Sie sind auf Seite 1von 9

ENFERMAGEM INTERVENCIONISTA

www.pciconcursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOINIA

CONCURSO PBLICO EDITAL N 001/2006

CONHECIMENTOS GERAIS EM SADE PBLICA


QUESTO 01 A Lei n 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispe sobre (A) a promoo e consolidao do pleno exerccio por parte do poder pblico na gesto da ateno sade, com a conseqente redefinio da responsabilidade dos estados e da Unio, e d outras providncias. (B) as condies para promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias. (C) os planos de previdncia social, cobertura de eventos de doena, invalidez, morte, includos os resultados de acidentes de trabalho, velhice e recluso, e d outras providncias. (D) a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade (SUS) e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade e d outras providncias. QUESTO 02 Para que Municpios, Estados e Distrito Federal recebam os recursos do Fundo Nacional de Sade de forma regular e automtica, devero contar com (A) Fundo de Sade, Conselho de Sade, Conselho de Educao, Conselho de Seguridade Social e do Idoso, Conselho Tutelar, Ministrio Pblico e PROCON. (B) Fundo de Sade, Conselho de Sade, Plano de Sade, Relatrio de Gesto, Contrapartida de recursos para a sade no respectivo oramento e Comisso de elaborao de Plano de Carreira, Cargos e Salrios. (C) Fundo de Sade, Conselho de Sade, Conferncia Anual de Sade, Conselho de Educao, Conselho de Seguridade Social e do Idoso e Ministrio Pblico. (D) Fundo de Sade, Conselho de Sade, Conferncia Anual de Sade, Conselho Tutelar, Relatrio de Gesto, Ministrio Pblico e Comisso de Plano de Carreira, Cargos e Salrios. QUESTO 03 A Conferncia de Sade, nas instncias local, municipal, estadual e nacional, um rgo (A) permanente, com a representao de vrios segmentos sociais, tem por objetivo avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes. convocada anualmente pelo Presidente da Repblica ou pelo Conselho Nacional de Sade. (B) deliberativo, com a representao dos usurios, dos prestadores de servios e dos trabalhadores de sade e tem por objetivo a elaborao do Plano Nacional Plurianual de Sade. convocada a cada quatro anos pelo Ministro da Sade ou pelo Conselho Nacional de Sade.

(C) consultivo, com a representao dos vrios segmentos sociais, e tem por objetivo avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes. convocada a cada quatro anos pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pela prpria Conferncia (autoconvocao) ou pelo Conselho de Sade. (D) deliberativo, com a representao das Secretarias de Sade, do Ministrio Pblico, das associaes de moradores, e tem por objetivo avaliar a situao de sade da populao nos nveis correspondentes. convocada anualmente pelos Secretrios Municipal e Estadual de Sade.

QUESTO 04 Esto includas no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS) as aes de Vigilncia Sanitria. Conforme o 1, artigo 6 da Lei n. 8.080/90, entende-se por Vigilncia Sanitria um conjunto de aes que (A) permite a eliminao, diminuio ou preveno de riscos sade e a interveno nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade. (B) proporciona o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de preveno e controle das doenas e agravos. (C) visa descentralizao dos servios de sade para os municpios, regionalizao e hierarquizao da rede de atendimento, com a finalidade de adotar medidas de preveno e controle das doenas e agravos. (D) destina-se promoo e proteo da sade dos usurios e avalia o impacto que as tecnologias provocam sade.

QUESTO 05 As aes e servios de sade que integram o Sistema nico de Sade (SUS) so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituio Federal e obedecem, ainda, os seguintes princpios fundamentais: (A) integralidade, controle social, centralizao e hierarquizao da ateno bsica de sade. (B) humanizao no atendimento, hierarquizao, centralizao e universalidade. (C) universalidade, resolutividade, igualdade no atendimento e privatizao. (D) universalidade, integralidade, participao da comunidade, descentralizao poltico-administrativa.

