoluo superior) MS-DOS 3.1 ou superior Mouse: Opcional Curiosidade: Primeiro Windows que

3.x

j vinha prinstalado em HDs de computadores pessoais, pela Zenith Data Systems e Dell Processador: 386DX ou superior (486 era recomendado) Memria: 4MB (era recomendado 8MB) O espao em disco ocupado era de 35~55MB Drive de Disquete 3,5 Vdeo: VGA ou superior (256-color SVGA era o recomendado) Curiosidade: A verso em disquete 3,5 vinha com 13 Discos; Brian Eno, famoso compositor norteamericano, foi o autor do som que iniciava o Windows 95, em uma estratgia indita. Processador: 486DX 66MHz ou superior (Pentium

95

98

recomendado) Memria: 16MB (24MB era o recomendado) Ocupa de 120~355MB de espao em disco Drive de disquete 3,5 Vdeo: VGA ou superior (SVGA 16-bit ou 24-bit cores recomendado) Curiosidade: Durante sua apresentao de lanamento na COMDEX de Abril de 1998, o Windows 98 trava, deixando Bill Gates defronte famosa Blue Screen of Death (Tela Azul da Morte) Processador Pentium 150MHz ou superior Memria: 32MB 320MB de espao em disco Drive de CDROM ou DVD-ROM Drive de

ME

disquete 3,5 Vdeo: adaptador e monitor que suporte VGA ou superior Placa de som Alto-Falantes ou Fones de ouvido Pentium 233MHz ou superior (300MHz o recomendado) Memria: 64MB (128MB recomendado) 1.5GB de espao em disco Drive de CDROM ou DVD-ROM Vdeo: Adaptador e monitor que suporte Super VGA (800 x 600) ou superior Placa de Som Alto-falantes ou fones de ouvido Curiosidade: Primeiro sistema que requer Ativao; Lanado em varias verses: Home, Professional, Tablet PC,

XP

Media Center, N (Especifico para o mercado europeu), Starter Edition e Professional x64. Processador: 1GHz 32-bit (x86) ou 64bit (x64) Memria: 1GB Para rodar o sistema grfico Aero: Placa de Vdeo 3D, com 128MB de memria Ocupa 15GB de espao em disco Drive de DVD-ROM Exige capacidade de acessar a Internet Curiosidade: Mais longo desenvolvimen to do Windows, anunciado desde Julho de 2001. Processador: 1GHz ou mais rpido tanto 32 Bits(x32) quando 64 Bits(x64) Memria: 1Gb

VISTA

Windows 7

Para rodar o sistema grfico Aero: Placa de Vdeo 3D, com 128MB de memria Ocupa de 16 a 20 Gb de espao em disco Drive de DVD-ROM Exige capacidade de acessar a Internet
INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 4 - Windows como Sistema Operacional Cliente A seguir, alguns screenshots (captura de telas) que podem nos dar uma idia visual da evoluo da interface do Windows (todas as imagens foram retiradas do site: http://www.microsoft.com/windows/WinHistoryDesktop.mspx

Windows 1.0

Windows 2.0

Windows 3.0

Windows 3.11

Windows 3.11 NT

Windows 95

Windows 98

Windows 2000

Windows Millennium Edition

Windows XP

Windows Vista

Windows 7

PODCAST: AUDIO - INTEL Sistema Operacional "CLIENTE" INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS CLIENTE 4 - Windows como Sistema Operacional Cliente Nesta unidade voc pde saber um pouco mais sobre os sistemas operacionais para mquinas cliente, esobre o desenvolvimento da famlia Windows de sistemas operacionais. Vale lembrar que o sistema operacional DOS no tinha suporte nativo a qualquer tipo de rede, e que os sistemas operacionais Windows 95, Windows 98 e Windows ME (pertencentes famlia 9.x) reconhecem somente redes do tipo ponto-a-ponto. Somente a partir do Windows NT que a famlia Windows passou a contar com a rede cliente-servidor integrada de forma nativa ao sistema operacional. Considerando que seu uso domstico s recentemente envolveu a conectividade com outros computadores, e que no ambiente corporativo eram utilizados outros produtos para conectar computadores no modelo cliente-servidor, essa evoluo compreensvel. Em paralelo

expanso do acesso Internet, sistemas operacionais de rede foram se tornando mais e mais necessrios, tanto no ambiente domstico quanto no corporativo.
INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIDOR 5 - Sistemas Operacionais Servidores Como podemos perceber at aqui em nossos estudos, no a mquina em si que determina se servidora ou cliente, mas sim, a conexo com a rede e o software que est executando. Um caso especial, onde dizemos que uma aplicao servidora se torna um cliente, quando ela precisa de informaes que esto em outra aplicao servidora. importante entendermos essas interaes, pois vamos perceber mais adiante, que h servidores que dependem de informaes vindas ou validadas/autorizadas por outros servidores. Considerando as vantagens de um ambiente cliente-servidor (j apresentadas em nossa primeira unidade instrucional) e as crescentes necessidades dos ambientes empresariais, surgiram sistemas operacionais com foco no ambiente corporativo: possuam mais recursos para gerenciamento de rede, configurao de usurios, permisses de acesso, entre outros recursos. Contudo, so sistemas que exigem um maior conhecimento por parte dos seus usurios (h muitos recursos), bem como um conhecimento aprofundado por parte do administrador da rede, para que este consiga aproveitar ao mximo todas as funcionalidades e recursos oferecidos por este tipo de software.

INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIDOR 6 - Windows como Sistema Operacional Servidor A idia da Microsoft foi oferecer ao ambiente empresarial um sistema operacional de rede (Windows) que pudesse atender a pontos importantes e muitas vezes crticos: confiana, disponibilidade e escalabilidade. Sendo assim, surgiram vrias verses de sistemas operacionais Windows Server, voltados aos ambientes corporativos. Atualmente muitas empresas em escala mundial - usam servidores Windows para disponibilizar e gerenciar recursos de redes; os usurios destes recursos tambm fazem uso de verses Windows para estaes de trabalho, com foco no usurio final.
INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIDOR 7 - Histrico Windows Server (Evoluo Windows NT, 2000, 2003, 2008)

Vamos agora apresentar a evoluo e algumas caractersticas dos sistemas operacionais Windows para servidores, utilizados em ambientes corporativos, tal como fizemos com os Windows cliente. Fonte figura: http://windows.microsoft.com/en-US/windows/history
INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIDOR 7.1 - Windows NT viso geral Teve como objetivo fornecer mais segurana e comodidade aos utilizadores do meio corporativo, pois as verses do Windows disponveis at ento no eram suficientemente estveis e confiveis. Foi um sistema operacional de 32 bits, multitarefa e multiusurio, cuja sigla (NT) significa New Technology (Nova Tecnologia). Possua um ambiente de multiprocessadores, multiplataforma, com servidores simples: por exemplo, Banco de Dados e Arquivos. INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIDOR 7.2 - Windows 2000 Server viso geral Marcou o comeo da era NT para usurios comuns, porm ainda com falhas de segurana: um exemplo disso foi o armazenamento de senhas em um arquivo prprio e visvel, o que facilitava a ao de hackers e invasores. Ainda no apresentava muita semelhana visual com o seu sucessor, o XP, sendo ainda semelhante ao ME. Nesta verso, foi iniciada a criao e utilizao de um novo sistema de gerenciamento, baseado em LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), chamado pela Microsoft de Active Directory, que trazia diversas novas funes de gerenciamento: suporte administrao de usurios e grupos, alm das novas opes como computadores, perifricos (impressoras, etc.) e OUs (Organization Unit).

INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIDOR 7.3 - Windows Server 2003 viso geral uma evoluo do Windows 2000 para o ambiente corporativo. Trouxe melhorias de performance (ajuste fino) e novidades na rea administrativa, Active Directory, e automatizao de operaes. uma verso voltada principalmente para servidores e empresas de grande porte, possui recursos aprimorados (como no caso do AD) e garante a segurana de dados. No tem virtualizao nativa, isto , no executa servidores virtuais. INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIDOR 7.4 - Windows Server 2008 viso geral Nova verso do Windows Server com em 2008. Traz melhorias no IIS (Internet Information Services), Terminal Services e o recurso de Virtualizao integrado ao sistema na sua verso R2.

INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS "SERVIDOR" 7 - Histrico Windows Server (Evoluo Windows NT, 2000, 2003, 2008) Para uma melhor compreenso, segue tabela comparativa entre as verses de Windows Server com foco no mercado empresarial.

VERSES CARACTERSTICAS Pentium ou superior Memria: 16MB (32 MB era recomendado) Ocupava 110MB de espao em disco. CD-ROM era requerido para instalao Vdeo: Placa grfica VGA ou superior Microsoft Mouse ou Compatvel Processador: 133MHz ou superior, compatvel Pentium

NT

2000

Memria: 64MB Ocupa mais ou menos 650MB de espao em disco Drive de CD-ROM ou DVD Vdeo: VGA ou superior 2003 Processador Pentium II, 256 MB de RAM preciso ter no mnimo 2GB de espao livre em disco Processador: mnimo 1GHz, no entanto para um desempenho timo, a Microsoft aconselha um processador de 3Ghz ou superior. Memria recomendada 1GB; no entanto para um melhor desempenho, o ideal ser optar por uma configurao de 2GB. Isso depender da configurao desejada:

2GB RAM (instalao completa) 1GB RAM (Instalao de um Server Core) ou superior

2008 Sistema a 32bit = 4GB (Standard), se optar pela configurao Enterprise e Datacenter, ento o melhor ser optar por 64GB Sistema a 64bit = 32GB (Standard) ou 2TB (Enterprise, Datacenter e Sistemas baseados em Itanium) Espao mnimo em HD = 8GB, no entanto o recomendado so os 40GB para uma instalao completa ou 10GB, se optar por uma instalao CORE Drive de DVD Monitor de resoluo igual ou superior a 800x600 Processador: mnimo 1GHz, com suporte 64-bits. Essa verso do Windows no possui opo para instalao em 32-bits Memria: no mnimo 512MB 2008 R2 Espao mnimo em HD: 32GB Drive de DVD Monitor Resoluo igual ou superior a 800x600 Mais informao: http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/WS08-systemrequirements.aspx ehttp://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/systemrequirements.aspx PODCAST: AUDIO - INTEL Sistema Operacional "SERVIDOR"

INTEL - Unidade Instrucional SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIDOR Neste mdulo aprendemos sobre a evoluo, caractersticas e a importncia dos sistemas operacionais para ambientes corporativos. Estes SOs priorizam a confiana, disponibilidade e escalabilidade, necessrias nesses ambientes. importante lembrar, que para estes sistemas, no basta apenas comprar o software e sair instalando nas mquinas: preciso ter um conhecimento mais aprofundado para conseguir configurar adequadamente o ambiente, a fim de obter o mximo de proveito dos recursos e funcionalidades que este tipo de sistema pode oferecer. Se formos analisar, muitas das

dificuldades encontradas nas redes corporativas, devem-se m configurao de recursos e dispositivos de rede. Portanto, necessrio que o administrador de sistemas tenha uma clara noo dos recursos necessrios para cada grupo de usurios, configure e disponibilize corretamente os dispositivos, e defina e implemente uma poltica de segurana de informaes. Em um ambiente multiplataforma, dever interagir com os demais administradores, organizando e implementando a comunicao entre seus servidores e clientes.
INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8 - Tipos de Servidores Windows Aprendemos que servidor aquele que fornece um ou mais servios a uma rede de computadores, e que o termo servidor pode ser aplicado a uma mquina e/ou um software. Pode tambm se aplicar a partes de um sistema computacional, ou mesmo a uma mquina que no seja necessariamente um computador. Assim como visto no mdulo de Unix, no ambiente Windows tambm encontramos vrios tipos de servidores, cada um com sua funcionalidade especfica.

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.1 - Servidor de Arquivos So servidores que tm como principal caracterstica realizar o armazenamento centralizado de arquivos genricos. Fazendo uso deste tipo de servidor, tira-se da esfera do usurio a preocupao e responsabilidade de segurana e backup.

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.2 - Servidor de Impresso So servidores que centralizam e distribuem o servio de impresso. Normalmente so utilizados para reduzir custos e tarefas de manuteno, dando uniformidade aos insumos de impresso e aumentando o controle sobre o uso desse recurso.

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.3 - Servidor de Banco de Dados Este tipo de servidor muito utilizado: muitas vezes o banco de dados atua como o centralizador de informaes de diversos setores de uma indstria; nestes casos, altos nveis de segurana e desempenho so requeridos. Normalmente, em um servidor de banco de dados, existe um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) instalado na mquina. O Windows Server fornece apenas a base para este tipo de servio. No ambiente Microsoft, podemos ter instalado oSQL Server como servidor de banco de dados, ou mesmo bancos de dados de outros fabricantes, como o DB2 ou o Oracle.

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.4 - Servidor de Mensagens Servio muito visto em ambientes de provedores de Internet, nos quais se tem um servidor que atua como uma agncia eletrnica de correio. Uma companhia pode ter seu prprio servidor de e-mail, ou usar algum servio em regime deoutsourcing. Um produto Microsoft que possui os servios de mensagens o MS-Exchange. Outro produto encontrado com este mesmo servio, porm no produzido pela Microsoft, o Lotus Notes (Domino). O servidor de mensagens usado como um servio adicional, podendo ser responsvel pela integrao de mensagens de correio eletrnico, hospedar e distribuir as mensagens entre os usurios da rede.

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.5 - Servidor Web Servio muito utilizado no ambiente de Internet, no qual estes servidores hospedam e servem pginas WWW, podendo fazer esse papel tanto para sites de Intranet ou da Internet.

O produto Microsoft - que j vem no Windows Server - que prov esta funcionalidade o IIS (Internet Information Services). Outro exemplo o Apache, mais utilizado em ambientes Unix/Linux.

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.6 - Servidor de Firewall / Proxy Este tipo de servio utilizado em empresas de mdio a grande porte, no qual necessrio limitar certos acessos - ou at mesmo restring-los - para maior segurana dos dados. ele quem faz a intermediao entre a Internet e a rede interna da empresa. Com estes servios bem instalados e configurados, possvel proporcionar um controle do que entra e sai da rede interna da empresa para a Internet. O produto Microsoft correspondente a este tipo de servio o ISA Server. Como exemplos de produtos de outros fabricantes, podemos citar o CheckPoint e o ISS (ambiente financeiro).

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.7 - Servidor de Acesso Remoto usado para prover ao cliente uma conexo remota a outro host (computador ou servidor), de uma outra rede ou domnio. possvel configurar um servidor que permita aos usurios remotos acessar recursos de sua rede privada, atravs de conexesdial-up e/ou de VPN (Virtual Private Network). Esse servio nativo no Windows 2000. O produto Microsoft para este tipo de servio o RRAS (Routing and Remote Access) que pode ser oferecido atravs da Internet, via acesso discado ou, visando maior segurana e transparncia, via VPN (Redes Virtuais Privadas, ou Virtual Private Networks).

Como principal vantagem deste recurso, podemos citar a mobilidade que o usurio/cliente tem, ao poder acessar um recurso ou servio fisicamente distante de onde se est fazendo o acesso, bem como reduzir gastos de deslocamentos fsicos. INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.8 - Servidor DNS DNS Acrnimo de Domain Name System (Sistema de Nomes de Domnio). So servidores responsveis pela converso de endereos de sites em endereos IP e vice-versa. Eles abrigam registros de um banco de dados DNS distribudo e usam esses registros para resolver consultas de nomes DNS enviadas por computadores-cliente, como consultas sobre nomes de sites da Web, ou de computadores da rede ou da Internet.

Como principal vantagem deste recurso, podemos citar a mobilidade que o usurio/cliente tem, ao poder acessar um recurso ou servio fisicamente distante de onde se est fazendo o acesso, bem como reduzir gastos de deslocamentos fsicos. INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.9 - Servidor WINS WINS o acrnimo de Windows Internet Name Service (Servio de Cadastramento na Internet do Windows), identificando um servidor de apoio ao TCP/IP. Os servidores WINS mapeiam dinamicamente endereos IP para nomes de computador (nomes NetBIOS). Isso permite que os usurios acessem recursos usando o nome do computador, em vez do endereo IP. INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.10 - Servidor DHCP

Tambm conhecido por ser um servidor de apoio ao TCP/IP, o acrnimo de Dynamic Host

Configuration Protocol(Protocolo Dinmico de Configurao do Host). Os servidores DHCP gerenciam centralmente endereos IP e informaes afins, fornecendo-as automaticamente aos clientes. Isso permite que voc defina configuraes de rede dos clientes diretamente no servidor, em vez de configur-las em cada computador-cliente.

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.11 - Servidor Aplicao ERP / Business So servidores que hospedam aplicaes ERP/Business, que utilizadas na gesto das empresas. Devem ter instalado um pacote ERP (Enterprise Resource Planning), como, por exemplo, o SAP. Este, por sua vez, no exclusivo da plataforma INTEL/Windows, podendo ser instalado tambm em ambientes Unix. Outros conhecidos produtos de ERP so produzidos pelas empresas People Soft, Microsiga e DATASUL.

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.12 - Servidor Terminais

Permite conectar ao servidor clientes que so apenas terminais, que no tenham nenhum poder local de processamento. Como um exemplo - e tambm como justificativa de uso deste recurso podemos citar um Call Center, que s use recursos muito especficos e de baixa demanda de processamento: seus usurios no precisam de uma estao sofisticada em termos de hardware e software: todo o processamento pode ocorrer no servidor, com o atendente visualizando somente o texto de resultado do processamento. Com isso, os custos do hardware de usurio final so reduzidos. tambm conhecido comoThinClient. O Terminal Server o produto Microsoft que faz essa funo, embutido no Windows Server. Temos tambm o Remote Desktop, que um uso especfico do recurso de Terminal Server. O site TechNet indica que, utilizando um servidor de terminal, os usurios de locais remotos podem executar programas, salvar arquivos e usar recursos de rede como se estes estivessem instalados em seus prprios computadores. Instalando programas em um servidor de terminal, possvel garantir que todos os usurios utilizem a mesma verso de um certo programa.

INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES 8.13 - Servidor Controlador de Domnio Tambm conhecido por DC (Domain Controller), o Controlador de Domnio aquele servidor no qual est instalado e configurado o AD (Active Directory), visto em outra unidade deste mdulo. Os Controladores de Domnio armazenam dados e gerenciam interaes entre os usurios e o domnio, incluindo processos de logon do usurio, autenticao e pesquisas de diretrio. necessrio haver DC para que seja possvel hospedar o Active Directory, e realizar os processos de logon.

PODCAST: AUDIO - INTEL Tipos de Servidores INTEL - Unidade Instrucional TIPOS DE SERVIDORES

Voc acaba de ver alguns tipos de servidores tambm mencionados em outros mdulos deste curso, e outros servidores especficos do ambiente Windows. Vale ressaltar a importncia que os servidores DNS, DHCP e o servidor Controlador de Domnio tm no ambiente de redes corporativas. Voc encontra informaes complementares sobre DHCP e DNS no mdulo de REDES. Se desejar ler um pouco mais sobre os tipos de servidores, seus hardwares e softwares, acesse a pgina do Wikipedia, artigo Servidor e sub-item Tipos de Servidores, pois h informaes interessantes para serem conhecidas.

