Sie sind auf Seite 1von 17

Boletim Informativo - Ano XIII / n156 Fevereiro de 2012

Direo Jurdica: Amauri Mascaro Nascimento e Snia Mascaro

SMULAS E OJs DO TST COMENTADAS

LEGISLAO
1. Lei altera CLT e equipara trabalho exercido dentro ou fora da empresa Pag. 10. 2. Lei n 12.592, de 18 de Janeiro de 2012 Pag. 10.

1. Smula n 430 Pag. 02. 2. Smula n 431 Pag. 02. 3. Smula n 432 Pag. 03. 4. Smula n 433 Pag. 03. 5. Smula n 434 Pag. 04. 6. Smula n 298 Pag. 04. 7. OJ n 142 da SBDI-1 Pag. 05. 8. OJ n 336 da SDBI-1 Pag. 05. 9. OJ n 352 da SDBI-1 Pag. 06. 10. OUTRAS NOVAS OJs DA SBDI-1 Pag. 06.

PROJETO DE LEI
PL 1992/2007: mudanas na aposentadoria funcionrios pblicos federais Pag. 11. de

NOTCIAS
1. Empresas podem consultar SPC antes de contratar funcionrio Pag. 12.

DOUTRINA

2. Religio ponto cego em tribunais trabalhistas Pag. 13.

1. A polmica instituio da Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas Pag. 07. 2. Desmistificao da nova redao do artigo 6 da CLT teletrabalho Pag. 09.

3. Banca trabalhista cresce com preventivo e casos complexos. Pag. 14. 4. TST SDI-1 discute incidncia de tero

constitucional sobre frias convertidas em pecnia. Pag. 15.

Boletim Informativo
SMULAS E OJs DO TST COMENTADAS 1. SMULA N 430

So Paulo, Janeiro de 2012


j que, por se tratar de empresa privada, no subsiste o vcio originrio. Entretanto, injusto nos parece transferir o nus de todo o perodo contratual empresa sucessora, j que antes da privatizao o contrato de trabalho era nulo. O ideal seria a aplicao da Smula 363 ao contrato enquanto com a Administrao Pblica, tendo o trabalhador apenas o direito remunerao das horas trabalhadas e aos depsitos fundirios. Dessa forma, apenas aps a privatizao que o contrato de trabalho seria considerado vlido, gerando todos os seus efeitos constitucionais e legais.

ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA. CONTRATAO. AUSNCIA DE CONCURSO PBLICO. NULIDADE. ULTERIOR PRIVATIZAO. CONVALIDAO. INSUBSISTNCIA DO VCIO. Convalidam-se os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausncia de concurso pblico, quando celebrado originalmente com ente da Administrao Pblica Indireta, continua a existia aps a sua privatizao.

Comentrios de Snia Mascaro Nascimento


A edio da Smula 430 pelo TST teve como impulso a crescente demanda de empresas privatizadas em relao aos trabalhadores que a acompanham, com base em vasto leque de precedentes. O entendimento firmado de que, apesar da Smula 363 do tribunal dispor que a contratao de servidor pblico sem prvia aprovao em concurso nula, sobrevindo a privatizao da instituio pblica, haver convalidao do contrato de trabalho anteriormente celebrado, gerando todos os efeitos desde a data da contratao. Essa interpretao tem como fundamento a no aplicao do artigo 37, inciso II e 2 da Constituio s empresas privadas, somado previso dos artigos 10 e 448 da CLT, de que alteraes na estrutura jurdica ou na propriedade da empresa no afetaro os contratos de trabalho e os direitos adquiridos de seus empregados. Bastante controversa esta smula. Consideramos razovel a ideia de que caso o contrato firmado sem concurso pblico continue a existir aps a privatizao, h a vontade de manter a relao de trabalho. Dessa forma, h convalidao do contrato pela sucessora, o qual no mais nulo,

2. SMULA N 431 SALRIO-HORA. 40 HORAS SEMANAIS. CLCULO. APLICAO DO DIVISOR 200. Aplica-se o divisor 200 (duzentos) para o clculo do valor do salrio-hora do empregado sujeito a 40 (quarenta) horas semanais de trabalho.

Comentrios de Renan Honrio Quinalha


A edio dessa Smula ratifica um entendimento importante que j vinha sendo aplicado nas discusses judiciais envolvendo o divisor adequado a cada tipo de jornada de trabalho. Com efeito, o contedo da Smula apenas reafirma o critrio geral disposto no art. 64 da CLT quanto ao clculo do salrio-hora para trabalhadores sujeitos a um regime de 40 horas semanais. Nesses casos, o divisor a ser aplicado 200 e no 220, como muitas empresas ainda hoje o fazem. Isso porque quando se libera o empregado de trabalhar quatro horas durante os sbados, praticando jornada semanal de 40 horas cumpridas apenas de segunda sexta-feira, isso tem reflexos importantes, pois eleva o valor do salrio-hora e, por conseqncia, da hora extra do empregado. Assim, as empresas devem estar atentas quando contratam um trabalhador para 40 horas e no para 44 horas semanais, pois h diferena no divisor que dever ser aplicado. Mesmo que no necessite do trabalho aos

www.amaurimascaronascimento.com.br

Boletim Informativo
sbados, pode fazer um acordo individual de compensao de horrios que permita uma jornada semanal de 44 horas apenas de segunda sexta-feira. A partir da Smula, esse ponto tende a ser mais visado nas aes movidas pelos trabalhadores. 3. SMULA N 432 CONTRIBUIO SINDICAL RURAL. AO DE COBRANA. PENALIDADE POR ATRASO NO RECOLHIMENTO. INAPLICABILIDADE DO ART. 600 DA CLT. INCIDNCIA DO ART. 2o DA LEI No 8.022/1990. O recolhimento a destempo da contribuio sindical rural no acarreta a aplicao da multa progressiva prevista no art. 600 da CLT, em decorrncia da sua revogao tcita pela Lei no 8.022, de 12 de abril de 1990.