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS GERAIS EM SADE PBLICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOINIA QUESTO 06 A operacionalizao da Vigilncia Epidemiolgica compreende um ciclo de funes especficas e intercomplementares com objetivo de conhecer o comportamento das doenas e agravos sade. So etapas da Vigilncia Epidemiolgica: (A) busca ativa de casos, coleta de dados, notificao dos casos, anlise e interpretao dos dados, implantao de medidas de controle, divulgao de informaes pertinentes, avaliao da eficcia e efetividade das medidas adotadas. (B) coleta de dados, processamento dos dados coletados, anlise e interpretao dos dados processados, recomendao das medidas de controle apropriadas, promoo das aes de controle indicadas, avaliao da eficcia e efetividade das medidas adotadas, divulgao de informaes pertinentes. (C) fiscalizao de problemas sanitrios, notificao de casos, anlise e interpretao de dados processados, recomendao de aes para diminuir os riscos sade, avaliao da eficcia e efetividade das medidas adotadas, divulgao de informaes pertinentes. (D) estudos epidemiolgicos, notificao dos agravos sade, diagnstico de casos, normatizao, informao dos casos s instncias superiores, avaliao dos sistemas de vigilncia epidemiolgica, divulgao de informaes pertinentes. QUESTO 07 A Notificao Compulsria uma das funes da Vigilncia Epidemiolgica. A Portaria n. 2.325/GM, de 8 de dezembro de 2003, define a relao de doenas de notificao compulsria para todo o territrio nacional. De acordo com esta Portaria, so doenas de notificao compulsria: (A) Rubola, Dengue, Febre Amarela, Cncer e Hipertenso Arterial. (B) Raiva humana, Diabetes Mellitus, Dengue, Febre Amarela e Escabiose. (C) Hansenase, Hipertenso Arterial, Diabetes Mellitus, Sarampo e HIV. (D) Hansenase, Hepatites Virais, Dengue, Febre Amarela e Sarampo. QUESTO 08 O CEREST (Centro de Referncia em Sade do Trabalhador) uma unidade regional especializada no atendimento sade do trabalhador. So funes do CEREST (A) prestar assistncia especializada aos trabalhadores acometidos por doenas e/ou agravos relacionados ao trabalho, realizar promoo, proteo e recuperao da sade dos trabalhadores, investigar as condies dos ambientes de trabalho e utilizar dados epidemiolgicos em conjunto com a vigilncia sanitria. (B) prestar assistncia especializada aos trabalhadores acometidos por doenas e/ou agravos relacionados ao trabalho, prestar atendimento de emergncia, investigar as condies dos ambientes de trabalho para realizar aes de promoo da sade.

CONCURSO PBLICO EDITAL N 001/2006

(C) realizar promoo, proteo e recuperao da sade dos trabalhadores, exames admissionais e demissionais, prestar atendimento de emergncia, investigar as condies dos ambientes de trabalho e utilizar dados epidemiolgicos em conjunto com a vigilncia sanitria. (D) prestar atendimento de emergncia, fazer exames admissionais e demissionais, exames peridicos e de mudana da funo, prestar assistncia especializada aos trabalhadores acometidos por doenas e/ou agravos relacionados ao trabalho. QUESTO 09 O Sistema nico de Sade (SUS) poder recorrer aos servios ofertados pela iniciativa privada, quando as disponibilidades da rede prpria forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial populao de uma determinada rea. A iniciativa privada poder participar do SUS (A) assumindo a direo dos hospitais, mediante consrcio. (B) substituindo o servio pblico de forma permanente, mediante convite. (C) em carter complementar, mediante contrato ou convnio. (D) fazendo parte da direo nica do Sistema, mediante convite ou convnio. QUESTO 10 Consiste em um conjunto de aes que proporciona o conhecimento e a deteco de mudanas nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na sade da populao. Tem por objetivo a identificao das medidas de preveno e controle dos riscos ambientais relacionados doena e/ou aos agravos sade. Esse conceito refere-se (A) Agncia (ANVISA). Nacional de Vigilncia Sanitria

(B) Vigilncia Epidemiolgica da Dengue. (C) Vigilncia Ambiental em Sade. (D) ao Conselho (CONAMA). Nacional de Meio Ambiente

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS GERAIS EM SADE PBLICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOINIA

