Sie sind auf Seite 1von 16

MICHEL PCHEUX E MIKHAIL ATRAVESSAMENTOS TERICOS

PROF. MS. THYAGO MADEIRA FRANA

BAKHTIN:

RESUMO
Pretendemos demonstrar, no presente trabalho, os possveis atravessamentos tericos da teoria dialgico-polifnica de Mikhail Bakhtin com os estudos lingusticos de Michel Pcheux, no campo da Anlise do Discurso (AD). Para Bakhtin, a palavra sempre polifnica e atravessada pelos dizer do outro. Esse filsofo postula que a presena da voz do outro no discurso estabelece um processo de interao verbal no mbito das relaes sociais. Dessa forma, na filosofia bakhtiniana, nenhum dizer pode ser atribudo a um sujeito isolado, ou seja, toda enunciao um j-dito que remete a dizeres/enunciaes/discursos anteriormente inscritos historicamente. Nesse sentido, ao passo que, para Mikhail Bakhtin, a instncia de significao advm do signo ideolgico em dialogismo, nos estudos de Michel Pcheux o sentido se instaura no interior das formaes discursivas. O primado bakhtiniano do dialogismo, sem dvida dialoga com a rede conceitual da AD. A ideia de uma linguagem dialgica, um discurso tecido a partir do discurso do outro, bem como a exterioridade constitutiva so pontos convergentes desses dois estudos. Assim, acreditamos que os estudos da AD dialogam com essa concepo de um signo de carter lingustico, j que dois principais fatores podem ser tomados como constitutivos de ambos estudos. A relao entre o eu e o outro (em que o um constitutivo / constituinte / constitudo do / pelo outro) e a concepo de um carter heterogneo, dialgico e a natureza social de toda enunciao. Tais fatores reforam que o fenmeno lingustico como um entrelaamento discursivo, realizado nas interaes entre os sujeitos sociais e no como uma manifestao do indivduo.

rr

Palavras-chave: Michel Pcheux, Mikhail Bakhtin, anlise do discurso, filosofia da linguagem.

III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

(UEG/Morrinhos)

INTRODUO
A palavra, para o filsofo da linguagem Mikhail Bakhtin (1895-1975), lugar de conflitos de dizeres, o fenmeno ideolgico por excelncia, o ambiente onde se
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

trava um dilogo constante entre os dizeres do um e do outro. O dialogismo bakhtiniano postula a presena da voz do outro no discurso, estabelecendo a interao verbal no mbito das relaes sociais. Nenhum dizer pode ser atribudo a um sujeito isolado, toda palavra um j-dito jamais-dito. Dessa forma, pretendemos demonstrar os possveis atravessamentos tericos da teoria bakhtiniana com os estudos de Pcheux no campo da Anlise do Discurso. Para tanto, construmos uma breve reflexo acerca dos estudos dilogos de Bakhtin, procurando relacionar tais pensamentos com a rede conceitual pecheutiana.

1. Bakhtin e Pcheux: dilogos tericos

1.1 O sujeito social e o problema do dilogo

Para Mikhail Bakhtin, toda palavra dialgica. O conceito de dilogo na concepo terica bakhtiniana no deve ser tomado como uma simples conversa face a face. Pensar no dialogismo de toda palavra dizer que a palavra

internamente/constitutivamente dialgica, haja vista que condio de existncia da 2 palavra enquanto signo ideolgico o atravessamento pela palavra do Outro.

Ao postular o texto como objeto de estudo das cincias humanas, em Esttica da criao verbal (1997), Bakhtin coloca o homem como produtor de textos e como constitutivo deles, ou seja, o homem se constitui enquanto objeto social por meio dos textos. Mas um texto na concepo bakhtiniana no pode ser pensado como um discurso fechado em si mesmo. Na teoria bakhtiniana, o texto concebido como nico e no reitervel, sempre o produto de uma criao social, histrica e ideolgica, no devendo ser concebido fora do contexto da sociedade em que produzido.
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

Afinal, so as mesmas condies econmicas que associam um novo elemento da realidade ao horizonte social, que o tornam socialmente pertinente, e so as mesmas foras que criam as formas da comunicao ideolgica (cognitiva, artstica, religiosa, etc.), as quais determinam, por sua vez, as formas da expresso semitica (BAKHTIN, 2006, p.47).

