Sie sind auf Seite 1von 41

1 .

A umidade sempre foi uma preocupao para o homem desde o tempo em que habitava as cavernas. O homem primitivo passou a se refugiar em cavernas para proteger das chuvas, animais, frio. Percebeu que a umidade ascendia do solo e penetrava pelas paredes, o que tornava a vida dentro delas insalubre. Esses problemas fizeram com que o homem fosse sempre aprimorando seus mtodos construtivos e isolando a sua habitao. A gua, o calor e a abraso foram e sero os mais ponderveis fatores de desgaste e depreciao das construes a gua em particular, dado o seu extraordinrio poder de penetrao. A umidade ainda um desafio para a construo civil e o homem procura a cada dia combat-la. Sendo assim, a impermeabilizao se faz uma das etapas mais importantes na construo, propiciando conforto aos usurios finais da construo, bem como a eficiente proteo que deve ser oferecida aos diversos elementos de uma obra sujeitas s aes das intempries.


Impermeabilizao na construo civil tem como objetivo impedir a passagem indesejvel de guas, fluidos e vapores, podendo conte-los ou esco-los para fora do local que necessitamos proteger. A importncia da impermeabilizao, alm de permitir a habitabilidade e

funcionalidade da construo civil, relevada no objetivo de proteger a edificao de inmeros problemas patolgicos que podero surgir com infiltrao de gua, integrada ao oxignio e outros componentes agressivos da atmosfera (gases poluentes, chuva cida, oznio), j que uma grande quantidade de materiais constituintes da construo civil sofre um processo de deteriorao e degradao, quando em presena dos meios agressivos da atmosfera. Tem-se verificado com freqncia que a impermeabilizao no analisada com a devida importncia por parte dos engenheiros, construtores, arquitetos, projetistas e impermeabilizadores, tendo como conseqncia infiltrao de gua num primeiro instante, seguido de uma serie de conseqncias patolgicas como corroso de armaduras, eflorescncia, degradao do concreto e argamassa, empolamento e bolhas em tintas, curtos circuitos, etc., gera altos custos de manuteno e recuperao. 0 custo de uma impermeabilizao na construo civil e estimado em 1% a 3% do custo total de uma obra. No entanto, a no funcionalidade da mesma poder gerar custos de reimpermeabilizao da ordem de 5% a 10% do custo da obra envolvendo quebra de pisos cermicos, granitos, argamassas, etc., sem considerar custos de conseqncias patolgicas mais importantes e outros transtornos ocasionados, depreciao de valor patrimonial, etc. Portanto, de suma importncia o estudo adequado da impermeabilizao de

forma a utilizarmos todos os recursos tcnicos que dispomos para executa-la da melhor forma possvel. 2.1 ONDE SE APLICAM ATUALMENTE AS IMPERMEABILIZAES?

Partindo do princpio de que as estruturas nas edificaes devero ser dimensionadas para suportar diversos tipos de movimentos e cargas, inerentes ao meio em que vivemos, e de que este meio sofre mutaes climticas de acordo com a umidade relativa, a temperatura, o vento, a chuva, o calor, faz-se necessrio proteg-las de infiltraes e do calor, para se obter maior vida til dos materiais de construo, do concreto e dos materiais plsticos, dando melhor desempenho e conforto s habitaes. Em virtude deste fato, so inmeros os locais onde se faz necessrio a aplicao de impermeabilizao, tais como: Subsolos Playgrounds Lajes internas de cozinhas, banheiros, reas de servio, varandas, etc. Jardineiras Lajes superiores a pisos das casas de mquinas Lajes permanentes e rodaps de cobertura Caixas dgua e cisternas Piscinas Calhas Banheiras Terraos Marquises box de banheiro que interligam ambientes de temperatura diferentes tabuleiros de viadutos, pontes em reas frias (piso banheiro, cozinha, rea de servio

muros de arrimo coberturas, terraos lajes planas, rampas.

2.2 TECNOLOGIA DA IMPERMEABILIZAO

O desempenho adequado da impermeabilizao obtido com interao de vrios componentes, diretamente relacionados entre si, pois a falha de um deles pode prejudicar o desempenho e durabilidade da impermeabilizao.

Os principais componentes so:

a) Projeto de impermeabilizao O projeto de impermeabilizao deve fazer parte integrante dos projetos de uma edificao, como hidrulica, eltrica, clculo estrutural, arquitetura, paisagismo, formas, etc., pois a impermeabilizao necessita ser estudada e compatibilizada com todos os componentes de uma construo, de forma a no sofrer ou ocasionar interferncias.

b) Qualidade de materiais e sistema de impermeabilizao Existem no Brasil diversos produtos impermeabilizantes, de qualidade e desempenho variveis, de diversas origens e mtodos de aplicao, normalizados ou no), que devero ter suas caractersticas profundamente estudadas para se escolher um adequado sistema de impermeabilizao. Como exemplo, existem produtos cancergenos utilizados em impermeabilizao de reservatrios, produtos que sofrem degradao qumica do meio a que esto expostos,

produtos de baixa resistncia a gua, baixa resistncia a cargas atuantes, no suportam baixas ou altas temperaturas, dificuldade ou impossibilidade de aplicao em determinados locais ou situaes, baixa resistncia mecnica, etc. Deve-se sempre procurar conhecer todos os parmetros tcnicos e esforos mecnicos envolvidos para a escolha adequada do sistema impermeabilizante.

c) Qualidade da execuo da impermeabilizao Por melhor que seja o material ou o sistema de impermeabilizao, de nada adianta se o mesmo e aplicado por pessoa no habilitada na execuo da impermeabilizao. Deve-se sempre recorrer a equipes especializadas na aplicao dos materiais impermeabilizantes. A mesma devera ter conhecimento do projeto de impermeabilizao; ser recomendado pelo fabricante do material; que possua equipe tcnica e suporte financeiro compatvel com o porte da obra; que oferea garantia dos servios executados, etc.

