Sie sind auf Seite 1von 2

DIREITO TRIBUTRIO

IPI Imposto sobre Produtos Industrializados Incide sobre produtos e consumo; Imposto regulatrio, isto , no tem natureza apenas arrecadatria (natureza extrafiscal). Tem funo de interferir no domnio econmico (estimular/desestimular o consumidor a gastar dinheiro); No se subordina a alguns princpios e garantias constitucionais (art. 153, 3, CF); Princpio da Legalidade Mitigada: Art. 153, 1, CF. Ato discricionrio, mas no arbitrrio do Poder Executivo, atravs de ato administrativo, de alterar as alquotas do IPI, contanto que atenda as condies e limites dispostos em lei; No se submete ao Princpio da Anterioridade, mas submete-se ao Princpio da Noventena; Anlise do art. 153, 3: o O IPI ser seletivo em funo da essencialidade do produto (ex1: alquotas moderadas para determinados produtos a fim de barate-los, como alimentos, vesturios, etc. Ex2: bebida alcolica e fumo: altas alquotas de IPI) Funo extra-fiscal do IPI: ora estimula-se o consumo de produtos considerados essenciais, ora desestimula-se a utilizao de produtos considerados nocivos e suprfluos; o O IPI ser no-cumulativo, que consiste na compensao do que for devido em cada operao com o montante cobrado nas anteriores; o O IPI no incidir sobre os produtos industrializados destinados ao exterior. Estamos aqui diante de uma IMUNIDADE TRIBUTRIA (no incidncia constitucionalmente resguardada); o necessria a consonncia com a lei para reduzir o impacto do IPI ante o contribuinte que pretende adquirir bens de capital (aquele bem que o produtor adquire como instrumento para desempenhar sua produo. Serve para aumentar a sua produtividade. Ex: industrial que compra uma mquina para sua indstria). Ex: produtor de sabo que compra soda custica a outra indstria como insumo. O IPI pago no insumo poder ser compensado no momento da venda do sabo; Depende da edio de uma Lei Ordinria.

Exame dos critrios que caracterizam a Hiptese de Incidncia do IPI: o o A Lei Complementar que trata do tema o CTN a partir do artigo 46. Produto Industrializado: Art. 46, par. nico: Para os efeitos deste imposto, considera-se industrializado o produto que tenha sido submetido a qualquer operao que lhe modifique a natureza ou a finalidade, ou o aperfeioe para o consumo;

Anlise do fato gerador, dos momentos no tempo em que vai se caracterizar a cobrana do IPI: o o Desembarao aduaneiro: liberao da mercadoria trazida do exterior. Na sada do produto industrializado dos estabelecimentos do importador, industrial, comerciante ou arrematante. o Quando da arrematao, quando apreendida ou levada a leilo pela Receita Federal.

Aspecto quantitativo do IPI (base de clculo e alquota): o Art. 47, CTN. A base de clculo do imposto : I - no caso do inciso I do artigo anterior, o preo normal, como definido no inciso II do artigo 20, acrescido do montante: a) do imposto sobre a importao; b) das taxas exigidas para entrada do produto no Pas; c) dos encargos cambiais efetivamente pagos pelo importador ou dele exigveis; II - no caso do inciso II do artigo anterior: a) o valor da operao de que decorrer a sada da mercadoria; b) na falta do valor a que se refere a alnea anterior, o preo corrente da mercadoria, ou sua similar, no mercado atacadista da praa do remetente; III - no caso do inciso III do artigo anterior, o preo da arrematao.

LEGISLAO: LEI ORDINRIA N 7.798, de 10 de Julho de 1989. REGULAMENTO DO IPI: DECRETO N 4.544, 26 de Dezembro de 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen