Sie sind auf Seite 1von 15

Software ou sistemas de Turismo

Software ou sistemas de Turismo

Basicamente software é um programa do computador, que permite executar uma determinada tarefa. Dentre os softwares mais importantes temos os Softwares de Sistemas que contempla os Sistemas Operacionais ou Sistemas

Operativos que são um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário, através dele o usuário pode interagir com o computador e seus periféricos (caixas de som, microfone, impressoras, etc.). Sem o

sistema operacional o computador só seria uma mera máquina sem aplicação.

Os mais conhecidos sistemas operacionais que temos no mercado atualmente é o Windows na sua ultima versão (7 – Seven) em 2011 que é produzido pela empresa Microsoft, sendo um software proprietário, ou seja, é necessário comprar uma licença para utilizá-lo. Outro exemplo de sistema

operacional é o Linux que existem inúmeras distribuições, sendo a mais difundida, ou considerada mais simples o Ubuntu, que esta na versão 11.04 a mais recente em

2011.

Outro tipo de software também importante são os Softwares Aplicativos que permite os usuários executar tarefas mais especificas, podendo utilizar como por exemplo as ferramentas de escritório (pacote Office) BrOffice que é gratuito ou o Microsoft Office que é necessário adquirir licença para utilização. Outros exemplos de Softwares Aplicativos são os jogos de computador, programas para acessar internet (navegador) ou programas específicos como programas de automação comercial, sistemas gerenciais e ainda programas ligados a setor de turismo que é nosso foco.

Thiago Cesar Busarello que é gerente de projetos da Senior Sistemas, uma unidade de software de Blumenau – SC que desenvolve, dentre outros sistemas, software para gestão de viagens corporativas para as empresas e também proprietário e articulista do site vida de turista, nós explica melhor sobre os sistemas de turismo.

Os softwares ou sistemas de turismo auxiliam e muito a vida de uma empresa que trabalha com turismo, principalmente na administração de viagens

de empresas. Porém imagina para uma agência de viagens, com seus profissionais trabalhando direto com seus clientes a dificuldade de fazer toda essa comparação toda hora pra informar preços e fazer a melhor reserva pra eles.

Por isso que existe a tecnologia com ferramentas importantes na área para facilitar esse processo e deixar o turismo como sistema. Dentre essas ferramentas estão ferramentas de Backoffice, Booking, Selfbooking e Portais de Vendas.

Já trabalhei direto com a produção dessas ferramentas na Benner Sistemas

em Blumenau e posso dizer pra vocês que cada dia está ficando mais complexo o mundo do turismo, onde toda hora aparecem novidades.

E como para uma agência de viagens seu foco ou missão não é o

desenvolvimento de sistemas e sim cuidar das viagens de seus clientes, tem que saber escolher as ferramentas que facilitem o dia-a-dia e que atendam com qualidade. Vamos analisar de forma sucinta cada um dos sistemas na seqüência.

BackOffice – Sistemas de Turismo

Sistemas backoffice são os principais software de turismo e tem a principal função de armazenar os dados, efetuar cadastros manuais de informações, gerir o que é passado de informações pra eles e realizar operações de rotinas de trabalho que envolvem maior processamento do computador.

Eles lembram muito os sistemas e software comuns que a gente vê em locadoras de vídeo, supermercados, lojas e todas outras áreas, onde na área do turismo eles tem funções como conciliação de serviços, processamento das informações financeiras de pagamento, cálculo de fee (comissão por serviço para as agências de viagem), faturamento das vendas, análise de crédito, controle de eventos, tour codes (códigos promocionais), BSP/COPET (método de conciliação de vendas para uma companhia aérea), dentre outros.

Além disso, eles fazem todas as funções básicas de um ERP (Enterprise Resource Planning) que são softwares que controlam a empresa de um modo geral

efetuando controles de fluxo de caixa, departamento pessoal, suprimentos, tributos, contabilidade, etc.

Eles conseguem processar as vendas do turismo comumente feitas num Portal de vendas, Selfbooking ou Booking do início ao fim, mas somente de forma off-line, onde é ali que ele perde para esses outros sistemas de turismo.

Sua principal vantagem fica no gerenciamento de informações que acabam sendo pertinentes para quem administra a agência de viagens facilitando a tomada de decisões, além de manter todos dados da empresa guardados.

Outra vantagem fica na emissão de relatórios corporativos para os mais diversos fins.

