Sie sind auf Seite 1von 8

Capitulo III Princpios Contbeis Brasileiros A contabilidade, independente do pas no qual utilizada, tem como alicerce terico os princpios

s contbeis, logo, a prtica contbil refletida em seus princpios. Portanto, os princpios contbeis servem de sustentao para que a normas de contabilidade sejam elaboradas. Esse arcabouo terico tem como premissa auxiliar os profissionais contbeis na sua principal tarefa, ou seja, proteger o patrimnio de uma entidade. Acerca do patrimnio, vale salientar que o mesmo se torna importante por ser o objeto de estudo da contabilidade. Corroborando este pensamento Santos et al relaciona o patrimnio com os princpios contbeis da seguinte forma:
No caso da Contabilidade, seus princpios fundamentais valem para todos os patrimnios, independentemente das entidades a que pertencem, das finalidades para as quais so usadas, da forma jurdica da qual se revisam, sua localizao, da materialidade e quaisquer outros qualificativos, desde que gozem da condio de autonomia em relao aos demais patrimnios existentes, ou seja, representam agentes autnomos. (SANTOS et al, 2007, p. 90).

Dessa feita, fica lmpido que os princpios contbeis so elaborados com o desiderato de gerenciamento do patrimnio. Em uma entidade, possuir um patrimnio bem gerenciado tem suma importncia frente ao mercado competitivo mundial. A excelncia no gerenciamento do patrimnio de uma entidade se d a partir das consideraes relacionadas s avaliaes, mensuraes, mtodos e demonstraes. Para se chegar ao valor do patrimnio de uma empresa necessrio igualar o ativo com o passivo somado com o Patrimnio Liquido da mesma. (IUDICIBUS et al, 2010). Acerca dessas variveis, segundo o Comit de pronunciamentos contbeis atravs do CPC 00 (2008), o ativo um conjunto de bens e direitos, todo o recurso a entidade controla, podendo ou no ter seu direito de propriedade, ou seja, tudo aquilo que de alguma maneira contribui para o fluxo de caixa da entidade, acreditando que em algum momento futuro gerar adio econmica entidade. Os ativos so utilizados na gerao de produtos ou servios que so oferecidos pela entidade, para a troca de ativos, liquidao de um passivo ou ainda para que seja dividido entre os scios. J o passivo constitudo por obrigaes exigveis, de acordo com o Comit de Pronunciamentos pela CPC 00 (2008) podem ser exigveis por meios legais por contrato ou estatutrios como fornecedores pagar, onde se espera que haja liquidao, e por

meio desta transao seja gerado algum tipo de benefcio econmico, a liquidao desta obrigao se d por pagamento, transferncia de ativos, substituio por outra obrigao, converso da obrigao em capital, prestao de servios, entre outras. Quanto ao Patrimnio Liquido o Comit de Pronunciamentos pela CPC 00 (2008) o conceitua como as obrigaes com os scios, de forma no exigvel. o valor residual entre o ativo e o passivo, podendo ocorrer subdivises para melhor ser avaliado, dando margem reavaliao de investimentos, ou ainda da posio de participao dos acionistas, pois o PL uma importante ferramenta na tomada de decises. Ele controlado segundo as exigncias das leis pertinentes, podendo assim, criar reservas atravs da apropriao de lucros acumulados, e ainda sofrer influncia da mensurao de ativos ou passivos. As demonstraes contbeis com alicerce no patrimnio de uma entidade ponto fundamental para que tomadas de deciso sejam feitas de modo mais concreto. Tais demonstraes levam em conta a sade econmico-financeira da mesma, ou seja, a real situao da empresa obtida a partir desses relatrios, corroborando este apotegma, Iudcibus e Marion dizem que:
A Contabilidade o grande instrumento que auxilia a administrao a tomar decises. Na verdade, ela coleta todos os dados econmicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatrios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decises. (IUDCIBUS; MARION, 2006, p. 42).

