Sie sind auf Seite 1von 8

The World Caf apresenta Caf to go! (Caf para Viagem!

) Um guia simplificado para auxiliar os dilogos durante um World Caf...

Diretrizes do Caf
Conduzir um excelente Dilogo de World Caf no difcil limitado somente pela sua imaginao! O formato do Caf flexvel e se adapta a muitas circunstncias diferentes. Quando estas diretrizes so usadas em combinao, fomentam o dilogo colaborativo, compromisso ativo e possibilidades construtivas para ao. Tenha Conscincia do Propsito do World Caf Primeiramente preste ateno ao motivo pelo qual voc est reunindo as pessoas. Saber a finalidade da sua reunio lhe permite considerar quais participantes precisam estar l e que parmetros so importantes para atingir o seu objetivo. Crie um Espao Receptivo e Hospitaleiro Os anfitries de Cafs pelo mundo todo enfatizam o poder e a importncia de criar um espao hospitaleiro um que seja seguro e convidativo. Quando as pessoas sentem-se confortveis para serem elas mesmas, tornam o seu pensamento, fala e escuta mais criativos. Particularmente, considere como o seu convite e o ambiente fsico podem contribuir para criar uma atmosfera acolhedora. Explore Perguntas Relevantes Encontrar e estruturar perguntas relevantes para aqueles que esto participando no seu Caf fundamental e pode produzir profundos resultados. O seu Caf pode explorar uma nica questo somente, ou diversas questes podem ser desenvolvidas para dar apoio a uma progresso lgica de descoberta por todas as diversas rodadas de dilogos. Em muitos casos vrias conversaes no Caf tratam de descobrir e explorar perguntas poderosas, enquanto acabam facilitando a busca e descoberta de solues eficazes. Estimule a Contribuio de Todos Como lderes, estamos cada vez mais conscientes da importncia da participao, mas a maioria das pessoas no quer somente participar, quer tambm contribuir ativamente para fazer a diferena. importante encorajar a todos os presentes no seu encontro a contribuir com idias e perspectivas, permitindo tambm que qualquer um possa participar simplesmente ouvindo, se este seu estilo ou vontade. Conecte Perspectivas Diversificadas A oportunidade de passear entre as mesas, conhecer novas pessoas, contribuir ativamente com o seu pensamento e ligar a essncia das suas descobertas aos crculos de pensamento em constante ampliao uma das caractersticas marcantes do Caf. Enquanto os participantes levam idias-chave ou temas para novas mesas, compartilham perspectivas, enriquecendo a possibilidade de insights surpreendentemente novos.

Escute os Insights e Compartilhe as Descobertas Por meio da prtica de escutar em grupo e prestar ateno aos temas, padres e insights, comeamos a sentir uma conexo ao conjunto maior. Aps vrias rodadas de conversao, til participar de uma conversao em plenria. Isto oferece ao grupo inteiro uma oportunidade de conectar os temas gerais ou perguntas que agora esto presentes.

Uma rpida viso sobre as conversaes do World Caf


Acomode quatro ou cinco pessoas em pequenas mesas estilo Caf ou em grupos de conversao. Estabelea rodadas de progressivas de dilogo (geralmente trs) de aproximadamente 20 a 30 minutos cada. Perguntas ou questes que genuinamente importam para a vida das pessoas, trabalho ou comunidade so iniciadas enquanto outros pequenos grupos podem explorar perguntas semelhantes nas mesas prximas. Encoraje tanto os anfitries de mesa quanto os participantes a escrever, rabiscar e desenhar idias-chave em suas toalhas de mesa ou anotar idiaschave em grandes fichas, post-it ou descansos de prato no centro do grupo. Aps completar a rodada inicial de dilogo, pea para que uma pessoa permanea na mesa como a anfitri, enquanto as outras atuam como viajantes ou embaixadores do significado. Os viajantes levam idias-chave, temas e perguntas para as suas novas conversas. Pea para que o anfitrio da mesa d boas-vindas aos novos convidados e brevemente compartilhe as idias principais, temas e perguntas da rodada inicial. Incentive os convidados a ligar e conectar idias provenientes das conversas das mesas anteriores escutando com ateno e refletindo sobre as contribuies uns dos outros. Ao proporcionar a oportunidade para que as pessoas se movam em diferentes rodadas de dilogo, idias, perguntas e temas comeam a se conectar. Ao final da segunda rodada, todas as mesas ou grupos de conversao na sala sero polinizados com insights de conversas anteriores. Na terceira rodada de dilogo, as pessoas podem voltar s suas mesas iniciais para sintetizar suas descobertas, ou podem continuar viajando s outras mesas, deixando o mesmo ou um novo anfitrio mesa. s vezes, uma nova pergunta que ajuda a aprofundar a investigao colocada para a terceira rodada de conversa. Depois de diversas rodadas de dilogo, inicie um perodo de compartilhamento de descobertas e insights em uma conversao todo o grupo. So nessas conversas estilo plenria ou assemblia que os padres podem ser identificados, o conhecimento coletivo cresce e as possibilidades para ao surgem. Uma vez voc sabendo o que quer alcanar, bem como a quantidade de tempo que tem para trabalhar, voc pode decidir o nmero e perodo de tempo adequado das