É difícil ver hoje alguma agência de viagens que não tenha um software na sua empresa, pois o software para turismo facilita muito o trabalho da agência.

para turismo facilita muito o trabalho da agência. Dentre os principais sistemas backoffice que conheço

Dentre os principais sistemas backoffice que conheço estão:

BackOffice Turismo (Benner Sistemas)

Regente (Senior Sistemas)

SAP for Travel & Logistics Services (SAP)

STUR (AGI)

Sisav (MGSystem)

Passaporte (Strive)

COPTUR (DCL Informática)

WinTour (DigiRotas)

My Sabre Plus (Sabre)

Booking – Sistemas de Turismo

Sistemas com essa classificação são sistemas voltados para os agentes de viagem que consultam em tempo real disponibilidade de vôos, reserva de hotéis e locação de carros disponibilizado por serviços dos próprios fornecedores.

Tendo em mãos essa disponibilidade, eles podem garantir a reserva que o cliente de sua agência pede e já finalizar o pedido, garantindo o pagamento.

Hoje em dia os sistemas Booking necessitam de um vasto conhecimento do negócio de turismo, além de entender muito sobre o funcionamento das agências de viagem.

Muitas novidades surgem todos dias nesses sistemas como por exemplo a nova forma de remuneração que as companhias aéreas estão propondo às agências de viagem, controle de orçamento para envio aos clientes, busca pessoal sobre a situação de crédito do cliente, consulta de informações do estado do aeroporto no momento, dentre outras…

Como podem ver é muito voltado às agências de viagem, facilitando a vida das mesmas e agilizando suas rotinas do dia-a-dia.

Dentre os principais sistemas Booking que conheço estão: • e-Booking (Benner Sistemas) • Reserve (ProReserve

Dentre os principais sistemas Booking que conheço estão:

e-Booking (Benner Sistemas)

Reserve (ProReserve Serviços de Internet)

Amadeus Master Pricer (Amadeus)

TravelLink (Wooba)

SelfBooking – Sistemas de Turismo

Uma grande ferramenta que administra e controla as viagens das empresas:

o SelfBooking.

Como o gasto com viagens chega a ser até o 5º principal gasto nas grandes corporações (de acordo com dados da ABGEV), nada melhor que ter um sistema que administre esses gastos e as viagens de um modo geral.

Esse sistema tem como principal destaque ser totalmente web, podendo realizar consultas nos sistemas das companhias aéreas, redes hoteleiras, locadoras de carros e GDS’s, retornando informações importantes para você mesmo finalizar seu pacote de viagem, além de efetuar o adiantamento de viagens que os funcionários vão precisar.

Não é a toa que um dos principais públicos-alvo desse sistema são os próprios funcionários das empresas e não somente a pessoa responsável por comprar as passagens da mesma, fazendo com que cada pessoa tenha responsabilidade ao efetuar suas reservas de viagem.

de

viagem, podendo a empresa limitar horários de vôos, preços, companhias aéreas, hotéis, locadoras de carro e tudo mais o que quiser no sistema.

Como principal meio de

controle

das empresas estão as políticas

Outro destaque acaba sendo que a empresa consegue saber exatamente qual funcionário está em viagem no momento, além de quais irão viajar e quais são os locais que a empresa mais viaja, dando um poderio de informações que qualquer liderança gostaria de ter para tomada de decisões.

As agências de viagem também acabam ganhando com esse sistema pelo fato de tornar o processo de vendas e gestão de viagens mais simples para seus clientes.

Dentre os principais sistemas SelfBooking que conheço estão:

Viagens (Senior)

e-Business Travel (Benner Sistemas)

TMS – Travel Manager System (ArgoIT Soluções de TI)

Reserve (ProReserve Serviços de Internet)

Corporate Travel (Wooba)

Self-Booking (Lemontech)

Portais de venda de viagens – Sistemas de Turismo Os portais de venda são a

Portais de venda de viagens – Sistemas de Turismo

Os portais de venda são a mais nova sensação do turismo, pois neles você pode consultar preços de pacotes de viagem, passagens aéreas, reserva de hotéis, locação de carros, cruzeiros e muito mais.

E esses portais de venda estão se multiplicando cada dia mais, pois me lembro que não conhecia muitos até o fim de 2007, até pelo fato de que o pessoal falava pouco deles, mas hoje eles estão com um ritmo crescente de vendas e dominando muitas vezes conversas das pessoas que trabalham com turismo.

O principal público-alvo desses portais são as pessoas em geral que não conhecem o mundo do turismo, mas que querem viajar e fechar seu próprio pacote de viagem, sem a necessidade de contato pessoal com uma agência de viagens.