So Paulo, Janeiro de 2012


devida pelos integrantes das categorias profissionais e econmicas da agricultura era efetuado pelo Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria - INCRA, por fora do art. 4 do Decreto-Lei n 1.166/71, o qual previa a incidncia da multa prevista no art. 600 da CLT, no caso de recolhimento da contribuio sindical rural a destempo. A Lei n 8.022/90 transferiu a competncia arrecadatria para a Secretaria da Receita Federal, cabendo Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional a apurao, inscrio e cobrana da respectiva dvida ativa (art. 1 da Lei n 8.022/90). A partir de 1990, portanto, foi fixada nova disciplina para a hiptese de pagamento das contribuies sindicais em atraso, ocorrendo a revogao tcita do art. 600 da CLT pela Lei n 8.022/90 (art. 2), a qual passou a regular a matria concernente aos encargos decorrentes do atraso no recolhimento da contribuio sindical nos seguintes termos: Acrescente-se, por fim, que jurisprudncia consolidada do STJ, que apreciava a matria antes da EC 45/04, concluiu que a Lei n 8.022/90 no foi revogada pela de n 8.847/94 neste ponto especfico. Com efeito, a Lei n 8.847/94 apenas deslocou a competncia para a arrecadao do tributo para Confederao Nacional da Agricultura (CNA) e para Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), nada dispondo sobre cobrana de eventuais encargos decorrentes de mora no pagamento, aspecto que permanece at hoje sendo regido pela Lei n 8.022/90. 4. SMULA N 433

Comentrios de Tlio de Oliveira Massoni


A smula envolve dois aspectos centrais. O primeiro saber da constitucionalidade do art. 600 da CLT. E o segundo a interpretao de textos legais que se sucederam no tempo. Quanto ao primeiro aspecto, o art. 600 da CLT no recepcionado pela CF/88, por prever multa progressiva que permite sano pecuniria, em hiptese de mora que supera o valor principal. Logo a contribuio sindical rural, tendo natureza jurdica tributria, no pode assumir efeitos de confisco (inc. IV do art. 150 da CF/88). A progressividade da multa, portanto, excedendo at o valor da dvida principal viola tais princpios tributrios (STF - ADI-551/RJ, Rel. Min. Ilmar Galvo, DJ 14.2.2003). O outro aspecto que, pela jurisprudncia, o art. 600 da CLT disciplinou o recolhimento atrasado da contribuio sindical rural entre 1971 e 1990, ex vi o art. 9 do Decreto-Lei n 1.166/71, tacitamente revogado pelo art. 2 da Lei n 8.022/90. Antigamente, o lanamento e a cobrana da contribuio sindical rural (patronal e profissional)

EMBARGOS. ADMISSIBILIDADE. PROCESSO EM FASE DE EXECUO. ACRDO DE TURMA PUBLICADO NA VIGNCIA DA LEI N 11.496, DE 26.06.2007. DIVERGNCIA DE INTERPRETAO DE DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL.

www.amaurimascaronascimento.com.br

Boletim Informativo
A admissibilidade do recurso de embargos contra acrdo de Turma em recurso de revista em fase de execuo, publicado na vigncia da Lei n 11.496, de 26.06.2007, condiciona-se demonstrao de divergncia jurisprudencial entre Turmas ou destas e a Seo Especializada em Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho em relao interpretao de dispositivo constitucional.

So Paulo, Janeiro de 2012


(dies ad quem). A lei processual prev (Cdigo de Processo Civil, artigo 506) o momento em que se deve iniciar a contagem do prazo, a saber: a) da leitura da sentena na audincia; b) da intimao s partes, quando a sentena for proferida em audincia; c) da publicao da smula do acrdo no rgo oficial. A partir de tais pressupostos o TST tem-se posicionado no sentido de que, ainda que a parte tenha notcia do julgamento, no pode prematuramente interpor recurso ao julgado, devendo observar o momento que a norma processual determina como marco inicial para a contagem do prazo recursal. Observe-se que tambm o Supremo Tribunal Federal tem-se orientado nesse mesmo sentido, como se pode ver, entre outros, do seguinte julgado: AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS. INTEMPESTIVIDADE. 1. intempestivo o recurso interposto antes da publicao do acrdo recorrido. Precedentes. 2. Agravo regimental improvido (STF-RHC-AgR87.417/PA, Rel. Min. Ellen Gracie, 2 Turma, in DJU de 7/3/2006). Quanto ao item II da Smula, estabelece de forma clara o alcance do efeito interruptivo dos Embargos de Declarao parte que se vale deste remdio processual, mantendo vlido e tempestivo o recurso interposto pela parte que no se valeu dos Embargos para quaisquer fins. Portanto, a parte que interpe os Embargos de Declarao no poder opor quaisquer recursos at o julgamento dos Embargos, pois o prazo deste recurso somente ter incio aps a publicao da deciso que ir julgar os Embargos de Declarao. Tratamento diverso ter a parte que no Embargar a deciso. Em relao a ela, o prazo recursal iniciado no ato da publicao da deciso no sofrer a interrupo em decorrncia do ajuizamento dos Embargos pelo ex-adverso. 6. SMULA N 298 AO RESCISRIA. VIOLAO A DISPOSIO DE LEI. PRONUNCIAMENTO EXPLCITO. (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012)

Comentrios de Amauri Mascaro Nascimento


A smula 433 do TST restringiu bastante a utilizao dos embargos na esfera da mais alta Corte Trabalhista do nosso pas. Admite apenas como causa autorizante do apelo, a divergncia entre decises turmrias. H outros casos nos quais esse recurso deve ser admitido. At violao constitucional, evidentemente, que comporta sempre recursos para que a parte possa chegar at o STF (Supremo Tribunal Federal). Nulidades ou contrariedades lei na sua expresso literal tambm so outra causa que no coincide com a prevista na Smula e que permite que a parte recorra. Assim, bastam esses simples exemplos para mostrar que a Smula restritiva, e, como tal, no atende aos interesses dos jurisdicionados.

5. SMULA N 434 RECURSO. INTERPOSIO ANTES DA PUBLICAO DO ACRDO IMPUGNADO. EXTEMPORANEIDADE. I) extemporneo recurso interposto antes da publicao do acrdo impugnado (ex oj n 357 da SBDI-I inserida em 14.03.2008_ II) A interrupo do prazo recursal em razo da interposio de embargos de declarao pela parte adversa no acarreta qualquer prejuzo quele que apresentou seu recurso tempestivamente.

Comentrios de Patrcia Cenciareli Pinheiro


A interposio de todo recurso deve observar determinada unidade de tempo, caracterizada por um termo inicial (dies a quo) e um termo final

www.amaurimascaronascimento.com.br

Boletim Informativo
I - A concluso acerca da ocorrncia de violao literal a disposio de lei pressupe pronunciamento explcito, na sentena rescindenda, sobre a matria veiculada. II - O pronunciamento explcito exigido em ao rescisria diz respeito matria e ao enfoque especfico da tese debatida na ao, e no, necessariamente, ao dispositivo legal tido por violado. Basta que o contedo da norma reputada violada haja sido abordado na deciso rescindenda para que se considere preenchido o pressuposto. III - Para efeito de ao rescisria, considera-se pronunciada explicitamente a matria tratada na sentena quando, examinando remessa de ofcio, o Tribunal simplesmente a confirma. IV - A sentena meramente homologatria, que silencia sobre os motivos de convencimento do juiz, no se mostra rescindvel, por ausncia de pronunciamento explcito. V - No absoluta a exigncia de pronunciamento explcito na ao rescisria, ainda que esta tenha por fundamento violao de dispositivo de lei. Assim, prescindvel o pronunciamento explcito quando o vcio nasce no prprio julgamento, como se d com a sentena "extra, citra e ultra petita".