rodadas de dilogo, o uso mais eficaz das perguntas e as formas mais interessantes de conectar e polinizar idias.

Brinque, experimente e improvise!


Etiqueta do Caf Foque no que importa. Contribua com o seu pensamento. Fale atravs de sua mente e seu corao. Escute para compreender. Ligue e conecte idias. Escutem juntos os insights e perguntas mais profundas. Brinque, rabisque, desenhe escrever nas toalhas de mesa desejvel! Divirta-se!

A importncia da(s) pergunta(s) do Caf


A(s) pergunta(s) que voc escolher ou que os participantes descobrirem durante um Caf Dilogo (so) crucial(ais) para o sucesso. O seu Caf poder explorar uma nica pergunta ou diversas perguntas podero ser desenvolvidas para dar apoio a uma progresso lgica de descoberta por diversas rodadas de dilogo. Lembre-se que... Perguntas primorosas atraem energia e focam a nossa ateno ao que realmente importa. Anfitries de Caf experientes recomendam fazer perguntas abertas que geram respostas mais descritivas e narrativas em relao s perguntas fechadas que geram respostas do tipo sim ou no. Boas perguntas no precisam indicar passos de ao imediatos ou soluo de problemas. Elas devem convidar indagao e a descoberta em vez de provocar um sentimento de defesa e busca de vantagem pessoal ou de um grupo. Voc saber que possui uma boa pergunta quando ela continuar a aflorar novas idias e possibilidades. Apresente possveis perguntas de pessoas-chave que vo participar do Caf para ver se elas mantm o interesse e energia os demais participantes.

Uma pergunta poderosa simples e clara Provoca o pensamento Gera energia Enfoca a indagao Aflora suposies inconscientes Abre novas possibilidades

5 Maneiras de Fazer o Conhecimento Coletivo Visvel


Use um Profissional de Facilitao Grfica Em alguns eventos do World Caf o dilogo coletivo capturado por um profissional de registro e facilitao grfica, que desenha as idias do grupo em flipcharts ou em um mural na parede usando texto e elementos grficos para ilustrar os padres de conversao. Faa um Tour na Galeria s vezes, as pessoas colocam o papel de suas mesas na parede para que todos os participantes possam fazer uma visita s idias do grupo expostas durante um intervalo. Afixe os seus Insights Os participantes podem colocar grandes cartazes ou Post-Its com um nico insight-chave em cada um, em um quadro-negro, parede, etc., para que todos possam revisar as idias durante um intervalo. Crie Agrupamentos de Idias Agrupe os insights dos Post-Its em grupos de afinidade para que idias relacionadas sejam visveis e disponveis para o planejamento dos prximos passos do grupo. Faa uma Histria Alguns Cafs criam um jornal ou livro de histria para trazer os resultados do seu trabalho a grandes audincias aps o evento. Um profissional de registro e facilitao grfica pode criar um livro de ilustraes juntamente com o texto como forma de documentao.

Como criar uma atmosfera de Caf


Se voc for reunir algumas dzias ou algumas centenas de pessoas, essencial criar um ambiente que evoque um sentimento tanto de informalidade quanto de intimidade. Quando os seus convidados chegarem, eles devero ser informados imediatamente que esta no uma reunio qualquer. Se possvel, selecione um espao com luz natural e uma vista externa para criar uma atmosfera mais acolhedora. Faa o espao parecer como um Caf de verdade, com pequenas mesas que acomodem de quatro a cinco pessoas. Menos de quatro pessoas mesa poder no proporcionar a diversidade de perspectivas suficiente, mais de cinco pessoas limita a quantidade de interao pessoal.