Além de consultar preços, você pode fazer comparação de qual companhia aérea oferece melhores horários de vôos, quais hotéis oferecem melhores serviços, assim como outras informações importantes pra quem vai viajar.

O turismo de lazer é o principal negócio envolvido, mas também é possível comprar viagens para turismo de negócio. Por sinal, as ofertas e condições de pagamentos lá são bem tentadoras, sendo uma das principais características desses portais, visto que geralmente por trás deles há uma grande empresa com aporte financeiro podendo oferecer financiamentos e crédito para o consumidor final. De vez em quando fico com vontade de comprar uma viagem por ali.

Uma das desvantagens desses portais é o fato de que a empresa que possui um portal precisa ter uma equipe de central de atendimento sempre presente e que retire as dúvidas de seus clientes e solucione problemas que possam vir a ocorrer. Nada impeditivo pras agências de viagens que já vendem seus pacotes no dia-a-dia.

Dentre os principais portais de venda do turismo que conheço estão:

Submarino Viagens (www.submarinoviagens.com.br)

Americanas Viagens (viagens.americanas.com.br)

PanAmericano viagens (www.panamericanoviagens.com.br)

ShopTime Viagens (www.shoptimeviagens.com.br)

Stella Barros (www.stellabarros.com.br)

CVC Operadora de turismo (www.cvc.com.br)

Brasil Viagem (www.brasilviagem.com)

Intravel (www.intravel.com.br)

Decolar (www.decolar.com)

TerraMundi (www.terramundi.com.br)

CEAB Turismo (www.ceabturismo.com.br)

Entre outros…

Para o desenvolvimento desses portais há soluções prontas de empresas de desenvolvimento que oferecem um

Para o desenvolvimento desses portais há soluções prontas de empresas de desenvolvimento que oferecem um serviço específico pra área.

Dentre as soluções de desenvolvimento desses portais de venda de viagens que conheço estão:

B2W Viagens (B2W)

Easy (Smart)

Como vimos Busarello (2011) explica os variados tipos de Sistemas de Turismo, mas ainda referenciado a parte de sistemas no turismo o próprio Busarello nos explica sobre o GDS (Global Distribuition System).

GDS (Global Distribuition System)

GDS são mega sistemas cuja função é a intermediação eletrônica, como meio de comunicação, entre as agências de viagens e as companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos, operadoras, etc.

Oferecem de maneira prática a possibilidade de você efetuar reservas e também fazer a emissão de todos esses produtos da área do turismo, facilitando a venda para a agência de viagens.

Existem 03 principais GDS no mundo que são:

Amadeus

Sabre Holdings

TravelSpan (união de Galileo e WorldSpan)

Entre outros…

(união de Galileo e WorldSpan) • Entre outros… Além desses existem outros agregadores de conteúdo

Além desses existem outros agregadores de conteúdo turístico, que se tornam com um foco um pouco mais regional, como por exemplo no Brasil:

Cions (que faz parte agora do grupo Travel Technology Interactive)

CMNet

MySky

Entre outros…

Brasil: • Cions (que faz parte agora do grupo Travel Technology Interactive) • CMNet • MySky

Esses GDS foram e ainda são úteis para as agências de viagens, mas vêm perdendo força para sistemas de distribuição na internet a partir de sistemas com o uso de tecnologia de webservices que outras empresas e os próprios GDS vêm desenvolvendo, além da disponibilidade do site dos próprios fornecedores de serviços prestados como as cias TAM, GOL e OceanAir.

Algumas empresas fornecem de uma maneira prática, rápida e eficiente o conteúdo disponibilizado dos GDS, fornecedores e agregadores de conteúdos turísticos facilitando e muito a vida dos agentes de viagem.

Amadeus, líder global em soluções de tecnologia para a indústria de viagens e turismo

Segundo o próprio site da empresa a Amadeus é a principal parceira de tecnologia para o mercado global de viagens e turismo. Provê soluções de TI, distribuição e conteúdo que auxiliam seus clientes na adaptação, no crescimento e na conquista do sucesso nesta indústria em constante transformação. Atende desde provedores de viagens à agências e corporações por meio de quatro linhas de negócios: Distribuição & Conteúdo, Vendas & e-Commerce, Gestão de Negócios e Serviços & Consultoria.

