Sie sind auf Seite 1von 29

O FINANCIAMENTO INTERNACIONAL DO ABORTO

ENTREVISTA COM FRANCES KISSLING, PRESIDENTE DAS CATLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR, REVELA A HISTRIA DA ORGANIZAO E O FINANCIAMENTO INTERNACIONAL DO ABORTO
http://www.smith.edu/libraries/libs/ssc/prh/transcripts/kissling-trans.html

Resenha da entrevista concedida em setembro de 2002, em Washington, D.C.

1. INTRODUO. Em 2002 Frances Kissling concedeu uma entrevista de mais de sete horas de durao narrando a histria da organizao da qual ela presidente at hoje. Kissling a presidente da Catholics for Free Choice, ou Catlicas pelo Direito de Decidir, uma organizao internacional sediada em Washington que hoje trabalha na promoo do aborto em todos os pases da Amrica Latina, na Unio Europia e acaba de iniciar a sua implantao nos pases da frica. De Catlicas elas possuem apenas o nome, propositalmente escolhido para confundir. Seu verdadeiro objetivo a implantao definitiva e irreversvel da prtica do aborto em todo o mundo, para o que so financiadas, juntamente com uma numerosa rede de outras ONGs que atuam em um s conjunto para este mesmo fim em todo o globo, por uma fabulosa quantidade de fundaes que definem as estratgias, financiam o trabalho e no costumam aparecer para o pblico. A entrevista grande e o texto apresentado abaixo, embora bem menor que o original, ainda um pequeno resumo. Mesmo assim, os leitores so exortados a evitar a simples vista de olhos e estudar este texto com ateno. A entrevista importante no tanto por causa do enredo da histria principal, que a carreira de Kissling e a fundao das Catholics for Free Choice, mas pela extraordinria riqueza de detalhes paralelos que vo sendo mencionados ao longo da narrativa. O pano de fundo de toda a narrativa a onipresena das fundaes que financiam internacionalmente o aborto nas decises que aparentemente so tomadas pelas ONGs. Estas ONGs so as que aparentam decidir o que ser feito e as que aparecem para o pblico e, mesmo assim, apenas para um pequeno pblico. Nos pases latino americanos poucos conhecem estas ONGs, e o gigantesco trabalho que elas desenvolvem em nosso territrio para promover o aborto e o quanto elas penetraram em todas as instncias estratgicas da poltica governamental, sem se importarem com o que pensa a respeito o povo que freqentemente e ennganosamente afirmam representar. Mesmo sendo poucos os que as conhecem, muito menos so os que conhecem as Fundaes que traam as suas estratgias, que lhes financiam todo o trabalho e que esto todas sediadas no estrangeiro. Mesmo para Frances Kissling, que est no corao deste trabalho,

2 como se depreende claramente de suas palavras, as verdadeiras intenes destas fundaes das quais ela recebe o dinheiro para desenvolver suas atividades, esto envoltas em muitas dvidas. Para incentivar a leitura deste condensado, pensamos que seria interessante chamar a ateno do leitor para a importncia de alguns destes detalhes que aparecem ao longo da histria. Esperamos com isto incentivar o leitor a um estudo srio deste documento e tambm, posteriormente, ao estudo deste mesmo assunto.

2. FINANCIAMENTO INTERNACIONAL DO ABORTO ILEGAL NA ITLIA. Conforme pode ser lido em seu depoimento, depois de ter sido diretora de clnicas de aborto nos Estados Unidos, Kissling foi chamada pelas fundaes que financiam a promoo mundial do aborto para dirigir-se Itlia e convencer as feministas locais, bem como o Partido Radical, j responsvel, na poca, pela aprovao do divrcio e agora tentando obter a legalizao do aborto na Itlia, a aceitar dinheiro americano para o estabelecimento de uma rede de clnicas clandestinas de aborto no pas. Na verdade estas fundaes, diz Kissling, tinham pessoas que viajavam em todo o mundo tentando convencer mdicos locais a receber dinheiro para que abrissem clnicas ilegais de aborto. Kissling afirma que as feministas, em conjunto com o Partido Radical, j eram responsveis por algumas clnicas clandestinas italianas, mas as Fundaes americanas estavam dispostas a financiar muito mais.

3. FINANCIAMENTO DO ABORTO NOS ESTADOS UNIDOS. A IPPF (International Planned Parenthood Federation), uma organizao multinacional, fundada em Londres por movimentos feministas, na dcada de 50, para promover o aborto em todo o mundo. Hoje a filial americana da IPPF proprietria de uma rede que abarca 20% de todas as clnicas de aborto nos Estados Unidos e a maior provedora de abortos na Amrica do Norte. Mas at a total legalizao do aborto nos Estados Unidos, ocorrida em 1973, quando a deciso Roe x Wade da Suprema Corte de Justia legalizou o aborto at os nove meses em todo o territrio americano, a IPPF apenas trabalhava pela legalizao da prtica e no queria entrar diretamente no negcio das clnicas, para no ser estigmatizada. Kissling afirma que foram as fundaes que obrigaram a IPPF a entrarem diretamente no negcio da fundao e gerenciamento do prprio aborto, tornando-se a maior provedora de abortos na Amrica e do mundo.

4. FINANCIAMENTO DO ABORTO ILEGAL NO MUNDO EM DESENVOLVIMENTO. O IPAS uma organizao internacional, fundada em meados dos anos 70 pelos primeiros diretores do programa de controle populacional da USAID (United States Agency for International Development). Possui sua sede central na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Atualmente, com a conivncia das autoridades da sade brasileiras, ministra cursos de tcnicas de aborto a mais de mil novos mdicos por ano no Brasil. A desculpa que os cursos so para capacitar os mdicos a realizarem abortos em casos de estupro, mas a verdade que a instituio quer formar quadros para abortos em qualquer circunstncia. Em janeiro de 2007 foi ministrado pelo IPAS um curso de tcnicas

3 de abortos em Manaus, na Maternidade Ana Braga. Em fevereiro de 2007 no Rio de Janeiro, no Hospital Fernando de Magalhes no bairro de So Cristvo, novamente Manaus na Maternidade Moura Tapajs, na Santa Casa de Sobral no Cear, em Palmas no Tocantins, em So Paulo, no Hospital da UNIC em Cuiab, e dois em Goinia, um deles na Santa Casa de Goinia. Em Maro de 2007 foi dado um curso de tcnicas de aborto no Hospital Universitrio de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em abril de 2007 esto previstos mais dois cursos no Instituto de Perinatologia da Bahia em Salvador. E em Maio de 2007 est previsto outro na prpria Secretaria Estadual da Sade em Boa Vista, Roraima.
http://www.ipas.org.br/agenda.html

Mas nos anos 70 o IPAS era apenas um instituto norte americano de aconselhamento para a gravidez e, embora j promovesse a prtica do aborto, tal como a IPPF, tambm o IPAS no queria entrar no negcio da fundao e gerenciamento de clnicas. Segundo Kissling, as mesmas fundaes que obrigaram a IPPF a fundarem e gerenciarem redes de clnicas de aborto nos Estados Unidos, naquela mesma poca obrigaram tambm o IPAS a fazer o mesmo nos pases em desenvolvimento, onde o aborto ilegal. Como Kissling tinha experincia anterior no gerenciamento de clnicas de aborto e j havia feito um trabalho na Itlia junto ao Partido Radical como representante das fundaes que promovem a prtica, ela foi a escolhida para implantar as primeiras clnicas de aborto do IPAS fora dos Estados Unidos. Com o financiamento das Fundaes, mas trabalhando para o IPAS, Kissling conta como venceu a resistncia dos mdicos austracos e abriu a primeira clnica de abortos na ustria, onde o aborto j estava legalizado, mas nenhum mdico ousava abrir o primeiro servio. Em seguida ela conta como dirigiu-se para o Mxico, onde conseguiu abrir para o IPAS uma clnica de aborto ilegal na capital deste pas. No a primeira vez que os promotores da legalizao do aborto afirmam estarem mancomunados com a promoo do aborto clandestino. Em abril de 2005 a senadora uruguaia feminista Margarita Percovich, membro do Frum de Gnero das Amricas, concedeu uma entrevista ao jornal Pgina 12 da Argentina, em que resenhou as estratgias e os sucessos do movimento a favor do aborto no Uruguai e enumerou entre as conquistas de 2004 a derrubada da onda de fechamentos por parte da polcia das clnicas de aborto clandestino. Tomado de surpresa pela declarao e, no conseguindo entender se havia ouvido corretamente, o reprter perguntou senadora: "Excelncia, ao que a Sra. est se referindo?" E a senadora respondeu: "O Uruguai sempre se virou bem com o aborto. As mulheres no sabiam usar anticoncepcionais, mas faziam os abortos nas clnicas e no havia problemas. Isto foi at os anos 90, quando a coisa se endureceu. Setores conservadores dentro da Igreja e um arcebispo italiano recm nomeado se meteram no Ministrio da Sade e fizeram presso sobre o Ministrio do Interior. Ento comeou a perseguio aos lugares onde se faziam abortos. Mas [no ano passado] conseguimos acabar com isso".
http://www.chasque.net/frontpage/aborto/2005/01noti001.htm

5. COMO AS FUNDAES DECIDEM AS POLTICAS A SEREM SEGUIDAS PELOS PROVEDORES DE ABORTO. O papel decisivo das Fundaes que no aparecem ostensivamente fica evidenciado mais adiante quando Kissling se v envolvida no centro de uma disputa entre alguns sindicatos de provedores de aborto quer haviam se formado nos Estados Unidos, cada um defendendo uma poltica diferente sobre o modo como deveria ser conduzido o negcio do aborto. significativo que a deciso final no veio do consenso entre os prprios envolvidos no assunto, mas do fato que, em um determinado momento, as fundaes, em particular John Rockefeller III, decidiram financiar pesadamente apenas um dos lados envolvidos, o qual acabou vencendo em poucos meses aos demais e contratando a prpria Kissling para compor o quadro de seus dirigentes.

6. O VERDADEIRO OBJETIVO DAS FUNDAES. Mais intrigante ainda so as inmeras vezes em que, em suas mais de sete horas de depoimento, Kissling afirma desconfiar das verdadeiras intenes das entidades que apiam e financiam o seu trabalho. Feminista e defensora convicta do aborto, Kissling quer que as mulheres tenham o direito de abortar porque so elas que devem decidir se devem ou no ter um filho. Mas ela estranha constantemente ao longo de todo o texto que, embora as Fundaes no a contradigam e a apiem, elas parecem mais interessadas em diminuir a populao mundial do que em promover os direitos das mulheres e o prprio direito ao aborto. Kissling afirma que tudo isto "muito complicado" e que ela prpria no consegue entender o que realmente est acontecendo. Kissling narra que na Conferncia sobre Populao, promovida pela ONU no Cairo em 1994, houve uma mudana de paradigma, quando ficou decidido que a nfase das questes populacionais passaria do prprio problema populacional para a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Mas ela prpria, que participou da Conferncia, passou a perguntar nos bastidores aos principais organizadores do evento: "Se fosse provado que a promoo dos direitos reprodutivos tivesse como resultado um maior nmero de bebs, ns ainda continuaremos lutando por estes direitos?" E a prpria Kissling que afirma em seguida: "Eu perguntei isto para um mundo de pessoas [naquela Conferncia], e a maioria no quis responder a estas perguntas quando eu as fiz". Segundo Kissling, um dos dilemas de algumas feministas hoje que elas no sabem se podem acreditar se realmente foi "adotado um novo paradigma", ou se o trabalho delas no est sendo usado apenas como mais uma estratgia disponvel entre muitas para promover a reduo populacional. M outras palavras, se, portanto, conforme conjectura Kissling, "isso no tudo parte de um discurso e parte de uma

5 estratgia para reduzir a populao". Kissling conclui uma destas digresses com uma expresso que, sem dizer nada, no poderia explicar melhor como ela v, ou no consegue ver claramente, a questo: " tudo muito complicado".

