Sie sind auf Seite 1von 4

Recurso de apelao no processo penal

Recurso de apelao no processo penal


Recurso de apelao no processo penal constitui a apelao na atualidade recurso ordinrio por excelncia, previsto na quase totalidade das legislaes modernas, caracterizada por ampla devoluo cognitiva ao rgo ad quem. eficaz instrumento processual para a atuao do princpio do duplo grau de jurisdio. Consoante ensina GRINOVER (2001, p.112) "Em face do extenso mbito cognitivo do rgo recorrido, pode este reapreciar questes de fato e de direito, ainda que julgadas anteriormente, mormente em matria processual penal onde o mais comum no haver precluso; pode tambm examinar questes ainda no analisadas pelo juiz, que estejam compreendidas na abrangncia da impugnao." Assim, o Juzo ad quem (Tribunal) exerce duas funes: funes rescisria e rescindente, pois no julgamento da apelao haver a substituio de uma sentena por outra. Entretanto, no caso de reconhecimento de uma nulidade no haver funo rescisria nem rescindente e sim a cassao da sentena nula, que foi objeto da apelao. Nesse passo, da anlise do artigo 593, chega-se concluso que a apelao um recurso amplo pois permite a discusso de fatos e de direitos, tendo por isso um carter genrico sendo cabvel nas sentenas definitivas ou com foras de definitivas, bem como nas decises do Jri, sendo, obrigatoriamente nesse caso, um recurso de fundamentao vinculada, conforme se ver a seguir.

Cabimento da apelao
Cabe apelao contra: 1. Sentenas condenatrias; 2. Sentenas absolutrias; 3. Nos casos do artigo 593, II do CPP. A apelao deve sempre ser endereada ao juzo ad quem competente. Apesar de ser interposta em 1 grau, em face do juiz prolator da sentena, a apelao no permite, ao contrrio do recurso em sentido estrito, o juzo de retratao, ou seja, a sua apreciao pelo prolator da deciso.

Espcies
1. Quanto extenso do inconformismo: plena (totalidade do julgado) ou parcial (parte do julgado). Se no identificada a parte impugnada presume-se que houve apelao plena. 2. Quanto forma procedimental: ordinria aquela cabvel nos crimes punidos com recluso, quando seguido o rito do artigo 613 do CPP ou sumria: aquela cabvel nos delitos punveis com pena de deteno, em que h previso de forma procedimental abreviada (artigo 610 CPP) 3. Principal da subsidiria ou supletiva: a primeira corresponde quela interposta pelo Ministrio Pblico, enquanto a segunda representa a formulada pelo ofendido, habilitado ou no como assistente, isto porque este exerce papel de auxiliar da acusao e s pode apelar quando o promotor de justia deixe de faze-lo do prazo legal (artigo 598 do CPP). O prazo de 15 dias e este recurso no possui efeito suspensivo (art. 598, pargrafo nico, do CPP).

Recurso de apelao no processo penal

Requisitos de admissibilidade
Decises do juiz singular
cabvel apelao da deciso do juiz singular, nos casos do artigo 593, I e II, do CPP. Inciso I - so aquelas que julgam a procedncia ou improcedncia da acusao, com a condenao ou absolvio do ru e que encerram o processo em 1 grau de jurisdio. So tambm conhecidas com definitivas stricto sensu e esto prevista nos artigos 386 e 387 do CPP. Atualmente, contra a sentena de impronncia ou de absolvio sumria caber apelao(art. 416, CPP, com redao dada pela Lei 11.689/2008). Inciso II - duas espcies de decises, as definitivas e as com fora de definitivas. So consideradas definitivas lato sensu as decises de mrito que encerram o processo. Contudo tais decises so diferentes daquelas contidas no inciso I, pois no condenam ou absolvem o ru. Por exemplo, so consideradas definitivas lato sensu: 1. A deciso que extingue a punibilidade; 2. A que concede o perdo judicial; 3. As proferidas em Habeas Corpus ou reviso criminal, entre outras. So consideradas decises com fora de definitivas aquelas que solucionam procedimentos e processos incidentais, as terminativas (que encerram o processo sem julgamento do mrito) e, ainda, como sucede com a Lei 9.099/95, as decises que determinam de forma definitiva a suspenso condicional do processo. Por fim, cabe lembrar que as decises do juiz singular que no se enquadrem nos incisos I e II, no admitem apelao e, caso no sejam tambm objeto de recurso em sentido estrito sero, via de regra, irrecorrveis.