CONCURSO PBLICO EDITAL N 001 /2006

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 11 Ao chegar ao local onde ocorreu um acidente para o atendimento da(s) vtima(s), o primeiro cuidado de um socorrista deve ser a (A) imobilizao da coluna e dos membros fraturados da(s) vtima(s). (B) aplicao dos procedimentos de suporte bsico de vida na(s) vtima(s). (C) investigao de hemorragias e fraturas na(s) vtima(s). (D) garantia de sua segurana pessoal, da equipe e da(s) vtima(s). QUESTO 12 O uso do equipamento de proteo individual (EPI) resguarda o socorrista da exposio s doenas que podem ser adquiridas no contato com as vtimas de trauma. No atendimento das emergncias traumticas em geral, o EPI necessrio para garantir essa proteo deve ser: (A) luvas estreis, mscara com filtro de alta eficincia, culos protetores e avental ou uniforme de mangas longas. (B) luvas de procedimentos, mscara cirrgica, culos protetores e avental ou uniforme de mangas longas. (C) luvas estreis, mscara cirrgica, culos protetores e avental ou uniforme de mangas longas. (D) luvas de procedimentos, mscara com filtro de alta eficincia e avental ou uniforme de mangas longas. QUESTO 13 A avaliao inicial da vtima de trauma a base para todas as decises de atendimento e transporte. Aps a avaliao da cena, o socorrista deve realizar a avaliao primria da vtima, que deve ocorrer na seguinte ordem de prioridade: (A) permeabilidade das vias areas e controle da coluna cervical; respirao; circulao e sangramentos; avaliao neurolgica; exame de todo o corpo da vtima. (B) respirao; circulao e sangramentos; avaliao neurolgica; exame de todo o corpo da vtima; permeabilidade das vias areas e controle da coluna cervical. (C) exame de todo o corpo da vtima; permeabilidade das vias areas e controle da coluna cervical; respirao; circulao e sangramentos; avaliao neurolgica. (D) permeabilidade das vias areas e controle da coluna cervical; circulao e sangramentos; respirao; avaliao neurolgica; exame de todo o corpo da vtima.

QUESTO 14 No atendimento a uma vtima de parada cardiopulmonar, a ausncia de circulao deve ser suspeitada quando no forem palpveis os pulsos (A) carotdeo e radial. (B) carotdeo e femural. (C) jugular e femural. (D) radial e jugular. QUESTO 15 Um paciente apresenta dispnia, freqncia respiratria elevada e uso dos msculos acessrios da respirao. Esse paciente pode sentir menor desconforto quando mantido em decbito (A) dorsal com os membros inferiores elevados em aproximadamente 30. (B) lateral esquerdo com a cabeceira da cama elevada cerca de 30. (C) dorsal horizontal. (D) dorsal com a cabeceira da cama elevada cerca de 45. QUESTO 16 A oximetria de pulso um mtodo bastante usado para monitorizao no invasiva contnua no ambiente prhospitalar. O procedimento ajuda a detectar o comprometimento cardiopulmonar, antes que os sinais clnicos se tornem evidentes, medindo a porcentagem de (A) hemoglobina oxigenada no sangue venoso. (B) hemcias circulantes no sangue arterial. (C) hemoglobina oxigenada no sangue arterial. (D) oxignio dissolvido no plasma. QUESTO 17 Durante a monitorizao realizada com o oxmetro de pulso, que fator pode interferir na confiabilidade das medidas obtidas? (A) Vasoconstrio perifrica. (B) Pele escura. (C) Pouca iluminao no ambiente. (D) Febre. QUESTO 18 No atendimento pr-hospitalar a uma vtima de trauma que apresenta hemorragia, os sinais que sugerem severidade do quadro so: (A) respirao lenta e superficial, hipertenso e palidez. (B) palidez, pele fria e mida, pulso fraco e rpido. (C) jugulares trgidas, pulso fraco e rpido e hipotenso. (D) pulso lento e fraco, respirao rpida e profunda e palidez.