A palavra, nesse sentido, pensada como o mais sensvel indicador de mudanas ideolgicas no seio da sociedade, j que concebida como fenmeno ideolgico por excelncia, a forma mais pura de expresso das relaes sociais. Ela considerada uma forma pura porque mesmo sendo um signo ideolgico por natureza, tambm um signo neutro1, j que empregada de diferentes formas pelos interlocutores de cada campo ideolgico, refletindo e refratando vrias realidades sociais. Nessa perspectiva, os interlocutores de um texto so tomados sempre como sujeitos sociais em constante alteridade, j que o um s pode ser concebido em relao com o outro. A vida do sujeito tomada como dialgica2 por natureza. Dessa forma, o

3
1

A ideia de signo neutro para Bakhtin diz respeito possibilidade de um mesmo signo ideolgico ser utilizado em diferentes contextos sociais e diferentes situaes de enunciao. 2 A constituio dialgica deve ser apreendida entre diversos textos, como entre interlocutores de uma dada interao verbal.

sentido de um texto s pode ser apreendido na interao3 entre os sujeitos que o produzem, j que toda palavra dirigida a um interlocutor. Por meio de uma associao lgica, a concepo de discurso dialgico nos remete ao seu contraposto, ou seja, a um discurso monolgico. No entanto, para Bakhtin, o
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

discurso tomado como monolgico tambm se trata de uma resposta a algo, o discurso sempre constitudo pelo dilogo com diversos outros discursos, trata-se de um primado da sua concepo de linguagem, e ignorar esse primado ignorar tambm a relao existente entre a linguagem e a vida social dos sujeitos.

E, no entanto, a enunciao monolgica j uma abstrao, embora seja uma abstrao de tipo natural. Toda enunciao monolgica, inclusive uma inscrio num monumento, constitui um elemento inalienvel da comunicao verbal. Toda enunciao, mesmo na forma imobilizada da escrita, uma resposta a alguma coisa e construda como tal. No passa de um elo da cadeia dos atos de fala. Toda inscrio prolonga aquelas que as precederam, trava uma polmica com elas, conta com as reaes ativas da compreenso, antecipa-as. (BAKHTIN, 2006, p.101)

Por conseguinte, no podemos cometer o equvoco de conceber que, mesmo um discurso cristalizado socialmente como a enunciao de carter religiosa, seja imune a esses inmeros atravessamentos de outros discursos. Assim, at as palavras proferidas durante uma missa ou em um culto, os dizeres de uma homilia, de um jornal de uma igreja, sero palco de uma constante luta ideolgica que travada no interior da linguagem pensada por Bakhtin.

Tomamos como interao a prpria noo bakhtiniana de interao verbal, como uma relao entre interlocutores em uma dada enunciao.

Em Marxismo e filosofia da linguagem (2006), Bakhtin constri uma crtica a lingustica saussuriana, demonstrando o quanto a ideologia pode determinar a linguagem e a conscincia. O autor enfoca a natureza social dos fatos lingusticos, demonstrando que a lngua inseparvel do seu contedo ideolgico ou vivencial. A palavra deve ser concebida como um signo ideolgico, no de forma fixa, mas na relao com os sujeitos e as atribuies sociais que permeiam suas vidas. No entanto, discorrer a linguagem sempre em seu carter dialgico, no quer dizer que esse dilogo se d de forma harmoniosa e simtrica. Como j afirmamos, uma situao enunciativa implicar conflitos e relaes de dominao e resistncia, uma vez que a palavra a arena onde se confrontam aos valores sociais contraditrios, os conflitos da lngua refletem os conflitos de classe no interior mesmo do sistema (BAKHTIN, 2006, p.14). Logo, o efeito enunciativo depreendido de um acontecimento discursivo depender se os interlocutores fizerem ou no parte do mesmo grupo social, ocuparem posies inferiores ou superiores na hierarquia social, bem como se estiverem unidos por laos sociais, como, por exemplo, de pai e filho, marido e esposa, patro e empregado, padre e fiis, entre outros.
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

1.2 O problema do outro

Por meio das reflexes que empreendemos acerca dos estudos de Bakhtin, dois fatores emergem como constitutivos dos estudos em AD francesa. A relao entre o eu 5 e o outro (onde o um constitutivo/constituinte/constitudo do/pelo outro) e a concepo de um carter heterogneo, dialgico e a natureza social de toda enunciao.