7. O VERDADEIRO INTERESSE DAS FUNDAES EM PROMOVER O TRABALHO DAS CDDS. No final dos anos 70 e no incio dos anos 80, Kissling tornou-se presidente das Catlicas pelo Direito de Decidir, uma organizao que at aquele momento existia quase que apenas nominalmente. Aqui outra vez pode-se perceber a onipresena das Fundaes que se dedicam ao financiamento do aborto. Nas palavras de Kissling, as Catlicas pelo Direito de Decidir eram a menor entre as organizaes ento existentes destinadas promoo do aborto, mas j contavam com um oramento anual de um quarto de milho de dlares, obtido inicialmente junto s mesmas Fundaes que haviam financiado, alguns anos antes, a entrada da IPPF e do IPAS no mundo da rede das clnicas de aborto e com as quais ela j havia trabalhado. Mas foi apenas quando as Catlicas receberam uma doao simblica de 20 mil dlares da Fundao Ford que a organizao decolou. A doao era insignificante, mas, no dizer de Kissling, "isto representou um ponto de virada, isto , o fato de ter recebido uma doao da Fundao Ford. Isto significava que tnhamos sido finalmente admitidas naquele [outro] mundo". Segundo uma reportagem publicada pelo New York Times em 27 de fevereiro de 2007, "hoje o oramento [anual] das Catlicas pelo Direito de Decidir [apenas a seo norte americana] de trs milhes de dlares, amplamente financiado por Fundaes bem conhecidas, entre as quais a Fundao Ford".
[Backing abortion rights while keeping the faith: http://www.nytimes.com/2007/02/27/us/27choice.html?pagewanted=2&_r=1].

A filial mexicana das Catlicas pelo Direito de Decidir conta com um oramento de um milho de dlares anuais, e a filial brasileira, a maior depois da mexicana, fundada nos anos 90 com a ajuda da Fundao MacArthur, est bem prxima disto. Por que tanto interesse em promover esta organizao? Kissling em sua entrevista no conta o que aconteceu depois do ponto de virada em que entraram para o outro mundo cuja porta de entrada foi a doao da Fundao Ford.

Entre os empreendimentos das Catlicas nos anos seguintes estiveram a organizao iniciada em 1999 de uma campanha mundial chamada "See Change" ("S Mude") para destruir a influncia da Santa S no debate relacionado com o aborto dentro da ONU, exigindo que as Naes Unidas deixassem de reconhecer o Vaticano como um estado independente e o rebaixasse ao status de uma simples organizao no governamental, como as prprias CDDs. A campanha contou com o apoio de milhes de dlares provenientes da Ford Foundation, da Hewlett Foundation, da Packard Foundation, da Buffet Foundation, e outras. Terminou dois anos depois, quando, apesar de todo o dinheiro envolvido, a Assemblia Geral da ONU confirmou por unanimidade o status da Santa S.
http://www.seechange.org/ http://www.c-fam.org/index.php?option=com_content&task=view&id=549&Itemid=102

Atualmente as Catlicas pelo Direito Decidir esto desenvolvendo, em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos Reprodutivos de Nova York e com a Rede da Unio Europia de Peritos em Direitos Fundamentais, um trabalho de presso sobre a Unio Europia, que tem como objetivo a revogao das vrias concordatas entre os pases membros europeus e a Santa S, e tambm extinguir, na Unio Europia, o direito objeo de conscincia por parte dos mdicos que alegam motivos ticos para se recusarem a realizar abortos. O Centro de Defesa de Direitos Humanos de Nova York, que trabalha em parceria com as CDDs, uma das muitas outras organizaes que tem o apoio financeiro das mesmas Fundaes que sustentam o trabalho de Kissling. Segundo as denncias feitas recentemente por Alberto Monteiro, foi o Centro de Defesa de Direitos Humanos de Nova York a organizao que orquestrou cinco anos atrs a legalizao do aborto no Nepal, conforme pode ser lido pgina 28 do seguinte relatrio:
http://www.reproductiverights.org/pdf/pdf_CRRannual2002.pdf

O Centro foi tambm quem orquestrou, no ano passado, a legalizao do aborto na Colmbia:
http://www.hazteoir.org/documentos/InformeAbortoIberoamericaDiciembre2006.pdf

e agora est treinando uma equipe de 15 advogados, em parceria com a Federao Polonesa de Mulheres e a Universidade de Varsvia, para derrubar a posio a favor da vida do governo polons junto Corte Europia de Direitos Humanos:
http://www.crlp.org/ww_eu_poland.html

Mas se Kissling no revela a histria do que aconteceu depois de sua entrada no outro mundo ps reconhecimento da Fundao Ford, o interesse que est por trs do apoio milionrio a este tipo de iniciativa est claramente delineado na sua entrevista. O problema no diretamente com a Igreja Catlica. O problema a questo da implantao do aborto em todo o mundo de uma forma irreversvel. Segundo Kissling, a grande idia por trs de seu trabalho, que granjeou o apoio de tantas fundaes, consiste no reconhecimento de que enquanto os movimentos se limitarem apenas a legalizarem o aborto, nenhuma conquista legal poder ser definitiva. O direito ao aborto somente ser definitiva e irreversivelmente estabelecido entre as mulheres quando, mais do que a legislao, puder

7 ser derrubada a prpria moralidade do aborto, e nisto a Igreja Catlica no passa apenas de um alvo instrumental. "A moral catlica a mais desenvolvida", diz Kissling. "Se voc puder derrub-la, derrubar por conseqncia todas as outras". Nas palavras de Kissling: "As pessoas neste pas questionaram a legalidade do aborto, mas de tal maneira que no questionaram o tema da moralidade. A incapacidade de tratar esta questo no nvel moral uma grave ameaa para o sucesso a longo prazo do movimento a favor do aborto. Voc nunca realmente ir vencer definitivamente se a questo da moralidade for levantada [tal como ela apresentada hoje]. Se ns, como movimento, tivermos que tratar de moralidade na questo do aborto, ns perderemos, porque o discurso moral controlado pelos homens e pela religio, e construdo contra as mulheres. O argumento dos bispos diz que o aborto um assassinato, que abortar matar e que a vida comea na concepo. Mas esta perspectiva catlica o lugar certo onde comear o trabalho, porque a posio catlica a mais desenvolvida. Assim, se voc puder refutar a posio catlica, voc refutou todas as demais. Nenhum dos outros grupos religiosos realmente tm declaraes to bem definidas sobre a personalidade, quando a vida comea, fetos e etc. Assim, se voc derrubar a posio catlica, voc ganha".

8. A EXPANSO DAS CDDs NA AMRICA LATINA E A INTRODUO DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NA ONU. Na ltima parte de seu depoimento Kissling explica como o movimento expandiu-se mundialmente. Embora se auto-denominem catlicas, decidiram iniciar sua expanso por toda a Amrica Latina atravs do Uruguai, por ser "um excelente ponto de partida", j que " o pas menos catlico em toda a Amrica Latina, um estado moderno fundado pela maonaria e que por isso mesmo nunca teve laos profundos com a Igreja. Ali, portanto, no havia barreiras para o nosso trabalho, pois os bispos no tinham tanto poder como em outros pases".

8 Mas esta expanso internacional, afirma Kissling, no teria sido possvel sem o apoio financeiro da Fundao Ford. Foi a Fundao Ford, "a nossa principal ajuda", continua Kissling, quem, na pessoa do Dr. Jos Barzelatto, um mdico chileno que na poca era o diretor do programa populacional da Fundao Ford, quem compreendeu todo o enorme potencial da organizao para a operacionalizao dos novos objetivos populacionais da Fundao. Ademais, as CDDs podiam implantar grupos fortes no Brasil, no Mxico, coordenados por um escritrio central no Uruguai. Jos Barzelatto foi o autor do famoso relatrio intitulado "Sade Reprodutiva: uma Estratgia para os anos 90", que reorientou completamente todo o trabalho em que a Fundao Ford estava profundamente envolvida, desde os anos 60, no sentido de controlar o crescimento populacional mundial. O relatrio descrevia os passos necessrios para fundamentar uma estratgia inteiramente nova, que incluiria a promoo do aborto, atravs do conceito dos direitos sexuais e reprodutivos. Nos primeiros dez anos que ss seguiram publicao deste relatrio a Fundao gastou, para sua implementao, cento e vinte e cinco milhes de dlares, utilizados para criar e financiar organizaes feministas em todo o mundo para promoverem os direitos sexuais e reprodutivos que, segundo a Fundao, no poderiam omitir-se em incluir o direito ao aborto. Foi o dinheiro da Fundao Ford que possibilitou a IWHC [International Women Health Coalition] coordenar a invaso, que se verificou ao longo da dcada de 90, das organizaes feministas dentro da ONU. Isto comeou a dar-se, de um modo sistemtico, a partir da Conferncia Populacional realizada no Cairo em 1994, o evento que criou o conceito de direitos sexuais e reprodutivos e a estratgia segundo a qual, conforme afirma o documento oficial aprovado pela Conferncia, os servios oferecidos pelos governos em sade reprodutiva, incluindo o aborto, deveriam ser supervisionados e controlados pelas ONGs feministas. Estas, porm, por sua vez, - e isto o documento aprovado no menciona -, seriam mantidas e financiadas pelas grandes fundaes internacionais que promovem o controle populacional e o aborto, entre as quais esto a Fundao Ford, a Fundao Rockefeller e muitas outras. A Fundao Ford decidiu tornar pblico o relatrio de 1990 sobre sade reprodutiva para atrair novas fundaes ao financiamento da nova estratgia. Foi assim que, dentre outras, a Fundao MacArthur decidiu, ao longo dos anos 90, investir mais 36 milhes de dlares no Brasil para promover a legalizao do aborto no pas atravs da criao de uma rede de servios de abortos em casos de estupro, cujo conceito deveria ser progressivamente ampliado at que se pudesse criar um ambiente poltico propcio para a legalizao total do aborto e com isto produzir um efeito domin sobre toda a Amrica Latina. Dentro do programa traado pela Fundao MacArthur para o Brasil estava a criao da rede local das Catlicas pelo Direito de Decidir, com sede em So Paulo. Francis Kissling, que no entra nestes detalhes, afirma, todavia, no final de seu depoimento, que "o papel decisivo que a Fundao Ford e a Fundao MacArthur representaram neste momentro para mudar quem estaria na mesa uma parte do quadro mais amplo dentro do qual as Catlicas pelo Direito de Decidir esto inseridas. Antes disso os grupos feministas nunca tinham tido a oportunidade de senterem-se mesa. Ademais, elas tambm no tinham dinheiro. A Fundao Ford e a Fundao MacArthur comearam a fazer investimentos substanciais em grupos feministas internacionais ligadas sade e aos direitos reprodutivos. Foi desta maneira que nos tornamos internacionais, e as Catlicas pelo Direito de Decidir foi uma das partes beneficirias desta grande controvrsia, no sentido em que nos tornaramos

9 parte desta fora que iria lutar por uma mudana de paradigma. Na verdade, ns nos tornamos uma parte deste novo paradigma. Agora ns, as mulheres, existamos e todos os integrantes daquele amplo movimento de mulheres se profissionalizou e podia tomar seu lugar junto mesa". Estas palavras mostram claramente que tais organizaes no representam nem a Igreja Catlica, nem tampouco as prprias mulheres, mas sim os interesses das grandes Fundaes que desenvolveram, atravs da instrumentalizao da mulher, uma nova estratgia de controle da exploso populacional, centralizada no conceito dos direitos reprodutivos e operacionalizado pelas organizaes feministas. O novo paradigma est descrito claramente no relatrio de 1990 da Fundao Ford, que Kissling jamais cita, mas do qual afirma fazer parte. Neste relatrio a Fundao sustenta que o simples fornecimento de servios de planejamento familiar, incluindo o aborto, somente poderia ser responsabilizado por cerca de 40% do declnio populacional que se pretendia alcanar. Sem utilizar o novo conceito de direitos sexuais e reprodutivos, centralizado nas mulheres, qualquer programa populacional baseado apenas na oferta de servios de planejamento familiar estaria destinado a atingir um patamar em que o crescimento populacional continuaria a manter-se elevado. Os restantes 60% somente poderiam ser alcanados atravs de mudanas radicais tanto na estrutura da sociedade como nos esquemas conceituais ticos e legislativos, que deveriam passar a motivar os casais a no mais querer ter filhos e utilizar para isto os servios de planejamento familiar e aborto. Este novo paradigma, evidentemente, no poderia mais ser planejado por autoridades da rea da sade, mas por cientistas sociais, e no poderia ser operacionalizado a partir dos prprios servios mdicos, mas por organizaes feministas. Para isto a Fundao, alm de trabalhar para atrair novos doadores para a causa, passaria a destinar metade de seu oramento para programas populacionais pesquisa bsica em cincia social, dividindo o restante entre a fundao e o financiamento de uma rede mundial organizaes feministas e a criao de eventos que pudessem provocar, nos pases em desenvolvimento, a discusso pblica que levaria elaborao de novos esquemas conceituais ticos e legislativos. dentro deste contexto que, conforme afirma Kissling, "ns nos tornamos uma parte deste novo paradigma". Com isto terminamos a apresentao e passamos a ouvir a prpria Kissling.

