Sie sind auf Seite 1von 4

TEMAS INTERDISCIPLINARES DE DIREITO - ADC - EFEITOS DA ADIN (GENRICA) E DA ADC: VIA CONCRETA (via de exceo, modo difuso, via

incidental) REGRA - Efeitos inter partes. - Frmula do Senado (Art. 52, inc. X, CF/88). Obs.: ver resoluo recente do Senado sobre o art. 33, 4, da Lei de Drogas. - Efeitos ex nunc. OBS: o reconhecimento da inconstitucionalidade, segundo a melhor tcnica, no permite que se d na parte dispositiva da sentena de primeiro grau, mas na sua fundamentao. - OBS: em respeito clusula de reserva de plenrio (Art. 97, CF/88), os rgos fracionrios dos tribunais (turmas, sees, cmaras) no podem declarar inconstitucionalidade de norma jurdica, pois a matria de competncia do plenrio (ou do rgo especial), salvo se o plenrio j houver decidido matria anloga anteriormente ou se a matria j estiver decidida pelo STF. VIA ABSTRATA (via de ao, modo concentrado) REGRA - Efeitos erga omnes. - No se aplica a Frmula do Senado. - Efeitos ex tunc. - OBS: em regra, ato inconstitucional totalmente nulo, e no anulvel.

TENDNCIAS ATUAIS DO STF 1) INTERPRETAO CONFORME A CONSTITUIO - Tcnica de deciso e de interpretao por meio da qual o STF identifica, dentre outras possibilidades, a nica hiptese de interpretao em que determinada norma no ser tida por inconstitucional. - Ex: aes em que se questionam competncias tributrias. Assim, mantm-se a norma impugnada naquilo em que for compatvel com a CF/88.

2) DECLARAO PARCIAL DE INCONSTITUCIONALIDADE SEM REDUO DE TEXTO O STF indica as vrias hipteses em que a norma poder ser tida por inconstitucional, cabendo um leque maior ao operador do direito por ocasio da anlise de constitucionalidade de norma determinada. 3) MODULAO DOS EFEITOS DA DECISO - Tem fundamento no art. 27, da Lei n 9.868/99:
Art. 27. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois teros de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.

- A tendncia no apenas declarar se a deciso ter efeitos ex tunc ou ex nunc. Atualmente, em prol da segurana jurdica, o STF tem entendido ser possvel modular os efeitos de suas decises, atribuindo-lhes, conforme o caso concreto, incio de eficcia a partir de determinada data especfica. Ex: RE que julgou limite etrio para ingresso nas Foras Armadas. Por se tratar de controle difuso, deveria, como regra, ser aplicado efeitos ex nunc. Porm, neste caso, o STF entendeu que dever ter efeitos ex tunc, apenas respeitando-se como termo a quo para tornar eficaz a deciso a data de 31/12/2011. At l, todos os concursos que limitem a idade por meio de ato infralegal permanecero vlidos, sendo considerados nulos apenas a partir de 1/01/2012. 4) ABSTRATIVIZAO DOS EFEITOS DO CONTROLE CONCRETO - Tcnica que permite aplicar ao modo concreto de controle de constitucionalidade os efeitos produzidos no modo abstrato. - Ex: extenso do benefcio relativo progresso de regime nos crimes hediondos antes de tal permissivo ser autorizado por lei. 5) DECLARAO DE CONSTITUCIONALIDADE DE NORMA EM TRNSITO PARA A INCONSTITUCIONALIDADE

- EXEMPLOS DE JULGADOS DO STF:

1) INTERPRETAO CONFORME A CONSTITUIO MP Comum e Tribunal de Contas

O Tribunal julgou procedente, em parte, pedido de ao direta proposta pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro contra o inciso II do 2 do art. 128 da Constituio fluminense, o art. 18 de seu ADCT, e outros dispositivos das Leis Complementares estaduais 62/90 e 106/2003, que tratam da atuao de membros do Ministrio Pblico comum estadual junto ao Tribunal de Contas estadual. Considerando a jurisprudncia firmada sobre a matria, consubstanciada no Enunciado 653 da Smula do STF ("No Tribunal de Contas estadual, composto por sete conselheiros, quatro devem ser escolhidos pela Assemblia Legislativa e trs pelo Chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um dentre auditores e outro dentre membros do Ministrio Pblico, e um terceiro sua livre escolha."), bem como a imprescindibilidade de que uma das vagas existentes no Tribunal de Contas estadual deva ser, necessariamente, destinada a membro do Ministrio Pblico especial, entendeu-se que as normas impugnadas, ao permitirem que membros do Ministrio Pblico comum estadual integrassem a composio do Tribunal de Contas local em vaga que deveria ser destinada integrante do Ministrio Pblico especial junto Corte de Contas, violaram os arts. 73, 2, I (determina que a nomeao recaia sobre membro do Ministrio Pblico junto ao Tribunal); 75 (dispe que os estados-membros devem observar o modelo federal institudo, quanto organizao, composio e fiscalizao dos respectivos Tribunais de Contas) e 130 ("Aos membros do Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas aplicam-se as disposies desta seo pertinentes a direitos, vedaes e forma de investidura."), todos da CF. Declarouse, por conseguinte, a inconstitucionalidade art. 1; do art. 3 e seu pargrafo nico; do art. 4; da expresso "dentre os Procuradores em exerccio junto ao Tribunal de Contas", constante do pargrafo nico do art. 5; do inciso I do pargrafo nico do art. 5; e do art. 6, todos da LC estadual 62/90, e da expresso "e a lista de que trata o art. 128, 2, II, da Constituio do Estado", constante do inciso V do caput do art. 9; da alnea b do inciso III do art. 39; e da expresso "e ao Tribunal de Contas do Estado", constante do caput do art. 42, todos da LC estadual 106/2003. No que se refere ao art. 128, 2, II, da Constituio fluminense, na redao dada pela EC estadual 13/2000, e ao art. 18 de seu ADCT, na redao dada pela EC estadual 25/2002, o Tribunal deu interpretao conforme a Constituio, para, sem reduo de texto, restringir-lhes a exegese, em ordem a que, afastada qualquer outra possibilidade interpretativa, seja fixado o entendimento de que o MP referido em tais normas o MP especial com atuao exclusiva junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. ADI 2884/RJ, rel. Min. Celso de Mello, 2.12.2004. (ADI-2884) 2) MODULAO DOS EFEITOS DA DECISO
RE 600885 / RS - RIO GRANDE DO SUL RECURSO EXTRAORDINRIO Relator(a): Min. CRMEN LCIA Julgamento: 09/02/2011 rgo Julgador: Tribunal Pleno EMENTA: DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO PARA INGRESSO NAS FORAS ARMADAS: CRITRIO DE LIMITE DE IDADE FIXADO EM EDITAL. REPERCUSSO GERAL DA QUESTO CONSTITUCIONAL. SUBSTITUIO DE PARADIGMA. ART. 10 DA LEI N. 6.880/1980. ART. 142, 3, INCISO X, DA CONSTITUIO DA REPBLICA. DECLARAO DE NO-RECEPO DA NORMA COM MODULAO DE EFEITOS. DESPROVIMENTO DO RECURSO EXTRAORDINRIO. 1. Repercusso geral da matria constitucional reconhecida no Recurso Extraordinrio n. 572.499: perda de seu objeto; substituio pelo Recurso Extraordinrio n. 600.885.

2. O art. 142, 3, inciso X, da Constituio da Repblica, expresso ao atribuir exclusivamente lei a definio dos requisitos para o ingresso nas Foras Armadas. 3. A Constituio brasileira determina, expressamente, os requisitos para o ingresso nas Foras Armadas, previstos em lei: referncia constitucional taxativa ao critrio de idade. Descabimento de regulamentao por outra espcie normativa, ainda que por delegao legal. 4. No foi recepcionada pela Constituio da Repblica de 1988 a expresso nos regulamentos da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica do art. 10 da Lei n. 6.880/1980. 5. O princpio da segurana jurdica impe que, mais de vinte e dois anos de vigncia da Constituio, nos quais dezenas de concursos foram realizados se observando aquela regra legal, modulem-se os efeitos da no-recepo: manuteno da validade dos limites de idade fixados em editais e regulamentos fundados no art. 10 da Lei n. 6.880/1980 at 31 de dezembro de 2011. 6. Recurso extraordinrio desprovido, com modulao de seus efeitos.

3) ABSTRATIVIZAO

Das könnte Ihnen auch gefallen