d) Qualidade da construo da edificao A impermeabilizao deve sempre ser executada sobre um substrato adequado, de forma a no sofrer interferncias que comprometam seu desempenho, tais como: regularizao mal executada, fissurao do substrato, utilizao de materiais inadequados na rea impermeabilizada, (como tijolos furados, enchimentos corn entulho, passagem inadequada de tubulaes eltricas e hidrulicas), falhas de concretagem, cobrimento de armadura insuficiente, sujeira, resduos de desmoldantes, ralos e tubulaes mal chumbados, detalhes construtivos que dificultam a impermeabilizao. etc.

e) Fiscalizao 0 rigoroso controle da execuo da impermeabilizao e fundamental para seu desempenho, devendo esta fiscalizao devendo ser feita no somente pela empresa aplicadora, mas tambm responsvel pela obra. Deve-se sempre obedecer o detalhamento do projeto de impermeabilizao e estudar os possveis problemas durante o transcorrer da obra, verificando se a preparao da estrutura para receber a impermeabilizao est sendo bem executada, se o material aplicado est dentro das especificaes no que tange a qualidade, caractersticas tcnicas, espessura, consumo, tempo de secagem, sobreposio, arremates, testes de estanqueidade, mtodo de aplicao, etc.

f)

Preservao da impermeabilizao

Deve-se impedir que a impermeabilizao aplicada seja danificada por terceiros, ainda que involuntariamente, por ocasio da colocao de pregos, luminrias, pra-raios, antenas coletivas, play-ground, pisos e revestimentos, etc. Considerar, como precauo, a possibilidade de ocorrncia de tais problemas quando da execuo do projeto. Caso isto no seja possvel, providenciar a compatibilizao em poca oportuna, evitando escolher as solues paliativas.

De todos os aspectos que envolvem a impermeabilizao, a ausncia de projetos especficos parece ser a raiz principal do problema.

A impermeabilizao ocupa um espao importante na medida em que influi e altera uma estrutura, um gabarito de obra, um projeto eltrico e hidrulico, ou seja, interfere em todas as fases da obra. O projeto de impermeabilizao dever ser desenvolvido conjuntamente com o com o projeto geral e os projetos setoriais de modo a serem previstas as correspondentes especificaes em termos de dimenses, cargas e detalhes. Porm a realidade bem diferente. Na maioria dos casos, inexiste o projeto de impermeabilizao, e a firma impermeabilizadora chamada quando o edifcio j est quase concludo; em geral no foram previstos os caimentos, protees, rebaixos e outros detalhes, fundamentais para o bom funcionamento da impermeabilizao. Por vezes no foi sequer prevista, no clculo da laje a sobrecarga, geralmente significativa , provenientes dos enchimentos e protees necessrios. A falta de um projeto especfico de impermeabilizao, especificando os detalhes necessrios, que tenha sido desenvolvido de maneira coordenada com o projeto do edifcio, prevendo-se as interaes com a estrutura, instalaes, etc., implica uma srie de improvisaes na obra, que alm de bastante onerosa leva geralmente a solues que no so satisfatrias. Alm disso, a falta de uma especificao clara e precisa dos materiais e servios leva a uma srie de problemas na contratao e na definio das responsabilidades das diversas partes envolvidas (projetistas, etc.). executor Os da obra, de um executor projeto da de impermeabilizao, outros empreiteiros, custos

impermeabilizao so inmeras vezes menores que os custos decorrentes de eventuais desperdcios, reparos, danos a diversas partes da construo etc. , que podem ser ocasionados por falta desse mesmo projeto.

3.1 VANTAGENS DO PROJETO DE IMPERMEABILIZAO

- Unificao dos oramentos; Facilidade durante a fiscalizao;

Antecipao dos possveis problemas que possam vir a ocorrer durante a execuo da impermeabilizao Definio de etapas de execuo de servios; Preveno dos possveis problemas patolgicos ou escolha do sistema de impermeabilizao inadequada; Compatibilidade entre todos os projetos inerentes de uma obra (estrutura, arquitetura, hidrulica e eltrica, paisagismo, etc.)

3.2 PROJETO DE IMPERMEABILIZAO

0 projeto de impermeabilizao tem como funo elaborar, analisar, planificar, detalhar, descriminar e adotar todas as metodologias adequadas visando o bom comportamento da impermeabilizao, compatibilizando os possveis sistemas impermeabilizantes a serem adotados com a concepo da edificao. Elaborao de Projeto de Impermeabilizao Condies gerais: Segundo a norma NBR9574 Execuo de impermeabilizao- o executante da impermeabilizao deve receber uma srie de documentos tcnicos para possibilitar a execuo da impermeabilizao:

a) Memorial descritivo e justificativo b) Desenhos e detalhes especficos c) Especificaes dos materiais a serem empregados e dos servios a serem executados d) Planilha de quantidade de servios a serem realizados e) Estimativa de custos dos servios a serem realizados f) Indicao da forma de medio dos servios a serem realizados

A fim de se ter um bom resultado os elementos bsicos que deve conter um projeto de impermeabilizao so: a) A soluo de todos os problemas de impermeabilizao possveis; b) Os materiais que sero utilizados em cada caso; c) A tcnica de aplicao desses materiais, em cada local; d) Os servios complementares impermeabilizao. Condies Especificas a) Tipo de estrutura e estdio de clculo Devemos conhecer o tipo de estrutura a ser impermeabiliza da, como por exemplo, estrutura, (laje ou estrutura de concreto armado, laje mista, laje nervurada, prmoldada), alvenaria auto-portante, protendida, etc., pois estas variveis interferem na escolha do sistema impermeabilizante.

a.l) Finalidade da estrutura A utilizao da estrutura deve ser do conhecimento do projetista de impermeabilizao, tanto para prever as cargas atuantes, como para dimensionar a exigncia de desempenho da impermeabilizao. Exemplo: laje como transito pesado, laje

sem transito pesado, laje abobada, tanque de efluentes, cozinhas industriais, etc.