So Paulo, Janeiro de 2012


EMBARGOS DE DECLARAO. EFEITO MODIFICATIVO.VISTA PARTE CONTRRIA (inserido o item II redao) I passvel de nulidade deciso que acolhe embargos de declarao com efeito modificativo sem que seja concedida oportunidade de II Em decorrncia do efeito devolutivo amplo conferido ao recurso ordinrio, o item I no se aplica s hipteses em que no de concede vista parte contrria para se manifestar sobre os embargos de declarao opostos contra sentena.

Comentrios de Patrcia Cenciareli Pinheiro


A redao original da OJ previa somente a hiptese contemplada no item I. O fundamento para a concesso de vista parte contrria em Embargos de Declarao opostos com o efeito modificativo a preservao da garantia constitucional do contraditrio, pois, caso acolhidos os Embargos nesta hiptese, a deciso ir incluir fundamento ftico e de direito sobre o qual a parte contrria teria que se manifestar, sob pena de nulidade. No entanto, de acordo com a inovao trazida pelo item II, os Embargos de Declarao com possibilidade de efeito modificativo interpostos em face das sentenas proferida em 1 grau de jurisdio podero ser julgados independentemente de vista parte contrria, privilegiando a celeridade processual. Isto porque toda a matria de direito discutida nos autos ser devolvida apreciao do Tribunal com a interposio do Recurso Ordinrio, o que se denominada efeito devolutivo em profundidade. Desta forma, o princpio do contraditrio no sofrer limitao em razo da possibilidade de revolver a matria objeto dos Embargos em 2 grau de jurisdio. 8. OJ N 336 DA SBDI-1

Comentrios de Amauri Mascaro Nascimento


A smula 298 tem de importante duas expresses: (1) pronunciamento explcito; (2) prequestionamento. A diferena entre as duas figuras clara. Pronunciamento explcito ato do juiz na deciso que proferir. O prequestionamento ato da parte por ocasio dos recursos que interpe no processo. Assim, como a smula entende que basta constar da deciso a matria em questo, no h propriamente que se falar em prequestionamento. O correto mesmo pronunciamento, como ato do juiz. Essa a razo pela qual a dupla linguagem introduzida em nosso ordenamento jurdico.

7. OJ N 142 DA SBDI-1

EMBARGOS INTERPOSTOS ANTERIORMENTE VIGNCIA DA LEI N. 11.496/2007. RECURSO NO CONHECIDO COM BASE EM ORIENTAO JURISPRUDENCIAL. DESNECESSRIO O EXAME DAS VIOLAES

www.amaurimascaronascimento.com.br

Boletim Informativo
DE LEI E DA CONSTITUIO FEDERAL ALEGADAS NO RECURSO DE REVISTA. (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012) Estando a deciso recorrida em conformidade com orientao jurisprudencial, desnecessrio o exame das divergncias e das violaes de lei e da Constituio alegadas em embargos interpostos antes da vigncia da Lei n. 11.496/2007, salvo nas hipteses em que a orientao jurisprudencial no fizer qualquer citao do dispositivo constitucional.

So Paulo, Janeiro de 2012


revista est limitada demonstrao de violao direta a dispositivo da Constituio Federal ou contrariedade a Smula do Tribunal Superior do Trabalho, no se admitindo o recurso por contrariedade a Orientao Jurisprudencial deste Tribunal (Livro II, Ttulo II, Captulo III, do RITST), ante a ausncia de previso no art. 896, 6, da CLT.

Comentrios de Tlio de Oliveira Massoni


O procedimento sumarssimo foi concebido para ser mais clere e a lei restringiu as hipteses de Recurso de Revista apenas em casos de violao a smulas ou Constituio Federal. No cabe, portanto, Recurso de Revista por violao Orientaes Jurisprudenciais e legislao infraconstitucional.

Comentrios de Amauri Mascaro Nascimento


OJ corresponde interativa, notria e reiterada jurisprudncia do TST, sendo verbetes editados pela SDI1, SDI2 e SDC, rgos a quem compete uniformizar a jurisprudncia dentro do prprio tribunal, superando as divergncias entre turmas. O que este novo verbete traz a ideia de que, ainda que envolva matria constitucional, no cabero embargos no TST se o objeto da deciso, com meno expressa ao dispositivo constitucional, j constar de uma OJ. Violaes a normas constitucionais sempre devem ser passveis de recurso, seja no mbito do TST, seja para o STF, com o que esta nova OJ adotou uma posio restritiva no campo recursal.

10.

OUTRAS NOVAS OJs DA SBDI-1

Ato TST SEM NMERO DE 13/02/2012 (Federal) Data D.O.: 15/02/2012 A Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos do Tribunal Superior do Trabalho, em cumprimento ao disposto no art. 175 do Regimento Interno, publica a edio das Orientaes Jurisprudenciais de ns 412 a 417 da Subseo I Especializada em Dissdios Individuais desta Corte: 412. AGRAVO inominado OU AGRAVO REGIMENTAL. INTERPOSIO EM FACE DE DECISO COLEGIADA. NO CABIMENTO. ERRO GROSSEIRO. INAPLICABILIDADE DO PRINCPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL. incabvel agravo inominado (art. 557, 1, do CPC) ou agravo regimental (art. 235 do RITST) contra deciso proferida por rgo colegiado. Tais recursos destinam-se, exclusivamente, a impugnar deciso monocrtica nas hipteses expressamente previstas. Inaplicvel, no caso, o princpio da fungibilidade ante a configurao de erro grosseiro.

9. OJ N 352 DA SBDI-1

PROCEDIMENTO SUMARSSIMO. RECURSO DE REVISTA FUNDAMENTADO EM CONTRARIEDADE A ORIENTAO JURISPRUDENCIAL. INADMISSIBILIDADE. ART. 896, 6, DA CLT, ACRESCENTADO PELA LEI N 9.957, DE 12.01.2000. (Redao alterada pelo Tribunal Pleno na sesso realizada em 6.2.2012) Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, a admissibilidade de recurso de