Esses dois fatores reforam que o fenmeno lingustico como um entrelaamento discursivo, realizado nas interaes entre os sujeitos e no como uma manifestao individual. Com isso percebemos que a teoria de Bakhtin constitutiva dos estudos
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

lingusticos, principalmente as teorias acerca do discurso. No captulo O discurso em Dostoivski da obra Problemas da potica de Dostoivski (1981), o autor nos diz

Intitulamos este captulo O discurso em Dostoivski porque temos em vista o discurso, ou seja, a lngua em sua integralidade concreta e viva e no a lngua como objeto especfico da lingstica, obtido por meio de uma abstrao absolutamente legtima e necessria de alguns aspectos da vida concreta do discurso. Mas so esses aspectos, abstrados pela lingstica, os que tm importncia primordial para os nossos fins. Por este motivo as nossas anlises subseqentes no so lingsticas no sentido rigoroso do termo. Podem ser situadas na metalingstica, subentendendo-a como um estudo ainda no constitudo em disciplinas particulares definidas daqueles aspectos da vida do discurso que ultrapassam de modo absolutamente legtimo os limites da lingstica. (BAKHTIN, 1981, p.157).

Ainda que a noo de discurso para Bakhtin4 seja diferente da noo de discurso dos estudos em Anlise do Discurso francesa, ambas as concepes levantam a relevncia de fatores advindos da exterioridade lingustica. Com isso, o dialogismo tomado como condio indispensvel de qualquer palavra, e acaba constituindo uma influncia terica com a noo de sentido enquanto efeito, advinda dos estudos de Pcheux (1997a). Para esse autor,

Se para Pcheux o discurso deve ser compreendido em sua relao com o interdiscurso (inserido em uma historicidade), nos estudos de Bakhtin, a palavra discurso deve ser entendida como uma instncia em que discursos outros se entrelaam e se atravessam por meio da interao verbal entre sujeitos.

o sentido de uma palavra, de uma expresso, de uma proposio, etc., no existe em si mesmo (isto , em sua relao transparente com a literalidade do significante), mas, ao contrrio, determinado pelas posies ideolgicas que esto em jogo no processo scio-histrico no qual as palavras, expresses e proposies so produzidas (isto , reproduzidas). (PCHEUX, 1997a, p.160, grifos do autor)
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

Utilizaremos o primado bakhtiniano do dialogismo, sob o crivo dos estudos em AD francesa, j que entendemos que os estudos de Bakhtin dialogam com a constituio da rede conceitual da AD. A ideia de uma linguagem dialgica, um discurso tecido a partir do discurso do outro, bem como a exterioridade constitutiva so pontos convergentes desses dois estudos. Nesse sentido, Bakhtin responsvel por construirmos a percepo do discurso como uma teia, constantemente atravessado por vrios outros discursos. Todo discurso ser sempre um j-dito jamais-dito.

O objeto do discurso de um locutor, seja ele qual for, no objeto do discurso pela primeira vez neste enunciado, e este locutor no o primeiro a falar dele. O objeto, por assim dizer, j foi falado, controvertido, esclarecido e julgado de diversas maneiras, o lugar onde se cruzam, se encontram e se separam diferentes pontos de vista, vises de mundo, tendncias. Um locutor no o Ado bblico, perante objetos virgens, ainda no designados, os quais o primeiro a nomear. (BAKHTIN, 1997, p.319)

Segundo Bakhtin, s mediante a idealizao de um Ado bblico que poderamos pensar em dizeres que no dialogam com outros. Todo dizer ser resultado dos atravessamentos scio-histrico-ideolgicos que permeiam e constituem os sujeitos de uma interao verbal. 7

No entanto no podemos cometer o equvoco epistemolgico de colocarmos Bakhtin e Pcheux numa mesma panela terica. Gregolin (2006, p. 35), ao estudar esses atravessamentos pontua.

III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

preciso considerar que, enquanto Pcheux e Foucault viveram intensamente as lutas polticas da Frana entre 1960-1980, Bakhtin produziu sua obra terica em outro tempo e espao, e, por isso, ele participa da AD como um outro, uma leitura, uma interpretao. Nesse sentido, a leitura que Pcheux faz de Bakhtin determinada por vrias distncias: participando da primeira recepo de Bakhtin na Frana, no final dos anos 1960, como todos os que o leram naquele momento, Pcheux tinha uma vaga referncia sobre aquele terico russo de quem se traduzia Marxismo e filosofia da linguagem e Problemas da potica de Dostoievski, obras escritas na Unio Sovitica do final dos anos 1920. (grifos do autor)

