Sie sind auf Seite 1von 2

Pirmide alimentar

Pirmide alimentar a representao de uma alimentao saudvel. Alimentos em sua base so as fontes primrias, ou seja, que devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo constitudo por alimentos que devem ser moderados ou at mesmo evitados. Esta pirmide alimentar foi desenvolvida pelo Banco de Sade a partir das mais recentes evidncias mdicas e cientficas para uma dieta

saudvel. Para fazer o download da nova pirmide alimentar em alta definio para impresso,clique aqui.

O que muda na nova Pirmide Alimentar:


Na base da pirmide est a prtica de atividades fsicas na forma exerccios, lazer, esportes e uma vida ativa. Nenhuma alimentao totalmente efetiva na preveno de doenas quando no est aliada a uma vida ativa. As gorduras passaram a ter um papel de destaque na dieta, em especial as gorduras saudveis mono e poliinsaturadas, encontradas em leos vegetais, peixes, castanhas e nozes. Os carboidratos continuam em destaque, mas enfatizada a escolha de carboidratos integrais, em detrimento de suas verses refinadas. Frutas e verduras so fontes diversificadas de fibras, sais minerais, vitaminas e outras fitosubstncias com potencial de preveno vrias doenas.

A incluso de castanhas, nozes, amndoas e amendoins na alimentao estimulada, pois so excelentes fontes de protenas, gorduras saudveis, vitaminas e sais minerais. As protenas constituem parte importante de uma dieta, mas mais uma vez, ressalta-se a escolha de fontes de protinas saudveis, ou seja, aquelas que estejam associadas a gorduras saudveis ou menor quantidade de gorduras saturadas. Neste caso, os melhores exemplos so os peixes. O consumo de leite e derivados deve ser moderado, principalmente pela gordura saturada que vem junto com estes alimentos. Ao final, encontram-se os grandes viles, que devem ser consumidos com cautela ou mesmo evitados: Alimentos ricos em gorduras trans: Alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada, incluindo diversas margarinas, bolachas, bombons, pes, sorvetes. Observar os ingredientes, agora essencial para fazer escolhas saudveis. Alimentos ricos em gorduras saturadas: Carnes vermelhas so os grandes representantes desta classe, mas aqui tambm esto includos a manteiga, o leite e seus derivados. Alimentos ricos em carboidratos refinados: Acar, massas e pes feitos com farinha branca, ou seja, refinada e destituda de todas as suas fibras e vitaminas originais. Por fim, importante saber que a pirmide alimentar server como um guia para orientar as escolhas do dia a dia, e que a melhor maneira de buscar uma dieta saudvel incluir alimentos saborosos que realmente faam diferena para a sade.

Das könnte Ihnen auch gefallen