9. RESENHA DA ENTREVISTA CONCEDIDA EM SETEMBRO DE 2002 POR FRANCES KISSLING. - Meu nome Frances Kissling. Nasci na cidade de Nova York em 1943. Minha me foi uma mulher que casou-se, divorciou-se, casou-se novamente e divorciou-se uma segunda vez. Uma coisa que eu penso ser importante em termos do trabalho que hoje realizo que minha me nunca deveria ter tido filhos. Minha me no fundo nunca quis nenhum de seus filhos. Ela teria sido muito mais feliz, teria tido uma vida muito melhor se ela no tivesse ficado grvida de mim e continuado sua gravidez.

10

Lembro-me que recentemente, um par de anos atrs, fiz uma apresentao no Boston College. A apresentao foi iniciativa do ministrio da Igreja Crist Evanglica no Colgio de Boston, pois Ministrio Catlico jamais teria me convidado. Uma estudante veio falar comigo depois da palestra e disse: "Voc realmente deveria refletir o quanto deveria agradecer sua me por t-la deixado nascer e no ter feito um aborto". E eu lhe respondi: "Veja, quero contar algo para voc. Minha me nunca deveria ter tido filhos. Num certo sentido ela teve uma vida miservel porque ela teve filhos. E eu estaria contente em no ter nascido para que minha me pudesse ter tido uma vida melhor. Para mim isso teria sido OK. A questo toda que como feto voc no nada. Voc no pode ter esta conscincia reflexa de sua prpria vida. como adulto que voc pode refletir sobre isto e tomar decises. Neste sentido teria sido OK no ter vindo a este mundo. Teria sido tudo certo. E se teria sido bom para a minha me, teria sido OK". - Quais foram seus momentos decisivos que fizeram com que voc quisesse continuar como uma jovem catlica? - Eu penso que em grande parte isto se deveu aos relacionamentos extremamente positivos que eu tive com as freiras nas escolas. Eu era muito amiga de um grande nmero delas. Elas eram timas. - O que aconteceu para voc ter querido se tornar uma freira quando tinha dezesseis ou dezessete anos? - Ns ramos ensinadas que havia trs estados de vida. O estado mais alto era a vida religiosa, o segundo mais alto depois deste era o casamento, e o terceiro era a vida de solteiro. Foi uma questo de hierarquia. Voc sabe, eu sempre quis ficar no topo da hierarquia. Eu nunca me interessei em permanecer na parte de baixo da hierarquia. E se no meu meio social e nos quadros que me eram apresentados o mais alto era ser uma freira, ento eu queria o mais alto do que eu conhecia. - Mas voc estudou na Universidade de St. John durante um ano antes de ter entrado no convento. O que estudou ali? - Literatura inglesa. A mesma coisa que tinha estudado na Escola Nova. - OK. Fale-me sobre o seu tempo de convento. - Foi no tempo anterior ao Conclio Vaticano II. No foi uma poca infeliz. No foi nenhuma experincia desastrosa. Foi tudo absolutamente normal. No vi nada da multido de coisas de que hoje falam sobre esta era. Voc, por exemplo, tomava banho sem roupa. Sim, isso mesmo. No tinha essa de que voc tinha que ir para debaixo do chuveiro usando as roupas de baixo. Quase tudo no convento era razoavelmente normal, exceto o fato de que voc tinha que usar roupas muito compridas e um vu sobre a cabea. - H mais alguma coisa de seu tempo de convento sobre que teramos que falar? Voc no quer dizer o que as freiras falavam sobre sexo? - As freiras no falavam nada sobre sexo. Nada mesmo. Ns nunca falvamos sobre isso. Nem mesmo nas aulas sobre sade. Alis, acho que nem tnhamos aulas sobre sade. Nunca vi diagramas

11 mostrando teros nem nada destas coisas. Estas coisas no existiam. O que mais parecia com isso eram aulas de economia domstica. Mas tenho uma memria zero de uma nica discusso real sobre sexualidade. No havia nenhuma expectativa de que fossemos sexuais. No havia razo para falar de sexo. Voc sabia o que era adultrio. Voc sabia o que era luxria. Voc sabia que todos esperavam que ningum tivesse sexo antes do casamento. E no havia realmente mais nada, nada, nada para se falar sobre sexo. No havia plulas anticoncepcionais. Acho que quando estava terminando o colegial eu ainda nem sabia o que era um aborto. - OK. Como foi ento que voc decidiu abandonar o convento? - Sai porque eu no acreditava. Lembro-me que tive algumas conversas com outras irms e outras postulantes sobre controle de natalidade, divrcio e segundo casamento. E eu no acreditava no que a Igreja ensinava sobre estas coisas. A idia de ser uma representante da Igreja institucional ao mesmo tempo em que discordava destas posies no fazia sentido para mim. Eu no concordava com os ensinamentos da Igreja. Na verdade, eu nunca tinha concordado com os ensinamentos da Igreja, mas eu no pensei que isso fosse uma coisa importante at que eu me vi em uma posio onde os ensinamentos da Igreja iriam ser a minha vida. E assim, quando eu deixei o convento eu parei de ir Igreja. Voc pode dizer que a partir deste ponto eu no era mais uma catlica ativa. Mas eu mesma particularmente no me considerava mais ser uma catlica. - Voc se tornou sem religio a partir daquele momento? - Sim, exatamente. Mas novamente, pensando de uma certa maneira, eu nunca havia sido uma pessoa piedosa. O meu catolicismo nunca se baseou em ir missa, rezar o rosrio, etc. No era isso para mim o que significava ser catlica. O catolicismo para mim sempre foi mais filosofia do que teologia. Assim, eu deixei a Igreja e fiquei sem religio. E no tive nenhuma raiva. Quero dizer, eu no me senti bem, mas no acho que a Igreja fz nunca nada de terrvel para mim. Na verdade, eu sempre senti e ainda sinto que a Igreja desempenhou um papel muito importante e positivo na pessoa que hoje eu sou. Eu sei que eu tive uma boa educao catlica. Meus professores me trataram sempre com carinho. Minha educao foi individualizada. Meus talentos sempre foram reconhecidos e estimulados. Tudo isto foi uma base espiritual e intelectual razoavelmente rica. Mas o problema que eles estavam errados. Isto o tipo de coisa do modo como eu a sinto. Sempre repito em minhas palestras que o maravilhoso da Igreja Catlica, e tambm da maioria das religies, que elas colocam as grandes questes. Mas do respostas intolerveis. Esta a realidade. Mas eu sinto alegria ao perceber que elas colocam as questes que ningum mais ir levantar. Quando sa do convento, no pensei mais sobre o que gostaria de ser. Eu ia ser uma freira. E agora eu no ia ser uma freira. Eu sempre soube que nunca quis casar-me. E eu tenho certeza que isto teve muito a ver com os casamentos de minha me. Eu tambm nunca quis ter filhos. Nisto eu sou como minha me, exceto pelo fato de que eu consegui o que ela deveria ter tido. Conversei sobre isso com a minha me antes dela morrer. Eu perguntei se ela lembrava de algum perodo de minha vida em que eu pudesse mostrar algum interesse no casamento, se ela se lembrava, quando eu era criana, nas minhas brincadeiras, se fazia parte das minhas brincadeiras ter um marido ou ter filhos? E ela me respondeu: "No, isso nunca existiu". - Quando voc ouviu falar pela primeira vez dos movimentos das mulheres?

12 - Eu nunca fiz parte de nenhum grupo feminista. Eu nunca participei de um grupo de conscientizao de qualquer coisa. Eu sabia que havia um movimento feminista. Mas eu sempre me senti poderosa por mim mesma. Quero dizer, um aspecto de minha vida, no gosto muito de usar a palavra poderosa, mas eu sempre senti o poder. Eu sempre senti que era eu que estava de posse de minha vida. Eu estava no poder. Eu nunca fui o instrumento de ningum. Tive namorados e homens com quem me envolvi. Mas no era nada terrivelmente importante. A maioria de meus primeiros relacionamentos eu no diria que foram srios ou importantes para mim. Foram mais relacionamentos sexuais do que relaes de comprometimento. Por isso nunca precisei me sentir necessitada de libertao. Isso nunca foi um aspecto de minha identidade. Em um certo sentido, eu me tornei parte do movimento pelo direito ao aborto antes que tivesse me tornado parte do movimento pelos direitos da mulher. E isso foi, novamente, uma coisa acidental. Eu estava morando com um homem. Tnhamos alugado uma casa de vero. Eram os anos de 1969 e 1970. As pessoas de quem alugamos a casa de vero, uma delas era mdico. Ele conhecia alguns mdicos do Hospital Albert Eisntein que estavam abrindo uma clnica de aborto. O aborto se tornou legal no estado de Nova York em julho de 1970. [O aborto no era ainda legal no restante dos Estados Unidos. Graas ao ento governador de Nova York, Nelson Rockefeller, o aborto tinha sido legalizado durante os dois primeiros trimestres da gravidez no nosso estado. No era necessrio justificar razes mdicas, psicolgicas ou econmicas para conseguilo, bastava o pedido da mulher. A paciente, alm disso, no era obrigada a residir em Nova York para conseguir o aborto]. Os mdicos do Albert Einstein estavam procurando algum que gerenciasse a clnica e pensaram que eu seria boa nisto. O meu senhorio me apresentou aos mdicos e eles me contrataram para dirigir a clnica. Isto foi em 1970, no fim de 1970, na cidade de Nova York, na primeira onda de clnicas de aborto que foram abertas naquela poca. Tudo o que estas clnicas faziam era aborto. Quem quer que ali estivesse, s se fazia aborto. Eles ensinavam planejamento familiar depois do aborto, mas ningum se dirigia quelas clnicas como um paciente de planejamento familiar. Minha clnica era chamada de Pelham Medical Group em Westchester, New York. Mas a maioria destas clnicas foram fundadas por empresas com fins lucrativos gerenciadas por mdicos homens. Foi assim que tudo comeou. A Planned Parenthood, [filial americana da IPPF, hoje a maior rede de clnicas de aborto dos Estados Unidos], no quis abrir nenhuma clnica em Nova York. A Plannned Parenthood nunca estiveram na vanguarda dos servios de aborto nos Estados Unidos, nem na Califrnia, nem em Nova York, no Colorado, no Hava. Eles s comearam tardiamente. Mesmo depois que o aborto se tornou legal em todos os Estados Unidos em 1973, foi muito difcil conseguir que a Planned Parenthood abrisse uma nica clnica de aborto. Eles no queriam ser estigmatizados. Hoje a maioria das clnicas de aborto no tem o volume impressionante de trabalho que tnhamos naquela poca. Quando o aborto se tornou legal em meados de 1970 em Nova York, a cidade virou um zoolgico. Nova York era um zoolgico. Voc podia ver mais de uma centena de mulheres esperando para abortar em uma clnica pequena em um dia de sbado. Nenhum mdico chegou a trabalhar em perodo integral, mas havia uma multido de mdicos. Um mdico podia trabalhar nisto dois dias por semana, dezesseis horas. Mas as equipes eram full time. Durante os primeiros trs anos as mulheres vinham para Nova York de todo o pas. As mulheres desciam no aeroporto de La Guardia. Havia um perfeito clima de Oeste Selvagem nos novos procedimentos que haviam sido legalizados. As mulheres chegavam de estados onde o aborto era ilegal. No que lhes dizia respeito, tratava-se de uma coisa ilegal. A mentalidade era da clandestinidade mesmo se a coisa j era legal. Os motoristas de txi raptavam a pacientes que haviam marcado hora com voc e as levavam para outras clnicas onde os donos pagavam para os motoristas por cada cliente