Ainda que Pcheux, para Gregolin, somente tenha tido uma vaga referncia sobre os estudos do filsofo russo, existem pelo menos duas referncias que Pcheux faz aos estudos de Bakhtin. No texto Os estudos do discurso e nossas heranas: Bakhtin, Pcheux e Foucault, Sargentini (2006) traduz uma nota do texto de Pcheux (1990a) Lecture er mmoire em que o mesmo cita a obra de Bakhtin:

A obra de Bakhtin constitui um dos exemplos mais acabados dessa tese, colocando a inscrio das discursividades em um corpo de traos sciohistricos: O carter mais importante do enunciado, ou em todo caso o mais ignorado, escreve Todorov na sua apresentao dos trabalhos de M. Bakhtin, seu dialogismo, isto a dimenso intertextual. (PCHEUX, 1990a apud SARGENTINI, 2006, p. 187)

8 Pcheux faz meno obra de Bakhtin como um dos exemplos mais acabados dos estudos que tomam a inscrio das discursividades relacionadas aos traos scio-

histricos em que esto inscritos. Alm disso, o analista do discurso demonstra interesse pelo dialogismo enquanto uma dimenso intertextual, o carter mais importante do enunciado. No captulo A lingustica marxista de A lngua inatingvel, Pcheux et al (2004) do mesmo modo faz referncia a Bakhtin:
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

Em 1929, aparece Marxisme et Philosophie du langage, assinado por V. Volochinov, recentemente republicado na Frana com o nome de M. Bakhtin na perspectiva de um requestionamento marxista do formalismo saussuriano. (PCHEUX et al, 2004, p. 101, grifos do autor)

Nessa meno, Pcheux toma os estudos de Bakhtin como uma varredura aos dogmas saussurianos por meio de uma aplicao do mtodo marxista em lingustica. O presente texto faz aluso tambm abordagem bakhtiniana que toma a enunciao como interao verbal e considera o dilogo em oposio ao monlogo. Assim, as duas citaes de textos de Pcheux que demonstram que o autor tinha conhecimento dos estudos de Bakhtin asseveram a afirmao de que existe um atravessamento bakhtiniano na AD pecheutiana. Outra convergncia entre os dois autores a retomada da teoria de Ferdinand Saussure para discutirem o objeto da Lingustica. Ainda que as concepes de discurso sejam diferentes em Pcheux e Bakhtin, ambos questionam a langue como um sistema abstrato e prope o discurso enquanto objeto lingustico.

9
Concebida como objetiva e sistmica, a lngua, para Saussure, tem o estatuto de objeto dos estudos lingusticos. A fala, tomada como oposio lngua, subjetiva e deve

ser pensada como uma varivel de acordo com cada falante. Para Pcheux, o deslocamento conceitual introduzido por Saussure consiste em desconsiderar o carter constitutivo entre a prtica e a teoria da linguagem. A lngua pensada como um sistema deixa de ser compreendida como tendo a funo de exprimir sentido; ela torna-se um objeto do qual
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

uma cincia pode descrever o funcionamento (Pcheux, 1997b, p.62). Em Bakhtin, a crtica a Saussure se constitui em circunstncias semelhantes. Contudo no so crticas em nome da teoria marxista. So questionamentos que se

fundamentam no interior da prpria lingustica, uma vez que Bakhtin encontra falhas nas dicotomias lngua/fala e sincronia/diacronia. Representante do que o Bakhtin chamou de objetivismo abstrato, a lingustica de Saussure criticada por conceber a lngua como um objeto abstrato que rejeita as manifestaes individuais (fala). Ligada s estruturas sociais, a fala (enunciao), para Bakhtin, deve ser valorizada pela sua natureza social e por representar o motor das transformaes lingusticas. Na introduo do Marxismo e filosofia da linguagem(2006), afirma-se que

a evoluo da lngua obedece a uma dinmica positivamente conotada, ao contrrio do que afirma a concepo saussuriana. A variao inerente lngua e reflete variaes sociais (...). O signo dialtico, dinmico, vivo, ope-se ao sinal inerte que advm da anlise da lngua como sistema sincrnico abstrato. o que leva Bakhtin a atacar a noo de sincronia. (BAKHTIN, 2006, p.15).

Para Bakhtin, o objetivismo abstrato de Saussure favorece a unicidade e prende a palavra em um dicionrio. O signo bakhtiniano vivo, mvel e ideolgico. E se a 10 ideologia um reflexo das estruturas sociais (...) toda manifestao da ideologia encadeia uma modificao na lngua. (BAKHTIN, 2006, p.15).

