Sie sind auf Seite 1von 12

Continuao: aula de procedimento comum ordinrio 8) Alegaes finais apenas se no houver pedido de diligncias ou indeferimento do pedido: 1 MP = 20 min + 10 (prorrogao)

o) 2 Assistente de acusao = 10 min 3 Defesa = 20 min + 10 (+ 10 se houver manifestao do assistente) 4 sentena Obs. 1: possvel substituir o debate oral pela oferta de memoriais por escrito, no prazo de 5 dias para cada parte. Nesse caso, o juiz ter 10 dias para proferir sentena (Art. 403, CPP). CUIDADO! Essa exceo no pode ser transformada em regra. Questo: O que acontece se os memoriais no forem apresentados pelas partes?

R. Se a falha for do MP, o juiz poder considerar como desistncia do processo, aplicando o Art. 28, CPP. Agora, se a inrcia vem do querelante a consequncia ser a perempo (Art. 60, CPP c/c 107, CP). Perceba que a ausncia de memoriais por parte da defesa acarretar nulidade absoluta, devendo o juiz intimar o acusado a constituir novo advogado. Lembre que o advogado poder ser punido (multa de 10 a 100 salrios mnimos Art. 265, CPP; 34, EOAB). Obs. 2: Toda audincia deve ser registrada com lavratura de ata ou termo, assinado pelo juiz e pelas partes. Obs.3: No cmputo de testemunhas no entram as extranumerrias (testemunhas do juzo), as referidas e os informantes/declarantes. Questo: possvel substituir uma testemunha? Foram revogados os Arts. 397 e 405 do CPP (permitiam). Aplica-se o 408, CPC.

INTERROGATRIO POR VIDEOCONFERNCIA Lei Paulista 11.819/05 o STJ entendeu legal e constitucional; o STF entendeu ilegal (falta de regulamentao federal) e declarou sua inconstitucionalidade formal (versa sobre competncia da Unio).
Ver HC 88.914 e HC 90.900

Lei 11.690/08 inseriu a videoconferncia no Art. 217 do CPP para resguardar a integridade fsica do acusado. Lei 11.900/09 regulamentou a videoconferncia: tempus regit actum (Art. 2, CPP); Prevenir riscos segurana pblica e garantir paz social; Assegurar a participao do acusado no ato processual; Impedir a influncia do acusado no nimo das testemunhas e /ou vtimas.

Defesa: i) deve ser intimada 10 dias antes da audincia; ii) presena de 2 advogados (um em cada local); iii) membros do MP, OAB e Corregedoria do Judicirio devem acompanhar o procedimento; iv) disponibilidade de dois telefones livres de escuta. Obs. 1: Da deciso do juiz caber correio parcial, HC ou MS. Obs. 2: A regra do interrogatrio do acusado preso : 1) presena do juiz no presdio; 2) conduo do ru ao Frum; e 3) videoconferncia. Note que a regra, na verdade, exceo. PROCEDIMENTO COMUM SUMRIO (Arts. 531 a 536, CPP) A redao antiga do Art. 531, CPP, contemplava o procedimento judicialiforme/ao penal ex officio (o processo iniciava com a priso em flagrante ou portaria da autoridade policial ou judiciria. Hoje, o titular da ao penal pblica o MP.

Esse procedimento deve ser aplicado quando: no houver previso de rito especial; para crimes com pena < 4 anos; quando for encaminhado para o juzo comum um processo que era do JECRIM. Ex.: no localizao do acusado (veda-se a citao por edital no juizado). Prazo para a audincia una no mximo 30 dias. Testemunhas 5 (para cada parte ou crime). Requerimento de diligncias no h previso legal, mas o juiz poder determinar de ofcio. Memoriais escritos no h previso legal. O juiz poder prolatar a sentena em outro dia. Perceba que h pouca diferena com o rito ordinrio ( a regra).

PROCEDIMENTO COMUM SUMARSSIMO (JECRIM, LEI 9.099/95) Previso constitucional (Art. 98, CF/88); Visa despenalizar e descarcerizar (justia penal consensual) Para Maria Lcia Karam, em verdade, a Lei 9.099/95 passou a punir infraes que antes eram acobertadas pelo manto da prescrio.

Questo: O que IMPO? Infrao de menor potencial ofensivo.


Lei 9.099/95 mbito estadual Lei 10.259/01 mbito federal Lei 11.313/06 Nacional

Pena de at 1 ano Pena de at 2 anos Pena de at 2 anos e todas as contravenes

Cuidado! O Estatuto do Idoso no mudou o conceito de IMPO, apenas determinou a adoo do rito sumarssimo (at 4 anos).