13 que eles traziam. As clnicas foram obrigadas a contratar furges e limusines para pegarem elas mesmas os pacientes no aeroporto para que as pacientes no fossem seqestradas. Voc tambm via outras mulheres, mulheres jovens, junto com os seus namorados, que chegavam ao estacionamento s seis da manh depois de terem dirigido do Kentucky, sem terem dormido noite, assustadas, no sabendo o que iria acontecer, esperando que a clnica abrisse. Para elas tinha sido a Noite dos Mortos Vivos. Pela primeira vez elas podiam ir a um lugar e conseguir um aborto que fosse legal e estivesse tudo correto. Mas por outro lado, tudo tinha todas as caractersticas de uma atividade ilegal. Voc sabia que era legal, mas ainda era, em termos de mentalidade, uma coisa ilegal. Porque naquele nico lugar era legal, mas em toda a volta, na cabea de todo o mundo, o mundo, tudo, a questo era resumida em procurar um aborteiro ilegal. Voc sentia este clima. - Quanto tempo voc pensou sobre a questo do aborto antes de ser contratada para a clnica? - No muito. Eu nunca fiquei grvida. Nunca tive uma experincia pessoal sobre o aborto. Em toda a minha vida s fiz sexo inseguro duas vezes em muitos anos em que eu poderia ter ficado grvida, desde a minha primeira relao sexual at que me esterilizei aos trinta e trs anos. No tive um s momento de indeciso quando me pediram que administrasse a clnica. O que eu pensei foi: "Oh, eu posso fazer isso". Para mim esta foi a primeira experincia de um emprego que tivesse algum significado. Eu estava em uma posio na qual eu poderia fazer algo de bom e algo que percebia que era poltica, cultural e socialmente importante. E eu seria paga para isso. E eu tambm era o chefe. Tudo isso soava grandioso, e eu no podia pensar em nada melhor. Trs anos mais tarde, quando foi aprovada a deciso Roe x Wade, que legalizou o aborto em todos os Estados Unidos, eu estava trabalhando na clnica . Nesta altura, toda a minha famlia j estava envolvida com a clnica. Meu irmo era o motorista do furgo que recebia as mulheres. Minha me era a chefe das telefonistas. Minha irm mais jovem era conselheira telefnica. - Que impacto a deciso Roe v. Wade teve no seu trabalho? - Eu trabalhei na clnica Pelham por aproximadamente dois anos quando me tornei a diretora executiva de um lugar chamado Eastern Women's Center, que era uma outra clnica de aborto em Manhattan. E eu estava trabalhando no Eastern Women's Center quando o aborto se tornou legal em todos os Estados Unidos. Eu deixei esta outra clnica no final de 1973, ou no incio de 1974. Assim, no pude sentir muito o impacto. - OK, para onde voc foi no final de 1973? - Sa de frias por um ano. Fui para o Sudeste Asitico com o meu companheiro. Moramos em Panang e viajamos atravs do Sudeste Asitico por um ano. Foi uma grande experincia. Depois voltamos e quando chegamos fomos contactados pelo IPAS, que naquela poca era conhecido como International Pregnancy Advisory Services (Servio Internacional de Aconselhamento da Gravidez). Passei a trabalhar para o IPAS. O problema era que quando o aborto se tornou legal em 1973, a famlia Scaife de Pittsburgh, no caso, a Sra. Cordelia Scaife May, doou um milho de dlares Planned Parenthood para que ela comeasse a abrir clnicas de aborto em todo o pas. Foi esta a maneira que uma parte da Planned Parenthood encontrou para quebrar a resistncia da outra parte que no queria entrar no negcio de

14 abrir clnicas de abortos. E, no ano seguinte, mais um milho de dlares foi doado ao IPAS para que o IPAS comeasse a fazer o mesmo servio principalmente nos pases em vias de desenvolvimento. Don Collins fazia parte do esquema. Ele era o responsvel por este programa na Fundao Scaife naquela poca. Estas pessoas nos contrataram. Eles eram pioneiros independentes, como Lone Rangers, viajando em todo o mundo tentando convencer as pessoas a receberem o dinheiro deles para abrirem clnicas ilegais de abortos. E algum me recomendou para que me contratassem para trabalhar com eles. Fui contratada, primeiro como consultora, para trabalhar junto ao Partido Radical e ao movimento feminista na Itlia. Naquela poca o aborto ainda no era legal na Itlia e as mulheres estavam indo para a Iugoslvia para conseguirem um aborto. Havia tambm uma srie de clnicas clandestinas, ilegais, de aborto, que eram administradas pelo movimento feminista e, de uma certa forma, por extenso, junto com o Partido Radical. O Partido Radical foi o partido responsvel pela reforma do divrcio e pelo referendo que legalizou o divrcio. E eles foram tambm o partido que estava patrocinando o referendo de 1975 sobre o aborto legal na Itlia. Os homens que me contrataram acharam que, por eu ser uma feminista e por ser uma radical, talvez eu poderia convencer os italianos a aceitarem o nosso dinheiro. Esta foi a primeira vez que eu me vi frente a frente com o lado do problema populacional dentro da questo do aborto. Eu no sabia nada sobre as pessoas interessadas no controle populacional e os interesses internacionais escondidos atrs da questo do controle populacional e nada sobre tudo isso. Eu s conhecia o direito ao aborto. No fim o Partido Radical decidiu que eles no iriam ficar com o dinheiro americano, porque era uma coisa potencialmente muito problemtica. Eles achavam que eles "sabiam" que ns ramos todos da CIA. E mesmo que ns no fossemos, como nos disseram, eles seriam acusados de qualquer maneira de terem recebido dinheiro da CIA, e assim era melhor que eles no ficassem com o dinheiro. O IPAS em seguida me pediu para ir Tunsia e ver o que estava acontecendo por ali em termos de aborto. Eles me mandaram tambm para a Nigria, e ali passei os que foram os trs piores dias de toda a minha vida. O trabalho seguinte que eu fiz para o IPAS foi abrir uma clnica de abortos na ustria. Eu no sei se as pessoas que esto hoje no IPAS conhecem mais esta histria de sua prpria organizao, porque todos os que estavam ali nesta poca j saram, morreram ou se aposentaram. O aborto foi legalizado na ustria em 1976. O IPAS queria abrir uma clnica na ustria de que ela j era proprietria e que poderia usar como fonte de renda para o trabalho nos pases subdesenvolvidos. Eles fizeram primeiro uma parceria com a Marie Stopes da Inglaterra, que j estava abrindo clnicas em todo o mundo, e isto sob a perspectiva do problema do controle populacional. Assim a Marie Stopes da Inglaterra e a IPAS norte americana tentaram abrir juntos uma clnica na ustria para que eles tivessem uma fonte de renda. Mas o funcionrio que administrava a Marie Stopes no teve nenhum sucesso. Foi ento que o IPAS me props: "Por que voc no tenta? V e veja se voc pode faz-lo". Eu disse que aceitava e levei comigo um dos dois mdicos que tinham sido donos da Clnica Pelham, que tambm era um excelente homem de negcios. L fomos ns juntos para a ustria para ver se achvamos um mdico com quem poderamos abrir uma clnica de abortos. L chegando, encontramos o Dr. [Alfred] Rockenschaub. Era um social democrata, e o diretor da Semmelweis-Clinic, que era um grande, muito grande e prestigioso hospital austraco. Ele nos explicou que no se faziam abortos na ustria. J era tudo legal, mas no havia nenhum servio disponvel. Lembro-me bem da conversa que tive com ele. Ns falamos: "Ningum est fazendo abortos na ustria. O que est acontecendo aqui?" Ele

15 respondeu: "Bem, agora que tudo j legal, ningum quer encalhar o barco na rocha". Foi assim que comeamos a caar os mdicos nas salas de emergncia dos pronto socorros e falando com os mdicos nas salas de emergncia. A teoria do Dr. Hachamovich, que era o mdico que tinha vindo comigo da Amrica, era a de que tnhamos que encontrar um mdico afundado em problemas. Tnhamos que encontrar algum que estivesse se divorciando, que precisasse de dinheiro, algum que estivesse disposto a enfrentar riscos. E assim ns continuamos perguntando e perguntando at que finalmente encontramos algum a quem pudemos contratar. Em seguida contratamos uma mulher nativa para administrar a clnica. E abrimos finalmente a primeira clnica de aborto legal na ustria. Ns a abrimos, a administramos durante algum tempo, a mantivemos andando e ento nos mudamos, deixando para o IPAS. Eu trabalhei com o IPAS durante um ano e meio fazendo este tipo de coisa. Durante este tempo eu fui tambm para o Mxico onde ajudei o IPAS a abrir uma clnica, desta vez ilegal, no Mxico. Isto foi entre 1975 e 1976. - Desculpe parecer ingnua, mas como que se abre uma clnica ilegal? - Primeiro voc tem que encontrar um mdico que queira fazer os abortos. Isto a primeira coisa, achar um mdico. O caso que o IPAS j tinha este mdico esperando no Mxico. Em seguida voc aluga um lugar e comea a fazer os abortos. - Mas o que que impede o governo de fechar o estabelecimento? - O que impediu o governo de fechar os provedores de aborto ilegal nos Estados Unidos antes de 1970? Suborno e falta de vontade poltica. Nunca houve uma vontade poltica real de parar os abortos clandestinos. Alm disso a Igreja Catlica no se preocupa que se faam abortos. O que eles no querem que seja legal. Isto faz parte do pacote. Enquanto eu estava trabalhando para o IPAS como consultora fui a uma Conferencia em 1976 na Universidade do Tennessee em Knoxville. A Conferncia era sobre o aborto. Era uma pequena conferncia, talvez houvesse ali uma cem pessoas, cento e vinte pessoas. Um dos propsitos desta conferncia era a de fundar uma associao de provedores de aborto. Em um certo sentido aquela conferncia foi bero da National Association of Abortion Facilities [Associao Nacional dos Estabelecimentos de Aborto], NAAF. O impulso veio com muita fora por parte dos provedores de aborto com fins lucrativos que nos ltimos anos haviam entendido de forma crescente que estavam sendo considerados como cidados de segunda categoria, em um clima onde a Preterm e a Planned Parethood eram considerados os bons meninos. Agora que finalmente estas organizaes haviam comeado tambm elas a fazer abortos, elas estariam fazendo isso por motivos altrustas e no em busca de lucro. Mas haveria tambm esta "escria mdica" que haviam aberto clnicas para fazer aborto por dinheiro. E a Preterm e a Planned Parethood supostamente no queriam ter nada a ver com esta gente. Mas esta gente achava que eram homens dignos a fazer coisas boas. E agora eles queriam sua prpria associao profissional. Assim, eles estavam fundando a Associao Nacional dos Estabelecimentos de Aborto (NAAF). E eu estava ali e esta gente gostava de mim. E eles me disseram: "Frances, voc no gostaria de participar do Comit Administrativo?". E eu respondi: "Com certeza, eu vou participar do Comit Administrativo". Foi deste modo que comecei. Rapidamente comeou uma fortssima presso por parte da Planned Parenthood e dos outros provedores sem fins lucrativos querendo impor a posio de que a NAAF era uma pssima idia: "Esta gente tem a poltica errada e tudo o mais que h de errado, e ns no podemos deixar isto acontecer". Eu trabalhei nesta poca para fazer com que pudssemos descobrir uma maneira de que todos pudssemos sentar em torno da