www.pciconcursos.com.br

TCNICO DE ENFERMAGEM INTERVENCIONISTA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOINIA QUESTO 19 O controle de hemorragia uma das prioridades no atendimento da vtima de trauma. O procedimento indicado para o controle pr-hospitalar da hemorragia em uma extremidade que apresenta fratura exposta deve ser: (A) colocar uma compressa limpa e fazer presso moderada sobre o local sangrante, at cessar o sangramento. (B) elevar o membro afetado e aplicar um torniquete abaixo do local do sangramento para diminuir o retorno venoso. (C) fazer presso sobre o ponto de pulso da artria imediatamente acima da leso, comprimindo-a contra uma superfcie ssea. (D) aplicar gelo sobre o local afetado e elevar o membro afetado para uma posio mais alta que o corao. QUESTO 20 A manobra de Heimlich indicada para aumentar a presso intratorcica e expulsar um corpo estranho das vias areas. Se a vtima for adulta, no gestante e estiver inconsciente, recomenda-se coloc-la em decbito dorsal enquanto o socorrista se posiciona ao lado da vtima e de frente para ela. Para a realizao da manobra, o socorrista precisa (A) apoiar uma mo sobre a outra e posicion-las entre a parte final do esterno e a cicatriz umbilical da vtima, fazendo presso para frente e para cima. (B) entrelaar os dedos das mos e apoi-las sobre a parte final do esterno da vtima, aplicando presso para frente e para cima. (C) colocar uma mo ao lado da outra sobre a metade inferior do esterno da vtima e exercer presso para baixo e para trs. (D) apoiar uma mo sobre a outra e aplicar presso para baixo e para frente sobre o tero mdio da regio abdominal da vtima. QUESTO 21 A percepo dos batimentos cardacos por meio da palpao de uma artria recebe o nome de Pulso. As artrias mais comumente usadas para verificao de pulso no adulto so: (A) radial, jugular e femural. (B) jugular, braquial e cartida. (C) braquial, aorta e safena. (D) radial, cartida e femural. QUESTO 22 Para evitar as complicaes da administrao parenteral de medicamentos, deve-se adotar os seguintes cuidados: (A) a via venosa adequada para infuso de grandes volumes e a agulha deve ser inserida com o bisel virado para baixo. (B) as agulhas recomendadas para a administrao subcutnea so as de tamanho 10 x 0,5 mm ou 10 x 0,6 mm, inseridas em ngulo de 15 com a pele.

CONCURSO PBLICO EDITAL N 001 /2006

(C) a via intramuscular requer agulhas de comprimento igual ou maior que 25 mm, inseridas formando um ngulo de 90 com a pele. (D) a administrao de vacinas por via intradrmica deve ser seguida de leve massagem local, com algodo embebido em lcool 70%. QUESTO 23 Em relao ao uso de termos aplicados aos processos para remoo de microorganismos das superfcies, correto afirmar: (A) Esterilizao o processo que impede a proliferao das bactrias, inativando-as ou destruindo-as. (B) Desinfeco o processo de destruio dos microorganismos patognicos, exceto os esporulados. (C) Antissepsia o processo de destruio de todos os microorganismos nas superfcies inertes. (D) Desinfeco um termo aplicado para o processo de destruio de organismos em tecidos vivos. QUESTO 24 A hipoglicemia comum em diabticos que fazem uso inadequado de insulina. Deve-se suspeitar de hipoglicemia quando a vtima apresentar os seguintes sinais e sintomas: (A) pele seca, poliria, polidipsia, hlito cetnico e confuso mental. (B) cefalia, sede, vmitos, dor abdominal e respirao rpida e profunda. (C) torpor, convulso, poliria, hlito cetnico e bradicardia. (D) cefalia, tontura, taquicardia, sudorese e palidez. QUESTO 25 Hematmese um termo tcnico usado para descrever (A) vmito sanguinolento. (B) expectorao com rajas sangneas. (C) evacuao com sinais de sangramento. (D) sangramento nasal. QUESTO 26 Para administrar 220 mL de bicarbonato em 2 horas, o gotejamento correto dever ser de, aproximadamente, (A) 18 gotas / min (B) 27 gotas / min (C) 37 gotas / min (D) 46 gotas / min