Organize as mesas do Caf em um padro no ordenado e aleatrio, ao invs de fileiras arrumadinhas. As mesas na calada de um caf, aps estar aberto por algumas horas, parecem descontradas e convidativas. Use toalhas de mesa coloridas e pequenos vasos de flores em cada mesa. Se o local permitir, adicione uma vela em cada mesa. Coloque plantas ou folhagens pelo local. Coloque no mnimo duas folhas grandes de papel sobre cada toalha de mesa juntamente com uma caneca ou copo de vinho cheio de marcadores coloridos. Papel e canetas encorajam rabiscar, desenhar e conectar idias. Desta forma, as pessoas anotaro idias conforme forem surgindo. Coloque uma mesa de Caf adicional na frente da sala para o material do Anfitrio e do apresentador. Considere expor imagens ou adicionar psteres s paredes (to simples quanto folhas de flipchart contendo citaes) e toque msica enquanto as pessoas chegam e voc as recepciona. Para honrar a tradio da comunidade e hospitalidade, fornea bebidas e salgadinhos. Um Caf no completo sem comida e refrescos!

Use a sua imaginao! Seja criativo!


Materiais para o Caf Pequenas mesas redondas de 91cm a 1,06 m so ideais, mas pequenas mesas quadradas tambm funcionam. Cadeiras em nmero suficiente para todos os participantes e apresentadores. Toalhas de mesa coloridas. Papel de flipchart ou descansos de prato de papel para cobrir as mesas do Caf. Marcadores ou canetas hidrogrficas (as canetas JUMBO FABER CASTELL funcionam bem). Para maior legibilidade, use cores escuras, tais como o verde, preto, azul e roxo. Adicione uma ou duas cores claras caneca (vermelho, verde claro, azul claro ou laranja) para adicionar nfase. Um vaso com flores cortadas, uma caneca ou copo de vinho por mesa para os marcadores. Uma mesa de canto para as bebidas e salgadinhos. Um mural (15cm de comprimento x 1,21m de altura) ou papel de flip chart para tornar o conhecimento coletivo visvel e fita adesiva para pendurar. Espao plano de parede (mnimo de 30cm) ou duas lousas brancas giratrias (10 x 15cm cada).

Espao adicional de parede (ou janela) para fixar trabalhos coletivos e/ou o trabalho das mesas. Opcional (dependendo do tamanho e objetivo) Retro-projetor e tela. Aparelho de som para as fitas e/ou CDs. Uma seleo de msica ambiente. Microfones de lapela sem fio para os Anfitries do Caf, bem como microfones sem fio de mo para as sesses em momentos de plenria. Cavaletes e flipcharts. Suprimentos bsicos, inclusive grampeador, clipes de papel, elsticos de papel, canetas marcadoras, fita crepe, canetas, tachinhas e lpis. Fichas coloridas de 10x15cm ou 12x20 (para anotaes pessoais). Post-Its de 10x15cm em cores vibrantes para postar idias.

Eu sou o Anfitrio do Caf, o que devo fazer?


O trabalho do Anfitrio do Caf garantir que as seis diretrizes para o dilogo e compromisso sejam colocadas em ao. Mais importante que seguir normas vivenciar o esprito das diretrizes. Organizar um Caf exige considerao, talento artstico e cuidado. O Anfitrio do Caf pode fazer a diferena entre uma conversao interessante e um dilogo transformador. Trabalhe com a equipe de planejamento para determinar o objetivo do Caf e decida quem dever ser convidado para o encontro. Escolha o nome do seu Caf de maneira adequada ao seu objetivo, por exemplo: Caf da Liderana; Caf do Conhecimento; Caf da Estratgia; Caf do Descobrimento, etc. Ajude a criar o convite. Trabalhe com outras pessoas para criar um ambiente de Caf confortvel. Recepcione os participantes conforme forem entrando. Explique o objetivo do encontro. Coloque a pergunta ou os temas para as rodadas de conversa e assegure-se que a pergunta esteja visvel para todos em um retro-projetor, flipchart ou em fichas sobre cada mesa.