16 mesma mesa, atravs de uma representao proporcional. As clnicas feministas teriam duas cadeiras e as grandes instituies sem fins lucrativos teriam muitas cadeiras e tambm as grandes instituies lucrativas, sem esquecer dos consultrios mdicos. Mas isto no funcionou. Em um certo sentido os provedores com fim lucrativo estavam com a razo, haviam sido eles que tinham tido a idia. Eles no eram obrigados a dar a estas pessoas o que elas queriam. Fora com elas. Assim a estratgia no funcionou e eu sa da NAAF. E todo mundo que no era parte da NAAF formou o que se veio a chamar-se de National Abortion Council [Conselho Nacional do Aborto], NAC. E eu me tornei a presidente do Conselho Nacional do Aborto. O objetivo explcito do Conselho Nacional do Aborto era trazer de joelhos a Associao Nacional dos Estabelecimentos de Aborto. E foi o que de fato veio a acontecer depois de menos de seis meses de competio entre as duas organizaes. A NAAF no cresceu mais, e o Conselho Nacional do Aborto teve acesso a muito mais dinheiro porque ns ramos os bons meninos que conhecamos os grandes financiadores. John D. Rockefeller III financiou a NAC. Finalmente um comit, um comit de negociao, foi estabelecido. As duas organizaes se fundiram na Federao Nacional do Aborto (National Abortion Federation) e eu fui novamente nomeada como a primeira diretora executiva. Exerci o cargo por um ano e meio ou dois anos. Durante este perodo produzimos um guia do consumidor para pacientes em busca de um aborto e tnhamos um encontro profissional cada ano para treinamento, desenvolvimento e educao. Foi isto o que fizemos naqueles primeiros estgios. Foi nesta poca, no final de 1977, quando morreu Rosie Jimenez. [O movimento a favor da vida havia conseguido que o governo americano no oferecesse mais o aborto como um servio de sade pblica gratuito atravs da Medicaid. Como conseqncia, a jovem imigrante mexicana Rosie Jimenez acabou morrendo em um aborto clandestino com uma curiosa por no ter podido pagar uma clnica particular]. E Ellen Frankfort, que era minha amiga e escritora feminista em Nova York me procurou para que eu a pudesse ajudar a escrever um livro a respeito. Ela me perguntou se eu poderia ajud-la e eu lhe disse que sim. Fizemos uma viajem at McAllen, o lugar onde Rosie havia morrido. A acusao do movimento feminista era a de que Rosie teria morrido por causa do corte de verbas para a Medicaid. Os relatrios oficiais diziam, porm, que ela no havia morrido por causa do corte de verbas da Medicaid. Ela havia morrido porque era uma jovem americana de origem mexicana, envergonhada por ter engravidado, e que por causa disso havia cruzado a fronteira para praticar um aborto no Mxico com uma parteira. Ns fomos ao local e constatamos que toda a histria estava contada errada. No era isso o que tinha acontecido. Ela havia se dirigido ao prprio mdico que na cidade de McAllen havia feito seus dois abortos anteriores, quando estes ainda eram cobertos pela Medicaid, mas que negou o terceiro porque a Medicaid j no pagava mais os abortos. E assim ela se dirigiu a uma parteira ilegal da prpria McAllen, fz um aborto, infeccionou-se e morreu. Depois de quatro anos de aborto legal e de direito constitucional nos Estados Unidos da Amrica, estvamos diante de uma situao onde parecamos ter retornado realidade em que as mulheres pobres que no mais podiam utilizar-se da Medicaid, se elas morassem no estado errado, no mais teriam acesso ao aborto, enquanto que as mulheres ricas o continuariam tendo.

17

E eu sempre estive do lado, a maior parte das vezes sem nenhuma m vontade para com os demais, dos mais pobres. Como catlica, devido prpria misso social da Igreja, sempre tive a noo de que os pobres deveriam ser a nossa primeira prioridade. E agora eu era a diretora executiva de uma associao que fazia parte de um movimento que no compartilhava exatamente as estratgia que eu pensava que deveria fluir destes valores. Vou tentar explicar-me mais claramente. Eu no acho que o movimento pelo direito ao aborto seja um movimento racista. Mas eu acho que o movimento pelo controle populacional no s um movimento racista como tambm um movimento classista e eugenista. Mas medida em que eu mergulhava mais profundamente no estgio seguinte de meu trabalho, que veio a se tornar internacional, passei a perceber o quanto os problemas populacionais passaram a se tornar uma questo importante que no tinha tido lugar algum na primeira parte de minha carreira. Toda a primeira parte de minha carreira foi um comprometimento com o movimento pela sade reprodutiva. Era um movimento da rea da sade. Era um movimento de direitos. Era um movimento da rea da sade que no tinha nada a ver com questes de controle populacional. Assim, de qualquer forma, naquele momento eu decidi que deixaria a Federao Nacional do Aborto e iria trabalhar com Ellen no livro sobre a morte de Rosie. Ns escrevemos o livro. O livro foi um completo fracasso, como o caso da maioria dos livros na Amrica. Mas foi um livro muito bom. Sim, foi um livro excelente, mas no vendeu. Isto acontece. Bem, voc sabe, houve tambm os que disseram que no vendeu porque a mensagem dos pobres no pega na Amrica. Os americanos no se preocupam com os pobres, eles se preocupam com os seus direitos e suas crianas e seus filhos. Logo depois que o livro ficou pronto surgiu uma mulher de nome Patricia McMahon, que em um certo sentido foi a segunda diretora executiva das Catlicas pelo Direito de Decidir. Patricia McMahon era uma mulher irlandesa da classe trabalhadora. Esteve na Irlanda ente 1976 e 1977, e ficou abismada com o estado das mulheres irlandesas e da contracepo na Irlanda, e voltou para a Amrica querendo fazer alguma coisa a respeito. Ela entrou em contato com a Fundao Ms e disse: "Quero fazer algo a respeito". E eles responderam: "Existe a um grupo chamado Catlicas pelo Direito de Decidir. Por que no telefona para elas?". Ela telefonou e falou com as Catlicas. No s, mas tambm convenceu-as a contrat-la como a primeira diretora executiva em tempo integral. Elas a contrataram, mas no tinham dinheiro. E mesmo assim Patrcia comeou a construir uma forte diretoria. Foi assim que ela me encontrou e me perguntou se eu no queria fazer parte da diretoria das Catlicas pelo Direito de Decidir. Este foi o momento decisivo da minha vida. E a questo era, seria eu catlica? Sou catlica? Eu no ia Igreja, eu no acreditava nos ensinamentos da Igreja sobre sexualidade, mulheres, reproduo, mas seria eu ainda assim uma catlica? E assim comeou uma batalha dentro de mim. Eu resolvi pensar a respeito. Eu sempre senti que o movimento do direito ao aborto se ressentia de uma dimenso moral, que o trabalho nas clnicas consiste em ver a poltica do preto e branco, legal ou no legal. No se discute se certo ou errado, quando certo e quando errado.

18 Assim, de qualquer forma, fiquei muito interessada na proposta porque as Catlicas pelo Direito de Decidir tinham um espao onde as dimenses morais dos problemas poderiam ser exploradas. Eu tambm sempre acreditei que as mudanas sociais ocorrem na periferia, nas margens, nunca no centro. Do ponto de vista da estratgia poltica eu no acredito que se possam promover grandes mudanas sociais fazendo parte do establishment. Eu acho que se voc quer realmente provocar uma mudana muito melhor faz-la a partir das margens do que se voc tentar faz-lo procurando ser popular no centro. E assim eu resolvi que iria reentrar nos meios catlicos, no mundo e na comunidade do catolicismo. - Voc no tinha permanecido fora da Igreja por quinze ou dezesseis anos? - Isso mesmo, desde os anos 1963 ou 1964, at 1978 ou 1979, de que estamos falando agora. E em primeiro lugar eu me considero, e muitas pessoas dizem o mesmo, eu sempre me considerei a mim mesma como uma pessoa espiritual. No que eu acredito? Eu posso dizer que eu acredito que esta vida tem um sentido. Eu estou aqui para fazer alguma coisa. Eu tenho uma obrigao de fazer alguma coisa. E isto uma crena, porque a vida poderia ser totalmente sem sentido. Eu acredito, no por causa de qualquer motivo racional, que h um sentido alm do sentido que eu dou vida. Isto um incio. De um certo modo, isto um ponto de partida. Quero dizer, se voc acredita nisto, voc passa a acreditar que h alguma coisa fora de cada um de ns como indivduos. O que nos d este significado? Se o significado no vem de dentro de mim, ento ele vem de onde? Ento este um ponto de partida no caminho de reestabelecimento da f a partir do incio, em vez de ser a partir do Catecismo: existe um Deus, e o resto que voc sabe. Mas eu acredito que no fim voc volta ao Catecismo bsico. Em segundo lugar, trabalhei em outro ponto. Na medida em que trabalhei nas Catlicas pelo Direito de Decidir, fiquei exposta Igreja Catlica de hoje, em contraposio Igreja Catlica anterior ao Vaticano II que conheci, e descobri que sou mais catlica que a maioria dos catlicos progressistas que pude conhecer. - Certo. Convidaram voc para fazer parte da diretoria das Catlicas pelo Direito de Decidir. E como bem disse, sua deciso era que sim, voc era uma catlica. Mas eu queria que desenvolvesse aquela parte em que estava particularmente interessada em aceitar, isto , porque o trabalho levava a srio as implicaes morais do aborto. - Correto. Eu penso que se olharmos historicamente para o movimento do direito ao aborto nos Estados Unidos sempre houve algum tipo de uma distino ntida entre os aspectos legais e morais. E assim sendo o movimento pelo direito ao aborto concentrou-se muito na questo do direito, e nada na questo da moralidade. Agora voc sabe que isto mudou nos anos 80. Porm com certeza o estabelecimento de um movimento contra o aborto foi um fenmeno catlico. Ele foi fundado pelos bispos catlicos e concentrou-se muito na questo de que o aborto era imoral porque voc estaria tirando a vida do feto.

19 Fora isso, se voc pensar historicamente sobre a relao entre a mulher e a moralidade e olhar a questo atravs de uma lente feminista, a moralidade e os conceitos da moralidade sempre foram usados contra as mulheres. Portanto voc nunca realmente ir vencer como mulher se a questo da moralidade for levantada. Se ns, como movimento, tivermos que tratar de moralidade na questo do aborto, ns perderemos, porque o discurso moral controlado pelos homens e construdo contra as mulheres. Assim, em primeiro lugar, existe uma questo simples. Algo considerado legal ou ilegal, e a moralidade no o fator determinante. Em segundo lugar, os sistemas morais so predominantemente utilizados contra as mulheres. E agora o terceiro elemento a religio, que mais intimamente ligada moralidade do que aos direitos. Todas estas coisas contribuem umas com as outras de tal maneira que as pessoas no questionem o tema da moralidade. Assim, neste contexto, tanto em termos de minha formao catlica, como em termos de minha experincia em clnicas de aborto, eu acreditei ento, e agora acredito mais firmemente, que a incapacidade de tratar esta questo no nvel moral uma grave ameaa para o sucesso a longo prazo do movimento a favor do aborto. Portanto, as Catlicas para o Direito de Decidir pareciam ser o espao ideal onde estas questes poderiam ser tratadas no apenas como questes Catlicas, mas tambm como questes morais mais amplas. Eu penso que em alguns sentidos, mesmo nas suas origens, nas mentes das trs mulheres que fundaram as Catlicas pelo Direito de Decidir, elas nunca chegaram a imaginar que as Catlicas viessem a engajar-se to profundamente no discurso moral como elas so hoje. O modo como as Catlicas pelo Direito de Decidir tratavam destes temas em seu perodo inicial de fundao, digamos, desde 1973 at o momento em que eu me envolvi com elas, que foi quando comeou o verdadeiro envolvimento com as questes morais, a questo do aborto era vista como um problema de conscincia, do direito dos catlicos em discordarem, e este tipo de coisas. Tratava-se do direito liberdade religiosa. Quando eu entrei para a diretoria das Catlicas, eu estava trabalhando h dois anos em uma Fundao chamada o Projeto Jovem, eu era a diretora executiva desta organizao em Washington D.C. A Fundao fazia doaes a organizaes de base em toda a Amrica que estivessem envolvidas com mudanas sociais. Eu gastei um ano viajando em vrias regies onde procurava educar estes movimentos sobre como relacionar-se com as pessoas de origem latina e hispnica e aconselhando, por outro lado, a Fundao sobre a atuao destes movimentos. Com isto pude aprender como as Fundaes financiadoras trabalham. Quero dizer, estes dois anos tornaram-me a arregimentadora de fundos bem sucedida que sou hoje porque eu aprendi, do lado de l de trs da mesa, do lado de onde se decide para onde ir ser doado o dinheiro, o que estas Fundaes querem saber, como diz-lo e como explicar do que se trata cada projeto. Eu consegui desenvolver um sentido de igualdade nas relaes entre o doador e o receptor de maneira a trabalhar nesta estrutura de um modo que voc no parea um mendigo pedindo dinheiro. Eu sei como dar s Fundaes a chance que elas procuram para que elas possam investir o seu dinheiro com sucesso. Sem mim, vocs no conseguiro o sucesso que desejam.