Deve ser ressaltado um ponto que comentado no mdulo de REDES: os clientes e os servidores se comunicam atravs de protocolos, assim como dois ou mais computadores-cliente. importante lembrar tambm que uma mquina fsica pode ter mais de um aplicativo servidor sendo executado. Por exemplo, pode existir em uma rede um computador que atue como um servidor Web e servidor de Banco de Dados. Um computador pode atuar como servidor de arquivos, de correio eletrnico e proxy ao mesmo tempo. Computadores que atuem como um nico tipo de servidor so chamados de servidores dedicados. Os servidores dedicados possuem a vantagem de poder atender a uma requisio de um cliente mais rapidamente, ou a um volume maior de requisies simultneas, j que esto dedicados a somente um servio. No se esquea do que comentamos algumas unidades atrs: em uma rede heterognea (com diversos hardwares, softwares) um cliente tambm pode ser um servidor, assim como um servidor pode assumir a posio cliente. Por exemplo, num ambiente corporativo, quando enviamos um documento para a impressora, o servidor de impresso pode consultar outro servidor, perguntando se temos ou no a permisso para utilizar aquele servio. Nesse momento, o servidor de impresso est cliente do servidor que validou a permisso do usurio. INTEL - Unidade Instrucional INOVAES Nesta unidade abordaremos aspectos inovadores existentes nas ltimas verses da famlia Windows Server. INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 9 - Diretrio Ativo O AD Diretrio Ativo ou Active Directory, um servio que armazena informaes sobre os objetos em rede (elementos da vida real), e disponibiliza essas informaes aos usurios e administradores da rede. um servio disponibilizado a partir da verso do Windows 2000. Em verses anteriores, como NT, existia o chamado SAM DATABASE.

INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 10 - Cluster de Servidores Viso Geral A tecnologia de Cluster do Windows tem como objetivo fornecer um servio escalonvel e de alta disponibilidade. Esse servio de cluster fornece trs tecnologias diferentes, porm, complementares: clusters de balanceamento de carga de rede, clusters de equilbrio de carga de componente e clusters de

servidores. As tecnologias de cluster que acompanham produtos distintos podem ser utilizadas separadamente ou combinadas entre si, de forma oferecer um servio ainda mais escalonvel e disponvel. O que diferencia o cluster do espelhamento (mirroring) que, no primeiro, tm-se mais de um servidor rodando o mesmo servio (oferecendo redundncia): o servio duplicado, mas a base nica, no sofrendo replicao. Visa permitir que o Cliente no fique sem o acesso necessrio ao servio, no caso de uma das mquinas falhar. Assim, pode ser garantido um nvel de SLA acima de 90%. J o conceito de espelhamento opera em nvel de disco (storage) e no de servio. Por exemplo, as mesmas informaes gravadas em um certo disco so imediatamente espelhadas em outro. Isso garante que, em caso de dano, um disco-espelho de idntico contedo possa ser posto em funcionamento imediatamente, reduzindo as perdas decorrentes da falha. Porm, caso o dano afete os servios, o espelhamento no oferece a mesma eficcia. Se desejar obter conhecimentos mais aprofundados sobre estes tipos de tecnologia de cluster, acesse o site da Microsoft TechNet.

INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 11 - Virtualizao de Servidores Virtualizao de servidores algo que est muito na moda: um tema que muitos profissionais de TI tm discutido, por alterar conceitos e procedimentos relativos aos recursos de TI

existentes. Com a virtualizao, possvel transformar um ambiente de TI em uma infraestrutura poderosa, flexvel e robusta. Com a virtualizao, no se fica mais restrito a executar apenas um sistema operacional em uma mquina fsica, seja um computador servidor ou estao de trabalho de baixa utilizao. possvel consolidar vrios sistemas operacionais e aplicativos em servidores poderosos, baseados, por exemplo, na tecnologia INTEL. Dito de forma simples, na virtualizao temos um servidor fsico de alto desempenho e robustez, no qual executamos servidores virtuais, que se comportam como mquinas fsicas. Para o usurio, nenhuma diferena; para o administrador, a manuteno e gesto fsica das mquinas facilitada. O recurso de virtualizao no caracterstico apenas da plataforma INTEL/Windows: sua origem est nas plataformas mdia e alta, como o Mainframe e AS/400. INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 11 - Virtualizao de Servidores No site da INTEL encontramos um documento PDF com um Resumo da tecnologia de virtualizao de servidores, que pode ser acessado atravs do endereo http://download.intel.com/products/processor/xeon/vt_prodbrief.pdf. Ao pesquisar um pouco mais sobre o recurso de virtualizao, ser possvel ver que est se intensificando o uso de servidoresBlade, os chamados Blades Centers, que ocupam menos espao e reduzem os custos, por exemplo, com refrigerao do ambiente. Em uma reportagem, publicada na edio 448 do jornal Computerworld, os servidores Blades so descritos como tendo:

tamanho reduzido, o que possibilita a instalao de um nmero maior de servidores em um mesmo local; menor consumo de energia e de refrigerao, que resulta em custos significativamente menores para grandes parques de servidores ou data centers; a mesma capacidade de processamento de um servidor tradicional. INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 11 - Virtualizao de Servidores A estratgia de algumas empresas para blades (como por exemplo, a IBM) vem sendo estruturada desde 2003, e est atrelada aos conceitos de consolidao, virtualizao e simplificao de infra-estrutura de TI. J para outras empresas, como a DELL, servidores blades esto atrelados apenas virtualizao. Principalmente porque as aplicaes para tal tarefa evoluram, e o custo de software baixou, facilitando o processo e criando opes oferecidas pelas empresas que vendem servidores, fabricados localmente, que j vm com o software de virtualizao embutido. H dois produtos oferecidos especificamente para virtualizao, o VMWARE e o Virtual Server. A CITRIX, empresa parceira da Microsoft, desenvolveu um software baseado no Terminal Server que faz uso de virtualizao. Seu nome CITRIX METAFRAME: um software mais completo, complexo, e que tem melhor performance. A CITRIX

informa que esta soluo de virtualizao permite que sistemas operacionais se tornem programas menores e mais simples, rodando simultaneamente no mesmo computador, sem os vrios processos de deteco de hardware. Trata-se de uma tecnologia emergente, que promete diminuir a importncia do sistema operacional, criando uma espcie de nova camada de software. Ela proporciona ao sistema uma viso idealizada do hardware, por meio da qual cada sistema operacional utiliza os recursos presentes em cada computador. As informaes aqui apresentadas podem ser conferidas no site http://sisnema.com.br/Materias/idmat018180.htm. INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 11.1 - VMWare viso geral

A empresa desenvolvedora do VMWARE a VMware Inc.

a que oferece um virtualizador mais caro para uso em mquinas servidoras. Assim como vrios outros softwares, o VMWare tambm tem suas limitaes: por exemplo, no funciona em sistemas operacionais muito antigos e apresenta problemas quando usado com placas de rede wireless. INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 11.2 - Virtual Server viso geral

A empresa desenvolvedora do Virtual Server a Microsoft. A abordagem adotada pela Microsoft foi a de que a grande necessidade do mercado atual a diminuio de custos. Esse processo pode ser realizado em vrias reas das empresas, mas a de TI uma das prediletas. Por esse motivo, a Microsoft criou o Virtual PC (http://www.microsoft.com/windows/virtualpc/default.mspx) que conseguiu emular desktops dentro de desktops. Essa ferramenta mudou a forma como muitas empresas trabalham com desktops de teste: Training Centers e palestrantes no utilizam mais duas ou trs mquinas para seus trabalhos. Empresas podem criar mquinas virtuais para testar softwares em vrias plataformas, antes de os lanarem no mercado. Ainda que estas opes de software de virtualizao MS sejam gratuitas, preciso baix-los do site.

INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 11 - Virtualizao de Servidores Independente do fabricante (Citrix, Microsoft, VMWare), os benefcios de se ter um ambiente virtualizado so:

Vrios sistemas operacionais rodando em uma nica mquina fsica; Excelente ambiente para teste de redes; Facilidade na recuperao de dados; Pessoas, processos e tecnologia concentram-se em nveis de servio; Capacidade alocada dinamicamente;

A infra-estrutura inteira simplificada e flexvel; Permite um modelo utilitrio para servios de TI.

EXTRA: No site da Computer World (http://computerworld.uol.com.br/infra_estrutura/2007/04/03/idgnoticia.2007-0403.1237367982) possvel encontrar dicas para quem quer comear a trabalhar com virtualizao. INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 12 - Segurana de Servidores Este assunto, tambm apresentado em outros mdulos deste curso, como AS/400 e Unix, aborda um dos itens mais preocupantes num sistema operacional de rede, principalmente se considerarmos que quanto mais conectados estamos, mais vulnerveis ficamos. Hoje, o quesito segurana uma necessidade bsica com a qual temos que nos preocupar. Algumas boas prticas de segurana tambm so abordadas no mdulo ITIL. Muito da segurana aplicada em servidores feita atravs de autenticaes, controles de acesso, fazendo uso de recursos de auditoria em eventos de segurana, com a aplicao de policies ou diretivas, sistema de arquivos com criptografia, entre outras. Com o intuito de oferecer uma orientao pontual, apresentamos a seguir um conjunto de prticas recomendveis de Segurana. Segui-las no garante absolutamente a segurana de uma rede ou de um conjunto de servidores, mas cria obstculos s invases, tornando-as menos provveis.

Restringir o acesso fsico aos computadores ao mnimo, somente ao pessoal confivel, principalmente controladores de domnio; Usar o princpio de privilgio mnimo para tarefas administrativas; Definir grupos e seus membros; Fornecer segurana de dados em computadores; Usar senhas de alta segurana na empresa toda; No fazer downloads ou executar programas provindos de fontes no confiveis; Manter o antivrus atualizado; Manter os patches de software atualizados. INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 12 - Segurana de Servidores H muitas outras prticas de segurana recomendveis, mas nem todas so gerais como as acima. Para conhecer mais sobre o assunto, acesse o site da Microsoft TechNet, a partir da seo de links. Aliado s prticas de segurana de servidores e redes, o recurso Windows Service Hardening (endurecimento ou fortalecimento dos servios) impede que servios importantes do Windows executem atividades anormais no sistema de arquivos, rede, ou em outros recursos que possam ser usados para permitir que o malware (uma contrao do inglsmalicious software) se instale ou ataque outros computadores. Com essas caractersticas e recursos inovadores, as verses de Windows Server tm ganhado ainda mais espao no mercado corporativo, independente das redes e sub-redes

serem ou no homogneas. PODCAST: AUDIO - INTEL Inovaes INTEL - Unidade Instrucional INOVAES Acabamos de ver que o Sistema Operacional Windows Server difundido e utilizado em escala mundial. Alm de sua interface grfica, que mais amigvel que uma tela de comandos, o Windows Server traz recursos e funcionalidades que acabam diferenciandoo dos demais servidores no mercado, a contar pelas inovaes que foram abordadas nesta unidade, como a virtualizao, a importncia do AD (Active Directory) e o quesito segurana. Resumidamente, as evolues pelas quais o Sistema Operacional Windows vem passando, sejam os de ambiente domstico, sejam os de ambiente empresarial, vm trazendo melhorias e inovaes aos servios de redes, e tambm ao AD, que agora tem mais funcionalidades incorporadas. Para finalizarmos este mdulo com a voz da experincia, quero deixar registrada uma citao dos autores Nelson e Danielle Ruest. Se h algo que aprendemos em anos de experincia que, mesmo que a tecnologia esteja mudando constantemente, uma coisa permanece igual: temos sempre que reservar um tempo para dominar uma tecnologia antes de implement-la. Mas, mesmo antes disso, temos que compreender completamente nossas necessidades. A melhor maneira de conseguir isso trabalhar como uma equipe. Incluir pessoal de todas as reas da empresa pode simplesmente tornar um produto melhor no final.

INTEL - Unidade Instrucional INOVAES 13 - Bibliografias e Links Para complementar e enriquecer ainda mais os estudos, seguem bibliografias e links para leitura:

Sites

Microsoft Technet www.microsoft.com/technet Microsoft Server History - www.microsoft.com/windows/WinHistoryIntro.mspx Microsoft Windows Server 2003 www.microsoft.com/windowsserver2003 Microsoft Windows XP www.microsoft.com/windowsxp Microsoft Windows Vista www.microsoft.com/windowsvista Microsoft Windows Server LongHorn - www.microsoft.com/windowsserver/longhorn Microsoft Security www.microsoft.com/security Microsoft Diretrio Ativo www.microsoft.com/activedirectory Microsoft Virtual Server www.microsoft.com/virtualserver Microsoft Clustering - www.microsoft.com/windowsserver2003/techinfo/overview/san.mspx Microsoft Virtualization www.microsoft.com/windowsserversystem/virtualserver/techinfo/virtualization.mspx www.microsoft.com/windowsserversystem/virtualization/default.mspx VMWare virtualization - www.vmware.com/virtualization www.vmware.com/products/vi

Servidores blade: alta concentrao, sim, desde que bem projetada (Computerworld):http://computerworld.uol.com.br/infra_estrutura/2007/06/22/idglead.2007-0622.8271593747/ Previso do custo total de propriedade no uso inicial de servidores blade (Computerworld):http://computerworld.uol.com.br/infra_estrutura/2007/04/17/idglead.2007-0417.1769544710/

Livros:

Microsoft Windows Server 2003 Administrator's Companion, Second Edition - Charlie Russel, Sharon Crawford and Jason Gerend - Microsoft Press MCSA/MCSE Self-Paced Training Kit (Exam 70-290): Managing and Maintaining a Microsoft Windows Server 2003 Environment, Second Edition - Dan Holme and Orin Thomas - Microsoft Press Introducing Microsoft Windows Server 2003 - Jerry Honeycutt Microsoft Press Microsoft Windows Security Resource Kit, Second Edition - Ben Smith and Brian Komar Microsoft Press Active Directory for Microsoft Windows Server 2003 Technical Reference - Stan Reimer and Mike Mulcare - Microsoft Press Virtualization with Microsoft Virtual Server 2005 - Rogier Dittner et al. - Syngress Publishing Virtualization with VMware ESX Server - Al Muller, Seburn Wilson, Don Happe and Gary J. Humphrey - Syngress Publishing Clustering Windows Servers: A Road Map for Enterprise Solutions - Gary Mauler and Milton Beebe Digital Press MCSE Training Kit: Microsoft Windows 2000 Advanced Server Clustering Services (Exam 70223) - by Microsoft Corporation - Microsoft Press \
Os itens listados abaixo so tipos de Sistemas Operacionais, exceto:

Escolher uma resposta.


A. Windows XE B. Windows Vista C. Windows ME D. Linux E. Mac/OS
Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Das afirmativas abaixo, uma no corresponde ao tema Active Directory. Identifique esta alternativa:

Escolher uma resposta.


A. As permisses de acesso a cada recurso so programadas com a indicao dos grupos ou usurios que as possuem. B. NDA C. O AD um mtodo de controle criado pela Microsoft. D. Os usurios podem ser distribudos em grupos, e os grupos, e novos grupos podem ser criados pela unio de grupos j existentes. E. Possibilita a criao de Alternativa correta! permisses especficas somente para escrita.
Enviar

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.6/1.


Identifique a alternativa falsa com relao ao tema DHCP:

Escolher uma resposta.


A. Permite alm da atribuio prdeterminada de endereos IP (manual ou pr-definida), as modalidades automtica e dinmica. B. uma evoluo do protocolo BOOTP. C. DHCP (Dynamic Host Client Protocol) D. NDA E. O endereamento IP com atribuio por DHCP possibilita o uso de mltiplos servidores DHCP.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.2/1.


Das facilidades descritas abaixo, qual no corresponde ao assunto DNS?

Escolher uma resposta.


A. Facilita a utilizao e memorizao difceis de endereos IP. B. Criao de tabelas de hostnames e endereos IP C. Devido ao grande volume de entradas Alternativa correta! obriga o desenvolvimento de um processo distribudo para associao, consulta e

manuteno de tabelas correlacionado hostnames e endereos IP: DHCP D. NDA E. Possui uma estrutura hierrquica com vrios domnios.
Enviar

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.8/1.


Qual a melhor definio para tecnologia de Cluster?

Escolher uma resposta.


A. Tecnologia que fornece um servio escalonvel mas de baixa disponibilidade. B. Tecnologia que fornece um servio escalonvel e de alta disponibilidade. C. Clusterizao opera em nvel de disco e no de servio. D. NDA E. Na tecnologia de cluster temos mais de um servidor rodando o mesmo servio, onde tanto o servio e a base so duplicados.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.8/1.


Dos itens listados abaixo, qual no corresponde tecnologia de Terminal Services?

Escolher uma resposta.


A. O TS nos permite executar aplicativos remotamente. B. No TS o processamento liberado pelo servidor para que este ocorra na estao cliente. C. NDA D. Com o uso do TS podemos reduzir custos de hardware do usurio final, tambm conhecido como ThinClient. E. Terminal Services um servio do Windows que nos permite administrar um servidor remotamente, atravs de qualquer computador cliente
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Considerando as penalidades: 0.4/1.


Qual a melhor definio de uma estrutura Client-Server?

Escolher uma resposta.

A. NDA. B. uma arquitetura de rede, onde existem dois mdulos bsicos na rede: o Servidor e os Clientes. O Cliente alguma mquina da rede que responsvel por servir os Clientes da rede com aquilo que solicitado. Servidores so as mquinas que solicitaram informaes que estaro contidas no Servidor. C. uma arquitetura de rede, onde Alternativa correta! existem dois mdulos bsicos na rede: o Servidor e os Clientes. O Servidor alguma mquina da rede que responsvel por servir os Clientes da rede com aquilo que solicitado. Clientes so as mquinas que solicitaram informaes que estaro contidas no Servidor. D. um modelo de interao que forma a base de comunicao de rede e serve como alicerce para os servios de aplicaes. Dizemos que nesta arquitetura o processamento da informao dividido em um processo que responsvel pela manuteno da informao (cliente) e outro responsvel pela obteno dos dados (servidor). E. um modelo de interao em um sistema de processamento de dados distribudos, no qual um programa em um dos lados da conversao (servidor) envia requisies a um programa no outro lado desta conversao (cliente), e aguarda uma resposta.
Enviar

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Das afirmativas listadas abaixo, qual delas no condiz com uma prtica de Segurana aplicada a servidores?

Escolha pelo menos uma resposta.


A. Usar o princpio de privilgio mximo para tarefas administrativas. B. Manter o antivrus atualizado. C. Manter os patches de software atualizados. D. Fornecer segurana de dados em computadores. E. NDA
Enviar

Alternativa correta!

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.