a.2) Deformaes previstas na estrutura As cargas atuantes e o tipo de estrutura poder indicar uma deformao que poder exigir maior elasticidade, flexibilidade, resistncia a fadiga do sistema impermeabilizante, levando-os a indicar um produto de melhores caractersticas para obter um desempenho adequado.

a. 3.) Posicionamento de juntas O posicionamento de juntas pode interferir em uma maior ou menor dificuldade na execuo da impermeabilizao e seus arremates. Como exemplo deve-se evitar a passagem de uma junta de dilatao por dentro de uma piscina engastada na laje; juntas perimetrais ao corpo do prdio dificultando o arremate da impermeabilizao nos pilares, paredes, etc. Deve-se tambm prever juntas em nmero suficiente para evitar fissurao da estrutura, sob o risco de romper a impermeabilizao. b) Condies externas estruturas b.1) Solicitao imposta as estruturas pela gua gua sobre presso unilateral gua sob presso bilateral gua de percolao umidade do solo

b.2) Solicitaes impostas a impermeabilizao -cargas estticas peso da proteo e cargas estticas (jardins, etc.) -cargas dinmicas passagem de veculos, etc. - gua sob presso, tendendo a comprimir a impermeabilizao contra a estrutura (reservatrio, piscinas). - gua sob presso tendendo a destacar a impermeabilizao da estrutura, subsolo com lenol fretico com a aplicao da impermeabilizao pelo lado interno. - Variao de temperatura - Choque - Abraso - Trnsito - Vibraes - Agressividade do meio, como por exemplo, tanques de rejeitos industriais, etc. c) Detalhes construtivos O sucesso de uma impermeabilizao depende tambm de uma srie de detalhes, que garanta a estanqueidade dos pontos crticos, singularidades, etc.. A maior parte dos problemas de impermeabilizao se d nas bordas, encontros com ralos, juntas, mudanas, de planos, tubulaes que atravessam a cobertura, rodaps, etc.. Para um bom desempenho de todo o sistema, preciso estar atento aos detalhes. Alguns procedimento bsicos so: camada de regularizao, caimento mnimo de 1% e cantos e arestas arredondados, para evitar danos s mantas, preocupao com a isolao trmica e mecnica. A simples fissura causada pelo movimento de uma laje, por exemplo, pode pr a perder todo o trabalho executado se o material e o sistema de impermeabilizao no tiverem sidos projetados para aquela situao. Por esta razo merecem especial ateno, seja na fase do projeto, quanto na de

execuo, os detalhes da impermeabilizao.

d) Projetos interferentes com a impermeabilizao, onde so sitadas algumas interferncias de projetos com a impermeabilizao que devero ser estudados separadamente.

d.1) Projeto Estrutural - Dependendo do projeto estrutural podemos ter estruturas com maior trabalho, deformaes e movimentaes que podem indicar uma impermeabilizao de melhor desempenho para suportar os efeitos mecnicos.

d.2) Projeto Hidrulico - Tubulaes de gua quente devero ser isoladas termicamente e embutidas em outro tubo para o adequado arremate da impermeabilizao; - Prever ralos em nmero suficiente para permitir o fcil e rpido escoamento d gua; A instalao dos ralos deve sempre estar afastada no mnimo 50 cm das Havendo tubulaes passando horizontalmente nas lajes, prever sua paredes ou outros parmetros verticais; execuo a uma altura suficiente para permitir a aplicao das regularizao, impermeabilizao e proteo sob as mesmas; Evitar a passagem de tubulaes verticais ou horizontais junto parede, que dificultam a execuo da impermeabilizao;

d.3) Projeto Eltrico

- Todas as instalaes devem ser embutidas nas estruturas ou pelo lado interno; - As caixas de passagem e inspeo devero ser previstas em cotas acima da altura de arremate da impermeabilizao

d.4) Projeto de Drenagem - Os projetos de drenagem em jardineiras ou em lajes de subsolo devero ser dimensionados e compatibilizados com a impermeabilizao.

d.5) Projeto de Acabamento Os projetos de detalhamento e acabamento devero ser estudados prevendo a execuo da impermeabilizao, tais como: - no pode ser previsto concreto aparente a partir do piso acabado (pilaretes, muros) pois so necessrios arremates nas verticais da impermeabilizao; box do banheiro: a impermeabilizao dever subir no mnimo 1.0 m nas paredes do box do banheiro para evitar a penetrao da gua pelas alvenarias.

d.6) Projeto de isolao trmica, de isolao acstica, de barreiras de vapor, projetos especiais

Condies econmicas A especificao de um sistema de impermeabilizao deve ser analisado tambm dentro dos seguintes fatores:

custos dos materiais e mo-de-obra ; durabilidade prevista para a impermeabilizao; riscos e segurana patrimonial;

- valor disponvel para execuo da impermeabilizao compatvel com o tipo de obra; possibilidade de manuteno e conservao

3.3. CUIDADOS IMPORTANTES Antes da aplicao da impermeabilizao em qualquer sistema, devem ter sido anteriormente executados a regularizao da superfcie e o tratamento de todos os detalhes, j mencionados. Para receber a impermeabilizao, as superfcies devem estar limpas, lisas,

secas e isentas de poeira, graxas, leos, alm de estarem livres de qualquer irregularidade. As trincas e fissuras devem ser tratadas de forma compatvel com o sistema de impermeabilizao. Deve ser vedado o trnsito de pessoal, material e equipamento estranhos ao

processo de impermeabilizao durante sua execuo. No se deve pisar sobre as camadas at a secagem completa das mesmas e, quando secas, deve-se evitar o trnsito durante as horas de sol quente. A eficincia e durabilidade dos sistemas impermeveis dependem, como

qualquer outro revestimento, da base de aplicao. Argamassas de regularizao com trao fraco ou feitas com agregados que contenham materiais orgnicos, tendem a deteriorar-se como tempo, soltando a impermeabilizao e provocando vazamentos.