www.amaurimascaronascimento.com.br

Boletim Informativo
413.AUXLIO-ALIMENTAO. ALTERAO DA NATUREZA jurdica. NORMA COLETIVA OU ADESO AO PAT. A pactuao em norma coletiva conferindo carter indenizatrio verba auxlio-alimentao ou a adeso posterior do empregador ao Programa de Alimentao do Trabalhador PAT no altera a natureza salarial da parcela, instituda anteriormente, para aqueles empregados que, habitualmente, j percebiam o benefcio, a teor das Smulas n.os 51, I, e 241 do TST. 414. COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO. EXECUO DE OFCIO. CONTRIBUIO SOCIAL REFERENTE AO SEGURO DE ACIDENTE DE TRABALHO (SAT). ARTS. 114, VIII, E 195, I, A, DA CONSTITUIO DA REPBLICA. Compete Justia do Trabalho a execuo, de ofcio, da contribuio referente ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), que tem natureza de contribuio para a seguridade social (arts. 114, VIII, e 195, I, a, da CF), pois se destina ao financiamento de benefcios relativos incapacidade do empregado decorrente de infortnio no trabalho (arts. 11 e 22 da Lei n 8.212/1991). 412. AGRAVO inominado OU AGRAVO REGIMENTAL. INTERPOSIO EM FACE DE DECISO COLEGIADA. NO CABIMENTO. ERRO GROSSEIRO. INAPLICABILIDADE DO PRINCPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL. 415. HORAS EXTRAS. RECONHECIMENTO EM JUZO. CRITRIO DE DEDUO/ABATIMENTO DOS VALORES COMPROVADAMENTE PAGOS NO CURSO DO CONTRATO DE TRABALHO. A deduo das horas extras comprovadamente pagas daquelas reconhecidas em juzo no pode ser limitada ao ms de apurao, devendo ser integral e aferida pelo total das horas extraordinrias quitadas durante o perodo imprescrito do contrato de trabalho.

So Paulo, Janeiro de 2012


416. IMUNIDADE DE JURISDIO. ORGANIZAO OU ORGANISMO INTERNACIONAL. As organizaes ou organismos internacionais gozam de imunidade absoluta de jurisdio quando amparados por norma internacional incorporada ao ordenamento jurdico brasileiro, no se lhes aplicando a regra do Direito Consuetudinrio relativa natureza dos atos praticados. Excepcionalmente, prevalecer a jurisdio brasileira na hiptese de renncia expressa clusula de imunidade jurisdicional. 417. PRESCRIO. RURCOLA. EMENDA CONSTITUCIONAL N 28, DE 26.05.2000. CONTRATO DE TRABALHO EM CURSO. No h prescrio total ou parcial da pretenso do trabalhador rural que reclama direitos relativos a contrato de trabalho que se encontrava em curso poca da promulgao da Emenda Constitucional n 28, de 26.05.2000, desde que ajuizada a demanda no prazo de cinco anos de sua publicao, observada a prescrio bienal. DOUTRINA

A POLMICA INSTITUIO DA CERTIDO NEGATIVA DE DBITOS TRABALHISTAS


Por Amauri Mascaro Nascimento e Snia Mascaro Nascimento A Certido Negativa de Dbitos Trabalhistas (CNDT) foi criada pela Lei n. 12.440, de 7 de julho de 2011, por meio de alteraes na CLT e na Lei de Licitaes (Lei n. 8.666/1993). Foi inserido o Ttulo VII-A CLT, cujo nico artigo, 642-A, institui a CNDT, a ser expedida gratuita e eletronicamente, com a finalidade de comprovar a inexistncia de dbitos trabalhistas inadimplidos. Seu 1 deixa restritivamente expressas as nicas formas em que o interessado no obter a

www.amaurimascaronascimento.com.br

Boletim Informativo
CNDT: (i) inadimplemento de obrigaes estabelecidas em sentena condenatria transitada em julgado proferida pela Justia do Trabalho; (ii) descumprimento de acordos judiciais trabalhistas; (iii) inadimplemento de obrigaes decorrentes de execuo de acordos firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho ou Comisso de Conciliao Prvia. O artigo 642-A tambm cria a figura da Certido Positiva de Dbitos Trabalhistas com efeito de Negativa, ou seja, aquela expedida quando se verifica a existncia de dbitos trabalhistas garantidos por penhora suficiente ou com exigibilidade suspensa. Ademais, estipula a validade de 180 dias para a CNDT, a contar de sua emisso. Complementarmente, foram alterados os artigos 27 e 29 da Lei 8.666/1993, que regulamenta o artigo 37, XXI da Constituio Federal, o qual determina que no processo de licitao pblica as exigncias de qualificao devem ser as indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. Dessa forma, a Lei n. 12.440/2011 torna a CNDT documento a ser exigido para a habilitao da empresa nas licitaes, para comprovao de sua regularidade fiscal e trabalhista. Na esteira, com objetivo de regulamentar a expedio da referida certido, foi publicada a Resoluo Administrativa n. 1470/2011 do TST. O tribunal, entendendo a necessidade de uma base de dados integrada nacionalmente com as informaes de pessoas fsicas e jurdicas inadimplentes perante a Justia do Trabalho para expedio da CNDT, criou o Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), no qual sero obrigatoriamente inscritos os devedores enquadrados no 1 do artigo 642-A da CLT. Nota-se que se objetivamente a Lei 12.440/2011 criou a CNDT com a finalidade de cobrar a responsabilidade trabalhista de empresas concorrentes em licitaes pblicas, sua real funo vai muito alm. Na verdade, tanto a certido quando o BNDT foram implementados na Justia do Trabalho com a finalidade de dar maior efetividade s execues trabalhistas, um dos maiores problemas enfrentados hoje no processo trabalhista. Ambos so instrumentos de coero das empresas ao cumprimento espontneo de

So Paulo, Janeiro de 2012


suas obrigaes trabalhistas, pois geram o receio da mcula de seus nomes como ms pagadoras. Dessa maneira, a consulta ao BNDT e a emisso de certides podem ser utilizadas para fins diversos ao da licitao, podendo servir de fonte determinante para o fechamento dos mais diversos contratos entre particulares, j que conotam a idoneidade da empresa em relao a suas obrigaes. Tal desdobramento j pode ser notado nos dados do TST, que demonstram que apenas em sua primeira semana de existncia foram emitidas cerca de 170 mil CNDTs. Em face de toda a potencialidade desse instrumento, a Confederao Nacional da Indstria props Ao Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei n. 12.440/2011, sob duas alegaes: que o BNDT e a no expedio da CNDT nos casos previstos na lei feririam os princpios do contraditrio e da ampla defesa, pois a empresa ainda teria meios de questionar a execuo, como a exceo de prexecutividade; e que a lei fere os princpios da isonomia, livre iniciativa e concorrncia e da licitao pblica, pois ampliaria indevidamente o comando do artigo 37, XXI da CF. Conforme j comentado, este dispositivo constitucional delegou lei a regulamentao dos requisitos necessrios para o que chama de exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. Tendo remetido a especificao de quais seriam as qualificaes e documentos exigveis do candidato licitao, no h como alegar que a Lei 12.440/2011 fere a Constituio, j que apenas altera as disposies da Lei 8666/1993. Discutvel tambm o argumento do desrespeito dos princpios da ampla defesa e do contraditrio, pois a no emisso da CNDT ocorre apenas em casos em que h inadimplncia de execuo definitiva contra a empresa. Ademais, em casos de cadastros indevidos no BNDT, a empresa tem em mos todos os meios jurdicos para contestao. Apesar de a referida ADI aguardar julgamento no STF, que por deciso do ministro Dias Toffoli teve seu rito abreviado diretamente para a anlise do mrito, fato que a CNDT j demonstrou sua fora e importncia para a Justia do Trabalho, trazendo esperanas de maior efetividade nas

www.amaurimascaronascimento.com.br

Boletim Informativo
aes trabalhistas, passo importante para empregados, que tero maiores chances de verem seus direitos liquidados, quanto para empresas com responsabilidade social, que sofrem com a concorrncia de empresas de mf. TST - SMULA 430 - ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA. CONTRATAO. AUSNCIA DE CONCURSO PBLICO. NULIDADE. ULTERIOR PRIVATIZO. CONVALIDAO. INSUBSISTNCIA DO VCIO. Convalidam-se os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausncia de concurso pblico, quando celebrado originalmente com ente da Administrao Pblica Indireta, continua a existia aps a sua privatizao.