www.pciconcursos.com.br

TCNICO DE ENFERMAGEM INTERVENCIONISTA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOINIA QUESTO 27 Para administrar 2.000 UI de heparina subcutnea, que volume deve ser aspirado de um frasco que contm 5 mL com 25.000 UI? (A) 0,04 mL (B) 0,4 mL (C) 0,5 mL (D) 0,6 mL QUESTO 28 Dispondo de seringas de 1 mL e frascos de insulina de 80 U, que volume deve ser aspirado para a administrao de 48 U do medicamento? (A) 0,2 mL (B) 0,4 mL (C) 0,5 mL (D) 0,6 mL QUESTO 29 As Diretrizes 2005 da American Heart Association recomendam que a freqncia das compresses torcicas realizadas na ressuscitao cardiopulmonar deve ser de (A) 30 compresses para cada duas ventilaes, quando houver dois socorristas. (B) 15 compresses para cada duas ventilaes, quando houver dois socorristas. (C) 30 compresses para cada duas ventilaes, independente do nmero de socorristas. (D) 15 compresses para cada duas ventilaes, quando houver um socorrista. QUESTO 30 Os cuidados no atendimento a uma vtima que apresenta crise convulsiva generalizada (tnico-clnica) incluem: (A) afastar objetos que possam provocar ferimentos enquanto a vtima se debate, proteger sua cabea e afrouxar suas roupas. (B) segurar a lngua da vtima ou colocar um objeto entre seus dentes para que ela no morda a lngua. (C) segurar firmemente braos e pernas da vtima para que no sofra ferimentos e evitar contato com sua saliva. (D) oferecer um lquido doce e gelado ao trmino da convulso e manter a vtima sentada para evitar aspirao.

CONCURSO PBLICO EDITAL N 001 /2006

QUESTO 31 Ao presenciar a queda e a perda da conscincia de uma vtima adulta na rua, o socorrista deve seguir uma seqncia de atendimento padronizada internacionalmente e denominada corrente de sobrevida. Os quatro elos dessa corrente so: (A) iniciar manobras de ressuscitao cardiopulmonar, usar o desfibrilador externo automtico (DEA), chamar o servio de resgate, encaminhar a vtima ao servio com suporte avanado. (B) chamar o servio de resgate, usar o DEA, iniciar manobras de ressuscitao, encaminhar a vtima ao servio com suporte avanado. (C) usar o DEA, iniciar manobras de ressuscitao cardiopulmonar, chamar o servio de resgate, encaminhar a vtima ao servio com suporte avanado. (D) chamar o servio de resgate, iniciar manobras de ressuscitao cardiopulmonar, usar o DEA, encaminhar a vtima ao servio com suporte avanado. QUESTO 32 A legislao do exerccio profissional (Lei 7.498/86) estabelece que so atividades dos auxiliares e tcnicos de enfermagem: (A) observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas; realizar atividades de educao; prestar cuidados diretos a pacientes graves e de alto risco; participar da equipe de sade. (B) observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas; prestar cuidados de higiene e conforto; executar aes de tratamento simples; participar da equipe de sade. (C) prestar cuidados de higiene e conforto; planejar e organizar servios de assistncia de enfermagem; participar da equipe de sade; executar aes de tratamentos simples e complexos. (D) executar aes de tratamento simples; tomar decises em situaes em que existe risco de morte; prestar cuidados diretos a pacientes graves; participar da equipe de sade. QUESTO 33 O Cdigo de tica Profissional (Resoluo COFEN 240/2000) norteia a conduta tica dos profissionais, devendo ser de conhecimento de todos. Ele estabelece que: (A) proibido executar / participar de tratamento sem consentimento do cliente, mesmo quando h iminente risco sua vida. (B) permitida a participao na prtica da eutansia para pacientes graves e sem possibilidades teraputicas desde que autorizada pelo paciente e ou famlia e prescrita pelo mdico. (C) proibido prestar assistncia de enfermagem, mesmo em caso de urgncia e emergncia, em situaes de greve dos profissionais. (D) responsabilidade dos profissionais assegurar ao cliente uma assistncia de enfermagem livre de danos por impercia, negligncia ou imprudncia.