Os itens listados abaixo so tipos de Sistemas Operacionais de Rede, exceto:

Escolher uma resposta.


A. Windows NT B. UNIX C. Office D. Windows 2008 E. Novel Netware
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.


Qual a funo de um Servidor de Arquivos?

Escolher uma resposta.


A. NDA B. Oferecer aos clientes servios de armazenamento de arquivos e dados, gerenciamento de aceso dos usurios s informaes, e compartilhamento de discos. C. Tirar do usurio a preocupao e responsabilidade de correo do arquivo. D. So aqueles que objetivam centralizar a manuteno e controle dos aplicativos da Rede. E. Oferecer monitorao do trfego, do estado e do desempenho de uma estao da rede, assim como a monitorao do meio de transmisso e de outros sinais.
Enviar

Alternativa correta!

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Sistemas Unix
Nesse mdulo, ser apresentado um panorama dos sistemas UNIX. Voc poder conhecer seus conceitos essenciais, e ter uma noo geral sobre esses sistemas.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional INTRODUO AO SISTEMA UNIX Introduo ao Sistema Unix

Unix um dos sistemas operacionais mais populares e difundidos no mundo. Suas implementaes para diferentes plataformas de processamento repercutiram no crescimento de uma extensa base de suporte tcnico e no desenvolvimento de aplicativos poderosos.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional INTRODUO AO SISTEMA UNIX Sistema Operacional

a Operacional um programa especial (software) que controla o computador.Ele faz a ligao entre os (discos, CPU, memria, rede, impressoras, etc.) e seus consumidores (programas e usurios). Em um sistema t te vrios programas tentando acesso CPU ao mesmo tempo: o sistema operacional controla como e quando u na CPU.

Unix

do

Unidade

Instrucional Sistema

INTRODUO

AO

SISTEMA

Operacional

peracional Unix nasceu nos laboratrios Bell em 1969, tendo como seus criadores Ken Thompson, Rudd Can Ossana e Dennis Ritchie. Em meados dos anos 70, foi licenciado para universidades, e ganhou imensa pop acadmica porque:

equeno:

usavam discos de 512 KB: 16 KB para o sistema operacional, 8 KB para os programas de usurio e 64 KB por a

exvel:

e fra desenvolvido em linguagem de alto nvel, isto proporcionava a portabilidade do sistema operacional.

arato:

ades conseguiam obter uma licena basicamente pelo preo de uma fita cassete. Alem disso, os primeiros si vam recursos poderosos, disponveis somente em sistemas operacionais que rodavam em computadores mais ca

gens superavam as desvantagens que o sistema possua na poca, que eram:

inha suporte:

nha investido muito no sistema MULTICS e no estava interessada em explorar o sistema operacional Unix.

nha bugs:

nha suporte, no havia a garantia de que os bugs seriam identificados e consertados.

inha quase nenhuma documentao:

ossvel usar o cdigo fonte para se basear.

Unix

Unidade

Instrucional do

INTRODUO

AO

SISTEMA

Unix proporciona um sistema operacional time-sharing, sendo projetado para administrar mltiplos processos portar mltiplos usurios, com a finalidade de facilitar o compartilhamento de dados entre os membros de um

omandos - que nada sabem um do outro, e realizam diferentes funes - podem ser combinados atravs de pip r manipulaes mais complexas.

Unix

Unidade

Instrucional ambiente

INTRODUO

AO

SISTEMA

op

o ncleo do sistema operacional, responsvel pelo gerenciamento dos recursos disponveis e pelo acesso ao h m mdulos para cada componente do hardware com o qual ele faz a interface. So esses mdulos que prop

de do acesso do programa CPU, memria, discos, rede etc.. medida que novos dispositivos de hardware s novos mdulos podem ser incorporados ao kernel.

Unix

Unidade

Instrucional e

INTRODUO

AO

SISTEMA

tas

comandos do Unix espera que cada um dos comandos realize bem uma tarefa, e que o conjunto desses comandos form as: quando voc tem uma tarefa a executar, voc puxa a(s) ferramenta(s) adequada(s). Tarefas complexas podem ser se adequadamente estas ferramentas. Alm de comandos bsicos necessrios para interagir com o sistema, o Unix forne

correio edio processamento formatao desenvolvimento de de textos de

eletrnico arquivos (sort,

(mail, (ed, sed, textos (cc, intersistemas wc, (nroff, make, lint, ex, awk,

de programas comunicao de de processos e de usurios (ps, du, acctcom).

Unix

Unidade

Instrucional

INTRODUO

AO

SISTEMA

m interpretador interativo de comandos. Isto significa que os comandos so digitados no prompt de comandos s pelo sistema medida que so

e o shell separado do kernel. Se voc no gostar da interface provida pelo shell fornecido, pode ser substitud ade mais.Os shells mais comuns que acompanham o ambiente Unix so:

urne shell (/usr/bin/sh ou /usr/oldbin/sh): Prov um interpretador de comandos do sistema Unix e suporte um ramvel para o desenvolvimento de programas, geralmente chamados de Sh

shell (/usr/bin/csh): considerado um aperfeioamento do Bourne shell, porque oferece recursos intera lhamento de comandos (os comandos entrados anteriormente podem ser recuperados e editados para p uo) e o uso de alias (apelidos), o que permite o uso de nomes alternativos para os comandos

n shell (/usr/bin/ksh): Pode ser considerado um Bourne shell aperfeioado, pois suporta a interface simples prog ne shell, mas tambm possui os recursos interativos do C shell. O cdigo foi otimizado para oferecer um shell m ente.

SIX shell (/usr/bin/posix/sh): Possui as mesmas caractersticas do Korn shell, porm obedece as normas do ace de programao. semelhante ao Korn shell em muitos aspectos: prov um mecanismo de histricos de de alias nos comandos e controle de tarefas. Nem todas as implementaes Unix possuem esse interpretador.

emas

Unix

Unidade

Instrucional

INTRODUO

AO

SISTEMA

ros
hierrquico de

ma

ormao armazenada em disco, atravs de arquivos. Para o Unix, tudo um arquivo (dados, textos, dispositivos, perif os arquivos sejam organizados de maneira lgica, tanto em nvel de sistema operacional quando em nvel de usurio rios, que so as pastas onde os arquivos ficam depositados. Em um sistema Unix os diretrios podem ser usados zenamento de arquivos quanto para o armazenamento de outros diretrios, que podero ter arquivos e/ou diretrios, e.

emas

Unix

Unidade

Instrucional

INTRODUO

AO

SISTEMA

titarefa

um sistema Unix, vrias tarefas podem ser executadas ao mesmo tempo, dando a impresso de que os programas utados simultaneamente. Isso significa que um usurio pode editar um texto, enquanto um processo que trata arquivo de xecutado, como tambm pode-se executar um comando para localizar um determinado arquivo em qualquer lugar do disc o usurio a impresso de que os processos esto sendo executados ao mesmo tempo; na verdade, o sistema executa e por vez porm, o faz to rapidamente que oferece essa sensao de simultaneidade.

Unix

Unidade

Instrucional

INTRODUO

AO

SISTEMA

rio

e mais de um usurio tenha acesso ao mesmo sistema. Vrios terminais e teclados podem ser conectados r. Esta a extenso natural da capacidade de multitarefa. Assim, um programa pode ser executado por mais de

o mesmo usurio, que poder ter mais de uma sesso de terminal no mesmo sistema. AUDIO - UNIX introduo

emas

Unix

Unidade

Instrucional

LOGIN

EXECUO de

DE

CO

in

execuo
de

sesso de terminal comea com um login, atravs de um terminal reconhecido pelo sistema, e termina com um logout. O utar a tarefa ordenada por voc, em resposta aos comandos que sero dados no prompt de comandos do sistema opera pt variar de acordo com o tipo de shell, ou da maneira como foi configurado pelo administrador do sistema (ou por voc do com suas preferncias pessoais).

Unix

Unidade

Instrucional e

LOGIN

EXECUO

DE

CO

r o login e iniciar sua sesso de terminal, os seguintes passos so necessrios:

itar sua identificao de usurio no prompt login: do Digitar sua senha de acesso no prompt que aparecer o prompt do shell, execute os comandos ou tarefas errar sua sesso de terminal, execute o comando exit (logout tambm vlido em algumas implementae simultaneamente a seu teclado. Isso far o terminal retornar ao prompt login:.

que representa o prompt de comando varia de acordo com o shell do usurio, que podem ser:

rne shell, Korn Shell ou POSIX Shell;

hell;

ra quando se estiver logado como super-usurio (root). um lembrete muito til, pois o administrador do sistem pode modificar ou remover qualquer coisa no sistema, diferentemente dos outros tipos de usurios.

Unix

Unidade de

Instrucional

LOGIN comandos

EXECUO pelo

DE

CO

esponsvel pelo emisso do prompt e interpretao dos comandos que voc enviar. Veremos neste mdulo que permitem acessar o manual de referncia on-line, descobrir os usurios que esto logados no sistema e co outros

Como pode ser visto na figura acima, o shell possui muitas outras funes que complementam a interpretao de comandos. Formato da linha de comando : uma linha de comando no Unix segue basicamente a seguinte sintaxe: $ comando [-opes] [argumentos] Os comandos podem ou no ter opes de modificao. Estas opes so precedidas pelo sinal de menos o hfen (-). Os argumentos geralmente referem-se a nomes de arquivos, diretrios, dispositivos, cadeias de caracteres, etc. O espao em branco usado para delimitar (separar) comandos, opes e argumentos. Caso contrrio, voc pode receber do sistema uma mensagem de erro, indicando que foi digitado um comando invlido.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional LOGIN E EXECUO DE COMANDOS Comandos


Seguem alguns comandos que voc poder experimentar, caso tenha acesso a algum Unix (verses do Linux podem, eventualmente, aceita-los):
id - Exibe a identificao de usurio e grupo who - Lista os usurios logados no sistema date - Exibe a hora e a data do sistema passwd - Atribui uma senha conta do usurio echo - Exibe mensagens simples na tela banner - Exibe argumentos em letras grandes write - Envia mensagens para o terminal de outro usurio mesg - Permite ou nega o recebimento de mensagens pelo terminal

PODCAST: AUDIO - UNIX login - comandos

Sistemas Unix - Unidade Instrucional ARQUIVOS, PERMISSES E DIRETRIOS Arquivos e Permisses


O que um arquivo para o Unix?

Arquivos so simplesmente nomes e os dados associados aos nomes, armazenados em um perifrico de armazenamento de massa, geralmente um disco. Para o sistema Unix, um arquivo nada mais do que uma seqncia de bytes de dados. No existem registros pr-definidos, campos, marcas de final de registro ou marcas de final de arquivo.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional ARQUIVOS, PERMISSES E DIRETRIOS Arquivos e Permisses


Tudo para o Unix um arquivo, o que inclui: - Arquivos comuns: contm caracteres de texto ASCII, geralmente criados por um editor de textos em uma sesso de terminal. Um exemplo de arquivo comum o arquivo de usurios do sistema Unix, /etc/passwd. So exemplos deste tipo de arquivo os textos, as mensagens de correio eletrnico, dados diversos, desenhos e cdigos-fonte de programas;

- Programas: podem ser arquivos binrios executveis, como o caso dos comandos do sistema operacional (date, who, find, etc) ou podem ser arquivos-texto executveis, chamados scripts, como os arquivos $HOME/.profile, /etc/profile. Podem tambm ser um programa shell, no qual so armazenados seqncias de comandos em um arquivo texto criado atravs de um editor. So exemplos os arquivos executveis como ksh, who, date, man, ls e find; - Diretrios: arquivos que contm o nome e o identificador do sistema de arquivos para os diretrios e arquivos neles contidos. Eles tambm armazenam um nmero conhecido como i-node para cada uma de suas entradas. Um diretrio no um arquivo comum. - Perifricos: arquivos especiais, que fornecem a interface para o hardware tais como discos, terminais, impressoras e memria. Um device file fornece a interface entre o kernel e o hardware. Como eles servem somente para fazer a interface, eles nunca tero quaisquer dados reais. Esto comumente armazenados sob o diretrio /dev, e haver um arquivo para cada dispositivo de hardware com o qual o seu computador precisa se comunicar.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional ARQUIVOS, PERMISSES E DIRETRIOS Quem tem acesso a um arquivo
O sistema Unix incorpora uma estrutura de trs camadas para definir quem tem acesso a cada arquivo e diretrio: user representa o proprietrio do arquivo representa o grupo que pode ter acesso ao arquivo

group

other

representa todos os outros usurios do sistema

O proprietrio tem controle absoluto sobre quem tem que tipo de acesso ao arquivo: ele pode permitir ou negar o acesso ao seu arquivo a outros usurios do sistema. Ele tambm decide que grupo poder acessar seus arquivos. O proprietrio pode decidir tambm dar seu arquivo a outro usurio do sistema. Uma vez transferida a propriedade, o proprietrio anterior no ter mais controle sobre o arquivo.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional ARQUIVOS, PERMISSES E DIRETRIOS Tipos de Acesso


H trs tipos de acesso, tanto para arquivos como para diretrios: Read Arquivo - o contedo pode ser examinado Diretrio - o contedo pode ser examinado Write Arquivo - o contedo pode ser alterado Diretrio - o contedo pode ser alterado Execute Arquivo - pode ser usado como um comando Diretrio - pode tornar-se o diretrio de trabalho corrente

Sistemas Unix - Unidade Instrucional ARQUIVOS, PERMISSES E DIRETRIOS Permisses


O acesso a um arquivo definido atravs da identificao do usurio, identificao de grupo e as permisses associadas ao arquivo. As permisses so designadas no modo do arquivo. O modo de um arquivo um campo de nove caracteres que define as permisses para o proprietrio do arquivo, o grupo a que o arquivo pertence e todos os outros usurios do sistema. Veja a figura a seguir as permisses mostradas pelo comando ls -l:

Detalhando a figura acima, os arquivos listados pelo comando ls -l tm as seguintes caractersticas em relao s permisses, proprietrio e outros usurios:

Sistemas Estrutura

Unix

Unidade

Instrucional de

ESTRUTURA

DE

DIRETRIOS Diretrios

O sistema operacional Unix oferece um sistema de arquivos para organizar e gerenciar seus arquivos e diretrios. A organizao dos diretrios pode ser representada graficamente, utilizando uma estrutura em rvore hierrquica. Na figura a seguir, os diretrios so representados por cones em forma de pastas e os arquivos por cones em forma de documentos.

O topo da hierarquia identificado como diretrio raiz ou root, porque est no topo da rvore invertida. representado por uma barra diagonal (/). Dependendo da implementao do Unix, a estrutura de diretrios pode variar, assim como alguns arquivos de configurao de sistema podem estar localizados em outros subdiretrios; porm, no geral, seguem o padro exibido na figura acima.

Sistemas

Unix

Unidade

Instrucional

ESTRUTURA

DE

DIRETRIOS

Principais

diretrios

do

sistema

de

Arquivos
(root)

Diretrio / O topo da rvore. Contm os arquivos de configurao do super-usurio. Diretrio Normalmente, um link simblico para /usr/bin. Contm a maioria dos comandos do UNIX. Diretrio Geralmente, um link simblico para /usr/lib. Contm as bibliotecas do sistema.

/bin

/lib

Diretrio /usr Contm a maioria dos arquivos e diretrios de trabalho do UNIX e outros comandos. Alguns subdiretrios importantes abaixo de /usr so: /usr/bin /usr/lib /usr/mail /usr/man /usr/share/man /usr/local/bin Diretrio /usr/bin Contm a maioria dos comandos do UNIX (arquivos binrios), como por exemplo: ls, cp, rm, mv, ln, date, mail Diretrio /usr/lib Contm arquivos bibliotecas (libraries) utilizados pelo UNIX para suportar linguagens e aplicaes. Diretrio /var/spool/mail A caixa postal do sistema. Contm um arquivo por usurio que possui correspondncia. Normalmente um link simblico de /usr/var/spool/mail ou /usr/spool/mail. Diretrio /usr/man e /usr/share/man Contm as pginas do manual on-line. Diretrio /usr/local/bin Comandos executveis desenvolvidos no sistema local. O diretrio /usr/local/bin normalmente criado pelo Administrador do Sistema para acrescentar arquivos executveis que no fazem parte do Sistema Operacional Unix padro. Diretrio /etc Contm a maioria dos arquivos e comandos de Administrao relativos mquina local. Diretrio /home Normalmente, contm todos os diretrios de login ao sistema, ou seja, os arquivos de todos os usurios. Diretrio /dev Contm os arquivos especiais (device files) para comunicao com perifricos como discos, fitas, impressoras e terminais. Diretrio /tmp e /var/tmp

Normalmente utilizado pelo sistema e aplicaes para criao de arquivos temporrios.

PODCAST: AUDIO - UNIX arquivos e diretorios


Sistemas Unix - Unidade Instrucional O EDITOR DE TEXTOS vi Editores de texto no Unix Os editores de texto s ferramentas importantes, no somente para quem usar o computador como ferramenta de escrita: muitas vezes necessrio editar arquivos de sistema, e isso ser feito com um editor de textos. A opo por incluir o vi nesse curso ocorre porque o porque ele o editor-padro de textos do Unix, j includo no sistema.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional O EDITOR DE TEXTOS vi O que o vi O vi um editor de textos orientado a tela, que acompanha a maioria dos sistemas Unix. um editor dirigido por comandos, que incluem: - Comandos de administrao geral; - Comandos de movimentao do cursor; - Comandos de insero de texto; - Comandos de apagamento de texto; - Comandos de transferncia de texto; - Comandos de modificao de texto. Voc pode usar o vi para criar novos arquivos ou alterar os existentes. A sintaxe de utilizao : $ vi [arquivo] O editor vi foi desenvolvido para ser independente do terminal, e os comandos foram mapeados para a maioria dos teclados-padro. Foi originalmente usado em teletipos, que no tinham teclas de funes especiais ou teclas de movimentao dos cursores. Por conta desse passado, o vi tem uma vantagem: pode ser executado em qualquer tipo de terminal. Como ele acompanha a maioria dos sistemas Unix, outra vantagem que voc no precisa reaprender como usar o editor toda vez que mudar para uma implementao de Unix diferente. Usar o vi de modo eficiente requer prtica. Esta unidade fornece as informaes bsicas para a edio de arquivos.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional O EDITOR DE TEXTOS vi Os modos do vi Em resumo: Modo Comando: Modo inicial quando uma sesso do vi iniciada; Comandos do vi no aparecem na tela; ESC coloca o vi no modo de comando.