Com relao noo de sentido para a AD, tambm consideramos enfatizar o conceito bakhtiniano de signo ideolgico como um possvel postulado constitutivo. O signo ideolgico a palavra em interao verbal, o espao onde confrontam-se valores contraditrios, a instncia lingustica onde se desenvolve a luta de classes. Dessa forma, o conceito bakhtiniano de signo ideolgico pode ser tomado como constitutivo da noo de sentido para a AD ao passo que contribui para a percepo da possibilidade heterognea da significao. Tais conceitos so constitutivos por conceberem o objeto lingustico vinculada s instncias sociais e ideolgicas. Para Bakhtin, o signo ideolgico tem significao apenas em sua materializao no interior do auditrio social. Para a AD, a materialidade lingustica tambm s significa quando vinculada com suas condies de produo. Para Guilherme de Castro (2008, p.60), a tese de Bakhtin acerca do dialogismo pode ser percebida como aspecto constitutivo da noo de formao discursiva. Segundo a autora, podemos perceber isso nas palavras de Bakhtin, quando o mesmo diz ser relevante determinar
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

o peso especfico dos discursos retrico, judicial ou poltico na conscincia lingstica de um dado grupo social na hierarquia social de valores. Quanto mais forte for o sentimento de eminncia hierrquica na enunciao de outrem, mais claramente definidas sero as suas fronteiras, e menos acessvel ser ela penetrao por tendncias exteriores de rplica e comentrio (BAKHTIN, 2006, p. 159).

Para Bakhtin, cada tipo de discurso, em um dado grupo social, obedece a uma hierarquia ideolgica que determina a rigidez das fronteiras desse discurso. Quanto maior o valor hierrquico de uma enunciao para um grupo social, menos

11

atravessamentos esse discurso sofrer. E as condies scio-verbais so determinantes para as mudanas de um dado para outro.

III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

A lngua existe no por si mesma, mas somente em conjuno com a estrutura individual de uma enunciao concreta. apenas atravs da enunciao que a lngua toma contato com a comunicao, imbui-se do seu poder vital e tornase uma realidade. As condies da comunicao verbal, suas formas e seus mtodos de diferenciao so determinados pelas condies sociais e econmicas da poca. As condies mutveis da comunicao scio-verbal precisamente so determinantes para as mudanas de forma que observamos no que concerne transmisso do discurso de outrem (BAKHTIN, 2006, p. 160).

Dessa forma, as fronteiras de que fala Bakhtin podem ser tomadas como um atravessamento constitutivo da FD pecheutiana,

na medida em que funcionam como aspecto fundador para a tese de Pcheux de que a formao discursiva a matriz do sentido, ou seja, o lugar da constituio do sentido, acrescentando, porm, que toda formao discursiva representa, na linguagem, a formao ideolgica que lhe correspondente. (GUILHERME DE CASTRO, 2008, p.60).

Pcheux postula a FD como o espao de constituio dos sentidos e que determina a luta de classes, a partir de uma dada formao ideolgica e de um dado posicionamento scio-histrico. Assim, ainda que o espao da FD no seja por esse estudo passvel de fronterizao, existe sempre um arquitema que se sobressai no interior de uma FD. No entanto, sabemos que o tema no reitervel pela 12 discursividade. O que apresentamos a significao articulada pelo interdiscurso em um dado processo discursivo, de acordo com as tomadas de posio das instncias-sujeito inseridas nesse processo. Se para Bakhtin a instncia de significao advm do signo

ideolgico em dialogismo, em Pcheux o sentido se instaura no interior das formaes discursivas5. Pensamos que se o primado bakhtiniano do dialogismo pode ser concebido como constitutivo da noo de formao discursiva, tambm o consideramos como constitutivo da noo de interdiscurso, uma vez que a FD dependente (ainda que dissimule) ao todo complexo com dominante, o interdiscurso. Problemas Fundamentais do Mtodo Sociolgico na Cincia da Linguagem. O prprio subttulo de Marxismo e filosofia da linguagem (2006) bastante revelador, uma vez que demonstra ser um estudo que aborda as relaes entre a linguagem e a sociedade, colocado sob o signo da dialtica do signo, enquanto efeito das estruturas sociais (BAKHTIN, 2006, p.13). Outro ponto de encontro entre Bakhtin e Pcheux a relao construda entre as estruturas sociais e o processo da enunciao. Se nos postulados de Bakhtin o social envolve os indivduos que exercem funes de sujeitos nas relaes dialgicas de uma dada interao verbal, na teoria de Pcheux as condies de produo, de ordem scio-histrico-ideolgica, permeiam o processo enunciativo. Ao ocupar um dado lugar social o sujeito se inscreve e inscrito em formaes discursivas. A concepo do outro bakhtiniano tambm pode ser considerada como constitutiva da AD, pelo pensamento de Pcheux. O outro de Bakhtin reflete a ideia de que a lngua o reflexo das relaes sociais dos falantes, o um s existe em interao com o outro. Todo enunciado rplica de um outro j-dito anteriormente. Dessa forma, o dilogo entre vozes remete ao termo psicanaltico alteridade, emprestado por 13
5