Deve-se evitar o uso de materiais argilosos como o saibro nas argamassas de regularizao que serviro de base para sistemas mais sofisticados. As regularizaes devem ser com argamassa no trao 1:3 de cimento e areia e trincas de evaporao da gua e retrao do cimento.

lavada, aditivada com cola - apropriada - para garantir a aderncia e auxiliar na preveno das fissuras Antes de aplicar os materiais impermeabilizantes, verifique se a regularizao est bem aderida ao substrato em todos os pontos, fazendo as correes quando necessrio. Em caso de vazamentos, evite fazer reparos definitivos, por onde a gua sai. Ao encontrar resistncia, a gua ir procurar novos caminhos, causando maiores danos. Faa os reparos de emergncia com produtos de pega rpida conforme o caso, e o reparo definitivo no menor tempo possvel.

As meias-canas ou chanfros, em reservatrios, piscinas e encontro de lajes com paredes, tem a finalidade de proteger os vrtices contra a presso da gua nestes locais, considerados crticos, e permitir um melhor controle da aplicao dos materiais impermeabilizantes evitando acmulos e formao de vincos. Trincas e fissuras no concreto e/ou regularizao devem ser tratadas com materiais apropriados antes da aplicao do impermeabilizante. Trincas no tratadas rompem a pelcula ao se movimentarem ou cortam a impermeabilizao se esta for flexvel. Ao tratar as superfcies com materiais impermeabilizantes elsticos, sejam acrlicos, betuminosos, pr-moldados ou moldados "in loco", no recomendado aplicar acabamentos finais como massas niveladoras, pinturas, assentamento de pisos ou azulejos por exemplo, diretamente sobre a superfcie impermeabilizada. Devido s variaes trmicas, o grau de plasticidade do produto empregado poder variar de acordo com suas caractersticas, e o revestimento aplicado poder vir a soltar-se. Utilize sempre o chapisco e a argamassa de proteo mecnica sobre a impermeabilizao como base para o acabamento.

O perodo de testes de 72 horas de fundamental importncia em se tratando de

impermeabilizao. Recomenda-se ser efetuada uma prova de carga com lmina dgua, para verificao da aplicao mais fcil detectar e corrigir problemas, antes da aplicao de revestimentos sobre a camada impermevel

4.1. PROTEO TRMICA O planejamento do isolamento trmico a ser utilizado aps a execuo da impermeabilizao constitui uma etapa importante na construo, visto que ela atende a trs funes bsicas: o conforto, a economia de energia, e estabilidade da estrutura, com conseqente aumento da vida til dos componentes da edificao, ampliando sensivelmente a durabilidade da impermeabilizao. A economia de energia d-se em funo da diminuio ou at eliminao da necessidade de meios mecnicos de refrigerao ou aquecimentos necessrios garantia das condies de conforto nos ambientes. A estabilizao da estrutura muito importante, pois a movimentao trmica excessiva da estrutura pode trazer, alm de outros problemas, o comprometimento da impermeabilizao da cobertura. . Os materiais mais freqentes usados como isolante trmico so fibra de madeira, cortia, l de vidro, espuma rgida de poliuretano, concreto cecular, dentre outros. Os isolantes trmicos apresentados sob a forma de placas so em geral colados com emulso asfltica. A camada do isolamento trmico deve ser colocada sobre a impermeabilizao e essa disposio apresenta as seguintes vantagens:

possibilita um controle da impermeabilizao, pois no caso de falha na

impermeabilizao, fica mais fcil desta falha ser localizada, pois o isolamento trmico no ficar encharcado; protege a impermeabilizao termicamente, o que contribui sensivelmente para o aumento da sua durabilidade.

4.2 PROTEO MECNICA

A proteo uma camada sobrejacente impermeabilizao, com a finalidade de proteg-la da ao de agentes atmosfricos e mecnicos. A maioria das impermeabilizaes, de cor negra, no pode ficar expostas aos raios solares, pois nesta situao chega a atingir temperaturas muito elevadas, devido ao efeito da radiao. Alm disso, muitos materiais utilizados em impermeabilizao e em isolamento trmico so rapidamente degradados pela ao da luz solar. Alm dos esforos vindos do trnsito, devem ser consideradas as aes dos ventos, tais como efeito da suco, que pode agir sobre o isolamento trmico ou sobre a impermeabilizao. Tipos de proteo: Os tipos de proteo podem ser : 1. Pinturas refletivas so protees somente contra a radiao solar, sendo utilizados apenas em situao em que a proteo mecnica possa ser dispensada, como em coberturas inacessveis, ou onde haja trnsito ocasional de manuteno, por exemplo.

As pinturas refletivas so aplicadas sobre as mantas ou membranas, e geralmente so utilizadas base de alumnio. 2. Proteo mecnica simples constitui-se o piso final, sendo utilizadas em reas acessveis, podendo ser constitudas de argamassa, concreto armado ou piso (cermica, pedra natural). 3. Proteo mecnica do tipo material solto constitui na colocao de materiais granulares soltos (brita, argila expandida), podendo ser utilizada em cobertura inacessveis e de pequena inclinao. 4. Proteo mecnica do tipo sombreamento utilizada em coberturas acessveis aos pedestres, constituda de placas, sobre pilaretes, de forma a obter colcho de ar entre as placas e cobertura. Trata-se tambm de um isolamento trmico. A proteo mecnica no aplicada diretamente sobre a impermeabilizao. Inicialmente sobre a impermeabilizao aplica-se uma camada separadora (feltro asfltico, papel kraft). Antes da execuo da proteo mecnica ou piso acabado definitivo, recomenda-se uma proteo primria com argamassa, funcionando como uma proteo provisria, evitando danos devido ao trnsito de terceiros e s tarefas de execuo da impermeabilizao final. Em coberturas acessveis a veculos, esta camada substituda por uma camada de emulso asfltica e areia, conhecida como camada de anti-proteo.