www.pciconcursos.com.br

TCNICO DE ENFERMAGEM INTERVENCIONISTA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOINIA QUESTO 34 Para realizar o procedimento de desfibrilao durante a reanimao cardiopulmonar, a posio convencional das ps deve ser: (A) uma sobre a regio anterior e inferior da clavcula esquerda e outra na regio das costelas, na linha axilar mdia esquerda. (B) uma na regio anterior do trax, na linha hemiclavicular direita, na altura dos mamilos, e outra na regio subescapular posterior esquerda. (C) uma sobre a regio anterior e inferior da clavcula direita e outra lateralmente mama esquerda, na linha axilar. (D) uma sobre o tero mdio do esterno e outra na regio anterior e inferior da clavcula direita. QUESTO 35 Na aplicao subcutnea de insulina, (A) a agulha deve ser inserida formando um ngulo de 15 com a pele, para evitar puno de vasos sangneos. (B) os locais de aplicao devem ser rodiziados, estabelecendo um padro para evitar complicaes por aplicaes repetidas no mesmo local. (C) a aplicao deve ser realizada em locais bastante irrigados, como a face interna do brao ou antebrao, para facilitar a absoro. (D) o frasco deve ser retirado do congelador no momento da administrao, necessitando ser bem agitado antes que o lquido seja aspirado. QUESTO 36 Que procedimento exige o uso de luvas estreis? (A) Aspirao traqueal (B) Alimentao por sonda (C) Banho no leito (D) Puno venosa QUESTO 37 Na assistncia a pacientes em uso de oxigenoterapia, importante considerar que (A) a mscara facial deve ser de tamanho suficiente para cobrir boca, nariz e olhos. (B) a administrao do gs por mscara facial dispensa umidificao. (C) o cateter nasal deve ser trocado no mnimo uma vez ao dia, alternando-se as narinas. (D) o cateter nasal deve ser de pequeno calibre e introduzido cerca de 3 a 4 cm na narina.

CONCURSO PBLICO EDITAL N 001 /2006

QUESTO 38 No atendimento pr-hospitalar a uma vtima de queimadura trmica, recomenda-se (A) aplicar gelo na pele que sofreu queimadura superficial para deter o processo de destruio. (B) envolver o corpo da vtima com um lenol umedecido em gua fria, antes de transport-la. (C) romper as bolhas com cuidado para no remover a pele que recobre a leso. (D) no aplicar remdios caseiros para aliviar a dor nem remover a roupa aderida leso. QUESTO 39 Entre os cuidados pr-hospitalares que um socorrista pode dispensar a uma pessoa que apresenta dor torcica intensa, antes da chegada do mdico, inclui-se: (A) administrar vasodilatador coronariano de 30 em 30 minutos para prevenir infarto do miocrdio. (B) manter a pessoa em posio confortvel e em repouso absoluto. (C) instalar um acesso venoso perifrico e iniciar a infuso de soro fisiolgico para manter a veia. (D) aplicar compressa fria sobre o trax, trocando-a a cada 15 minutos. QUESTO 40 Um portador de diabetes mellitus que faz uso regular de insulina e apresenta um quadro sbito de sede intensa, poliria, hlito cetnico e dor abdominal deve ser orientado a (A) ingerir 1 a 2 copos de lquidos aucarados ou mastigar uma bala ou doce. (B) fazer uma refeio rpida com alimentos ricos em protenas e carboidratos. (C) suspender a administrao de insulina prescrita pelo mdico at a normalizao dos sintomas. (D) dosar a glicemia e administrar insulina, conforme prescrio mdica. QUESTO 41 O desmaio caracteriza-se pela perda da conscincia de curta durao, que no necessita de manobras especficas para recuperao. O atendimento apropriado a uma vtima de desmaio inclui o seguinte procedimento: (A) administrar um copo de refrigerante ou outro lquido aucarado. (B) colocar um pouco de sal sublingual, segurando a mandbula por uns minutos para total absoro. (C) manter a vtima deitada, com a cabea mais baixa que o corpo e os membros inferiores elevados. (D) manter a vtima deitada com a cabea mais alta que o trax e os membros inferiores mais baixos.

