Sie sind auf Seite 1von 8

DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAO Nivelamento de F sica Aula III

Conservao do momento linear Em um movimento de translao de um corpo, um deles tem medida que o tempo passa, sofre o mesmo deslocamento que qualquer outro, de tal maneira que o movimento de uma partcula representa o movimento de todo corpo. Mas, mesmo quando o corpo roda ou vibra, enquanto se desloca, h um ponto no corpo, chamada centro de massa, que se desloca da mesma maneira que se deslocaria uma nica partcula, sujeita ao mesmo sistema de foras externas. Por esta razo, o movimento do centro de massa de um corpo chamado de movimento de translao do corpo. O teorema de Noether tem uma importncia central na Fsica terica e expressa a equivalncia entre duas propriedades diferentes das leis fsicas. Recebeu o nome em honra da mulher que o enunciou, em 1915: a matemtica Emmy Noether. O teorema de Noether emparelha dois conceitos bsicos da Fsica, sendo um a invarincia (simetria) da forma que uma lei fsica toma em relao a qualquer transformao generalizada que preserva o sistema de coordenadas (tanto a nvel espacial como a nvel temporal), e sendo o outro a lei de conservao de uma quantidade fsica. Na Fsica, o conceito de simetria amplamente utilizado em vrios campos. Para alm da simetria espacial podemos considerar a simetria no tempo, a simetria da paridade (considerada at 1957 uma lei natural o que foi desmentido pelo estudo de alguns fenmenos sub-nucleares), etc. A descrio de muitos fenmenos socorre-se tambm do conceito de simetria, como o caso das foras que interagem no ncleo atmico - a fora forte e a fora fraca. No entanto, a aplicao mais frutfera deste conceito est presente no teorema de Noether, que faz corresponder cada simetria (aqui chamada de invarincia) em Fsica numa lei de conservao. por isso que a Teoria dos Grupos se tornou uma das reas da matemtica mais estudadas pelos fsicos. A quebra espontnea de simetria nas transformaes dos grupos de simetria muito utlizada nesta cincia com o intuito de explicar fenmenos ligados Fsica das partculas e cosmologia. Informalmente, podemos apresentar o teorema de Noether dizendo que: "Para cada simetria corresponde uma lei de conservao e vice-versa". O enunciado formal do teorema faz derivar uma expresso sobre quantidades fsicas que so conservadas (definindo-as), apenas na condio de existir invarincia no sistema. Por exemplo: a invarincia de sistemas fsicos no que diz respeito translaco espacial implica, como resultado natural, a conservao da quantidade de movimento, ou momentum linear. A mecnica dos fluidos a parte da fsica que estuda o efeito de foras em fluidos. Os fluidos em equilbrio esttico so estudados pela hidrosttica e os fluidos sujeitos a foras externas diferentes de zero so estudados pela hidrodinmica.

Espiral provocada por um avio a decolar, visvel pelo impacto do ar, que desliza das suas asas, com um corante gasoso expelido do cho.

Propriedades fsicas dos fluidos As propriedades dos fluidos relevantes para o estudo do escoamento dos fluidos so a massa volmica, a tenso superficial, a viscosidade, e restantes propriedades reolgicas. Teoria Os fluidos respeitam a conservao de massa, quantidade de movimento ou momentum linear e momentum angular, de energia, e de entropia. A conservao de quantidade de movimento expressa pelas equaes de Navier Stokes. Estas equaes so deduzidas a partir de um balano de foras/quantidade de movimento a um volume infinitesimal de fluido, tambm denominado de elemento representativo de volume. Atualmente, o estudo, anlise e compreenso da fenomenologia da maior parte dos problemas em dinmica de fluidos e em transferncia de calor, como macro-reas que compem a dinmica de fluidos, so desenvolvidos atravs da Modelagem Computacional. Nesta, um modelo matemtico desenvolvido, com base na fenomenologia do problema considerado. A partir deste modelo, geralmente um sistema de equaes diferenciais parciais ou equaes diferenciais ordinrias, desenvolvido um modelo computacional ou utilizado um cdigo computacional comercial, para a execuo de simulaes numricas, obtendo-se assim projees temporais da soluo do problema. Esta soluo condicionado pelas condies iniciais e condies de contorno do problema, que estabelecem as condies de evoluo deste no tempo e no espao. A Teoria do Contnuo fundamenta a conceituao terica que justifica a maior parte das anlise em CFD. O fluido, um meio contnuo, discretizado com base no modelo das partculas fluidas. Esta abstrao conceitua um elemento representativo de volume, ou representative element of volume, REV. Neste elemento de volume, de micro ou nano dimenses, uma propriedade ou quantidade fsica mantem um valor mdio, sob as mesmas condies, passvel de reproduo em laboratrio, sob as mesmas solicitaes externas ao fluido. Assim uma partcula representativa de um volume de fluido, o REV, o menor volume em que as propriedades do fluido se mantm. As molculas de um contnuo vibram constantemente, cessando esta vibrao somente no estado de repouso

