Sie sind auf Seite 1von 2

Universidade Anhanguera-Uniderp

Instituto Brasileiro de Direito Processual IBDP Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes Rede LFG

Curso de Ps-Graduao Lato Sensu TeleVirtual em

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Disciplina

Processo de Conhecimento

Aula 2 23.10.2010

ATIVIDADES DE AUTO-AVALIAO
ATENO As atividades abaixo devem ser desenvolvidas pelo discente, e servem apenas para uma reflexo pessoal acerca dos temas a serem tratados na aula, no devendo ser encaminhadas ao professor-tutor. Sugerimos que o aluno responda-as e, depois, coteje o seu entendimento com o trazido pelo professorpalestrante, por ocasio da aula telepresencial.

Atividade 1
PROCESSUAL CIVIL. LITISCONSRCIO NECESSRIO: DETERMINAO LEGAL OU IMPOSSIBILIDADE DE OBTENO DE PROVIMENTO JURISDICIONAL TIL SEM A PARTICIPAO DE TODOS OS LEGITIMADOS. ENTIDADES DA ADMINISTRAO MUNICIPAL. CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA SOBRE A REMUNERAO DE SERVIDORES OCUPANTES DE CARGO EM COMISSO. LITISCONSRCIO ATIVO FACULTATIVO. IMPOSSIBILIDADE DE INGRESSO DE LITISCONSORTE APS O DEFERIMENTO DE MEDIDA LIMINAR. 1. H litisconsrcio necessrio sempre que a lei assim determinar ou que, pela natureza da relao jurdica, somente seja possvel a obteno de provimento judicial til com a participao de todos os legitimados. 2. No caso concreto, as entidades integrantes da Administrao Indireta do Municpio que pretendem impugnar a exigncia da contribuio previdenciria sobre a remunerao de servidores ocupantes de cargo em comisso podem formar litisconsrcio ativo facultativo, tendo em vista a similitude das relaes jurdicas existentes entre cada uma dessas entidades e seus (CPC, art. 46, IV). 3. Segundo a orientao prevalente no STJ, invivel o ingresso de litisconsorte aps o deferimento da medida liminar. 4. Recurso especial provido. (STJ, 1. Turma, REsp n. 437.288/RJ, Rel. Ministro Teori Albino Zavascki, julgado por unanimidade em 24.08.2004, DJ 06.09.2004, p. 165).

A respeito da ementa transcrita acima, pergunta-se: a) Voc concorda com a deciso da 1 Turma do STJ? Fundamente sua resposta. b) Sua resposta anterior seria diferente se houvesse aplicao, ao caso concreto, do disposto no art. 46, pargrafo nico, do CPC? c) Suas respostas seriam diferentes se a hiptese fosse de litisconsrcio necessrio? d) Em que medida o disposto na nova Lei do Mandado de Segurana(Lei 12.016/2009) interfere nas respostas anteriores.

Atividade 2 Caio ingressa com ao em face de Tcio pleiteando automvel que alega ser de sua propriedade. Na contestao, Tcio afirma que alienou o automvel a Tito, pelo que parte ilegtima. Na mesma oportunidade, nomeia autoria Tito, atual proprietrio do carro, indicando seu endereo. Ainda, na contestao, denuncia a lide a Tito, argumentando que, caso a ao seja julgada procedente contra ele, Tcio, pretender exercer direito de regresso, fundado na clusula 12 do contrato que firmaram. Pergunta-se: a) A nomeao autoria pode ser deferida? Por qu? Faz diferena que Caio, autor da ao, concorde com ela? b) A denunciao da lide pode ser deferida? Por qu? Se sim, qual a posio processual a ser ocupada por Tito em relao a Tcio e em relao a Caio? c) A denunciao, neste caso, obrigatria? Quais as conseqncias que decorreriam para Tcio se ele no lanasse mo do instituto?

Das könnte Ihnen auch gefallen