20 O doador no pode ter sucesso se no h pessoas que possam fazer um grande trabalho ao receber o dinheiro. Assim, voc sabe, eu desenvolvi toda uma filosofia em torno deste ponto. Foi assim que Pat McMahon, que foi a diretora executiva das Catlicas pelo Direito de Decidir desde 1978 at 1982, aproximadamente, conseguiu tir-la do nada e conseguiu a primeira doao da Fundao Sunnen em St. Louis, Missouri. E a Fundao Sunnen, atravs dos primeiros anos das Catlicas pelo Direito de Decidir, aquele perodo de tempo que se estende provavelmente at o fim dos anos 80, foi uma das principais financiadoras das Catlicas pelo Direito de Decidir, e uma financiadora controvertida, porque a famlia Sunnen, que eram as controladoras da Fundao, estavam muito fortemente comprometidas com o conceito de que havia pessoas em excesso em nosso planeta. Uma perspectiva do controle populacional global, mesmo em se tratado de uma Fundao que investia basicamente na rea domstica e no direito ao aborto em seus termos prprios. Isto um outro problema muito complicado. Quando voc examina os tipos de caracteres que desfilam ao longo da histria deste movimento, voc encontra em primeiro lugar pessoas que so estritamente partidrias dos direitos reprodutivos. Pessoas que acreditam no direito de escolha da mulher, que so comprometidas com o aborto por causa dos sofrimentos e dos direitos da mulher e tudo o resto. Mas h outros que entraram neste movimento e que esto muito mais preocupados somente com uma outra coisa, que h um excesso de pessoas em todo o mundo e com os efeitos que este excesso de pessoas iro causar no planeta, nos Estados Unidos, na economia, nas conseqncias negativas individuais deste excesso de pessoas no bem estar individual de cada um. So pessoas que entraram para o movimento somente porque elas querem ver menos gente. Mas, geralmente falando, eu penso que as pessoas e as organizaes que esto interessadas no aborto tendo como motor a reduo da populao no fazem isso com uma conscincia feminista. Eles no vem o mundo e os problemas do mundo atravs da tica do feminismo. Eu lembro que na Conferncia do Cairo passei o tempo conversando e fazendo perguntas a muita gente. Voc sabe, a Conferncia do Cairo foi decisiva neste ponto porque foi um ponto de viragem do paradigma "existeum-execesso-de-gente", "ns-temos-que-estabilizar-a-populao" para o paradigma em que a chave est na educao da mulher e no em estar da mulher. Eu perguntei para um mundo de pessoas, e a maioria no quis responder estas perguntas quando eu as fiz, se fosse provado que a educao das mulheres tivesse como resultado um maior nmero de bebs, ns ainda continuaramos lutando pela educao das mulheres? Voc sabe, o pensamento bvio que est por trs desta pergunta : "A educao das mulheres apenas um meio para se alcanar um outro fim ou ela um valor e um fim em si mesmo? Ento na verdade a questo outra. Existiu realmente uma mudana de paradigma no Cairo ou estamos falando apenas no nvel de tticas e estratgias? Entregue as plulas para as mulheres, despejeas com avies se necessrio, mas entregue as plulas. Esta era a abordagem de Rei Ravenholt, a idia de que se voc disponibiliza a tecnologia as pessoas iro utiliz-la. Mas agora a maioria das pessoas acredita que h um limite para a eficincia desta estratgia. Esta estratgia ir conseguir 70% do objetivo esperado de reduzir o tamanho e o crescimento da populao. Mas voc ainda tem o problema dos outros 30%, e este um grande problema, porque ainda visvel a necessidade de reduzir a populao em algumas partes do mundo. Na ndia, por exemplo. Na frica eu creio que h menos

21 necessidade porque ali a AIDs j est fazendo o servio, no o que eu penso, mas o que a elite populacionista diria. Mas de qualquer maneira existe uma necessidade de uma contnua reduo populacional na ndia, na China e em outros lugares. E a entrega de anticoncepcionais ajudou, mas no fz o servio completo. Assim a questo , o que mais necessrio acontecer para alcanar o objetivo desejado? - Desculpe, de que objetivo est falando? - Diminuir ainda mais as taxas. Convencer as pessoas a ter menos filhos. Existe uma aceitao geral no campo populacional de que necessrio haver outras estratgias e outras tcnicas, incluindo a educao das mulheres, para diminuir a populao. O exemplo de Kerala, na ndia, o exemplo geral que todo mundo cita: para cada dois anos a mais de educao, cada mulher ir adiar mais uma gravidez. Ento isso tudo parte de um discurso e parte de uma estratgia para reduzir a populao. E a questo central que est na minha mente , como feminista, a questo do quanto realmente ocorreu no Cairo uma mudana de paradigma e do quanto isto no seria apenas um aumento do nmero de estratgias disponveis para alcanar de novo o mesmo objetivo de reduzir o problema populacional. Hoje um dos dilemas para muitas pessoas do movimento feminista, feministas que advogam pela sade das mulheres e advogam pela sade reprodutiva, que ns no acreditamos que as pessoas da Agncia Internacional do Desenvolvimento adotaram realmente nenhum novo paradigma, e agora ns nos tornamos as pessoas que esto pedindo financiamento para eles. tudo muito complicado. - Quando voc decidiu entrar para a diretoria das Catlicas para o Direito de Decidir em 1982, como era o discurso naquele momento em ambos os lados? - Ns estvamos nos estgios iniciais, muito, muito, muito iniciais da estratgia das multides anti aborto. Era o perodo em que os protestantes conservadores decidiram que a crena que eles tinham tido, isto , que era errado envolver-se em poltica, que um protestante conservador, um evanglico ou um fundamentalista deveria em sua vida separar-se do demnio, o que inclua a poltica, um mundo que no poderia estar no mundo de uma pessoa de f evanglica. E de repente chegou o momento em que eles comearam a apavorar-se pelo modo como os seus valores haviam sido erodidos pelos direitos das mulheres, pelo direito ao aborto, pelo sexo livre e tudo o mais. Tudo o que eles tinham de mais caro estava desmoronando, e assim eles no tinham outra sada a no ser derrubar sua idia de manter-se longe da poltica e comear a envolver-se na poltica. Isto estava comeando justamente naquele perodo. - Ento, quando voc assumiu em 1982, descreva-me como era a organizao das Catlicas em 1982. - Em 1982 havia uma equipe que consistia na editora da revista Conscience, uma organizadora de colaboradores, a diretora executivo, que acabei sendo eu, e uma secretria, uma ou duas secretrias. Talvez houvesse duas secretrias administrativas. Esta era a equipe. E o oramento era, o oramento de toda a organizao, em torno de 250 a 275 mil dlares por ano. Era isto o que o grupo era. Para o ano de 1982, ramos certamente a menor de todas as organizaes de direitos reprodutivos.

22

- Pode ser, mas de onde vocs tiravam um quarto de milho de dlares por ano? - Da Fundao Sunnen, da Fundao Ms., da Fundao Playboy. Quando eu entrei, elas tinham acabado de receber sua primeira doao da Fundao Ford, cerca de 20 mil dlares, para entrevistar as mulheres e produzir um estudo sobre como elas se sentiam aps deixarem a clnica de abortos. E com certeza isto representou um outro ponto de virada, isto , o fato de ter recebido uma doao da Fundao Ford. Isto significava termos sido finalmente admitidas naquele mundo. - OK. Quanto de coragem era necessrio para ser uma Catlica pelo Direito de Decidir no final dos anos 70 e no incio dos 80? - Provavelmente menos do que necessrio hoje, porque tudo isto era antes que Joo Paulo II tivesse sido Papa. Os bispos catlicos eram muito ativos nestas questes, mas realmente no tinham prestado muita ateno s CDDs. Uma das realidades entre as Catlicas pelo Direito de Decidir era que entre os grupos de catlicos progressistas, ns realmente estivemos entre os primeiros. As Catlicas pelo Direito de Decidir vieram antes que existisse uma Conferncia pela Ordenao das Mulheres, e as Catlicas j existiam antes que houvesse um movimento pela reforma da Igreja e antes que houvesse um movimento pelos direitos homossexuais na Igreja. Os elementos progressistas da Igreja Catlica estavam comeando a se organizar no mesmo perodo em que as Catlicas estavam tambm se organizando. Uma das coisas que parte da estratgia de tornar a identidade das Catlicas pelo Direito de Decidir mais explicitamente catlica foi a idia de testar se havia ou no havia um nmero significativo de lderes catlicos que estariam prontos a assinar uma declarao, uma declarao moderada, sobre o aborto. Estas pessoas teriam coragem de sair, mesmo que apenas um pouquinho, de dentro do seu armrio? Foi assim que Dan Maguire, sua ento esposa Marjorie e eu, esboamos uma declarao intitulada "A Declarao Catlica sobre o Aborto". Ns comeamos pedindo s pessoas que a assinassem. Conseguimos um nmero razovel de pessoas, provavelmente um total de cinqenta pessoas assinaram a declarao no primeiro ano. Eram todos telogos liberais catlicos. Algumas eram freiras, havia um sacerdote ou dois, a maior parte pertencia vida acadmica, porque a declarao teve sua partida dada em uma conferncia acadmica. Em seguida decidimos publicar um anncio a respeito no jornal New York Times. A declarao era basicamente simples. A parte que foi mais criticada dizia que havia mais de uma posio catlica legtima sobre a questo do aborto. Ela mencionava as pesquisas de opinio pblicas. As pesquisas mostravam que os catlicos eram a favor do aborto. A declarao tambm chamava os bispos a abrir um dilogo sobre a questo do aborto, e dizia que a questo do aborto deveria ser abordada dentro da comunidade catlica de modo que as pessoas pudessem expressar-se a respeito e trabalhar com a mesma. A declarao tambm exortava os bispos a no penalizar ningum, que a penalizao dos catlicos que eram a favor do aborto no era o caminho a ser trilhado. Isto essencialmente o que a declarao dizia. Nenhuma pessoa que tivesse assinado a declarao estaria assinando que sua posio seria a favor do aborto. A declarao no dizia que a posio a favor do aborto era a posio correta. Ela simplesmente enumerava uma srie de fatos e pedia o dilogo em uma abordagem no punitiva.