Princpios contbeis so apenas orientaes, ou seja, os mesmos no ditam as regras de como a contabilidade elaborada, logo, os registros, a terminologia e as demonstraes contbeis, tm em sua essncia os princpios contbeis. Portanto, os mesmos so interpretados como verdades de uma cincia, jamais podero ser de natureza operacional, pois, est funo exercida pelas normas contbeis. (SANTOS et al, 2007). Nessa linha de pensamento, percebe-se a importncia dos princpios contbeis e do patrimnio para a cincia contbil. Sendo que, a cincia contbil formada por um emaranhado de leis, resolues, normas e orientaes, onde estas so interpretadas de acordo com as diretrizes trazidas pelos princpios contbeis. Expondo a relevncia dos princpios contbeis para a contabilidade Santos et al afirma que:
Segundo o CFC, os Princpios Fundamentais de Contabilidade representam o ncleo central da prpria contabilidade, na sua condio de cincia factual social, sendo a ela inerentes [...] Os princpios constituem sempre os alicerces

de uma cincia, revestindo-se dos atributos de universalidade e veracidade, conservando validade em qualquer circunstncia. (SANTOS et al, 2007, p. 89).

Quanto importncia dos princpios para uma cincia. O CFC destaca a importncia dos princpios contbeis para a contabilidade da seguinte forma:
Art. 2 - Os Princpios de Contabilidade representam a essncia das doutrinas e teorias relativas Cincia da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos cientfico e profissional de nosso Pas. Concernem, pois, Contabilidade no seu sentido mais amplo de cincia social, cujo objeto o patrimnio das entidades. (Resoluo 1.282/10, p. 2).

O surgimento dos princpios contbeis se deu aps o crack da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em meados dos anos 30. A crise nesses anos se deu pelo fato dos agentes financeiros no terem informaes concretas acerca da situao econmicofinanceira mundial. Diante disso, para que fosse possvel ter demonstraes contbeis mais eficientes foram feitos alguns pronunciamentos para os profissionais da rea contbil responsveis pela confeco das demonstraes contbeis - com a finalidade de que as mesmas fossem aprimoradas. Tais pronunciamentos se tornaram a partir de ento os primeiros princpios da contabilidade contempornea. (IUDCIBUS; MARION, 2006). No Brasil, outro marco histrico na formao dos princpios contbeis, foi a confeco e sano da Circular de nmero 179 de 1972, emitida pelo Banco Central. Tal Circular tratava sobre os princpios de contabilidade, que eram geralmente aceitos popularmente pelos contadores brasileiros, sendo que, foi a partir da mesma que tais princpios foram verdadeiramente efetivados na contabilidade brasileira, logo, o que era conveno se tornou regra. (SANTOS et al, 2007). A definio de princpios contbeis foi aprimorada pela Resoluo n 530/81, do CFC, sendo que esta foi responsvel por estabelecer os Princpios fundamentais1 de Contabilidade. Corroborando este pensamento Santos et al diz que:
Em 1981, o CFC emitiu a Resoluo n 530/81, cuja NBC-T-1 estabeleceu os princpios fundamentais de contabilidade, tendo em vista a necessidade de fixar os princpios de contabilidade vigentes no Brasil. Essa instruo declarou no haver uniformidade em relao aos princpios contbeis. O termo Fundamental foi escolhido por acerto semntico e, secundariamente, por haver encontrado acolhida em muitos pases e entidades de relevo. Em funo dessa resoluo os princpios passaram a ser, compulsoriamente,
1

O termo fundamental foi extinto pela resoluo do CFC n 1.282/10.

denominados Princpios Fundamentais de Contabilidade. (SANTOS et al, 2007, p. 89).