So Paulo, Janeiro de 2012


contrato de trabalho era nulo. O ideal seria a aplicao da Smula 363 ao contrato enquanto com a Administrao Pblica, tendo o trabalhador apenas o direito remunerao das horas trabalhadas e aos depsitos fundirios. Dessa forma, apenas aps a privatizao que o contrato de trabalho seria considerado vlido, gerando todos os seus efeitos constitucionais e legais.

DESMISTFICAO DA NOVA REDAO DO ARTIGO 6 DA CLT- TELETRABALHO Por Snia Mascaro Nascimento 1. ANTES E DEPOIS DA LEI N. 12.551/2011: 1.1. ANTES: Art. 6 CLT: Art. 6 No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relao de emprego. 1.2. DEPOIS: Art. 6 No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domiclio do empregado e o realizado a distncia, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relao de emprego. Pargrafo nico. Os meios telemticos e informatizados de comando, controle e superviso se equiparam, para fins de subordinao jurdica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e superviso do trabalho alheio. 2. EFEITOS REAIS DA LEI N. 12.551/2011: 2.1. Legalizou a jurisprudncia, pois os Tribunais j tinham esse entendimento nos casos prticos;

Comentrios de Snia Mascaro Nascimento


A edio da Smula 430 pelo TST teve como impulso a crescente demanda de empresas privatizadas em relao aos trabalhadores que a acompanham, com base em vasto leque de precedentes. O entendimento firmado de que, apesar da Smula 363 do tribunal dispor que a contratao de servidor pblico sem prvia aprovao em concurso nula, sobrevindo a privatizao da instituio pblica, haver convalidao do contrato de trabalho anteriormente celebrado, gerando todos os efeitos desde a data da contratao. Essa interpretao tem como fundamento a no aplicao do artigo 37, inciso II e 2 da Constituio s empresas privadas, somado previso dos artigos 10 e 448 da CLT, de que alteraes na estrutura jurdica ou na propriedade da empresa no afetaro os contratos de trabalho e os direitos adquiridos de seus empregados. Bastante controversa esta smula. Consideramos razovel a ideia de que caso o contrato firmado sem concurso pblico continue a existir aps a privatizao, h a vontade de manter a relao de trabalho. Dessa forma, h convalidao do contrato pela sucessora, o qual no mais nulo, j que, por se tratar de empresa privada, no subsiste o vcio originrio. Entretanto, injusto nos parece transferir o nus de todo o perodo contratual empresa sucessora, j que antes da privatizao o

www.amaurimascaronascimento.com.br

Boletim Informativo
2.2. Regulamenta a relao de emprego no teletrabalho: admite o vinculo de emprego no trabalho distancia e em domicilio. Assim, os trabalhos distncia e em domicilio podem ser com ou sem vinculo de emprego; 2.3. No conceitua teletrabalho; 2.4. No distingue o trabalho realizado dentro ou fora do estabelecimento do empregador (seja em domiclio ou distncia), quando presente a relao de emprego; 2.5. Considera os aparelhos telemticos e informatizados de comunicao vlidos como meio de comando e controle do servio para fins de subordinao; 2.6. No trata da jornada de trabalho, apenas admite o controle de horrio via meios telemticos e informatizados, equiparando-os aos meios presenciais. 3. TRABALHO DISTNCIA 3.1. SEM VNCULO DE EMPREGO: O profissional autnomo, apenas prestando servios, sem subordinao ou controle. 3.2. COM VNCULO DE EMPREGO (EMPREGADO DISTNCIA): H todos os requisitos para o trabalhador ser empregado, mesmo trabalhando fora do estabelecimento da empresa: subordinao, habitualidade, onerosidade e pessoalidade. 3.2.1. COM CONTROLE DE JORNADA: O empregador controla o tempo de servio do empregado, por meio de softwares, uso do sistema interno da empresa, uso de emails ou celulares. H o cmputo da jornada de trabalho, e gera, portanto, direito a horas-extras exercidas 3.2.2. SEM CONTROLE DE JORNADA: O empregador apenas exige metas e prazos do empregado, sem controlar seu tempo de servio ou exigir horrio especfico. Por no haver controle de horrio, no h que se falar em jornada de trabalho fixa. Consequentemente, o trabalhador no tem direito a horas extras.

So Paulo, Janeiro de 2012


4. USO DE APARELHOS ELETRNICOS PELO EMPREGADO FORA DO HORRIO DE TRABALHO 4.1. TEMPO EFETIVO DE TRABALHO: O empregado permanece recebendo ordens e executando tarefas, via celular, email, etc.: o tempo em que trabalhou tempo efetivo de servio e deve ser computado sua jornada. Gera, portanto, direito a horas extras. 4.2. TEMPO LIVRE: O empregado apesar de portar aparelho de comunicao remota com a empresa, est em tempo de lazer, sem o comando do empregador. Pode acessar mensagens da empresa por pura liberalidade, sem obrigao de executar tarefas. No sendo tempo de trabalho, ele no pode ser computado na jornada de trabalho e no h o que se falar em horas extras. 4.3. SOBREAVISO: A nova lei no altera o entendimento da Smula 428 do TST: o simples uso de aparelhos eletrnicos pelo empregado fora da empresa no caracteriza sobreaviso. preciso que esse uso comprometa sua liberdade de ir e vir, ou seja, que o trabalhador esteja disposio do empregador em caso de chamadas de emergncia. LEGISLAO