23 O Vaticano no fz nada. Ningum fz nada. Quero dizer, houve muito pouca reao. Conseguimos uma pequena cobertura na imprensa. Depois das eleies, o Vaticano escreveu para os superiores das ordens religiosas que tinham membros que haviam assinado a declarao e disse: "Vocs devem fazer com que estas mulheres se retratem". Existe um rgo dentro do Vaticano chamado Congregao para os Religiosos e Institutos Seculares. Este rgo mudou de nome, mas na poca o nome era este. E o rgo era encarregado de todas as ordens de freiras, os Jesutas e as Misericrdias, os homens, as mulheres e tudo o mais. E assim ela escreveu para os superiores destas comunidades, as madres superioras, as secretarias gerais ou como queira cham-las, e disseram: "Estes membros da sua comunidade assinaram uma declarao que apareceu no New York Times, e isto contra os ensinamentos da Igreja, e ns queremos que chamem tal irm e lhe digam que retrate sua assinatura". E assim aconteceu que havia vinte e quatro irms, havia na realidade vinte e cinco irms que a assinaram, mas o Vaticano somente identificou vinte e quatro. Havia uma que eles no desconfiaram que fosse uma irm. E havia tambm dois irmos e dois sacerdotes que tambm haviam assinado a declarao. Para resumir, os padres e os irmos se retrataram. Eles me chamaram pelo telefone. Mandaram cartas para mim dizendo que eu retirasse seus nomes da declarao. OK. Mas as mulheres no quiseram se retratar, e assim seguiu-se uma guerra de dois ou trs anos e negociaes com o Vaticano sobre o que iria acontecer. E tudo foi muito, muito pblico. Uma das coisas sobre a organizao e os esforos para reformar a Igreja Catlica no deixar as coisas acontecerem em segredo. Ns sabamos que o New York Time era o nosso melhor amigo. Voc sabe, a batalha pela reforma da Igreja Catlica tem que ser feita nas pginas dos jornais e na TV e no rdio porque ns no temos acesso aos mecanismos da Igreja, e assim temos que usar os mecanismos seculares para conseguir veicular a mensagem. Assim tudo isso foi colocada nas pginas de todos os jornais dos Estados Unidos. As freiras foram identificadas. Houve conferncias de imprensa. Houve de tudo, e assim tudo isso foi um momento enormemente importante. Foi provavelmente o momento de coroao da solidificao do reconhecimento que os catlicos eram a favor do aborto. Voc sabe, quando as Catlicas pelo Direito de Decidir comearam, todos acreditavam que os catlicos no eram a favor do aborto, e que os catlicos faziam o que os bispos lhes diziam para fazer. E assim o processo de fundao das CDDs at 1984 foi um processo de tornar tudo isso visvel e tornar conhecido para todo mundo que ns catlicos fazemos o que queremos. Eu penso que sempre fz parte de nossa estratgia reconhecer que h pessoas a quem voc pode alcanar e pessoas a quem voc no pode alcanar. Ns sempre estivemos conscientes, desde o incio, que h muito mais pessoas ambivalentes na questo do aborto do que foi geralmente reconhecido pelo movimento a favor do aborto. Durante anos ns sempre achamos que estes eram em torno de 75%. Assim, sempre fomos a maioria. A realidade que cerca de 20% das pessoas so decididamente a favor do aborto e 10% so decididamente anti aborto. Este nmero aumentou. Mas o resto, os outros 60%, eles so a favor do aborto. Eles no so decididamente a favor do aborto, para eles o aborto uma coisa terrvel, mas eles no gostariam que fosse ilegal, eles so ambivalentes. E a misso das Catlicas pelo Direito de Decidir alcanar estas pessoas. - Sim, e uma das coisas que me fascinaram na Internet foi toda a questo da animao, em que momento a alma introduzida, toda a questo do incio da vida e de quando um feto se torna beb.

24

- Bem. ns tratamos disto, ns somos as pessoas no movimento que temos que dizer que voc deve tratar da questo do feto. Voc sabe, ns nunca ganharemos este negcio se ns deixarmos os fetos com eles. - Eles tem imagens dos coraezinhos batendo, dos dedinhos, e outras coisas assim. - Voc sabe disso. Quando voc contrape um feto contra uma mulher a mulher perde. Voc sabe disso. Bebs contra mulheres, os bebs vencem. Sempre. Ento nunca pareceu para ns que voc poderia ignorar isso. Agora, com certeza, como catlicas, ns somos mais foradas a tratar com a questo do feto, porque a apresentao pblica do argumento dos bispos diz que o aborto um assassinato, abortar matar, a vida comea na concepo. Nosso trabalho tem sido colocar esta questo em primeiro plano desde uma perspectiva catlica. Voc tambm sabe disso. A perspectiva catlica um bom lugar para comear, tanto em termos filosficos, sociolgicos como teolgicos, porque a posio catlica a posio mais desenvolvida. Assim, se voc puder refutar a posio catlica, voc refutou todas as demais. OK. Nenhum dos outros grupos religiosos realmente tm declaraes to bem definidas sobre a personalidade, quando a vida comea, fetos e etc. Assim, se voc derrubar a posio catlica, voc ganha. - E assim esta declarao de 1984 trouxe tudo para a arena pblica. - E tambm, novamente, mostrou a diferena que h entre homens e mulheres, porque aqui voc tem quatro rapazes que imediatamente fizeram o que o Vaticano lhes ordenou que fizessem e estas vinte e quatro mulheres que disseram: "No, ns no vamos nos retratar". O caso foi que o Vaticano perdeu um grande tempo, eles perderam um grande tempo em termos de sua autoridade, porque eles no conseguiram obter o que eles queriam. E um par delas eram teimosas. As duas que eram de West Virginia eram as melhor conhecidas. Foram elas que escreveram o livro "No Voltar Atrs", Barbara Ferraro e Patricia Hussey. Elas foram asa nicas que disseram desde o incio: "Olhem, no somente ns no queremos dizer a eles que aceitamos os ensinamentos da Igreja, como tambm queremos dizer a eles que ns somos a favor do aborto". No final a comunidade as apoiou porque a questo, novamente, era uma questo de poder. A questo era quem estava no controle, a comunidade ou o Vaticano. O Vaticano, pela lei cannica, no tem o direito de demitir uma irm de uma ordem. a ordem que demite a irm. O Vaticano pede ordem que demita a irm. Se a ordem diz no, o Vaticano tem um recurso, mas o recurso no demitir a irm, o recurso demitir a superiora. Assim a batalha passou para um outro nvel alm do nvel do aborto. A batalha foi a das comunidades religiosas afirmando sua autoridade dentro do direito cannico de decidir quem membro de sua comunidade e quem no membro de sua comunidade. No fim as superioras acabaram dizendo: "Ns no vamos demitir as irms". A superiora das irms mostrou o pescoo, desafiou o Vaticano. E ela venceu. Todas venceram. Quando tudo estava acabado e a comunidade havia vencido, as duas irms que deviam ter sido demitidas pediram dispensa e agora no so mais freiras. So apenas duas mulheres administrando uma casa de desabrigados em West Virginia. - Certo, E o que significou para a sua organizao o fim desta discusso?

25

- Muito mais visibilidade, muito mais discusso sobre o tema do aborto, muitos mais aliados para a organizao. Para a maioria de 90%, tudo terminou positivamente, para uma minoria de 10% houve um ressentimento de quem achou que colocamos as irmzinhas em apuros. Ns teramos usado delas. Mas no foi isso, foi tudo muito importante e um excelente momento. - Gostaria que nos falasse tambm sobre o trabalho internacional, sobre como as Catlicas pelo Direito de Decidir se moveram para fora dos Estados Unidos. - Penso que houve duas coisas que deram a impulso para que entrssemos no trabalho internacional. A primeira foi o Papa Joo Paulo II. Este homem hoje o Papa que governou a Igreja por mais tempo e tambm foi o primeiro Papa que realmente utilizou-se da tecnologia moderna e entendeu o seu papado como num fenmeno mundial, um ministrio internacional, em vez de ver-se a si mesmo como algum que tivesse que gastar todo o seu tempo em Roma, governando a Igreja desde Roma. Trata-se de um Papa que viajou em todo o mundo, que reafirmou os ensinamentos contra, ou melhor, as posies, a mentalidade pela qual a sexualidade, a reproduo, os direitos reprodutivos, a sexualidade, o controle da natalidade e o aborto eram vistos como males principais a serem combatidos no mundo moderno. Ele considera o seu papado como algo contra cultural, considera a Igreja como um farol em uma cultura que se desenvoloveu de modo equivocado, uma cultura moderna em que o liberalismo, o individualismo, o hedonismo, et cetera, so todos dominantes, e na qual a Igreja deveria ser o smbolo contra tudo isto. E por isso ele viajou para o mundo afora, de um modo em que a crtica ao aborto, a crtica da sexualidade, a crtica do controle de natalidade uma parte muito dominante da sua mensagem, onde quer que ele v. H uma certa lgica em tudo isso. Este tipo de mensagem repetido em todo o mundo de um modo muito consistente faz parte de uma viso mais geral em que o sofrimento visto como um bem. Agora que o papa est to debilitado fisicamente, ele se v a si mesmo como um smbolo visvel para os catlicos do valor do sofrimento no mundo. Quando entendemos que esta a mente do homem, podemos perceber imediatamente que trata-se de uma viso construda de um modo muito estreito quando comparado com os interesses da maior parte da comunidade moderna que deseja aliviar o sofrimento, e em termos do papel que a sade reprodutiva e a capacidade de controlar a fertilidade desempenha no alvio do sofrimento das mulheres e das famlias, particularmente no mundo em desenvolvimento. Podemos ver que tudo est pronto para um conflito de grandes propores nestes assuntos. Este Papa est viajando em todo o mundo e est pregando contra tudo o que ns acreditamos. Um dia ns recebemos de um grupo na Colmbia uma cpia de uma de nossas publicaes que algum traduziu para o espanhol. O texto apareceu de repente na minha mesa. Isto me fz pensar: "Bem, pode ser que o que ns temos nas Catlicas pelo Direito de Decidir seja importante e possa ser aplicado a outras pessoas no mundo". - A maioria dos catlicos romanos no vive na Amrica Latina? - Sim, eu penso que sim. Li sobre isto recentemente. uma grande populao, e so catlicos. Isto me fz pensar, a mim e s demais na organizao, se as Catlicas no deveriam ser ativas em outras partes do mundo, particularmente na Amrica Latina, por esta ser to catlica. Estvamos preocupadas. Como um tipo de catlicas liberais e progressistas, ns estamos muito envolvidas em todas as questes que dizem respeito ao imperialismo cultural, o dilogo norte sul e o papel dos americanos nestes enormes problemas, especialmente no campo da sade reprodutiva. Todas estas