Modo de Entrada: Para acessar o modo de entrada (edio do texto) pressione ESC+I As entradas feitas pelo teclado so introduzidas no arquivo, na forma de texto. Os comandos utilizados no vi, bem como outros comandos utilizados no ambiente Unix, podero testados na maioria das implementaes Unix. A idia, neste momento, apresentar a voc o editor-padro para que j o conhea brevemente antes de us-lo na prtica. PODCAST: AUDIO - UNIX vi Sistemas Unix - Unidade Instrucional UNIX EM SERVIDORES Unix em Servidores Como j foi dito em outra unidade, o Unix, desde sua concepo inicial, foi projetado para ser multitarefa e multiusurio. Alm disto, a partir dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade de Berkeley na criao da verso BSD do Unix, foram incorporadas funcionalidades de integrao em rede. Os protocolos TCP/IP, que so a base de toda a comunicao realizada na Internet, so parte integrante de sistemas Unix h muito tempo. A comunicao entre sistemas Unix extremamente fcil de ser realizada: o servio telnet permite a conexo com outras mquinas; o servio de FTP (File Transfer Protocol) permite a transferncia de arquivos, e assim por diante. Fonte: http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/linux/linux8-1.html importante voc perceber uma diferena fundamental: os computadores baseados no DOS e seus sucessores, so orientados para a computao individual, ao passo que os sistemas Unix tm como uma de suas principais caractersticas a integrao em rede.
O design do Unix consistente, os aplicativos e arquivos de configurao so instalados em locaes bem definidas. A modularizao a caracterstica principal: cada mdulo responsvel por fazer o que se prope, e fazer bem feito, e isso se estende dos comandos bsicos aos servidores web e ambiente de janelas. Sistemas Unix - Unidade Instrucional UNIX EM SERVIDORES Unix em Servidores Muitos optam por usar o Unix como servidor pelo fato de considerar os servidores Unix mais preparados contra vrus e serem mais flexveis. Tendo isso em mente, atualmente encontramos muitos servidores que possuem caractersticas prprias e que se utilizam do Sistema Operacional Unix. So exemplos desse uso:

Servidores de Arquivos So servidores que tm como principal caracterstica realizar o armazenamento centralizado de arquivos genricos. Servidores de Impresso So servidores que centralizam e distribuem o servio de impresso Servidores de Banco de Dados Este tipo de servidor muito utilizado, pois muitas vezes o banco de dados atua como o centralizador de vrios dados de diversos setores de uma industria; neste caso o nvel de segurana e desempenho so muito requeridos Servidores de Mensagens Servio muito visto em ambientes de provedores de Internet, nos quais se tem um servidor que atua como uma agencia de correio

Servidores Web Servio muito utilizado no ambiente de Internet, no qual estes servidores hospedam e servem pginas WWW Servidores de Firewall / Proxy Este tipo de servio utilizado em empresas de mdio a grande porte, no qual necessrio limitar certos acessos, e at mesmo restring-los, para maior segurana dos dados. Servidores de Autenticao NIS, NIS+, LDAP Este servio visa centralizar e flexibilizar a administrao de acessos por usurio; atravs da configurao de um nico servidor, possvel replicar esta mesma configurao para os demais servidores.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional UNIX EM SERVIDORES Integrao com outros Sistemas Operacionais A maioria das organizaes utiliza mltiplas tecnologias em seus ambientes, para atender suas necessidades e integrar diferentes ambientes. Entre os principais objetivos desta integrao esto: Acesso fcil, consistente e confivel a aplicaes, dados e servios; Estabelecer a melhor integrao possvel entre servios, servidores e clientes; Administrao e gerenciamento abrangente de recursos, servios e usurios; Proteo dos investimentos realizados em sistemas e pessoas; Introduo e integrao contnua de novas tecnologias. O Unix possui recursos de apoio comunicao de dados, que proporcionam sua integrao com outros sistemas Unix, e at com outros sistemas operacionais distintos. A integrao com sistemas heterogneos permite as seguintes facilidades: Compartilhamento de recursos e informaes; Transferncia de informaes; Comunicao entre usurios remotos; Submisso de programas para serem executados em computadores remotos; Utilizao dos terminais de uma mquina Unix como terminais de outras mquinas remotas, mesmo com sistemas operacionais distintos.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional UNIX EM SERVIDORES Segurana de Servidores Segurana o item mais preocupante nos Sistemas Operacionais existentes. Partindo do princpio de que quanto mais conectado, mais vulnervel se est, a disponibilidade e a segurana se tornam preocupantes, e merecedoras de serem bem cuidadas. Atualmente segurana uma necessidade bsica. Devemos proteger alm de nossos dados (levando-se em considerao o trip Integridade, Privacidade e Disponibilidade), os recursos, e ainda, nossa reputao. muito importante que mecanismos de segurana da informao sejam projetados de maneira a prevenir acessos no autorizados aos recursos e dados dos sistemas. Mesmo com toda a tecnologia disponvel no momento, praticamente impossvel obter segurana absoluta. No existe um mecanismo nico que fornea uma soluo a esse tipo de problema; por isso, a segurana dos sistemas depende, em grande parte, da combinao entre as propriedades e protees definidas em arquivos e contas de usurios.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional UNIX EM SERVIDORES Segurana de Servidores Segundo Carlos Augusto Campana Pinheiro (http://www.rnp.br/newsgen/9711/seguranca.html), podemos classificar ferramentas de segurana quanto a: Escopo: Ferramentas de segurana de hosts: So voltadas para anlise, correo, implementao de novos controles em sistemas computacionais. Como exemplo temos ferramentas como o crack, para verificao de senhas. Ferramentas de segurana de rede: Esto direcionadas para a verificao e implementao de controles sobre o trfego de uma rede. O exemplo mais conhecido so os filtros de pacotes. Funo: Verificao da integridade e vulnerabilidade: Compreende programas que analisam ou controlam a situao de um ou mais sistemas, relacionando os servios disponveis, os erros de permisso em arquivos, mudanas em programas, acesso a servios, etc. Autenticao Ferramentas relacionadas identificao de usurios em um sistema (senhas de acesso) Privilgios: Mais relacionadas com um ambiente de operao, restringindo os privilgios de usurios ao mnimo necessrio para a execuo das tarefas. Criao de programas seguros: Bibliotecas com novas funes para a elaborao de programas "resistentes" s tcnicas mais comuns para quebra de segurana.

Sistemas Unix - Unidade Instrucional UNIX EM SERVIDORES Segurana de Servidores Pensando na segurana de servidores, no Unix encontramos algumas ferramentas que podem oferecer certa segurana, como por exemplo: SSL (Secure Socket Layer) Desenvolvido com o objetivo de gerar segurana e privacidade entre duas aplicaes. Com o SSL possvel que aplicaes cliente/servidor se comuniquem de forma codificada, evitando influncias externas, falsificao dos dados e escuta das informaes transmitidas.
O protocolo SSL atua entre o nvel de aplicao e transporte da arquitetura Internet. Possui duas camadas: SSL Record Protocol, que responsvel por encapsular outros protocolos de alto nvel e a SSL Handshake Protocol, que recebe os dados a serem cifrados/decifrados. Esta segunda camada responsvel pela autenticao do cliente e/ou servidor, negociao do algoritmo criptogrfico e suas chaves, antes da aplicao receber ou enviar qualquer byte de dados.

SSH (Secure Shell) Grande utilitrio para encriptao de conexes. til para evitar que hackers observem suas conexes. Prov autenticao, faz segurana em conexo de XWINDOWS e, em alguns casos, faz segurana em conexes telnet e muito mais. O SSH um sistema que utiliza autenticao criptogrfica para confirmar a identidade do usurio, e faz a criptografia de toda a comunicao entre os dois hosts. Kerberos O sistema Kerberos um sistema de autenticao, um recurso que garante que os usurios e os servios sejam de fato o que eles sustentam ser. Esse sistema no fornece nenhuma segurana adicional ou criptogrfica alm disso. PODCAST: AUDIO - UNIX Servidores

Sistemas Unix - Unidade Instrucional UNIX EM SERVIDORES Links

Documentao do AIX http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/pseries/v5r3/index.jsp?topic=/com.ibm.aix.doc/infocenter/base/aix53.htm Dicas diversas sobre Unix www.dicas-l.com.br Dissertaes e Teses do Instituto de Computao UNICAMP Autor: Joo Carlos Curti http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000346193 Site de Enciclopdia Livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Unix RIT - Revista de Informao e Tecnologia (Unicamp) http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/admsis/admsis2-1.html

SERVIDORES Fonte: http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/linux/linux8-1.html SEGURANA EM SERVIDORES http://www.rnp.br/newsgen/9711/seguranca.html

TOPO AS/400 - Unidade Instrucional INTRODUO Introduo ao AS/400 O sistema iSeries ou AS/400 uma das tecnologias IBM no mercado de computadores midrange. Ele apresenta maiores facilidades de uso e integrao de sistemas, e a continuidade da famlia de computadores da linha System 36/38. O sistema AS/400 est incorporado na arquitetura SAA da IBM, que se fundamenta em esquemas de conectividade entre mainframe, mid-range e computadores pessoais.

No mercado de midrange, alm dos iSeries ou AS/400, tambm encontramos os servidores pSeries. Voc sabe o que midrange? Clique aqui para ouvir. Os fabricantes de linhas de computadores populares midrange incluem Hewlett-Packard, IBM, e Sun Microsystems. Os computadores de hoje so quase universalmente conhecidos como servidores, para reconhecer que freqentemente oferecem/servem aplicaes para usurios finais, em computadores clientes. Eles usam um modelo computacional cliente/servidor, e em decorrncia (desde o modelo cliente/servidor desenvolvido em sistemas operacionais Unix-based), eles suportam padres melhores do que as interfaces de programao proprietrias.

AS/400 - Unidade Instrucional INTRODUO Arquitetura de Hardware AS/400 As mquinas AS/400 utilizam a arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer). A ltima gerao do AS/400 conhecida por i5 eServer, desenvolvida com a nona gerao da tecnologia dos processadores 64-bit IBM POWER5. Dependendo do modelo, capacidade de processamento e do nmero de processadores, em um nico hardware possvel particionar e integrar outros sistemas operacionais como AIX, Linux e Windows, como se fossem vrios servidores em um nico rack, compartilhando os mesmos recursos como processador, disco e memria. O AS/400 possui placa Ethernet integrada, unidades de disco e DVD integrados e tambm unidades de fita interna ou externa.

00 - Unidade Instrucional INTRODUO

ionamento Lgico

quinas AS/400 oferecem opes de gerenciamento de carga de trabalho integradas e altamente flexveis, para a implementao rpid tivos corporativos de alto desempenho. Sendo assim, um dos recursos existentes neste equipamento o particionamento lgico (LP al Partitioning).

nalmente desenvolvida para computadores de mainframe, a LPAR permite a diviso de um nico servidor em vrios servidores ou par is", totalmente independentes. Cada partio independente das operaes que ocorrem em outras parties, podendo executar sua o do sistema operacional e ter recursos de processador, memria e E/S dedicados sua utilizao exclusiva. A LPAR dinmica permite sos sejam aumentados ou reduzidos sem interrupo nas operaes.

idade Instrucional INTRODUO

400

peracional do AS/400 o OS/400 (Operating System/400).

a orientado a menus, orientado a objetos e tambm tem armazenamento de nvel nico. Em outros pontos desse curso faremo es.

i desenhado para permitir ao usurio utilizar as avanadas capacidades do sistema AS/400, providenciando um suporte total e es batch e interativas.

ar como capacidades:

igurao de dispositivos de I/O.

rana no acesso aos recursos do sistema.

as de SAVE/RESTORE.

rte comunicao.

rsos para Proteo dos Dados (Mirror, Raid 5, Replicao de Dados).

cionamento Lgico.

ao do sistema pelo Operations Navigator (recursos grficos).

rte a bancos de dados pelo DB2/400 Universal DataBase, para disponibilizar rpida recuperao de informaes.

rte ao desenvolvimento de aplicaes On-line.

e Index search.

rte ao manuseio de mensagens.

duling de jobs.

idade Instrucional INTRODUO

400

uma mquina proprietria. Este um conceito que se diferencia de um sistema aberto nos seguintes aspectos:

stema Operacional o

Sistemas Abertos Hardware: HP, Intel, IBM... Sistema Operacional: Sun Solaris, AIX, HP UX, Windows... Banco de Dados: Oracle, Sybase, DB2... Softwares: Qualquer, desde que seja validado com o ambiente...

BM

eracional: IBM

ados: IBM

Empresas Certificadas

stemas abertos no existe dependncia entre fornecedor de hardware e fornecedor de software. Ao contrrio disso, o OS/400 permit wares e bancos de dados da IBM (ou certificados por ela), o que garante a compatibilidade para todos os softwares executados no ser

e explorar os demais aspectos do AS/400: oua os comentrios em udio e faa as leituras complementares e atividades. Assi orama desta plataforma. AUDIO - AS400 Introduo

idade Instrucional ORIENTAO A OBJETOS objetos

tudo aquilo que existe no sistema operacional, que pode ser criado, armazenado e recuperado.

etos devem possuir um nome, um tipo, uma localizao e devem estar armazenados no sistema.

me dever ter at 10 caracteres (atribudo a programas ou arquivos). o identifica a funo desse objeto. alizao dos objetos realizada por uma biblioteca (library).

idade Instrucional ORIENTAO A OBJETOS

racional orientado a menus

ermite executar todos os comados do sistema operacional atravs de menus. possivel realizar desde um IPL (Initial Program a um boot em seu micro) at a criao de um usurio atravs de menus.

s usurios podem executar todos os comandos, menus e opes dos menus, pois os usurios so divididos em classes, e as cla o nvel de acesso ao sistema. Tela de um OS/400 em uma viso de administrador

idade Instrucional ORIENTAO A OBJETOS

o de objetos (hierarquia)

formado anteriormente, tudo o que pode ser armazenado e recuperado no sistema considerado um objeto. Este, por sua vez mediante sua localizao (library - biblioteca). As libraries podem ser consideradas diretrios para todos os outros objetos do el a existncia de mais de uma library com o mesmo nome, dentro de um sistema.

etos devem existir dentro de libraries.

m objeto usado para agrupar objetos relacionados, e tambm para permitir a localizao de um objeto pelo seu nome. Podem ordo com critrios, tais como segurana, backup, requisitos de processamento, etc. Por exemplo, todos os arquivos do sistem amento podem residir numa nica biblioteca, de acesso restrito aos usurios autorizados.

idade Instrucional ORIENTAO A OBJETOS

o de objetos (hierarquia)

A QSYS a principal library do sistema, como um diretrio raiz.

A library QSYS referencia todas as outras libraries do sistema, sendo a nica biblioteca do sistema que pode conter outras bibliotecas. Podemos considerar a hierarquia (classificao) das libraries como sendo de:
o o o

Sistema - Organizam informaes necessrias para o sistema executar suas tarefas. Usurio - Organizam os objetos dos usurios (fornecidas pela IBM e as criadas pelo usurio). Produto - Contm os programas licenciados e seus objetos relacionados.

AS/400 - Unidade Instrucional ORIENTAO A OBJETOS Objetos e Gerenciamento de Objetos Existem mais de 80 tipos de objetos. A seguir, voc v alguns deles:

CMD - Definio de Comando DEDV - Device Description FILE - Arquivo JOBD - Job Description JOBQ - Job Queue LIB - Biblioteca PGM - Programa MSGQ - Message Queue USRPRF - User Profile SBSD - Subsystem Description

Objetos do Sistema Operacional geralmente comeam com a letra Q; dessa forma, no recomendado que sejam criadas Libraries e User Profiles iniciando com essa letra. A arquitetura orientada a objetos da mquina fundamental para a execuo das funes oferecidas pelo AS/400. Cada tipo de objeto no ambiente AS/400 tem um nico propsito dentro do sistema.Cada tipo de objeto tem um conjunto de comandos associados, que permite processar seus objetos. A arquitetura orientada a objetos prov a base comum para manusear de forma eficiente as informaes e servios no sistema. Todos os objetos so passveis de gerenciamento. Isso feito atravs de , funes de gerenciamento, dentre as quais podemos citar: funes de criao, atualizao e deleo de objetos por nome, sem a necessidade de especificar a localizao fsica destes objetos. O nmero de objetos contidos numa library e o nmero de libraries no sistema so limitados somente pela quantidade de espao em disco disponvel. PODCAST: AUDIO - AS/400 Orientacao a Objetos
AS/400 - Unidade Instrucional SEGURANA Segurana Os sistemas informticos so cada vez mais o suporte bsico de qualquer negcio, pois so a eles que se confiam, dentre outros aspectos fundamentais, o armazenamento e tratamento dos dados, os sistemas de comunicao etc.,. Juntos, eles asseguram o bom funcionamento da Organizao; contudo preciso considerar que esses sistemas esto sujeitos a riscos: desde acessos indesejveis e aes mal intencionadas, at a destruio de informaes, intencional ou acidental.

de suma importncia, para toda e qualquer Organizao, ter um modelo de segurana adequado, para evitar a exposio a tais riscos, com suas conseqncias potencialmente muito graves. Em termos conceituais, preciso que a segurana garanta a disponibilidade da informao, e sua proteo quanto a acessos indesejveis e de aes no previstas que possam danificlas, falsific-las ou desvirtu-las. Tendo isto em mente, o sistema AS/400 possui a segurana reforada. Parte dela incrementada em microcdigo, para melhor performance da mquina. Existem alguns nveis de segurana em um sistema AS/400, que so abordados nesse curso.

AS/400 - Unidade Instrucional SEGURANA Segurana Um dos focos da segurana no AS/400 controlar o acesso ao sistema, aos seus recursos, dados e funes. Sua chave de segurana o planejamento. A segurana efetiva depende do estabelecimento de normas para toda a instalao. tambm muito importante que se crie um planejamento fsico de segurana, pois um aspecto ao qual nem sempre dada a devida ateno, seja por negligncia ou por desconhecimento do risco. preciso definir tambm qual informao o sistema deve armazenar, quem precisa acessar essa informao e que tipo de acesso requerido. Considerando a segurana fsica podemos citar como exemplo: onde colocar a mquina, onde colocar cada workstation e impressora, como proteger o sistema de queda de energia ou incndio.

AS/400 - Unidade Instrucional SEGURANA Aspectos de Segurana Dentre os aspectos de Segurana podemos encontrar:

Segurana Fsica User Profiles Password Menu / Programa Segurana dos Recursos de Sistema System Value (So variveis do sistema para configurar o ambiente, onde algumas so efetivadas aps o IPL, o programa de carga inicial do sistema).

AS/400 - Unidade Instrucional SEGURANA Perfis de Usurio User Profiles As User Profiles so parte importante da segurana do sistema, e so usadas para identificar seus usurios. Elas dizem ao sistema quem pode efetuar Sign On e que funes o usurio pode executar nos recursos do sistema aps o Sign On.