1. LEI ALTERA CLT E EQUIPARA TRABALHO EXERCIDO DENTRO OU FORA DA EMPRESA LEI N 12.551, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011 Altera o art. 6 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto- Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, para equiparar os efeitos jurdicos da subordinao exercida por meios telemticos e informatizados exercida por meios pessoais e diretos. Art. 1 O art. 6 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei n

www.amaurimascaronascimento.com.br

10

Boletim Informativo
5.452, de 1 de maio de 1943, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 6 No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domiclio do empregado e o realizado a distncia, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relao de emprego. Pargrafo nico. Os meios telemticos e informatizados de comando, controle e superviso se equiparam, para fins de subordinao jurdica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e superviso do trabalho alheio." (NR) Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. 2. LEI N 12.592, DE 18 DE JANEIRO DE 2012 Mensagem de veto Dispe sobre o exerccio das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador. A PRESIDENTA DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 reconhecido, em todo o territrio nacional, o exerccio das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, nos termos desta Lei. Pargrafo nico. Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador so profissionais que exercem atividades de higiene e embelezamento capilar, esttico, facial e corporal dos indivduos. Art. 2 (VETADO). Art. 3 (VETADO). Art. 4 Os profissionais de que trata esta Lei devero obedecer s normas sanitrias,

So Paulo, Janeiro de 2012


efetuando a esterilizao de materiais e utenslios utilizados no atendimento a seus clientes. Art. 5 institudo o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, a ser comemorado em todo o Pas, a cada ano, no dia e ms coincidente com a data da promulgao desta Lei. Art. 6 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 18 de janeiro de 2012; 191o da Independncia e 124o da Repblica. DILMA ROUSSEFF Jos Eduardo Cardozo Paulo Roberto dos Santos Pinto Alexandre Rocha Santos Padilha Rogrio Sottili Luis Incio Lucena Adams Este texto no substitui o publicado no DOU de 19.1.2012 retificado em 20.1.2012 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Mensagem de veto: No 11, de 18 de janeiro de 2012. Senhor Presidente do Senado Federal, Comunico a Vossa Excelncia que, nos termos do 1 do art. 66 da Constituio, decidi vetar parcialmente, por inconstitucionalidade, o Projeto de Lei no 112, de 2007 (no 6.846/02 na Cmara dos Deputados), que Dispe sobre o exerccio das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador. Ouvidos, os Ministrios do Trabalho e Emprego, da Justia, da Sade, a Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica e a Advocacia-Geral da Unio manifestaram-se pelo veto aos seguintes dispositivos: Arts 2 e 3 Art. 2 As atividades de que trata o art. 1 desta Lei sero exercidas pelos: I - portadores de diploma do ensino fundamental; II - portadores de habilitao especfica fornecida por entidades pblicas ou privadas, legalmente reconhecidas;

www.amaurimascaronascimento.com.br

11

Boletim Informativo
III - profissionais que, embora no sejam portadores de diploma ou de certificado na forma dos incisos I e II do caput deste artigo, estejam exercendo a profisso h pelo menos 1 (um) ano, contado da data de publicao desta Lei. Art. 3 Para fins de aplicao dos preceitos desta Lei, o rgo competente no Brasil poder revalidar diploma expedido em pas estrangeiro, fornecido por cursos equivalentes aos mencionados nos incisos I e II do caput do art. 2 desta Lei. Razo dos vetos A Constituio, em seu art. 5o, inciso XIII, assegura o livre exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, cabendo a imposio de restries apenas quando houver a possibilidade de ocorrer algum dano sociedade. Essa, Senhor Presidente, a razo que me levou a vetar os dispositivos acima mencionados do projeto em causa, a qual ora submeto elevada apreciao dos Senhores Membros do Congresso Nacional. PROJETO DE LEI

So Paulo, Janeiro de 2012


De forma resumida, o PL 1992/2007 pretende regulamentar o regime de previdncia complementar para os servidores pblicos, previsto no artigo 40, 14 da Constituio Federal e, para isso, autoriza a criao da entidade gestora prevista no 15 do mesmo dispositivo, denominada Fundao de Previdncia Complementar do Servidor Pblico (FUNPRESP), com natureza de fundao de direito privado. Com a instituio desse regime, nos termos constitucionais, a Unio, Estados, o Distrito Federal e Municpios passam a poder fixar para os valores das aposentadorias e penses, o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social (RGPS). Isso significa que os servidores pblicos perderiam as prerrogativas de aposentadoria previstas na Lei 8112/1999, passando a ter o mesmo teto das aposentadorias do setor privado. Em complementao, esses servidores poderiam aderir a um programa de previdncia complementar, contribuindo para a FUNPRESP. Dessa maneira, o projeto criaria um regime previdencirio duplo para servidores pblicos federais, composto do regime obrigatrio, que segue os limites do RGPS, e do regime complementar facultativo, em que o servidor escolhe aderir FUNDPRESP ou no. Segundo o projeto, esse novo regime apenas ser aplicado aos que ingressarem no funcionalismo pblico a partir do incio do funcionamento da FUNPRESP, sendo facultativo aos servidores ingressos antes dessa data, mediante opo expressa. Nesse cenrio, o que mais divide opinies sobre o PL 1992/2007 a FUNPRESP. A principal crtica ao molde como a fundao foi proposta ao fato de ser prevista como entidade nica para toda Administrao Federal, o que gera temor quanto a uma possvel limitao das vantagens prprias e da autonomia administrativa do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico.

PL 1992/2007: MUDANAS NA APOSENTADORIA DE FUNCIONRIOS PBLICOS FEDERAIS Por Snia Mascaro Nascimento Recentemente, o PL 1992/2007 tem ganhado grande destaque na mdia por conta de sua iminente discusso pela Cmara Federal, aps a opo dos deputados de no discuti-lo no ltimo dia 14, entendendo a necessidade de compilao das suas 36 propostas de emenda. Este projeto de lei integra as aes do governo pela reforma do sistema previdencirio brasileiro, levando em considerao os crescentes dficits da Previdncia Social brasileira.

NOTCIAS

www.amaurimascaronascimento.com.br

12

Boletim Informativo
1. EMPRESAS PODEM CONSULTAR SPC ANTES DE CONTRATAR FUNCIONRIO Em deciso polmica, ministros da segunda turma do TST decidem que empresa pode consultar SPC e Serasa Deciso do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determina que empresas podem consultar os servios de proteo ao crdito para a contratao de funcionrios. De acordo com a 2 Turma do TST, no existe proibio legal para a pesquisa de dados junto a servios de proteo ao crdito, de registros policiais e judiciais. Com esta tese, os ministros do Tribunal negaram recurso do Ministrio Pblico contra o processo seletivo realizado por uma rede de lojas, que se utilizava de dados pblicos para analisar previamente os candidatos a emprego. Na opinio do professor de Direito e Processo do Trabalho da PUC-SP, Ricardo Pereira de Freitas Guimares, a ideia de utilizar a consulta aos rgos de proteo ao crdito como SPC e Serasa para a contratao de funcionrios precisa ser amadurecida. Muitos desempregados, por conta da falta de renda mensal, acabam utilizando os limites de crdito e, por vezes, no conseguem pagar suas dvidas. Ou seja, precisam do emprego para saldar o que devem. A pergunta : vamos impedir essas pessoas de conseguir uma nova colocao profissional? No me parece, com todo respeito, o melhor caminho, alerta. "Se a reputao moral e de boa conduta fazem parte dos critrios de admissibilidade do empregado, as consultas no ferem a privacidade, imagem ou honra da pessoa. Tambm no conduta discriminatria se tal consulta abrenge todos os empregados ou candidatos aos cargos", diz Snia Mascaro, mestre e doutora em direito do trabalho e consultora-scia de Amauri Mascaro Nascimento e Snia Marcado Advogados.