Explique as diretrizes do Caf e a Etiqueta do Caf e coloque-as no retroprojetor, uma folha no cavalete ou em fichas sobre cada mesa. Explique como a logstica do Caf funcionar, inclusive o papel do Anfitrio da Mesa (a pessoa que ser voluntria para permanecer na mesa ao final da primeira rodada e recepcionar os recm-chegados sua mesa.) Durante a conversa, ande entre as mesas. Incentive todos a participar. Lembre s pessoas para que anotem as idias-chave, rabisquem e desenhem. Informe s pessoas, delicadamente, quando for hora de prosseguir e iniciar uma nova rodada de conversa, Certifique-se que os insights-chave sejam registrados visualmente ou apresentados, se possvel. Seja criativo na adaptao das seis diretrizes do Caf, para satisfazer s necessidades nicas da sua situao.

Sou um Anfitrio de Mesa, o que devo fazer?


Lembre as pessoas na sua mesa a anotar as principais conexes, idias, descobertas e perguntas mais profundas, conforme forem surgindo. Permanea na mesa quando os demais sarem e recepcione os viajantes das outras mesas. Resumidamente compartilhe os insights-chave da conversa anterior para que os outros possam ligar e construir utilizando idias de suas respectivas mesas. Mantenha Contato! Assim como o processo do Caf em si, este Guia est evoluindo. Conforme voc vai vivenciando a organizao das suas prprias conversas de Caf, adoraramos saber de voc, sobre as suas experincias no Caf, bem como as maneiras que podemos fazer deste Guia mais til. Entre em contato com o info@theworldcafe.com enviando idias e feedback. E para mais informaes secundrias detalhadas, inclusive as histrias do Caf, dicas adicionais de organizao, artigos de apoio e links relacionados ao Caf e iniciativas de dilogo, por favor, acesse o website http://www.theworldcafe.com.

O que um World Caf?


Caf Dilogo um mtodo de fcil utilizao para a criao de uma rede viva de dilogo colaborativo sobre perguntas relevantes a servio de assuntos reais do diadia, sejam da vida ou do trabalho. Nos negcios, os Cafs tm sido chamados de vrias maneiras para satisfazer metas especficas, inclusive os Cafs Criativos, Cafs do Conhecimento, Cafs da Estratgia, Cafs da Liderana, Cafs de Marketing e Cafs de Desenvolvimento de Produto. A maioria das conversas de

Cafs baseada nos princpios e formato desenvolvidos pelo The World Caf (veja no www.theworldcafe.com), um movimento global em crescimento para apoiar os dilogos relevantes em ambientes corporativos, governamentais e comunitrios por todo o mundo. As conversaes no Caf tambm so uma metfora provocativa, nos possibilitando ver novas maneiras para fazer a diferena em nossas vidas e trabalho. O poder de conversao to invisvel e natural que geralmente o ignoramos. Por exemplo, considere todas as escolhas de aprendizado e ao que ocorrem conforme as pessoas vo de uma conversa para a outra, tanto dentro quanto fora da empresa, com fornecedores, clientes e outras pessoas na comunidade em geral. E se considerssemos todas essas conversas como um grande e dinmico Caf, com cada funo de trabalho sendo uma mesa em uma rede maior de conversas vivas, que o processo central para compartilharmos o nosso conhecimento coletivo e modelarmos o nosso futuro? Ao nos conscientizarmos do poder do dilogo como um processo fundamental para os negcios poderemos utiliz-lo de maneira mais eficaz para o nosso benefcio mtuo.

O que essencial a respeito do mtodo do World Caf?


Delineamos uma srie de diretrizes para colocar a conversao em funcionamento por meio do dilogo e do compromisso. Se voc utilizar essas diretrizes ao planejar as suas reunies, ficar surpreso com a qualidade dos resultados obtidos. Ao organizar uma Conversao de Caf usando todas essas diretrizes simultaneamente, voc descobrir que capaz de criar um ambiente de Caf nico, onde resultados surpreendentes e teis so mais que provveis de acontecer.
O Caf construdo sobre a suposio de que as pessoas j possuem dentro delas a sabedoria e criatividade para confrontar at mesmo os desafios mais difceis. Dado o contexto e foco adequado, possvel acessar e usar este conhecimento mais profundo sobre o que mais relevante.
2002 Whole System Associates. Por favor, fique vontade para copiar e distribuir, reconhecendo a The World Caf Community como entidade autora.

Das könnte Ihnen auch gefallen