AS/400 - Unidade Instrucional SEGURANA Autoridades e Classes de Usurios No sistema AS/400, necessrio ter privilgios especiais para executar certas funes de administrao de sistema e de segurana. Autoridades especiais permitem a determinados usurios administrar certas funes de controle do

sistema, tais como salvar arquivos, controlar job's dos usurios, criar user-profiles, etc. A autoridade especial que for especificada na definio da classe do usurio determina que operaes de controle do sistema e quais opes do menu o usurio poder acessar. As classes de usurios definem que tarefas o usurio pode executar e so definidas/configuradas na User-Profile. H cinco classes de usurio que esto numa estrutura hierrquica. As classes representam autoridades diferentes que sero atribudas ao usurio dentro do sistema, tambm afetando as opes mostradas nos diversos menus do sistema. Estas classe so:

USER SECOFR SECADM PGMR SYSOPR

Usurio Final Security Officer Security Administrator Programador Operador do Sistema

Se nenhuma classe especfica de usurio fornecer as autoridades especiais requeridas, estas podero ser especificadas diretamente, de acordo com as necessidades do usurio. AS/400 - Unidade Instrucional SEGURANA Autoridades e Classes de Usurios As autoridades especiais so definidas na user-profile atravs da especificao da "Special Authorities", parmetro da user-profile. As autoridades especiais no so hierrquicas.

ALLOBJ Permite o acesso ilimitado a todos os objetos. SECADM Permite a administrao de User-Profiles. SAVSYS Permite executar tarefas de Save e Restore do sistema. JOBCTL Permite a manipulao de Job Queues e Subsistemas. SPLCTL Permite o controle de funes de Spool. SERVICE Permite as funes de servio, requeridas por um usurio de assistncia tcnica, por exemplo. AUDIT Permite executar funes de auditoria no sistema. A auditoria pode ser em nvel de objeto ou usurio. IOSYSCFG Permite alterar configuraes no sistema, do tipo INPUT/OUTPUT (I/O).

Na demonstrao a seguir, voc poder visualizar as diferenas entre a autoridade de um perfil Administrativo e de um perfil de Usurio final. AS/400 - Unidade Instrucional SEGURANA Autoridades e Classes de Usurios A autoridade especfica a autoridade atribuda a um usurio para acessar um objeto especfico. A autoridade sobre um objeto permite ao usurio executar operaes como mover ou renomear, controlar a existncia e usar os dados contidos no objeto. Esta autoridade independente da classe a que pertence o usurio.

ALL Todos os privilgios ao Objeto e aos Dados. CHANGE Privilgio de operar o Objeto e todos os privilgios para os Dados. USE Permisso para leitura dos dados. EXCLUDE Nenhuma autoridade sobre o Objeto.

H outros tipos de autoridades como, Lista de Autorizao, Group Profile e Autoridade Adotada, porm no sero

abordadas neste mdulo bsico. PODCAST: AUDIO - AS/400 e Segurana

AS/400 - Unidade Instrucional GERENCIAMENTO DE TRABALHO Gerenciamento de Trabalho O OS/400 inclui um ambiente de gerenciamento, a partir de onde todo o trabalho executado no sistema submetido, atravs das funes de gerenciamento de tarefas. Este gerenciamento de tarefas suporta jobs interativos, batch e de comunicao. (o tema jobs abordado em outro ponto deste curso). O ambiente de gerenciamento de tarefas do sistema operacional (OS/400) pode ser customizado/definido pelo prprio usurio.

AS/400 - Unidade Instrucional GERENCIAMENTO DE TRABALHO Subsistemas Subsistemas um ambiente de processamento pr-definido, atravs do qual o sistema coordena o fluxo de tarefas e utilizao de recursos. O sistema pode conter diversos subsistemas, todos operando de forma independente e compartilhando recursos. As caractersticas de execuo de um subsistema so definidas em um objeto (j definido anteriormente). O objeto que agrupa tais caractersticas chamado "Subsystem Description". Este objeto define que jobs podero ser executados no subsistema e se so interativos ou batch. Dependendo das necessidades, os usurios podem criar seus prprios subsistemas. A configurao de subsistemas permite um controle mais refinado sobre as operaes do sistema operacional. Adicionalmente aos subsistemas fornecidos pela IBM, o programa OS/400 tambm permite ao usurio copiar e modificar os subsistemas existentes, ou criar novos subsistemas para atender requisitos especiais de processamento.

AS/400 - Unidade Instrucional GERENCIAMENTO DE TRABALHO Jobs O Job um conjunto de aes de processamento, numa seqncia que o usurio deseja executar. cada unidade de servio executada num determinado subsistema. Cada Job tem um conjunto de atributos. Diferentes conjuntos de atributos so necessrios para atender as caractersticas de cada job em particular. Tendo em vista que a especificao de todos os atributos de um job a cada execuo uma tarefa tediosa, o programa OS/400 suporta um objeto chamado "Job Description", no qual os atributos podem ser previamente definidos. O sistema previamente instalado com Jobs Descriptions defaults para jobs interativos, jobs de spools e job batch. Estes atributos podem ser modificados em funo das necessidades de processamento destes jobs. As formas de processamento de um job podem ser:

Interativo: Jobs interativos so todos que requerem uma resposta imediata do sistema (como se fosse uma conversa ao telefone);

Batch: Jobs batch consistem em uma seqncia de instrues que, aps serem processadas, apresentaro uma resposta de trmino e um resultado (como se fosse uma conversa via e-mail).

AS/400 - Unidade Instrucional GERENCIAMENTO DE TRABALHO Jobs Cada job identificado no sistema por um nmero atribudo pelo sistema / nome do usurio / nome do job (batch) ou identificao da estao de trabalho (interativo). Na seqncia, os tipos de jobs:
o o o

Jobs de spooling: controlam as filas de impresso. Jobs Interativos: so jobs iniciados quando o usurio executa o signon e trabalha via linha linha de comando. So finalizados automaticamente ao executar o signoff. Jobs Batch: so jobs submetidos pelo usurio atravs do comando SBMJOB. So executados em uma job queue, que determinar o controle de execuo do job quando houver recursos disponveis no sistema. Job Queue: uma fila de jobs batchs a serem processados. O sistema inicia o processamento de um job de uma job queue considerando a prioridade da job queue e do job a ser processado, de acordo com os recursos disponveis no sistema. Jobs do tipo autostart ou prestart: so jobs iniciados automaticamente junto com um subsistema.

AS/400 - Unidade Instrucional GERENCIAMENTO DE TRABALHO Mensagens So o meio de comunicao do sistema. Atravs delas, o operador informado de tudo o que acontece no sistema, podendo lidar com as condies de erros ou outras anormalidades que podem ocorrer no processamento: trmino de job, abend de job, falha do sistema/aplicativo/hardware, comunicao entre usurios etc.

As mensagens so enviadas sempre para uma determinada MESSAGE QUEUE, que um repositrio de mensagens (um objeto separado do sistema). Uma mensagem enviada para uma fila de mensagens pode permanecer nela at que seja explicitamente manuseada por um programa ou por uma workstation do usurio.
Na demonstrao a seguir, voc poder ver uma mensagem do sistema, recebida em tempo real pelo usurio, e como ela pode ser desdobrada em uma srie de textos que o auxiliam a tomar uma ao em relao quela mensagem.

PODCAST: AUDIO - AS400 Gerenciamento de Trabalho


TOPO

AS/400 - Unidade Instrucional OPERAO DO SISTEMA Operao do Sistema O sistema AS/400 foi desenhado para possibilitar a mxima facilidade de utilizao para seus usurios. Com este intuito, o sistema operacional manuseia muitas funes automaticamente, ou com um mnimo de interveno do usurio. Dentre as operaes do sistema que podemos realizar, citamos algumas:

Initial Program Load (IPL); Backup e Restore; Impresso; Gerenciamento de Tarefas; Gerenciamento de Problemas; Respostas s mensagens do sistema; Manuteno e limpeza do sistema;

Atualizaes do sistema operacional.

A execuo destas tarefas facilitada atravs do uso dos diversos menus do sistema. Em particular, no caso de operao do sistema, o menu "Operational Assistant" poder auxiliar o usurio.

idade Instrucional OPERAO DO SISTEMA Sistema

ativa utilizao do menu "Operational Assistant", os comandos para a execuo destas mesmas tarefas podero ser enviado s. Ou ainda de forma automtica, atravs do uso de programas na linguagem CL. A Linguagem de Controle a linguagem oferece ao usurio a possibilidade de executar comandos do sistema atravs de uma interface de comandos.

ao de comandos CL, possvel controlar as funes do sistema operacional OS/400. Embora haja cerca de 700 comandos n L, ela se torna intuitiva com pouca experincia, o que facilita o uso de seus comandos. Como alternativa utilizao do men Assistant", os comandos para a execuo destas mesmas tarefas podero ser enviados via linha de comandos. Ou ainda de fo atravs do uso de programas na linguagem CL. A Linguagem de Controle a linguagem do sistema AS/400, que oferece ao e de executar comandos do sistema atravs de uma interface de comandos.

ao de comandos CL, possvel controlar as funes do sistema operacional OS/400. Embora haja cerca de 700 comandos n L, ela se torna intuitiva com pouca experincia, o que facilita o uso de seus comandos.

m a ferramenta Navigator, que disponibiliza funes de operao do sistema via tela grfica.

m a ferramenta Navigator, que disponibiliza funes de operao do sistema via tela grfica.

Abordaremos a seguir duas importantes operaes do sistema, ainda no comentadas especificamente:

AS/400 - Unidade Instrucional OPERAO DO SISTEMA IPL

Podemos resumir IPL como sendo ligando e desligando o equipamento. IPL (Initial Program Load) no AS/400, os programas do sistema operacional so carregados para a memria e so verificad ardware; ocorre limpeza na memria temporria e reconhecimento de novos devices que foram conectados. A tela de signon console, aps o trmino do IPL. Seguem os tipos de IPL:

o assistido (unattended): a forma normal e mais fcil de executar IPL. executado atravs de comando no sistema operaci requer acompanhamento ou intervenes no sistema; nual (attended): um IPL que permite alteraes na configurao do sistema durante a reinicializao. bem mais demorado feito somente quando houver necessidade, e deve ter acompanhamento do operador;

O IPL automtico ocorre somente em circunstncias especiais, como interrupo de energia.

AS/400 - Unidade Instrucional OPERAO DO SISTEMA Backup e Restore

cessrio desenvolver um plano de backup para proteger seus dados de falhas do sistema, tais como crash de disco ou falta de energia. de um procedimento planejado de backup fundamental para qualquer estratgia de recuperao do sistema.

objetivo desse planejamento garantir que, aps a ocorrncia de uma falha qualquer, exista informao suficiente para recuperar o si jamento tpico deve envolver a cpia das bibliotecas (libraries) que so atualizadas diariamente, e a execuo de um backup completo mensalmente.

ados podem ser salvos para fita ou para um objeto chamado Save File. O Save File um tipo de arquivo especial para receber objetos ele criado no prprio disco do AS400.

00 - Bibliografias e Links

conhecer mais sobre o AS/400 e a plataforma iSeries da IBM, sugerimos os links a seguir:

na oficial da plataforma iSeries: (em ingls) /www-03.ibm.com/systems/i/

es Information Center /publib.boulder.ibm.com/iseries/v5r2/ic2980/index.htm

pilao de documentos PDF sobre a srie: /publib.boulder.ibm.com/iseries/v5r2/ic2980/info/rzahgicprinttoc.htm

s, F.G. (1997). Inside the AS/400. Makron Books.

iente Mainframe - Unidade Instrucional INTRODUO

duo ao Ambiente Mainframe

ainframe um sistema de computao de vis centralizado, utilizado no processamento de grandes volumes de informaes, p urios ao mesmo tempo. Cada um deles tem a sensao de estar sozinho no sistema, mas seus privilgios so estritamente co s da implementao de metodologias e bons produtos de gesto do sistema. Por essas caractersticas, so muito usados em a rciais e grandes empresas (bancos, empresas de aviao, industrias, etc.).

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional INTRODUO

imento e evoluo

omputadores modernos surgiram em meados da dcada de 40, impulsionados pelo esforo blico, especialmente norte-americ o (no mdulo de Conceitos voc encontrar mais informaes histricas). Em 1964, a IBM apresentou o System/360, o maio poca. Empresas como a HP e a Burroughs (atual Unisys) tambm lanaram seus modelos de mainframe, com foco em suas a rciais. 0 de junho de 1970, a IBM lanou a srie System/370, mantendo a compatibilidade reversa com o S/360, facilitando a migra ao pelo mercado. Esse sistema contava com performance aprimorada, capacidade-padro para processamento dual, suporte ria virtual e aritmtica de 128 bits em ponto flutuante. A Burroughs, por sua vez, lanou as mquinas de terceira gerao, B sucedidas pela srie 700: B-3700 e B-6700.

m da dcada de 70, ao mesmo tempo em que cresciam os sistemas destinados s grandes corporaes, comearam a surgir s inas de menor porte, destinadas a clientes menores: a IBM lanou o /3 , e a Burroughs, a srie B-170. Posteriormente, o B-7 inas de quarta gerao, cujo software bsico era escrito em MIL (Micro Implemented Language) e SDL(Software Developme uage). Foram as primeiras mquinas Burroughs microprogramveis, o que lhes dava uma flexibilidade mpar. Estas mquina io do uso de circuitos integrados com tecnologia TTL, de integrao em mdia escala (MSI).

mente a IBM produz quatro verses de mainframes, denominados System zSeries, que modernizados, suportam diversos sist cionais: z/OS, z/OS.e, z/VM, z/VSE, VSE/ESA, TPF, z/TPF e Linux on System z.

ma forte tendncia de crescimento para este setor, contando com as novas verses do Cobol (principal linguagem usada nos M mbientes grficos.

iente Mainframe - Unidade Instrucional INTRODUO

cipais Caractersticas

frames podem processar mltiplos sistemas operacionais, executando diversas mquina virtuais simultaneamente. Por exem nica mquina fsica pode ter diversos servidores virtuais, executando os sistemas z/OS, z/VM, z/VSE, Linux e at mesmo ows. Um nico Mainframe pode substituir dezenas de servidores pequenos, reduzindo custos de gerenciamento e administra

caracterstica facilita o crescimento de processamento (a chamada escalabilidade, ou scalability), e oferece maior confiabilid bility): os Mainframes no travam; um servidor virtual pode ser espelhado por outra mquina virtual; a demanda pode ser mica e confiavelmente distribuda entre diversos servidores virtuais etc.

iente Mainframe - Unidade Instrucional INTRODUO

estamos falando aqui do que conhecido como RAS. Esse o acrnimo para Reliability, Availability e Serviceability, uma terstica dos computadores mainframe. RAS um conjunto de atributos relacionados, que so considerados durante o seu pro cao, venda e utilizao. Esse termo foi introduzido pela IBM para definir especificaes nos seus mainframes e originalmen ado somente ao hardware. Atualmente RAS tambm referenciado para software, rede e programas de aplicao, etc.

ceability um termo muito importante ao se falar de Mainframes, e no tem uma traduo direta em portugus. Refere-se bilidade dessas mquinas na anlise de eventuais problemas e implementao de solues, baseando-se nas informaes que e oferecer sobre seu funcionamento. Os Mainframes possuem uma extensa e completa documentao, e so capazes de reporta a preciso diversas dimenses de seus problemas de funcionamento. Isso permite um grau extremo de controle sobre sua oper

contribui para que sejam insubstituveis em aplicaes crticas.

iente Mainframe - Unidade Instrucional INTRODUO

ualizao:

alizao diz respeito ao processo de esconder uma realidade fsica atrs de um dispositivo virtual, com o qual se interage. I significar desde um conjunto de 10 discos diferentes, enxergados pelo usurio como um nico dispositivo de armazenamento o de uma nica mquina fsica em diversos servidores virtuais, percebidos como mquinas isoladas. ainframes (por exemplo os IBM zSeries e System z9) oferecem trs nveis de virtualizao:

es Lgicas (LPARs, via a facilidade PR/SM): primeiro nvel de virtualizao, que fornece a infra-estrutura lgica para um al, alocando recursos de armazenamento, processamento etc.; uinas virtuais (via o sistema operacional z/VM): sistemas operacionais completos, sendo executados em uma LPAR, tal com esse isolados em uma mquina prpria, e no ocupando uma regio de um Mainframe; nceamento de carga de servio (atravs do sistema operacional z/OS): se configurado para isso, um Mainframe pode balanc servidores virtuais, evitando problemas decorrentes de overload e melhorando a experincia dos usurios desses servidores.

ade Instrucional INTRODUO

X Supercomputadores

eiro momento, podemos achar que Mainframes so super computadores. Porm existe uma clara diferenciao entre as dua , os chamados Supercomputadores e os Mainframes. Os supercomputadores so mquinas utilizadas na soluo de problema lculo crtico. Os Mainframes so utilizados em tarefas que exigem alta disponibilidade e envolvem alta taxa de transfer nos ou externos ao sistema).

-os em termos de suas caractersticas, temos:

Supercomputadores Os supercomputadores so mais complexos do ponto de vista do programador, devido ao alto grau de paralelismo na execuo das instrues, eventualmente em diferentes processadores. Os supercomputadores so otimizados na utilizao do recurso memria. Os supercomputadores so utilizados em aplicaes cientficas e militares.

Mainframes Nos mainframes no existe a necessidade do programador se preocupar com estas questes, pois elas so delegadas aos subsistemas. Os mainframes so otimizados na utilizao de I/O (entrada e sada de dados). Os mainframes so voltados para aplicaes comerciais. (embora certas aplicaes militares exijam um nvel de segurana muito alto, que uma forte caracterstica dos mainframes). Os mainframes realizam uma grande variedade de tarefas de execuo diria.

Complexidade

Uso de recursos

Aplicaes

Aplicaes

Os supercomputadores atendem uma finalidade especfica.

Compatibilidade

Os supercomputadores tendem a ignorar verses anteriores. As tarefas executadas pelos supercomputadores toleram interrupes (por exemplo, clculos de modelos de previso de aquecimento global ou pesquisa acadmica).

O mainframes tem alta compatibilidade; Os mainframes executam tarefas que exigem alta disponibilidade, podendo executar servios continuamente por anos (por exemplo, sistemas de emisso de passagens areas ou processamento de cartes de crdito). Os mainframes possuem um grande nmero de processadores auxiliares, que trabalham conjuntamente com os processadores centrais.

Disponibilidade

Processadores

Os supercomputadores no incluem processadores de uso especfico.

Mainframe - Unidade Instrucional INTRODUO

e performance

unidade de medida de desempenho dos processadores de Mainframes o MIPS (milhes de instrues por segundo, Millions Per Second).

utilizados como unidades de medida de velocidade de processamento: l instrues por o segundo. ho de operaes por segundo.

tempo de execuo das tarefas enviadas ao Mainframe a sua performance final, que aquilo que importa - temos duas dife

o de sala tempo total gasto para execuo dos aplicativos envolvidos. o de CPU tempo total de processamento de memria para o aplicativo.

se 2.000 tarefas forem enviadas a um Mainframe, o tempo de sala pode ser de dois dias, por incluir I/O, gravaes, impresses etc.. Po amente dedicado a estas tarefas pela CPU da mquina (processamento de memria) poder ser muito inferior, de apenas um dia.