www.pciconcursos.com.br

TCNICO DE ENFERMAGEM INTERVENCIONISTA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOINIA QUESTO 42 As emergncias hipertensivas na gravidez necessitam de atendimento especfico em um servio mdico. No prhospitalar, ao atender uma gestante com presso arterial elevada e edema de membros inferiores, o socorrista deve (A) orientar a paciente para manter repouso em decbito dorsal com membros inferiores elevados para melhorar o retorno venoso; verificar a presso arterial, o pulso e a respirao a cada 30 minutos. (B) orientar a paciente para manter a paciente em repouso, preferencialmente em decbito lateral direito; verificar a presso arterial e as freqncias cardaca e respiratria a cada 60 minutos. (C) tranqilizar a paciente, colocando-a sentada com os membros inferiores pendentes; verificar a presso arterial e as freqncias cardaca e respiratria a cada 15 minutos. (D) orientar a paciente para manter repouso em decbito lateral esquerdo, verificar presso arterial e as freqncias cardaca e respiratria a cada 30 minutos. QUESTO 43 No atendimento pr-hospitalar a uma vtima de ferimento por penetrao de um objeto que transfixou seu corpo, o socorrista deve (A) expor a ferida, aplicar compressa ao redor do objeto para controlar o sangramento e estabilizar o objeto transfixado, sem remov-lo. (B) remover o objeto transfixado com cuidado e aplicar uma compressa sobre a leso para interromper o sangramento. (C) manter o objeto no lugar at cessar o sangramento e, ento, retir-lo com cuidado para no reiniciar o sangramento. (D) aplicar uma compressa ao redor do objeto, fazendo presso firme e, ento, remover o objeto lenta e firmemente, mantendo a presso local. QUESTO 44 Ao aplicar uma atadura para imobilizar um membro ou fixar um curativo, o socorrista deve aplicar a faixa (A) de cima para baixo, apertando o suficiente para no interromper o fluxo arterial. (B) no sentido distal para proximal, apertando o suficiente para interromper o retorno venoso. (C) no sentido distal para proximal e apertar o suficiente para no interromper o pulso distal. (D) de cima para baixo e apertar o suficiente para interromper o retorno venoso.

CONCURSO PBLICO EDITAL N 001 /2006

QUESTO 45 Em relao profundidade da leso provocada, as queimaduras podem ser classificadas em (A) moderadas (2 grau), quando produzem eritema e leve edema local, com pouca ou nenhuma dor. (B) profundas (3 grau), quando atingem todas as camadas da pele, o tecido subcutneo, os msculos e at os ossos. (C) superficiais (1 grau), quando produzem bolhas na pele e so extremamente dolorosas. (D) moderadas (2 grau), quando atingem a pele, o tecido subcutneo, os msculos e os nervos, provocando dor intensa. QUESTO 46 Para imobilizar uma fratura tibial em uma vtima de acidente de trnsito, deve-se observar o seguinte cuidado: (A) aplicar a imobilizao, incluindo as articulaes do tornozelo e joelho. (B) imobilizar o osso fraturado, evitando fixar as articulaes. (C) aplicar a imobilizao, incluindo a articulao do tornozelo e dedos do p. (D) aplicar a imobilizao, incluindo a articulao do joelho. QUESTO 47 Na avaliao da glicemia perifrica de uma vtima de trauma, o mdico deve ser comunicado sempre que os valores encontrados estiverem (A) abaixo de 40 mg/dL e acima de 80 mg/dL. (B) abaixo de 60 mg/dL e acima de 110 mg/dL. (C) abaixo de 100 mg/dL e acima de 180 mg/dL. (D) abaixo de 110 mg/dL e acima de 200 mg/dL. QUESTO 48 Os cuidados necessrios para aferir a presso arterial incluem colocar o manguito do esfigmomanmetro 2 cm acima do cotovelo, posicionando-se a campnula do estetoscpio sobre o pulso da (A) veia baslica. (B) veia ceflica. (C) artria braquial. (D) artria ulnar.

www.pciconcursos.com.br

TCNICO DE ENFERMAGEM INTERVENCIONISTA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOINIA QUESTO 49 Para o uso de antisspticos e desinfetantes, deve-se considerar que (A) o lcool a 70% no pode ser usado em ferimentos e mucosas, devendo ser aplicado como antissptico apenas na pele ntegra. (B) o hipoclorito de sdio indicado como antissptico para metais, que devem ficar imersos na soluo por, no mnimo, 30 minutos. (C) o lcool a 70% age como desinfetante quando colocado sobre matria orgnica, como sangue, pus e fezes, inativando os microorganismos presentes. (D) o hipoclorito de sdio no deve ser usado em presena de matria orgnica como sangue e pus porque pode ser inativado. QUESTO 50 O exame das pupilas de um paciente inconsciente essencial para sua avaliao neurolgica. Para essa avaliao, o socorrista deve considerar que (A) pupilas midriticas so aquelas com dimetro menor que 5 mm. (B) pupilas isocricas so comuns em leses graves de estruturas cerebrais. (C) pupilas anisocricas so aquelas que possuem dimetros iguais. (D) pupilas miticas so aquelas com dimetro menor que o normal. RASCUNHO

CONCURSO PBLICO EDITAL N 001 /2006

www.pciconcursos.com.br

TCNICO DE ENFERMAGEM INTERVENCIONISTA

Das könnte Ihnen auch gefallen