termodinmico, o zero absoluto. Fisicamente em um REV o caminho mdio percorrido pelas molculas do fluido entre duas sucessivas no mnimo da ordem de grandeza das prprias molculas deste fluido. Tipos de escoamentos Os escoamentos podem ser classificados quanto compressibilidade e quanto ao grau de mistura macroscpica. Um escoamento em que a densidade do fluido varia significativamente um escoamento compressvel. Se a densidade no variar significativamente ento o escoamento incompressvel. O grau de mistura de um fluido em escoamento depende do regime de escoamento, que pode ser laminar, turbulento ou de transio. Mtodos experimentais O escoamento de fluidos actualmente estudado por velocimetria laser e por velocimetria por imagem de partculas. Abordagem computacional A dinmica de fluidos tem sido solicitada a fornecer solues a problemas complexos em hidrodinmica, projetos de edificaes, aeronaves, navios e veculos espaciais, em hemodinmica e em biofsica. Nestas reas a obteno e o de tratamento de solues considera um elevado nmerod e dados, informaes e variveis, resultando em densos sistemas de equaes. A modelagem computacional prope um conjunto de mtodos e tcnicas para a abordagem destes problemas. Leis da Hidrodinmica Por forma a melhor compreender a fsica do deslocamento de fluidos em regime no turbulento, criou-se uma srie de leis, que levaram equao de Bernoulli. A equao de Bernoulli est de certo modo relacionada com o porqu dos avies voarem, e das garrafas de perfume expelirem lquido quando pressionadas. O que se passa com as asas do avio que a sua periferia feita de tal forma que o ar que passa por cima da asa tem que percorrer um maior percurso em relao ao ar que passa por baixo da asa. Ou seja, o ar sobre a asa move-se a uma velocidade maior. Dado este fato, a equao de Bernoulli prediz que a presso acima da asa torna-se menor que abaixo da asa e, por este motivo, a uma determinada velocidade, a diferena de presso suficiente grande para fazer o avio levantar vo. O mesmo se passa no perfume: ao passar sobre a "boca" do frasco, o tubo estreita-se, sendo o ar nesse ponto obrigado a circular a uma velocidade maior. Assim, isso cria uma variao de presso que empurra o perfume para a sua superfcia, sendo depois disparado para o ar. A terceira lei de Newton desempenhou na deduo da lei da conservao do momento. Comecemos por demonstrar que a lei de conservao de momento linear (extraida directamente da mecnica Newtoniana) no covariante em TRR. Consideremos a coliso de 2 objectos A e B, com massas e velocidades mA, VA, mB, VB respectivamente, efectuada ao longo do eixo dos xx de um RI S. A conservao de momento linear determina que

(1.60)

indicando que no final emergem outros 2 corpos C e D como descrito em (1.60). Para um RI S que se mova com velovidade u relativamente a S, obtemos das transformaes de Galileu (1.16) que(assumindo que mA=mA)

(1.61)

onde VA, VB, VC, VD so as velocidades de A, B, C, D em S. A conservao do momento linear covariante se a massa for conservada, i.e., mA+mB=mC+mD, , o que um principio bsico da mecnica Newtoniana.