So Paulo, Janeiro de 2012


Nas palavras do ministro do TST, Renato de Lacerda Paiva, relator do recurso em discusso, "se a administrao pblica, em praticamente todos os processos seletivos que realiza, exige dos candidatos, alm do conhecimento tcnico de cada rea, inmeros comprovantes de boa conduta e reputao, no h como vedar ao empregador o acesso a cadastros pblicos como mais um mecanismo de melhor selecionar candidatos s suas vagas de emprego. Na viso de Alan Balaban Sasson, scio da rea de Direito de Trabalho do escritrio Braga e Balaban Advogados, essa deciso deve ser comemorada pelas empresas. Muito ponderada e acertada a deciso. O ministro relator utilizou princpios constitucionais, principalmente da isonomia, para justificar o seu voto. As empresas devem comemorar, visto que raramente alguma tese e adotada em favor dos empregadores. Devemos torcer e batalhar para que novas decises acompanhem a atual posio do TST, afirma. O advogado da rea trabalhista do Peixoto e Cury Advogados, Carlos Eduardo Dantas Costa explica que a deciso pode representar uma mudana no entendimento jurisprudencial, at ento dominante, inclusive no TST. preciso interpretar esta nova deciso com cautela, at porque foi adotada na anlise de um caso concreto, por uma das oito turmas existentes no TST. Ou seja, a deciso no legitima esse tipo de procedimento. Vale ressaltar que para que a empresa no proceda de forma discriminatria, deve verificar se o candidato possui os requisitos tcnicos para prestar o servio a que se prope. Dependendo do cargo (como gerente financeiro, caixa de banco, transportador de valores etc.) a ser exercido e do tipo de empresa, outras consultas podem ser justificveis, o que exige anlise caso a caso. Outras investigaes, como consultas aos rgos de crdito, rgos policiais e ao Poder Judicirio podero ser entendidas (e, na maioria das vezes, de fato o so) como discriminatrias, avalia.

www.amaurimascaronascimento.com.br

13

Boletim Informativo
Fonte: Jornal Dirio de S. Paulo 23.02.2012 2. RELIGIO PONTO TRIBUNAIS TRABALHISTAS CEGO EM

So Paulo, Janeiro de 2012


e religiosa so centrais Constituio, enquanto o contrato vivo e pode ser alterado". O ministro coloca, porm, que h de se comprovar a boa-f do funcionrio que adota uma nova religio. "Por motivos de conscincia ou religio [conhecido como objeo de conscincia], posso no me submeter regra do alistamento militar obrigatrio. vlido. No h motivo para que isso no seja vlido no contrato de emprego", explica Corra. O que no pode, afirma, que todos os empregados se convertam para no participar da escala de planto, porque a estaro agindo de m-f. Para Snia Mascaro, o que se deve fazer, caso no seja possvel negociar novos horrios com o funcionamento do negcio, demitir o funcionrio indenizando-o, sem justa causa. Fonte: Revista Consultor Jurdico 30.01.2012 3. BANCA TRABALHISTA CRESCE COM PREVENTIVO E CASOS COMPLEXOS Escritrio altamente especializado no direito do trabalho, o Amauri Mascaro Nascimento & Sonia Mascaro Advogados tem como principal objetivo a atuao no preventivo para alcanar crescimento maior que o aumento de 30% em seu faturamento registrado no ano passado. "O trabalho fazer com que a empresa no tenha passivo e processos trabalhistas", afirma a scia Snia Mascaro Nascimento. Para a advogada, muitas vezes as empresas buscam o escritrio especializado quando o cenrio no bom. "s vezes at conseguimos fazer milagres, mas se isso comeasse com um preventivo, com um escritrio especializado, a empresa evitaria demandas trabalhistas e um passivo que elas s vo perceber a gravidade com o passar do tempo", afirma Snia. Para ela, muitas empresas ainda no do importncia para essa questo como deveriam, e nesse espao que o escritrio deve

Nos tribunais trabalhistas do Brasil h um ponto cego, onde a Consolidao das Leis do Trabalho e a Constituio Federal entram em desacordo: a livre associao religiosa. No h consenso quando se tratra da demisso de um trabalhador que se converteu a religio que o impede de cumprir o horrio de trabalho acordado com o empregador. H decises que classificam a dispensa do funcionrio como atitude discriminatria, em decorrncia do livre exerccio dos cultos religiosos previsto na Constituio. Outros juzes, porm, tratam a falta de um funcionrio em dias no acordados no contrato como falta injustificada, geradora da demisso por justa causa. A questo s conflituosa para trabalhadores que se converteram durante a vigncia do contrato de trabalho, explica a advogada trabalhista Snia Mascaro. Quando o funcionrio j tem uma restrio de horrios por motivos religiosos antes de ser contratado, "isso dever constar no contrato de trabalho e, se for ocultado pelo funcionrio, serve como razo para demisso". O scio do Fragata e Antunes Advogados Francisco Antonio Fragata Jr. afirma que a questo passa pelo domnio da religio catlica nos costumes brasileiros. " um pas que prima pela liberdade religiosa, mas, como todos os pases, adota os princpios da religio dominante", o que pode gerar desconforto para quem segue outra crena. Para o advogado, deve prevalecer a tolerncia, com negociaes de novos horrios. O ministro Lelio Bentes Corra, presidente da 1 Turma do Tribunal Superior do Trabalho, concorda. Para ele, "as liberdades de expresso

www.amaurimascaronascimento.com.br

14

Boletim Informativo
focar ainda mais sua atuao, com consultivo, auditorias e planejamento de pessoal. A banca, fundada em 1983, tem hoje um equilbrio entre os casos no consultivo e contencioso, mas o ltimo setor ainda lidera. "As empresas tm uma cultura de contencioso, ou seja, de apagar o fogo depois que ele aparece. Por isso o contencioso sempre tem mais demanda que o preventivo", afirma a especialista. Segundo ela, no entanto, algumas empresas, especialmente multinacionais, j esto se preocupando muito mais com o preventivo, o que no exista h alguns anos. O interesse das empresas aumentou significativamente, mas segundo a advogada ainda no a cultura da gesto de pessoas, ou seja, no h uma atitude que pode vir do departamento de recursos humanos. "J vimos empresas terem prejuzos financeiros muito altos por no estarem bem assessoradas. Isso s vezes custa mais caro do que trabalhar com o preventivo", afirma Snia. Um dos principais temas trabalhados pela banca paulista o assdio moral, tema que vem crescendo no Brasil e em que a advogada referncia. O foco tambm est nos treinamentos. O escritrio tambm procurado por outras bancas e departamentos jurdicos, oferecendo estratgias de defesa, pesquisas e estudos, que eles s vezes no tm tempo de elaborar no dia-a-dia. Com cerca de 20 advogados (dois scios), a banca trabalha com processos de massa, mas sempre com o trabalho paralelo no preventivo. "O processo em massa parte do pressuposto de que aquilo um problema para a empresa. No atuamos somente nas aes, mas levantamos as dificuldades das e buscamos dar uma soluo. O contencioso de massa estruturado como se fossem casos especiais, com outros cuidados, filosofia que nem todas as empresas seguem." A ateno voltada tambm justamente para o contencioso complexo: casos que exigem cuidado e ateno especializados, como aes