A norma NBR8083 define um sistema de impermeabilizao como Conjunto de materiais que uma vez aplicados, conferem impermeabilidade s construes. Os sistemas de impermeabilizao existentes no mercado brasileiro so classificados de acordo com suas diferenas de concepo, princpio de funcionamento, materiais, no mercado. tcnicas de aplicao. Essas variaes servem de base para diversas classificaes, que podem auxiliar na compreenso e comparao dos sistemas disponveis

5.1 CLASSIFICAO DOS SISTEMAS

5.1.1 Classificao quanto solicitao imposta pela gua Os sistemas podem ser classificados quanto solicitao imposta pela gua: gua sob presso, gua de percolao e umidade do solo. Contra gua sob presso : contra a gua que est confinada ou no, exercendo presso hidrosttica superior a 0.10m; Contra gua de percolao

Contra a gua que atua sobre superfcies, no exercendo presso hidrosttica superior a 0.10m, ou seja, aquela que, obedecendo a lei da gravidade, escorre sobre as superfcies em direo determinada ; Contra a umidade do solo: Contra a gua existente no solo, aderida ao mesmo e adsorvida pelas partculas deste, podendo agir por contato lateral ou subpresso capilar nos materiais empregados na construo.

5.1.2 Classificao quanto exigncia de proteo Os sistemas de impermeabilizao tambm podem ser classificados quanto sua exigncia de proteo.: Dispensam proteo: So aqueles em que o prprio material

impermeabilizante utilizado em todas as camadas ou pelo menos nas mais externas resistente s intempries e de cor clara, podendo ser usado sem proteo mecnica ou solar. So sistemas concebidos para ficarem expostos, atendendo a exigncias estticas e de leveza. Autoprotegidos: dispensa a proteo mecnica.. Que podem ser utilizados com pintura refletiva: So sistemas em que o So sistemas pr - fabricados cujas mantas recebem na

fbrica um revestimento refletivo (folha de alumnio, acabamento plstico de cor clara) que

material impermeabilizante de cor escura no resistente ao intemperismo, exigindo proteo solar e a proteo mecnica pode ser dispensada. Que exigem proteo mecnica: So sistemas que no dispensam a

proteo mecnica, mesmo que a cobertura seja inacessvel, uma vez que uma simples

proteo solar no seria suficiente para uma durabilidade satisfatria. 5.1.3 Classificao quanto ao material Os sistemas de impermeabilizao podem ser classificados segundo o material: base de materiais asflticos: Podendo ser asfaltos e asfaltos modificados

com polmeros sintticos base de polmeros sintticos: Podendo ser elastmeros, termoplsticos,

termofixos, mistura de termoplsticos e elastmeros.

5.1.4 Classificao quanto flexibilidade

Rgido Dentro desse sistema encontram-se as argamassas e concretos impermeveis, os cimentos, e os cimentos cristalizantes . Argamassa impermevel o sistema de impermeabilizao que aplicado em superfcie de alvenaria ou concreto, constitudo de areia, cimento, aditivo impermeabilizante e gua, formando uma pasta que endurecida apresenta propriedades impermeabilizantes. Campo de aplicao: utilizado em pisos, baldrames, caixas dgua, em

coberturas planas como marquises, etc.

Concreto impermevel o sistema de impermeabilizao constituda por agregados, cimento e gua com adio de aditivos. gua, etc. Cimento polimrico a mistura de cimentos especiais e aditivos minerais, ofderecendo a caracterstica de uma boa resistncia mecnica e perfeita aderncia, acompanhando algumas movimentaes estruturais. Campo de aplicao: utilizado mais freqentemente em obras enterradas, tais como galerias, sub-solos, muros de arrimo, tneis e estaes de metr, reservatrios de

Flexvel Esses materiais so conhecidos tambm como elsticos, constitudos de materiais asflticos ou polmeros sintticos ; so indicados para a cobertura de concreto e devem acompanhar os movimentos normais que lhe so impostos, sem perder a continuidade pelo surgimento de fissuras, ranhuras, rompimentos ou outras falhas. Fazem parte desse sistema as membranas e mantas.

5.1.5 Classificao quanto ao mtodo de execuo Podem ser : pr fabricados ou moldados no local, sendo que existem materiais auxiliares, sob forma de telas, tecidos, filmes ou feltros, que so utilizados em alguns sistemas de impermeabilizao, tanto pr-fabricados como moldados no local. que venham a solicitar a manta ou a membrana impermevel, escorrimento do material e garantir a homogeneidade da espessura. conhecidos como armaduras, reforos, estruturaes ou armaes. Eles so inseridos dentro dos materiais impermeveis e tm funo de resistir aos esforos de trao alm de evitar o Esses materiais so

Pr fabricados Os sistemas pr fabricados so constitudos de mantas que, estendidas e unidas na obra, formam a impermeabilizao. Mantas polimricas sintticas (manta elastomrica Butil e EPDM) Manta asfltica Manta termoplstica (PVC)

Mantas sintticas : So de dos tipos: butil e EPDM, com espessura mnima de 0,8 mm com a utilizao de bero amortecedor ou acima de 1,0 mm sem utilizao de bero amortecedor. Trata-se de um sistema no armado, onde a manta aplicada sobre um bero de amortecimento, que pode ser um bero a quente, composto de cimento asfltico com aditivos elastomricos, ou um bero a frio, constitudo de emulso asfltica e borracha moda. A manta sinttica butlica exige proteo mecnica, sendo fundamental que exista uma camada de amortecimento entre a manta e a proteo mecnica, podendo ser uma camada de papel kraft ou feltro asfltico. Campo de aplicao: se aplica em impermeabilizaes em geral,

especialmente em coberturas pr-moldadas, lajes mistas, estruturas fissurveis, calhas, baldrames, etc.

Mantas termoplsticas: So do tipo PVC, com espessura mnima de 1.0 mm. A manta de PVC aplicada no sistema flutuante, sendo colada com o adesivo de contato, s superfcies verticais e prximo aos ralos.