Posteriormente, no ano de 1993, a Resoluo n 530/81 foi revogada. Sendo a mesma substituda pela Resoluo n 750/93 do CFC. Dessa feita, Os princpios fundamentais de contabilidade brasileiros esto regulados no ordenamento jurdico brasileiro pela Resoluo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) n 750, de 29 de dezembro de 1993. (SANTOS et al, 2007, p. 89). Um ponto que de merecimento observar que todos os contadores tm por obrigao acolher e utilizar os princpios contbeis. Tal Resoluo reconhece ainda a legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), sendo esta responsavel por redigir sobre a ocorrncia das transaes feitas e ainda aplicar os princpios contbeis de forma geral. A Resoluo n 750/93 do CFC, passados 1 (um) ano de sua vigncia foi alterada pela Resoluo n 774/94, tambm do CFC, logo aps esta modificao outras 2 (duas) ocorreram, uma dessas ocorreu no ano de 2001, pela Resoluo de n 900. A segunda, e mais importante, se deu em 2010, com o advento das Normas Internacionais, para uma maior adaptao o CFC, emitiu a Resoluo n 1.282/10. A Resoluo n 1.282/10, alm de alterar alguns artigos, mantm a Resoluo n 750/93 para os organismos normativos brasileiros, assim a mesma continua sendo a base para julgamento nas aplicaes das normas brasileiras de contabilidade. De acordo com o CFC a Resoluo n 1.282/10, veio promover a correta fundamentao para interpretao dos princpios contbeis, diante das alteraes advindas com as Normas Brasileiras de Contabilidade, logo, deu s mesmas sua devida aplicao. Outro que merece especial enfoque, esta na obrigatoriedade da observncia dos Princpios de Contabilidade, uma vez que reconhece que eles so a essncia das doutrinas e teorias da Contabilidade. Quanto obrigatoriedade dos princpios contbeis Niyama, Silva elucidam que:
O Conselho Federal de Contabilidade definiu que a observncia dos princpios obrigatria no exerccio profissional, constituindo condio que legitima as Normas Brasileiras de Contabilidade. Conforme se pode observar, os profissionais da rea de Contabilidade esto sujeitos compulsoriamente a cumprir os Princpios Fundamentais de Contabilidade no exerccio profissional e no desempenho das atividades de contabilista, estando sujeitos penalidade, que varia de multas pcuniriarias suspenso do exerccio da profisso. (NIYAMA; SILVA, 2008, p. 84).

Vista a tamanha relevncia dos princpios contbeis no complexo emaranhado das demonstraes contbeis nos cabe neste momento apresent-los. O

primeiro princpio contbil denominado Entidade, o mesmo tem a funo de apontar o patrimnio como objeto da contabilidade. Assim, o mesmo demonstra claramente a necessidade de trat-lo com autonomia em relao ao patrimnio dos scios, independentemente do tipo de entidade. Santos et al, corrobora idias sobre o tratamento dado pela Resoluo 750/93, assim nos trazem que:
A resoluo define que o ponto central do princpio da entidade est relacionado autonomia do patrimnio a ela pertencente. Ela define que o patrimonio deve revestir-se do atributo de autonmia em relao a todos os outros patrimnios existentes. Em funo disso, o patrimnio dos scios que constituram a entidade no se confunde com o daquele que a criou. (SANTOS et al, 2007, p. 92).

O princpio da entidade ressalta ainda que o patrimnio pode sofrer divises em quantas partes forem necessrias por determinados setores dentro da uma mesma Instituo, mais mesmo assim nenhuma classificao poder formar novas entidades. Do mesmo modo que a soma do patrimnio de duas entidades jamais resultar em uma nova entidade. A garantia de autonomia patrimonial dada por este princpio concede o direito de poder movimentar o mesmo, e sem esta autonomia os outros princpios perderiam sua utilidade, bem como, sua caracterizao. Esse pensamento tratado por Santos et al, da seguinte forma:
[...] o princpio da entidade estabelece que na contabilidade aplicada, especialmente nas reas de custos e de oramento, trabalha-se, muitas vezes, com controles divisionais, que podem ser extraordinriamente teis, porm no significam a criao de novas entidades, precisamente pela ausncia de autonomia patrimonial. Dessa forma, o princpio da entidade apresenta corolrio de notvel importncia. As somas de patrimnio de diferentes entidades no resultam em nova entidade. Tal fato assume especial relevo por abranger as demonstraes contbeis consolidadas de entidades pertencentes a um mesmo grupo econmico, isto , de um conjunto de entidades sob controle nico. (SANTOS et al, 2007, p. 92).

