Sie sind auf Seite 1von 9

Como se tornar um "Caveira" do BOPE

4
tweets

retweet Curtir 2 Tweet

3 This page has been shared 3 times. View these Tweets.

O que ser um "caveira"?


S pra quem pra saber o significado disso. Ele o pice do combatente. E como fazer pra que ele se torne um combatente? Como fazer com que ele resista a dor, a fome, a sede, ao frio, ao medo e tudo aquilo que destri o que ele tem de mais forte, o psicolgico? A resposta : Lev-lo ao seu limite. E exatamente nisso que se baseia um curso de Operaes Especiais, do BOPE.

O Brev
O brev do BOPE uma faca na caveira, uma faca cravada no crnio da caveira. Essa simbologia significa a vitria sobre a morte. E este um dos conceitos que so pregados durante todo o curso. O objetivo fazer o caveira, acreditar fielmente que capaz de enfrentar a morte,

mandar ela pra puta que pariu e sair vitorioso. E a que est a grande diferena entre os outros cursos e o de Operaes Especiais. O curso do BOPE no so apenas as tcnicas e a preparao fsica o foco de treinamento, mas tambm o fortalecimento do seu psicolgico. Ou seja, um soldado treinado em Operaes Especiais diferente dos demais, mesmo que apenas no psicolgico, e isso faz toda a diferena.

Geralmente os aspirantes ao curso j so atletas, com muita disposio, pois passam antes de iniciar o curso por uma seleo rigorosa, na qual sua capacidade fsica levada ao extremo. S nessa fase ficam mais da metade dos aspirantes.

E acreditem, isso apenas o incio. Imaginem vc no poder dormir, ter que aguentar a fome, treinamentos interminveis sem hora pra acabar, e terror psicolgico frentico: isso o dia a dia de um curso do BOPE. Durante o curso no h graduaes ou patentes. O soldado que est no curso ao lado de um Capito, passa pelo mesmo treinamento. O Capito vai comer o que o soldado come, no tem dessa de prestar continncia ou chamar ele de "meu chefe". todo mundo no mesmo quadrado.

"Se pedirem pra sentar, deite..."


Exerccios interminveis pela noite, marchas que duram dias, frio, fome e sono, misturam-se a instrues de sniper, emboscada, defesa pessoal, conduta de patrulha, montanhismo, sobrevivncia no mar, primeiros socorros, armamento, situaes com refns e diversas outras situaes de risco e disciplinas pertinentes. Se vc no sabe nadar, pea pra sair. Durante o curso os candidatos dormem em qualquer lugar, comem quando tem a oportunidade e sua nica preocupao a sobrevivncia. No meu curso de soldado em 1996, eu fui treinado pelo BOPE, foi um mini estgio. Isso nem se compara com o verdadeiro Curso de Operao Especiais (COESP), mas j d uma "palhinha" do que vc pode esperar em um COESP. Foram dias de sofrimento e o

pior, sem poder pedir para sair. Mas foram dias de muita disciplina e timas instrues. Eles diziam uma frase que jamais esqueci e a repito para os meus amigos que trabalham comigo at hoje : Se mandarem sentar, deite. Se mandarem deitar, durma.

Ou seja, aproveite todo e qualquer momento de descanso, vc no sabe quando ter outro. L eu aprendi que vc fica dias sem comer, mas no fica um dia debaixo de sol escaldante sem beber gua. Ontem mesmo durante uma caminhada de umas 2 horas pela mata, debaixo de um sol de 37 , sem gua, eu pedi "arrego" e pedi um pouco da gua do amigo Tavares. O filha da me me cobrou R$10,00 pela garrafinha da gua dele. rsrs. gua nessas horas vale ouro, por isso no saio do batalho sem a minha. J encomendei at o meu "Camelbak". Depois eu posto fotos dele quando chegar. A durao de um curso de operaes especiais varia bastante, mas geralmente entre 6 e 8 meses. Muitos amigos meus tentaram fazer esse ano, muitos ficaram pelo caminho, mas pelo menos tentaram. Apenas 17 concluiram o curso este ano que acabou ao chegar ao topo do Parque da Cidade, em Niteri. Aps o ltimo treinamento no parapente, eles foram surpreendidos com uma festa de formatura surpresa. Chegava ao fim o suplcio dos agentes, agora caveiras. Diante do secretrio de Segurana do Rio, Jos Mariano Beltrame, do comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo, e de familiares, eles no tinham mais motivo para pedir para sair.

A gente pensa que nunca vai acabar. Para suportar, pensava em Deus, na minha mulher, no meu filho e mentalizava: hoje eu no vou pedir para ir embora, contou Edson de Oliveira, do 19 Batalho de Polcia Militar, que tinha o p direito machucado.

A lenda
Alguns caveiras mais antigos contam que, em sua poca, ao trmino

do curso de operaes especiais, os candidatos eram levados a um lugar deserto, similar a um acampamento militar, onde tinham de se livrar dos instrutores, que os levavam ao limite da resistncia humana com todo tipo de torturas. Segundo relatos, que podem ser reais ou no, eles passavam por torturas como choques eltricos, eram jogados em fossos com cobras vivas e afogamentos. Seria como uma espcie de iniciao para os caveiras. Na realidade, no h nada comprovado sobre isso. A verdade que as provaes nesse tipo de treinamento so extremas. E somente os timos completam esse curso.

As "almas" ficam vagando


Os "caveiras" gostam de espalhar a lenda de que as "almas" de quem partiu ficam vagando pelo vale de Ribeiro das Lajes, at que o policial passe no curso e a resgate. O aluno passa por um ritual de desligamento no para ser humilhado, mas para carregar dentro dele a vontade de querer voltar e fazer o seu melhor. As sensaes so ainda mais intensas para quem volta para casa sem a misso cumprida. Os ex-alunos passam por entrevista e acompanhamento psicolgico oferecido pelo Bope, para diminuir a frustrao. Para ingressar na tropa de elite, o policial passa pelo Curso de Aes Tticas (CAT) ou pelo COEsp, o nico que garante o status de "caveira".

fonte: Ten P

M Thyago Ferreira, amigos do GAT e mata

leone

Das könnte Ihnen auch gefallen