Essa manta exige proteo mecnica, sendo recomendvel uma verificao da existncia de poros, atravs de prova de carga (lmina dgua por pelo menos 72 horas). Deve ser aplicada uma camada de amortecimento entre a manta e a proteo mecnica, podendo ser uma camada emulso asfltica ou feltro asfltico. Campo de aplicao : so utilizadas na impermeabilizao de coberturas,

terraos transitveis, jardineiras, galerias sanitrias, reservatrios dgua, etc.

Mantas asflticas: As mantas asflticas so normalmente estruturadas com no tecido de polister (que j um material impermevel), vu de fibra de vidro ou polietileno e so industrializadas com asfalto oxidado ou modificadas com polmeros. A alma de polietileno (de 0.1 mm) no considerada somente como uma armadura, pois propicia a emendas das mantas por fuso do asfalto. Essas mantas proporcionam uma impermeabilizao de espessura e desempenho comparveis (s vezes at mesmo superiores) ao sistema moldado no local com feltro asfltico e asfalto, com economia de mo-de-obra e tempo, e a custo menor que as manta sintticas. Estas mantas possuem com acabamento polietileno/polietileno, areia/polietileno, alumnio/polietileno ou grnulos minerais/polietileno. As duas ltimas so para ficarem expostas s intempries, pois j possuem como acabamento um elemento protetor, no caso os grnulos minerais de vrias cores ou a folha de alumnio que reflete os raios solares. Campos de aplicao: o sistema de manta de asfalto utilizado na

impermeabilizao de coberturas, subsolos, jardins, reservatrios, canais de irrigao.

Moldados no local membranas

Membrana o conjunto impermeabilizante, moldado no local, com ou sem armadura. Membranas asflticas Feltro asfltico e asfalto Emulso asfltica e vu de fibra de vidro Membranas asflticas (asfalto elastomrico em soluo)

Membranas polimricas sintticas Elastmeros em soluo (Neoprene, Hypalon) Membranas termoplsticas (acrlicas) Membranas polimricas sintticas

Membranas asflticas: Essas membranas podem ser aplicadas a frio ou a quente. Na aplicao das membranas a frio, tem-se as emulses e solues asflticas e os asfaltos elastomricos. Nas membranas asflticas aplicadas a quente pode ser utilizado o asfalto oxidado e o asfalto modificado. Devido alta tecnologia desenvolvida na indstria de impermeabilizao, atualmente muitos asfaltos so modificados com adio de polmeros, aumentando o ponto de amolecimento, diminuindo a penetrao, aumentando a resistncia fadiga mecnica, aumentando a resistncia ao escorrimento e adquirindo flexibilidade a baixas temperaturas. Como principais armaduras podemos incluir a tela de polister termo estabilizada, o vu de fibra de vidro, o no tecido de polister, entre outros. Membranas sintticas: Nas membranas sintticas, temos as solues elastomricas, com a utilizao de materiais mais comumentes chamados de neoprene; as emulses termoplsticas que so base de polmeros acrlicos emulsionados; as solues e emulses polimricas.

Asfalto Oxidado: um betume

asfaltico

cujas

caractersticas

foram

modificadas pelas passagem de ar aquecido a- 2000C atravs de sua massa aquecida. Este tratamento produz alteraes em suas propriedades, principalmente quanto a diminuio de suscetibilidade trmica, isto e, da tendncia a modificar a sua consistncia pelo efeito da temperatura. 0s asfaltos oxidados no so elsticos, apenas possuern plasticidade. Deformam em torno de 10% (sem modificao com leos ou polmeros), so quebradios em baixa .temperatura ,possuindo baixa resistncia a fadiga. Quando a reao de oxidao ocorre na presena de agentes catalisadores, o processo de oxidao chamado de oxidao catalstica. Permite a adio de polmeros elastomricos para melhoria de sua flexibilidade.
-

Asfalto Modificado com Polmeros : sua modificao com polmeros tem como

objetivo incorporar melhores caractersticas fsico-qumicas ao asfalto. As principais caractersticas do asfalto polimrico so: - melhor resistncia as tenses mecnicas; - reduo da termo - sensibilidade; -maior coeso entre partculas; -excelente elasticidade/plasticidade; -sensvel melhora resistncia fadiga; -sensvel melhora da resistncia ao envelhecimento -dependendo dos polmeros utilizados, permitem que o asfalto resista aos raios ultra-violeta do sol. O asfalto modificado pode ser aplicado a quente ou a frio (em emulso ou soluo), mas sua maior aplicao feita na industrializao de mantas asflticas polimricas com armaduras. - Emulso asfltica: um impermeabilizante produzido atravs da emulsificao do asfalto em gua atravs de um agente emulsificador,. A combinao com cargas minerais melhora sua resistncia ao escorrimento em temperaturas mais elevadas. Apresenta baixa flexibilidade, resistncia a fadiga e durabilidade, restringindo sua utilizao em situaes de

menor exigncia de desempenho. - Soluo asfltica: produzida principalmente a partir da solubilizao do asfalto oxidado cm solvente apropriado, de forma a permitir a sua aplicao a frio. Aps a evaporao do solvente, adquire as propriedades do asfalto antes da solubilizao. Seu principal uso e como primer para a a utilizao de impermeabilizantes a base de asfalto oxidado e mantas asfalticas - Emulso polimrica:. produzida a partir da emulsificao de polmeros termoplsticos e sintticos. As emulses acrlicas bem formuladas tem boa resistncia aos raios ultravioleta do sol, permitindo sua aplicao em impermeabilizaes expostas. Possui absoro dgua relativamente elevada, devendo, portanto, ser aplicada em lajes com inclinao. No devem ser usados em lajes com proteo mecnica ou com exigncias de desempenho, medias elevadas, restringindo sua aplicao em lajes expostas, com acesso para uma peridica conservao ou manuteno. importante escolher boas emulses acrlicas, pois em nosso mercado existem algumas de formulaco sofrvel. As emulses acrlicas, tambm, so utilizadas em formulao apropriada, como pintura refletiva de impermeabilizao, como mantas pr -fabricadas, etc.
-

Membrana de elastmero (polmeros) : aplicao de varias demos de soluo

polimrica, com a utilizao de, pelo menos, uma armadura de tola de nylon ou poliester.
-

Membranas termoplsticas: aplicao de varias demos de emulso Ex.: membrana de emulso acrlica

termoplstica intercalada com, pelo menos, uma tola de nylon ou poliester.