O segundo princpio abordado pela resoluo do CFC n 750/93, trata da continuidade, assim o mesmo, visa avaliar as mutaes do patrimnio da entidade. A continuidade considera que a entidade continuar com suas operaes por um tempo infinito, ou seja, sustenta o pressuposto de que a empresa nunca cessar suas atividades. Logo, tal princpio exercer grande influncia sob as variaes patrimoniais. A resoluo do CFC n 750/93 conceitua em seu artigo 5 que O Princpio da Continuidade pressupe que a Entidade continuar em operao no futuro e, portanto, a mensurao e a apresentao dos componentes do patrimnio levam em conta esta circunstncia. (Res 750/93, sesso 2, art 5, p. 3).

Se a organizao possui um prazo estipulado para findar suas atividades ou est passando por perodos de descontinuidade, a mesma estaria sustentando prejuzos. Assim, seus ativos e passivos sero alvo de mudanas no tratamento contbil, ou seja, A suspenso das suas atividades pode provocar efeito na utilidade de determinados ativos, com a perda, at mesmo integral, de seu valor. A queda no nvel de ocupao pode tambm provocar efeitos semelhantes. (SANTOS et al, 2007, p. 93). Portanto, fica limpido que a continuidade influncia diretamente na quantificao dos tens patrimoniais, logo, a consequencia imediata o controle das movimentaes patrimoniais. Assim, os ativos e passivos tem seus valores registrados normalmente de acordo com a organizao em que se enquadram, salientando ainda que, os mesmos sofrem um diferente tratamento em seus lanamentos contbeis quando houver prazo definido para o fim do seu exerccio. O princpio da oportunidade abordado pela resoluo do CFC 750/93, a mesma refere-se ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas. (Res 750/93, sesso 3, art 6). Portanto, o registro deve ser feito imediatamente quando ocorre, com a extenso adequada, independente do que causou a variao patrimonial. Bons exemplos dessa assertiva podem ser encontrados nas modificaes em taxas de cmbio, compra ou venda de bens ou servios fornecidos pela empresa, dentre outros. O princpio em questo redige sobre a mensurao, ou seja, a apresentao dos tens patrimoniais, os quais devem representar as informaes em sua totalidade, com o desiderato de propciar a entidade a sua realidade econmico-financeira. O registro deve acontecer na data correlata ao fato ocorrido e de forma clara, tanto no que se refere ao aspecto fsico ou monetrio. Assim sendo, as informaes geradas nas demonstraes contbeis so confiveis e o mais proxima da realidade possvel, logo, as mesas servem de instrumento de analise para os usurios da contabilidade. Niyama e Silva elucidam que:
A tempestividade no reconhecimento das transaes implica na necessidade de adoo pela contabilidade de estimativas que produzam informaes mais prximas da realidade econmica, porque, se no se fizer, com certeza no se estar relfetindo a viso verdadeira e justa da Entidade naquele momento. Alm disso, sem esse reconhecimento os registros contbeis e as demonstraes deles emanadas ficaro incompletas, no contribuindo para que sejam teis aos seus usurios em seu processo decisrio. (Niyama; Silva, 2008, p. 90).

O quarto princpio contabil tem como denominao registro pelo valor original. Tal princpio em sua estrutura afirma que nas transaes deve-se manter o valor original na moeda do pas, inclusive quando ocorrer variaes monetrias dentro de uma mesma entidade. Assim sendo, a Resoluo n 750/93, do CFC, nos traz que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. (Res 750/93, sesso IV, art. 7). Quanto ao registro pelo valor original, a Resoluo do CFC n 750/93, alterada posteriormente pela n 1.282/10, traz que as bases de mensurao so divididas em duas variveis, ou seja, o custo histrico e a variao do custo histrico. O custo histrico composto dos valores que so registrados na conta caixa ou conta equivalente, o montante que seria pago na aquisio de um ativo e no caso de um passivo seria o montante suficiente para liquidar a obrigao. Tanto o montante do ativo quanto o montante do passivo devem corresponder ao dia ou perodo prximo das demonstraes contbeis. A variao do custo histrico corresponde s alteraes do fator custo corrente, valor realizvel, valor presente, valor justo e atualizao monetria. Juntos tais fatores podem variar o custo histrico. Com o advento da Resoluo do CFC n 1.282/10, o princpio contbil atualizao monetria foi excludo, porm o mesmo continua sendo abordado no princpio do registro pelo valor original. Segundo a Resoluo mencionada acima a atualizao monetria conceituada da seguinte forma:
A atualizao monetria no representa nova avaliao, mas to somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicao de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variao do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado perodo. (Res n 1282/10, sesso IV, 2, inciso III).

O quinto princpio contbil chamado de Competncia, a Resoluo do CFC n 750/93, alterada pela n 1.282/10, define que o registro de receitas e despesas, deve ser reconhecido no resultado assim que ocorre, ou seja, o mesmo nao depende do pagamento ou recebimento. O princpio em questo bem definido por Niyama e Silva em:
Segundo o Princpio da Competncia, devem ser includas no resultado do perodo as receitas e despesas no momento de sua ocorrncia e, ainda, independentemente da sua movimentao financeira. Para melhor compreenso deste princpio, o Conselho Federal de Contabilidade estabeleceu as situaes em que receitas so consideradas como realizadas, ou seja, possveis de serem reconhecidas como tal: recebimento de dinheiro

ou compromisso firme de recebimento, reduo de passivos, aumento de ativos e por doao/ subvenes. (NIYAMA; SILVA, 2008, p. 96).

O ltimo princpio contbil o da Prudncia, o mesmo determina que, entre dois possveis valores deve-se sempre considerar o menor valor para o registro no ativo e o maior possvel para o registro no passivo, quando estas modifiquem o Patrimnio Lquido. A inteno que se encontre o menor valor para o Patrimnio Lquido. A Resoluo n 750/93, do CFC, alterada pela Resoluo n 1.282/10, tambm do CFC, nos traz a necessidade da prudncia durante as prticas contbeis:
Pargrafo nico. O Princpio da Prudncia pressupe o emprego de certo grau de precauo no exerccio dos julgamentos necessrios s estimativas em certas condies de incerteza, no sentido de que ativos e receitas no sejam superestimados e que passivos e despesas no sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais. (Redao dada pela Resoluo CFC n. 1.282/10)

Portanto, fica evidente o papel dos princpios contbeis frente contabilidade como um todo, juntos os mesmos no normatizam as prticas contbeis, logo, apenas servem de alicerce para as Normas Brasileiras de Contabilidade. Estas por sua vez, regulamentam e estipulam os limites no tratamento contbil, com isso, todos os profissionais da classe contbil ficam obrigados a acatar e obedecer as diretrizes trazidas na estrutura da Resoluo do CFC n 750/93, bem como em suas alteraes. Vale salientar ainda que o CFC em sua ltima Resoluo acerca dos Princpios Contbeis, a n 1.282/10, no seu artigo 11, traz que a no observao dos Princpios de Contabilidade por partes dos profissionais, sero punidos atravs das alneas c, d e e do artigo 27 do Decreto-Lei n 9.295, de 27 de maio de 1946, o qual cria o CFC define as atribuies do Contador, e d outras providncias quanto s penalidades aplicveis no Cdigo de tica Profissional Contbil.

Das könnte Ihnen auch gefallen