PODCAST: AUDIO - Mainframe Introduo

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional AMBIENTE MAINFRAME - HARDWARE E SOFTWARE O Hardware de um Sistema de Grande Porte:

O hardware de um Mainframe bastante diferente, em sua capacidade e forma final, ao de um microcomputador. M nvel mais abstrato, eles apresentam semelhanas: ambos tm CPUs, canais de comunicao, perifricos etc.. Considerando um Mainframe, seus principais componentes de hardware so:

CPUs, que so as unidades centrais de processamento, como por exemplo, o 9672 e 2084, da famlia zSeries; Canais, que permitem a conexo da CPU com outros equipamentos; Unidades de controle, componente ao qual a CPU delega a responsabilidade pelo I/O (entrada/sada de dados), fazen entre o canal e o equipamento perifrico (por exemplo as impressoras 3274) Perifricos (I/O devices) o Vdeo, como por exemplo os 3278; o Impressoras; o Discos, como os 3380, 3390, Shark e DS8000; o Unidades de fita, por exemplo, as 3420; o Unidades de cartucho, como as 3480, 3490, 3592 e VTS.

A ilustrao a seguir representa esses elementos:

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional AMBIENTE MAINFRAME - HARDWARE E SOFTWARE O Software de um Sistema de Grande Porte: Software Softwares so todos os programas e instrues instalados em um computador, seja ele um mainframe, seja um

microcomputador. Os softwares se compem de um grupo de instrues que atendem a diversas funes: so cd simples, que executam pequenas funes dentro de um programa mais complexo.

O software bsico de um Mainframe seu Sistema Operacional, sobre o qual so executados dois grandes grupos programas: os Sub-Sistemas e as Aplicaes. Esses dois grupos so bem diferentes entre si: os subsistemas atend sistema operacional, voltados para suas funes bsicas. As aplicaes ou programas aplicativos - por sua vez, ao usurio e s suas necessidades de trabalho. Esta estrutura est representada a seguir:

Atendem s necessidades tcnicas, formam a infra-estrutura essencial ao trabalho.


Atendem aos usurios e s necessidades de negcio, permitindo o uso especfico dos recursos do Mainframe.

Voc tambm v que os softwares aplicativos podem ser online ou batch: Online: so as tarefas executadas em tempo real Batches: so as tarefas enfileiradas, cuja execuo no acontece naquele momento, e que ficam progr no sistema.
Vamos agora tratar desses elementos do Mainframe, cada um deles:

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional AMBIENTE MAINFRAME - HARDWARE E SOFTWARE Sistema Operacional

O Sistema Operacional o principal conjunto de rotinas e programas para controle do computador e dos servio realizando a interface entre o hardware e o software. De forma anloga ao Linux ou Windows, para microcomputadores, ou o Palm/OS, de palmtops, o Mainframe utiliza um Sistema Operacional para controlar to funcionamento do sistema. Existem diversos SOs para Mainframes:

MVS Multiple Virtual Storage VM Virtual Machine z/OS zero-downtime/Operating Sytem

z/VM zero-downtime/Virtual Machine

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional AMBIENTE MAINFRAME - HARDWARE E SOFTWARE Console de Sistema

As Consoles do Sistema permitem a comunicao entre os usurios e a mquina. Elas recebem, em tempo real, a mensagens do Sistema Operacional, e possibilitam ao seus operadores o envio de comandos ao sistema.

Na prtica, isso significa que atravs das consoles que o trabalho do sistema controlado. As consoles podem fsicas (computadores diretamente ligados ao mainframe) ou terminais virtuais, executados em mquina remotas elas podem controlar aplicaes e subsistemas, mas apenas uma pode controlar o hardware do Mainframe: a Con Master.

H somente uma Console Master em cada sistema, com autoridade mxima sobre o Mainframe. Ela s utilizad eventualmente, para configurar e/ou selecionar uma configurao da mquina parties virtuais, processadores etc.. As demais consoles, so utilizadas para tarefas rotineiras, como executar jobs, lidar com dispositivos e cont sistemas. ITIL - Unidade Instrucional AMBIENTE MAINFRAME - HARDWARE E SOFTWARE LPAR (Logical Partition)

Desenvolvido originalmente para computadores mainframe, o recurso das parties virtuais permite a diviso de nico computador em vrios computadores virtuais", totalmente independentes.

A ilustrao acima indica que uma nica mquina fsica (um Mainframe 2084, por exemplo) usand particionamento lgico, pode ter instalados diversos Sistemas Operacionais, um em cada LPAR. Um determinada tarefa pode ser realizada por um servidor virtual MVS, enquanto outra, por um servidor L uma terceira, por um servidor NT, e assim por diante. Voc pode conhecer mais sobre as LPARs na uni Software deste mdulo de Mainframes. PODCAST: AUDIO - Mainframe / HW-SW Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SOFTWARES APLICATIVOS E O SISTEMA VM Aplicaes On-Line

Nas aplicaes on-line, o usurio interage diretamente com a aplicao (programa) atravs de um terminal de v a entrada de dados, sua verificao e execuo pela mquina (o processamento e a sada) acontecem em tempo ou seja, na presena do usurio. Para execuo de uma aplicao on-line so necessrios o usurio, um front en

(terminal de vdeo), um arquivo ou banco de dados, o processador (e memria) e a rede, que possibilita a liga os diversos equipamentos.

As aplicaes on-line so subordinadas a um software gerenciador de aplicaes on-line, como o CICS ou o IMS (chamamos estes softwares de apoio ao sistema operacional de subsistemas). A rede no ambiente Mainframe utiliza o subsistema VTAM com o protocolo SNA, sobre os quais voc pode ter mais informaes nesse mdulo. Um exemplo prosaico de aplicao online uma consulta de extrato bancrio feita em um caixa eletrnico, ou um saque feito nesse caixa.

A demonstrao a seguir aborda uma transao online

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SOFTWARES APLICATIVOS E O SISTEMA VM Aplicaes Batch

Nas aplicaes batch, o usurio no interage diretamente com a aplicao durante o processamento: isto quer diz o processamento das informaes (entrada de dados, processamento e sada) acontece conforme um plano gerad antecipadamente (schedule batch OPC), e no em tempo real.

Um exemplo de uma tarefa batch a programao de pagamento de uma conta, na qual indicada uma data futura para a execuo daquela tarefa: quando esta data chegar, o subsistema disparar sua execuo, e enviar uma resposta ao usurio (um comprovante de pagamento, por exemplo). Com base numa data e hora programadas (ou atravs de um comando submit feito pelo usurio atravs de um terminal, utilizando o subsistema TSO) as tarefas batch so agendadas para execuo futura. Esto sempre subordinadas a um software gerenciador de aplicaes batch, como o JES2 ou JES3.

Aplicaes batch normalmente tm um alto ndice de I/O, processando e trafegando grandes volumes de informao

Voc pode ver esses conceitos na prtica, na demonstrao a seguir.

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SOFTWARES APLICATIVOS E O SISTEMA VM VM (Virtual Machine) - Mquinas Virtuais

VM (Virtual Machine) um sistema operacional IBM, que faz a subdiviso de uma mquina fsica em vrios sist virtuais. Sua gesto de recursos simula, para cada usurio, um sistema de computao completo uma Mquina

As ilustraes acima mencionam um grande nmero de elementos do VM. Os principais esto descri seguir:

CMS (Conversational Monitor System) Subsistema gerenciador interno de comunicao do ambiente VM, desenvolvido para explorar ao mx VM.

CP (The Control Program) Componente do VM responsvel por iniciar o sistema operacional, alm de ser o mediador entre o Sis Operacional e o Hardware. Esse subsistema tem comandos prprios, e est debaixo de qualquer siste operacional rodando sobre o VM.

GCS (Group Control System) Subsistema de Controle do Grupo, componente do VM responsvel por gerenciar servios relacionados

# RSCS (Remote Spooling Communication Subsystem) Responsvel por transferncias de dados entre usurios e os sistemas remotos. Controla tambm impre remotas.

# PVM (Pass-Through VM) Permite que um usurio de VM acesse outro VM sem passar pela rede, de forma direta (VM VM

# VTAM Responsvel pelo acesso dos usurios de VM que esto ligados rede SNA.. Possibilita a comunicao VM e diferentes sistemas operacionais. Controla CTCAs (Channel to Channel Adapter). # AVS Responsvel pela comunicao entre o VM e aplicaes em outros sistemas. RACFVM (Resource Access Control Facility VM)

Mquina na qual est sendo executado o produto RACF, responsvel pela segurana do sistema, gerenciando o ao sistema e aos seus recursos.

PODCAST: AUDIO - Mainframe Aplicativos VM


TOPO

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS Os Subsistemas

Os subsistemas esto para o ambiente Mainframe assim como os processos esto para o Windows. So programas q executam, sob o comando do sistema operacional, uma srie de funes:

controlam o processamento de informaes; gerenciam as comunicaes dos usurios, com o mainframe e entre si; os bancos de dados, os perifricos, e demais dispositivos do ambiente.

Pode-se dizer que os subsistemas so os braos do sistema operacional, que vo oferecer aos usurios e softwares ap infra-estrutura de processamento, armazenamento e comunicao de que eles necessitam. Todos os softwares aplica ambiente Mainframe se apiam em subsistemas para seu funcionamento. Nessa unidade, voc conhecer alguns dos subsistemas mais freqentes. Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS JES2 / JES3 (Job Entry Subsystem) Possibilita a execuo de funes bsicas do sistema, gerenciando o processamento batch:

Faz a gerncia de recursos antes e depois da execuo do job recebe jobs no SO faz schedules para SO Controla sadas do processamento.

Seu principal objetivo de fazer o melhor uso possvel dos recursos do sistema ao processar os trabalhos: o JES gar recursos de entrada e de sada para jobs, controla a utilizao de processadores e armazenamento, libera todos os rec usados pelos jobs j finalizados e os disponibiliza para novos jobs. A comunicao entre diferentes sistemas em uma a troca de jobs, feita pelo NJE/RJE, um subsistema cuja arquitetura de rede pode ser SNA ou BSC. As informaes de entrada e sada do JES so gravadas em uma rea de disco chamada Spool. A gesto apropriada do spool um fator crucial no desempenho de todo o sistema JES: um spool muito grande pode degradar o desempenho do sistema como um todo, influindo no funcionamento de aplicaes e de outros subsistemas.

Na gesto do spool, as funes de busca so muito relevantes. Diversos produtos podem fazer a pesquisa por jobs ou (sadas do sistema): no JES2 utilizado o SDSF, enquanto que no JES3, so usados os aplicativos EJES ou Flasher. Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS TSO (Time-Share Option)

Este software o meio de acesso da maioria dos usurios ao sistema, possibilitando a utilizao de aplicativos e de s como o ISPF e SDSF (que tambm so mencionados nessa unidade). Quando alocamos um usurio do TSO, o sistem recursos para esse usurio, o que permite que ele se sinta sozinho na mquina. Tambm contabiliza a atividade e a u dos diversos subsistemas disponibilizados, contribuindo para o monitoramento do sistema.

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS ISPF / PDF (Interactive System Productivity Facility / Program Development Facility)

Produto para ser utilizado sob o TSO, que facilita a gerao e manuteno de arquivos (ferramenta de trabalho editor). Sup cheia, permite o avano e retrocesso de telas, deslocamento para a direita ou esquerda da tela. Permite o trabalho alternado telas. Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS SDSF (Spool Display and Search Facility)

Desenvolvido para ser utilizado sob TSO, facilitando o monitoramento do sistema operacional. Permite o gerenciamento onli do JES2, e o acesso ao log da console, possibilitando ainda o envio de comandos na console.

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS JCL (Job Control Language) uma linguagem que possibilita que um programa se comunique com a mquina.

(Programa <= JCL => Hardware). Quando um programa submetido para execuo no sistema, ele passa a ser cha job, e deve ser construdo usando-se a linguagem JCL.

Ento no JOB que esto as informaes necessrias para que os dados sejam processados. uma unidade de servi submetido ao sistema. Consiste de um ou mais steps. Um JOB formado por trs comandos (cartes) principais:

Comando (carto) JOB - Informa, entre outras coisas, o nome do job. Comando (carto) EXEC -Informa, entre outras coisas, o nome do programa que ser executado, e o primeiro cart procedure. Comando (carto) DD -Informa, entre outras coisas, o nome dos data sets/arquivos que sero lidos/gravados o qual um arquivo a ser utilizado no programa(step).

Em um job podemos ter vrios cartes EXEC, vrios cartes DD, porm apenas um carto JOB.

TOPO

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS CICS (Customer Information Control System)

O CICs um produto IBM que gerencia e controla o processamento de transaes online: seqncias de atividades, por programas de aplicao, que permitem acesso a informaes que esto armazenadas em um banco de dados ou a tempo real. O CICs administra uma srie de recursos necessrios para atender as aplicaes: acesso a arquivos; envi mensagens para os terminais e impressoras; monitora conexes, etc. Cada transao que est sendo processada no C conhecida como Task. Uma das principais funes do CICS garantir que, ao trmino de cada task, a integridade do seja mantida.

TOPO

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS DB2 (Customer Information Control System)

O DB2 um produto IBM que gerencia um banco de dados relacional. Em um banco de dados relacional, os dados armazenados em uma ou mais tabelas, cada uma contendo um nmero especfico de colunas e um nmero x de linha Principais elementos: STORAGE GROUP, DATABASE, INDICES, TABLESPACE, THREND, PLANO. O DB2 funciona em diversas plataformas, como ilustrado abaixo:

TOPO

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS IMS (Information Management. System)

Este produto foi disponibilizado comercialmente em 1968, como o primeiro SGBD de grande porte. Alm de gerenc banco de dados Hierrquico, o IMS tambm faz o gerenciamento de transaes online.

TOPO

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS MQSeries

O MQSeries um produto IBM que gerencia filas entre plataformas. o middleware para mensagens e filas mais u mercado, permitindo que os programas se comuniquem sem precisarem conhecer detalhes de rede e sistemas. Isso s aumenta a velocidade de implementao de aplicaes distribudas.

Como o MQ roda em varias plataformas, ele torna possvel eliminar os detalhes de comunicao entre aplicaes di Atravs da interface do MQ (o MQI, uma API ou Aplication Program Interface), todas as aplicaes passam a fala que permite que os programas conversem diretamente com o Gerenciador de Filas Local (MQClient). O MQ cuida d de conexo, controle das filas, transmisso/recepo de mensagem, controle de objetos e do controle transacional.

TOPO

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS VTAM / SNA (Virtual Telecommunications Access Method / Systems Network Architecture)

O VTAM o produto responsvel pela comunicao com os demais recursos da rede, baseado na arquitetura SNA. partir de outros mtodos de acesso de teleprocessamento, como o BTAM, TCAM e RTAM. Inicialmente, era chama ACF/VTAM (Advanced Communication Function); recentemente, foi renomeado COMMUNICATIONS SERVER

O SNA a arquitetura de redes da IBM, com 7 camadas funcionais (leia mais sobre arquitetura de redes no mdulo deste curso). Permite o uso de diferentes equipamentos e programas, que se comunicam obedecendo a um conjuntoprotocolos. As funes de rede so transparentes, tanto para os usurios humanos quanto para os programas de aplic acesso rede feito atravs das LUs (logical units).

TOPO

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS RACF (Resource Access Control Facility)

O RACF um produto IBM, usado para monitorar e executar as polticas de segurana da instalao nos sistema, administrando a segurana e permitindo a auditoria dessas polticas. Possibilita uma segurana flexvel, definindo qu recursos os usurios podem usar, minimizando a interao dos sistemas com o usurio final.. Na administrao da segurana, so tarefas do RACF:

Identificar e verificar usurios Autorizar usurios acessar recursos protegidos Controlar os meios de acesso aos recursos Registrar e relatar acessos a recursos protegidos

Administrar a segurana de uma instalao

Neste subsistema, existe a figura do Security Administrator: um usurio RACF especfico, com a responsabilidade definir usu recursos para o sistema.

TOPO

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS NETVIEW (Gerenciador de rede e automao)

O NetView um produto usado para interceptar mensagens da console e emitir comandos (display, vary, force, star outros). Ele automatiza o IPL e o shutdown (desativao) do sistema, ativando os diversos sub-sistemas na ordem co ativao, efetuando esse controle tambm no processo de shutdown.

TOPO

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS OPC (Operation Planning and Control / "Schedule Batch")

uma ferramenta IBM, utilizada para planejar e controlar operaes batch, tanto em sistemas mainframe quanto pa equipamentos de baixa plataforma. A estrutura do OPC para monitorao toda montada por um Analista de Plane coordenador do OPC, que faz todas as definies de work station, calendrios, perodos, definies de aplicaes, et So elementos do OPC:

BANCO DE DADOS: o analista de planejamento deve definir, em um banco de dados, tudo o que deve ser monitorado atravs do OPC; WORK STATION: representam os passos (ou steps) que uma aplicao tem que caminhar dentro do sistema at a sua Temos 3 tipos de WORK STATION: o C (Computer), que envolvem a execuo de jobs; o G (General), que definem as regras de submisso e execuo; o P (Printer), que definem parmetros para impresso (geralmente no so utilizadas).

PODCAST: AUDIO - Mainframe - Subsistemas

Ambiente Mainframe - Unidade Instrucional SUBSISTEMAS Referncias: ABC's of OS/390 System Programming SC34-4024 - ISPF/PDF PROGRAM REFERENCE http://www.software.ibm.com/ts/mqseries http://w3.itso.ibm.com/ http://www.redbooks.ibm.com/ http://www-3.ibm.com/software/integration/mqfamily/ http://www-3.ibm.com/software/integration/wmq/ http://w3.ibm.com/forums

http://www-01.ibm.com/software/info/getztruth/index.jsp?ca=agus_itdcomyth20081210&me=email&met=external1&re=external1&S_TACT=108DN0JE&cm_mmc=agus_itdcomyth-20081210 108DN0JE-_-m-_-external1-_-external1

http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/05/22/mercado-de-mainframe-atrai-profissionais-com-mais-de-50-an http://pokgsa.ibm.com/~carlosr/

ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL Viso Geral do ITIL

O que o ITIL - Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia d Informao)

O ITIL um conjunto abrangente e consistente de boas prticas, de domnio pblico, para o gerenciamento de servi Tecnologia da Informao. Ela promove um entendimento comum e uma abordagem de qualidade, para obter efetiv eficincia dos negcios na utilizao de sistemas de informao.

A documentao do ITIL consiste em dois manuais, que cobrem as reas de Fornecimento de Servio e de Suporte a Este material foi atualizado e revisado em relao sua consistncia e preciso de foco.

O ITIL busca o alinhamento entre as necessidades de negcios e os servios de TI, promovendo a qualidade e respo nos servios, incorporando estratgias de gerenciamento de qualidade.

ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL Viso Geral do ITIL

O que o ITIL - Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia d Informao) De forma especfica, so objetivos do ITIL:

Focar nas necessidades de negcios - projetar e fornecer servios que atendam aos objetivos e requisitos dos dos clientes e dos usurios; Projetar e implementar processos centralizados e integrados, que abranjam toda a organizao; Melhorar a infra-estrutura de suporte TI e a qualidade do fornecimento de servio de TI; Oferecer qualidade de servio com a melhor relao custo/benefcio, e utilizao plena dos recursos alocado Melhorar o relacionamento entre o fornecedor de servio e a satisfao do Cliente/Usurio, assim como apri trabalho em equipe; Estabelecer claramente funes, responsabilidades, atividades e autoridades; Oferecer indicadores de performance que possam ser verificados, e fornecer informaes de suporte para me tomada de decises nos negcios; Aprender com experincias passadas; Planejar para aprimoramentos futuros (maturidade / capacidade do processo).

ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL Disciplinas de ITIL

O ITIL composto por onze processos e uma funo, chamados de suas disciplinas, e organizados da seguinte fo

uma funo, o Service Desk - ponto focal de contato entre o fornecedor de servios de TI e os usurios, diariamente dez processos, divididos em dois grupos: Suporte a Servio de TI e Fornecimento de Servio de TI; um processo transversal, o Gerenciamento da Segurana.

A figura a seguir ilustra os processos do ITIL:

TOPO

ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL Disciplinas de ITIL Os grupos de Suporte e Fornecimento de Servio de TI so compostos dos seguintes processos:

Suporte a Servio de TI 1. 2. 3. 4. 5. Gerenciamento de Incidentes, Gerenciamento de Problemas, Gerenciamento de Mudanas, Gerenciamento de Liberao e Gerenciamento de Configurao.

Fornecimento de Servio de TI 1. Gerenciamento de Nvel de Servio, 2. Gerenciamento Financeiro para Servio de TI, 3. Gerenciamento de Capacidade,

4. Gerenciamento de Disponibilidade, 5. Gerenciamento de Continuidade do Servio de TI. Estes processos so descritos mais detalhadamente neste mesmo mdulo.

ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL Histria do ITIL

O ITIL teve seu desenvolvimento iniciado em1989, no Reino Unido, como uma compilao de informaes sobre a como vrias organizaes abordavam seu gerenciamento de servios. Foi desenvolvido pelo OGC (Office of Govern Commerce) como um guia para o governo britnico, direcionado ao aprimoramento do gerenciamento de servios governamentais de TI.

A partir de meados dos anos 90, foi reconhecido na Europa como padro de facto para ITSM (IT Service Manage sendo a base para a constituio das atuais normas BS15000 - ISO 20000. Introduzido nos USA nessa mesma poca desenvolvimento contou com a contribuio de especialistas em Gerenciamento de Servios de todo o mundo.

Sua aplicao provou a utilidade desse conjunto de boas prticas em organizaes de todos os setores, no somente governamentais. Compreender o ITIL hoje em dia um diferencial para os profissionais de TI que ingressam no me ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL O ITIL como ponte entre TI e os negcios

Nas suas disciplinas, o ITIL desenvolve uma relao intensa com os processos pr-operacionais, de planejamento de negcio; quando de sua operao, o ITIL tambm est profundamente envolvido, garantindo o cumprimento de suas continuidade dos negcios.

O grupo de processos chamado Fornecimento de Servio de TI abrange todo o planejamento das necessidades de se TI, envolvendo:

O nvel de servio requerido, em equilbrio com seus custos; A determinao dos nveis de capacidade e disponibilidade necessrios ao negcio; O estabelecimento de planos e recursos de contingncia, sempre alinhados com as dimenses anteriores, visa melhor relao entre custos e benefcios.

ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL O ITIL como ponte entre TI e os negcios Os processos de Suporte a Servios de TI esto encarregados de implementar, dentro de parmetros definidos, todo conjunto de aes operacionais e gerenciais, envolvendo:

A reao aos incidentes que envolvam os servios de TI; Seu estudo, documentao de solues e proposio de eventuais aes preventivas; A gesto, controle e registro das modificaes necessrias estrutura de TI; A implementao dessas modificaes, e a manuteno de um inventrio, preciso e qualificado, que oferea planejamento e s aes da equipe de TI.

ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL O ITIL como ponte entre TI e os negcios

A porta de entrada para os processos de Suporte a Servios de TI o Service Desk. Ele a ponta do iceberg do IT a interface entre a equipe de TI e os usurios destes servios. o Service Desk quem soluciona as demandas mais si corriqueiras (1 nvel de atendimento), e escala incidentes mais complexos para outros nveis. Dessas demandas de usurios/clientes podem derivar procedimentos de resoluo de incidentes que ele prprio, Service Desk, vai incorp atuao. Ela uma funo vital ao ITIL, o ponto de contato de todos os seus processos com o cotidiano dos clientes

O ltimo processo, de Gerenciamento de Segurana, atravessa todos os demais processos do ITIL. A segurana das informaes vital para as organizaes, e deve ser considerada em todos os processos, quer sejam de definio/pla quer sejam de operao. Um incidente, alm de seu efeito imediato, pode ter implicaes segurana das informa soluo encontrada, bem como uma eventual mudana a ser implementada, tambm devem estar alinhadas com a G Segurana. Por isso se diz que este um processo transversal, por estar presente em todos os demais processos.

ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL O ITIL como ponte entre TI e os negcios

O ITIL, enquanto um conjunto bastante complexo de boas prticas, deve ser flexvel e dinmico, para responder adequadamente s situaes cotidianas das organizaes. Nem todos os seus processos so implementados em todos nem em todas as situaes de negcios. Um plano de Continuidade, por exemplo, pode demandar recursos financeir substanciais, no disponveis (nem justificveis) em certas situaes. Deve ser implementado de acordo com as nece dos negcios, analisados caso a caso.

No escopo desse curso, olhe o ITIL como o integrador de todos os demais contedos: as diferentes plataformas, com particularidades, integradas em rede para permitir a troca de informaes, destinadas a suportar os diversos ambient negcios, oferecendo solues para suas demandas. O ITIL pode ser entendido como o conjunto macro de prtica profissional de TI deve ter em mente para garantir a continuidade dos servios, envolvendo todas as dimenses da T corporativa

ITIL - Unidade Instrucional EAD Solues Corporativas em TI: Conceitos e Fundamentos - Processos ITIL Tipos de certificaes

Tal como outros processos internacionalmente consolidados e aceitos, como o CMMI, profissionais de TI podem ce competncia em ITIL atravs de exames oficiais. Os trs nveis de qualificao de ITIL so:

Este tipo de certificao visa preparar o profissional nas diferentes dimenses do ITIL, e se traduz com diferencial para aqueles que desejarem atuar nessa rea de TI. Dependendo da funo que voc dese ocupar, pode ser necessrio obter um nvel especfico de qualificao em ITIL, que oferea suporte atuao. PODCAST: AUDIO - ITIL Viso Geral LINKS: O help desk do passado: http://youtu.be/jo3rl2kxB4g

ITIL para gerenciar ERP: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26273&sid Informaes sobre BS15000/ITIL: http://www.bs15000.org.uk/ Discusses sobre ITIL e Normas: http://www.15000.net/index.php Site oficial da ISO20000: http://www.iso20000.ch/indexe.php

Site oficial do ITIL: http://www.itil-officialsite.com/home/home.asp


TOPO

ITIL - Unidade Instrucional A FUNO SERVICE DESK A funo Service Desk

TOPO

ITIL - Unidade Instrucional A FUNO SERVICE DESK Viso da funo Service Desk

O ponto nico de contato para lidar com questes do Cliente e/ou Usurio uma funo que ficou conhecida por v alguns dos quais so: Call Center, Help Desk e Service Desk. H algumas diferenas no nvel e tipo de servio forne cada uma das organizaes de suporte acima mencionadas. Todas elas, no entanto, representam o fornecedor de serv Cliente e para o Usurio (interno ou externo). Elas operam com base no princpio de que a satisfao e a percepo so crticas para o sucesso dos negcios. Todas elas dependem da combinao de pessoas, processos e tecnologia pa um servio comercial.

ITIL - Unidade Instrucional A FUNO SERVICE DESK

Viso da funo Service Desk

O Service Desk estende a gama de servios e oferece uma abordagem com foco mais global permitindo que os proce negcios sejam integrados infra-estrutura do Gerenciamento de Servio. O Service Desk uma funo, no um processo, cujas metas so: Atuar como um SPOC (Ponto nico de Contato, ou Single Point of Contact) entre os Usurios e os Fornecedores de TI.

Estar acessvel para tratar de problemas, reclamaes, pedidos ou perguntas de Clientes e Usurios, e ser respons Controle de Incidentes fornecido pelo Gerenciamento de Incidente.

Assegurar a continuidade do servios de TI, facilitando sua restaurao o mais rpido possvel, depois de um desv operao normal. A operao normal o nvel de servio detalhado e acordado no SLA (Acordo de Nvel de Servi Fornecer uma interface para outras atividades do Gerenciamento de Servio, como Mudana, Problema, Configur Liberao, Nvel de Servio e Gerenciamento de Continuidade de servio de TI .

Assegurar sua aceitao pelos Clientes e Usurios, aprimorando a satisfao do Cliente em relao ao fornecimen servios. Suportar a comunicao de mudanas em toda a organizao. Ajudar a minimizar o custo da operao de suporte, identificando e relatando inconsistncias na infra-estrutura. Auxiliar na identificao das oportunidades de negcios.

ITIL - Unidade Instrucional A FUNO SERVICE DESK Benefcios da funo Service Desk

Melhora do servio, percepo e satisfao do Usurio. Maior acessibilidade das informaes e comunicao atravs de um Ponto nico de Contato. Perguntas, pedidos, comentrios e reclamaes so designados prontamente para ao. Maior qualidade e tempo de resposta mais curto para os pedidos dos Clientes. Maior enfoque e abordagem pr-ativa na proviso do servio de suporte. Menor impacto negativo de incidente, maior produtividade do Cliente/Usurio. Melhor gerenciamento e controle da infra-estrutura. Utilizao aprimorada dos recursos de suporte de TI e maior produtividade do pessoal de negcios. Melhor esprito de equipe, moral do pessoal e comunicao geral na organizao. Utilizao de recursos eficiente, efetiva e superior. Relato consistente de informaes de gerenciamento, visando aprimorar as decises de suporte.

ITIL - Unidade Instrucional A FUNO SERVICE DESK Termos-chave da funo Service Desk

SPOC ponto nico de contato, ou single point of contact; Continuidade dos servios de TI;

Comunicao efetiva e eficiente registro confivel de informaes, que permita aes mais rpidas e efetivas, bem planejamento superior.

PODCAST: AUDIO - ITIL Service Desk

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Viso do processo de Gerenciamento de Configurao

TOPO

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Viso do processo de Gerenciamento de Configurao

O Gerenciamento de Configurao fornece um modelo lgico da infra-estrutura ou de um servio atravs da ident

controle, manuteno e verificao das verses de todos os Itens de Configurao (Configuration Items, ou CIs) exi Este processo composto por:

Identificao e definio dos Itens de Configurao em um sistema; Registro e relato do status dos Itens de Configurao e Pedidos de Mudanas ; Verificao da integralidade e preciso dos Itens de Configurao.

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Benefcios do processo de Gerenciamento de Configurao


Maior efetividade e eficincia dos processos de service support e service delivery, fornecendo informaes p CIs a outros processos de ITSM (IT Service Management); Avaliao eficiente e introduo controlada de mudanas ; Segurana aprimorada, atravs do controle de todas verses de CIs da infra-estrutura; Maior eficincia na soluo de problemas; Gerenciamento superior, tanto de software quanto de hardware; Facilita a aderncia s obrigaes legais (software e hardware); Melhores servios de TI e gerenciamento de recursos; Planejamento de gastos mais preciso; Auxlio no Planejamento de Continuidade e Disponibilidade.

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Atividades do processo Gerenciamento de Configurao

Planejar um processo de Gerenciamento de Configura efetivo, definir a estratgia e a poltica de CM, o escop atividades e responsabilidades, os procedimentos e fer etc.

Identificao de todos os CIs (Itens de Configurao) incluindo seus Relacionamentos, Atributos e Configur Documentar as informaes de CI, os base lines e as v da configurao, atribuir cdigos de identificao excl

Assegurar que somente CIs autorizados e identificvei registrados no CMDB. Assegurar a atualizao, dentro prazo, dos registros de CI em relao a movimentae incluses, mudanas e remoes (IMAC Install, Mov Change).

Responsvel pelo histrico de cada CI a partir do mom adquirido, registrando o status atual do item (em prod testes, em conserto, etc.).

Verificao regular da integridade do CMDB (Banco d de Gerenciamento de Configurao). Validao de informaes do CMDB contra a infra-es real.

Fornecer informaes regulares sobre a infra-estrutura processos e gerncia de TI.

TOPO

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Viso do processo Gerenciamento de Incidentes

Um incidente qualquer evento que no faa parte da operao-padro de um servio e que cause, ou possa causar interrupo ou reduo na qualidade do servio.

A meta principal do Gerenciamento de Incidentes restaurar a operao normal dos servios o mais rpido possve minimizar o impacto adverso nas operaes dos negcios. Assegura-se assim que os melhores nveis possveis de q disponibilidade de servio sejam mantidos.

Encontrar a causa subjacente de um problema de responsabilidade do Gerenciamento de Problemas, e no de Incidentes.

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Benefcios do processo Gerenciamento de Incidentes


Impacto reduzido nos negcios, atravs de resoluo adequada dos incidentes. Aprimoramento no monitoramento e rastreamento de incidentes, permitindo estabelecer mtricas e indicad acordo com o SLA. Informaes gerenciais precisas.

Melhor utilizao da equipe, levando a uma maior eficincia do servio de suporte. Satisfao do Cliente/Usurio aprimorada. Registros claros, precisos e consistentes dos incidentes.

Eliminao da perda ou incorreo nos registros de incidentes ou pedidos de servio

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Termos-chave do processo Gerenciamento de Incidentes Incidente

Qualquer evento que no faa parte da operao padro de um servio e que cause, ou possa causar, uma interrup servio ou uma reduo na qualidade do servio Possveis Origens de Incidentes
o o o o o o o o

Estaes de trabalho e terminais Aplicativos e sistemas operacionais Redes e Sistemas Equipamento de telecomunicao Cabeamento / infra-estrutura Processos e procedimentos Instalao eltrica Upgrades ou consolidaes (rollout) no planejadas ou no comunicadas

Prioridade: combinao de impacto e urgncia Impacto: O grau de interrupo da proviso de servios na organizao Urgncia: A velocidade com a qual o incidente deve ser resolvido Tipos de escalada:

Hierrquica (escalada vertical) Autoridade (ex.: escalada para o Gerente de Incidentes) Funcional (escalada horizontal) Competncia (ex.: escalada para suporte de 2o.nvel, 3o.nvel, etc.)

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Viso do processo Gerenciamento de Problemas

Um 'Problema' uma causa subjacente desconhecida de um ou mais incidentes.

Diferentemente do Gerenciamento de Incidentes, a velocidade da resoluo do problema prioridade secundr para o Gerenciamento de Problemas.

A meta do Gerenciamento de Problemas minimizar o impacto adverso de incidentes e problemas nos negcios, causa por erros na infra-estrutura de TI, e evitar a recorrncia de incidentes relacionados a esses erros. Para isso, o Gerencia de Problemas busca obter a causa-raiz dos incidentes e, em seguida, inicia aes para melhorar ou corrigir a situao.

TOPO

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Benefcios do processo Gerenciamento de Problemas


o o o o o

Reduo de incidentes recorrentes, o que melhora a qualidade do servio: uma reduo do volume d incidentes = servios mais estveis. Taxa de resoluo mais alta no primeiro contato. A resoluo pr-ativa de problemas minimiza as interrupes dos negcios e/ou servios. Maior confiana na organizao de suporte de TI e nas tcnicas de soluo de problemas. Efetividade superior da organizao de TI, devido menor ocorrncia de incidentes.

o o o

Aprendizado com experincias anteriores e histrico. Melhor arquitetura da infra-estrutura de TI e qualidade geral do servio. Reduo de custo da indisponibilidade dos servios.

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Termos-chave do processo Gerenciamento de Problemas

Erro Conhecido:

- Condio identificada por diagnstico bem-sucedido da causa-raiz de um problema, em que o CI que est ca erro identificado. - Um Erro Conhecido (KE Known Error) implica que uma soluo de contorno tenha sido identificada, regi comunicada ao Service Desk.

Problema:

- Problema a causa desconhecida de um ou mais incidentes. - Vrios incidentes que exibem sintomas comuns, indicativos de um nico erro, para o qual a causa desconh - Incidente nico significativo (grave), para o qual a causa desconhecida.
ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Viso do processo Gerenciamento de Mudanas

A meta do processo de Gerenciamento de Mudanas assegurar que os mtodos e procedimentos padronizado sejam utilizados para tratamento eficiente e imediato de todas as mudanas. Deve minimizar o impacto de inci relacionados s mudanas na qualidade do servio e, conseqentemente, melhorar as operaes do dia-a-dia da organizao.

Um incidente no uma mudana, e um problema nem sempre leva a uma mudana. Uma mudana pode ser o resultado da correo de um problema, e o processo de passar um ou mais CIs de um estado definido para ou
TOPO

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Benefcios do processo Gerenciamento de Mudanas


o o o o o

Alinhamento das mudanas dos Servios de TI com os requisitos dos negcios. Melhor avaliao de risco e identificao do impacto nos negcios. Autorizao formal e planejamento priorizado das mudanas. Melhor avaliao do custo associado s mudanas. Maior produtividade dos usurios, devido minimizao das interrupes e ao seu gerenciamento.

o o o o o o o

Maior visibilidade e comunicao de todas as mudanas. Reduo dos incidentes relacionados s mudanas. Reduo das mudanas que precisam ser revertidas/retornadas. Capacidade de absorver um grande volume de mudanas - taxa de mudana otimizada. Melhor percepo da organizao de TI por parte da rea de negcios. Maior estabilidade e produtividade da infra-estrutura e dos usurios.

Gerncia mais bem informada sobre as mudanas melhor entendimento, priorizao e coordenao mudanas.

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Termos-chave do processo Gerenciamento de Mudanas Definio de Mudana Uma ao que resulta em um novo status para um ou mais CIs (Itens de Configurao) da infra-estrutura de TI. RFC = Request for Change (ou RDM, Requisio de Mudana). Podem ser abertos por vrias razes e a partir de origens

Algumas das razes incluem: Resoluo necessria para um Incidente ou Problema. Reviso de processos e documentao de Service Suporte e Service Delivery. Mudana de requisito(s) de negcio. A introduo ou remoo de um CI. Um upgrade recomendado para componentes da infra-estrutura. Preocupao com um servio, sugerindo sua reviso.

CAB = Change Advisory Board (CCM = Comit de Controle de Mudanas) O Comit de Controle de Mudanas um rgo que existe para aprovar e auxiliar o Gerente de Mudana na avalia priorizao e planejamento de mudanas. Os membros do CAB devem ser escolhidos para assegurar que as mudanas sejam avaliadas de forma efetiva, cons tanto a perspectiva tcnica quanto a perspectiva do negcio. CAB/EC = CAB Emergency Committee (Comit de Emergncia do CAB): Auxilia na aprovao de mudanas em Potenciais participantes do CAB:

Gerente de Mudanas, Gerente de Incidentes, Gerente de Problemas, Gerente Financeiro de TI, etc. Representantes de Clientes / Usurios, Gerncia Snior, Desenvolvimento de sistemas / aplicativos,Servio Equipe de Engenharia, Administradores de Sistemas / Redes, Especialistas tcnicos, Fornecedores.

Management Board (Comit Executivo): Auxilia na aprovao de mudanas maiores.


ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI

Viso do processo Gerenciamento de Liberaes

O Gerenciamento de Liberao tem uma viso holstica (uma viso total ou completa) de uma mudana em um servio e deve assegurar que todos os aspectos de uma Liberao, tcnicos ou no, sejam considerados juntos.

TOPO

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Viso do processo Gerenciamento de Liberaes Os objetivos do Gerenciamento de Liberao so:

Planejar e verificar a consolidao bem-sucedida de software e hardware relacionado. Projetar e implementar procedimentos eficientes para a distribuio e instalao de mudanas em sistemas d Assegurar que o hardware e o software que esto sendo alterados possam ser rastreados, sejam seguros, e qu verses corretas, autorizadas e testadas sejam instaladas. Comunicar e gerenciar as expectativas do Cliente durante o novo planejamento e consolidao das Libera Concordar com o contedo exato e o plano de consolidao da Liberao, atravs de contato com o Gerenci Mudanas. Implementar novas Liberaes de software ou hardware no ambiente operacional, utilizando os processos d

do Gerenciamento de Configurao e do Gerenciamento de Mudanas - uma Liberao deve estar sob o Gerenciamento de Mudanas e pode consistir em qualquer combinao de CIs de hardware, software, firmw documentao Assegurar que cpias-mestre de todo software estejam seguras na DSL (Biblioteca Definitiva de Software) CMDB esteja atualizado Assegurar que todo hardware que est sendo consolidado ou alterado seja seguro e rastrevel, utilizando os do Gerenciamento de Configurao.

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Benefcios do processo Gerenciamento de Liberaes Alguns dos principais benefcios do Gerenciamento de Liberao, quando combinado com funes efetivas do Gerenciamento de Configurao, do Gerenciamento de Mudanas e de testes operacionais so:

Liberao bem-sucedida de hardware e software e, portanto, uma qualidade aprimorada do servio fornecid negcios. Consistncia nos processos de Liberao das plataformas de hardware ou ambientes de software. Minimizao da interrupo do servio para os negcios, atravs de sincronizao de Liberaes. Garantia de que o hardware e o software em utilizao so de qualidade boa (ou conhecida). Ambientes de teste e ativos estveis, pois as mudanas geralmente esto combinadas com as Liberaes; as haver menos implementaes especficas. Reduo de erros, atravs de Liberao controlada de hardware e software no ambiente ativo. Um registro completo (ou trilha de auditoria) de mudanas no ambiente ativo mantido, tanto de distribui software, como de mudanas de hardware. Controle adequado e proteo dos recursos de hardware e software, dos quais uma organizao pode depend Probabilidade reduzida de haver cpias de software ilegais em utilizao em qualquer local. Deteco facilitada de verses erradas e cpias no autorizadas de software.

ITIL - Unidade Instrucional SUPORTE A SERVIO DE TI Termos-chave do processo Gerenciamento de Liberaes

DSL - Definitive Sofware Library (Biblioteca Definitiva de Software)

Armazena a coleo de todas as verses autorizadas de itens de software a partir de grupos de desenvolvimento inte fornecedores externos (inclui verses de software, licenas, acordos de manuteno de software e cpias mestre de documentao controlada de Releases e sistemas individuais). A DSL pode ser fsica (repositrio central) ou estar contida num servidor de distribuio e ser acessada via rede. Os itens de software so registrados em seus formulrios de qualidade controlada (de desenvolvimento, para testes, produo, etc.).

DHS - Definitive Hardware Store (Armazenamento de Hardware Definitivo)

O DHS uma rea reservada para o armazenamento seguro de hardware / peas sobressalentes. As especificaes de peas sobressalentes devem ser idnticas s do ambiente de produo.

Tipos de Liberaes: Delta, Full, Package

PODCAST: AUDIO - ITIL Suporte a Servio


ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI

Viso do processo Gerenciamento de Nvel de Servio

O SLM (Gerenciamento de Nvel de Servio) o processo de negociao, definio e gerenciamento dos nvei servios de TI fornecidos por uma organizao de TI a seus Clientes ou Usurios. O SLM assegura que os requ dos SLAs (Acordos de Nvel de Servio), os requisitos base dos OLAs (Acordos de Nvel Operacional) ou os requisitos de contrato sejam atendidos, e que qualquer impacto adverso na qualidade do servio seja minimizad

Os SLAs so gerenciados atravs do Processo de SLM, que estimula os Clientes a definir suas necessidades re negcios, enfatizando o foco no Cliente e a responsabilidade do fornecedor de servios. O SLA fornece metas especficas de proviso de servi,o pelas quais o desempenho da organizao de TI pode ser julgado ou medido SLAs fornecem a base para gerenciar o relacionamento entre o fornecedor e o Cliente. O SLA NO um cont
TOPO

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Benefcios do processo Gerenciamento de Nvel de Servio

O aprimoramento da qualidade do Servio e a reduo em suas interrupes.

Os Clientes de TI podem executar suas funes de negcios sem impacto adverso na qualidade do s Os Servios de TI so projetados para atender os Requisitos de Nvel de Servio. Melhor relacionamento, com Clientes satisfeitos.

Ambas as partes do acordo tm uma melhor viso das funes e responsabilidades, evitando, assim desentendimentos ou omisses. H metas especficas a serem focadas, em relao s quais a qualidade do servio pode ser medida, monitorada e relatada - 'se voc tiver nada como alvo, geralmente ser isso que voc atingir. O esforo de TI enfoca as reas que os negcios consideram chave. A TI e os Clientes tm uma expectativa clara e consistente do nvel de servio.

O monitoramento dos nveis de servio permite que reas fracas sejam identificadas para que aes remediadoras sejam tomadas, aprimorando, assim, a qualidade do servio futuro.

O monitoramento dos nveis de servio mostra onde as aes de Clientes ou Usurios esto causand e, portanto, identifica onde a eficincia do trabalho e/ou treinamento pode ser melhorada.

O SLA pode ser utilizado como base para cobrana, e ajuda a demonstrar o que os Clientes esto re por seu dinheiro. Alm disso, o SLM estabelece e mantm linhas de comunicao regulares abertas entre a TI e seus

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Termos-chave do processo Gerenciamento de Nvel de Servio

Servio

Um servio de TI um conjunto de recursos, de TI ou no, sustentados pelo fornecedor de servios de TI qu


- Atende uma ou mais necessidades do cliente. - Suporta os objetivos de negcios do cliente. - percebido pelo cliente como um todo coerente.

Um servio uma atividade regular e consistente que fornece produto(s) ao(s) solicitante(s). Esse(s) produto(s) dev nveis de servio acordados, em termos de qualidade e/ou quantidade e/ou prazo e/ou custo. SIP - Service Improvement Program (Programa de Aprimoramento de Servio) SLA- Service Level Agreement (Acordo de Nvel de Servio)

Um acordo por escrito (no um contrato) entre um fornecedor de servios e um cliente(s), que documenta o atendimento acordados para um determinado servio.
OLA - Operational Level Agreement (Acordo de Nvel Operacional)

Fornece um meio para estabelecer expectativas entre a organizao de TI e seus fornecedores de servios in Um OLA funciona como um guia para estabelecer um bom relacionamento de negcios; inclui terminologia fornece uma base para a medio da performance de todos os grupos envolvidos no fornecimento de suport usurio.

Alm disso, o OLA identifica os produtos e servios especficos a serem fornecidos, a maneira como esses p servios sero fornecidos e estabelece os padres de qualidade a serem alcanados.
UC - Underpinning Contract (Contrato de Apoio)

Um contrato entre um fornecedor externo e o fornecedor de servios de TI que suporta a organizao no for de servio(s).

TOPO
ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Viso do processo Gerenciamento de Capacidade

O Gerenciamento de Capacidade assegura que a capacidade da infra-estrutura de TI corresponda s demandas crescentes dos negcios, com custo e prazo reduzidos. um ato de equilbrio entre Custo em relao Capac

e Fornecimento em relao Demanda.

Procura fornecer a a capacidade adequada (nem mais, nem menos), em reas especficas da infra-estrutura de T hora apropriada e com boa relao custo/benefcio, para atender s necessidades do negcio. Tambm monitora a performance dos servios de TI e outros componentes de suporte, iniciando atividades de para melhor utilizar os recursos, se necessrio.

Uma de suas tarefas a produo de um Plano de Capacidade, prevendo os recursos necessrios para alcana nveis acordados.
TOPO

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Benefcios do processo Gerenciamento de Capacidade


Maior estabilidade dos servios, com reduo do risco de falta de capacidade. Antecipao de problemas de capacidade e performance. Manuteno da eficincia dos servios de TI. Garantia de capacidade suficiente para a carga de trabalho esperada. Oportunidade para cobrar e/ou reduzir custos. Melhor percepo da utilizao de recursos. Eficincia da utilizao dos recursos. Melhores previses de capacidade - processo pr-ativo. Antecipao de novas tecnologias. Planejamento das aquisies, evitando a compra de urgncia

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Termos-chave do processo Gerenciamento de Capacidade

Gerenciamento de Capacidade do Negcio

Assegurar que os requisitos futuros dos negcios para servios de TI sejam considerados, tenham custo justificado, planejados e implementados dentro do prazo.

Gerenciamento de Capacidade dos Servios

Monitorar, medir e gerenciar a performance dos servios de TI e assegurar que eles atendam os SLAs, conforme ac com o Cliente. Analisar, revisar e gerenciar a demanda de servios.

Gerenciamento de Capacidade dos Recursos

Monitorar, medir e gerenciar os componentes e recursos da infra-estrutura de TI. Analisar e relatar a performance dos recursos.

BDC (Banco de Dados do Gerenciamento de Capacidade) : Repositrio que contm um conjunto de inf de vrias origens, utilizadas para atividades do Gerenciamento de Capacidade.

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Viso do processo de Gerenciamento Financeiro

A Meta do Gerenciamento Financeiro de TI 'fornecer superviso com custo reduzido dos ativos e recursos de utilizados no fornecimento de Servios de TI'. As metas para qualquer organizao de Servios de TI devem incluir:

Ser capaz de justificar todas as despesas com Servios de TI, e atribuir esses custos aos servios fornecidos organizao dos Clientes Auxiliar nas decises da gerncia de investimento em TI, fornecendo exemplos de negcios detalhados de mud de Servios de TI

TOPO

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Benefcios do processo de Gerenciamento Financeiro


Maior confiana na definio e no gerenciamento de oramentos precisos. Reduo de custos de longo prazo, e utilizao mais eficiente da TI. Informaes precisas de custos, para suportar as decises de investimentos em TI. Influncia no comportamento do Cliente. Opes de planejamento de custos e oramentos. Percepo dos custos de fornecimento e operao de servios de TI. Utilizao mais eficiente de recursos de TI em toda a organizao. Recuperao de custos de TI de maneira justa (Cobrana). Equilbrio de qualidade versus custos. Disponibilidade de informaes precisas de custo.

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Termos-chave do processo Gerenciamento de Financeiro

Oramento de TI: o processo para assegurar que os fundos apropriados estejam disponveis para a provis Servios de TI, e que no sejam gastos excessivamente durante o perodo do oramento.

Contabilidade de TI: o processo responsvel pelo fornecimento de informaes detalhadas sobre onde e razo as despesas incorrem nos Servios de TI e tm uma viso interna. Para entender o custo real do fornecimento de um servio e gerenciar esses custos de forma profissional, os de Contabilidade e Oramento de TI devem ser implementados. Os benefcios para os Usurios so realizados atravs de um servio aprimorado, resultante da utilizao efi gastos com TI, permitindo que a TI opere como um negcio.

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Viso do processo Gerenciamento de Disponibilidade

O Gerenciamento de Disponibilidade efetivo influencia a satisfao do Cliente e determina a reputao do negcios no mercado.

A meta do processo de Gerenciamento de Disponibilidade entender os requisitos de disponibilidade dos neg e, a partir desses requisitos, empreender uma srie de aes: planejar, medir, monitorar e melhorar constantem disponibilidade da infra-estrutura de TI, dos servios e da organizao de suporte. Sua funo assegurar que requisitos sejam atendidos de forma consistente e com custo reduzido.
TOPO

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Benefcios do processo Gerenciamento de Disponibilidade Os principais benefcios de um processo de Gerenciamento de Disponibilidade efetivo so:

Qualidade de servio aprimorada e mantida. Servios de TI que atendem os requisitos de disponibilidade. Reduo do nmero de incidentes relacionados disponibilidade.

Minimizar os impactos no Cliente e o tempo de inatividade. Medidas pr-ativas na reduo da indisponibilidade do servio. Percepo de confiabilidade da infra-estrutura de TI. Disponibilidade e utilizao do servio acordado. Reduo de custos operacionais/de recursos relacionados indisponibilidade.

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Termos-chave do processo Gerenciamento de Disponibilidade

O Gerenciamento de Disponibilidade no responsvel pelo Gerenciamento de Continuidade dos Negcios, nem p continuidade dos negcios depois de um grande desastre. Isso responsabilidade do ITSCM (Gerenciamento de Co do Servio de TI). Considere aprimorar a disponibilidade...

Otimizando a infra-estrutura de TI; implementando tolerncia a erro, redundncia e componentes co Implementando gerenciamento ativo (automao, monitoramento). Utilizando ferramentas de diagnstico. Replanejando a manuteno para minimizar o impacto da indisponibilidade nos negcios. Implementando um Gerenciamento de Mudanas efetivo. Considerando os requisitos de segurana. Desenvolvendo um processo efetivo de Gerenciamento de Incidentes com boa documentao de su Incorporando design modular. Considerando peas sobressalentes adequadas.

Assegurando que opes de recuperao apropriadas estejam disponveis. ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Viso do processo Gerenciamento de Continuidade

O Gerenciamento de Continuidade dos Servios de TI (ITSCM) est focado na manuteno da capacidade da organizao de fornecer um nvel predeterminado de Servios de TI, para suportar os requisitos mnimos dos negcios, depois de uma interrupo dos servios. O Gerenciamento de Continuidade dos Negcios (BCM) est focado no gerenciamento de riscos, assegurando continuidade da operao da organizao em um nvel mnimo predeterminado a todo tempo. O Gerenciamento de Continuidade dos Servios de TI visa:

Gerenciar de forma efetiva os eventos (ou desastres) que afetem os servios de TI, de modo permitir a continu da operao dos negcios. Realizar anlises de risco e, subseqentemente, tomar medidas para minimizar possveis ameaas, planejando oferta da restaurao completa ou parcial dos servios no caso de uma crise/desastre. Rever, revisar e testar o plano de continuidade regularmente.

Sugerir aprimoramentos e ajustes aos servios atuais.

TOPO

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Benefcios do processo Gerenciamento de Continuidade

Os benefcios do BCM e do ITSCM incluem os seguintes:

Fornece um melhor entendimento do ambiente no qual a organizao opera, decide quais riscos deseja neut age positivamente para proteger os interesses de todos os investidores. Permite que os negcios continuem a operar depois de uma interrupo do servio. Preserva os negcios e servios de TI principais. Maior continuidade da proviso dos servios de TI. Reduz o impacto de interrupes dos negcios. Permite uma rpida recuperao depois de uma crise. Vantagem competitiva que fornece credibilidade organizacional.

ITIL - Unidade Instrucional FORNECIMENTO DE SERVIO DE TI Termos-chave do processo Gerenciamento de Continuidade Crise/Desastre

Uma situao no planejada, durante a qual um ou mais servios de TI estaro indisponveis, e excedero valores d acordados com o cliente. Possveis Origens de Crises /Desastres Defeito - Erros - Roubo - Hacking - Raio Fogo Vrus - Pirataria de Software Sabotagem Fraude de Computador - Exploso - Inundao Terrorismo Contramedidas Preventivas

Identificar os nveis de vulnerabilidade e as medidas pr-ativas para minimizar riscos e possveis ameaas. Avaliar os requisitos de segurana. Implementar redundncia, quando necessrio. Assegurar que os processos e procedimentos estejam atualizados. Assegurar que os recursos de backup sejam identificados, e a equipe-chave treinada.

Contramedidas de Recuperao

No fazer nada. Procedimentos de backup manual / soluo alternativa. Disposies Recprocas. Recuperaes: Gradual, Intermediria ou Imediata (hot standby).

PODCAST: AUDIO - ITIL - Fornecimento de Servio

ITIL - Unidade Instrucional O PROCESSO GERENCIAMENTO DE SEGURANA Viso do processo Gerenciamento de Segurana

A finalidade do Gerenciamento de Segurana das Informaes garantir a segurana dos negcios e limitar o d dos negcios prevenindo e minimizando o impacto dos incidentes de segurana.

A meta do Gerenciamento de Segurana combater os riscos derivados de ameaas, em um dos mais importan recursos dos negcios: as informaes.
TOPO

ITIL - Unidade Instrucional O PROCESSO GERENCIAMENTO DE SEGURANA Viso do processo Gerenciamento de Segurana A segurana das informaes dos negcios baseada em trs conceitos bsicos:

Confidencialidade: proteo informaes sigilosas contra divulgao ou interceptao no autorizada. Integridade: garantia da preciso e a integralidade das informaes e de software. Disponibilidade: segurana de que as informaes e os servios de TI estejam disponveis quando necess

ITIL - Unidade Instrucional O PROCESSO GERENCIAMENTO DE SEGURANA

Benefcios do processo Gerenciamento de Segurana


Risco reduzido de perdas financeiras, de reputao ou outras perdas nos negcios. Tempo de exposio reduzido / ameaa e vulnerabilidade reduzidas. Obteno de uma viso integrada do ambiente de segurana corporativo. Reduo de perda / dano de informaes e dados. Maior ROI da infra-estrutura de segurana existente.

ITIL - Unidade Instrucional O PROCESSO GERENCIAMENTO DE SEGURANA Termos-chave do processo Gerenciamento de Segurana

A segurana do computador, especificamente, a proteo dos dados em um sistema contra divulgao no autori modificao ou destruio, bem como a proteo do sistema de computadores, em si, contra utilizao no autoriza modificao ou rejeio do servio. O Gerenciamento de Segurana da Informao o processo de gerenciamento de um nvel definido de segurana d informao, servios de TI e infra-estrutura.

Alguns dos problemas possveis com o Gerenciamento de Segurana:


Falta de uma poltica de segurana bem definida. Atitude negativa. Queda do nvel de segurana depois de mudana. Dados de medio mal interpretados e mal utilizados. Implementaes com segurana desativada (modo de teste). Nvel de ambio muito alto. Falta de mecanismos de deteco. Inconsistncia dos controles de segurana.

PODCAST: AUDIO - ITIL Segurana e Informacao

Das könnte Ihnen auch gefallen