Criada em 1987 na Europa para pôr em operação o primeiro sistema de distribuição global (GDS) pan-regional do mundo, o sistema Amadeus, em menos de 10 anos a Amadeus conquistou a liderança mundial do setor, processando um terço de todas as reservas aéreas mundiais via agências de viagem e 14% das reservas online.

Amadeus Brasil

De acordo com o site da a Amadeus Brasil é que representa a marca Amadeus e é responsável pelo marketing, vendas e serviços, incluindo definição de produtos e suporte, da empresa no mercado nacional. Presente no país desde 1994, quando o sistema Amadeus começou a ser distribuído aos agentes de

viagens e companhias aéreas, a Amadeus ampliou sua presença e investimentos no nosso mercado em 1999 com a criação da Amadeus Brasil. Hoje a operação brasileira está entre as dez mais importantes para a Amadeus, que atua em 217 mercados em todo o mundo.

Com matriz em São Paulo e sete escritórios regionais, a Amadeus Brasil conta com 115 funcionários e foi eleita em 2005 pela revista IstoÉ Dinheiro como a melhor empresa de tecnologia no Brasil no quesito “Gestão em Inovação”. A Amadeus ocupa ainda a 155ª posição entre as 200 maiores do setor de Tecnologia no ranking da revista Info Exame 2006.

Histórico:

1994: O sistema Amadeus, que emitiu sua primeira reserva em 1992, começa a ser distribuído também no Brasil;

1999: Criação da Amadeus Brasil, joint-venture entre a Amadeus Global e parceiros nacionais;

2004: Amadeus Global assume o controle acionário e a gestão da Amadeus Brasil, investindo na ampliação da oferta de produtos e serviços no mercado brasileiro;

2004: É lançado no Brasil Amadeus Selling Platform (Vista), a mais avançada plataforma de reservas e vendas para os profissionais do turismo;

2005: Amadeus inicia, em parceria com a Telefônica, a implantação da Rede IP Amadeus no Brasil;

2005: Amadeus Consulting, serviço de consultoria para empresas do setor de viagens, chega ao Brasil

2005: A Gol Linhas Aéreas assina acordo de distribuição global com a Amadeus, passando a ser a 30ª empresa Low Cost a integrar o sistema Amadeus.

Aprender a utilizar os sistemas aqui descritos demandaria muito tempo e muito conteúdo, lembrando ainda que é importante aprender a usar o programa especifico da empresa em que irá atuar, podendo ser diferente dos aqui descritos.

Mas para titulo de curiosidade a Amadeus disponibiliza de forma gratuita em seu site totalmente em português aos cursos básicos de seus sistemas, basta escolher qual o sistema e já iniciar o aprendizado. Estes cursos gratuitos são apenas demonstrações dos cursos, caso queira realizar o curso completo e receber a certificação é necessário adquirir o curso através do Shopping webAula da própria Amadeus Brasil.

Amplie seus conhecimentos, desenvolva seu potencial e conquiste clientes e prêmios!

Segundo o site da Amadeus Brasil é disponibilizado gratuitamente diversos cursos on-line e presenciais em salas de treinamento em todo o Brasil, tudo para que você, cliente Amadeus, possa aperfeiçoar suas competências e crescer profissionalmente. Quem ainda não é cliente Amadeus mas está interessado em melhorar seus conhecimentos ou mesmo iniciar sua carreira no mercado de viagens, o shopping webAula Amadeus oferece condições especiais para aquisição de todos os cursos Amadeus e-Learning para obtenção de certificação para

Amadeus:

operação

do

sistema

A tabela abaixo mostra os cursos disponibilizados de forma demonstrativa, para acessá-los é necessário entrar no site da Amadeus Brasil disponível no link: http://www.amadeus.com/br/x22032.html

Básico de Reservas

Emissão de Bilhetes

Reemissão de Bilhetes

Tarifas com Selling Platform

 

Reserva de Hotéis

Novidades Selling

Platform

Vendendo Gol no Selling Platform

Reserva de Carro

Amadeus Value Pricer

Alguns dos cursos de Gestão, Finanças e Informática disponíveis no Shopping webAula Amadeus:

Educação para a vida: Finanças pessoais

Desenvolvimento de habilidades

Tomada de decisão

Referencial Bibliografico

BUSARELLO, Thiago Cesar - Softwares ou sistemas de turismo – Disponivel em:

http://www.vidadeturista.com – Acesso em 01 de julho de 2011.

AMADEUS – IT Group with headquarters- Disponivel em: http://www.amadeus.com/br - Acesso em: 01 de julho de 2011.