26 questes estavam nas nossas mentes como uma organizao americana. Tnhamos o direito de desempenhar um papel nas questes relacionadas com a sade reprodutiva no mundo em desenvolvimento? E como iramos fazer isso? Somos, em primeiro lugar, americanas ou catlicas? Se fizssemos isto como americanas, o que significaria fazer isto como americanas? Se fizssemos isto como catlicas, o que significaria faz-lo como catlicas? Poderamos apresentar-nos a ns mesmas como parte da nica Igreja santa, apostlica e universal atuando em conjunto com as pessoas que participam de nossos valores como catlicas, em vez de bolivianas e norte americanas? Fui eu mesma que conduzi o processo e, assim, comecei a viajar na Amrica Latina, para fazer conferncias e encontros. Pegava no telefone e conversava com tal e tal pessoa. Perguntava se elas conheciam quem poderia estar interessada. Gastamos nisso cerca de um ano. Ento tivemos uma conferncia nacional entre as Catlicas pelo Direito de Decidir e convidamos uma dzia das pessoas que encontramos nas viagens para a conferncia onde participariam de um encontro de dois dias em que discutiramos se as Catlicas pelo Direito de Decidir seriam ou no importantes na Amrica Latina, e que tipo de coisas ns poderamos fazer. O fato que nos Estados Unidos apenas 23 por cento da populao catlica. Apesar de que somos a maior igreja individual da Amrica, ns ainda somos somente 23% da populao. Assim, ser uma Catlica pelo Direito de Decidir em um pas onde no se a religio nica ou dominante tem um certo significado. Que significado teria ser uma Catlica pelo Direito de Decidir em um pas onde 90% das pessoas so catlicas? Ficou evidente que todos pensavam que seria importante levar estas idias adiante. O trabalho que fazamos em termos de articular como algum poderia ser catlica e a favor do direito de escolha tinha valor universal. No h diferena entre a posio catlica no Mxico e a posio catlica nos Estados Unidos. O trabalho que fazemos no est ligado aos Estados Unidos, est ligado teologia, e sob este ponto de vista, levar o trabalho para a Amrica Latina, na opinio de todos, fazia muito sentido, Encontrei em uma conferncia feminista na Costa Rica uma mdia uruguaia, uma mdica catlica e feminista, chamada Cristina Grela, que pensava que ela fosse a nica pessoa no mundo que tinha pontos de vista ao mesmo tempo catlicos e a favor do direito de decidir, e que concordou em tornar-se a representante regional para a Amrica Latina para as Catlicas pelo Direito de Decidir. E foi assim que comeamos. Comeamos no Uruguay, que, com certeza, um excelente ponto de partida, porque o Uruguay o pas menos catlico em toda a Amrica Latina, e que possui as leis mais progressistas do continente. Ali no h barreiras para se trabalhar, e os bispos no tem tanto poder como em outros pases. O Uruguay foi fundado como um estado moderno pela Maonaria, e nunca teve laos profundos com a Igreja. E assim Cristina Grela comeou o processo de viajar pela Amrica Latina, desenvolvendo publicaes, listas de correio e iniciando grupos. Conseguimos, ao longo dos anos, obter financiamentos significativos, em nossa perspectiva. Quero dizer, no so financiamentos significativos do ponto de vista de organizaes como o Conselho Populacional ou a Fundao Pathfinder, mas foram financiamentos muito bons por parte das fundaes Hewlett, Packard e Ford. A Fundao Ford foi a nossa grande fundao financiadora. A Fundao Ford ajudou as Catlicas pelo Direito de Decidir a tornar-se internacional e a trabalhar na Amrica Latina.

27 Eles foram nossa principal ajuda. Jos Barzelatto, que foi o diretor do programa da Fundao Ford quando este foi revitalizado no final dos anos 80, enxergou que ns realmente tnhamos os meios necessrios para desenvolver grupos fortes no Mxico, no Brasil e um escritrio regional no Uruguay. medida em que o tempo foi passando, na Bolvia formou-se um grupo de Catlicas pelo Direito de Decidir muito forte, e em seguida surgiram grupos menores e menos financiados na Argentina, na Colmbia, no Chile e no Per. Agora estamos comeando algum trabalho na Amrica Central fora do eixo mexicano, ou do grupo mexicano. Alguns destes grupos so proporcionais, eu diria, ao do Mxico, em termos de poder e dinheiro. O programa do Mxico tem um oramento prximo a um milho de dlares por ano. A realidade do movimento das Catlicas pelo Direito de Decidir que ele depende totalmente em encontrar a pessoa certa. Trata-se de uma realidade muito diferente de qualquer outro grupo. As Associaes de Planejamento Familiar, os Conselhos Populacionais, qualquer uma destas organizaes tem uma possibilidade real de contratar profissionais. Para algumas pessoas isto ser uma paixo e um engajamento, mas para outras ser apenas um emprego. Elas poderiam estar trabalhando com a mesma facilidade para a Cruz Vermelha Americana, para a Cruz vermelha Internacional, para o movimento ambientalista ou qualquer outra coisa mais, com responsabilidade, mas antes de tudo como profissionais. Mas para as Catlicas pelo Direito de Decidir tem que ser um engajamento. No h nenhuma maneira pela qual voc pode trabalhar para as Catlicas pelo Direito de Decidir sem estar primeiro e acima de tudo total e apaixonadamente engajada por todos estes temas. Em primeiro lugar, quem trabalha aqui destri todas as oportunidades de obter qualquer outro emprego no mundo. Eu, e muitas de minhas aliadas, nunca mais sero empregadas por mais ningum. s vezes minha equipe se preocupa pensando que vou abandon-las. Inaginam que a Planned Parenthood, este grupo ou aquele outro iro contratar-me porque fao um bom trabalho. Mas a realidade que ningum me contrataria, porque nenhuma instituio deseja pessoas to independentes. Vejo a mim mesma como uma profeta. Pode ser piegas, mas a realidade, isto o que eu sou. Vejo meu trabalho na tradio proftica dentro da religio, e eu seria isto onde quer que eu trabalhasse. E isto o que so as pessoas que trabalham para as Catlicas pelo Direito de Decidir ou com as Catlicas pelo Direito de Decidir em todo o mundo. Isto verdade tambm para todas as pessoas neste movimento, as muitas pessoas que trabalharam em questes populacionais, de planejamento familiar e sade reprodutiva, que se colocaram no centro de controvrsias, adotaram posies impopulares, quer eu concorde com as suas posies ou no, e arruinaram as suas carreiras. At agora eu tenho tido sorte, porque posso dizer que encontrei os recursos pelos quais eu posso viver e realizar este trabalho por tanto tempo quanto eu queira e porque toda a instituio uma instituio proftica. No como se eu estivesse trabalhando para a USAID [United States Agency for International Development] e eu fosse independente dentro da USAID. Aqui eu sou a chefe de uma organizao independente. aqui onde comeamos. Temos que achar algum, somos cepas raras, temos que achar pessoas que queiram fazer este trabalho, que sejam catlicas, que sejam feministas, e que queiram continuar a identificar-se com a Igreja. - Vocs trabalharam em outros lugares alm da Amrica Latina? - Estamos trabalhando agora na frica. Estamos trabalhando na Europa, mas a Europa uma situao muito diferente. Na Europa ns simplesmente contratamos uma pessoa que nossa

28 representante europia. Na essncia, trata-se de um membro das Catlicas pelo Direito de Decidir que trabalha em Paris. No h nenhuma iniciativa para formar grupos na Europa. um trabalho de representao, mas fazemos muitos trabalhos na Europa e junto Unio Europia. Comeamos a trabalhar na frica h apenas dois anos. Sempre tivemos medo de trabalhar na frica porque ali o catolicismo extremamente conservador. No sabemos se teramos a habilidade de fazer o trabalho e de faz-lo bem feito. No queremos ir e cometer erros. No temos a mesma possibilidade de cometer erros como muitas outras organizaes fazem. Temos mais inimigos, mais inimigos poderosos que nos querem destruis, que nos observam e nos monitoram mais do que a qualquer outra organizao. - E sobre a Conferncia do Cairo, aquela que mudou as Naes Unidas? - Em primeiro lugar, antes de tudo, em um certo sentido, a Conferncia do Cairo comeou no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro foi o momento precursor do debate que deveria acontecer no Cairo. Rio de Janeiro foi o momento em que percebemos que o Vaticano estava na mesma cama com as feministas. No Rio de Janeiro o Vaticano estava dizendo que era contra que a populao fosse articulada como uma causa, no necessariamente a principal, mas como uma causa da degradao ambiental. Que a populao no era o problema. Quando a Igreja Catlica tomou esta posio, as feministas tomaram muma posio semelhante, isto , que objetivamente o tamanho e o crescimento da populao no podia ser a causa da degradao ambiental, da instabilidade econmica, das ameaas segurana dos Estados Unidos, et cetera. E alm disso havia a outra posio que dizia que a soluo para os problemas ambientais, a pobreza, et cetera, no era reduzir o nmero das pessoas. O principal problema eram os interesses das grandes empresas. O principal problema com o deflorestamento no estava em que as pessoas pobres praticavam queimadas porque tinham muitos filhos. O maior problema eram os interesses das empresas, como as japonesas, que destruam as florestas. E o problema no mundo que ns, os poderosos, no temos poder suficiente sobre as empresas para faz-las parar. Mas, se mesmo sabendo disso, ns, os poderosos, no temos poder suficiente para fazer parar as empresas, temos poder suficiente para fazer com que os pobres tenham menos filhos, voluntariamente ou no. Assim, mesmo reconhecendo que os esquerdistas e os ativistas afirmam que esta estratgia eticamente problemtica, esta a nica soluo que podemos implementar. Foram estas as posies que vieram tona no Rio de Janeiro. As mulheres que estiveram presentes no Rio de Janeiro eram as da ala radical do movimento da sade da mulher e do movimento feminista, predominantemente mulheres do terceiro mundo com algum envolvimento com a IWHC [International Women's Health Coalition]. Sua mensagem foi tipicamente uma mensagem do terceiro mundo. No possvel usar as mulheres como instrumentos do desejo de construir um melhor meio ambiente. Assim havia uma convergncia entre as feministas e o Vaticano, porque tanto as feministas quanto o Vaticano estavam dizendo as mesmas coisas mas com diferentes objetivos e diferentes

29 valores, mas para as pessoas cujo paradigma era um paradigma populacional, no fazia muita diferena se estas duas outras posies fossem muito diferentes. Assim surgiu uma grande preocupao nos Estados Unidos para tentar fazer alguma coisa entre o Rio de Janeiro e o Cairo para acabar com a tenso entre as feministas da comunidade da sade da mulher, os estabelecimentos populacionais e os ambientalistas. Os poderosos no queriam ir para o Cairo com todas estas pessoas brigando entre si sobre estas questes. O papel decisivo que a Fundao Ford e a Fundao MacArthur representaram neste momentro para mudar quem estaria na mesa uma parte do quadro mais amplo dentro do qual as Catlicas pelo Direito de Decidir esto inseridas. Porque na realidade estas tenses haviam existido sempre. As feministas estavam dizendo estas coisas desde a Conferncia de Bucareste. A realidade que, antes do Rio de Janeiro, os grupos feministas, centrados nas mulheres, orientados para os direitros reprodutivos, com sentimentos opostos ao controle populacional, nunca tinham tido a oportunidade de senterem-se mesa. Ademais, elas tambm no tinham dinheiro. A Fundao Ford e a Fundao MacArthur nos anos 80, mais exatamente da metade dos anos 80 em diante, comearam a fazer investimentos substanciais em grupos feministas internacionais ligadas sade e aos direitos reprodutivos. Foi desta maneira que nos tornamos internacionais, e as Catlicas pelo Direito de Decidir foi uma das partes beneficirias desta grande controvrsia, no sentido em que nos tornaramos parte desta fora que iria lutar por uma mudana de paradigma. Na verdade, ns nos tornamos uma parte deste novo paradigma. Agora ns, as mulheres, existamos. Havia uma Joan Dunlop, uma Adrienne Germaine, uma Carmen Barroso, uma Sonia Correia, e podemos continuar mencionando uma Bella Abzug, uma Rachel Kyte e todos os integrantes daquele amplo movimento de mulheres que foi fundado, que se profissionalizou, e que agora podia tomar seu lugar junto mesa. E ns estvamos ali. As Catlicas pelo Direito de Decidir era uma parte daquilo tudo. Estivemos no ps-Rio, no-pr Cairo, e todos estavam preocupados porque estas vozes iriam silenciar os planejadores familiares e os populacionistas. Em meu papel de profeta, de pioneira, de provocadora, de pessoa que rasga o envelope, de pessoa que diz que o imperador est n, de comunicadora, de educadora, de agente de mudanas, de tudo isso, minha experincia foi que podemos mover as pessoas muito mais fazendo perguntas do que dando-lhes respostas. Se conseguimos compreender qual a pergunta certa que far as pessoas pensarem sobre algo que at aquele momento elas foram incapazes de pensar, isto ir empurr-las para fora do armrio em que haviam decidido viver. E neste momento ns realmente fizemos o trabalho. Na Conferncia do Cairo uma destas perguntas foi como pode um Estado que tem apenas mil cidados, dos quais apenas dez so mulheres, dos quais todos so homens, e que no possui qualquer problema populacional, ter tanto a dizer em uma conferncia populacional? Pois isto o que o Vaticano. E, voc sabe, esta a questo.

Das könnte Ihnen auch gefallen