Excees
H casos em que as decises previstas nos incisos I e II do artigo 593, no so atacveis por apelao, mas sim por recurso em sentido estrito. So exemplo dessas decises: 1. 2. 3. 4. a que rejeio de denncia ou queixa (artigo 581, I); a que acolhe exceo de coisa julgada, de ilegitimidade de parte ou de litispendncia (art. 581, III); a deciso de impronncia (artigo 581, IV); (Revogado pela Lei 11.689/08) a deciso que extingue a punibilidade (artigo 581, IX.)

Da mesma maneira o Cdigo de Processo penal estatui que no poder ser usado recurso em sentido estrito nas decises em que seja cabvel apelao. Nesses termos, deve ser interposta apelao mesmo que a deciso seja, em outro momento processual que no o de deciso definitiva, guerreada por recurso em sentido estrito.

Decises do Tribunal do Jri: aspectos gerais


Os veredictos representam a consagrao da vontade popular e por isso nos pases que adotam o sistema do tribunal do jri, eles so, via de regra, irrecorrveis. Entretanto, no Brasil admite-se o recurso de apelao da deciso do conselho de sentena, com a limitao do mesmo ter sua fundamentao vinculada s hipteses legais do artigo 593, III e alneas. Dessa forma, cabe apelao nas seguintes situaes: III - das decises do Tribunal do Jri, quando: a) ocorrer nulidade posterior pronncia; b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos. O Tribunal de Justia ou Tribunal Regional Federal no pode subsituir a vontade dos jurados, que soberana. Simplesmente pode anular e mandar ocorrer novo julgamento na hiptese da alena "d". Quanto a aplicao da pena, o Tribunal pode corrigir a dosimetria fixada pelo juiz, sem qualquer violao a garantias constitucionais.

Recurso de apelao no processo penal Ainda, as apelaes do jri, por terem fundamentao vinculada, devem ser interpostas com base em determinada alnea, do art. 593, III, CPP. A parte tambm no pode interpor recurso com base em determinada alnea e nas razes do inconformismo fundamenta-se em disposito diverso. Portanto, de acordo com MIRABETE (2002, p.632) " Os limites do inconformismo da parte devem ser fixados na petio ou termo do recurso. Ao apelar deve indicar no pedido sua fundamentao ou o dispositivo legal em que se apia, que no pode ser modificado nas razes, salvo se ainda estiveram dentro do qunquidio legal". Assim, nada impediria parte, ainda no prazo legal de 5 dias, acrescentar ou modificar as matrias impugnadas e o dispositivo escolhido para fundamentar o recurso.

Referncias
GRINOVER, Ada Pellegrini (coord.) Recursos no Processo Penal. 3. ed. Rev. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. MIRABETE, Julio Fabbrini.Processo Penal. 14 ed. rev. e atual. So Paulo: Atlas, 2002.

Ligaes externas
Supremo Tribunal Federal - STF [1] Superior Tribunal de Justia - STJ [2] Tribunal Superior do Trabalho - TST [3] Tribunal Superior Eleitoral - TSE [4]

Referncias
[1] [2] [3] [4] http:/ / www. stf. gov. br http:/ / www. stj. gov. br http:/ / www. tst. gov. br http:/ / www. tse. gov. br

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Recurso de apelao no processo penal Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=28958417 Contribuidores: Bico, EuTuga, Jeferson, Jic, Maurcio I, Mescha, Rrcdrums, Santana-freitas, Yanguas, Yone Fernandes, 16 edies annimas

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Das könnte Ihnen auch gefallen