5.2 TABELA COMPARATIVA DE SISTEMAS MANTAS


espessura constante

MEMBRANAS
variao de espessura, podendo comprometer a eficincia da impermeabilizao

adequa-se melhor ao cronogra ma de obras, gerando

dificuldad e na adaptao ao cronogra ma de

5.3 MATERIAIS IMPERMEABILIZANTES Os sistemas de impermeabilizao so obtidos atravs da combinao de diversos materiais classificados como: bsicos, elaborados, pr-fabricados ou auxiliares. materiais bsicos, atravs de processos industriais, Os do origem aos materiais pr-

fabricados e elaborados: asfaltos e polmeros sintticos e aditivos impermeabilizantes (que do origem a produtos elaborados utilizados em impermeabilizaes rgidas). Os materiais elaborados so obtidos a partir dos materiais bsicos atravs de combinaes entre si ou com solventes, gua, cargas e agente emulsionante. Podem ser utilizados de trs formas: como matria-prima para a obteno de asfalto modificado com polmeros utilizados na fabricao de emulso asfltica; como produto impermeabilizante final, que d origem impermeabilizao moldada no local; e como matria-prima para a obteno de material pr-fabricado. Os materiais pr-fabricados so os produtos finais, e em sua composio encontram-se os materiais bsicos, elaborados ou auxiliares.

Materiais bsicos Asfaltos de destilao direta Polmeros sintticos Termoplsticos Termofixos Elastmeros

Materiais elaborados Asflticos Asfaltos oxidados Asfaltos oxidados catalticos Asfaltos modificados com polmeros sintticos Emulses asflticas Emulses asflticas com cargas Emulses asflticas com fibras de amianto Emulses asflticas modificadas com polmeros

Solues asflticas Solues asflticas com cargas

Materiais polimricos sintticos Solues elastomricas (neoprene, hipalon e outros) Emulses termoplsticas (acrlica) Solues polimricas Emulses polimricas

Materiais pr-fabricados Mantas de asfalto Mantas polimricas sintticas Mantas elastomricas (butil e EPDM) Mantas termoplsticas (PVC)

Materiais auxiliares Armaduras no tecidas Orgnicas De origem natural (feltro asfltico) Sintticas (mantas no tecidas de polister, filme de polietileno) Vu de fibra de vidro

Inorgnicas

Armaduras tecidas Orgnicas De origem natural (tecido de juta) Sinttico (tecido de nylon ou polister)

Inorgnicas

Tecido de fibra de vidro

Produtos para vedao de juntas Mstiques Mata-juntas

Materiais complementares Materiais de imprimao Adesivos Catalisadores Fitas para emendas de mantas Pinturas refletivas

O setor de construo civil se ressente cada vez mais da ausncia de informao com relao impermeabilizao. Pode-se dizer que a impermeabilizao dentro da construo civil um servio especializado. Alguns fatores justificam, at certo ponto, a especializao, tais como: um setor que exige uma razovel experincia, nos quais os detalhes assumem um papel importante e onde a mnima falha, mesmo que localizada, pode comprometer todo o servio; alm disto, a necessidade de acompanhamento da rpida evoluo dos materiais e sistemas propicia o surgimento de projetistas especializados. Da mesma forma, a exigncia de acompanhamento das tcnicas em constante renovao e a necessidade de uma mo- de- obra bastante treinada levam especializao de firmas executoras, conhecidas como aplicadoras dos sistemas de impermeabilizao. Falta de profissionais - Todo engenheiro ou arquiteto deveria ser capaz de especificar sistemas, selecionar materiais, contratar firmas aplicadoras e fiscalizar a execuo dos servios, deveria tambm conhecer as interaes da impermeabilizao com as demais partes do edifcio, de forma a prever os detalhes necessrios, na fase de projeto. Entretanto a quase totalidade dos profissionais enfrenta grandes dificuldades, quando se depara com as atividades citadas. A deficincia comea nas escolas, nas quais muito pouco, ou em algumas vezes nada informado a respeito da tecnologia de impermeabilizao.

Falta de informao - A desinformao a respeito das tcnicas e materiais de impermeabilizao, aprofundada pelo grande dinamismo do setor (um grande nmero de novos materiais lanado a cada ano), responsvel por diversos problemas , que acabam muitas vezes gerando insucesso de impermeabilizao.

No Brasil existe uma boa tecnologia de impermeabilizao, bons materiais, bons aplicadores e as reclamaes acontecem muito mais em funo do despreparo dos engenheiros e arquitetos, que no esto sabendo escolher os bons servios e os bons profissionais. No meio disso tudo, tambm existem os maus aplicadores com bons materiais, os bons aplicadores com material indevido e toda uma gama de situaes infelizes que contribuem para o insucesso. Falta de normalizao Muitos dos sistemas encontrados em mercado no so ainda abrangidos pela normalizao brasileira. O meio tcnico fica sem parmetros para avaliar os novos sistemas, o que diferencia, no mercado, os produtos de grande potencial e outros, sem qualquer consistncia tcnica. Os problemas de impermeabilizao esto ligados tambm prpria evoluo dos projetos e ao desenvolvimento da construo civil e arquitetura no pas. certo de que cada vez mais reas tendem a receber a impermeabilizao. A impermeabilizao no pas tomou um grande impulso a partir de 1975 com a construo do metr em So Paulo, que investiu muito em pesquisas e ensaios dos materiais, gerando tambm um grande nmero de normas.