(1.62)

Para que houvesse covarincia em TRR, a expresso (1.62) teria que ter a forma mAVA+ mBVB= mCVC+ mDVD. No entanto isso no possivel! Qual ento o problema? Por outras palavras, se usarmos a definio Newtoniana de momento linear junto com a transformao de Lorentz ento no h conservao de momento linear em S', embora o haja em S - contradio com o Principio da Relatividade que estabelece que leis fundamentais da fisica tem que ser independente do RI (covarincia). Temos ento duas possibilidades: A conservao do momento linear no uma lei da natureza mas apenas aproximadamente vlida quando V<<c; Conservao do momento linear uma lei da natureza mas a definio de momento linear em TRR no pode ser constrangido ao produto de massa (invariante!) pela velocidade esta seria a forma para o caso limite V/c<<1. A primeira alternativa apresenta consequncias desagradveis. Em Fsica, as quantidades dinmicas mais importantes so aquelas que se conservam durante interaces. E o Principio da Relatividade requer que as leis da Fsica sejam as mesmas em todos os RI, pelo que leis vlidas num RI devem s-lo noutro RI qualquer. A opo pois procurar uma alternativa[1] e estabelecer um novo conceito de massa no quadro da TRR. A Soluo, de forma a manter a conservao de momento linear como caracteristica fundamental tambm da TRR, passa por analisar em detalhe o que deve ser alterado na perspectiva Newtoniana. Neste sentido, o que temos que fazer redefinir o conceito de massa inercial. Como iremos provar para o caso acima, o momento linear conservado se

(1.64) Comentrio: Tambm podiamos relembrar que em TRR o espao e o tempo so agora equivalentes. O movimento de um objecto fazse no espao e no tempo, e seremos mais especificos a este propsito nas Lies 16 e 17. Neste contexto, notemos que a definio de momento linear inclui um quociente entre distncia espacial dx de eventos e o intervalo de tempo dt que os separa: px=m0dx/dt. Mas esses intervalos dependem do RI usado. Uma opo mais adequada usar uma definio de tempo determinado por relgios co-movendo-se com o objecto e independente do referencial o tempo prprio

Assim poderiamos escrever velocidade determinada nesse RI.

para exprimir o momento linear nesse RI em termos da

Comecemos por determinar como a quantidade

se transforma com respeito s transformaes de Lorentz,

relativamente a dois RI com velocidade relativa o quadrado da velocidade total da particula ou objecto registado no RI S. Em S tem-se que e usando a transformao de velocidades (1.41-1.42) escrevemos

de onde se obtem que

isto ,

ou seja

(1.65)

A relao inversa, repetindo os argumentos acima seguidos, dada por

(1.66) Das equaes (1.41), (1.42) e (1.65), (1.66) igualmente se obtem que

(1.67) e

(1.68) Como se pode constatar, embora Vy e Vz tenham propriedades de transformao algo complexa em TRR, os produtos (V)Vy e (V)Vzso invariantes! Verifiquemos ento se com a redefinio de massa atravs da equao (1.64) a conservao de momento linear relativista se mantem, sendo que este agora escrito como

(1.69) Consideremos o processo de coliso como descrito atrs mas utilizando (1.64), (1.65). Note-se que esta anlise facilmente generalizada a qualquer outra coliso ocorrendo em direces arbitrrias no RI S com coordenadas espaciais (x,y,z). Nessa situao teriamos que lidar com 3 equaes por cada 1 a seguir indicada. No entanto ainda poderiamos empregar a vantagem que (V)Vz invariente, determinando que as componentes do momento linear transversais direco de conservam em S como em S. No caso que temos vindo a analisar, temos que em S so invariantes, i.e., tambm se

onde m0A, m0B, m0C, m0D , representam as massas de A,B,C,D como determinadas em repouso (e invariantes entre RI). Usando as transformaes de velocidades relativistas (1.41), (1.42) vem que a expresso acima toma a forma