So Paulo, Janeiro de 2012


civis pblicas, inquritos civis, processos sindicais (representatividade ou contribuio), aes de grande valor (por volta de R$ 400 mil) ou questes de foro ntimo para as empresas, que no querem abrir precedentes. Antes apenas chamado de Mascaro Nascimento Advogados, h cerca de dois anos o escritrio se "dividiu". A primeira denominao continua operando, mas fundamentalmente com processos de massa ou rotina, sem a participao direta de Snia Mascaro ou de Amauri Mascaro Nascimento, fundador do escritrio e ex-juiz do trabalho. O outro nicho, tocado pelo Amauri Mascaro Nascimento & Sonia Mascaro Advogados, focado na excelncia e coordenado pelos scios. "Mudamos para poder dar mais especialidade." Em 2012, o escritrio deve investir em uma maior proximidade com os clientes, em ampliao de estrutura e qualificao. O escritrio tem sede em So Paulo e, com o trabalho de correspondentes, no tem planos de abrir outra unidade no Pas. H um projeto para abrir uma filial na Itlia, em parceria com um escritrio local, por demanda de empresas italianas que tm filiais no Brasil. O foco deve continuar no direito do trabalho e sindical. "A especializao nos torna, no mercado, mais qualificados e procurados", diz Snia. No entanto, alm do escritrio j trabalhar na rea previdenciria, h planos de fazer novas ampliaes. "Nosso nome muito vinculado a uma rea s. difcil fazer essa expanso, mas buscamos atuar em reas paralelas, correlatas", afirma Snia. Exemplo o setor empresarial, que agrega outras especialidades como civil, tributrio e trabalhista. "A ampliao se dar pelo direito do trabalho e vamos agregar na equipe as especialidades", diz. Dentre os clientes, majoritariamente grandes empresas multinacionais, destacam-se Eletropaulo, Basf, Ambev, Nestl, Lorenzetti, Drogaria Onofre, federaes e diversos bancos,

www.amaurimascaronascimento.com.br

15

Boletim Informativo
foco inicial de atendimento da banca. A atuao para sindicatos se d tanto para patronais quanto de trabalhadores. A advogada destaca como debates de impacto para as empresas as formas de contratao de pessoal, terceirizao, maneira de remunerao (pagamento por produtividade), controle de horrio e assdio moral. Fonte: Jornal DCI 27.02.2012 4. TST SDI-1 DISCUTE INCIDNCIA DE TERO CONSTITUCIONAL SOBRE FRIAS CONVERTIDAS EM PECNIA A Subseo 1 Especializada em Dissdios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho manteve por unanimidade deciso que rejeitou a incidncia do tero constitucional (adicional de frias) sobre o abono pecunirio. A subseo negou provimento a recurso em que o Sindicato dos Estabelecimentos Bancrios de Florianpolis e Regio questionava a metodologia aplicada pela Caixa Econmica Federal (CEF) no clculo do tero constitucional nos casos de converso de dez dias em pecnia. A pretenso era a de que as frias do empregado que convertesse dez dias em espcie fossem pagas com o adicional de um tero sobre os 30 dias e, alm disso, o valor dos dez dias convertidos em pecnia deveria ser acrescido de mais um tero. A CEF, na contestao, afirmou que calculava o tero sobre os 30 dias, como exige a legislao, e que a diferena estava apenas na forma de lanamento dos valores, pois o clculo era feito sobre cada parcela separadamente (os 20 dias efetivamente usufrudos e os dez dias convertidos em pecnia). O Tribunal Regional do Trabalho da 12 Regio (SC) havia acolhido o pedido do sindicato, mas a Terceira Turma do TST, em recurso de revista, julgou a ao trabalhista improcedente, com o

So Paulo, Janeiro de 2012


entendimento de que a Constituio Federal garantiu o pagamento do tero constitucional sobre a remunerao de frias, enquanto o abono previsto nocaput do artigo 143 da CLT no seria acrescido do tero por no se tratar de frias. A incidncia do tero tambm sobre o valor dos dias vendidos implicaria seu pagamento sobre quarenta dias, quando a lei prev no mximo 30 dias de frias (artigo 130, inciso I, da CLT). Celeuma Para o relator dos embargos do sindicato SDI-1, ministro Augusto Csar Leite de Carvalho, a matria em debate daquelas que merecem uma clara definio do TST, pois causa celeuma na rotina empresarial e resulta, em rigor, de uma aparente inconsistncia na ordem trabalhista. Ele assinalou que a inteno do legislador ao criar, naConstituio Federal de 1988, o adicional de um tero na remunerao das frias era justamente evitar que o trabalhador precisasse vender dez dias de suas frias para financiar seu lazer nos 20 dias restantes. A possibilidade de converter os dez dias em abono, contida no artigo 143 da CLT, porm, no foi revogada, como seria de se esperar depois da criao da regra universal do adicional de frias. Os dispositivos da CLT continuam em vigor e preveem, a propsito do empregado que exerce esse direito, a vantagem correspondente ao valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes, afirmou. O ponto controverso diz respeito possvel interpretao de que o valor do abono pecunirio deve equivaler remunerao dos dez dias de frias ou seja, sobre os quais incidiriam tambm o adicional de um tero. O entendimento da Turma foi em sentido contrrio o de que os dias vendidos devem ser remunerados apenas com o valor correspondente do salrio, pois o tero j incide sobre os 30 dias, usufrudos ou no. A segunda tese foi a que prevaleceu tambm na SDI-1, que seguiu, por unanimidade, o voto do relator. O abono pecunirio deve equivaler remunerao do trabalho nos dias a que ele

www.amaurimascaronascimento.com.br

16

Boletim Informativo
corresponde, sem o acrscimo ou o reflexo de 1/3 que incide sobre a remunerao de todo o perodo de frias, inclusive sobre os dias convertidos em pecnia, concluiu o ministro. Fonte: Site do TST 27.02.2012

So Paulo, Janeiro de 2012

www.amaurimascaronascimento.com.br

17

Das könnte Ihnen auch gefallen