Note que, nesse procedimento, deve ser observado o seguinte: 1) se o delito tiver pena mnima de at 1 ano suspenso condicional do processo; 2) se o crime tiver pena mxima de at 2 anos transao penal e composio civil dos danos (inclusive p/ estatuto do idoso); 3) no sendo realizada a transao ou frustrado o acordo, segue-se o rito sumarssimo. A Lei 9.099/95 no deve ser aplicada para os seguintes crimes: i) violncia domstica e familiar contra a mulher (Art. 41 da Lei 11.340/06); ii) alguns crimes de trnsito (Art. 291, CTB), em decorrncia da Lei 11.705/08 (Lei Seca); iii) crimes militares (Art. 90-A). Nesse ponto, Damsio Evangelista de Jesus defende a aplicao para os crimes militares imprprios (aqueles previstos tanto no Cdigo Penal Militar quanto no CP, mas se torna militares em razo do Art. 9, CPM); iv) para Nucci, no se aplica ao abuso de autoridade nem ao Estatuto do Idoso.

Conexo ou continncia smulas 273/STJ e 723/STF A conexo afasta a competncia para julgamento da IMPO, mas isso no impede a possibilidade do acordo (transao ou composio). Princpios do juizado: i) economia processual; ii) oralidade; iii) informalidade; iv) celeridade. Principais inovaes (Lei 9.099/95 ): Composio civil dos danos (Art. 74); transao penal (Art. 76); Necessidade de representao para os crimes de leso corporal leve e culposa (mesmo se for grave Art. 88); Suspenso condicional do processo (sursis) somente para pena mnima de at 1 ano (qualquer crime). O processo poder ficar suspenso pelo prazo de 2 a 4 anos (Art. 89).

FASE PRELIMINAR: i) TC (ADI 2862 pode ser lavrado pela PM); ii) compromisso do autuado para comparecer ao JECRIM; iii) o TC no pode ser arquivado (deve ser encaminhado ao JECRIM). AUDINCIA PRELIMINAR (busca-se a conciliao): 1) Composio civil dos danos servir como ttulo executivo no cvel (o acordo ser homologado por sentena irrecorrvel). Note que se a ao for de iniciativa privada ou condicionada, a composio servir como renncia, extinguindo a punibilidade do agente. No havendo o acordo, o prosseguimento da ao depender do oferecimento da queixa/representao (6 meses); 2) Transao penal P/ IMPO de ao pblica incondicionada ( uma espcie de aplicao imediata de pena). Questo: Quem pode propor a transao penal? Em regra, MP. Entretanto, para a ao penal privada no h regramento expresso. Nestor Tvora aduz ser possvel a transao oferecida pelo advogado do ofendido.

OBRIGAO DO OFERECIMENTO DA TRANSAO: Trata-se de um direito subjetivo do acusado; Deve ser aplicado o Art. 28, CPP; Pressupostos: i) formulao pelo MP; ii) crime de ao penal pblica; iii) no ter sido o agente beneficiado anteriormente (5 anos); iv) no ter sido condenado c/ pena restritiva de liberdade; v) ter circunstncias judiciais favorveis; vi) no ser caso de arquivamento; vii) aceitao da proposta (extingui-se a punibilidade). HOMOLOGAO DA TRANSAO: No implica reconhecimento de culpa ou reincidncia. Descumprimento da transao para corrigir a falta de previso legal, o STJ e STF entendem ser possvel condicionar a homologao ao cumprimento do acordo. Perceba que em caso de multa a nica sada ser a execuo perante o juizado. Frustrada a transao, dever ser oferecida a petio inicial oral, designando-se a audincia de instruo e julgamento.

ESQUEMA DO RITO SUMARSSIMO 1) Oferecimento da denncia/queixa (Rol de testemunhas: a lei no limita Nestor Tvora defende ser 3; Nucci defende ser 5); 2) Reduo a termo da inicial entregando cpia ao acusado; 3) Citao; 4) Audincia de instruo e julgamento; a) Defesa preliminar (antes do processo); b) Recebimento da denncia/queixa (cabe absolvio sumria) c) Inquirio da vtima; d) Inquirio das testemunhas (1 acusao; 2 defesa); e) Interrogatrio do acusado; f) Debates orais (a lei no menciona o tempo); g) Sentena definitiva

(CESPE/Exame de Ordem Unificado 2010.1) Admite-se a suspenso condicional da pena (sursis) a reincidente em crime doloso, desde que a condenao anterior tenha sido exclusivamente pena de multa. Correto. No obsta a concesso do sursis (suspenso condicional da pena) condenao anterior pena de multa (Smula 499 do STF). (CESPE/Promotor MPE-SE/2010) Considerando a reforma parcial do CPP ocorrida em 2008 e o atual entendimento do STJ, o recebimento da denncia somente pode ocorrer aps a apresentao da defesa escrita do acusado. Errado. O recebimento da denncia precede apresentao da defesa escrita do acusado. No sendo caso de rejeio liminar, proceder o juiz ao recebimento da pea acusatria (CPP, art. 396). Uma vez recebida a denncia, o julgador ordenar a citao pessoal do acusado para responder acusao, por escrito, no prazo de dez dias [no confunda com defesa preliminar]. (CESPE/Promotor MPE-SE/2010) Considerando a reforma parcial do CPP ocorrida em 2008 e o atual entendimento do STJ, no foi alterado o prazo para apresentao da resposta escrita do ru, antes denominada defesa prvia. Errado. Antes, o prazo era de 3 dias aps o interrogatrio.

Das könnte Ihnen auch gefallen