de onde se reduz

a pelo que a conservao de momento linear s se processa se

(1.70) isto , se a massa[3] relativista total se conservar tambm. A equao (1.70) uma condio complementar que determina que gm0 tem que ser conservada em S. Mas como a designao de S ou S arbitrria, esta condio relativista tem que ser satisfeita em S. I.e., independente do RI como se pretende. isto , se a massa[3] relativista total se conservar tambm. A equao (1.70) uma condio complementar que determina que gm0 tem que ser conservada em S. Mas como a designao de S ou S arbitrria, esta condio relativista tem que ser satisfeita em S. I.e., independente do RI como se pretende. Assim, o que transparece desta anlise que a conservao de momento linear (px,py,pz) consistente com a TRR apenas se outra quantidade (V)m0 tambm for conservada no processo. A lei de conservao do momento linear em TRR diz-nos que alm das suas componentes espaciais, outra quantidade conservada no processo. Essa quantidade a massa relativista qual se associar outra interpretao. Por outras palavras, a TRR fornece duas leis de conservao fundamentais pelo preo de uma. Tomemos, como aplicao detalhada do que expusemos, um processo de coliso elstica no contexto Newtoniano (i.e., com conservao de momento linear e energia cintica) como representado na figura junta, entre 2 partculas idnticas, A e B, e determinemos os respectivos momentos lineares. No RI S, a particula A tem velocidade com magnitude inicial vi e final vf,, e a particula B tem velocidade com magnitude inicial wi e final wf,, tal que inicialmente as suas componentes satisfazem

e no fim da coliso

Como mA = mB=m0 (i.e., a particula A identica a B), tem-se que ento

onde

o momento linear de A no eixo dos xx, e similarmente para os restantes. O momento linear pois e para B temos

conservado na coliso. A particula A tem uma variao de momento linear de

. Consideremos agora uma transformao para um RI S', que se mova relativamente a S com velocidadeu =vix=-wix. De acordo com transformaes de Galileo (1.12), (1.13), vem ento que em termos da perspectiva Newtoniana Em S' a particula A no tem componente de velocidade no eixo dos xx, Tambm se tem (como esperado) e dado que as componentes em yy das velocidades no so afectadas. Analisemos este caso mas no enquadramento relativista ainda incompleto. I.e., utilizando apenas as transformaes de Lorentz para relacionar S e S'. S que as transformaes de Lorentz agoram afectam as componentes em yy e xx de . Em S' tem se, com

para viy = - wiy tem-se que

e tambm que

Da definio Newtoniana

vem que

I.e., ! A soluo est ne redefinio da massa e momento linear relativista. Para esta caso especifico de aplicao que estamos a analisar, constata-se como esperado que a expresso correspondente a (1.60) para a componente em yy de momento linear de A invariante, i.e., o mesmo em S e S' e similarmente para B. Indiquemos como.

Comentrio: Convem realar que estamos a lidar com uma situao particular de coliso e que algumas as afirmaes acima se traduzem nesse facto (como verificar que componentes do momento linear de A sero invariante, e.g). Tal tem a ver com a

invariancia de (Vy)Vy quando a velocidade relativa dos RI se processa no eixo dos xx, transversalmente. No entanto a expresso (1.64) tem validade geral. No RI S a massa da particula A que se desloca com velocidade v relativamente a observador em repouso

onde , pelo que

No RI S ento vem

Mas no RI S' vem que onde se utilizou a transformao de velocidades de Lorentz (1.41a) com u = vx, tal como

com

dado que .Usando a referida transformao de velocidade em TRR com u = vx , i.e,

temos que

Substituindo em pAy e mA vem por fim que

I.e., se momento linear redefinido como

ento a componente do momento linear em yy (neste caso) invariante com respeito s transformaes de Lorentz. E consequentemente, se h conservao de momento linear em S tambm h em S'. Igualmente se prova que a componente em yy de

momento de B a mesma em S e S'. Conforme temos referido, o caso de aplicao acima analisado especifico. Por isso importante referir uma vez nais que em situaes mais gerais o que se verifica que para preservar conservao de momento linear entre RI no quadro da TRR, ento necessrio introduzir os novos conceitos relativistas presentes nas equaes (1.64), (1.65) assim como a sua conservao mtua. Importa extrair todas as consequncias possiveis da TRR no contexto das expresses (1.64), (1.65). Por isso convem referir que a frmula correspondente na mecnica Newtoniana para o momento linear Esta consistentemente recuperada no limite Newtoniano v<<c, pois que (1.64) e (1.65) reduzem-se ao caso Newtoniano, utilizando a expanso