7. AS FALHAS MAIS COMUNS

Os problemas mais freqentes que resultam no insucesso da impermeabilizao tm origem nas falhas de execuo que, na maioria das vezes, esto relacionadas umidade, descolamento, fissurao e na instalao. No Brasil, existe a opinio generalizada de que a maior parte das falhas de impermeabilizao ocorre em detalhes, particularmente em ralos e rodaps. Por isso, importante a fiscalizao da impermeabilizao por parte das construtoras e empreiteiras que subcontratam os servios de empresas especializadas. Um primeiro passo o perfeito conhecimento das normas tcnicas existentes. algumas dicas bsicas para a fiscalizao da impermeabilizao. Conhea

Falhas bsicas ausncia de projeto escolha inadequada de materiais ou sistemas dimensionamento detalhes

Falhas de detalhes juntas no execuo de rodap de impermeabilizao 20 cm acima do piso acabado no considerao da argamassa de regularizao para a previso da cota de passagem de gua por vigas invertidas falta de proteo da base de platibandas, impermeabilizao falta de proteo mecnica erros de projeo em outras partes do edifcio como rede pluvial mal projetada ou executada, falta de desnvel na soleira e outros que causam infiltraes, reputadas depois impermeabilizao permitindo a infiltrao sob a

Falhas na qualidade dos materiais materiais no normalizados com propriedades inadequadas utilizao materiais adulterados: ausncia de controle de qualidade adulterao por parte do fornecedor ou do aplicador

Falhas na execuo falta de argamassa de regularizao que ocasiona a perfurao da impermeabilizao no arredondamento dos cantos e arestas execuo da impermeabilizao sobre base mida que compromete a aderncia, gerando bolhas que podero ocasionar deslocamentos e rupturas da pelculas impermeabilizante execuo da impermeabilizao sobre base empoeirada, aderncia juntas: travadas por tbuas ou pedras, com cantos cortantes que podem mastigar a impermeabilizao; arremate de aresta da junta executado com argamassa que pode desprender-se pela ao do mstique falta de bero para a manta butlica uso de camadas grossas na aplicao da emulso asfltica para economia de tempo, dificultando a cura da emulso falhas em emendas; pouco transpasse e mau uso do maarico de ar quente nas mantas de PVC perfurao de mantas pela ao de sapatas com areia, carrinhos, etc. no aplicao das ltimas camadas de hypalon, deixando o neoprene exposto s intempries, ocasionando deteriorao rpida. comprometendo a

Falhas de utilizao e manuteno danos causados na obra pela colocao de peso excessivo (entulho, equipamentos) sobre a impermeabilizao, quando sobre esta existe apenas uma proteo provisria perfurao da impermeabilizao sem qualquer reparo, aps a instalao de antenas, varais, etc. danos causados impermeabilizao por ocasio de troca de pisos instalao de floreiras na cobertura de modo a possibilitar a penetrao de gua por cima do rodap impermeabilizado colocao de camada de brita sobre a cobertura, com o intuito de efetuar uma correo trmica, que pode ocasionar fissuras devido sobrecarga da laje (caso isso no tenha sido previsto)

Muitos problemas

associados a impermeabilizaes podem ser encontrados e

eliminados ao se planejar j nos primeiros estgios de desenvolvimento da construo. O projetista de impermeabilizao deve estar envolvido desde o incio., sendo que o sistema executivo da impermeabilizao deve ser discutidos com todos os envolvidos na obra, a fim de se garantir a qualidade do trabalho. So importantes os seguintes passos: Planejar e coordenar a impermeabilizao com outros elementos da construo; Verificar a experincia com produtos e sistemas que tiveram um bom

desempenho; -

Projetar os detalhes tpicos representativos de todos os detalhes encontrados; Controlar a aplicao; Verificar a idoneidade do aplicador; Exigir metodologia de trabalho; Controlar a qualidade do sistema; Checar a adequao do sistema; Verificar dimensionamento; Indagar sobre detalhes de aplicao

Neste trabalho pode-se perceber que a impermeabilizao o ponto crtico

para o xito de uma construo. Sendo assim, deve-se dar uma ateno especial a esta etapa da construo, para que se tenha o pleno sucesso. Tendo em vista que o custo da impermeabilizao bem menor que o custo de uma reimpermeabilizao, a qual causa transtornos em geral, importante dar uma maior nfase nesta etapa, muitas vezes esquecidas pelos construtores. Apesar da existncia de muitas tcnicas, materiais de impermeabilizao, muitos profissionais no esto adaptados a este assunto por falta de informao. O planejamento fundamental no processo de impermeabilizao, onde problemas podem ser encontrados e eliminados no planejamento da construo, evitando as constantes falhas ainda existentes. A impermeabilizao traz inmeras vantagens construo, porm deve ser seguidos os devidos projetos e detalhes, os quais so fundamentais para uma boa execuo, no esquecendo das devidas protees que devem existir, afim de se conseguir melhores resultados. A impermeabilizao, enfim, faz parte de um sistema de construo que se destina a vrios propsitos: ganha um maior sentido na medida em que deve tambm interagir com o conforto do edifcio, por exemplo, com o mtodo executivo empregado, com os detalhes construtivos, com as tcnicas de impermeabilizao, com os materiais utilizados, objetivando uma eficiente proteo das obras contra a ao constante das intempries.

PICCHI, Flvio Augusto, 1986 Impermeabilizao de coberturas, So Paulo: Editora Pini; RIPPER, Ernesto, 1995 Manual Prtico de Materiais de Construo, So Paulo: Editora Pini; CUNHA, Aimar Gonalves, 1997 Impermeabilizao e Isolamento Trmico;

Normas NB 279 / 75, NBR 9574. CONSTRUO. So Paulo : PINI, 1997 Semanal. ISSN 0010-6631; IMPERMEABILIZAR. So Paulo : PALANCA, 1997; IMPERMEABILIZAR. So Paulo : PALANCA, 1996; IMPERMEABILIZAO. So Paulo : PINI, 1988 Suplemento.

Das könnte Ihnen auch gefallen