Pensamos que se o primado bakhtiniano do dialogismo pode ser concebido como constitutivo da noo de formao discursiva, tambm o consideramos como constitutivo da noo de interdiscurso, uma vez que a FD dependente (ainda que dissimule) ao todo complexo com dominante, o interdiscurso.

III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

Pcheux na AD francesa. No processo dialgico os indivduos se interpelam em um processo de devir, da aludirmos noo de alteridade. Para Pcheux, o inconsciente um vestgio de linguagem que advm da historicidade interna do sujeito. Assim, ao se manifestar, o inconsciente interpelado
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

por uma dada ordem scio-histrico-ideolgica que o coloca em alteridade descontnua. Sob a recusa de qualquer metalngua universal supostamente inscrita no inatismo do esprito humano, e de toda suposio de um sujeito intencional como origem enunciadora de seu dizer (Pcheux, 1997a, p.311), com a noo de alteridade, a AD pecheutiana coloca o sujeito do discurso como um sujeito atravessado pelo inconsciente.

CONSIDERAES FINAIS
Esperamos ter demonstrado nesse texto que conceber um dilogo entre Pcheux e Bakhtin possvel desde que no nos esqueamos de colocar cada um em seu contexto scio-histrico. Bakhtin desenvolveu sua filosofia no ambiente sovitico da dcada de 1920. Pcheux concebe a Anlise do Discurso na dcada de 1960 na Frana. notrio que a forma de conceber o sujeito em alteridade com o outro, o carter dialgico de todo discurso e a interpelao dos processos ideolgicos so primados tericos que colocam Bakhtin e Pcheux em um processo de dilogo terico, cada qual em seu tempo, cada qual com seus objetos de estudo.

14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 2006, 203p. BAKHTIN, M. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1997, 421p.
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

BAKHTIN, M. Problemas da potica de Dostoivski. Rio de Janeiro: ForenseUniversitria, 1981, p.41-167. GUILHERME DE CASTRO, M. F. F. 2008. Competncia oral-enunciativa em lngua estrangeira (ingls): fronteiras e limites. Tese de Doutorado. Doutorado em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem. PUC-SP. p. 57-66. GREGOLIN, M. R. Bakhtin, Foucault e Pcheux. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2006. p.33-52. PCHEUX, M.; HAROCHE, C.; HENRY, P. A Semntica e o corte saussuriano: Lngua, Linguagem, Discurso. In: BARONAS, Roberto Leiser (org). Anlise do discurso: Apontamentos para uma histria da noo-conceito de formao discursiva. So Carlos: Pedro & Joo Editores, 2007. p.13-31. PCHEUX, M. O Discurso Estrutura ou Acontecimento. Campinas: Pontes, 2006. p.43-57. PCHEUX, M; GADET, F. A Lngua Inatingvel O Discurso na Histria da Lingstica. Campinas: Pontes, 2004. p.101-104. PCHEUX, M. O Papel da Memria. In: ACHARD, Pierre et al. O Papel da Memria. Campinas: Pontes, 1999. p.49-57. PCHEUX, M. Semntica e Discurso Uma Crtica Afirmao do Obvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1997a. 317p. PCHEUX, M. Anlise do Discurso: trs pocas (1983). In: GADET F.; HAK, T. (Orgs.) Por uma Anlise Automtica do Discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. Campinas: Unicamp, 1997b, p. 61-151.

15

PCHEUX, M. Lecture et mmoire: projet de recherche. In : MALDIDIER, D. Linquietude du discours. Paris: Cendres, 1990a. p. 285-293. PCHEUX, M. Remontons de Foucault Spinoza. In : MALDIDIER, D. L Inquitude du discours. Paris : Cendres, 1990b. p. 245-259.
III SEMANA DE PESQUISA E EXTENSO DA UEG UnU. MORRINHOS - 25 a 27 de outubro de 2011

16

Das könnte Ihnen auch gefallen