desprezando termos quadrticos (e superiores). Verifique-se igualmente comom/m0 varia com v/c na figura junta. Em (1.65) m0 invariante (para transformaes) de Lorentz. I.e., um escalar e por isso poder-se-ia dizer que no h necessidade de identificar como massa em repouso. Abstraindo-nos das linhas de interpretao para m e m0, o aspecto importante que a massa de particula (m0) no aumenta com velocidade mas o momento linear (via m) vai para infinito com . E como que este novo contexto para m e p poder afectar o conceito de fora? Nas lies 13 e 14 teremos oportunidade de apresentar consequncias importantes. Nesta lio, recordemos que a equao definindo a fora em TRR

mas preciso atender a que

(1.69a) Uma breve anlise a (1.69a) permite antever que Haver componentes espaciais da fora e da acelerao que podero no ser colineares, i.e., no satisfazendo Em mecnica Newtoniana, a aplicao de uma fora constante resulta em acelerao constante; Assim a velocidade constantemente aumenta, podendo ultrapassar a velocidade da luz. Em dinmica relativista, o momento que aumenta com taxa constante, mas considerando , a massa relativista que aumenta sem limite e no a velocidade: o valor de c a velocidade limite em qualquer RI. Na lio seguinte prosseguiremos a extrao de consequncias de TRR referentes dinmica, em particular no tocante (re)definio das relaes entre observveis como a fora, massa e momento linear expressas em (1.64), (1.65), (1.69) e (1.69a). Um foguete move-se em resultado da expulso dos gases que se produzem na queima do seu combustvel. Trata-se de um sistema de massa varivel no qual existe uma espcie de exploso contnua. Considere as alteraes no sistema entre um determinado instante t e um instante posterior t + dt: o foguete tem uma velocidade inicial v e uma massa m e no instante posterior a velocidade v+dv e massa m+dm. Note que com esta nomeclatura dm a variao de massa do foguete (massa de combustvel que expelido sob a forma de gases de combusto) e negativa. A velocidade com que os gases de combusto so expelidos, em relao ao foguete, depende apenas da concepo dos reactores e dada por Admita que o foguete encontra-se fora da aco da atrao terrestre e mostre que a conservao do momento linear num referencial inercial se pode escrever:

O momento de um corpo pesado maior que o de um corpo leve quando ambos tm a mesma velocidade. O momento de um sistema pode ser conservado mesmo quando a energia mecnica for conservada. A velocidade do centro de massa de um sistema igual ao momento total do sistema dividido pela massa do sistema. Considere dois blocos A e B, de massas iguais a 1Kg e 2Kg, respectivamente, colocados sobre uma massa sem atrito. Uma mola de constante elstica k=3N/cm e de massa desprezvel est presa no bloco B. Pretende-se o BLOCO A ao BLOCO B por meio de um fio, e neste processo comprime-se a mola e 10cm, num dado momento o fio se rompe

curioso referir que uma lei covariante no necessriamente uma lei da natureza. I.e., podemos construir relaes entre observaveis que so relaes covariantes mas essas leis podem no existir na natureza. um artefacto matemtico. Mas por vezes (e segundo a linha de pensamento de A. Einstein) leis covariantes e estticamente consistentes so leis da natureza. No entanto, s a experincia pode validar se uma relao covariante verdadeiramente um lei da natureza. A quantidade presente na eq. (1.64) depende da velocidade do objecto V na mesma forma em que a velocidade relativa u (de dois RI) est presente na expresso (1.38). No entanto, estas quantidades associadas com o factor so quantidades diferentes no seu contexto. Em mecnica Newtoniana, a conservao de massa (de repouso no contento da TRR) uma imposio a priori. Mas em TRR, no a soma das massas em repouso que constitui uma condio necessria, antes a soma de m0. Na lio 13 veremos em maior profundidade o que a conservao de massa relativista realmente constitui a conservao de energia relativista adjudicada conservao das componentes espaciais do momento linear (e vice-versa).

Das könnte Ihnen auch gefallen